Professor, trago minha experiência: antes de começar a estudar vim até a internet fazer uma pesquisa de como estudar de forma efetiva pra concurso, e me deparei com um mar de informações, métodos, bizus e dicas, peguei o básico: teoria, questões e revisões. Até ai tudo bem! O problema foi o método mesmo, o cronograma, fiz o que falavam; duas a quatro matéria por dia, com revisões e questões. Sinceramente, não via progresso, pois quando estava entendendo uma matéria, pronto, acabou o tempo, tenho que ir pra outra. As informações não fixavam, sentia que era muito desmembrado o estudo, muito picotadinho...um pouquinho de cada coisa e não ficava bom em nada. Sem falar na obrigação de ser algo engessado, que quando dava errado por algum motivo, embolava tudo. ENTÃO resolvi fazer um método que TODOS diziam ser ruim: UMA MATÉRIA POR VEZ! Sim, eu estudo assim e SINCERAMENTE, ,eu rendimento aumentou demais, inclusive já bati 80% do edital em 2 meses, algo que não tinha feito em 6 meses. "ah, mas quando chegar na ultima matéria vai ter esquecido a primeira"..... NÃO, porque bolei uma ESTRATÉGIA PRÓPRIA: pego uma meteria, leio ela toda (costuma durar uns 10 dias matérias grandes, 7 médias e 3 as pequenas), depois que termino a teoria, vou revisando via questões e fazendo MEU RESUMO DIGITAL COM OS PONTOS QUE ERRO (caderno de erros) todo dia durante 30 minutos, e estudando a teoria da próxima, quando termino, ela também vai pra revisões junto da primeira e assim por diante. Pra fazer isso organizadamente separei as matéria por ordem de custo benefício.
Entendo a sensação de "quando estava entendendo uma matéria, pronto, acabou o tempo, tenho que ir pra outra." Por isso escolho 3 matérias para um período de algumas semanas, dessas 3 estudo 1 ou 2 por dia com questões e leituras intercaladas. Mas nem o seu nem o meu método é de fato UMA MATÉRIA POR VEZ!
Victor, me identifiquei muito com seu relato. Comigo aconteceu a MESMA coisa! Fui estudando picadinho, foi um desastre! Agora estou estudando uma matéria por vez, e estou COMPREENDENDO o que estudo. Daí volto fazendo revisões através das questões.
Victor, seu depoimento reflete minha vida. Estudar picado não dá pra mim. Nenhuma matéria fechava, eu sentia que não rendia. Hoje eu vou estudando por capítulos. Coloquei todas as matérias que vai no edital numa folha. Pego o livro estudo um capítulo todo, faço questões, faço um caderno com questões pra revisar depois. Aí quando termino o capítulo, vou pra outra matéria e estudo um capítulo todo .... E assim por diante. Meu rendimento melhorou mto.
@@PedroPedrix muito bom Pedro! O importante é ver o que os aprovados fizeram. E olha, eu sei bem o que fizeram porqur fui em muitos directs dos aprovados do meu último concurso e perfuntei como foi a preparação deles. A resposta? Diversa, das mais variadas eu recebi como resposta! Dai foi onde vi que eu podia fazer o que era bom pra mim sem ter que engessar meus estudos. A única coisa que fiz foi observar os pontos em comum: questões, revisões, simulados, persistência etc....dai incluí tudo no meu método e vem dado certo. O seu é super bacana também! Parabéns.
*Acredito que isso vai de cada um. Fiz o teste em ambos os métodos. E para mim, funcionou muito bem estudar uma matéria por vez. Tanto é que consegui a proeza de passar em 1° lugar no meu segundo concurso, porém tem que ser bem organizado com as revisões. Eu revisada com muitas questões. O problema em estudar várias matérias no dia é que eu quase nunca fechava o conteúdo. Já estudando 1 por vez obrigatoriamente você consegue fechar.*
Olá boa noite, Eu respeito muito o que o professor Diogo fala sobre concurso público, afinal ele é um auditor fiscal muito experiente no ramo do concurso, mas o que eu entendo hoje é que nada é ABSOLUTO quando se fala de preparação para concursos. O que eu vejo é que tudo gira em torno de HÁBITOS CRIADO, Alguns vão criar o hábito de alternar matéria pelo fato de não ficar focado por muito tempo em uma só matéria e outros vão preferir estudar uma matéria por dia pelo fato de não perder o foco do assunto estudado dentro da matéria. Em 2012 eu fiz o concurso do INSS e eu saí do zero absoluto em direito previdenciário para um conhecimento de matéria de 97,5% e uma assertividade de questão de 85% da materia, ou seja das 40 questões de direito previdenciário eu sabia 39 questões mas por conta de material desatualizado (o curso era de 2010 a prova foi em 2012) fiz 34 questões na matéria, e todo o conhecimento eu construir em pouco mais de 30 dias de estudo. Eu estudava o dia todo só direito previdenciário na época eu tive acesso ao curso do Professor Eduardo Tanaka, que também é Auditor fiscal, ele dava aula no preparatório APROVAÇÃO, foram 10 aulas de direito previdenciário cada aula em torno de 3:30 minutos eu via essas aulas e responde a questão o dia todo, fazia os meus mapas mentais conforme ele fazia no quadro, aqueles bonequinho que ele dizia que era o segurado. O resultado da matéria foi muito satisfatório, Tudo aquilo me faz entender, agora que a CURVA DE APRENDIZADO, não está ligada, necessariamente ao ciclo por várias matérias, mas sim a capacidade de se manter concentrado nessa matéria por muito tempo, e essa concentração pode ser decorrente do entendimento da matéria ou pelo fato de estar acertando as questões. A outra situação é que se você tem pouco tempo para conhecer uma matéria, certamente seu conhecimento sobre essa matéria será superficial. Conhecer várias pessoas em um só dia não lhe permite aprofundar nessas pessoas. Do contrário conhecer uma pessoa por dia lhe permite saber muito mais sobre ela. Mas como disse tudo é questão de Hábito, se o seu hábito é ciclo de estudo certamente você não irá se concentrar Em uma matéria por dia, para você será improdutivo. Eu recomendo uma matéria por dia com revisões ativas por meio de questões em intervalos de 24 horas, 7 dias,15 dias, 30 dias.... SUCESSO A TODOS E BONS ESTUDOS .
Não consigo entender esse método de revisão de 24h, 7dias.... Pra mim uma hora vai enrolar tudo. Kkkk queria muito conseguir visualizar. Quando termino de estudar a matéria do dia eu faço questão sobre aquele assunto. Aí tiro um dia na semana pra tentar revisar tudo q estudei na semana. Mas fica pesado... 🥴
CICLO = Edital pegando fogo. UMA POR VEZ = Longo prazo para a prova e melhor fixação. Ou seja, os dois são bons, porém, existem momentos para pô-los em prática. Muito relativo! Mas respeito muito a didática. Obrigado, professor.
Estudava 1 matéria por semana e passei em 1° lugar no concurso da SEECT/PB. Comigo funciona o método. O Juiz Federal Vaslim passou para juiz estadual no TJ/SP e para Juiz Federal usando essa técnica também.
Quase dois anos de estudo e já tentei "de tudo". Hoje também sou partidário desse método: UMA (no máximo) DUAS Discp/Sem. Desempenho subiu consideravelmente e ajudou muito a permanecer firme nesse período de tormenta. Não existe "método perfeito", talvez seja mesmo uma questão de adequação.
