Se esse picareta está certo, e o efeito estufa do CO2 não existe, então vênus é frio e a temperatura da terra vem caindo, mentiroso demais esse seu entrevistado
@@jairomedUFAM Salvo erro, foi em 2010 que vazou o plano de criarem a paranoia do "aquecimento global". E alguns anos atrás falaram que depois do pavor da "pandemia" viria o pavor do "aquecimento global". Entre os que falaram isso, se não me falhe a memória, estava a Débora Gomes Barbosa. Falaram que esse pavor iria acontecer antes que acontecesse.
@@lucassamurai9545 e vc é tão cego, que não enxerga que todos que falam o contrário são calados Tenho 43 anos, cresci com o terrorismo climático que mostrava as geleiras derretendo , e que diziam que o RJ sumiria do mapa até o ano 2000 .
@@lucassamurai9545 o dia em q houver consenso na ciência, a ciência acaba. Ainda bem q há alguém com coragem pra refutar essa agenda ecoterrorista, se quiser continuar na sua bolha, problema seu.
@@alexbarros5203 agenda da OPEP? vc é tão fã assim da Arábia Saudita para gostar tanto de combustível fóssil? conversa de teoria da consPIRAÇÃO não cola mais, só com vcs
@jorgeluizpereira4222 1 efeito estufa não existe nem na estufa: a molécula de CO2 tem essa propriedade descrita, se vc pegar uma câmara de vidro e colocar CO2 e deixar ao sol e colocar um termômetro ele vai ter temperatura maior 2 efeito estufa planetário não existe: mentira, vênus tem 95% de CO2 e atinge 500° C na superfície 3 a média não pode ser usada para aferir temperatura: sem média vai usar o quê? 4 - dados de satélite estão errados porque tem muita variação: os dados são comparados com os da terra e são usados supercomputadores para eliminar vieses, ele sabe disso, mas finge não saber 5- vulcões emitem mais CO2 que humanos: dados do serviço geológico mostram que os humanos emitem cerca de 40 bilhões de toneladas de CO2 e os vulcões juntos cerca de 500 milhões
Sem contar outro escândalo recente no Reino Unido onde os ecochatos alegavam estar usando dados de 300 estações para propagar o apocalipse climático, o problema é que se descobriu que estas tais 300 estações estão desativadas a tempos, só os massas de manobra mesmo mais conhecidos como idiotas úteis para comprar esse papo de aquecimento global, mas quando alguém como o professor argumenta com fatos é tratado pelos ecochatos como negacionista/taxista/estilista/eletricista/etcista..., enfim ignorantes que são os ecochatos não conseguem e muito menos tem conhecimento para refutar os argumentos de pessoas como o professor Ricardo.
@@RafaelDalavilla vênus tem 95% de CO2 segundo esse cara era para ser um planeta frio, pois perde calor para camadas mais externas, mas a temperatura de lá é de quase 500°C por puro efeito estufa planetário que ele diz não existir
@@jairomedUFAM boa sorte em discutir com esse povo, mas eles são piores que fanáticos religiosos. Não adianta apresentar nenhum dado. Eles estão cegos.
Realmente, a terra é plana, o homem nunca foi a lua e o Dilmo é honesto! E viva Soros! Tomah no meu pau! Gente que nao diferencia abobora de picanha, desfazendo de graça de cientista! Geração Paulo Freire e de Enem!
Perfeito! O planeta sempre vai passar por transformações, na verdade só estamos aqui por ao longo de milhares de anos o clima mudou. Ou seja é algo que sempre aconteceu naturalmente! O Sol que passa por ciclos influência mais na temperatura do planeta do que o próprio homem! E quem crítica essa agenda, eles ainda chamam de "NEGACIONISTA". Agensa ideológica pra interesses!
@@itamargenerosacontece que estão alterando esses efeitos naturais de forma artificial. Ninguém nega os efeitos naturais do aquecimento global. A questão é que o aquecimento global está intensificando esses efeitos
@@Brunolmcrgserá? 1960- "Petróleo vai acabar em 10 anos" 1970 - "Nova Era do Gelo em 10 anos" 1980- "Chuvas ácidas vão destruir plantações" 1990 - "A Camada de Ozônio vai acabar em 10 anos" 1990 - "A Amazônia vai virar uma savana tropical em 10 anos" 2000 - "O gelo dos polos vai derreter em 10 anos" Nada disso aconteceu, mas resultou em mais impostos. Lembra do Al Gore? Que falou que até 2012 o nível dos oceanos poderiam subir em até 16 metros? Ele comprou uma casa por 9 milhões de dólares à beira mar em 2010.
Isso é pura verdade q ele fala sobre aquecimento urbano . Tirei a prova disso ano passado no centro de curitiba , aonde estava um calor insuportável mas a analisando percebi que o que fazia aquele centro parecer uma estufa era os empreendimentos, prédios, calçadas , ruas que seguravam o calor . Foi notável essa percepção
Sim,e o micro clima, igual a Bangu no RJ, tem pouca vegetação, dentro de planícies que não deixam o vento do mar entrar, asfalto, é um dos lugares mais quente do RJ,eu vivi lá por grande parte da minha vida
As mesmas camadas da nossa atmosfera que não deixam o nosso oxìgênio fluir pro espaço, não seriam capazes de reterem outros elementos também não??? O acumulado da poluição industrial de 200 anos, com a destruição das florestas em todo o mundo, tais fatos com certeza têm algum efeito no nosso planeta, que não é tão grande assim não!
