Lisa, lendo o título deste vídeo, não imaginava que ouviria essa parte da história de seus pais. Fiquei emocionado, aprendi muito, com suas observações sobre as diferentes percepções das pessoas, em razão do poder econômico, acerca dos efeitos de uma revolução econômico/social, pela qual passou o querido povo russo. Obrigado pelo seu desprendimento, em repartir conosco essa história dramática e linda, ao mesmo tempo. Um grande abraço aos seus pais, com minha admiração. Paká Paká!
Uma história pesada mas vc contou de uma forma didática... parabéns por compartilhar essa parte histórica só quem viveu no caso seus pais e vc seus irmãos...sabem o que de fato ...fim de uma era...Cortina de ferro... Obrigado foi perfeita sua colocação...um verdadeiro documentário direto ao ponto Com bono de uma super leitura.
Muito importante seu relato Lisa sobre o que ocorreu ao povo russo após o fim da URSS. O ocidente destruiu a qualidade de vida do povo russo. O liberalismo em sua versão neoliberal jogou a maior parte da população russa na miséria e instigou o pior da corrupção desse modelo, com as privatizações, as máfias, priorizando os interesses de poucos contra a necessidade da população. Não bastasse isso, o ocidente mentiu sobre não avançar militarmente contra a Rússia, e passou a cercar os russos com armas após a queda da URSS. Mesmo depois da liberalização da Rússia, o ocidente segue ameaçando, fustigando e atacando a Rússia, tentando destruir a cultura e povo russo, pois não aceita um país maior, repleto de recursos naturais, e um povo que derrotou o nazismo. Minha solidariedade ao povo e cultura russa. Meu reconhecimento pelo seu trabalho Lisa. Muito obrigado.
Um dos melhores vídeos do canal. 🙂 Maravilhoso poder ter essas informações legítimas de pessoas que viveram essa época tão dura. Com certeza o povo não foi contemplado em todas as suas necessidades. Faltou cuidado, até porque era muito difícil prever e controlar a URSS, aquela máquina gigante em crise, à beira de um colapso e ainda envolvida em guerra. A leitura que faço de Gorbachev é que foi um homem de coragem por ter enfrentado pressões de todo tipo, internas e externas e ainda assim, optou pelo pacifismo, o que para muitos até hoje é considerado sinal de fraqueza ou entreguismo. Pra mim é exatamente o contrário. Tentou até onde foi possível ir e se retirou. Eu imagino as angústias e dúvidas que esse homem deve ter sentido com a responsabilidade imensa de tantas vidas sobre seus ombros. Infelizmente, ele não estava cercado de bons nomes, nem antecessores, tampouco sucessores. Era preciso muito mais cabeças pensantes e corações unidos para ajudarem a passar por essa transição complicadíssima de maneira menos traumática para a população soviética. A mudança de estrutura tem que ser paulatina e requer muito cuidado com as pessoas, principalmente os mais vulneráveis e infelizmente faltou isso. Com certeza cometeu erros graves, mas, ainda assim, penso que trabalhou para evitar uma convulsão social mais violenta de proporção incalculável. Só pelo fato de ter caminhado em direção à paz já tem meu respeito. Parabéns e muito obrigada por esse belo vídeo que traz o sentimento de pessoas que viveram o lado mais penoso e impactante dessa história. Muito emocionante, Lisa. 😘
Feliz dia do professor, Lisa, que hoje é o dia 1 de setembro! Sua aula de história foi realmente muito interessante. Eu já ouvi falar muito nessa década 'louca' dos 90, mas não sabia que as condições de vida da população eram tão duras na época. Sou russa mas eu cresci fora do país, vou aprendendo muito sobre a própria cultura e história com os seus vídeos.
Teve a sorte d n ter presenciado d perto a decadência cultural da parte ocidental da Rússia após o desmonte estrutural do governo soviético. N sei em qual cidade vc tenha nascido,.. mas te digo mais,..vc é sortuda em ter vivenciado o Brasil socialmente democrático cm Ulysses Guimarães e Luis Inácio Lula da Silva.
Nossa passou um filme na minha mente! Me formei em radiojornalismo em 1990... e detestava ver minhas professoras falando da União Soviética sem nunca ter ido lá na vida . Sempre quis ter uma professora ou professor de origem Russa para eu poder conhecer a visão pessoal e família de quem viveu aquele período. Amei a entrevista cima sua mama e quando ela disse que foram Trabalhar na Sibéria. Fiquei imaginando uma esposa e mãe jovem indo viver num Lugar difícil sem ter escolhas. Aqui no Brasil e em outros lugares também temos nossas dificuldades e cada uma sabe onde alertas o calo. Mas muitas teorias eram criadas por intelectuais que defendiam regimes mas não os trabalhadores. Eu fui mãe em 1992 todas essas mudanças eu praticamente não vi pois estava isolada vivendo minha maternidade. Em seguida o Brasil vive o início do plano real e o objetivo era viver o dia de hoje e sobreviver o dia seguinte e por aí adiante. Muito obrigada pela sua contribuição e pela dica do livro.
Que vídeo lindo! ❤ Lisa você mostrou com sensibilidade e sem afetação a face mais dura vivenciada pelas pessoas que tiveram as suas vidas reviradas pelo avesso de uma hora para outra. E viver não é uma conta exata. Pelo que já li, do próprio Gorbachev, inclusive, ele não desejou desestruturação, muito menos desespero, nem fome. Porém, aconteceu e o preço pago pelo povo russo foi alto demais! É de se respeitar tamanha fibra e capacidade de superação de sofrimento que não foi apenas físico, foi moral também. 😔 Encantada com os seus pais! 😻 Adoraria tomar chá com eles e conversar. Temos muito a aprender. Obrigada!
Muito Obrigado Lisa, Por nos privilegiar com a sua visão de mundo diante do passamento do último Presidente Soviético, Sr Mikhail Gorbachev! Agradeço porque vc tem o dom de tornar ainda Mais Atraentes valores e costumes de sua Pátria-Mãe! O livro A Perestroika eu comprei na década de 80, tão logo foi traduzido para o Português e devorei rapidamente. Fiquei sensibilizado com os seus sentimentos manifestados no vídeo. Vcs Russos estão vivendo uma enorme e injusta 'provação' , motivada por uma situação para a qual jamais contribuíram. Vc só faz aumentar meu desejo de aprender seu Idioma pra melhor interagir com a riqueza cultural que vc e seu País nos inspiram. Abs.
Grande Lisa! 💯 Super vídeo, dá pra sentir sua emoção, talvez se lembrando dos relatos ou de alguma situação vivida. Elas ficam gravadas na memória para sempre. Políticos são pessoas em sua grande maioria frágeis por mais que tentem demonstrar o contrário. Alguns são poços de orgulho e só pensam na própria biografia, não se preocupam com a preparação para o cargo ou se de fato tem competência. No Brasil vivemos essa realidade triste também. Gostar de pão não me faz um excelente padeiro. Eu entendi a mensagem do vídeo, viu? Eu lhe agradeço muito. 💐
Estou impressionado não só com o seu português perfeito mas principalmente com sua capacidade de expressar com clareza um personagem muito importante da história russa e mundial.
Que vídeo maravilhoso, professora Lisa! Eu costumo acompanhar com o máximo distanciamento possível daquilo que não vivo na pele. Não me deixa insensível, ao contrário, tento ver os lados dos envolvidos. O Sr. Gorbachev era um visionário e pacifista. Caiu sob suas mãos a responsabilidade de conduzir essa fase da URSS. Amou claramente a sua esposa, adoeceu com sua partida. Assisti a 2 documentários sobre a vida dele. Evidentemente tem o viés de quem dirige. Eu acho que o.mundo ainda não tem dimensão do que ele fez em prol da paz. Falar na condicional é difícil e injusto, porque não conhecemos todos os detalhes da época. O povo ficou desamparado. Houve erros grosseiros de cálculo. Não sei se conseguiriam prever tudo. As pessoas como os seus pais são memórias vivas do grande povo russo que tanto tem lutado e enfrentado dificuldades enormes nessa história milenar. Vocês são uns guerreiros, povo bonito, forte, pessoas incríveis que merecem ter paz e espaço para demonstrar todo o amor que vocês têm no coração. Receba meus cumprimentos e desejos de melhores dias, minha querida amiga!! Você é admirável. Impossível não gostar de você! 🌷🌷🌷🌷🌷
Amo sua sinceridade e sua vontade de mostrar as coisas com um mínimo (sem nada é impossível) de interferência emocional e pessoal. Além disso, sua fluência (não só na nossa língua) e clareza de ideias deixa seus vídeos com um ar de intimidade, como se estivéssemos vendo e ouvindo uma amiga, enquanto saboreamos um café, um chá...obrigado.
