Vinni Nunes TO QUASSE CHORANDO E DESISTINDO AHEUHAUSUA atila falo que é atrazado e bota atrazado nisso mas entendo o tempo e o trabalho que ele tem pra fazer os videos :/
+Heriberto Júnior Você pode programar quando um vídeo que vc postou vai pro ar... provavelmente esse vídeo já estava pronto a semanas e só agora que foi liberado...
+Yago Veloso Sim, pode até ser programado, mas ainda assim tem conteúdo que exige muito tempo pra ser produzido e nem sempre sai na data. Jovem nerd por exemplo nunca sai em horário definido.
+Yago Veloso Atila já disse que demora, e muito pra produzir os videos. Favor não desmerecer a pontualidade dele em entrega de conteudo, TH-camrs que só falam bosta e fazem vlogs não conseguem entregar um por mês mas o Atila tá aqui, sem desapontar a gente!
Coyote Não é desmerecimento, mas se vc acha que ele não tem uns 2 ou 3 videos já gravados é muita ingenuidade, imagina se ele ficar doente por exemplo, tem que ter videos "em caixa" para postar nesses casos. Não é desmerecimento é apenas organização e planejamento.
+Coyote Ah, só pra constar, esses 2 ou 3 vídeos que disse acima podem ser conteúdos frios (atemporal) só para serem postados em caso de emergência. O vídeo de hoje é atemporal, pode ser postado em qualquer momento que mesmo assim vai ser MUITO interessante e MUITO educativo. Já o vídeo do vestido azul ou dourado ele gravou na mesma semana do viral e postou na mesma semana para não perder o "timing". Muitos blogs, vlogs, jornais e revistas fazem isso. É normal e só uma questão de planejamento.
Em 2:26 foi falado que os pneus são largos para aumentar o atrito. A força de atrito depende somente do coeficiente de atrito e da força de interação entre os corpos (força normal), não dependendo da área de contato (F = mi*N). Acho que uma explicação melhor para a maior área é a aderência, que não necessariamente está ligada ao atrito. A borracha do pneu (já quente, pelo uso) se torna um pouco pegajosa, e cola no asfalto, aumentando a aderência. Quanto maior a largura, mais pneu para colar. Mas posso estar errado! Outra explicação é estrutural. A força peso precisa ser sustentada pela pressão nos pneus, distribuída na área de contato entre pneu e asfalto (F = P/A). Se aumentar a largura, precisa de deformar menos o pneu para manter a área de contato ou ainda diminuir a pressão para calibrar o pneu. Ambas diminuem os esforços solicitantes na estrutura do pneu, fazendo com que eles durem mais e/ou fiquem mais leves.
No final "...e você achando que embaixadinha de arma era a maior forçassão do filme..." Me identifiquei! Genial Atila, Parabéns e por favor: continue, sempre!
Já aprendi sobre biologia, física, um pouco de astro física, um pouco também de filosofia e politica, sociologia, mas nunca imaginei que um dia o Nerdologia iria me ensinar a fazer drift, cara eu amo esse canal!
tirando alguns erros, foi um bom video. pilotos de drift não usam o câmbio pra desengatar, eles usam a embreagem. E aquela foto do supercharger na vdd era um turbocharger
Atila, eu gostaria de dar uma pequena canelada. Aos 2:16 minutos vc representa o atrito para a esquerda, quando na verdade ele é para a direita. O atrito não é, necessariamente ,oposto ao movimento do corpo, mas é oposto ao escorregamento(ou tendência de) que no caso é para esquerda fazendo com que o atrito seja para a direita.
essa thumb deu uma nostalgia grande kkk *SUGESTÃO NERDOLOGIA : a NanoSuit da trilogia Crysis , ela faz algum sentido ? Ela poderia realmente ser construida usando nanotécnologia ? Seria possivel aumentar as habilidades e sentidoe de um ser humano assim como ela faz ? Considerando que a NanoSuit 2.0 absorve o DNA do primeiro usuário para assim se adaptar a ele , seria possivel bagunçar / modificar o DNA de outras pessoas que a utilizassem , assim como fez com Alcatraz transformando-o em Prophet ?*
Se uma criança nasce através de uma barriga de aluguel, quando o óvulo NÃO É da mulher que vai gerar o filho em seu ventre, mesmo assim o DNA da criança pode conter vestígios do DNA da mãe de aluguel. Resumindo: Nós podemos conter o DNA de outra pessoas junto ao nosso. hypescience.com/barriga-de-aluguel-altera-o-dna-do-bebe/
Só uma correção, não é o pneu do carro que empurra ele para frente, *é o chão que empurra o carro para frente*. O pneu é como seu pé, você empurra o chão para trás e o chão te empurra para frente.
+Eduardo Machado Exatamente sua colocação é a correta, mas o vídeo não está de todo errado uai; O pneu faz força para trás para conseguir te empurrar para frente, como diz o Átila, faz todo o sentido ! Visualize que este tipo de vídeo tenta ensinar para as pessoas da melhor maneira possível e de mais facil entendimento, pois muitos dos views não tem nem a noção básica de Fisica...
Ricardo Ragazzini Sim, concordo. Os vídeos do Átila são excelentes! Mas, a minha intenção não foi desconsiderar o vídeo inteiro por causa desse ''erro''.
outro erro foi falar que a colisão foi de 100 km/h entre os dois motociclistas pois cada um estava a 50 km/h no caçadores de mitos eles provaram que colisões frontais na prática, não somam as velocidade. chocaram um carro contra a parede há 80 km por hora e depois chocaram 1 carro contra o outro há 40 km cada um. o que bateu na parede ficou muito danificado, e os que bateram um contra o outro, danificaram bem menos. depois baterem dois carros um contra o outro há 80 km cada, e ambos danificaram mais ou menos igual o que bateu contra o muro.
É duro entender do assunto e levar a fundo cada palavra que foi dita. Um excelente vídeo pra quem tem interesse na área de mecânica e quer começar a estudar sobre. Aqui vai uma ajuda: 1 - A área de contato não aumenta o atrito, por incrível que pareça; 2 - Existem 2 tipos de força de atrito: o atrito estático (é a força limite para um corpo entrar em movimento, ou seja, a força de atrito é igual a força de atrito, objeto em repouso) e o atrito cinético (força contrária ao movimento, menor que a força aplicada, portanto, objeto em movimento); 3 - O atrito depende do coeficiente obtido em laboratório característico de cada material e o módulo da força perpendicular à superfície de contato (força normal), assim, na F1 a aerodinâmica serve para aumentar a força do carro com o chão e assim aumentando o atrito. O sistema de DRS serve para abrir as asas e diminuindo e força de atrito e de arraste, aumentando a velocidade do carro em linha reta, e consequentemente diminuindo a estabilidade em pista; 4 - A vazão de qualquer fluido é dada pelo volume dele em um intervalo de tempo. A vazão do ar em cima e em baixo de um perfil aerodinâmico são igual, mas o percurso da parte superior é maior que a parte inferior da asa, assim, como o tempo para o ar percorrer percursos diferentes é o mesmo, a velocidade do ar em cima é maior que em baixo. Ar em alta velocidade, é menor a pressão do que ar em baixa velocidade. Pressão em baixo é maior que em cima, e como pressão é, também, força numa determinada área(da asa), existe um vetor de força para cima e o avião voa. Outra forma de criar diferença de pressão é pelo Efeito Magnus, já explicado pelo Nerdologia 38, presente na curva de uma bola de futebol com efeito; 5- A força que você sente empurrando contra o lado do carro em uma curva é a a força de reação (ou também força normal) da força gerada pela aceleração centrípeta. Um objeto em movimento retilíneo não possui resultante de força perpendicularmente. Para um objeto realizar uma curva, ela precisa de uma força para alterar o sentido de movimento em todos os momentos. Esta é a força centrípeta (em sentido para o centro do raio de curvatura), tal como a gravidade, o atrito da roda do carro com o chão numa curva, a tração em um fio que gira uma bolinha, etc.
+Mareolito Gamer™ Boa cara... Talvez a água em Marte em si não seja um tema tão legal assim, mas Marte já teve atmosfera e oceanos, a alguns milhões de anos atrás, e acho que isso daria um tema bem legal
Atila, faz um episódio ensinando como funcionam as câmeras fotográficas. Como surgiu a tecnologia, como funciona a câmera de filme. Em seguida o advento e as diferenças para a câmera digital, de quebra explicando que a quantidade de megapixels não é tudo, já que elas fazem interpolação.