@@paulotonetta8149 enquanto vcs estão aqui nessas bolhas tudo bem, acreditem até que duende existe, mas o problema é quando influenciam outras pessoas e elas tem problemas como fizeram na pandemia
@@jairomedUFAM varias provas..porem os cientistas idiotas pagos por globalistas de bosta nao aceitam..pq nao refutam ele? Pq nao conseguem e seriam desmascarados!!
Excelente. Mentes humanas , por ignorância ou por interesses políticos ideológicos, tentam alarmar , mas sem dar conta, das imensuráveis forças que regem o universo . Chegar ao absurdo de culparem a flatulência do gado pelo efeito estufa. Que coisa !
Mas univesidades e faculdades, Independente de Qual curso fizer VC tem algumas diciplinas obrigatòrias, Uma delas é sobre " meio Ambiente e sustentabilidade". Todas as pessoas que passaram pela Universidade ficam 1 Semestre sendo doutrinados sobre o " aquecimemto global" e " pegada de carbono".
Não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas uma coisa posso afirmar; que o professor Ricardo fala com convicção e discorre sobre o assunto com muita firmeza.
Qualquer charlatão faz a mesma coisa, é o básico pra convencer pessoas, vc tem q se mostrar confiante. Isso não prova q ele está certo. A grande maioria dos colegas dele ainda discordam dele. São milhares de pessoas q foram expostas ao estado da arte da climatologia e chegaram numa conclusão diferente dele. Pasmo eu fico com a hipocrisia q nós observamos, quando se trata de teoria de gênero, a direita no geral invoca o consenso da ciência e a biologia pra refutar, daí quando se trata de clima nós trazemos o primeiro do contra q a gente acha pra falar, só pq um bando de gente woke se apoderou da militância sobre mudanças climáticas, daí precisamos ser o sinal negativo deles. Mudança climática não tem partido nem posição política, é uma coisa q acontece independente do presidente eleito. Na história geológica tivemos liberações astronômicas de CO2 por conta de vulcões, as consequências foram bem claras, aumento vertiginoso de temperatura seguido de uma extinção em massa, pesquise a extinção em massa do triássico.
@@VitorEmanuelOliverpois é, já existiu extinção em massa por atividade vulcânica e qual o meio que teríamos de evitar isso hoje ou em futuro próximo? Não temos nem como prever com exatidão quando terá uma erupção quanto mais um evento a nível global como o que você citou. Sendo assim pode ser que a humanidade de um jeito de neutralizar 100% das emissões e ainda vai ter chance de extinção por agentes naturais do planeta 😅
@@jorgeluizpereira4222 5 a 10 vezes os níveis de CO2 atuais. Também houve liberação de metano e óxido de nitrogênio, q contribuem pro efeito estufa. E dióxido de enxofre, q tem um efeito contrário. Mesmo assim, simplesmente não existia mais geleiras na terra, a água do oceano ficou quente e pobre em oxigênio, e 80% da vida na terra morreu. O efeito estufa gerado pelo ser humano provavelmente não vai chegar nesse nível, mas pode aumentar o nível do mar na medida em q as geleiras derretem, e causar mudanças inesperadas no clima, em alguns lugares mais chuva, outros menos. A vida na terra não vai ser extinta, mas isso vai prejudicar muita gente e vai custar trilhões pra se recuperar
Qualquer assunto, quando ouvimos só um lado, parece que está certo. Se ouvir alguém que é a favor, parece que o mundo está pegando fogo. E nunca achei um lugar com os dois pontos de vista, sem ser discussão estilo torcida de futebol.
O professor Ricardo Felício é um gênio corajoso por provar com A+B a farsa das mudanças climáticas. Parabéns pela entrevista. Outro fera no assunto é o professor Luis Carlos Molion, merece um podcast também.
@@alexandrebarreto438 Questões climáticas não cabem fórmulas ou equações matemáticas, porém equações de Física. É só acompanhar o trabalho do professor Felício que você entenderá.
O RJ no inicio da década de 90 eram semanas de 40C e hoje bem menos. Que as temperaturas mudam e nenhum ano é igual ao outro é verdade... É verdade também que locais sem arvores e cursos d'agua são mais quentes. Porém creditar tudo ao homem é burrice. Por exemplo o ser humano pouco conhece os mares e tem milhares de vulcões submersos sendo que os vulcões conseguem alterar mais o clima que o homem.
Sem dúvida! O ser humano pode ser no máximo ser um leve catalisador mas NUNCA o principal motivo do efeito estufa. Mas o real problema que o ser humano causa e não vejo ninguém brigar é crise hídrica! Enchentes, secas e todo o ciclo hídrico sofrendo com impermeabilização
Quando o calor ou seca bate um recorde, geralmente tais eventos já ocorreram também há mais de cem anos. O detalhe é que estamos destruindo os mecanismos naturais que atenuam as consequências e a tolerância do ser humano, dos animais e das plantas a tais eventos. O planeta não morrerá, a vida sim se extinguirá.
ótima explicacao. Pior que todo mundo é relutante para discutir sobre isso. Eu sempre questionei sobre isso, o mundo vive mudando, teve várias eras ai. Porque seria diferente agora?
Os especialistas devem debater entre si. Ele diz isso, mas a maioria daqueles que estudaram a mesma ciência que ele discordam dele. E como ele não consegue vencer dentro da própria área, com quem entende, vai falar e discursar para fora. Afinal, para alguém que estudou Direito ou Engenharia de Alimentos ou até nem tem graduação, não é capaz de entender e discernir os argumentos em si. A pessoa se convence por retórica e lábia. E, por essa desonestidade, acho que ele deveria ser punido.
