É um violão muito gostoso, mas, dá um pouco de trabalho para se adaptar caso você só esteja acostumado com seis cordas como eu. Tirando isso, vale muito a pena.
Tenho o Hofma ha uns 2 anos. Na época, paguei R$680,00 e depois tive que gastar mais uns R$500,00 pra tentar corrigir ou pelo menos amenizar alguns problemas da fabricação em série. As cordas vieram todas com a mesma distância entre elas e não "em pares" como um 12 cordas normal. Parecia uma harpa! Corrigi esse problema trocando o Nut e o Rastilho de plastico pelo de osso e fazendo pequenas marcações (cortes) para deixar as cordas um pouco mais juntas, mas ainda nao estão com o distanciamento correto. Isso atrapalha bastante pra fazer alguma coisa com palhetada alternada pq sempre pega na oitava errada. Infelizmente isso ocorre pq a ponte ja vem furada errado de fabrica, entao, a unica maneira de corrigir esse problema de verdade é substituindo a ponte. Num instrumento desse preço, nao vale a pena. Outro problema crônico dele é que as sextas cordas (Ee) só ficam afinadas ate a terceira casa...passou disso, a oitava fica completamente desafinada. O ideal pra ele é usar Corda .009 porque a .010 arrebenta MUITO a oitava da corda G (ela é .008). No jogo de .009, a oitava de G tb é .009, portanto, mais grossa. Estou usando a Strinberg pq todas as cordas mais caras e importadas que tentei usar arrebentam na oitava da G. A strinberg, pelo menos, é mais barata e da pra comprar varias de uma vez pra ter sempre a mão. O som do violão é muito bom, mas a tocabilidade fica bem comprometida por causa dessa furaçao errada na ponte. Pelo preço de mercado é um ótimo violão se não vier com esses defeitos de fabrica porque se eu somar o que gastei pra comprar e depois pra arrumar, poderia ter comprado um Crafter usado, que ja é um instrumento muito superior
Esse problemas de regulagem é real, comprei outro nut e outra pestana também. Mas o meu veio com a escala batendo certinho. Sempre afino a primeira e a décima segunda casa.
eu tenho um tagima twelve 12 cordas e tinha esse mesmo problema no rastilho. As cordas começam com pares em cerca de 3mm do nut de distancia...chegando no rastilho estava mais que o dobro...parecendo uma arpa realmente. Acho que os fabricantes de violoes de baixo custo nao ligam pra isso. Acho que so vai encontrar de fabrica assim em violes premium onde o acabamento vai ser de outro nivel.
Diferente da maioria, ouvi bem melhor o Tagima. Com pouca diferença, claro, mas de ouvido colado o Tagima é algo melhor. Quando eu tiver mais domínio do violão, com certeza pegarei um 12 cordas.
Se puder e quando puder, faz a comparação entre o Cd-60 da Fender, Cort mr710 e o Takamine Gd20 pra galera ai!!! Parabéns pelo canal e por sempre estar nos ajudando ...
Conheci a tagima foi graças a teu canal da qual sempre acompanho Renatinho. Você realmente você é o mestre da luthieria só tenho á te agradecer pois graças a você aqui na terra aprendi muito sobre instrumentos de cordas. Ê entre outros
Parabéns Renatinho,seus vídeos ajudam muito pra tirar dúvidas sobre violões que são principalmente acessíveis pra todo tipo de classe social, valeu!!!!
Parabéns pelo vídeo Renatinho me ajudo a escolher o tagima, o som dele é top já veio regulado ação das cordas baixas e oitavas certinhas, recomendo esse violão, tô no nível intermediário e consigo tocar de boa, tenho um outro violão folk com 0,12 regulado tbm, e no 12 cordas não senti diferença na tensão e sim na largura do braço mas umas 3 músicas já acostuma, as tarraxas que não segura a afinação tão bem mas da pro gasto depois vou colocar umas tarraxas boa, Um pequeno relato pra ajudar quem estiver em dúvida assim como eu tava. Abraço
Pra mim, que não tenho mãos grandes tbm, eu acho amis interessante o braço mais largo. Tive um Condor e um Di Giorgio 12 cordas e tinha muita dificuldade pra dedilhar no cCondor com as cordas juntinhas. Quem conhece o Di Giorgio sabe que o braço é um toco quadrado de madeira, obviamente não tinha esse problema rs. Mas aí já era largo demais. Pela captação, braço e som acústico mais ao meu gosto com certeza iria de Hofma.
