GOSTA DO NOSSO CONTEÚDO? 👍 ENTÃO SEJA UM PATROCINADOR (A) OU AMIGO (A) DO NOSSO CANAL: COMO PATROCINADOR (A), POR APENAS R$7.99 POR MÊS, VOCÊ RECEBE: ✳Acesso exclusivo à vídeos antigos (como as lives que já fizemos); ✳Acesso antecipado aos novos vídeos do canal; ✳Prioridade de resposta nos comentários; ✳Produtos com desconto. COMO AMIGO (A), POR APENAS R$39.99 POR MÊS, VOCÊ RECEBE ✳TODAS AS VANTAGENS DO NÍVEL ANTERIOR✳ E MAIS: ✳Chat no what´s app exclusivo para membros amigos; ✳Transmissões ao vivo exclusivas para membros. CLIQUE AQUI E SEJA UM PATROCINADOR OU AMIGO DO NOSSO CANAL ➡ th-cam.com/channels/z1xVDltULzUhZCJ1TkvnTQ.htmljoin ⬅ ❤A nossa Família agradece o seu apoio!❤ E VENHA CONHECER OUTROS VÍDEOS NOSSOS (GRATUITOS): ✳25 Sinais de autismo Infantil --> th-cam.com/video/X2IOpsvUgbc/w-d-xo.html ✳Sinais de Autismo em Adultos --> th-cam.com/video/vLy1n3HS3dM/w-d-xo.html ✳Sinais de Autismo em Bebês --> th-cam.com/video/3sfOCYI3x2E/w-d-xo.html ✳Contamos para o Eric que ele é autista --> th-cam.com/video/pmCvcZA9geQ/w-d-xo.html ✳Teste de Autismo Infantil (das Bonecas Sally e Anne) --> th-cam.com/video/Ec8BX9wApeo/w-d-xo.html ✳38 Sinais de Autismo em Bebê parte 01 --> th-cam.com/video/wYVAp0zHGqE/w-d-xo.html e parte 02 --> th-cam.com/video/PU1Y_fhOd1o/w-d-xo.html ✳Autismo e realidade: crises no autismo --> th-cam.com/video/mEmIwdliOtc/w-d-xo.html ✳18 Coisas para não dizer para um autista --> th-cam.com/video/gHIyia0yLMo/w-d-xo.html ✳Autismo explicado em 5 minutos --> th-cam.com/video/M1DdgO7FER8/w-d-xo.html ✳Teste de autismo MChatt --> th-cam.com/video/axQLqq_xmFM/w-d-xo.html ❤Obrigada pela sua atenção.❤ Um beijo da Thata.
Sou professora de uma criança autista, no começo do ano chegou à escola usando fralda. Em outubro, já não estava usando mais, consegui fazer o desfralde dela, achei que foi muito rápido, a mãe foi bastante presente ajudando em casa tbm❤ Fiz uma tabela semanal na parede e cada vez que ela fazia xixi no vaso ela colava uma estrelinha no dia da semana em que estávamos, e dei uma tabela pra mãe dela fazer o mesmo em casa. O desfralde foi rápido. É gratificante ver a evolução dela.
Curioso, minha sobrinha aos quatros anos ficava exposta, bem perto daquela máquina de som forte que tinha no play pra´s festa e, curtinha muito, dançando perto dele, olhava nos olhos, sem problemas, no entanto, foi diagnostificada, agora, aos 14 anos com altismo !
Meu filho tinha uma pediatra que dizia que ele teria TDAH pois era acelerado. Tirei as telas, rotina bem fixada, regras bem estabelecidas, aprendeu que não é não mesmo que chore. Hoje ele tem 6 anos, ensinei ele a ler com 4, ama aprender, faz aula de piano. Cuidado com os médicos que querem diagnosticar e medicar a qualquer custo. Sejamos presentes e ativos na vida de nossos filhos.
❤❤❤sim! Esse cuidado é muito importante. Levei o meu menino no Neuro e ele já passou medicação para meu filho "desacelerar" e é claro que eu não dei. Prefiro que ele gaste energia fazendo atividades, brincando e correndo
Boa noite. Sobre o desfralde , tenho um aluno de 3 anos diagnosticado como autista. Já chegou na escola com esse laudo. Nível 1 - desfraldou em pouco tempo, por volta no máximo de duas semanas. Já teve escapes, mas geralmente ele ele fala: "preciso ir ao banheiro ". Ele uma graça, uma benção. Claro que suas crises no dia a dia. Mas é o amor da minha vida. Sou professora de Educação Infantil. Fiquem com Deus. Beijinhos
Meu filho não gostava de colo , não tirava a jaqueta e nem as meias mesmo em dias quentes , se recusava a usar shorts ou regata , tinha hiperfoco mas até então eu nem sabia esse termo , não suportava etiquetas de roupas , assistia o mesmo DVD várias vezes na mesma semana , não gostava de eventos barulhentos, desfraldou totalmente aos 6 anos( o médico atribiu esse atraso à fimose. Ele operou e logo em seguida desfraldou) . Fora isso não tinha nenhum outro sinal de autismo e naquela época não se falava muito sobre esse assunto. Meu filho cresceu , fez faculdade, se tornou um excelente professor de inglês e só foi descobrir que era portador de autismo leve aos 24 anos quando resolveu , por conta própria passar por um psicólogo que percebeu os sinais e o encaminhou a um especialista. Ele procurou o psicólogo porque todo mundo o chamava de "esquisito ". Foi ele que me contou sobre o diagnostico. Hoje ele está com 30 anos , é casado e pai de um lindo bebê de 4 meses. Tornou-se um excelente pai. Nunca percebi nada que me fizesse levá-lo ao especialista quando era criança. 🤷🏻♀️
