O QUE É TEOSOFIA?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.ย. 2024
  • TEOSOFIA É O ESTUDO COMPARADO DA RELIGIÃO, DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA. Neste vídeo apresentamos os conceitos e fundamentos da Teosofia segundo a visão da NOVA TEOSOFIA.

ความคิดเห็น • 90

  • @AndredeLucenaOficial
    @AndredeLucenaOficial 2 ปีที่แล้ว +18

    Meu amigo fraterno, agradeço o que me trouxe até o seu canal. Conheço a teosofia e Helena Blavatsky, superficialmente, pois só tive acesso a alguns textos e obras a 5 anos. Cliquei distraidamente, atraído pela imagem de Helena. Começaste despretensiosamente a oratória, mas de forma sutil tocou vários pontos que ruminava em meus pensamentos. Fiquei impressionado com a baixa adesão no canal, pois vejo que o conteúdo é bom e sem floreio. Parabéns!

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  2 ปีที่แล้ว +3

      MUITO OBRIGADO,. ESTE É O NOSSO PROPÓSITO: TRANSMITIR O PENSAMENTO TEOSÓFICO NUMA LINGUAGEM FACILITADA, ACESSIVEL A TODAS AS PESSOAS. "SEM FLOREIO", COMO VOCÊ TÃO BEM DISSE. PAZ E LUZ!

    • @moisesdecastro4965
      @moisesdecastro4965 2 ปีที่แล้ว

      Amigo...tem o canal da Sociedade Teosófica...com vídeos diários a base dos livros de HPV que vc citou.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @fabioalmeida6685
    @fabioalmeida6685 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns o vídeo ficou excelente.
    Sim,a teosofia é luz genuína como fotons .
    Porém a Sociedade Teosofia ,precisa ser acessível para todos os humanos.
    Quando falo de acessibilidade ,quero dizer de ter lojas disponíveis para a frequência de membros.
    Por ex : onde eu moro não existe a presença de vcs.
    Espero que está luz possa se espalha pela escuridão deste mundo.
    Gratidão 😊😀😊

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  6 หลายเดือนก่อน

      Observação corretíssima. E acrescento mais: a acessibilidade também impõe a urgente necessidade de repensar a linguagem utilizada, muitas vezes estranha e incompreensível para as pessoas comuns.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @vanibr
    @vanibr 12 วันที่ผ่านมา +1

    Estou lendo primeiramente as obras de Charles W. LEADBEATER, que divulgou a teosofia também além de Helena Blavatsky. Quero ler Annie Basent, Arthur E. Powell ( já li o corpo astral).

  • @celiaferreira3472
    @celiaferreira3472 2 ปีที่แล้ว +5

    Parabéns pelo vídeo, gratidão por passar seu conhecimento com tanta sabedoria e de fácil entendimento.

  • @ligiamoregula6392
    @ligiamoregula6392 10 หลายเดือนก่อน +2

    Muito esclarecedora e objetiva sua palestea. Gostei muito de entender o que é a Teosofia. Ainda não tinha encontrado um conteúdo simples e suscinto. Muito grata.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @carlosjosedematos9807
    @carlosjosedematos9807 2 หลายเดือนก่อน

    Fantástico 😊

  • @alinedasilvaferreiraleli6001
    @alinedasilvaferreiraleli6001 2 ปีที่แล้ว +7

    Eu sinceramente quero me aprofundar mais ...pois não tenho religião e acredito em Deus . Acredito que é nossa consciência que nos julga Deus não julga ninguém .😘🙏 Gratidão

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  2 ปีที่แล้ว +1

      EXATAMENTE ALINE! SE APROFUNDE. HÁ MUITO PARA APRENDER, PARA COMPREENDER. SEJA BUSCADORA INCANSÁVEL. PAZ E LUZ!

    • @patriciasarti4402
      @patriciasarti4402 ปีที่แล้ว

      Eu estou na mesma. Tbm não tenho religião, vivo Deus em minha vida todos os dias e comecei a me interessar por Teosofia.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @firmoferraz162
    @firmoferraz162 11 หลายเดือนก่อน +1

    Singela, simples e substancial as sua explicações sobre o que vem a ser Teosofia. Obrigado. Boa noite.

