Como funciona o Sistema Escolar na Alemanha | Europa aos 40

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 22 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 26

  • @apenasminhajornada
    @apenasminhajornada 8 หลายเดือนก่อน +2

    Olá, nova seguidora aqui! Também moro na Alemanha e há pouco tempo conheci melhor o sistema de ensino daqui. O seu vídeo está excelente, explica de forma muito simples e didática todo o sistema alemão. Eu confesso que ainda acho um pouco segregador esse sistema, mesmo se pensarmos pelo lado de formar todo tipo de trabalhador para a nação, pois a pessoa tem sua carreira pré definida nos primeiros anos da escola e quase não tem chance de tentar mostrar mais capacidade no futuro.
    Claro que olhando pelo lado prático, salários de algumas profissões técnicas podem realmente ser muito melhores que uma profissão universitária. Mas o que me chateia é que a pessoa nao pode ter muitas chances de tentar algo diferente depois de velho pois a escola já definiu seu rumo.
    De qualquer maneira, muito obrigada pelo ótimo vídeo!

    • @europaaos40
      @europaaos40  8 หลายเดือนก่อน

      Sim. Esse ponto é o que mais inquieta, mesmo os alemães. Tenho conversado com alguns nativos e é nítido que não há consenso sobre o sistema. Quem sabe ele se torne mais flexível no futuro? Abraço e obrigado pelo comentário.

  • @july272011
    @july272011 8 หลายเดือนก่อน

    Que interessante

  • @pauloschaffland5942
    @pauloschaffland5942 3 หลายเดือนก่อน

    Bom dia Ulrich, conhecemos seu canal a pouco tempo. Estamos aqui em Bremen e pelo que sei so ha Gymnasium e Oberschule/Gesamtschule porém a repescagem na Oberschule existe mas nao sei se para a repescagem existe uma outra denominação de escola. Sobre a separação dos alunos na 5a serie, eu creio q o sistema alemao julga um maior tempo para a preparação da criança ate a faculdade e no BR isso acontece aos 17 anos

    • @pauloschaffland5942
      @pauloschaffland5942 3 หลายเดือนก่อน

      Estou me referindo a Bremen

    • @europaaos40
      @europaaos40  3 หลายเดือนก่อน

      Olá. É normal haver pequenas variações no sistema escolar, dependendo do estado (Bundesland) em que você vive. Também entendo que os estudantes alemães chegam melhor preparados para a Universidade.
      Grande abraço pra vocês e muito sucesso.

  • @Ricardo-cp2lu
    @Ricardo-cp2lu หลายเดือนก่อน +3

    Sistema contraproducente e altamente criticado, com muita razão, pelos próprios pedagogos alemães. Não é de se admirar que a Alemanha nunca entre sequer no top 20 do PISA, abaixo de vários países bem mais pobres que ela.

    • @europaaos40
      @europaaos40  29 วันที่ผ่านมา

      Que o sistema sofre críticas, não há a menor dúvida. Mas não diríamos que é contraproducente. Historicamente os trabalhadores alemães figuram entre os mais produtivos do mundo - e isso tem relação direta com o ensino profissionalizante que é ofertado desde as séries mais básicas. Não à toa também a Alemanha detém o maior número de Prêmios Nobel - o que indica o alto nível do ensino superior. Sobre o PISA, não o considero totalmente determinante, embora a Alemanha tenha se situado à frente de França, Itália, Islândia, Países Baixos (só pra citar alguns exemplos)...

  • @danielaaugustinho3597
    @danielaaugustinho3597 8 หลายเดือนก่อน

    Olá,poderia fazer um vídeo sobre os conteúdos ensinados nas escolas alemãs?!

    • @europaaos40
      @europaaos40  8 หลายเดือนก่อน +1

      Obrigado pela dica. Em breve trataremos desse assunto.

    • @iva0iva
      @iva0iva 8 หลายเดือนก่อน

      Olá, em qual escola os alunos imigrantes do Brasil se encaixariam? E como é feito o processo de adaptação?

