Que ironia! Você disse isso a três anos "fadado a não ter visualizações" Faso Cerveja a um ano e meio graças a você professor e cada vez com maior qualidade, já vi todos seus vídeos (todos) e hj decidi voltar a ver todos de novo. Abraço e muito obrigado
Conseguiu dizer muito em muito pouco tempo! Esse é o caminho. Nós cervejeiros caseiros estamos atentos à informação de qualidade! Espero o próximo vídeo! Parabéns amigo!
Boa noite Jamal, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, sem dúvidas serão de grande valia para todos os cervejeiros caseiros que buscam conhecimentos mais específicos. Falando por mim, fico demasiado feliz por ser prestigiado com tal atitude, visto que sabemos os muitos esforços necessários para o surgimento de um projeto dessa magnitude. Meus muitos parabéns e gratidão por dedicar seu precioso tempo compartilhando boas informações. Abs...
Diego Andrade seu comentário me deixou realmente feliz. Mesmo os vídeos estando bem amadores ainda e cheios de erro, como eu faço praticamente sozinho, realmente o tempo que toma é muito grande, mas nessa jornada eu espero conseguir aprender muito, todo vídeo gera uma discução muito proveitosa. Muito obrigado Diego
Estou assistindo os vídeos do seu canal pela primeira vez e, visto a ótima qualidade das informações, resolvi assistir desde o início das suas suas postagens. Realmente, desde quando você começou, houve uma melhora nas qualidades dos vídeos mais o conteúdo sempre foi muito bom e cientificamente relevante. Parabéns. Continue fazendo este trabalho.
Jamal, curti muito teus vídeos, acabei de me formar em biotecnologia, no caso dia 10/06, e gosto muito da parte proativa da área, comecei a produzir cerveja artesanal com meu pai e meu irmão, boa parte do conhecimento técnico foi do teu canal, continue assim, isso aumenta muito minha vontade de levar a biotecnologia não apenas num laboratório de universidade.
Parabéns, tem um tempo que tento procurar um canal que não abordasse apenas o processo de fabricação, mas também a parte científica da produção de cervejas. E ainda tem um bônus, história.
Melhor canal sobre fabricação de cerveja, e olhe que estou pesquisando bastante!!! Da gosto de querer fabricar cerveja, principalmente por tornares tão interessante!
Haha. Muito bom! Já acompanho o canal tem uns 4 meses, mas foi a primeira vez que vi este vídeo. Muita informação legal aqui! Informação científica e confiável. Técnica mas bem objetiva. Parabéns Jamal! Melhor canal sobre produção de cerveja artesanal! Tem me ajudado muito!
Jamal, boa noite! Ainda não tinha visto esse vídeo, kkk, muito engraçado. Vc é bem tranquilo e nesse, sei que bem antigo, tava pilhado, rs.. Tomei um susto, kkk. Grande abraço e obrigado por inúmeras dicas e instruções. Aprendi e aprendo sempre contigo... Desculpe os kkk , tu tava pilhadão, rs
Essa semana mesmo estava comentando com amigos que faltam vídeos e podcasts de assuntos mais técnicos relacionados a homebrewer. Gostei bastante do vídeo e continuarei acompanhando, acredito que virá muita coisa boa pela frente. Parabéns!
Obrigado chefmacedo! Eu acho a história da levedura na cerveja muito interessante, pq basicamente em função dela e do vinho, foi desenvolvida todo um novo ramo da ciência, que no fim tem uma aplicação muito maior. O canal seria sobre cerveja em geral, mas to vendo que vai ficar muito tempo só em levedura.
Cara, parabens pela coragem, realmente você está fazendo uma coisa muito dificil de se encontrar em outros videos sobre cerveja.. é bom já ver videos na pratica, mas pra quem ter realmente interesse em entender os processos, videos técnicos assim são essenciais. sucesso pra vc.
Fala Jamal, depois de tanto tempo acompanhando seus vídeos, resolvi ver seu primeiro vídeo novamente. Cara, como você melhorou, em todos os aspectos. Parabéns pelo seu trabalho, carinho e dedicação com o canal. Grande abraço.