Eu sou adulta e já sou avó. O meu filho tinha 5 anos e perante o médico era autista. Tinha comportamentos que eu até entrava em desespero. Ao ouvir um não era o fim do mundo lá em casa. Não havia nada que ficasse no lugar ou ele não partia. Quando era o pai a dizer não, a coisa ainda ia mais ou menos. No entanto, bastava o pai sair do local era o fim do sossego. O meu desespero era tão grande que não respeitei o que o psicólogo disse. Bati tanto no meu filho um dia e abri a porta da rua e meti fora de casa. Estava a chover e os irmãos só diziam para eu abrir a porta ao mano porque estava a chover e a fazer frio. Ele lá de fora batia a porta como uma pessoa normal e dizia: abre a porta por favor. Eu fui para a cazinha fazer as minhas coisas. Qual não foi o meu espanto, os irmãos abriram a porta e ele entrou. Foi direto a cozinha e só sabia dizer: desculpa mãe repetidas vezes. Moral da história, o meu filho não era autista. Queria ser o centro das atenções e não aceitava um não ou ser contrariado. O psicólogo, ainda punha mais problemas dentro da minha casa porque ensinava como eu deveria lidar com a situação na presença dele. Eu a partir daquela situação, comecei a ser a psicóloga dele. Eu até fui despedida do trabalho porque faltava muito. Era rara a semana que não ia ao psicólogo 2 vezes. Ou os meus filhos ligavam para o meu trabalho porque ele estava a partir as coisas. Eu tinha que ir para casa. O chinelo começou a funcionar dentro de casa e o meu marido também começou a estar mais ativo com os filhos. Isto para dizer que existem alguns profissionais de saúde que não sabem diagnosticar esta doença. Confundem o mimo, a falta de educação e a birra de uma criança com autismo. Tudo para eles é autismo. Hoje o meu filho é formado, tem bom trabalho e é bom chefe de família. Senhores profissionais de saúde, respeitem a palavra AUTISTA. Nem tudo o que parece é. Façam um estudo exaustivo até ao diagnóstico.
Parabéns pelo seu comentário, os erros médicos estão passando dos limites quando se trata de autismo, o médico precisa fazer uma ressonância maguinetica para ter um diagnóstico certo , tem milhares de pessoas vendo diagnósticada com autismo, sendo que na vdd não tem nada , a culpa é dos médicos, e dos dos pais que mimam, não tem essa de pequeno grau de autismos, se for assim todos nós somos autistas, ou etc ... Parem de mimar seus filhos, e ficarem colocando doenças na cabeça deles , eles não tem nada a mais que preguiça e inteligência para ficar só de boa
Fiquei me perguntando sobre a postura do pai, seu marido. Geralmente os homens, por trabalharem fora, se esquivam da função de educar junto com a mãe. Ele dava algum tipo de atenção, antes da senhora ser mais linha dura na época?
Impressionante como você tem o cuidado de utilizar palavras como "geralmente" ou "provavelmente" para frisar que nem todo autista é igual, assim como as crianças neurotípicas não são iguais. Vídeo excelente!
Meu filho tem todas essas dificuldades: Faz contato visual mas não segura o olhar, tem dificuldades sensoriais, dificuldades comunicativas (fala apenas 5 palavras e esporadicamente), tem dificuldade para dormir, apegado a rotinas quer fazer sempre as mesmas coisas e sempre do mesmo jeito, escolhe os alimentos pela textura (ele até experimenta mas dependendo da textura ele cospe), as vezes tem crises, tem 3 anos e ainda não consegui desfraldar. Recebemos o diagnóstico a um ano... E as informações mudaram minha vida, a situação é difícil mas as orientações dos terapeutas melhoraram a qualidade de vida dele e de toda família.
Eu não vejo a hora de receber o diagnóstico, pq é muito claro que meu filho é autista mas não consigo falar para as pessoas “meu filho é autista” pq não ele não foi diagnosticado.
SANTO DEUS , NÃO DESFRALDAR AOS 3 ANOS E FALAR SÓ 5 PALAVRAS !!! PONHA EM FONOAUDIÓLOGO E PSICÓLOGO INFANTIL . ELE VAI SOFRER BULLING, PENSE NISSO !!! TODO TIPO DE AJUDA PROFISSIONAL É VÁLIDA ! ELE PRECISA TER UMA VIDA E NÃO DEPENDER TANTO DOS PAIS E FAMILIARES . DESCULPE , FALO PARA O BEM .
@@priscilacoelho4453 MAS, pode falar " provavelmente meu filho é autista . Tem várias características, só falta o diagnóstico, que estou buscando, mas é mais demorado " . As pessoas passam a compreendê-lo e olhar de outra forma para ele . Passe a lhe dar um ambiente de autista : calmo e rotineiro , sem bagunça e sem barulho. Se informe o máximo e o trate como autista . Será bom para ele e para você enquanto o diagnóstico não vem .
Sou médica e mãe de um rapaz com TEA nível 1 de suporte.Teve seu diagnóstico atrasado por vários profissionais(neurologistas , psicólogos e psiquiatras) por não apresentar muitos dos sinais clássicos. Tem excelente socialização, marcos do desenvolvimento todos aquém do esperado, mas tem Hiper foco, genialidade; dificuldade motora, intolerância às frustrações; não sustenta o olhar, e, por isso muito atraso no diagnóstico, que só obteve por insistência e observações minha enquanto médica. Sou grata a pessoas como vc, que mais do que qualquer profissional bem preparado , sabe com propriedade os carácteres comuns da síndrome, e, que ainda colaboram para que se possa saber mais deste mundo tão diverso, muitas vezes desconhecido por profissionais da área, mas que jamais passam desapercebidos por mães neurotípicas, ou não, por experienciarem deste mundo tão vasto e ao mesmo tempo tão singular, o que me ajuda Muito, a fechar diagnóstico de TEA , cada vez mais frequente, no meu dia a dia profissional.