@bn2408 defina vencer? Ele expõe seu estudo com firmeza e de maneira didática,inclusive não é o único com essa visão! O fato de não representar a maioria em sua visão sobre o assunto não invalida seus estudos e nem seus argumentos !
@@bn2408 tipo os que discordavam de Galileu? Ou o consenso cientifico absoluto do universo estático que durou séculos e mais séculos? Consenso cientifico em escala macro é igual relógio parado.
Essa questão da retenção da energia térmica, que o professor explica percebo na prática aqui eme Braga. Estamos nos encaminhando para o inverno e os dias de sol, sem nuvens são muito mais frios que os dias que há cobertura e mesmo chuva.
Que aula professor, e completando o tempo de giro que a terra 🌍 tem ( 24 hs)… faz com que: o lado com sol não aquece muito, e o lado escuro não esfria muito … se giro fosse mais lento teríamos muito calor e se fosse mas rápido teríamos muito frio .. ou seja 24hs ideal
Eu defendo isso ai a anos, ja cheguei até ser demitido por duas instituições federais, defendi e provei na pratica essa acorrência e é tenso a situação, envergonhei doutores em fisica e quimica,ais ainda assim sou indicado por muitas instituições.
Curioso que alegam concentração de CO2 na atmosfera, e esta semana fui pesquisar novamente a medição de CO2, e não encontrei, estão escondendo o principal, não é extremamente estranho. Falam do suposto aquecimento, mas não exibem o nível de concentração de CO2.
@@olofkajbjer4035 na pandemia esse cara falou que ela não existia, era uma fraudemia, errou; depois quando as mortes começaram disse que máscara era uma erro e distanciamento também, errou de novo, depois disse que as vacinas é que causam a doença, errou mais uma vez, é um mentiroso costumaz, político ideal né
Duas perguntas: 1) A perda da cobertura vegetal de um planeta, desmatamento em massa como sofremos, não tem importância? 2) A quantidade de gases que as indústrias lançaram na atmosfera desde a revolução industrial, não importa? Se a Terra é um organismo, pode ele suportar isso ou anular isso sem problema nenhum?
@@Samuel_...... , qual seria a diferença então de se viver numa cidade cercada por um deserto, sem árvores, sem lagoas; se comparado a viver numa cidade cercada por bosques, e com diversos parques e lagoas dentro do seu perímetro urbano? Replica isso para o planeta como um todo. Quanto a vegetação não influenciar no clima, pelo menos metade da Amazônia original já foi desmatada. Isso sem falar em outras devastações de matas nos Estados Unidos e na Europa. Você crer mesmo que algo como um imenso conjunto de árvores não influencia no clima??????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@@Samuel_...... tudo compõe um mosaico de fatores, uns influenciando os outros, e cada um deve ser levado em conta, para o efeito final que estamos vivendo. Os oceanos não são nem nunca foram o fator único determinante. Desertificações, por óbvio, são capazes de afetar o todo também. Sair por aí queimando todas as florestas do planeta, neste contexto, não é nada recomendável.
O clima é um ciclo como tudo na vida. Uma temporada um pouco mais quente e outra mais frio. Se existe o "aquecimento global" jamais aconteceria as grandes nevascas em seus ciclos. Ricardo é o verdadeiro mestre,quem o ignora ignorante é.
Para mim nunca passou de agenda política global , claro que a interferência humana importa, mas os fenômenos meteorológicos estão sendo manipulados , principalmente no Sul.
Perguntinha básica: as mesmas camadas da nossa atmosfera que não deixam o nosso oxìgênio fluir pro espaço, não seriam capazes de reterem outros elementos também não???
Se estiver fazendo 35 graus Celsius no nível do mar e você subir 6 quilômetros, nessa altitude a temperatura do ar será de -4 graus Celsius (a temperatura do ar diminui 6,5 graus Celsius para cada 1 quilômetro que você sobe a partir do nível do mar. Faça as contas). Ou seja: sem o teto de uma estufa, o ar fica gelado muito antes de chegar à camada mais externa da nossa atmosfera, que é a exosfera: ela começa a 600 quilômetros acima do nível do mar e se estende até 10 mil quilômetros acima do nível do mar.
Em outras palavras: sem o teto de uma estufa, o ar atmosférico sobe e fica gelado poucos quilômetros acima de nós: o oxigênio, o CO2, o metano etc., todos sobem e vão perdendo calor durante a subida, porque durante a subida essas moléculas gasosas se chocam com as moléculas geladas que estão acima, e, durante essas colisões, esse calor vai sendo transferido dessas moléculas do ar que está subindo para essas moléculas do ar que está acima, e esse processo se repete até esse calor chegar nas camadas mais externas e então ser devolvido pro espaço na forma de ondas eletromagnéticas.
@jairomedUFAM Mentiras sim! Aquecimento global é mentira. Você viu esse vídeo todo? Conhece o trabalho do professor Ricardo? Sabe o que é conflito de interesse ? Ora, não prestar atenção a tudo que está acontecendo é no mínimo descuido.
Lembro que há algum tempo atrás tinha uma empresa com tecnologia que tinha por objetivo sequestrar o CO2 da atmosfera e fazê-lo ser reutilizável em outras áreas, porém nenhum país do mundo ficou minimamente interessado. Aliás, todas essas empresas com objetivos verdes acabam não atraindo a atenção de quem realmente tem algum poder para fazer algo. Aquela que era basicamente uma rede de despoluição dos mares, as que construíam canais subterrâneos para levar água para áreas desérticas sem o risco de vaporização, aquela que fazia com monitorassem grandes áreas verdes ameaçadas por satélite, nenhuma dessas teve alguma tração. Entretanto o carro elétrico e a energia eólica tão aí...
