O ramal da marítima funcionou até 1995. Eu era o agente chefe da Estação Professor João Felipe na época. A ultima utilidade deste ramal foi atender a firma Cidal .
Parabéns pelo vídeo. Estes trilhos que se espalham próximo ao porto e as vezes duplos são áreas para manobras e estacionamento para cargas e descargas . Já o ramal para o então novo porto do Mucuripe é na Parangaba que hoje é usado pelo VLT Parangaba-Mucuripe.
Amei!❤️ Parabéns ao povo da comunidade do poço do draga! Temos uma noção que nas decadas dos anos 70 e 80. A comunidade se estalou definidamente naquele lugar com as casas já feita em tijolos. É igual na área do serviluz, o trem passa entre as casas. Rumo aos 5.000 seguidores.👍🏿
Muito interessante a sua observação sobre a curva da linha férrea na comunidade do Poço da Draga. Apesar de ter transitado algumas vezes naquela região, na década de 1970, em visita a uma empresa distribuidora da cervejaria Brahma, a DICOL, que ficava na rua Gérson Gradvol, nunca percebi esse detalhe. Avante, Comandante!
Esse vídeo é uma aula baseado em fatos reais muito importante saber um pouco do passado agente aprende muito com vc ❤️🤗🙋 Tânia ferreira de fortaleza ceará.
Adorei. Sempre quis saber desses trilhos, mas não podia ir ver porque é perigoso sair pelos cantos onde não conheço. Quando eu tinha uns 8 anos nos anos 90 ainda vi um trem passar na Leste e fiquei encantada.
Excepcional o canal. Encontrei há poucos dias sem querer vagando pelo TH-cam e já estou viciado. Vou com certeza sugerir aos amigos. Parabéns pelo trabalho!
3 ปีที่แล้ว +1
Muito obrigado!!!! Sugestões são sempre bem-vindas!
Excelente canal e conteúdo, precisa conhecer o Serginho morador antigo do poço da Draga, ele também tem vários vídeos de visita guiada dentro da comunidade, Vale a pena conferir.
Dr. Seus vídeos são excelentes e eu, que ja gostava de história, estou entusiasmadissimo em tela tão perto de casa. Recentemente em quarentena por covid devorei seu canal e de outros com a história das ferrovias do Ceará (tem bons documentários no canal da tv Assembléia) que cada muito com esses seus posts recente. Digo que até vontade de andar de bicicleta eu estou tendo. Estou ansioso em ir ao centro "ver com os olhos" . Um detalhe. Assisti a inúmeros vídeos seus e em nenhum o senhor se apresenta (eu ainda não vi os que está de jaleco kkk). Coloque seu nome na tela. Obrigado e parabéns novamente. Um comentário sobre esse vídeo , lembro de passar muito sobre esse trilho já pertinho do hotel, principalmente quando vinha "por baixo" e subia para leste oeste ao lado de uma estátua. E também dos trilhos que cortavam a Bê,erra ao lado da fábrica do Pajeú e no começo da Jovita onde morei de 75 a 99.
Bom dia sei que o que eu vou falar foge territorialmente do seu trabalho e do seu projeto que seria falar sobre Fortaleza, mas já disse que sou professor de História e acerca de uns 2 anos fui em Icapui e conheci um pescador que toma conta de um acervo histórico incrivel que merece ser reconhecido pelos cearenses, são cachimbos indigenas, louças portuguesa, resgates de peças e ferramentas de naufrágios, além de rochas talhadas que nos remetem as velhas aulas de história do paleolitico, neolítico e outros, esse acervo garimpado nas dunas da praia de Icapui, no fundo do mar e nos barrancos que foram removidos em algumas retiradas de terra está hoje guardado numa igreja servindo como "museu" as peças já foram catalogadas pelo IPHAN que apenas ordenou ao responsável pela conservação do acervo que o mesmo tomasse cuidado, são pedras talhadas pelos primeiros cearenses e que foram descobertas nas dunas da praia nas idas e vindas deste pescador, se algum dia quiser ir lá podemos marcar tenho inclusive fotos no meu Facebook . Agradeço prof. Roberto
Parabéns pelo o conteúdo, sensacional! Mas eu gostaria de acrescentar algo que observei, em 11:50 no mapa é possível ver que os trilhos que vêm do sentido da Leste Oeste, não chegam até o paredão e ao viaduto, na verdade eles se dividem em dois e entram no prédio da CIDAO, que em 14:07 aparece nas imagens do drone, um terreno com ruinas e cercado com muro.