Faz nerdologia sobre Perdido em Marte, aproveitando que descobriram água em marte, e a estreia do filme. Fala sobre como uma pessoa poderia sobreviver nesse planeta, como seria possível plantar nele, que desafios os astronautas que vão pra lá vão ter de enfrentar, como tempestades de areia. E que benefícios a descoberta de água em marte pode trazer para a exploração e(ou) colonização do planeta vermelho.
Eu lembro que a aerodinâmica do carro da Red Bull era tão avançada, que o carro acelerava sozinho. No espaço de tempo em que o piloto tira o pé do freio, e se prepara para acelerar o carro, o vento que passava por cima dos túneis de vento do carro era direcionado para baixo, empurrando o carro, fazendo com que a aceleração no sentido do deslocamento não fosse nula.
Parabéns Nerdologia!!! Felizes as crianças (e adultos) de hoje que gostam de ciência e têm tudo na Web. No meu tempo, lá nos anos 90, era preciso esperar por semanas ou meses para se assistir alguns minutos de ciência no Globo Repórter ou mesmo no Globo Ciência. Quem sabe 15 minutos no Fantástico, depois de assistir por muitas horas. Isso, sem falar que ter mais canais era coisa para rico =D
+Eliseu Felipe ta errado isso ai. pra colidir a 50km/h um deles teria que estar parado. Ambos a 50km/h colidindo de frente (igual ao video) são somados as velocidades.
+Eliseu Felipe Errado. A colisão do ponto referencial em qualquer um dos dois é de 100km/h sim. A diferença é que a energia que se perde com a deformação dos carros, no exemplo do Mythbusters, não ocorre com a parede, que não se deforma. Essa perda de energia é que faz com a deformação dos veículos, no caso dos carros em direções opostas, seja quase igual quando comparada com carro contra parede. Esperimenta trombar contra uma pessoa parada e trombar em uma que corre contra você para ver a diferença no impacto :p
+é difícil se manter anônimo hj em dia Cada vez que vejo gente com esse tipo de comentário fico mais triste por lanche do MacDonald não matar mais rápido. PARA DE COMER LANCHE GORDO!!!
Como sempre, ótimo vídeo, Átila. Sugestão para o próximo: fala sobre as consequências do desarmamento ou do porte liberado de armas! "O Ministério da Justiça quer facilitar a renovação do uso de armas e estabelecer novas normas para a concessão de registros." - notícia de 2 dias atrás
Turbo e supercharger NÃO SÃO motores. São sistemas de sobrealimentação. E o SC é mecânico (correias ou correntes movem o sistema compressor) e o Turbo é pneumático (os gases saindo pelo escapamento movem a turbina, que comprime o ar entrando pela admissão). Alguns outros errinhos, mas ok.
+Renan vh no vídeo tá escrito "motores auxiliares" assim como tem o errinho do vácuo que tá escrito no vídeo mas ele cita de outra maneira, como redução de arrasto aerodinâmico.... o Super Charger pode até ser sim um motor auxiliar se ele não depender do motor principal para girar, como por exemplo com um motor elétrico atuando nele. a Explicação não está errada mas as escritas no vídeo sim.
Atila gostaria de um Nerdologia falando sobre Tatuagens. Oq acontece se não cuidar devidamente o local, quais doenças podem ser transmitidas pelos utensílios se não forem esterilizados corretamente etc
só uma correção que no drift não precisa desengatar a marcha e engatar novamente, para isso é só apertar a embreagem do carro assim a rotação irá subir e soltando a embreagem o carro irá patinar desgarrando a traseira, só que é um modo muito mais difícil de fazer drift, pois você tem que estar sempre na rotação correta, se for de mais o carro roda se for de menos o carro passa reto na curva, por isso tem muitos videos de acidente de drift que o carro passa reto na curva
incorreto Átila, a força de atrito não depende da área de contato entre superfície: www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=56 erro 2 no filme missão impossível 2 se os dois personagens colidirem seus corpos cada um com velocidade de 50 km por hora a energia de colisão não será de 100 km/h mas sim de 50km/h pois na forma da energia cinética E=M.V2/2 as velocidade se anulariam nao causando aumento na energia cinética
+laercio Leite Concordo e comentei a respeito do atrito e área, mas não compreendi direito o que quis dizer com esse segundo erro. Como as velocidades se anulariam, exatamente?
+Felipe Marinho correto também assisti a esse episódio dos caçadores de mitos que falava exatamente isso. É um pouco complica de explicar em uma barra de comentários do TH-cam, mas quem quiser saber o porquê é so acessar esse link
Nunca comento vídeos do TH-cam, mas nesse sou obrigado a parabenizar o Átila e todos os envolvidos! Simplesmente ANIMAL! É por isso e mais que sou tão apaixonado por automobilismo! Parabéns Átila explicou toda uma paixão com ótimos exemplos!
O pneu do carro de corrida não é largo para dar mais atrito, como foi dito em 2:23, já que o atrito independe da área de contato (Fa=N*μe). O pneu é mais largo para gastar menos e obrigar a fazer menos paradas para trocas e para o diminuir as chances do pneu não rasgar com a tensão de cisalhamento, que depende da área de contato (Tc=FII/A).
A piada do spoiler foi demais ahsuahsahsuahusauasuahsuahsua Pessoal eu tenho um canal sobre História (não é vídeo aula). Contando algumas histórias que a gente não aprende no ensino médio, ainda so bem pequeno, se puder passar lá e ver o que acham seria ótimo. A minha vontade de ser professor mais inspirações como o Atila, Pirula, André me motivaram a criar o canal. Espero que gostem!
Pirula? Sério que você se inspira nesse esquerdista? E o seu canal é de história, então veremos você exaltando o Socialismo e crucificando os EUA no sec XX. Além de ser spammer é esquerdista? Seu canal vai ser uma merda....
Historiologia olha cara, precisamos de um canal de história no YT tipo o do Nerdologia, e se o seu for o pioneiro, não faça como os professores de história de praticamente todas as universidades do país. Não conte a história da humanidade para as pessoas com uma visão socialista, não tente mudar a história a favor dos comunas como muitos fazem. Pra mim quem faz isso está quase no mesmo patamar que os bandidos que vemos fazendo atrocidades por aí nos noticiários.
Jose Lucas Alves Mas falando sério, não eu não exalto o socialismo nem crucifico os EUA no século XX. E eu não sei mais o que quer dizer ser de esquerda ou de direita na internet, no Brasil na verdade, me parece que esquerda é sinonimo de socialista e direita é sinonimo de fascista, o que não é verdade...
+Jose Lucas Alves O meu objetivo é ser tipo o nerdologia mesmo, não quero tomar lado no canal. E pra ser sincero com você, eu acho o século XX uma das coisas menos atrativas na história, tanto primeira e segunda guerra mundial e depois, tem tanta coisa mais interessante...
Prezado Átila, excelente vídeo! Deu uma ótima visão geral das principais variáveis com as quais um engenheiro tem que lidar diariamente no universo das corridas. Quando você fala em relação a velocidade máxima, é importante ressaltar que as principais categorias do automobilismo sempre estão preocupadas com a segurança e assim, os regulamentos mudam muito, o que dá um grande trabalho para os engenheiros a cada nova temporada. Acredita-se que limitações fisiológicas, deixariam o esporte muito perigoso com velocidades próximas ou acima de 400km/h. A diminuição da área de superfícies sustentadoras e aumento da altura mínima do carro são exemplos de mudanças de regulamento, que tem um grande impacto na geração de Downforce, a "sustentação para baixo" que você falou. So que o mais importante é que não se ganha uma corrida nas retas, com grandes velocidades, a importância das superficies sustentadoras é fazer curvas na mais alta velocidade possível. Foi isso que o pessoal começou a perceber na década de 60 e ai começaram a colocar asas invertidas nos carros, o que evoluiu hoje para a miríade de dispositivos aerodinâmicos que existem hoje nos carros. Quanto ao "atrito com o ar" (2:50), conceitualmente o arrasto em um carro de corrida é ligeiramente diferente do atrito em sólidos e tem 3 principais componentes: o arrasto de superfície (skin friction), arrasto de forma (form drag) e o arrasto induzido (induced drag). Em escoamentos de alta velocidade (próximos a velocidade do som) ainda tem o arrasto de onda (wave drag) devido às ondas de choque. O conceito de atrito é mais próximo ao arrasto de superfície, causado pelo efetivo deslocamento das moléculas de ar próximos à superfície do corpo em movimento, mas a velocidades como às de um carro de corrida, o arrasto de forma é sem dúvida o mais importante, uma vez que um automóvel, em geral não é um corpo aerodinâmico (streamlined body) e sim um corpo rombudo (blunt body) o que causa a separação da camada de ar próxima a sua superfície geométrica e gera uma intensa queda de pressão e consequente arrasto, o que dá para ver no aerofólio na parte direita da tela em (3:55 dá para perceber que a camada está separada na parte superior do aerofólio). O arrasto induzido é causado pela própria sustentação gerada no carro, é para minimizar esse tipo de arrasto que os fabricantes de aeronaves colocam "winglets"na ponta das asas de seus aviões.
