Mano, que vídeo massa kkkkk. Cara, sobre o terminal é só por um motivo que, eu particularmente , uso. É mais rápido por lá. Se eu mandar instalar um app na loja não sei se o download tá rolando ou travou ou o que está acontecendo, pelo terminal eu tenho tudo ali bem explicadinho. E é super rápido só abrir o terminal e manda um “sudo apt install vlc” e ter o VLC instalado kkkk.
uso mint ja as uns dois meses e sinceramente não me arrependo. sobre os aplicativos tem que teimar aprender as alternativas open sources elas só são dificeis pq vc ta acostumado com aquilo que usa. quesatão de comodidade. vai de mente aberta que vai dar certo.
Cara, tu é foda. Vlw, eu também estava com problemas com o discord, tanto que estou usando o discord web, e agora graças a ti vou passar a usar o vesktop.
O problema do Discord não transmitir no Wayland é causado pelo uso de uma biblioteca de desenvolvimento desatualizada. O Veskord contorna isso com uma gambiarra que permite a transmissão. Também uso GNOME, pois não me adapto ao KDE, que acho desorganizado. Para jogos, utilizo o Wine e o Proton da Steam, que funcionam bem na maioria dos casos. Sobre o problema com CS, pode ser causado por uma biblioteca ausente ou por limitações da própria Valve. Quanto à versão em Flatpak, a falta de reconhecimento de temas ocorre porque os aplicativos em Flatpak rodam em "containers" isolados do sistema, o que aumenta a segurança, mas também limita algumas funcionalidades. É possível ajustar isso com um programa chamado Flatseal, que também está disponível via Flatpak. Não uso Snaps nem Ubuntu; estou no Fedora. Os pacotes .deb e .rpm variam conforme a distro: .deb é usado no Debian e derivados como o Ubuntu, enquanto .rpm é padrão no Fedora. Programas .deb costumam ser mais antigos devido ao foco do Debian em estabilidade, o que atrasa atualizações. Para algo estável e atualizado, recomendo o Fedora, sabendo que Snaps não vêm instalados por padrão. Se precisar de mais ajuda com Linux, entre no meu servidor no Discord: discord.gg/YUV3SyWMhW ou me adicione: gold3nmoon. Continue compartilhando sua experiência no canal, está ótimo.
18:01 não sei se é o caso, mas pode ser que a Distro pra qual esse tutorial foi feito não tenha esse app na loja. Tu usa Ubunto ou é alguma modificação dele (se tu falou no vídeo perdão, nos primeiros minutos eu tava desligado de tudo) e por isso já tem mais facilidade de achar os bagls na loja, mas outras distros podem nem ter essa loja de apps. "Loja", pq tudo é de graça kkkk
Uso linux mint há uns 2 anos, e há um tempo com a interface gráfica kde plasma. Nunca tive grandes problemas já que a maior parte do meu trabalho/uso do pc é feito no browser. Ainda assim, tive dores de cabeça também para instalar software X ou Y... Achei complicado demais o processo para deixar ativado um software de luz noturna (deixar a tela amarelada/alaranjada à noite), sendo que no windows isso é feito nas configurações e pronto. Meu parecer é que a pessoa interessada em sair do windows pro linux tem que ter o mínimo de tempo livre e estar disposto a passar por algumas dificuldades e dores de cabeça, pois vai acontecer de coisas simples no windows exigirem, no linux, você assistir um tutorial de 30 min no TH-cam, e mesmo assim não resolver. Isso eu digo enquanto alguém que não é da área de TI, mas sim que sempre foi de ''humanas'' e cursa Direito. Para quem manja do assunto provavelmente todas esses problemas no linux seriam obviedades...
Ubuntu é uma distro bem estável, mas pra quem precisa de software mais atualizado existem opções melhores. Eu já usei diversas distros na minha vida, mas hoje eu só consigo usar distros baseadas em Arch, como o CachyOS que estou usando atualmente. Em questão de pacotes é muito mais simples, pois o que não existir nos repositórios oficiais, existe no AUR (Arch User Repository). Em relação ao terminal, eu acho muito mais prático. Quando eu tenho que reinstalar o Linux, basta um único comando (após instalar o sistema) e eu instalo quase tudo o que vou usar no meu dia-a-dia. As pessoas precisam parar de ter medo de aprender. Nenhum sistema é perfeito, nem mesmo o Windows que, nos últimos updates do Windows 11 está com tantos bugs que dá vontade jogar o pc pela janela (fazendo jus ao nome).
Como assim quando tem que reinstalar Linux? O sistema dá uns BO algumas vezes ao ponto de ter q formatar novamente? Eu quero migrar pro Linux, usando o Zorin OS
@@LokiStil não dá esse problema todo não. É que eu às vezes quero testar alguma distro diferente (o famoso distro hopping) e aí eu só tenho 1 ssd reservado pra linux e aí eu fico formatando. Ontem mesmo eu tirei o CachyOS e coloquei o Nobara 41 pra fazer uns testes. Eu não gosto de testar em VM. Pra mim o que vale é na máquina real mesmo. Se vc é novato no Linux eu recomendo começar por algo como Linux Mint ou Pop_Os.
@@LokiStil aproveitando a folga de fim de ano do trabalho pra testar distro diferente. Mas já estou com saudade do Cachy. kkkkk. Nobara tbm não tá sendo ruim não. Até que tô curtindo. Já vem tudo instalado pra gaming e foi bem fácil instalar ROCm pra usar IA na Radeon.
@@igordiniz81 Show! Vc acha melhor instalar apps em Flatpacks ou AppImage? Estou com essa dúvida aqui, pq pesquisando pelo Google aqui, quando entro no site FlatHub, aparece abaixo na descrição de todos os apps que ele pode ser potencialmente inseguro
Tenho 37 anos e usei windows por 29 anos , comecei no linux pq não sou obrigado a montar um pc melhor so pra usar um S.O. Testei linux mint , fedora, ubuntu, biglinux, manjaro, arch linux, bodhi linux, debian 12, zorin os , lubuntu, garuda , entre outros . Linux mint e Arch linux são minhas distros principais.
Sobre o crash do CS2, eu estava com problemas no Retoarch devido a fonte de instalação da steam. Baixei da loja snap store do Ubuntu, depois que baixer direto do site da Valve acabou o problema que estava tendo.Talvez vc mudando a origem de download/instalação dela resolva.
