Eu acredito que nós poderíamos entrar com uma ação conjunta e questionar na justiça a constitucionalidade desta lei complementar e evidenciar o conflito aparente de normas entre lei federal e lei estadual bora pra cima pessoal.
Galera, em todos os estados estão com vagas abertas para faculdades públicas EAD nos mais variados cursos. Só pesquisar! Melhor começar o quanto antes.
Tenho bacharel em educação física e morando aqui no norte do Brasil todos da minha área já estão sabendo desse concurso. De fato quem tem bacharel irá olhar o concurso como uma grande oportunidade (não quer dizer que será fácil). Nunca estudei para concurso e não pensava na possibilidade até semana passada que foi quando comecei os estudos.
Não dá para entender essas cabeças pensantes. Aqui em Minas o edital foi suspenso por uma ação do sindicato por alguns dias porque a nomenclatura do cargo que constava no edital não estava de acordo com a lei federal, apenas. No entanto, no ES vem com essa exigência de bacharel e nada acontece. Vai entender! Está cada vez mais difícil para o concurseiro policial.
@@umcanalqualquer146 é complicado mesmo, o concurseiro já enfrenta uma jornada árdua e ainda fazem isso… falta de respeito total. Eu também tinha iniciado no tecnólogo, eu estudo pra PRF também e tava rolando um boato nos grupos de que poderia acontecer algo desse tipo, foi o que me fez desistir do tecnólogo e fazer esse bacharelado
@@arthuralves9838 vou dar uma olhada no Gran lá tem esse curso. Complicado eu gastei dinheiro que não tinha para fazer essa faculdade, eu fiz gestão de desenvolvimento do agronegócio.
Faltou eu falar no vídeo da possibilidade de aceleração de graduação em casos de aprovação em concurso e também de aproveitamento de matérias. A Gran Faculdade também deve começar a ofertar graduações com aceleração, como é o caso desse curso que citou, porém, isso só deve começar a partir de 2027, quando tivermos a primeira turma de bacharelado formada, ou em 2025, nos casos de acelerar os tecnólogos.
Sou Penal em São Paulo, estou fazendo tecnólogo em Segurança Pública para fazer esse concurso e eles vem com essa, vou fazer a prova e acionar a Justiça caso eu passe!
@@Alexandre-Rj. não sei de onde você tirou isso amigo, tenho vários colegas de grupo que entraram em concursos via ação Judicial, desde anulação de questão,passando por exame físico, piscotécnico, limite de idade, altura, investigação social e etc. Etc.
Um monte de gente nos comentários desfazendo de quem tem tecnologo. Eu sou formado em Licenciatura e Bacharelado e nem por isso fico me achando melhor do que os outros. Pessoa precisa ter mais humanidade e correr atrás da sua aprovacão sem desdenhar do próximo.
Também tenho bacharel, tecnologo e uma pós... não sei o que dizer sobre essa questão, o que a PCES alega é que as atribuições do novo quadro se enquadra melhor com o bacharel, creio que ainda vai dar muito pano pra manga, eu antes quando só tinha o tecnologo já imaginava que isso poderia começar a acontecer, e já fiz o bacharel, se isso passar no judiciário já abre margem para os próximos também exigirem o bacharel visto que essa é uma das primeiras policias a unificar os cargos, sugiro aos colegas começarem esse bendito bacharel, não dependam de juiz nenhum, ela pode decidir a favor de recurso como n e se perde uma boa oportunidade
Pessoal, alguém sabe se já existe algum grupo de WhatsApp com o pessoal que está sendo prejudicado com essa situação para futuras ações judiciais ? Seria interessante o pessoal se organizar nesse sentido.
Acredito que seria uma boa, as pessoas que estão sendo prejudicadas começar a fazer movimento em relação a isso. Seria bom engajar esse comentário e alguém fazer grupos...
Eu acho que a exclusão de licenciatura poderá causar problemas. Sobre tecnólogo já acho que realmente ñ consegue reverter na justica .Lei específica prevalece sobre lei geral. Acho q a questão seria se é razoável excluir licenciatura. Enfim, eu tenho tecnologo, vou tentar fazer uma graduacao ead e cortar o maximo possivel de disciplinas.
São Paulo único estado que cobra prova oral, Espírito Santo agora exige somente bacharelado, Rio de Janeiro tem o efetivo abaixo do exigido por lei e mesmo assim não chama os aprovados pois prefere ficar fazendo politicagem. Assim segue a vida difícil dos concurseiros.