***** Eu fiz isso por que na tumbnail não da pra ver as mudanças então quando as pessoas dizem que sonharam comigo ou ja me viram por causa do meme do "have you seen tis man" eu posso rir / tirar sarro
+fernando cubis Tem um nerdologia sobre matrix sim, só que ele foi feito no jovem nerd, tanto que a vinheta e a mesma, se não me engano e da terceira temporada.
Átila, me corrija se estiver errado, mas quando dois corpos a 50 km/h se chocam eles nao colidem a mais de 100 km/h, pois as forças se anulam e cada um sente o impacto de 50 km/h.. vi no Mythbusters. Valeu, ótimo video!!
+Felipe Menão, o que o +Enzo Matteus quis dizer é a energia transferida no impacto (eu acho, já que minha noção em Física I é horrível). Tem uma relaçãozinha entre o dobro da velocidade e o dobro da massa, que se anulam em algum ponto. Como não entendo, não explico, mas o episódio está a seguir: www.dailymotion.com/video/x2n9laz [em inglês]
Força ocorre na _interação_ _entre_ _dois_ _corpos_, e tem capacidade de alterar a velocidade (acelerar ou retardar). Velocidade é o espaço em função do tempo. Velocidade constante = aceleração nula = força resultante nula. Velocidade variável = aceleração não nula = força resultante não nula. Velocidade: medida em m/s (ou km/h) Aceleração: medida em m/s² Intensidade da Força: medida em N (newtons) Duas forças, de mesma intensidade, em sentidos contrários, se anulam, e a resultante será nula. Ex: Eu empurro um bloco com 5N p/ direita, você empurra com 5N p/ esquerda, no final, o bloco vai ficar parado. Lei da Inércia: um corpo tende a se manter no mesmo estado, a não ser que uma força seja aplicada sobre ele. Um corpo parado tende a ficar parado eternamente, um corpo em movimento tende a ficar em movimento retilíneo uniforme eternamente, e só se alterarão se alguém lhe aplicar uma força. Ex: Se eu deixar um bloco parado no espaço, ele ficará lá para sempre, e só se mexerá se eu empurrá-lo. Se eu soltar um bloco a 5 m/s no espaço, ele ficará nessa mesma velocidade para sempre, ele só parará se eu o frear, e só acelerará se eu o empurrar mais ainda, enquanto estiver em movimento, esse bloco continuará em linha reta e na mesma velocidade (sem parar nem acelerar). Lei da Ação-Reação: Para toda ação, há uma reação de sentido oposto e mesma intensidade. Ex: Se eu jogar uma bola na parede, a bola bate na parede, mas a parede é resistente e não se move, porém, a bola volta. Para a bola ter mudado seu sentido, foi necessário que a parede lhe batesse com a mesma intensidade sofrida, mas no sentido contrário. Resumindo: ao mesmo tempo, a bola bateu na parede, e a parede bateu na bola. ------------------------------------------------------------------- Agora vamos aos carros: os dois estavam a 50 km/h (isso é *velocidade*, não está acelerando nem freando, não há força, a velocidade nesse caso é sempre constante). Lembre da Ação-Reação: sentido oposto, mesma intensidade. O carro da direita sofreu a intensidade de 50 m/s para a esquerda; e o carro da esquerda sofreu a intensidade de 50 m/s para a direita. Sim, o vídeo errou. Nerdologia Morty Anjo Enzo Matteus
Atila, aos 2:24 você cometeu um erro, o atrito não depende da área de contato do pneu com o chão, o atrito depende apenas da força normal e do coeficiente de atrito do material! Então deixar o pneu mais largo não aumenta o atrito, e sim diminui a pressão!!
+Leonardo Martins bais ou benos, bais ou benos!!! o Atrito absoluto não depende da área de contato, que é o atrito que a gente vê no segundo grau, teoria exemplificada pelo Da Vinci da primeira vez, se não me engano, tomando por base níveis microscópicos dos materiais... porém a Força de Atrito, vamos assim dizer, depende da área de contato, porque quanto maior a área, mais pontos de atrito absoluto você tem... não sei se deu pra entender?
MrNervoso86 Me desculpe mas seu conceito está errado. Porque essa área de contato microscópica (que seria a área efetiva) depende também da pressão, se considerarmos a força normal constante, apesar de aumentarmos a área aparente (largura dos pneus) a área efetiva (área de contato microscópica) se mantem constante porque a pressão diminuiu também.
Leonardo Martins Mas é exatamente o que eu to querendo dizer hehehehe... o Atrito absoluto é constante, em qualquer ponto do pneu, o atrito vai ser conforme a constante dos dois materiais em relação ao Peso do conjunto, que gera a Normal do Piso... Em termos físicos mesmo, quanto maior a área, mais "pontos de atrito (aqui temos uma integral)" e maior a Força Resultante do sistema pra empurrar o carro.. mas isso é muito conceito físico para você começar a explicar para quem não manja.. é mais fácil relacionar diretamente área e atrito, do que entrar no mérito de pressão, constante de atrito dos materiais... sei lá... é o q eu acho!!!
atila tem um erro ai, se eles tiverem a 50km/h e se colidirem de frente o impacto é igual a um impacto de 50Km/h não 100Km/h veja no "caçadores de mito" eles fazem exatamente esse experimento que mostra o que eu falei :D
Eu já tinha todo o conhecimento que hoje foi passado pelo Nerdologia, isso não impede de forma alguma a minha apreciação pelo vídeo e o envio dos meus parabéns pela matéria muito bem feita. Grande abraço e até semana que vêm. Fala sobre a torre de Babel, o surgimento das línguas no mundo.
Na imagem que aparece em 2:15, a força de atrito é para frente. Se fosse para trás, o carro se movimentaria de ré. Isso acontece pois a direção da força de atrito é sempre contrária à iminência do movimento. No caso, como a roda que tem tração gira no sentido horário, a força de atrito tem direção para frente, o que movimenta o carro.
+Nerdologia Dois pontos que acho que poderiam ser analisado: 0:48 a questão atual de limitação de velocidade não está na potência do motor em si, mas sim da SEGURANÇA DOS PILOTOS. Algumas regras são feitas justamente para menor velocidade e segurança, os carros poderiam ser muito mais rápidos! 3:22 no caso da Fórmula 1, apesar da asa poder ter a ondulação semelhante ao do avião, não é ela que dá o "aumento real" da velocidade do vento embaixo, mas sim as "minisaiais", que "chupam o ar de cima, e jogam para baixo", fazendo a velocidade do ar de baixo ser mais rápida. Vejam, na asa do avião, é feito um esquema para o ar percorrer um distância maior em cima, daí o vento acelera para poder chegar no final no mesmo tempo que as partículas que foram por baixo, o que faz a pressão de cima diminuir. Já no carro de F1, a asa serve mais para criar um lastro, ou seja, como um paraquedas, só que direcionando para baixo. Reparem no tempo 3:24. A ar está literalmente empurrando o carro pra baixo, tanto que ele (ar) é jogado para cima... A asa da F1 seria análogo ao puxar o leme do avião para subir, ou seja, a paradinha atrás da asa se inclina para baixo (a assa em si fica no mesmo lugar), o que faz o vento bater, empurrando o avião pra cima. Na F1 seria essa peça, só que pra baixo. O que acham?
Atila achei muito foda esse Nerdologia, e ainda acho que você poderia fazer um com o tema de F1, Nascar explicando o trajeto em curvas, posicionamento nas faixas de borrachas, zebras. E também nas corridas de motos sobre a compensação que o piloto faz para ajeitar o equilíbrio e o atrito perante a força centrípeta. Valeu show de bola o seu trabalho.
sugestão de temas: viagem no tempo e velocidade da luz, o quão próximos estamos e qual caminho pra chegar, se é q é possível. Abraço e parabéns pelo canal
Poxa Atila, é impressionante a aceitação e tb desaprovação, nunca ta bom. Digo isso pois sou inscrito de outros sites que são muito menos "profissionais" que vc e tem 0 de deslike. Particularmente Adoro seus videos ,tanto que estou inscrito. Parabéns, continue assim.