Todos os dias ei chego do trabalho , e Quando eu ligo a TV ,vou pra o you tube na esperança de ver seus vídeos de comparações de violões..muito show.....
falou tudo Renatinho, tenho o Hoffman e pra tocar acústico o bicho é um monstro, mas não gosto de ligar ele nas caixas por achar o som um pouco confuso
Gostaria de ver uma comparação de um modelo strinberg 12 cordas com esse tagima. Os strinberg tem sempre mostrado um bom custo benefício. Vc se consegue ai Renatinho mesmo que sejam diferentes.
Trás violões de outras marcas . Faz vídeo de modelos da Yamaha se poder quase não tem vídeo brasileiro de violão da Yamaha e também da LAG. e JÁ que tem vídeo no canal de violões como Taylor e Martin. Se poder trás u. Da marca Guild é menos conhecida mas tem uns modelos muiti show o único problema é que é difícil achar dessa marca aqui no Brasil
Tenho um violão Hofma tem um som incrível, uma pena ja estar apresentando problemas de idade! Sempre vejo seus vídeos pois quero adquirir um instrumento novo e é sempre bom ver essas comparações de profissionais como você! Parabéns.
Renatinho, tem como você fazer uma comparação entre os contrabaixos Tagima TBM 4 e Tagima Millenium 4? Eu já toquei nós dois modelos e já tenho uma opinião formada sobre qual eu prefiro, mas queria pedir essa comparação para ajudar outros contrabaixistas que ainda não tiveram a oportunidade de tocar esses modelos e que estão à procura de um bom contrabaixo para iniciarem os estudos. Curto muito seu canal, mano. Continue com essa mesma qualidade que você tem nos seus vídeos. Abraço.
eu toquei na loja esse Tagima e eu achei ele mais confortável que o meu violão de 6 cordas, eu achei muito confortável de tocar eu até estranhei, pois o pessoal fala tão mal e som dele é muito lindo, e eu achei ele um instrumento muito bonito viu, eu testei um sunburst, os instrumentos são muito caros no nosso país, pra quem não é músico profissional e quer se divertir com um violão ou até mesmo no meu caso que é pra tocar na igreja, eu achei um bom violão sim e o custo benefício é muito bom, acredito que colocando um bom jogo de cordas o som vai ficar Divino.
Renatinho show de bola...gostei muito....tenho um Condor de 12 cordas, e elas estão muito altas...a tocabilidade fica um pouco penosa...mas gostei dos instrumentos...gostei mais do timbre do Hofma..Abraço!
Renatinho toca muito!!Concordo! Não é disputa! Achei os dois muitos bons instrumentos e pra mim a diferença fica estrutural e pra o conforto anatômico de cada músico...
Aliás Renatinho, se puder brother pega o Rosini Premium folk e compara ele com algum Takamine equivalente. Cara, fiquei uma tarde inteira testando ele ocntra Takamine e Lag Tramontane e fiquei besta; achei a linha Premium da Rosini melhor! Assim, gosto né? Ele tinha mais volume e um som mais grave que os outros dois o que pro meu gosto é melhor. Coloquei o Lag Tramontane (FANTÁSTICO VIOLÃO ALIÀS!) na mão do vendedor, pedi pra ele descer a mão num E maior enquanto eu fazia o mesmo e concluímos que sim; o Rosini cobria um Lag e um Takamine que custam 700 reais a mais. abraço!
Renatinho faz mais vídeos de violões de 12 cordas por favor, existem poucos vídeos a respeito e os seus comparativos sao os melhores. Vídeo muito bom e canal muito bom.
Eu tenho um Cosmic de 12 (maple)... Nunca vi outro igual, aliás o meu é preto e só vi 2 naturais a venda. Sempre usei cordas 0.10, no começo ele fica muito leve e macio, depois de um tempo as cordas realmente ficam pesadas. Como não sou profissional acabo deixando as cordas uns 6-9 meses no violão.
Gostei da comparação! Otimos violões com preços justos! Curti mais o som do Hofma.. Tenho um Eagle de 12 que encontrei em uma promoçao, abaixei o rastinho e apertei o tensor, ficou melhor de tocar. Mas se passasse pelo Renatinho, com certeza ficaria top. Parabéns pela parceria com a loja, seria uma honra ter um violao regulado por ti👏👍
Olá você saberia me dizer a comparação desses dois com o Strinberg SD 220C ? Falam muito bem dele gostaria de saber se vc já pegou ele para comparar, estou querendo comprar um mas está difícil achar ... Abs e excelente video, Paulo
Tenho um Hofma desses e comprei de um vendedor que é luthier, e me entregou regulado e macio para tocar. Gosto muito. Prefiro ele nessa faixa de preço.