Meus mais agradecidos parabéns Jamal. É muito difícil encontrar material bom e em português sobre Cerveja. Já conheço cerveja, mas tem cheguei a um estágio que quero mais informações aprofundadas, mais informações técnicas. Fiquei muito feliz pq vi que achei minha fonte!! Muito obrigado!!
Cara fiquei absolutamente impressionado com a qualidade deste canal! Estou fazendo cervejas muito simples e tendo um enorme aprendizado, brassagem após brassagem. Percebo que aqui ter um material de estudo fantástico!
Jamal, Boa noite. Gosto muito dos seus videos, Poderia nos ensinar a fazer um DME para levedura, ou seja, um meio liquido para não termos que ficar comprando mais?
Doutor, para a produção de cerveja são utilizados como matérias primas substâncias amilacias como trigo, cevada, etc. Como é feita a quebra do amido para que as leveduras consigam se nutrir e realizar a fermentação? O senhor indica alguma literatura com fotos, desenhos ou animação mostrando os detalhes desde a quebra do amido até a levedura excretando suas enzimas, depois a entrada na célula da glicose, etc e por fim a saída do álcool e outras substâncias? Obrigado
Muito boa sua iniciativa e até me motivou pois estou querendo fazer mestrado e um dos temas que tenho pensando para montar um plano de trabalho são as leveduras de cerveja. Abraço
Marcelo Victor que legal cara! Se eu puder ajudar em qualquer coisa, só me mandar mensagem! Se tudo der certo ano que vem começo um pos doc na área de cervejas.
Cara, parabéns pelo seu canal. Eu não comecei a produzir minha cerveja ainda (falta de dinheiro pra comprar meus equipamentos), mas estou estudando bastante e pensando em iniciar um negócio próprio. Já vi outros vídeos seus, mas quero ver todos e absorver o máximo de informações possíveis. E não ligue pela qualidade dos primeiros vídeos, eu tb tenho um canal e vc começou bem melhor que eu. Desejo muito sucesso pra vc e aguardo por muitos mais vídeos. Abraço!
eu tbm estou com mesmo objetivo é problema tbm kk verba o cara é realmente foda kkk estou querendo até iniciar engenharia química depois de "conhece" ele kkk
Jamal, tem um vídeo seu que você mostra como uma cervejaria funciona, com desenhos, tudo, mostrando uma espécie de planta industrial, só que agora eu não acho, você poderia me indicar?
Bela iniciativa Jamal! Muito claro e pontual o conteúdo! Parabéns!
7 ปีที่แล้ว
Parabéns pelo canal e pelas explicações técnicas Jamal. Fui acompanhar o processo de brassagem na casa de um amigo e depois de umas 10 garrafas de cerveja começamos a pensar, pois como eu ainda não tenho uma geladeira para fazer a maturação da cerveja, então pensamos "Hora pq não fizeram leveduras resistente ao calor através da seleção natural" assim poderíamos fermentar aqui no Brasil em "regiões quentes" a temperatura ambiente onde eu moro as vezes faz 32ºC ou seja mortaria as leveduras. Será que não tem como "cultivar" leveduras que aguentem temperatura acima de 25ºC ? não sei se já fizeram ou estão tentando fazer isso. Tb não sei se tecnicamente isso é viável.
Parabéns Jamal! Vídeo bem no início do canal tá bem diferente. Parece narrador de Jockey Club. Kkkkkk. Fala mais de levedura. Aeração de mosto, nutrientes, fases da levedura, etc. Parabéns
Muito bom, suas explicações, resumos dos conteúdos e profundidade no assunto. Gostaria de perguntar algumas coisas mas acho que nesses comentários foge um pouco dos diversos objetivos, como posso entrar em contato com você?
Boa tarde, doutor. Em se tratando da fisiologia da levedura, em que parte da levedura encontra-se a enzima (ou se existem outras enzimas) invertase que quebra a sacarose em glicose e frutose?
Olá Jamal. Sou fã do canal e estou na minha 4ª brassagem onde a última utilizei levedura reaproveitada por sua causa! Hehehe. Ficou excelente. Porém tenho uma dúvida que pode ser ridícula para os mais experientes, mas que fica martelando na minha cabeça: Se a levedura pode ser reaproveitada por diversas vezes e de acordo com os fatores que você já citou, como as grandes cervejarias perpetuam suas cepas? Há possibilidade de "reanimar" uma cepa de levedura a ponto de torná-la praticamente "imortal"? Muito obrigado pelo grande apoio que tem prestado a todos nós. Prosit!
