Não sei pq, mas pensei que vc ia mencionar "As Crônicas de Nárnia" e "O Senhor dos Anéis", geralmente a galera cita como bons exemplos de filmes cristãos.
Jurandir, eu vi que já comentaram a respeito de As Crônicas de Nárnia. Você poderia comentar essa obra e Anne of Green Gables (o livro, não a série). Ambas são muito boas obras cristãs a meu ver 😊
Cara, eu já vi críticas ruins e posso dizer que a sua não é a pior que já vi, mas está no top 3 sem sombra de dúvidas. Onde está a intervenção miraculosa em Prova de Fogo? O filme todo demonstra como a mudança de Calleb foi difícil e demorou pra dar frutos e nada acontece de uma hora pra outra. E mesmo quando ela descobre que o barco era uma desculpa dele pra que ela não soubesse que ele havia comprado todos os equipamentos médicos pra mãe dela (coisa que pega até o telespectador de surpresa) ela já havia decidido manter o casamento então isso não foi relevante para a conclusão da trama principal. O mesmo em desafiando gigantes. Não tem fórmula mágica e tudo ocorre de forma bem gradual. E quanto a Deus não está m_rto, ele tem vários estereótipos (embora haja pessoas assim na vida real) mas o debate entre o professor e o aluno é bem realista e não é incoerente dentro do ambiente universitário. E na parte da fotografia aí tu tá de s_c_nagem né? O orçamento desses filmes era tão baixo que eles tiveram de improvisar um suporte pra câmera na hora de gravar as cenas dos personagens andando pq eles não tinham o equipamento necessário (informação nos extras de prova de fogo pra quem tentar se justificar dizendo que não sabia). Me desculpa cara, mas tua crítica é um grande amontoado de nada. Nem sequer arranhou dos problemas reais dos filmes e ainda inventou um monte de coisas da sua cabeça. Se é pra fazer crítica assim não precisava nem ter feito.
A lista... 05:48 O Livro de Eli (citado) 08:29 Duelo de Titãs 09:11 Somos Marshall 11:28 Gran Torino 12:15 O Feitiço do Tempo 16:10 Silêncio 20:40 Um Estranho no Ninho
Nossa cara Você foi bacana agora Achei que teria que ver o vídeo todo de novo pra pegar a lista que eu esqueci kkkk Como dizia o corvo Jubileu do Pica Pau: "Obrigado amigo, você é um amigo" 👍🏽👍🏽👍🏽
Filmes como "até o ultimo homem" mostra exatamente como fazer filme cristão. Acho que os cristãos querem se afastar da violência nos filmes, quando na realidade, eles deveriam usar dor, sofrimento, defeitos e humanidade, assim você se emociona com uma boa ação.
Lembrei do caso do livro de Juízes, livro extremamente pesado da bíblia que mostra toda a podridão da humanidade, especificamente no caso Israel quando se afastou de Deus (nas trocentas vezes que fizeram isso)
Esse filme só é "bom" pq é baseado numa história real (a qual o filme não é fidedigna) contada no livro de mesmo nome sobre o protagonista que é adventista do sétimo dia
Finalmente um vídeo sobre esse assunto! Já passei por algumas situações curiosas por ser pastor e não querer assistir filmes cristãos na igreja kkkkkk o vídeo definiu muito bem os problemas. Achei que As Crônicas de Nárnia apareceriam no vídeo, foi a primeira vez na vida que eu estava assistindo um filme aleatório e me ocorreu que aquele leão parecia muito Jesus.
@@MiguelCamaraTerres O filme As Crônicas de Nárnia é baseado no livro de mesmo nome escrito por C. S. Lewis. Ele era cristão (curiosidade: ele era amigo de Tolkien, escritor de O Senhor dos Anéis e também um cristão) e por isso (por ser cristão), na maioria das suas obras, senão todas, o Cristianismo está presente, seja de maneira explícita, como em Cristianismo Puro e Simples, seja de maneira implícita, como imagino estar em As Crônicas de Nárnia (não li e faz muuuito tempo que assisti, então não sei descrever de maneira detalhada).
Cronicas de narnia criado por um crente e senhor dos aneis por 1 catolico só pesquisar os autores (bastante influentes nao so em historias tbm)@@MiguelCamaraTerres
Sobre o filme A Prova de Fogo: Assisti pela primeira com 10 anos, em 2012, depois desse filme, acendeu uma chama em meu coração, e eu só tive um objetivo na vida, virar Bombeiro. Passei no CBM este ano. E meu irmao, que nasceu no mesmo ano de 2012, tem o nome "Calebe" inspirado pelo personagem bíblico e pelo protagonista do filme. Não é o melhor filme, mas da pra asisstir de coração aberto e subtrair algo lindo dele.
Parabéns pela aprovação, irmão! Que Deus abençoe e te proteja nessa jornada!
3 หลายเดือนก่อน +156
O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão. É por isso que não introduzi, ou suprimi, praticamente todas as referências a qualquer coisa como “religião”, a cultos ou práticas, no mundo imaginário. Pois o elemento religioso está absorvido na história e no simbolismo. J.R.R. Tolkien - Carta para Robert Murray, S.J., 2 de dezembro de 1953.
Estava passando os comentários esperando esse. Sou ateia, mas tenho muita admiração pelo assunto e, como a maioria das pessoas, busco ser um ser humano melhor. Aquela trilogia tem muita coisa cristã. O Bem x Mal, o cuidado e amor com o próximo, a humildade, todas as provações e tentações até a glória. Obra atemporal e perfeita. Ah, até mesmo o momento de entrega ao Mal e arrependimento, no personagem Língua de Cobra.
@@TatiJBC existem uma série de vídeos comentando essa simbologia cristã em o Senhor dos anéis pelo padre Paulo Ricardo. Vale a pena procurar no TH-cam
Série vikings, quando Ragnar em uma postura muito sincera lamenta a morte do seu amigo monge cristão "acho que seu Deus fará objeções à minha entrada no paraíso". Depois ele pede pra ser batizado dizendo "quero ser batizado pra ir pro paraíso e me encontrar com meu amigo". O padre católico, que estava batizando Ragnar naquele momento, responde "você vai pro inferno". Ragnar responde "essa decisão não é sua..." Isso me remeteu demais ao cristianismo.
O personagem Ragnar sempre foi aberto a novas ideias,e a companhia de Ateusthan também marcou a vida dele ,por isso ele tinha tanta compreensão do cristianismo.
@@ZeusLordeDoOlimpoViu a série errado. Ele matou dois coelhos com uma cajadada só, Ragnar amava o padre e começou a aprender sobre o cristianismo com ele, tanto que os vikings ficaram puto porque acharam que Ragnar tava traindo os deuses nórdicos. Quando o padre morreu, Ragnar tava já meio puto com o povo dele e como tava doente achando que ia morrer, quis se batizar na esperança de ver seu amigo, e com isso, ainda ia conseguir conquistar Paris antes de morrer
Fato interessante mencionado pelo o Jurandir é que esse termo deus ex machina vem dos primeiros teatros gregos que tinha horas de falas criando um problema gigante, que no final era resolvido "magicamente" por um deus vindo de um guindaste, ou seja um deus de vindo de uma maquina!
O filme é Cristão, o objetivo é glorificar o nome de Deus. Por isso não é errado ter milagres no filme. A opinião dele foi parcial, baseada nas crenças dele.
@@DannOliveiraX Você não entendeu o vídeo. Esse não é o problema mencionado. O problema é que o filme cristão quer abordar um conflito da vida real e resolve-lo de forma irreal, mágica. Os personagens são pouco desenvolvidos e não parecem humanos reais, a tendência é não mostrar o lado ruim do ser humano, mesmo que este ser humano representado seja cristão, ele tem que ter pecados, ele tem que ter defeitos, fraquezas.
Sensacional! Eu sou cristão e sempre senti essa falta nas produções cristãs. Acho que podemos e devemos criar obras que transmitam nossos valores, mas com foco em contar uma boa história. O que mais vemos hoje são "panfletos" em forma de audiovisual sacrificando a história enquanto, na verdade, como diria Robert McKee, "histórias são a melhor forma de colocar suas ideias no mundo".
Inclusive percebia nos valores mas depois fui saber que O Senhor dos Anéis é um filme cristão. Tolkien quase foi padre, ele mesmo não havia percebido a providencia que movia o Frodo e as ações. Depois quando falaram a ele, a expansão do universo da história foi ainda mais aprofundada nesta linha, não com analogias diretas como do seu amigo C.S Lewis, mas como as situações e ações a partir das virtudes e semelhanças.
O que os cristãos precisam REAPRENDER é: a mensagem tem que servir à arte, e não o oposto, se não vira uma propaganda ideológica igual aos filmes e outras obras progressistas/woke da atualidade. Tolkien, Lewis, J.S. Bach, entre outros... São artistas que atraem até hoje pessoas que não são cristãs para suas obras, justamente pela arte ser bem escrita/composta/feita... E indiretamente ajudaram na conversão de muitas pessoas, pq possuem qualidade, tato... Como cristão eu entendo que a arte é uma linguagem que provém de Deus à humanidade para expressar às suas percepções sobre a Criação, afinal Deus é um artista, por que nós deveríamos desprezar a arte na hora de evangelizar?
''' a arte é uma linguagem que provém de Deus a humanidade para expressar às suas percepções sobre a Criação, afinal Deus é um artista, por que nós deveríamos desprezar a arte na hora de evangelizar?'------- eu entendo isso.
Imaginem se, no final de Crime e Castigo, ao invés do Raskolnikov ficar 6 anos na cadeia sendo visitado e amado por uma mulher que não tinha nenhum motivo para isso até que o coração de pedra dele finalmente cedesse, ele fosse visitado por um pastor no primeiro dia de cadeia e se convertesse após ouvir um monólogo do pastor sobre Cristo. Certamente não seria o clássico que é.
Uma pauta FASCINANTE! De fato, nós, cristãos, nunca conseguimos adquirir a linguagem "hollywoodiana". Os Kendrick foram os que conseguiram os resultados 'menos piores'. Acho que "Prova de Fogo" é o 'menos pior' cinematograficamente falando.
Acho que os filmes dos Kendrick são exatamente os exemplos do que há de pior nesse tipo de filme. kkkkkkkkkk.... Cinematograficamente falando tem vários melhores. O negócio deles é que eles abriram caminho para os outros. Praticamente iniciaram essa ideia de filmes gospel. Mas são realmente os piores. Estão sempre nas listas, embora alguns como Prova de Fogo e Quarto de Guerra sejam legais de assistir.
Pô! Desafiando Gigantes é um bom filme, me lembra os filmes motivacionais do Denzel Washington kkkkk PS: kkkkk voltei aqui, eu fiz o comentário no começo do vídeo, só depois, seguindo o vídeo eu vi que ele, por coincidência comentou sobre o filme que eu citei e o do Denzel Washington kkkkk
Tem uma cena que me toca bastante no filme " Os Miseráveis " onde o personagem do Hugh Jackman após se abrigado por um padre foge com uns candelabros de prata a noite mais e pego pela guarda e levado de volta ao padre. O padre ao vê-lo diz que deu de boa vontade os candelabros e que ele esqueceu de pegar as outras peças de prato. Tamanha boa vontade faz a vida do personagem enfrentar uma grande mudança.
Simplesmente o melhor vídeo que você já fez no seu canal irmão; sensacional; cheguei a me emocionar; Para mim, o melhor filme Cristão ainda que seja considerado secular, é : UM SONHO DE LIBERDADE. Nos mostra de fato o que é a verdadeira busca pela liberdade (liberdade em nossa mente e alma), amizade, e servidão, uma vez que o Andy fez todo o possível para compartilhar a sua inteligência de forma positiva com os seus amigos dentro de uma prisão. Genial; O verdadeiro evangelho está nisso, amar a Deus incondicionalmente e amarmos uns aos outros como Cristo nos amou.
Mas o Jurandir avaliou este filmaço em um de seus vídeos, informando que Um Sonho de Liberdade é visto por muitos como um dos melhores de todos os tempos
As aventuras de Pi. Um filme que nao é necessariamente cristao porque o protagonista tem uma questao de duvida entre as religiões mas que passa uma mensagem honesta sobre a fé em Deus.
Cara, que vídeo bom! Jurandir, assim como você fazia no início do seu canal, quando você fala de narrativa, da estrutura de uma história, e story telling, você brilha!!! Esse é o diferencial do seu canal para outros tantos que falam de cinema apenas sendo críticas ou listas. Por favor, continue dando valor ao seu diferencial. Faça mais e mais desse tipo de conteúdo porque é nítido que é algo que você tem de muito valor e nós queremos ter o privilégio de absorver exatamente essa parte do seu conhecimento. Grato por todos seus vídeos, te acompanho desde o primeiro postado!! Agradeço a atenção, caso leia! Obirgado
@@fxbakizinhotv5246 Deus está no controle e apesar do mal retira o bem. Um exemplo é que o menino tinha asma e em uma cena ele passa por uma crise, o que impede que o alien o matasse e depois de toda essa situação o pai volta para a igreja. Era como se tudo que aconteceu na vida dele servisse para passar por esse momento.
