Eu tava em dúvida sobre isso na criação do meu mundo, onde os Homens descobriram o uso da pólvora e armas de fogo, mas numa época de cavaleiros e espadas. Aí já ajuda a dar uma base e pensar mais nessas coisas
Mais um excelente vídeo do seu canal, Nadia. Sempre aprendo muitas coisas por aqui e tenho certeza de que minhas obras serão cada vez melhores por conta das suas dicas. Duas questões: - Qual é o nome do anime? Você falando não deu pra pegar. - Por que não termina uma série de vídeos antes de começar outra? (pergunto isso porque os conteúdos são tão bons que queremos ver logo o restante). No mais. Parabéns. Seu canal AINDA é pequeno, mas tenho certeza de que será um dos maiores relacionados a esse tema tão importante para os escritores.
O nome do anime é Stein's Gate Minha intenção é variar o conteúdo alternando os videos das séries, para não ficar falando de um assunto só por muito tempo. Além disso, as séries serão longas. Esta do guia é a menor e terá 7 vídeos no total! Acredito que o conteúdo de todas as séries seja relevante, e não quero postergar nenhum dele. Obrigada pelo feedback! Seu livro já chegou aqui
Tecnologia é uma coisa que eu não me preocupo tanto, a minha é bem idade média e precária mesmo. No caso das armas de fogo, bem, as espadas só começaram a ser inutilizadas mesmo depois que o revólver ficou viável de se portar, então dependendo da arma de fogo é perfeitamente aceitável ela andar junto de lâminas, machados e etc.
Estou pensando em fazer um quadrinho de fantasia. Agora definir a tecnologia, idioma (esse é porque eu quero um próprio idioma👀), cultura, religião, crenças, etc. QUE COMPLICADOOOO mas é só começar de baixo que consegue ir pra cima.
Nossa, desenvolver um universo complexo é bem mais difícil em HQ do que em literatura! "Cabe" muito menos informação em uma página de HQ, do que em uma página de livro, então vc vai ter que ser muito criterioso e mesmo assim precisar de muitas páginas desenhadas. Boa sorte! (Vish, espero que não tenha te desanimado kkkk)
1 a base histórica - lá para entre o século XVI ao XIX. Já que tem trens a vapor, e também - em locais sem habitações de humanos, elfos, orcs e seres inteligentes tecnologicamente - eles estão em um período medieval 2 como afeta o mundo e a população - Afeta em TUDO Começando, o meu mundo tem um continente flutuante, e ele é o mais desenvolvido, por ter minérios melhores, uma ambudância no quesito de "fator mágico" - é como se fosse uma mana que sai por aí como oxigênio - poucos seres perigosos e por causa disso, existe várias, mas VÁRIAS vezes guerras contra eles mesmo fazendo a tecnologia subir facilmente. Existe 3 continente flutuantes, dois são bem pacíficos e a tecnologia não é bem desenvolvida, semelhante as do século XVI, e o último é bem turbulento, sempre em guerra... Quanto ao continente RIBURB - que é classificado como continente terrestre - vive em guerra tanto quanto o continente flutuante, mas parte das guerras são os seres perigosos; dragões falantes, e as Dungeons. A tecnologia do meu mundo, em lugares desenvolvidos como o continente flutuante central e o centro do continente RIBURB, muito são para uso civil, como os postes de luz; automóveis; instrumentos musicais; roupas; e o *super machismo opressor* 3 quem pode ter acesso - qualquer um, acessos a luz, água, itens mágicos de classificação "civil", bondes elétricos, trem, e etc... mas há tecnologias que só elites podem ter, como, as armas de fogo de precisão e etc. 4 qual o limite - existe alguns, um deles são locais onde os seres que tem mais tecnologias não conseguem Explorar, como, a área escura do continente RIBURB, a área mais perigosa do mundo. Há também aquele dilema de "o reino/império que tem a tecnologia avançada vai dominar o mundo", em certo ponto sim, mas logo os rivais vão achando uma maneira de contornar a situação por exemplo, em um mundo onde se pode criar água e produzir comida da terra não vai existir cerco, já que eles servem para deixar o inimigo sem comida e cansado, logo se algum reino de descobrir uma forma de "como fazer as pessoas daquele local pararem de criar comida e água", tipo uma barreira de antimagia, o reino ia virar um império poderoso... Mas em algum momento as regiões dominadas por esse reino, ou vão conseguir contornar a situação, conseguindo encontrar a raiz do problema e destruindo-o; ou a tecnologia de antimagia pode acabar sendo "esquecida" - seja pela divisão do império, ou pela escarsses do dispositivo, ou pela morte do criador do dispositivo de antimagia
Muito bom o vídeo O ponto sobre armas de fogo x espada é bastante importante, tem um monte de lugar em que aparecem pessoas usando espadas só pelo "visual" não fazendo o menor sentido dentro da ambientação de fato
Eu estou escrevendo um livro justamente pensando nisso, é um mundo cheio de clãs mágicos, porém há um clã humano que já escravizou os outros e causou uma guerra, devido a isso eles foram derrotados mais tarde e punidos de forma a não possuir um exército, aí então se dedicaram apenas aos estudos tecnológicos da época, desenvolvendo assim a tecnologia de máquinas a vapor e tal. Eu pretendo deixá-los como essenciais nesse mundo, já que agora os outros clãs compram essas máquinas, apesar de histórico deles
Legal, seu mundo parece ter complexidade. Muita gente foca em magia e a tecnologia fica uma bagunça hehe A tecnologia é uma da maiores questões para resolver do meu worldbuilding.