Adorei! 💗 Eu conhecia essa situação. Conversando com os meus pais a respeito e juntando com que estudei no passado cheguei à conclusão de que Mikhail Gorbachev "deu um passo maior que a perna." Não calculou ou calculou muito mal o que iria fazer. "Não se faz omelete sem quebrar os ovos." É verdade, mas também não precisa sujar a cozinha inteira e ainda por cima deixar pessoas sem se sentarem à mesa e outras tantas sem omeletes! Assimilo completamente os sentimentos das pessoas e não tiro a razão delas não! Lisa, você foi perfeita nas colocações!
Muito apropriada a imagem que você sugeriu: "passo maior que as pernas" . Foi uma pena ver ruir toda uma época de maneira tão drástica e , ao mesmo tempo, patética. A China foi mais precavida e mais inteligente.
Oi, Larissa. Respeito sua opinião, mas não acredito no "passo mal dado", acredito que ele fez o que fez em acordo com você sabe quem, ele se vendeu. Tem um livro do historiador Ludo Martens -que esteve na URSS nesse período da Perestroika- chamado "A URSS e a contrarrevolução de veludo". Ludo Martens viu de perto o processo de destruição encabeçado por Gorbachev, que tinha entrado com a missão de desburocratizar o Estado, o qual tinha sido engessado sob a liderança de Leonid Brejnev, mas o que se viu foi escandaloso e hediondo.
Liz, eu vivi, aqui no Brasil, aquele período e tinha um sentimento dúbio em relação ao Gorbachev. Estava ligado ao nosso partido comunista e discutíamos as ações dele. Compreendo a sua mãe por esses sentimentos que disse dela.
Isso aí Russa. Vc bem disse que, mesmo entre russos, há divergentes opiniões sobre Gorbachev. A meu ver foi um sonhador. A URSS poderia ter sido aperfeiçoada. Ele caiu na propaganda do ocidente que apregoava prosperidade pra todos. E as mudanças foram terríveis para muitas famílias. E tbm, só depois que cerca de dez mil pessoas morreram no desastre em Chernobyl ele aceitou ajuda internacional. Há quem diga que a dissolução da URSS foi o maior erro geopolítico do século. O fim da URSS foi ótimo para a Europa, EUA e Japão que entupiram a Rússia e a Ucrânia de carros. Desovaram carros. Poucas fabricas de automóveis foram montadas. Capitalismo é isso. É agora, lucro rápido. Se de duas pessoas uma tem uma galinha, na média cada um tem meia galinha. Na prática só um tem e o outra passa fome
Uauu, Lisa!! Você mais uma vez nos dá um presente primoroso 🎁 um tema dificílimo pra alma russa, carregado de significados e emoções e você conseguiu explicar as razões do ódio com doçura. Só uma pessoa inteligente e sensível consegue fazer coisas assim. Eu te admiro e te adoro também por isso! 💙 O que quer que eu pense sobre Mikhail Gorbachev é mera opinião formada por leitura e estudos, por coincidência tenho estudado muito nesses últimos 6 meses tentando entender o agora. O que posso dizer é que ele não aprova, nunca foi adepto dessa prática que estamos assistindo. _Eu gosto dele por isso._ Outras conclusões que cheguei: _Ele tinha consciência de que cometeu erros grandes para com a população, em que pese as suas intenções e foi atropelado pelo processo que ele mesmo criou._ Se você me perguntar se tinha que ser necessário sacrificar a população soviética para alcançar os objetivos, eu digo: _NÃO._ Não é nada razoável. Ele querendo ou não, infelizmente aconteceu, por isso eu compreendo o sentimento de pessoas como os seus pais. Compreendo o título do vídeo, a sua postura e posso imaginar o coquetel de emoções que deve ser pra você cada uma das experiências subjetivas que tem experimentado ao longo dos seus belos 32 anos. Jovem e tão experiente! 😍 Se quiser chutar o balde, meu coração entende o seu coração. Parabéns pela serenidade, Lisa. (Uma curiosidade: se Gorbachev era mal visto, o que dizer de Yeltsin? Qual era a visão geral das pessoas? Pra mim, o complicado era ele.🙈)
Compartilho as mesmas ideias, meu querido João. Sentir é muito diferente de imaginar. Um pai e uma mãe de repente se veem sem recursos, muitos sequer sem ter como alimentar os filhos é um trauma imenso que demora anos para serem curados. É preciso muito trabalho interno, emocional, espiritual e também psíquico para mitigar as consequências, que são nefastas. Temos que ter empatia para com essas pessoas e muito respeito para com os sentimentos delas com relação aos fatos vividos. A Rússia viveu muitas turbulências ao longo da sua bela história. As pessoas foram e continuam sendo muito sacrificadas! Com certeza já estão cansadas, fartas, por isso eu abraço entendo as angústias delas também.
Comentário perfeito, João ♥️ O maior aprendizado da minha vida que uma pessoa, um evento não é universalmente branco ou preto, bom ou ruim. E concordo com seus comentários e opiniões. Muito obrigada por ser um inscrito tão querido e compreensível♥️
Obrigado pela sua aula me lembro muito de Mikail Gorbachev.que entrou para a história muitas meninas foram registradas com o nome de Raisa por causa dela.um abraço Delson de Belo Horizonte MG.
💐 Cara Lisa, muito obrigado por falar com a gente sobre esse assunto. Serve inclusive para que não cometamos gafes com um tema tão sensível para vocês. Eu não acredito que sejamos totalmente bons, nem maus. Posso fazer algo e as consequências serem desastrosas. Entendo o sentimento das pessoas que você descreveu e não as julgo. Não sei o que eu faria no lugar delas. Beijos, Lisa. ❤
🌷 Muita integridade nesse vídeo maravilhoso, professora Lisa. Conteúdo exclusivo e relevante. Nenhum analista ou cientista político estrangeiro vai falar com propriedade a respeito dos fatos. Eu tinha apenas 8 anos quando aconteceu, tenho vagas lembranças das cenas na TV e depois na formação escolar recebemos matéria de estudos, mas nunca condizem com a realidade. Eu me lembro da dona Tatiana ter feito uma rápida menção positiva ao trabalho de Vladimir Vladimirovitch e já ali eu compreendi os motivos dela. Também falou sobre não gostar de críticas vazias, criticar por criticar. Ela sabia do que estava falando, ela e o marido viveram na pele as angústia e incertezas daquele período. Se eu já gostava deles? Sim. E agora? Mais ainda! Quanto a Mikhail Gorbatchov, eu não me sinto em condições de avalia-lo. Aliás, nem tenho esse direito. Sinto gratidão e honra por poder receber diretamente de você essas informações. Eu confio! Se você se candidatasse teria meu voto, professora! (🙂 pra descontrair)
Muito obrigada por todo carinho sempre, Lúcio ♥️ Uma coisa que eu aprendi sendo russa e vivendo entre vários mundos é que nada é 100%. É uma realização que dói porque fica um pouco mais difícil navegar no lindo polarizado. Mas acho que é isso, tudo na história é branco para uns, preto para outros e vários tons de cinza para a grande maioria.
Excelente vídeo! Parabéns pelo conteúdo e sinceridade, Lisa. 🌺🌺 Eu sou 3 anos mais velha que sua mãe e tenho filho da sua idade. E digo, me doeria profundamente que a vida dos meus filhos estivesse em risco, quer seja por escassez de alimentos ou violência de qualquer ordem. Temos que compreender os motivos pelos quais os soviéticos que viveram esse período caótico não morram de amores por Mikhail Gorbachev. Reconheço a importância do papel dele no cenário da Guerra Fria, foi um feito para a humanidade. Porém, devemos admitir que houve inúmeros problemas e erros grosseiros a ponto de não considerarem os resultados práticos na vida da população. Meus sentimentos a todos esses povos e meus agradecimentos a você, Lisa por mais esse registro importante. Um beijo, minha filha. 😘
Muito interessante este seu relato, Lisa. A vida das pessoas simples, que apenas querem trabalhar, criar seus filhos, criar sua família é apagada nos livros de história, livros estes que estão impregnadas com a visão daqueles que cobram a história ( e geralmente são os vencedores). Enfim, gostei muito de seu relato, imagino a confusão das pessoas simples na época com o fim da URSS e todo o impacto na vida delas. Para nós, aqui no Brasil, quando estudamos na escola, geralmente nos passam a imagem dele como de um herói... Enfim... Sua visão é sempre muito sensata sobre o seu país. 💜
❤️🌹 Lisa! Boa noite tudo bom? Você pode dar aula de português. Excelente vídeo! Lisa! É realmente muito complicado. Eu estive na Rússia em dois períodos, Mikhail e o Boris. Existe os dois lados da moeda não estou criticando os líderes. Eles tiveram os momentos deles acertaram, erraram como outro qualquer líder. O irei falar foi o que eu vi, presenciei. Eu e meu amigo estávamos em Saint Petersburgo, sendo que nós levamos biscoito ou bolachas do Brasil, estávamos comendo biscoito na rua passou um casal com um filha de aproximadamente 4 anos a criança ficou olhando para o meu biscoito, fiquei com pena e entreguei o pacote para a criança, o meu amigo também os pais agradeceram. E era estranho porque na rua muitas pessoas ficaram olhando para o pacote de biscoito. Então conforme disse existe os dois lados da moeda. Eu fiquei muito triste, com pena. Gosto da Rússia, amo você. Dando aula de português. Fala para sua mãe que já passou, acabou para ela tentar esquecer. Brasil é igual a Rússia. ❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹
Olá, Henrique! Obrigada pelo comentário, vou passar a sua mensagem pra minha mãe❤️. O que levou você pra lá nos anos 90? É incomum conhecer brasileiros que foram lá naquela época.
