Caiafa, aos 89 veículos, dos lotes, é preciso somar o lote piloto e os protótipos, que deverão ser atualizados e elevados os padrão de produção, totalizando 98 viaturas.
Parabéns, matéria muito técnica e com excelente conteúdo. Não sou da área de defesa mas sei que Israel sempre moderniza seus blidados antigos com sucesso.
Genesis não é rádio, Gênesis é um sistema de controle de tiro de artilharia digitalizado interconectado em rede com comando e controle e as baterias de tiro
@@caiafamaster obrigado tinha entendido errado. Bom que poderá ser usado em vários carros. 🤙🏾🤙🏾🤙🏾🤙🏾🤙🏾 Já é uma forma de não depender de soluções externas.
Cascavels . Far away, in the eastern Mediterranean, on the island of Cyprus,we have an amount of 124 similar vehicles. Cascavels. since 1982 Is there any updating projects ? Does the Engessa company ,reopened ?
This video is about a modernization of 89 units of Cascavel from brazilian army; as part of project will be add a new engine, break system, Air Conditioner, Fire Control, Thermal Sight and laser rangefinder for both, commander and gunner, also the turret got eletropneumatic control
O Chulé!!! Sofri muito dentro disso ai. Para embarcar num desses só de banho tomado e Minâncora no pé para não empestear o ar... Um bom artilheiro fazia estragos com o canhão 37mm da Greyhound mas tinha que ser BOM... a mira era desgraçadamente imprecisa... e o barulho lá dentro então? Mas os líbios enfrentaram com sucesso os tanques russos do Egito com eles!!!
Para os amigos paz no natal para todos , e para os não amigos tudo bem paz para todos. A felicidade depende das pessoas que sabem aproveitar todas as oportunidades que a vida espoem para os aprendiz da hora cravada, no momento certo.
provavelmente apenas um reforço com mantas dentro do veiculo, o que já melhora e muito a sobrevivência, o casco será o mesmo, ele nào vai entrar em contato direto com inimigos. Proteção contra armas leves já é o suficiente.
Senhor, o primeiro lote de produção vai ser contratado só em 2026 😱 Ademais, moveram o atirador do lado direito para a torre e deixaram o comandante com o comando de disparo manual do canhão, dando a ele a capacidade de disparar caso o atirador não possa fazer. O que faltou mesmo, e que não está no escopo do projeto, é um autoloader para que o comandante não precise carregar o canhão a cada disparo, mas aí teria que ser feita uma outra torre. Parabéns a Akaer pelo projeto, ele é eficaz no século 21 com certeza.
Os dois tem a mesma maquinaria de câmeras, isso é muito incomum, normalmente o comandante tem câmeras bem piores que o atirador. A diferença é que o comandante tem sua maquinaria livre pra olhar independente da posição da torre no caso desse novo cascavel.
A estética não importa mas sim a sua eficiência, simplicidade significa facilidade e baixo custo na manutenção, quanto menos perfurações na estrutura maior a sua rigidez da blindagem, o trem de força é robusto, de fácil manutenção e baixo custo!
Problema de ficar tudo fora em um veículo antigo é que um drone, estilhaço ou disparos já levaria um monte desses eletrônicos, o que deixaria ele desabilitado ou com funções bem limitadas, quase voltando ao seu estado anterior! Mas é um avanço!
Akaer está se tornando uma empresa extremamente importante para o sistema de defesa nacional. Mais uma empresa do universo Embraer que está dando certo. A Marinha e o EB precisam aprender que empresas puramente estatais, como a AVIBRÁS não se sustentam no médio/longo prazo, estão sempre mendingando dinheiro, a Embraer é o case a ser replicado.
Teríamos de ter empresas de celulares e equipamentos desse tipo máquinas fotográficas tbm aí mais pq tu tá falando em máquinas fotográficas e celular pq uma empresa com essa tecnologia poderia fazer os sensores optronicos lentes de câmera até pra satélites brasileiros no futuro olha o tamanho das tv 50 polegada em cima do canhão olha o centauro é uma só pra tiro e visualização até se ratiar o motorista usa tbm e ela gira pra todos os lados
@@williammelek8318 tudo haver ,a questão é simples ,tudo em termo bélico precisa ter dependência nacional ,caso de embargos ou guerra ,perder a dependência das outras nações , fizeram oque qualquer loja de carro tuning faria ,colocar telas LCD , câmeras externas ,igual pegar um Fusca por multimídia e câmera de ré,pegou o raciocínio,inovação com um motor antigo de apenas 225cv , olha chega ser triste para não dizer outras coisas
Trabalho na Porto seguro a pouco tempo peguei aqui na serra das Araras no RJ um cara numa Harley ele ia para são Paulo e o pneu traseiro furou aí ele chegou a um posto e tinha lá um borracheiro perguntou se o mesmo consertava ele disse que sim mais daqui a pouco aparece um cara com aquelas lâminas de aço que usam pra trocar pneus de caminhões. O meu cliente disse nem toque na minha moto pelo amor de Deus kkkkkkkk aí me chamou e eu levei a moto com ele no Guincho para São Paulo 😅😅😅😅
Caiafa, no que se refere a blindados de reconhecimento, o Cascavel NG e o Centauro 2 atendem bem. Há a pendência quanto a um novo MBT que substitua o Leopard 1A5BR. Vamos torcer para que os nossos governantes liberem a verba necessária para a aquisição
não existe o blindado que o brasil quer ainda, as coisas estão mudando muito na área dos MBT, nesse momento só existe protótipo, se o brasil fosse comprar algum hoje, estaria comprando os que hoje já estão sendo considerados obsoletos. Brasil quer comprar armas modernas e que fique 30 anos com a gente, não existe esse veiculo ainda, todo mundo esta correndo atras desse novo veiculo. Poderíamos até comprar um Leopard 2 mais novo possível, ainda seria caro e obsoleto em certa medida em 2023, são projeto dos anos 80 e 90. Já que vai gastar dinheiro mesmo, é melhor gastar na próxima geração dessas maquinas.
