1- Mito de Sisifo 2- Além do Bem e do Mal 3- Amor Líquido 4- Hipermodernidade 5- Sociedade Líquida 6- Vigiar e Punir 7- O Nascimento da Tragedia 8- Sociedade do Cansaço 9- Entre Quatro Paredes 10- Assim Falou Zaratrusta
Se eu falar que tenho a obra de André Comte Sponville, Pequenos Tratados e Grandes Vitudes em casa há 2 anos, ainda lacrado, e ainda não li por falta de tempo, ninguém vai acreditar, mas é verdade. Vou ter que ler logo. Abraço!
As obras filosóficas que me influenciaram muito recentemente são "Crepúsculo dos Ídolos" e "Além do Bem e do Mal" do Nietzsche e "Ser e Tempo" do Heidegger. Também vale mencionar algumas de literatura: "A montanha mágica" do Thomas Mann, "Demian" do Hermann Hesse, "Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister" e "Fausto" do Goethe e "A queda" do Camus.
1. Sidarta, Hermann Hesse; 2. Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Márquez; 3. Flores para Algernon, Daniel Keyes; 4. Ramayana, Valmiki; 5. Crime e Castigo, Dostoiévski; 6. A Arte da Felicidade: Um Manual Para a Vida, Dalai Lama; 7. Para Além de Bem e Mal, Friedrich Nietzsche (pq citar o Zaratustra seria uma obviedade); 8. A Negação da Morte, Ernest Becker; 9. A Mente Moralista, Jonathan Haidt; 10. Rápido e Devagar, Daniel Kahneman. Prajñā Pāramitā Hridaya Sūtra, texto de profunda sabedoria da tradição budista mahayana, não é necessariamente um livro, mas é comentado em 'A Essência do Sutra do Coração' que merece o complemento de 'O caminho do meio: Fé baseada na razão', ambos de Sua Santidade, o Dalai Lama. Leio 'Valor e Verdade', de André Comte-Sponville. Conteúdo e escrita excelentes. Pretendo ler todos os demais livros disponíveis desse autor. Dworkin é essencial. No âmbito jurídico, destaco os nacionais Lênio Luiz Streck (Verdade e Consenso e Hermenêutica Jurídica E[m] Crise) e Álvaro (A Resposta Correta e Hermenêutica Jurídica E(m) Debate).
Meu conhecimento na área de filosofia é menos que limitado, diria que quase nulo. Mas o livro citado por você, "Rápido e Devagar" tem moldado e ajustado minha forma de ver algumas questões e, especialmente, identificar os vieses e as heurísticas de julgamento nas minhas decisões e nas de outros também. Recomendo para todos que conheço e que desejam ter decisões mais próximas da racionalidade.
@@hfsilva4958 Daí , querendo, convém ler A Mente Moralista (Haidt), A Negação da Morte (Becker), Genealogia da Moral* (Nietzsche), Totem e Tabu (Freud), O Sagrado e o Profano (Eliade), O Erro de Descartes (Damásio) e o Tratado da Emenda do Intelecto (Espinosa), para verificar que o pensar melhor não implica no distanciamento do afetos, muito antes e pelo contrário. * A tríade, por assim dizer, 'Para Além de Bem e Mal', 'Genealogia da Moral' e 'O Crepúsculo dos Ídolos' é sensacional.
@@alexandre9832 Vou conferir as obras, desde já obrigado pelas sugestões. E você toca num ponto que eu até então não sabia verbalizar: "o pensar melhor não implica no distanciamento dos afetos", muito obrigado.
Depois que vim morar na Holanda 🇳🇱, por enquanto sou spinozista. Li dezenas de livros na faculdade de direito. Hoje, sou advogada criminalista. Metamorfose, anti-cristo, crime e castigo etc...
