Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
Sem Ressentido não há revolta e sem revolta não há perspectiva de mudança. As mudanças - pelo menos as mais relevantes para a sociedade - parte de sempre de uma revolta. A revolta é bom, no sentido de que elas nós faz querer mudar una má situação para uma situação melhor. Mas é claro o "bom" ou "mal" varia de pessoa pra pessoa.
"Quem tem ouvidos, que ouça!" - *Estou terminando de ler Assim falou Zaratustra e nele vi várias passagens a respeito dos tipos de ressentimento para Nietzsche. Fica aqui minha recomendação; para uma leitura saudável enquanto o mundo dá descarga em si mesmo. "Silenciar é pior; todas as verdades silenciosas tornam-se venenosas" - Assim falou Zaratustra.
Bom dia, Cara, ao meu ver, o ressentimento é uma coisa híbrida pelo fato de nos fazer refletir em acusação e perdão. Por experiência própria digo que é mais acusação pois a pessoa não consegui aceitar a derrota facilmente e nem mesmo deixá-la ir. Eu tenho os meus fantasmas e tento libertar todos eles, é difícil, porém não impossível. Desde já, quero deixar um abraço carinhoso a toda equipe do Se liga nessa história, sabemos que informação de qualidade é custoso e vocês a fornecem com destreza e comprometimento, muito obrigado.
O ressentido é o fraco, impotente, que afunda lentamente no seu ressentimento, alimentando retaliações imaginárias, sujando em sua própria imundice, o ressentido deixa -se levar por sua imaginação, cria mundos e eventualmente torna-se inacessível. - Sem dúvida essa é uma lição extraordinária, obrigado pela aula professor Daniel.
🌟Excelente!!! O ressentimento foi importante do ponto de vista evolutivo (neurociência) Foi essencial para a sobrevivência nas sociedades primitivas... quem perdoava tudo, parece que não sobreviveu . Somos descendentes daqueles que não esqueciam as ofensas tão fácil. Hoje o mundo é outro, e quem sente ressentimento prejudica a própria saúde. Bora perdoar e ser feliz 😀
Professor, sei que já participa do História Pirata, mas espero um dia poder te ouvir em um podcast mais voltado para filosofia, sinceramente, você é o melhor. Além disso, já estou ansiosa por um novo livro, os ensinamentos foram tantos em Filosofia para Mortais que gostaria de ter a oportunidade de ler mais livros seus!
Que vídeo legal cara! Penso que o ressentimento nao deve ser entendido como vício ou virtude, mas de qualquer forma sempre será algo "negativo" ao ser humano, penso que temos que mitigar ao máximo o ressentimento, mas também temos que compreender que em última instância jamais existirá um homem sem algum ressentimento!
Como diria Sartre, “O inferno são os outros”. Ótimas reflexões. Bora encarar os problemas e dificuldades e ter força para superar os fracassos. 👊👊 Bom dia, boa tarde e boa noite a todas e a todos!
Em casos extremos, talvez o ressentimento seja inevitável. Mas creio que se existe a possibilidade de não sentir ele, seria excelente. Ele é necessário nessa questão social, como você trouxe. Mas, acredito, ele é sempre algo que nós não ansiamos: em vez do ressentimento, prefiro a alegria. Nessa perspectiva, o ressentimento pode ser inevitável em alguns casos, e esses casos são essencialmente tristes. No sentido de que outros sentimentos aumentaria nossa "potência de agir". E não consigo imaginar o ressentimento fazendo algo que não o contrário.
Professor Daniel: amo suas aulas. Esse assunto é excelente, sempre aprendo muito com vc. Até hj , eu sinto falta das suas aulas de filosofia do seliganessahistoria. Parabéns pelo seu Concurso. Muito obrigada
@João Pedro Santos Ele citou duas formas de entender o ressentimento no vídeo. Eu acredito que um meio termo seja ideal. Lembrar das coisas ruins que aconteceram é bom para não repetir os mesmos erros, porém lembrar constantemente pode se tornar um "veneno" que nos impede de viver o presente.
