Os filmes originais trazem diálogos muito bacanas, conversas filosóficas e científicas entre as personagens, havia muitas camadas. A dublagem brasileira também é excelente! Os filmes atuais, apesar do ótimo impacto visual, não têm essa profundidade toda.
Só lembrando que a função dos zoológicos não é de forma alguma a exposição de animais, mas o regate/cuidado de animais resgatados e principalmente a reprodução e manutenção de variedade genética para futuras reintroduções. E claro a educação ambiental, afinal as pessoas não se interessam pelo que não tiveram contato.
O final do livro é tão impactante quanto o do filme, a existência de um humano inteligente sendo ridicularizada pelos macacos, tratada como uma simples ficção, transmite uma certa sensação de impotência.
@@johnstencil5114 o segundo filme é o segundo melhor. O filme 3 é paradoxal e impossível após o final do 2. Não ligue para essas pessoas que falam mal do 2 e elogiam o 3.
6 หลายเดือนก่อน +4
@@johnstencil5114 mas o segundo não é ruim, longe disso! Ele é muito bom também, só que repete algumas ideias do primeiro filme. O terceiro, porém, reafirma a ideia de que os seres humanos também podem ser bem fdp com os macacos, seja por curiosidade, fascínio ou ódio!
Como sempre, uma excelência nos vídeos! E um alento para nós aqui do Sul, que hoje estamos vivendo em um ambiente completamente distópico, digno dos filmes de ficção. Um forte abraço aos camaradas.
Pois é, Rafael! Muita gente sofrendo por descaso das autoridades e desinformação. Muita força pra vocês! Fizemos nossas doações pra ajudar como podemos 💜
O que faz deste filme o clássico que é foi a grande sacada de Rod Serling - ambientar a história na Terra; para isso ele usou a idéia do episódio "Atirei uma flecha no ar", pertencente à série Além da imaginação: astronautas caem num planeta desconhecido e descobrem que precisam descobrir água e alimentos antes que termine o pequeno estoque de que dispõem. Entram em desespero e conflito até o (adivinhem qual) final-surpresa. Recomendo assistirem o episódio.
Ah, eu adoro o Planeta dos Macacos. Já vi todos os filmes e não vou perder este novo no cinema. Estou devendo ainda o livro. Falar nisso, já que a série Fallout está em evidência: no jogo Fallout 3, na cidade de Megaton tem um paralelo bem grande com algo presente no segundo filme da franquia antiga de Planeta dos Macacos.
Toda a missão e a decisão de Fallout 3 envolvendo Megaton é inspirada no filme. Sem contar que em New Vegas, na Red Rock Canyon, os Great Khans fazem espantalhos nas montanhas bem similares aos da Zona Proibida do primeiro filme
'A Distopia do Negacionismo'. Nem vi o vídeo ainda, então não sei dizer se tem alguma coisa relacionada com o que está ocorrendo no sul do país, mas novamente deve ser mais um excelente vídeo do Central Pandora.
Correto e acrescente a isso que o atual governo do RGS reduziu o orçamento da defesa civil e de prevenção de desastres. E não fez a manutenção das barreiras e equipamentos existentes contras as cheias do rio Guaíba que podiam ter minimizado a inundação em Porto Alegre.
Eu gosto de Jornada nas Estrelas, Guerra nas Estrelas, 2001: Uma Odisseia no Espaço; mas a abordagem, a força do personagem interpretado por Charlton Heston, com suas falas ácidas e cheias de verdade, a troca de papéis dos símios fazendo papéis dos homens e vice-versa, mais o impacto do final do filme, fez-me ter uma imersão profunda para uma criança de dez anos. Vou aguardar, ansioso, pela sequência das análises e vou assistir a esse novo filme.
Mto booom, ótimo video eu adoro Planeta dos Macacos, revi recentemente as ultimas adaptações e pra fechar revi o de 1968, junto com a minha filha e foi bem legal estar discutindo sobre os temas que a franquia aborda. no aguardo de mais vídeos vlw Central Pandora
Eu tinha, creio, uns dois anos quando assisti pela teve. Fui impactado pelo tema, visual, a narrativa e os diálogos; principalmente, a do Taylor no final naquela fotografia antológica. Por essa respeito amo tanto, e nada supera o primeiro filme. Comprarei e lerei o livro que originou o filme.