Sou Cristão, e acho a narrativa Bíblica e seus conceitos sobre a natureza muito impressionantes, o livre-arbítrio, a natureza do mal, redenção, amor, é incrível. Pretendo um dia fazer a melhor história fundamentada nesses valores, seu vídeo foi de grande ajuda, obrigado 😇👍
Nossa, que vídeo incrível, nunca parei para ter uma analise dessa forma, mas sempre me vi muito distante dos filmes Cristãos perfeitos. Quando viram o filme " Silencioso" aqui em casa todos se viram incomodados com o filme, meu pai detestou... mas hoje parando para entender era apenas um filme que retrata a vida real, como ela é... isso é extremamente importante de entendermos. VIDA CRISTÃ NÃO É PROMESSA DE UMA VIDA PERFEITA, MAS SIM UMA PROMESSA DE ALGO QUE ESTÁ PRA ALÉM DESSA VIDA!
Gostaria de adicionar uma coisa interessante a discussão do filme "O feitiço do tempo". Acho que qualquer um (cristão ou não, uma vez que vivemos em país de maioria católica/evangélica) já ouviu a história do Filho Pródigo (o cara que foi embora levando toda a riqueza do pai e depois volta arrependido depois de desperdiçar tudo de maneira desrregrada e inconsequente com fim de satisfazer seus próprio prazeres). Geralmente enfatizamos a primeira parte da história, mas esquecemos que ela continua com a história do irmão mais velho, que, mesmo vivendo a vida da virtude (estando na casa do pai e fazendo tudo o que ele mandava), ele não sentia verdadeira satisfação, ele mesmo diz que trabalhava "como um escravo" pro pai (assim ele afirmava). A grande verdade Jurandir era que OS DOIS IRMÃOS ESTAVAM ALIENADOS (perdidos) DO PAI, não só o irmão mais novo. Nenhum dos dois filhos queria uma vida COM o pai, mas sim uma vida com o DINHEIRO do pai e com o que o pai poderia oferecer (fossem "cordeiros pra festejar com os amigos" ou uma vida escrachadamente hedonista). A pergunta fica: como podemos viver um relacionamento verdadeiro com Deus e não buscar uma vida em que NÓS somos os Salvadores das nossas vidas (seja por uma vida justa e de virtude, seja por uma vida de satisfazer todos os nossos desejos. Uma reposta: seguindo Jesus e entregando a vida a Ele que foi o irmão mais velho que saiu da casa do Pai (do céu) e veio nos resgatar para fazermos parte de uma grande família, não vivendo uma vida de pesadas obrigações para alcançar a salvação ("Obedeço a Deus e assim sou salvo"), mas olhando pra vida de serviço e entrega de Jesus, sendo cativado por ela, e só então vivendo uma vida de virtude transformada a partir da vida que Ele colocou em nós após a ressurreição corpórea dele dos mortos. Só Jesus é capaz de nos dar vida em abundância. Espero ter contribuído pro diálogo!
Não acho que o filho mais velho está alienado/perdido do Pai. Acho que ele só sentiu que é injusto, alguém ter feito todo mal que fez, e ser recebido da melhor forma possível, enquanto que ele que sempre fez o certo, não ganhou o que o irmão mais velho teve no seu retorno.
@@joaofbgEle está alienado justamente por não compreender esse amor incondicional do pai e não ser capaz de se alegrar com seu irmão que encontrou esse amor. A resposta do pai revela que talvez ele estivesse só trabalhando para o pai (talvez sendo apenas moralista e religioso) e não desfrutando do banquete que já pertencia a ele (o acesso ao amor e ao relacionamento com o pai).
Em 1995 em homenagem aos 100 anos do cinema o Vaticano, selecionou filmes que possuem especial importância em matérias religiosas, artísticas ou morais. Nessa lista tem vários filmes excelente. RELIGIÃO A Paixão (La Passion) - Ferdinand Zecca (França, 1903). A Paixão de Joana d’Arc (The Passion of Joan of Darc) - Carl Dreyer (França, 1928). O Senhor Vicente (Monsieur Vicent) - Maurice Cloche (França, 1947). As Flores de São Francisco (Flowers of St. Francis) - Roberto Rossellini (Itália, 1950). Ordet/O Mundo (Ordet/The World) - Carl Dreyer (Dinamarca, 1955). Ben-Hur (Ben-Hur) - William Wyler (Estados Unidos, 1959). O Nazareno (Nazarin) - Luis Bunuel (México, 1959). O Evangelho segundo São Mateus (The Gospel According to St. Mathew) - Pier Paolo Pasolini (Itália, 1964). Um Homem para todos os Tempos (A Man for All Seasons) - Fred Zinnemann (Inglaterra, 1966). Andrei Rublev (Andrei Rublev) - Andrei Tarkovsky (União Soviética, 1966). O Sacrifício (The Sacrifice) - Andrei Tarkovsky (Suécia/França, 1986). A Missão - Roland Joffe (Inglaterra, 1986) A Festa de Babete (Babette’s Feast) - Gabriel Axel (Dinamarca, 1987). Francisco (Francesco) - Liliana Cavani (Itália, 1988). ARTE Nosferatu (Nosferatu) - F. W. Murnau (Alemanha, 1922). Metrópolis (Metropolis) - Fritz Lang (Alemanha, 1927). Napoleão (Napoleon) - Abel Gance (França, 1927). A Pequena Garota (Little Women) - George Cukor (Estados Unidos, 1933). Tempos Modernos (Modern Times) - Charles Chaplin (Estados Unidos, 1936). A Grande Ilusão (Grand Illusion) - Jean Renoir (França, 1937). A Diligência (Stagecoach) - John Ford (Estados Unidos, 1939). O Mágico de Oz (The Wizard of Oz) - Victor Fleming (Estados Unidos, 1939). - já analisado no PdF - Fantasia (Fantasia) - Walt Disney (Estados Unidos, 1940). Cidadão Kane (Citizen Kane) - Orson Welles (Estados Unidos, 1941). The Lavender Hill Mob (The Lavender Hill Mob) - Charles Chrichton (Inglaterra, 1951). A Estrada (La Strada) - Federico Fellini (Itália, 1954). 8 1/2 (8 1/2) - Federico Fellini (Itália, 1963). O Leopardo (The Leopard) - Luchino Visconti (Itália, 1963). 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Oddessy) - Stanley Kubrick (Inglaterra, 1968). VALORES Intolerância (Intolerance) - D. W. Giffith (Estados Unidos, 1916). Cidade Aberta (Open City) - Roberto Rossellini (Itália, 1945). A Felicidade não se Compra (It’s a Wonderful Life) - Frank Capra (Estados Unidos, 1947) O Ladrão de Bicicletas (The Bicycle Thief) - Vittorio Di Sica (Itália, 1948). Na Área da Praia (On the Waterfront) - Elia Kazan (Estados Unidos, 1954). A Harpa da Birmânia (The Burmese Harp) - Kon Ichikawa (Japão, 1956). Morangos Selvagens (Wild Strawberries) - Ingmar Bergman (Suécia, 1957). O Sétimo Selo (The Seventh Seal) - Ingmar Bergman (Suécia, 1957). Dersu Uzala (Dersu Uzala) - Akira Kurosawa (União Soviética/Japão, 1975). A Árvore de Wooden Clogs (The Tree of Wooden Clogs) - Ermanno Olmi (Itália, 1978). Carruagens de Fogo (Chariots of Fire) - Hugh Hudson (Inglaterra, 1981). Gandhi (Gandhi) - Richard Attenborough (Inglaterra, 1982). Adeus, Meninos (Au Revoir les Enfants) - Louis Malle (França, 1987). O Decálogo (Dekalog) - Krzystof Kieslowski (Polônia, 1988). A Lista de Schindler (Schindler’s List) - Steven Spielberg (Estados Unidos, 1993).
Silêncio é meu filme favorito da vida! Anos depois de assistir, ainda hoje me pego pensando nele. Que vídeo excepcional! Como escritora de ficção e cristã, saio daqui impulsionada e com ânimo renovado para escrever boas histórias que reflitam a cosmovisão cristã. Obrigada ❤️
Uma excelente análise Jurandir. Gosto muito da sua abordagem, especialmente quando você consegue captar esses aspectos do cristianismo em meio a cultura. Um dos melhores canais do YT, sem dúvida. Um grande abraço, Deus abençoe!
O de 2016 ao gostei por conta do enxugamento da trama, mas o recado foi dado e ficou até bom, mas o de 1959 aí não tem comparação, melhor filme de todos os tempos.
Não se mexe com clássicos. Esse Ben Hur fast food do remake é a cara dessa geração, incapaz de assistir a um clássico da envergadura de Ben Hur e entender a mensagem mensagem
A crítica aos filmes cristãos foi certeira. The Chosen é um ponto fora da curva nesse nicho, ao ser explicitamente cristã, biblicamente ortodoxa, e ao mesmo tempo ter construção de personagens, storytelling, atuação e fotografia.
Mente brilhante tem essa pegada TB. Ele era arrogante, sabia que era um gênio mas o reconhecimento ao veio quando ele percebeu e pequenez dele e resolveu ajudar as pessoas.
@@beccanogueira679 sim sim, mas agora refletindo melhor entendo a associação com Moisés, no caso se passaram 300 anos e os ensinos do Cesar ("Moisés") estavam se perdendo/ficando distorcidos no tempo, para o lado bom (orangotango 🦧) e para o chipanzé e o gorila do mal lá (que distorceram)
@@beccanogueira679 creio até que o Noah tenha parentesco com Cesar, pela cicatriz no peito sem explicação alguma. Pode ser coincidência ou sinal de linhagem que será explorada nos próximos filmes
@@Payet.Coutinho e nem vai ter, Moisés é o César, que foi criado com humanos que dominavam (Moisés com egípcios) depois de grande se juntou a sua espécie (depois de grande se juntou ao seu povo hebreu), César liderou uma revolta do seu povo (Moisés liderou uma revolta e libertacdos hebreus) entre outras similaridades
Sou cristão católico e vc me ajudou a perceber porque não gosto de filmes cristãos apesar da mensagem positiva. Também gostei da leitura que fez de alguns filme que não considerava cristãos. Obrigado pelos vídeos conjuntos lançados. Trabalhando muito, pelo visto. Abraço.
Seria esse um sonho? Kkkkkk Se for da vontade de Deus, que possamos ver esse encontro desse lado da eternidade, quero ver a exposição de sensatez transbordando da conversa dos dois
Jurandir, fica a sugestão de Jesus Revolution (2023), que da mesma safra de The Chosen, tenta investir mais no roteiro, ao menos foi essa minha leitura.
Sr. Gouveia na sua análise o senhor fala, entre outras coisas, em idealista e realista, quando um ideal de uma pessoa vai de encontro a realidade da outra, mais se um indivíduo tem um ideal, esse ideal tem que se materializar na sua realidade. A fotografia, interpretação, posicionamento de câmeras etc, realmente não são uma primazia cinematográfica, mais acho que os produtores tinham um objetivo; " materializar o seu ideal " para alguns ficou " paia" para outros salvou casamentos, relacionamentos e a buscar um relacionamento mais próximo com Deus! O ideal e a realidade de um cristão, Jesus Cristo, está acima de tudo, até da arte! Parabéns pelo conjunto do seu trabalho, suas análises são sensíveis e bem elucidativas.
De fato, é uma outra coisa que esqueci de falar no meu comentário. É muito relevante para um Cristão deixar as coisas explícitas, até porque Cristo é a coisa mais importante no cristianismo, Ele é a fonte do amor, da compaixão e da Graça, a sutileza artística é relevante, mas se não houver algo que demonstre de onde vem as virtudes a mensagem pode realmente ficar prejudicada.
Uma das relações entre cristão e ateus que gostei da forma como foi tratado é na série Young Sheldon, apesar do esteliotipo exagerado por causa do humor os diálogos são ótimos.
Sobre prova de fogo, temos o exemplo do Kaka, ele colocou em prática o livrinho e não restaurou seu casamento... simplesmente porque a vida real não é tão simples...