Melhor livro que eu já li : Siddartha de Herman Hess. Sou muito fã do panteismo Espinosista. E do utilitarismo de Stuart Mill/Bentham. Entre os livros que mais me marcaram estão ainda o alquimista de Paulo Coelho, Lua de Joana de Maria T.M. Gonzalez, Filha do Tibete e o que eu sei de mim. Também gosto muito de Agatha Christie, dos que li, meu favorito é os 5 suspeitos. Sou ainda apreciador de poesia, onde destaco Florbela Espanca.
Que vídeo legal! Eu li esse livro do Sêneca esses tempos e realmente é muito interessante e gostoso de ler. Como eu teria aproveitado mais meu tempo se tivesse lido essa obra antes! Kk
Sou aluna de filosofia do primeiro período pela universidade Uerj, e eu fiz uma descoberta importante ao, descobrir esse canal, muitos conteúdos maravilhosos, obrigado professor.
Terminei o ensino médio ano passado vim de escola pública e tive uma base ridícula em Filosofia, esse vídeo apareceu para mim talvez seja um sinal pra que eu tente estudar a matéria.
Muito bom, cara. Excelente conteúdo. Sou advogado, mas tenho enorme interesse na filosofia. Melhorar a qualidade do pensamento, por meio da leitura de textos filosóficos, tem me ajudado demais na prática jurídica.
Amo seus vídeos! Me tornou uma pessoa melhor, e iniciei leituras mais reflexivas conforme suas indicações. Me ajudou a lidar melhor com o trabalho, e minhas próprias criações, meu eu, relações, sonhos, indico pra todos que conheço kkkkkk! Revolucionou minha mente, continue.
Bom dia professor, mesmo antes de assistir ao vosso video, os primeiros livros que adquiri, com o tema da filosofia, são Meditações de Marco Aurélio, Sobre a Brevidade da Vida e Manual de Epicteto. Gratidão professor.
Boa noite Vou ter a ousadia de citar autores , uma vez que busco mais os autores que já tenham refletido sobre minhas principais dúvidas e dores. Bem vamos lá.. Sofocles, Shakespeare, Spinoza, Dostoiévski, Tolstói, Jung, Raymund Aron, Eric Voegelin, Marcel Proust Tento ler o máximo desses autores.. Nunca saio o mesmo ao terminar. Sempre nos mostram algo que não percebemos. Forte abraço..
Discurso do Método, Descartes (fundamental para entender a modernidade e o que veio depois dela. fundamental para entender retrospectivamente os antigos). A república de Platão. e Segundos Analíticos de Arstistóteles, O Príncipe de Maquiavel, Discurso sobre a Servidão voluntária, La boétie, investigações acerca do entendimento humano do David Hume e ainda os artigos sobre ceticismo do Osvaldo Porchat,
Como eu escolheria qual tradução ler, da obra, "O Banquete"? Tem várias em português de Portugal(sou pt). Seria melhor ler uma em português e outra em inglês? Seria a tradução inglesa, mais correta? Alguém pode ajudar ou tem alguma ideia sobre?
Ler obras completas ou combinar capítulos + artigos + pesquisas atuais (teses de mestrado, doutorado etc.)? Sou estudante de história e estou nessa dúvida, pois elaborei uma lista de leituras completas pegando filosofia, história, ciências sociais e economia, mas uma conversa com um professor me fez repensar e estou dividindo as leituras segundo conceitos e temas, ainda abordando todas essas áreas que dividi, algumas ainda completas, outras fragmentadas. Exemplo no caso de filosofia: além de dividir segundo a história da filosofia, separei uma área temática pra estudar Dialética (Leandro Konder e alguns capítulos de Adorno), Ética (Danilo Marcondes, Aristóteles e tamvez uns capítulos de Kant) Filosofia do Direito (um livro completo de Alysson Mascaro, de introdução). É confusa essa divisão ou dá pra seguir em frente, sendo que ainda pretendo fazer mestrado? Deveria me ocupar dos principais assuntos que pretendo abordar no mestrado?