Oi moça. Vendo o seu vídeo, me chamou atenção uns HQ do Planeta dos Macacos e comecei a procurar mais informação, pra minha surpresa achei um grátis (online), que parece quase um history board do Rod Serling, era como deveria ter sido o filme de 1968. É mais próximo ao livro, mas com outro final. Bom valeu pelas suas explicações e, sigo explorando seus interessantes vídeos retrofuturistas. Até mais.👍
Excelente vídeo. Realmente um dos melhores filmes de ficção científica já feito. As continuações da série clássica de filmes, o desenho e a série de tv retrataram muito bem a visão pescimista da ficção dos anos 70. Outra série que eu achava muito boa era uma dos anos 70 chamada The Star Lost, poucos a conhecem mas quem já viu guarda boas recordações.
Parabéns Central Pandora, nem na gringa europeia e americana, tem um canal de ficção científica, com poucos recursos e talvez uma pequena equipe fazer um conteúdo tão profundo e interessante, mostrando que a inteligência bem direcionada pode criar coisas que nem em sonhos somos capazes de sonhar, parabéns Sora, parabéns Mateus e parabéns a equipe.
Quando vcs vão falar de algo tão importante pra vcs, quanto os ganes de Borderlands e da série? Aproveito pra perguntar de Bioshock Infinite e da DLC Burial at the Sea, quando vão fazer um video a respeito?
Eu assisti hoje e gostei demais, estava receoso pois gosto dessa franquia, assisti várias vezes os filmes da década de 60-70 e tem algumas referências. Por exemplo, contém spoiler: A menina é chamada pelos macacos de Nova, faz referência da mulher do primeiro filme que Taylor chamava, mas não é a mesma personagem, aliás Nova tem um significado na verdade. Outras referências são as trilhas sonoras, como por exemplo quando os macacos vão caçar os humanos, é a mesma trilha sonora do primeiro filme de 68 e também quando eles chegam nos pontos que não poderiam ultrapassar que no primeiro filme se chamava zona proibida. Outro detalhe foi a boneca que os macacos acharam que fala "mamãe" igual a boneca que acharam no filme de 68, e ainda desconfio que não seja só uma referência, pois pode se tratar do mesmo lugar mas muitos anos antes da época do Taylor. Fiquei muito feliz pela nostalgia. Eu desconfio que pode ser que o final do segundo filme dessa nova trilogia possa ligar com a época de Taylor ou talvez no terceiro filme.
Mesmo com a teoria da evolução sendo do século XIX, foi apenas na década de 70 do seculo XX que começou a ganhar força a hipótese de que a consciência de si pode não ser um atributo exclusivo dos seres humanos.
Gostei muito do teu resumo, já havia visto o filme dos anos 60 e realmente é isso mesmo. Só fiquei chateado pq eu gostaria de saber mais sobre o livro e seu final, mas vc não falou. De qualquer forma, parabéns pelo trabalho!
Não conhecia o seu canal e achei sua crítica da obra de Pierre Boulle e de Rod Serling extraordinária! Parabéns!!! Sou médico, produtor cultura e escritor de ficção científica, e já havia feito esta ilação entre a conduta presente e a dos símios do filme, em especial a do Dr. Zaius, pois nos últimos cinco anos passaram a tratar a ciência como uma religião, punindo os discordantes e os que aventam hipóteses distintas do que foi sancionado por uns poucos (esteja a informação correta ou não), o que levou toda pesquisa e descoberta divergente do que foi determinado a ser censurada e punida, tratando-a como a uma "Heresia Científica". Não existe ciência sem questionamento, e o que hoje parece verdade absoluta, pode mostrar-se a mentira de amanhã. Tal como no filme, muitos seres humanos foram e continuam sendo intencionalmente sacrificados por interesses escusos, impedindo-se quem pode salvá-los de fazê-lo. Versões humanas dos cruéis símios do filme vem controlando nossa sociedade através da mídia que determina o discurso permitido. Foi uma análise muito bem feita, concedendo-me muita alegria. Acompanharei seus vídeos daqui por diante! Vida longa e próspera e que a força esteja com vocês!
Filme clássico que explora vários temas como o modo como tratamos nossos animais e sobre religião.O final é antológico por mostrar que o "vilão" do filme não estava errado de todo em temer o ser humano.
