Você é diferenciado mesmo, matemática tinha que ser ensinada assim nas escolas, saber o pq de cada coisinha de forma mais detalhada possível eh incrível
Estão generalizando. Tive vários professores de matemática na minha vida que foram super didáticos. No fim das contas o que conta é justamente a didática, e existem muitos professores que a usam como o nobre colega do vídeo.
"Deveria ser assim na escola" Te convido a tentar explicar um assunto de QUALQUER materia, em uma sala com 50 alunos, onde somente 2 ou no maximo 3 querem estudar e aprender. Bom dia.
No primeiro semestre da minha faculdade, há 14 anos, li (no prefácio do livro de Cálculo do Stewart) que devemos estudar matemática sempre com as abordagens (1) algébrica, (2) numérica, (3) gráfica e (4) verbal - o que é extremamente similar à proposta aqui do vídeo. Venho até hoje seguindo essa filosofia e sempre me destaquei positivamente em matemática e em física (e amo trabalhar com as duas diariamente hoje em dia). Façam exatamente assim - vocês não vão se arrepender.
@@matos0316 Numérica seria utilizando métodos de aproximação como integral pelo método dos trapézios, encontrar raizes de funções pelo método de newton. Seria oq uma cadeira de métodos numéricos ensinaria na faculdade, quase sempre são métodos executados por algorítimos de computador, pois exigem um grande número de repetições( mais de 100 vezes ) para uma boa aproximação. Ou seja, vc não encontra o valor exato da solução de algo, vc encontra um valor aproximado, tipo encontrar o valor de log(2) ou sen(10).
Cara, faço engenharia na UFMG e seus vídeos me ajudaram muito no ciclo básico, não pelo conteúdo em si, mas por me fazer olhar de uma forma totalmente diferente a física e matemática e não apenas como cadeiras obrigatórias para chegar do ciclo técnico. Trabalho incrível
Cara!!! Você conquistou o meu coração e despertou o prazer eu buscar os principais fundamentos por detrás das equações matemáticas, realmente me sinto feliz pelos conteúdos que vc disponibiliza de graça! Deus abençoe e dê muita saúde. Obrigado.
Eu sempre fiz esse raciocínio. Dessa relação que vc fez sai a derivada, tangente, equação de uma reta, distância entre dois pontos, eq da circunferência, ponto médio, Pitágoras... Basta fazer um desenho e lembrar de um monte de coisas.
Tem umas fórmulas lindas na trigonometria, se vc ficar ligado ver elas como um produto notável e entendendo o pq vc não precisa decorar, trás mais vídeos como este ❤
Olá Felipe! Abstração!! poucos sabem, aí me incluo, sobre o conceito/definição de ABSTRAÇÃO em matemática. POR FAVOR UM VÍDEO SOBRE O ASSUNTO: ABSTRAÇÃO. GRATO.
ปีที่แล้ว
Uma dica é treinar a imaginação. Leia bastante, jogue jogos de tabuleiro ou da memória que vc vai evoluir esse quesito.
Eu gosto e admiro muito do trabalho, mas as vezes, em algumas provas, não tem como você deduzir as coisas desde "postulados".Principalmente formulas e deduções mais complexas. No fim você tem que entender muito bem, saber interagir os assuntos entre si, mas também tem que decorar muita coisa.
bbraboo.Felipe eu gostaria de te propor um assunto para você explicar em um futuro vídeo.Sabe aqueles critérios de divisibilidade?Eu estava refletindo sobre o que você sempre fala de APRENDER a matemática e não apenas gravar os conteúdos,quando me lembrei deles,e me dei conta que não faço ideia do pq eles funcionam.Por exemplo o do 3:caso o resultado da soma dos algarismos de um determinado número for divisível por 3,esse número também será divisível.Por que isso acontece?De onde vem isso? Abraço Felipe sou seu fã!!!Sucesso pra ti!!
Perguntei isso a um professor de matemática uma vez, ele disse que são padrões que foram sendo percebidos ao longo do tempo. Há maneiras de provar que se a soma dos algarismos for um número divísivel por três então o número inteiro é, mas não tem nenhum segredo por trás disso. Só pensar no número cinco, quando você aprende a multiplicar, vc percebe que qualquer número multiplicado por 5 sempre termina em 0 ou em 5, e todo número multiplicado por 5 pode ser também dividido, logo, o critério de divisibilidade do 5 é o numero terminar em 0 ou em 5.