Eu aprendi com vc a prestar atenção no nível de tecnologia. Às vezes tinha coisas que me incomodavam, mas eu não sabia o porquê. Agora está mais fácil. Acho que seria legal se tivessemos mais exemplos de falhas nesse ponto, aprendemos muito com o que deu errado. Eu e o Eric continuamos seus fãs.
Obrigada pelos videos, têm me ajudado bastante. Gostaria de sugerir um como esse sobre magia, como definir as regras do sistema mágico do seu mundo e etc.
@@GuiadeWorldbuilding eu compreendo. Imagino o quão difícil é filtrar as pesquisas que fazes para nós. Como escritor eu entendo que o mundo da escrita não é tão fácil como aparenta. Mas vamos crescendo.
3 niveis de tecnologia mágica: 1° nivel; medieval( antigo ) Elfos, orc's parte dos humanos 2° nivel; urbano ( atual ) Anões e hellfins 3° nivel; avançado ( futuro ) Tritoes( antigos ) e o governador( humano )
eu tenho uma duvida, sobre como hibridizar tecnologia de duas civilizações distintas. exemplo estou usando o conceito de aliens com alta Tecnologia, e pros humanos é chamada "magia" dos deuses ou "fogo de anjo" no caso os humanos considera eles uma espécie de magia pois a humanidade estaria saindo da idade da pedra entrando na idade do bronze.
Depende de como vai acontecer essa interação. Os humanos vão ter acesso a tecnologia alien? Os aliens vão ensinar como ela funciona? O que os humanos podem contribuir para os aliens? A tendência é que a civilização mais avançada englobe a outra, como aconteceu aqui na época da "colonização".
Poderia me dar uma dica pf... Bom na minha história de fantasia , armas de fogo existem mas eu não queria que fosse o foco , então eu usei como explicação, o fato da matéria prima pra criação das armas são escassos , e muito caros daí só quem possiu são alguns poderosos. Em mais o menos que época você acha que comibinaria . Desde já agradeço
Como você já colocou como explicação a matéria prima cara, não precisa se apegar a uma época específica. Você também poderia reforçar com mais motivações para as pessoas não usarem armas, como por exemplo o governo ou a religião condenar o uso.
@@GuiadeWorldbuilding AINDA BEM E FALANDO NISSO EU ACHO BEM LEGAL POR QUE SÃO CULTURAS DIFERENTES TEM VELHO OESTE TRIBUS INDIGENAS TÉCNOLOGIA AVANÇADA E MAGIA ISSO É O CHARME DA SAGA MAS EU RESPEITO A TUA OPINIÃO
Sugestão de tema: Criação de idiomas.
Uma dica de vídeo: como estabelecer escalas e topografia para o mapa
Mais uma vez excelente
Eu tava em dúvida sobre isso na criação do meu mundo, onde os Homens descobriram o uso da pólvora e armas de fogo, mas numa época de cavaleiros e espadas. Aí já ajuda a dar uma base e pensar mais nessas coisas
Vídeo muito bom! É muito importante definir BEM o nível tecnológico do mundo para não ter incongruências no meio da história.
Verdade! Eu mesma estou tendo que corrigir a minha história porque não defini bem a tecnologia no início. E corrigir é mais complicado que estabelecer
Mais um excelente vídeo do seu canal, Nadia.
Sempre aprendo muitas coisas por aqui e tenho certeza de que minhas obras serão cada vez melhores por conta das suas dicas.
Duas questões:
- Qual é o nome do anime? Você falando não deu pra pegar.
- Por que não termina uma série de vídeos antes de começar outra? (pergunto isso porque os conteúdos são tão bons que queremos ver logo o restante).
No mais.
Parabéns.
Seu canal AINDA é pequeno, mas tenho certeza de que será um dos maiores relacionados a esse tema tão importante para os escritores.