Olá, professor Muito obrigada pela aula! Eu acredito ter uma visão predominantemente negativa sobre o ressentimento. A necessidade de uma condenação perpétua a quem nos fez mal, ou o apego ao momento em que fomos injustiçados ou, ainda, a constituição de nossa identidade pelo rancor foram pontos que me fizeram resgatar trechos da minha leitura de “Em busca de sentido” de Vicktor Frankl (psiquiatra judeu que passou anos em campos de concentração). Vou colocar uns trechos aqui para que enriqueçam o debate: “Se antes eram objetos de poder, da violência, da arbitrariedade e da injustiça, essas pessoas agora viravam sujeitos dentro das mesmas categorias.” (Frankl referindo-se ao amigo que manifestara o desejo de manchar suas mãos de sangue). Há ainda, outros trechos do livro que, fora da linha de raciocínio desenvolvidos pelo autor, podem parecer absurdos, como: “Para nós o sofrimento passara a ser uma incumbência cujo sentido não queríamos mais excluir. Para nós ele tinha revelado seu caráter de conquista (...) ‘Quanto sofrimento há por resgatar!’” Enfim, não quero me estender muito, mas conhecer o pensamento de Viktor Frankl foi uma quebra de paradigma, para mim*, no tema “ressentimento”. * pré-vestibulanda
Adorei este video, é uma delicia escutá-lo, você deu uma visão nova acerca p.ex. duma pessoa que conheço, sei que ele é um fracassado e lida mal com isso, mas não me tinha ocorrido que ele é no fundo não passa de "um escravo".
Se o ressentimento existe em você por causa de um motivo real e para se proteger, então é saudável. Afinal, quem perdoa a todos comete injustiça. Acredito com veemência que existe bons ressentimentos, e aprendo muito com minhas mágoas e raivas.
Acredito que ressentimento, é quando somos ofendidos, magoados, e quando lembramos sentimos novamente a dor daquele momento... o exemplo da mulher feliz me pareceu inveja e não ressentimento. Também não acredito em ressentimento saudável, mas a lembrança dos acontecimentos sim, pois faz com que não erramos novamente, que refletimos sobre quem está certo, o que devemos fazer para reparar o erro e quanto ao cuidado que vemos tomar com aquela pessoa ou outras do tipo... Mas sentir a dor todas as vezes que se lembrar do fato principalmente com ódio é como dizem... "É tomar veneno esperando que o outro morra", é focar no outro e se esquecer de vc.
Acredito que o ressentimento é valido quando: - Você sofreu alguma violência ou humilhação de outros. - Para não aceitar condições de vida que você considera ruim. Ressentimento é invalido quando : - Você atribui maldade e mal caratismo as pessoas simplesmente por que elas conseguiram coisas que você queria e não conseguiu. No entanto essas pessoas não te agrediram intencionalmente de nenhuma forma para conseguir essas coisas.
Dani Gomes maravilhosooo! Continuo assistindo suas aulas msm dps que passei ❣️ Gente ele tem um podcast “História Pirata” muito bommm com o Rafinha que é outro professor maravilhoso tbm!! Super indico pra quem precisa ou mesmo quem curte acompanhar
Quando fala da parte “boa” do ressentimento como uma virtude, esta já não é mais ressentimento . E sim um sentimento resolvido . Dai sim pode tornar-se uma virtude , não esquecendo o passado , mas aceitando, entendendo , nunca em estado passivo . Sou adepto a justiça , mas essa feita sem ódio . Abs
Eu já ouvi que eu estava fazendo mal a mim mesma quando justificava ao meu ex namorado os motivos machistas e abusivos pelos quais eu não queria voltar pra ele, pois me chamava de ressentida, como se fosse uma ofensa à mim, ou, como se fosse eu mesma a causadora da minha dor, numa tentativa de reverter a situação e culpabilizar a vítima. Apesar de concordar com parte disso de que devemos, enquanto indivíduos, "esquecer" ou perdoar para seguir em frente, algumas coisas não devem ser esquecidas e nem perdoadas. pelo contrário, devem ser sempre lembradas para não sermos vítimas novamente e para não permitir que se façam novas vítimas.
Acho q qdo o ressentimento cumpre sua função social de não esquecer e lutar contra injustiça, é pq ele já foi superado passando do sentimento de ressentimento p encorajamento (enxergar realidade injusta e desejar transforma-la).
Eu considero que ressentir é necessário até deixar de ser. As vezes precisamos remoer algumas coisas internamente para poder organizar nosso "novo eu" pós acontecimento que gerou esse sentimento a ser ressentido. Nesse sentido não vejo ressentir como uma virtude ou um vício, mas sim como uma parte do processo da vida.
Gostei muito do vídeo mas a ideia dr que ressentimento pode set algo positivo põe por terra.todos os fundamentos da justiça de transição embora não possamos condenar as pessoas que têm ressentimento porque sofreram uma grande violência, O ideal não seria a, em seu devido tempo, sublimar a perda e seguir adiante... um filme argetino maravilhoso que fala sobre o ressentimento e o peso do passado e "sob a sombra dos seus olhos".