Cara, digamos que não haja CC possível de comprarmos por um longo tempo e que o EB consiga nacionalizar todos os componentes do Leopard 1a5. Com certeza uma nacionalização dos componentes da torre e sistemas de tiro, além de adição de um sistema para o comandante como o do Cascavel são mandatórios. O único entrave é o canhão, já que a torre atual não pode receber um de 120mm. Se o EB ficar com o Leopard até o fim dos tempos, sem dúvida vai ter que por uma hitfact mk2 para ele ter relevância.
Sabe pq esse veículo blindado que deveria estar no museu foi modernizado ? É pq tem Generais ganhando um bom dinheiro por fora das empresas que realizaram essa modernização. As empresas precisam fazer lobby em Brasília e os Generais brasileiros fazem esse trabalho de convencer o Ministério da Defesa que é importante essa revitalização de uma sucata da década de 70 . As empresas conseguindo o contrato milionário terão que agradecer os Generais ....e aí que entra a malandragem brasileira, Oficiais de Alta Patente ganham um bom cafezinho repleto de dinheiro por ajudar nessa negociação. Quem perde com isso é o Brasil, mas as Empresas e os Generais saem ganhando e rindo do povo brasileiro e da nossa defesa .
@@juvenilkaro1497 vou discordar de você em um ponto. Isso não é apenas os generais, é toda máquina. Pensões e benefícios exagerados de um exército cortador de grama. Na reforma trabalhista do Paulo Guedes o único que pagou parcialmente o preço foi o trabalhador, os políticos e o exército foi totalmente contra, pelo contrário o benefício se estendeu para os reservistas, agora os reservistas que não cortam grama e não fazem nada recebe o mesmo que o soldado ativo, e a desculpa para o aumento é que o soldado da reserva e soldado da mesma forma, e caso houver guerra ele será o primeiro a ser chamado, mas não levaram em conta que o Brasil não tem nenhum inimigo declarado que justificasse tal desculpa. O orçamento do exército: mais 80% dos gastos são de salário e benefícios, chegando 88% na marinha segundo outro canal militar.
Reciclagem de uma viatura antiga para dar mais algum tempo de vida ativa!!Não fica claro se isso vai resultar em um novo produto!!E nós precisamos de novos desenvolvimentos....
Pelo que li no ForTe ele só não faz frente aos T72 e Leo 2 A4. E nossos vizinhos não tem deles em tamanha quantidade que nos assuste tanto assim. Quanto a drones e ATGM, não existe proteção e a quantidade é a unica tática que salva. Nunca houve verba para Centauros em boa quantidade. Então essa complementação se faz necessária.
É o que temos hj para nossa defesa embora seja um carro antigo mas com boa tecnologia de armazenamento...... missil canhão sistemas de computação de combate ele faz muito estrago da para caças muitos carros de combate atual..........embora temos o guarani ja bem moderno poderiamos aproveitar este veiculo mais modernos e coloca todas tecnologias que esta colocando no cascavel para o guarani
Bacana, mas o próprio Caiafa em uma das "lives" não falou que seria um desperdício de dinheiro, não? Claro uma repaginada, mas sinceramente fico balançando nisso. Será que vale a pena com a chegada dos Centauros ll?
Se tudo ocorrer como no cronograma, já sairá tarde demais e com poucas unidades. Como vai faltar dinheiro no governo, então acrescente tempo para sua entrega na totalidade. Isso é Brasil.
VTR muito boa eu fui militar durante 9 anos e tenho curso de motorista de blindado cascavel e urutu, a VBR vai ficar muito boa com essas tecnologias, uma VTR muito ágil digo pois fui motorista desses blindados, na sua função é claro de reconhecimento, cada VTR tem sua utilidade no campo de batalha
Ele tem estabilizador de canhão? Sla, hoje em dia o blindado que usa uma torre, com bom poder de fogo, é bom ter estabilizador para não precisar frear, e apontar pra atirar.
Um custo de 2 milhões 400 mil dólares por unidade ? Se for isto mesmo é um completo descaso com o dinheiro do contribuinte. Louco foi quem autorizou isto.
Os caras comentam que ficou feio que aumentou a silhueta do veículo, pra falar a verdade em combate real os veículos são "camuflados com galhos e vegetação simplesmente pra ficarem com uma certa furtividade e diminuir o campo de visão do inimigo.
@@williammelek8318 mas acredito que o propósito do cascavel modernizado é reconhecimento e dar combate à um outro carro blindado ou algo assim, não creio que eles vão fazer frente a mbt pesado ou médio.
Gosto muito dos vídeos do Caiafa, porque é um excelente jornalista militar, acompanho seu trabalho há muito tempo. Na minha opinião, gastar dinheiro com um veículo com DNA da segunda guerra, não faz sentido, enfim, estanos no Brasil e é o que temos.