Essa fortaleza antiga os ingleses chamavam de Liverpool foram eles quê construíram as linhas ferrias. Mister h. O baita. É aqui onde moro. Cassapoeira. Granja ceará sou Adeodato Fontenelle
Em 2000 ou foi em 2022 não lembro bem, eu ainda cheguei a ver um trem passando nesse ponto embaixo da leste oeste e era De passageiros, como era de noite, talvez eles tivesse manobrando sei lá. A última vez que eu vi
Eu vi em uma leitura esses dias que ali naquele ferro de engomar da praia de Iracema, na historiador Raimundo Girão que divide naquele posto da BR, a parte que hoje é a historiador Raimundo Girão, era justamente a linha férrea do primeiro ramal nos anos 40 que ligava a praia de Iracema ao MUCURIPE.
Parabéns pelo trabalho histórico, sempre acompanho os vídeos. Seria possível sugerir algum assunto para os próximos vídeos? Adoraria ver sobre a história do Castelo do Plácido.
Já vi esses trilhos e até u'a Locomotiva a vapor preta que estava proxima do Marina ali na altura daquele monumento de concreto da Av. LESTE-OESTE. Acho curioso é que na zona urbana dispensam-se os dormentes dos trilhos a contento! Afinal, esse ramal ai era para cargueiros...
Os trilhos se tornam novamente aparentes ali pelo Marina Park. Até próximo ao viaduto é possível ver um trecho do trilho. Isso no street view do Google Maps.
Uma dúvida: o chamado "Poço da Draga": ele foi aterrado? Para quê exatamente, se foi, logo depois, sendo ocupado (ou invadido) para formarem essa comunidade que ainda hoje está lá? Gustavo Barroso, em seus livros de memórias, refere-se bastante às diversões dele com outros meninos no "Poço da Draga".
Gostaria de fazer uma pergunta. Primeiramente o uso dos drones é maravilhoso, você poder usar esse equipamento e visualizar do alto aquilo que você está descrevendo, mas eu gostaria de saber, você tem ou teve algum receio de ir nestas áreas, nestas comunidades que você descreveu? sabemos infelizmente da violência em Fortaleza e fazer uma pesquisa de campo além de ser fundamental devemos ter todo os cuidados possíveis. Então você teve mede em alguma visita que fez para nos dar estas aulas incríveis? O medo é natural...
3 ปีที่แล้ว +2
Sabemos da situação de violência em Fortaleza e tememos sim em qualquer lugar da cidade, não somente nessa comunidade composta majoritariamente de pessoas honestas. Mas, vamos em frente, procurando mitigar esses riscos para que tenhamos imagens legais.
Queria tirar uma dúvida sobre a ponte metálica. aquela ponte metálica que as pessoas chama de pontes dos ingleses, não é a mesma ponte metálica que ficava perto do poço da draga ou o prédio da Sefaz ? E qual é a história da ponte metálica, ou ponte dos ingleses ?
3 ปีที่แล้ว
A antiga Ponte Metálica, como o próprio nome diz, era uma estrutura de ferro, cuja construção é do início do século passado (1902). Ela ficava mais ou menos onde hoje está o Viaduto Moreira da Rocha. Mas como era de ferro sua estrutura foi ficando deteriorada com o tempo devido à conhecida maresia das nossas praias. Com a estrutura decadente, o Viaduto Moreira da Rocha foi construído na década de 1920, desta vez de concreto para que servisse de ponte para o nosso porto. A ponte dos ingleses é o viaduto Lucas Bicalho, que nunca chegou a ficar pronto. O projeto dessa estrutura era o de um porto “off-shore”, nos moldes como funciona o porto do Pecém hoje.
Espetacular adoro esse canal .. Muito bom saber de nossas histórias... fortaleza Nossa Senhora da Assunção
O ramal da marítima funcionou até 1995. Eu era o agente chefe da Estação Professor João Felipe na época. A ultima utilidade deste ramal foi atender a firma Cidal .