Concordo com o comentário acima, creio que tem haver com a propriedade dos números que são múltiplos; por exemplo, todo número multiplo de 2 é par. Ou seja pra saber se um número é divisível por dois basta saber se ele termina com um dígito par. Se você quer saber mais sobre pesquisa sobre [propriedade dos números múltiplos]
Oi, tudo bem, queria tirar uma dúvida. em um livro chamado "O algebrista" acabei descobrindo um método de fatoração que no livro foi denominado "fatoração mágica", não sou bom com explicações mas ela funciona mais ou menos assim: Exemplo: x²+40x-500 ax²+bx+c A gente multiplica o termo "a" pelo termo "c" encontrando um valor "D" 1(-500)=-500 ac = D Então nós encontramos 2 valores que quando multiplicados resultem nesse termo "D" e quando somados resultem no termo "b" -500=50(-10) -----> 50 - 10= 40 (então a gente só reescreveu o 40 de outra forma) substituímos esses valores no lugar de "b" x²+50x-10x-500 e fazemos a fatoração. x(x+50)-10(x+50) (x-10)(x+50) queria saber se existe algum vídeo seu mostrando o porque dessa fatoração mágica funcionar, ou se você poderia fazer um vídeo ou porque dela dar certo. obrigado pela paciência de ter lido até aqui😃
Bem, se você quer alguma explicação sobre isso, pense um pouco diferente, na verdade, o que você está fazendo é a equação das raízes. Pense: x²+40x-500 Delta = 40² - 4*1*(-500) Delta = 3600 x = (-b ± √D)/2a x = (-40 ± 60)/2 Temos duas raízes, x = 10 e x = -50, mas toda equação do segundo grau pode ser escrita em função de suas raízes: x²+40x-500 = (x-10)(x+50) Você teve ter encontrado a semelhança, mas também pode estar pensando "bem, a conclusão é a mesma, mas eu usei outro método. eu fiz uma soma e uma multiplicação" e eu diria "sim, caro amigo, você utilizou uma outra propriedade de raízes de equações de segundo grau. as famosas Relações de Girard". Nas relações de Girard (para polinômio de segundo grau), dada uma equação: ax² + bx + c = 0 Sendo x1 e x2 raízes da equação temos: -b/a = x1 + x2 c/a = x1*x2 No caso do seu exemplo, a = 1, substituindo os outros valores: -40 = x1 + x2 -500 = x1*x2 É justamente o que você utilizou em suas contas, partiu da segunda relação de Girard para encontrar valores para a primeira. Dica: nas equações mais comum de vestibular nível mediano, a maioria das equações você consegue achar o valor das raízes usando Girard, geralmente são números inteiros, o que facilita pakas. Ah, talvez você pense que usou -10 e 50, enquanto eu encontrei 10 e -50. A diferença é que, na forma reduzida da equação, usamos o oposto da raiz [ a(x-x1)(x-x2) = 0 ], essa inversão faz com que perfeitamente terminamos da mesma forma. Sim, no final, tudo parece meio igual, e eu diria que é. É como eu digo para alguns amigos "Matemática é muito mais fácil, vocês que ficam dificultando", pense simples, as vezes o mais simples é mais lógico.
Felipe, tenho dificuldade em matemática e física e para o curso que pretendo fazer a física tem um peso maior queria ter a sua opinião em qual dos cursos seu fazer física ou matemática? Você acha que comprando o seu curso de matemática consigo me desenvolver sozinho em física?
Acredito que o fato de decorar uma fórmula pode ser um facilitador, mas aprendemos a usá-la como uma bengala, nos apoiamos nela e não sabemos andar sem... agora quando se entende um assunto, se enxerga a lógica por trás( mesmo que você talvez não saiba demonstrar aquela fórmula usando integrais, derivadas e limites ou artefatos mais complexos), mas entender o pq aquilo funciona daquele jeito e pq faz sentido aquela fórmula ser do jeito que é.... aí meus senhores, "decorar" se torna obsoleto, você sabe que sabe a fórmula, mas sai muito mais natural, "gruda" na sua alma e você não vai esquecer mais!!