Receba uma amostra grátis do meu próximo livro sobre Guerra Fria: professormarceloandrade.com/guerrafria/
Se esse picareta está certo, e o efeito estufa do CO2 não existe, então vênus é frio e a temperatura da terra vem caindo, mentiroso demais esse seu entrevistado
Vocês subestimam o HAARP !!!
@marcelo.andrade você faz um grande desserviço para ciência abrindo espaço para um negacionista e ainda concordar com as besteiras que ele fala
A mudança do eixo magnético da Terra pode fazer que mais energia dos raios solares atinjam a superfície da Terra.
@@jairomedUFAM Salvo erro, foi em 2010 que vazou o plano de criarem a paranoia do "aquecimento global". E alguns anos atrás falaram que depois do pavor da "pandemia" viria o pavor do "aquecimento global". Entre os que falaram isso, se não me falhe a memória, estava a Débora Gomes Barbosa. Falaram que esse pavor iria acontecer antes que acontecesse.
Explicação melhor do que o professor Ricardo Felício impossível.
Ele só ignora todos os outros 99% dos artigos que dizem ao contrário
@@lucassamurai9545 e vc é tão cego, que não enxerga que todos que falam o contrário são calados
Tenho 43 anos, cresci com o terrorismo climático que mostrava as geleiras derretendo , e que diziam que o RJ sumiria do mapa até o ano 2000 .
@@lucassamurai9545 Tem como provar esse valor percentual?
@@lucassamurai9545 o dia em q houver consenso na ciência, a ciência acaba.
Ainda bem q há alguém com coragem pra refutar essa agenda ecoterrorista, se quiser continuar na sua bolha, problema seu.
@@OCriticoAle verdade, tem gente dizendo que a terra é plana, logo existe essa possibilidade só porque tem gente que pensa isso né
Ciência provada e não empurrada por achismos é mto gratificante de ouvir. Gostei mto desta entrevista
Excelente aula! O Prof. Felicio destrói a narrativa dos " ecoterroristas" do WEF...! Bacana!❤😅
Destrói a física inteira só para enganar você
Quem será que foi enganado? O único carbono que a agenda quer acabar somos nós!@@jairomedUFAM
@@alexbarros5203 agenda da OPEP? vc é tão fã assim da Arábia Saudita para gostar tanto de combustível fóssil? conversa de teoria da consPIRAÇÃO não cola mais, só com vcs
@@jairomedUFAM Poderia exemplificar os erros na fala do Professor Ricardo Felício?
@jorgeluizpereira4222
1 efeito estufa não existe nem na estufa: a molécula de CO2 tem essa propriedade descrita, se vc pegar uma câmara de vidro e colocar CO2 e deixar ao sol e colocar um termômetro ele vai ter temperatura maior
2 efeito estufa planetário não existe: mentira, vênus tem 95% de CO2 e atinge 500° C na superfície
3 a média não pode ser usada para aferir temperatura: sem média vai usar o quê?
4 - dados de satélite estão errados porque tem muita variação: os dados são comparados com os da terra e são usados supercomputadores para eliminar vieses, ele sabe disso, mas finge não saber
5- vulcões emitem mais CO2 que humanos: dados do serviço geológico mostram que os humanos emitem cerca de 40 bilhões de toneladas de CO2 e os vulcões juntos cerca de 500 milhões
No Reino Unido, usam a estacao ao lado do Heathrow pra medir temperatura. Uma massa de asfalto com jatos decolando e pousando a cada 3 minutos
Sem contar outro escândalo recente no Reino Unido onde os ecochatos alegavam estar usando dados de 300 estações para propagar o apocalipse climático, o problema é que se descobriu que estas tais 300 estações estão desativadas a tempos, só os massas de manobra mesmo mais conhecidos como idiotas úteis para comprar esse papo de aquecimento global, mas quando alguém como o professor argumenta com fatos é tratado pelos ecochatos como negacionista/taxista/estilista/eletricista/etcista..., enfim ignorantes que são os ecochatos não conseguem e muito menos tem conhecimento para refutar os argumentos de pessoas como o professor Ricardo.
Perfeita explicação, não entende quem não quer entender!!!
Tem nada de perfeito, se a explicação dele fosse verdade, venus seria frio
@@jairomedUFAM kkkk nada a ver cara, vc deve ter ouvido alguém falar isso e vem repetir aqui. Vênus é outro planeta, outra atmosfera.....
@@RafaelDalavilla vênus tem 95% de CO2 segundo esse cara era para ser um planeta frio, pois perde calor para camadas mais externas, mas a temperatura de lá é de quase 500°C por puro efeito estufa planetário que ele diz não existir
@@jairomedUFAM boa sorte em discutir com esse povo, mas eles são piores que fanáticos religiosos. Não adianta apresentar nenhum dado. Eles estão cegos.
Realmente, a terra é plana, o homem nunca foi a lua e o Dilmo é honesto! E viva Soros!
Tomah no meu pau!
Gente que nao diferencia abobora de picanha, desfazendo de graça de cientista!
Geração Paulo Freire e de Enem!
Admiro Ricardo Felício. Lutador constante e inabalável.