O Gerson Araguão recomenda uma por semana tmb, acaba que sempre haverá individualidades, se você está rendendo mais com uma ou duas por semana, não tem por que mudar.
Mas falando sério agora! Vou levar o senhor para vida. Só acompanho o senhor aqui no You Tube e o que sinto é um enorme sentimento de gratidão. O universo sempre será muito generoso e farto com o senhor e sua família pq o senhor não tem IDEIA do diferencial que tens em nossa vida. As vezes só de assistir o senhor já da aquela animada no dia. E vamos seguir. Gratidão eterna!!!!!
o meu principal problema é equalizar mal o cronograma, simplesmente planejo um tempo e acabo demorando mais com a matéria, um exemplo é portugues , tema verbo , planejei 2 horas, já estou já uma semana nessa aula e ainda não terminei kkk
Acho que esse método só é mais eficiente quando vc estuda pra um concurso que está previsto mais ainda não saiu o edital. Por experiência própria, usava o método de estudar uma matéria por semana mas de forma desorganizada. Meus rendimentos eram superiores a 78%. Sempre estudo com editais lançados ou bancas escolhidas. Resolvi mudar para o método de estudar 2 ou 3 matérias por semana, para a minha mente foi melhor, me sentia menos desmotivado para estudar e minha mente estava mais leve, porém, o meu rendimento caiu pra 70% tanto nas questões como na prova. Fiz uma prova com esse método e foi o meu pior desempenho. Depois, resolvi voltar a estudar uma matéria por semana, e embora seja mais cansativo pra mente consegui um resultado superior a 86% em questões online e em prova. Então, cheguei a conclusão que o mais importante pra mim não é ser um especialista nas matérias. Mas sim, um especialista na prova que eu vou fazer. Eu não preciso ser o cara que sabe muito de tudo pra sempre, meu primeiro objetivo é saber o suficiente pra ser classificado e conseguir o cargo. Então cada método é o melhor dependendo do objetivo.
O melhor método é estudar a teoria e responder questões sobre o que acabou de estudar, errou a pergunta volta na teoria e continua respondendo e intercalando duas matérias por dia, tendo um pausa de 20 a 30 minutos a cada estudo de 40 a 60 minutos é o estudo das questões, quando vier o concurso seu cérebro vai assimilar todas as questões da prova com o que você estudou e praticou.
Depende de cada pessoa, tem matéria, bem como assuntos específicos que demandam mais concentração e esforço, que eu levo uma semana pra concluir sim, e me adapto bem!!! O erro está em achar que o que serve e deu certo pra um dará certo pra todos, a Internet ta cheio de fórmulas mágicas de aprovação, eu só tenho um: estudar com foco total, absorvendo o maximo de conteúdo e de materiais possível. Tenta estudar mais de 3 matérias (que você nunca viu )por dia com duas horas disponível pra voce ver. A moda do momento é acertar questões!!!
Eu estudo 3 a 4 matérias por dia, é faço várias questões, é uso um dia só pra revisar todas as 12 matérias do meu concurso.... é um dia pra fazer uma redação.. 🙏🙏🙏🙏
Na minha opinião temos que achar uma maneira que nos faça sentir-se bem com o conteúdo independente de qual seja ele. Não e só seguir cronogramas apenas por seguir. A questão é saber filtrar todo o processo de maneira que se obtenha satisfação e resultados. Como se sabe, não existe uma fórmula mágica para passar em concursos. Temos que de forma responsável achar nosso caminho, cada pessoa tem seu jeito de aprender.
Eu concordo em partes com a argumentação mas não acredito que porque vai estudar ciclando as matérias que vai reter mais a memorização, se você estuda da pagina 1 a 10, da próxima vez que for estudar vai estudar da página 11 a 20 por exemplo e terá um esquecimento residual das 10 primeiras páginas, pra mim o que o ciclo ajuda é não ficar de saco cheio da matéria agora quanto a memorização pode ser que faça bem porque não estará lutando contra o cansaço daquela matéria.
bom dia, boa tarde ou boa noite. meu nome é erick tenho 15 anos (psée kkkk) e vc está me Ajudando a mudar de vida, cara eu vi quase tds seus vídeos eu ainda estou no funtamental, 9 ano. eeestou começando a gostar de ler por conta q vc me ajudou nisso sem saber mt mt mt obrigado
o problema de várias matérias por dia é que, ao término de uma para a outra a cabaça vai com varias dúvidas da anterior kkkkk e a meteria posterior não tem muita atenção por ainda está ligada na anterior kkkk ai a casa cai. no final fico pensando em varias matérias em um único dia sem poder da uma atenção especial para uma. agora estudo um disciplina por vez, do inicio ao fim, assim evoluir, tenho o dia para me dedicar somente á ela, evoluir muito, muito mesmo. Como no direito, nenhum direito é absoluto, e creio que nos estudos é da mesma forma.
O que não faz sentido nessa teoria é que dentro de uma mesma matéria você percorre assuntos completamente diferentes, ou seja, você não está estudando sempre a mesma coisa. Na verdade você está variando sempre entre assuntos bem diferentes que estão apenas agrupados sob um mesmo nome de disciplina. Basta ver: se alguém inserir "atos administrativos" que é um capítulo de direito administrativo dentro da apostila de direito constitucional, daí ele passou a ser a mesma coisa? Mas quando este mesmo assunto estava na apostila de direito administrativo, daí você acaba de estudar um capítulo de constitucional e pode estudar "atos administrativos" só porque agora está na apostila de uma matéria diferente? Não faz sentido...
Estudo toda uma matéria para depois passar para outra ! Finalizo uma matéria e depois passo para outra , quando eu finalizo a segunda , já volto revisando as 2. Porém já tentei de tudo mas foi isso que funcionou pra mim .
Já toco violão e guitarra faz 2 anos. Realmente, no dia posterior tudo parece melhor. Quanto aos estudos, estudo cerca de 6 matérias por dia, porem quase que tenho as mesmas matérias todos os dias, ou seja, eu estudo picado, mas com uma frequência maior em cada disciplina, por exemplo: Português eu tenho quase todos os dias, então pego 40min de conteúdo e 10min de questões só para pegar uma noção do que vem pela frente. Para mim é bem satisfatório, pois eu já havia dividido em 3 matérias por dia, ou seja, 1 pela manhã, 1 pela tarde e 1 pela noite. O cansaço era muito alto e eu ficava viajando na matéria depois de 100min de aula.
