Obrigada por compartilhar. Muito esclarecedora sua apresentação. Conheci Museu Rodin na década de 1990 . Fiquei impressionada com os trabalhos de ambos. Vi o primeiro filme na década de 80.
30 anos internada em um hospício , quando poderia ter continuado com sua arte. Muito triste a história dela , principalmente pela família que foi responsável pelo confinamento. Uma grande artista que muito sofreu .
O museu Camille Claudel é espetacular e emocionante, nos faz pensar na sua vida sofrida e imcompreendida. Embora não seja no centro de Paris, vale a visita!
Admiro e invejo essas mulheres que souberam ter a coragem de abrir caminhos para a emancipação.Renegada até pela própria mãe,Camille foi imortalizada pelas suas obras!
Admiro o quanto você é profundo e isento em seus relatos! Vendo seu estudo sobre Camile a admiro ainda mais. Tudo que Rodin fez por Camile,para mim,é o mínimo que se espera de um artista que ama o belo, o genial, o inédito, o artístico faça quando este tem possibilidade de fazer. E fez pouco para promover e muito para destruir. Ele, novamente para mim, era um grande marqueteiro. Isso sim!! E ainda pousou,para história, como “elevado” espiritualmente, movido pela benevolência do amor. Mas como não amar Camile? Ah, este mundo masculino: sobreviver a ele não é para principiantes, mesmo que brilhantes! Parabéns, sua capacidade de síntese e conclusão é fantástica! Amo o seu canal!! Sucesso!! 👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Vi a exposição de Camille Claudel em 1997 no Ibirapuera (promovido pela Pinacoteca) e fiquei deslumbrada. Em 2000 tive a oportunidade de visitar o museu Rodin e rever as obras dela. A idade madura é muito comovente.
Ótimo tema! Vi uma exposição das obras dela há uns 20 anos em BH, e até hoje me lembro da perfeição das suas esculturas. Aguardando ansiosa pelo episódio!
Esse é fim de todas as Grandes Mulheres, que estiverem a frente do seu tempo e que acontece até os dias de HOJE!😓😓Grata por rememorar a Vida e Obra e o Infortúnio dessa grande Mulher!
Depois de deixá-la para escanteio, bem que a família gostou de ganhar dinheiro com suas obras!! Uma mulher a frente de seu tempo, pena que teve este triste fim!!😢
Me emocionei demais com a sua narrativa sobre Camile Claudell.Sempre tive grande admiração pela sua história e sua obra. Verdadeiramente uma mulher a frente de seu tempo.Um talento absurdo que por ser uma mulher precisou se submeter a um homem que não avalorizava de forma honesta.Ja conhecia a história e não pude deixar de chorar por essa grande artista que sempre admirei.Obrigada.
Mais uma mulher q foi deteriorada pelo grande machismo e incompreensão da época, acredito q a mãe dela tinha ciúmes pelo marido amar tanto a filha, lhe dando total apoio enquanto podia. Uma pena, q frande história q vc nos trouxe querido Paulo. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🥰🌻
É impressionante que sempre que ouço alguém falar de Camille Claudel me vem a imagem da Juliete Binoche ou Isabelle Adjani, ambas eternizaram a artista, no cinema e ainda coincidir com a mesma época de uma exposição de ambos, Camille e Rodin no CCBB do Rio de Janeiro. Guardo com carinho uma revista distribuída na exposição, com fotos e poemas. Adorei o tema.
É muito triste esse apagamento de Camille Claudel… estudo história da arte há anos, inclusive com professores renomados e só mais recentemente tenho ouvido falar nela. Por um tempo imaginei que fosse algo recém descoberto, mas não… ela não foi mencionada por anos por escolha mesmo. É muito triste.
Obrigada por mais essa história. Fico imaginando quantos outros talentos foram sacrificados unicamente por vir de uma mulher. Ainda temos muito que evoluir como sociedade.
Amei o documentário sobre Camile! Sou profunda admiradora desta artista talentosissima, que estava muito a frente d😮e seu tempo,tanto como artista como mulher!!! Finalmente estamos resgatando seu lugar na cultura e nas artes contemporâneas!
Essa história de Camille me choca muito!!! A sobrinha dela (neta de Paul) vendeu recentemente a França todas as esculturas que ele herdou da irmã. Viva Camille ❤
dele o que conhece o pensador ,uma bela escultura, nao conhecia a Camila e fiquei encantada com essa mulher forte e de uma criatividade intensa, adorei a live.