Até 2031 todos rezem pra não termos de usar ou ninguém nos ultrajar pq até fazer entrega daí é difícil 😂 até entendo preparar os soldados pra usar e manutenir o equipamento mais a entrega e confecção deveria ser mais rápida
Vela (dinheiro) boa para um defunto (veículo) que não merece mais. O que me parece é que as FAs ainda não perceberam é que enquanto continuarem dando tapa em coisa velha, jamais terão coisas nova ou boa. Se não deixar ficar sem nada, políticos e sociedade não se importarão em conceder as verbas para termos o que precisamos ter.
Pena que a guerra na Ucrania prova que um drone fpv kamikaze de 1000 dolares manda o Cascavel e qualquer outro blindado atual pro saco ..... Mas mesmo assim, é uma puta evolução.
Os desmeritos desses pessoal, se devem, a meu ver, a duas coisas: 1- desconhecimento geral; 2- gostariam que fossem materiais do estrangeiro / usa. Há ainda um terceiro, a saber: IMPECILIDADE/ COMPLEXO DE VIRALATA.
Eu acho que os optrônicos deixaram ele ainda mais intimidador, parece um blinado sniper e talvez seja, pois certamente ele deve ter muito mais precisão no disparo.
A torreta com o optrônico do comandante, apesar de ficar um pouco alta sim, dá uma possibilidade de o veículo se esconder atrás de algum obstáculo e deixar apenas ela para fora, permitindo que o comandante faça um reconhecimento; Têm suas vantagens.
@@diegotarses9460 sim tem essa possibilidade, mas reconheço que após o Bradely americano nocautear um T-90, danificando seus aparelhos ópticos existe um risco também.
Bom seria se o exercito conseguisse colocar os misseis nacionais anti-carro O MSS 1.2 AC para serem disparados pela torre do blindado igual ao do Spike, ai sim ficaríamos independente de um certo modo, para nossa defesa.
Do ponto de vista independência sim, mas em termos de tecnologia não, o MSS 1.2 precisa que o atirador fique constantemente mirando no alvo, isso faria o cascavel ficar exposto por muito tempo. Com o Spike basta ele travar e atirar no alvo, podendo se esconder a seguir.
É uma vergonha para nós brasileiros modernizar esse veículo que deveria estar descansando no museu , eu respeito a história do cascavel mas seu projeto é da década de 70 . Fazer essa porcaria de adaptação de sensores , motor , câmbio e etc .....não vale a pena . O Brasil fazendo um blindado antigo virar um barraco de favela com ar condicionado para aparecer sofisticado . Nós temos inúmeros jovens engenheiros da nova geração do Exército , engenheiros de universidades e empresas privadas ansiosos para idealizar um projeto inovador de blindado iniciando do zero .....e esses Generais filhos da P"*** tem a ideia de modernizar algo que está obsoleto. A blindagem é obsoleta , esse tipo de veículo não suporta um canhão de 120 mm, o espaço interno é reduzido como uma lata de sardinha e por isso armazena menos munição para o combate , sua autonomia de combustível no campo de batalha é inferior de outros blindados modernos . Enquanto o Brasil tiver esse pensamento de fazer puxadinho no barraco ....sempre seremos motivos de piada . Um Canal do TH-cam da área militar chegou ao ponto absurdo de colocar a foto do Presidente Macron da França com a cara de assustado por estar vendo a modernização do Blindado Cascavel. Isso só pode ser piada , o Presidente Macron de boca aberta perplexo pq nosso Exército Brasileiro modernizou essa sucata ? O correto seria postar uma foto do Presidente Macron da França e o Joe Biden do EUA dando risada desse projeto cascavel.
Embora velho se modernizado ainda tem utilidade. Vide os russos utilizando-se de Mbts da decada de 1970- 80 sem pudor nenhum e fazendo estragos no inimigo.
Não acho esteticamente feio, o que fico pensando é se esses optronicos ficaram ou não muito expostos naquele lugar. Isso talvez seria um ponto fraco que seria explorado pelo inimigo
todos os veículos hoje tem esse problema incluindo novos protótipos modernos, a diferença é que em um MBT elas parecem menores pelo tamanho do veiculo, cascavel é bem pequeno. Pra ter imagens boas a longa distancia, vc precisa de lentes grandes, não tem como mudar isso. O foco hoje é Ver primeiro, e essas câmeras quando destruídas, já está no planejamento que precisara ter varias para reparar as danificadas. na guerra real é assim, os blindados vivem levando porrada, e os que sobrevivem voltam até um local perto da linha de frente pra reparar os danos. Por isso existe guincho, pra recuperar armas danificadas na linha. Vc Sabia que os caras trocam até motor de blindado na linha de contato?!
@@williammelek8318 um drone barato com uma granada barata, pronto essas câmeras estão desativas. No começo da Guerra Israel X Hamas, o Hamas com uma granada e um drone perfurou a blindagem do Merkava facilmente. O merkava nao tem nada exposto e mesmo assim foi queimado.
@@dtks123 esse seu argumento foi bobo, seguindo essa logica, vamos montar um exercito só de drones, abandona tudo que existe. O negocio é muito mais complexo que isso. Merkava estava sozinho patrulhando a cerca. Não é tão simples assim. Mais uns dez anos e drones se tornaram inúteis na maioria dos casos, todo mundo já está indo atras de solução pra esse problema.