" os irmão Karamazov" o "maior" livro da humanidade ! Obs: Gosto do Zaratrustra do Nietzsche, as obras completas do Freud ops: eles tbm curtiram o Dostoiévski! Rssss gosto da República, do tratado teológico político do Spinoza , mundo como vontade e representação, ética a nicômaco, , e outros tantos .... Mas o Dostoiévski é o cara ! Obs: li um livro bacana que aborda o tema dos " traumas " sob uma outra perspectiva ( além da freudiana). Super indico. Chama-se "The courage to be Disliked "
@@viiviianee Olá, Vivi, não participo de nenhum clube de livros RS . Gosto do estilo solitário da leitura RS ( acho que no meu caso me estimula mais ). abraço ! E sucesso p vc !
Gostei da ideia. Pensei também numa lista de dez livros de filosofia que moldaram meu caráter. Aqui vai: 1 - O Mundo como Vontade e Representação, do Schopenhauer. 2 - Breviário de Decomposição, do Cioran. 3 - O Ser e o Nada, do Sartre. 4 - O Mito de Sísifo, do Camus. 5 - Assim falou Zaratustra, Nietzsche. 6 - Dicionário Filosófico, do Voltaire. 7 - O Espírito do Ateísmo, do André Comte Sponville. 8 - Por que não sou cristão, do Bertrand Russell. 9 - Depois da Finitude, do Quentin Meillassoux. 10 - Por que o mundo não existe, do Markus Gabriel.
Destaco Crime e Castigo de Dostoiévski e Irmãos Karamázov do mesmo, além de 12 regras para a vida de Jordan Peterson; Como ser um conservador de Roger Scruton; Mal-estar na civilização de Freud; e Crepúsculo dos ídolos de Nit.
Eu encomendei os estoicos para a livraria Cultura (Amazon) e até agora não recebi. Estou com todas as leituras atrasadas…😞 Eu achando que a Cultura seria mais rápida…🤭
Fiquei até no final do vídeo, pensei! O maior de todos os livros vai ficar para o final. Vc poderia ter lido todos os livros da face da terra,e ser muito inteligente, más se vc não leu o bíblia vc apenas leram livros. É o livro mais difícil de todos os lados livros,a interpretação, não há como ficar explicando aqui, más índico o pastor Alexandre Rodrigues, ele também é formado em letras. Ministério de volta a palavra com o pastor Alexandre Rodrigues.
Ótimo vídeo, mas tu já leu sobre os alemães Leibniz, Schelling, Voegelin, Husserl? Os gregos sendo não tão gregos como Aristóteles e Zenão? Como professor com todo respeito, à Alemanha viveu muita decadência com Habermas. Mário Ferreira dos Santos foi um Nietzsche brasileiro só que mais amplo, professor pelo currículo e nome semântico deveria trazer os dois lados da moeda não? O cérebro são dois lados do córtex não? Só vi sobre o lado esquerdista da coisa.
Não preciso de sua orientação, sabe por quê? Porque sou um ocultista, e leio todas as obras clássica. Cheguei primeiro que você, sinto muito não preciso de você....
Faz sobre os dez clássicos da literatura que não podemos deixar de ler também professor. Vídeo ótimo como sempre.
Up!
Ele não faz o tipo que lê literatura
@@Wendlinger ele já fez um vídeo assim a 10 meses atrás
@@Wendlinger de nada adiantaria o conhecimento filosófico se ele não lesse literatura.
1- Mito de Sisifo
2- Além do Bem e do Mal
3- Amor Líquido
4- Hipermodernidade
5- Sociedade Líquida
6- Vigiar e Punir
7- O Nascimento da Tragedia
8- Sociedade do Cansaço
9- Entre Quatro Paredes
10- Assim Falou Zaratrusta
A obra que me mais me marcou foi A vida intelectual, com a tradução de Olavo de carvalho, do A. -D Sertillager, e o da Retórica, de Aristóteles.
Se eu falar que tenho a obra de André Comte Sponville, Pequenos Tratados e Grandes Vitudes em casa há 2 anos, ainda lacrado, e ainda não li por falta de tempo, ninguém vai acreditar, mas é verdade. Vou ter que ler logo. Abraço!