Eu usava o Windows 10 em um core2duo com 4gb de ram e plaquinha de vídeo genérica de 1gb e funcionava muito bem, porém fiz várias configurações para funcionar bem, de cara retirei tudo desnecessário de iniciar com sistema e outras configurações de sistema, como aquela que você desabilita o compartilhamento de downloads, isso é uma praga, além de marcar minhas atualizações para fora do horário de funcionamento. A um bom tempo já tinha decidido mudar para o Linux, já tinha usado como estudo a muitos anos atrás, porém agora iria mudar mesmo, em primeiro lugar fui alterando meus programas para versões que existiam em ambos sistema e quando mudei de fato, foi muito mais suave, a princípio utilizei o Pop OS e atualmente utilizo o Fedora e não pretendo mudar, não sou o tipo de usuário que gosta de ficar testando "sabores" e "distros", se essa me atende bem, é com ela que vou trabalhar.
cara, da mesma forma que voce tem que configurar o windows, voce tem q configurar o linux. Ou nao entendeu ainda? É simples, ambos os sistemas sao uma merda em relaçao a performance, ah mas linux consome menos recurso, meu ovo q cosome menos recurso. talvez só a bodhi linux q n consuma tanto e msm assim, quando vc abre qualquer programa o pc congela, ja no windows isso n ocorre.
Respondendo ao seguinte comentário: "Os únicos "problemas" do Linux são alguns jogos (que não é minha praia), macros de Word , tabelas e formatações, fórmulas do Excel, pacote Adobe que não funciona muito bem, PowerPoint incompatível com algumas formatações também, mesmo com Wine, seja com WPS Office, LibreOffice, infelizmente não é. Sei que cada sistema tem uma funcionalidade para determinados programas, apesar de similares no Linux, a curva de aprendizado é enorme para coisas que seriam simples no Windows (por questão de comer ne da maioria). Enfim, cada sistema com suas especificidades e para propósitos diferentes. Uso Windows, Linux (Manjaro), Mac OS, iOS, Android e BSD, mas cada um para propósitos diferentes." Resposta: Sobre a curva de aprendizado dos offices não-Microsoft, discordo que seja enorme (ou sequer maior). Essa curva é igual a que você provavelmente teve lá no inicio com o MS Office, mas nem lembra mais pq hoje já está completamente familiarizado. No meu trabalho, só utilizo Office 365, e realmente muitos arquivos criados nele não abrem com a mesma precisão nos concorrentes. Mas em casa, eu utilizo o OnlyOffice de boas, pois para uso pessoal não dependo de abrir arquivos criados no Microsoft e mesmo quando preciso, as imprecisões (que são poucas) não me incomodam. Quanto aos macros, realmente é complicado. Mas entendo que isso é de nicho e a maioria das pessoas não utiliza. (Eu utilizo e muito, mas como eu disse, somente no uso profissional. Já no pessoal, não utilizo macros para nada). Adobe nao tem suporte e isso é culpa unicamente da Adobe. Mas devemos lembrar mais uma vez que isso é nicho. Eu utilizo inúmeros programas da Adobe profissionalmente, mas 90% dos meus conhecidos (amigos, familia etc) na maioria dos casos nem sabem o que é Adobe. Se clicarem num arquivo PDF e ele abrir, tá tudo tranquilo. Temos que entender que existem vários nichos que realmente vão depender do Windows (como eu no trabalho). Mas o usuário comum, em geral, não vai ficar preso nesse impasse e um linux atenderia perfeitamente (lembrando que usuários gamers também são nicho e dentro do nicho gamer, os que usam mods e fazem alterações mirabolantes são outro nicho ainda mais restrito).
Video muito bom, tive o primeiro contato com o linux em 2020 (com dual-boot), desinstalei o windows em outubro desse ano, usando 100% arch linux, o unico triste do linux eh a incompatibilidade dos AC 😥 mas fora isso, muito melhor que o windows.
Há tempos que venho tentando migrar para o Linux. Já testei o Ubuntu e o Mint. Na época que testei funcionaram muito bem, em dual boot com o windows. Porém, atualmente tenho tentado instalar uma distro Linux para trabalhar exclusivamente com ela. Já testei muitas, mas nenhuma funcionou a contento - ou com lentidão no carregamento, lentidão no carregamento de programas, às vezes problemas com o som. Também problemas com dual boot. A última a ser testada foi a Zorin 17 [instalada sozinha ontem - 20/12/24. Como as outras demora a carregar, demora para abrir programas. Infelizmente vou desinstalá-la e dar um tempo no Linux.
@@fabricio4794e continua sendo uma mer-, melhor ela usar windows lite , eu uso um e consome 450 mb de ram, junto de 37 processos, roda tudo liso pra mim, e olha q meu pc é um celeron 1.10 ghz com 2gb de ram. ;-;
Para isso, então podes criar uma máquina virtual só para o Windows e instalar o "Ms office" na vm com Windows, e pronto. A e pra mim o Ms Office 365 é leve o suficiente para funcionar perfeitamente numa vm
Na verdade se quiser jogar tem que optar por xorg wayland e o futuro mas ainda tem muitos erros coloca xorg vai sentir que é outro sistema apesar de ser antigo
Cara, eu estou no processo de migração. Já testei o Linux Mint cinnamon, o Zorin OS e agora o Pop OS. Estou muito tentado a fixar o Pop OS como minha distro principal. Sucesso para todos aí em suas jornadas com o pinguim 🐧
Rapaz eu testei os dois e odiei o POP OS na mesma proporção em que adorei o Zorin. Tem algo no POP que me fez detestar o sistema mas não sei dizer o que foi. Acabei não ficando com nenhum pois a placa de som da placa mãe MSI B450 wi-fi pro carbon não funcionou em nenhum linux. Testei umas 20 distros e não funcionou em nenhuma delas. Acabei voltando para o Ruindows.
e no meu caso eu aj queria fazer essa mudanca e quando fiz ainda foi na noite por dia e quando formatei era 4 da manha a unica coisa que fiz foi passei um ano estudando uma distro onde eu poderia jogar e trabalhar e fazer as coisas que eu frazia no windos ,, e sabe eu que eu fiz ...............fui aprender a mexer no terminal fui atraz do conhecimento e cada dia que eu aprendia uma linha de comando eu ficava que nem uma crinaca com um brinquedo novo
Você já tentou rodar o Dragon Ball Figherz no Linux? Eu não consigo por causa do Easy anticheat, tentei abrir ele algumas vezes sem sucesso e fiquei com o jogo bloqueado durante um dia.
@@universe084 O curioso é que o Easy anticheat funciona no Linux com outros jogos como Elden Ring e o novo Lords of the Fallen mas para isso o suporte ao anticheat precisa estar ativado pelo fabricante.
Ubuntu é uma boa distribuição mas não uso ele por conta dos snaps, é ruim ter que ficar gerenciando 3 formatos diferentes, snaps, flatpak e deb. Em relação aos flatpaks, eles rodam em formato de contêiner cada um com suas dependências e isolado do sistema, as vezes a integração não é boa, foi o caso do seu tema. Para usuários iniciantes recomendo o Linux Mint e o pop os.