@@williammelek8318 cara eu dei um exemplo em Israel, na Ucrânia esse tipo de coisa acontece diariamente e não tem o que fazer, os blindados são atingidos sempre sozinhos ou não. Com equipamentos expostos dessa maneira, OBVIO que os guaranis serão desabilitados. O que eu disse não é argumento é um FATO e é obvio. Só porque eh brasileiro nao quer dizer que é bom ou que nao tem falhas
@@williammelek8318sim cara vai parecer até coisa de filme de ficção científica mais tu vai ver o merkava vai soltar um pulso eletromagnético que vai derrubar tudo num raio de sei lá 200km ou menos que seja 15km poha é chão e pra cima tbm o que pega desliga e cai que nem mosca morta sei lá pode ser né ?
O Cascavel é um recurso de baixo custo inestimável, suporte logostico dominado por decadas e um numero de viaturas grande no EB. Naturalmente gostariamos de ter uma solução mais rápida e mais envolvente quanto ao numero final de viaturas. A Cockerill tem soluções interessantes dessa torre modernizada tb, a solucao nacional brinda dominio de tecnologia, esperamos que de tudo certo. A outra torreta da Cockerill a CPWS de 30mm é bem compacta, sera que casaria bem no Guarani?
Só sei que o RPG-7 com anos de projeto continua fazendo estrago...nos dias de hoje tem coleguinhas do mal os drones e os novos mísseis anti carro !!!! A era dos blindados se foi !!! Para o EB num desativar o Cascavel pelo menos deu essa sobrevida....se sobreviveria no Combate real aí é outra história !
fico observando os baba ovos dos russos criticando o projeto, enquanto a Rússia super do suprassumo para alguns bobões usa blindados dos anos 60 , 70, na guerra da Ucrânia.
Caiafa, aos 89 veículos, dos lotes, é preciso somar o lote piloto e os protótipos, que deverão ser atualizados e elevados os padrão de produção, totalizando 98 viaturas.
Muito bacana. Ao final será quase uma centena de viaturas.
exato
Muito obrigado, Caiafa, por nos brindar com conteúdos de qualidade, de fôlego. Vc não fica apenas na manchete👍🏻
Sempre aprendo contigo.
Meus parabéns pelo seu trabalho abrangente e calificado
Parabéns pelo belíssimo trabalho!
Parabéns Caiafa!
Só vc consegue essas informações.
Parabéns, matéria muito técnica e com excelente conteúdo. Não sou da área de defesa mas sei que Israel sempre moderniza seus blidados antigos com sucesso.
Caiafa poderia comentar sobre o emprego dos veículos cascavel na guerra entre a Líbia e o Egito. 🙏
Boa tarde Caiafa e a todos os membros do canal. Forte abraço de Santos - SP
Caiafa aquele Rádio Gêneses de Comunicação da IMBEL serve pra que finalidade. Pensei que seria utilizado nesse Cascavel e nos blindados
Genesis não é rádio, Gênesis é um sistema de controle de tiro de artilharia digitalizado interconectado em rede com comando e controle e as baterias de tiro
@@caiafamaster obrigado tinha entendido errado. Bom que poderá ser usado em vários carros. 🤙🏾🤙🏾🤙🏾🤙🏾🤙🏾
Já é uma forma de não depender de soluções externas.
boa noite Caiafa.
excelente vídeo
Cascavels .
Far away, in the eastern Mediterranean, on the island of Cyprus,we have an amount of 124 similar vehicles.
Cascavels. since 1982
Is there any updating projects ?
Does the Engessa company ,reopened ?
This video is about a modernization of 89 units of Cascavel from brazilian army; as part of project will be add a new engine, break system, Air Conditioner, Fire Control, Thermal Sight and laser rangefinder for both, commander and gunner, also the turret got eletropneumatic control
Boa tarde Caiafa
e pensar que a maior parte dos MBTs russos NAO POSSUI sistema termal para o comandante, e nosso cascavel vai ter é loucura kkkkkkkkkkjk
Errado.
Todos os T72B3, T80BVM e T90 tem cameras termais como parte de seus pacotes de modernização.
Mds... em 2031 estarão recebendo m8 greyhound modificados com umas casas de passarinho
Fiquei curioso em saber se o canhão é estabilizado e qual o nível da blindagem.
Boa tarde caiafa
O Chulé!!! Sofri muito dentro disso ai. Para embarcar num desses só de banho tomado e Minâncora no pé para não empestear o ar... Um bom artilheiro fazia estragos com o canhão 37mm da Greyhound mas tinha que ser BOM... a mira era desgraçadamente imprecisa... e o barulho lá dentro então? Mas os líbios enfrentaram com sucesso os tanques russos do Egito com eles!!!
Esse meio é um caixão móvel, qual a capacidade da blindagem do veículo com a modernização?
Vai continuar a mesma, resistindo a tiros de 762 apenas.
blindagem reativa ou de gaiola nao existe para o exercito brasileiro
@@guinfor a infelizmente não kkk
Boa tarde caiafao
Boa tarde
Para os amigos paz no natal para todos , e para os não amigos tudo bem paz para todos.
A felicidade depende das pessoas que sabem aproveitar todas as oportunidades que a vida espoem para os aprendiz da hora cravada, no momento certo.
