Os bandeirantes, e depois os tropeiros, viajavam com feijão cru, com farinha de milho de pilão ou monjolo (teoricamente já cozida) e com toucinho salpreso ou defumado. Em geral, só comiam alguma carne adicional se encontrassem caça ou pesca fácil. Um grupo ia na frente com os mantimentos e preparava a comida. Quando o restante do grupo os alcançava, já encontrava a comida pronta. O "virado de feijão" é um preparo de origem indígena, que consiste de feijão caldoso cozido misturado com farinha de milho, de modo a fazer um pirão para ser comido de colher, ou em forma de "bolo", que pode ser comido com as mãos (apelidado posteriormente de "capitão"). O "virado à paulista" é um preparo bem posterior, que inclui o "virado de feijão" como um de seus componentes. O virado, a bisteca de porco e a couve são componentes normais da culinária caipira, e a banana à milanesa, ao que parece, foi incluída pelos imigrantes italianos ou seus descendentes no fim do século XIX ou começo do século XX. Se alguém misturar feijão cru com farinha de milho, pode esperar um século inteiro que nunca se transformará em virado de feijão. Nem bandeirante nem tropeiro seria idiota o bastante para viajar com feijão cozido e farinha debaixo do sol do sertão. Era comer e morrer seco de tanto caghar. Essa "teoria" da transmutação do feijão e farinha dentro da bolsa é pra jacu. O virado era feito apenas nas horas de comer. E não se fazia comida para sobrar pra comer depois. Chama-se "virado" simplesmente porque, vai-se adicionando farinha na panela e virando de modo a não queimar a parte de baixo. Há também virado de frango, virado de ovo, virado de couve, etc.
Isso que é chef. Veja os olhos quase fechando, vermelhos de tanto cansaço, mas estava ali, cheio de fome preparando o rango! Não tenho dúvidas que ficou uma delícia.
Em BH temos o CAOL, que já teve vários significados, mas que hoje usa-se, Couve, Arroz, Ovo e Linguiça. O Café Palhares inclui um molho de tomate mais ralo, farofa de feijão e torresmo. O Café Palhares gosta de usar o K no lugar do C, mas não tem nada a ver, cá entre nós.
O feijao chama se carioca por conta de um porco rajado que assemelhava se ao feijao em coloração e dai surgiu o nome, nada tem a ver com o Rio de Janeiro
Eu só não gosto de feijão com essa cor, sempre que faço coloco um pouquinho de Urucum (Colorau) quando cozinho o feijão, acho que ele fica com uma cor mais viva. Não sei vocês, mas a aparência pra mim conta muito em um prato!
Se o virado surgiu com as coisas se misturando, o feijão a farinha e as carnes, eu acredito que a receita mais próxima do tradicional da época seria um feijão misturado com farinha bem temperado e as carnes fritas. Não vi a explicação do chefe do porque tostar as farinha, deduzo eu, que seja pra agregar sabor, a tosta traz complexidade, mas nessa quantidade de farinha e o nível da tosta, não altararia em nada. Um processo inutilizado. Já que é pra fazer como um chefe, aproveitaria o fundo que se formou na carne, adicionaria o alho, cebola e aí sim tempero o feijão. Tósto as farinhas um pouco mais pra trazer algo semelhante ao defumado e um pouco antes de terminar a tósta, coloco um galhinho inteiro de alecrim para aromatizar, assim consigo tirar ele antes de acrescentar as farinhas no feijão e encorpar o caldo, finalizo com salsa e cebolinha. Lembrando que já teria cozido o feijão com algumas folhas de louro. Camadas de sabor seriam acrescentadas, complexidade e aroma. A bisteca/copalombo sirvo cortada pra mostrar esse ponto lindo que traria mais cor ao prato. O restante mantenho como está porque é o trivial. Achei q faltou, feijão tá anêmico, mucho, apenas alho, não tem uma pimenta de cheiro, uma alegria a mais. Sou paulista, como isso dês de minha infância e não me senti representado nesse prato.
Prima pesavo 112 chili e ora ne peso 105. Faccio molta fatica a muovermi e non posso lavorare tutti i giorni a casa come al solito. Ho 5 figli e devo essere abbastanza forte per poter svolgere i miei doveri di madre Anche io lo trovo difficile. Ho seguito la dieta chetogenica 4 anni fa fino a raggiungere gli 86 anni. Sfortunatamente ora penso di averne 105. Grazie a te, i consigli per perdere peso odiavo la dieta e lo zucchero.
Os bandeirantes, e depois os tropeiros, viajavam com feijão cru, com farinha de milho de pilão ou monjolo (teoricamente já cozida) e com toucinho salpreso ou defumado. Em geral, só comiam alguma carne adicional se encontrassem caça ou pesca fácil. Um grupo ia na frente com os mantimentos e preparava a comida. Quando o restante do grupo os alcançava, já encontrava a comida pronta. O "virado de feijão" é um preparo de origem indígena, que consiste de feijão caldoso cozido misturado com farinha de milho, de modo a fazer um pirão para ser comido de colher, ou em forma de "bolo", que pode ser comido com as mãos (apelidado posteriormente de "capitão"). O "virado à paulista" é um preparo bem posterior, que inclui o "virado de feijão" como um de seus componentes. O virado, a bisteca de porco e a couve são componentes normais da culinária caipira, e a banana à milanesa, ao que parece, foi incluída pelos imigrantes italianos ou seus descendentes no fim do século XIX ou começo do século XX.