“O Exorcista” é disparadamente a melhor obra cristã do cinema, mesmo não sendo essa a intenção da direção/produção. A forma que a trama narra a relação “do bem x o mal”, além do desenvolvimento narrativo da relação entre os personagens e a fé (religiosa e não religiosa) é épica. Além da contribuição das equipes de maquiagem e efeitos especiais para amedrontar a audiência quanto à figura personificada do mal, também há toda a complexidade nos diálogos entre padres x entidade maligna, mostrando que o lado mais perverso do “coisa ruim” não está na performance sobrenatural e sim na sua capacidade natural de adentrar nas brechas emocionais de cada personagem, de forma inteligente e articulada, reabrindo cicatrizes e os fazendo questionar a própria crença divina, o perdão, a ciência, o senso de justiça e pecado, além do ceticismo (no caso da mãe da menina). Excelente adaptação cinematográfica de uma obra que, por si só, levou mto marmanjo para a missa! Na época, a equipe de marketing da WB fez de tudo para provocar uma reação da igreja que, no inverno de 73/74, até mordeu a isca, mas depois deixou pra lá, provavelmente pq viu potencial no filme em angariar novos devotos. Essa é uma curiosidade q poucos documentários relatam: o que fez alarde no âmbito cristão nos EUA foi o livro de Petter Blatty e não o filme, como a produção tentou convencer a crítica mainstream. A Arquidiocese americana já tinha percebido a importância do filme para o próprio Vaticano na época de seu lançamento, pois era uma forma de chamar atenção para a necessidade da eucaristia sem sujar as próprias mãos assinando embaixo de uma produção com cenas pesadas de sacrilégio e linguagem impropria. Resume bem o vídeo do nosso querido Jurandir: um filme perverso com personagens que têm dramas e dilemas reais (não vamos adentrar na questão fantasmagórica da coisa, por favor) e que são tão imperfeitos q nos convence!
Tá louco??? 😮💨🤐🤐🤐🤐 Eu NUNCA assistirei esse lixo. Isso não fala em Deus. Aliás, o título desse filme agourento e blasfemo devia ser "Deus está morto, pois o Chifrudo tem mais poder". A mensagem subliminar ali é essa...
@@euvoceeosobrenatural9340 Esse seu medo só mostra o quanto o filme é genial no aspecto de terror que ele tenta transmitir. Um filme em que no final o padre vence o demônio e o bem prevalece, mas que mesmo assim, uma galera tem medo até hoje do filme simplesmente por causa do marketing que se colocou em cima dele, pessoas com pavor de assistir ao filme, falando absurdos dele sobre ele supostamente desrespeitar crenças alheias ou sobre como ele é amaldiçoado, sendo que nunca sequer viram ele. Pra mim isso é genial.
@@euvoceeosobrenatural9340 Por favor, não julgue uma obra q vc não assistiu. Respeito seu ponto de vista, mas “não julgue o livro pela capa”. Vc está se baseando na estrutura estética do filme, nos artifícios comerciais (aparições repentinas representadas em poucos frames não é mensagem subliminar. Está mais para jump scare). Enfim, recomendo q perca o medo de “cara feia” e assista o filme!
Poxa, Jurandir. Faltou o Até o Último Homem. Já viu esse filme? Me emocionou pra caramba, e ele passa muita esperança. Acho que além da mensagem, é um ótimo entretenimento e mostram personagens imperfeitos no meio da situação toda. É claro que o Doss é um coração dourado no meio daquilo tudo, mas acredito que a inocência dele também seja um defeito, mas um defeito que ele deu um jeito de transformar em força. Sei lá, seria legal trazer algum dia algo sobre esse filme.
Até o último homem é uma boa história no tocante ao princípio da objeção de consciência no entanto a causa é absolutamente vazia. Eu sou contra armas. Não pego em armas, mas conto com as armas de meus colegas de farda pra me proteger e permitir que eu me torne o herói de minha causa.
@@klafkewinck3743Eu entendo sua visão, mas analisando a história de outra forma, o Doss foi servir no exército do seu país como qualquer homem, ele tinha esse dever, por ele sendo cristão ele proibiria armas se pudesse, aliás nem teria guerra, quem quer guerra né? kkkk mas como ele teria q tá no meio do furacão, ele foi da forma q acreditava e confiando em Deus q ele ficaria vivo e seria usado por Ele pra curar seus companheiros mediante esse caos. Enfim, n acho q a msg é vazia, mostra como a fé verdadeira de um cristão é loucura pra racionalidade humana e q msm num mundo caído como estamos, Deus pode ser glorificado em várias situações através de seus filhos.
@@klafkewinck3743Você entendeu errado, no filme ele tem um voto com Deus, em que ele diz que não pegaria em armas devido a um acontecimento que marcou ele, a questão é o voto, não a moralidade de armas, esse debate teológico e filosófico que você está trazendo acontece o tempo todo no filme inclusive, não foi algo puramente moral do tipo: "não pego em armas porque acho errado, e todos que pegarem em armas estão errados também" ele simplesmente fez um voto, e permaneceu até o fim. Essa ideia puramente moral seria inclusive contra a teologia judaica-cristã, Saul, Davi, Anjos de Deus, Samuel, Elias, Moises, Israelitas e muitos outros, pegaram em armas e mataram com essas armas, semelhantemente, na cena da prisão o capitão discute isso "O mandamento 'não matarás' signfica 'não assassinarás'"
considero a maior mensagem cristã de um filme secular "o resgate do soldado ryan". no filme os soldados sob comando do capitão Miller (tom hanks) pagam com a vida para cumprir a missão de "salvar" o soldado Ryan (Matt Damon), ou seja todos se sacrificam por um, enquanto a mensagem cristã apresenta Jesus se sacrificando por todos. A cena final do Ryan, já idoso, falando em frente à lápide do capitão Miller é forte!
Acredito que um dos filmes não-cristão mais cristão que já vi foi Interestelar. O Amor é chave para a salvação da humanidade, mas não qualquer amor, mas o amor de um pai pela sua filha. O amor sacrificial deste pai abdicando de tudo para a vida de sua filha. Essa é a máxima do Cristianismo, o Pai que ama e dá sua vida em resgate de muitos. Outro filme assim é o maravilhoso Multiverso da Loucura. Apesar dos defeitos visuais, é uma trama baseada em como o orgulho e a soberba precedem a queda dos homens, a morte final da Feiticeira é tão forte, pois é literalmente ela derrubando seu palácio, como diria CS Lewis: "o amor se torna um demônio no momento que se torna um deus". Por fim, não é um filme, mas o melhor episódio de X-Men 97 é muito cristão, desde a morte do Gambit sendo perfurado em seu lado até a clara referência a obra La Pietà, é um episódio sobre o maior dos gatunos aprendendo a perdoar a traição de quem ele tanto amava, preferindo morrer por ela, salvando vários mutantes de um genocídio. A Angel Studios vai lançar no fim desse ano Bonhoeffer, baseado na história do pastor luterano Dietrich Bonhoeffer. O trailer nem parece de um filme genérico, o diretor de fotografia é simplesmente John Mathieson (de Gladiador). Glória a Deus que a Angel está investindo em fazer cinema.
Tem um filme chamado "Fé de mais não cheira bem" como Steve Martin que para mim é um filme não cristão que fala sobre a fé de uma maneira muito inteligente, além de abordar outros problemas que existe no nosso meio.
Me lembro desse filme. A Globo exibiu nos anos 90,na época que tinha a briga com Record/Igreja Universal. Mas só foi exibido de madrugada no Corujão,quase escondido.
Tenho medo quando vejo youtubers que eu gosto falando sobre cristãos/ igreja e coisas do tipo, pois na maioria das vezes fica explícito como eles desprezam tudo isso. Não foi o caso dessa vez. Amei o vídeo.
Um dos seus melhores vídeos, não sabia que era teólogo. 18:48 Nunca esqueci essa cena. A "autoridade" religiosa perdendo a fé em Deus por causa da morte e do sofrimento, se deparando com o testemunho de uma pessoa humilde demonstrando grande fé em Deus _por causa_ da morte e do sofrimento. Respondendo sua pergunta, eu sempre achei *Sinais* do Shyamalan uma das maiores obras-primas incompreendidas desse século no cinema. Quando vc percebe que eram demonios e não "aliens" atormentando a fé do padre, não muda nada no filme e ao mesmo tempo muda tudo!
Todo filme ocidental, seja estadunidense, seja europeu, seja da américa latina, que tem forte questão ou discussão moral, ou ensinamento moral, invariavelmente vai ser filme com fortes valores cristãos, mesmo que não mencione Cristo ou religião uma única vez, simplesmente porque quase todos so principais valores morais ocidentais são cristãos, e mesmo um ateu ocidental aplica vários valores morais cristãos
"Deus não está morto" até que começou interessante, porém, depois de mais ou menos uma hora, foi piorando, piorando, piorando, até termirar medonhamente mal.
"Deus não está morto" é o infeliz retrato da igreja evangélica geral atual, onde o não cristão é tratado como vilão e no final, tudo acaba em show e musica feliz após o vilão ser derrotado.
De fato. O ex-Hércules não tem mão boa, de jeito nenhum. Ele consegue estragar qualquer mensagem edificante com tanto lugar-comum e cenas previsíveis... Pena.
Filme cristão é de baixíssimo orçamento na maioria das vezes, normalmente não tem como comparar direção, edição e atuação. Profissionais de ponta custam caro, e o foco deles é, a despeito dessas limitações, ao menos entregar uma mensagem de esperança e fé, mesmo que falte sofisticação e excelência em outras partes. Filmes cristãos que recomendo: Até o Último Homem, Mãos talentosas: A história de Ben Carson, Milagres do Paraíso, Para Salvar Uma Vida.
@@paulovcg10 Quando você diz "a igreja" está se referindo a Católica Apostólica Romana? Porque essas produções são de igrejas protestantes. E mesmo que algumas tenham dinheiro, sabem que temas cristãos normalmente não vendem tanto quanto temas de ação e aventura. Não teriam retorno garantido do investimento muito grande, salvo exceções como "A Paixão de Cristo" e "Até o Último Homem".
Concordo com você. Eu falo isso muito com meus pais. Vejo esses filmes feitos APENAS para a comunidade cristã. Eu fui ver "Deus Não Está Morto", com eles no cinema, e fui o unico que odiei. Você esta falando de um filme que abertamente esta falando com o publico, para todos eles, e a única coisa que ele diz é Deus é cristão? Pega exemplo do filme A Arvore da Vida. Ele fala sobre a existência de Deus e suas infinitas criações. É bem mais que isso. É DEUS. O Único. Como convencer um ateu a acreditar em Deus. Era isso que esse filme deveria fazer.
O Voo, com Denzel Washington, é com certeza um dos melhores filmes que já assiti. Principalmente por conta do final, que da um significado a toda a trajetória. Ele não é um filme “religioso”, mas possui uma mensagem cristã escondida. É um filme muito realista e com uma mensagem impactante, que te faz refletir sem “implorar” por isso. A atuação de Denzel Washington é espetacular, quase hipnótica. Aliás, gostaria que você fizesse uma análise desse filme, creio que renderia um vídeo inteiro só pra ele.
Concordo plenamente, Jurandir... E desde criança eu tenho esta percepção sobre os filmes cristãos... A mensagem que é passada ao espectador com certeza é plausível, porém, a qualidade técnica, na grande maioria das vezes é péssima... Direção, roteiro, edição, trilha sonora e atuações com baixíssima qualidade.
7:01 estou fazendo o curso de roteiro, e sinceramente, recomendo demais, as atividades que eles passam ajudam muito e os feedbacks dos tutores são rápidos e msm que tu tire uma nota alta eles ainda assim apontam onde se pode melhorar Recomendo demais
a um tempo atrás eu reassisti "Principe do Egito" que era uma das minhas animações favoritas na infância. Hoje com um olhar mais crítico, menos inviesado por se trata de algo religioso (coisa que afastei da minha vida), percebi que de fato este é um filmaço. Aproveitei pra assistir no audio original e descobri que era um elenco estrelado, realmente muito bom
mais um excelente vídeo, Jurandir. Gostaria de pedir uma análise sua sobre o filme A Lenda do Cavaleiro Verde The Green Knight de 2020. Acho que esse filme merece ser analisado pela sua ótica.
A produção de Filmes Cristãos é complexa pelo fato de conciliar a transmissão da mensagem com os itens e aspectos que a produção de um filme exige. Principalmente os detalhes que fazem a diferença e dão mais profundidade ao conteúdo dos filmes, nos processos de elaboração de roteiro, edição, figurino e outros que a produção de um filme exige. Boa parte desses estúdios preferem adotar uma abordagem de segurança, que por vezes se distancia de alguns aspectos da realidade, do que arriscar um pouco mais e fugir muito da mensagem. Muitos desses Estúdios Cristãos possuem orçamento reduzido em relação aos Grandes Estúdios de Hollywood e menos experiência cinematográfica. Mas com o passar dos anos aspectos mais realistas precisam e vão ser incluídos nos filmes, conforme os profissionais dos estúdios se sentirem a vontade para sair da zona de conforto.
O Senhor dos Anéis certamente é o fime ''não cristão'' mais cristão de todos! Para quem se interessar, o Padre Paulo Ricardo tem uma série de vídeos no TH-cam sobre os elementos cristãos presentes nas obras de Tolkien.