E a blindagem como será a mesma
provavelmente apenas um reforço com mantas dentro do veiculo, o que já melhora e muito a sobrevivência, o casco será o mesmo, ele nào vai entrar em contato direto com inimigos. Proteção contra armas leves já é o suficiente.
Senhor, o primeiro lote de produção vai ser contratado só em 2026 😱
Ademais, moveram o atirador do lado direito para a torre e deixaram o comandante com o comando de disparo manual do canhão, dando a ele a capacidade de disparar caso o atirador não possa fazer.
O que faltou mesmo, e que não está no escopo do projeto, é um autoloader para que o comandante não precise carregar o canhão a cada disparo, mas aí teria que ser feita uma outra torre.
Parabéns a Akaer pelo projeto, ele é eficaz no século 21 com certeza.
Boa tarde a todos 🤝
Porque o telêmetro laser fica com o comandante e não com o atirador.
O atirador tem o telêmetro e as mesmas câmeras do comandante. Veja de novo.
Os dois tem a mesma maquinaria de câmeras, isso é muito incomum, normalmente o comandante tem câmeras bem piores que o atirador.
A diferença é que o comandante tem sua maquinaria livre pra olhar independente da posição da torre no caso desse novo cascavel.
Boa tarde á todos.
Sao 12 milhoes por prototipo? Nao seria melhor pega guarani e fazer uma versao de reconhecimento com calibre de 105mm?
Se o programa de modernização dos Leopard já foi deixado de lado acredito que o mesmo já acontecer com a modernização dos cascavéis
É galera, o Cascavel vai viver pra ver o submarino nuclear brasileiro
A estética não importa mas sim a sua eficiência, simplicidade significa facilidade e baixo custo na manutenção, quanto menos perfurações na estrutura maior a sua rigidez da blindagem, o trem de força é robusto, de fácil manutenção e baixo custo!
Problema de ficar tudo fora em um veículo antigo é que um drone, estilhaço ou disparos já levaria um monte desses eletrônicos, o que deixaria ele desabilitado ou com funções bem limitadas, quase voltando ao seu estado anterior! Mas é um avanço!
sim, comentei isso acima e um mané querendo refutar isso que é algo obvio
CASCAVEL NG RAIO X!! DENTRO DO CASCAVEL NG IMAGENS EXCLUSIVAS!! SAIBA TUDO A COBRA ETERN......
Akaer está se tornando uma empresa extremamente importante para o sistema de defesa nacional. Mais uma empresa do universo Embraer que está dando certo. A Marinha e o EB precisam aprender que empresas puramente estatais, como a AVIBRÁS não se sustentam no médio/longo prazo, estão sempre mendingando dinheiro, a Embraer é o case a ser replicado.
Teríamos de ter empresas de celulares e equipamentos desse tipo máquinas fotográficas tbm aí mais pq tu tá falando em máquinas fotográficas e celular pq uma empresa com essa tecnologia poderia fazer os sensores optronicos lentes de câmera até pra satélites brasileiros no futuro olha o tamanho das tv 50 polegada em cima do canhão olha o centauro é uma só pra tiro e visualização até se ratiar o motorista usa tbm e ela gira pra todos os lados
Muito centrado seus comentários
Sou favorável temos que investir na indústria nacional
Forte abraço a todos...
De que fabricante é esses optrõnicos?
Boa pergunta,vamos ver no final são materiais CHINESES apenas colocados no blindado,triste realidade
@@atilaibias7784São de tecnologia brasileira
@@atilaibias7784 e o que isso tem haver? ser chines ou não.
@@williammelek8318 tudo haver ,a questão é simples ,tudo em termo bélico precisa ter dependência nacional ,caso de embargos ou guerra ,perder a dependência das outras nações , fizeram oque qualquer loja de carro tuning faria ,colocar telas LCD , câmeras externas ,igual pegar um
Fusca por multimídia e câmera de ré,pegou o raciocínio,inovação com um motor antigo de apenas 225cv , olha chega ser triste para não dizer outras coisas
Trabalho na Porto seguro a pouco tempo peguei aqui na serra das Araras no RJ um cara numa Harley ele ia para são Paulo e o pneu traseiro furou aí ele chegou a um posto e tinha lá um borracheiro perguntou se o mesmo consertava ele disse que sim mais daqui a pouco aparece um cara com aquelas lâminas de aço que usam pra trocar pneus de caminhões. O meu cliente disse nem toque na minha moto pelo amor de Deus kkkkkkkk aí me chamou e eu levei a moto com ele no Guincho para São Paulo 😅😅😅😅
Caiafa, no que se refere a blindados de reconhecimento, o Cascavel NG e o Centauro 2 atendem bem. Há a pendência quanto a um novo MBT que substitua o Leopard 1A5BR. Vamos torcer para que os nossos governantes liberem a verba necessária para a aquisição
não existe o blindado que o brasil quer ainda, as coisas estão mudando muito na área dos MBT, nesse momento só existe protótipo, se o brasil fosse comprar algum hoje, estaria comprando os que hoje já estão sendo considerados obsoletos.
Brasil quer comprar armas modernas e que fique 30 anos com a gente, não existe esse veiculo ainda, todo mundo esta correndo atras desse novo veiculo. Poderíamos até comprar um Leopard 2 mais novo possível, ainda seria caro e obsoleto em certa medida em 2023, são projeto dos anos 80 e 90.
Já que vai gastar dinheiro mesmo, é melhor gastar na próxima geração dessas maquinas.