Faça mais vídeos sobre livros, são os que mais gosto.
Sim, os que mais gosto também :)
sim, por favor.
A obra literária/ filosófica que mais me influenciou , foi: " Assim falava Zaratustra" de Nietzsche!
Fenomenal!!
Meu deus kkkk
Apenas um conto
@@EnzoGabriel-fx6ix ué, tem algum problema nisso?
Adoro esse tipo de vídeo.
É como ler o diário de alguém e conhece- lá no seu eu mais profundo.
Um livro que me fez gostar da filosofia foi o do pondé Filosofia para corajosos!
Agora vou começar a ler "O Banquete" e começar a ouvir seus áudios lá no Telegram.
🦉 A coragem de não agradar. Me ajudou muito
As obras filosóficas que me influenciaram muito recentemente são "Crepúsculo dos Ídolos" e "Além do Bem e do Mal" do Nietzsche e "Ser e Tempo" do Heidegger. Também vale mencionar algumas de literatura: "A montanha mágica" do Thomas Mann, "Demian" do Hermann Hesse, "Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister" e "Fausto" do Goethe e "A queda" do Camus.
Já leu o lobo das estepes de H. Hess?
1. Sidarta, Hermann Hesse; 2. Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Márquez; 3. Flores para Algernon, Daniel Keyes; 4. Ramayana, Valmiki; 5. Crime e Castigo, Dostoiévski; 6. A Arte da Felicidade: Um Manual Para a Vida, Dalai Lama; 7. Para Além de Bem e Mal, Friedrich Nietzsche (pq citar o Zaratustra seria uma obviedade); 8. A Negação da Morte, Ernest Becker; 9. A Mente Moralista, Jonathan Haidt; 10. Rápido e Devagar, Daniel Kahneman.
Prajñā Pāramitā Hridaya Sūtra, texto de profunda sabedoria da tradição budista mahayana, não é necessariamente um livro, mas é comentado em 'A Essência do Sutra do Coração' que merece o complemento de 'O caminho do meio: Fé baseada na razão', ambos de Sua Santidade, o Dalai Lama.
Leio 'Valor e Verdade', de André Comte-Sponville. Conteúdo e escrita excelentes. Pretendo ler todos os demais livros disponíveis desse autor.
Dworkin é essencial. No âmbito jurídico, destaco os nacionais Lênio Luiz Streck (Verdade e Consenso e Hermenêutica Jurídica E[m] Crise) e Álvaro (A Resposta Correta e Hermenêutica Jurídica E(m) Debate).
Meu conhecimento na área de filosofia é menos que limitado, diria que quase nulo. Mas o livro citado por você, "Rápido e Devagar" tem moldado e ajustado minha forma de ver algumas questões e, especialmente, identificar os vieses e as heurísticas de julgamento nas minhas decisões e nas de outros também. Recomendo para todos que conheço e que desejam ter decisões mais próximas da racionalidade.
@@hfsilva4958 Daí , querendo, convém ler A Mente Moralista (Haidt), A Negação da Morte (Becker), Genealogia da Moral* (Nietzsche), Totem e Tabu (Freud), O Sagrado e o Profano (Eliade), O Erro de Descartes (Damásio) e o Tratado da Emenda do Intelecto (Espinosa), para verificar que o pensar melhor não implica no distanciamento do afetos, muito antes e pelo contrário.
* A tríade, por assim dizer, 'Para Além de Bem e Mal', 'Genealogia da Moral' e 'O Crepúsculo dos Ídolos' é sensacional.
@@alexandre9832 Vou conferir as obras, desde já obrigado pelas sugestões. E você toca num ponto que eu até então não sabia verbalizar: "o pensar melhor não implica no distanciamento dos afetos", muito obrigado.
@@hfsilva4958 Acrescentaria além do Sidarta, Demian e Lobo da estepe. Leituras transformadoras.