@@veraluciaalvim6313 luta para todo mundo acreditar nas mentiras dele
Assisti a sua live quando lançou, obrigada pelo debate com este convidado. Parabéns ao podcast professsor❤
Dr Ricardo Felicio é um guerreiro da Verdade!
2024 ano mais quente da história
@@jairomedUFAMDependendo de quem conta a história.
Aquecimento global é mais uma narrativa para atingir interesse inconfessável.
Perfeito! O planeta sempre vai passar por transformações, na verdade só estamos aqui por ao longo de milhares de anos o clima mudou. Ou seja é algo que sempre aconteceu naturalmente!
O Sol que passa por ciclos influência mais na temperatura do planeta do que o próprio homem!
E quem crítica essa agenda, eles ainda chamam de "NEGACIONISTA".
Agensa ideológica pra interesses!
Dizer que o aquecimento global não existe também pode ser uma narrativa para atingir interesses inconfessáveis
@@itamargenerosacontece que estão alterando esses efeitos naturais de forma artificial. Ninguém nega os efeitos naturais do aquecimento global. A questão é que o aquecimento global está intensificando esses efeitos
@@Brunolmcrgserá?
1960- "Petróleo vai acabar em 10 anos" 1970 - "Nova Era do Gelo em 10 anos" 1980- "Chuvas ácidas vão destruir plantações"
1990 - "A Camada de Ozônio vai acabar em 10 anos"
1990 - "A Amazônia vai virar uma savana tropical em 10 anos"
2000 - "O gelo dos polos vai derreter em 10 anos"
Nada disso aconteceu, mas resultou em mais impostos.
Lembra do Al Gore? Que falou que até 2012 o nível dos oceanos poderiam subir em até 16 metros? Ele comprou uma casa por 9 milhões de dólares à beira mar em 2010.
@@Brunolmcrg bora derrubar todas a florestas, bora ver no que vai dar.
Isso é pura verdade q ele fala sobre aquecimento urbano . Tirei a prova disso ano passado no centro de curitiba , aonde estava um calor insuportável mas a analisando percebi que o que fazia aquele centro parecer uma estufa era os empreendimentos, prédios, calçadas , ruas que seguravam o calor . Foi notável essa percepção
Verídico...
Sim,e o micro clima, igual a Bangu no RJ, tem pouca vegetação, dentro de planícies que não deixam o vento do mar entrar, asfalto, é um dos lugares mais quente do RJ,eu vivi lá por grande parte da minha vida
As mesmas camadas da nossa atmosfera que não deixam o nosso oxìgênio fluir pro espaço, não seriam capazes de reterem outros elementos também não??? O acumulado da poluição industrial de 200 anos, com a destruição das florestas em todo o mundo, tais fatos com certeza têm algum efeito no nosso planeta, que não é tão grande assim não!
Logo, é correto afirmar que desmatar para construir prédios e estradas gera o aquecimento global, concorda?
@@comentaristasoparacomentar7655 gera aquecimento local.
Parabéns por trazer o Professor Ricardo Felício, um dos maiores estudiosos da climatologia, entre outras matérias afins.
@@rogeriohansen57 maior o quê? O cara é só um negacionista com opinião isolada e sem prova nenhuma
@@jairomedUFAM
Prefiro ser um negacionista sabendo do que estou negando do que um aceitacionista que não sabe o que está aceitando!!!
@@paulotonetta8149 enquanto vcs estão aqui nessas bolhas tudo bem, acreditem até que duende existe, mas o problema é quando influenciam outras pessoas e elas tem problemas como fizeram na pandemia
@@jairomedUFAM varias provas..porem os cientistas idiotas pagos por globalistas de bosta nao aceitam..pq nao refutam ele? Pq nao conseguem e seriam desmascarados!!
Prof Ricardo Felício é um gênio que merece reconhecimento
Excelente. Mentes humanas , por ignorância ou por interesses políticos ideológicos, tentam alarmar ,
mas sem dar conta, das imensuráveis forças que regem o universo . Chegar ao absurdo de culparem a flatulência do gado pelo efeito estufa. Que coisa !
Ricardo Felicio é uma sumidade neste assunto!! Parabéns!!!
Sempre haverá quem prefere a verdade, mesmo sofrendo terríveis consequências.
Ouvir Dr Ricardo Felício traz tanto conhecimento!! Excelente!
Climatologia deveria ser ensinado nas escolas! Obrigado Professor Felício!..
Por professores psolistas? Esquece. É somente doutrinação.
Mas univesidades e faculdades, Independente de Qual curso fizer VC tem algumas diciplinas obrigatòrias, Uma delas é sobre " meio Ambiente e sustentabilidade". Todas as pessoas que passaram pela Universidade ficam 1 Semestre sendo doutrinados sobre o " aquecimemto global" e " pegada de carbono".
@@vitorpanke7384 Exatamente! Me referi ao ensino científico e não ideológico.
O problema é q ensinam conforme a agenda ideológica.
@@vitorpanke7384não existe maior doutrinação do que negacionismo, a troco de quer, ferrar o clima da terra por causa de combustível fóssil?
Está é com toda certeza a melhor entrevista do canal a verdade vos libertará e que verdade
Não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas uma coisa posso afirmar; que o professor Ricardo fala com convicção e discorre sobre o assunto com muita firmeza.