PERFEITO,, PARABÉNS
O Estado do Ceará já merecia um canal desses faz tempo !
Muitíssimo obrigado pelo canal gosto muito da história do Ceará e da nossa Cidade de Fortaleza
Volto a elogiar a sua iniciativa para que a gente consiga compreender um pouco a História, a Geografia e a Socilogia de Fortaleza.
Parabéns!
Sempre acompanhando os vídeos. Parabéns pela pesquisa e trabalho.
Um canal desse é um presente para os amantes da História... parabéns amigo !
Muito interessante gostaria muito de ter vivido naquela época ver essas fotos me faz imaginarcomo era a vida obrigado amigo pelo seu trabalho
Parabéns pelo trabalho, hj moro em São Luís, mas nunca deixo de visitar a nossa cidade!
Parabéns meu amigo, belíssimo trabalho.
ISTO É UMA AULA DE HISTÓRIA MUITO BEM ELABORADA, PARABÉNS AMIGO.
FANTÁSTICO ESSE SEU CANAL, PARABÉNS
Parabéns pelo excelente trabalho de registro, análise e divulgação dos fatos históricos e geográficos da nossa querida Fortaleza. Siga adiante!!
Sou seu fã! Seu livro é sensacional!!!!
Mais um excelente vídeo, parabéns canal , uma riqueza de informação da nossa Fortaleza.
Passei muito por essa comunidade pra poder ir pescar na ponte metálica, mas, não sabia dessa rica história, parabéns!
Onde vivo desde os 4 anos, gosto demais daqui, mais tem muitos lugares que não conheço.
Revendo hoje... muito bom...
Muito bom esse vídeo, viagem no tempo, nossa maravilhosa cidade.
Belo trabalho 👏👏👏
Minha linda Fortaleza ❣️
Parabéns pelo vídeo. Estes trilhos que se espalham próximo ao porto e as vezes duplos são áreas para manobras e estacionamento para cargas e descargas . Já o ramal para o então novo porto do Mucuripe é na Parangaba que hoje é usado pelo VLT Parangaba-Mucuripe.
Muito massa 👏👏👏👏
Amei!❤️
Parabéns ao povo da comunidade do poço do draga! Temos uma noção que nas decadas dos anos 70 e 80. A comunidade se estalou definidamente naquele lugar com as casas já feita em tijolos.
É igual na área do serviluz, o trem passa entre as casas.
Rumo aos 5.000 seguidores.👍🏿
Parabéns. conteúdo excelente.
Maravilha!!!!!
MAIS UM ÓTIMO TRABALHO DE RESGATE DA ORIGEM DE FORTALEZA. EU VIAJO NAS COMPARAÇÕES ENTRE AS FOTOS ANTIGAS E AS ATUAIS.
Parabéns pelo canal, descobri recentemente e “maratonando” aqui. Abraços!
Excelente trabalho, parabéns!
Documento espetacular feito com critério e riqueza de detalhes.
Muito interessante a sua observação sobre a curva da linha férrea na comunidade do Poço da Draga. Apesar de ter transitado algumas vezes naquela região, na década de 1970, em visita a uma empresa distribuidora da cervejaria Brahma, a DICOL, que ficava na rua Gérson Gradvol, nunca percebi esse detalhe. Avante, Comandante!
Esse vídeo é uma aula baseado em fatos reais muito importante saber um pouco do passado agente aprende muito com vc ❤️🤗🙋 Tânia ferreira de fortaleza ceará.
Adorei. Sempre quis saber desses trilhos, mas não podia ir ver porque é perigoso sair pelos cantos onde não conheço. Quando eu tinha uns 8 anos nos anos 90 ainda vi um trem passar na Leste e fiquei encantada.
Excepcional o canal. Encontrei há poucos dias sem querer vagando pelo TH-cam e já estou viciado. Vou com certeza sugerir aos amigos. Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado!!!! Sugestões são sempre bem-vindas!
Por graças vc.tem com quem compartilhar eu não tenho nem um que se importe em ter algum conhecimento da sua própria cidade. Como vcs.dizem e osso.
Show de bola lindo trabalho !
Parabéns continue com este lindo trabalho ! Estou assistindo todos os vídeos maravilhoso trabalho!
Que vídeo bacana! Parabéns.
Imagens incríveis!