Galera a verdade é uma só: quem compreendeu a mensagem do vídeo nunca mais terá problema com a matemática. Inclusive vou reformular todo meu método de estudo da matéria
Eu nunca tinha percebido que essas equações surgiram do teorema de Pitágoras , os livros muitas das vezes não seguem uma ordem cronológica dos assuntos pra facilitar isso as vezes a gente ver umas coisa antes mesmo de ver o que fundamenta de fato aquilo. Dessa forma que vc passou aí no vídeo a gente entendi de uma forma posso dizer menos penosa pois não seria algo novo e sim uma forma diferente de expressar o mesmo significado
Oi já terminei os estudos mas me considero bem ruim em matemática gostaria de voltar a estudar e aprender sem sentir sono q algum livro ou canal pra me indicar ?
Brother, eu curso engenharia em uma federal e ultimamente tenho sofrido com um problema em provas de matemática que se baseia no seguinte: eu tenho errado muitas coisas bobas por falta de atenção, se tratando de matemática erro principalmente sinais e esse tipo de coisa, tu tem alguma dica pra manter a atenção dobrada durante essas provas?
Falta a base, confesso que também tive dificuldades quando foram abordados conceitos relacionados a trigonometria, porém, pausei o vídeo e fui atrás dessas lacunas. Após isso, voltei aqui e tudo começou a se conectar.
👉🏻 Quando você ver vai desejar nunca ter estudado matemática da forma como estudou: lm.universonarrado.com.br/espera
Você é diferenciado mesmo, matemática tinha que ser ensinada assim nas escolas, saber o pq de cada coisinha de forma mais detalhada possível eh incrível
Se perguntar o para que serve é perigoso receber até uma má resposta do professor
@@Kakaroto126 Real
Infelizmente quando tem professor que dá tem aluno que reclama pq nem tenta entender
Estão generalizando. Tive vários professores de matemática na minha vida que foram super didáticos. No fim das contas o que conta é justamente a didática, e existem muitos professores que a usam como o nobre colega do vídeo.
"Deveria ser assim na escola" Te convido a tentar explicar um assunto de QUALQUER materia, em uma sala com 50 alunos, onde somente 2 ou no maximo 3 querem estudar e aprender. Bom dia.
No primeiro semestre da minha faculdade, há 14 anos, li (no prefácio do livro de Cálculo do Stewart) que devemos estudar matemática sempre com as abordagens (1) algébrica, (2) numérica, (3) gráfica e (4) verbal - o que é extremamente similar à proposta aqui do vídeo. Venho até hoje seguindo essa filosofia e sempre me destaquei positivamente em matemática e em física (e amo trabalhar com as duas diariamente hoje em dia). Façam exatamente assim - vocês não vão se arrepender.
Thalles, não sei a distinção em algébrica e numérica, no que você disse. No que se distinguem?
@@matos0316Digo o msm, vou comentar pq vai que ele te responde rs rs
álgebra = letras, numérica = números
@@matos0316 Álgebra: x + y = 7
Aritmética: 2 + 5 = 7
Aritmética = números, operações e suas propriedades
Álgebra = tenta generalizar as coisas utilizando letras/símbolos
@@matos0316 Numérica seria utilizando métodos de aproximação como integral pelo método dos trapézios, encontrar raizes de funções pelo método de newton. Seria oq uma cadeira de métodos numéricos ensinaria na faculdade, quase sempre são métodos executados por algorítimos de computador, pois exigem um grande número de repetições( mais de 100 vezes ) para uma boa aproximação. Ou seja, vc não encontra o valor exato da solução de algo, vc encontra um valor aproximado, tipo encontrar o valor de log(2) ou sen(10).
Cara, faço engenharia na UFMG e seus vídeos me ajudaram muito no ciclo básico, não pelo conteúdo em si, mas por me fazer olhar de uma forma totalmente diferente a física e matemática e não apenas como cadeiras obrigatórias para chegar do ciclo técnico. Trabalho incrível
Com seus métodos de estudos, me sinto uma aluna de Isaac e Albert na escola quando faço as lições
Pitágoras foi show de bola ele viu que o universo e um triangulo retagulo
muito obrigada professor! suas aulas são iguais os queijos de Minas Gerais, bom demais!