Minha opinião: acho meu Yamaha FG-230 (1973, caindo aos pedaços!) com melhor som que os dois, mas gostei mais do Tagima. Aliás, não sou guitarrista, tenho o Yamaha desde 1975, apenas porque gosto do som, "enche" os espaços muito bem. Sobre a tensão das cordas nos dedos, uma solução é usar um CAPO no segundo traste, soltar as cordas e afinar o violão normalmente neste segundo traste. asi melhora a tensão nos dedos!
Ótimo video, como sempre! me surpreendeu o preço, estou em 2021 e quando disse 700 reais um violao 12 cordas me assustou, e fui ver no mercado livra o mesmo modelo tagima... 1350 reais. Que dor no coração
Bom dia Renatinho Stauros. Peguei um hofmann desse modelo.mas esta pegando nas duas primeiras casas.só da para tocar com capotraste na 3 casa.só a regulagem do tensor da certo ou teria que levantar o Nut.me ajuda por favor!!!!!
Eu gosto muito da Tagima. A maioria dos meus instrumentos são Tagima, o único "defeito" que tem no meu violão de 12 é o cavalete, pela questão da fabricação e o jeito que foi feito o furo dos pinos, ficou um pouco espesso a distância das cordas mais agudas das graves, o que dificulta um pouco na hora de dedilhar, de início era um pouco difícil pq a tensão tava alta devido a uma leve inclinação no braço, porém nada que uma boa regulagem não resolva. Mas, sou muito satisfeita com o meu violão de 12 cordas, sou MT apaixonada por ele! Hehehehe vlw, Renatinho vídeo muito bom!
Tb gostei mais do hofma achei q ao tocar o agudo do tagima embaralhou um pouco tenho um de 6 cordas hofma estou doido pra comprar um de 12 mas estou com dúvida em pegar 1 viola
Na minha opinião o que mais gostei foi do tagima Kansas XII pois eu tenho um . Especificações técnicas: violão dreadnought.aço 12 cordas Braço:okoume Tampo: spruce Laterais /fundo: Agathis Cavalete: blackwood Escala:blackwood Nut: 48 mm Bojo:48mm x 119 mm Capitação tagima TEQ-8, ativo de 4 bandas e afinador controles volume, grave, médio,agudo e presence além da chave de phase ê tuner Tarraxas : cromadas e blindadas. Não tenho do que reclamar pois tem um excelente acabamento á tagima tem melhorado muito .. Já o hofma também é bom porém gostei demais do tagima
Mano, sempre que eu toco com um violão 12 cordas sai um som estranho. Quando um mestre como vc toca é outra história, da até vontade de ter um, o problema é conseguir tocar com a mesma qualidade que vc tocou. Parabéns Renato.
Microfonados são dois timbres distintos, porém ambos são lindos. Difícil mesmo de decidir. Eu, se pudesse compraria os dois. Mas eu só soube mesmo o que é um bom som de violão plugado ao comprar um Trace Acoustics TA-80 de 1995, da Trace Elliot: Knob de ganho com compressor de "one knob", ao estilo das mesas yamaha da série MG; Knob master com push-pull que muda o timbre, o famoso efeito shaper; Reverb de mola e chorus; Knob notch que corta o HMMMM, seja no sinal de entrada ou no de saída; Botão seletor de tipo de captador, piezo ou ativo; Botão phase..enfim, um maravilhoso e raríssimo amplificador. Qualquer violão elétrico, por pior que seja o captador, fica lindo nesse amplificador. Sendo assim, não julgo mais um violão elétrico plugado em qualquer amplificador que não seja um específico para violão. Sendo um Trace Elliot, melhor ainda. Fica a dica! P.S.: Na minha imaginação eu sempre tive a viagem de achar que o chorus foi criado para imitar o som do violão de 12.
Tenho um 12 cordas da yamaha junbo ..quando comprei era muito macio e confortavel, mais gora preciso levar em um bom luthier tá duro. Se o luthier não resolver vou vender e pegar uma viola caipira .