Esse problema que vc teve com os flatpaks, acontece muito no Ubuntu, pq ele não dá suporte ao flatpaks nativamente, então e meio complicado mesmo, se vc tentar usar o zorin os por exemplo, esses problemas dificilmente vão acontecer, já que o zorin já e feito pensado pra usar o flatpak tbm, mesma coisa com o pop os e Linux mint
Para quem jogos com anticheat kernel based. Pq já existe uma solução pra quase todo jogo. Agora se você é alguém que joga league of legends ou valorant e isso é mais importante do que todo o resto, então sim... O problema pode realmente fazer sentido.
@@CCruz-jf7ko vc não acha que o wine, proton e seus semelhantes resolvem o problema? O heroic games laucher até hoje não deu um único problema em nenhum jogo que eu baixei. Se baixar da steam então, aí que fica suave mesmo. Esquisito isso aí que vc disse.
@@sistemasirius-opcoesbinari2211 Para o jogador casual sim (meu caso). Para o público gamer em geral não pois esse público joga mais online e anti-cheat é um empecilho muitas vezes. O gamer de PC quer um PC qu rode tudo. PC Gamer com Linux é como ter um console e não poder jogar os exclusivos dos outros.
O SteamOS é base ArchLinux, o Arch é perfeto pra jogos, o Ubuntu nem tanto. Esse Crash do CS2 não acontece comigo no Arch. A respeito de jogos não nativos, o Proton ta quase perfeito, os jogos com AntiCheat que não rodam, é porque o próprio jogo não quer liberar o jogo para linux, pois a maioria desses AntiCheats tem suporte no linux. Sobre a performance dos jogos o 1% low fica mais alto e mais estável no Linux em comparação ao Windows, então os jogos apresentam menos stutters que no Windows.
Sabe o que qui é Zolf, existe +500 distros conhecidas, e existe mais uma pancada de distro desconhecidas, muitas é absurdamente diferentes umas das outras, por exemplo, o Ubuntu tem kubuntu, xubuntu, lubuntu, ubuntu budge, ubuntu cinnamon, ubuntu kylin... e outras, e tem veja, o que tem em comum em 95% dos sistemas é a linha de comando, ou seja não é possível fazer tutorial para +500 sistemas operacionais, logo faz o tutorial genérico que funciona em 95% ao invés de fazer 500 tutoriais para 1 única ação.
Os únicos "problemas" do Linux são alguns jogos (que não é minha praia), macros de Word , tabelas e formatações, fórmulas do Excel, pacote Adobe que não funciona muito bem, PowerPoint incompatível com algumas formatações também, mesmo com Wine, seja com WPS Office, LibreOffice, infelizmente não é. Sei que cada sistema tem uma funcionalidade para determinados programas, apesar de similares no Linux, a curva de aprendizado é enorme para coisas que seriam simples no Windows (por questão de convenção da maioria). Enfim, cada sistema com suas especificidades e para propósitos diferentes. Uso Windows, Linux (Manjaro), Mac OS, iOS, Android e BSD, mas cada um para propósitos diferentes.
Sobre a curva de aprendizado dos offices não-Microsoft, discordo que seja enorme (ou sequer maior). Essa curva é igual a que você provavelmente teve lá no inicio com o MS Office, mas nem lembra mais pq hoje já está completamente familiarizado. No meu trabalho, só utilizo Office 365, e realmente muitos arquivos criados nele não abrem com a mesma precisão nos concorrentes. Mas em casa, eu utilizo o OnlyOffice de boas, pois para uso pessoal não dependo de abrir arquivos criados no Microsoft e mesmo quando preciso, as imprecisões (que são poucas) não me incomodam. Quanto aos macros, realmente é complicado. Mas entendo que isso é de nicho e a maioria das pessoas não utiliza. (Eu utilizo e muito, mas como eu disse, somente no uso profissional. Já no pessoal, não utilizo macros para nada). Adobe nao tem suporte e isso é culpa unicamente da Adobe. Mas devemos lembrar mais uma vez que isso é nicho. Eu utilizo inúmeros programas da Adobe profissionalmente, mas 90% dos meus conhecidos (amigos, familia etc) na maioria dos casos nem sabem o que é Adobe. Se clicarem num arquivo PDF e ele abrir, tá tudo tranquilo. Temos que entender que existem vários nichos que realmente vão depender do Windows (como eu no trabalho). Mas o usuário comum, em geral, não vai ficar preso nesse impasse e um linux atenderia perfeitamente (lembrando que usuários gamers também são nicho e dentro do nicho gamer, os que usam mods e fazem alterações mirabolantes são outro nicho ainda mais restrito).
@AllisonLuri Concordo parcialmente com você! Mas, como você disse, para um usuário comum várias coisas não fazem tanta diferença diferença assim. Cada uso específico tende a ter uma curva de aprendizado longa, afinal quem fica mais de 10 anos usando o pacote Office da MS, para se acostumar com um LibreOffife, por exemplo existe o "problema da memória muscular", coisas como aumentar tamanho de fonte, algumas formatações se tornam um pouco frustrantes no começo porque você tende a querer voltar para o que está acostumado. Também uso de boa, geralmente eu tenho um pouco mais de trabalho porque gosto das formatações sem erros, desde tabelas e macros, fórmulas de planilha, até mesmo em confecção de slides... Geralmente tenho arquivos com uma versão do Office da MS e outra do LibreOffice dos mesmos arquivos, porém meus trabalhos (aqui cito uma exceção do usuário comum) eu preciso que não haja essas incompatibilidades. Eu acabo me tornando o "compilador", e é mais por questões pessoais mesmo! ;) O Linux tem se tornado mais fácil e cativado usuários iniciantes (afinal, ninguém nasceu sabendo) e os deixando um pouco mais longe do Terminal. Afinal, ninguém quer ter a obrigação de ficar memorizando comandos e parâmetros se você pode usar uma interface gráfica para isso. Grato por seu comentário e compartilhamento de conhecimento!
Comecei a usar o BigLinux e estou gostando. Também tenho algumas dificuldades por conta do aprendizado mesmo. A Microsoft está com uma política ridícula, forçando os usuários a comprar máquinas novas pra usar o sistema e pra mim isso é inconcebível. Viva Linux.
Comecei com o Ubuntu como muita gente, a minha distro quase definitiva é o "mint". No momento estou usando o mint 22 com interface cinnamon. tá tranquilo customizei do meu jeito e tá suave com algumas ressalvas, estou usando drive gráfico x-11, minha placa é uma GT-610 Nvidia, uso pra fazer minhas ilustrações(outra razão é que os softwares da adobe são caros e usar gimp, inkscape e Krita foi bem fácil me adaptar), minha mesa digitalizadora wacon pega de primeira.
