O DIA QUE (QUASE) ABANDONEI A MOTO NO ATACAMA - VIAGEM DE MOTO
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 14 ธ.ค. 2024
- Neste VLOG do quadro VALE A PENA VER DE NOVO, resgato imagens de arquivo da viagem mais desafiadora que já fiz. Neste vídeo mostro um pouquinho de como foi cruzar o Deserto do Atacama.
Quer anunciar sua empresa ou produto?
▶acreemduasrodas@gmail.com
Redes Sociais
▶ Facebook: www. brdu...
▶ Instagram: / brduasrodas
Parceiros e Apoiadores do Canal
ACRE em DUAS RODAS: / @acreemduasrodas
Hotel Villa Rio Branco: www.facebook.c...
Motoparts: www.facebook.c...
Amantes das 2Rodas: www.facebook.c...
Hora do Rolê: www.facebook.c...
Edição
▶ HG Produtora
▶ Efeitos/animações: HG Produtora
▶ Capa/Thumbnail: PicsArt
Contato
▶ acreemduasrodas@gmail.com
Depende muito de cada pessoa mas basicamente vc vai passar mal se fizer alguns esforço físico. Não sentimos absolutamente nada enquanto rodávamos na moto mas ficamos presos em função do clima no posto/hotel do Passo de Jama. Minha esposa caminhou cerca de 500 m da aduana até o posto porque estávamos com medo que o asfalto tivesse congelado depois de uma chuva de granizo "animal". Ela passou mal e teve que receber oxigênio. Eu só senti alguma dificuldade de respirar porque tive que retirar e carregar as malas da moto. Uma taquicardia e falta de ar, mas nada grave. Foi uma noite bem ruim a que passamos lá em cima, mas na volta cruzamos direto e não sentimos problema algum. No
Atacama o maior problema é a secura! Tem que tomar muita água para não desidratar. Mas a viagem é inesquecível e todos que puderem devem fazer. Cruzar a cordilheira é MÁGICO (e não tem nada a ver com coca :-) )
Quem se interessar tenho uma playlist com nossa viagem em janeiro de 2013.
Boas aventuras!
achei legal todos pensarem assim na questão do lixo,quando vi o vídeo achei legal e corajoso o ato de pegar uma moto cruzar o Atacama,mas na hora que vi a parte do lixo voando naquele lugar lindo e limpo sem nenhum papel no chão,fiquei envergonhado porque um brasileiro passou por ali,e sem dúvida pensei em deixar um comentário revoltado com esse ato,mas fiquei feliz porque bastante gente não aprovou essa atitude,e pensando melhor ainda acho que ele também não faria mas levando em consideração ao mal estar que ele estava sentido devido a atitude ,como outros internautas também citaram vou reconsiderar minha indignação,e deixar apenas um toque,vamos conhecer,desbravar enfim viajar mas com consciência que lixo e no lixo.
Obrigado pela compreensão Marcio. Acredite, foi um grande vacilo meu.Até pensei em retirar na edição mas não estaria sendo honesto comigo mesmo. Se estivesse bem jamais teria largado o papelzinho lá. Grande abraço!
Muito legal sua atitude, logo que vi o video pensei o mesmo que vc, e melhor ainda sua atitude de reconsiderar, tanto quanto a de br 2 rodas, admitindo o vacilo. Parabens a Ambos.
Para de usar a privada e poluir os rios, o que você acha de cagar e enterrar sempre? Super ecologicamente correto não acha?
Tenho algo a dizer sobre isso.
O que o Herlandes deixou lá foi papel e barbante. Barbante se decompõe em 3 meses. Papel se decompõe entre 3 e seis meses. Então, aqueles pedaços de papel e o barbante já viraram pó.
Alguns pontos:
- Ali onde eles estavam não há bueiros para entupir.