Ele passa as dicas e conselhos, mas como o próprio professor fala, as pessoas passam em concursos utilizando técnicas diferentes. Eu tento ir me aproximando do que a ciência passa, mas nao levo a ferro e fogo. O mais importante é sentar e estudar, quando vc ja esta fazendo isso, aí vai melhorando a prática tornando-a mais eficiente de acordo com o que é mais proveitoso. Como ele mesmo fala "Feito é melhor do que perfeito".
no inicio quando estava aprendendo as matérias , eu pegava um tópico e estudava ate o final , teoria , questão , quando me sentia cansada daquele tema mudava pra outro e no mesmo caminho , sempre tomando de onde parei , nessa época não conseguia delimitar 1 hora pra cada matéria , pq tenho dificuldade em cortar o pensamento no meio , então tentava ao máximo finalizar o tópico , NÃO A MATÉRIA pq sabia que se eu estudasse a matéria toda eu ia negligenciar meus estudos , deixando muita distancia uma da outra em revisão , depois que finalizei meu edital eu passei a marcar mais o tempo e estudar 1 hora pra cada e da super certo hoje pq estou na fase de revisão , cansa menos e aprende mais . cuidado não se iluda, que estudar ate esgotar vai dar certo , pq vc NUNCA vai esgotar e claro quando for estudar outra matéria ,vai perder muita coisa da ultima que estudou . se tem dificuldade em delimitar o tempo por conta do raciocínio tenta estudar um assunto do edital e no mesmo dia fazer outra matéria , respeitando sempre seu limite , e tome questão , sempre muita questão. Obrigada prof vc é ótimo
Eu não conseguia sair do canto antes do ciclo de estudos. Tentei vários métodos. O tempo para cada uma defini através da planilha do Excel que você disponibiliza na comunidade Estudo Completo (obg a propósito!), coloco 90 min para as matérias de maior peso/ou mais difíceis/extensas(tributário, cont geral etc), 75min para as medianas (constitucional, direito adm) e 1h para as mais leves/menores. Alterno de forma que não fique cansativo, nunca coloco dois direitos seguidos ou duas contabilidades seguidas (exemplo), faço assim: contabilidade geral - direito constitucional - auditoria - afo - direito tributário e por aí vai. Tem funcionado bastante. Ps: sou membra fundadora da comunidade Estudo Completo e não saio mais até passar se Deus quiser kkkk :D e também do time de revisão por questões (também aprendi contigo, não conseguia avançar nas matérias antes desse método). Enfim, a comunidade me ajuda DEMAIS -agora sei qual rumo seguir, antes ficava perdida- e você então, um anjo na minha vida!!! Beijosssss
Eu estudo 8 matérias em um dia e 8 no outro. Mais ou menos 1h cada. Pra mim funciona... não consigo nem imaginar o quão ruim deve ser ficar estudando 1 matéria por dia... nem na faculdade era assim
Estou passando por isso, eu trabalho na escala 12x36 noturno. Pego às 19 e saio às 07, chego em casa só 09hrs. Esta sendo horrível. Não estou encontrando uma maneira equilibrada de estudar bem 4/5 hrs líquidas e descansar para k trabalho.
Eu fiz um planejamento de 4 matérias por ano para magistratura, vou levar os próximos 4 anos para vencer tudo, porém, esse é o tempo normal de estudos nesse tipo de concurso, melhor demorar e pouco mais e ir tentar com segurança da aprovação do que correr para fechar o edital e reprovar várias vezes como muitos. Mais importante que decorar é aprender, se não fica como muitos que depois que passam não sabem fazer um despacho simples. Quem decora com facilidade é o primeiro a passar, mas nem sempre será o melhor profissional. Enfim, tem métodos que não rola para todo mundo
Eu faço o seguinte: escolho 3 disciplinas e estudo uma por dia até finalizar os assuntos. Finalizadas estas, insiro mais 3 disciplinas, até completar todo o edital. Cada grupo de disciplinas finalizadas, vou revisando via questões. Além disso, estipulo um prazo para fechar os conteúdos referente as 3 disciplinas. Iniciei este método há pouco tempo. Tá dando tudo certo. O ciclo de estudos é muito demorado, vc estuda várias disciplinas ao mesmo tempo e parece que não sai do lugar, passa muito tempo estudando sem concluir nenhuma disciplina. O que vcs acham desse método a curto e a logo prazo???
eu balizo pela apostila, não consigo passar para outra matéria sem terminar a apostila, não importa o tamanho. Se a apostila for muito grande, eu estabeleço a meta do dia, terminar em 1 dia, jamais em 2, quando termino já pulo para próxima matéria, hoje por ex, português verboas, muito grande a apostila, amanhã já é direito civil ou penal ou constitucional.
Professor , como estudar uma materia , se cada uma delas tem , a video aula PDF , e as questoes , geralmente o pdf tem 120 paginas e como estudar uma materia sem termina-lá ?
Diogo, tenho a mesma sensação descrita abaixo de "quando estava entendendo uma matéria, pronto, acabou o tempo, tenho que ir pra outra." Por isso escolho 3 matérias para um período de algumas semanas, dessas 3 estudo 1 ou 2 por dia com questões e leituras intercaladas. Intercalo dias com novas matérias e com dias de matérias terminadas, essas últimas fazendo questões e anotações rápidas e modestas na lei seca. Anoto os dias que estudo cada coisa, quando vejo que fiquei muitos dias sem visitar aquela matéria estudo-a de novo. Mas sem muito rigor ou tabelinhas, não dou conta. Bem... feito é melhor que perfeito né!?
Uma dúvida amigo! Eu tenho uma agenda muito lotada durante o dia! Acordo as 05:00hs, faço 7 horas de curso de programação, dás 07:00hs até as 14:00hs da tarde! Dás 15:00hs ás 17:30hs, faço curso de inglês! Dás 18:00hs ás 20hs eu faço pilates! E dás 20:00hs ás 22:00 estudo para um curso do ensino médio! Estudar assim vai me fazer absorver bastante conhecimento? Pois tenho como objetivo forcar 50% no curso de programação! 30% no inglês! E 20% no ensino médio! Estou fazendo errado? Ou estou fazendo certo? Tem como melhorar? Obrigado!
Eu estudo de 4 a 6 materias por dia. As 3 primeiras do dia eu divido cada 1 em 1 hora de lei seca + 30min de exercicio de topico diverso. É bem cansativo, mas nao é desmotivante. Hoje, por exemplo: Civil - Processo penal - Administrativo - Regimento interno- Lei especiais - Raciocinio Logico. Pra mim, tem funcionado super bem, mas como nao há uma formula fixa... Resolvi deixar aqui, pois as vezes da um "estalo" na pessoa que esta 100% perdida e nao sabe por onde começar. Abraçao, Diogueira. Tu é show!
Professor eu não estudo só uma matéria por semana, mas um o único Tópico, contudo não é uma semana mas até terminar ele por ex: pode ser 1 hr, 5 hrs , 3 dias ou mais só passo para outra matéria outro tópico quando realmente compreendo, vou poder fazer revisões periodicas desse assunto tudo pronto e deito no pal nos exercícios sobre tal assunto até alcançar 80//90 ou 100 %. aí passo para outra matéria e outro tópico. eu não aguento mais fazer aquela salada de 2/3 ou mais matérias, esse foi o jeito de me ver evoluindo nas questões o que o Sr. pensa sobre isso?
Acho ruim por todos os motivos que expliquei no vídeo. Além disso, você vai demorar muito mais do que o normal para ler todas as matérias, o que no longo prazo é desmotivador. Sem terminar matérias, a prova pode chegar e você não estar pronto. Abs
Mano, tenho uma prova pro dia 4 e ainda não estudei, tenho 8 matérias e 50 temas para estudar, eu vou estudar as 2 q tem mais temas em um dia, fazendo questão logo depois de estudar e forçando a mente no resumo depois das questões, para depois complementar com oq faltou, e as outras 6 matérias eu faço 3 por dia, intercalando com o nivel de diferença, o mesmo esquema das questões e tal, assim tá bom? tem como eu melhorar?
Segunda , terça, quarta estudo português e direito administrativo. Quinta, Sexta e sábado reviso via questões contabilidade geral , contabilidade pública, administração financeira e orçamentária e direito constitucional Seria errado ????