Os requisitos mínimos do Windows 11 são bem ridículos mesmo. O próprio Ubuntu e outras distros têm os requisitos indicados lá, mas isso não impede ninguém de instalar se algo estiver abaixo das recomendações. Espero que você consiga se adaptar aí no Big Linux 🐧
@@flaviogomesdesouza1412 Cheguei a testar o mint em uma VM recentemente, varias coisas que reclamo aq no gnome já funcionam perfeitinho lá, btw eu uso gimp aq tbm, to falando isso apesar qe acho qe deu pra ver ele fixado na minha barra de tarrefas
eu nao uso muito a loja , mais eu uso terminal ate porque pra mim e mais rapido , e eu acho vc carrega muito coisa no antigo sistema de so klicar e deixa ele fazer tudo, se eu quero criar pasta eu vou sim e o meu tremial aj fica aberto ate porque e pratico se eu quiser criar 5 pasta nao vai ser precisa eu ir ate a pasta crar renomear e ficar apertando no botao direito pra fazer isso mais e isso vc e muiro preguicoso e por isso que vc nao quer ou nao sabe mexer muito no terminal e vc nao manja de terminal ou nao procura saber ou so procura quando as coisas nao vao bem volte pro ruindos la e nex nex nex advance e fin
O PROBLEMA E QUERER QUE LINUX SEJA WINDOWS E NAO É, APOS SE APRENDER O BASICO DO LINUX SE VÊ QUE ELE E BEM MAIS MALEAVEL, ROBUSTO E RAPIDO. EM GERAL QUE APRENDE O BASICO NAO SAI MAIS PARA OUTROS SISTEMAS.
Essa historinha do xbox game bar é nova kkkkkkkkkkkk, nunca na vida vi alguém com esse problema, e olha que acesso muitos canais sobre windows, forúms, sites, etc. E em todas as minhas instalações nunca tive esse problema. Eu já desisti do linux diversas vezes, a principal e creio que é unanimidade é o suporte pra jogos, eu sei que a Steam já tem milhares de jogos compatíveis, mas não são todos, existe o proton, mas são para jogos da steam, quem quer jogar um nfs underground, gta san andreas (clássico), jogos clássicos de pc, isso é simplesmente inviável no linux, são muitas gambiarras para você não conseguir nem jogar direito, não existe suporte à mods, dll, scripts, .ini, nada disso é possível no linux. Então eu aprendi que PC Gamer nunca combinou e nunca vai combinar com Linux...
Estranho. Aqui eu rodo Underground 2 e San Andreas normalmente. Você pode usar o proton da Steam mesmo que o jogo não seja da Steam. Além disso, tambem dá pra usar o Bottles e até mesmo o Heroic para rodar esses jogos.
@@AllisonLuri Pra rodar os jogos é até fácil, mas muitos mods que são essenciais pra esses jogos hoje em dia são impossíveis de funcionar no linux, é muita gambiarra, os modders não fazem tutoriais para linux ou nem recomendam...
tó nessa luta mais 5 mes e digo q nem é por jogos e programas,o windows já era,recall pra mim foi o fim e por mais q falaram q ele vai vim desativado por padrão e se tiver ativado pode desativar,ñ acredito,spyware puro,temdenca é piorar,tó é perdido por enquanto nas distros em qual uso primeiro ou ñ kk
@@CapivaraEspumante-lt8dl fique longe do ubuntu a canonical e tão ruim quanto a ms. eu recomendo o mint pois e parecido com o win e tem todos os pros do ubuntu sem as falhas da canonical.
Eu mudei do Windows para o Linux faz mais de 5 anos, e não tive problemas, Linux é show!!!
Mano, que vídeo massa kkkkk.
Cara, sobre o terminal é só por um motivo que, eu particularmente , uso. É mais rápido por lá. Se eu mandar instalar um app na loja não sei se o download tá rolando ou travou ou o que está acontecendo, pelo terminal eu tenho tudo ali bem explicadinho. E é super rápido só abrir o terminal e manda um “sudo apt install vlc” e ter o VLC instalado kkkk.
Muito bom o vídeo! Realista demais!
muito bom, sempre usei linux pra "brincar", mas agora que ele tem um bom suporte a games migrei de vez
uso mint ja as uns dois meses e sinceramente não me arrependo. sobre os aplicativos tem que teimar aprender as alternativas open sources elas só são dificeis pq vc ta acostumado com aquilo que usa. quesatão de comodidade. vai de mente aberta que vai dar certo.
Alguns apps, a unica alternativa é open source msm, pelo menos por enquanto
@@Zolfbs faz vídeo instalando emulador de Vídeo game,emuladores android e games de Pc que não ncessitam da steam?
Cara, tu é foda. Vlw, eu também estava com problemas com o discord, tanto que estou usando o discord web, e agora graças a ti vou passar a usar o vesktop.
O problema do Discord não transmitir no Wayland é causado pelo uso de uma biblioteca de desenvolvimento desatualizada. O Veskord contorna isso com uma gambiarra que permite a transmissão.
Também uso GNOME, pois não me adapto ao KDE, que acho desorganizado. Para jogos, utilizo o Wine e o Proton da Steam, que funcionam bem na maioria dos casos. Sobre o problema com CS, pode ser causado por uma biblioteca ausente ou por limitações da própria Valve.
Quanto à versão em Flatpak, a falta de reconhecimento de temas ocorre porque os aplicativos em Flatpak rodam em "containers" isolados do sistema, o que aumenta a segurança, mas também limita algumas funcionalidades. É possível ajustar isso com um programa chamado Flatseal, que também está disponível via Flatpak. Não uso Snaps nem Ubuntu; estou no Fedora. Os pacotes .deb e .rpm variam conforme a distro: .deb é usado no Debian e derivados como o Ubuntu, enquanto .rpm é padrão no Fedora. Programas .deb costumam ser mais antigos devido ao foco do Debian em estabilidade, o que atrasa atualizações. Para algo estável e atualizado, recomendo o Fedora, sabendo que Snaps não vêm instalados por padrão.
Se precisar de mais ajuda com Linux, entre no meu servidor no Discord: discord.gg/YUV3SyWMhW ou me adicione: gold3nmoon.
Continue compartilhando sua experiência no canal, está ótimo.
só atualizando mas a versão canary do discord já consegue transmitir no wayland e com áudio inclusive, não deve demorar muito pra ir pro stable
Eu uso o Flatseal Recomendo a Todo Mundo..
