Seria muito interessante nesses vídeos de testes ter o componente bom e um ruim para mostrar o que acontece, o que é mostrado e quais os valores que devem constar no visor para aprovar ou reprovar o componente.
por esses e outro vídeos, sempre que algum amigo meu fala sobre eletrônica, sempre mando assistir a wr kits, ja aprendi e continuo aprendendo muito por aqui, parabéns pelo ótimo trabalho e ótimas explicações
Tô começando agora,ainda to me confundindo um pouco ,mas vou devagar. Mas com sua dica já consegui entender alguns erros que ando cometendo nós meu testes aqui kkkk
Para esta situação e explicação foi ótima. Porem Wagner, como você mesmo disse, quando pegamos um transformador na sucata e este não tem nenhuma identificação ai fica difícil seguir estas dicas dadas por você, pois você apenas mediu as tensões já sabendo a identificação de cada cabo. E como identificar se é primário ou secundário? e como identificar o cabo comum no secundário para achar as tensões correta?
Excelente explicação. Parabéns, pela facilidade e objetividade em repassar o assunto. --- Uma pergunta: Quanto a ligar um transformador com dois primários, colocando esses dois enrolamentos primários para receber 110 volts, será que por ter dois enrolamentos recebendo 110 volts ele será mais potente, por exemplo no que se refere a amperagem? Isso em relação a um transformador com somente um enrolamento primário! Obrigado. Estou em Sergipe.
Estou precisando trocar o transformador de uma central SMD CR (eletrificador de cerca), placa p22886-v1.6, como saber a tensão e a corrente de saída para poder comprar outro?
Bom dia - Tenho um transformador de estabilizador de computador, modelo Line R 300 - APC, gostaria de saber se posso usá-lo em rádio ou outro aparelho, ou caso não posso, gostaria de saber se posso desmontá-lo e rebobiná-lo de outra forma para servir em outros aparelhos???
Ou eu tô muito chapado e bêbado, mas não faltou testar o secundário do transformador prá ver se ele está 100% meu amado mestre das trevas!?? Obrigadooo
Olá amigo eu tenho uma fonte estabilizada quando eu ligo no meu módulo. com o módulo ligado e o toca cd desligado faz um ruído parece uma turbina de avião o qui será vc pode me dar alguma orientação.que tire esse ruído.obrigado
Bnoite WAGNER. Ótimo vídeo. Comprei uma central Alard Max 4 ECP porém, o transformador TRAFO de 15v 1a (talvez por conta da corrente elétrica/110v) está enviando 19v ao invés de 15v, acabou queimando a placa. Existe outra maneira de diminuir essa demanda de corrente ou poderia usar outro transformador de menor demanda? Agradeço imensamente. Abraço.
Como eu posso saber quanto de voltagem posso aplicar no transformador?pois só tem dois fios de cada lado e não marca voltagem!valeu obrigado pela aula,por dividir conhecimento.
Bom dia professor, muito obrigado pela aula, mas me responde tenho um transformador de uma fonte automotiva 70 amperes com 5 fios no primário e são todos azuis e o secundário 3 fios grossos 14,5 a 15 volts para que será um quinto fio no primário? Abraço
Qual a maneira mais correta de usar dois ou mais trafos com secundários em paralelo ? Queria saber se deve ser feito esta configuração depois de da retificação e filtragem em paralelo ?
Caro Wagner, seria possível fazer um vídeo para identificar o fase e o neutro do primário, para ligar um transformador direto na rede, ou seja o fio neutro e fase do transformador direto na rede.
Uma curiosidade interessante é que, ao ligar os fios 0V e 110V na rede (127V) e medir a tensão AC entre o 0V e o 220 você terá uma tensão de 250V, ou seja, tensão dobrada. O inverso ocorre ao conectar o fios 0V e 220V na rede (220V) e medir a tensão entre o 0V e o 110V terá os 127V. Ainda não fiz nenhum teste com carga mas acredito que, para cargas de baixo consumo isto poderia de uma opção (gambiarra) para um transformador 110/220. O que acha Wagner Rambo?
