Pra mim, calibre mais pesado funciona bem quando abaixo a afinação. Afinação padrão, prefiro usar cordas híbridas 10-52 e acho um som incrível. Fica show p base pesada e top pra solos.
Faltou falar no ponto positivo de usar calibre maior para afinações mais baixas. Eu uso 0.10 em Strato, 0.11 em Les Paul e tenho uma SG com 0.13 afinada em B (2 tons e meios abaixo do padrão). Isso ajuda a não ficar uma corda molenga. A sensação do bend em todas elas é praticamente igual.
Calibre de cordas para guitarra só dizem respeito a tocabilidade do músico. Tensão de corda só é efetivo em instrumento acústico como o violão clássico. Além disso calibre e tensão não necessariamente andam de mãos dadas.
Parabéns pelo vídeo man! Acho que você deveria fazer um shorts testando ela com a afinação mais baixa e dizendo o que achou. Vou trocar uma das minhas guitarras para poder trocar para 0.13 pra tocar metal. Porém já tive a mesma experiência que a sua, mas com a afinação baixa vc vai sentir a diferença, como o camarada no comentário abaixo disse, além de tudo ainda ajuda as cordas não ficarem molengas. Abraço!
Ótimo vídeo, guitarra é um instrumento eletrico , o que influencia no som é captação, falante , corda é questão de conforto, alguns artistas usam calibre mais pesado porém afinal meio tom ou 1 tom abaixo o que a deixa mais leve .
na minha opnião, é questão de gosto, e de como a coisa toda tá configurada(setup,regulagem da guitarra,etc ...) eu tenho uma strato de entrada. já testei de 0.8 a 013. é gostoso tocar com calibre mais alto desde de que vc abaixe a afinação e regule a guitarra conforme o calibre. pra uma afinação padrão não sei se vale a pena usar uma 0.13 mas como disse,minha guita é uma strato de entrada,single coin,meu ampli é de 15w pra estudos,setup simples. logo usar uma 0.13,seria uma boa pra ter um som mais grave, grosso ou sei lá oq,pra tocar umas bases e riffs pesados. mas não na minha guita kkkkkk,ele é mais interessante clean. então eu fico com a.10 coloquei 0.8,não fico legal. O som fico sem corpo sabe. até mesmo na hora de tocar,era como tá tocando no nada. gosto de sentir as cordas no dedo. e a tensão ao se ter um bend era quase nada, chego a ser incomodo,pq eu perdia a precisão na hora de tocar os bends, ou de fazer um ritff pesado com ghost nots e pausas pra ritmar. se vc pesquisar como ter um som de guita mais pesado a galera vai recomendar cordas de alto calibre. na minha visão é melhor comprar um guita de 7 cordas pra tocar coisas mais pesadas. claro que vc precisa ter o setup pra isso antes.
acho que só vale a pena pra quem usa afinação com menos tensão. Não deve valer a pena na afinação normal. E a longo prazo tbm deve trazer vários malefícios como tendinite etc. Acho que é isso: a única vantagem de aumentar o calibre é deixar com uma sensação parecida com a de tocar normalmente pra quem ta usando uma afinação mais baixa.
Cara que tocava com 013 e dava bend e tudo era o Stevie Ray Vaughan, eu uso Ernie Ball mammoth 012, No começo cansava e dava tendinite no braço inteiro e não dava pra dar MT bend mas um mês depois a musculatura acostumou e agora os bends que eu faço parece que é com 010, a musculatura fortalece e acostuma ei gosto da 012 pq toco muito AC DC e principalmente a parte do Malcolm young e me dei MT bem com esse calibre e não pretendo trocar ele por nada me acostumei mesmo, opinião minha obrigado amigos da guitarra
Fala Matheus, bem interessante, mas pra mim pessoalmente é pesada demais a 0.13. Fico com a 0.009 mesmo. Mas é como vc disse, cada um usa a que acha mais confortável.
Sou Luther e pra você que não que gastar com braço do instrumento por conta de empeno no braço não e recomendado. 010 011 no mínimo são as melhores corações pra quem busca qualidade e não quer danificar o instrumento. Agora pra que quer 012 013 tem que puxar o tensor bem mais força muito o braço do instrumento em alguns casos a bucha do tenso estraga e aí já era o braço do instrumento. Fica a critério de cada um.