ótimo vídeo, o único problema que vi foi a demonstração do atrito na roda do carro... ele é a favor do movimento não contra ele, como foi colocado com as setas no vídeo aos 2:15. Parabéns pelo trabalho Atila !!
Atila, seus vídeos são muito bom e é um conteúdo único que só se vê no seu canal! Procure legendar os vídeos para inglês, ou até mesmo fazer alguns falando em inglês, iria ter uma repercussão ainda maior mundo a fora :)
muito obrigado atila, em um belo dia eu expliquei uma das teorias mostradas no nerdologia, graças a isso todo mês posso criar um trabalho de PowerPoint sobre alguma teoria, como o "Multiverso"ea"teoria da criação do nosso universo" nesse usei a "energia escura" como argumento da criação do universo
Estava curtindo todo o vídeo mas quando apareceu a referência a Missão: Impossível 2 eu tive de me curvar em agradecimento! Aquele filme é realmente um marco na história do gênero ação e ainda arrebentou com o ator que faria o Wolverine no cinema, abrindo a oportunidade para que Hugh Jackman pudesse brilhar!
5:31 na verdade, se dois corpos se baterem um de frente para o outro, a força resultante é anulada, se os dois se bateram a 50km/h a força é de 50km/h elas não se somam, me corrijam se estiver errado :p
Um dos melhores canais do youtube. Gostaria de sugerir uma pauta, levando em consideração as transformações que o homem faz no planeta, me vem a duvida: O homem ira destruir o planeta, ou o planeta ira destruir o homem?
Átila aproveitando a deixa do tema gostaria de saber se tem como explicar da forma clara que vocês sempre fazem a diferença entre torque e cavalos de potência? E porque um é mais usado em estado de tirar o veículo da inércia e outro para alcançar velocidades maiores
Parabéns Atila, mais um incrível nerdologia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Agora só falta um nerdologia sobre a '' A CIÊNCIA POR TRAZ DA PRODUÇÃO DOS ANIMES'' ou '' A CIÊNCIA POR TRAZ DO OMINITRIX ( RELÓGIO ALIENÍGENA UTILIZADO POR BEN (BENJAMIN TENNYSON) DO ANIME BEN 10).''
bom episódio. Vendo videos bons novamente. Esse é um dos poucos que vi menos de 3 vezes. Hj vendo pela segunda. No filme pode ate parecer que eles estavam a mais de 50,mas sei la olhando as vezes parece q eles tavam a 30 o que mesmo assim parece uma colisão bem forte.
Tenho que admitir que o canal matérias ótimas. Este ultimo vídeo em particular foi muito legal devendo apenas se evitar que o som de fundo não atrapalhe a narrativa, pois foi um desafio distinguir o que o Atila falava entre tantos instrumentos musicais. Mesmo assim vai o meu joinha.
Atila, não sou o cara mais manjão da física, mas acredito que você tenha cometido dois erros: 1- 2:17 - A força de atrito que faz o carro se mover é pra frente, assim como o movimento do carro. 2- 2:24 - A força de atrito independe da área de contato. Caso eu tenha interpretado mal o vídeo nesses dois pontos desconsidere o que eu disse e me desculpe. Seus vídeos são excelentes, adoro seu trabalho (;
SONHANDO A MAIS DE 2 MESES COM O NERDOLOGIA - PORTAIS DE PORTAL!! O/
QUEM APOIA? NÓS PRECISAMOOOOOS!! HAHAHAHA
+Nerd Land A ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE ;(
APOIADO!!!
+Nerd Land a mais de 10 vídeos sempre dando like no seu comentário esperando por esse tema
Vinni Nunes TO QUASSE CHORANDO E DESISTINDO AHEUHAUSUA
atila falo que é atrazado e bota atrazado nisso mas entendo o tempo e o trabalho que ele tem pra fazer os videos :/
+Nerd Land apoiado mano haha quero muito ver isso
Acho incrível a pontualidade do Nerdologia em enviar um novo vídeo toda quinta às 11h. Admiro muito isso.
+Heriberto Júnior Você pode programar quando um vídeo que vc postou vai pro ar... provavelmente esse vídeo já estava pronto a semanas e só agora que foi liberado...
+Yago Veloso Sim, pode até ser programado, mas ainda assim tem conteúdo que exige muito tempo pra ser produzido e nem sempre sai na data. Jovem nerd por exemplo nunca sai em horário definido.
+Yago Veloso Atila já disse que demora, e muito pra produzir os videos. Favor não desmerecer a pontualidade dele em entrega de conteudo, TH-camrs que só falam bosta e fazem vlogs não conseguem entregar um por mês mas o Atila tá aqui, sem desapontar a gente!
Coyote Não é desmerecimento, mas se vc acha que ele não tem uns 2 ou 3 videos já gravados é muita ingenuidade, imagina se ele ficar doente por exemplo, tem que ter videos "em caixa" para postar nesses casos. Não é desmerecimento é apenas organização e planejamento.
+Coyote Ah, só pra constar, esses 2 ou 3 vídeos que disse acima podem ser conteúdos frios (atemporal) só para serem postados em caso de emergência. O vídeo de hoje é atemporal, pode ser postado em qualquer momento que mesmo assim vai ser MUITO interessante e MUITO educativo. Já o vídeo do vestido azul ou dourado ele gravou na mesma semana do viral e postou na mesma semana para não perder o "timing".
Muitos blogs, vlogs, jornais e revistas fazem isso. É normal e só uma questão de planejamento.
Em 2:26 foi falado que os pneus são largos para aumentar o atrito. A força de atrito depende somente do coeficiente de atrito e da força de interação entre os corpos (força normal), não dependendo da área de contato (F = mi*N). Acho que uma explicação melhor para a maior área é a aderência, que não necessariamente está ligada ao atrito. A borracha do pneu (já quente, pelo uso) se torna um pouco pegajosa, e cola no asfalto, aumentando a aderência. Quanto maior a largura, mais pneu para colar. Mas posso estar errado!
Outra explicação é estrutural. A força peso precisa ser sustentada pela pressão nos pneus, distribuída na área de contato entre pneu e asfalto (F = P/A). Se aumentar a largura, precisa de deformar menos o pneu para manter a área de contato ou ainda diminuir a pressão para calibrar o pneu. Ambas diminuem os esforços solicitantes na estrutura do pneu, fazendo com que eles durem mais e/ou fiquem mais leves.
No final "...e você achando que embaixadinha de arma era a maior forçassão do filme..." Me identifiquei! Genial Atila, Parabéns e por favor: continue, sempre!
Já aprendi sobre biologia, física, um pouco de astro física, um pouco também de filosofia e politica, sociologia, mas nunca imaginei que um dia o Nerdologia iria me ensinar a fazer drift, cara eu amo esse canal!
Sugestões para os próximos temas:
- As regenerações do Doutor (Doctor Who)
- Como a TARDIS de Doctor Who pode ser maior por dentro
Esse nerdelogia foi um dos que mais entendi hehe!
+Cassete Voador tb kkk
Verdade!
+Cassete Voador Falou de coisas que todo homem que se prese sabe UEHUHEUHEUHEUH *Exceto as questões técnicas
tirando alguns erros, foi um bom video. pilotos de drift não usam o câmbio pra desengatar, eles usam a embreagem. E aquela foto do supercharger na vdd era um turbocharger
+ttiization Com relação ao desengate do câmbio até dá para relevar, porque em tese é exatamente isso que a embreagem está fazendo.
Atila, eu gostaria de dar uma pequena canelada.
Aos 2:16 minutos vc representa o atrito para a esquerda, quando na verdade ele é para a direita.
O atrito não é, necessariamente ,oposto ao movimento do corpo, mas é oposto ao escorregamento(ou tendência de) que no caso é para esquerda fazendo com que o atrito seja para a direita.