Mulheres à frente do seu tempo, como Camille, sempre enfrentaram desqualificação, falta de empatia e até ódio. Sua obra reflete muito do que ela sofreu, mas também uma enorme resiliência e fé em si mesma, apesar de todos os esforços da sociedade patriarcal e hipocrita da época em minimizarem sua verme criativa e não lhe darem o devido crédito pelas maravilhas que criou. Fui ver sua exposição há muitos anos atrás no pavilhão da bienal, e foi memorável.
A conheci no primeiro filme sobre a vida dela e me apaixonei por sua vida e obra. Sempre me emociono com sua história. Tive a oportunidade de visitar o Museu Rodin e lamentei ela não ter um museu próprio na época.
Ótimo! Li uma biografia dela em francês há muito tempo. Não havia nada em português. Fiquei impressionada com a sua infelicidade. Tanto talento e tanta tristeza!
Magnífica reportagem !! Completíssima !! Continue. Infelizmente o maior medo de um homem é uma mulher que pensa por si. A inveja, a incompreensão e o abandono seguem juntos. Lamentável o que aconteceu com essa mulher imbatível. 😢😢😢😍🌺🙏
Viajei no tempo!!! Vídeo de excelente qualiddae!!!parabens!!!tanto pela narraçao como pelo conteúdo!!!❤ ganhou mais uma seguidora! João Pessoa Paraiba!
Sou atriz e estamos e junto com 2 senhoras de 80 anos e meu parceiro estamos montando um texto para teatro cujo título é: Nem bruxas, nem santas. Esses dias li sibre a revolucionária Olympe de Gouges decapitada após cobrar igualdade aos revolucionários e me impressiona o apagamento dessas histórias. Isso diz muito sobre esse saudosismo e defesa do machismo .
Uma artista maravilhosa, mil anos à frente do tempo. Não precisava sofre tanto, principalmente com a família pobre de liberdade, respeito, e compaixão. É muito triste ter tanto egoísmo por falta de amor principalmente de sua mãe. Cheia de mi mi mi preconceitos. E por outro lado o namorido, um artista famoso, medroso, só queria se aproveitar dela.
Está acontecendo uma exposição dela no Getty Centre em Los Angeles❤, acaba 21 de julho, não dá pra explicar a expressão nos bustos que ela esculpiu só vendo de perto
Sim... Mulher Autêntica... seguiu seu impulso natural... Genial!!! #CamilleClaudel Que Jornada Desafiadora... e Extraordinária... esse Ser Humano percorreu nessa Terra... Grata, Professor... Felicidades e Sucessos!!!
Pode imaginar a dimensão do seu trabalho?!!! Nos proporciona, a todos, conhecimento. Nesse período obscuro pelo qual passa o ensino no Brasil, as preocupações estéticas voltadas para a subcultura da superficialidade, seu canal faz a diferença. Muito obrigada por nos ajudar a "lapidar" nossos meios de ver como o passado faz parte de nós, das nossas escolhas e compreensão do mundo em que vivemos. 💙💐✨️
30 anos presa num hospício...mais uma entre tantas mulheres que sofreram por desejarem a liberdade. Enquanto isso a figura do flâneur, o homem livre das convenções sociais, crescia. Muito triste.
Em 203 uma grande amiga me apresentou o filme Camille Claudel no filme de Juliette Binoche. Não sou da área de Belas Artes mas que filme!!! A cena em que ela olha para as arvores e a tristeza no olhar é de tirar o folego.
@@franciscamariadesouza2007 Tens que assistir - Camille Claudel (1988) com Isabelle Adjani. Ali a o Retrato Real da Vida dela. Nem se compara com esse da Binoche! Um abraço!
O trabalho dela é tocante. Foi muito injustiçada e mal compreendida. Era um relacionamento tóxico. A Pinacoteca tinha algumas pequenas esculturas dela.
Nossa! Levei 6 meses para encontrar um site de Camille Claudel.Lindo seu trabalho!!!Cuidadosamente verdadeiro!Assisti um dos filmes há anos!! Mas queria a história e que faz mais juz porque mostra as belíssima obra de Claudel e sua vida completa nos aspectos histórico, político e social da época.Muito grata!!! Buscarei sempre!