  • @lilili6206
    @lilili6206 ปีที่แล้ว +2

    Excelente, gratidão

  • @josezonta2725
    @josezonta2725 ปีที่แล้ว +2

    Excelente aula. SOU GRATO

  • @marilenecoelho8306
    @marilenecoelho8306 2 ปีที่แล้ว +5

    Gostei muito de sua explanação. Vim por intermédio de Lucia Helena Galvão que apresentou Helena Blavaski. Gostei

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  2 ปีที่แล้ว

      OBRIGADO MARILENE, SEJA BEM VINDA, SEMPRE. PAZ E LUZ!

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @MichelleOliveira-wc1rj
    @MichelleOliveira-wc1rj 3 ปีที่แล้ว +7

    paz e luz. O senhor explica muoto bem, aprendi bastante!!

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  3 ปีที่แล้ว

      OBRIGADO MICHELLE. NOS ESFORÇAMOS MUITO PARA TORNAR OS ENSINAMENTOS TEOSÓFICOS COMPREENSÍVEIS PARA TODOS. CONTINUE NOS ACOMPANHANDO. PAZ E LUZ!

  • @JoaoAraujo-cq8et
    @JoaoAraujo-cq8et 2 ปีที่แล้ว +4

    Paz e luz, professor, gratidão 🌏🌞🌜🌟

  • @gerusamelo8084
    @gerusamelo8084 3 ปีที่แล้ว +6

    É o livro da vida diz que o caminho e a verdadeira e luz é Jesus Cristo, só por meio dele podemos encontrar a salvação.

    • @malach8011
      @malach8011 3 ปีที่แล้ว +6

      Isso foi o q colocaram na sua cabeça !!
      E vc repete como um "papagaio" !!

    • @Priscilla._
      @Priscilla._ 3 ปีที่แล้ว +1

      @@malach8011 kkkkkkk Mais amor irmão

    • @Priscilla._
      @Priscilla._ 3 ปีที่แล้ว +1

      @Joao Paulo Ludwig hahahaha Olha a benevolência irmão 🥰🙌

    • @Teddyhaircanalmusica
      @Teddyhaircanalmusica 3 ปีที่แล้ว +2

      O livro que vc se refere,, está cheio de contradições, cheio de erros , e por causa dele se matou no passado, mata no presente e matará no futuro.. nesse carrocel de tripas e sangue ,seus líderes vivem rodeados de ouro.. com doutrinas espúrias.. alienando e limitando as mentes.. afastando o homem da ciência.. pregando verdades absolutas ridículas.
      Ao invés de repetir ,porque não estuda teologia, para constatar a porcaria que está na letra?.. pois lembre! " A letra mata" o espírito vivifica.

    • @d.c.9737
      @d.c.9737 2 ปีที่แล้ว

      @@Teddyhaircanalmusica Quanto amor, quanta sabedoria!

  • @marileo240
    @marileo240 ปีที่แล้ว +1

    Adorei a explanação, com certeza vou iniciar estudos sobre a Teosofia.
    Sempre tive muitas indagações e me sentia perdida num mar de doutrinas e religiões que não me davam respostas. Pedia um caminho, espero me encontrar!!

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  6 หลายเดือนก่อน

      Torcemos para que você encontre o caminho almejado. Conte conosco!

  • @sotocandoalquimiasonora
    @sotocandoalquimiasonora 3 หลายเดือนก่อน

    Seguidor aki

  • @vanessacastro692
    @vanessacastro692 6 หลายเดือนก่อน

    Procurei sobre Helena Blavatsky, e cheguei aqui no seu canal, procurando saber mais sobre.
    Conteúdo magnífico 🔑.
    Inscrita aqui 😊
    Gratidão

  • @anapaulacabralferreira
    @anapaulacabralferreira 11 หลายเดือนก่อน +2

    Eu me considero Teosofia!

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @sebastianandrews7833
    @sebastianandrews7833 2 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns! Um excelente esclarecimentos.

  • @lindamartabeirigo625
    @lindamartabeirigo625 ปีที่แล้ว +1

    Muito obrigada pelos esclarecimentos.
    Gostaria de estudar teosofia

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  6 หลายเดือนก่อน

      Contate- nos pelo email: carlinhosveloso.crs@gmail.com; Se interessar, poderemos lhe encaminhar para um grupo de estudos online.