As polícias penais exigindo superior em qualquer area, tudo indica que a PF (Agente) e PRF também entraram nessa de somente bacharel, e as polícias militares cada vez mais exigindo superior no RJ por exemplo para ser oficial precisa ser formado em direito
@@rodrigomoviefilm sim, mas a minuta da PF por enquanto parece ser apenas utopia de sindicato, tanto que o cargo de Perito Criminal vai continuar valendo tecnologo, imagina para agente
De acordo com a lei federal 14735/2023 que criou o cargo OIP no seu ART 20 parágrafo 1° diz que para o cargo OIP é necessário diploma superior em qualquer área. Essa PLC 33/2024 sancionada pelo o governador, simplesmente inverteu a ordem, exigiram apenas o bacharel para o cargo OIP, sendo que essa exigência é apenas para o cargo de perito de acordo com lei federal 14.735/2023 no seu ART 20 parágrafo 2 que exige diploma superior específico (bacharel) para o cargo de perito. Sendo que nesta mesma lei no seu ART 20 parágrafo 1 exige diploma nível superior em qualquer área para o cargo de OIP. Resumindo, uma lambança total, as divergências internas da PCES resvalou no concurseiro que não tem nada haver com essa história. E isso cabe uma ADI no STF, e com certeza vai chover de ações judiciais contra o governo, edital e sei lá mais o que.... 🤦🏻♂🤷🏻♂
Seu argumento está correto e completo. A prova disso é que a PCMS criou uma lei complementar revogando a limitação de bacharelado para Investigador, pois está em desacordo com a lei orgânica federal.
@@wagnerdefreitas8583 só nos resta um partido político. Eu queria criar um movimento, um grupo forte pra fazer aquela pressão nesse governador Casa Grande e sobre os deputados. Chamar um partido político pra brigar no STF com essa ADI
@@vitorfb22, tem muita gente interessada nisso, creio que se alguém tomar a iniciativa de criar um grupo pr debater essa questão de judicializar, seria mais eficaz, inclusive quanto achar um partido político, pois é nítido a insatisfação da maioria
Achei sacanagem não aceitar o tecnólogo e licenciatura. Quando legislador diz "qualquer área", entendo que ele quer dizer qualquer *área de conhecimento* e nao qualquer tipo de curso. por exemplo: *Áreas de conhecimento* Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas. *Tipos de curso* Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo, Cursos Sequenciais. Achei sacanagem nao aceitar o tecnólogo e licenciatura.
Abram uma Denuncia de Fato junto ao MPF-ES sobre a ofensa a Lei orgânica federal. Não precisa esperar. Se o MPF enteder que a Lei estadual fere a lei orgânica federal, eles irão tomar uma atitude...
Será mais uma novela de inúmeros capítulos , afinal esse concurso vem se arrastando há anos! eles sabem que estão errados, mas com isso ganham tempo para elaborar o certame!
Amigos concurseiro , já é uma realidade o nível superior nas carreiras de segurança pública, então partiu correr atrás de um bacharelado EAD pra ficar garantido, o edital nem saiu ainda.
Por d das dúvidas comecei um bacharel, tomará que dê tempo, embora eu ache que esse negócio de apenas bacharelado deverá cair ainda,só não sei quando,e estudar com incerteza é horrível.
Tecnólogo e Licenciatura são “área” ou modalidades de graduação? Porque quando eu vejo “área”, eu imagino área de atuação “humanas, exatas, direito, engenheira-agrônoma etc” enfim, fiquei nessa dúvida.
Bacharelado e licenciatura são modalidades, ou seja, tipos de graduação. Não são áreas. Áreas são as que você citou, e nelas você pode ter bacharelado e/ou licenciatura. A lei federal é clara "nível superior em QUALQUER ÁREA"
Cada edital pode estabelecer suas regras, desconheço uma lei que defina regras claras para todos os concursos. Caso conhece uma lei que trate desse tema, por gentileza, me informe.
@@elthiveres "o estado só poderá alterar a lei de maneira complementar" letra da lei,ou seja,o estado só pode atuar em caso que a lei federal não defina nada.