Chorando muito de emoção e pensando pesarosamente sobre 30 anos vividos num manicômio... queria muito saber como foi o último encontro entre ela e Rodin!
Muito obigada por trazer a historia de Camille, uma vida linda e no final tão triste.Pena que essa época as pessoas eram cheias de preconceitos e nem a familia a apoiou. Pena que ela não pode ver toda honra que agora recebe por seu talento.
Amei,você me fez chorar com a ignorância, a inveja e o machismo, e muito triste nascer assim neste mundo do capeta... Tudo de bom para você, muitas felicidades 🌅🍀♥️
Muito obrigada por falar de Camille e sua imensa contribuição para o mundo das artes. Ela foi vítima da injustiça de uma época onde mulheres não tinham direitos e nem o respeito da sociedade! Uma verdadeira pioneira e grande exemplo para todas nós mulheres.
Estive em 1995 na Exposição de Rodin no MNBA no Rio. Mega exposição, filas longas e um público de 180 mil visitantes em 40 dias. Lá havia a breve história de Camille, en passant.
Nunca tinha ouvido falar nela, nem mesmo sou uma amante das artes, apenas aprecio. A hitoria ao mesmo tempo que é triste é linda e me emocionou, passei a ser uma seguidora do seu canal. Parabéns, e irei ver os filmes.
Ainda dizem que o feminismo é desnecessário. Nem a família nem o amado aceitaram sua natureza independente. Se ela tivesse tido uma rede de apoio feminino naquela altura, ela poderia até ter se livrado do seu triste destino final.😢 Viva Camille! viva a mulher talentosa, independente e insubmissa ao patriarcado.🌹 Gratidão por partilhar tanto conhecimento e detalhes!❤
Não basta falar de história, tema que amo, como ainda trás histórias de vida de mulheres maravilhosas!!!! Que bonita e que triste a vida dessa mulher!!!!
Quanta informação preciosa! Vi os dois filmes citados, e concluí que Rodin teve muita responsabilidade pelo fim trágico de Camille. Acho que ele nunca admitiu que a obra dela era bem superior a dele. E por isso, não se empenhou o suficiente para que ela tivesse o reconhecimento merecido.
Uma MULHER de vanguarda! Enquanto pôde, viveu na plenitude da sua essência as escolhas, que fez, a vida era dela...o final foi trágico demais e poderia, com certeza, ter sido diferente, que falta fez seu pai nessa fase tão traumática da sua existência, quando mais precisou do acolhimento familiar...
Ele foi um estrago na vida dela pois nunca se decidiu e sobre a rose e ela deixando a a mercê da sociedade daquela época. Quanto sofrimento essa jovem não passou.
''Adorei saber sobre a vida de Camille Claudel e apreciar suas esculturas.🤩
Obrigada por compartilhar. Muito esclarecedora sua apresentação. Conheci Museu Rodin na década de 1990 . Fiquei impressionada com os trabalhos de ambos. Vi o primeiro filme na década de 80.
Obrigada pelo programa!
Emocionada com a história de Camille Claudel e encantada com a maneira com que foi contada! Parabéns, Professor Rezzutti!
30 anos internada em um hospício , quando poderia ter continuado com sua arte. Muito triste a história dela , principalmente pela família que foi responsável pelo confinamento. Uma grande artista que muito sofreu .
O museu Camille Claudel é espetacular e emocionante, nos faz pensar na sua vida sofrida e imcompreendida. Embora não seja no centro de Paris, vale a visita!
Muito melhor artista que Rodin! Suas esculturas eram maravilhosas ,modernas ,criativas , sensoriais, BELAS ! Uma pena ela ter sofrido tanto!😢
concordo plenamente!
Verdade
Verdade, concordo plenamente. Muito melhor que Rodin. 👌🏻👌🏻
Melhor que rodin dificil
Exagero… você fala sem conhecer direito a arte de Rodin… não valorize o trabalho da Camille depreciando o do Rodin.
E de pensar que a Reforma psiquiatrica demorou tanto...qts mulheres foram silenciadas em manicômio...
Admiro e invejo essas mulheres que souberam ter a coragem de abrir caminhos para a emancipação.Renegada até pela própria mãe,Camille foi imortalizada pelas suas obras!
Muito bom, parabéns!! excelente exposição, obrigada pelas informações.