@@minmoraes.daun2005 o final já deixa um gancho para próximos filmes
6 หลายเดือนก่อน +4
"Planeta dos Macacos" simplesmente explodiu minha mente quando eu vi pela primeira vez! Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, um verdadeiro clássico! Parabéns pelo vídeo!
Como de costume, um excelente video , informativo e esclarecedor ! O livro e o filme continuam extremamente atuais e com verdades cortantes. Em tempos em que o belicismo , fanatismo e ignorância, obras assim deveriam ser tarefa de casa .
Central hoje dia 16/05/2024 eu assisti o episódio 19 da primeira temporada de uma série antiga do JJ Abrams, nesse episódio eles fazem uma referência as guerras temporais de Star Trek, mencionadas em Star Trek Strange New Worlds... O seriado é de 2008... Por favor vejam acredito que vocês achar interessante... O nome da série é Fringe ou Fronteiras
Assisti tds planeta dos macacos quando passou no SBT nas noites de domingo e os ramakes tbm , pra mim o primeiro clássico 🎉 e o ramake o primeiro 🎉 considerado ótimos
Interessante que em um dos primeiros filmes, acho q no primeiro, eles confirmam a terra plana e a borda de gelo. Eles dizem aos humanos q na sua viagem pra cá, quando saíram de seu tempo, lá no alto da nave, quando a bomba explodiu, viram a "borda da terra " derretendo. Se referindo ao círculo de gelo ao redor de nós. É muito curioso.
Sobre o livro, o que eu acho interessante na ficção científica é que os planetas têm sempre as mesmas composição atmosférica, pressão atmosférica, gravidade, radiação solar, etc. É só chegar e já sair andando por aí. Fora o CCAA interestelar, que faz todo falar inglês.
@@CentralPandora, de fato. Mas, mesmo assim, a compreensão dos idiomas é sempre muito fácil. Se na Terra já temos uma variação linguística enorme, imagina uma outra espécie, com outra evolução diferente da nossa. Até do ponto de vista cognitivo é provável que seja algo muito diferente.
cara, você não pode deixar a ciência estragar uma boa história. Aliás, a parte científica da distorção temporal de Einstein no livro é muito bem feita pra época.
@@alexandretorres5087, eu consigo gostar do filme mesmo com essas imprecisões. Mas confesso que me incomoda a forma como Hollywood lida com a ciência mesmo em filmes que se vendem como hard science (como Interestelar, por exemplo).
Um universo que eu descobri recentemente, e que apesar de ser claramente Soft Sci Fi, trabalha bem isso, é o universo da franquia de jogos(e livros) Halo. Os planetas colônia só permitem presença humana porque passam por um intenso processo de terraformação para deixa-los o mais próximo possível de um ambiente propício e as espécies alienígenas têm um idioma próprio(além de algumas colônias humanas manterem sua cultura original da Terra, o planeta Reach por exemplo tem uma população de maioria húngara e por isso o idioma é o mesmo, eu curti muito isso). Os únicos aliens que se mostram falando inglês são aqueles com altíssima tecnologia e que estão num patamar de existência meio que fora da curva, como os Forerunners, e aqueles que começam a interagir diretamente com os humanos.
Interessante observar como o livro critica a ciência, é tão raro ver críticas de qualidade contra a ciência serem promovidas, tanto é q esse aspecto desapareceu no filme praticamente. Oppenheimer tamb. acabou como crítico da ciência e fez ótimas críticas.
Por sinal dezenas de macacos foram mortos para desenvolver as vacinas contra a COVID-19, principalmente de uma espécie que consegue se reconhecer em espelhos (rhesus).
Saga importantíssima pra história do cinema. Pena as continuações antigas (antes da última trilogia - que é uma OBRA-PRIMA), não estarem à altura do 1° filme. Por coincidência, acabei de assistir anteontem à "trilogia do Cesar" por conta do novo filme. Foi sensacional revisitar. Trilogia perfeita 😍 Aquele final e aquela trilha sonora, me pegam direto no coração 🥰
💲 Adquira um DESCONTO ESPECIAL DE 12% em qualquer compra com o nosso cupom PANDORA12: www.insiderstore.com.br/CentralPandora
Os filmes originais trazem diálogos muito bacanas, conversas filosóficas e científicas entre as personagens, havia muitas camadas. A dublagem brasileira também é excelente! Os filmes atuais, apesar do ótimo impacto visual, não têm essa profundidade toda.