Senhores, isto foi uma senhora AULA!!!
Cara!!!
Você conquistou o meu coração e despertou o prazer eu buscar os principais fundamentos por detrás das equações matemáticas, realmente me sinto feliz pelos conteúdos que vc disponibiliza de graça!
Deus abençoe e dê muita saúde.
Obrigado.
Aula perfeita. envolvendo conceitos que parecem distintos, mas que um ajuda na formação de outro na matemática, completando-se!
Fórmulas, mais fórmulas, outras fórmulas, de novo fórmulas, nooooooosa, que interessante.
Esse vídeo acabou de mudar a minha vida e minha relação com a matemática. Obrigada, Felipe!
Aula show, ta tudo conectado, na época não vimos isso, agora ficou mais claro.
Abro um sorriso no rosto quando eu entendo o raciocínio, você é incrível
Fico feliz q tenha voltado com os videos mais frequentes felipe, vc é brabo!
Uau!!!! Minha mente explodiu!!!!
Você é bom cara, só isso que tenho a dizer.💥
Encontrei o melhor professor para me ajudar na preparação em matemática para iniciar um Bacharel em Engeharia de Produção.
Valeuuuuuu!!!!!!!!!!!
Exatamente isso, as fórmulas elas conversam entre si, muito boa a aula!
Obrigado 😃
Obrigado por estar melhorando meus estudos, Felipe!
Deus te abençoe por todo seu esforço para uma educação melhor
É admirável a forma como vc transmite o conhecimento de maneira simples e didática.
Vc é um exemplo pra mim, irmão!! Abraços
1º - Observar sua forma rudimentar.
2º - Traduzir para linguagem mais simples (Português).
3º - Sintetizar em um desenho.
EXCELENTE RESUMO
Adorei a explicação
Excelente explicação.
nem estudo isso, mas entendi tudo. obrigada!
Sensacional essas explicações! Quero fazer o curso 🙃🙌
Bela visão, Guisoli
Vídeo incrível. O ato de elaborar e integrar os conteúdos dessa forma é simples e de extrema eficácia.
O cara é foda em todos os sentidos
Sempre mais inteligente mestre.
Me lembro das lives que o senhor fez ano passado falando sobre os pilares. Abraço de Pernambuco prof ✋
Excepcional!
Eu sempre fiz esse raciocínio. Dessa relação que vc fez sai a derivada, tangente, equação de uma reta, distância entre dois pontos, eq da circunferência, ponto médio, Pitágoras... Basta fazer um desenho e lembrar de um monte de coisas.
Melhor didática que já vi. 👏🏼👏🏼👏🏼
Cara, esse vídeo me veio no momento certo! Valeu!
Muito bommmmm
Tem umas fórmulas lindas na trigonometria, se vc ficar ligado ver elas como um produto notável e entendendo o pq vc não precisa decorar, trás mais vídeos como este ❤
Bem legal, vou tentar fazer
Brabo demais! Amei o vídeo, professor! 🔥👊
Muito obrigado 🤩!
video muito enriquecedor
Olá Felipe!
Abstração!! poucos sabem, aí me incluo, sobre o conceito/definição de ABSTRAÇÃO em matemática.
POR FAVOR UM VÍDEO SOBRE O ASSUNTO: ABSTRAÇÃO.
GRATO.
Uma dica é treinar a imaginação. Leia bastante, jogue jogos de tabuleiro ou da memória que vc vai evoluir esse quesito.
É o professor do espanto ❤️
Eu gosto e admiro muito do trabalho, mas as vezes, em algumas provas, não tem como você deduzir as coisas desde "postulados".Principalmente formulas e deduções mais complexas. No fim você tem que entender muito bem, saber interagir os assuntos entre si, mas também tem que decorar muita coisa.
Para de ler os COMENTÁRIOS e presta atenção na aula rapai
foi mal to esperando a propaganda acabar
@@israelmesquita6846 hum rum sei
Pitágoras,o pai das fórmulas ksksk.
bbraboo.Felipe eu gostaria de te propor um assunto para você explicar em um futuro vídeo.Sabe aqueles critérios de divisibilidade?Eu estava refletindo sobre o que você sempre fala de APRENDER a matemática e não apenas gravar os conteúdos,quando me lembrei deles,e me dei conta que não faço ideia do pq eles funcionam.Por exemplo o do 3:caso o resultado da soma dos algarismos de um determinado número for divisível por 3,esse número também será divisível.Por que isso acontece?De onde vem isso?