- O Herlandes estava de verdade lutando pela vida. O mal da altitude pode ser fatal. Provavelmente, ele estava vivenciando um edema cerebral. Então, num momento crucial como esse, naquela situação, não dá para lembrar de ecologia. Ainda mais com papel e barbante.
O cara tava pensando mal e vc ainda vem falar de jogar lixo na lixeira a saí fora pow...da um tempo...!!!
A viagem mais linda da minha vida! Não senti nada graças a Deus e aprendi algumas lições : o vento depois de 16....17:00 é um deaafio, tempestades de areia...mas vou te falar, me preparei meses antes...musculação , pilates e cardio. Muita agua, manteiga de cacau e fé em Deus!
Uma observação e uma dica: nunca dispense qualquer tipo de lixo no ambiente; e a pior coisa a se fazer quando está tonto por causa da altitude é esforçar-se tentando se movimentar. Descer da moto e dar dois passos, por exemplo, é muito esforço quando nessas condições. Se ficar tonto, pare a moto e fique parado sobre ela apoiada no pezinho. Descer e sair caminhando só vai aumentar o consumo de oxigênio que os pulmões não conseguem absorver devido ao ar rarefeito.Seu amigo também deu uma dica boa no vídeo: descer! Se estiver acima dos 3000msnm, tente descer assim que possível e já vai se sentir menos pior.Boas andanças!
Muito vacilo jogar lixo no chão.
Wagner Swiderski concordo com vocês sobre a questão lixo, porém, o cara estava com falta de ar e passando mal. Dá um desconto... Ele não estava raciocinando direito. Acredito que nenhum de nós iríamos nos preocupar em guardar papel de chá...
Também concordo em relação ao lixo no ambiente, mas como o colega aí já falou essa era uma situação muito específica e muito desconfortável, peso da moto, peso das roupas, tontura, frio etc. Eu fiquei aqui só na imaginação de como deve ter sido o mal estar.
Situação extrema! Não causou tanto dano ao meio ambiente!
O cara tava ruim, nem percebeu...
Show.ótimo vídeo.Já me ajudou pois pretendo ir até San Pedro, no começo de setembro.Parabéns que o canal cresça mais e mais.
é inesquecível desde o altiplano até o deserto ja fiz este percurso de bicicleta de itanhaém a antofagasta, é fantástico Parabéns.
Uma vez o motorista da empresa que eu trabalhava em calama comentou que viu um cara de bicicleta com a bandeira do Brasil não sei se era vc, eu trabalhei na mineração chuquicama de 2012 a 2018.
Bom dia, fiz esse roteiro em 2015, realmente não é fácil, parabéns Herlandes, cada vídeo é um show.
Muito bom, cara. Também me senti mal na altitude. Pilotei bem mais devagar e cheguei a ter febre. Como você disse, faria tudo de novo, com certeza! Abraço e parabéns.
Tira uma dúvida minha e acredito que de muitos também.
Qual melhor época pra viajar pro Atacama??
NAS NOSSAS FERIAS NEH...
Parabéns pela viagem! Fiz esse trajeto de bicicleta em Maio desse ano, fiquei impressionado com a quantidade de brasucas viajando de moto nessa região. Não importa o tamanho da sua moto ou os pesos que tem no bolso, o importante é viajar. Quanto ao mal da altitude, cada organismo reage de uma maneira, claro que no caso de quem faz a ascensão rápido como é o caso de vocês, é difícil não sofrer com algum sintoma, pois não houve aclimatação necessária. No meu caso, de bicicleta sobrou tempo pra aclimatar, rodava em média 60 km por dia. Abraço e Boas Aventuras.
Atravessei este mesmo trecho em Outubro e graças a Deus não senti nada. Nem tontura, nem dor de cabeça nem falta de ar. Nesta oportunidade já não tinha gelo nas margens da pista nem nas montanhas e penso se isso faz diferença. A Temperatura chegou em 2 graus positivos. Abraço amigo!
