Reinaldo Morano - Assassinato de Eduardo Collen Leite, o Bacuri

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 18 ม.ค. 2018
  • Como citar:
    FILHO, Reinaldo Morano. Entrevista sobre militância, resistência e repressão durante a ditadura civil-militar. Memorial da Resistência de São Paulo, entrevista concedida a Luiza Giandalia e Julia Gumieri em 19/07/2017.
    Reinaldo Morano Filho nasceu no dia 22 de junho de 1945 na cidade de Taquaritinga, interior de São Paulo. Vivendo em sua cidade natal no contexto do pré-golpe desenvolveu uma atuação política como estudante secundarista. No início da década de 1960, mudou-se para a capital paulista para fazer o curso superior e, em 1966, engajou-se no Movimento Estudantil Universitário. Formou-se em Direito pela PUC-SP e iniciou os estudos em Medicina na USP, mas foi preso no terceiro ano de curso. Antes disso, porém, Reinaldo já havia sido preso em setembro de 1966 como participante do Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE/SP) em São Bernardo do Campo, e em outubro de 1968 como participante do 30º Congresso da UNE em Ibiúna/SP. Em seu último processo de prisão, ocorrido em agosto de 1970, foi condenado e cumpriu pena de seis anos e meio por militar na Ação Libertadora Nacional (ALN). Neste período, passou por diversos cárceres da cidade de São Paulo entre eles o Deops/SP, DOI-Codi/SP, Casa de Detenção, Presídio Tiradentes e Presídio Barro Branco. Após a soltura, em 1977, retomou os estudos na Faculdade de Medicina da USP até se formar em 1979, especializando-se em Psiquiatria. Atualmente, exerce a profissão de Psicanalista e atende em um consultório em São Paulo.
    Coleta Regular de Testemunhos - C129 - Reinaldo Morano
    Você conhece o Programa Coleta Regular de Testemunhos?
    Atualmente com mais de 120 entrevistas, o Programa tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a história do Deops/SP a partir do registro de testemunhos de ex-presos e perseguidos políticos, familiares de mortos e desaparecidos, bem como de outros cidadãos que trabalharam nessa instituição ou que por dever do ofício a frequentaram.
    Com a intenção de aprofundar o conhecimento, promover debates e estimular o desenvolvimento de novas pesquisas, o Memorial da Resistência de São Paulo disponibiliza os testemunhos na íntegra à consulta pública.
    Para pesquisar nosso banco de dados e conferir as condições e termos de consulta às entrevistas, acesse nosso site: memorialdaresis...
    Ficha Técnica:
    Programa de Pesquisa do Memorial da Resistência de São Paulo:
    Julia Gumieri
    Luiza Giandalia
    Camila Alvarez Djurovic
    Edição e Finalização do Vídeo:
    Julia Gumieri
    Luiza Giandalia
    Vinheta:
    Núcleo de Ambientes Digitais de Aprendizagem da Universidade Metodista de São Paulo
    Crédito das músicas:
    Abertura: Flowing de Eric Roberts
    Encerramento: Dawn Mist de FreePlay Music
    Plataforma: Freeplaymusic
    Uso do vídeo disponível apenas para fins educacionais.

ความคิดเห็น •