Ótimo vídeo, como sempre. Essa comparação ficou difícil. Plugado, gostei mais do Hofman. Acústico, gostei mais do Tagima. Acho que ficaria com o Tagima por conta do cutaway. Durante o teste, senti falta de uma seção dedilhada. Eu não sei usar palheta, então só iria usar dedilhado. Parece que o Tagima facilitaria esse tipo de uso, pois me parece que as cordas são mais juntas duas a duas.
Eu achei o som do tagima na captação de microfone mas aberto os médios. mas na captação deles eu achei o som do hofmam mas aberto o tagima se mostrou meio apagado
Eu não aguento mais a propaganda desses caras falando que vão duplicar minha renda. Nem renda eu tenho irmão
eu tb não aguento mais... e se ainda fosse verdade né? hehehehe
Se fosse pra assistir e ganhar um violão, um ukulele, até via.
É por isso que eu uso Adblock hehe
hahahahahahahahaha Instala o adblock sem pena!!!
Pensei a mesma coisa... Kkkkkkk'
Gostei do acústico da hofma
É um violão muito gostoso, mas, dá um pouco de trabalho para se adaptar caso você só esteja acostumado com seis cordas como eu. Tirando isso, vale muito a pena.
Tenho um hofma desse da pau em takamine de 12 cordas
Não quero nem saber o assunto,já chego dando like
Somos 2
Tenho o Hofma ha uns 2 anos. Na época, paguei R$680,00 e depois tive que gastar mais uns R$500,00 pra tentar corrigir ou pelo menos amenizar alguns problemas da fabricação em série. As cordas vieram todas com a mesma distância entre elas e não "em pares" como um 12 cordas normal. Parecia uma harpa! Corrigi esse problema trocando o Nut e o Rastilho de plastico pelo de osso e fazendo pequenas marcações (cortes) para deixar as cordas um pouco mais juntas, mas ainda nao estão com o distanciamento correto. Isso atrapalha bastante pra fazer alguma coisa com palhetada alternada pq sempre pega na oitava errada. Infelizmente isso ocorre pq a ponte ja vem furada errado de fabrica, entao, a unica maneira de corrigir esse problema de verdade é substituindo a ponte. Num instrumento desse preço, nao vale a pena. Outro problema crônico dele é que as sextas cordas (Ee) só ficam afinadas ate a terceira casa...passou disso, a oitava fica completamente desafinada. O ideal pra ele é usar Corda .009 porque a .010 arrebenta MUITO a oitava da corda G (ela é .008). No jogo de .009, a oitava de G tb é .009, portanto, mais grossa. Estou usando a Strinberg pq todas as cordas mais caras e importadas que tentei usar arrebentam na oitava da G. A strinberg, pelo menos, é mais barata e da pra comprar varias de uma vez pra ter sempre a mão. O som do violão é muito bom, mas a tocabilidade fica bem comprometida por causa dessa furaçao errada na ponte. Pelo preço de mercado é um ótimo violão se não vier com esses defeitos de fabrica porque se eu somar o que gastei pra comprar e depois pra arrumar, poderia ter comprado um Crafter usado, que ja é um instrumento muito superior
Mas tu usaste afinador para afinar o violão? Com cordas caras, eu nem me arisco de afinar de ouvido.
Esse problemas de regulagem é real, comprei outro nut e outra pestana também. Mas o meu veio com a escala batendo certinho. Sempre afino a primeira e a décima segunda casa.
eu tenho um tagima twelve 12 cordas e tinha esse mesmo problema no rastilho. As cordas começam com pares em cerca de 3mm do nut de distancia...chegando no rastilho estava mais que o dobro...parecendo uma arpa realmente. Acho que os fabricantes de violoes de baixo custo nao ligam pra isso. Acho que so vai encontrar de fabrica assim em violes premium onde o acabamento vai ser de outro nivel.
traz o tagima kansas 12 e o tagima california 12 pra gente ver a diferença dos dois
Diferente da maioria, ouvi bem melhor o Tagima. Com pouca diferença, claro, mas de ouvido colado o Tagima é algo melhor. Quando eu tiver mais domínio do violão, com certeza pegarei um 12 cordas.
Otimos violões ! Belo foi o instrumental no final do teste.Mais perto quero estar. Que Deus lhe abençoe. um grande abraço.
Primeiro kkk
Show de bola essas comparações. Ajuda bem a gente a conhecer os instrumentos.
Parabéns pelo video Renatinho.