Queria entender o que passa na cabecinha do legislador, não existe um curso superior específico para área policial, nem Direito é para policial, o candidato estuda para ser advogado, um tecnólogo em gestão de segurança pública, gestão de segurança privada, criminologia, perícia judicial e florence tem muito mais haver com o universo policial que um bacharelado em artes, museologia, filosofia, fisioterapia, estão tirando o vocacionado para colocar o candidato que fracassou na profissão e quer virar servidor público, ser policial é mais que ser um servidor público.
@@edgbotelho2345 a polícia Federal que o diga, dificultou tanto a prova que passa muito candidato que ñ tem perfil e estuda para Área Fiscal,passa na Federal, não aguenta e pede baixa, ou passa para área fiscal e exonera!
@@edgbotelho2345 a resposta e simples: Essa política atende aos interesses das profissões regulamentadas que possuem conselhos de classe profissional. Não a toa que há 50 anos o sistema CONFEA/ CREA dificulta a vida dos Tecnólogos, inclusive, paralisaram o PL2245/2007 (regulamenta a profissão de Tecnólogo), tramitando conclusivamente, há 11 anos na mesa diretora da Câmara dos Deputados. Dificultam o acesso dos egressos das graduações de CSTs no mercado de trabalho cívil e CLT, agora querem dificultar o acesso ao funcionalismo público. Jogada para sufocar a formação de Tecnólogo no país. Por isso esse país não se desenvolve...
Boa noite, mestre! Tudo bem? Tenho tecnólogo em Seg. Pública. Caso eu faça una segunda graduação em qualquer curso bacharelado, será aceito nesse concurso do ES? Peço a você se puder, fazer um vídeo falando da segunda graduação e dando dicas de algum curso bacharelado. Desde já, agradeço.
Entra no site da UniCV , clique na aba" segunda graduação e digite o curso que você é formado e automaticamente vai aparecer opções de cursos tecnólogo e bacharelado que têm a grade parecida com a do seu curso e a duração .
Pra quem pensa em fazer o concurso e entrar na justiça, nao perca tempo com isso!!! A justiça não joga contra o Estado. Além de gastar tempo e dinheiro, ficará frustrado.
Realmente, prefiro continuar os estudos e fazer outras civis que já estão engatilhadas. Afinal, dinheiro é pouco para a realidade da maioria dos concurseiros. E judicializar não tem garantia de que pode vir a dar certo.
Pessoal que está em dúvida referente a esta decisão,dêem uma pesquisada nas decisões dos tribunais referente a esse assunto da escolaridade no Jusbrasil. (Digitem jurisprudência bacharelado concurso) 👊🏽
@@rodrigomoviefilm entendi colega, porém expus,para que todos possam fazer um breve pesquisa 🔎 e enteder as decisões dos tribunais, referente ao assunto. Obrigado pelo comentário.
@@raulbrunosilva1079 eu li alguns julgados e eles são compreensíveis para os casos como o de perito que, regido por uma lei estadual, exigia bacharelado. Até aí tudo bem. Mas quando existe uma lei federal que determina que o nível superior para o cargo de investigador pode ser em qualquer área, aí é outra história meu camarada.
Essa lei vai contra a lei geral. Para o cargo de investigador é curso superior em QUALQUER ÁREA e reconhecido pelo MEC. Para o cargo de perito, a lei abre a possibilidade de o ente federativo cobrar cursos específicos para concorrer ao cargo. Já para o cargo de delegado, existe a obrigatoriedade de ser bacharel em direito. A lei geral não dá nenhuma margem para se cobrar graduação na modalidade bacharelado para o cargo de investigador. É graduação em QUALQUER ÁREA e ponto final.
Diploma de nível superior em qualquer área. E ponto final!!!! Chuvas judiciais caso tentem elitizar apenas para bacharelado. O princípio do concurso público visa a igualdade no certame. Logo, não busca beneficiar, uma parte de indivíduos que têm o diploma bacharel...
Nada de anormal, a tendência é que outras provas sigam essa lógica também. Os concursos estão se reinventando, mudando seus requisitos. Seguimos, tecnólogo e bacharel por aqui. 🙏🏻
@@vitorfb22 o estado do MS, na sua lei estadual, aceitava só bacharelado e licenciatura para a PC, mas o legislativo de lá, com a intenção de se adequar à lei geral, incluiu tecnólogo como curso superior válido. A lei geral fala nível superior em qualquer área, e os caras querem inventar a roda
Cada edital pode estabelecer suas regras, desconheço uma lei que defina regras claras para todos os concursos. Caso conhece uma lei que trate desse tema, por gentileza, me informe.