Abraço Felipe sou seu fã!!!Sucesso pra ti!!
Perguntei isso a um professor de matemática uma vez, ele disse que são padrões que foram sendo percebidos ao longo do tempo. Há maneiras de provar que se a soma dos algarismos for um número divísivel por três então o número inteiro é, mas não tem nenhum segredo por trás disso. Só pensar no número cinco, quando você aprende a multiplicar, vc percebe que qualquer número multiplicado por 5 sempre termina em 0 ou em 5, e todo número multiplicado por 5 pode ser também dividido, logo, o critério de divisibilidade do 5 é o numero terminar em 0 ou em 5.
Concordo com o comentário acima, creio que tem haver com a propriedade dos números que são múltiplos; por exemplo, todo número multiplo de 2 é par. Ou seja pra saber se um número é divisível por dois basta saber se ele termina com um dígito par. Se você quer saber mais sobre pesquisa sobre [propriedade dos números múltiplos]
Fala Felipe 🙃 tem como você fazer um vídeo das vantagens e desvantagem de fazer uma graduação física e fazer um estudo independente em física!
vantagem: é legal. desvantagem: você fica com danos na cabeça.
Oi, tudo bem, queria tirar uma dúvida.
em um livro chamado "O algebrista" acabei descobrindo um método de fatoração que no livro foi denominado "fatoração mágica", não sou bom com explicações mas ela funciona mais ou menos assim:
Exemplo:
x²+40x-500
ax²+bx+c
A gente multiplica o termo "a" pelo termo "c" encontrando um valor "D"
1(-500)=-500
ac = D
Então nós encontramos 2 valores que quando multiplicados resultem nesse termo "D" e quando somados resultem no termo "b"
-500=50(-10) -----> 50 - 10= 40 (então a gente só reescreveu o 40 de outra forma)
substituímos esses valores no lugar de "b"
x²+50x-10x-500
e fazemos a fatoração.
x(x+50)-10(x+50)
(x-10)(x+50)
queria saber se existe algum vídeo seu mostrando o porque dessa fatoração mágica funcionar, ou se você poderia fazer um vídeo ou porque dela dar certo.
obrigado pela paciência de ter lido até aqui😃
Bem, se você quer alguma explicação sobre isso, pense um pouco diferente, na verdade, o que você está fazendo é a equação das raízes. Pense:
x²+40x-500
Delta = 40² - 4*1*(-500)
Delta = 3600
x = (-b ± √D)/2a
x = (-40 ± 60)/2
Temos duas raízes, x = 10 e x = -50, mas toda equação do segundo grau pode ser escrita em função de suas raízes:
x²+40x-500 = (x-10)(x+50)
Você teve ter encontrado a semelhança, mas também pode estar pensando "bem, a conclusão é a mesma, mas eu usei outro método. eu fiz uma soma e uma multiplicação" e eu diria "sim, caro amigo, você utilizou uma outra propriedade de raízes de equações de segundo grau. as famosas Relações de Girard".
Nas relações de Girard (para polinômio de segundo grau), dada uma equação:
ax² + bx + c = 0
Sendo x1 e x2 raízes da equação temos:
-b/a = x1 + x2
c/a = x1*x2
No caso do seu exemplo, a = 1, substituindo os outros valores:
-40 = x1 + x2
-500 = x1*x2
É justamente o que você utilizou em suas contas, partiu da segunda relação de Girard para encontrar valores para a primeira. Dica: nas equações mais comum de vestibular nível mediano, a maioria das equações você consegue achar o valor das raízes usando Girard, geralmente são números inteiros, o que facilita pakas.
Ah, talvez você pense que usou -10 e 50, enquanto eu encontrei 10 e -50. A diferença é que, na forma reduzida da equação, usamos o oposto da raiz [ a(x-x1)(x-x2) = 0 ], essa inversão faz com que perfeitamente terminamos da mesma forma.