Abraços e bends
Até aqui tú estás, Bertoloto!
eu vi essa comparação umas 30 vezes..kkkk
mas seu vídeo foi indispensável na minha decisão da compra!! obg
Boa noite meu amigo!
Por favor faça um vídeo sobre o violão de 12 cordaa da Eagle!
Seus vídeos nos auxiliam muito!
Se puder e quando puder, faz a comparação entre o Cd-60 da Fender, Cort mr710 e o Takamine Gd20 pra galera ai!!! Parabéns pelo canal e por sempre estar nos ajudando ...
Existe violão duplo ou triplo??????!!!!!!!!Existe viola dupla ou tripla?!
parabéns pelo video!!!
podia fazer uma comparação de contra baixos de entrada.
Instrumento bom é que nem roupa vc tem que ver qual é mais confortável....
excelente vídeo como sempre, Renatinho! aprecio muito o seu trabalho. sucesso sempre! achei a sonoridade do hofma linda demais
Parabéns, excelente vídeo! Gostaria de ouvir o hino Mais perto quero estar da mesma forma que tocou com violão de 6 cordas, gostei muito parabéns!
Lindo louvor parabéns...
Faz um teste com os violões de tampo sólido mais baratos. Tagima Infinity e o Strinberg/ ou Hofma.
Som do Hofma me surpreendeu, me fez querer um violão 12 cordas , Valeu Renatinho curto seus vídeos demais Manda um salve pra Curitiba 😁
Conheci a tagima foi graças a teu canal da qual sempre acompanho Renatinho. Você realmente você é o mestre da luthieria só tenho á te agradecer pois graças a você aqui na terra aprendi muito sobre instrumentos de cordas. Ê entre outros
Parabéns Renatinho,seus vídeos ajudam muito pra tirar dúvidas sobre violões que são principalmente acessíveis pra todo tipo de classe social, valeu!!!!
Gostei demais do vídeo.
Estou afim de um 12 cordas e buscando informações.
Muito obrigado. Deus te abençoe!
Parabéns pelo vídeo Renatinho me ajudo a escolher o tagima, o som dele é top já veio regulado ação das cordas baixas e oitavas certinhas, recomendo esse violão, tô no nível intermediário e consigo tocar de boa, tenho um outro violão folk com 0,12 regulado tbm, e no 12 cordas não senti diferença na tensão e sim na largura do braço mas umas 3 músicas já acostuma, as tarraxas que não segura a afinação tão bem mas da pro gasto depois vou colocar umas tarraxas boa, Um pequeno relato pra ajudar quem estiver em dúvida assim como eu tava.
Abraço
Pra mim, que não tenho mãos grandes tbm, eu acho amis interessante o braço mais largo. Tive um Condor e um Di Giorgio 12 cordas e tinha muita dificuldade pra dedilhar no cCondor com as cordas juntinhas. Quem conhece o Di Giorgio sabe que o braço é um toco quadrado de madeira, obviamente não tinha esse problema rs. Mas aí já era largo demais.
Pela captação, braço e som acústico mais ao meu gosto com certeza iria de Hofma.
gostei da sua decoração de esculturas metálicas, deveria vende-las também
ronaldo abreu foi presente que ganhei...
Todos os dias ei chego do trabalho , e Quando eu ligo a TV ,vou pra o you tube na esperança de ver seus vídeos de comparações de violões..muito show.....
Comprei um Hoffman HE 215 E12 e estou muito feliz com a aquisição está respondendo muito bem a expectativa.
Tocando Mais perto quero estar ❤️
falou tudo Renatinho, tenho o Hoffman e pra tocar acústico o bicho é um monstro, mas não gosto de ligar ele nas caixas por achar o som um pouco confuso
Tenho o Hofma e ele é Muito Macio de tocar e tem uma Acústica Excelente.
Obs: Já veio com cordas Baixas da Loja.
levou sorte então de ja vir baixo
Bom dia Parabéns pelo vídeo vou comprar um tagima dallas já tenho um tagima de 6 cordas
Pensei que fosse rolar um hotel california e wish you were here, mas ficou massa parabens!!!
E esse hino que vc tocou e muito lindo Mais perto quero estar meu Deus de ti .
Mais perto quero estar meu Deus de Ti .
😍😁♥️🎶
Gostaria de ver uma comparação de um modelo strinberg 12 cordas com esse tagima. Os strinberg tem sempre mostrado um bom custo benefício. Vc se consegue ai Renatinho mesmo que sejam diferentes.