  • @carolsaid1457
    @carolsaid1457 3 หลายเดือนก่อน

    Muito obrigada pelo ensinamentos.❤

  • @edelsonbivar7284
    @edelsonbivar7284 3 หลายเดือนก่อน

    Maravilhosa reflexão

  • @ivaldiraaraujo5984
    @ivaldiraaraujo5984 2 ปีที่แล้ว +1

    Maravilhoso! Gratidão! Gratidão!

  • @marialauracostacoelho1146
    @marialauracostacoelho1146 2 ปีที่แล้ว +2

    Maravilhosas explicações.. muito coerentes...

  • @mariadagmarviana5589
    @mariadagmarviana5589 2 ปีที่แล้ว +1

    AMEI !!!!!MUITO OBRIGADO

  • @rz7476
    @rz7476 2 ปีที่แล้ว

    Gratidao

  • @gefersonalves1926
    @gefersonalves1926 ปีที่แล้ว

    Até que ponto se trata de opiniões do declarante sob o titilo de TEOSOFIA?

  • @leticiacarneiro5525
    @leticiacarneiro5525 2 ปีที่แล้ว

    Obrigada!

  • @Teddyhaircanalmusica
    @Teddyhaircanalmusica 3 ปีที่แล้ว +5

    Não gosto da palavra "religião" pois religião quer dizer religar a Deus.. religar quer dizer ligar de novo... Quando o homem consegue se desligar de Deus? Se Deus é o Todo?

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  3 ปีที่แล้ว +7

      Está certíssimo Teddy Hair. A maioria das civilizações antigas, fundadoras das religiões tradicionais, acreditava que as pessoas que não seguissem suas doutrinas estavam "desligadas" de Deus. Infelizmente esse conceito manteve-se até hoje. Mas, como você tão bem questionou, independente de qualquer prática ou doutrina, o homem permanece ligado a Deus; por ser parte Dele e porque Deus está presente em tudo. Paz e luz!

  • @wilsonborgesmoreira6987
    @wilsonborgesmoreira6987 3 ปีที่แล้ว +3

    Gratidão pelo grande ensinamento. Gostaria de estudá-lo. Por onde começo?

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  3 ปีที่แล้ว +2

      WILSON EXISTE VÁRIOS GRUPOS DE ESTUDOS SOBRE A TEOSOFIA; BOA PARTE DELES LIGADOS À SOCIEDADE TEOSÓFICA DO BRASIL. A FRATERNIDADE TEOSÓFICA, ASSIM COMO ALGUMAS OUTRAS LOJAS, É INDEPENDENTE;; E DEFENDE A TRADUÇÃO DOS ENSINAMENTOS TEOSÓFICOS PARA UMA LINGUAGEM SIMPLIFICADA E ACESSÍVEL A TODAS AS PESSOAS. EM BREVE, TEREMOS GRUPOS ONLINE DE ESTUDOS. PAZ E LUZ!

    • @zeliarodrigues3024
      @zeliarodrigues3024 3 ปีที่แล้ว +1

      Eu tenho muita vontade de participar de algum grupo de estudos sobre teosofia, tem como indicar algum? Obrigada

  • @mpasinijunior6753
    @mpasinijunior6753 ปีที่แล้ว

    Muito bom o vídeo, soberbo, mas só faltou o terceiro conceito

  • @DrCharlesSuassuna
    @DrCharlesSuassuna 6 หลายเดือนก่อน +1

    volume muito baixo

  • @ester646
    @ester646 หลายเดือนก่อน

    latim?

  • @j.francisco3481
    @j.francisco3481 2 ปีที่แล้ว +1

    O amor ao próximo também faz parte da Teosofia? Ou a Teosofia só estuda o "Eu"? Gostaria de entender, pois, pelas explicações dadas o que vale mesmo é o individualismo. Me ajude a entender. Muito obrigado!