Parece que vc é mãe do meu kkk ou seja temos histórias idênticas !! O meu hoje tem 19 anos tem tb genialidade passou em primeiro lugar na federal para o curso dele mas o hiperfoco dele é bastante característico
O que falta entender que o QI alto intimida muitos profissionais, sou psicóloga e conheço profissionais de verdade que identifical o TEA e informam os pais que não tem qualificação para esta lidando com eles da forma que precisam assim como faço,no meu consultório.
Eu sou fisioterapeuta e observo meu filho o tempo todo, vejo sinais que muitos não percebem por pouco convívio com ele ou por achar, já procurei por especialistas e assim como você, me disseram que estou procurando algo que não existe. Agora tudo o que vejo tento gravar e juntar numa pasta para mostrar ao próximo especialista para que este possa olhar e me dizer se realmente estou procurando o que não tem.
Meu filho tem mutismo seletivo foi difícil nenhum psiquiatra nem mencionou disso, em 2022 ele com 17anos que levamos num psiquiatra em Campinas 25 anos que trata de autismo deu o diagnóstico do meu filho mutismo.
Nossa,meu filho faz tudo isso e é autista! Ele foi diagnosticado com autismo severo aos 3 anos..já vai completar 9 anod hoje tem autismo leve!!! Melhorou 100% mesmo sem terapias! Deus é maravilhoso❤
@@janeteisabelschreiner5420 Que dureza em seu coração.... Sai daqui que para crianças autistas existem mães que amam seu filho incondicionalmente assim como Deus nos ama, mesmo com nossas diferenças, já do ser humano terreno comum igual você não podemos esperar a empatia pelos filhos dos outros ... mas é isso né... 70x7....
Gente, meu filho olha dentro dos meus olhos, trocamos sentimentos pelos olhos e ele é autista nível de suporte 1. Eu sei que é difícil achar um bom profissional, porém, pensem positivo e orem a Deus, pois isso lhes dará fé e força para encontrarem. Profissionais humanos e que de fato dominem e trabalhem pautados no DSM, são raros, mas existem. Deus nos abençoe! 🙏😘
Lia que bom que olha, tão gostosa essa troca de carinhos. Mas, acho que o primordial é saber como ele explora os rostos e feições humanas. Geralmente eles olham perifericamente primeiro, são pontos de maior interesse para eles.
Lia que bom que olha, tão gostosa essa troca de carinhos. Mas, acho que o primordial é saber como ele explora os rostos e feições humanas. Geralmente eles olham perifericamente primeiro, são pontos de maior interesse para eles.
Meu filho tem 4 anos. Desde os 2 anos demonstra grande interesse pelo alfabeto, já reconhece as letras inclusive em inglês, junta sílabas e ler palavras simples. Reconhece os números também em inglês, cores e formas geométricas. Consegue fazer estimativa em alguns casos. Ele demorou um pouco mais a andar e falar, foi preciso maior insistência e incentivo. O desfralde foi tranquilo. Gosta muito de músicas, principalmente instrumentais para dormir. Assiste a vídeos de músicas infantis e outros instrutivos por muito tempo sem se cansar. Não demonstra interesse por brinquedos (só bolas ou balões) desenhos infantis ( Patrulha canina, Bob Esponja e outros), não os assiste. Quando estressava se jogava no chão e batia a cabeça nos lugares. Recentemente tampa os ouvidos e diz "não quero barulho", mesmo sendo ele mesmo que esteja fazendo. Ele se alimenta bem, mas gosta mais de massa e alimentos doces. Meu filho não gosta de pisar em grama. Em passeios fica por pouco tempo e diz estar cansado e pede para voltar para casa. Tumulto o deixa cansado. Ele não interage com os colegas da escolinha e não sustenta um diálogo, repete muito o que a gente fala. Em perguntas responde sempre "sim ou não", não argumenta. Recentemente a psiquiatra deu o diagnóstico de autismo sem comprometimento cognitivo. Sou pedagoga, licenciada e especializada em Ed.Especial. Sei que posso ajudá-lo muito, acolhendo e trabalhando suas dificuldades.
Meu filho mais velho ,teve um laudo de autismo,nunca teve crise ,nunca se preocupou com barulho,hoje recebi outro laudo TDAH,isso me causou muitas dúvidas
Meu filho é autista suporte 1... ele não gosta de ser chamado de autista, então se esforça bastante para ser como as outros adolescentes, acompanho ele muito de perto, converso muito com ele... quando ele não entende o que o colega quis dizer ou qualquer outra pessoa eu procuro explicar dando exemplos... coloquei ele na natação e ele entende metade dos comandos do professor a outra metade ele imita o colega,mas não dá o braço a torcer...ele se esforça muito pra parecer igual a qualquer pessoa...ele estudou dos 3 anos aos 12 anos em colégio particular , agora ele está com 14 anos cursando ao 8o. ano do ensino fundamental... já há dois anos num colégio estadual, eu achei que seria melhor para o desenvolvimento dele...acertei, porque ele melhorou mais ainda...meu filho não toma remédios não faz terapias, eu exijo muito dele, estudo com ele, não deixo faltar aulas, mas respeito as esteriótipias dele, quando vejo que ele está em crise nervosa converso firme com ele... respeito o medo que ele tem de qualquer bicho e quando ele se recolher quando tem pessoas estranhas na casa... já passei muitos perrengues com ele, mas vejo que está valendo a pena... ele será um adulto com uma vida normal 🙏
Pelo que você descreveu ele terá uma "vida normal" perante os padrões da sociedade, mascarando as características do autismo, e isso é desgastante. A terapia é imprescindível nos dias de hoje até mesmo para as pessoas neurotipicas, imagine para alguém que tem o TEA, esse masking pode acarretar em outras comorbidades mais adiante como ansiedade, depressão. É muito bom ver ele fazendo tudo conforme o padrão, porém nem sempre é tão saudável assim pra ele mesmo.