Percebi que as pessoas não citam mais temas para o Nerdologia e sim sugere patrocinadores para um possível tema que gostariam de ver
essa thumb deu uma nostalgia grande kkk
*SUGESTÃO NERDOLOGIA : a NanoSuit da trilogia Crysis , ela faz algum sentido ? Ela poderia realmente ser construida usando nanotécnologia ? Seria possivel aumentar as habilidades e sentidoe de um ser humano assim como ela faz ? Considerando que a NanoSuit 2.0 absorve o DNA do primeiro usuário para assim se adaptar a ele , seria possivel bagunçar / modificar o DNA de outras pessoas que a utilizassem , assim como fez com Alcatraz transformando-o em Prophet ?*
Também quero esse tema
Se uma criança nasce através de uma barriga de aluguel, quando o óvulo NÃO É da mulher que vai gerar o filho em seu ventre, mesmo assim o DNA da criança pode conter vestígios do DNA da mãe de aluguel. Resumindo: Nós podemos conter o DNA de outra pessoas junto ao nosso. hypescience.com/barriga-de-aluguel-altera-o-dna-do-bebe/
Atila,faz um nerdologia do starcraft
+WarGamer Gostei, nunca joguei, mas nanotecnologia é interessante, vou incluir na minha lista
+WarGamer Você é o cara do apocalipse zumbi disfarçado?
Só uma correção, não é o pneu do carro que empurra ele para frente, *é o chão que empurra o carro para frente*. O pneu é como seu pé, você empurra o chão para trás e o chão te empurra para frente.
+Eduardo Machado
Exatamente sua colocação é a correta, mas o vídeo não está de todo errado uai; O pneu faz força para trás para conseguir te empurrar para frente, como diz o Átila, faz todo o sentido ! Visualize que este tipo de vídeo tenta ensinar para as pessoas da melhor maneira possível e de mais facil entendimento, pois muitos dos views não tem nem a noção básica de Fisica...
Ricardo Ragazzini Sim, concordo. Os vídeos do Átila são excelentes! Mas, a minha intenção não foi desconsiderar o vídeo inteiro por causa desse ''erro''.
+Eduardo Machado eu entendo, foi um modo de explicar 😀
+Eduardo Machado isso é a 3ª lei de newton
outro erro foi falar que a colisão foi de 100 km/h entre os dois motociclistas pois cada um estava a 50 km/h
no caçadores de mitos eles provaram que colisões frontais na prática, não somam as velocidade.
chocaram um carro contra a parede há 80 km por hora e depois chocaram 1 carro contra o outro há 40 km cada um.
o que bateu na parede ficou muito danificado, e os que bateram um contra o outro, danificaram bem menos.
depois baterem dois carros um contra o outro há 80 km cada, e ambos danificaram mais ou menos igual o que bateu contra o muro.
É duro entender do assunto e levar a fundo cada palavra que foi dita. Um excelente vídeo pra quem tem interesse na área de mecânica e quer começar a estudar sobre. Aqui vai uma ajuda:
1 - A área de contato não aumenta o atrito, por incrível que pareça;
2 - Existem 2 tipos de força de atrito: o atrito estático (é a força limite para um corpo entrar em movimento, ou seja, a força de atrito é igual a força de atrito, objeto em repouso) e o atrito cinético (força contrária ao movimento, menor que a força aplicada, portanto, objeto em movimento);
3 - O atrito depende do coeficiente obtido em laboratório característico de cada material e o módulo da força perpendicular à superfície de contato (força normal), assim, na F1 a aerodinâmica serve para aumentar a força do carro com o chão e assim aumentando o atrito. O sistema de DRS serve para abrir as asas e diminuindo e força de atrito e de arraste, aumentando a velocidade do carro em linha reta, e consequentemente diminuindo a estabilidade em pista;
4 - A vazão de qualquer fluido é dada pelo volume dele em um intervalo de tempo. A vazão do ar em cima e em baixo de um perfil aerodinâmico são igual, mas o percurso da parte superior é maior que a parte inferior da asa, assim, como o tempo para o ar percorrer percursos diferentes é o mesmo, a velocidade do ar em cima é maior que em baixo. Ar em alta velocidade, é menor a pressão do que ar em baixa velocidade. Pressão em baixo é maior que em cima, e como pressão é, também, força numa determinada área(da asa), existe um vetor de força para cima e o avião voa. Outra forma de criar diferença de pressão é pelo Efeito Magnus, já explicado pelo Nerdologia 38, presente na curva de uma bola de futebol com efeito;
5- A força que você sente empurrando contra o lado do carro em uma curva é a a força de reação (ou também força normal) da força gerada pela aceleração centrípeta. Um objeto em movimento retilíneo não possui resultante de força perpendicularmente. Para um objeto realizar uma curva, ela precisa de uma força para alterar o sentido de movimento em todos os momentos. Esta é a força centrípeta (em sentido para o centro do raio de curvatura), tal como a gravidade, o atrito da roda do carro com o chão numa curva, a tração em um fio que gira uma bolinha, etc.
*Água Liquida Em Marte*
+Mareolito Gamer™ não tem nada pra vender com esse assunto, então esquece!
+Lucas Martins huhehueuheuhhe
na verdade, se a petrobras patrocinou eles num vídeo, quem sabe eles não façam esse sendo patrocinados pela NASA ? XD
+Lucas Martins Não necessariamente, se for pratrocinado pela Nerdstore não precisa ser um tema que tenha a ver com o patrocinador.
+Mareolito Gamer™ Boa cara... Talvez a água em Marte em si não seja um tema tão legal assim, mas Marte já teve atmosfera e oceanos, a alguns milhões de anos atrás, e acho que isso daria um tema bem legal
Atila, faz um episódio ensinando como funcionam as câmeras fotográficas. Como surgiu a tecnologia, como funciona a câmera de filme. Em seguida o advento e as diferenças para a câmera digital, de quebra explicando que a quantidade de megapixels não é tudo, já que elas fazem interpolação.
Faz nerdologia sobre Perdido em Marte, aproveitando que descobriram água em marte, e a estreia do filme. Fala sobre como uma pessoa poderia sobreviver nesse planeta, como seria possível plantar nele, que desafios os astronautas que vão pra lá vão ter de enfrentar, como tempestades de areia. E que benefícios a descoberta de água em marte pode trazer para a exploração e(ou) colonização do planeta vermelho.
Eu lembro que a aerodinâmica do carro da Red Bull era tão avançada, que o carro acelerava sozinho. No espaço de tempo em que o piloto tira o pé do freio, e se prepara para acelerar o carro, o vento que passava por cima dos túneis de vento do carro era direcionado para baixo, empurrando o carro, fazendo com que a aceleração no sentido do deslocamento não fosse nula.
*Quando Chegar no Nerdologia 111 Faz Sobre a Serie Fallout.*
+Plínio Marcos Boa cara, podiam falar sobre Pre-War, aquele negócio de tensão China-EUA
kkkk fazer um Easter egg do Vault 111 , e falar das consequencias de uma guerra nuclear
Espero que a gente não acabe que nem o Agronopolos, todo vídeo pedindo o tema dele lá
Esse tema do speed racer! Fez uma lágrima descer no meu rosto, nostalgia!
Muito bom! Botar a música do filme do Speed Racer foi a cereja do vídeo! :D
Parabéns Nerdologia!!!
Felizes as crianças (e adultos) de hoje que gostam de ciência e têm tudo na Web. No meu tempo, lá nos anos 90, era preciso esperar por semanas ou meses para se assistir alguns minutos de ciência no Globo Repórter ou mesmo no Globo Ciência. Quem sabe 15 minutos no Fantástico, depois de assistir por muitas horas. Isso, sem falar que ter mais canais era coisa para rico =D
De acordo com os Mythbusters essa colisão de 50km/h de um contra o outro não daria um total de 100km/h mas se manteria nos 50km/h
5:26 se eles estivessem a 50km/h cada, eles se colidiram a 50km/h e não a 100km/h, isso foi comprovado no mythbusters.
+Eliseu Felipe ta errado isso ai. pra colidir a 50km/h um deles teria que estar parado. Ambos a 50km/h colidindo de frente (igual ao video) são somados as velocidades.
+Eliseu Felipe Isso mesmo, lembrei na hora qnd vi kkk
+Eliseu Felipe corri pra achar alguém que comentasse isso, pq eu ia kkkkk tbm assisto o mythbusters ... Atila .. ERROUUUU
+Eliseu Felipe Errado. A colisão do ponto referencial em qualquer um dos dois é de 100km/h sim. A diferença é que a energia que se perde com a deformação dos carros, no exemplo do Mythbusters, não ocorre com a parede, que não se deforma. Essa perda de energia é que faz com a deformação dos veículos, no caso dos carros em direções opostas, seja quase igual quando comparada com carro contra parede.