Toco guitarra há mais de 30 anos e já fui de 08 a 011, hoje baixei pra 010, só não uso 09 porquê tenho a mão pesada nos acordes e desafina. Ou seja, vá na corda que lhe deixe mais confortável pois de som todas são boas e a diferença é pequena.
Então, eu sou violonista, passei a vida inteira no violão. Não sou de fazer solo, e quando faço é muito mais com melodias curtas e double stops do que com bend, tremolo e tudo mais. Minha guitarra é uma semiacustica, uso pra fazer guitarra e voz e raramente toco em grupo. Então toco com 0.11 que me dá firmeza pra fazer acordes, grooves e alguns licks que eu gosto. Toquei com uma Tele de um amigo que tava com 0.9 e lógico, senti muito mais leveza e facilidade se eu fosse fazer um bend por exemplo. Mas pro meu estilo de tocar é corda pesada e ação baixa, mas não colada, e ta lindo, me amo, pra mim eu sou um deus da guitarra que é muito inferior a quem nem é deus e ta tudo certo. Como diz um amigo meu, faz o que quiser, o que importa é seu orgasmo musical kkkkkkkkk
Este seu canal é ótimo…e Está sua Lespa ficou sensacional… existe muita diferença entre p90 vs humbucker? O que acha de fazer um vídeo sobre isto? Saúde man…👍😊
por onde eu andei, a discussão nunca foi essa. A discussão do encordoamento pesado, era que quanto mais pesado o encordoamento, mais som tinha, melhor ele era. Eu via caras colocarem 0.13, afinando padrão, meio tom abaixo e enchendo o peito para dizer isso melhorava o som, que o tornava melhor em relação a quem usava 0.9. Felizmente, esse mito já caiu por terra, testado, estudado, comprovado via teste, que não.. o encordoamento pesado na "não da mais som". Agora, super concordo que cada um usa o que quiser, o que fica melhor para si... eu só uso calibre pesado para drop .. só para ter estabilidade de afinação em afinações graves, como Standar C, Standar B. Agora eu prefiro o calibre mais leve possível, fazer menos força possível, relaxado .. mano, sofrer para que? por nada? rs
Agora mudo o lado??? Kkkkkkk esssas crianças e osso mesmo! Sempre usei 0.9 por toca muito pink floyd por conta dos bends e sempre ouvi zuera de mao de alface kkkk e uso 0.13 no violão por gosto mais que engraçado as crianças mudando ate as zueras kkkkkkkkk
🛒COMPRE AQUI CORDAS 013
➡Daddario amzn.to/47qgs42
➡Modelo Híbrido Ernie Ball (Bordões Grossos, primas leves)
amzn.to/3Zrbsdy
🛒COMPRE AQUI CORDAS 013
➡Daddario amzn.to/47qgs42
➡Modelo Híbrido Ernie Ball amzn.to/3Zrbsdy
🛒Cordas Custo-Benefício
➡SG TRIPLE PACK (3 EM 1) amzn.to/48gYccB ou mercadolivre.com/sec/2ZBeEhi
➡GIANNINI amzn.to/47XgwHR ou mercadolivre.com/sec/1mJ5kGY
➡SOLEZ amzn.to/46U9DWn ou mercadolivre.com/sec/2entUQZ
➡NIG amzn.to/3TkBSdC ou mercadolivre.com/sec/2xjYLiZ
🛒Cordas Intermediárias
➡Daddario Originais (Verificado pela Amazon) amzn.to/3GFNTCU
➡Ernie Ball Originais amzn.to/3NmHpgc
➡Fender Originais amzn.to/48dKzec
➡Dunlop amzn.to/48aE1gn
🛒Cordas Premium (Com Revestimento)
➡Elixir Original (Verificado pela Amazon) amzn.to/47QzqQt
Pra mim, calibre mais pesado funciona bem quando abaixo a afinação. Afinação padrão, prefiro usar cordas híbridas 10-52 e acho um som incrível. Fica show p base pesada e top pra solos.