    • @marcelomarcal1537
      @marcelomarcal1537 2 ปีที่แล้ว +2

      O amor ao próximo é a extensão do amor encontrado em seu interior.
      Deus é o Todo, mas antes de conhecê-Lo, o ser humano precisaria conhecer-se profundamente, para só então ser capaz de compreendê-Lo.
      "Ama o teu próximo como a ti mesmo". A busca começa em si mesmo.
      Isto não implica em individualismo, mas em autoconhecimento. Conhecendo-se, o ser humano percebe que é parte de uma Alma maior que si mesmo e pode ver no próximo a extensão desta Alma. Eis o conceito profundo de fraternidade e igualdade entre os povos.
      Como amar o meu próximo se não me conheço? Não há individualismo no ato de conhecer-se, mas o princípio da jornada em si mesmo e através de si mesmo.
      O "Eu" deve ser conhecido intimamente ou jamais seremos capazes de amar qualquer outro ser, seja humano ou divino.
      Paz e discernimento!

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  2 ปีที่แล้ว +1

      J. FRANCISCO UM DOS OBJETIVOS DA TEOSOFIA É ESTABELECER UM NÚCLÉO UNIVERSAL DE FRATERNIDADE, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, DE CREDO OU DE CONDIÇÃO SOCIAL. O TEOSOFISTA APRENDE QUE UM DOS GRANDES PROPÓSITOS DA NOSSA EXISTÊNCIA É SERVIR AO PRÓXIMO DE FORMA INCONDICIONAL. ISSO TUDO É AMOR. SEM AMOR, CREIA, TODO CONHECIMENTO SE TORNA INÚTIL, TODA AÇÃO SE TORNA VAZIA! PAZ E LUZ!

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  2 ปีที่แล้ว

      @@marcelomarcal1537 PARABENS MARCELO. MUITO BEM COLOCADO! PAZ E LUZ!

    • @marcelomarcal1537
      @marcelomarcal1537 2 ปีที่แล้ว

      @@fraternidadeteosofica1044, na senda, irmão! Caminhando, captando e aprendendo... Grande abraço! /|\

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @sergiodonizete4345
    @sergiodonizete4345 5 หลายเดือนก่อน

    Teosofia é uma outra linha do espiritismo kardecista,se baseando na Bíblia (ressurreição x reencarnação)??

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  5 หลายเดือนก่อน

      @sergiodonizete4345 Não necessariamente uma outra linha do espiritismo, posto que a Teosofia e o espiritismo possuem muitos pontos divergentes. Entretanto, Blavatsky, no início das suas buscas metafísicas sofreu influências do espiritismo. A defesa da reencarnação é uma delas. Mas a Teosofia tem muitas vertentes e diversidade de pensamentos, e muitos conceitos precisam ser revistos. Contudo, a liberdade de pensamento e o bom senso devem prevalecer sempre. Paz e Luz.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @motoqueirofantasma5257
    @motoqueirofantasma5257 2 ปีที่แล้ว

    Boa noite! Não seria mais uma Crença??

  • @selfprometheus1982
    @selfprometheus1982 3 หลายเดือนก่อน

    só acho que os filtros para a essencia espiritual são muito rigidos, deveria haver um caminho mais direto para encontrar essa VERDADE além dos livros, os mestres jha não existem mais, só vemos charlatões, os grupos estão todos contaminados pelo Ego, não se encontra mais seres puros... estamos em degeneração

  • @rogerionascimento9763
    @rogerionascimento9763 ปีที่แล้ว

    Não há religião superior à VERDADE! E a VERDADE é que não existe, nunca existiu e nem vai existir Deus e DEUS algum. Não há religião superior à VERDADE!

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 3 หลายเดือนก่อน

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @nascimentonascimento5679
    @nascimentonascimento5679 3 ปีที่แล้ว +3

    *_A TEOSOFIA NÃO PODE se chamar, como está no vídeo, de "sabedoria divina". Toda ela deve ter sido adquirida através de elocubrações, reflexões profundas de longas datas acerca dos assuntos fundamentais do mundo e da vida. Seria mais uma 'antroposofia' acerca das questões últimas da existência, na origem das quais estaria a suposta pessoa de um Criador (ou Criadores!). Para a Teosofia vir a se denominar "sabedoria divina", ela teria de ser uma obra entregue ao homem poder Deus, à semelhança do que ocorre no monte Sinai com Moisés, que recebeu de Javé as Tábuas da Lei. Às vezes o texto bíblico se refere à Lei como 'de Moisés', manobra esta que deveria ocorrer à definição de Teosofia. Ou os teosofistas creem que receberam todo o seu conhecimento de Deus...?Aí, sim._*