Nada de anormal, a tendência é que outras provas sigam essa lógica também. Os concursos estão se reinventando, mudando seus requisitos. Seguimos, tecnólogo e bacharel por aqui. 🙏🏻
Eu acredito que nós poderíamos entrar com uma ação conjunta e questionar na justiça a constitucionalidade desta lei complementar e evidenciar o conflito aparente de normas entre lei federal e lei estadual bora pra cima pessoal.
É meus amigos, quando o concurseiro pensa que chegou a hora de bater, apanha dobrado!
Fácil não viu...
Galera, em todos os estados estão com vagas abertas para faculdades públicas EAD nos mais variados cursos. Só pesquisar! Melhor começar o quanto antes.
Obrigada pela informação.
A tendência é que o nível aumente cada vez mais, ou seja, todos os estados vão buscar filtrar os candidatos de alguma forma.
Que nível? Só se for o da prova kkk.
Complicado.
Muitos ficarão de fora por conta disso e a tendência é isso se espalhar por todos os Estados.
Traduzindo: Ainda vai dar briga na justiça.
Obgda pela ajuda com o povo concurseiro!
É de grande valia estes vídeos e digo mais inspirador!
Tenho bacharel em educação física e morando aqui no norte do Brasil todos da minha área já estão sabendo desse concurso. De fato quem tem bacharel irá olhar o concurso como uma grande oportunidade (não quer dizer que será fácil). Nunca estudei para concurso e não pensava na possibilidade até semana passada que foi quando comecei os estudos.
Tem q aceitar para doer menos
lá ele...
@@saulo_99_ lá ele 1000 vezes
Não dá para entender essas cabeças pensantes. Aqui em Minas o edital foi suspenso por uma ação do sindicato por alguns dias porque a nomenclatura do cargo que constava no edital não estava de acordo com a lei federal, apenas. No entanto, no ES vem com essa exigência de bacharel e nada acontece. Vai entender! Está cada vez mais difícil para o concurseiro policial.
O de criminologia na unopar é bacharelado de 3 anos, é o qual eu estou cursando
Fiz tecnólogo atoa 😢
@@umcanalqualquer146 é complicado mesmo, o concurseiro já enfrenta uma jornada árdua e ainda fazem isso… falta de respeito total. Eu também tinha iniciado no tecnólogo, eu estudo pra PRF também e tava rolando um boato nos grupos de que poderia acontecer algo desse tipo, foi o que me fez desistir do tecnólogo e fazer esse bacharelado
@@arthuralves9838 vou dar uma olhada no Gran lá tem esse curso. Complicado eu gastei dinheiro que não tinha para fazer essa faculdade, eu fiz gestão de desenvolvimento do agronegócio.
tem como acelerar o final do curso?
Faltou eu falar no vídeo da possibilidade de aceleração de graduação em casos de aprovação em concurso e também de aproveitamento de matérias. A Gran Faculdade também deve começar a ofertar graduações com aceleração, como é o caso desse curso que citou, porém, isso só deve começar a partir de 2027, quando tivermos a primeira turma de bacharelado formada, ou em 2025, nos casos de acelerar os tecnólogos.
Sou Penal em São Paulo, estou fazendo tecnólogo em Segurança Pública para fazer esse concurso e eles vem com essa, vou fazer a prova e acionar a Justiça caso eu passe!
Continua estudando, essa aberração vai cair , a PCMS só aceitava bacharelado e licenciatura, corrigiu esse erro, agora aceita tecnólogo também.
A justiça não joga contra o Estado.
@@Alexandre-Rj. mas o Estado está jogando contra a lei, e quem vai resolver isso é a justiça na esfera federal e não estadual
Tb vou fazer isso
@@Alexandre-Rj. não sei de onde você tirou isso amigo, tenho vários colegas de grupo que entraram em concursos via ação Judicial, desde anulação de questão,passando por exame físico, piscotécnico, limite de idade, altura, investigação social e etc. Etc.
Um monte de gente nos comentários desfazendo de quem tem tecnologo. Eu sou formado em Licenciatura e Bacharelado e nem por isso fico me achando melhor do que os outros. Pessoa precisa ter mais humanidade e correr atrás da sua aprovacão sem desdenhar do próximo.