Qualquer charlatão faz a mesma coisa, é o básico pra convencer pessoas, vc tem q se mostrar confiante. Isso não prova q ele está certo. A grande maioria dos colegas dele ainda discordam dele. São milhares de pessoas q foram expostas ao estado da arte da climatologia e chegaram numa conclusão diferente dele. Pasmo eu fico com a hipocrisia q nós observamos, quando se trata de teoria de gênero, a direita no geral invoca o consenso da ciência e a biologia pra refutar, daí quando se trata de clima nós trazemos o primeiro do contra q a gente acha pra falar, só pq um bando de gente woke se apoderou da militância sobre mudanças climáticas, daí precisamos ser o sinal negativo deles. Mudança climática não tem partido nem posição política, é uma coisa q acontece independente do presidente eleito. Na história geológica tivemos liberações astronômicas de CO2 por conta de vulcões, as consequências foram bem claras, aumento vertiginoso de temperatura seguido de uma extinção em massa, pesquise a extinção em massa do triássico.
@@VitorEmanuelOliverpois é, já existiu extinção em massa por atividade vulcânica e qual o meio que teríamos de evitar isso hoje ou em futuro próximo? Não temos nem como prever com exatidão quando terá uma erupção quanto mais um evento a nível global como o que você citou. Sendo assim pode ser que a humanidade de um jeito de neutralizar 100% das emissões e ainda vai ter chance de extinção por agentes naturais do planeta 😅
@@VitorEmanuelOlivera que níveis chegaram essas liberações de CO2 ? Além do CO2 quais outros gases também foram liberados?
@@jorgeluizpereira4222 5 a 10 vezes os níveis de CO2 atuais. Também houve liberação de metano e óxido de nitrogênio, q contribuem pro efeito estufa. E dióxido de enxofre, q tem um efeito contrário. Mesmo assim, simplesmente não existia mais geleiras na terra, a água do oceano ficou quente e pobre em oxigênio, e 80% da vida na terra morreu. O efeito estufa gerado pelo ser humano provavelmente não vai chegar nesse nível, mas pode aumentar o nível do mar na medida em q as geleiras derretem, e causar mudanças inesperadas no clima, em alguns lugares mais chuva, outros menos. A vida na terra não vai ser extinta, mas isso vai prejudicar muita gente e vai custar trilhões pra se recuperar
Professor Ricardo Felicio sua voz é extremamente importante , admiro muito seu trabalho!!👏👏👏👏
Parabéns pela ótima explicação precisamos de cientistas com coragem
Grato mestres!!!!
A claridade da razão contra a escuridão da ignorância .......🎉🎉🎉
Gostei de sua expressão ! Show !
E a ignorância virou a regra nesse século XXI.
Qualquer assunto, quando ouvimos só um lado, parece que está certo.
Se ouvir alguém que é a favor, parece que o mundo está pegando fogo.
E nunca achei um lugar com os dois pontos de vista, sem ser discussão estilo torcida de futebol.
@@Vericcimo reclame dos "especialistas" q não permitem debate.
E também é muito difícil encontrar informações divergentes do q se diz ser "consenso".
@@MariaugustaMV4785 o cara vem pregar mentiras e negacionismo e vocês vem dizer que vem iluminar?
O professor Ricardo Felício é um gênio corajoso por provar com A+B a farsa das mudanças climáticas. Parabéns pela entrevista. Outro fera no assunto é o professor Luis Carlos Molion, merece um podcast também.
Provou como? Cadê as equações do modelo matemático por ele proposto?
@@alexandrebarreto438 NPC
@@alexandrebarreto438 procura nos perfis dele.
@@alexandrebarreto438 Questões climáticas não cabem fórmulas ou equações matemáticas, porém equações de Física. É só acompanhar o trabalho do professor Felício que você entenderá.
Picareta que recebe para falar o que uns querem ouvir
Eu gostaria de assistir um debate do Prof Felicio com o Sérgio Sacani.
Parabéns Professor Ricardo Felicio, admiro muito os seus conhecimentos...
Ricardo Felício é o cara que sabe do que fala sobre o clima e ponto.
@@amvespucio 2024 ano que mais quente, depois de 2023, recorde atrás de recorde, manja muito esse picareta aí
O RJ no inicio da década de 90 eram semanas de 40C e hoje bem menos. Que as temperaturas mudam e nenhum ano é igual ao outro é verdade... É verdade também que locais sem arvores e cursos d'agua são mais quentes. Porém creditar tudo ao homem é burrice. Por exemplo o ser humano pouco conhece os mares e tem milhares de vulcões submersos sendo que os vulcões conseguem alterar mais o clima que o homem.
Sem dúvida! O ser humano pode ser no máximo ser um leve catalisador mas NUNCA o principal motivo do efeito estufa.
Mas o real problema que o ser humano causa e não vejo ninguém brigar é crise hídrica! Enchentes, secas e todo o ciclo hídrico sofrendo com impermeabilização
Quando o calor ou seca bate um recorde, geralmente tais eventos já ocorreram também há mais de cem anos. O detalhe é que estamos destruindo os mecanismos naturais que atenuam as consequências e a tolerância do ser humano, dos animais e das plantas a tais eventos. O planeta não morrerá, a vida sim se extinguirá.
ótima explicacao. Pior que todo mundo é relutante para discutir sobre isso.
Eu sempre questionei sobre isso, o mundo vive mudando, teve várias eras ai. Porque seria diferente agora?
Muito bom ouvir essa aula do Professor Ricardo Felicio!
Obrigado professor Marcelo por dar voz ao especialista dr. RICARDO FELICIO.
Gerações vão gerações vem e a terra permanece para todo o sempre Eclesiastes 01 -04
Ótima matéria 👏👏👏👏👏
Estão ferrado com a indústria automobilística... Com essa narrativa climática.
Acho que um dos únicos que fala a verdade! Parabéns pela entrevista.