Vagner, fala mais sobre ruídos de botões! Já vi seu vídeo falando do capacitor, mas mesmo assim ainda tenho muito problema com esses ruídos, existem outras formas de garantia um "click" melhor ?
Teste outras capacitâncias pra ajustar o tempo de carga/descarga. De qualquer forma, nesse o Wagner mostra um "deboucing" utilizando o 555 th-cam.com/video/WV0ToUWrmNY/w-d-xo.html Pode ser que te ajude também.
Hugo Bereta - DeadCat vlw pela resposta! Eu acabei mudando o resistor, acredito que agora cheguei em um resultado bem satisfatório! Vou dar uma olhada no vídeo. Vlw pela força!
Gostei. Muito interessante. Eu aproveito pra fazer uma pergunta: eu posso ligar capacitores em série? O que acontece com a carga após passar por esses capacitores em série se eu puder ligá-los assim? Desde já agradeço qualquer resposta. Um abraço.
Se me permite responder, pode. O comportamento da corrente nos capacitores depende do circuito. Em ambos os circuitos, AC ou DC, os capacitores se carregam consideradas suas capacitâncias. No entanto, em DC, após a carga, não circulará mais corrente pelo ramo do circuito onde está o capacitor. Lembre, ainda, de que a capacitância total da associação muda de forma análoga à resistência equivalente de resistores associados em paralelo. Abraço!
Ao encontrar um transformador na sucata. A tensão como vc disse tem q ligar ele na tomada e medir o secundário. E como saber a corrente máxima dele? Pra poder fazer uma fonte.
Nossa boa e velha companheira Lei de Ohm. V=iR, logo i=V/R. Como no vídeo, se você dividir 220V pela resistência de 253Ohms, você chegará bem próximo dos 800mA do rótulo. Geralmente, quando o primário é bivolt, o enrolamento de 220V te dá a corrente mais adequada. Se fizer as contas pelo 110v, vai te dar uma corrente acima (vide exemplo do vídeo). Na prática, considere sempre a menor corrente calculada. Existe outra forma calculando a potência com base nas dimensões do núcleo, mas é bem mais complexa.
Legal a dica da Proesi, comprava componetes eletronicos no mercado livre mais a proesi é aqui perto, nem sabia...obrigado ,mais o cupom do wrkits não esta funcionando lá...da como invalido.
Boa noite! Tem alguma maneira para determinar qual a corrente que pode ser drenada de um trafo desconhecido? Ou seja, trafo de 9V como descobrir quanta carga posso ligar nele sem queimar... Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento, boa noite....
Gustavo Henrique Nyland geralmente os grafos tem uma etiqueta informando a amperagem que ele fornece, daí é só fazer o cálculo pra descobrir a potência total. Se não me engano a equação é P=R. I sobre 2
karl heisenberg na verdade me refiro a um trafo sem identificação alguma... penso que talvez tenha que ir adicionando carga e acompanhar o valor de tensão....
Gustavo Henrique Nyland A única forma de descobrir a potência total de um trago é matematicamente, se faltar o valor da corrente, você pode usar o valor da tensão ao quadrado. P= V (sobre 2) dividido por R
Gustavo Henrique Nyland A resistência é a ohmica. Com a primeira e a segunda lei de ohm você acha qualquer característica desse transformador. Corrente total que ele fornece e potência. Espero ter ajudado.