Também fui em outubro de 2014. Dormi em Susques, senti somente taquicardia. Nada de tontura, dores de cabeça e falta de ar. Não precisei tomar nenhum remédio. Tudo tranquilo!
BolsonaroPresidente2018 olá tudo joia?!
tenho uma Triumph bonaville T120.
pretendo fazer esse trajeto saindo do RJ.
com essa minha moto ficaria legal o passeio?
Herlandes, meu amigão
Muito boa Noite,
Graças a Deus já estou o conforto do meu lar desembarquei nesta quarta passada.
Rapaz rasgar o Atacama deve ter sido realmente uma aventura e tanta, Quando Eu trabalhava na aviação e faziamos voos para o Chile atravessando as cordilheiras tinhamos que tomar a bordo o chá da folha de coca, pois, se não não aguentávamos o tranco.
Meu amigão mais um vídeo padrão shoei de bola!!! Assim que Eu voltar a ter minha moto vou te visitar ai no Acre.
Um forte abração!
Marcelo Rodrigues qual a função do chá da folha de coca?
Bom dia meu Amigo !!!!
Viagem dos meus sonhos.
Parabéns mesmo.
Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal.
Grande abraço......
Por mais que estivesse passando mal, evite jogar qualquer tipo de lixo em sua viajem...
Um argentino me deu a dica pra não passar mal e funcionou muito pra nós, comer bastante doce durante o percurso, tomar muuuita agua e se começar a sentir tontura é parar a moto e caminhar, se tiver a folha de coca então ai é sucesso, só fazer uma bolinha com as folhas, colocar ao lado da bochecha e ir passando a lingua. Passamos um baita perrengue tmb pq tivemos problemas na aduana e acabamos saindo de lá as 16:00, pegamos -5 e visibilidade quase zero, tivemos que colocar a cabeça no lugar e monitorar quantos graus caiam a cada 100 metros, com isso conseguir decidir se continuava ou não a travessia, no fim deu tudo certo e ao chegar no atacama todo o perrengue valeu a pena, com certeza foi a viagem mais top que ja fiz.
Salve amigo, curtindo bastante suas dicas e conselhos, anotando tudo aqui.E cara, sabia q a altitude podia fazer isso com a gente não, medo! Mais meio que fugindo do contesto do vídeo, vi a KTM 990 ali, e como sou proprietário de uma 950 Adventure, me obrigo a perguntar, como se comportou a motoca na viagem?
Grande abraço
É o tipo de vídeo que curtimos por apresentar um bom conteúdo. Mas a verdade é que transmite um frio na barriga!
Em situações extremas procure um valo ou alguma inclinação que levante as pernas e deixa a cabeça o mais baixo possível por alguns minutos, isso ajuda, fizemos com um amigo nosso, ele estava com muita tontura.
eu fiz isso quando estava sozinho na primeira subida pelo passo de jama, ajudou um pouco mas nao faz milagres, uma bala de coca ou folha de coca(oja de coca) ajuda mais, talvez se combinar os dois ajude tambem
Atacama é um dos maiores desafios que existe.
Não é uma jornada fácil !!! E deve-se haver uma boa preparação. Vários motociclistas e motoristas passam por vários obstáculos e problemas.
Brother QUal o consumo da tiger ali? vou viajar em dezembro pra lá e estou um pouco preocupado com a autonomia. vlw abraço
Show de bola amigo, PARABÉNS!!!
o cara jogando lixo no atacama, parabéns Braziulll
Muito bacana seu video. tenho vontade de fazer uma viagem de moto do Brasil ao EUA, vc ja fez ou pretente fazer? conhece alguem q esteja p fazer queria arrumar uma turma q estivesse p ir. abraço!