Ricardo Felício é excelente. Parabéns pelo entrevistado.
Esse Ricardo é extraordinário
Eu assisto TODOS os podcasts que o Prof Ricardo vai!
Professor Ricardo Felicio... conhecimento incrível 👏🏻👏🏻👏🏻
@@claudiaboccia7252 picareta isso sim, negacionista pago para mentir
Entendo perfeitamente. Não é fácil ir contra o sistema.
O professor Ricardo é fantástico... Bravo!
Parabéns pelo trabalho 👏
O Prof. Ricardo Felício é uma pedra no sapato do "sistema". Ele é ótimo.
Engraçado o Google coloca uma explicação simplória e chinfrim pra tentar refutar o especialista
Os especialistas devem debater entre si. Ele diz isso, mas a maioria daqueles que estudaram a mesma ciência que ele discordam dele.
E como ele não consegue vencer dentro da própria área, com quem entende, vai falar e discursar para fora.
Afinal, para alguém que estudou Direito ou Engenharia de Alimentos ou até nem tem graduação, não é capaz de entender e discernir os argumentos em si. A pessoa se convence por retórica e lábia.
E, por essa desonestidade, acho que ele deveria ser punido.
Fingi que nem li.
@bn2408 defina vencer? Ele expõe seu estudo com firmeza e de maneira didática,inclusive não é o único com essa visão! O fato de não representar a maioria em sua visão sobre o assunto não invalida seus estudos e nem seus argumentos !
@@bn2408 Doeu os olhos ler tamanha sandice
@@bn2408 tipo os que discordavam de Galileu? Ou o consenso cientifico absoluto do universo estático que durou séculos e mais séculos? Consenso cientifico em escala macro é igual relógio parado.
Muito interessante este "podcast". Explicativo. Cientista muito competente e didático.
Sempre com uma análise fidedigna, Ricardo Felício. 🎧👀👍
Essa questão da retenção da energia térmica, que o professor explica percebo na prática aqui eme Braga. Estamos nos encaminhando para o inverno e os dias de sol, sem nuvens são muito mais frios que os dias que há cobertura e mesmo chuva.
Excelente convidado
Como a Militância Extrema, manipula aos acomodados. Parabéns pela Excelente Entrevista (aula)!
Excelente entrevista. Conhecimento é fundamental.
Que aula professor, e completando o tempo de giro que a terra 🌍 tem ( 24 hs)… faz com que: o lado com sol não aquece muito, e o lado escuro não esfria muito … se giro fosse mais lento teríamos muito calor e se fosse mas rápido teríamos muito frio .. ou seja 24hs ideal
Grato pelo convidado.
Toda enteevsita com o Ricardo Felício é SENSACIONAL!
Esse é talvez o melhor canal do TH-cam pra informações
Obrigada pelo seu trabalho!
Excente . Parabéns Dr.Ricardo Felício.
Muito antes de estar na "moda" eu lembro de conversar com colegas que trabalham nessa área e a maioria dizia não existir o tal do aquecimento global
Já quem vive aqui no nordeste há muito tempo sente na pele os efeitos dessa "agenda" política.
Parabéns pela coragem em trazer o tema de nos
Excelente recorde Professor Marcelo. O Professor Ricardo Felício é muito bom!🙏
Esse cara é sensacional... brilhante prof.
Excelente vídeo
Eu defendo isso ai a anos, ja cheguei até ser demitido por duas instituições federais, defendi e provei na pratica essa acorrência e é tenso a situação, envergonhei doutores em fisica e quimica,ais ainda assim sou indicado por muitas instituições.
Já tinha lido alguns artigos sobre esta balela do efeito estufa, mas essa explicação está ótima muito didática.
Parabéns.
Esse é o cara mais injustiçado que conheço. Ele deveria participar de todos os podcasts para divulgar essas verdades.
Professor Felício é demais e sabe demais. Gostaria de um podcast desse extraordinário professor com Sérgio sacani.
Explica tudo direitinho.
Curioso que alegam concentração de CO2 na atmosfera, e esta semana fui pesquisar novamente a medição de CO2, e não encontrei, estão escondendo o principal, não é extremamente estranho. Falam do suposto aquecimento, mas não exibem o nível de concentração de CO2.
Ricardo sempre dando aula👏👏👏
Parabéns Ricardo pela aula espetacular 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Professor Ricardo é o melhor!
Só quem tem aquário plantado sabe a importância do co2. Se não injetar co2 na água, a plantas morrem.
Eu tenho um parente que usa CO2 para estimular a plantação; cada peça de alfaces que a gente fica doido hehe
A verdade precisa ser compartilhada!! Precisamos levar esta aula ministrada pelo professor Ricardo Felício (USP) ao maior número de pessoas!!
,*Semeadura de nuvens*aqui no TH-cam tem,ai fica fácil de entender 😊
Aaaaa como é bom gente super inteligente honesta!
Professor Ricardo Felício....alto nível de conhecimento....por onde passa quebra todas as falácias do sistema,⚜️
Excelente entrevista
Muito bom. Já compartilhei geral essa é as outras entrevistas do Ricardo Felício.
Precisamos desemburrecer a turma.
Boa noite desde Barcelona!
O professor deveria ter sido eleito deputado federal. Imagine o impacto e a influência que ele poderia exercer em uma comissão de meio ambiente!
No Brasil se elegem mais os canalhas e demagogos, esse é o sistema.