Oi, tudo bem? Flores para Algernon é o meu preferido. Com licença, se eu puder perguntar, e nunca para ofender, por que citar Zaratrusta seria óbvio?
Depois que vim morar na Holanda 🇳🇱, por enquanto sou spinozista. Li dezenas de livros na faculdade de direito. Hoje, sou advogada criminalista. Metamorfose, anti-cristo, crime e castigo etc...
Melhor livro que eu já li : Siddartha de Herman Hess.
Sou muito fã do panteismo Espinosista.
E do utilitarismo de Stuart Mill/Bentham.
Entre os livros que mais me marcaram estão ainda o alquimista de Paulo Coelho, Lua de Joana de Maria T.M. Gonzalez, Filha do Tibete e o que eu sei de mim.
Também gosto muito de Agatha Christie, dos que li, meu favorito é os 5 suspeitos.
Sou ainda apreciador de poesia, onde destaco Florbela Espanca.
Excelente!!!
Que vídeo legal!
Eu li esse livro do Sêneca esses tempos e realmente é muito interessante e gostoso de ler.
Como eu teria aproveitado mais meu tempo se tivesse lido essa obra antes! Kk
Sou aluna de filosofia do primeiro período pela universidade Uerj, e eu fiz uma descoberta importante ao, descobrir esse canal, muitos conteúdos maravilhosos, obrigado professor.
Os estoicos são incríveis mesmo. Impossível não repensar nossa vida a partir da leitura dessas obras.
Li 5 das suas 10 indicações. Uma obra marcante para mim é Caibalion, que fala das leis naturais.
O livro que mais marcou a minha vida foi a Ética a Nicômaco
Em Busca de Sentido - Viktor Frankl
A arte da Felicidade - Dalai Lama
Oi Mateus, um livro que marcou minha formação foi "ética da libertação na idade da globalização e da exclusão", de Enrique Dussel. Recomendo.
Uma obra que mudou minha vida foi Musashi. Obrigado professor!!
Terminei o ensino médio ano passado vim de escola pública e tive uma base ridícula em Filosofia, esse vídeo apareceu para mim talvez seja um sinal pra que eu tente estudar a matéria.
Estou lendo o Tratado das virtudes do André Comte, e é INCRÍVEL, eu estou amando a obra
OS ESTOICOS SÃO EXTRAORDINÁRIOS
Excelente, professor!
tbm são ótimas indicações, parabéns Mateus.
Muito bom, cara. Excelente conteúdo.
Sou advogado, mas tenho enorme interesse na filosofia. Melhorar a qualidade do pensamento, por meio da leitura de textos filosóficos, tem me ajudado demais na prática jurídica.
Fantásticos livros, estão na minha lista de leituras.
Obrigado professor!
Descobrindo por acaso o canal e já me inscrevendo!!! Muiiiito bom!!!!!!
E ainda ver que alguns desses livros já possuo!! rs
Amo seus vídeos! Me tornou uma pessoa melhor, e iniciei leituras mais reflexivas conforme suas indicações. Me ajudou a lidar melhor com o trabalho, e minhas próprias criações, meu eu, relações, sonhos, indico pra todos que conheço kkkkkk! Revolucionou minha mente, continue.
Oi, Erica, tudo bem? Gostei muito mesmo do seu comentário. Estou em busca desse processo de autorrevolução. Seu hábito de leitura é desde a infância?
Um livro que recomendo muito nos tempos que correm é desobediencia civil de Hannah Arend
O Banquete - Platão
Sociedade do cansaço
Pequenos tratados grandes virtudes
Bom dia professor, mesmo antes de assistir ao vosso video, os primeiros livros que adquiri, com o tema da filosofia, são Meditações de Marco Aurélio, Sobre a Brevidade da Vida e Manual de Epicteto. Gratidão professor.
Estou desejando essa obra do Hegel da 34, assim como os novos diálogos de Platão que saíram por lá.