Parabéns pela vitória amigo. Passei por esse trecho (passo de Jama) em 2002, na volta do Atacama, na ida fui pelo passo de Sico (visual maravilhoso). Naquela época só havia asfalto do lado chileno.... era ripio do passo e Jama até Pumanarca.... meu perrengue foi ter me atrasado na aduana do Chile e por isso peguei uma nevasca do lado argentino.... estava de Big Boss (DR 800)
Dar pra ir numa Sahara 350 tranquilo? Penso em pegar uma.
Jovem aqi em Caçador no inverno sempre a temperatura chega a temperaturas negativas como -6. Se andar de moto já é complicado nessa temperatura imagina altitude e ventos fortes.
Parabéns meu brother, atitude, determinação é tdo 👊🏍️
Saúde e paz!!!
Qual o periodo do ano vc foi?
Eu quero ir no Chile de moto, porém eu tenho dúvida sobre a troca de óleo da moto, tipo a cada mil km vou ter que trocar o óleo? Como vc faz ? Se puder me ajudar
Bonito heim! Largando lixo no deserto, 9:21.
Colega, acho estranho o que aconteceu com vc. Eu fiz essa viagem com 65 anos em 2015 . Subi devagar. Parei em Purmamarca depois em Susques e foi bem tranquilo. Não vejo o Atacama como esse desafio. Existem muitos mitos . Para mim foi tranquilo
Salveeee Francisco! Depende muito do organismo. É uma loteria. Já tenho 10 anos de viagens de moto. Já viajei só por 8000km. Destas vezes só tive este problema duas vezes, e essa aí foi a 2a mais grave. A mais grave foi em Cusco, onde passei 12 horas no oxigênio até estabilizar a falta de ar. É uma loteria.
qual o nome dessa melodia 5:30 ???
vc deveria recolher o lixo e nao largar embalagem de cha no meio do caminho. preocupacao zero o meio ambinte. parabens
O mano da Faizer250 fez uma viajem do Brasil ao Chile mesmo percurso que esse daí feZ e não ficou morrendo dessa forma sem ar... #MuitaCena #AceitoCriticas😂
hahahaahahah Pô Diego.. Para efeito de registro, destes 10 anos de viagem de moto, a maior parte deles fora do país, somente duas vezes tive reação mais intensa do mal da altitude. Já viajei sozinho no Peru por 6000km e graças ao preparo e experiência que fui adquirindo, hoje consigo controlar melhor. Mas é loteria! As vezes você é sorteado ehehheheh. Seja bem vindo ao canal! fique a vontade para criticas e sugestões. Abraço!
kkkkkk pode crê, Mas admiro sua coragem Mano, isso que é Viver a Vida Vou me escrever no seu canal Tmj É Nóis Mano #Satisfacão✌...
isso também varia de pessoa para pessoa...
Tem gente que se pegar um frio de menos de 10 graus tá quase morrendo, assim como tem gente que não aguenta um calor de mais de 30 graus. Se a altura te pega não dá pra fazer nada
@@capeta7250 kkkkk
Qual é sua opinião pra uma viajem de moto com uma 250?, tenho 18 anos e quero fazer várias viagens.
Tá de parabéns pelos vídeos e dicas de viagens de moto solo... me ajudou muito em vários comentários já realizei minha primeira viagem de moto solo de Manaus Am. a Boa vista Ro. e Guiana Inglesa mas não vou parar por aí tô planejando nas minhas férias janeiro de 2019 pega estrada br 319 ir em Porto velho velho Rondônia passar pelo Acre e chegar até o Peru... valeu mesmo.
Mais um like pra você, Herlandes cascão kkk. Belo vídeo, ótimas dicas como sempre! rsrs :0
Recentemente fui ao Chile de ônibus para conhecer a estrada antes de aventurar de moto. Pretendo um dia viajar de moto para o Sul do Chile. Pretendo ir pela estrada que passa por mendonza na Argentina onde a altitude da Cordilheira é mais baixa, e você passa pelos caracol no Chile.