    • @europaaos40
      @europaaos40  8 หลายเดือนก่อน

      Oi, @iva0iva , depende principalmente da idade do aluno. Se a criança tiver menos de 10 anos, será inserida na escola comum a todos: Grundschule. As escolas aqui estão preparadas para acolher imigrantes - faz parte da rotina. Paralelamente às aulas da matriz curricular comum, os imigrantes frequentam aulas de alemão. Via de regra, as crianças se adaptam muito rápido. Se a criança tiver mais de 10 anos, seu conhecimento e competências serão avaliados para decidir qual escola ele vai frequentar.

  • @maurotrom
    @maurotrom 19 วันที่ผ่านมา +2

    O sistema do Brasil é péssimo, mas, a meu ver, o alemão é bem estressante para as crianças, pois aos 10 anos ele já segrega. Nesse sistema, até para vc tentar anos depois fazer uma faculdade dependerá de muitas questões, como se a oportunidade tivesse ficado lá atrás. Pode até ser eficiente, mas com certeza coloca muita criança em depressão.

    • @europaaos40
      @europaaos40  14 วันที่ผ่านมา

      Precisamos levar em conta a carga cultural que cada povo carrega. Aqui não existe esse abismo salarial entre trabalhadores com curso superior ou sem. Então nem sempre fazer a Realschule ou a Hauptschule e depois o Ausbildung é sinônimo de fracasso.

    • @maurotrom
      @maurotrom 14 วันที่ผ่านมา

      @@europaaos40 essa sua colocação é muito importante, pois aqui no Brasil a desigualdade é enorme entre os níveis de escolaridade.

    • @europaaos40
      @europaaos40  14 วันที่ผ่านมา

      @@maurotrom sim. E isso faz toda a diferença na forma como as famílias reagem ao desempenho escolar do filho. É claro que muitas famílias aqui também desejam ver seus filhos na Universidade, e isso gera um acompanhamento maior por parte dos pais - principalmente nos primeiros anos da vida escolar. Por outro lado, muitas famílias não se importam, pois sabem que uma boa formação técnica (Ausbildung) pode proporcionar uma boa qualidade de vida aos filhos, sem o estresse de anos na academia. Importante levar em conta que o Ausbildung é o caminho mais curto para a independência financeira dos jovens...

  • @vdagnoni
    @vdagnoni 8 หลายเดือนก่อน +1

    Bem diferente, mas interessante. Aqui esse sistema seria classificado como discriminatório.

    • @europaaos40
      @europaaos40  8 หลายเดือนก่อน +2

      Acho que estamos muito focados no indivíduo e, portanto, no direito individual, enquanto aqui na Alemanha se pensa no projeto de sociedade. Ao fim das contas, o interesse coletivo é o que se sobrepõe.

    • @Ricardo-cp2lu
      @Ricardo-cp2lu หลายเดือนก่อน +1

      Não, aqui ele seria considerado como o que é: contraproducente e com resultados medíocres.

    • @thaispassoswerthmuller9834
      @thaispassoswerthmuller9834 13 วันที่ผ่านมา

      Seria não, é

  • @thaispassoswerthmuller9834
    @thaispassoswerthmuller9834 13 วันที่ผ่านมา +1

    O sistema de estudo Alemão é separatista e estressante, logo cedo as criança são "forçadas" tirar notas maximas (1 ou 2 ) pra não entrar na Mittelschule, senão vão se tornar Handwerker ( operário / trabalhar em supermercado/ construção civil / pintor/ eletrecista) poucos tem a possibilidade de migrar pruma Realschule depois, onde lhe abre melhores oportunidades de atividades e claro melhores salários, e para piorar as emprezas , no processo seletivo, pedem no "Lebenslauf" currículo do candidato a sua nota no Abitur e, se o guri não foi bom ja descartam. A Alemnaha é atrasada no ensino, e depois de ter passado por todo o processo estudantil na juventude, poucos são os adultos que tem condições de mudar sua profissão, aqui não existe ensino a noite, curso técnico a noite , onde vc possa trabalhar e estudar outra profissão, e mudar sua trajetória. O Brasil no quesito ensino e saúde e nota 10 .
    Decepcionada com o ensino alemão 👎 , muito Bulling e politica do medo.

