Baunilha do cerrado, um tesouro deste lindo e importante Bioma, Do pé a produção.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ต.ค. 2024
  • Contato: com Moura (Moreno) das Baunilhas.
    Fone 62-998135489
    Instagram: ...
    BAUNILHA DO CERRADO
    A baunilha é uma orquídea trepadeira originária do sudeste do México, da Guatemala e outras regiões da América Central, sendo que os plantios estão mais concentrados na Ilha de Madagascar, Indonésia, China e Comoros. Existem algumas espécies nativas do Brasil, (HOMMA et al, 2006),
    As Kalungas de Cavalcante-GO possuem três espécies, a Vanila, a Baiana e a redonda.
    Seu nome é em função das orquídeas do gênero Vanilla sp, uma planta tropical nativa do México e pertencente à família Orquidaceae (CHILDERS, 1959).
    A baunilha é um produto muito apreciado no mundo, principalmente na confeitaria.
    No Brasil, o plantio de baunilha não tem tanta tradição assim, mas na última década temos observado um certo crescimento deste produto em nossa cozinha Goiana e em consequência, surge a necessidade de aumentar seu plantio e gerar ainda mais recursos financeiros a agricultura familiar.
    As baunilhas encontradas no Cerrado brasileiro não são tão conhecidas como as baunilhas produzidas em países da américa central, ásia e europa, mas como profissional da área, posso afirmar que nossa baunilha do cerrado não deixa a desejar em relação a aromatização em diversos preparos em sobremesas.
    Para Aserca (2002) as favas provenientes da flor da Vanilla é considerada uma especiaria por causa de sua capacidade de alterar o aroma e sabor de diversas produções na gastronomia, inclusive é a segunda especiaria mais cara do mundo, perdendo apenas para o açafrão espanhol, que é o pistilo da flor Crocus sativus, que agrega perfume, cor e sabor especiais aos alimentos.
    O uso da baunilha do cerrado teve seus primeiros usos em registros documentais, apenas em forma de medicamentos. Assim, “a construção da Trajetória Social” da forma de uso “está sendo efetuada a partir dos relatos orais dos atores sociais, somados aos registros documentais de livros e cadernos de receitas, datados do século XX, como o antigo Caderno de Receitas de Cora Coralina, porém com referências que nos remetem ao século XVIII (BRUMANO, 2019, p 79).
    A cidade de Goiás, onde encontramos esta maravilha para realizar nos preparos gastronômicos, é conhecida por sua cultura e importância histórica, foi a primeira capital do estado de Goiás e fica a 130 km da atual capital, Goiânia. Mas a capacidade de produção, não é um privilégio apenas desta cidade do interior de Goiás. Segundo Camillo et al (2016), o estado de Goiás possui total condições de ser uma referência na produção desta especiaria. “[...] especialmente a Vanilla pompona, com grande potencial para se tornar matéria prima importante na diversificação da produção agrícola regional, bem como fazer com que o país integre a cadeia mundial de produção de Baunilha”(2016, p. 356).
    De acordo com as informações apresentadas, quando você for fazer um creme bruèe, uma panna cotta, creme inglês, creme de confeiteiro, quindim e outros, procure conhecer e usar esta riqueza do cerrado brasileiro. Assim, além de enriquecer suas preparações, tenha certeza que está contribuindo significativamente com a agricultura familiar e com o bioma do cerrado brasileiro, que é o segundo maior do país, perdendo apenas para o amazônico.
    Siga meu instagram e fique por dentro de tudo sobre gastronomia, alimentos dos cerrados, plantas alimentícias não convencionais (PANC) e viagens. / alcyr.viana
  • บันเทิง

ความคิดเห็น • 9

  • @forteskids7
    @forteskids7 7 หลายเดือนก่อน

    Uau!

  • @otorrao
    @otorrao 6 หลายเดือนก่อน

    A baunilha no cerrado tbm da nas regiões de agreste nordestino, na Amazônia e até em outros países da america tropical... No cerrado Brasileiro é onde os seres humanos utilizaram primeiro ehehehehe sempre bom trazer esse detalhe... Ela é nativa da america do sul e central

    • @professoralcyrviana
      @professoralcyrviana  5 หลายเดือนก่อน

      Isso mesmo, aqui acabou sendo mais estudadas, principalmente na UNB

  • @claudianasser1614
    @claudianasser1614 ปีที่แล้ว +1

    Olá Alcir, muito bom!!👏👏Somente uma correção, a espécie mostrada no vídeo não é Vanilla edwalli, é a Vanilla pompona🌿

    • @professoralcyrviana
      @professoralcyrviana  ปีที่แล้ว

      Obrigado! Coloquei um texto que tinha escrito para uma outra publicação. Valeu!

  • @chc7958
    @chc7958 2 หลายเดือนก่อน

    O gosto é igual da baunilha tradicional??

  • @joseeduardosouza3394
    @joseeduardosouza3394 9 หลายเดือนก่อน

    Como adquirir esse produto?

    • @professoralcyrviana
      @professoralcyrviana  5 หลายเดือนก่อน +1

      Entre no Instagram dos Kalungas em Cavalcante-GO