18:01 não sei se é o caso, mas pode ser que a Distro pra qual esse tutorial foi feito não tenha esse app na loja. Tu usa Ubunto ou é alguma modificação dele (se tu falou no vídeo perdão, nos primeiros minutos eu tava desligado de tudo) e por isso já tem mais facilidade de achar os bagls na loja, mas outras distros podem nem ter essa loja de apps. "Loja", pq tudo é de graça kkkk
Uso linux mint há uns 2 anos, e há um tempo com a interface gráfica kde plasma. Nunca tive grandes problemas já que a maior parte do meu trabalho/uso do pc é feito no browser. Ainda assim, tive dores de cabeça também para instalar software X ou Y... Achei complicado demais o processo para deixar ativado um software de luz noturna (deixar a tela amarelada/alaranjada à noite), sendo que no windows isso é feito nas configurações e pronto.
Meu parecer é que a pessoa interessada em sair do windows pro linux tem que ter o mínimo de tempo livre e estar disposto a passar por algumas dificuldades e dores de cabeça, pois vai acontecer de coisas simples no windows exigirem, no linux, você assistir um tutorial de 30 min no TH-cam, e mesmo assim não resolver.
Isso eu digo enquanto alguém que não é da área de TI, mas sim que sempre foi de ''humanas'' e cursa Direito. Para quem manja do assunto provavelmente todas esses problemas no linux seriam obviedades...
kde plasma tem luz notuna nativa nas configs como tu nao achou kkkkkkkkkkk
pesquisano no menu de apps acha rapidinho kkkk
@@kinshyyy568 tlgd, o problema era quando eu usava o Linux mint com a interface própria do mint (e que esqueci o nome)
Tenho o windows mas estou migrando para o arch linux da um trabalho configurar mas vale muito a pena.
Ubuntu é uma distro bem estável, mas pra quem precisa de software mais atualizado existem opções melhores. Eu já usei diversas distros na minha vida, mas hoje eu só consigo usar distros baseadas em Arch, como o CachyOS que estou usando atualmente. Em questão de pacotes é muito mais simples, pois o que não existir nos repositórios oficiais, existe no AUR (Arch User Repository).
Em relação ao terminal, eu acho muito mais prático. Quando eu tenho que reinstalar o Linux, basta um único comando (após instalar o sistema) e eu instalo quase tudo o que vou usar no meu dia-a-dia. As pessoas precisam parar de ter medo de aprender. Nenhum sistema é perfeito, nem mesmo o Windows que, nos últimos updates do Windows 11 está com tantos bugs que dá vontade jogar o pc pela janela (fazendo jus ao nome).
Como assim quando tem que reinstalar Linux? O sistema dá uns BO algumas vezes ao ponto de ter q formatar novamente? Eu quero migrar pro Linux, usando o Zorin OS
@@LokiStil não dá esse problema todo não. É que eu às vezes quero testar alguma distro diferente (o famoso distro hopping) e aí eu só tenho 1 ssd reservado pra linux e aí eu fico formatando. Ontem mesmo eu tirei o CachyOS e coloquei o Nobara 41 pra fazer uns testes. Eu não gosto de testar em VM. Pra mim o que vale é na máquina real mesmo. Se vc é novato no Linux eu recomendo começar por algo como Linux Mint ou Pop_Os.
@@igordiniz81 Ahh sim, entendi kk.
@@LokiStil aproveitando a folga de fim de ano do trabalho pra testar distro diferente. Mas já estou com saudade do Cachy. kkkkk. Nobara tbm não tá sendo ruim não. Até que tô curtindo. Já vem tudo instalado pra gaming e foi bem fácil instalar ROCm pra usar IA na Radeon.
@@igordiniz81 Show! Vc acha melhor instalar apps em Flatpacks ou AppImage? Estou com essa dúvida aqui, pq pesquisando pelo Google aqui, quando entro no site FlatHub, aparece abaixo na descrição de todos os apps que ele pode ser potencialmente inseguro
Tenho 37 anos e usei windows por 29 anos , comecei no linux pq não sou obrigado a montar um pc melhor so pra usar um S.O. Testei linux mint , fedora, ubuntu, biglinux, manjaro, arch linux, bodhi linux, debian 12, zorin os , lubuntu, garuda , entre outros . Linux mint e Arch linux são minhas distros principais.
Vai pro BIG Linux , cara ele é fantástico.
Pergunta de um leigo, os games que você posta no canal, você joga eles no linux?
Sobre o crash do CS2, eu estava com problemas no Retoarch devido a fonte de instalação da steam. Baixei da loja snap store do Ubuntu, depois que baixer direto do site da Valve acabou o problema que estava tendo.Talvez vc mudando a origem de download/instalação dela resolva.
Eu usava o Windows 10 em um core2duo com 4gb de ram e plaquinha de vídeo genérica de 1gb e funcionava muito bem, porém fiz várias configurações para funcionar bem, de cara retirei tudo desnecessário de iniciar com sistema e outras configurações de sistema, como aquela que você desabilita o compartilhamento de downloads, isso é uma praga, além de marcar minhas atualizações para fora do horário de funcionamento. A um bom tempo já tinha decidido mudar para o Linux, já tinha usado como estudo a muitos anos atrás, porém agora iria mudar mesmo, em primeiro lugar fui alterando meus programas para versões que existiam em ambos sistema e quando mudei de fato, foi muito mais suave, a princípio utilizei o Pop OS e atualmente utilizo o Fedora e não pretendo mudar, não sou o tipo de usuário que gosta de ficar testando "sabores" e "distros", se essa me atende bem, é com ela que vou trabalhar.
cara, da mesma forma que voce tem que configurar o windows, voce tem q configurar o linux. Ou nao entendeu ainda? É simples, ambos os sistemas sao uma merda em relaçao a performance, ah mas linux consome menos recurso, meu ovo q cosome menos recurso. talvez só a bodhi linux q n consuma tanto e msm assim, quando vc abre qualquer programa o pc congela, ja no windows isso n ocorre.
Respondendo ao seguinte comentário: "Os únicos "problemas" do Linux são alguns jogos (que não é minha praia), macros de Word , tabelas e formatações, fórmulas do Excel, pacote Adobe que não funciona muito bem, PowerPoint incompatível com algumas formatações também, mesmo com Wine, seja com WPS Office, LibreOffice, infelizmente não é. Sei que cada sistema tem uma funcionalidade para determinados programas, apesar de similares no Linux, a curva de aprendizado é enorme para coisas que seriam simples no Windows (por questão de comer ne da maioria). Enfim, cada sistema com suas especificidades e para propósitos diferentes. Uso Windows, Linux (Manjaro), Mac OS, iOS, Android e BSD, mas cada um para propósitos diferentes."