Esqueceu de dizer que os cabos que oferecerem menor resistência é o 110 e maior resistência o 220... Acho que ao meu ver professor seria o principal a ser mencionado.. aprendi hoje isso em outro canal..rsrsr.obrigado
Wagner, sempre tive essa dúvida: que nem no trafo em questão, a saída dele é 9 Vac com corrente de 800mA. E que ele tenha center tape. Suponhamos que eu o use para contruir uma fonte linear. 9*1.41= 12,69 - 0,7 que cai em um único diodo resta 11,99 ou seja, minha fonte DC fica limitada a ter 12v de saída, no máximo. Ok? Quanto a corrente, vamos supor que minha carga puxe 1,5 A. Minha dúvida é se eu posso ligar essa carga na fonte ou apenas cargas abaixo de 800mA, como está especificado no trafo. Ou se, os parâmetros de corrente não interessam, desde que eu respeite a Watt da fonte (12,69 * 0,8 = 10,152W) ( 12*1,5= 18W) ok, nesse caso a carga puxaria mais watt e queimaria tudo, mas supondo que ela puxe 6v (6*1,5 = 9W) que está dentro dos watts do transformador. E ai, como é que é? Perdão pela minha explicação kkkk Forte abraço Ah! Tem alguma aula sua que ensina a calcular o valor do capacitor para eu usar no anti-ripple?
Se me permite, sugiro nunca ultrapassar as especificações, não confiar piamente na tensão elevada pelo capacitor já que, com carga, ela tende a se aproximar da real e, se possível, trabalhar com uma folga, nunca no limite. Lembre-se que a energia sempre se conserva. Se a fonte fornece 9v na saída e vc quer usar 6v apenas, em algum outro ponto vc terá que dissipar esses 3v de diferença. O raciocínio da potência é interessante. Porém, na prática, o que pode acontecer é, não queimar imediatamente, mas ter uma redução na tensão fornecida (eficiência) pela fonte, devido aos pontos citados acima. Já testei na prática e o trafo queimou após algum tempo, derretendo todo o envólucro da fonte...hehehe. A propósito, o vídeo da análise de ripple é esse: th-cam.com/video/ydJtoHtlk8w/w-d-xo.html Abraço!
Bom dia Pessoal .Wagner. No caso desse Trafo Bivolt ele possui duas Tensões pois tem duas bobinas sendo ligadas internamente resultando em três fios. Perfeito. No caso de 220V somamos as duas bobinas eliminando o fio central. Em 110v usamos só uma bobina eliminando o Fio vermelho da ponta. Por que medimos valores ohmicos diferentes??? Sendo duas bobinas iguais deveriam ter o mesmo valor. Então deveria ter em 220v 250 ohms, em 110v 125 ohms e entre o fio azul 110v e vermelho 220V também deveria ter 125 ohms. Por que isso não acontece???Obrigado. Abraços.
Pergunta interessante! Então, o que acontece é bem simples: para transformadores que usam uma única bobina seccionada em 110v e 220v, geralmente, essa diferença ocorre devido à seção do enrolamento da parte 220v ser a parte mais externa da bobina que, por consequência, necessita de maior comprimento de fio para ser enrolada, aumentando sua resistência. Inclusive essa é uma forma de identificar onde ligar corretamente os 110v da rede elétrica. Abraço!
ola mestre,tenho um trafo antigo que e o seguinte,ele possui 5 bobinas,3 bobinas de um fio de bitola mais fina,tipo começa o enrolamento,sai um tape,depois sai um segundo tape e termina o enrolamento desse fio mais fino e um fio sozinho,totalizando 3 bobinas,sendo que nessas 3 bobinas tem duas bobinas com resistencia 1.6 ohms, e uma bobina com resistencia 4.5 ohms,que me parece ser um possivel primario do trafo,não tenho certeza,pois o enrolamento desse fio mais fino esta no começo do carretel,nas primeiras camadas eu digo.Pois bem,ai tem as outras 2 bobinas de um fio de bitola mais grossa,saiu um fio,depois um tape,e no final um fio de novo,totalizando 2 bobinas,e estas 2 bobinas de fio grosso tem 1.2 ohms de resistencia cada uma,agora eis a questao,quero alimentar este trafo em 127v pra testar as voltagens dele,o que vc me indica fazer,ele e um trafo de 4 amperes 500VA,queria tentar aproveita-lo pra uma fonte simetrica,por favor me uma luz.....vc teria whatsapp ou facebook pra trocar uma ideia,te agradeço de coração se puder me ajudar...!!