Essa parte de" se recolher quando tem pessoas estranhas em casa" pode ser que continue na vida adulta, até pq é necessário ele se sentir confortável no ambiente e com quem está presente para não se esconder. Se puder incentive ele a praticar algum esporte, música ou teatro, isso ajuda no desenvolvimento social dele.
Você achou que mudando de um colégio particular pra um estadual ele iria melhorar? Achou bem errado. Um colégio público é o pior lugar pra um autista, pois querendo ou não, crianças de colégios público são SIM muito mal educadas! (Claro que existem exceções mas a maioria é).
eu sempre vejo videos que me dão bastante informações sobre o autismo, eu não sou mãe e nem nada, nem tenho idade pra isso, mas vejo videos sobre o autismo e TDAH para poder pelo menos me entender mais, os meus pais não querem me levar para um psicólogo por não acreditarem nisso, mas eu ainda tento explicar que isso é importante e que qualquer sinal que eu possa ter é para ficar de olho, mas no final de tudo eu que estou me olhando e vendo se tenho mais sinais
Hoje em dia, a criança não pode mais ser criança. Se for bagunceiro é considerado autista. Tá difícil acreditar nesses médicos! Criança tem que ser criança.
Minha filha foi diagnosticada há 3 meses c TEA 1, está c 3 anos e 9 meses agora, tem vários desses sinais, exatamente assim, muitas coisas p aprender sobre autismo é um desafio, Deus nos abençoe e ajude a todos pais de autista
Sinais que a criança NÃO é Autista: 1 - olhar nos olhos com facilidade, naturalmente 2 - ficar parada e focada durante uma conversa ou atividade 3 - não apresentar dificuldades sensoriais 4 - comer de tudo 5 - dormir bem 6 - não ter crises 7 - nao precisar de rotina específica 8 - ser sociável 9 - não ter hiperfoco 10 - desfraldar com facilidade ("deixar a fralda")
Meu filho é tier 1, ele come de tudo, desfraldou super cedo e muiittoo fácil, engatinhou e andou com todos os marcos de desenvolvimento correto ou antes do tempo, ele dorme super bem, olha nos olhos, e super inteligente (tira 100 em todas as matérias ) E é autista e ainda pode focar durante atividade.
Fico com uma autista na escola de 6 anos, é sociável, aonde tem criança ele gosta de ficar, olha nos olhos, come de tudo ,pelo menos na escola e a mãe ja relatou que ele não tem seletividade alimentar ,e sim compulsão, pelo menos sinal do intervalo e barulho das crianças ele nao liga, não tem um hiperfoco específico.
@Ivani Toledo a vulgarização do diagnóstico está confundindo muita gnt q tem traços de autismo. A sociedade gosta de nichos, enquadramentos, diagnósticos e drogas.
Bom, cliquei nesse vídeo porque eu tenho uma filha autista de quase 8 anos, e uma filha de dois anos sem nenhum diagnóstico. Achei muito interessante como em 8 desses sinais eu pude colocar cada uma das filhas em uma “caixinha” oposta. Eu digo 8, porque 2 deles não apareceram nos primeiros anos de vida da mais velha (autista), ela sempre dormiu bem e comia de tudo (até uns 4 anos de idade). E eu só tive certeza absoluta de que não existia troca de olhares na amamentação da primeira filha, quando amamentei a segunda. No primeiro pós parto eu achava que tinha algo de errado comigo, que não entendia a magia que as mães tanto falavam da amamentação. Cada autista tem suas peculiaridades, mas achei o vídeo muito interessante levando em consideração os exemplos que tenho em casa. Gostei do conteúdo. ❤
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Sou professora e entre laudados e os que estão em processo de investigação, tenho 6 autistas em sala de aula. Posso dizer por experiência e clareza, são todos diferentes uns dos outros e nem todos evitam contato visual, nem todos tem extrema dificuldades na socialização, nem todos apresentam dificuldades sensoriais ou são seletistas. Por esse motivo foi mudado para TEA. Não dar pra definir como sintomas generalizado para todos.
Exatamente! Sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Realmente vc aprendeu tudo parabéns, grande profissional, isso tudo vem de Deus, ele deu uma profissão a cada um. Salvador Bahia Brasil parabéns ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Parabéns por sua coragem e humildade de se expor (e expor sua linda família) para nos trazer conhecimentos tão necessários. Obrigada por sua (tão imensuravelmente importante) contribuição.❤
Meu filho não tem todas as características por ser nível 1...tanto o é que demorou o diagnóstico dele...mas o olhar nos olhos mais fintado, irritabilidade explosiva com situações que ele não queira fazer principalmente próximo do horário de dormir ou em cansaço extremo,sem vontade pro sono noturno, inquietação em não ficar muito tempo sentado aprendendo, hiper foco em determinado brinquedo e agora tem sensível inquietação com ruídos de fogos, bexiga estourando e elevador barulhento...todavia, não é apegado a rotina, conversa com facilidade e interage com outras crianças, está atento ao que acontece ao redor e compreende quando alguém está doente ou sentindo dor, desfraldou rápido em menos de um mês...