Também tenho bacharel, tecnologo e uma pós... não sei o que dizer sobre essa questão, o que a PCES alega é que as atribuições do novo quadro se enquadra melhor com o bacharel, creio que ainda vai dar muito pano pra manga, eu antes quando só tinha o tecnologo já imaginava que isso poderia começar a acontecer, e já fiz o bacharel, se isso passar no judiciário já abre margem para os próximos também exigirem o bacharel visto que essa é uma das primeiras policias a unificar os cargos, sugiro aos colegas começarem esse bendito bacharel, não dependam de juiz nenhum, ela pode decidir a favor de recurso como n e se perde uma boa oportunidade
Pessoal, alguém sabe se já existe algum grupo de WhatsApp com o pessoal que está sendo prejudicado com essa situação para futuras ações judiciais ? Seria interessante o pessoal se organizar nesse sentido.
Acredito que seria uma boa, as pessoas que estão sendo prejudicadas começar a fazer movimento em relação a isso. Seria bom engajar esse comentário e alguém fazer grupos...
@@matheuzamorim tenho interesse, caso um grupo seja criado.
Eu acho que a exclusão de licenciatura poderá causar problemas. Sobre tecnólogo já acho que realmente ñ consegue reverter na justica .Lei específica prevalece sobre lei geral. Acho q a questão seria se é razoável excluir licenciatura. Enfim, eu tenho tecnologo, vou tentar fazer uma graduacao ead e cortar o maximo possivel de disciplinas.
Estou dentro, Bacharel 🚀
Queria saber se realmente vão aceitar qualquer bacharel? Eu por exemplo tenho bacharel em história.
Estou fazendo logística mas não vou desistir!
Vamos recorrer até ao STF, um absurdo isso. Deixar os tecnólogos e licenciatura fora? Vamos pra cima.
Seria interessante criar um grupo de WhatsApp
@@wagnerdefreitas8583 só criar e mandar aqui.
Todos estão juntos, ou seja, mesmo que seja inconstitucional, ninguém vai falar nada. Vai que cola
Quem tem tecnologo pode descontar matéria no bacharelado.
São Paulo único estado que cobra prova oral, Espírito Santo agora exige somente bacharelado, Rio de Janeiro tem o efetivo abaixo do exigido por lei e mesmo assim não chama os aprovados pois prefere ficar fazendo politicagem. Assim segue a vida difícil dos concurseiros.
As polícias penais exigindo superior em qualquer area, tudo indica que a PF (Agente) e PRF também entraram nessa de somente bacharel, e as polícias militares cada vez mais exigindo superior no RJ por exemplo para ser oficial precisa ser formado em direito
@@mahzinho17 a minuta da PF está exigindo superior em bacharelado e/ou licenciatura
@@rodrigomoviefilm sim, mas a minuta da PF por enquanto parece ser apenas utopia de sindicato, tanto que o cargo de Perito Criminal vai continuar valendo tecnologo, imagina para agente
Eu vou prestar o concurso, porém se eu passar ,eu entro na justiça.
Bom dia isto é um absurdo esses pessoal tem que pegar mais conhecido da Lei.
Boa Juvenal!
😢tem que fazer a prova e justiça.
Agradecemos pela informação, Glaudimar! Imagina á quantidade de pessoas que irão pedir final de fila kkk
De acordo com a lei federal 14735/2023 que criou o cargo OIP no seu ART 20 parágrafo 1° diz que para o cargo OIP é necessário diploma superior em qualquer área. Essa PLC 33/2024 sancionada pelo o governador, simplesmente inverteu a ordem, exigiram apenas o bacharel para o cargo OIP, sendo que essa exigência é apenas para o cargo de perito de acordo com lei federal 14.735/2023 no seu ART 20 parágrafo 2 que exige diploma superior específico (bacharel) para o cargo de perito. Sendo que nesta mesma lei no seu ART 20 parágrafo 1 exige diploma nível superior em qualquer área para o cargo de OIP. Resumindo, uma lambança total, as divergências internas da PCES resvalou no concurseiro que não tem nada haver com essa história. E isso cabe uma ADI no STF, e com certeza vai chover de ações judiciais contra o governo, edital e sei lá mais o que.... 🤦🏻♂🤷🏻♂
Seu argumento está correto e completo. A prova disso é que a PCMS criou uma lei complementar revogando a limitação de bacharelado para Investigador, pois está em desacordo com a lei orgânica federal.