@@olofkajbjer4035 na pandemia esse cara falou que ela não existia, era uma fraudemia, errou; depois quando as mortes começaram disse que máscara era uma erro e distanciamento também, errou de novo, depois disse que as vacinas é que causam a doença, errou mais uma vez, é um mentiroso costumaz, político ideal né
Esse é o cara!!! Sempre me atualizando.
Que aula 👏🏾
Excelentes explicações e com muita segurança e propriedade
Preparem-se para serem cobrados pela História
Professor Ricardo faz um podcast a respeito das consequências da retirada de petróleo do subsolo.
Duas perguntas:
1) A perda da cobertura vegetal de um planeta, desmatamento em massa como sofremos, não tem importância?
2) A quantidade de gases que as indústrias lançaram na atmosfera desde a revolução industrial, não importa?
Se a Terra é um organismo, pode ele suportar isso ou anular isso sem problema nenhum?
Para ele não, se pagar mais um pouco ele até diz que o Tietê é limpo porque o ser humano é pequeno demais para poluir um rio
O desmatamento atual é pouco, além de que a vegetação não influencia praticamente nada no clima comparado aos oceanos
@@Samuel_...... , qual seria a diferença então de se viver numa cidade cercada por um deserto, sem árvores, sem lagoas; se comparado a viver numa cidade cercada por bosques, e com diversos parques e lagoas dentro do seu perímetro urbano? Replica isso para o planeta como um todo. Quanto a vegetação não influenciar no clima, pelo menos metade da Amazônia original já foi desmatada. Isso sem falar em outras devastações de matas nos Estados Unidos e na Europa. Você crer mesmo que algo como um imenso conjunto de árvores não influencia no clima??????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@@etiehnenavarro7622 é claro que influencia no clima mas não como os oceanos
@@Samuel_...... tudo compõe um mosaico de fatores, uns influenciando os outros, e cada um deve ser levado em conta, para o efeito final que estamos vivendo. Os oceanos não são nem nunca foram o fator único determinante. Desertificações, por óbvio, são capazes de afetar o todo também. Sair por aí queimando todas as florestas do planeta, neste contexto, não é nada recomendável.
Infelizmente, quem tem que ouvir isso, não ouve, prefere acreditar no terrorismo ecológico
O clima é um ciclo como tudo na vida. Uma temporada um pouco mais quente e outra mais frio. Se existe o "aquecimento global" jamais aconteceria as grandes nevascas em seus ciclos. Ricardo é o verdadeiro mestre,quem o ignora ignorante é.
o Serjão que era amigo dele ja comentou sobre o aquecimento do planeta. E agora??
Parabéns pel9 bel9 vídeo . Só conhecimento .obrigado.
Para mim nunca passou de agenda política global , claro que a interferência humana importa, mas os fenômenos meteorológicos estão sendo manipulados , principalmente no Sul.
Novo inscrito. Grato pelo vídeo!!!
Mano , isso é facil de perceber, pq em qualquer cidade menor iu do interior, o clima é absolutamente normal
Perguntinha básica: as mesmas camadas da nossa atmosfera que não deixam o nosso oxìgênio fluir pro espaço, não seriam capazes de reterem outros elementos também não???
O que impede o oxigênio de escapar para o espaço é o efeito gravitacional, não as camadas superiores da nossa atmosfera.
Se estiver fazendo 35 graus Celsius no nível do mar e você subir 6 quilômetros, nessa altitude a temperatura do ar será de -4 graus Celsius (a temperatura do ar diminui 6,5 graus Celsius para cada 1 quilômetro que você sobe a partir do nível do mar. Faça as contas). Ou seja: sem o teto de uma estufa, o ar fica gelado muito antes de chegar à camada mais externa da nossa atmosfera, que é a exosfera: ela começa a 600 quilômetros acima do nível do mar e se estende até 10 mil quilômetros acima do nível do mar.
Em outras palavras: sem o teto de uma estufa, o ar atmosférico sobe e fica gelado poucos quilômetros acima de nós: o oxigênio, o CO2, o metano etc., todos sobem e vão perdendo calor durante a subida, porque durante a subida essas moléculas gasosas se chocam com as moléculas geladas que estão acima, e, durante essas colisões, esse calor vai sendo transferido dessas moléculas do ar que está subindo para essas moléculas do ar que está acima, e esse processo se repete até esse calor chegar nas camadas mais externas e então ser devolvido pro espaço na forma de ondas eletromagnéticas.
Muito bom , professor felicio fala a realidade
Parabéns ao professor Ricardo Felício! Desmonta a mentira dos cretinos.
Contando mentiras?
@jairomedUFAM Mentiras sim! Aquecimento global é mentira.
Você viu esse vídeo todo? Conhece o trabalho do professor Ricardo? Sabe o que é conflito de interesse ? Ora, não prestar atenção a tudo que está acontecendo é no mínimo descuido.
Obrigada professor
Lembro que há algum tempo atrás tinha uma empresa com tecnologia que tinha por objetivo sequestrar o CO2 da atmosfera e fazê-lo ser reutilizável em outras áreas, porém nenhum país do mundo ficou minimamente interessado.
Aliás, todas essas empresas com objetivos verdes acabam não atraindo a atenção de quem realmente tem algum poder para fazer algo. Aquela que era basicamente uma rede de despoluição dos mares, as que construíam canais subterrâneos para levar água para áreas desérticas sem o risco de vaporização, aquela que fazia com monitorassem grandes áreas verdes ameaçadas por satélite, nenhuma dessas teve alguma tração.
Entretanto o carro elétrico e a energia eólica tão aí...
Isso explica muita coisa