Ciclo de estudos, meu chapa. 1. 90m PT 2. 90m DA 3. 90m CG 4. 90m AFO 5. 90m CP 6. 90m AFO 7. 90m DC Depois do sete, você volta pro primeiro. Você faz as questões no tempo de estudo da matéria. Terminou o pdf em 60m, usa os 30m pras questões.
Tenho melhorado muito meus estudos, eu nao gostava de ouvir dicas de estudo e n fazia revisao direito. Hoje precebo que fui um tolo. Estudo 10 materias por semana e faco revisão 1 dia apos, 3 dias apos e 5 dias após. Tenho visto a diferenca nas questões.
Prof, imagine um outro cenário: Já estudo a bastante tempo seguindo um ciclo de estudos, revisando por questões (tudo aquilo que o sr. já ensina), mas talvez haja alguma matéria ou tópico que não entra na cabeça de jeito nenhum. O que acha de dedicar um dia na semana para essa matéria. Ex: Faço um ciclo com todas as matérias de segunda a sexta, mas sábado (dia de maldade) é dia de estudar só estatística?
Eu estudo Matemática todo santo dia, o ciclo de estudos só se aplica às outras matérias. Mas eu dedico menos tempo diário pra ele, já que estudo ele todo dia.
Professor Diogo Bom dia, tenho uma pergunta: Como estudar Leis especificas (municipais) como Planos Diretores e outros, se não temos disponíveis em sistemas de questão. É indicado procurar questões de "mesmo tipo de lei" da banca pra outras prefeituras (para compreender a lógica de cobrança), ou apenas estudar por outros meios? Obrigado
Tenho uma duvida, tenho muita dificuldade em portugues estou comecando agora, descobri que sou "analfabeto tecnico" estudo portugues todos os dias, estou tendo dificuldades em avancar nos assuntos por exemplo estou vendo gramatica do zero ,quando devo avancar nos temas ? sinto que quando tento avancar nao entendo o novo assunto oque eu devo fazer???? Obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Boa tarde professor, eu trabalho durante o dia e a noite eu estudo faço faculdade de tecnólogo EAD, deixa eu falar minha rodinha de serviço, acordo todo dia 4h30 da manhã para trabalhar e chego eu casa 5h00 da tarde, e depois eu tenho que estudar as matérias da faculdade, fica só uma 1h ou 2h as vezes pra eu estudar para concursos, mas professor como eu faço para estudar com pouco tempo de estudo, será que eu tenho de deixar de estudar para concursos só quando eu termina a faculdade o que eu faço professor me de uma luz.
Tem.alguma forma de assistir uma vídeo aula de forma ativa ? Estou com muita dificuldade em português, já tentei estudar de várias formas, mas o rendimento não melhora muita coisa. Acho que vou recorrer às vídeo aulas mesmo não curtindo esse tipo de estudo.
O acerto das questões funciona como um "termômetro"...se está acertando a maioria das questões, então é bom... está indo bem, caso contrário, é hora de rever seu método..
Diogo, tenho uma dúvida sobre o estudo de Contabilidade, vc acha que é interessante focar , no estudo dessa matéria, em apenas uma banca ou bancas diversas? Dado que o concurso que estou focando n tem banca definida ainda.
Professor, estou no momento estou estudando 4 disciplinas, 4 ciclos de 50 a 55 min em cada, o que faz que que eu estude as 4 materias todos os dias, isso atrapalha em relação a esse "descanso da mente"?
Bom dia mano!! Assim como eu acho que você também quer sair dessa vida bandida que é estudar pra concurso né?! rsrsrs. Se me permite a melhor forma de estudos e inclusive batida severamente pelo Diogo é: ciclo de estudos, cara. Experimente fazer isso. Bons estudos!!!
Professor, trago minha experiência: antes de começar a estudar vim até a internet fazer uma pesquisa de como estudar de forma efetiva pra concurso, e me deparei com um mar de informações, métodos, bizus e dicas, peguei o básico: teoria, questões e revisões. Até ai tudo bem! O problema foi o método mesmo, o cronograma, fiz o que falavam; duas a quatro matéria por dia, com revisões e questões. Sinceramente, não via progresso, pois quando estava entendendo uma matéria, pronto, acabou o tempo, tenho que ir pra outra. As informações não fixavam, sentia que era muito desmembrado o estudo, muito picotadinho...um pouquinho de cada coisa e não ficava bom em nada. Sem falar na obrigação de ser algo engessado, que quando dava errado por algum motivo, embolava tudo. ENTÃO resolvi fazer um método que TODOS diziam ser ruim: UMA MATÉRIA POR VEZ! Sim, eu estudo assim e SINCERAMENTE, ,eu rendimento aumentou demais, inclusive já bati 80% do edital em 2 meses, algo que não tinha feito em 6 meses. "ah, mas quando chegar na ultima matéria vai ter esquecido a primeira"..... NÃO, porque bolei uma ESTRATÉGIA PRÓPRIA: pego uma meteria, leio ela toda (costuma durar uns 10 dias matérias grandes, 7 médias e 3 as pequenas), depois que termino a teoria, vou revisando via questões e fazendo MEU RESUMO DIGITAL COM OS PONTOS QUE ERRO (caderno de erros) todo dia durante 30 minutos, e estudando a teoria da próxima, quando termino, ela também vai pra revisões junto da primeira e assim por diante. Pra fazer isso organizadamente separei as matéria por ordem de custo benefício.
Entendo a sensação de "quando estava entendendo uma matéria, pronto, acabou o tempo, tenho que ir pra outra." Por isso escolho 3 matérias para um período de algumas semanas, dessas 3 estudo 1 ou 2 por dia com questões e leituras intercaladas.
Mas nem o seu nem o meu método é de fato UMA MATÉRIA POR VEZ!
Também utilizo essa essa mesma estratégia e consequentemente consegui avançar e aumentar a minha porcentagem de acerto nas questoes
Victor, me identifiquei muito com seu relato. Comigo aconteceu a MESMA coisa! Fui estudando picadinho, foi um desastre! Agora estou estudando uma matéria por vez, e estou COMPREENDENDO o que estudo. Daí volto fazendo revisões através das questões.
Victor, seu depoimento reflete minha vida. Estudar picado não dá pra mim. Nenhuma matéria fechava, eu sentia que não rendia. Hoje eu vou estudando por capítulos. Coloquei todas as matérias que vai no edital numa folha. Pego o livro estudo um capítulo todo, faço questões, faço um caderno com questões pra revisar depois. Aí quando termino o capítulo, vou pra outra matéria e estudo um capítulo todo .... E assim por diante. Meu rendimento melhorou mto.
@@PedroPedrix muito bom Pedro! O importante é ver o que os aprovados fizeram. E olha, eu sei bem o que fizeram porqur fui em muitos directs dos aprovados do meu último concurso e perfuntei como foi a preparação deles. A resposta? Diversa, das mais variadas eu recebi como resposta! Dai foi onde vi que eu podia fazer o que era bom pra mim sem ter que engessar meus estudos. A única coisa que fiz foi observar os pontos em comum: questões, revisões, simulados, persistência etc....dai incluí tudo no meu método e vem dado certo. O seu é super bacana também! Parabéns.
Depois de muita tentativa e erro, hoje eu estudo 2 disciplinas por dia.