Meu filho é autista más ele olha nos meus olhos, ele andou no tempo certo falou no tempo certo depois dos 2 anos ele começou a parar de querer aprender a falar , ele começava a rodar sem parar também quando tava nervoso Tenho gêmeos de 1 ano e 7 meses e presto muita atenção neles pois eu não sabia o que era autismo até descobrir o autismo no meu menino aos 4 anos , hoje ele já tem 8 anos já
Olá boa tarde! Eu estava assistindo ao vídeo para que eu pudesse tirar algumas dúvidas a respeito dos meus netos que são gêmeos, e concluir que eles realmente não se enquadram no aspecto de autismo, quero te agradecer por compartilhar esse assunto conosco, e pedir a Deus que abençoe as famílias e todas as crianças que passam por essa situação, são crianças normais precisando apenas de um pouco mais de atenção e carinho ❤❤ felicidades a todos Deus no comando sempre 🙏🙌
O meu bebe de 1 ano e sete meses foi exatamente assim, mas com 1 e 4 meses parou de falar, estamos fazendo os testes de rastreio para iniciar as terapias adequada para o caso dele, mas a Dra ja nos disse q se trata de autismo regressivo e que foi muito bom procurar ajida precocemente, tenho muita fé que iremos juntos superar tudo isso, ja deu tudo certo!
😢obrigada!...amei tirei muitas dúvidas. Agora estou mais de que ciente que meu netinho é realmente autista..Mas fazer o que...encarar a realidade e tentar lhe dar com ele da melhor forma possível...O brigada por todo esclarecimento sobre a criança autista❤
Seu vídeo foi bastante esclarecedor pois meu filho mais velho é autista nível 3 de suporte e como é difícil lidar com ele, viu? E mesmo com todas as características nítida do autismo eu não consegui fechar o diagnóstico cedo para iniciar as intervenções com TO. A dificuldade no contato visual foi o primeiro sinal, desde bebezinho. Ele não fica parado em nenhum lugar e sempre tem muita dificuldade em se manter sentado esperando, a gente tira sarro falando que ele é Sommelier de assento 🤣 A seletividade alimentar eu não percebi muito pq ele comia bem e com o passar dos anos eu achava que era questão de gosto pessoal,mas ele não come legumes e fica bem restrito a certos tipos de alimentos atualmente. Nunca dormiu bem a noite, sempre teve sono agitado durante a noite e teve uma época que ele tinha terror noturno e berrava dormindo e ninguém conseguia acordar ele, era assustador ver aquilo. As crises acontecem com com mais frequência do que a gente gostaria e seguir rotina é um desafio com ele. A socialização dele é de forma diferente das demais crianças e ninguém entende a forma dele de se comunicar (ele é não verbal e usa sons e palavras inventadas pra se comunicar), seu hiper foco aparentemente são objetivos que possam produzir sons pra ele e certos tipos de desenho que não pode faltar nenhum dia pra ele, desfralde foi terrível e até hj com 8 anos ainda acontece muitos escapes 😓 Não é fácil
Meu filho tem dificuldade para pegar no sono, tem pesadelos, não firma o olhar, muito sensível com alimentos, sensível com barulho, retardo na fala e déficit intelectual mais consegue interagir com outras crianças e tem uma memória visual muito boa..😊. Ele tem um diagnóstico de autismo leve.
Meus filho foi diagnóstico com 1 ano e 3 três meses. Hoje ele tem 5 anos. Quando foi diagnosticado estava em um nível severo, com necessidade de suporte alta. Um dos motivos que me fez procurar um profissional foi a apatia dele diante dos estímulos sensoriais. Ou seja, nada incomodava ele, incluindo dor, fome, sensação de frio, calor e etc. Até hoje ele carrega essa característica embora muitas outras tenham sumido, ou se modificado. Tenho 3 autistas na família. Todos completamente diferentes uns dos outros. Eu acho muito legal esse tipo de vídeo. Sempre me ajudou muito a entender o meu filho, porém não gosto dessa taxação. Isso é, isso não é. Cada autista é um autista. Não existe e nunca existirá um igual ao outro então não concordo com o isso é ou isso não é. Se trata de uma série de comportamentos que devem sem observados e analisados em separadamente e em conjunto para chegar a uma conclusão.
Eu tenho dificuldade para manter o sono, desde pequena tenho dificuldade para dormir, tenho sensibilidade a barulho, luz, dificuldade de concentração, me frusto com facilidade, tenho bastante stress, meu humor muda muito, e sou muito emotiva.
Eu precisei criar um personagem para as ocasiões em que era obrigado a olhar nos olhos das pessoas para conversar. Na fase adulta, passei a treinar muito isso, apesar de ser muito incômodo. Mas se eu pudesse, não olharia nos olhos das pessoas. Algumas olham para você como se estivesse julgando todos os seus passos e palavras.
Nossa que sofrimento né? E eu ouvi tanto dizerem que “as pessoas que não olham nos olhos quando está falando é pq está escondendo alguma coisa”…. Hoje vejo que julgar é mt injusto !
@@noeliada273Também ouço muito essa fala cruel, as pessoas dizem que quem não olha nos olhos é porque tá mentindo ou não é sincera, eu sempre fui julgada e sofria com isso. Lamentável.
Muito interessante tentar ver sinais de não autismo... Mas preciso acrescentar que para autistas, o mas comum é estar entre os polos. Então apesar de muitos demorar pra desfraldar, também pode ser sinal de autismo uma criança que desfraldar cedo em demasiado. Minha filha (autista) começou a querer usar o vaso com 8 meses de idade. Ela parava e indicava que queria fazer necessidades e eu a levava pro vaso. Ela tem sensibilidade sensorial em demasiado e ficar com fralda suja, a encomodava muito. Ela também não se sujava ao comer, e se um pingo de comida (papinha) caísse no canto da boca ou no dedo, ela parava e demonstrava incomodo e "pedia" pra eu limpar. Isso tmb na idade a partir de 6 meses. Outro coisa.. Ela olha nos olhos, sempre olhou.. Não sei se olha menos que outras crianças mas ela olha nos olhos. E hoje (com 11 anos) ela tem muitas amigas, apesar de não entender todos os sinais social... O que diferencia é que ela não tem tanta necessidade de ir pra casa das amigas e nem de chamar as amigas pra nossa casa. Eu tenho que insistir pra tirar ela do quarto dela, algo bem difícil, mesmo se for pra irmos passear... Isso... Cada autista é único... O que é comum é estar em algum dos polos... Ou muito demais ou muito de menos... E não apenas em 1 coisa, mas em várias coisas e coisas que são muito importantes pra convivência nesse nosso mundo de dominância neuro típico..