O ressentimento faz parte do aparelho cognitivo e volitivo humano. Ele só é ruim se fizer efeito negativo na pessoa que o sente e não o transcende. Mas é uma ferramenta essencial quando faz efeito sobre outrem. Aceitar a agressão e enxergar como útil. Se foi ela útil, ele desaparece. Se não foi, devolver a agressão impulsionada pelo ressentimento é fundamental para que ele (o indivíduo) não acumule a energia negativa. Aqui não se trata de dever-ser. Se trata de ser.
Acho bastante interessante essa visão meio que "positiva" do ressentimento, até confortante ela pode ser. Mas eu fiquei pensando na legitimidade do direito de se ressentir no caso dos judeus. Não teria este ressentimento levado ao sofrimento dos palestinos, o que posteriormente levaria a outro ressentimento legítimo, gerando uma possível reação em cadeia de ressentimento positivos?
Não vejo ressentimento como virtude, justiça e ressentimento não combinam, essa ecologia da memória é motivada pela vingança não justiça. Fora que não há utilidade nenhuma, não precisa de ressentimento para memorizar algumas dores ou coisa do tipo. No entanto compreendo a tendência que temos ao ressentimento.
O ressentimento é nada mais q a consequência de alguma dor ou encomodo provocados por outrem, certo?. Por isso a única e verdadeira sabedoria encontrada somente em Deus, nos ensina o perdão, e o q é o perdão; e pois sem perdão, a verdadeira paz q transcende do espírito santo de Deus e some com todo peso, não pode habitar em vc. E isto, do contrário q é ensinada por pessoas q verdadeiramnt n conhece oq diz, ou acha q entende( por ser cheio dos saberes e/ou diplomacia), por ter várias hermenêuticas humanas conclusivas q n passam de carnais agnósticos e/ou ateus, "q só crêem noq vêem", mas contradioriamnt e hipocrisia pura mal percebem q são oq são porquê, crêem em teorias q não pode ter certeza; por ex: bigbeng entre outras muitas; enquanto a bíblia é 100% certeza q tudo é real, pois oq n faltam são provas arqueológicas. Porém se vc pesquisar na própria internet vc tira suas dúvidas. Portanto meu caro, por mais q pareça, perdoar n é um ato de burrice, ser trouxa ou idiota, como sua linha racional lhe limita a entender; pois é literalmente o contrário!; Perdoar é exatamente a capacidade de além de compreender e aprender com tds os próprios erros(seja analisando a si msm, seja sofrendo dores ou encomodos causados pelos próprios erros, seja ouvindo terceiros, seja la oq for), pois exatamente por isto( por saber antes tirar a trave do próprio olho) do msm modo tbm aprende com os erros do outro(por ter sofrido dores ou encomodos desnecessários por este outrem...). Então, logo dps de secar o ressentimento tirando várias lições, vem o alívio do perdão, conforme a hermenêutica de Cristo. Perdoando o próximo, sem nem q ele precise saber, seja ele qm for ou sela la qual for o erro q ele cometeu. Pois esta é a chave hermenêutica de Cristo: como assim Jesus morreu por nós, tomando o cálice da ira de Deus em nosso lugar, p/ q possamos ser perdoados smp, smp q houver real arrependmnt reconhecido em cristo, pra q por esta graça possamos viver na sua glória eterna. Pois Deus ama e perdoa todo aqle q se arrepende de seus maus atos. Por isso a expressão: msm sem merecer, ele nos ama!. Mas aqle q encontra prazer nos erros ou maus atos, se assim permanecendo até sua morte, pois se acarretará da justiça e ira de Deus, mas aqle q erra ou comete maus atos por sua natureza e vive em harmonia com o arrependimento em Deus, este vive a vontade de Deus. Portanto aqle q entende tudo isto conforme a única e verdadeira sabedoria perfeita q se encontra em Cristo, ainda q n goste de certa pessoa, logo o perdoará. Assim como ninguém é obrigado a gostar de ninguém, porém Deus é amor, e perdoar é amar. Numa vida sem perdão, nele n habita o verddeiro amor. Perdão e amor duas palavras no qual os significados são intrínsecos um no outro. Pois se, essas 2 palavras na práxis n existirem, perdem o sentido. Pois n existe amor sem o perdão e verse e verso"). Portanto enfim, como a verdadeira vida n é essa, mas sim aqla dps da morte, na glória com nosso Criador, e vc n aprendendo o real perdão q em Deus se encontra, como qreis tu ser perdoado e viver a glória eterna, pois antes morra pra si msm e deixe Deus viver em vc, e a glória eterna vc vivera, assim como aprenda a perdoar e pela vida eterna serás perdoado. Portanto, burrao e tolo na verdd ta sendo este q nunca conheceu, entendeu e nem aprendeu verdadeiramnt em verdd o perdão da graça de Deus, e nem se permite ao menos entender; Pois esse é cheio do saber e vazio da real sabedoria, pois n consegue ver porq põe a carroça na frente dos bois".