Profa. Muito obrigado por dividir seu conhecimento. Interessantíssimo! Por outro lado, não podemos esquecer, que a Perestroika foi um processo revolucionário, no sentido canônico da palavra revolução - mudança da estrutura social e política. E, a história de qualquer país nos mostra que é o povão que paga a conta de qualquer revolução, seja ela boa ou ruim.
❤ Muito obrigado pelo seu vídeo e também pela forma cuidadosa de tratar a questão. Senti muita emoção e embora ninguém tenha condições de dizer o que teria acontecido se as decisões fossem outras, é razoável sim pensarmos que deveria ter havido mais atenção e um plano melhor. Não podemos nos esquecer das leis que regem o Universo. Ação e reação é uma delas. Eu me solidarizo com todas essas pessoas.
Lisa, você faz um belo trabalho. Com inteligência e clareza (no conteúdo e em nosso idioma) você nos dá a oportunidade conhecer sua cultura e história em um depoimento que expressa superação e maturidade, e que não há barreiras para os tem uma postura desbravadora e bem intencionada. Você é bem vinda, o Brasil também é sua casa ! Obrigado.
Muito bom Liz, o Ocidente não faz ideia do que aconteceu com a chamada Perestroika , a entrega da Rússia para as oligarquias ligadas ao eixo do Atlânticismo /NATO.
Lisa, eu tbm não lembro muito do Gorbachev pois quando a URSS caiu eu tinha apenas 6 anos, lembro depois de ver reportagens sobre a queda do muro de Berlim e todo o fim da URSS e do colapso que os Russos passaram na década de 90. Aqui no Brasil tbm teve um tal Collor que foi responsável por várias mortes, pessoas perderam suas economias e muitas pessoas ficaram na miséria. Meu pai deu sorte pois na época estava fazendo reforma aqui em casa e pensou em pedir empréstimo no banco e logo o Collor aprontou com o povo Brasileiro!
Comprei o livro e mal comecei a ler. Ainda estou na página 91. Do pouco que li já achei fantástico. Vou procurar por mais livros de Svetlana Aleksiévitch. Inicialmente, em português ou inglês, quem sabe um dia em russo. Lisa, muito obrigado pela recomendação. Cordial abraço
Lisa, fico muito feliz de você ter tomado a iniciativa de fazer esse vídeo. Sempre sinto no seu cuidado em falar de temas fora da linguística uma coisa muito positiva - falar assumindo que não é especialista e por isso se focar na sua experiência e no que você estudou, dá uma perspectiva única e muito honesta. Obrigada por trazer seu ponto de vista 🙂
eu tinha uns 18/19 anos, estava fazendo meu primeiro ano técnico em Processamento de Dados, sempre me interessei muito sobre história, e principalmente sobre a história da Rússia e União Soviética, admirava e ainda admiro muito o país. Mas pra mim, meados e final de 1991 foi um choque o que ocorreu na URSS, me abalou profundamente esse fato histórico ! Perdi esse ano letivo (1991). Depois fui o melhor aluno da sala, até me formar.....Sigo até os dias de hoje na carreira de T.I. E visitei a Rússia em 2017. Sonho realizado.
Parabéns pelo vídeo!!! É muito bom ouvir a opinião de alguém que viveu parte desse processo histórico. E com certeza é muito mais fiel do que muitos que tentam reescrever a história. Gosto de estudar a história da Rússia e na minha opinião os problemas que culminaram no colapso da União Soviética foram gerados em governos anteriores. Gorbachev assumiu um país com muitos problemas em uma época muito delicada. Como todo ser humano tem acertos e erros, mas o principal julgamento de um líder deve vir do seu povo.
Você é incrível na comunicação, na forma de transmitir sentimentos associados a conhecimento. É muito raro ver alguém passar conhecimento de forma tão profunda e, ao mesmo tempo, tão leve, por mais graves ou estranhas que tenham sido as situações históricas. Sobre o livro: vou ler. Minha curiosidade em saber mais da Rússia aumentou ainda mais de ontem pra hoje, após conhecer seu canal.
Você é simplesmente maravilhosa, falando de uma forma que nos faz sentir a razão e coração, a sua visão da época sem colocar juizo de valor, mas sem deixar de falar a realidade a qual você e sua familia viviam, parabéns pelo canal, beijo grande para você. Desejo um super abraço para seus pais que foram guerreiros tão jovens, e conseguiram criar para o mundo uma mulher super inteligente como você e seus irmãos, vocês Soviéticos/Russos são um exemplo para o mundo.
Muito bom! Naquela época, o pouco que se sabia era através da imprensa ocidental, que nunca publicava a opinião dos soviéticos (e pouca coisa mudou nesse sentido). Eu tinha dúvidas se o presidente Gorbachev era um traidor (o que parecia improvável) ou se havia uma mudança inevitável que se acelerou de repente. Grato por compartilhar sua visão da história.
Excelente vídeo! Seu canal traz conteúdo de qualidade e relevância no TH-cam. Li o livro que você citou no vídeo e realmente é o melhor para se entender esse momento histórico.
💥 Vídeo excelente!! Li uma entrevista do historiador Rodrigo Ianhez na qual ele comenta o período Gorbachev, que ele chama de _tragédia_ . Inclusive dá números, como diminuição da população em 1 milhão de pessoas por ano, redução de 10 anos na expectativa de vida... 😵 É realmente chocante! Eu desconhecia essas informações, só o conhecia pelo grande feito: _fim da Guerra Fria_ . Muita gente o acusa de _estar a serviço do Ocidente_ , mas eu não acredito nisso. Estou com Rodrigo: "Gorbachev foi ambicioso e incompetente e que subestimou sua tarefa na URSS".
Também não acho que estava a serviço de ninguém não. Ele foi escalado para o jogo. Estava na pequena área. A bola chegou, ele chutou! ⚽️ Todo desajeitado, do jeito que veio sentou o pé, marcou o gol, mas chutou com tanta força que a bola rasgou a rede e atingiu em cheio um torcedor que estava sentado atrás do gol. No campo, os jogadores correram pra dar um abraço comemorando. 🥳 Na arquibancada, as pessoas desesperadas corriam pra tentar socorrer o torcedor que agonizava tonto. 🥺 E onde estava a ambulância para as emergências? Não havia ambulâncias disponíveis. 😳 Os torcedores tiveram que se virar sozinhos.
@@leonardomiyazakialves 🔝👍🏼 Eu li que nos últimos anos ele demonstrou arrependimento. Usando a sua figura de linguagem, se arrependia não por ter chutado a bola, mas por não ter dado aquela paradinha, uma ajeitada para o chute sair mais preciso e não provocar tantos efeitos negativos. Ele fez críticas ao V. Putin e ninguém falou sobre isso! Sacana_gem também. A Lisa faz análise correta: "nada é só preto e branco. Existem muitos tons de cinza". (E são muito mais que 50 👀)
Oi Lisa, No meu entender, a URSS vinha carregando problemas estruturais desde a derrota do período revolucionário com a derrota da Revolução Alemã em 1923 que deixou a Revolução Russa isolada e todas as suas terríveis consequências, sendo uma delas a consolidação de uma camada dirigente que, de revolucionária, não tinha mais nada, apesar do papel protagônico que desempenhou a URSS na vitória contra o fascismo em 1945. Mas, apesar de todos os imensos progressos que o povo russo conseguiu construir com um empenho extraordinário, a burocracia dirigente, cada vez mais, teve uma atuação paralizadora e desmoralizadora frente às forças vivas das nações da União e dos milhões de trabalhadores daquela espantosa experiência social. Gorbachov foi apenas a última pedra de um processo de putrefação do regime que vinha de longe. Nos anos 80, a restauração do império do capital é o que o grosso das tendências das forças sociais estavam apontando. Menos mal que tivemos um líder de estatura mundial, como Gorbachov que, apesar de todos os seus erros na condução dos gravíssimos problemas internos do seu país, conseguiu, apesar de tudo, evitar a catástrofe de uma 3° Guerra Mundial e de conseguir manter, em grande parte, a unidade territorial da Rússia que, agora, 30 anos depois, se levanta contra o sistema de dominação mundial dos Estados Unidos.