Eu entendo...pq eu tb era assim...não gostava de brincar com outras crianças,com dez anos já era adulta.Nunca consegui dirigir carro,tenho pânico e tb de pânico de muita gente no shopping .Tenho habilidades múltiplas,Mas não gosto de olhar nos olhos,nem de abraçar,tb sou difícil de chorar,não sou fria,apenas não gosto de socializar,num fui em baladas,Nem saio com amigas.Prefiro ficar em casa,tenho interesse por assuntos diferentes,muitas vezes científicos,de outro planeta ou dimensão.Sou autodidata e tb diferente das pessoas normais e descobri aos 65 anos ,fazendo um teste de QI que tenho Síndrome de Asperger que entrou pra classe do TEA em 2013.
A minha filha autista na questão da fralda/desfralde já estava quase no ponto oposto a sua, ela nunca se incomodava com a fralda suja, e desfraldou aos 4 anos. ❤ É muito legal ter essas trocas, principalmente para que os pais em busca de diagnóstico possam ver a grandeza do espectro.
Provavelmente sua filha reverterá o autismo, c/ o passar do tempo. Reze para os Santos d Deus! Assim q reverti o autismo d meu filho, hoje normal, por obra de São Carlos Acutis, Santo do meu Deus !🙂
@@maristelaf.s.f.delimalima5861 vc pode analisar, c/ auxilio de psicanalista, possíveis traumas na infância, investigá-los e seus "problemas" desaparecerão!
Eu me identifico com os autistas no ponto de ser direta, neutra e racional ao falar e só falar verdades. Minha mãe não sabia mentir, eu TB não. O famoso sincericidio. E eu não consigo entender a fragilidade que brasileiro tem com a verdade. Pq se magoam tanto por tão pouco. Lembro da cara de outras crianças, meninas, ao dizerem muito animadas que adoravam tão coisa e a cara de mágoa, de que o mundo desabou, só por eu falar que não gostava. E isso era motivo de não quererem estar perto de mim. Até hoje há mulheres adultas, maduras, que se vc mostra um monte de coisa igual, dizem "Ah! Encontrei uma amiga!" Isso me assusta. Ser amigo ou namorado não é gostar das mesmas coisas, é preciso construir uma relação de respeito, principalmente às diferenças, confiança, e apoio mútuo. Minhas amigas de mais de trinta anos, somos todas diferentes. Aliás, eu nunca encontrei ninguém muito parecida comigo, só minha irmã gêmea. Mesmo assim, somos o oposto em temperamento (como sentimos e como reagimos ao mundo). Eu amo a diversidade, e pelo jeito isso não é algo comum. Eu amo ser diferente, e não sinto necessidade de ser igual. Mas gostaria de ser respeitada e aceita com as minhas diferenças. Mas isso é raro de acontecer. Só acontece de um em um, pq me interesso verdadeiramente pela pessoa e tenho empatia e a compreendo, seja quem for. Mas qdo estão em grupo, as pessoas mudam. As pessoas querem apagar suas diferenças e fingir que são todas iguais. E como eu não sou assim, sou excluída de grupos.
Gosto muito dos seus vídeos, Faz 1 ano que estou investigando meu filho, ele tem 6 anos e já foi em 2 neuropediatra diferente, em julho vou levar ele outra vez , a primeira neuro que atendeu ele disse que ele pode ter um leve autismo mais tenq investigar bem, e ele vai dês de então na psicóloga q também acha q ele tem um leve autismo. Ele não gosta d barulhos altos , não come comida , só massa, algumas frutas não todas principalmente banana, biscoitos , pão puro , gosta muito d corações, quando é contrariado ou xingado ele desenha um coração partido, não gosta d ficar na casa d outras pessoas, mesmo q seja da família, quando vamos passar ele fica pedindo pra ir embora,mexe muito com as mãos, fica girando qualquer objeto nas mãos , no carro fica mexendo as mãos ou girando um objeto e fazendo sons com a boca , fica caminhando muito de um lado para o outro dentro d casa por vários minutos, dorme muito tarde nunca consegui colocar uma rotina. Mais ele também é muito carinhoso e conversa com qualquer pessoa ou criança, mais não gosta muito q fiquem abraçando ele sem pedir antes, para adultos ele faz muitas perguntas e do nada deixa a pessoa falando sozinha e sai, tem dias q ele ta bem irritado, gosta muito da língua inglês, tem outras coisas q não me veio na cabeça agora , como eu disse estamos investigando, Você acha q pode ser autismo na sua opinião ou não ?
Minhas gêmeas tem 7 anos e não são autistas, mas quando eram bebês eram muito choronas, não podiam me perder de vista, e muito tímidas, dificil de fazer amizade. Eu até desconfiava, mas com 3 anos foram para a escola e se transformaram, hoje falam com todo mundo, fazem amizade tranquilamente, não tem essa necessidade de ficar perto de mim. Acredito que elas precisavam de socialização só.
tenho 14 anos, faz 2 anos e meio que ando fazendo uma série de pesquisas sobre o assunto, além de ter um irmão diagnosticado, e cada vez mais venho me identificando com praticamente tudo! tenho certeza que quando menor eu praticava o masking em quase todas as situações consideradas "anormais" pela sociedade, e por isso achei muito difícil estar dentro do espectro. comecei a fazer terapia há umas semanas...a psicóloga está me analisando
Te entendo completamente, tenho 12 anos e venho pesquisado sobre isso há 3/2 anos, tenho quase todos os sintomas, mas nunca procurei um especialista, porém esse ano é possível q meus pais me levem ao psicólogo e talvez eu descubra alguma coisa
Quer melhorar mesmo ? Analise seus traumas de infância, repasse-os e vc verá melhorias fantásticas ! Pesquise Joseph wolpe / teoria da dessensibilização sistemática. Insista NISSO c/ seu psicólogo !