Resposta:
Sobre a curva de aprendizado dos offices não-Microsoft, discordo que seja enorme (ou sequer maior).
Essa curva é igual a que você provavelmente teve lá no inicio com o MS Office, mas nem lembra mais pq hoje já está completamente familiarizado.
No meu trabalho, só utilizo Office 365, e realmente muitos arquivos criados nele não abrem com a mesma precisão nos concorrentes.
Mas em casa, eu utilizo o OnlyOffice de boas, pois para uso pessoal não dependo de abrir arquivos criados no Microsoft e mesmo quando preciso, as imprecisões (que são poucas) não me incomodam.
Quanto aos macros, realmente é complicado. Mas entendo que isso é de nicho e a maioria das pessoas não utiliza. (Eu utilizo e muito, mas como eu disse, somente no uso profissional. Já no pessoal, não utilizo macros para nada).
Adobe nao tem suporte e isso é culpa unicamente da Adobe.
Mas devemos lembrar mais uma vez que isso é nicho. Eu utilizo inúmeros programas da Adobe profissionalmente, mas 90% dos meus conhecidos (amigos, familia etc) na maioria dos casos nem sabem o que é Adobe. Se clicarem num arquivo PDF e ele abrir, tá tudo tranquilo.
Temos que entender que existem vários nichos que realmente vão depender do Windows (como eu no trabalho).
Mas o usuário comum, em geral, não vai ficar preso nesse impasse e um linux atenderia perfeitamente (lembrando que usuários gamers também são nicho e dentro do nicho gamer, os que usam mods e fazem alterações mirabolantes são outro nicho ainda mais restrito).
Agora o discord ta Show com o wayland transmitindo audio e video muito bem
Quais as configs do seu PC? É notebook ou Desktop?
Video muito bom, tive o primeiro contato com o linux em 2020 (com dual-boot), desinstalei o windows em outubro desse ano, usando 100% arch linux, o unico triste do linux eh a incompatibilidade dos AC 😥 mas fora isso, muito melhor que o windows.
O maior defeito é não reconhecer a webcam até vc desplugar e replugar o USB.
Tomb Raider só funciona nativo no Ubuntu.
cara eu uso linux e passei alguns perrengue logo no comeco mais hoje tudo roda liso na minha maquina, muito de boa e nao sinto sem saudade so win
Tô quase chegando nessa fase também, +1 ano no linux e já estou lá. XD
Que vídeo bom, parabéns pelo conteúdo
Há tempos que venho tentando migrar para o Linux. Já testei o Ubuntu e o Mint. Na época que testei funcionaram muito bem, em dual boot com o windows. Porém, atualmente tenho tentado instalar uma distro Linux para trabalhar exclusivamente com ela. Já testei muitas, mas nenhuma funcionou a contento - ou com lentidão no carregamento, lentidão no carregamento de programas, às vezes problemas com o som. Também problemas com dual boot. A última a ser testada foi a Zorin 17 [instalada sozinha ontem - 20/12/24. Como as outras demora a carregar, demora para abrir programas. Infelizmente vou desinstalá-la e dar um tempo no Linux.
Instala o GeckoLinux ou o Ultramarine,um é OpenSUSE mastigado,e o outro é Fedora idem.
@@fabricio4794e continua sendo uma mer-, melhor ela usar windows lite , eu uso um e consome 450 mb de ram, junto de 37 processos, roda tudo liso pra mim, e olha q meu pc é um celeron 1.10 ghz com 2gb de ram. ;-;
esse do bug do counter-strike é da sua distro....pois tou usando debian unstable durante 1 ano e não da esse bug.
O que não me faz migrar p/ Linux é o MS Office365 Desktop.
Pos tenho licença mas o linux n tem suporte.
Para isso, então podes criar uma máquina virtual só para o Windows e instalar o "Ms office" na vm com Windows, e pronto. A e pra mim o Ms Office 365 é leve o suficiente para funcionar perfeitamente numa vm
@RichterOEditor Tem como só usar Linux? Desistenlar 100% do windows da sua maquina e só usar Linux?
Na verdade se quiser jogar tem que optar por xorg wayland e o futuro mas ainda tem muitos erros coloca xorg vai sentir que é outro sistema apesar de ser antigo
Cara, eu estou no processo de migração. Já testei o Linux Mint cinnamon, o Zorin OS e agora o Pop OS. Estou muito tentado a fixar o Pop OS como minha distro principal.
Sucesso para todos aí em suas jornadas com o pinguim 🐧
Rapaz eu testei os dois e odiei o POP OS na mesma proporção em que adorei o Zorin. Tem algo no POP que me fez detestar o sistema mas não sei dizer o que foi. Acabei não ficando com nenhum pois a placa de som da placa mãe MSI B450 wi-fi pro carbon não funcionou em nenhum linux. Testei umas 20 distros e não funcionou em nenhuma delas. Acabei voltando para o Ruindows.
e no meu caso eu aj queria fazer essa mudanca e quando fiz ainda foi na noite por dia e quando formatei era 4 da manha a unica coisa que fiz foi passei um ano estudando uma distro onde eu poderia jogar e trabalhar e fazer as coisas que eu frazia no windos ,, e sabe eu que eu fiz ...............fui aprender a mexer no terminal fui atraz do conhecimento e cada dia que eu aprendia uma linha de comando eu ficava que nem uma crinaca com um brinquedo novo
Eu sou assim quando crio alguma automatização muito especifica que poucos fariam, só por causa do trabalho que dá fazer.
Uso o Linux desde 2008.
Você já tentou rodar o Dragon Ball Figherz no Linux? Eu não consigo por causa do Easy anticheat, tentei abrir ele algumas vezes sem sucesso e fiquei com o jogo bloqueado durante um dia.
Eu tentei com DayZ, mas no final desisti. kkkk
- Não é por causa de anticheat mer... Que vou voltar pro windows. 😂😂
@@universe084 O curioso é que o Easy anticheat funciona no Linux com outros jogos como Elden Ring e o novo Lords of the Fallen mas para isso o suporte ao anticheat precisa estar ativado pelo fabricante.
8:00A OS 12:00 SÓ DIZENDO QUE VC NÃO VAI JOGAR NENHUM JOGO COMPETITIVO KKKKKKKKK
só vantagem.
Ubuntu é uma boa distribuição mas não uso ele por conta dos snaps, é ruim ter que ficar gerenciando 3 formatos diferentes, snaps, flatpak e deb. Em relação aos flatpaks, eles rodam em formato de contêiner cada um com suas dependências e isolado do sistema, as vezes a integração não é boa, foi o caso do seu tema. Para usuários iniciantes recomendo o Linux Mint e o pop os.