Renatinho... Sempre top demais Brother Parabéns 🎊 pelo trabalho.
Compara o Tagima Kansas e o Harnonics GE-30.
Que top vc tocando mano.
Deus te abençoe
No acústico o segundo violão teve um brilho a mais ,só que no elétrico o Tagima deu show
Trás violões de outras marcas . Faz vídeo de modelos da Yamaha se poder quase não tem vídeo brasileiro de violão da Yamaha e também da LAG. e JÁ que tem vídeo no canal de violões como Taylor e Martin. Se poder trás u. Da marca Guild é menos conhecida mas tem uns modelos muiti show o único problema é que é difícil achar dessa marca aqui no Brasil
Haaaaaaa a ideia desse vídeo foi despertada por mim, hein? Top Renatinho, vc é um baita mestre!!! Grande abraço!!!
Show Renatinho!!! Gostei dos 2, achei a sonoridade do Hofman melhor, c vc tocando tudo fica bom!!!
Lindo som, comprei um tagima twelve
Muito legal mano!!! Se puder depois , pega os Eagles também pra fazer, os modelos com cordas de aço . Abração , Deus te abençoe!!!
Se puder faz um comparativo do Giannini vs Strindberg
Adorei os sons mano
ficou mto Show!!!
como sempre achei o tagima melhor
Você é de utilidade pública!... Obrigado!... Gosto dos teus golpes de sinceridade (sempre tem um chato...) é muito chato nesse mundo de meu Deus!!!
Renatinho, rola um Queen cover? Se fizer outro Review de violão 12 cordas, toca Love of My Life!
Eu tenho um 12 cordas da Tagima mais antigo que é duro igual a uma pedra! Foda de tocar! Kkkkkk
Vou levar pro Renatinho regular!
Tenho um violão Hofma tem um som incrível, uma pena ja estar apresentando problemas de idade! Sempre vejo seus vídeos pois quero adquirir um instrumento novo e é sempre bom ver essas comparações de profissionais como você! Parabéns.
Gracas ao teu comparativo, optei pelo Tagima! Contou a beleza do headstock como critério de desempate!
Gilvan Gama que legal brother! Obrigado!
Renatinho, tem como você fazer uma comparação entre os contrabaixos Tagima TBM 4 e Tagima Millenium 4?
Eu já toquei nós dois modelos e já tenho uma opinião formada sobre qual eu prefiro, mas queria pedir essa comparação para ajudar outros contrabaixistas que ainda não tiveram a oportunidade de tocar esses modelos e que estão à procura de um bom contrabaixo para iniciarem os estudos.
Curto muito seu canal, mano. Continue com essa mesma qualidade que você tem nos seus vídeos. Abraço.
eu toquei na loja esse Tagima e eu achei ele mais confortável que o meu violão de 6 cordas, eu achei muito confortável de tocar eu até estranhei, pois o pessoal fala tão mal e som dele é muito lindo, e eu achei ele um instrumento muito bonito viu, eu testei um sunburst, os instrumentos são muito caros no nosso país, pra quem não é músico profissional e quer se divertir com um violão ou até mesmo no meu caso que é pra tocar na igreja, eu achei um bom violão sim e o custo benefício é muito bom, acredito que colocando um bom jogo de cordas o som vai ficar Divino.
Poderia por o nome das músicas,achei lindas ,Você toca muito parabéns pelo trabalho
Muito legal gostei do tagima vou comprar muito melódico adorei.
Renatinho show de bola...gostei muito....tenho um Condor de 12 cordas, e elas estão muito altas...a tocabilidade fica um pouco penosa...mas gostei dos instrumentos...gostei mais do timbre do Hofma..Abraço!
Muito bom seus testes sucesso pra vc Renatinho!!
Sensacional a parte do mais perto quero estar!
Renatinho toca muito!!Concordo! Não é disputa! Achei os dois muitos bons instrumentos e pra mim a diferença fica estrutural e pra o conforto anatômico de cada músico...
O Hofma soa bem melhor e mais afinado também.
Fiz a escolha certa quando comprei o meu.
Obrigado
Excelente trabalho e parceria... pena não ter nada similar por aqui... Espero que estejam bem e com sucesso!
Olá Renatinho, gostaria de ver algum video ou comparação com violões da yamaha! Forte abraço!