Bom dia XandeJoke! cara, sua pergunta não é tão simples não! Existe a possibilidade de usar ela pra sempre, existem problemas nisso e exitem formas de contornar o problema. Se você simplesmente ficar reaproveitando ela pra sempre, você tem que adicionar alguns nutrientes que não tem no malte, se não eventualmente ela vai parar de trabalhar, por falta deles. O principal no caso é o zinco. Mesmo se você adicionar o zinco, vem um grande problema de muitos reaproveitamentos (5, 6 ou mais), começa a haver mutação, por simples probabilidade. e não tem como evitar isso no reaproveitamento direto. Existem mutações muito simples de ocorrer como perda da capacidade de floculação, ou não converter todo alcool possível, sobrando um aroma de maçã verde. Para contornar o problema acima, é feito uma técnica onde você propaga o fermento a partir do praticamente zero (usual é 10 MICRO litros de fermento, ou seja, um centésimo de ml), nesse caso, para chegar em 10g por exemplo de fermento, você vai garantir que todas células sejam novas, e passará poucas células velhas, que tem mais probabilidade de mutação.
Olá Jamal. Muito feliz por ter respondido minha pergunta. Sou iniciante na produção de cervejas e não descarto a possibilidade futura (médio-longo prazo)de regularizar minha própria micro-cervejaria. Então, tenho noção que micro biologia não é brincadeira e por isso vou estou estudando bastante o assunto. Minha pergunta foi motivada porque sou fã da Heineken e persigo como os caras da Holanda conseguem aquele sabor e aroma sem alterar suas características,e a A-Yeast certamente é o maior segredo nisto tudo. A tempo: esta técnica que você menciona pode ser efetuada em meio líquido ou você recomenda o meio sólido? Um forte abraço
Olá! Eu faço cerveja desde 2011, e sempre observo uma diferença imensa entre minhas cervejas com fermento líquido em relação ao fermento seco. Fiz cervejas incríveis com os líquidos e apenas boas cervejas com os secos. Porque tanta diferença? Bebo grandes cervejas que sei que são feitas com fermentos secos, por isso nunca desisti deles. Queria saber uma coisa: existem muitos pontos de vista sobre aerar ou não fermento seco. Eu sempre aero. É realmente necessário aerar fermento seco? Qual sua opinião? Abraço
Andre, eu fiquei um tempo afastado do youtube, agora to respondendo os comentários aos poucos, etão peço desculpas pela demora. em tese, nao é para haver diferença entre o fermento líquido e o seco, o fermento líquido que vc usa pode ser propagado a partir de um seco e vice-versa. Talvez o que faça bastante diferença é a disponibilidade de uma grande diversidade de fermentos líquidos, não apenas as linhagens bem tradicionais. É fácil achar um fermento pra califonia ale ou para cervejas tipo de abadia ou mesmo específicos para witbier líquidos, mas isso não acontece para as secas. A aeração tem duas finalidades principais, a primeira é permitir um maior crescimento da levedura, por respiração aeróbia, que é MUITO mais eficiente. a segunda é atuar como nutriente propriamente dito. Eu faço bastante cerveja, e posso dizer por experiência que a aerando se tem uma fermentação mais rápida e saudável, principalmente se tiver pouca levedura ou OG muito alto. Mas já tive casos de que fazer cervejas sem aerar tbem, por impossibilidades técnicas. De forma alguma ficaram ruins. porém sempre utilizei leveduras bem saudáveis. Desculpa não ter concluído nada sobre a aeração, mas é uma area meio nebuloa, se eu fosse sugerir, com certeza seria para aerar. Talvez eu faça um vídeo só sobre isso! Abraços e obrigado por acompanhar o canal
Jamal eu olhei que o fermento biológico seco da fleischmann é Saccharomyces cerevisiæ que é do mesmo tipo do fermento s-05 .. será q daria pra fazer cerveja com essa levedura ??