*Acredito que isso vai de cada um. Fiz o teste em ambos os métodos. E para mim, funcionou muito bem estudar uma matéria por vez. Tanto é que consegui a proeza de passar em 1° lugar no meu segundo concurso, porém tem que ser bem organizado com as revisões. Eu revisada com muitas questões. O problema em estudar várias matérias no dia é que eu quase nunca fechava o conteúdo. Já estudando 1 por vez obrigatoriamente você consegue fechar.*
ESTUDAVA 1 POR SEMANA?
@@felipediniz9181 ele estudava a materia inteira até esgotar, não necessariamente em 1 semana cada materia
Dica de leitura : Fixe o conhecimento - a ciência do aprendizado bem sucedido
Eu estudo 12 matérias/assuntos por semana. Dois por dia, de segunda a sábado.
Olá boa noite,
Eu respeito muito o que o professor Diogo fala sobre concurso público, afinal ele é um auditor fiscal muito experiente no ramo do concurso, mas o que eu entendo hoje é que nada é ABSOLUTO quando se fala de preparação para concursos. O que eu vejo é que tudo gira em torno de HÁBITOS CRIADO, Alguns vão criar o hábito de alternar matéria pelo fato de não ficar focado por muito tempo em uma só matéria e outros vão preferir estudar uma matéria por dia pelo fato de não perder o foco do assunto estudado dentro da matéria. Em 2012 eu fiz o concurso do INSS e eu saí do zero absoluto em direito previdenciário para um conhecimento de matéria de 97,5% e uma assertividade de questão de 85% da materia, ou seja das 40 questões de direito previdenciário eu sabia 39 questões mas por conta de material desatualizado (o curso era de 2010 a prova foi em 2012) fiz 34 questões na matéria, e todo o conhecimento eu construir em pouco mais de 30 dias de estudo. Eu estudava o dia todo só direito previdenciário na época eu tive acesso ao curso do Professor Eduardo Tanaka, que também é Auditor fiscal, ele dava aula no preparatório APROVAÇÃO, foram 10 aulas de direito previdenciário cada aula em torno de 3:30 minutos eu via essas aulas e responde a questão o dia todo, fazia os meus mapas mentais conforme ele fazia no quadro, aqueles bonequinho que ele dizia que era o segurado. O resultado da matéria foi muito satisfatório,
Tudo aquilo me faz entender, agora que a CURVA DE APRENDIZADO, não está ligada, necessariamente ao ciclo por várias matérias, mas sim a capacidade de se manter concentrado nessa matéria por muito tempo, e essa concentração pode ser decorrente do entendimento da matéria ou pelo fato de estar acertando as questões. A outra situação é que se você tem pouco tempo para conhecer uma matéria, certamente seu conhecimento sobre essa matéria será superficial. Conhecer várias pessoas em um só dia não lhe permite aprofundar nessas pessoas. Do contrário conhecer uma pessoa por dia lhe permite saber muito mais sobre ela. Mas como disse tudo é questão de Hábito, se o seu hábito é ciclo de estudo certamente você não irá se concentrar Em uma matéria por dia, para você será improdutivo.
Eu recomendo uma matéria por dia com revisões ativas por meio de questões em intervalos de 24 horas, 7 dias,15 dias, 30 dias....
SUCESSO A TODOS E BONS ESTUDOS .
Não consigo entender esse método de revisão de 24h, 7dias.... Pra mim uma hora vai enrolar tudo. Kkkk queria muito conseguir visualizar. Quando termino de estudar a matéria do dia eu faço questão sobre aquele assunto. Aí tiro um dia na semana pra tentar revisar tudo q estudei na semana. Mas fica pesado... 🥴
independentemente do método , o mais importante é ter consistencia
Dica valiosa
CICLO = Edital pegando fogo.
UMA POR VEZ = Longo prazo para a prova e melhor fixação.
Ou seja, os dois são bons, porém, existem momentos para pô-los em prática.
Muito relativo! Mas respeito muito a didática.
Obrigado, professor.
Concordo plenamente!
Eu tenho uma prova pra fazer ano que vem , qual você indica ??
Estudava 1 matéria por semana e passei em 1° lugar no concurso da SEECT/PB. Comigo funciona o método. O Juiz Federal Vaslim passou para juiz estadual no TJ/SP e para Juiz Federal usando essa técnica também.
Quase dois anos de estudo e já tentei "de tudo". Hoje também sou partidário desse método: UMA (no máximo) DUAS Discp/Sem. Desempenho subiu consideravelmente e ajudou muito a permanecer firme nesse período de tormenta. Não existe "método perfeito", talvez seja mesmo uma questão de adequação.
O Gerson Araguão recomenda uma por semana tmb, acaba que sempre haverá individualidades, se você está rendendo mais com uma ou duas por semana, não tem por que mudar.
@Janaína Gomes como vc revisava?
Te amo prof!!!!! O senhor é uma benção!!!!
Eu tou ficando muito ansioso estudando tal assunto e passar pra outra matéria fazendo esses corte... Vou começar a estudar uma matéria por vez.
precisava desse video, obrigado DIOGO!
Eu estudo 11 matérias por semana
Boa Boa💯📚🚀
Estudo 9 e já acho puxado
Eu estudo 22 por semana. Mas as vezes faço só 18
@Mateus Fortes qual concurso é esse? Deve ter muitas matérias. Parabéns por sua dedicação 👏👏
Maluco é brabo.
É sempre muito bom ouvir quem entende do assunto. 👏👏👏👍
Pierluigi piazzi já dizia hehe
Primeira vez que o Diogo mudou a frase! Kkkkk! TENTANDO, TENTANDO... te ajudar a sair dessa vida bandida! Kkkkk
Ô povo difícil
Leia os comentários aqui e você vai ver que, mesmo com esse vídeo, não consegui!
@@profdiogomoreira kkkkkkk
Mas falando sério agora! Vou levar o senhor para vida.
Só acompanho o senhor aqui no You Tube e o que sinto é um enorme sentimento de gratidão.
O universo sempre será muito generoso e farto com o senhor e sua família pq o senhor não tem IDEIA do diferencial que tens em nossa vida. As vezes só de assistir o senhor já da aquela animada no dia. E vamos seguir. Gratidão eterna!!!!!
Também sou fã kkkk
Minha esposa me zoa cada vez que cito um conselho do Diogo pra ela xD
Obrigado pelo trabalho Diogo!
@@profdiogomoreira kkkkkkkk o Brasileiro tem problemas cognitivos, envelhecemos sem saber interpretar um texto, fala ou qualquer outra coisa.
Muito boa a dica!
o meu principal problema é equalizar mal o cronograma, simplesmente planejo um tempo e acabo demorando mais com a matéria, um exemplo é portugues , tema verbo , planejei 2 horas, já estou já uma semana nessa aula e ainda não terminei kkk
Acho que esse método só é mais eficiente quando vc estuda pra um concurso que está previsto mais ainda não saiu o edital. Por experiência própria, usava o método de estudar uma matéria por semana mas de forma desorganizada. Meus rendimentos eram superiores a 78%. Sempre estudo com editais lançados ou bancas escolhidas. Resolvi mudar para o método de estudar 2 ou 3 matérias por semana, para a minha mente foi melhor, me sentia menos desmotivado para estudar e minha mente estava mais leve, porém, o meu rendimento caiu pra 70% tanto nas questões como na prova. Fiz uma prova com esse método e foi o meu pior desempenho. Depois, resolvi voltar a estudar uma matéria por semana, e embora seja mais cansativo pra mente consegui um resultado superior a 86% em questões online e em prova. Então, cheguei a conclusão que o mais importante pra mim não é ser um especialista nas matérias. Mas sim, um especialista na prova que eu vou fazer. Eu não preciso ser o cara que sabe muito de tudo pra sempre, meu primeiro objetivo é saber o suficiente pra ser classificado e conseguir o cargo. Então cada método é o melhor dependendo do objetivo.