Aliás Renatinho, se puder brother pega o Rosini Premium folk e compara ele com algum Takamine equivalente. Cara, fiquei uma tarde inteira testando ele ocntra Takamine e Lag Tramontane e fiquei besta; achei a linha Premium da Rosini melhor! Assim, gosto né? Ele tinha mais volume e um som mais grave que os outros dois o que pro meu gosto é melhor. Coloquei o Lag Tramontane (FANTÁSTICO VIOLÃO ALIÀS!) na mão do vendedor, pedi pra ele descer a mão num E maior enquanto eu fazia o mesmo e concluímos que sim; o Rosini cobria um Lag e um Takamine que custam 700 reais a mais. abraço!
Renatinho, Vc faz sempre o melhor comparativo do y2b, grande abraço!
Eu tenho um Yamaha 12 cordas CPX700 12NT, muito bom, eu gosto muito desse 12 cordas husauhsauhas.
Renatinho faz mais vídeos de violões de 12 cordas por favor, existem poucos vídeos a respeito e os seus comparativos sao os melhores. Vídeo muito bom e canal muito bom.
Eu tenho um Violão Tagima Twelve 12 Cordas faz 5 anos não tenho o que me queixar e esse que eu tenho é muito macio pra tocar é muito bom
Parabéns Renatinho!!
Muito massa meu velho!!
Eu tenho um Cosmic de 12 (maple)... Nunca vi outro igual, aliás o meu é preto e só vi 2 naturais a venda. Sempre usei cordas 0.10, no começo ele fica muito leve e macio, depois de um tempo as cordas realmente ficam pesadas. Como não sou profissional acabo deixando as cordas uns 6-9 meses no violão.
Gostei da comparação! Otimos violões com preços justos! Curti mais o som do Hofma.. Tenho um Eagle de 12 que encontrei em uma promoçao, abaixei o rastinho e apertei o tensor, ficou melhor de tocar. Mas se passasse pelo Renatinho, com certeza ficaria top. Parabéns pela parceria com a loja, seria uma honra ter um violao regulado por ti👏👍
Renatinho, se puder compara dois Tagimas modelo folk de entrada, o TW 25 e o Kansas.
Cara, vc é muito da hora, os instrumentos são excelentes e o hino Cidadão dos Céus ficou muito top também!!! Valeu!
Olá você saberia me dizer a comparação desses dois com o Strinberg SD 220C ? Falam muito bem dele gostaria de saber se vc já pegou ele para comparar, estou querendo comprar um mas está difícil achar ... Abs e excelente video, Paulo
Tenho um Hofma desses e comprei de um vendedor que é luthier, e me entregou regulado e macio para tocar. Gosto muito. Prefiro ele nessa faixa de preço.
N sei se foi só cmg mas eu tive a sensação de que tinha tipo um phaser ligado. Show de bola Renatinho. Sucesso bro.
Minha opinião: acho meu Yamaha FG-230 (1973, caindo aos pedaços!) com melhor som que os dois, mas gostei mais do Tagima. Aliás, não sou guitarrista, tenho o Yamaha desde 1975, apenas porque gosto do som, "enche" os espaços muito bem. Sobre a tensão das cordas nos dedos, uma solução é usar um CAPO no segundo traste, soltar as cordas e afinar o violão normalmente neste segundo traste. asi melhora a tensão nos dedos!
A vontade de comprar um Hofma desses chega a tremer ! HAHAHA Like like like
Ótimo video, como sempre! me surpreendeu o preço, estou em 2021 e quando disse 700 reais um violao 12 cordas me assustou, e fui ver no mercado livra o mesmo modelo tagima... 1350 reais. Que dor no coração
Amigo, eu achei o da Tagima por 400 e pouco no site de uma loja em sp
Bom dia Renatinho Stauros.
Peguei um hofmann desse modelo.mas esta pegando nas duas primeiras casas.só da para tocar com capotraste na 3 casa.só a regulagem do tensor da certo ou teria que levantar o Nut.me ajuda por favor!!!!!
Eu gosto muito da Tagima. A maioria dos meus instrumentos são Tagima, o único "defeito" que tem no meu violão de 12 é o cavalete, pela questão da fabricação e o jeito que foi feito o furo dos pinos, ficou um pouco espesso a distância das cordas mais agudas das graves, o que dificulta um pouco na hora de dedilhar, de início era um pouco difícil pq a tensão tava alta devido a uma leve inclinação no braço, porém nada que uma boa regulagem não resolva. Mas, sou muito satisfeita com o meu violão de 12 cordas, sou MT apaixonada por ele! Hehehehe vlw, Renatinho vídeo muito bom!