Se alguém misturar feijão cru com farinha de milho, pode esperar um século inteiro que nunca se transformará em virado de feijão. Nem bandeirante nem tropeiro seria idiota o bastante para viajar com feijão cozido e farinha debaixo do sol do sertão. Era comer e morrer seco de tanto caghar. Essa "teoria" da transmutação do feijão e farinha dentro da bolsa é pra jacu. O virado era feito apenas nas horas de comer. E não se fazia comida para sobrar pra comer depois. Chama-se "virado" simplesmente porque, vai-se adicionando farinha na panela e virando de modo a não queimar a parte de baixo. Há também virado de frango, virado de ovo, virado de couve, etc.
Finalmente um virado original. Excelente
Isso que é chef. Veja os olhos quase fechando, vermelhos de tanto cansaço, mas estava ali, cheio de fome preparando o rango! Não tenho dúvidas que ficou uma delícia.
vazou na lista hein, Mohamad kkkkkkk
Kskkskskskk
Pior, falando mal dele e da equipe 🫠
Em BH temos o CAOL, que já teve vários significados, mas que hoje usa-se, Couve, Arroz, Ovo e Linguiça. O Café Palhares inclui um molho de tomate mais ralo, farofa de feijão e torresmo.
O Café Palhares gosta de usar o K no lugar do C, mas não tem nada a ver, cá entre nós.
Não sabia que o nome virada era pelo feijão, gostei do vídeo.
Mais um convidado incrível no canal fazendo uma receita
vai devagar q eu to gravida pessoal ! hahaha amei
Se tivesse ido devagar não estaria...
😂😂😂😂@@gustavoalmeida1825
Quem mandou dar
@@ojhowdiniz nossa pra que esse tipo de comentário? Que idiota
@@gustavoalmeida1825idiota, respeita ela
O estado mais populoso do Brasil tem um prato bem caprichado e fácil de fazer
Precisamos de um prato rápido e fácil, todos vivem correndo em SP. Amo esse prato.
que cara bacana! Queria provar esse prato!
Ótimo chefe. ZDeli é muito foda!
Benê é o melhor, traz mais conteúdo com o mestre!!!
Eu te amo virado a Paulista, a banana é a melhor parte
Sou Paulistinha da gema, 😊
Apertos um prato desse agora hahaha
É um primo do tutu mineiro ❤❤
Uma prato completo de comida bem famoso de são paulo
tu ta na planilha hein
Não vai falar da planilha?
Prato bem caprichados parece bom mesmo
PARABÉNS AO CANAL. SIMPLESMENTE COM OS MELHORES.
Deu uma vontade de comer !!!!
Que fome
Virado à Paulista com feijão Carioquinha 🤔
O feijao chama se carioca por conta de um porco rajado que assemelhava se ao feijao em coloração e dai surgiu o nome, nada tem a ver com o Rio de Janeiro
Perdao, cortou no comentário acima - o porco em questao, no caso é chamado carioca
Tempo médio com qual referencia ? 1 volta de f1 é 40 segundos, se for de um dia inteiro é 12h
👍🏼😋🎉🤩👏🏼🤗🧉
Sdds de quando o Mohamed cozinhava...
Não demolhar é tão todos os gases do feijão q são indigestos continuam ali
Eu só não gosto de feijão com essa cor, sempre que faço coloco um pouquinho de Urucum (Colorau) quando cozinho o feijão, acho que ele fica com uma cor mais viva. Não sei vocês, mas a aparência pra mim conta muito em um prato!
Virado à Paulista ou Virado Paulista?
Video muito rapido :(
Não é Virado À Paulista?
Só delícia!😊
Se o virado surgiu com as coisas se misturando, o feijão a farinha e as carnes, eu acredito que a receita mais próxima do tradicional da época seria um feijão misturado com farinha bem temperado e as carnes fritas.
Não vi a explicação do chefe do porque tostar as farinha, deduzo eu, que seja pra agregar sabor, a tosta traz complexidade, mas nessa quantidade de farinha e o nível da tosta, não altararia em nada. Um processo inutilizado.
Já que é pra fazer como um chefe, aproveitaria o fundo que se formou na carne, adicionaria o alho, cebola e aí sim tempero o feijão.
Tósto as farinhas um pouco mais pra trazer algo semelhante ao defumado e um pouco antes de terminar a tósta, coloco um galhinho inteiro de alecrim para aromatizar, assim consigo tirar ele antes de acrescentar as farinhas no feijão e encorpar o caldo, finalizo com salsa e cebolinha. Lembrando que já teria cozido o feijão com algumas folhas de louro.
Camadas de sabor seriam acrescentadas, complexidade e aroma.
A bisteca/copalombo sirvo cortada pra mostrar esse ponto lindo que traria mais cor ao prato. O restante mantenho como está porque é o trivial.
Achei q faltou, feijão tá anêmico, mucho, apenas alho, não tem uma pimenta de cheiro, uma alegria a mais.
Sou paulista, como isso dês de minha infância e não me senti representado nesse prato.
👍🦖👽🦎☝️
Me mande receita do Cook
Assisti ontem mas idosa clica no botão errado e apaguei, bjs
th-cam.com/video/u8PS21IMDpU/w-d-xo.htmlsi=SZ3oWSY6p5IzAymd
ele n ensinou a fritar o ovo
Prima pesavo 112 chili e ora ne peso 105. Faccio molta fatica a muovermi e non posso lavorare tutti i giorni a casa come al solito. Ho 5 figli e devo essere abbastanza forte per poter svolgere i miei doveri di madre Anche io lo trovo difficile. Ho seguito la dieta chetogenica 4 anni fa fino a raggiungere gli 86 anni. Sfortunatamente ora penso di averne 105. Grazie a te, i consigli per perdere peso odiavo la dieta e lo zucchero.
Prato sem graça