Sábias palavras mestre 👏👏👏🇧🇷
Obrigada professor! Tava precisando muito ouvir isso.
O melhor método é estudar a teoria e responder questões sobre o que acabou de estudar, errou a pergunta volta na teoria e continua respondendo e intercalando duas matérias por dia, tendo um pausa de 20 a 30 minutos a cada estudo de 40 a 60 minutos é o estudo das questões, quando vier o concurso seu cérebro vai assimilar todas as questões da prova com o que você estudou e praticou.
Depende de cada pessoa, tem matéria, bem como assuntos específicos que demandam mais concentração e esforço, que eu levo uma semana pra concluir sim, e me adapto bem!!! O erro está em achar que o que serve e deu certo pra um dará certo pra todos, a Internet ta cheio de fórmulas mágicas de aprovação, eu só tenho um: estudar com foco total, absorvendo o maximo de conteúdo e de materiais possível. Tenta estudar mais de 3 matérias (que você nunca viu )por dia com duas horas disponível pra voce ver. A moda do momento é acertar questões!!!
Obrigado!
Diogo, você é o melhor!
Já tentei estudar 1 matéria por dia, para mim não funcionou. Encontrei-me em estudar 3 disciplinas por dia.
Eu também; 1 a cada H e 1h FLASH cards
Nunca concordei. Mas agora me convenceu!
Obrigado, Diogo
Eu estudo 3 a 4 matérias por dia, é faço várias questões, é uso um dia só pra revisar todas as 12 matérias do meu concurso.... é um dia pra fazer uma redação.. 🙏🙏🙏🙏
Manooooo meu comentário virou um vídeo kkkkk
grande mestre diogo!!!!
MUITO BOM
Professor, vc tem me ajudado demais!!✌
Na minha opinião temos que achar uma maneira que nos faça sentir-se bem com o conteúdo independente de qual seja ele. Não e só seguir cronogramas apenas por seguir. A questão é saber filtrar todo o processo de maneira que se obtenha satisfação e resultados. Como se sabe, não existe uma fórmula mágica para passar em concursos. Temos que de forma responsável achar nosso caminho, cada pessoa tem seu jeito de aprender.
Estudar um a PDF de uma aula por dia não e mais rápido para fechar um edital do que ficar picando o PDF uma hora por dia focar e
Ótima explicação me deu uma luz 👏
Eu concordo em partes com a argumentação mas não acredito que porque vai estudar ciclando as matérias que vai reter mais a memorização, se você estuda da pagina 1 a 10, da próxima vez que for estudar vai estudar da página 11 a 20 por exemplo e terá um esquecimento residual das 10 primeiras páginas, pra mim o que o ciclo ajuda é não ficar de saco cheio da matéria agora quanto a memorização pode ser que faça bem porque não estará lutando contra o cansaço daquela matéria.
Não ensino isso baseado na minha opinião, e sim em experimentos científicos. Chama-se prática intercalada. 👍🏻
bom dia, boa tarde ou boa noite. meu nome é erick tenho 15 anos (psée kkkk) e vc está me Ajudando a mudar de vida, cara eu vi quase tds seus vídeos
eu ainda estou no funtamental, 9 ano. eeestou começando a gostar de ler
por conta q vc me ajudou nisso
sem saber
mt mt mt obrigado
o problema de várias matérias por dia é que, ao término de uma para a outra a cabaça vai com varias dúvidas da anterior kkkkk e a meteria posterior não tem muita atenção por ainda está ligada na anterior kkkk ai a casa cai. no final fico pensando em varias matérias em um único dia sem poder da uma atenção especial para uma. agora estudo um disciplina por vez, do inicio ao fim, assim evoluir, tenho o dia para me dedicar somente á ela, evoluir muito, muito mesmo. Como no direito, nenhum direito é absoluto, e creio que nos estudos é da mesma forma.
Oi Diogo! Acredita que eu tenho estudado 22 dias a matéria de português! Totalmente errada! Agora sim ! OBRIGADA!
Mas quem nunca estudou, não é melhor começar aos poucos?
Sim. 1 matéria por semana
O que não faz sentido nessa teoria é que dentro de uma mesma matéria você percorre assuntos completamente diferentes, ou seja, você não está estudando sempre a mesma coisa. Na verdade você está variando sempre entre assuntos bem diferentes que estão apenas agrupados sob um mesmo nome de disciplina. Basta ver: se alguém inserir "atos administrativos" que é um capítulo de direito administrativo dentro da apostila de direito constitucional, daí ele passou a ser a mesma coisa? Mas quando este mesmo assunto estava na apostila de direito administrativo, daí você acaba de estudar um capítulo de constitucional e pode estudar "atos administrativos" só porque agora está na apostila de uma matéria diferente? Não faz sentido...
Affffa neurociência que tá virando modinha acredito não ter embasamento nenhum é muito guru de neuro ciência falando besteiras
Estudo toda uma matéria para depois passar para outra !
Finalizo uma matéria e depois passo para outra , quando eu finalizo a segunda , já volto revisando as 2.
Porém já tentei de tudo mas foi isso que funcionou pra mim .
Já toco violão e guitarra faz 2 anos. Realmente, no dia posterior tudo parece melhor. Quanto aos estudos, estudo cerca de 6 matérias por dia, porem quase que tenho as mesmas matérias todos os dias, ou seja, eu estudo picado, mas com uma frequência maior em cada disciplina, por exemplo: Português eu tenho quase todos os dias, então pego 40min de conteúdo e 10min de questões só para pegar uma noção do que vem pela frente. Para mim é bem satisfatório, pois eu já havia dividido em 3 matérias por dia, ou seja, 1 pela manhã, 1 pela tarde e 1 pela noite. O cansaço era muito alto e eu ficava viajando na matéria depois de 100min de aula.
Ele passa as dicas e conselhos, mas como o próprio professor fala, as pessoas passam em concursos utilizando técnicas diferentes. Eu tento ir me aproximando do que a ciência passa, mas nao levo a ferro e fogo. O mais importante é sentar e estudar, quando vc ja esta fazendo isso, aí vai melhorando a prática tornando-a mais eficiente de acordo com o que é mais proveitoso. Como ele mesmo fala "Feito é melhor do que perfeito".
acabei de comentar que eu estudo totalmente diferente e consegui duas aprovações.
@@victorsilveiran como tu faz? não achei teu comentario
@@edus.8987 O meu é um comentário bem grande! Expliquei ele lá. Mas é claro, de forma resumida.