Cara, digamos que não haja CC possível de comprarmos por um longo tempo e que o EB consiga nacionalizar todos os componentes do Leopard 1a5. Com certeza uma nacionalização dos componentes da torre e sistemas de tiro, além de adição de um sistema para o comandante como o do Cascavel são mandatórios.
O único entrave é o canhão, já que a torre atual não pode receber um de 120mm.
Se o EB ficar com o Leopard até o fim dos tempos, sem dúvida vai ter que por uma hitfact mk2 para ele ter relevância.
Caiafa, pela blindagem péssima para os dias atuais não vejo vantagem na modernização do cascavel. Fora o preço exorbitante
Sabe pq esse veículo blindado que deveria estar no museu foi modernizado ?
É pq tem Generais ganhando um bom dinheiro por fora das empresas que realizaram essa modernização.
As empresas precisam fazer lobby em Brasília e os Generais brasileiros fazem esse trabalho de convencer o Ministério da Defesa que é importante essa revitalização de uma sucata da década de 70 .
As empresas conseguindo o contrato milionário terão que agradecer os Generais ....e aí que entra a malandragem brasileira, Oficiais de Alta Patente ganham um bom cafezinho repleto de dinheiro por ajudar nessa negociação.
Quem perde com isso é o Brasil, mas as Empresas e os Generais saem ganhando e rindo do povo brasileiro e da nossa defesa .
@@juvenilkaro1497 vou discordar de você em um ponto. Isso não é apenas os generais, é toda máquina. Pensões e benefícios exagerados de um exército cortador de grama. Na reforma trabalhista do Paulo Guedes o único que pagou parcialmente o preço foi o trabalhador, os políticos e o exército foi totalmente contra, pelo contrário o benefício se estendeu para os reservistas, agora os reservistas que não cortam grama e não fazem nada recebe o mesmo que o soldado ativo, e a desculpa para o aumento é que o soldado da reserva e soldado da mesma forma, e caso houver guerra ele será o primeiro a ser chamado, mas não levaram em conta que o Brasil não tem nenhum inimigo declarado que justificasse tal desculpa.
O orçamento do exército: mais 80% dos gastos são de salário e benefícios, chegando 88% na marinha segundo outro canal militar.
32 % a mais de potência e 45 % a mais de torque…
É o inverso.
Reciclagem de uma viatura antiga para dar mais algum tempo de vida ativa!!Não fica claro se isso vai resultar em um novo produto!!E nós precisamos de novos desenvolvimentos....
Pelo que li no ForTe ele só não faz frente aos T72 e Leo 2 A4. E nossos vizinhos não tem deles em tamanha quantidade que nos assuste tanto assim. Quanto a drones e ATGM, não existe proteção e a quantidade é a unica tática que salva. Nunca houve verba para Centauros em boa quantidade. Então essa complementação se faz necessária.
A Rússia tem vários equipamentos da era soviética que eles pegaram e atualizaram
Pô, essa cremalheira exposta e a manete bem do lado, é uma degoladora de dedos!
Mas o canhao nao aumemtara o calibre?
Não, continuará sendo o mesmo. Para trocar o canhão teria que fazer outra torre, aí encarece muito o projeto.
Creio que o vídeo foi abruptamente cortado.
Teremos parte II ?
a parte final deu um erro, que era o encerramento, agradecimentos etc. isso me deixou chateado.....
Deu ruim na transmissão
8 anos para entrega de menos de 100 unidades...putz...
Excelente 👏🇧🇷👏
Achei top
É o que temos hj para nossa defesa embora seja um carro antigo mas com boa tecnologia de armazenamento...... missil canhão sistemas de computação de combate ele faz muito estrago da para caças muitos carros de combate atual..........embora temos o guarani ja bem moderno poderiamos aproveitar este veiculo mais modernos e coloca todas tecnologias que esta colocando no cascavel para o guarani
E os mísseis que iam ser instalados ?
spike lr 2, mas será só na metade das unidades.
Petição para o Brasil ser uma nação jogável no warthunder com o cascavel sendo o tier 5.0 da nação 🖐️
Do nada aparece isso 😂😅 tem meu voto kkkkkk 🇧🇷😎🪖
Bacana, mas o próprio Caiafa em uma das "lives" não falou que seria um desperdício de dinheiro, não? Claro uma repaginada, mas sinceramente fico balançando nisso. Será que vale a pena com a chegada dos Centauros ll?
Quantas unidades serão produzidos deste modelo?
Se tudo ocorrer como no cronograma, já sairá tarde demais e com poucas unidades. Como vai faltar dinheiro no governo, então acrescente tempo para sua entrega na totalidade. Isso é Brasil.
Ficou feio mesmo, o exército sempre mendigando para equipamentos.Mas os bolsos dos generais sempre bem cheios
carro é minúsculo, não é igual ao seu rabo que cabe qualquer coisa.
Não e desfile de moda e pra ser eficiente meu amigo
@@carlao40mdealturamaisfeioq67 Esses já eram para estar totalmente encostados.Certo totalmente
O Brasil é um país mendigo
Nem a Guiana que isso ai
VTR muito boa eu fui militar durante 9 anos e tenho curso de motorista de blindado cascavel e urutu, a VBR vai ficar muito boa com essas tecnologias, uma VTR muito ágil digo pois fui motorista desses blindados, na sua função é claro de reconhecimento, cada VTR tem sua utilidade no campo de batalha
Ele tem estabilizador de canhão? Sla, hoje em dia o blindado que usa uma torre, com bom poder de fogo, é bom ter estabilizador para não precisar frear, e apontar pra atirar.