Júlia tenho um neto autista, mas ñ é em todos os casos que o autismo é genético. O meu neto é, e tenho a desconfiança de que tanto o pai dele como minha filha (a mãe)também, mas ela ñ se interessa em investigar.
Estou passando por um stress com a escola municipal em que meu filho estuda. Pois as professoras já rotularam ele com autismo severo , sendo que ele ainda não foi diagnosticado. Como ele está sendo acompanhado pelo SUS é preciso respeitar as etapas do processo de cada exame. O pediatra dele pediu exames de sangue, de vista e tudo mais e ele ainda não fez todos os exames, pediu também para reduzir o tempo no celular uma vez que ele permanecia mais de 4 horas com o aparelho e ainda pediu para que a escola desse a ele reforço das aulas. Meu filho tem sintomas muito leve, nunca teve crise, dorme bem, não tem rotinas, aguenta tranquilo lugares barulhentos, desfraldou no tempo certo e brinca todos os dias pelo menos umas 2 horas por dia com as crianças do condomínio, enfim. O problema é que não gosta de estudar, é hiperativo na escola, não tem foco nas aulas, atraso na fala, e muita timidez principalmente com adultos e não firma o olhar por muito tempo. Porém como as professoras não estão aceitando as etapas de exames do SUS, informaram em um outro relatório que meu filho já havia sido avaliado pelo pediatra ( sendo que ainda não finalizou) e que ele deveria ir direto consultar com um neuropediatra. Ele tinha iniciado o reforço escolar e logo em seguida uma das pedagogas me telefonou dizendo que meu filho não tinha condições de permanecer no reforço pois estava atrapalhando as outras crianças, ou seja por telefone ela excluiu meu filho da turma de reforço. Fui na escola e reclamei. Então elas mudaram o discurso e disseram que ele foi retirado pois estava prejudicando a ele mesmo e estava mais stressado. Pra piorar a situação estão exagerando nos sintomas dizendo que ele está tendo crises, que se joga no chão, que bate em outras crianças aleatoriamente, que conversar com figura na parede, e que fica desestabilizado com barulhos , ou seja, coisas que eu e nem meu esposo e nem os parentes próximos dele nunca presenciamos. Quando vou buscar ele na escola, ele está cabisbaixo dizendo que os colegas xigam ele de cabeça oca, crianças de outras turmas que nem conhecem ele , estão perguntando se ele é autista porque as professoras já rotularam ele. Hoje fiquei chateado, pois meu filho contou que foi um policial na escola dar um treinamento para os alunos e adivinha o que a professora fez, isolou ele em uma sala simplesmente deu um tablet e ele ficou vendo vídeos do minicraft no TH-cam. Não sei como agir
Essa escola e seus professores, não estão agindo corretamente com o aluno....aparentemente, são despreparados. Mesmo o aluno, apresentando algum problema, essa não é a atitude correta... Uma boa conversa, ou até mesmo, mudança de escola, seria interessante. Nesse caso, acredito que o aluno, sairá ganhando e vcs poderiam trabalhar melhor, com a primeira experiência pela qual passaram. Esse desconforto que passaram com a escola, deve ter sido, traumatizante. Rotular uma criança, é um atitude condenável, diria até muito grave, de um adulto que está ali para educar. Isso, hoje em dia, é muito mais comum, do que podemos imaginar, nas escolas, creches e em grupos de brincadeiras..
Eu entraria em contato com a ouvidoria da secretaria da educação da sua cidade, e com a diretoria, isso da até um processo pq estão expondo seu filho e nem são profissionais da saúde para ficar dando diagnóstico assim, estão destratando seu filho! Onde já de viu tratar uma criança assim, eu dava um barraco com esse povo, que falta de profissionalismo digna de um processo, seja mais firme e proteja seu filho o defenda, se possível até mude de escola ele n merece passar por isso, essas pessoas não tem preparo e nenhuma empatia Que Deus te abençoe e que tudo dê certo pra vcs
EU JÁ ACHO QUE OS PROBLEMAS SÃO REAIS . AUTISTAS COPIAM E IMITAM COMPORTAMENTOS DE FORMA QUE AGEM "COMO SE NÃO FOSSEM AUTISTAS " . SERÁ QUE TODA UMA ESCOLA , DO NADA , SEM MOTIVOS, ESTÁ AGINDO CONTRA O SEU FILHO ?! O DIAGNÓSTICO, ÀS VEZES , DEMORA ANOS !!! SE VOCÊ NÃO ACEITA DEVE , ENTÃO, MUDAR DE ESCOLA . MAS, SE ACONTECER O MESMO NA NOVA ESCOLA , COMO É QUE FICA ???!!!