Sim, no final, tudo parece meio igual, e eu diria que é. É como eu digo para alguns amigos "Matemática é muito mais fácil, vocês que ficam dificultando", pense simples, as vezes o mais simples é mais lógico.
Até o rabo da coisa! Que aula! Parabéns!
Felipe, tenho dificuldade em matemática e física e para o curso que pretendo fazer a física tem um peso maior queria ter a sua opinião em qual dos cursos seu fazer física ou matemática? Você acha que comprando o seu curso de matemática consigo me desenvolver sozinho em física?
Acredito que o fato de decorar uma fórmula pode ser um facilitador, mas aprendemos a usá-la como uma bengala, nos apoiamos nela e não sabemos andar sem... agora quando se entende um assunto, se enxerga a lógica por trás( mesmo que você talvez não saiba demonstrar aquela fórmula usando integrais, derivadas e limites ou artefatos mais complexos), mas entender o pq aquilo funciona daquele jeito e pq faz sentido aquela fórmula ser do jeito que é.... aí meus senhores, "decorar" se torna obsoleto, você sabe que sabe a fórmula, mas sai muito mais natural, "gruda" na sua alma e você não vai esquecer mais!!
Galera a verdade é uma só: quem compreendeu a mensagem do vídeo nunca mais terá problema com a matemática. Inclusive vou reformular todo meu método de estudo da matéria
vc é extraordinário.
Qual software você usa para fazer a ligação entre o tablet e a tela ?
Acredito que seja o Good Notes.
Sim, me chame de "Xerok Rolmis".
E equações como a da parábola de segurança, trig do arco triplo como faz pra decorar?
René so teu fã, inventou o plano cartesiano pra da dor de cabeça pra nois no foi
@@josegiovannygio3679 concordamos, hahahah foi extravagante dms.
@@josegiovannygio3679 Sim meu nobre fiz isso pq a galera do Ensino médio aqui na França tava sem ter oq fazer mas acabei me empolgando um pouco
Feliz em saber que compartilhamos do mesmo pensamento Sr. Narrado!
Triste saber que nossa educação é baseada em decorar e passar em prova :/
Tudo na matemática vem do teorema de Pitágoras
Verdade
Triângulo de barba é foda kakakakakskaksks n tanko
Eu nunca tinha percebido que essas equações surgiram do teorema de Pitágoras , os livros muitas das vezes não seguem uma ordem cronológica dos assuntos pra facilitar isso as vezes a gente ver umas coisa antes mesmo de ver o que fundamenta de fato aquilo. Dessa forma que vc passou aí no vídeo a gente entendi de uma forma posso dizer menos penosa pois não seria algo novo e sim uma forma diferente de expressar o mesmo significado
Salve salve, Universo Narrado! Tenho uma sugestão de tema para vídeo: álgebra linear. 😎👍
A tumb foi feita por ia?
arte.
e essa thumb gerada por IA ai hein KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Lições de matemática vai ajudar apenas vestibulares comuns ou provas militares também?
todas as militares tmb
O lições de matemática e física são muito bons. recomendo 👍
Mamar nas tetas do estado é o futuro. Produzir pra quê?
Oi já terminei os estudos mas me considero bem ruim em matemática gostaria de voltar a estudar e aprender sem sentir sono q algum livro ou canal pra me indicar ?
Conheço uns canais bem bons: tem ciência, 3blue1btown, make your Decision
🤯🤯
Salve
Você teria moral de gravar algumas vídeo aulas em quadro negro ? 😞
Brother, eu curso engenharia em uma federal e ultimamente tenho sofrido com um problema em provas de matemática que se baseia no seguinte: eu tenho errado muitas coisas bobas por falta de atenção, se tratando de matemática erro principalmente sinais e esse tipo de coisa, tu tem alguma dica pra manter a atenção dobrada durante essas provas?
O garoto da thumb com várias sombrancelhas 🤔
Receitas de bolo descaradas
Infelizmente não consegui compreender o vídeo.
Vc vai pegar com calma. Com pressa...
Eu tbm não kkkkkk
Falta a base, confesso que também tive dificuldades quando foram abordados conceitos relacionados a trigonometria, porém, pausei o vídeo e fui atrás dessas lacunas. Após isso, voltei aqui e tudo começou a se conectar.
meu deus que thumb é essa, cara kkkkkk