Quanto foi gasto nessa viagem? Tenho vontade de fazer mas gostaria primeiro saber o quanto R$ temos que nos preparar financeiramente... Pra ver se é possível.
Olá amigo!
Qual foi a época do ano em que foi para o Atacama?
Parabéns pelo vídeo!
2013, setembro
Blz?! Em qual mes/data vc fez essa viagem? Tbm quero fazer esse trecho.
mastigo folha de coca neh pilantra...kkkkkkkkk
zoeira amigo ...conheci o canal agora por acaso....parabens pela aventura belos vídeos vc tem...fica com deus parceiro!
alguem sabe o nome da musica aos 5:30 ????
Amigo, uma dica para essa sensação de tontura por causa da altura, é mastigar folha de coca, resolve muito!!
Já aconteceu o sorteio do capacete ?
amiga Boa noite ,poderia me passar algumas informações?
Salve amigo um desafio muito forte mas você provou que é possível supera-lo parabéns pelos vídeos abraço!!!
Cara admiro sua disposição... Mais como fica em relação a moto, tipo, troca de óleo, relação, pneu... Como vceis fazem issu? Ou fazem no meio do caminho ...
Vamos pesquisando no roteiro onde dá pra fazer as revisões.
Cara show de bola, mas eu tava olhando no retrovisor o emblema na tua jaqueta, tu participa do Rota X ?
Yes! Há 15 anos
Bacana a experiência, amigo. E parabéns pela coragem e o amor de rodar assim!
Uma dúvida: essa folha de coca evita tonturas?
Abs!
Valeu brother! Seja sempre muito bem vindo aqui no canal! Grande abraço!
ey moro em Porto Velho meu pai tem um bmw f800 esse encontro foi em um sítio me responde prf
aeee porto velho saudades mas um inscrito aqui
Finalmente um motovlog de verdade mano
Valeu Brother! Seja sempre bem vindo aqui no canal! Grande abraço!
BR DUAS RODAS parabéns pelo seu conteúdo mano
Amigo pra que mastigou o chá? É pra dar energia?
Salveee amigo! O pacotinho que mastiguei contem mate de coca. Essência do chá. Comprovadamente ele ajuda na vaso dilatação e facilita a aclimatação em altas altitudes. É o mesmo efeito de marcar a folha de coca... E antes que você imagine... ele não dá barato não hehehhehehehhe
QUE AVENTURA! PARABENS!!!!
Top mano. Parabéns👍
Amigos, é verdade que para sair do Brasil o veículo (moto ou carro) precisa estar em nome do motorista, porque se não for assim o veículo poderá ser apreendido quando em território internacional?
Mais um vídeo show👏👏👏
Eu estava fazendo este mesmo caminho de 4x4, no ponto mais alto, aconteceu o mesmo comigo.
Tivemos que voltar a san antonio de los cobres.
Depois voltamos a Salta, e ali acabou a viagem...
Voltarei para fazer este percurso.
Este trecho é puxado mesmo para o organismo. É loteria. Pode dar em qualquer um. Abraço amigo!
No Paso de Jama eu e a esposa tivemos uma fraca dor de cabeça,mas nessa ultima viagem ao Peru,começei a ter um principio de piriri,estava muito frio, 0 graus e eu não ia baixar a calça naquele frio nem a pau rs.Segurei a bronca e a votade passou,graças a Deus.rs
Graças a Deus! Seja sempre muito bem vindo aqui no canal! Abraço!
Top o vídeo.
sonho ir até o atacama
Já rodei 1000km de sport Turing e já foi pegado mas nada de mais por ser em terras conhecidas
top mas o Diego que foi ao Alaska de cg ainda fica em primeiro pela moto ser simples de tudo ...parabéns a vcs tmem
Esse Diego se eu ver na estrada, desço e bato palma! hehehehheh. Seja sempre muito bem vindo aqui pelo canal. Grande abraço!
Pq jogou o lixo ao vento? Qt lixo vc deixou por onde passou?