A reatância indutiva é dependente da frequência e da indutância, logo, é possível calcular a indutância se você conhece a reatância indutiva numa dada frequência. Para isso, use L = XL/(2*pi*f), sendo XL a reatância indutiva e f a frequência relacionada à indutância. Abraço!
Tem como saber a tensão de entrada de um transformador que não é 110, 127 ou 220V? Retirei uns transformadores pequenos de um no-break industrial grande em uma sucata e tenho certeza que a entrada não é 110, 127 ou 220V só de olhar o bobinamento. É muito pouco fio. Tem um que o fio do bobinamento de entrada tá até com a capa, não dá nem 10 voltas. Eles não tem informação nenhuma. Vi um video que o cara liga a saida 12v de um tranformador com entrada 220v na entrada do transformador que ele não sabe a tensão de entrada, mede a saida, faz uns cálculos lá (regra de 3) e descobre a tensão, mas eu não entendi direito.
Seria muito interessante nesses vídeos de testes ter o componente bom e um ruim para mostrar o que acontece, o que é mostrado e quais os valores que devem constar no visor para aprovar ou reprovar o componente.
por esses e outro vídeos, sempre que algum amigo meu fala sobre eletrônica, sempre mando assistir a wr kits, ja aprendi e continuo aprendendo muito por aqui, parabéns pelo ótimo trabalho e ótimas explicações
Muito obrigado Flavio, nos acompanhe e nos recomende sempre.
Tô começando agora,ainda to me confundindo um pouco ,mas vou devagar. Mas com sua dica já consegui entender alguns erros que ando cometendo nós meu testes aqui kkkk
Para esta situação e explicação foi ótima. Porem Wagner, como você mesmo disse, quando pegamos um transformador na sucata e este não tem nenhuma identificação ai fica difícil seguir estas dicas dadas por você, pois você apenas mediu as tensões já sabendo a identificação de cada cabo. E como identificar se é primário ou secundário? e como identificar o cabo comum no secundário para achar as tensões correta?
Excelente explicação.
Parabéns, pela facilidade e objetividade em repassar o assunto.
---
Uma pergunta:
Quanto a ligar um transformador com dois primários, colocando esses dois enrolamentos primários para receber 110 volts, será que por ter dois enrolamentos recebendo 110 volts ele será mais potente, por exemplo no que se refere a amperagem? Isso em relação a um transformador com somente um enrolamento primário!
Obrigado. Estou em Sergipe.
Excelente aula, ganhou mais um inscrito. Parabéns.
Bem-vindo Jozimar! Bons estudos, temos mais de 3500 vídeos já disponíveis aqui.
Muito bom relembrar esses conceito de eletrônica
Muito boa video aula
Eletrotécnica
Boa tarde feliz dia dos pais . Inteligência n falta para bem
Boa noite amigão,como faço pra resolver curto total no primário de um trafo de um som awa 127 v?
Desde já agradeço vc é muito fera
Valeu Wagner!
Grato!
Muito bom!
Um bom domingo/dia dos Pais (família), para ti e para todos do Canal!
Claro que... com muita...
Shalom!
Valeu Mario, igualmente!
Estou precisando trocar o transformador de uma central SMD CR (eletrificador de cerca), placa p22886-v1.6, como saber a tensão e a corrente de saída para poder comprar outro?
Simples e objetivo. Obrigado.
tem como eu testar o transformador de saida de som de um amplificador ?
Excelente! Simples e objetivo. Parabéns!
Bom dia - Tenho um transformador de estabilizador de computador, modelo Line R 300 - APC, gostaria de saber se posso usá-lo em rádio ou outro aparelho, ou caso não posso, gostaria de saber se posso desmontá-lo e rebobiná-lo de outra forma para servir em outros aparelhos???
Parabéns muito bem explicado mesmo.
Se ligar o neutro no fio do meio e o 127V nas 2 outras pontas aumenta a potência?
Ou eu tô muito chapado e bêbado, mas não faltou testar o secundário do transformador prá ver se ele está 100% meu amado mestre das trevas!?? Obrigadooo
Parabéns Wagner sempre com ótimas dicas.
obrigado Lourival!