A questão é quem vai propor uma ADI, pois pelo visto, sindicato e todo o governo estão de acordo um esse absurdo.
@@wagnerdefreitas8583 só nos resta um partido político. Eu queria criar um movimento, um grupo forte pra fazer aquela pressão nesse governador Casa Grande e sobre os deputados. Chamar um partido político pra brigar no STF com essa ADI
@@vitorfb22, tem muita gente interessada nisso, creio que se alguém tomar a iniciativa de criar um grupo pr debater essa questão de judicializar, seria mais eficaz, inclusive quanto achar um partido político, pois é nítido a insatisfação da maioria
@@wagnerdefreitas8583 O MPF não poderia resolver isso?
Achei sacanagem não aceitar o tecnólogo e licenciatura.
Quando legislador diz "qualquer área", entendo que ele quer dizer qualquer *área de conhecimento* e nao qualquer tipo de curso.
por exemplo:
*Áreas de conhecimento*
Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas.
*Tipos de curso*
Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo, Cursos Sequenciais.
Achei sacanagem nao aceitar o tecnólogo e licenciatura.
Boa tarde !
Juvena vc e o cara .
acho que os proximos concursos para PRF vao tambem se basear nisso tambem e nao aceitar tecnologo...
Abram uma Denuncia de Fato junto ao MPF-ES sobre a ofensa a Lei orgânica federal. Não precisa esperar. Se o MPF enteder que a Lei estadual fere a lei orgânica federal, eles irão tomar uma atitude...
Bora se organizar, pessoal
Será mais uma novela de inúmeros capítulos , afinal esse concurso vem se arrastando há anos! eles sabem que estão errados, mas com isso ganham tempo para elaborar o certame!
Mas existem bacharelado com 2 à 1;5
E a PPERJ , alguma novidade ?
Estou terminando meu tecnologo ano que vem em gestão de TI
Amigos concurseiro , já é uma realidade o nível superior nas carreiras de segurança pública, então partiu correr atrás de um bacharelado EAD pra ficar garantido, o edital nem saiu ainda.
A lei geral fala sobre nível superior em qualquer área, e não em bacharelado para investigador
Por d das dúvidas comecei um bacharel, tomará que dê tempo, embora eu ache que esse negócio de apenas bacharelado deverá cair ainda,só não sei quando,e estudar com incerteza é horrível.
Não dá tempo, são 4 anos no mínimo o bacharel
@@atecubanosalgo3808 então a solução será pressionar o governo ou judicializar. Kkkkk
@@gabrielmotta1265 isso, é por aí... pode dar certo ou não, aí vai depender deles
@@atecubanosalgo3808vou fazer o meu em 3 anos. Já tenho o tecnólogo e vou aproveitar as matérias.. pedindo o final de fila da tempo!
Vamos avante!
Estou dentro Bacharel em Administração 🎉boraaaa 🚓🚨
E me falaram que consigo entrar com curso sequêncial é verdade?
Esse requisito de registro no conselho de classe obriga os bacharéis em Direito a prestarem Exame de Ordem?
Eu entendi que isso seria possível, só saberemos com a publicação do edital.
Simples, faz o concurso e entra com recurso
Tecnólogo e Licenciatura são “área” ou modalidades de graduação? Porque quando eu vejo “área”, eu imagino área de atuação “humanas, exatas, direito, engenheira-agrônoma etc” enfim, fiquei nessa dúvida.
Bacharelado e licenciatura são modalidades, ou seja, tipos de graduação. Não são áreas. Áreas são as que você citou, e nelas você pode ter bacharelado e/ou licenciatura. A lei federal é clara "nível superior em QUALQUER ÁREA"
só judicializar...simples...LO indo contra a LO nacional
final de fila só se pode pedir uma vez, e vc vai para o final dos aprovados, e não dos aprovados dentro do número de vagas!
Cada edital pode estabelecer suas regras, desconheço uma lei que defina regras claras para todos os concursos. Caso conhece uma lei que trate desse tema, por gentileza, me informe.
Aposta no primeiro semestre, amigo?
Eu acredito que o Estado é obrigado usar o nome oficial de investigador, mais o restante fica a critério da lei orgânica do estado.