Fui agora em janeiro para o atacama. ..... senti um pouco de tontura. ... Mas nada fora do comum... Também não vejo essa viagem como um tremendo desafio não. ... Mas Parabéns pelo vídeo. ...
Parabéns cara ,um dia faço essa jornada.
Bom demais!!!! Fiquei aflito só de ver o vídeo rsrs bom q ocorreu tudo bem!!!!
Aonde se compra coca para a viagem?
Você é do acre ?
Min 9:20 o papel do sachê é largado ao sabor dos ventos e some na pista. Consciência ambiental zero.rss, mas entendo tbm que na hora do aperto, mal conseguia ficar em pé que dirá lembrar de guardar o papel pra descartar noutro lugar.
@John da MT03
Sim, fiz isso qndo eu era adolescente já qndo adulto as coisas mudaram. Kkkk
Show de videos parceiro
mais vez otimo video abraços
Legal as dicas man, mas nao jogue as embalagens de cha ao vento, guarda na mala de tanque, descarta no lixo, um lugar tao bonito assim, precisa conservar assim, boas estradas 😉👍
Excelente seus comentários cara..... parabéns ✌✌✌
Parabéns pela viagem, o corpo humano eh uma loteria, as vezes nada acontece e as vezes desabamos, fiquei impressionado pelos comentários mimimi sobre o papelzinho, pelo jeito nunca passaram mal na vida. Um belo vídeo para que o foco do comentário seja o papelzinho, bando de frescos.
Pessoal, eu concordo que não se deve descartar lixo no ambiente, mas vamos dar um desconto pq ele estava a beira de um desmaio por falta de oxigênio. Lógico que ele não estava raciocinando direito e creio que não descartaria o lixo no ambiente se estivesse 100%. Mas é claro, lugar de lixo é no lixo.
Parabéns, amigo... (E talvez parente) Pessoal julga as situações totalmente de fora delas. Além do mais, papel é biodegradável... Abraço!
Valeu Felipe! Foi isso mesmo. Lá no momento nem percebi. E olha que sou chato quanto a deixar lixo nas viagens. Sempre levo um saquinho no bauleto. Falha minha mesmo!
Se tava difícil dele caminhar imaginem ele correndo atrás daquele sachezinho mizerável ao vento....Deus perdoa!!kkkk
Falta de oxigênio o caramba. É porco mesmo. Já passei de bicicleta a cordilheira, a 5000m de altitude e nao senti falta de ar. A vida é dura pra quem é mole.
Paulo Lima nao é pq vc nao sentiu que ele nao sinta tbm man ngm é igual a ngm nessa parte!
Passei por isso também, no mesmo local, 100 km depois que passei pelo Licancabur, mas sei que o motivo foi minha negligência, pois não levei folha de coca na volta, e a cordilheira não perdoa vacilões metidos a fortinhos. O frio e a altitude exigem uma bola de folhas entre os dentes e a bochecha, o tempo todo.
Na ida eu fiz isso e atravessei fácil!
Fomos em set/16 em três casais. Na fronteira do passo jama minha esposa teve que ser socorrida e uma outra teve sangramento nasal, apesar de termos ficado dois dias em Purmamarca para aclimação. Não parei na famosa placa dos 4.170 MSN que fica nos caracóis para fotografar. Terei que voltar só para tirar esta foto.
Credo.....jogando lixo na estrada..Por favor amigo não faça isso è muito feio
Franklin Arriel qual parte que vc não entendeu que o cara passou mal? Ele nem pensou no lixo na hora. É claro que ele já mais faria por querer isso. Ele só queria colocar o negócio na boca e aliviar aquele mal estar. Para de ser burro.