+rodrigo josino, praticamente todos são Saccharomyces cerevisiæ. Vou fazer uma analogia boba aqui kkkk é como se todos fossem cachorros, mas dentro dos cachorros tem chiuaua, pitbull, são bernardo, e todos são especializados em algo diferente. As leveduras crevejeiras foram condicionadas à fazer cerveja, elas toleram grande quantidade de àlcool, não fazem aromas ruins, fermentam em 7 dias etc. Usando o fermento de pão, vc vai ter fermentação, mas ela não vai ser ideial! seria igual usar um chiuaua pra puxar trenó no alasca em vez de um ruski, os dois são cachorros, mas um é especializado pro trabalho! Espero ter ajudado! Abraços
Que isso Rodrigo, eu tive essa dúvida tbem qunado comecei a fazer cerveja, tanto que um dia eu coloquei o fermento no mosto em temperatura muito alta e matei ele (coisas de iniciante kkkk) no outro dia fui na padaria, voltei com um fermento de pão e coloquei na cerveja kkkkkkk. Fermentou, mas num era muito tomável! Cara, se tiver qqr dúvida, por mais que possa parecer idiota, fala ai. Vc num imagina o tanto de dúvidas que eu já tive, e coisas que hj em dia não fazem nem sentido, faz parte do aprendizado! Abraços, e obrigado por acompanhar o vlog!
Cara, eu nem tenho coragem de assistir esses antigos. Vou deixar passar mais tempo pra me surpreender mais kkkkkk Tem que continuar evoluindo.. próxima meta, ator da globo (é melhor?).
Eu nem assisto esses vídeos antigos pq eu sei que o choque vai ser grande kkkkkmas num foi só na apresentação não, no tempo de gravação tbem, esses vídeos ai eu levava umas 4h pra gravar, agora é +- 30min!
Tá fazendo doutorado na UEM em bioprocessos? Manda um abraço pra Gisella! =) Fala que o Rafael Zômpero da Unicamp mandou um abraço (quem sabe ela lembra de mim) hahahaha
O You tube está me levando para os primeiros vídeos do canal. Que legal isso . Obrigado por compartilhar conhecimento Jamal !
Parabéns, Aguardo os próximos Posts.
Que ironia! Você disse isso a três anos "fadado a não ter visualizações" Faso Cerveja a um ano e meio graças a você professor e cada vez com maior qualidade, já vi todos seus vídeos (todos) e hj decidi voltar a ver todos de novo. Abraço e muito obrigado
Acho que voce ja esta no nivel de ator da Globo. Bom demais ver esses videos antigos seus.
Assistindo todos os vídeos para absorver bastante do que você sabe, vc manja mto jamal parabéns
Conseguiu dizer muito em muito pouco tempo! Esse é o caminho. Nós cervejeiros caseiros estamos atentos à informação de qualidade! Espero o próximo vídeo! Parabéns amigo!
agradeço muito os comentários claudio devecchi junior
Boa noite Jamal, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, sem dúvidas serão de grande valia para todos os cervejeiros caseiros que buscam conhecimentos mais específicos. Falando por mim, fico demasiado feliz por ser prestigiado com tal atitude, visto que sabemos os muitos esforços necessários para o surgimento de um projeto dessa magnitude.
Meus muitos parabéns e gratidão por dedicar seu precioso tempo compartilhando boas informações.
Abs...
Diego Andrade seu comentário me deixou realmente feliz. Mesmo os vídeos estando bem amadores ainda e cheios de erro, como eu faço praticamente sozinho, realmente o tempo que toma é muito grande, mas nessa jornada eu espero conseguir aprender muito, todo vídeo gera uma discução muito proveitosa. Muito obrigado Diego
Excelente amigo continua
Estou assistindo os vídeos do seu canal pela primeira vez e, visto a ótima qualidade das informações, resolvi assistir desde o início das suas suas postagens. Realmente, desde quando você começou, houve uma melhora nas qualidades dos vídeos mais o conteúdo sempre foi muito bom e cientificamente relevante. Parabéns. Continue fazendo este trabalho.
Começando a maratona, do início :D
somos 2 então hahaha o/
Jamal, curti muito teus vídeos, acabei de me formar em biotecnologia, no caso dia 10/06, e gosto muito da parte proativa da área, comecei a produzir cerveja artesanal com meu pai e meu irmão, boa parte do conhecimento técnico foi do teu canal, continue assim, isso aumenta muito minha vontade de levar a biotecnologia não apenas num laboratório de universidade.