Como saber qual o primário e secundário com alicate amperímetro em qual escala colocar obrigado
Dica top e didática.
Parabéns
Boa noite
Posso ligar o fio azul e o vermelho em 127v
Ajudou muito e estou muito grato valeu Professor 👍
Olá amigo eu tenho uma fonte estabilizada quando eu ligo no meu módulo. com o módulo ligado e o toca cd desligado faz um ruído parece uma turbina de avião o qui será vc pode me dar alguma orientação.que tire esse ruído.obrigado
Estou testando um transformador 112.5 kva bt 220 .127 at entrada 36000 quando jogo 190.volt .na alta ela retorna 400 volt qual será o problema?
Bnoite WAGNER. Ótimo vídeo. Comprei uma central Alard Max 4 ECP porém, o transformador TRAFO de 15v 1a (talvez por conta da corrente elétrica/110v) está enviando 19v ao invés de 15v, acabou queimando a placa. Existe outra maneira de diminuir essa demanda de corrente ou poderia usar outro transformador de menor demanda? Agradeço imensamente. Abraço.
Como eu posso saber quanto de voltagem posso aplicar no transformador?pois só tem dois fios de cada lado e não marca voltagem!valeu obrigado pela aula,por dividir conhecimento.
vídeo curto,mas muito útil
parabéns
Sobre a corrente.
Como posso descobrir a corrente suportada pelo transformador?
Um transformado pequeno quando eu coloco na rede de 220 Aí na saída de 6 w ele não dá nd sera q ele tá em curto
Chique show 👍🎸!!!
Boa explicação valeu um abraço .
Quando o transformador está queimado qual a medida que parece no multímetro
Muito obrigado ajudou demais 🙏
resumindo quanto maior a resistência maior a tensão certo ?
O meu transformador deu 414 ele ta Bom?
Posso testar na rede elétrica pra testar a saida.O meu transformador e 9v
Bom dia professor, posso recuperar o Trafo do Microsystems ao ligar erradamente o 110 v0em 220V?
Bom dia professor, muito obrigado pela aula, mas me responde tenho um transformador de uma fonte automotiva 70 amperes com 5 fios no primário e são todos azuis e o secundário 3 fios grossos 14,5 a 15 volts para que será um quinto fio no primário? Abraço
Olá Wagner boa aula
qual a função dos triacs?
Boa tarde moro no interior de SP como faço para compra componentes com vcs
Qual a maneira mais correta de usar dois ou mais trafos com secundários em paralelo ? Queria saber se deve ser feito esta configuração depois de da retificação e filtragem em paralelo ?
Se ligar o fio azul e o vermelho??
Caro Wagner, seria possível fazer um vídeo para identificar o fase e o neutro do primário, para ligar um transformador direto na rede, ou seja o fio neutro e fase do transformador direto na rede.
Uma curiosidade interessante é que, ao ligar os fios 0V e 110V na rede (127V) e medir a tensão AC entre o 0V e o 220 você terá uma tensão de 250V, ou seja, tensão dobrada.
O inverso ocorre ao conectar o fios 0V e 220V na rede (220V) e medir a tensão entre o 0V e o 110V terá os 127V.
Ainda não fiz nenhum teste com carga mas acredito que, para cargas de baixo consumo isto poderia de uma opção (gambiarra) para um transformador 110/220.
O que acha Wagner Rambo?
2,36 polaridade?
5.02 A resistência deu diferente porque as espiras de fora são maiores do que as espiras de dentro?
Testes bem esplicado e prático
Parabéns. Ótimo video
Como eu faço para medir um transformador de 4 fios ?
amigo eu tenho um transformador ele so tem 3 fios de um lado que tipo de transformador e esse
Boa tarde,vc administra esse curso no TH-cam,se sim,qual seria a primeira aula e qual os custos?
Obrigado.
Tem algum vídeo de como fazer teste de bobina em medidores de energia?
Muito boa a dica .
Gostei das aulas
parabéns pelo video Wagner muito bom
obrigado Flavio!