Até hoje, ainda acho a maquiagem do filme (e da série) Planetas dos Macacos incrível.
Pois é, é um trabalho primoroso
Eu revi o filme antigo, o primeiro, e fiquei impressionado. É tudo prático e os personagens são tão bem construídos que a gente se apaga. Obra Prima.
Eu não acho nem estranho, nem engraçado essa maquiagem dos filmes antigos, acho fascinante, muito realista
Sim
Concordo contigo
Exatamente
E ganhou Oscar.
melhor que muitos filmes de hoje em dia
Só lembrando que a função dos zoológicos não é de forma alguma a exposição de animais, mas o regate/cuidado de animais resgatados e principalmente a reprodução e manutenção de variedade genética para futuras reintroduções.
E claro a educação ambiental, afinal as pessoas não se interessam pelo que não tiveram contato.
Atualmente né? Antigamente era só pra mostrar bicho exótico pra quem podia pagar. Esse novo papel dos zoológicos é recente, tem menos de 30 anos.
Grandes referências, sociais, políticas, culturais, científicas... Esse filme é simplesmente um épico e maravilhoso.
O final do livro é tão impactante quanto o do filme, a existência de um humano inteligente sendo ridicularizada pelos macacos, tratada como uma simples ficção, transmite uma certa sensação de impotência.
acho interessante ter o tema negacionismo sendo que na nova triologia a ameaça é um virus
@@mardorck3313 e na nova trilogia é sobre tradição e quebras de paradigmas sobre a moral e ética
@@isaacandreyson2020 concordo com o virus como pano de fundo
Igual os humanos vivem fazendo na vida real, um exemplo foi Eneias Carneiro aqui no Brasil
O primeiro filme é uma obra prima, o segundo um delirio do diretor e o terceiro uma obra de arte
São os 3 uma bela merda
"Fuga do Planeta dos Macacos" é realmente sensacional, acho bem melhor que a segunda parte.
dá pra pular o segundo?
@@johnstencil5114 o segundo filme é o segundo melhor. O filme 3 é paradoxal e impossível após o final do 2.
Não ligue para essas pessoas que falam mal do 2 e elogiam o 3.
@@johnstencil5114 mas o segundo não é ruim, longe disso! Ele é muito bom também, só que repete algumas ideias do primeiro filme. O terceiro, porém, reafirma a ideia de que os seres humanos também podem ser bem fdp com os macacos, seja por curiosidade, fascínio ou ódio!
Como sempre, uma excelência nos vídeos! E um alento para nós aqui do Sul, que hoje estamos vivendo em um ambiente completamente distópico, digno dos filmes de ficção. Um forte abraço aos camaradas.
Pois é, Rafael! Muita gente sofrendo por descaso das autoridades e desinformação. Muita força pra vocês! Fizemos nossas doações pra ajudar como podemos 💜
Lamento muito o sofrimento de vocês, espero de coração que tudo isso passe logo e possam recomeçar.
Segue a dica da mini serie EXTRAPOLATIONS
Mostra como provavelmente vai ser nosso futuro bem próximo
O que faz deste filme o clássico que é foi a grande sacada de Rod Serling - ambientar a história na Terra; para isso ele usou a idéia do episódio "Atirei uma flecha no ar", pertencente à série Além da imaginação: astronautas caem num planeta desconhecido e descobrem que precisam descobrir água e alimentos antes que termine o pequeno estoque de que dispõem. Entram em desespero e conflito até o (adivinhem qual) final-surpresa. Recomendo assistirem o episódio.
Há tb uma série animada que marcou minha infância, como os primeiros filmes.....
Eu adorava aquela abertura
a série animada é sinistra passava no programa da Xuxa eu assistia antes de ir para o colégio tem completa no TH-cam
A série de TV é bem legal...
A série que você fala é o filme ou o desenho animado?
Ah, eu adoro o Planeta dos Macacos. Já vi todos os filmes e não vou perder este novo no cinema. Estou devendo ainda o livro.
Falar nisso, já que a série Fallout está em evidência: no jogo Fallout 3, na cidade de Megaton tem um paralelo bem grande com algo presente no segundo filme da franquia antiga de Planeta dos Macacos.