    • @europaaos40
      @europaaos40  11 วันที่ผ่านมา

      Achamos que existem diversos pontos de vista a ser considerados. No Brasil, por mais que em tese o acesso à Universidade é um direito universal, sabemos que muitos poucos estudantes oriundos das classes trabalhadoras conseguem acessar uma universidade pública gratuita e de qualidade. Outro fator importante é quando olhamos para a produtividade média de um trabalhador alemão em comparação com os brasileiros. Isso denota também a qualidade do ensino. No Brasil não existe formação técnica de qualidade em grande escala. Os Institutos Federais padecem do mesmo problema das Universidades. São de excelência, mas pra poucos.
      O sistema alemão pode sim ser decepcionante se olharmos do ponto de vista individual, de uma família que teve talvez sua ambição de acesso à Universidade frustrada. Mas do ponto de vista coletivo, social, talvez percebamos outras variantes. Aqui, o estudante só não acessa a Universidade se não demonstrar habilidade / capacidade suficiente. No Brasil, inúmeros excelentes estudantes não acessam a Universidade, ou porque não têm acesso a um ensino médio de qualidade ou simplesmente porque a família não possui capacidade financeira de sustentar esse aluno durante a vida acadêmica. Na Alemanha, a situação financeira jamais será um empecilho para o acesso à escola ou universidade de qualidade.
      Agradecemos sua contribuição. Esse é um bom debate. Grande abraço!

    • @thaispassoswerthmuller9834
      @thaispassoswerthmuller9834 10 วันที่ผ่านมา

      Oi não somente a Universidade vai trazer boas oportunidades para os alunos, ao contrário... Faculdade, Universidade não é sinônimo de sucesso na vida, principalmente financeiramente. O sistema alemão é engessado, desde do ensino até a empreender no país. E pra muitos brasileiros, o sistema público sim é fracassado, mas temos sistemas privados onde sim um jovem pode trabalhar durante o dia e a noite como muitos brasileiros, vão estudar. Aqui é sistema é engessado. Realmente! O sistema foi frustante pra mim, mas amém tenho a possibilidade de sair e mudar, glória a Deus tive a possibilidade de conhecer , meus filhos tem alemão fluente, posso pagar um facu pra eles no Brasil e,se for da vontade deles, eles podem retornar e trabalhar aqui. Alemanha sofre de mão de obra qualificada, mas não permite que suas crianças possam ocupa-las, mas vêm um extrangeiro, faz uma avaliação com nível B1 e assume a vaga, é ridículo isso. Advogados brasileiros vêm trabalhar aqui, um jovem Mittelschule não pode exercer direito no seu país 🤷‍♀️.
      Enfermeiros brasileiros com B1 podem trabalhar, mas um jovem Mittelschule não estuda enfermagem.
      Médicos brasileiros podem trabalhar na Alemanha, mas um jovem Mittelschule ou Real não podem estudar medicina.
      O sistema aborta bons futuros profissionais. Uma pena

  • @elizabethbarbosa8713
    @elizabethbarbosa8713 หลายเดือนก่อน

    Excelente vídeo. Acho o sistema daí ótimo. Universidade não é para todos. Aqui no Brasil o problema é muito sério. Não tem lógica, todos cursarem Universidade ( a maioria de péssima qualidade ) e ao término, por exemplo , não passarem no exame da OAB , não conseguirem emprego na área que se formaram e acabarem como motorista de UBER. Infelizmente essa tem sido a realidade aqui no Brasil.

    • @Ricardo-cp2lu
      @Ricardo-cp2lu หลายเดือนก่อน +1

      Não diga absurdos. O percentual de graduados no Brasil em relação à população total é muito inferior ao da Alemanha.

    • @europaaos40
      @europaaos40  29 วันที่ผ่านมา

      Sim. O problema no Brasil é todo o contexto. A disparidade salarial entre os trabalhadores com ensino superior e os demais é grande. Além disso, há uma carga social, de mero "status". Acrescente ainda que não temos uma política forte e bem organizada para o ensino profissional - que fica quase sempre nas mãos de escolas privadas de qualidade duvidosa...