Maravilhoso ouvir o Paulo narrar estas histórias... Obrigada!
Admiro o quanto você é profundo e isento em seus relatos! Vendo seu estudo sobre Camile a admiro ainda mais. Tudo que Rodin fez por Camile,para mim,é o mínimo que se espera de um artista que ama o belo, o genial, o inédito, o artístico faça quando este tem possibilidade de fazer. E fez pouco para promover e muito para destruir.
Ele, novamente para mim, era um grande marqueteiro. Isso sim!! E ainda pousou,para história, como “elevado” espiritualmente, movido pela benevolência do amor.
Mas como não amar Camile?
Ah, este mundo masculino: sobreviver a ele não é para principiantes, mesmo que brilhantes!
Parabéns, sua capacidade de síntese e conclusão é fantástica!
Amo o seu canal!!
Sucesso!! 👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Vi a exposição de Camille Claudel em 1997 no Ibirapuera (promovido pela Pinacoteca) e fiquei deslumbrada. Em 2000 tive a oportunidade de visitar o museu Rodin e rever as obras dela. A idade madura é muito comovente.
Obrigada pela narrativa, bem bom.
Ótimo tema! Vi uma exposição das obras dela há uns 20 anos em BH, e até hoje me lembro da perfeição das suas esculturas. Aguardando ansiosa pelo episódio!
Eu tbm fui à essa exposição em BH! Sensacional!
@@ericaribeiro2840 realmente impactante, né?
@@lucianafigueiredo7912 acho que a palavra que consigo descrever sobre o meu sentimento, na época em que eu vi a exposição, é Encantamento.
@@ericaribeiro2840 🥰🥰🥰
Eu vi a expo dela faz muito tempo em São Paulo. Inesquecível. A obra fala por si.
Belo trabalho
Esse é fim de todas as Grandes Mulheres, que estiverem a frente do seu tempo e que acontece até os dias de HOJE!😓😓Grata por rememorar a Vida e Obra e o Infortúnio dessa grande Mulher!
Hoje? Quem?
@@eventocriativo6761 Vá pesquisar que encontraras!
Depois de deixá-la para escanteio, bem que a família gostou de ganhar dinheiro com suas obras!! Uma mulher a frente de seu tempo, pena que teve este triste fim!!😢
Me emocionei demais com a sua narrativa sobre Camile Claudell.Sempre tive grande admiração pela sua história e sua obra. Verdadeiramente uma mulher a frente de seu tempo.Um talento absurdo que por ser uma mulher precisou se submeter a um homem que não avalorizava de forma honesta.Ja conhecia a história e não pude deixar de chorar por essa grande artista que sempre admirei.Obrigada.
Mais uma mulher q foi deteriorada pelo grande machismo e incompreensão da época, acredito q a mãe dela tinha ciúmes pelo marido amar tanto a filha, lhe dando total apoio enquanto podia. Uma pena, q frande história q vc nos trouxe querido Paulo. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🥰🌻
Nossa,que triste a história dela! Gostaria na verdade que ela tivesse tido o reconhecimento do seu talento em vida!
Obrigada, adorei saber mais sobre ela
Maravilhosa! Um dos melhores vídeos do canal!
Fantástico, amei conhecer.
É impressionante que sempre que ouço alguém falar de Camille Claudel me vem a imagem da Juliete Binoche ou Isabelle Adjani, ambas eternizaram a artista, no cinema e ainda coincidir com a mesma época de uma exposição de ambos, Camille e Rodin no CCBB do Rio de Janeiro. Guardo com carinho uma revista distribuída na exposição, com fotos e poemas.
Adorei o tema.
Ah... como queria ver...
Muito bom!!😊
É muito triste esse apagamento de Camille Claudel… estudo história da arte há anos, inclusive com professores renomados e só mais recentemente tenho ouvido falar nela. Por um tempo imaginei que fosse algo recém descoberto, mas não… ela não foi mencionada por anos por escolha mesmo. É muito triste.
Sensacional a história real de Camile , parabéns !!!
Obrigada por mais essa história.
Fico imaginando quantos outros talentos foram sacrificados unicamente por vir de uma mulher. Ainda temos muito que evoluir como sociedade.
BRAVO!
E pra não serem sacrificadas, tiveram que batalhar muito, Chiquinha Gonzaga que o diga
Muito bom!!
FANTÁSTICO!!!