Toda a missão e a decisão de Fallout 3 envolvendo Megaton é inspirada no filme. Sem contar que em New Vegas, na Red Rock Canyon, os Great Khans fazem espantalhos nas montanhas bem similares aos da Zona Proibida do primeiro filme
q bom ver a pondora patrocinada!
Minha mãe me apresentou os clássicos ainda na infância. Adoro a franquia desde então.
'A Distopia do Negacionismo'. Nem vi o vídeo ainda, então não sei dizer se tem alguma coisa relacionada com o que está ocorrendo no sul do país, mas novamente deve ser mais um excelente vídeo do Central Pandora.
Infelizmente não é difícil traçar um paralelo com o que vem acontecendo no Rio Grande do Sul
@@CentralPandora... pois eu acho MUITO DIFÍCIL qualquer relação.
@@GustavoMesquita2008 Negacionismo em relação a mudanças climáticas que causam cada vez mais situações assim.
Correto e acrescente a isso que o atual governo do RGS reduziu o orçamento da defesa civil e de prevenção de desastres. E não fez a manutenção das barreiras e equipamentos existentes contras as cheias do rio Guaíba que podiam ter minimizado a inundação em Porto Alegre.
Relacionar o filme apenas ao negacionismo foi um desperdício. O filme é muito mais profundo que isso.
Eu gosto de Jornada nas Estrelas, Guerra nas Estrelas, 2001: Uma Odisseia no Espaço; mas a abordagem, a força do personagem interpretado por Charlton Heston, com suas falas ácidas e cheias de verdade, a troca de papéis dos símios fazendo papéis dos homens e vice-versa, mais o impacto do final do filme, fez-me ter uma imersão profunda para uma criança de dez anos.
Vou aguardar, ansioso, pela sequência das análises e vou assistir a esse novo filme.
Pela primeira vez vejo alguém dar relevância ao ótimo livro de Pierre Boulle, quase sempre esquecido em vista dos filmes. Congratulações!
Muito obrigada! 🖖👽
Mto booom, ótimo video eu adoro Planeta dos Macacos, revi recentemente as ultimas adaptações e pra fechar revi o de 1968, junto com a minha filha e foi bem legal estar discutindo sobre os temas que a franquia aborda.
no aguardo de mais vídeos vlw Central Pandora
Eu tinha, creio, uns dois anos quando assisti pela teve. Fui impactado pelo tema, visual, a narrativa e os diálogos; principalmente, a do Taylor no final naquela fotografia antológica. Por essa respeito amo tanto, e nada supera o primeiro filme.
Comprarei e lerei o livro que originou o filme.
1987 foi um ano mágico pra mim , com meus 12 anos assisti pela primeira vez O império contra ataca , Krull e o planeta dos macacos
Oi moça.
Vendo o seu vídeo, me chamou atenção uns HQ do Planeta dos Macacos e comecei a procurar mais informação, pra minha surpresa achei um grátis (online), que parece quase um history board do Rod Serling, era como deveria ter sido o filme de 1968. É mais próximo ao livro, mas com outro final.
Bom valeu pelas suas explicações e, sigo explorando seus interessantes vídeos retrofuturistas.
Até mais.👍
Excelente vídeo.
Realmente um dos melhores filmes de ficção científica já feito. As continuações da série clássica de filmes, o desenho e a série de tv retrataram muito bem a visão pescimista da ficção dos anos 70.
Outra série que eu achava muito boa era uma dos anos 70 chamada The Star Lost, poucos a conhecem mas quem já viu guarda boas recordações.
Espetacular o trabalho de vocês. Parabéns.
💜💜
Trilogia recente foi excelente. Vejamos se não é caça níquel o novo filme, pois mudou o diretor.
É bom, no mínimo promissor, mas vá com as expectativas baixas.
18:44 Tão icônico que me lembrei da versão do Madagascar (o Alex gritando) 😅😂
Parabéns Central Pandora, nem na gringa europeia e americana, tem um canal de ficção científica, com poucos recursos e talvez uma pequena equipe fazer um conteúdo tão profundo e interessante, mostrando que a inteligência bem direcionada pode criar coisas que nem em sonhos somos capazes de sonhar, parabéns Sora, parabéns Mateus e parabéns a equipe.
Parabéns galera, vocês merecem muito mais inscritos, agora tendo um baita patrocínio como essa aí.