Muito bom abrigado pela ajuda
Cara qual e a marca do seu multimetro
Vagner, fala mais sobre ruídos de botões! Já vi seu vídeo falando do capacitor, mas mesmo assim ainda tenho muito problema com esses ruídos, existem outras formas de garantia um "click" melhor ?
Teste outras capacitâncias pra ajustar o tempo de carga/descarga. De qualquer forma, nesse o Wagner mostra um "deboucing" utilizando o 555 th-cam.com/video/WV0ToUWrmNY/w-d-xo.html Pode ser que te ajude também.
Hugo Bereta - DeadCat vlw pela resposta!
Eu acabei mudando o resistor, acredito que agora cheguei em um resultado bem satisfatório!
Vou dar uma olhada no vídeo.
Vlw pela força!
Gostei. Muito interessante. Eu aproveito pra fazer uma pergunta: eu posso ligar capacitores em série? O que acontece com a carga após passar por esses capacitores em série se eu puder ligá-los assim? Desde já agradeço qualquer resposta. Um abraço.
Se me permite responder, pode. O comportamento da corrente nos capacitores depende do circuito. Em ambos os circuitos, AC ou DC, os capacitores se carregam consideradas suas capacitâncias. No entanto, em DC, após a carga, não circulará mais corrente pelo ramo do circuito onde está o capacitor. Lembre, ainda, de que a capacitância total da associação muda de forma análoga à resistência equivalente de resistores associados em paralelo. Abraço!
Professor porque a resistência medida em zero e cento e dez, deu bem abaixo do valor da metade, ou seja, era pra dar 126 ohms metade de 253 ohms?
Boa noite pra você
Como medir um transformador no circuito
Valeu amigo boa tarde
Bom dia tenho um multimetro mais tentei testar um transformador de 110v mais no multimetro só mostra 1.9 ohm
2:41 Acredito que por exemplo se ligarmos os enrolamento em paralelo para 110V vai sair fumaça.
Nestor Garcia Para trafos de 4 fios no primário (dois enrolamentos separados), em 110v, ligamos em paralelo. Para 220v liga em série.
Hugo Bereta - DeadCat Verdade, fiz uma pesquisa aqui e me surpreendi, apesar de não concordar. Vlw
Sugiro exemplos com transformadores com defeito
Ao encontrar um transformador na sucata. A tensão como vc disse tem q ligar ele na tomada e medir o secundário. E como saber a corrente máxima dele? Pra poder fazer uma fonte.
Nossa boa e velha companheira Lei de Ohm. V=iR, logo i=V/R. Como no vídeo, se você dividir 220V pela resistência de 253Ohms, você chegará bem próximo dos 800mA do rótulo. Geralmente, quando o primário é bivolt, o enrolamento de 220V te dá a corrente mais adequada. Se fizer as contas pelo 110v, vai te dar uma corrente acima (vide exemplo do vídeo). Na prática, considere sempre a menor corrente calculada. Existe outra forma calculando a potência com base nas dimensões do núcleo, mas é bem mais complexa.
Excelente conteúdo !!!
Boa dica mas poderia tbm mostra se o segundario do trafo está bom
Me ajudou muito
Muito bem explicado top de +....deus te abençoe
Boa!
Parabéns Professor!
obrigado Jonnes!
Legal a dica da Proesi, comprava componetes eletronicos no mercado livre mais a proesi é aqui perto, nem sabia...obrigado ,mais o cupom do wrkits não esta funcionando lá...da como invalido.
valeu Tio Sam! É canal_wrkits , utilize o underscore.
Valeu amigo pela ajuda, obrigado.
E quando o transformador não tem fio algum no secundário e é isolado, significa que só tem primário?
boa noite, tenho vários trafos retirados de equipamentos com defeito, mas não sei a corrente q eles suportam, tem algum método para saber ?
Tem sim. Descobre a resistência do primário com um multímetro conforme mostrado no vídeo e aplica lei de Ohm pra calcular a corrente (i=V/R). Abraço!