É sério que eu to lendo essa porra? Hipócrita do caralho! O cara tava passando mal! Foda-se o lixo!
o Cara tá quase morrendo e vc julgando o cara, nosssa
gostei! bando de moralista deve jogar lixo no chao e fica pagando de protetor do planeta! que se foda o planeta! vamos todos morrer msm
o lixo jogado chamou mais atenção que o proprio video....
vi q passou mal , nossa eu passei muito mal tambem na fronteira do chile alem deles demora muito a altitude me pego quase fui nessa e depois vi relatos de muito moqueiros que morre pq apaga em cima da moto e conversando com motoqueiros mais experiente cheguei a conclusão que o certo não é atravessar a cordilheira de imediato e sim ficar uns 2 a 3 dias em uma cidade alta tipo susque ou purmamarca para o organismo acostuma e depois fazer a a travessia parabens pelo video
desanimei do vídeo quando ele jogou esse papel no chão
Rapaz! Que sufoco! (Literalmente!) Pensei que você ia cair!
Tem jeito de levar algum cilindro com oxigênio? Há cilindros pequenos?
Forte abraço!
Paulo Felix tem sim. Igual aqueles que os alpinista usam
Bom saber.
Na próxima vez que fizer pra nós uma lista de itens essenciais, inclua esse cilindro. Você vai fazer uma legião de pessoas gratas por essa dica. kkkk
Deus me livre passar pelo que você passou...
Forte abraço.
Top! viagem excepcional!!!
Que sufoco... e hoje qual e o seu preparo para esta viagem?
Cruzei este mesmo caminho em uma Drag Star 650, eu não passei mal, mais a moto sentiu os efeitos da altitude por ser carburada !
Mano sou do Rio de janeiro! E morei alguns anos em Manaus e em Tefé, não estou aqui para te dar concelhos mas evite largar as mãos do guidão! Pois pode um animal silvestre surge do nada e vc não terá tempo de sair da situação!
Ficou bom e muito útil o vídeo..
Caralho de comentarios por um papelzinho desses o vento e forte e o vento tras de volta para o Brasil,afinal de contas nao tinha lixeira na beira da estrada.Parabens pela bela viagem e obrigado por postar.
Muito legal, compartilho desse sonho, que se Deus quiser logo vou realizar. Por enquanto, faço passeios e viagens pelo meu estado e Estados vizinhos. Depois da uma olhada no meu canal. Parabéns pelo seu canal e por sua disposição.
Afinal, era embalagem de q? Parece q jogou um sache e enfiou a embalagem na boca, kkk. Vídeo top, boas estradas
Meu sonho ir p Atacama de moto,estou pesquisando bastante sobre essas adversidades q posso encontrar no caminho
show de bola demais! Um dia quero me aventurar assim também de moto! Mas por enquanto eu só ando de magrela xD
Muito maneiro esses vídeos.
É parceiro vc é o cara msm... aí sim gosta de moto
Já passei pelo Passo de Jama, mas saindo de Salta até S.Pedro de Atacama e a altitude chega a 4600 metros. A sensação é péssima e realmente os efeitos sobre o organismo são horriveis e com certeza o carro sente muito tambem o ar rarefeito.
Viajei em picape Hilux e conforme orientaçoes, a cada 300 metros a mais de altitude (mais ou menos) parava por cinco a dez minutos, para uma espécie de aclimatação seja do corpo, como do carro, pois o carro fica fraco..parece com pouca compressão do motor...e segundo esses entendidos (ou curiosos!!) essa parada faz os carros com módulo eletrônico "entenderem" que o ar está mais rarefeito e ir reprogramando automáticamente para equilibrar a mistura ar/combustivel. De qualquer modo, de um jeito ou de outro...funciona. Meio que aos trancos e barrancos...mas vai e quem não faz isso pode provocar um super-aquecimento no motor. Tem de andar lentamente...nada de forçar, até porquê não adianta...é como se pisar no acelerador e não obter resposta.