Também não gosto de snaps, quando eu usava o Ubuntu, eu costumava ignorar os snaps e focava só em .deb, ou flatpack. kkkk
Esse problema que vc teve com os flatpaks, acontece muito no Ubuntu, pq ele não dá suporte ao flatpaks nativamente, então e meio complicado mesmo, se vc tentar usar o zorin os por exemplo, esses problemas dificilmente vão acontecer, já que o zorin já e feito pensado pra usar o flatpak tbm, mesma coisa com o pop os e Linux mint
Flatseal nele
Verdade.
To no Pop há uns 5 anos já, e uso flatpak com tranquilidade, sem problemas de temas ou outras inconsistências.
é mussyr?
a vdd é que pra quem joga nao vale a pena ir para o linux digo por experiencia pq eu tentei.
Depende do jogo que vc joga
Para quem jogos com anticheat kernel based.
Pq já existe uma solução pra quase todo jogo.
Agora se você é alguém que joga league of legends ou valorant e isso é mais importante do que todo o resto, então sim... O problema pode realmente fazer sentido.
Sou usuário Linux e concordo. Se vc é gamer vai de Windows. Se for um jogador casual o Linux pode atender dependendo do que for jogar.
@@CCruz-jf7ko vc não acha que o wine, proton e seus semelhantes resolvem o problema? O heroic games laucher até hoje não deu um único problema em nenhum jogo que eu baixei.
Se baixar da steam então, aí que fica suave mesmo.
Esquisito isso aí que vc disse.
@@sistemasirius-opcoesbinari2211 Para o jogador casual sim (meu caso). Para o público gamer em geral não pois esse público joga mais online e anti-cheat é um empecilho muitas vezes. O gamer de PC quer um PC qu rode tudo. PC Gamer com Linux é como ter um console e não poder jogar os exclusivos dos outros.
ubuntu é tão bom quanto MacOS e Windows 10. Não deixa nada a desejar
Meu pé atras de ir pra linux é por ser gamer e porque todo mundo só sabe enfiar terminanal na nossa cara
To querendo migrar também... A única coisa que não curti foi que (amo o rust) e ele exige o anticheat e ouvi falar que não funfa mt bem no Linux, tlg?
Só é bom jogar single player , vava cs2 lol, fortnite n funciona bem 😅
Eu Fiz distro Hop e falo pra Você,Linux..é Mint,não dá um erro,quem vier me responder ao contrário é mentiroso.
ja usei todas as distros linux, e o mais facil e rapido de usar é o FEDORA
acho fedora bacana, pena só que não vem com gnome configurado bonitiinho, como em outras distros qe mencionei, mas é baum msm
O SteamOS é base ArchLinux, o Arch é perfeto pra jogos, o Ubuntu nem tanto. Esse Crash do CS2 não acontece comigo no Arch. A respeito de jogos não nativos, o Proton ta quase perfeito, os jogos com AntiCheat que não rodam, é porque o próprio jogo não quer liberar o jogo para linux, pois a maioria desses AntiCheats tem suporte no linux. Sobre a performance dos jogos o 1% low fica mais alto e mais estável no Linux em comparação ao Windows, então os jogos apresentam menos stutters que no Windows.
Sabe o que qui é Zolf, existe +500 distros conhecidas, e existe mais uma pancada de distro desconhecidas, muitas é absurdamente diferentes umas das outras, por exemplo, o Ubuntu tem kubuntu, xubuntu, lubuntu, ubuntu budge, ubuntu cinnamon, ubuntu kylin... e outras, e tem veja, o que tem em comum em 95% dos sistemas é a linha de comando, ou seja não é possível fazer tutorial para +500 sistemas operacionais, logo faz o tutorial genérico que funciona em 95% ao invés de fazer 500 tutoriais para 1 única ação.
O flatpak está sempre atual.
Os únicos "problemas" do Linux são alguns jogos (que não é minha praia), macros de Word , tabelas e formatações, fórmulas do Excel, pacote Adobe que não funciona muito bem, PowerPoint incompatível com algumas formatações também, mesmo com Wine, seja com WPS Office, LibreOffice, infelizmente não é. Sei que cada sistema tem uma funcionalidade para determinados programas, apesar de similares no Linux, a curva de aprendizado é enorme para coisas que seriam simples no Windows (por questão de convenção da maioria). Enfim, cada sistema com suas especificidades e para propósitos diferentes. Uso Windows, Linux (Manjaro), Mac OS, iOS, Android e BSD, mas cada um para propósitos diferentes.
Sobre a curva de aprendizado dos offices não-Microsoft, discordo que seja enorme (ou sequer maior).
Essa curva é igual a que você provavelmente teve lá no inicio com o MS Office, mas nem lembra mais pq hoje já está completamente familiarizado.
No meu trabalho, só utilizo Office 365, e realmente muitos arquivos criados nele não abrem com a mesma precisão nos concorrentes.
Mas em casa, eu utilizo o OnlyOffice de boas, pois para uso pessoal não dependo de abrir arquivos criados no Microsoft e mesmo quando preciso, as imprecisões (que são poucas) não me incomodam.
Quanto aos macros, realmente é complicado. Mas entendo que isso é de nicho e a maioria das pessoas não utiliza. (Eu utilizo e muito, mas como eu disse, somente no uso profissional. Já no pessoal, não utilizo macros para nada).
Adobe nao tem suporte e isso é culpa unicamente da Adobe.
Mas devemos lembrar mais uma vez que isso é nicho. Eu utilizo inúmeros programas da Adobe profissionalmente, mas 90% dos meus conhecidos (amigos, familia etc) na maioria dos casos nem sabem o que é Adobe. Se clicarem num arquivo PDF e ele abrir, tá tudo tranquilo.
Temos que entender que existem vários nichos que realmente vão depender do Windows (como eu no trabalho).
Mas o usuário comum, em geral, não vai ficar preso nesse impasse e um linux atenderia perfeitamente (lembrando que usuários gamers também são nicho e dentro do nicho gamer, os que usam mods e fazem alterações mirabolantes são outro nicho ainda mais restrito).