Esperimenta trombar contra uma pessoa parada e trombar em uma que corre contra você para ver a diferença no impacto :p
+é difícil se manter anônimo hj em dia Cada vez que vejo gente com esse tipo de comentário fico mais triste por lanche do MacDonald não matar mais rápido. PARA DE COMER LANCHE GORDO!!!
Muito impressionante.
Excelente vídeo.
Como sempre, ótimo vídeo, Átila. Sugestão para o próximo: fala sobre as consequências do desarmamento ou do porte liberado de armas! "O Ministério da Justiça quer facilitar a renovação do uso de armas e estabelecer novas normas para a concessão de registros." - notícia de 2 dias atrás
Turbo e supercharger NÃO SÃO motores. São sistemas de sobrealimentação. E o SC é mecânico (correias ou correntes movem o sistema compressor) e o Turbo é pneumático (os gases saindo pelo escapamento movem a turbina, que comprime o ar entrando pela admissão).
Alguns outros errinhos, mas ok.
+Fernando Silva em momento algum ele cita q turbos e supercharges são motores,ele fala apenas q são uma forma de melhorar o rendimento do motor.
+Renan vh no vídeo tá escrito "motores auxiliares" assim como tem o errinho do vácuo que tá escrito no vídeo mas ele cita de outra maneira, como redução de arrasto aerodinâmico.... o Super Charger pode até ser sim um motor auxiliar se ele não depender do motor principal para girar, como por exemplo com um motor elétrico atuando nele. a Explicação não está errada mas as escritas no vídeo sim.
a nem reparei nas escitas mals rsrs, e realmente quase sempre os supercharges dependem do motor para funcionar
+Renan vh 1:13 "Esses motores auxiliares..." Mecanicamente falando, eles são Cargas (retiram energia do sistema motriz) e não motores.
eu não falei q são motores
As referências do Speed Racer me deram uma nostalgia gigante!
Fantástico!!!
+Leonel Caldas Isso aí ^^
Atila gostaria de um Nerdologia falando sobre Tatuagens. Oq acontece se não cuidar devidamente o local, quais doenças podem ser transmitidas pelos utensílios se não forem esterilizados corretamente etc
Já foi feito Nerdologia sobre a Teoria das Cores?
nao sei
só uma correção que no drift não precisa desengatar a marcha e engatar novamente, para isso é só apertar a embreagem do carro assim a rotação irá subir e soltando a embreagem o carro irá patinar desgarrando a traseira, só que é um modo muito mais difícil de fazer drift, pois você tem que estar sempre na rotação correta, se for de mais o carro roda se for de menos o carro passa reto na curva, por isso tem muitos videos de acidente de drift que o carro passa reto na curva
incorreto Átila, a força de atrito não depende da área de contato entre superfície: www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=56
erro 2 no filme missão impossível 2 se os dois personagens colidirem seus corpos cada um com velocidade de 50 km por hora a energia de colisão não será de 100 km/h mas sim de 50km/h pois na forma da energia cinética E=M.V2/2 as velocidade se anulariam nao causando aumento na energia cinética
+laercio Leite Concordo e comentei a respeito do atrito e área, mas não compreendi direito o que quis dizer com esse segundo erro. Como as velocidades se anulariam, exatamente?
+laercio Leite Esse cara tem muito crédito. Ele pode errar
+laercio Leite também não entendi o erro 2. como as velocidades se anulariam?
+laercio Leite Sim, achei estranho porque o Átila sempre pesquisa e esse segundo erro chega a ser absurdo.
+Felipe Marinho correto também assisti a esse episódio dos caçadores de mitos que falava exatamente isso. É um pouco complica de explicar em uma barra de comentários do TH-cam, mas quem quiser saber o porquê é so acessar esse link
Nunca comento vídeos do TH-cam, mas nesse sou obrigado a parabenizar o Átila e todos os envolvidos! Simplesmente ANIMAL! É por isso e mais que sou tão apaixonado por automobilismo! Parabéns Átila explicou toda uma paixão com ótimos exemplos!
Poderia comentar como é fisicamente impossível fazer os carros girarem no ar que nem Asphalt 8 faz.
O pneu do carro de corrida não é largo para dar mais atrito, como foi dito em 2:23, já que o atrito independe da área de contato (Fa=N*μe).
O pneu é mais largo para gastar menos e obrigar a fazer menos paradas para trocas e para o diminuir as chances do pneu não rasgar com a tensão de cisalhamento, que depende da área de contato (Tc=FII/A).
A piada do spoiler foi demais ahsuahsahsuahusauasuahsuahsua
Pessoal eu tenho um canal sobre História (não é vídeo aula). Contando algumas histórias que a gente não aprende no ensino médio, ainda so bem pequeno, se puder passar lá e ver o que acham seria ótimo. A minha vontade de ser professor mais inspirações como o Atila, Pirula, André me motivaram a criar o canal. Espero que gostem!
Pirula? Sério que você se inspira nesse esquerdista? E o seu canal é de história, então veremos você exaltando o Socialismo e crucificando os EUA no sec XX.
Além de ser spammer é esquerdista? Seu canal vai ser uma merda....
Jose Lucas Alves aheuaehuaehauheaehua o esteriótipo é forte em você hein
Historiologia olha cara, precisamos de um canal de história no YT tipo o do Nerdologia, e se o seu for o pioneiro, não faça como os professores de história de praticamente todas as universidades do país. Não conte a história da humanidade para as pessoas com uma visão socialista, não tente mudar a história a favor dos comunas como muitos fazem. Pra mim quem faz isso está quase no mesmo patamar que os bandidos que vemos fazendo atrocidades por aí nos noticiários.
Jose Lucas Alves Mas falando sério, não eu não exalto o socialismo nem crucifico os EUA no século XX. E eu não sei mais o que quer dizer ser de esquerda ou de direita na internet, no Brasil na verdade, me parece que esquerda é sinonimo de socialista e direita é sinonimo de fascista, o que não é verdade...
+Jose Lucas Alves O meu objetivo é ser tipo o nerdologia mesmo, não quero tomar lado no canal. E pra ser sincero com você, eu acho o século XX uma das coisas menos atrativas na história, tanto primeira e segunda guerra mundial e depois, tem tanta coisa mais interessante...
sugestão nerdologia: sobre bolsa de valores, mercado de ações. a ciência por trás da economia.
UM DOS MEL.HORES NERDOLOGIA :D
Prezado Átila, excelente vídeo! Deu uma ótima visão geral das principais variáveis com as quais um engenheiro tem que lidar diariamente no universo das corridas.
Quando você fala em relação a velocidade máxima, é importante ressaltar que as principais categorias do automobilismo sempre estão preocupadas com a segurança e assim, os regulamentos mudam muito, o que dá um grande trabalho para os engenheiros a cada nova temporada. Acredita-se que limitações fisiológicas, deixariam o esporte muito perigoso com velocidades próximas ou acima de 400km/h. A diminuição da área de superfícies sustentadoras e aumento da altura mínima do carro são exemplos de mudanças de regulamento, que tem um grande impacto na geração de Downforce, a "sustentação para baixo" que você falou.
So que o mais importante é que não se ganha uma corrida nas retas, com grandes velocidades, a importância das superficies sustentadoras é fazer curvas na mais alta velocidade possível. Foi isso que o pessoal começou a perceber na década de 60 e ai começaram a colocar asas invertidas nos carros, o que evoluiu hoje para a miríade de dispositivos aerodinâmicos que existem hoje nos carros.
Quanto ao "atrito com o ar" (2:50), conceitualmente o arrasto em um carro de corrida é ligeiramente diferente do atrito em sólidos e tem 3 principais componentes: o arrasto de superfície (skin friction), arrasto de forma (form drag) e o arrasto induzido (induced drag). Em escoamentos de alta velocidade (próximos a velocidade do som) ainda tem o arrasto de onda (wave drag) devido às ondas de choque. O conceito de atrito é mais próximo ao arrasto de superfície, causado pelo efetivo deslocamento das moléculas de ar próximos à superfície do corpo em movimento, mas a velocidades como às de um carro de corrida, o arrasto de forma é sem dúvida o mais importante, uma vez que um automóvel, em geral não é um corpo aerodinâmico (streamlined body) e sim um corpo rombudo (blunt body) o que causa a separação da camada de ar próxima a sua superfície geométrica e gera uma intensa queda de pressão e consequente arrasto, o que dá para ver no aerofólio na parte direita da tela em (3:55 dá para perceber que a camada está separada na parte superior do aerofólio). O arrasto induzido é causado pela própria sustentação gerada no carro, é para minimizar esse tipo de arrasto que os fabricantes de aeronaves colocam "winglets"na ponta das asas de seus aviões.