Lisa...vídeo excelente!!! Muito esclarecedor com uma visão que muitos historiadores falam de uma História vista pelas pessoas comuns e por isso ser assim tão enriquecedora por que parte da experiência vivenciada pelas pessoas comuns!!! Obrigado por compartilhar !!!
Interessante. Eu já tinha uma visão muito parecida com a sua descrição, talvez por sempre assistir entrevistas de outras pessoas de horigem russa, que também tem uma opinião convergente com o seu relato. A imprensa ocidental oculta a promessa não escrita e não cumprida, sobre a não expansão da otan em direção ao leste, que ele se deixou enganar e que agora está se sofrendo as consequências.
Excelente o livro indicado. Uma coletânea de sentimentos mais diversos de muitas pessoas entrevistadas uma uma com narrativa individual de cada caso. Apresenta de forma bem humana os dramas e as formas diferentes como cada um foi afetado foi
Muito interessante tudo isso.Tive a oportunidade de receber em minha casa um indiano,e as coisas que ele falou sobre Mahatma Gandhi, são muito parecidas. No ocidente veneramos Gandhi,e na Índia ele não é tão amado pelo povo. Parabéns
Bom dia, achei interessante sua análise sobre o período, evidentemente que vão aparecer aqueles que não conhecem a história e tem opinião formada a respeito, mas isso faz parte do momento que estamos vivendo, não ligue pra essas opiniões sem sentido, bjs
@@SonheiQueEstavaNaRussia Oba, a Lisa me viu!!! Sou cearense mas minas toca muito meu coração. LISA ouça a música DESENREDO de DORIVAL CAYME com participação de RENATO BRAZ, quando ouço piro.
Grande vídeo, querida Lisa!! 👏🏼👏🏼👏🏼Grande povo russo! Grande nação e igualmente grande são os seus desafios. Mikhail Gorbachev sabe onde falhou para com o povo. Sabe onde acertou para com o mundo. Li faz pouco tempo um trecho de entrevista dele concedida em 2013: _"Alguns acreditam que as armas são a solução. Eu não acredito nisso."_ Manda um abraço para os seus pais, Lisa e outro pra você. Reconheço as dores por eles vividas. Obrigado por compartilhar sua história com a gente mais uma vez. Gosto de aprender com vocês. 💙
Muito obrigado por você partilhar este momento histórico vivido por parte da população Russa... lamentável...e ressaltando não fosse este evento estaríamos em outro ambiente... (O mundo se transformou) e continua...
Pôxa. 😶 Estou sem palavras. Meus sentimentos agora são diferentes de antes. Que paradoxo, meu Deus! Como ao mesmo tempo ser Nobel da Paz e ser um dos responsáveis, se não o maior, por desencadear caos e miséria? É muito complexo. Vou ali tomar um café, mas antes deixo registrado o meu apoio irrestrito e meu sentimento de respeito a todas as pessoas que sofreram nessa época traumática. Desejo sinceramente que essas feridas se curem o quanto antes, Lisa, embora saibamos que elas vão deixar marcas. Vídeo sensacional, vsleu! 💯
Gosto mt de seus vídeos. Concordo com seus pais têm toda razão não precisavam ter sofrido tanto. Ele foi um ",entreguista" sem preparo p o cargo e usado..
No final do vídeo, "espero que eu tenha mostrado" seria o correto. Só para ajudar. Foi o único erro que consegui identificar. Não que eu estivesse procurando.
Professora Elisa,achei muito interessante o seu resumo da trajetória política do ex presidente da Rússia,Mikhail Gorbachev! Na minha modesta opinião,ele foi um lider dos mais diferenciados dos que já vi passar pelo governo da da antiga URSS. 👍
Mais um vídeo interessantíssimo com a visão de dentro da Rússia, algo que nos falta muito para compreender a história. Confesso ter muito mais bronca do Yeltsin do que do Gorbachev. Muitíssimo obrigado!
Lisa, lendo o título deste vídeo, não imaginava que ouviria essa parte da história de seus pais. Fiquei emocionado, aprendi muito, com suas observações sobre as diferentes percepções das pessoas, em razão do poder econômico, acerca dos efeitos de uma revolução econômico/social, pela qual passou o querido povo russo.
Obrigado pelo seu desprendimento, em repartir conosco essa história dramática e linda, ao mesmo tempo. Um grande abraço aos seus pais, com minha admiração. Paká Paká!
Muito obrigada!!!! Vou mandar o seu abraço pra eles ❤️
Muito bom saber da visão de alguém que esteve tão perto daquele turbilhão político que foi o fim da União soviética.
Spasiva.
Uma história pesada mas vc contou de uma forma didática... parabéns por compartilhar essa parte histórica só quem viveu no caso seus pais e vc seus irmãos...sabem o que de fato ...fim de uma era...Cortina de ferro...
Obrigado foi perfeita sua colocação...um verdadeiro documentário direto ao ponto
Com bono de uma super leitura.
Muito obrigada!♥️
Muito importante seu relato Lisa sobre o que ocorreu ao povo russo após o fim da URSS. O ocidente destruiu a qualidade de vida do povo russo. O liberalismo em sua versão neoliberal jogou a maior parte da população russa na miséria e instigou o pior da corrupção desse modelo, com as privatizações, as máfias, priorizando os interesses de poucos contra a necessidade da população. Não bastasse isso, o ocidente mentiu sobre não avançar militarmente contra a Rússia, e passou a cercar os russos com armas após a queda da URSS. Mesmo depois da liberalização da Rússia, o ocidente segue ameaçando, fustigando e atacando a Rússia, tentando destruir a cultura e povo russo, pois não aceita um país maior, repleto de recursos naturais, e um povo que derrotou o nazismo. Minha solidariedade ao povo e cultura russa. Meu reconhecimento pelo seu trabalho Lisa. Muito obrigado.
Obrigada, Luiz!
Um dos melhores vídeos do canal. 🙂 Maravilhoso poder ter essas informações legítimas de pessoas que viveram essa época tão dura. Com certeza o povo não foi contemplado em todas as suas necessidades. Faltou cuidado, até porque era muito difícil prever e controlar a URSS, aquela máquina gigante em crise, à beira de um colapso e ainda envolvida em guerra. A leitura que faço de Gorbachev é que foi um homem de coragem por ter enfrentado pressões de todo tipo, internas e externas e ainda assim, optou pelo pacifismo, o que para muitos até hoje é considerado sinal de fraqueza ou entreguismo. Pra mim é exatamente o contrário. Tentou até onde foi possível ir e se retirou. Eu imagino as angústias e dúvidas que esse homem deve ter sentido com a responsabilidade imensa de tantas vidas sobre seus ombros. Infelizmente, ele não estava cercado de bons nomes, nem antecessores, tampouco sucessores. Era preciso muito mais cabeças pensantes e corações unidos para ajudarem a passar por essa transição complicadíssima de maneira menos traumática para a população soviética. A mudança de estrutura tem que ser paulatina e requer muito cuidado com as pessoas, principalmente os mais vulneráveis e infelizmente faltou isso. Com certeza cometeu erros graves, mas, ainda assim, penso que trabalhou para evitar uma convulsão social mais violenta de proporção incalculável. Só pelo fato de ter caminhado em direção à paz já tem meu respeito. Parabéns e muito obrigada por esse belo vídeo que traz o sentimento de pessoas que viveram o lado mais penoso e impactante dessa história. Muito emocionante, Lisa. 😘
Muito obrigada, Mércia. Muita gente questiona se existia uma forma menos traumática, mas não adianta especular sobre o passado…
Uma coisa que eu fiquei pensando ontem: como é a visão dos russos sobre o Gorbachev. Bem interessante a sua análise.