Parabéns, tem um tempo que tento procurar um canal que não abordasse apenas o processo de fabricação, mas também a parte científica da produção de cervejas. E ainda tem um bônus, história.
Show de bola, era exatamente o que faltava para disseminar um conhecimento mais consistente sobre o assunto. Parabéns !!!
Muito obrigado Adriano Assis
Melhor canal sobre fabricação de cerveja, e olhe que estou pesquisando bastante!!! Da gosto de querer fabricar cerveja, principalmente por tornares tão interessante!
Obrigado Nestor!!! Eu não me atrevo a ver esses vídeos antigos kkkkk Não deu um ano ainda e foram tantas mudanças
Haha. Muito bom! Já acompanho o canal tem uns 4 meses, mas foi a primeira vez que vi este vídeo. Muita informação legal aqui! Informação científica e confiável. Técnica mas bem objetiva. Parabéns Jamal! Melhor canal sobre produção de cerveja artesanal! Tem me ajudado muito!
Show de bola. Assunto muito interessante numa linguagem boa de se entender.
parabens pela iniciativa...
Que massa! Voltei no tempo.
Jamal, boa noite! Ainda não tinha visto esse vídeo, kkk, muito engraçado. Vc é bem tranquilo e nesse, sei que bem antigo, tava pilhado, rs.. Tomei um susto, kkk. Grande abraço e obrigado por inúmeras dicas e instruções. Aprendi e aprendo sempre contigo... Desculpe os kkk , tu tava pilhadão, rs
O começo de tudo para você, Jamal!!! Diferença de postura para os dias de hoje. Parabéns!!!
Essa semana mesmo estava comentando com amigos que faltam vídeos e podcasts de assuntos mais técnicos relacionados a homebrewer. Gostei bastante do vídeo e continuarei acompanhando, acredito que virá muita coisa boa pela frente. Parabéns!
Obrigado Carlos Alberto Pereira Junior, pode acompanhar que vai vir mt coisa por ae! se é boa ou não eu ainda num sei kkkk
Valeu pelos videos
Muita informaçãããooooo! E de grátis! Tu é fodd!!
Parabéns, Jamal. Muito em breve vc vai estar falando sobre o sistema Flash de fermentação acelerada.
Esta aí um cara que manja do assunto. Não esperava por história da levedura.
Jamal, acompanharei todos os vídeos. Abraços do Macedao
Obrigado chefmacedo! Eu acho a história da levedura na cerveja muito interessante, pq basicamente em função dela e do vinho, foi desenvolvida todo um novo ramo da ciência, que no fim tem uma aplicação muito maior. O canal seria sobre cerveja em geral, mas to vendo que vai ficar muito tempo só em levedura.
Jamal parabéns pelo vídeo e pelo canal! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!
Cara, parabens pela coragem, realmente você está fazendo uma coisa muito dificil de se encontrar em outros videos sobre cerveja..
é bom já ver videos na pratica, mas pra quem ter realmente interesse em entender os processos, videos técnicos assim são essenciais.
sucesso pra vc.
Fala Jamal, depois de tanto tempo acompanhando seus vídeos, resolvi ver seu primeiro vídeo novamente. Cara, como você melhorou, em todos os aspectos. Parabéns pelo seu trabalho, carinho e dedicação com o canal. Grande abraço.
Meus mais agradecidos parabéns Jamal. É muito difícil encontrar material bom e em português sobre Cerveja. Já conheço cerveja, mas tem cheguei a um estágio que quero mais informações aprofundadas, mais informações técnicas. Fiquei muito feliz pq vi que achei minha fonte!!
Muito obrigado!!
Obrigado pelos comentários Erick! Esse fim de ano foi meio conturbado, foi difícil manter a produção, mas deu tudo certo!!
Cara fiquei absolutamente impressionado com a qualidade deste canal!
Estou fazendo cervejas muito simples e tendo um enorme aprendizado, brassagem após brassagem.
Percebo que aqui ter um material de estudo fantástico!
Jamal,
Boa noite.
Gosto muito dos seus videos,
Poderia nos ensinar a fazer um DME para levedura, ou seja, um meio liquido para não termos que ficar comprando mais?