Estudo de 2 a 3 matérias por dia de domingo a sexta-feira.
no inicio quando estava aprendendo as matérias , eu pegava um tópico e estudava ate o final , teoria , questão , quando me sentia cansada daquele tema mudava pra outro e no mesmo caminho , sempre tomando de onde parei , nessa época não conseguia delimitar 1 hora pra cada matéria , pq tenho dificuldade em cortar o pensamento no meio , então tentava ao máximo finalizar o tópico , NÃO A MATÉRIA pq sabia que se eu estudasse a matéria toda eu ia negligenciar meus estudos , deixando muita distancia uma da outra em revisão , depois que finalizei meu edital eu passei a marcar mais o tempo e estudar 1 hora pra cada e da super certo hoje pq estou na fase de revisão , cansa menos e aprende mais .
cuidado não se iluda, que estudar ate esgotar vai dar certo , pq vc NUNCA vai esgotar e claro quando for estudar outra matéria ,vai perder muita coisa da ultima que estudou . se tem dificuldade em delimitar o tempo por conta do raciocínio tenta estudar um assunto do edital e no mesmo dia fazer outra matéria , respeitando sempre seu limite , e tome questão , sempre muita questão.
Obrigada prof vc é ótimo
Eu não conseguia sair do canto antes do ciclo de estudos. Tentei vários métodos. O tempo para cada uma defini através da planilha do Excel que você disponibiliza na comunidade Estudo Completo (obg a propósito!), coloco 90 min para as matérias de maior peso/ou mais difíceis/extensas(tributário, cont geral etc), 75min para as medianas (constitucional, direito adm) e 1h para as mais leves/menores. Alterno de forma que não fique cansativo, nunca coloco dois direitos seguidos ou duas contabilidades seguidas (exemplo), faço assim: contabilidade geral - direito constitucional - auditoria - afo - direito tributário e por aí vai. Tem funcionado bastante.
Ps: sou membra fundadora da comunidade Estudo Completo e não saio mais até passar se Deus quiser kkkk :D e também do time de revisão por questões (também aprendi contigo, não conseguia avançar nas matérias antes desse método). Enfim, a comunidade me ajuda DEMAIS -agora sei qual rumo seguir, antes ficava perdida- e você então, um anjo na minha vida!!! Beijosssss
E eu com sono estudando :v Zzz.
Diogo então reformulando a pergunta ! Oque você acha de estudar uma matéria por dia ?
Eu estudo 8 matérias em um dia e 8 no outro. Mais ou menos 1h cada. Pra mim funciona... não consigo nem imaginar o quão ruim deve ser ficar estudando 1 matéria por dia... nem na faculdade era assim
8 materias? Caramba! Eu nao consigo. Estudo no MAXIMO cinco. Sucesso para vc!
Estou passando por isso, eu trabalho na escala 12x36 noturno. Pego às 19 e saio às 07, chego em casa só 09hrs. Esta sendo horrível.
Não estou encontrando uma maneira equilibrada de estudar bem 4/5 hrs líquidas e descansar para k trabalho.
Eu fiz um planejamento de 4 matérias por ano para magistratura, vou levar os próximos 4 anos para vencer tudo, porém, esse é o tempo normal de estudos nesse tipo de concurso, melhor demorar e pouco mais e ir tentar com segurança da aprovação do que correr para fechar o edital e reprovar várias vezes como muitos. Mais importante que decorar é aprender, se não fica como muitos que depois que passam não sabem fazer um despacho simples. Quem decora com facilidade é o primeiro a passar, mas nem sempre será o melhor profissional. Enfim, tem métodos que não rola para todo mundo
Adorooooo demaisss quando ele fala: .....sair dessa vida bandida que é estudar para concurso!
Eu faço o seguinte:
escolho 3 disciplinas e estudo uma por dia até finalizar os assuntos. Finalizadas estas, insiro mais 3 disciplinas, até completar todo o edital. Cada grupo de disciplinas finalizadas, vou revisando via questões.
Além disso, estipulo um prazo para fechar os conteúdos referente as 3 disciplinas.
Iniciei este método há pouco tempo. Tá dando tudo certo.
O ciclo de estudos é muito demorado, vc estuda várias disciplinas ao mesmo tempo e parece que não sai do lugar, passa muito tempo estudando sem concluir nenhuma disciplina.
O que vcs acham desse método a curto e a logo prazo???
Acho ruim por todos os motivos que expliquei no vídeo. Abs
Isso que vc tá fazendo é um tipo de ciclo de estudos, só que com poucas matérias.
eu balizo pela apostila, não consigo passar para outra matéria sem terminar a apostila, não importa o tamanho. Se a apostila for muito grande, eu estabeleço a meta do dia, terminar em 1 dia, jamais em 2, quando termino já pulo para próxima matéria, hoje por ex, português verboas, muito grande a apostila, amanhã já é direito civil ou penal ou constitucional.
Do ponto de vista pedagógico, isso é ruim.
Professor , como estudar uma materia , se cada uma delas tem , a video aula PDF , e as questoes , geralmente o pdf tem 120 paginas e como estudar uma materia sem termina-lá ?
Faço quatro materias por dia, uma faço teoria e prática e três só prática.
Bixo, cada vídeo do Diogo é um tapa na minha cara kkkk
(obrigado, professor)
Diogo, tenho a mesma sensação descrita abaixo de "quando estava entendendo uma matéria, pronto, acabou o tempo, tenho que ir pra outra." Por isso escolho 3 matérias para um período de algumas semanas, dessas 3 estudo 1 ou 2 por dia com questões e leituras intercaladas. Intercalo dias com novas matérias e com dias de matérias terminadas, essas últimas fazendo questões e anotações rápidas e modestas na lei seca. Anoto os dias que estudo cada coisa, quando vejo que fiquei muitos dias sem visitar aquela matéria estudo-a de novo. Mas sem muito rigor ou tabelinhas, não dou conta. Bem... feito é melhor que perfeito né!?
Conforme expliquei no vídeo, não é o ideal. Mas pelo menos você está cuidando para não ficar tempo demais sem ver as matérias.
Uma dúvida amigo! Eu tenho uma agenda muito lotada durante o dia! Acordo as 05:00hs, faço 7 horas de curso de programação, dás 07:00hs até as 14:00hs da tarde! Dás 15:00hs ás 17:30hs, faço curso de inglês! Dás 18:00hs ás 20hs eu faço pilates! E dás 20:00hs ás 22:00 estudo para um curso do ensino médio! Estudar assim vai me fazer absorver bastante conhecimento? Pois tenho como objetivo forcar 50% no curso de programação! 30% no inglês! E 20% no ensino médio! Estou fazendo errado? Ou estou fazendo certo? Tem como melhorar? Obrigado!
Eu tinha a mania de zerar a matéria pra poder passar pra outra, até funcionava, mas eu sei que meu aproveitamento poderia ter sido maior
Eu estudo de 4 a 6 materias por dia. As 3 primeiras do dia eu divido cada 1 em 1 hora de lei seca + 30min de exercicio de topico diverso. É bem cansativo, mas nao é desmotivante. Hoje, por exemplo: Civil - Processo penal - Administrativo - Regimento interno- Lei especiais - Raciocinio Logico. Pra mim, tem funcionado super bem, mas como nao há uma formula fixa... Resolvi deixar aqui, pois as vezes da um "estalo" na pessoa que esta 100% perdida e nao sabe por onde começar.
Abraçao, Diogueira. Tu é show!