CONHECÍ AS OBRAS DOIS DOIS.
MAS, CAMILE É DE LONGE MELHOR‼️‼️‼️❤❤❤
Amo tanto Historia q fiz um filho q tbm ama e q aos 21 anos ja é professor d Historia....parabens pelo video!!
Excelente vídeo, Paulo. Tem dois filmes ótimos sobre a artista: Camille Claudel (1988) e Camille Claudel 1915 (2013).
Tem esses filmes em alguma plataforma?
@@carlaneusaferreira4383 Nenhum deles, que eu saiba. :(
@@denisefreitas6727 obrigada
Amei o documentário sobre Camile!
Sou profunda admiradora desta artista talentosissima, que estava muito a frente d😮e seu tempo,tanto como artista como mulher!!!
Finalmente estamos resgatando seu lugar na cultura e nas artes contemporâneas!
Essa história de Camille me choca muito!!! A sobrinha dela (neta de Paul) vendeu recentemente a França todas as esculturas que ele herdou da irmã.
Viva Camille ❤
dele o que conhece o pensador ,uma bela escultura, nao conhecia a Camila e fiquei encantada com essa mulher forte e de uma criatividade intensa, adorei a live.
Mulheres à frente do seu tempo, como Camille, sempre enfrentaram desqualificação, falta de empatia e até ódio. Sua obra reflete muito do que ela sofreu, mas também uma enorme resiliência e fé em si mesma, apesar de todos os esforços da sociedade patriarcal e hipocrita da época em minimizarem sua verme criativa e não lhe darem o devido crédito pelas maravilhas que criou. Fui ver sua exposição há muitos anos atrás no pavilhão da bienal, e foi memorável.
E sempre aparece um homem pra destruir a vida de um mulher talentosa 😢
Adorei conhecer essa história desta grande artista.
A conheci no primeiro filme sobre a vida dela e me apaixonei por sua vida e obra. Sempre me emociono com sua história. Tive a oportunidade de visitar o Museu Rodin e lamentei ela não ter um museu próprio na época.
Ótimo! Li uma biografia dela em francês há muito tempo. Não havia nada em português. Fiquei impressionada com a sua infelicidade. Tanto talento e tanta tristeza!
Como de costume...uma noite regada com muito conhecimento...Parabéns!
Muito obrigado
Que tristeza! Talentosa, linda e tão infeliz.
Magnífica reportagem !! Completíssima !! Continue. Infelizmente o maior medo de um homem é uma mulher que pensa por si. A inveja, a incompreensão e o abandono seguem juntos. Lamentável o que aconteceu com essa mulher imbatível. 😢😢😢😍🌺🙏
Adorei o vídeo!!!!
Viajei no tempo!!! Vídeo de excelente qualiddae!!!parabens!!!tanto pela narraçao como pelo conteúdo!!!❤ ganhou mais uma seguidora! João Pessoa Paraiba!
Sou atriz e estamos e junto com 2 senhoras de 80 anos e meu parceiro estamos montando um texto para teatro cujo título é: Nem bruxas, nem santas. Esses dias li sibre a revolucionária Olympe de Gouges decapitada após cobrar igualdade aos revolucionários e me impressiona o apagamento dessas histórias. Isso diz muito sobre esse saudosismo e defesa do machismo .
Parabéns pelo comentário 👏👏👏👏👏
@@Weilavieira Gratidão pelo apoio!! Não é fácil!! Tanta pesquisa e o receio de cair ba cilada do " feminismo americano e neoliberal ". Abraço
Uma artista maravilhosa, mil anos à frente do tempo. Não precisava sofre tanto, principalmente com a família pobre de liberdade, respeito, e compaixão. É muito triste ter tanto egoísmo por falta de amor principalmente de sua mãe. Cheia de mi mi mi preconceitos. E por outro lado o namorido, um artista famoso, medroso, só queria se aproveitar dela.
História linda demais e ao mesmo tempo com um final triste. A artista terminando seus dias internada em um sanatório
@@mariapedradasilva9546 mas o q ha de lindo em tanta dor , traição e sofrimento?? A vida dela foi só isso. Infelizmente
Está acontecendo uma exposição dela no Getty Centre em Los Angeles❤, acaba 21 de julho, não dá pra explicar a expressão nos bustos que ela esculpiu só vendo de perto
Sim... Mulher Autêntica... seguiu seu impulso natural... Genial!!!