Pense aí na nossa Fortaleza daqui uns 20 anos.
Vídeo bom demais!
Descobri este canal agora. Muito bom!
Obrigado! Aproveita e se inscreve no canal! E divulga pros amigos também, por favor!!!
Show sou de aquiraz
Parabéns por mais um vídeo fantástico. Vou comprar uma bike pra fazer um passeio desses com a turma em lugares históricos de Fortaleza.
Excelente canal e conteúdo, precisa conhecer o Serginho morador antigo do poço da Draga, ele também tem vários vídeos de visita guiada dentro da comunidade, Vale a pena conferir.
Sensacional!
Muito interessante eu não conhecia o meu pai trabalhava no porto da grada...
Dr. Seus vídeos são excelentes e eu, que ja gostava de história, estou entusiasmadissimo em tela tão perto de casa. Recentemente em quarentena por covid devorei seu canal e de outros com a história das ferrovias do Ceará (tem bons documentários no canal da tv Assembléia) que cada muito com esses seus posts recente. Digo que até vontade de andar de bicicleta eu estou tendo. Estou ansioso em ir ao centro "ver com os olhos" . Um detalhe. Assisti a inúmeros vídeos seus e em nenhum o senhor se apresenta (eu ainda não vi os que está de jaleco kkk). Coloque seu nome na tela. Obrigado e parabéns novamente.
Um comentário sobre esse vídeo , lembro de passar muito sobre esse trilho já pertinho do hotel, principalmente quando vinha "por baixo" e subia para leste oeste ao lado de uma estátua. E também dos trilhos que cortavam a Bê,erra ao lado da fábrica do Pajeú e no começo da Jovita onde morei de 75 a 99.
Outro vídeo muito bom.
E eu tbm nunca tinha visto esses trilhos ali perto da CEFAZ.
Excelente video
Bom dia sei que o que eu vou falar foge territorialmente do seu trabalho e do seu projeto que seria falar sobre Fortaleza, mas já disse que sou professor de História e acerca de uns 2 anos fui em Icapui e conheci um pescador que toma conta de um acervo histórico incrivel que merece ser reconhecido pelos cearenses, são cachimbos indigenas, louças portuguesa, resgates de peças e ferramentas de naufrágios, além de rochas talhadas que nos remetem as velhas aulas de história do paleolitico, neolítico e outros, esse acervo garimpado nas dunas da praia de Icapui, no fundo do mar e nos barrancos que foram removidos em algumas retiradas de terra está hoje guardado numa igreja servindo como "museu" as peças já foram catalogadas pelo IPHAN que apenas ordenou ao responsável pela conservação do acervo que o mesmo tomasse cuidado, são pedras talhadas pelos primeiros cearenses e que foram descobertas nas dunas da praia nas idas e vindas deste pescador, se algum dia quiser ir lá podemos marcar tenho inclusive fotos no meu Facebook . Agradeço prof. Roberto
Ótima sugestão!
Parabéns pelo o conteúdo, sensacional! Mas eu gostaria de acrescentar algo que observei, em 11:50 no mapa é possível ver que os trilhos que vêm do sentido da Leste Oeste, não chegam até o paredão e ao viaduto, na verdade eles se dividem em dois e entram no prédio da CIDAO, que em 14:07 aparece nas imagens do drone, um terreno com ruinas e cercado com muro.
Essa fortaleza antiga os ingleses chamavam de Liverpool foram eles quê construíram as linhas ferrias. Mister h. O baita. É aqui onde moro. Cassapoeira. Granja ceará sou Adeodato Fontenelle
Em 2000 ou foi em 2022 não lembro bem, eu ainda cheguei a ver um trem passando nesse ponto embaixo da leste oeste e era
De passageiros, como era de noite, talvez eles tivesse manobrando sei lá. A última vez que eu vi
Eu vi em uma leitura esses dias que ali naquele ferro de engomar da praia de Iracema, na historiador Raimundo Girão que divide naquele posto da BR, a parte que hoje é a historiador Raimundo Girão, era justamente a linha férrea do primeiro ramal nos anos 40 que ligava a praia de Iracema ao MUCURIPE.
Parabéns pelo trabalho histórico, sempre acompanho os vídeos. Seria possível sugerir algum assunto para os próximos vídeos? Adoraria ver sobre a história do Castelo do Plácido.