Acho, mas só acho, que ressentimento não deve ser uma única palavra e conceito para definir os sentidos todos de vícios e virtudes que você apresentou. Por exemplo, no que tangenciou perdão ou não perdão, esquecer ou sempre lembrar o que foi feito e etc, poderia, de alguma maneira, ceder espaço para confiar ou não confiar. Eu perdôo, mas não volto a confiar. Eu perdôo: não faço mais da vingança uma necessidade. No contexto de África do Sul ou até mesmo Brasil pós ditadura, não me parece justo um único chefe de estado decidir "ressentir ou não ressentir" mas foi impraticável, do ponto de vista macro, por todo o contexto que se praticasse vingança, por termos de acordo, reconstrução da sociedade priorizando evitar maiores traumas. Veja, não quero que um criminoso passe impune, mas se faz necessário avaliar as lutas que deseja lutar; quero matar uma mosca com uma basuca dentro de casa?
4 ปีที่แล้ว +7
Olá bom dia, tenham uma ótima semana! Estou com uma página de história iniciante, poderiam dar uma olhada por favor? Tenho certeza de que gostarão do conteúdo 🤗
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
Sem Ressentido não há revolta e sem revolta não há perspectiva de mudança. As mudanças - pelo menos as mais relevantes para a sociedade - parte de sempre de uma revolta. A revolta é bom, no sentido de que elas nós faz querer mudar una má situação para uma situação melhor. Mas é claro o "bom" ou "mal" varia de pessoa pra pessoa.
"Quem tem ouvidos, que ouça!" -
*Estou terminando de ler Assim falou Zaratustra e nele vi várias passagens a respeito dos tipos de ressentimento para Nietzsche. Fica aqui minha recomendação; para uma leitura saudável enquanto o mundo dá descarga em si mesmo.
"Silenciar é pior; todas as verdades silenciosas tornam-se venenosas" - Assim falou Zaratustra.
Amo demais! O nome dele é Perfeição, não é? Rs
Não, não é.
Ressentimento, já não faz mais parte da minha vida a muito tempo. Aprendi que isso faz muito mal para para nossa saúde. Que perdoar é aliviador.
Ressentimento não é mágoa mas a mágoa deriva do ressentimento
Bom dia, Cara, ao meu ver, o ressentimento é uma coisa híbrida pelo fato de nos fazer refletir em acusação e perdão. Por experiência própria digo que é mais acusação pois a pessoa não consegui aceitar a derrota facilmente e nem mesmo deixá-la ir. Eu tenho os meus fantasmas e tento libertar todos eles, é difícil, porém não impossível.
Desde já, quero deixar um abraço carinhoso a toda equipe do Se liga nessa história, sabemos que informação de qualidade é custoso e vocês a fornecem com destreza e comprometimento, muito obrigado.
O ressentido é o fraco, impotente, que afunda lentamente no seu ressentimento, alimentando retaliações imaginárias, sujando em sua própria imundice, o ressentido deixa -se levar por sua imaginação, cria mundos e eventualmente torna-se inacessível.
- Sem dúvida essa é uma lição extraordinária, obrigado pela aula professor Daniel.
Sou apaixonada por esse professor desde o primeiro vídeo! Quase n acreditei quando ele fez uma participação num aulão da minha cidade
🌟Excelente!!! O ressentimento foi importante do ponto de vista evolutivo (neurociência) Foi essencial para a sobrevivência nas sociedades primitivas... quem perdoava tudo, parece que não sobreviveu . Somos descendentes daqueles que não esqueciam as ofensas tão fácil. Hoje o mundo é outro, e quem sente ressentimento prejudica a própria saúde. Bora perdoar e ser feliz 😀
Essa introdução foi fenomenal! 👏👏👏
Aula maravilhosa! Eu nunca tinha pensado sobre o ressentimento como uma virtude no sentido de justiça social, gostei muito!