Jurandir, esse é o meu desafio, como escritor, animador, e diretor de animação. Pois a minha série animada não é exatamente cristã, mas eu a escrevo e dirigo a partir da minha cosmovisão. Tenho aprendido muito com seus vídeos.
Certa vez ouvi: "Nem toda arte cristã (música, pintura, cinema) precisa rimar Jesus com cruz". Acredito que pensar cultura à luz Evangelho é trazer a cultura pra vida comum. Falar a língua do povo, ouvir suas dores e criar diálogos que façam pontes entre as pessoas e Cristo. Um sapateiro convertido perguntou a Lutero o que poderia fazer para servir melhor à Deus e ser um cristão melhor. Lutero respondeu: “Faça um bom sapato e venda por um preço justo”. Continue firme na obra!
No final é isso, o que um cristão adulto na fé entende, que quem está na igreja não é santo, vai falhar muito e até. Ais do que quem não está, mas apesar de tudo ele vai seguindo tentando acertar, um que não é cristão, mas mostra bem, A felicidade não se compra, filme que mostra os valores cristãos, mas mostra que também sofremos, que têm horas que queremos chutar o balde.
Um grande filme sobre os valores cristãos X religião é A Missão, com Robert de Niro e Jeremy Irons. Quem ainda não viu, veja. De certa forma, ele funciona como o Silêncio que o Jurandir apresentou, só que ambientado numa floresta amazônica, dusputada pela coroa Portuguesa e Espanhola. Vale muito a pena!
Ainda não vi o video, mas tenho uma ideia do motivo de filmes cristãos serem tão ruins. Todo filme que eu vi sobre, trata os cristão como se eles fossem a minoria que todo mundo odeia e xinga. Teve um filme que eu vi que pisaram em uma biblia só pq o cara falou de Deus, sendo que isso não condiz com a vida real. Bora ver o video
Eu me inscrevi nesse canal recentemente e foi uma das melhores coisas que fiz recentemente rsrs. Obrigada por conteúdos tão excelentes! Sou cristã e concordo com você. Vou ter que assistir seus vídeos com papel e caneta pra anotar todas essas ótimas dicas de filmes de qualidade.
Os melhores filmes Cristãos que eu já vi foi Até o Ultimo Homem, Paixão de Cristo, Nefarious, O Ritual, Em Nome da Rosa, O Advogado do Diabo, Fim dos Dias, Stigmata, Redenção, O Codigo Davince, A Espera de Um Milagre, Milagre na rua 34.
@@mariaalicedaniapedroza3667eu não acho que informações explícitas faz uma obra ser um lixo. Depende de cada caso. No filme em questão, o cara estava com um demônio nos couros e não tinha lógica pra algo mais complexo
Enquanto Cristão o que sempre me incomodou muito é essa sensação de tentar deixar as coisas gospel, como se a vida cristã fosse perfeita e livre da veracidade do dia a dia. E isso se reflete na música, no cinema, nos teatros, enfim nas artes num geral feira por cristão o que me leva a questionar a visão que essas pessoas tem sobre a fé. O Senhor dos anéis é o tipo de filme que me traz essa sensação saudável de algo inspirado pela fé cristã em toda sua complexidade.
"A felicidade não se compra". De Frank capra. E o melhor filme cristão de todos os tempos. E considerado não só o melhor filme cristão como um dos melhores filmes de todos os tempos. Se tornou o filme obrigatório do Natal desde da sua estreia isso a mais de 80 anos.
Video interessante Jurandir, eu realmente concordo que grande parte dos filmes cristãos são muitos simples e ruins em sua execução, creio que seria grande ganho isso melhorar. Porem acho um pouco perigoso quando se afasta a boa virtude de Cristo, satanás não será contra a boa virtude se isso fazer com que o individuo se afaste do próprio Deus, sei que o Jurandir destacou bem que não trata-se de enaltecer e adorar a virtude em sí, mas, hoje creio ser de grande alegria a satanas ver tantas pessoas praticando a boa virtude mas longe de Deus, a boa virtude sem Cristo não é boa virtude, visto que Ele é a fonte de toda alegria, paz, felicidade, bondade, amor e por ai vai... satanas tem tirado o nome de Jesus de muitas coisas na arte em nome da boa virtude, quando na verdade o próprio Cristo é a fonte. Por fim não acho que para um filme cristão ser bom seja necessário pregar no filme, mas nunca deve-se afastar a boa virtude do Criador. Parabéns pelo video!
Nao sei se foi comentado aqui mas os produtores e roteiristas dessees filmes mencionados prova de fogo desafiando gigantes corajosos quarto de guerra, eles são pastores de uma igreja que decidiram fazer filmes com a temática cristã como uma forma de evangelizar muitos atores que aparecem no filme não são atores profissionais e sim membros dessa igreja o ator que interpreta o técnico em desafiando os gigantes é o diretor de prova de fogo em que ele também atua como os pastor que celebra a renovação de votos do casal no final do filme o nome dele é Alex Kendrik Concordo com sua observação tecnicamente da pra notar que deixa a desejar mas por se tratar de amadores até que não desepciona ,os irmãos kendrik eles são os idealizadores do projeto Eles relatam isso no makim off do filme o irmão do Alex também atua em desafiando gigantes faz uma participação.
Antes de assistir todo o video ja dou minha opinião. Esses filmes sao praticamente produções amadoras, com mensagem específico e nada preocupados com a opinião de Hollywood.
Concordo plenamente com o Jurandir sobre sutileza ser melhor que ser explicito, mas como colega escritor, é muito chato quando voce descobre que o brasileiro médio nao é capaz de perceber mensagens implicitas.
Pois é, se não se coloca pelo menos uma coisa explícita ali, às vezes a mensagem não é captada. Conheço inúmeras pessoas que não sabem sequer que Narnia é cristão, tanto dentro quanto fora da Igreja, inúmeras pessoas não percebem a alegoria mais clara da ficção, quanto mais quando é implícita.
@@paulorobertodonascimentote9418 nos meus livros coloco mensagens implícitas e algumas esfrego na cara do leitor mesmo. É o jeito para garantir que todo mundo que ler absorva alguma coisa.
Sou ateu, mas apesar disso não tenho problema nenhuma com obras que contenham teor religooso, pelo contrário, gosto de muitas obras nesse sentido, tanto explicíto como implicito, contanto que sejam bem feitas. Duas obras que gosto muito é a Paixão de Cristo do Mel Gibson e uma animação da Dreamworks, O Príncipe do Egito. Esses dois filmes são explicítos em sua abordagem religiosa, mas feitos com bastante esmero. Daria uma indicação também que é assistir A Última Tentação de Cristo, mas ai pode ser que para alguns seja complicado assisti-lo pela sua abordagem mais crítica, contudo, é um filme bastante reflexivo e em certa medida, singelo, trazendo uma abordagem sobre Jesus de uma forma mais humana, vale a pena vê-lo.
💰 Use meu cupom e garanta R$ 200 de desconto na EBAC: JURANDIR
💻 Confira as mais de 150 opções de cursos online: ebac.me/4eab47
Aí cê podia deixar listado os nomes dos filmes
Jurandir, cria um curso de roteiro, por favooor!
Não sei pq, mas pensei que vc ia mencionar "As Crônicas de Nárnia" e "O Senhor dos Anéis", geralmente a galera cita como bons exemplos de filmes cristãos.
Jurandir, eu vi que já comentaram a respeito de As Crônicas de Nárnia. Você poderia comentar essa obra e Anne of Green Gables (o livro, não a série). Ambas são muito boas obras cristãs a meu ver 😊
Cara, eu já vi críticas ruins e posso dizer que a sua não é a pior que já vi, mas está no top 3 sem sombra de dúvidas. Onde está a intervenção miraculosa em Prova de Fogo? O filme todo demonstra como a mudança de Calleb foi difícil e demorou pra dar frutos e nada acontece de uma hora pra outra. E mesmo quando ela descobre que o barco era uma desculpa dele pra que ela não soubesse que ele havia comprado todos os equipamentos médicos pra mãe dela (coisa que pega até o telespectador de surpresa) ela já havia decidido manter o casamento então isso não foi relevante para a conclusão da trama principal. O mesmo em desafiando gigantes. Não tem fórmula mágica e tudo ocorre de forma bem gradual. E quanto a Deus não está m_rto, ele tem vários estereótipos (embora haja pessoas assim na vida real) mas o debate entre o professor e o aluno é bem realista e não é incoerente dentro do ambiente universitário. E na parte da fotografia aí tu tá de s_c_nagem né? O orçamento desses filmes era tão baixo que eles tiveram de improvisar um suporte pra câmera na hora de gravar as cenas dos personagens andando pq eles não tinham o equipamento necessário (informação nos extras de prova de fogo pra quem tentar se justificar dizendo que não sabia). Me desculpa cara, mas tua crítica é um grande amontoado de nada. Nem sequer arranhou dos problemas reais dos filmes e ainda inventou um monte de coisas da sua cabeça. Se é pra fazer crítica assim não precisava nem ter feito.
A lista...
05:48 O Livro de Eli (citado)
08:29 Duelo de Titãs
09:11 Somos Marshall
11:28 Gran Torino
12:15 O Feitiço do Tempo
16:10 Silêncio
20:40 Um Estranho no Ninho
Nossa cara
Você foi bacana agora
Achei que teria que ver o vídeo todo de novo pra pegar a lista que eu esqueci kkkk
Como dizia o corvo Jubileu do Pica Pau: "Obrigado amigo, você é um amigo" 👍🏽👍🏽👍🏽
Sempre tem uma boa alma... Obrigado!
Obrigado @tquaglio!
GRATIDÃO ❤❤❤
Filmes como "até o ultimo homem" mostra exatamente como fazer filme cristão. Acho que os cristãos querem se afastar da violência nos filmes, quando na realidade, eles deveriam usar dor, sofrimento, defeitos e humanidade, assim você se emociona com uma boa ação.
Até por que na própria Bíblia tem muita guerra e sangue e depois a redenção.
Lembrei do caso do livro de Juízes, livro extremamente pesado da bíblia que mostra toda a podridão da humanidade, especificamente no caso Israel quando se afastou de Deus (nas trocentas vezes que fizeram isso)
Achei que ele citaria esse filme. Para mim, é um dos filmes mais cristãos que existe. Senhor dos anéis é outro filme extremamente cristão
Esse filme foi um relato de um cristão na guerra que mesmo em meio a violência e desespero nunca deixou seus valores de lado
Esse filme só é "bom" pq é baseado numa história real (a qual o filme não é fidedigna) contada no livro de mesmo nome sobre o protagonista que é adventista do sétimo dia
Finalmente um vídeo sobre esse assunto! Já passei por algumas situações curiosas por ser pastor e não querer assistir filmes cristãos na igreja kkkkkk o vídeo definiu muito bem os problemas. Achei que As Crônicas de Nárnia apareceriam no vídeo, foi a primeira vez na vida que eu estava assistindo um filme aleatório e me ocorreu que aquele leão parecia muito Jesus.
É o quê?
@@MiguelCamaraTerres O filme As Crônicas de Nárnia é baseado no livro de mesmo nome escrito por C. S. Lewis. Ele era cristão (curiosidade: ele era amigo de Tolkien, escritor de O Senhor dos Anéis e também um cristão) e por isso (por ser cristão), na maioria das suas obras, senão todas, o Cristianismo está presente, seja de maneira explícita, como em Cristianismo Puro e Simples, seja de maneira implícita, como imagino estar em As Crônicas de Nárnia (não li e faz muuuito tempo que assisti, então não sei descrever de maneira detalhada).
Cronicas de narnia criado por um crente e senhor dos aneis por 1 catolico só pesquisar os autores (bastante influentes nao so em historias tbm)@@MiguelCamaraTerres
@@anacarolinaoliveira884 qta. Valeu. E não sabua que o escritor de Crônicas De Nárnia era amigo do Tolkien
@@romuloluiz valeu por essa outra curiosidade meu caro👍(aliás, achei bonita sua foto de perfil)
Sobre o filme A Prova de Fogo: Assisti pela primeira com 10 anos, em 2012, depois desse filme, acendeu uma chama em meu coração, e eu só tive um objetivo na vida, virar Bombeiro. Passei no CBM este ano.
E meu irmao, que nasceu no mesmo ano de 2012, tem o nome "Calebe" inspirado pelo personagem bíblico e pelo protagonista do filme.
Não é o melhor filme, mas da pra asisstir de coração aberto e subtrair algo lindo dele.
Parabéns pela conquista, irmão 👏🏾👏🏾👏🏾
Que seja um ótimo Bombeiro, que possa sempre ajudar e proteger o próximo 🙏🏾
Pois é... Esse lance de "acender uma chama" e vc virar bombeiro faz sentido. Rsrs
Brincadeira cara. Parabéns!