Doutor, para a produção de cerveja são utilizados como matérias primas substâncias amilacias como trigo, cevada, etc. Como é feita a quebra do amido para que as leveduras consigam se nutrir e realizar a fermentação? O senhor indica alguma literatura com fotos, desenhos ou animação mostrando os detalhes desde a quebra do amido até a levedura excretando suas enzimas, depois a entrada na célula da glicose, etc e por fim a saída do álcool e outras substâncias? Obrigado
Parabéns pela iniciativa, realmente sentia muita falta de vídeos sobre o assunto levedura!
Informações importantíssimas. Valeu.
Mt top o vídeo..parabéns amigo.
excelente, parabéns pelo trabalho
Parabéns pela iniciativa!!!
Roberto Júnior Obrigado pelo apoio Roberto!!!
cara sou seu fã!!! já começou com muito conteúdo, com o tempo ficou mais desinibido kkkkkkkkkkk sucesso man!
Canal muito bom. Parabéns
Técnico, mas bem claro e de fácil entendimento.
Valeu Jose!
Faz tempo que não assisto esse vídeo, tenho até medo da diferença de qualidade kkkk
Muito boa sua iniciativa e até me motivou pois estou querendo fazer mestrado e um dos temas que tenho pensando para montar um plano de trabalho são as leveduras de cerveja. Abraço
Marcelo Victor que legal cara! Se eu puder ajudar em qualquer coisa, só me mandar mensagem! Se tudo der certo ano que vem começo um pos doc na área de cervejas.
Fala Jamal...parabéns pela iniciativa.....excelente vídeo!
Ótimo primeiro video, valeu a iniciativa pois material tecnico de qualidade em lingua portuguesa é complicado de encontrar
Cara, parabéns pelo seu canal. Eu não comecei a produzir minha cerveja ainda (falta de dinheiro pra comprar meus equipamentos), mas estou estudando bastante e pensando em iniciar um negócio próprio. Já vi outros vídeos seus, mas quero ver todos e absorver o máximo de informações possíveis. E não ligue pela qualidade dos primeiros vídeos, eu tb tenho um canal e vc começou bem melhor que eu. Desejo muito sucesso pra vc e aguardo por muitos mais vídeos. Abraço!
eu tbm estou com mesmo objetivo é problema tbm kk verba o cara é realmente foda kkk estou querendo até iniciar engenharia química depois de "conhece" ele kkk
TOP Jamal!!! Parabéns!!!
Jamal, tem um vídeo seu que você mostra como uma cervejaria funciona, com desenhos, tudo, mostrando uma espécie de planta industrial, só que agora eu não acho, você poderia me indicar?
Muito boa a iniciativa, parabéns!
Agradeço muito Gustavo Lambert !
Canal massa!
Me sinto relendo o "How to Brew" do Jonh Palmer
Quanta diferença Jamal parece o Robocop falando kkkkkkkkkkkk parabéns pelo sucesso do canal e obrigada pelo seu trabalho .
Bela iniciativa Jamal! Muito claro e pontual o conteúdo! Parabéns!
Parabéns pelo canal e pelas explicações técnicas Jamal.
Fui acompanhar o processo de brassagem na casa de um amigo e depois de umas 10 garrafas de cerveja começamos a pensar, pois como eu ainda não tenho uma geladeira para fazer a maturação da cerveja, então pensamos "Hora pq não fizeram leveduras resistente ao calor através da seleção natural" assim poderíamos fermentar aqui no Brasil em "regiões quentes" a temperatura ambiente onde eu moro as vezes faz 32ºC ou seja mortaria as leveduras.
Será que não tem como "cultivar" leveduras que aguentem temperatura acima de 25ºC ? não sei se já fizeram ou estão tentando fazer isso. Tb não sei se tecnicamente isso é viável.
Parabéns Jamal! Vídeo bem no início do canal tá bem diferente. Parece narrador de Jockey Club. Kkkkkk. Fala mais de levedura. Aeração de mosto, nutrientes, fases da levedura, etc. Parabéns
hahaha, tenho até medo de assistir esses vídeos do começo!!
@@BeerSchool o importante é a informação, o resto a gente só ri mesmo kkk
Muito Bom!!