Nerdologia Matrix
ever dream this man?
Juan (∆)Sh ;*
***** Eu fiz isso por que na tumbnail não da pra ver as mudanças então quando as pessoas dizem que sonharam comigo ou ja me viram por causa do meme do "have you seen tis man" eu posso rir / tirar sarro
+fernando cubis Tem um nerdologia sobre matrix sim, só que ele foi feito no jovem nerd, tanto que a vinheta e a mesma, se não me engano e da terceira temporada.
Lucas Batista pior que realmente existe, ele ta no meio de um nerd office, eu não sou muito fan de nerd office mas vou assistir
Final excelente como sempre!
Átila, me corrija se estiver errado, mas quando dois corpos a 50 km/h se chocam eles nao colidem a mais de 100 km/h, pois as forças se anulam e cada um sente o impacto de 50 km/h.. vi no Mythbusters. Valeu, ótimo video!!
+Enzo Matteus Velocidade não é força
+Felipe Menão é sim. Mais tem de ter massa também.
+Felipe Menão, o que o +Enzo Matteus quis dizer é a energia transferida no impacto (eu acho, já que minha noção em Física I é horrível). Tem uma relaçãozinha entre o dobro da velocidade e o dobro da massa, que se anulam em algum ponto. Como não entendo, não explico, mas o episódio está a seguir: www.dailymotion.com/video/x2n9laz [em inglês]
Força ocorre na _interação_ _entre_ _dois_ _corpos_, e tem capacidade de alterar a velocidade (acelerar ou retardar).
Velocidade é o espaço em função do tempo.
Velocidade constante = aceleração nula = força resultante nula.
Velocidade variável = aceleração não nula = força resultante não nula.
Velocidade: medida em m/s (ou km/h)
Aceleração: medida em m/s²
Intensidade da Força: medida em N (newtons)
Duas forças, de mesma intensidade, em sentidos contrários, se anulam, e a resultante será nula. Ex: Eu empurro um bloco com 5N p/ direita, você empurra com 5N p/ esquerda, no final, o bloco vai ficar parado.
Lei da Inércia: um corpo tende a se manter no mesmo estado, a não ser que uma força seja aplicada sobre ele. Um corpo parado tende a ficar parado eternamente, um corpo em movimento tende a ficar em movimento retilíneo uniforme eternamente, e só se alterarão se alguém lhe aplicar uma força.
Ex: Se eu deixar um bloco parado no espaço, ele ficará lá para sempre, e só se mexerá se eu empurrá-lo. Se eu soltar um bloco a 5 m/s no espaço, ele ficará nessa mesma velocidade para sempre, ele só parará se eu o frear, e só acelerará se eu o empurrar mais ainda, enquanto estiver em movimento, esse bloco continuará em linha reta e na mesma velocidade (sem parar nem acelerar).
Lei da Ação-Reação: Para toda ação, há uma reação de sentido oposto e mesma intensidade.
Ex: Se eu jogar uma bola na parede, a bola bate na parede, mas a parede é resistente e não se move, porém, a bola volta. Para a bola ter mudado seu sentido, foi necessário que a parede lhe batesse com a mesma intensidade sofrida, mas no sentido contrário. Resumindo: ao mesmo tempo, a bola bateu na parede, e a parede bateu na bola.
-------------------------------------------------------------------
Agora vamos aos carros: os dois estavam a 50 km/h (isso é *velocidade*, não está acelerando nem freando, não há força, a velocidade nesse caso é sempre constante). Lembre da Ação-Reação: sentido oposto, mesma intensidade. O carro da direita sofreu a intensidade de 50 m/s para a esquerda; e o carro da esquerda sofreu a intensidade de 50 m/s para a direita. Sim, o vídeo errou.
Nerdologia
Morty Anjo
Enzo Matteus
+Felipe Menão hahaha isso q eu queria dizer 😅 valeu mano
Atila faz um Nerdologia sobre Vórtices, assim com o golfo do Eden, e fenômenos similares não explicados.
50km ->
exatamente não da!!
as forças se anulam
+Delber Paulo Eu pensei a mesma coisa...
exatamente
+Delber Paulo cês são burros demais, forças opostas em corpos diferentes não se anulam. Bando de acéfalos.
seria legal um vídeo tentando explicar sobre o motor movido a improbabilidade da Nave Coração de Ouro do Guia do Mochileiro das Galáxias
nerdologia 102: é possivel subir para baixo e descer para cima?
Sim! Veja: images.uncyc.org/pt/9/94/Ilusaoescada.jpg
Melhor Nerdologia de TOOODOOOOSSSS!!!!! Parabens ao Atila e toda equipe do Nerdologia.
Valeu !
Fernando Reis, VC usa o houngouts?
***** nao costumo usar
+Fernando Reis criamos um grupo no whatsapp, o henrique e eu, gostaria de participar?
***** eu dei essa ideia
qdo copiar me avisa aki
Trilha sonora do Speed Racer ao fundo foi demais. Video muito bom com o que há de relevante sobre o assunto. Mais uma vez, parabéns!
Atila, aos 2:24 você cometeu um erro, o atrito não depende da área de contato do pneu com o chão, o atrito depende apenas da força normal e do coeficiente de atrito do material! Então deixar o pneu mais largo não aumenta o atrito, e sim diminui a pressão!!
+Leonardo Martins bais ou benos, bais ou benos!!! o Atrito absoluto não depende da área de contato, que é o atrito que a gente vê no segundo grau, teoria exemplificada pelo Da Vinci da primeira vez, se não me engano, tomando por base níveis microscópicos dos materiais... porém a Força de Atrito, vamos assim dizer, depende da área de contato, porque quanto maior a área, mais pontos de atrito absoluto você tem... não sei se deu pra entender?
MrNervoso86 Me desculpe mas seu conceito está errado. Porque essa área de contato microscópica (que seria a área efetiva) depende também da pressão, se considerarmos a força normal constante, apesar de aumentarmos a área aparente (largura dos pneus) a área efetiva (área de contato microscópica) se mantem constante porque a pressão diminuiu também.
Leonardo Martins Mas é exatamente o que eu to querendo dizer hehehehe... o Atrito absoluto é constante, em qualquer ponto do pneu, o atrito vai ser conforme a constante dos dois materiais em relação ao Peso do conjunto, que gera a Normal do Piso... Em termos físicos mesmo, quanto maior a área, mais "pontos de atrito (aqui temos uma integral)" e maior a Força Resultante do sistema pra empurrar o carro.. mas isso é muito conceito físico para você começar a explicar para quem não manja.. é mais fácil relacionar diretamente área e atrito, do que entrar no mérito de pressão, constante de atrito dos materiais... sei lá... é o q eu acho!!!
e pq carros de corrida possuem um pneu mais largo q os demais ?????
Quanto mais largo mais borracha, então maior durabilidade
Mecânica automotiva, química e física. Mas que delícia de Nerdologia, cara!
atila tem um erro ai, se eles tiverem a 50km/h e se colidirem de frente o impacto é igual a um impacto de 50Km/h não 100Km/h veja no "caçadores de mito" eles fazem exatamente esse experimento que mostra o que eu falei :D
+Daniel Ramalho de Oliveira Eu pensei a mesma coisa
+Daniel Ramalho de Oliveira Não, se dois objetos se colidem indo em direção opostas a força final da batida é resultado da soma das 2 forças.
+Daniel Spesani não é não. Como um corpo em direção contrário aumenta o impacto da massa?
Olha meu outro comentário.
+Daniel Ramalho de Oliveira Força não é velocidade.
Por isso o Nerdologia é o melhor! Vídeos incríveis, detalhados e pontuais!
como funciona o poder do tocha humana
Eu já tinha todo o conhecimento que hoje foi passado pelo Nerdologia, isso não impede de forma alguma a minha apreciação pelo vídeo e o envio dos meus parabéns pela matéria muito bem feita. Grande abraço e até semana que vêm.
Fala sobre a torre de Babel, o surgimento das línguas no mundo.
Cientologia meu caros...
Na imagem que aparece em 2:15, a força de atrito é para frente. Se fosse para trás, o carro se movimentaria de ré. Isso acontece pois a direção da força de atrito é sempre contrária à iminência do movimento. No caso, como a roda que tem tração gira no sentido horário, a força de atrito tem direção para frente, o que movimenta o carro.