Deus te proteja nessa sua missão !
Deus Abençoe Vocês
Que bom né mano
Parabéns pela aprovação, irmão! Que Deus abençoe e te proteja nessa jornada!
O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão. É por isso que não introduzi, ou suprimi, praticamente todas as referências a qualquer coisa como “religião”, a cultos ou práticas, no mundo imaginário. Pois o elemento religioso está absorvido na história e no simbolismo.
J.R.R. Tolkien - Carta para Robert Murray, S.J., 2 de dezembro de 1953.
Estava passando os comentários esperando esse. Sou ateia, mas tenho muita admiração pelo assunto e, como a maioria das pessoas, busco ser um ser humano melhor. Aquela trilogia tem muita coisa cristã. O Bem x Mal, o cuidado e amor com o próximo, a humildade, todas as provações e tentações até a glória. Obra atemporal e perfeita.
Ah, até mesmo o momento de entrega ao Mal e arrependimento, no personagem Língua de Cobra.
@@TatiJBClíngua de cobra ? Kkkk
@@TatiJBC existem uma série de vídeos comentando essa simbologia cristã em o Senhor dos anéis pelo padre Paulo Ricardo. Vale a pena procurar no TH-cam
Star Wars também segue muito os princípios cristãos. Até mesmo no "surgimento" do Anakin.
@@Parcian- Sim, mas o criador era Budista (n sei se George Lucas ainda é), ent tem mais alegorias budistas do que cristãs
Série vikings, quando Ragnar em uma postura muito sincera lamenta a morte do seu amigo monge cristão "acho que seu Deus fará objeções à minha entrada no paraíso". Depois ele pede pra ser batizado dizendo "quero ser batizado pra ir pro paraíso e me encontrar com meu amigo". O padre católico, que estava batizando Ragnar naquele momento, responde "você vai pro inferno". Ragnar responde "essa decisão não é sua..."
Isso me remeteu demais ao cristianismo.
Série m3r_d@
mesmo não sendo cristão, achei muito bonito a ligação entre esses dois personagens, e o ragnar procurando a fé.
Paia demais kkkkk o Ragnar só queria se batizar pra invadir Paris no meio do próprio "funeral"
O personagem Ragnar sempre foi aberto a novas ideias,e a companhia de Ateusthan também marcou a vida dele ,por isso ele tinha tanta compreensão do cristianismo.
@@ZeusLordeDoOlimpoViu a série errado. Ele matou dois coelhos com uma cajadada só, Ragnar amava o padre e começou a aprender sobre o cristianismo com ele, tanto que os vikings ficaram puto porque acharam que Ragnar tava traindo os deuses nórdicos. Quando o padre morreu, Ragnar tava já meio puto com o povo dele e como tava doente achando que ia morrer, quis se batizar na esperança de ver seu amigo, e com isso, ainda ia conseguir conquistar Paris antes de morrer
Acho que vou ter que fazer um react disso, hein?
Esperando por isso hahahaha
Vamos lá kkk
Apoio
Crossover? Hahaha
Alguém ainda assiste "react" em pleno 2024?
Fato interessante mencionado pelo o Jurandir é que esse termo deus ex machina vem dos primeiros teatros gregos que tinha horas de falas criando um problema gigante, que no final era resolvido "magicamente" por um deus vindo de um guindaste, ou seja um deus de vindo de uma maquina!
Realmente é um fato interessante.
O filme é Cristão, o objetivo é glorificar o nome de Deus. Por isso não é errado ter milagres no filme. A opinião dele foi parcial, baseada nas crenças dele.
@@DannOliveiraX Você não entendeu o vídeo. Esse não é o problema mencionado. O problema é que o filme cristão quer abordar um conflito da vida real e resolve-lo de forma irreal, mágica. Os personagens são pouco desenvolvidos e não parecem humanos reais, a tendência é não mostrar o lado ruim do ser humano, mesmo que este ser humano representado seja cristão, ele tem que ter pecados, ele tem que ter defeitos, fraquezas.
@@joaofbg Um bom exemplo disso é o Corações de Ferro. Acho bem real!
Sim!
Um dos filmes cristãos que eu mais gosto e mais acho bonito é na verdade um filme de guerra, Até o Último Homem
Sensacional! Eu sou cristão e sempre senti essa falta nas produções cristãs. Acho que podemos e devemos criar obras que transmitam nossos valores, mas com foco em contar uma boa história. O que mais vemos hoje são "panfletos" em forma de audiovisual sacrificando a história enquanto, na verdade, como diria Robert McKee, "histórias são a melhor forma de colocar suas ideias no mundo".
Inclusive percebia nos valores mas depois fui saber que O Senhor dos Anéis é um filme cristão. Tolkien quase foi padre, ele mesmo não havia percebido a providencia que movia o Frodo e as ações. Depois quando falaram a ele, a expansão do universo da história foi ainda mais aprofundada nesta linha, não com analogias diretas como do seu amigo C.S Lewis, mas como as situações e ações a partir das virtudes e semelhanças.
Ótima seleção: Um Estranho no Ninho, Duelo de Titãs, Feitiço do Tempo e Gran Torino. Eu Também incluiria À Espera de um Milagre.
O que os cristãos precisam REAPRENDER é: a mensagem tem que servir à arte, e não o oposto, se não vira uma propaganda ideológica igual aos filmes e outras obras progressistas/woke da atualidade.
Tolkien, Lewis, J.S. Bach, entre outros... São artistas que atraem até hoje pessoas que não são cristãs para suas obras, justamente pela arte ser bem escrita/composta/feita... E indiretamente ajudaram na conversão de muitas pessoas, pq possuem qualidade, tato... Como cristão eu entendo que a arte é uma linguagem que provém de Deus à humanidade para expressar às suas percepções sobre a Criação, afinal Deus é um artista, por que nós deveríamos desprezar a arte na hora de evangelizar?
''' a arte é uma linguagem que provém de Deus a humanidade para expressar às suas percepções sobre a Criação, afinal Deus é um artista, por que nós deveríamos desprezar a arte na hora de evangelizar?'------- eu entendo isso.
Como diria Hans Rookmaaker, a Arte não precisa de justificativa
@@Q2Cockatielreal.
Imaginem se, no final de Crime e Castigo, ao invés do Raskolnikov ficar 6 anos na cadeia sendo visitado e amado por uma mulher que não tinha nenhum motivo para isso até que o coração de pedra dele finalmente cedesse, ele fosse visitado por um pastor no primeiro dia de cadeia e se convertesse após ouvir um monólogo do pastor sobre Cristo.
Certamente não seria o clássico que é.
Excelente comparação. A diferença entre boa arte e arte superficial.
Booooaaa!!!
Dostoievski era ortodoxo russo
E é normal uma mulher ficar visitando um cara pra converter o coração dele ? Acho tão superficial quanto
@@soobservo7540você já esteve em quantos presídios no dia de visita dos presos?
Uma pauta FASCINANTE!
De fato, nós, cristãos, nunca conseguimos adquirir a linguagem "hollywoodiana". Os Kendrick foram os que conseguiram os resultados 'menos piores'. Acho que "Prova de Fogo" é o 'menos pior' cinematograficamente falando.
Acho que os filmes dos Kendrick são exatamente os exemplos do que há de pior nesse tipo de filme. kkkkkkkkkk.... Cinematograficamente falando tem vários melhores. O negócio deles é que eles abriram caminho para os outros. Praticamente iniciaram essa ideia de filmes gospel. Mas são realmente os piores. Estão sempre nas listas, embora alguns como Prova de Fogo e Quarto de Guerra sejam legais de assistir.
Bresson, Tarkovski, Dreyer, Scorcese, Schrader não são todos necessariamente cristãos mas já fizeram filmes com uma pegada mais religiosa
O melhor é a espera de um milagre, pode não ser tão óbvio mas nesse filme a pauta é muito bem empregada.
Pô! Desafiando Gigantes é um bom filme, me lembra os filmes motivacionais do Denzel Washington kkkkk
PS: kkkkk voltei aqui, eu fiz o comentário no começo do vídeo, só depois, seguindo o vídeo eu vi que ele, por coincidência comentou sobre o filme que eu citei e o do Denzel Washington kkkkk
Quarto de guerra é incrível.
Até que enfim alguém fez a "caridade" de dizer o óbvio sobre a maioria dos filmes cristãos. Graças a Deus! Deus te abençoe, Jurandir!
Real. Sempre sentia que maioria das produções de filmes cristãos eram genéricos e muito plasticos
Tem uma cena que me toca bastante no filme " Os Miseráveis " onde o personagem do Hugh Jackman após se abrigado por um padre foge com uns candelabros de prata a noite mais e pego pela guarda e levado de volta ao padre. O padre ao vê-lo diz que deu de boa vontade os candelabros e que ele esqueceu de pegar as outras peças de prato. Tamanha boa vontade faz a vida do personagem enfrentar uma grande mudança.
Ese filme é maravilhoso!
Os miseráveis é um ótimo filme.
Eu li o livro mas não gostei da história
Aaaa já li esse livro, não me emocionou mas é bom d+
Simplesmente o melhor vídeo que você já fez no seu canal irmão; sensacional; cheguei a me emocionar;
Para mim, o melhor filme Cristão ainda que seja considerado secular, é : UM SONHO DE LIBERDADE. Nos mostra de fato o que é a verdadeira busca pela liberdade (liberdade em nossa mente e alma), amizade, e servidão, uma vez que o Andy fez todo o possível para compartilhar a sua inteligência de forma positiva com os seus amigos dentro de uma prisão. Genial; O verdadeiro evangelho está nisso, amar a Deus incondicionalmente e amarmos uns aos outros como Cristo nos amou.
Mas o Jurandir avaliou este filmaço em um de seus vídeos, informando que Um Sonho de Liberdade é visto por muitos como um dos melhores de todos os tempos
Outros filmes do gênero:
- Todo Poderoso
- Legião
- Agentes do Destino
- Até o Último Homem
- Invencível
As aventuras de Pi.
Um filme que nao é necessariamente cristao porque o protagonista tem uma questao de duvida entre as religiões mas que passa uma mensagem honesta sobre a fé em Deus.
Cara, que vídeo bom! Jurandir, assim como você fazia no início do seu canal, quando você fala de narrativa, da estrutura de uma história, e story telling, você brilha!!! Esse é o diferencial do seu canal para outros tantos que falam de cinema apenas sendo críticas ou listas.
Por favor, continue dando valor ao seu diferencial. Faça mais e mais desse tipo de conteúdo porque é nítido que é algo que você tem de muito valor e nós queremos ter o privilégio de absorver exatamente essa parte do seu conhecimento.
Grato por todos seus vídeos, te acompanho desde o primeiro postado!!
Agradeço a atenção, caso leia!
Obirgado
Nárnia sendo até hoje um dos filmes com mensagem cristã mais linda que ja vi, mas muitos cristãos tem preconceito por ser do gênero fantasia
O sacrifício do “Leão” para salvar vidas é explícito praticamente 👏🏻👏🏻👏🏻
Grande Jurandir! Um filme que acaba transmitindo essa mensagem é Sinais (2002)
E quando vai rolar uma análise de O Poderoso Chefão?
Entrei so pra falar de Sinais. Para mim nem é um filme de aliens, é um filme sobre fé.
Esse filme é maravilhoso 😭
@@FlavioBCBatistacomo assim ?
@@fxbakizinhotv5246 Deus está no controle e apesar do mal retira o bem. Um exemplo é que o menino tinha asma e em uma cena ele passa por uma crise, o que impede que o alien o matasse e depois de toda essa situação o pai volta para a igreja. Era como se tudo que aconteceu na vida dele servisse para passar por esse momento.
Sim!@@FlavioBCBatista
Sou Cristão, e acho a narrativa Bíblica e seus conceitos sobre a natureza muito impressionantes, o livre-arbítrio, a natureza do mal, redenção, amor, é incrível.
Pretendo um dia fazer a melhor história fundamentada nesses valores, seu vídeo foi de grande ajuda, obrigado 😇👍
O que me desagrada é que nos filmes cristãos o contraponto (ateu) sempre é bobalhão. Tem que ter alguém que ofereça um contraponto forte e robusto.
O inverso também é muito comum, não tratando o cristão como bobalhão mas como alguém puramente incompreensível ou algo do tipo.
Pior de tudo em muita pessoa de 50 anos de acima amar este filmes.
Deus não está morto 2 o advogado ateu não é bobão. E é advogado da professora cristã q está sendo perseguida.
O professor ateu de Deus não está morto também é muito bom. O primeiro ato do filme é bom só perde o ponto do meio pro fim.
O ateu nesses filmes é sempre uma pessoa amargurada, rancorosa, cínica e cheia de falhas morais.
É uma caricatura horrorosa.