Feliz dia do professor, Lisa, que hoje é o dia 1 de setembro! Sua aula de história foi realmente muito interessante. Eu já ouvi falar muito nessa década 'louca' dos 90, mas não sabia que as condições de vida da população eram tão duras na época. Sou russa mas eu cresci fora do país, vou aprendendo muito sobre a própria cultura e história com os seus vídeos.
Teve a sorte d n ter presenciado d perto a decadência cultural da parte ocidental da Rússia após o desmonte estrutural do governo soviético.
N sei em qual cidade vc tenha nascido,.. mas te digo mais,..vc é sortuda em ter vivenciado o Brasil socialmente democrático cm Ulysses Guimarães e Luis Inácio Lula da Silva.
Para Ocidente ele foi o homem que acabou com a guerra fria junto com o presidente americano Ronald Reagan e o papa João Paulo I I?
Nossa passou um filme na minha mente! Me formei em radiojornalismo em 1990... e detestava ver minhas professoras falando da União Soviética sem nunca ter ido lá na vida . Sempre quis ter uma professora ou professor de origem Russa para eu poder conhecer a visão pessoal e família de quem viveu aquele período. Amei a entrevista cima sua mama e quando ela disse que foram
Trabalhar na Sibéria. Fiquei imaginando uma esposa e mãe jovem indo viver num
Lugar difícil sem ter escolhas. Aqui no Brasil e em outros lugares também temos nossas dificuldades e cada uma sabe onde alertas o calo. Mas muitas teorias eram criadas por intelectuais que defendiam regimes mas
não os trabalhadores. Eu fui mãe em 1992 todas essas mudanças eu praticamente não vi pois estava isolada vivendo minha maternidade. Em seguida o Brasil vive o início do plano real e o objetivo era viver o dia de hoje e sobreviver o dia seguinte e por aí adiante. Muito obrigada pela sua contribuição e pela dica do livro.
Excelente como sempre. Isso foi uma bela aula. De quem sabe o que diz e viveu esse processo. Parabéns. 👏👏
Que vídeo lindo! ❤ Lisa você mostrou com sensibilidade e sem afetação a face mais dura vivenciada pelas pessoas que tiveram as suas vidas reviradas pelo avesso de uma hora para outra. E viver não é uma conta exata. Pelo que já li, do próprio Gorbachev, inclusive, ele não desejou desestruturação, muito menos desespero, nem fome. Porém, aconteceu e o preço pago pelo povo russo foi alto demais! É de se respeitar tamanha fibra e capacidade de superação de sofrimento que não foi apenas físico, foi moral também. 😔 Encantada com os seus pais! 😻 Adoraria tomar chá com eles e conversar. Temos muito a aprender. Obrigada!
Muito obrigada, Luciana!!!❤️
Muito Obrigado Lisa,
Por nos privilegiar com a sua visão de mundo diante do passamento do último Presidente Soviético, Sr Mikhail Gorbachev!
Agradeço porque vc tem o dom de tornar ainda Mais Atraentes valores e costumes de sua Pátria-Mãe!
O livro A Perestroika eu comprei na década de 80, tão logo foi traduzido para o Português e devorei rapidamente.
Fiquei sensibilizado com os seus sentimentos manifestados no vídeo. Vcs Russos estão vivendo uma enorme e injusta 'provação' , motivada por uma situação para a qual jamais contribuíram. Vc só faz aumentar meu desejo de aprender seu Idioma pra melhor interagir com a riqueza cultural que vc e seu País nos inspiram.
Abs.
Muito obrigada pelo seu comentário, Fernando ❤️❤️❤️
Grande Lisa! 💯 Super vídeo, dá pra sentir sua emoção, talvez se lembrando dos relatos ou de alguma situação vivida. Elas ficam gravadas na memória para sempre. Políticos são pessoas em sua grande maioria frágeis por mais que tentem demonstrar o contrário. Alguns são poços de orgulho e só pensam na própria biografia, não se preocupam com a preparação para o cargo ou se de fato tem competência. No Brasil vivemos essa realidade triste também. Gostar de pão não me faz um excelente padeiro. Eu entendi a mensagem do vídeo, viu? Eu lhe agradeço muito. 💐
A gente tem um presidente 🤡 que acha que a presidência é um circo... (dos horrores) um palco para os seus desatinos.
@@leonardomiyazakialves Os dias desse 🤡 na comando estão chegando ao fim. Assim espero!
Oi, Lisa...
Isso é história. Confio em você, no que é passado por você, e a respeito desse assunto me dou por satisfeito.
Grande abraço.
Estou impressionado não só com o seu português perfeito mas principalmente com sua capacidade de expressar com clareza um personagem muito importante da história russa e mundial.
Fantástico !!! Gosto muito de entender as história e seus personagens partir do ponto de vista de quem viveu ela.👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado por compartilhar
Valeu!
Obrigada!
Que vídeo maravilhoso, professora Lisa! Eu costumo acompanhar com o máximo distanciamento possível daquilo que não vivo na pele. Não me deixa insensível, ao contrário, tento ver os lados dos envolvidos. O Sr. Gorbachev era um visionário e pacifista. Caiu sob suas mãos a responsabilidade de conduzir essa fase da URSS. Amou claramente a sua esposa, adoeceu com sua partida. Assisti a 2 documentários sobre a vida dele. Evidentemente tem o viés de quem dirige. Eu acho que o.mundo ainda não tem dimensão do que ele fez em prol da paz. Falar na condicional é difícil e injusto, porque não conhecemos todos os detalhes da época. O povo ficou desamparado. Houve erros grosseiros de cálculo. Não sei se conseguiriam prever tudo. As pessoas como os seus pais são memórias vivas do grande povo russo que tanto tem lutado e enfrentado dificuldades enormes nessa história milenar. Vocês são uns guerreiros, povo bonito, forte, pessoas incríveis que merecem ter paz e espaço para demonstrar todo o amor que vocês têm no coração. Receba meus cumprimentos e desejos de melhores dias, minha querida amiga!! Você é admirável. Impossível não gostar de você! 🌷🌷🌷🌷🌷
Muito obrigada, querido André. Tão grata por ter seguidores como você ♥️
@@SonheiQueEstavaNaRussia ❤
Amo sua sinceridade e sua vontade de mostrar as coisas com um mínimo (sem nada é impossível) de interferência emocional e pessoal. Além disso, sua fluência (não só na nossa língua) e clareza de ideias deixa seus vídeos com um ar de intimidade, como se estivéssemos vendo e ouvindo uma amiga, enquanto saboreamos um café, um chá...obrigado.
Muito obrigada, Márcio! Fico feliz que a minha mensagem é interpretada dessa forma mesmo (pois é exatamente isso que tento passar).
Muito interessante a apresentação da sua experiência familiar neste período da história. Parabéns!!!
Adorei! 💗 Eu conhecia essa situação. Conversando com os meus pais a respeito e juntando com que estudei no passado cheguei à conclusão de que Mikhail Gorbachev "deu um passo maior que a perna." Não calculou ou calculou muito mal o que iria fazer. "Não se faz omelete sem quebrar os ovos." É verdade, mas também não precisa sujar a cozinha inteira e ainda por cima deixar pessoas sem se sentarem à mesa e outras tantas sem omeletes! Assimilo completamente os sentimentos das pessoas e não tiro a razão delas não! Lisa, você foi perfeita nas colocações!
Obrigada, Larissa!!!
Muito apropriada a imagem que você sugeriu: "passo maior que as pernas" . Foi uma pena ver ruir toda uma época de maneira tão drástica e , ao mesmo tempo, patética. A China foi mais precavida e mais inteligente.
@@aguilaraguiar3443 Mudanças muito bruscas, não deu nem tempo das pessoas assimilarem.
Oi, Larissa. Respeito sua opinião, mas não acredito no "passo mal dado", acredito que ele fez o que fez em acordo com você sabe quem, ele se vendeu. Tem um livro do historiador Ludo Martens -que esteve na URSS nesse período da Perestroika- chamado "A URSS e a contrarrevolução de veludo". Ludo Martens viu de perto o processo de destruição encabeçado por Gorbachev, que tinha entrado com a missão de desburocratizar o Estado, o qual tinha sido engessado sob a liderança de Leonid Brejnev, mas o que se viu foi escandaloso e hediondo.
Liz, eu vivi, aqui no Brasil, aquele período e tinha um sentimento dúbio em relação ao Gorbachev. Estava ligado ao nosso partido comunista e discutíamos as ações dele.
Compreendo a sua mãe por esses sentimentos que disse dela.