Antes de sair de Salta comprei folhas de coca (vendidas em qualquer esquina) e só as dispensei quando fui para entrar no Chile. Fazem toda a diferença e não evitarão um certo mal estar, tal qual uma leve dor de cabeça e um enjoo leve.
Veja bem...quem for fazer a rota Salta/San Pedro do Atacama...passar pelo Paso de Jama, é alternativa curiosa e turistica, pois existe uma estrada que te leva a San Pedro, sem esse "sofrimento".
Qualquer pessoa mais instruida em Salta, não recomenda o caminho do Paso de Jama, para cardiacos, idosos alem dos 75 anos de idade, crianças menores de 10 anos, asmáticos, ou qualquer pessoa que tenha problemas pulmonares ou baixa capacidade respiratória, como por exemplo para fumantes pesados. Para essas pessoas, as condiçoes de altitude podem causar sérissimos problemas e longe de tudo!
Existem lojas em Salta que alugam pequenos cilindros de oxigênio, e que ajudam muito para quem é mais prevenido, mas te obriga a retornar a Salta para devolve-los, pois eles retem um valor alto como garantia da devolução.
Um detalhe mais;
Tente não fazer o trajeto acima, de estomago cheio... faça refeiçoes bem leves antes e coma frutas para saciar a fominha, durante o trajeto...beba agua com regularidade, mas sem exagerar e não vá sob hipótese nenhuma, se voce estiver gripado, resfriado, com crises de rinite ou sinusite, pois essas enfermidades irão dificultar mais ainda sua capacidade respiratória e ai já viu, né?
Bebida alcoólica? Nenhuma...antes e no trajeto...zero mesmo e só no final beba o que quiser...para comemorar a "façanha".
Subir ao Paso de Jama, é quase 60% da altitude que os alpinistas encaram para subir ao Everest (a montanha mais alta do mundo) e para se ter uma idéia, nessa altura de mais ou menos 4000 metros, lá, eles fazem aclimatação durante 3 a 4 dias, antes de prosseguir. A coisa não é brincadeira e se voce for fazer...planeje...estude tudo o que puder antes e cerque-se das proteçoes, porquê lamentar-se ou chorar no meio do nada, não vai adiantar. O lugar é ermo...e o trajeto tambem!!!!
VC ESTAO COM QUANTAS PESSOAS
Estávamos em 6 pessoas, mas neste momento só tinha eu e esse outro amigo que aparece aí. Os demais já tinham passado.
Eu sai correndo atrás de uma Vicunha para ter o prazer de correr no solo do Atacama e levei meia hora para recuperar o folego,mas o mal de soroche nunca chegou a me pegar,mas também eu desde a primeira vez que atravessei a cordilheira sempre fiz com a boca lotada de folha,se funciona nunca terei a certeza
Eu ia falar pra não jogar lixo, mas já falaram.
Divirta-se destruindo o menos que puder.
Tem seus riscos... Mas são os temperos das aventuras!!! :D
Grande Abraço!!!
Esquecer de guardar o lixo pra descarte no lugar correto foi pinto em comparação do que aconteceu comigo.... EU, AO PARAR PARA UM CLIQUE JUSTAMENTE AÍ NO PASO DE JAMA, ESQUECI DE DESLIGAR A MOTO, DE BAIXAR O PEDAL DE APOIO, ESQUECI QUE ESTAVA A 4 MIL METROS E AÍ SÓ ME RESTOU ESPERAR OS AMIGOS PRA ME TIRAREM DEBAIXO DA GORDA KKKKK. Pra se aclimatar, resolvemos dormir na pousada que tem no lugar mais alto do paso. Tem alguns vídeos no youtube. Fui o primeiro corajoso a enfrentar o Atacama e Ushuaia com HONDA NC em 2014 e 2015 respectivamente.
caraca videozão em, e eu pensando nos meu 400 as vezes 600kms achava q ser um aventureiro eheh
Salveee Eduardo! Seja sempre bem vindo aqui no canal! Abraço!!