Boa noite! Tem alguma maneira para determinar qual a corrente que pode ser drenada de um trafo desconhecido? Ou seja, trafo de 9V como descobrir quanta carga posso ligar nele sem queimar... Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento, boa noite....
Gustavo Henrique Nyland geralmente os grafos tem uma etiqueta informando a amperagem que ele fornece, daí é só fazer o cálculo pra descobrir a potência total. Se não me engano a equação é
P=R. I sobre 2
karl heisenberg na verdade me refiro a um trafo sem identificação alguma... penso que talvez tenha que ir adicionando carga e acompanhar o valor de tensão....
Gustavo Henrique Nyland A única forma de descobrir a potência total de um trago é matematicamente, se faltar o valor da corrente, você pode usar o valor da tensão ao quadrado.
P= V (sobre 2) dividido por
R
Gustavo Henrique Nyland A tensão você já tem a resistência você consegue saber com um multímetro, só não tenho certeza se é a ohmica ou indutiva.
Gustavo Henrique Nyland A resistência é a ohmica. Com a primeira e a segunda lei de ohm você acha qualquer característica desse transformador. Corrente total que ele fornece e potência. Espero ter ajudado.
Boa aula valeu um abraço
Legal
Muito obg
Esqueceu de dizer que os cabos que oferecerem menor resistência é o 110 e maior resistência o 220... Acho que ao meu ver professor seria o principal a ser mencionado.. aprendi hoje isso em outro canal..rsrsr.obrigado
Muito boa explicação
O meu inalador tem 1 preto, 2 azuis + 2 "vermelhos " como faço para ligar 220v direto?
Sucesso pra ti.
Wagner, sempre tive essa dúvida: que nem no trafo em questão, a saída dele é 9 Vac com corrente de 800mA. E que ele tenha center tape. Suponhamos que eu o use para contruir uma fonte linear.
9*1.41= 12,69 - 0,7 que cai em um único diodo resta 11,99 ou seja, minha fonte DC fica limitada a ter 12v de saída, no máximo.
Ok?
Quanto a corrente, vamos supor que minha carga puxe 1,5 A.
Minha dúvida é se eu posso ligar essa carga na fonte ou apenas cargas abaixo de 800mA, como está especificado no trafo.
Ou se, os parâmetros de corrente não interessam, desde que eu respeite a Watt da fonte (12,69 * 0,8 = 10,152W) ( 12*1,5= 18W) ok, nesse caso a carga puxaria mais watt e queimaria tudo, mas supondo que ela puxe 6v (6*1,5 = 9W) que está dentro dos watts do transformador.
E ai, como é que é?
Perdão pela minha explicação kkkk
Forte abraço
Ah! Tem alguma aula sua que ensina a calcular o valor do capacitor para eu usar no anti-ripple?
Se me permite, sugiro nunca ultrapassar as especificações, não confiar piamente na tensão elevada pelo capacitor já que, com carga, ela tende a se aproximar da real e, se possível, trabalhar com uma folga, nunca no limite. Lembre-se que a energia sempre se conserva. Se a fonte fornece 9v na saída e vc quer usar 6v apenas, em algum outro ponto vc terá que dissipar esses 3v de diferença. O raciocínio da potência é interessante. Porém, na prática, o que pode acontecer é, não queimar imediatamente, mas ter uma redução na tensão fornecida (eficiência) pela fonte, devido aos pontos citados acima. Já testei na prática e o trafo queimou após algum tempo, derretendo todo o envólucro da fonte...hehehe.
A propósito, o vídeo da análise de ripple é esse: th-cam.com/video/ydJtoHtlk8w/w-d-xo.html
Abraço!
Hugo Bereta - DeadCat Opa, hum... estou entendendo. Vou dar uma olhada no vídeo do link, obrigado amigão, abraços =)
Bom dia Pessoal .Wagner.