Professor, sei que já participa do História Pirata, mas espero um dia poder te ouvir em um podcast mais voltado para filosofia, sinceramente, você é o melhor. Além disso, já estou ansiosa por um novo livro, os ensinamentos foram tantos em Filosofia para Mortais que gostaria de ter a oportunidade de ler mais livros seus!
Que abordagem completa e maravilhosa.
Melhor professor💝💝💘💝💖💖💖💖❣❣💕💕💓💓💓💓
Aguardando a próxima aula !
Que vídeo legal cara! Penso que o ressentimento nao deve ser entendido como vício ou virtude, mas de qualquer forma sempre será algo "negativo" ao ser humano, penso que temos que mitigar ao máximo o ressentimento, mas também temos que compreender que em última instância jamais existirá um homem sem algum ressentimento!
Como diria Sartre, “O inferno são os outros”.
Ótimas reflexões.
Bora encarar os problemas e dificuldades e ter força para superar os fracassos. 👊👊
Bom dia, boa tarde e boa noite a todas e a todos!
Em casos extremos, talvez o ressentimento seja inevitável. Mas creio que se existe a possibilidade de não sentir ele, seria excelente. Ele é necessário nessa questão social, como você trouxe. Mas, acredito, ele é sempre algo que nós não ansiamos: em vez do ressentimento, prefiro a alegria. Nessa perspectiva, o ressentimento pode ser inevitável em alguns casos, e esses casos são essencialmente tristes. No sentido de que outros sentimentos aumentaria nossa "potência de agir". E não consigo imaginar o ressentimento fazendo algo que não o contrário.
Professor Daniel: amo suas aulas.
Esse assunto é excelente, sempre aprendo muito com vc.
Até hj , eu sinto falta das suas aulas de filosofia do seliganessahistoria.
Parabéns pelo seu Concurso.
Muito obrigada
Em equilíbrio, ao meu ver, o ressentimento pode ser uma virtude, mas em excesso é um vício que você deve lutar contra ele.
@João Pedro Santos Ele citou duas formas de entender o ressentimento no vídeo. Eu acredito que um meio termo seja ideal. Lembrar das coisas ruins que aconteceram é bom para não repetir os mesmos erros, porém lembrar constantemente pode se tornar um "veneno" que nos impede de viver o presente.
Olá, professor
Muito obrigada pela aula! Eu acredito ter uma visão predominantemente negativa sobre o ressentimento. A necessidade de uma condenação perpétua a quem nos fez mal, ou o apego ao momento em que fomos injustiçados ou, ainda, a constituição de nossa identidade pelo rancor foram pontos que me fizeram resgatar trechos da minha leitura de “Em busca de sentido” de Vicktor Frankl (psiquiatra judeu que passou anos em campos de concentração).
Vou colocar uns trechos aqui para que enriqueçam o debate:
“Se antes eram objetos de poder, da violência, da arbitrariedade e da injustiça, essas pessoas agora viravam sujeitos dentro das mesmas categorias.” (Frankl referindo-se ao amigo que manifestara o desejo de manchar suas mãos de sangue).
Há ainda, outros trechos do livro que, fora da linha de raciocínio desenvolvidos pelo autor, podem parecer absurdos, como:
“Para nós o sofrimento passara a ser uma incumbência cujo sentido não queríamos mais excluir. Para nós ele tinha revelado seu caráter de conquista (...) ‘Quanto sofrimento há por resgatar!’”
Enfim, não quero me estender muito, mas conhecer o pensamento de Viktor Frankl foi uma quebra de paradigma, para mim*, no tema “ressentimento”.
* pré-vestibulanda
Adorei este video, é uma delicia escutá-lo, você deu uma visão nova acerca p.ex. duma pessoa que conheço, sei que ele é um fracassado e lida mal com isso, mas não me tinha ocorrido que ele é no fundo não passa de "um escravo".
Sensacional! Minha terapia são suas aulas
Suas aulas são maravilhosas!!!! Vou ler seu livro
uma das melhores video aula que vc fez. show!
Excelente vídeo, adorei o mecanismo de ensino e a demonstração de paralelos para manter a questão em um bom debate sem escapar-se para extremos.
Se o ressentimento existe em você por causa de um motivo real e para se proteger, então é saudável. Afinal, quem perdoa a todos comete injustiça. Acredito com veemência que existe bons ressentimentos, e aprendo muito com minhas mágoas e raivas.