@@elthiveres "o estado só poderá alterar a lei de maneira complementar" letra da lei,ou seja,o estado só pode atuar em caso que a lei federal não defina nada.
@@gabrielmotta1265 e a lei definiu "Nível superior EM QUALQUER ÁREA"
@@rodrigomoviefilm Voce fala a lei Federal? Desculpa a pergunta porque eu não li.
@@herbertcleiton7361 sim, a lei federal fala isso que escrevi
E preciso ser policial à algum tempo para entrar na PCES? Como investigador?
Não. Somente para o cargo de delegado que exige prática jurídica ou exercício em atividade policial por, no mínimo, 2 anos, se não me engano !
Cadê o link aspiras ?
Boa tarde! Qual curso tecnólogo posso fazer para o concurso de perito?
No caso de perito, segundo a lei geral, o edital pode pedir qualquer nível superior ou formação específica.
Queria entender o que passa na cabecinha do legislador, não existe um curso superior específico para área policial, nem Direito é para policial, o candidato estuda para ser advogado, um tecnólogo em gestão de segurança pública, gestão de segurança privada, criminologia, perícia judicial e florence tem muito mais haver com o universo policial que um bacharelado em artes, museologia, filosofia, fisioterapia, estão tirando o vocacionado para colocar o candidato que fracassou na profissão e quer virar servidor público, ser policial é mais que ser um servidor público.
@@edgbotelho2345 a polícia Federal que o diga, dificultou tanto a prova que passa muito candidato que ñ tem perfil e estuda para Área Fiscal,passa na Federal, não aguenta e pede baixa, ou passa para área fiscal e exonera!
@@edgbotelho2345 a resposta e simples: Essa política atende aos interesses das profissões regulamentadas que possuem conselhos de classe profissional. Não a toa que há 50 anos o sistema CONFEA/ CREA dificulta a vida dos Tecnólogos, inclusive, paralisaram o PL2245/2007 (regulamenta a profissão de Tecnólogo), tramitando conclusivamente, há 11 anos na mesa diretora da Câmara dos Deputados. Dificultam o acesso dos egressos das graduações de CSTs no mercado de trabalho cívil e CLT, agora querem dificultar o acesso ao funcionalismo público. Jogada para sufocar a formação de Tecnólogo no país. Por isso esse país não se desenvolve...
Vai chover judicialização, o que é ruim pra todo mundo, a tendência é que vire uma novela.
Quem for fazer o concurso já pode se preparar para o concurso travar
@@125fiadoisso é certeza
Gostaria de Glaudimar me ajudar no que se refere a necessidade de OAB.
Eu também. Esse requisito de registro no conselho de classe obriga os bacharéis em Direito a prestarem Exame de Ordem?
Boa noite, mestre!
Tudo bem?
Tenho tecnólogo em Seg. Pública. Caso eu faça una segunda graduação em qualquer curso bacharelado, será aceito nesse concurso do ES?
Peço a você se puder, fazer um vídeo falando da segunda graduação e dando dicas de algum curso bacharelado.
Desde já, agradeço.
Se for bacharel vai ser aceito
Sim, mais n da tempo de vc terminar até lá
A segunda graduação 1ano é 6 meses.
@@ernandebarbosa123como?
Entra no site da UniCV , clique na aba" segunda graduação e digite o curso que você é formado e automaticamente vai aparecer opções de cursos tecnólogo e bacharelado que têm a grade parecida com a do seu curso e a duração .
Pra quem pensa em fazer o concurso e entrar na justiça, nao perca tempo com isso!!! A justiça não joga contra o Estado. Além de gastar tempo e dinheiro, ficará frustrado.
seu comentário é uma piada
@@rodrigomoviefilm Não amigo! Em que mundo vc vive? O nosso país é uma piada.
Realmente, prefiro continuar os estudos e fazer outras civis que já estão engatilhadas. Afinal, dinheiro é pouco para a realidade da maioria dos concurseiros. E judicializar não tem garantia de que pode vir a dar certo.