No caso desse Trafo Bivolt ele possui duas Tensões pois tem duas bobinas sendo ligadas internamente resultando em três fios. Perfeito. No caso de 220V somamos as duas bobinas eliminando o fio central. Em 110v usamos só uma bobina eliminando o Fio vermelho da ponta. Por que medimos valores ohmicos diferentes???
Sendo duas bobinas iguais deveriam ter o mesmo valor. Então deveria ter em 220v 250 ohms, em 110v 125 ohms e entre o fio azul 110v e vermelho 220V também deveria ter 125 ohms. Por que isso não acontece???Obrigado.
Abraços.
Pergunta interessante! Então, o que acontece é bem simples: para transformadores que usam uma única bobina seccionada em 110v e 220v, geralmente, essa diferença ocorre devido à seção do enrolamento da parte 220v ser a parte mais externa da bobina que, por consequência, necessita de maior comprimento de fio para ser enrolada, aumentando sua resistência. Inclusive essa é uma forma de identificar onde ligar corretamente os 110v da rede elétrica. Abraço!
o Trafo são de pinamento prof
Curtindo agora Hereereee
ola mestre,tenho um trafo antigo que e o seguinte,ele possui 5 bobinas,3 bobinas de um fio de bitola mais fina,tipo começa o enrolamento,sai um tape,depois sai um segundo tape e termina o enrolamento desse fio mais fino e um fio sozinho,totalizando 3 bobinas,sendo que nessas 3 bobinas tem duas bobinas com resistencia 1.6 ohms, e uma bobina com resistencia 4.5 ohms,que me parece ser um possivel primario do trafo,não tenho certeza,pois o enrolamento desse fio mais fino esta no começo do carretel,nas primeiras camadas eu digo.Pois bem,ai tem as outras 2 bobinas de um fio de bitola mais grossa,saiu um fio,depois um tape,e no final um fio de novo,totalizando 2 bobinas,e estas 2 bobinas de fio grosso tem 1.2 ohms de resistencia cada uma,agora eis a questao,quero alimentar este trafo em 127v pra testar as voltagens dele,o que vc me indica fazer,ele e um trafo de 4 amperes 500VA,queria tentar aproveita-lo pra uma fonte simetrica,por favor me uma luz.....vc teria whatsapp ou facebook pra trocar uma ideia,te agradeço de coração se puder me ajudar...!!
BOM DIA ..ESTOU PRECISANDO RESISTOR PORCELANA 5W-8KJ ..SE TIVER SUBSTITO AGRADEÇO AH DICA
Existe alguma forma de se calcular a indutâcia de um tranformador usando algum método por meio do valor de sua reatâcia indutiva?
A reatância indutiva é dependente da frequência e da indutância, logo, é possível calcular a indutância se você conhece a reatância indutiva numa dada frequência. Para isso, use L = XL/(2*pi*f), sendo XL a reatância indutiva e f a frequência relacionada à indutância. Abraço!
Tem como saber a tensão de entrada de um transformador que não é 110, 127 ou 220V?
Retirei uns transformadores pequenos de um no-break industrial grande em uma sucata e tenho certeza que a entrada não é 110, 127 ou 220V só de olhar o bobinamento. É muito pouco fio. Tem um que o fio do bobinamento de entrada tá até com a capa, não dá nem 10 voltas. Eles não tem informação nenhuma.
Vi um video que o cara liga a saida 12v de um tranformador com entrada 220v na entrada do transformador que ele não sabe a tensão de entrada, mede a saida, faz uns cálculos lá (regra de 3) e descobre a tensão, mas eu não entendi direito.
Gostei ajudou
Será que no secundário há saída de positivo e negativo? Faz só um vídeo irmão.
se o mesmo não tem marcação e for tres fios o do meio é negativo e os das laterais serão 220
❤
Como eu quem é entrada e saida de transformador
Showwwwww como sempre!!! :)
obrigado Ananda!
otimo e obriga aula foi 10
Eu projetei uma fonte bancada 5.43v variável 5v
Valeu garoto muito boa sua vídeo aula. Parabéns.
Meu secundário bipa na continuidade, é porque está ruim?
Provavelmente está em curto Cacau.