Faltou falar no ponto positivo de usar calibre maior para afinações mais baixas.
Eu uso 0.10 em Strato, 0.11 em Les Paul e tenho uma SG com 0.13 afinada em B (2 tons e meios abaixo do padrão). Isso ajuda a não ficar uma corda molenga. A sensação do bend em todas elas é praticamente igual.
Calibre de cordas para guitarra só dizem respeito a tocabilidade do músico. Tensão de corda só é efetivo em instrumento acústico como o violão clássico. Além disso calibre e tensão não necessariamente andam de mãos dadas.
Parabéns pelo seu vídeo! excelente demonstração👍👍
Parabéns pelo vídeo man!
Acho que você deveria fazer um shorts testando ela com a afinação mais baixa e dizendo o que achou. Vou trocar uma das minhas guitarras para poder trocar para 0.13 pra tocar metal.
Porém já tive a mesma experiência que a sua, mas com a afinação baixa vc vai sentir a diferença, como o camarada no comentário abaixo disse, além de tudo ainda ajuda as cordas não ficarem molengas.
Abraço!
Ótimo vídeo, guitarra é um instrumento eletrico , o que influencia no som é captação, falante , corda é questão de conforto, alguns artistas usam calibre mais pesado porém afinal meio tom ou 1 tom abaixo o que a deixa mais leve .
O dia que a galera se ligar que calibre de corda é igual numeração de tênis essa polêmica acaba haha
eu uso cordas 013 para tocar em afinações baixas muito usada em bandas . como Sepultura e Slipknot afinações com B b standard e Drop A !
na minha opnião, é questão de gosto, e de como a coisa toda tá configurada(setup,regulagem da guitarra,etc ...)
eu tenho uma strato de entrada.
já testei de 0.8 a 013.
é gostoso tocar com calibre mais alto desde de que vc abaixe a afinação e regule a guitarra conforme o calibre.
pra uma afinação padrão não sei se vale a pena usar uma 0.13
mas como disse,minha guita é uma strato de entrada,single coin,meu ampli é de 15w pra estudos,setup simples.
logo usar uma 0.13,seria uma boa pra ter um som mais grave, grosso ou sei lá oq,pra tocar umas bases e riffs pesados.
mas não na minha guita kkkkkk,ele é mais interessante clean.
então eu fico com a.10
coloquei 0.8,não fico legal.
O som fico sem corpo sabe.
até mesmo na hora de tocar,era como tá tocando no nada.
gosto de sentir as cordas no dedo.
e a tensão ao se ter um bend era quase nada, chego a ser incomodo,pq eu perdia a precisão na hora de tocar os bends, ou de fazer um ritff pesado com ghost nots e pausas pra ritmar.
se vc pesquisar como ter um som de guita mais pesado a galera vai recomendar cordas de alto calibre.
na minha visão é melhor comprar um guita de 7 cordas pra tocar coisas mais pesadas.
claro que vc precisa ter o setup pra isso antes.
acho que só vale a pena pra quem usa afinação com menos tensão. Não deve valer a pena na afinação normal. E a longo prazo tbm deve trazer vários malefícios como tendinite etc. Acho que é isso: a única vantagem de aumentar o calibre é deixar com uma sensação parecida com a de tocar normalmente pra quem ta usando uma afinação mais baixa.
Cordas é conforto
Eu tô de boa com 0.10 há mais de 20 anos.
Mas tá ficando cansativo, solo com muito bend...no fim do solo é muito difícil afinar
Cara que tocava com 013 e dava bend e tudo era o Stevie Ray Vaughan, eu uso Ernie Ball mammoth 012, No começo cansava e dava tendinite no braço inteiro e não dava pra dar MT bend mas um mês depois a musculatura acostumou e agora os bends que eu faço parece que é com 010, a musculatura fortalece e acostuma ei gosto da 012 pq toco muito AC DC e principalmente a parte do Malcolm young e me dei MT bem com esse calibre e não pretendo trocar ele por nada me acostumei mesmo, opinião minha obrigado amigos da guitarra
Stevie Ray usava 0.13 com afinação em Eb na estrato
Fala Matheus, bem interessante, mas pra mim pessoalmente é pesada demais a 0.13. Fico com a 0.009 mesmo. Mas é como vc disse, cada um usa a que acha mais confortável.