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  2 ปีที่แล้ว +5

      Nascimento Nascimento. O termo "sabedoria divina" não deve ser resumido ou condicionado aos conceitos religiosos. Para a Teosofia ele é muito mais significativo e amplo. E define e expressa todo o conjunto dos conhecimentos e sabedoria humanos: aquilo que é excelente, grandioso, perfeito, belo e revelador; sem necessariamente ser estritamente religioso ou provindo de alguma divindade. Partindo desse entendimento, a Teosofia pode sim, e sempre usou a expressão "sabedoria divina" para autoconceituar-se. Como a Teosofia desenvolve-se a partir do estudo da ciência, da filosofia e da religião, é salutar compreender suas vertentes metafísicas e espiritualistas, sem vinculá-la a religiões ou divindades. Paz e luz!

    • @nascimentonascimento5679
      @nascimentonascimento5679 2 ปีที่แล้ว +3

      @@fraternidadeteosofica1044 Ao citar Moisés e a Lei recebida de Deus, não restringi logicamente o termo 'teosofia' ao âmb ito religioso, como o amigo equivocadamente concluiu. O amigo apenas não entendeu minha ótica a partir da adjetivação ("divina") da fonte de onde viria a sabedoria. E o amigo, até, e incrivelmente, se alinha comigo quando diz que a 'teosofia' é o conjunto de conhecimentos "humanos". Mas é aí que minha observação é legítima: teosofia como conhecimento humano não quer necessariamente dizer "sagrado". No vídeo, diz-se que a Teosofia é "sabedoria divina", e não é. Concorda? A Lei de Moisés, apesar de uma ficção da cultura judaica, pode ser formalmente considerada "divina", porque dada por "Deus".

    • @d.c.9737
      @d.c.9737 2 ปีที่แล้ว +3

      @@fraternidadeteosofica1044 Quanta confusão, deixa tentar entender: Teosofia é conhecimento divino, mas não está ligado a religiões ou divindades (?), Até a parte de não estar ligado com religião, tá tudo ok, mas como algo divino não está ligado à Divindade (?)
      Depois eu vi que desenvolve-se a partir do estudo da ciência, filosofia e religião (!?) 🧐😕🤔
      Então, é um estudo sobre conhecimento HUMANO, não é mesmo!?
      Então, deveria se chamar Antropossofia !
      Ou não!!?

    • @marcelomarcal1537
      @marcelomarcal1537 2 ปีที่แล้ว +2

      @@d.c.9737, sabemos que os povos orientais não limitam a palavra a meros significados, mas a ideias que transcendem a letra em si. Lembremos que “a letra mata e o espírito vivifica”.
      Com base neste princípio (palavra expressando ideias) creio, em minha humilde concepção, que o termo Teosofia esteja mais para a “busca do conhecimento profundo de Deus”.
      Tal conhecimento somente pode ser encontrado intimamente em si mesmo. É o Nosce te Ipsum do Templo de Apolo, o Conhece-te a ti mesmo.
      Os três princípios que fundamentam a Teosofia são:
      1. A criação de uma sociedade universal fraterna, onde todos possam chegar ao conhecimento do Criador. Uma sociedade livre de preconceitos de sexo, raça ou credo, expandindo a consciência até a unificação com o Todo.
      2. A fusão entre a ciência, a religião, a filosofia e as artes, pois que cada uma destas vertentes, consideradas de forma isolada, escravizam o ser humano através de dogmas e verdades absolutas que acabam por cegá-lo.
      3. O estudo da natureza e da alma, não somente dos humanos, mas também dos animais e de todos os seres vivos.
      Deus é o Todo, mas antes de conhecê-Lo, o ser humano precisaria conhecer-se profundamente, para só então ser capaz de compreendê-Lo.
      Ou seja, a busca do conhecimento profundo de Deus em si mesmo e por si mesmo.
      Espero ter ajudado. Paz e discernimento!

    • @fraternidadeteosofica1044
      @fraternidadeteosofica1044  2 ปีที่แล้ว +2

      @@marcelomarcal1537 OTIMO COMENTÁRIO MARCELO! PAZ E LUZ!