Eu vejo todas as matérias (os grandes tópicos) do meu edital 2 vezes na semana, deve dar entre 10 e 15
Professor eu não estudo só uma matéria por semana, mas um o único Tópico, contudo não é uma semana mas até terminar ele por ex: pode ser 1 hr, 5 hrs , 3 dias ou mais só passo para outra matéria outro tópico quando realmente compreendo, vou poder fazer revisões periodicas desse assunto tudo pronto e deito no pal nos exercícios sobre tal assunto até alcançar 80//90 ou 100 %. aí passo para outra matéria e outro tópico. eu não aguento mais fazer aquela salada de 2/3 ou mais matérias, esse foi o jeito de me ver evoluindo nas questões o que o Sr. pensa sobre isso?
Acho ruim por todos os motivos que expliquei no vídeo. Além disso, você vai demorar muito mais do que o normal para ler todas as matérias, o que no longo prazo é desmotivador. Sem terminar matérias, a prova pode chegar e você não estar pronto. Abs
Mano, tenho uma prova pro dia 4 e ainda não estudei, tenho 8 matérias e 50 temas para estudar, eu vou estudar as 2 q tem mais temas em um dia, fazendo questão logo depois de estudar e forçando a mente no resumo depois das questões, para depois complementar com oq faltou, e as outras 6 matérias eu faço 3 por dia, intercalando com o nivel de diferença, o mesmo esquema das questões e tal, assim tá bom? tem como eu melhorar?
Só não recomendo os resumos. Estuda e faz questões e só. A gente não aprende resumindo e vc não vai ter tempo de reler os resumos.
@@profdiogomoreira Obg prof, mas caso eu esqueça algum conteúdo, eu vou ter que voltar no material original? o que o sr recomenda?
Segunda , terça, quarta estudo português e direito administrativo.
Quinta, Sexta e sábado reviso via questões contabilidade geral , contabilidade pública, administração financeira e orçamentária e direito constitucional
Seria errado ????
Sim.
@@erivam_galdino pq😭
Ciclo de estudos, meu chapa.
1. 90m PT
2. 90m DA
3. 90m CG
4. 90m AFO
5. 90m CP
6. 90m AFO
7. 90m DC
Depois do sete, você volta pro primeiro.
Você faz as questões no tempo de estudo da matéria. Terminou o pdf em 60m, usa os 30m pras questões.
Diogo e o que vc acha de pegar uma matéria que sou ruim ex: física e estudar ela o dia inteiro só 1 dia, fazendo questões etc. Isso também é ruim?
Acho bom, inclusive faço e da certo pra mim
Tenho melhorado muito meus estudos, eu nao gostava de ouvir dicas de estudo e n fazia revisao direito. Hoje precebo que fui um tolo. Estudo 10 materias por semana e faco revisão 1 dia apos, 3 dias apos e 5 dias após. Tenho visto a diferenca nas questões.
Prof, imagine um outro cenário: Já estudo a bastante tempo seguindo um ciclo de estudos, revisando por questões (tudo aquilo que o sr. já ensina), mas talvez haja alguma matéria ou tópico que não entra na cabeça de jeito nenhum. O que acha de dedicar um dia na semana para essa matéria. Ex: Faço um ciclo com todas as matérias de segunda a sexta, mas sábado (dia de maldade) é dia de estudar só estatística?
Eu estudo Matemática todo santo dia, o ciclo de estudos só se aplica às outras matérias. Mas eu dedico menos tempo diário pra ele, já que estudo ele todo dia.
Por exemplo, se o normal pras outras matérias é 90m, eu faço 60m de Matemática.
Imagino que Estatística seja uma desgraça.
Estudo 1 assunto de todas as matérias por dia
*_E estudar uma matéria por dia?_*
Mudei o meu ciclo, agora no máximo 2h cada materia do ciclo, maioria é de 1h.
Professor Diogo
Bom dia, tenho uma pergunta: Como estudar Leis especificas (municipais) como Planos Diretores e outros, se não temos disponíveis em sistemas de questão.
É indicado procurar questões de "mesmo tipo de lei" da banca pra outras prefeituras (para compreender a lógica de cobrança), ou apenas estudar por outros meios?
Obrigado
Diogo qual sua idade ?
E no meu caso que chego do trabalho às 6:30 faço faculdade e quando volto estudo para concurso, como faço para dormir bem?
Tenho uma duvida, tenho muita dificuldade em portugues estou comecando agora, descobri que sou "analfabeto tecnico" estudo portugues todos os dias, estou tendo dificuldades em avancar nos assuntos por exemplo estou vendo gramatica do zero ,quando devo avancar nos temas ? sinto que quando tento avancar nao entendo o novo assunto oque eu devo fazer????
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Boa tarde professor, eu trabalho durante o dia e a noite eu estudo faço faculdade de tecnólogo EAD, deixa eu falar minha rodinha de serviço, acordo todo dia 4h30 da manhã para trabalhar e chego eu casa 5h00 da tarde, e depois eu tenho que estudar as matérias da faculdade, fica só uma 1h ou 2h as vezes pra eu estudar para concursos, mas professor como eu faço para estudar com pouco tempo de estudo, será que eu tenho de deixar de estudar para concursos só quando eu termina a faculdade o que eu faço professor me de uma luz.
Tem.alguma forma de assistir uma vídeo aula de forma ativa ? Estou com muita dificuldade em português, já tentei estudar de várias formas, mas o rendimento não melhora muita coisa. Acho que vou recorrer às vídeo aulas mesmo não curtindo esse tipo de estudo.
vou estudar dormindo!! hehe
Estudar de segunda a sexta, uma disciplina por dia, e no sábado e faço revisões, domingo só questões, isso é bom?
O acerto das questões funciona como um "termômetro"...se está acertando a maioria das questões, então é bom... está indo bem, caso contrário, é hora de rever seu método..
Diogo, tenho uma dúvida sobre o estudo de Contabilidade, vc acha que é interessante focar , no estudo dessa matéria, em apenas uma banca ou bancas diversas? Dado que o concurso que estou focando n tem banca definida ainda.
Tentando.. tentando... kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk
Diogo, Tive um trauma na coluna e Não quero perder tempo de estudo . Se eu estudar deitado , terá algum resultado tão efetivo quanto sentado ?
Diogo to começando agora a estudar ! Onde eu encontro as matérias p o concurso do TRE mg
Professor seria também ruim estudar uma matéria por dia mesmo tendo um ciclo no caso 6 matérias de seg a sab uma por dia
Tentando... kkkkkkk
O cargo de escrevente técnico judiciário dos tjs é considerado carreira típica de estado???
Nao.... só promotor juiz procurador defensor
Põe bandida nisso!
Prof sou sua fã, assisto todos seus vídeos mas vc não responde às minhas perguntas. Por favor!
Era hoje 😅
Perguntei alguns dias atrás sobre uma dúvida particular, percentual de acertos, mas vc não respondeu.
Professor, estou no momento estou estudando 4 disciplinas, 4 ciclos de 50 a 55 min em cada, o que faz que que eu estude as 4 materias todos os dias, isso atrapalha em relação a esse "descanso da mente"?
Estudar duas matérias por samana, e bom pra memorização de longo prazo ?
Olá professor, estudo 5 matérias por semana, o que acha?
Bom dia mano!! Assim como eu acho que você também quer sair dessa vida bandida que é estudar pra concurso né?! rsrsrs. Se me permite a melhor forma de estudos e inclusive batida severamente pelo Diogo é: ciclo de estudos, cara. Experimente fazer isso. Bons estudos!!!
@@marcelobatista7566 poderia explicar um pouco sobre?
Quero saí dessa vida bandida.