Carro de combate não é veículo de luxo é carro de guerra para a guerra.👍🇧🇷
E os Centauros?????
Boa tarde! #AÇO!
Um custo de 2 milhões 400 mil dólares por unidade ? Se for isto mesmo é um completo descaso com o dinheiro do contribuinte. Louco foi quem autorizou isto.
Boa tarde, Galo Doido.
Caiafa vindo de analista de SOFÁ 🛋️ e de salão de beleza… nãooooo da pra esperar outra coisa . 👀💭😅😅😅
Os caras comentam que ficou feio que aumentou a silhueta do veículo, pra falar a verdade em combate real os veículos são "camuflados com galhos e vegetação simplesmente pra ficarem com uma certa furtividade e diminuir o campo de visão do inimigo.
na realidade essas coisas são inúteis hoje, Um Carro pra ser difícil de ver, tem que ser tipo uma peça achatada.
@@williammelek8318 mas acredito que o propósito do cascavel modernizado é reconhecimento e dar combate à um outro carro blindado ou algo assim, não creio que eles vão fazer frente a mbt pesado ou médio.
Brasil é o País mais lindo do mundo. Melhor de viver, nem vulcão , nem tufão, nem guerras, o mais critão do mundo etc... etc.
Clovis Bornay......🤣🤣🤣🤣🤣
Muito bom... Pena que demora muito
Gosto muito dos vídeos do Caiafa, porque é um excelente jornalista militar, acompanho seu trabalho há muito tempo. Na minha opinião, gastar dinheiro com um veículo com DNA da segunda guerra, não faz sentido, enfim, estanos no Brasil e é o que temos.
Nosso cascavel fico bunitin🤌
Até 2031 todos rezem pra não termos de usar ou ninguém nos ultrajar pq até fazer entrega daí é difícil 😂 até entendo preparar os soldados pra usar e manutenir o equipamento mais a entrega e confecção deveria ser mais rápida
Vela (dinheiro) boa para um defunto (veículo) que não merece mais. O que me parece é que as FAs ainda não perceberam é que enquanto continuarem dando tapa em coisa velha, jamais terão coisas nova ou boa. Se não deixar ficar sem nada, políticos e sociedade não se importarão em conceder as verbas para termos o que precisamos ter.
Seria possivel a utilizacao de um canhao de 105 mm no lugar do 90 mm???
Pena que a guerra na Ucrania prova que um drone fpv kamikaze de 1000 dolares manda o Cascavel e qualquer outro blindado atual pro saco ..... Mas mesmo assim, é uma puta evolução.
Os desmeritos desses pessoal, se devem, a meu ver, a duas coisas: 1- desconhecimento geral; 2- gostariam que fossem materiais do estrangeiro / usa.
Há ainda um terceiro, a saber: IMPECILIDADE/ COMPLEXO DE VIRALATA.
Deveria ter melhorias na blindagem, que fosse capaz de suportar tiros de .50.
😱 Não faça mais Live com cabloco com microfone ruim
Certas coisa deveriam ficar em sigilo. o inimigo agradece.
Podiam transformá-lo em tipo de guepard anti aéreo e comprar mais Centauro 2!
Eu acho que os optrônicos deixaram ele ainda mais intimidador, parece um blinado sniper e talvez seja, pois certamente ele deve ter muito mais precisão no disparo.
A torreta com o optrônico do comandante, apesar de ficar um pouco alta sim, dá uma possibilidade de o veículo se esconder atrás de algum obstáculo e deixar apenas ela para fora, permitindo que o comandante faça um reconhecimento; Têm suas vantagens.
@@diegotarses9460 sim tem essa possibilidade, mas reconheço que após o Bradely americano nocautear um T-90, danificando seus aparelhos ópticos existe um risco também.
Ué terminou com 27min no meio da sua fala
Bom seria se o exercito conseguisse colocar os misseis nacionais anti-carro O MSS 1.2 AC para serem disparados pela torre do blindado igual ao do Spike, ai sim ficaríamos independente de um certo modo, para nossa defesa.
Do ponto de vista independência sim, mas em termos de tecnologia não, o MSS 1.2 precisa que o atirador fique constantemente mirando no alvo, isso faria o cascavel ficar exposto por muito tempo.
Com o Spike basta ele travar e atirar no alvo, podendo se esconder a seguir.
Cascavel 4x4 com canhao 120mm seria bom para o Brasil
Conseguir por um canhão de 120mm em um veículo 4x4 é utopia, não existe.
É uma vergonha para nós brasileiros modernizar esse veículo que deveria estar descansando no museu , eu respeito a história do cascavel mas seu projeto é da década de 70 .
Fazer essa porcaria de adaptação de sensores , motor , câmbio e etc .....não vale a pena . O Brasil fazendo um blindado antigo virar um barraco de favela com ar condicionado para aparecer sofisticado .
Nós temos inúmeros jovens engenheiros da nova geração do Exército , engenheiros de universidades e empresas privadas ansiosos para idealizar um projeto inovador de blindado iniciando do zero .....e esses Generais filhos da P"*** tem a ideia de modernizar algo que está obsoleto.