Isso aí Russa. Vc bem disse que, mesmo entre russos, há divergentes opiniões sobre Gorbachev. A meu ver foi um sonhador. A URSS poderia ter sido aperfeiçoada. Ele caiu na propaganda do ocidente que apregoava prosperidade pra todos. E as mudanças foram terríveis para muitas famílias. E tbm, só depois que cerca de dez mil pessoas morreram no desastre em Chernobyl ele aceitou ajuda internacional. Há quem diga que a dissolução da URSS foi o maior erro geopolítico do século. O fim da URSS foi ótimo para a Europa, EUA e Japão que entupiram a Rússia e a Ucrânia de carros. Desovaram carros. Poucas fabricas de automóveis foram montadas. Capitalismo é isso. É agora, lucro rápido. Se de duas pessoas uma tem uma galinha, na média cada um tem meia galinha. Na prática só um tem e o outra passa fome
Uauu, Lisa!! Você mais uma vez nos dá um presente primoroso 🎁 um tema dificílimo pra alma russa, carregado de significados e emoções e você conseguiu explicar as razões do ódio com doçura. Só uma pessoa inteligente e sensível consegue fazer coisas assim. Eu te admiro e te adoro também por isso! 💙 O que quer que eu pense sobre Mikhail Gorbachev é mera opinião formada por leitura e estudos, por coincidência tenho estudado muito nesses últimos 6 meses tentando entender o agora. O que posso dizer é que ele não aprova, nunca foi adepto dessa prática que estamos assistindo. _Eu gosto dele por isso._ Outras conclusões que cheguei: _Ele tinha consciência de que cometeu erros grandes para com a população, em que pese as suas intenções e foi atropelado pelo processo que ele mesmo criou._ Se você me perguntar se tinha que ser necessário sacrificar a população soviética para alcançar os objetivos, eu digo: _NÃO._ Não é nada razoável. Ele querendo ou não, infelizmente aconteceu, por isso eu compreendo o sentimento de pessoas como os seus pais. Compreendo o título do vídeo, a sua postura e posso imaginar o coquetel de emoções que deve ser pra você cada uma das experiências subjetivas que tem experimentado ao longo dos seus belos 32 anos. Jovem e tão experiente! 😍 Se quiser chutar o balde, meu coração entende o seu coração. Parabéns pela serenidade, Lisa.
(Uma curiosidade: se Gorbachev era mal visto, o que dizer de Yeltsin? Qual era a visão geral das pessoas? Pra mim, o complicado era ele.🙈)
Compartilho as mesmas ideias, meu querido João. Sentir é muito diferente de imaginar. Um pai e uma mãe de repente se veem sem recursos, muitos sequer sem ter como alimentar os filhos é um trauma imenso que demora anos para serem curados. É preciso muito trabalho interno, emocional, espiritual e também psíquico para mitigar as consequências, que são nefastas. Temos que ter empatia para com essas pessoas e muito respeito para com os sentimentos delas com relação aos fatos vividos. A Rússia viveu muitas turbulências ao longo da sua bela história. As pessoas foram e continuam sendo muito sacrificadas! Com certeza já estão cansadas, fartas, por isso eu abraço entendo as angústias delas também.
Comentário perfeito, João ♥️ O maior aprendizado da minha vida que uma pessoa, um evento não é universalmente branco ou preto, bom ou ruim. E concordo com seus comentários e opiniões. Muito obrigada por ser um inscrito tão querido e compreensível♥️
Obrigado pela sua aula me lembro muito de Mikail Gorbachev.que entrou para a história muitas meninas foram registradas com o nome de Raisa por causa dela.um abraço Delson de Belo Horizonte MG.
Conheci muitas Raissa! Nunca conectei, talvez tenha sido por ela mesmo😱
💐 Cara Lisa, muito obrigado por falar com a gente sobre esse assunto. Serve inclusive para que não cometamos gafes com um tema tão sensível para vocês. Eu não acredito que sejamos totalmente bons, nem maus. Posso fazer algo e as consequências serem desastrosas. Entendo o sentimento das pessoas que você descreveu e não as julgo. Não sei o que eu faria no lugar delas. Beijos, Lisa. ❤
Obrigada por compartilhar memórias tão pessoais.
🌷 Muita integridade nesse vídeo maravilhoso, professora Lisa. Conteúdo exclusivo e relevante. Nenhum analista ou cientista político estrangeiro vai falar com propriedade a respeito dos fatos.
Eu tinha apenas 8 anos quando aconteceu, tenho vagas lembranças das cenas na TV e depois na formação escolar recebemos matéria de estudos, mas nunca condizem com a realidade. Eu me lembro da dona Tatiana ter feito uma rápida menção positiva ao trabalho de Vladimir Vladimirovitch e já ali eu compreendi os motivos dela. Também falou sobre não gostar de críticas vazias, criticar por criticar. Ela sabia do que estava falando, ela e o marido viveram na pele as angústia e incertezas daquele período. Se eu já gostava deles? Sim. E agora? Mais ainda! Quanto a Mikhail Gorbatchov, eu não me sinto em condições de avalia-lo. Aliás, nem tenho esse direito. Sinto gratidão e honra por poder receber diretamente de você essas informações. Eu confio! Se você se candidatasse teria meu voto, professora! (🙂 pra descontrair)
Muito obrigada por todo carinho sempre, Lúcio ♥️ Uma coisa que eu aprendi sendo russa e vivendo entre vários mundos é que nada é 100%. É uma realização que dói porque fica um pouco mais difícil navegar no lindo polarizado. Mas acho que é isso, tudo na história é branco para uns, preto para outros e vários tons de cinza para a grande maioria.
@@SonheiQueEstavaNaRussia 🌷
Uau! Você falou “postergado” de forma natural e espontânea! Isso que eu chamo de fluência raiz ❤😂👏🏻👏🏻👏🏻
Salve professora Lisa.
Obrigado pela aula.
Excelente vídeo! Parabéns pelo conteúdo e sinceridade, Lisa. 🌺🌺 Eu sou 3 anos mais velha que sua mãe e tenho filho da sua idade. E digo, me doeria profundamente que a vida dos meus filhos estivesse em risco, quer seja por escassez de alimentos ou violência de qualquer ordem. Temos que compreender os motivos pelos quais os soviéticos que viveram esse período caótico não morram de amores por Mikhail Gorbachev. Reconheço a importância do papel dele no cenário da Guerra Fria, foi um feito para a humanidade. Porém, devemos admitir que houve inúmeros problemas e erros grosseiros a ponto de não considerarem os resultados práticos na vida da população. Meus sentimentos a todos esses povos e meus agradecimentos a você, Lisa por mais esse registro importante. Um beijo, minha filha. 😘
Obrigada, dona Cecília. Queria dar um abraço em você por todo carinho e compreensão que é tão importante pra mim ♥️♥️♥️
@@SonheiQueEstavaNaRussia 😘 Obrigada também. Espero que tenhamos oportunidade.
Virou herói do Ocidente, desconfie.
A recíproca é verdadeira... Só depende do lado que você escolhe para dar seu apoio.
Herói do Ocidente eu não desconfio....tenho certeza de que são a favor dos ricos e contra nós o povo que trabalha...
Passado um ano da postagem deste vídeo, espero que todos, principalmente os jovens russos, possam comprovar a realidade da sua afirmação👏👏👏👏
Perfeita definição
*Embora 80% da população fosse a favor da continuidade da União Soviética, Gorbachev se vendeu ao ocidente e traiu o próprio país.*
Show você! Obrigado por compartilhar tudo isso conosco.
Ótimo resumo, paka,paka!
Muito legal o video da sua mãe falando sobre a perestroika. Parabéns Lisa! gosto muito do teu conteúdo e ainda sonho aprender russo.
Muito interessante este seu relato, Lisa. A vida das pessoas simples, que apenas querem trabalhar, criar seus filhos, criar sua família é apagada nos livros de história, livros estes que estão impregnadas com a visão daqueles que cobram a história ( e geralmente são os vencedores). Enfim, gostei muito de seu relato, imagino a confusão das pessoas simples na época com o fim da URSS e todo o impacto na vida delas. Para nós, aqui no Brasil, quando estudamos na escola, geralmente nos passam a imagem dele como de um herói... Enfim... Sua visão é sempre muito sensata sobre o seu país. 💜
Muito obrigada, Paloma!
Parabéns Liza pela sua narrativa!
Pessoas simples tem sabedoria...
Adorei seu vídeo! Aprendi bastante! Obrigada!!
❤️🌹 Lisa!
Boa noite tudo bom?
Você pode dar aula de português.
Excelente vídeo!
Lisa!
É realmente muito complicado. Eu estive na Rússia em dois períodos, Mikhail e o Boris. Existe os dois lados da moeda não estou criticando os líderes. Eles tiveram os momentos deles acertaram, erraram como outro qualquer líder.