Prezado Professor Mateus, tudo bem? O senhor pode indicar alguma obra sobre justiça social, ou que trata do tema. Obrigado.
Angústia , São Bernardo e Vidas Secas de Graciliano Ramos.
Q lista incrível! Vou ler os q faltam, obrigada
Boa noite
Vou ter a ousadia de citar autores , uma vez que busco mais os autores que já tenham refletido sobre minhas principais dúvidas e dores. Bem vamos lá..
Sofocles,
Shakespeare,
Spinoza,
Dostoiévski,
Tolstói,
Jung,
Raymund Aron,
Eric Voegelin,
Marcel Proust
Tento ler o máximo desses autores..
Nunca saio o mesmo ao terminar. Sempre nos mostram algo que não percebemos.
Forte abraço..
Por favor, se possível, poderia explicar Zaratrusta? Estou tentando ler há alguns meses :
Ótimas indicações 👏👏👏
Esses livros são show!!!!
Mateus gostei muito do vídeo
Mateus é um exemplo para todos nós.
Discurso do Método, Descartes (fundamental para entender a modernidade e o que veio depois dela. fundamental para entender retrospectivamente os antigos). A república de Platão. e Segundos Analíticos de Arstistóteles, O Príncipe de Maquiavel, Discurso sobre a Servidão voluntária, La boétie, investigações acerca do entendimento humano do David Hume e ainda os artigos sobre ceticismo do Osvaldo Porchat,
Como eu escolheria qual tradução ler, da obra, "O Banquete"? Tem várias em português de Portugal(sou pt). Seria melhor ler uma em português e outra em inglês? Seria a tradução inglesa, mais correta?
Alguém pode ajudar ou tem alguma ideia sobre?
❤Muito bom
Desses, li 4
Super gostei
Nossa, que livros sensacionais!
Muito Bom! ótimas indicações!
Ler obras completas ou combinar capítulos + artigos + pesquisas atuais (teses de mestrado, doutorado etc.)?
Sou estudante de história e estou nessa dúvida, pois elaborei uma lista de leituras completas pegando filosofia, história, ciências sociais e economia, mas uma conversa com um professor me fez repensar e estou dividindo as leituras segundo conceitos e temas, ainda abordando todas essas áreas que dividi, algumas ainda completas, outras fragmentadas. Exemplo no caso de filosofia: além de dividir segundo a história da filosofia, separei uma área temática pra estudar Dialética (Leandro Konder e alguns capítulos de Adorno), Ética (Danilo Marcondes, Aristóteles e tamvez uns capítulos de Kant) Filosofia do Direito (um livro completo de Alysson Mascaro, de introdução). É confusa essa divisão ou dá pra seguir em frente, sendo que ainda pretendo fazer mestrado? Deveria me ocupar dos principais assuntos que pretendo abordar no mestrado?
Gosto muito desse tipo de conteúdo!
LEIA TAMBÉM RALPH WALDO EMERSON
" os irmão Karamazov" o "maior" livro da humanidade !
Obs: Gosto do Zaratrustra do Nietzsche, as obras completas do Freud ops: eles tbm curtiram o Dostoiévski! Rssss gosto da República, do tratado teológico político do Spinoza , mundo como vontade e representação, ética a nicômaco, , e outros tantos ....
Mas o Dostoiévski é o cara !
Obs: li um livro bacana que aborda o tema dos " traumas " sob uma outra perspectiva ( além da freudiana). Super indico. Chama-se "The courage to be Disliked "
Que legal, gostaria de ler como você :) inclusive em inglês. Você está em algum clube de livro?
@@viiviianee Olá, Vivi, não participo de nenhum clube de livros RS . Gosto do estilo solitário da leitura RS ( acho que no meu caso me estimula mais ). abraço ! E sucesso p vc !
Como psicólogo e psicanalista, tenho que concordar, "a fenomenologia" do Hegel é realmente muito complexa.
Sensacional!
Um canal sem polaridade política? Milagre, vou começar a acompanhar o canal !