Acredito que ressentimento, é quando somos ofendidos, magoados, e quando lembramos sentimos novamente a dor daquele momento... o exemplo da mulher feliz me pareceu inveja e não ressentimento. Também não acredito em ressentimento saudável, mas a lembrança dos acontecimentos sim, pois faz com que não erramos novamente, que refletimos sobre quem está certo, o que devemos fazer para reparar o erro e quanto ao cuidado que vemos tomar com aquela pessoa ou outras do tipo... Mas sentir a dor todas as vezes que se lembrar do fato principalmente com ódio é como dizem... "É tomar veneno esperando que o outro morra", é focar no outro e se esquecer de vc.
Muito bom o conteúdo e o vídeo! Parabéns!!
Daniel, vc é professor da UnB agora?? Mais do que merecido! Parabéns professor!!
Esse professor é fera! Vez ou outra o vejo na Unb haha' forte abrç!
eu amo esse canal e as aulas do Daniel são incríveis!!! muito obrigada
Obrigado 🎉
Acredito que o ressentimento é valido quando:
- Você sofreu alguma violência ou humilhação de outros.
- Para não aceitar condições de vida que você considera ruim.
Ressentimento é invalido quando :
- Você atribui maldade e mal caratismo as pessoas simplesmente por que elas conseguiram coisas que você queria e não conseguiu. No entanto essas pessoas não te agrediram intencionalmente de nenhuma forma para conseguir essas coisas.
Ja chego dando voadora no like porque sei que o trabalho é de extrema qualidade.👌❤️
Nossa, aula magnífica. Continuem com o bom trabalho!
O melhor canal do TH-cam!!!!
Dani Gomes maravilhosooo! Continuo assistindo suas aulas msm dps que passei ❣️ Gente ele tem um podcast “História Pirata” muito bommm com o Rafinha que é outro professor maravilhoso tbm!! Super indico pra quem precisa ou mesmo quem curte acompanhar
Quando fala da parte “boa” do ressentimento como uma virtude, esta já não é mais ressentimento . E sim um sentimento resolvido . Dai sim pode tornar-se uma virtude , não esquecendo o passado , mas aceitando, entendendo , nunca em estado passivo . Sou adepto a justiça , mas essa feita sem ódio . Abs
Aula maravilhosa! 👏👏👏
Fofo demais! 👏😍
Virtude. Quem perdoa estará fadado a cometer os mesmos erros pra sempre
Bom demais!! Sou professora de História e adoro suas aulas
Professor!Minha imensa alegria ou vê-lo citando o meu filósofo favorito,Luiz Felipe Pondé!Forte abraço.
história para vida
Aula sensacional, continuem fazendo aulas assim, por favor!
Eu já ouvi que eu estava fazendo mal a mim mesma quando justificava ao meu ex namorado os motivos machistas e abusivos pelos quais eu não queria voltar pra ele, pois me chamava de ressentida, como se fosse uma ofensa à mim, ou, como se fosse eu mesma a causadora da minha dor, numa tentativa de reverter a situação e culpabilizar a vítima. Apesar de concordar com parte disso de que devemos, enquanto indivíduos, "esquecer" ou perdoar para seguir em frente, algumas coisas não devem ser esquecidas e nem perdoadas. pelo contrário, devem ser sempre lembradas para não sermos vítimas novamente e para não permitir que se façam novas vítimas.
EU APRNDI MUITO
Esse professor é foda !!!!!!!!
Acho q qdo o ressentimento cumpre sua função social de não esquecer e lutar contra injustiça, é pq ele já foi superado passando do sentimento de ressentimento p encorajamento (enxergar realidade injusta e desejar transforma-la).
Eu considero que ressentir é necessário até deixar de ser. As vezes precisamos remoer algumas coisas internamente para poder organizar nosso "novo eu" pós acontecimento que gerou esse sentimento a ser ressentido. Nesse sentido não vejo ressentir como uma virtude ou um vício, mas sim como uma parte do processo da vida.
Primeiraa, amo o trabalho de vcs♥️♥️
O canal tá perdendo inscritos. É uma pena pois este é um dos melhores canais do TH-cam.
tenho dúvidas sobre o caráter pedagógico do perdão, sobretudo para quem o recebe.
Cuidado para não deixar para ter certeza quando alguém te prejudicar a ponto que não tenha como reparar.
Ótimo vídeo! Faz um do Kierkgaard!!