Tb gostei mais do hofma achei q ao tocar o agudo do tagima embaralhou um pouco tenho um de 6 cordas hofma estou doido pra comprar um de 12 mas estou com dúvida em pegar 1 viola
Seria possível fazer um vídeo sobre a guitarra Tagima semi?
Na minha opinião o que mais gostei foi do tagima Kansas XII pois eu tenho um . Especificações técnicas: violão dreadnought.aço 12 cordas
Braço:okoume
Tampo: spruce
Laterais /fundo: Agathis
Cavalete: blackwood
Escala:blackwood
Nut: 48 mm
Bojo:48mm x 119 mm
Capitação tagima TEQ-8, ativo de 4 bandas e afinador controles volume, grave, médio,agudo e presence além da chave de phase ê tuner
Tarraxas : cromadas e blindadas.
Não tenho do que reclamar pois tem um excelente acabamento á tagima tem melhorado muito ..
Já o hofma também é bom porém gostei demais do tagima
Mano, sempre que eu toco com um violão 12 cordas sai um som estranho. Quando um mestre como vc toca é outra história, da até vontade de ter um, o problema é conseguir tocar com a mesma qualidade que vc tocou.
Parabéns Renato.
Já tive um Hofma desse só que preto. É maravilhoso o som: grave e alto. Não o tenho mais mas tô pensando em comprar outro.
Top o vídeo sempre algo diferente e ajuda muito pra comprar via internet muito top msm vlw
Gostei do Mais perto Quero estar no final do vídeo ❤️
Excelente Review,faz um vídeo tocando a música "mais perto quero estar" inteira com esses violões ficou lindo o som
Preciso que regule meu hofma está muito pesado as cordas como faço deste do mesmo que você está mostrando
Achei os violões bem parecidos, mas o Tagima foi mais equilibrado e projetou melhor os agudos.
Acabei de adquirir um Tagima. Muito bom violão, mas na verdade pretendo usar como viola
Microfonados são dois timbres distintos, porém ambos são lindos. Difícil mesmo de decidir. Eu, se pudesse compraria os dois. Mas eu só soube mesmo o que é um bom som de violão plugado ao comprar um Trace Acoustics TA-80 de 1995, da Trace Elliot: Knob de ganho com compressor de "one knob", ao estilo das mesas yamaha da série MG; Knob master com push-pull que muda o timbre, o famoso efeito shaper; Reverb de mola e chorus; Knob notch que corta o HMMMM, seja no sinal de entrada ou no de saída; Botão seletor de tipo de captador, piezo ou ativo; Botão phase..enfim, um maravilhoso e raríssimo amplificador. Qualquer violão elétrico, por pior que seja o captador, fica lindo nesse amplificador. Sendo assim, não julgo mais um violão elétrico plugado em qualquer amplificador que não seja um específico para violão. Sendo um Trace Elliot, melhor ainda. Fica a dica! P.S.: Na minha imaginação eu sempre tive a viagem de achar que o chorus foi criado para imitar o som do violão de 12.
Vou conferir no site...muito lindo o som.
Tenho um 12 cordas da yamaha junbo ..quando comprei era muito macio e confortavel, mais gora preciso levar em um bom luthier tá duro. Se o luthier não resolver vou vender e pegar uma viola caipira .
Eu queria que você fizesse o teste com violão tagima dallas série América vs hofma hm-236 Blb Blue
Muito bom. Eu quero comprar um 12 cordas.
Ótimo vídeo, como sempre. Essa comparação ficou difícil. Plugado, gostei mais do Hofman. Acústico, gostei mais do Tagima. Acho que ficaria com o Tagima por conta do cutaway. Durante o teste, senti falta de uma seção dedilhada. Eu não sei usar palheta, então só iria usar dedilhado. Parece que o Tagima facilitaria esse tipo de uso, pois me parece que as cordas são mais juntas duas a duas.
Billy Ryu violão de 12 cordas dedilhado é muito difícil de fazer brother... rsrsrs
Ae Renato, vc podia comparar uns captadores famosos neh, ou mesmo uns malagoli/original
Eu achei o som do tagima na captação de microfone mas aberto os médios. mas na captação deles eu achei o som do hofmam mas aberto o tagima se mostrou meio apagado
nice video! Do you have the chord progression for that stereo part? so nice, thanks alot
Faz um comparativo de um Walden D600ce e um Takamine GSéries com cutway