O nome do anime é Stein's Gate
Minha intenção é variar o conteúdo alternando os videos das séries, para não ficar falando de um assunto só por muito tempo. Além disso, as séries serão longas. Esta do guia é a menor e terá 7 vídeos no total! Acredito que o conteúdo de todas as séries seja relevante, e não quero postergar nenhum dele.
Obrigada pelo feedback! Seu livro já chegou aqui
Tecnologia é uma coisa que eu não me preocupo tanto, a minha é bem idade média e precária mesmo. No caso das armas de fogo, bem, as espadas só começaram a ser inutilizadas mesmo depois que o revólver ficou viável de se portar, então dependendo da arma de fogo é perfeitamente aceitável ela andar junto de lâminas, machados e etc.
Estou pensando em fazer um quadrinho de fantasia. Agora definir a tecnologia, idioma (esse é porque eu quero um próprio idioma👀), cultura, religião, crenças, etc. QUE COMPLICADOOOO mas é só começar de baixo que consegue ir pra cima.
Nossa, desenvolver um universo complexo é bem mais difícil em HQ do que em literatura! "Cabe" muito menos informação em uma página de HQ, do que em uma página de livro, então vc vai ter que ser muito criterioso e mesmo assim precisar de muitas páginas desenhadas. Boa sorte! (Vish, espero que não tenha te desanimado kkkk)
@@GuiadeWorldbuilding pior que não desanimei não, só de ler como se faz roteiro e desenho quase me fizeram desistir. Isso mesmo, quase.
1 a base histórica - lá para entre o século XVI ao XIX.
Já que tem trens a vapor, e também - em locais sem habitações de humanos, elfos, orcs e seres inteligentes tecnologicamente - eles estão em um período medieval
2 como afeta o mundo e a população - Afeta em TUDO
Começando, o meu mundo tem um continente flutuante, e ele é o mais desenvolvido, por ter minérios melhores, uma ambudância no quesito de "fator mágico" - é como se fosse uma mana que sai por aí como oxigênio - poucos seres perigosos e por causa disso, existe várias, mas VÁRIAS vezes guerras contra eles mesmo fazendo a tecnologia subir facilmente. Existe 3 continente flutuantes, dois são bem pacíficos e a tecnologia não é bem desenvolvida, semelhante as do século XVI, e o último é bem turbulento, sempre em guerra...
Quanto ao continente RIBURB - que é classificado como continente terrestre - vive em guerra tanto quanto o continente flutuante, mas parte das guerras são os seres perigosos; dragões falantes, e as Dungeons.
A tecnologia do meu mundo, em lugares desenvolvidos como o continente flutuante central e o centro do continente RIBURB, muito são para uso civil, como os postes de luz; automóveis; instrumentos musicais; roupas; e o *super machismo opressor*
3 quem pode ter acesso - qualquer um, acessos a luz, água, itens mágicos de classificação "civil", bondes elétricos, trem, e etc... mas há tecnologias que só elites podem ter, como, as armas de fogo de precisão e etc.
4 qual o limite - existe alguns, um deles são locais onde os seres que tem mais tecnologias não conseguem Explorar, como, a área escura do continente RIBURB, a área mais perigosa do mundo. Há também aquele dilema de "o reino/império que tem a tecnologia avançada vai dominar o mundo", em certo ponto sim, mas logo os rivais vão achando uma maneira de contornar a situação
por exemplo, em um mundo onde se pode criar água e produzir comida da terra não vai existir cerco, já que eles servem para deixar o inimigo sem comida e cansado, logo se algum reino de descobrir uma forma de "como fazer as pessoas daquele local pararem de criar comida e água", tipo uma barreira de antimagia, o reino ia virar um império poderoso... Mas em algum momento as regiões dominadas por esse reino, ou vão conseguir contornar a situação, conseguindo encontrar a raiz do problema e destruindo-o; ou a tecnologia de antimagia pode acabar sendo "esquecida" - seja pela divisão do império, ou pela escarsses do dispositivo, ou pela morte do criador do dispositivo de antimagia
Muito bom o vídeo
O ponto sobre armas de fogo x espada é bastante importante, tem um monte de lugar em que aparecem pessoas usando espadas só pelo "visual" não fazendo o menor sentido dentro da ambientação de fato
Isso acontece muito mesmo, e sem justificativa. Espadas são legais, mas são ainda mais legais em um contexto que faça sentido.
incrível
Eu estou escrevendo um livro justamente pensando nisso, é um mundo cheio de clãs mágicos, porém há um clã humano que já escravizou os outros e causou uma guerra, devido a isso eles foram derrotados mais tarde e punidos de forma a não possuir um exército, aí então se dedicaram apenas aos estudos tecnológicos da época, desenvolvendo assim a tecnologia de máquinas a vapor e tal. Eu pretendo deixá-los como essenciais nesse mundo, já que agora os outros clãs compram essas máquinas, apesar de histórico deles
Legal, seu mundo parece ter complexidade. Muita gente foca em magia e a tecnologia fica uma bagunça hehe
A tecnologia é uma da maiores questões para resolver do meu worldbuilding.