04:28 👋👋👋
Estou dentro desse concurso sou bacharel em engenharia civil
Tropa da engenharia, boraaa
Educação física melhor area para curso superior, sair com bacharel e licenciatura na mão foi meu maior presente!
eu tbm, vou finalizar 1 ano para finalizar com bacharel kaka
Pessoal que está em dúvida referente a esta decisão,dêem uma pesquisada nas decisões dos tribunais referente a esse assunto da escolaridade no Jusbrasil. (Digitem jurisprudência bacharelado concurso) 👊🏽
A jurisprudência é válida para os casos onde não existe uma lei federal que diga que para o cargo de investigador é "nível superior em QUALQUER ÁREA"
@@rodrigomoviefilm entendi colega, porém expus,para que todos possam fazer um breve pesquisa 🔎 e enteder as decisões dos tribunais, referente ao assunto. Obrigado pelo comentário.
@@raulbrunosilva1079 eu li alguns julgados e eles são compreensíveis para os casos como o de perito que, regido por uma lei estadual, exigia bacharelado. Até aí tudo bem. Mas quando existe uma lei federal que determina que o nível superior para o cargo de investigador pode ser em qualquer área, aí é outra história meu camarada.
Tem previsão para o edital?
Considerando as declarações do governador e do delegado geral da PCES, pode sair até o início de 2025.
Existe isso de concurso facil não.. Estudem pesado.
Essa lei vai contra a lei geral. Para o cargo de investigador é curso superior em QUALQUER ÁREA e reconhecido pelo MEC. Para o cargo de perito, a lei abre a possibilidade de o ente federativo cobrar cursos específicos para concorrer ao cargo. Já para o cargo de delegado, existe a obrigatoriedade de ser bacharel em direito.
A lei geral não dá nenhuma margem para se cobrar graduação na modalidade bacharelado para o cargo de investigador. É graduação em QUALQUER ÁREA e ponto final.
Diploma de nível superior em qualquer área. E ponto final!!!! Chuvas judiciais caso tentem elitizar apenas para bacharelado. O princípio do concurso público visa a igualdade no certame. Logo, não busca beneficiar, uma parte de indivíduos que têm o diploma bacharel...
Ensino medio ou superior?
É bacharelado em qualquer área?
Não, é nível superior em QUALQUER ÁREA. Licenciatura está contemplada pela lei
Faz o L
Qual a banca?
Deve ser cespe
Ridículo isso!
Interpretação subjetiva.
esse é o governador dos pobres . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk votem nele de novo
Sou o primeiro !
Nada de anormal, a tendência é que outras provas sigam essa lógica também.
Os concursos estão se reinventando, mudando seus requisitos.
Seguimos, tecnólogo e bacharel por aqui. 🙏🏻
É anormal sim, pois a lei fala "nível superior em QUALQUER ÁREA"
Sergipe e eu acho q é Mato Grosso do Sul unificaram os cargos e aceitam bacharel, Tecnólogo e licenciatura. Só o ES quer ser diferente de todos.
@@vitorfb22 o estado do MS, na sua lei estadual, aceitava só bacharelado e licenciatura para a PC, mas o legislativo de lá, com a intenção de se adequar à lei geral, incluiu tecnólogo como curso superior válido. A lei geral fala nível superior em qualquer área, e os caras querem inventar a roda
Eu fiz o tecnólogo pensando nesse concurso
Continua , 90% de chance de cair .
@@edgbotelho2345o negócio é a galera se unir e denunciar em massa no MP
@@edgbotelho2345baseado em que você diz isso?
Baseado em que vc diz isso? @@edgbotelho2345
@@edgbotelho2345 Baseado em que você diz isso?
Final de fila, fica na última posição dos aprovados, ou seja, última turma próximo dos 1000
Cada edital pode estabelecer suas regras, desconheço uma lei que defina regras claras para todos os concursos. Caso conhece uma lei que trate desse tema, por gentileza, me informe.
@@glaudimar Glaudimar, você esqueceu de falar do caso do MS que se adequou à lei orgânica e incluiu tecnólogo para o próximo concurso da PC
Espero que continue com bacharelado kkk
Eu tbm concorrência será menor e nota de corte tbm kk
Aí vai e não passa nenhum dos dois espertos e egoístas…
Que assim seja!
@@Bispo10 Pois é, a sociedade só tem a perde com essas palhaçadas em concurso da segurança pública, digo é nada.
@@Bispo10estou fazendo pós graduação meus concorrentes que se preparem a final concurso é um jogo meu amigo os melhores sobreviveram
Nada de anormal, a tendência é que outras provas sigam essa lógica também.
Os concursos estão se reinventando, mudando seus requisitos.
Seguimos, tecnólogo e bacharel por aqui. 🙏🏻