O irei falar foi o que eu vi, presenciei. Eu e meu amigo estávamos em Saint Petersburgo, sendo que nós levamos biscoito ou bolachas do Brasil, estávamos comendo biscoito na rua passou um casal com um filha de aproximadamente 4 anos a criança ficou olhando para o meu biscoito, fiquei com pena e entreguei o pacote para a criança, o meu amigo também os pais agradeceram.
E era estranho porque na rua muitas pessoas ficaram olhando para o pacote de biscoito.
Então conforme disse existe os dois lados da moeda. Eu fiquei muito triste, com pena.
Gosto da Rússia, amo você. Dando aula de português.
Fala para sua mãe que já passou, acabou para ela tentar esquecer.
Brasil é igual a Rússia.
❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹❤️🌹
Olá, Henrique! Obrigada pelo comentário, vou passar a sua mensagem pra minha mãe❤️. O que levou você pra lá nos anos 90? É incomum conhecer brasileiros que foram lá naquela época.
Sou seu fâ por integridade e franqueza, você fala do que viu e viveu, e sempre no contexto da própria família. Me atrevo te chamar de amiga.
Obrigada, seu Ivo! Somos amigos ♥️
Profa. Muito obrigado por dividir seu conhecimento. Interessantíssimo! Por outro lado, não podemos esquecer, que a Perestroika foi um processo revolucionário, no sentido canônico da palavra revolução - mudança da estrutura social e política. E, a história de qualquer país nos mostra que é o povão que paga a conta de qualquer revolução, seja ela boa ou ruim.
Obrigado pelo vídeo Lisa
❤ Muito obrigado pelo seu vídeo e também pela forma cuidadosa de tratar a questão. Senti muita emoção e embora ninguém tenha condições de dizer o que teria acontecido se as decisões fossem outras, é razoável sim pensarmos que deveria ter havido mais atenção e um plano melhor. Não podemos nos esquecer das leis que regem o Universo. Ação e reação é uma delas. Eu me solidarizo com todas essas pessoas.
Quanta maturidade e sapiência! Parabéns ❤
Estou amando seu canal, maratonando todos seus vídeos 🥰
Lisa é uma pessoa muito sóbria, ponderada. Que bacana.
Lisa, você faz um belo trabalho. Com inteligência e clareza (no conteúdo e em nosso idioma) você nos dá a oportunidade conhecer sua cultura e história em um depoimento que expressa superação e maturidade, e que não há barreiras para os tem uma postura desbravadora e bem intencionada. Você é bem vinda, o Brasil também é sua casa ! Obrigado.
🥰
👍🏼👍🏼
Muito obrigada ♥️
Fantástico ouvir esta perspectiva!! Obrigado
Muito bom Liz, o Ocidente não faz ideia do que aconteceu com a chamada Perestroika , a entrega da Rússia para as oligarquias ligadas ao eixo do Atlânticismo /NATO.
Lisa, eu tbm não lembro muito do Gorbachev pois quando a URSS caiu eu tinha apenas 6 anos, lembro depois de ver reportagens sobre a queda do muro de Berlim e todo o fim da URSS e do colapso que os Russos passaram na década de 90. Aqui no Brasil tbm teve um tal Collor que foi responsável por várias mortes, pessoas perderam suas economias e muitas pessoas ficaram na miséria. Meu pai deu sorte pois na época estava fazendo reforma aqui em casa e pensou em pedir empréstimo no banco e logo o Collor aprontou com o povo Brasileiro!
Pois é, Glaucia. Brasileiro tem uma história muito sofrida também. Que bom que o seu pai deu sorte!
É bom ouvir o lado de quem viveu a história. Gosto de ouvir você.
Obrigada!!
Análise muito interessante. Parabéns.
Parabéns pelo vídeo....uma reflexão diferente e muito humana.
Comprei o livro e mal comecei a ler. Ainda estou na página 91. Do pouco que li já achei fantástico. Vou procurar por mais livros de Svetlana Aleksiévitch. Inicialmente, em português ou inglês, quem sabe um dia em russo.
Lisa, muito obrigado pela recomendação.
Cordial abraço
Lisa, fico muito feliz de você ter tomado a iniciativa de fazer esse vídeo. Sempre sinto no seu cuidado em falar de temas fora da linguística uma coisa muito positiva - falar assumindo que não é especialista e por isso se focar na sua experiência e no que você estudou, dá uma perspectiva única e muito honesta. Obrigada por trazer seu ponto de vista 🙂
eu tinha uns 18/19 anos, estava fazendo meu primeiro ano técnico em Processamento de Dados, sempre me interessei muito sobre história, e principalmente sobre a história da Rússia e União Soviética, admirava e ainda admiro muito o país. Mas pra mim, meados e final de 1991 foi um choque o que ocorreu na URSS, me abalou profundamente esse fato histórico ! Perdi esse ano letivo (1991). Depois fui o melhor aluno da sala, até me formar.....Sigo até os dias de hoje na carreira de T.I. E visitei a Rússia em 2017. Sonho realizado.
Muito bom! Gostei de entender melhor atravez de sua visão!👍👍🍀🎯
Parabéns pelo vídeo!!! É muito bom ouvir a opinião de alguém que viveu parte desse processo histórico. E com certeza é muito mais fiel do que muitos que tentam reescrever a história. Gosto de estudar a história da Rússia e na minha opinião os problemas que culminaram no colapso da União Soviética foram gerados em governos anteriores. Gorbachev assumiu um país com muitos problemas em uma época muito delicada. Como todo ser humano tem acertos e erros, mas o principal julgamento de um líder deve vir do seu povo.
Ótimo comentário, Eliezer. Muito obrigada pela sua atenção 😊
Você é incrível na comunicação, na forma de transmitir sentimentos associados a conhecimento. É muito raro ver alguém passar conhecimento de forma tão profunda e, ao mesmo tempo, tão leve, por mais graves ou estranhas que tenham sido as situações históricas. Sobre o livro: vou ler. Minha curiosidade em saber mais da Rússia aumentou ainda mais de ontem pra hoje, após conhecer seu canal.
Fico muito feliz em saber que consigo despertar esse interesse em pessoas. Muito grata pelos elogios e pelo carinho!❤️
Bom dia! Vc tem uma visão muito objetiva da política soviética. Parabéns! Ótima abordagem sobre este período histórico da URSS
Legal ter nos mostrado uma visão de "outro" lado do que aconteceu. Parabéns aos seus pais e ao seu povo... Boa sorte a todos. Bjs
Você é simplesmente maravilhosa, falando de uma forma que nos faz sentir a razão e coração, a sua visão da época sem colocar juizo de valor, mas sem deixar de falar a realidade a qual você e sua familia viviam, parabéns pelo canal, beijo grande para você.
Desejo um super abraço para seus pais que foram guerreiros tão jovens, e conseguiram criar para o mundo uma mulher super inteligente como você e seus irmãos, vocês Soviéticos/Russos são um exemplo para o mundo.
Lisa te entendo, passamos crises brabas aqui em 1960-1964, 1985-1994, 2008-2016!
Muito bom!
Naquela época, o pouco que se sabia era através da imprensa ocidental, que nunca publicava a opinião dos soviéticos (e pouca coisa mudou nesse sentido). Eu tinha dúvidas se o presidente Gorbachev era um traidor (o que parecia improvável) ou se havia uma mudança inevitável que se acelerou de repente.
Grato por compartilhar sua visão da história.
obrigado pelo vídeo 👍
Excelente vídeo! Seu canal traz conteúdo de qualidade e relevância no TH-cam. Li o livro que você citou no vídeo e realmente é o melhor para se entender esse momento histórico.
Que legal que leu, Elza! Eu li recentemente e doeu demais, muito complicado tudo isso😔
Aprendi muito!
Obrigado!
💥 Vídeo excelente!! Li uma entrevista do historiador Rodrigo Ianhez na qual ele comenta o período Gorbachev, que ele chama de _tragédia_ . Inclusive dá números, como diminuição da população em 1 milhão de pessoas por ano, redução de 10 anos na expectativa de vida... 😵 É realmente chocante! Eu desconhecia essas informações, só o conhecia pelo grande feito: _fim da Guerra Fria_ . Muita gente o acusa de _estar a serviço do Ocidente_ , mas eu não acredito nisso. Estou com Rodrigo: "Gorbachev foi ambicioso e incompetente e que subestimou sua tarefa na URSS".