Obrigado. Ótima sugestão!
Gostaria de uma história sobre a CACHAÇA FONSECA. Onde o fabricante ficava perto da Casa do Português, onde hoje fica o Shopping Benfica
Já vi esses trilhos e até u'a Locomotiva a vapor preta que estava proxima do Marina ali na altura daquele monumento de concreto da Av. LESTE-OESTE. Acho curioso é que na zona urbana dispensam-se os dormentes dos trilhos a contento! Afinal, esse ramal ai era para cargueiros...
Os trilhos se tornam novamente aparentes ali pelo Marina Park. Até próximo ao viaduto é possível ver um trecho do trilho. Isso no street view do Google Maps.
Excelente vídeo. Tem planos de visitar o bairro mais antigo de Fortaleza (?), a Barra do Ceará?
Sim. Está nos planos! Barra do Ceará é outra região fantástica da nossa cidade!
@ pensei que fosse parangaba
Uma dúvida: o chamado "Poço da Draga": ele foi aterrado? Para quê exatamente, se foi, logo depois, sendo ocupado (ou invadido) para formarem essa comunidade que ainda hoje está lá? Gustavo Barroso, em seus livros de memórias, refere-se bastante às diversões dele com outros meninos no "Poço da Draga".
Aos 12'14" na foto se vê com muita nitidez na ponta dos "espigões" a direção da correnteza marítima.
gostaria de saber se possível o nome que vc sempre fala das fotos Miriam ......? Quando vc vai lançar o Livro sobre estes registros
As fotos são da aviadora americana Amelia Earhart.
Gostaria de fazer uma pergunta. Primeiramente o uso dos drones é maravilhoso, você poder usar esse equipamento e visualizar do alto aquilo que você está descrevendo, mas eu gostaria de saber, você tem ou teve algum receio de ir nestas áreas, nestas comunidades que você descreveu? sabemos infelizmente da violência em Fortaleza e fazer uma pesquisa de campo além de ser fundamental devemos ter todo os cuidados possíveis. Então você teve mede em alguma visita que fez para nos dar estas aulas incríveis? O medo é natural...
Sabemos da situação de violência em Fortaleza e tememos sim em qualquer lugar da cidade, não somente nessa comunidade composta majoritariamente de pessoas honestas. Mas, vamos em frente, procurando mitigar esses riscos para que tenhamos imagens legais.
Parabéns
Vc tem fotos ? Onde ter acesso ?
Onde você consegui ver essas fotos antigas de Fortaleza ?
Queria tirar uma dúvida sobre a ponte metálica. aquela ponte metálica que as pessoas chama de pontes dos ingleses, não é a mesma ponte metálica que ficava perto do poço da draga ou o prédio da Sefaz ? E qual é a história da ponte metálica, ou ponte dos ingleses ?
A antiga Ponte Metálica, como o próprio nome diz, era uma estrutura de ferro, cuja construção é do início do século passado (1902). Ela ficava mais ou menos onde hoje está o Viaduto Moreira da Rocha. Mas como era de ferro sua estrutura foi ficando deteriorada com o tempo devido à conhecida maresia das nossas praias. Com a estrutura decadente, o Viaduto Moreira da Rocha foi construído na década de 1920, desta vez de concreto para que servisse de ponte para o nosso porto.
A ponte dos ingleses é o viaduto Lucas Bicalho, que nunca chegou a ficar pronto. O projeto dessa estrutura era o de um porto “off-shore”, nos moldes como funciona o porto do Pecém hoje.
Tem como visitar essa muralha que vc sempre mostra ? Ou é perigoso ir por lá ?
Tem sim. Fica quase ao lado da ponte metálica (viaduto Moreira da Rocha). Como todos os locais em Fortaleza, precisa atenção quanto à violência local.
Se for sozinho corre o risco de voltar só de cueca. E quebrada
O esqueleto do aquário kkkk...
Pq os trens pararam?
Já tenho 66, e não conheço quase nada.
Que igreja é essa?
NAÕ ERA BRASIL OLEO COMPANY
ERA " STANDARD OIL COMPANY OF BRAZIL"
Acho que a comunidade do poço da draga é apelidado de baixa pau.