LEIA OLAVO DE CARVALHO
Gostei da ideia. Pensei também numa lista de dez livros de filosofia que moldaram meu caráter. Aqui vai:
1 - O Mundo como Vontade e Representação, do Schopenhauer.
2 - Breviário de Decomposição, do Cioran.
3 - O Ser e o Nada, do Sartre.
4 - O Mito de Sísifo, do Camus.
5 - Assim falou Zaratustra, Nietzsche.
6 - Dicionário Filosófico, do Voltaire.
7 - O Espírito do Ateísmo, do André Comte Sponville.
8 - Por que não sou cristão, do Bertrand Russell.
9 - Depois da Finitude, do Quentin Meillassoux.
10 - Por que o mundo não existe, do Markus Gabriel.
Só livro foda
LEIA AUTOBIOGRAFIA DE BENJAMIN FRANKLIN
Destaco Crime e Castigo de Dostoiévski e Irmãos Karamázov do mesmo, além de 12 regras para a vida de Jordan Peterson; Como ser um conservador de Roger Scruton; Mal-estar na civilização de Freud; e Crepúsculo dos ídolos de Nit.
Os Estoicos são para iniciante?
São sim, Antonio. O Manual de Epicteto, os textos de Sêneca e as Meditações de Marco Aurélio são bem acessíveis, mesmo para iniciantes na Filosofia.
#filosofarepreciso
Quando Nietzsche chorou
👍
acoragem de não agradar e a sutil arte de ligar o foda-se foram as que me levaram até aqui
Eu encomendei os estoicos para a livraria Cultura (Amazon) e até agora não recebi. Estou com todas as leituras atrasadas…😞
Eu achando que a Cultura seria mais rápida…🤭
Estranho a Amazon atrasar a entrega. Tive muitos aborrecimentos ao comprar na Livraria Cultura, de quem recuso até os cupons de desconto.
#filosofiaépreciso
👍🏻
LEIA O LIVRO DA FILOSOFIA
Fiquei até no final do vídeo, pensei! O maior de todos os livros vai ficar para o final.
Vc poderia ter lido todos os livros da face da terra,e ser muito inteligente, más se vc não leu o bíblia vc apenas leram livros.
É o livro mais difícil de todos os lados livros,a interpretação, não há como ficar explicando aqui, más índico o pastor Alexandre Rodrigues, ele também é formado em letras.
Ministério de volta a palavra com o pastor Alexandre Rodrigues.
#filosofarépreciso
Quem é esse cara? TH-cam me indicou
você lembra um pouco Kurt Cobain
Eu destaco as obras do Professor Olavo de Carvalho, um brasileiro, como obras formadoras da alta cultura filosófica no Brasil e no mundo, atualmente.
Formaram quem você é? E quem você é?
Muito bom seu comentário???!um pouco conservador !!!!??mas pode ser que andou pela ""stoa""na """Ab-side"' estoica!!!??
Qual é o seu poema preferido?
A REPÚBLICA DE PLATÃO
não. Eu sei que não.
Ótimo vídeo, mas tu já leu sobre os alemães Leibniz, Schelling, Voegelin, Husserl? Os gregos sendo não tão gregos como Aristóteles e Zenão? Como professor com todo respeito, à Alemanha viveu muita decadência com Habermas. Mário Ferreira dos Santos foi um Nietzsche brasileiro só que mais amplo, professor pelo currículo e nome semântico deveria trazer os dois lados da moeda não? O cérebro são dois lados do córtex não? Só vi sobre o lado esquerdista da coisa.
Não preciso de sua orientação, sabe por quê? Porque sou um ocultista, e leio todas as obras clássica.
Cheguei primeiro que você, sinto muito não preciso de você....
Não adianta nada ler todos os clássicos e continuar sendo um ignorante... que pena.
Uai? Vc nunca estudou com o professor Olavo de Carvalho?
Olavista??
você lembra um pouco Kurt Cobain
você lembra um pouco Kurt Cobain