@AllisonLuri Concordo parcialmente com você! Mas, como você disse, para um usuário comum várias coisas não fazem tanta diferença diferença assim. Cada uso específico tende a ter uma curva de aprendizado longa, afinal quem fica mais de 10 anos usando o pacote Office da MS, para se acostumar com um LibreOffife, por exemplo existe o "problema da memória muscular", coisas como aumentar tamanho de fonte, algumas formatações se tornam um pouco frustrantes no começo porque você tende a querer voltar para o que está acostumado. Também uso de boa, geralmente eu tenho um pouco mais de trabalho porque gosto das formatações sem erros, desde tabelas e macros, fórmulas de planilha, até mesmo em confecção de slides... Geralmente tenho arquivos com uma versão do Office da MS e outra do LibreOffice dos mesmos arquivos, porém meus trabalhos (aqui cito uma exceção do usuário comum) eu preciso que não haja essas incompatibilidades. Eu acabo me tornando o "compilador", e é mais por questões pessoais mesmo! ;) O Linux tem se tornado mais fácil e cativado usuários iniciantes (afinal, ninguém nasceu sabendo) e os deixando um pouco mais longe do Terminal. Afinal, ninguém quer ter a obrigação de ficar memorizando comandos e parâmetros se você pode usar uma interface gráfica para isso. Grato por seu comentário e compartilhamento de conhecimento!
Po e difícil ver alguem falar mal do linux
Comecei a usar o BigLinux e estou gostando. Também tenho algumas dificuldades por conta do aprendizado mesmo. A Microsoft está com uma política ridícula, forçando os usuários a comprar máquinas novas pra usar o sistema e pra mim isso é inconcebível. Viva Linux.
Comecei com o Ubuntu como muita gente, a minha distro quase definitiva é o "mint". No momento estou usando o mint 22 com interface cinnamon. tá tranquilo customizei do meu jeito e tá suave com algumas ressalvas, estou usando drive gráfico x-11, minha placa é uma GT-610 Nvidia, uso pra fazer minhas ilustrações(outra razão é que os softwares da adobe são caros e usar gimp, inkscape e Krita foi bem fácil me adaptar), minha mesa digitalizadora wacon pega de primeira.
Os requisitos mínimos do Windows 11 são bem ridículos mesmo. O próprio Ubuntu e outras distros têm os requisitos indicados lá, mas isso não impede ninguém de instalar se algo estiver abaixo das recomendações. Espero que você consiga se adaptar aí no Big Linux 🐧
@@flaviogomesdesouza1412 Cheguei a testar o mint em uma VM recentemente, varias coisas que reclamo aq no gnome já funcionam perfeitinho lá, btw eu uso gimp aq tbm, to falando isso apesar qe acho qe deu pra ver ele fixado na minha barra de tarrefas
De fato, uma distro BR cheia de facilitadores. Até dá pra instalar a firmware do controle XBox pela loja. Basta pesquisar por XONE DKMS.
O Problema é com os jogos
que fofo, ele tem medo de terminal huahushu
10:10 a Microsoft acabou vom essa farra dos antiCheats. Mas foi tarde demais.
Ainda está no ubuntu? Da pra jogar a maiora dos jogos?
sim, vc só não vai rodar valorant, tbm vc pode conferir o protondb
Top demais to usando o zorin os 17.2
vc ja testou o ubuntu? to em duvida se coloco o zorin ou o ubuntu
Tô usando Linux mint 1 semana to acostumado ja kk
o linux ubuntu roda bem em 4gb de ram?
o mint roda melhor pq a interface é mais leve
eu nao uso muito a loja , mais eu uso terminal ate porque pra mim e mais rapido , e eu acho vc carrega muito coisa no antigo sistema de so klicar e deixa ele fazer tudo, se eu quero criar pasta eu vou sim e o meu tremial aj fica aberto ate porque e pratico se eu quiser criar 5 pasta nao vai ser precisa eu ir ate a pasta crar renomear e ficar apertando no botao direito pra fazer isso mais e isso vc e muiro preguicoso e por isso que vc nao quer ou nao sabe mexer muito no terminal e vc nao manja de terminal ou nao procura saber ou so procura quando as coisas nao vao bem volte pro ruindos la e nex nex nex advance e fin
O PROBLEMA E QUERER QUE LINUX SEJA WINDOWS E NAO É, APOS SE APRENDER O BASICO DO LINUX SE VÊ QUE ELE E BEM MAIS MALEAVEL, ROBUSTO E RAPIDO.
EM GERAL QUE APRENDE O BASICO NAO SAI MAIS PARA OUTROS SISTEMAS.
Na verdade é que o "LINUX tá em último lugar, disfarçado de terceiro
Essa historinha do xbox game bar é nova kkkkkkkkkkkk, nunca na vida vi alguém com esse problema, e olha que acesso muitos canais sobre windows, forúms, sites, etc. E em todas as minhas instalações nunca tive esse problema. Eu já desisti do linux diversas vezes, a principal e creio que é unanimidade é o suporte pra jogos, eu sei que a Steam já tem milhares de jogos compatíveis, mas não são todos, existe o proton, mas são para jogos da steam, quem quer jogar um nfs underground, gta san andreas (clássico), jogos clássicos de pc, isso é simplesmente inviável no linux, são muitas gambiarras para você não conseguir nem jogar direito, não existe suporte à mods, dll, scripts, .ini, nada disso é possível no linux. Então eu aprendi que PC Gamer nunca combinou e nunca vai combinar com Linux...
Estranho. Aqui eu rodo Underground 2 e San Andreas normalmente.
Você pode usar o proton da Steam mesmo que o jogo não seja da Steam. Além disso, tambem dá pra usar o Bottles e até mesmo o Heroic para rodar esses jogos.
@@AllisonLuri Pra rodar os jogos é até fácil, mas muitos mods que são essenciais pra esses jogos hoje em dia são impossíveis de funcionar no linux, é muita gambiarra, os modders não fazem tutoriais para linux ou nem recomendam...
@@Malakian0x uso de boas diversos mods no gta sa, e varios jogos, concordo q em alguns e mais pedrada pra rodar mas rodo de boas aqui kkkk
tó nessa luta mais 5 mes e digo q nem é por jogos e programas,o windows já era,recall pra mim foi o fim e por mais q falaram q ele vai vim desativado por padrão e se tiver ativado pode desativar,ñ acredito,spyware puro,temdenca é piorar,tó é perdido por enquanto nas distros em qual uso primeiro ou ñ kk
recomendaria vc começar pelo, zorion os, ubuntu ou o mint, acho qe sao boas portas de entrada e se você quiser pode tentar trocar dps
@@Zolfbs sim estou ciente desses problema é q queria uma parça pra me auxiliar nos detalhes q surgir,vc poderia me ajudar n?
te passo meu discord
@@CapivaraEspumante-lt8dl fique longe do ubuntu a canonical e tão ruim quanto a ms. eu recomendo o mint pois e parecido com o win e tem todos os pros do ubuntu sem as falhas da canonical.
Usar o terminal é legal 😂😂😂
😂 falou do Terminal com algum... sei lá.!😂
ZORIN e POP OS
gosto do zorin tbm
Depois verifica o BigLinux é brasileiro!