#CamilleClaudel
Que Jornada Desafiadora... e Extraordinária... esse Ser Humano percorreu nessa Terra...
Grata, Professor... Felicidades e Sucessos!!!
Pode imaginar a dimensão do seu trabalho?!!! Nos proporciona, a todos, conhecimento. Nesse período obscuro pelo qual passa o ensino no Brasil, as preocupações estéticas voltadas para a subcultura da superficialidade, seu canal faz a diferença. Muito obrigada por nos ajudar a "lapidar" nossos meios de ver como o passado faz parte de nós, das nossas escolhas e compreensão do mundo em que vivemos. 💙💐✨️
30 anos presa num hospício...mais uma entre tantas mulheres que sofreram por desejarem a liberdade. Enquanto isso a figura do flâneur, o homem livre das convenções sociais, crescia. Muito triste.
Muito obrigada por compartilhar vida e obra dessa espetacular mulher
Fantástico, desconhecia o fato de Rodin ter sido tão canalha, ela merecia mais consideração.
Ele não valia nada. Apenas se aproveitou do talento dela pra se dar bem. Um escroque
Caramba que baita historia muito triste o fim dela a impressao que da a que a familia tinha inveja dela e do seu talento
Em 203 uma grande amiga me apresentou o filme Camille Claudel no filme de Juliette Binoche. Não sou da área de Belas Artes mas que filme!!!
A cena em que ela olha para as arvores e a tristeza no olhar é de tirar o folego.
Que bacana, hoje vi o filme O sabor da vida de 2023, com Juliet Binoche, maravilhosa atriz!
@@franciscamariadesouza2007 Tens que assistir - Camille Claudel (1988) com Isabelle Adjani. Ali a o Retrato Real da Vida dela. Nem se compara com esse da Binoche! Um abraço!
@@mmguerreiradaluz eu também vi a versão com Isabelle Adjani. Fantástico! Não conheço esse da Binoche.
Mulher tão espetacular e teve um final tao triste 😢
O trabalho dela é tocante. Foi muito injustiçada e mal compreendida. Era um relacionamento tóxico. A Pinacoteca tinha algumas pequenas esculturas dela.
Concorde em parte! Mas Camille não era ingênua. Ela rompeu com Rodan, um Narcisista e a partir daí, começou a ser perseguida! Um abraço!
Nossa! Levei 6 meses para encontrar um site de Camille Claudel.Lindo seu trabalho!!!Cuidadosamente verdadeiro!Assisti um dos filmes há anos!! Mas queria a história e que faz mais juz porque mostra as belíssima obra de Claudel e sua vida completa nos aspectos histórico, político e social da época.Muito grata!!! Buscarei sempre!
Vi a exposição dela aqui em Belém do Pará há uns anos. Que artista fantásticaaaaaa ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Ela foi genial! Coitada... Adorei a HISTÓRIA.
Chorando muito de emoção e pensando pesarosamente sobre 30 anos vividos num manicômio... queria muito saber como foi o último encontro entre ela e Rodin!
Sensacional! Como professora de artes, sempre que falei sobre Rodin, Camille nunca ficou esquecida.
Eu já tinha visto o filme. Que mulher fascinante e que destino triste.
Paulo sempre achei essa artista muito injustiçada. As esculturas delas são comoventes.
Ela é melhor que ele, na minha opinião
Sim Paulo ela era muito capaz. Ela foi muita abafada pelo gênio do Rodin. Como toda artista mulher é uma luta infinda.
Já vi suas obras e do fulano RODIN!.
São obras maravilhosas! Lindas!
🇨🇵🗼
Muitobom. Grats
Muito obigada por trazer a historia de Camille, uma vida linda e no final tão triste.Pena que essa época as pessoas eram cheias de preconceitos e nem a familia a apoiou. Pena que ela não pode ver toda honra que agora recebe por seu talento.
Amei,você me fez chorar com a ignorância, a inveja e o machismo, e muito triste nascer assim neste mundo do capeta... Tudo de bom para você, muitas felicidades 🌅🍀♥️
A história dela sempre me impressionou muito. Memorável obra com reconhecimento tão tardio
Muito obrigada por falar de Camille e sua imensa contribuição para o mundo das artes. Ela foi vítima da injustiça de uma época onde mulheres não tinham direitos e nem o respeito da sociedade! Uma verdadeira pioneira e grande exemplo para todas nós mulheres.