Muito bom o vídeo! Bem didático e tbm mto bem produzido 👍🤗
SHOW!
Eu aprendi com vc a prestar atenção no nível de tecnologia. Às vezes tinha coisas que me incomodavam, mas eu não sabia o porquê. Agora está mais fácil. Acho que seria legal se tivessemos mais exemplos de falhas nesse ponto, aprendemos muito com o que deu errado. Eu e o Eric continuamos seus fãs.
Obrigada pela sugestão! Falar mal de obras que não fazem sentido não é nenhum sacrifício para mim hahaha
Excelente explicação! Parabéns =)
Obrigada pelos videos, têm me ajudado bastante. Gostaria de sugerir um como esse sobre magia, como definir as regras do sistema mágico do seu mundo e etc.
O próximo episódio dessa série de vídeos será sobre sistemas mágicos. Deve sair no mês que vem
@@GuiadeWorldbuilding Oba! Esperando ansiosamente :)
Bom demais! (Aguardando os vídeos com o seu rosto)
Quem sabe no mês que vem
@@GuiadeWorldbuilding uhuuuu
Muito bom!!
Obrigado pelo vídeo!! 💚
E eu agradeço pelo feedback!
Adorei!!!!!
\o/
Não tankei a musiquinha no final kkkkkkkkk
Adorei o conteúdo, vou começar a criar um worldbuilding agora, gostei mto obg❤️❤️😊
Obrigada pelo feedback e boa sorte na sua jornada de construção de mundo!
Muito interessante o vídeo! Adoro como você traz estes questionamentos e exemplos, deixando bem claro cada ponto.
Obrigada, Rosana! Eu tenho muito cuidado para o roteiro ficar didático, sem parecer uma aula (apesar de ser)
👏👏👏
Muito bom o vídeo..
Muito bom quando cê citou Stein's gate porque quando eu assisti logo gostei pela coerência e "roteiro".
Stein's Gate trata a viagem no tempo de maneira fantástica!
Continue, por favor. Muito bons seus vídeos.
Não é fácil manter frequência com esse tipo de vídeo, mas continuarei
@@GuiadeWorldbuilding eu compreendo. Imagino o quão difícil é filtrar as pesquisas que fazes para nós. Como escritor eu entendo que o mundo da escrita não é tão fácil como aparenta. Mas vamos crescendo.
0:56
3 niveis de tecnologia mágica:
1° nivel; medieval( antigo )
Elfos, orc's parte dos humanos
2° nivel; urbano ( atual )
Anões e hellfins
3° nivel; avançado ( futuro )
Tritoes( antigos ) e o governador( humano )
O que é antigo não precisa ser medieval, existiram outros períodos
eu tenho uma duvida, sobre como hibridizar tecnologia de duas civilizações distintas. exemplo estou usando o conceito de aliens com alta Tecnologia, e pros humanos é chamada "magia" dos deuses ou "fogo de anjo" no caso os humanos considera eles uma espécie de magia pois a humanidade estaria saindo da idade da pedra entrando na idade do bronze.
Depende de como vai acontecer essa interação. Os humanos vão ter acesso a tecnologia alien? Os aliens vão ensinar como ela funciona? O que os humanos podem contribuir para os aliens? A tendência é que a civilização mais avançada englobe a outra, como aconteceu aqui na época da "colonização".
Poderia me dar uma dica pf... Bom na minha história de fantasia , armas de fogo existem mas eu não queria que fosse o foco , então eu usei como explicação, o fato da matéria prima pra criação das armas são escassos , e muito caros daí só quem possiu são alguns poderosos. Em mais o menos que época você acha que comibinaria . Desde já agradeço
Como você já colocou como explicação a matéria prima cara, não precisa se apegar a uma época específica. Você também poderia reforçar com mais motivações para as pessoas não usarem armas, como por exemplo o governo ou a religião condenar o uso.
@@GuiadeWorldbuilding brigaduuuu c sempre ajuda muito clk
ESPERÁ VOCÊ NÃO GOSTA DE STAR WARS???
Gosto sim. Acho o worldbuilding bagunçado, mas isso não estraga a franquia pra mim.
@@GuiadeWorldbuilding AINDA BEM E FALANDO NISSO EU ACHO BEM LEGAL POR QUE SÃO CULTURAS DIFERENTES
TEM VELHO OESTE
TRIBUS INDIGENAS
TÉCNOLOGIA AVANÇADA
E MAGIA ISSO É O CHARME DA SAGA MAS EU RESPEITO A TUA OPINIÃO
@@GuiadeWorldbuilding isso daí foi culpa da Disney