Mais um texto primoroso. Te amo Central Pandora ❤❤❤❤❤
Melhor análise sobre Planeta dos Macacos que já assisti!
Ficou muito boa sua narrativa sobre planeta dos macacos e suas nuances.
O primeiro filme me basta.
leia o livro, vale a pena
Veja os outros da Franquia inicia pelo Herston. O estúdio inexplicavelmente ia reduzindo seu orçamento, mas o roteiro nos faz pensar...
Vi todos os antigos, e o primeiro Reboot, e aí cansei.
E teve até um desenho antigo, lembro vagamente alguns episódios
Concordo 100%
Depois do primeiro só veio bobagem sem impacto nenhum.
Os melhores merchants: Central Pandora e Aprofundo.
🎉🎉🎉🎊🎊🎊
Valeu!
Muito obrigada! 🖖👽💜
Quando vcs vão falar de algo tão importante pra vcs, quanto os ganes de Borderlands e da série? Aproveito pra perguntar de Bioshock Infinite e da DLC Burial at the Sea, quando vão fazer um video a respeito?
Eu assisti hoje e gostei demais, estava receoso pois gosto dessa franquia, assisti várias vezes os filmes da década de 60-70 e tem algumas referências.
Por exemplo, contém spoiler: A menina é chamada pelos macacos de Nova, faz referência da mulher do primeiro filme que Taylor chamava, mas não é a mesma personagem, aliás Nova tem um significado na verdade. Outras referências são as trilhas sonoras, como por exemplo quando os macacos vão caçar os humanos, é a mesma trilha sonora do primeiro filme de 68 e também quando eles chegam nos pontos que não poderiam ultrapassar que no primeiro filme se chamava zona proibida. Outro detalhe foi a boneca que os macacos acharam que fala "mamãe" igual a boneca que acharam no filme de 68, e ainda desconfio que não seja só uma referência, pois pode se tratar do mesmo lugar mas muitos anos antes da época do Taylor. Fiquei muito feliz pela nostalgia.
Eu desconfio que pode ser que o final do segundo filme dessa nova trilogia possa ligar com a época de Taylor ou talvez no terceiro filme.
Saudades de Ouvur sua Voz Linda, a sua Narração é a melhor Sora.
😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍
Excelente grande filme !!!! Com excelentes grandes atores !!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Genial a analise. Finalmente um video sobre o planeta dos "cacacos", como dizia minha filha quando criança
Mesmo com a teoria da evolução sendo do século XIX, foi apenas na década de 70 do seculo XX que começou a ganhar força a hipótese de que a consciência de si pode não ser um atributo exclusivo dos seres humanos.
Como sempre, um texto excelente!
Vídeo maravilhoso, muita informação , parabéns
Essa Obra é brilhante! Brilhante!
Nunca assisti e não esperava que fosse tão bom, agora vou assistir todos kkkk
Gostei muito do teu resumo, já havia visto o filme dos anos 60 e realmente é isso mesmo. Só fiquei chateado pq eu gostaria de saber mais sobre o livro e seu final, mas vc não falou. De qualquer forma, parabéns pelo trabalho!
Excelente vídeo como sempre 👏🏼
Me deixou intrigado para ler o livro!
O canal de vocês é sempre ótimo sora, único que eu não canso de assistir.
Finalmente! O vídeo mais esperado por mim.
Obrigado!
Vídeo maravilhoso 👏👏
Esse video ta incrivel!! Obrigada
Vídeo maravilhoso de uma obra prima do cinema 👏🏼👏🏼👏🏼
Não conhecia o seu canal e achei sua crítica da obra de Pierre Boulle e de Rod Serling extraordinária! Parabéns!!! Sou médico, produtor cultura e escritor de ficção científica, e já havia feito esta ilação entre a conduta presente e a dos símios do filme, em especial a do Dr. Zaius, pois nos últimos cinco anos passaram a tratar a ciência como uma religião, punindo os discordantes e os que aventam hipóteses distintas do que foi sancionado por uns poucos (esteja a informação correta ou não), o que levou toda pesquisa e descoberta divergente do que foi determinado a ser censurada e punida, tratando-a como a uma "Heresia Científica". Não existe ciência sem questionamento, e o que hoje parece verdade absoluta, pode mostrar-se a mentira de amanhã. Tal como no filme, muitos seres humanos foram e continuam sendo intencionalmente sacrificados por interesses escusos, impedindo-se quem pode salvá-los de fazê-lo. Versões humanas dos cruéis símios do filme vem controlando nossa sociedade através da mídia que determina o discurso permitido. Foi uma análise muito bem feita, concedendo-me muita alegria. Acompanharei seus vídeos daqui por diante! Vida longa e próspera e que a força esteja com vocês!