Também não acho que estava a serviço de ninguém não. Ele foi escalado para o jogo. Estava na pequena área. A bola chegou, ele chutou! ⚽️ Todo desajeitado, do jeito que veio sentou o pé, marcou o gol, mas chutou com tanta força que a bola rasgou a rede e atingiu em cheio um torcedor que estava sentado atrás do gol. No campo, os jogadores correram pra dar um abraço comemorando. 🥳 Na arquibancada, as pessoas desesperadas corriam pra tentar socorrer o torcedor que agonizava tonto. 🥺 E onde estava a ambulância para as emergências? Não havia ambulâncias disponíveis. 😳 Os torcedores tiveram que se virar sozinhos.
@@leonardomiyazakialves 🔝👍🏼 Eu li que nos últimos anos ele demonstrou arrependimento. Usando a sua figura de linguagem, se arrependia não por ter chutado a bola, mas por não ter dado aquela paradinha, uma ajeitada para o chute sair mais preciso e não provocar tantos efeitos negativos. Ele fez críticas ao V. Putin e ninguém falou sobre isso! Sacana_gem também. A Lisa faz análise correta: "nada é só preto e branco. Existem muitos tons de cinza".
(E são muito mais que 50 👀)
Que vídeo lindo!! Amo essas demonstrações dos sentimentos em relação à história da Rússia e União Soviética!
Vídeo interessante, resumido bem colocado e imparcial parabéns pelo vídeo muito obrigado por compartilhar com a gente.
Como sempre, você foi brilhante em sua análise.
Muito bom, parabéns!
Show! Cada vez gosto mais dos seus vídeos.
Oi Lisa,
No meu entender, a URSS vinha carregando problemas estruturais desde a derrota do período revolucionário com a derrota da Revolução Alemã em 1923 que deixou a Revolução Russa isolada e todas as suas terríveis consequências, sendo uma delas a consolidação de uma camada dirigente que, de revolucionária, não tinha mais nada, apesar do papel protagônico que desempenhou a URSS na vitória contra o fascismo em 1945. Mas, apesar de todos os imensos progressos que o povo russo conseguiu construir com um empenho extraordinário, a burocracia dirigente, cada vez mais, teve uma atuação paralizadora e desmoralizadora frente às forças vivas das nações da União e dos milhões de trabalhadores daquela espantosa experiência social. Gorbachov foi apenas a última pedra de um processo de putrefação do regime que vinha de longe. Nos anos 80, a restauração do império do capital é o que o grosso das tendências das forças sociais estavam apontando. Menos mal que tivemos um líder de estatura mundial, como Gorbachov que, apesar de todos os seus erros na condução dos gravíssimos problemas internos do seu país, conseguiu, apesar de tudo, evitar a catástrofe de uma 3° Guerra Mundial e de conseguir manter, em grande parte, a unidade territorial da Rússia que, agora, 30 anos depois, se levanta contra o sistema de dominação mundial dos Estados Unidos.
Muito bom o seu depoimento, obrigado e parabéns . . . . .
Lisa...vídeo excelente!!! Muito esclarecedor com uma visão que muitos historiadores falam de uma História vista pelas pessoas comuns e por isso ser assim tão enriquecedora por que parte da experiência vivenciada pelas pessoas comuns!!! Obrigado por compartilhar !!!
❤️
Seu português é impressionante! 👏
Parabéns pelo vídeo. Foi muito esclarecedor os fatos citados. Abraço.
Você é brilhante, como sempre. Parabéns pela clareza e obrigada pela disponibilidade em ensinar tanto!
Obrigada eu, Vera ❤️
Otimo video para saber da opiniao russa sobre esse personalidade historico .
Interessante. Eu já tinha uma visão muito parecida com a sua descrição, talvez por sempre assistir entrevistas de outras pessoas de horigem russa, que também tem uma opinião convergente com o seu relato. A imprensa ocidental oculta a promessa não escrita e não cumprida, sobre a não expansão da otan em direção ao leste, que ele se deixou enganar e que agora está se sofrendo as consequências.
Adorei o vídeo, é um testemunho da história viva.
Excelente o livro indicado. Uma coletânea de sentimentos mais diversos de muitas pessoas entrevistadas uma uma com narrativa individual de cada caso. Apresenta de forma bem humana os dramas e as formas diferentes como cada um foi afetado foi
1990? Novíssima...muito bom seu canal.
sempre me encanto com suas explicações.....
Muito interessante tudo isso.Tive a oportunidade de receber em minha casa um indiano,e as coisas que ele falou sobre Mahatma Gandhi, são muito parecidas.
No ocidente veneramos Gandhi,e na Índia ele não é tão amado pelo povo.
Parabéns
Bom dia, achei interessante sua análise sobre o período, evidentemente que vão aparecer aqueles que não conhecem a história e tem opinião formada a respeito, mas isso faz parte do momento que estamos vivendo, não ligue pra essas opiniões sem sentido, bjs
Muito obrigado pelo video. Legal mesmo.
Belo e sincero depoimento, faz todo sentido.
Ô menina I N T E L I G E N T E, abordagem simples e profunda ao mesmo tempo! Seu lugar é o Brasil, volte!
😄 Oxe, a pessoa vive onde puder e quiser. São tantas as circunstâncias que levam a gente de um lado para o outro...
@@ruiguimaraesdesouza Não se trata disso, mas sim de um sentimento de que quando admiramos uma pessoa gostamos dela mais perto de nós, entende?
@@fipinheiro2750 Entendi. 👍🏼
Ahahaha, obrigada! Um dia eu volto!
@@SonheiQueEstavaNaRussia Oba, a Lisa me viu!!! Sou cearense mas minas toca muito meu coração. LISA ouça a música DESENREDO de DORIVAL CAYME com participação de RENATO BRAZ, quando ouço piro.
Grande vídeo, querida Lisa!! 👏🏼👏🏼👏🏼Grande povo russo! Grande nação e igualmente grande são os seus desafios. Mikhail Gorbachev sabe onde falhou para com o povo. Sabe onde acertou para com o mundo. Li faz pouco tempo um trecho de entrevista dele concedida em 2013: _"Alguns acreditam que as armas são a solução. Eu não acredito nisso."_ Manda um abraço para os seus pais, Lisa e outro pra você. Reconheço as dores por eles vividas. Obrigado por compartilhar sua história com a gente mais uma vez. Gosto de aprender com vocês. 💙
Obrigada, Pedro!♥️
Muito obrigado por você partilhar este momento histórico vivido por parte da população Russa... lamentável...e ressaltando não fosse este evento estaríamos em outro ambiente... (O mundo se transformou) e continua...
Parabéns, Lisa. Excelente retrospectiva do periodo Gorbachov. Importante para a Russia refletir e continuar seu importante papel no mundo.
Pôxa. 😶 Estou sem palavras. Meus sentimentos agora são diferentes de antes. Que paradoxo, meu Deus! Como ao mesmo tempo ser Nobel da Paz e ser um dos responsáveis, se não o maior, por desencadear caos e miséria? É muito complexo. Vou ali tomar um café, mas antes deixo registrado o meu apoio irrestrito e meu sentimento de respeito a todas as pessoas que sofreram nessa época traumática. Desejo sinceramente que essas feridas se curem o quanto antes, Lisa, embora saibamos que elas vão deixar marcas. Vídeo sensacional, vsleu! 💯
Obrigada, Leonardo! A vida é muito complexa 💔
Gosto mt de seus vídeos.
Concordo com seus pais
têm toda razão não precisavam ter sofrido tanto. Ele foi um ",entreguista" sem preparo
p o cargo e usado..
Excelente vídeo !!
O conteúdo do canal é incrível 👏👏👏👏👏👏👏
Obrigada, Maria Clara!
Ótima história Lisa principalmente contada e sentida por uma russa 🇧🇷👍
No final do vídeo, "espero que eu tenha mostrado" seria o correto. Só para ajudar.
Foi o único erro que consegui identificar. Não que eu estivesse procurando.
Obrigada, Hudson. Conheço bem essa regra, às vezes no fluxo esqueço usar e outras vezes faço certinho😉
Professora Elisa,achei muito interessante o seu resumo da trajetória política do ex presidente da Rússia,Mikhail Gorbachev! Na minha modesta opinião,ele foi um lider dos mais diferenciados dos que já vi passar pelo governo da da antiga URSS. 👍
Mais um vídeo interessantíssimo com a visão de dentro da Rússia, algo que nos falta muito para compreender a história. Confesso ter muito mais bronca do Yeltsin do que do Gorbachev. Muitíssimo obrigado!
hahahaha, eu sou bem tranquila quando se fala do passado. O que me deixa p*** é a atualidade mesmo kkkk
@@SonheiQueEstavaNaRussia Com toda razão.