Muito bom, suas explicações, resumos dos conteúdos e profundidade no assunto. Gostaria de perguntar algumas coisas mas acho que nesses comentários foge um pouco dos diversos objetivos, como posso entrar em contato com você?
Tu sabe muito JAMAL
Parabéns !
Adorei e ja compartilhei, adoro o universo cervejeiro :)
Agradeço muito o apoio Maria Cecília Martinazzo !!!
eu nunca havia entendido pq as lagers se popularizaram tao mais do que as ales. muito interessante!
Boa tarde, doutor. Em se tratando da fisiologia da levedura, em que parte da levedura encontra-se a enzima (ou se existem outras enzimas) invertase que quebra a sacarose em glicose e frutose?
Olá Jamal. Sou fã do canal e estou na minha 4ª brassagem onde a última utilizei levedura reaproveitada por sua causa! Hehehe. Ficou excelente. Porém tenho uma dúvida que pode ser ridícula para os mais experientes, mas que fica martelando na minha cabeça: Se a levedura pode ser reaproveitada por diversas vezes e de acordo com os fatores que você já citou, como as grandes cervejarias perpetuam suas cepas? Há possibilidade de "reanimar" uma cepa de levedura a ponto de torná-la praticamente "imortal"? Muito obrigado pelo grande apoio que tem prestado a todos nós. Prosit!
Bom dia XandeJoke! cara, sua pergunta não é tão simples não! Existe a possibilidade de usar ela pra sempre, existem problemas nisso e exitem formas de contornar o problema.
Se você simplesmente ficar reaproveitando ela pra sempre, você tem que adicionar alguns nutrientes que não tem no malte, se não eventualmente ela vai parar de trabalhar, por falta deles. O principal no caso é o zinco.
Mesmo se você adicionar o zinco, vem um grande problema de muitos reaproveitamentos (5, 6 ou mais), começa a haver mutação, por simples probabilidade. e não tem como evitar isso no reaproveitamento direto. Existem mutações muito simples de ocorrer como perda da capacidade de floculação, ou não converter todo alcool possível, sobrando um aroma de maçã verde.
Para contornar o problema acima, é feito uma técnica onde você propaga o fermento a partir do praticamente zero (usual é 10 MICRO litros de fermento, ou seja, um centésimo de ml), nesse caso, para chegar em 10g por exemplo de fermento, você vai garantir que todas células sejam novas, e passará poucas células velhas, que tem mais probabilidade de mutação.
Olá Jamal. Muito feliz por ter respondido minha pergunta. Sou iniciante na produção de cervejas e não descarto a possibilidade futura (médio-longo prazo)de regularizar minha própria micro-cervejaria. Então, tenho noção que micro biologia não é brincadeira e por isso vou estou estudando bastante o assunto. Minha pergunta foi motivada porque sou fã da Heineken e persigo como os caras da Holanda conseguem aquele sabor e aroma sem alterar suas características,e a A-Yeast certamente é o maior segredo nisto tudo. A tempo: esta técnica que você menciona pode ser efetuada em meio líquido ou você recomenda o meio sólido? Um forte abraço
Esse cara tem culhões! Seguindo.
Vei, nessa epoca se tinha cara que fumava a cerveja mano, ligadao
Olá!
Eu faço cerveja desde 2011, e sempre observo uma diferença imensa entre minhas cervejas com fermento líquido em relação ao fermento seco. Fiz cervejas incríveis com os líquidos e apenas boas cervejas com os secos. Porque tanta diferença? Bebo grandes cervejas que sei que são feitas com fermentos secos, por isso nunca desisti deles.
Queria saber uma coisa: existem muitos pontos de vista sobre aerar ou não fermento seco. Eu sempre aero. É realmente necessário aerar fermento seco? Qual sua opinião?
Abraço
Andre, eu fiquei um tempo afastado do youtube, agora to respondendo os comentários aos poucos, etão peço desculpas pela demora.
em tese, nao é para haver diferença entre o fermento líquido e o seco, o fermento líquido que vc usa pode ser propagado a partir de um seco e vice-versa. Talvez o que faça bastante diferença é a disponibilidade de uma grande diversidade de fermentos líquidos, não apenas as linhagens bem tradicionais. É fácil achar um fermento pra califonia ale ou para cervejas tipo de abadia ou mesmo específicos para witbier líquidos, mas isso não acontece para as secas.