Primeira vez na vida que acho que entendi Genealogia da Moral
como não amar esse homem
Dan Dan, seu lindo! Ótima aula ❤️
Temos que ter ressentimento sim rapa
muito interessante.
Sofri bullying no fundamental inteirinho. É algo que não se esquece e perdoa facilmente.
O q n te mata te fortalece!! Nietzsche
Massa 👍
isso foi uma vídeo aula ou um vídeo de auto ajuda? Porque foi excelente em ambos
Gostei muito do vídeo mas a ideia dr que ressentimento pode set algo positivo põe por terra.todos os fundamentos da justiça de transição embora não possamos condenar as pessoas que têm ressentimento porque sofreram uma grande violência,
O ideal não seria a, em seu devido tempo, sublimar a perda e seguir adiante... um filme argetino maravilhoso que fala sobre o ressentimento e o peso do passado e "sob a sombra dos seus olhos".
perfeito
ameiiiiiii
topppppp
O ressentimento faz parte do aparelho cognitivo e volitivo humano. Ele só é ruim se fizer efeito negativo na pessoa que o sente e não o transcende. Mas é uma ferramenta essencial quando faz efeito sobre outrem. Aceitar a agressão e enxergar como útil. Se foi ela útil, ele desaparece. Se não foi, devolver a agressão impulsionada pelo ressentimento é fundamental para que ele (o indivíduo) não acumule a energia negativa. Aqui não se trata de dever-ser. Se trata de ser.
Toda essa questão me lembrou muito dos Salmos imprecatórios da Bíblia...
Qual a diferença da inveja pro ressentimento?
perfeito!! 53° a dar um like kkjkkkkkkkk
Acho bastante interessante essa visão meio que "positiva" do ressentimento, até confortante ela pode ser. Mas eu fiquei pensando na legitimidade do direito de se ressentir no caso dos judeus. Não teria este ressentimento levado ao sofrimento dos palestinos, o que posteriormente levaria a outro ressentimento legítimo, gerando uma possível reação em cadeia de ressentimento positivos?
0:50 imagina que você é careca!
👏👏👏👏👏👏
Ressentimento:
Nos Resseca ou nos protege de nós mesmos, afinal somos nós que permitimos que os outros nos machuquem?
Não,claro que não. Exemplifique como eu permito a alguem me machucar ?
@@andrefabiano7499 Quando eu delego a ele, o outro, o direito de me julgar, o famoso juízo de valores.
@@pauloalbino1000 acho que entendi. é quando eu deixo o juizo de valores dos outros me afetarem.não?
@@andrefabiano7499 sim.
Ao darmos importância ou relevância ao outro, menosprezamos os nossos sentimentos, o que quase sempre nos anula.
Literalmente eu essa descrição
Olho por olho,dente por dente;essa é a regra e o pior que pode acontecer com isso é acabarmos IGUALMENTE cegos e banguelas.
O ressentimento é visto como um defeito moral pela cultura cristã, mas penso que se trata de um simples instinto de proteção.
Ressentimento como Thelos e não como Pathos?
Excelente, kkk.
Ah! Como você aceita uma mulher assim cara ? Ela sai curtiu a vida e vc aceita . Aí outro diz , eu não aceitaria.
Não vejo ressentimento como virtude, justiça e ressentimento não combinam, essa ecologia da memória é motivada pela vingança não justiça. Fora que não há utilidade nenhuma, não precisa de ressentimento para memorizar algumas dores ou coisa do tipo. No entanto compreendo a tendência que temos ao ressentimento.
Ando preso a bola de ferro nos tornozelos !
Quem falou que perdoar é esquecer? O ressentimento jamais é uma virtude.
O homem que perdoa, é um ser humano injusto...
Espetacular! Gostaria de conversar com vc, pode me passar seu contato, email...o que for melhor
O ressentimento é nada mais q a consequência de alguma dor ou encomodo provocados por outrem, certo?. Por isso a única e verdadeira sabedoria encontrada somente em Deus, nos ensina o perdão, e o q é o perdão; e pois sem perdão, a verdadeira paz q transcende do espírito santo de Deus e some com todo peso, não pode habitar em vc.
E isto, do contrário q é ensinada por pessoas q verdadeiramnt n conhece oq diz, ou acha q entende( por ser cheio dos saberes e/ou diplomacia), por ter várias hermenêuticas humanas conclusivas q n passam de carnais agnósticos e/ou ateus, "q só crêem noq vêem", mas contradioriamnt e hipocrisia pura mal percebem q são oq são porquê, crêem em teorias q não pode ter certeza; por ex: bigbeng entre outras muitas; enquanto a bíblia é 100% certeza q tudo é real, pois oq n faltam são provas arqueológicas. Porém se vc pesquisar na própria internet vc tira suas dúvidas.