A blindagem é obsoleta , esse tipo de veículo não suporta um canhão de 120 mm, o espaço interno é reduzido como uma lata de sardinha e por isso armazena menos munição para o combate , sua autonomia de combustível no campo de batalha é inferior de outros blindados modernos .
Enquanto o Brasil tiver esse pensamento de fazer puxadinho no barraco ....sempre seremos motivos de piada .
Um Canal do TH-cam da área militar chegou ao ponto absurdo de colocar a foto do Presidente Macron da França com a cara de assustado por estar vendo a modernização do Blindado Cascavel.
Isso só pode ser piada , o Presidente Macron de boca aberta perplexo pq nosso Exército Brasileiro modernizou essa sucata ? O correto seria postar uma foto do Presidente Macron da França e o Joe Biden do EUA dando risada desse projeto cascavel.
Embora velho se modernizado ainda tem utilidade. Vide os russos utilizando-se de Mbts da decada de 1970- 80 sem pudor nenhum e fazendo estragos no inimigo.
Não sou contra a modernização, só achei longa d+
Se o Brasil com poucos recursos consegue realizar ótimos projetos, imagine se tivesse mais investimento!!!
Puts , 08 anos para se fazer uma modernização , se fosse um país sérios , estaríamos entre os primeiro do Mundo !
Imagina um RPG acertando esse carro!! Tem blindagem para RPG
Isso não é um MBT/Carro de combate/tanque de guerra.
me fala como alguém vai acertar esse veiculo a quilômetros de distancia?
@@williammelek8318 Literalmente qualquer ATGM: 🗿🍷
👍👍👍👍👍🙏🙏🙏🙏🙏🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Não acho esteticamente feio, o que fico pensando é se esses optronicos ficaram ou não muito expostos naquele lugar. Isso talvez seria um ponto fraco que seria explorado pelo inimigo
todos os veículos hoje tem esse problema incluindo novos protótipos modernos, a diferença é que em um MBT elas parecem menores pelo tamanho do veiculo, cascavel é bem pequeno. Pra ter imagens boas a longa distancia, vc precisa de lentes grandes, não tem como mudar isso. O foco hoje é Ver primeiro, e essas câmeras quando destruídas, já está no planejamento que precisara ter varias para reparar as danificadas. na guerra real é assim, os blindados vivem levando porrada, e os que sobrevivem voltam até um local perto da linha de frente pra reparar os danos. Por isso existe guincho, pra recuperar armas danificadas na linha. Vc Sabia que os caras trocam até motor de blindado na linha de contato?!
@@williammelek8318 um drone barato com uma granada barata, pronto essas câmeras estão desativas. No começo da Guerra Israel X Hamas, o Hamas com uma granada e um drone perfurou a blindagem do Merkava facilmente. O merkava nao tem nada exposto e mesmo assim foi queimado.
@@dtks123 esse seu argumento foi bobo, seguindo essa logica, vamos montar um exercito só de drones, abandona tudo que existe. O negocio é muito mais complexo que isso. Merkava estava sozinho patrulhando a cerca. Não é tão simples assim. Mais uns dez anos e drones se tornaram inúteis na maioria dos casos, todo mundo já está indo atras de solução pra esse problema.
@@williammelek8318 cara eu dei um exemplo em Israel, na Ucrânia esse tipo de coisa acontece diariamente e não tem o que fazer, os blindados são atingidos sempre sozinhos ou não. Com equipamentos expostos dessa maneira, OBVIO que os guaranis serão desabilitados. O que eu disse não é argumento é um FATO e é obvio. Só porque eh brasileiro nao quer dizer que é bom ou que nao tem falhas
@@williammelek8318sim cara vai parecer até coisa de filme de ficção científica mais tu vai ver o merkava vai soltar um pulso eletromagnético que vai derrubar tudo num raio de sei lá 200km ou menos que seja 15km poha é chão e pra cima tbm o que pega desliga e cai que nem mosca morta sei lá pode ser né ?
👏👏👏👏👏👏✌👍
A torre da cascavel pode ser colocado no guarani?
interessa é ifesiéncia na querra .
praticamente um novo blindado
O Cascavel é um recurso de baixo custo inestimável, suporte logostico dominado por decadas e um numero de viaturas grande no EB. Naturalmente gostariamos de ter uma solução mais rápida e mais envolvente quanto ao numero final de viaturas. A Cockerill tem soluções interessantes dessa torre modernizada tb, a solucao nacional brinda dominio de tecnologia, esperamos que de tudo certo. A outra torreta da Cockerill a CPWS de 30mm é bem compacta, sera que casaria bem no Guarani?
Não é que é feio, mas os optrônicos estão RIDICULAMENTE expostos.. Ficou com cara de gambiarra.
sem trocar a torre não tem o que fazer. Até a oferta da Ares tiveram que colocar um anel para aumentar a torre e caber o canhao
Só sei que o RPG-7 com anos de projeto continua fazendo estrago...nos dias de hoje tem coleguinhas do mal os drones e os novos mísseis anti carro !!!! A era dos blindados se foi !!!
Para o EB num desativar o Cascavel pelo menos deu essa sobrevida....se sobreviveria no Combate real aí é outra história !
Um guarani com uma torre 30 mm e lançadores de misseis anticarro nao seria mil vezes melhor que essa trosoba?
fico observando os baba ovos dos russos criticando o projeto, enquanto a Rússia super do suprassumo para alguns bobões usa blindados dos anos 60 , 70, na guerra da Ucrânia.