Nossa, que vídeo incrível, nunca parei para ter uma analise dessa forma, mas sempre me vi muito distante dos filmes Cristãos perfeitos. Quando viram o filme " Silencioso" aqui em casa todos se viram incomodados com o filme, meu pai detestou... mas hoje parando para entender era apenas um filme que retrata a vida real, como ela é... isso é extremamente importante de entendermos. VIDA CRISTÃ NÃO É PROMESSA DE UMA VIDA PERFEITA, MAS SIM UMA PROMESSA DE ALGO QUE ESTÁ PRA ALÉM DESSA VIDA!
Gostaria de adicionar uma coisa interessante a discussão do filme "O feitiço do tempo". Acho que qualquer um (cristão ou não, uma vez que vivemos em país de maioria católica/evangélica) já ouviu a história do Filho Pródigo (o cara que foi embora levando toda a riqueza do pai e depois volta arrependido depois de desperdiçar tudo de maneira desrregrada e inconsequente com fim de satisfazer seus próprio prazeres). Geralmente enfatizamos a primeira parte da história, mas esquecemos que ela continua com a história do irmão mais velho, que, mesmo vivendo a vida da virtude (estando na casa do pai e fazendo tudo o que ele mandava), ele não sentia verdadeira satisfação, ele mesmo diz que trabalhava "como um escravo" pro pai (assim ele afirmava). A grande verdade Jurandir era que OS DOIS IRMÃOS ESTAVAM ALIENADOS (perdidos) DO PAI, não só o irmão mais novo. Nenhum dos dois filhos queria uma vida COM o pai, mas sim uma vida com o DINHEIRO do pai e com o que o pai poderia oferecer (fossem "cordeiros pra festejar com os amigos" ou uma vida escrachadamente hedonista).
A pergunta fica: como podemos viver um relacionamento verdadeiro com Deus e não buscar uma vida em que NÓS somos os Salvadores das nossas vidas (seja por uma vida justa e de virtude, seja por uma vida de satisfazer todos os nossos desejos.
Uma reposta: seguindo Jesus e entregando a vida a Ele que foi o irmão mais velho que saiu da casa do Pai (do céu) e veio nos resgatar para fazermos parte de uma grande família, não vivendo uma vida de pesadas obrigações para alcançar a salvação ("Obedeço a Deus e assim sou salvo"), mas olhando pra vida de serviço e entrega de Jesus, sendo cativado por ela, e só então vivendo uma vida de virtude transformada a partir da vida que Ele colocou em nós após a ressurreição corpórea dele dos mortos. Só Jesus é capaz de nos dar vida em abundância.
Espero ter contribuído pro diálogo!
Glória a Deus
Interessante seu ponto de vista
Não acho que o filho mais velho está alienado/perdido do Pai. Acho que ele só sentiu que é injusto, alguém ter feito todo mal que fez, e ser recebido da melhor forma possível, enquanto que ele que sempre fez o certo, não ganhou o que o irmão mais velho teve no seu retorno.
@@joaofbgEle está alienado justamente por não compreender esse amor incondicional do pai e não ser capaz de se alegrar com seu irmão que encontrou esse amor. A resposta do pai revela que talvez ele estivesse só trabalhando para o pai (talvez sendo apenas moralista e religioso) e não desfrutando do banquete que já pertencia a ele (o acesso ao amor e ao relacionamento com o pai).
@@joaofbg lê o livro "O Deus Pródigo" do Keller e vai entender melhor essa visão
Em 1995 em homenagem aos 100 anos do cinema o Vaticano, selecionou filmes que possuem especial importância em matérias religiosas, artísticas ou morais. Nessa lista tem vários filmes excelente.
RELIGIÃO
A Paixão (La Passion) - Ferdinand Zecca (França, 1903).
A Paixão de Joana d’Arc (The Passion of Joan of Darc) - Carl Dreyer (França, 1928).
O Senhor Vicente (Monsieur Vicent) - Maurice Cloche (França, 1947).
As Flores de São Francisco (Flowers of St. Francis) - Roberto Rossellini (Itália, 1950).
Ordet/O Mundo (Ordet/The World) - Carl Dreyer (Dinamarca, 1955).
Ben-Hur (Ben-Hur) - William Wyler (Estados Unidos, 1959).
O Nazareno (Nazarin) - Luis Bunuel (México, 1959).
O Evangelho segundo São Mateus (The Gospel According to St. Mathew) - Pier Paolo Pasolini (Itália, 1964).
Um Homem para todos os Tempos (A Man for All Seasons) - Fred Zinnemann (Inglaterra, 1966).
Andrei Rublev (Andrei Rublev) - Andrei Tarkovsky (União Soviética, 1966).
O Sacrifício (The Sacrifice) - Andrei Tarkovsky (Suécia/França, 1986).
A Missão - Roland Joffe (Inglaterra, 1986)
A Festa de Babete (Babette’s Feast) - Gabriel Axel (Dinamarca, 1987).
Francisco (Francesco) - Liliana Cavani (Itália, 1988).
ARTE
Nosferatu (Nosferatu) - F. W. Murnau (Alemanha, 1922).
Metrópolis (Metropolis) - Fritz Lang (Alemanha, 1927).
Napoleão (Napoleon) - Abel Gance (França, 1927).
A Pequena Garota (Little Women) - George Cukor (Estados Unidos, 1933).
Tempos Modernos (Modern Times) - Charles Chaplin (Estados Unidos, 1936).
A Grande Ilusão (Grand Illusion) - Jean Renoir (França, 1937).
A Diligência (Stagecoach) - John Ford (Estados Unidos, 1939).
O Mágico de Oz (The Wizard of Oz) - Victor Fleming (Estados Unidos, 1939). - já analisado no PdF -
Fantasia (Fantasia) - Walt Disney (Estados Unidos, 1940).
Cidadão Kane (Citizen Kane) - Orson Welles (Estados Unidos, 1941).
The Lavender Hill Mob (The Lavender Hill Mob) - Charles Chrichton (Inglaterra, 1951).
A Estrada (La Strada) - Federico Fellini (Itália, 1954).
8 1/2 (8 1/2) - Federico Fellini (Itália, 1963).
O Leopardo (The Leopard) - Luchino Visconti (Itália, 1963).
2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Oddessy) - Stanley Kubrick (Inglaterra, 1968).
VALORES
Intolerância (Intolerance) - D. W. Giffith (Estados Unidos, 1916).
Cidade Aberta (Open City) - Roberto Rossellini (Itália, 1945).
A Felicidade não se Compra (It’s a Wonderful Life) - Frank Capra (Estados Unidos, 1947)
O Ladrão de Bicicletas (The Bicycle Thief) - Vittorio Di Sica (Itália, 1948).
Na Área da Praia (On the Waterfront) - Elia Kazan (Estados Unidos, 1954).
A Harpa da Birmânia (The Burmese Harp) - Kon Ichikawa (Japão, 1956).
Morangos Selvagens (Wild Strawberries) - Ingmar Bergman (Suécia, 1957).
O Sétimo Selo (The Seventh Seal) - Ingmar Bergman (Suécia, 1957).
Dersu Uzala (Dersu Uzala) - Akira Kurosawa (União Soviética/Japão, 1975).
A Árvore de Wooden Clogs (The Tree of Wooden Clogs) - Ermanno Olmi (Itália, 1978).
Carruagens de Fogo (Chariots of Fire) - Hugh Hudson (Inglaterra, 1981).
Gandhi (Gandhi) - Richard Attenborough (Inglaterra, 1982).
Adeus, Meninos (Au Revoir les Enfants) - Louis Malle (França, 1987).
O Decálogo (Dekalog) - Krzystof Kieslowski (Polônia, 1988).
A Lista de Schindler (Schindler’s List) - Steven Spielberg (Estados Unidos, 1993).
A paixão de Joana Darc é muito bom
Silêncio é meu filme favorito da vida! Anos depois de assistir, ainda hoje me pego pensando nele. Que vídeo excepcional! Como escritora de ficção e cristã, saio daqui impulsionada e com ânimo renovado para escrever boas histórias que reflitam a cosmovisão cristã. Obrigada ❤️
Uma excelente análise Jurandir. Gosto muito da sua abordagem, especialmente quando você consegue captar esses aspectos do cristianismo em meio a cultura. Um dos melhores canais do YT, sem dúvida. Um grande abraço, Deus abençoe!
Faça um vídeo sobre vc Jurandir. Vc é uma pessoa inteligente e inspiradora! Acho que seria bacana
Muito bom, Jurandir. Eu também mencionaria o filme Um Lugar Silencioso, que tem uma cosmovisão cristã.
Ben-hur de 1959 é simplesmente fantástico. O de 2016 quis ser muito gut gut e ficou uma dr0ga.
O de 2016 ao gostei por conta do enxugamento da trama, mas o recado foi dado e ficou até bom, mas o de 1959 aí não tem comparação, melhor filme de todos os tempos.
Eu não assisti o primeirão (acho que é de 1925, tem no TH-cam), me recusei a ver o de 2016. O de 1959 é perfeito.
O de 59 é uma obra-prima! Tanto que ganhou 11 Oscars.
Não se mexe com clássicos. Esse Ben Hur fast food do remake é a cara dessa geração, incapaz de assistir a um clássico da envergadura de Ben Hur e entender a mensagem mensagem
Jurandir você realmente sabe como ensinar.
Nem Jesus deixava tudo as claras em seus ensinamentos. Haja vista que quantas vezes não falou "quem tem ouvidos, ouça ".
A crítica aos filmes cristãos foi certeira. The Chosen é um ponto fora da curva nesse nicho, ao ser explicitamente cristã, biblicamente ortodoxa, e ao mesmo tempo ter construção de personagens, storytelling, atuação e fotografia.
Caraca Jurandir, acabei de ficar sabendo que você vai escrever para a Valete. FODA DEMAIS, estou ansioso para ler seus textos.
Mente brilhante tem essa pegada TB. Ele era arrogante, sabia que era um gênio mas o reconhecimento ao veio quando ele percebeu e pequenez dele e resolveu ajudar as pessoas.
Até planeta dos macacos tem essa inspiração cristã, essa cronologia do origem o Cesar é muito parecido com Moisés, que deixa o personagem muito bom
Acabei de ver o Reinado e... não entendi a associação com Moisés kk
O Reinado segue o Noah, não o César.
Os filmes do César são os três anteriores.
@@beccanogueira679 sim sim, mas agora refletindo melhor entendo a associação com Moisés, no caso se passaram 300 anos e os ensinos do Cesar ("Moisés") estavam se perdendo/ficando distorcidos no tempo, para o lado bom (orangotango 🦧) e para o chipanzé e o gorila do mal lá (que distorceram)
@@beccanogueira679 creio até que o Noah tenha parentesco com Cesar, pela cicatriz no peito sem explicação alguma. Pode ser coincidência ou sinal de linhagem que será explorada nos próximos filmes
@@Payet.Coutinho e nem vai ter, Moisés é o César, que foi criado com humanos que dominavam (Moisés com egípcios) depois de grande se juntou a sua espécie (depois de grande se juntou ao seu povo hebreu), César liderou uma revolta do seu povo (Moisés liderou uma revolta e libertacdos hebreus) entre outras similaridades
Sou cristão católico e vc me ajudou a perceber porque não gosto de filmes cristãos apesar da mensagem positiva. Também gostei da leitura que fez de alguns filme que não considerava cristãos. Obrigado pelos vídeos conjuntos lançados. Trabalhando muito, pelo visto. Abraço.
Filme cristão de verdade, com boa fotografia, bons diálogos, etc. são Até o último homem e As crônicas de Narnia.
@@Edgar2023ES Senhor dos Aneis tbm
Veja Nefarious.
Nefarious
Precisamos urgentemente de um BTCast com o Jurandir
Caraca mano, um BTCast sobre cristianismo na cultura com a percepção do Jurandir seria sensacional. Vamo lotar o direct do Bibo.
Seria esse um sonho? Kkkkkk
Se for da vontade de Deus, que possamos ver esse encontro desse lado da eternidade, quero ver a exposição de sensatez transbordando da conversa dos dois
Up
Up!
Uppp
Esse canal é incrível, Jurandir é incrível.
Jurandir, fica a sugestão de Jesus Revolution (2023), que da mesma safra de The Chosen, tenta investir mais no roteiro, ao menos foi essa minha leitura.
Sr. Gouveia na sua análise o senhor fala, entre outras coisas, em idealista e realista, quando um ideal de uma pessoa vai de encontro a realidade da outra, mais se um indivíduo tem um ideal, esse ideal tem que se materializar na sua realidade. A fotografia, interpretação, posicionamento de câmeras etc, realmente não são uma primazia cinematográfica, mais acho que os produtores tinham um objetivo; " materializar o seu ideal " para alguns ficou " paia" para outros salvou casamentos, relacionamentos e a buscar um relacionamento mais próximo com Deus!