Portanto meu caro, por mais q pareça, perdoar n é um ato de burrice, ser trouxa ou idiota, como sua linha racional lhe limita a entender; pois é literalmente o contrário!; Perdoar é exatamente a capacidade de além de compreender e aprender com tds os próprios erros(seja analisando a si msm, seja sofrendo dores ou encomodos causados pelos próprios erros, seja ouvindo terceiros, seja la oq for), pois exatamente por isto( por saber antes tirar a trave do próprio olho) do msm modo tbm aprende com os erros do outro(por ter sofrido dores ou encomodos desnecessários por este outrem...).
Então, logo dps de secar o ressentimento tirando várias lições, vem o alívio do perdão, conforme a hermenêutica de Cristo. Perdoando o próximo, sem nem q ele precise saber, seja ele qm for ou sela la qual for o erro q ele cometeu.
Pois esta é a chave hermenêutica de Cristo: como assim Jesus morreu por nós, tomando o cálice da ira de Deus em nosso lugar, p/ q possamos ser perdoados smp, smp q houver real arrependmnt reconhecido em cristo, pra q por esta graça possamos viver na sua glória eterna. Pois Deus ama e perdoa todo aqle q se arrepende de seus maus atos. Por isso a expressão: msm sem merecer, ele nos ama!. Mas aqle q encontra prazer nos erros ou maus atos, se assim permanecendo até sua morte, pois se acarretará da justiça e ira de Deus, mas aqle q erra ou comete maus atos por sua natureza e vive em harmonia com o arrependimento em Deus, este vive a vontade de Deus. Portanto aqle q entende tudo isto conforme a única e verdadeira sabedoria perfeita q se encontra em Cristo, ainda q n goste de certa pessoa, logo o perdoará. Assim como ninguém é obrigado a gostar de ninguém, porém Deus é amor, e perdoar é amar. Numa vida sem perdão, nele n habita o verddeiro amor. Perdão e amor duas palavras no qual os significados são intrínsecos um no outro. Pois se, essas 2 palavras na práxis n existirem, perdem o sentido. Pois n existe amor sem o perdão e verse e verso").
Portanto enfim, como a verdadeira vida n é essa, mas sim aqla dps da morte, na glória com nosso Criador, e vc n aprendendo o real perdão q em Deus se encontra, como qreis tu ser perdoado e viver a glória eterna, pois antes morra pra si msm e deixe Deus viver em vc, e a glória eterna vc vivera, assim como aprenda a perdoar e pela vida eterna serás perdoado.
Portanto, burrao e tolo na verdd ta sendo este q nunca conheceu, entendeu e nem aprendeu verdadeiramnt em verdd o perdão da graça de Deus, e nem se permite ao menos entender;
Pois esse é cheio do saber e vazio da real sabedoria, pois n consegue ver porq põe a carroça na frente dos bois".
Por que esse cara tá me falando de mim?
Acho, mas só acho, que ressentimento não deve ser uma única palavra e conceito para definir os sentidos todos de vícios e virtudes que você apresentou.
Por exemplo, no que tangenciou perdão ou não perdão, esquecer ou sempre lembrar o que foi feito e etc, poderia, de alguma maneira, ceder espaço para confiar ou não confiar.
Eu perdôo, mas não volto a confiar.
Eu perdôo: não faço mais da vingança uma necessidade.
No contexto de África do Sul ou até mesmo Brasil pós ditadura, não me parece justo um único chefe de estado decidir "ressentir ou não ressentir" mas foi impraticável, do ponto de vista macro, por todo o contexto que se praticasse vingança, por termos de acordo, reconstrução da sociedade priorizando evitar maiores traumas.
Veja, não quero que um criminoso passe impune, mas se faz necessário avaliar as lutas que deseja lutar; quero matar uma mosca com uma basuca dentro de casa?
Olá bom dia, tenham uma ótima semana! Estou com uma página de história iniciante, poderiam dar uma olhada por favor? Tenho certeza de que gostarão do conteúdo 🤗
Ressentimento é uma das principais características dos bolsonaristas frustrados
Na verdade dos socialistas que não conseguem engolir o fato de que uns tem mais que outros
Daniel 😍😍😍😍