Sou Luther e pra você que não que gastar com braço do instrumento por conta de empeno no braço não e recomendado. 010 011 no mínimo são as melhores corações pra quem busca qualidade e não quer danificar o instrumento. Agora pra que quer 012 013 tem que puxar o tensor bem mais força muito o braço do instrumento em alguns casos a bucha do tenso estraga e aí já era o braço do instrumento. Fica a critério de cada um.
Toco guitarra há mais de 30 anos e já fui de 08 a 011, hoje baixei pra 010, só não uso 09 porquê tenho a mão pesada nos acordes e desafina. Ou seja, vá na corda que lhe deixe mais confortável pois de som todas são boas e a diferença é pequena.
013 É MUITO PESADA! EU NÃO AGUENTO E CREIO QUE O SRV TAMBÉM NÃO AGUENTARIA!😁😁
Então, eu sou violonista, passei a vida inteira no violão. Não sou de fazer solo, e quando faço é muito mais com melodias curtas e double stops do que com bend, tremolo e tudo mais. Minha guitarra é uma semiacustica, uso pra fazer guitarra e voz e raramente toco em grupo. Então toco com 0.11 que me dá firmeza pra fazer acordes, grooves e alguns licks que eu gosto. Toquei com uma Tele de um amigo que tava com 0.9 e lógico, senti muito mais leveza e facilidade se eu fosse fazer um bend por exemplo. Mas pro meu estilo de tocar é corda pesada e ação baixa, mas não colada, e ta lindo, me amo, pra mim eu sou um deus da guitarra que é muito inferior a quem nem é deus e ta tudo certo. Como diz um amigo meu, faz o que quiser, o que importa é seu orgasmo musical kkkkkkkkk
Este seu canal é ótimo…e Está sua Lespa ficou sensacional… existe muita diferença entre p90 vs humbucker? O que acha de fazer um vídeo sobre isto? Saúde man…👍😊
p90 é praticamente um single , p90 é diferente do captador de Jazzmaster, é um timbre caracterisco, e tem menos ruído em comparação ao single padrão
Devido às leis da física, e essas não dá pra negar, o nível de sustaim aumenta muito mas isso não serve de nada se vc gosta de fritar.
cordas 013 eh bom ser usado nas afinaçoes baixas D D# C
por onde eu andei, a discussão nunca foi essa. A discussão do encordoamento pesado, era que quanto mais pesado o encordoamento, mais som tinha, melhor ele era. Eu via caras colocarem 0.13, afinando padrão, meio tom abaixo e enchendo o peito para dizer isso melhorava o som, que o tornava melhor em relação a quem usava 0.9. Felizmente, esse mito já caiu por terra, testado, estudado, comprovado via teste, que não.. o encordoamento pesado na "não da mais som".
Agora, super concordo que cada um usa o que quiser, o que fica melhor para si... eu só uso calibre pesado para drop .. só para ter estabilidade de afinação em afinações graves, como Standar C, Standar B.
Agora eu prefiro o calibre mais leve possível, fazer menos força possível, relaxado .. mano, sofrer para que? por nada? rs
Afinado em A
Eu uso 013 mas toco em B
O calibre do perigo
Verdade! Já vem enferrujado e custa anos para arrebentar rsrsrs
0.13 deve ser bacana pra numetal moderno, mas pra fritação ... Esquece.
Agora mudo o lado??? Kkkkkkk esssas crianças e osso mesmo! Sempre usei 0.9 por toca muito pink floyd por conta dos bends e sempre ouvi zuera de mao de alface kkkk e uso 0.13 no violão por gosto mais que engraçado as crianças mudando ate as zueras kkkkkkkkk
Resumo do video: Quem usa calibres mais leves é mais inteligentinho mesmo kkkkkkkkkkkkkk
Não, depende do uso. É isso que os inteligentinhos não falam.