Legal ter abordado no Video mais o Livro que o Filme.
😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Sora nas suas narrativas é demais 😍
Filme clássico que explora vários temas como o modo como tratamos nossos animais e sobre religião.O final é antológico por mostrar que o "vilão" do filme não estava errado de todo em temer o ser humano.
Não só isso, amigo. Trata de como quem obtem o poder é capaz de usar religião ou ciência pra se manter no poder e controlar a população.
@@oOoGunner De fato a manipulação é bem vista como no julgamento de Taylor no qual os macacos fecham os olhos e fingem não ouvir nada.
As camisas da inside são ótimas realmente não é propaganda não mas é incrível
Parabéns pelo canal e pela percepção e toda a análise que é feita em torno do que é proposto Parabéns vocês são ótimos
👽💜
excelente video sora,uma das melhores obras ja criacao tem varias camadas,tambem mesmos erros sociedade humana sempre faz
boa analise e boa escolha do tema Planeta dos Macacos. Sucesso
Acabei de sair do cinema, e o novo filme é excelente, recomendo
Então não é caça níquel???? ALELUIA
@@minmoraes.daun2005 o final já deixa um gancho para próximos filmes
"Planeta dos Macacos" simplesmente explodiu minha mente quando eu vi pela primeira vez! Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, um verdadeiro clássico! Parabéns pelo vídeo!
Ótimo vídeo!! Seria interessante vocês abordarem também a saga clássica. Gosto muito dos temas abordados e acho que daria um bom vídeo.
Excelente vídeo com magnífica mensagem, Sora! 👏👏👏👏👏👏👏
Os vídeos desse canal são sempre excelentes - cheios de informação cuidadosamente roteirizada. Parabéns, pessoal!
Muito obrigada 💜👽
Assisti incontáveis vezes esse filme.. Ha muito o que explorar nessa sequência.
Como de costume, um excelente video , informativo e esclarecedor ! O livro e o filme continuam extremamente atuais e com verdades cortantes. Em tempos em que o belicismo , fanatismo e ignorância, obras assim deveriam ser tarefa de casa .
Obrigada pelo comentário!
Adivinharam! revi o primeiro filme de 68 ontem rs
Fantástico. Assisti no cinema de minha cidade. Cine Brasília, há muito tempo.
amoooo e adoro vocês meus queridos
esse canal e bom demais !!!!!
Vídeo incrível 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Não há como negar. Tudo mundo nega!
O primeiro filme é um clássico que eu confesso que ainda não vi, mas, está na minha lista!
Esse Merchan da Insider e o face hugger pulando na sora ja foi o suficiente pra me ganhar ai kkkkkkk.
Genial demais kkk
Vocês podem fazer um vídeo falado da História Planeta dos Macaco e Stark Trak: A Diretriz Primata?
Adorei o ataque do Face Hugger!!! Conteúdo muito bom como sempre, parabéns!
Eu gosto da sequência que tem toda aquela crítica a Bomba atômica e aquele final me lembrou muito um ep
De Além da Imaginação .
A discussão sobre a comunicação (ou a impossibilidade de) entre espécies me lembrou da série de livros do Ender's Game
Central hoje dia 16/05/2024 eu assisti o episódio 19 da primeira temporada de uma série antiga do JJ Abrams, nesse episódio eles fazem uma referência as guerras temporais de Star Trek, mencionadas em Star Trek Strange New Worlds... O seriado é de 2008... Por favor vejam acredito que vocês achar interessante... O nome da série é Fringe ou Fronteiras
Ogrigado pelo vídeo SEUS MANIACOS.
Ótimo conteúdo! Parabéns!