Que história triste...😢😢😢
Já vi os dois filmes. As obras dela são maravilhosas. Ninguem merece uma mãe e um irmão desse naipe. Sua obra será eterna!
Q legal! Assisti ao filme sobre ela e Auguste Rodin. Muito bom, recomendo.
Eu tb! Tem um outro mais recente, só sobre ela no hospício, vc viu?
@@PauloRezzuttiEscritorNao vi ainda. Vou procurar. Obrigada!
Estive em 1995 na Exposição de Rodin no MNBA no Rio. Mega exposição, filas longas e um público de 180 mil visitantes em 40 dias.
Lá havia a breve história de Camille, en passant.
Nunca tinha ouvido falar nela, nem mesmo sou uma amante das artes, apenas aprecio. A hitoria ao mesmo tempo que é triste é linda e me emocionou, passei a ser uma seguidora do seu canal. Parabéns, e irei ver os filmes.
Bem-vinda!
Mas que gênio forte o dessa mulher.Ela foi muito ousada e corajosa para sua época 😮
Que mulher linda! Que mulher talentosa! Quanto amor! Quanto sofrimento! Quanta desgraça! Pobre mulher!
Hoje estava fazendo Comentário sobre Camille. Jamais pensei em ver uma Live
Sempre admirei as obras de Camile Claudel a pupila é melhor do que.o seu mestre. Os gênios são sempre incomprendidos👈🏾
Ainda dizem que o feminismo é desnecessário. Nem a família nem o amado aceitaram sua natureza independente. Se ela tivesse tido uma rede de apoio feminino naquela altura, ela poderia até ter se livrado do seu triste destino final.😢
Viva Camille! viva a mulher talentosa, independente e insubmissa ao patriarcado.🌹
Gratidão por partilhar tanto conhecimento e detalhes!❤
Rezzutti, obrigado por nos mostrar personagens e histórias que jamais saberíamos, sem alguém como vc!
Um Salve aqui do Ceará!
Boa Noite, Camile era especial 💖💖💖💖💖
Estudei sobre a Camille anos atrás, num curso técnico que fazia. Uma história muito triste, a dela.
Maravilha a história de camille cloude.👏👏👏👏🙋♀️🙋♀️🙋♀️
Mais uma história incrível de uma grande mulher a frente de seu tempo! ❤
Uma artista formidável, eclipsada por um mundo que não soube entendê-la
*Por favor, faça um especial sobre vampiros. As lendas que surgiram na Europa.*
já conferiu o da menina bathory e o do real vlad? ;)
Aa vezes tenho vontade de voltar mo tempo para da uma lição no Rodin e fazer a Camille ser ainda mais famosa ainda!
Parabéns Paulo! Você conseguiu fazer uma excelente biografia de Camille sem cair no simplismo de falar que ela ficou louca por causa de Rodin!
Não basta falar de história, tema que amo, como ainda trás histórias de vida de mulheres maravilhosas!!!! Que bonita e que triste a vida dessa mulher!!!!
Uma história tão triste!! Me emocionei.😢
Que história maravilhosa ! Muito obrigada ! 🙏🙏🙏
Que MULHER!!!!!!
Muito bão para todas as postagens históricas e culturais.
Vi o filme, muito triste ver um talento se definhar em um manicômio por puro preconceito e maldade do irmão.
Qual nome do filme?
Quanta informação preciosa! Vi os dois filmes citados, e concluí que Rodin teve muita responsabilidade pelo fim trágico de Camille. Acho que ele nunca admitiu que a obra dela era bem superior a dele. E por isso, não se empenhou o suficiente para que ela tivesse o reconhecimento merecido.
Uma MULHER de vanguarda! Enquanto pôde, viveu na plenitude da sua essência as escolhas, que fez, a vida era dela...o final foi trágico demais e poderia, com certeza, ter sido diferente, que falta fez seu pai nessa fase tão traumática da sua existência, quando mais precisou do acolhimento familiar...
Eu ia ver um filme na TV,mas essa história é melhor que filme,peguei até pipoca😂❤
Excelente vídeo! Obrigada!!
Ele foi um estrago na vida dela pois nunca se decidiu e sobre a rose e ela deixando a a mercê da sociedade daquela época. Quanto sofrimento essa jovem não passou.