NOS é uma marca, não é um nome do elemento...
Esse nerdologia me pegou de surpresa! Justo agora que eu estou viciado em automobilismo!
Está errada a informação que dois corpos com velocidade oposta de 50 Km/h , se chocam a 100Km/h , na verdade representa uma colisão a 50 KM/h
Ricardo Pinheiro a força de colisão equivale á um choque de um corpo em movimento de 100 km/h em um parado, não é a velocidade em si mas a força
+Nerdologia
Dois pontos que acho que poderiam ser analisado:
0:48 a questão atual de limitação de velocidade não está na potência do motor em si, mas sim da SEGURANÇA DOS PILOTOS. Algumas regras são feitas justamente para menor velocidade e segurança, os carros poderiam ser muito mais rápidos!
3:22 no caso da Fórmula 1, apesar da asa poder ter a ondulação semelhante ao do avião, não é ela que dá o "aumento real" da velocidade do vento embaixo, mas sim as "minisaiais", que "chupam o ar de cima, e jogam para baixo", fazendo a velocidade do ar de baixo ser mais rápida. Vejam, na asa do avião, é feito um esquema para o ar percorrer um distância maior em cima, daí o vento acelera para poder chegar no final no mesmo tempo que as partículas que foram por baixo, o que faz a pressão de cima diminuir. Já no carro de F1, a asa serve mais para criar um lastro, ou seja, como um paraquedas, só que direcionando para baixo. Reparem no tempo 3:24. A ar está literalmente empurrando o carro pra baixo, tanto que ele (ar) é jogado para cima...
A asa da F1 seria análogo ao puxar o leme do avião para subir, ou seja, a paradinha atrás da asa se inclina para baixo (a assa em si fica no mesmo lugar), o que faz o vento bater, empurrando o avião pra cima. Na F1 seria essa peça, só que pra baixo.
O que acham?
Nossa, minhas aulas de motores térmicos em 6:00 de vídeo! Muito bom!!
Putz cara!!!! EXCELENTE! Este video será visto por todas as equipes BAJA do Brasil! Parabéns a todos que fazem esse trabalho magnífico!
Atila achei muito foda esse Nerdologia, e ainda acho que você poderia fazer um com o tema de F1, Nascar explicando o trajeto em curvas, posicionamento nas faixas de borrachas, zebras. E também nas corridas de motos sobre a compensação que o piloto faz para ajeitar o equilíbrio e o atrito perante a força centrípeta. Valeu show de bola o seu trabalho.
este foi realmente um ótimo tema.
Gostaria de ver um nerdologia sobre o colisor de particulas e sua implicações para o desenvolvimento humano.
Sem dúvida o meu Nerdologia preferido!!!
Obrigado Gameloft!!!
Excelente Vídeo!
Hoje em dia os pilotos de F1 usam o HANS...pra nao sobrecarregar tanto o pescoço...principalmente nas frenagens
sugestão de temas: viagem no tempo e velocidade da luz, o quão próximos estamos e qual caminho pra chegar, se é q é possível. Abraço e parabéns pelo canal
Falou sobre a maioria das coisas que aprendi nas aulas de física. Melhor canal! Parabéns ❤✌
Espetacular esse canal. Conheci recentemente e estou impressionada com a sabedoria do dono do canal.
PARABÉNS!!
Atila nerdologia sobre singularidade tecnologia! tema foda!!!!
Fenomenal! Como sempre perfeito! Parabéns mestre Átila.
Poxa Atila, é impressionante a aceitação e tb desaprovação, nunca ta bom. Digo isso pois sou inscrito de outros sites que são muito menos "profissionais" que vc e tem 0 de deslike. Particularmente Adoro seus videos ,tanto que estou inscrito. Parabéns, continue assim.
ótimo vídeo, o único problema que vi foi a demonstração do atrito na roda do carro... ele é a favor do movimento não contra ele, como foi colocado com as setas no vídeo aos 2:15. Parabéns pelo trabalho Atila !!
Fantástico !!!! esperei tanto por um vídeo como esses, sou estudante de Engenharia Mecânica, me alegrou demais esse vídeo !!!
Nerdologia sempre se superando. PARABÉNS!
Um dos melhores se não o MELHOR dos nerdologias! Parabéns Atila, continue nos fazendo aprender mais que nossos professores hhahahaha..
Atila, seus vídeos são muito bom e é um conteúdo único que só se vê no seu canal! Procure legendar os vídeos para inglês, ou até mesmo fazer alguns falando em inglês, iria ter uma repercussão ainda maior mundo a fora :)
muito obrigado atila, em um belo dia eu expliquei uma das teorias mostradas no nerdologia, graças a isso todo mês posso criar um trabalho de PowerPoint sobre alguma teoria, como o "Multiverso"ea"teoria da criação do nosso universo" nesse usei a "energia escura" como argumento da criação do universo
Estava curtindo todo o vídeo mas quando apareceu a referência a Missão: Impossível 2 eu tive de me curvar em agradecimento! Aquele filme é realmente um marco na história do gênero ação e ainda arrebentou com o ator que faria o Wolverine no cinema, abrindo a oportunidade para que Hugh Jackman pudesse brilhar!
Feliz Aniversário Atila!
5:31 na verdade, se dois corpos se baterem um de frente para o outro, a força resultante é anulada, se os dois se bateram a 50km/h a força é de 50km/h elas não se somam, me corrijam se estiver errado :p
Um dos melhores canais do youtube. Gostaria de sugerir uma pauta, levando em consideração as transformações que o homem faz no planeta, me vem a duvida: O homem ira destruir o planeta, ou o planeta ira destruir o homem?
essa do spoiler foi demais para mim, chega de nerdologia por hoje, ótimo vídeo.
Átila aproveitando a deixa do tema gostaria de saber se tem como explicar da forma clara que vocês sempre fazem a diferença entre torque e cavalos de potência? E porque um é mais usado em estado de tirar o veículo da inércia e outro para alcançar velocidades maiores
Faz um vídeo falando sobre a música e sua influência na nossa vida em um contexto geral. Como ela pode manipular nossa mente. Etc. vlw
Nem precisa assistir pra dar like já sei que todos os vídeos são bons
formato de vídeo perfeito XD
ATILAAA faz um nerdologia sobre O curioso caso de benjamin button !!
Muito bom Atila, parabéns !!! Sou videomaker automotivo e amei o vídeo
Ótimo vídeo, e palmas especiais para a trilha sonora nota 10!!
Parabéns Atila, mais um incrível nerdologia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Agora só falta um nerdologia sobre a '' A CIÊNCIA POR TRAZ DA PRODUÇÃO DOS ANIMES'' ou '' A CIÊNCIA POR TRAZ DO OMINITRIX ( RELÓGIO ALIENÍGENA UTILIZADO POR BEN (BENJAMIN TENNYSON) DO ANIME BEN 10).''
"SUGESTÃO NERDOLOGIA : a NanoSuit da trilogia Crysis " Tambem gostaria muuuito de ver esse tema... filme lucy tambem é boa ideia.
bom episódio. Vendo videos bons novamente. Esse é um dos poucos que vi menos de 3 vezes. Hj vendo pela segunda. No filme pode ate parecer que eles estavam a mais de 50,mas sei la olhando as vezes parece q eles tavam a 30 o que mesmo assim parece uma colisão bem forte.
Nossa mano, seu canal é demais.
Assisto desde o primeiro vídeo.
adoro seu canal ,acho super explicativo,atual melhor que muita aula por aí, estou ainda esperando o vídeo sobre o delorean
de longe o melhor canal nerd
Melhor Nerdologia de todos!
Tenho que admitir que o canal matérias ótimas. Este ultimo vídeo em particular foi muito legal devendo apenas se evitar que o som de fundo não atrapalhe a narrativa, pois foi um desafio distinguir o que o Atila falava entre tantos instrumentos musicais. Mesmo assim vai o meu joinha.
Atila, não sou o cara mais manjão da física, mas acredito que você tenha cometido dois erros:
1- 2:17 - A força de atrito que faz o carro se mover é pra frente, assim como o movimento do carro.
2- 2:24 - A força de atrito independe da área de contato.
Caso eu tenha interpretado mal o vídeo nesses dois pontos desconsidere o que eu disse e me desculpe.
Seus vídeos são excelentes, adoro seu trabalho (;
Nostalgia é muita cultura e aprendizado. Agora já manjo até como fazer Drift =D
Um dos melhores do canal.