Mais um ótimo vídeo o merchan foi fantástico parabéns 👏🏻👏🏻🤣
Boa noite Sora e demais amantes da Sétima Arte em especial a SCI-FI!
criativa a merchâ....parabens pela qualidade cinematografica do canal
Assisti tds planeta dos macacos quando passou no SBT nas noites de domingo e os ramakes tbm , pra mim o primeiro clássico 🎉 e o ramake o primeiro 🎉 considerado ótimos
Interessante que em um dos primeiros filmes, acho q no primeiro, eles confirmam a terra plana e a borda de gelo. Eles dizem aos humanos q na sua viagem pra cá, quando saíram de seu tempo, lá no alto da nave, quando a bomba explodiu, viram a "borda da terra " derretendo. Se referindo ao círculo de gelo ao redor de nós. É muito curioso.
Análise super show,Sora!!👍👍
✌️👽
Video muito bom tema melhor ainda quero ir ver no cinema no fim de semana
Excelente análise do livro.
As propagandas da Central Pandora são as Melhores!!! E os vídeos também rsrsrs
Por favor façam um vídeo sobre a saga HALF LIFE
Sobre o livro, o que eu acho interessante na ficção científica é que os planetas têm sempre as mesmas composição atmosférica, pressão atmosférica, gravidade, radiação solar, etc. É só chegar e já sair andando por aí. Fora o CCAA interestelar, que faz todo falar inglês.
Como eu disse, no livro os macacos não falam inglês (e nem francês, como o protagonista)
@@CentralPandora, de fato. Mas, mesmo assim, a compreensão dos idiomas é sempre muito fácil. Se na Terra já temos uma variação linguística enorme, imagina uma outra espécie, com outra evolução diferente da nossa. Até do ponto de vista cognitivo é provável que seja algo muito diferente.
cara, você não pode deixar a ciência estragar uma boa história. Aliás, a parte científica da distorção temporal de Einstein no livro é muito bem feita pra época.
@@alexandretorres5087, eu consigo gostar do filme mesmo com essas imprecisões. Mas confesso que me incomoda a forma como Hollywood lida com a ciência mesmo em filmes que se vendem como hard science (como Interestelar, por exemplo).
Um universo que eu descobri recentemente, e que apesar de ser claramente Soft Sci Fi, trabalha bem isso, é o universo da franquia de jogos(e livros) Halo. Os planetas colônia só permitem presença humana porque passam por um intenso processo de terraformação para deixa-los o mais próximo possível de um ambiente propício e as espécies alienígenas têm um idioma próprio(além de algumas colônias humanas manterem sua cultura original da Terra, o planeta Reach por exemplo tem uma população de maioria húngara e por isso o idioma é o mesmo, eu curti muito isso). Os únicos aliens que se mostram falando inglês são aqueles com altíssima tecnologia e que estão num patamar de existência meio que fora da curva, como os Forerunners, e aqueles que começam a interagir diretamente com os humanos.
é a primeira vez que eu vejo um review que começa com o livro que eu adoro. Parabéns
👽✌️
Esse livro é incrível
Interessante observar como o livro critica a ciência, é tão raro ver críticas de qualidade contra a ciência serem promovidas, tanto é q esse aspecto desapareceu no filme praticamente.
Oppenheimer tamb. acabou como crítico da ciência e fez ótimas críticas.
Por sinal dezenas de macacos foram mortos para desenvolver as vacinas contra a COVID-19, principalmente de uma espécie que consegue se reconhecer em espelhos (rhesus).
Central Pandora vcs poderiam por favor fazer um vídeo sobre a HQ vampiro americano
Pra mim, essa é a melhor franquia de ficção científica da atualidade.
Esta no meu top 5 de melhores filmes.❤
kkkkkk Sora... amei a propaganda da Insider
Ótimo conteúdo, ótimo canal, uma curiosidade, você fazia parte do podcast jogo veio? A voz é idêntica. Hahaha
Saga importantíssima pra história do cinema.
Pena as continuações antigas (antes da última trilogia - que é uma OBRA-PRIMA), não estarem à altura do 1° filme. Por coincidência, acabei de assistir anteontem à "trilogia do Cesar" por conta do novo filme. Foi sensacional revisitar. Trilogia perfeita 😍
Aquele final e aquela trilha sonora, me pegam direto no coração 🥰
A trilogia do Matt Reeves que não é do Matt Reeves é fantástica
@@CentralPandora sim, hehehehe
18:44 Pior que eu li isso com a voz do Alex - do Madagascar(na versão dublada) 😅🤣