A aeração tem duas finalidades principais, a primeira é permitir um maior crescimento da levedura, por respiração aeróbia, que é MUITO mais eficiente. a segunda é atuar como nutriente propriamente dito.
Eu faço bastante cerveja, e posso dizer por experiência que a aerando se tem uma fermentação mais rápida e saudável, principalmente se tiver pouca levedura ou OG muito alto.
Mas já tive casos de que fazer cervejas sem aerar tbem, por impossibilidades técnicas. De forma alguma ficaram ruins. porém sempre utilizei leveduras bem saudáveis.
Desculpa não ter concluído nada sobre a aeração, mas é uma area meio nebuloa, se eu fosse sugerir, com certeza seria para aerar. Talvez eu faça um vídeo só sobre isso!
Abraços e obrigado por acompanhar o canal
Jamal eu olhei que o fermento biológico seco da fleischmann é Saccharomyces cerevisiæ que é do mesmo tipo do fermento s-05 .. será q daria pra fazer cerveja com essa levedura ??
+rodrigo josino, praticamente todos são Saccharomyces cerevisiæ. Vou fazer uma analogia boba aqui kkkk
é como se todos fossem cachorros, mas dentro dos cachorros tem chiuaua, pitbull, são bernardo, e todos são especializados em algo diferente. As leveduras crevejeiras foram condicionadas à fazer cerveja, elas toleram grande quantidade de àlcool, não fazem aromas ruins, fermentam em 7 dias etc.
Usando o fermento de pão, vc vai ter fermentação, mas ela não vai ser ideial!
seria igual usar um chiuaua pra puxar trenó no alasca em vez de um ruski, os dois são cachorros, mas um é especializado pro trabalho!
Espero ter ajudado! Abraços
+Beer School Entendi .. vlw ai Jamal pelo esclarecimento... me sentindo meu ignorante pela pergunta mas é isso mesmo cada dia mais conhecedor lol
Que isso Rodrigo, eu tive essa dúvida tbem qunado comecei a fazer cerveja, tanto que um dia eu coloquei o fermento no mosto em temperatura muito alta e matei ele (coisas de iniciante kkkk) no outro dia fui na padaria, voltei com um fermento de pão e coloquei na cerveja kkkkkkk.
Fermentou, mas num era muito tomável!
Cara, se tiver qqr dúvida, por mais que possa parecer idiota, fala ai. Vc num imagina o tanto de dúvidas que eu já tive, e coisas que hj em dia não fazem nem sentido, faz parte do aprendizado!
Abraços, e obrigado por acompanhar o vlog!
As informações sempre são boas, mas a interpretação melhorou absurdamente... hj em dia vc tá quase igual um ator de novela da Record kkk
Cara, eu nem tenho coragem de assistir esses antigos. Vou deixar passar mais tempo pra me surpreender mais kkkkkk
Tem que continuar evoluindo.. próxima meta, ator da globo (é melhor?).
só faltou acabar com "Meu nome é Eneas"..... parabens pela evolução Jamal
Cara como vc melhorou na apresentação Heim? 👏🏻
Eu nem assisto esses vídeos antigos pq eu sei que o choque vai ser grande kkkkkmas num foi só na apresentação não, no tempo de gravação tbem, esses vídeos ai eu levava umas 4h pra gravar, agora é +- 30min!
Qualidade visual (hoje vc não deixa mais teto) e som tb ta muito melhor. Mas a qualidade do assunto continua top!
Evolução sempre!!! Parabéns!!!!!!
As vezes eu coloco os videos em 1.25x.. ou 1.5x pra ver.. Esse já veio em 1.5x. Dahora!
Mas acho o canal ótimo. Valeu, Jamal!
Tá fazendo doutorado na UEM em bioprocessos? Manda um abraço pra Gisella! =) Fala que o Rafael Zômpero da Unicamp mandou um abraço (quem sabe ela lembra de mim) hahahaha
E ae Rafael, blz? Eu faço lá sim, mas não fico por lá! to indo só duas vezes por ano para os seminários. No próximo, vou tentar lembrar!
Kkk você era muito sério e falava rápido demais kkk a gente custa a te entender de tão rápido que fala
MUITO BOM!!