O ideal e a realidade de um cristão, Jesus Cristo, está acima de tudo, até da arte!
Parabéns pelo conjunto do seu trabalho, suas análises são sensíveis e bem elucidativas.
De fato, é uma outra coisa que esqueci de falar no meu comentário. É muito relevante para um Cristão deixar as coisas explícitas, até porque Cristo é a coisa mais importante no cristianismo, Ele é a fonte do amor, da compaixão e da Graça, a sutileza artística é relevante, mas se não houver algo que demonstre de onde vem as virtudes a mensagem pode realmente ficar prejudicada.
Uma das relações entre cristão e ateus que gostei da forma como foi tratado é na série Young Sheldon, apesar do esteliotipo exagerado por causa do humor os diálogos são ótimos.
Sobre prova de fogo, temos o exemplo do Kaka, ele colocou em prática o livrinho e não restaurou seu casamento... simplesmente porque a vida real não é tão simples...
“O Exorcista” é disparadamente a melhor obra cristã do cinema, mesmo não sendo essa a intenção da direção/produção. A forma que a trama narra a relação “do bem x o mal”, além do desenvolvimento narrativo da relação entre os personagens e a fé (religiosa e não religiosa) é épica. Além da contribuição das equipes de maquiagem e efeitos especiais para amedrontar a audiência quanto à figura personificada do mal, também há toda a complexidade nos diálogos entre padres x entidade maligna, mostrando que o lado mais perverso do “coisa ruim” não está na performance sobrenatural e sim na sua capacidade natural de adentrar nas brechas emocionais de cada personagem, de forma inteligente e articulada, reabrindo cicatrizes e os fazendo questionar a própria crença divina, o perdão, a ciência, o senso de justiça e pecado, além do ceticismo (no caso da mãe da menina). Excelente adaptação cinematográfica de uma obra que, por si só, levou mto marmanjo para a missa! Na época, a equipe de marketing da WB fez de tudo para provocar uma reação da igreja que, no inverno de 73/74, até mordeu a isca, mas depois deixou pra lá, provavelmente pq viu potencial no filme em angariar novos devotos. Essa é uma curiosidade q poucos documentários relatam: o que fez alarde no âmbito cristão nos EUA foi o livro de Petter Blatty e não o filme, como a produção tentou convencer a crítica mainstream. A Arquidiocese americana já tinha percebido a importância do filme para o próprio Vaticano na época de seu lançamento, pois era uma forma de chamar atenção para a necessidade da eucaristia sem sujar as próprias mãos assinando embaixo de uma produção com cenas pesadas de sacrilégio e linguagem impropria. Resume bem o vídeo do nosso querido Jurandir: um filme perverso com personagens que têm dramas e dilemas reais (não vamos adentrar na questão fantasmagórica da coisa, por favor) e que são tão imperfeitos q nos convence!
Tá louco??? 😮💨🤐🤐🤐🤐 Eu NUNCA assistirei esse lixo. Isso não fala em Deus. Aliás, o título desse filme agourento e blasfemo devia ser "Deus está morto, pois o Chifrudo tem mais poder". A mensagem subliminar ali é essa...
Excelente análise
@@euvoceeosobrenatural9340 Esse seu medo só mostra o quanto o filme é genial no aspecto de terror que ele tenta transmitir. Um filme em que no final o padre vence o demônio e o bem prevalece, mas que mesmo assim, uma galera tem medo até hoje do filme simplesmente por causa do marketing que se colocou em cima dele, pessoas com pavor de assistir ao filme, falando absurdos dele sobre ele supostamente desrespeitar crenças alheias ou sobre como ele é amaldiçoado, sendo que nunca sequer viram ele. Pra mim isso é genial.
@@euvoceeosobrenatural9340 Por favor, não julgue uma obra q vc não assistiu. Respeito seu ponto de vista, mas “não julgue o livro pela capa”. Vc está se baseando na estrutura estética do filme, nos artifícios comerciais (aparições repentinas representadas em poucos frames não é mensagem subliminar. Está mais para jump scare). Enfim, recomendo q perca o medo de “cara feia” e assista o filme!
@@adrianazaikf obrigado
Poxa, Jurandir. Faltou o Até o Último Homem. Já viu esse filme? Me emocionou pra caramba, e ele passa muita esperança. Acho que além da mensagem, é um ótimo entretenimento e mostram personagens imperfeitos no meio da situação toda. É claro que o Doss é um coração dourado no meio daquilo tudo, mas acredito que a inocência dele também seja um defeito, mas um defeito que ele deu um jeito de transformar em força. Sei lá, seria legal trazer algum dia algo sobre esse filme.
Vi, é muito bom!
Mas esse é bom e claramente cristão, não entra na pauta do vídeo que é filme cristão ruim e não cristão bom que parece cristão
Até o último homem é uma boa história no tocante ao princípio da objeção de consciência no entanto a causa é absolutamente vazia. Eu sou contra armas. Não pego em armas, mas conto com as armas de meus colegas de farda pra me proteger e permitir que eu me torne o herói de minha causa.
@@klafkewinck3743Eu entendo sua visão, mas analisando a história de outra forma, o Doss foi servir no exército do seu país como qualquer homem, ele tinha esse dever, por ele sendo cristão ele proibiria armas se pudesse, aliás nem teria guerra, quem quer guerra né? kkkk mas como ele teria q tá no meio do furacão, ele foi da forma q acreditava e confiando em Deus q ele ficaria vivo e seria usado por Ele pra curar seus companheiros mediante esse caos. Enfim, n acho q a msg é vazia, mostra como a fé verdadeira de um cristão é loucura pra racionalidade humana e q msm num mundo caído como estamos, Deus pode ser glorificado em várias situações através de seus filhos.
@@klafkewinck3743Você entendeu errado, no filme ele tem um voto com Deus, em que ele diz que não pegaria em armas devido a um acontecimento que marcou ele, a questão é o voto, não a moralidade de armas, esse debate teológico e filosófico que você está trazendo acontece o tempo todo no filme inclusive, não foi algo puramente moral do tipo: "não pego em armas porque acho errado, e todos que pegarem em armas estão errados também" ele simplesmente fez um voto, e permaneceu até o fim.
Essa ideia puramente moral seria inclusive contra a teologia judaica-cristã, Saul, Davi, Anjos de Deus, Samuel, Elias, Moises, Israelitas e muitos outros, pegaram em armas e mataram com essas armas, semelhantemente, na cena da prisão o capitão discute isso "O mandamento 'não matarás' signfica 'não assassinarás'"
Voce podia deixar listado os filmes citados no vídeo na descrição ou nos comentários😉. Muito bom vídeo 🙏
considero a maior mensagem cristã de um filme secular "o resgate do soldado ryan". no filme os soldados sob comando do capitão Miller (tom hanks) pagam com a vida para cumprir a missão de "salvar" o soldado Ryan (Matt Damon), ou seja todos se sacrificam por um, enquanto a mensagem cristã apresenta Jesus se sacrificando por todos. A cena final do Ryan, já idoso, falando em frente à lápide do capitão Miller é forte!
Acredito que um dos filmes não-cristão mais cristão que já vi foi Interestelar. O Amor é chave para a salvação da humanidade, mas não qualquer amor, mas o amor de um pai pela sua filha. O amor sacrificial deste pai abdicando de tudo para a vida de sua filha. Essa é a máxima do Cristianismo, o Pai que ama e dá sua vida em resgate de muitos. Outro filme assim é o maravilhoso Multiverso da Loucura. Apesar dos defeitos visuais, é uma trama baseada em como o orgulho e a soberba precedem a queda dos homens, a morte final da Feiticeira é tão forte, pois é literalmente ela derrubando seu palácio, como diria CS Lewis: "o amor se torna um demônio no momento que se torna um deus". Por fim, não é um filme, mas o melhor episódio de X-Men 97 é muito cristão, desde a morte do Gambit sendo perfurado em seu lado até a clara referência a obra La Pietà, é um episódio sobre o maior dos gatunos aprendendo a perdoar a traição de quem ele tanto amava, preferindo morrer por ela, salvando vários mutantes de um genocídio.
A Angel Studios vai lançar no fim desse ano Bonhoeffer, baseado na história do pastor luterano Dietrich Bonhoeffer. O trailer nem parece de um filme genérico, o diretor de fotografia é simplesmente John Mathieson (de Gladiador). Glória a Deus que a Angel está investindo em fazer cinema.
Tem um filme chamado "Fé de mais não cheira bem" como Steve Martin que para mim é um filme não cristão que fala sobre a fé de uma maneira muito inteligente, além de abordar outros problemas que existe no nosso meio.
Me lembro desse filme.
A Globo exibiu nos anos 90,na época que tinha a briga com Record/Igreja Universal.
Mas só foi exibido de madrugada no Corujão,quase escondido.
@@alexandregomes4910 não sabia dessa!
Adoro esse filme!
@@alexandregomes4910 eu vi justamente numa dessas de madrugada
Esse “O silêncio” de um livro muito bom de Shusako Endo ! Vale muito a pena ler. Particularmente, o livro é melhor que o filme kkkk
Tenho medo quando vejo youtubers que eu gosto falando sobre cristãos/ igreja e coisas do tipo, pois na maioria das vezes fica explícito como eles desprezam tudo isso. Não foi o caso dessa vez. Amei o vídeo.
Jurandir, cria um curso de roteiro, por favooor! 😉
Em brevee!
Um dos seus melhores vídeos, não sabia que era teólogo.
18:48 Nunca esqueci essa cena. A "autoridade" religiosa perdendo a fé em Deus por causa da morte e do sofrimento, se deparando com o testemunho de uma pessoa humilde demonstrando grande fé em Deus _por causa_ da morte e do sofrimento.
Respondendo sua pergunta, eu sempre achei *Sinais* do Shyamalan uma das maiores obras-primas incompreendidas desse século no cinema. Quando vc percebe que eram demonios e não "aliens" atormentando a fé do padre, não muda nada no filme e ao mesmo tempo muda tudo!
Todo filme ocidental, seja estadunidense, seja europeu, seja da américa latina, que tem forte questão ou discussão moral, ou ensinamento moral, invariavelmente vai ser filme com fortes valores cristãos, mesmo que não mencione Cristo ou religião uma única vez, simplesmente porque quase todos so principais valores morais ocidentais são cristãos, e mesmo um ateu ocidental aplica vários valores morais cristãos
Me recomendaram assistir o Prova de Fogo para ajudar no meu relacionamento. Foi muito bom, depois de assistir esse filme, criei coragem e terminei.
Faltou (Até o último homem)
Filmaço, tras mais mensagens cristãs que muito filme gospel
CARACA, SIM!
A história real é muito mais insana que esse filme.
Eu sou ateu mas Desmond Doss realmente parecia ser um cara iluminado.
Ser humano digníssimo.
Falou tudo, MAIS DE MUITO LONGE, o melhor filme cristão de todos os tempos. Eu amo esse filme já assisti umas 5X.
Nossa esse é incrível
"Deus não está morto" até que começou interessante, porém, depois de mais ou menos uma hora, foi piorando, piorando, piorando, até termirar medonhamente mal.
Esse filme é muito ruim hehe
"Deus não está morto" é o infeliz retrato da igreja evangélica geral atual, onde o não cristão é tratado como vilão e no final, tudo acaba em show e musica feliz após o vilão ser derrotado.
Se acharam o primeiro ruim, passem longe do segundo...
De fato. O ex-Hércules não tem mão boa, de jeito nenhum. Ele consegue estragar qualquer mensagem edificante com tanto lugar-comum e cenas previsíveis... Pena.
@@euvoceeosobrenatural9340 a culpa é da direção, texto, roteiro, ele que dirigiu e roteirizou?
Filme cristão é de baixíssimo orçamento na maioria das vezes, normalmente não tem como comparar direção, edição e atuação. Profissionais de ponta custam caro, e o foco deles é, a despeito dessas limitações, ao menos entregar uma mensagem de esperança e fé, mesmo que falte sofisticação e excelência em outras partes. Filmes cristãos que recomendo:
Até o Último Homem, Mãos talentosas: A história de Ben Carson, Milagres do Paraíso, Para Salvar Uma Vida.
Finalmente alguém disse isso!! Não é como se filmes cristão fossem super financiados.
po, mas tirando os monopólios e seus grandes bilionários, ninguém tem mais capacidade financeira do que “a igreja”, é sem vergonhice deles
@@MariaClara_---mas poderiam muito bem se quisessem
@@paulovcg10 Quando você diz "a igreja" está se referindo a Católica Apostólica Romana? Porque essas produções são de igrejas protestantes. E mesmo que algumas tenham dinheiro, sabem que temas cristãos normalmente não vendem tanto quanto temas de ação e aventura. Não teriam retorno garantido do investimento muito grande, salvo exceções como "A Paixão de Cristo" e "Até o Último Homem".
O filme do Ben Carson é bem estruturado, passa uma mensagem interessante através de elementos cotidianos
Para mim a mensagem cristã de Rei Leão sempre foi explícita.
Gran Torino 10/10 que não viu não sabe que está perdendo.
Você foi preciso como sempre! Parabéns
Paixão de Cristo do Mel Gibson (2025 terá a sequência)
O que eu tenho medo dessa sequência não tá no gibi...
Pode dar muito, mas muito errado mesmo
@@Q2Cockatielmais vc sabe qual a história dessa continuação ?
Essa sequência aí vai dar ruim cara. Deve trazer a Jesus gay e os discípulos travestis
@@JoseAugusto08 não exagera pelo amor de Deus
@@Q2CockatielComo pode dar errado? É do Mel Gibson
Concordo com você. Eu falo isso muito com meus pais. Vejo esses filmes feitos APENAS para a comunidade cristã. Eu fui ver "Deus Não Está Morto", com eles no cinema, e fui o unico que odiei. Você esta falando de um filme que abertamente esta falando com o publico, para todos eles, e a única coisa que ele diz é Deus é cristão? Pega exemplo do filme A Arvore da Vida. Ele fala sobre a existência de Deus e suas infinitas criações. É bem mais que isso. É DEUS. O Único. Como convencer um ateu a acreditar em Deus. Era isso que esse filme deveria fazer.
19:00 não tem imposto... GENIAL essa ..👏👏👏👏👏👏👏👏
O Voo, com Denzel Washington, é com certeza um dos melhores filmes que já assiti. Principalmente por conta do final, que da um significado a toda a trajetória. Ele não é um filme “religioso”, mas possui uma mensagem cristã escondida. É um filme muito realista e com uma mensagem impactante, que te faz refletir sem “implorar” por isso. A atuação de Denzel Washington é espetacular, quase hipnótica. Aliás, gostaria que você fizesse uma análise desse filme, creio que renderia um vídeo inteiro só pra ele.
Concordo plenamente, Jurandir... E desde criança eu tenho esta percepção sobre os filmes cristãos... A mensagem que é passada ao espectador com certeza é plausível, porém, a qualidade técnica, na grande maioria das vezes é péssima... Direção, roteiro, edição, trilha sonora e atuações com baixíssima qualidade.
7:01 estou fazendo o curso de roteiro, e sinceramente, recomendo demais, as atividades que eles passam ajudam muito e os feedbacks dos tutores são rápidos e msm que tu tire uma nota alta eles ainda assim apontam onde se pode melhorar
Recomendo demais
a um tempo atrás eu reassisti "Principe do Egito" que era uma das minhas animações favoritas na infância. Hoje com um olhar mais crítico, menos inviesado por se trata de algo religioso (coisa que afastei da minha vida), percebi que de fato este é um filmaço. Aproveitei pra assistir no audio original e descobri que era um elenco estrelado, realmente muito bom
Esse é uma obra de arte!
mais um excelente vídeo, Jurandir. Gostaria de pedir uma análise sua sobre o filme A Lenda do Cavaleiro Verde The Green Knight de 2020. Acho que esse filme merece ser analisado pela sua ótica.
A produção de Filmes Cristãos é complexa pelo fato de conciliar a transmissão da mensagem com os itens e aspectos que a produção de um filme exige. Principalmente os detalhes que fazem a diferença e dão mais profundidade ao conteúdo dos filmes, nos processos de elaboração de roteiro, edição, figurino e outros que a produção de um filme exige. Boa parte desses estúdios preferem adotar uma abordagem de segurança, que por vezes se distancia de alguns aspectos da realidade, do que arriscar um pouco mais e fugir muito da mensagem. Muitos desses Estúdios Cristãos possuem orçamento reduzido em relação aos Grandes Estúdios de Hollywood e menos experiência cinematográfica. Mas com o passar dos anos aspectos mais realistas precisam e vão ser incluídos nos filmes, conforme os profissionais dos estúdios se sentirem a vontade para sair da zona de conforto.
Sensacional análise! Excelente explicação de roteiro. Concordo plenamente.
O Senhor dos Anéis certamente é o fime ''não cristão'' mais cristão de todos! Para quem se interessar, o Padre Paulo Ricardo tem uma série de vídeos no TH-cam sobre os elementos cristãos presentes nas obras de Tolkien.
Jurandir, vc já viu Mundo Cópia? Com pr Yago Martins. Ele tenta interpretar filmes não cristãos com sua cosmovisão. É ótimo indico
Jurandir, esse é o meu desafio, como escritor, animador, e diretor de animação. Pois a minha série animada não é exatamente cristã, mas eu a escrevo e dirigo a partir da minha cosmovisão. Tenho aprendido muito com seus vídeos.
Certa vez ouvi: "Nem toda arte cristã (música, pintura, cinema) precisa rimar Jesus com cruz".
Acredito que pensar cultura à luz Evangelho é trazer a cultura pra vida comum. Falar a língua do povo, ouvir suas dores e criar diálogos que façam pontes entre as pessoas e Cristo.
Um sapateiro convertido perguntou a Lutero o que poderia fazer para servir melhor à Deus e ser um cristão melhor.
Lutero respondeu: “Faça um bom sapato e venda por um preço justo”.
Continue firme na obra!
@@renanmercurio7557 valeu, esteja convidado a visitar o nosso canal.
No final é isso, o que um cristão adulto na fé entende, que quem está na igreja não é santo, vai falhar muito e até. Ais do que quem não está, mas apesar de tudo ele vai seguindo tentando acertar, um que não é cristão, mas mostra bem, A felicidade não se compra, filme que mostra os valores cristãos, mas mostra que também sofremos, que têm horas que queremos chutar o balde.
Um filme maravilhoso que assisti a pouco dias atras, foi “A cabana “ - The Shack.
Filme religioso é fantástico, se der fala sobre ele.
Duas coisas:
1) imposto é mto ruim
2) Até o último homem é um filme fantástico q acho que pode ser encaixado com essa visão
A resposta é simples: produtoras de filmes cristãos não possuem muitos recursos.
Pensei o mesmo
Um grande filme sobre os valores cristãos X religião é A Missão, com Robert de Niro e Jeremy Irons. Quem ainda não viu, veja. De certa forma, ele funciona como o Silêncio que o Jurandir apresentou, só que ambientado numa floresta amazônica, dusputada pela coroa Portuguesa e Espanhola. Vale muito a pena!
''Pregue o Evangelho em todo tempo.
Se necessário, use palavras.''
Que análise maravilhosa! Bacana saber que vc é um teólogo. Amo seu trabalho Jurandir ❤ Deus o abençoe ❤
Rei Arthur... Excelente final... Cruzada também...
Ainda não vi o video, mas tenho uma ideia do motivo de filmes cristãos serem tão ruins. Todo filme que eu vi sobre, trata os cristão como se eles fossem a minoria que todo mundo odeia e xinga. Teve um filme que eu vi que pisaram em uma biblia só pq o cara falou de Deus, sendo que isso não condiz com a vida real. Bora ver o video
Eu me inscrevi nesse canal recentemente e foi uma das melhores coisas que fiz recentemente rsrs. Obrigada por conteúdos tão excelentes! Sou cristã e concordo com você. Vou ter que assistir seus vídeos com papel e caneta pra anotar todas essas ótimas dicas de filmes de qualidade.
Os melhores filmes Cristãos que eu já vi foi Até o Ultimo Homem, Paixão de Cristo, Nefarious, O Ritual, Em Nome da Rosa, O Advogado do Diabo, Fim dos Dias, Stigmata, Redenção, O Codigo Davince, A Espera de Um Milagre, Milagre na rua 34.
Nefarious é puro lixo, as interpretações são terríveis, o modo como a mensagem é passada explicitamente demais é lamentável.
@@mariaalicedaniapedroza3667Considerando o orçamento, Nefarious é excelente.
Se uns desses aí são os melhores, imagina os piores 😅
@@mariaalicedaniapedroza3667eu não acho que informações explícitas faz uma obra ser um lixo. Depende de cada caso.
No filme em questão, o cara estava com um demônio nos couros e não tinha lógica pra algo mais complexo
Fim dos dias?
Enquanto Cristão o que sempre me incomodou muito é essa sensação de tentar deixar as coisas gospel, como se a vida cristã fosse perfeita e livre da veracidade do dia a dia. E isso se reflete na música, no cinema, nos teatros, enfim nas artes num geral feira por cristão o que me leva a questionar a visão que essas pessoas tem sobre a fé. O Senhor dos anéis é o tipo de filme que me traz essa sensação saudável de algo inspirado pela fé cristã em toda sua complexidade.
19:16 "não tem imposto? É bom"
Jurandir Ancap
"A felicidade não se compra". De Frank capra. E o melhor filme cristão de todos os tempos. E considerado não só o melhor filme cristão como um dos melhores filmes de todos os tempos. Se tornou o filme obrigatório do Natal desde da sua estreia isso a mais de 80 anos.
Assisti há alguns anos...
Muito bem lembrado...
Anotei aqui para assistir novamente! 😊🙏🏽
"A Disney tem pregado tanto que vai conseguir isenção de imposto". SENSACIONAL!!! 😂😂😂👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sensacional. Parabéns equipe show. Obrigado.
Video interessante Jurandir, eu realmente concordo que grande parte dos filmes cristãos são muitos simples e ruins em sua execução, creio que seria grande ganho isso melhorar. Porem acho um pouco perigoso quando se afasta a boa virtude de Cristo, satanás não será contra a boa virtude se isso fazer com que o individuo se afaste do próprio Deus, sei que o Jurandir destacou bem que não trata-se de enaltecer e adorar a virtude em sí, mas, hoje creio ser de grande alegria a satanas ver tantas pessoas praticando a boa virtude mas longe de Deus, a boa virtude sem Cristo não é boa virtude, visto que Ele é a fonte de toda alegria, paz, felicidade, bondade, amor e por ai vai... satanas tem tirado o nome de Jesus de muitas coisas na arte em nome da boa virtude, quando na verdade o próprio Cristo é a fonte. Por fim não acho que para um filme cristão ser bom seja necessário pregar no filme, mas nunca deve-se afastar a boa virtude do Criador.
Parabéns pelo video!
Nao sei se foi comentado aqui mas os produtores e roteiristas dessees filmes mencionados prova de fogo desafiando gigantes corajosos quarto de guerra, eles são pastores de uma igreja que decidiram fazer filmes com a temática cristã como uma forma de evangelizar muitos atores que aparecem no filme não são atores profissionais e sim membros dessa igreja o ator que interpreta o técnico em desafiando os gigantes é o diretor de prova de fogo em que ele também atua como os pastor que celebra a renovação de votos do casal no final do filme o nome dele é Alex Kendrik
Concordo com sua observação tecnicamente da pra notar que deixa a desejar mas por se tratar de amadores até que não desepciona ,os irmãos kendrik eles são os idealizadores do projeto
Eles relatam isso no makim off do filme o irmão do Alex também atua em desafiando gigantes faz uma participação.
Antes de assistir todo o video ja dou minha opinião. Esses filmes sao praticamente produções amadoras, com mensagem específico e nada preocupados com a opinião de Hollywood.
Trilogia Senhor dos anéis, Coração Valente, as Crônicas de Nárnia são filmes com um enredos cristãos como plano de fundo.
Concordo plenamente com o Jurandir sobre sutileza ser melhor que ser explicito, mas como colega escritor, é muito chato quando voce descobre que o brasileiro médio nao é capaz de perceber mensagens implicitas.
Pois é, se não se coloca pelo menos uma coisa explícita ali, às vezes a mensagem não é captada. Conheço inúmeras pessoas que não sabem sequer que Narnia é cristão, tanto dentro quanto fora da Igreja, inúmeras pessoas não percebem a alegoria mais clara da ficção, quanto mais quando é implícita.
@@paulorobertodonascimentote9418 nos meus livros coloco mensagens implícitas e algumas esfrego na cara do leitor mesmo. É o jeito para garantir que todo mundo que ler absorva alguma coisa.
Sou ateu, mas apesar disso não tenho problema nenhuma com obras que contenham teor religooso, pelo contrário, gosto de muitas obras nesse sentido, tanto explicíto como implicito, contanto que sejam bem feitas. Duas obras que gosto muito é a Paixão de Cristo do Mel Gibson e uma animação da Dreamworks, O Príncipe do Egito. Esses dois filmes são explicítos em sua abordagem religiosa, mas feitos com bastante esmero. Daria uma indicação também que é assistir A Última Tentação de Cristo, mas ai pode ser que para alguns seja complicado assisti-lo pela sua abordagem mais crítica, contudo, é um filme bastante reflexivo e em certa medida, singelo, trazendo uma abordagem sobre Jesus de uma forma mais humana, vale a pena vê-lo.