Conselho, muda a criança de escola. Pois existem professores de necessidades especiais educativas que não têm alunos. Daí quererem ter alunos a força para justificar a presença desses professores. O professor não é ninguém para fazer diagnóstico e muito menos para rotular um aluno.
fiz 9/10 dessas coisas quando eu era criança, não havia falado sobre autismo com minha neuropsicóloga, só agora que estou percebendo e vendo todos os traços autistas que tenho e que apresentei na infância
Não facilita, esse vídeo engana as pessoas. É um desserviço. Trabalho com autistas diariamente e vários deles não tem problemas com barulho por exemplo. Esse vídeo só faz com que famílias deixem de buscar ajuda por se prenderem a esteriótipos. Nenhum autista é igual ao outro
O meu filho ele tem o transtorno do Asperger, ele tinha a maioria desses sintoma reação a barulho não olhava direto nos olhos.Tinha muito problema em se socializar com as crianças e na escola tinha também dificuldade de concentração. E hoje ele já está com 13 anos já consegue lidar com esses pequenos tropeços e tá conseguindo viver a vida normal dele na sociedade.E cada dia que passa ele tá mais se desenvolvendo que nem parece uma criança que tem um transtorno.Cada vez eu mais feliz com o meu diamante azul, é assim que eu me refiro a ele❤❤❤❤
@@antartico333 Eu sempre deixei ele a vontade. Sempre de olho,pra não se machucar. Deixava ele assistir desenhos educativos. Ele sempre gostou do pocoyo,super indico.
O 1°sinal foi muitíssimo esclarecedor. Em tantos vidios q já vi este é o único q me esclareceu sobre o olhar intenso q chega a ser constrangedor. Meu marido tem 57 anos, muitos sinais de autismo, porém o q me deixa em dúvida é q ele olha pra pessoa qdo está conversando, porem tem o olhar tão intenso q as pessoas chegam a comentar comigo q ficam sem graça qdo conversam com ele. Uma pessoa comentou comigo q se ele conversar com um hipnotizador, este é q será hipnotizado. Agora sim, com esse esclarecimento ñ tenho dúvidas da possibilidade de ser autista. O problema é q ele ñ aceita procurar especialista. Já agendei consulta ,mas ele fez cancelar. Parabéns ,primeira vez q ouço falar nesse sinal totalmente oposto ao de um autista q ñ olha nos olhos.
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
@@veraartesemcroche6843 Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Não tenho diagnóstico nenhum, kkkkk, mas vejo muitas características de autismo nas minhas ações desde pequena e até hoje, no caso do olhar fixo, também não gosto de olhar nos olhos das pessoas, mas me fiz aprender a olhar fixo porque um dia escutei que pessoas não confiáveis ou mentirosas, não olham nos olhos dos pessoas 😅😅(aqui já podíamos dizer que são autistas, 🤔🤔). Mas noto que as pessoas tendem a desviar o olhar quando foco demais e faço contato olho no olho, ficam desconfortáveis.
Até que enfim, achei um vídeo mega esclarecedor para muitos pais cheios de dúvidas e caraminholas na cabeça. Por favor, faça mais vídeos sobre isto! Obrigada! Beijos
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Sou professora de Educação Especial e infelizmente hoje muitos médicos e neurologistas tem dado diagnóstico de autismo em toda criança que apresenta qualquer dificuldade.
Deus te abençoe,amo seus vídeos,como você ajuda tanta gente ,não tenho diagnóstico do meu neto,mais se que ele tem caraquetestica,do aspectos de autismo,como seus vídeos me ajuda entender ele.
Faça mais vídeos neste fprmato. Ajuda a muitos pais e professores no diagnóstico das crianças para iniciarem o acompanhamento!! Parabéns! Video curto mas bastante instrutivo sem mts delongas
Boa noite! Sou Elba Maria,dirigo uma Creche com 111 crianças,de 2 a 4 anos tenho 10 alunos laudados, esse vídeo foi muito relativo para o meu trabalho, gratidão!!
Incrível...... o que consegui DESCOBRIR neste video. Eu so autista, mas nunca recebi tal diagnóstico por razões q me ultrapassam. Estavamos nos anos 80 e o Autismo era desconhecido em Portugal. Ao ouvir aqui, o q diferencia as crianças com ou sem Autismo, descobri verdades profundas e algo.... embaraçantes p mim q escondo da minha infância. Uma delas têm a ver c desfralde e agora percebo porque razão fazia cocó nas cuecas até aos 12 anos seguramente!!!!!.... o resultado foi catastrófico pois o meu pai era conservador e castigava me fisicamente e com chantagem emocional. Lembro me tmb de ficar em casa sozinho e ter amiguinhos meus q num acto de bullying tocavam à campainha da minha casa e divertiam se c pânico em q ficava, pois estava sozinho naturalmente. O som initerrupto da campainha deixava me em pânico sem saber o porquê. Na escola primária fui retirado de uma turma normal pois não consegui a ficar quieto na cadeira. No infantário isolava me das outras crianças. Quando ia dormir fazia estimulação, ou seja movimentos motores repetitivos c a cabeça na almofada e até no sofá quando via TV ou ovia música. Poderia continuar c lista de limitações q faziam de mim uma criança diferente neurológicamente. E deixo aqui um apelo aos pais de crianças neurodiversas para em vez de tentarem esconder essas diferenças, q as aceitem e trabalhem lado a lado com os vossos filhos. Apesar de tudo hoje sou uma pessoa c minha formação académica e tudo aquilo q me torna único. Pena a minha familia não saber q era autista e q deveria ter sido mais compreendido e respeitado. Hoje já perdoei esses erros pois acredito q não o fazer seria ficar preso a um passado quando eu sou o futuro. Muito obrigado por este vídeo, ele....alumiou as trevas do meu coração e colocou me num patamar de urgência para ir a um especialista nesta área q reconheça o nível q tenho e possa evoluír melhor nas minhas social skills. Até hoje poucos sabem q era Autista pois sempre o escondi do trabalho, faculdade etc..... se tivesse sido honesto nesse sentido podia ter sido mais apoiado mas como n queria ser inferior e descriminado menti a tudo e a todos....... a minha vida é uma mentira 😂😂😂
Cinquenta tons de cinza e trocentos tipos de personalidade. Viva a diversidade!! Amo a diversidade, principalmente na personalidade. Desde bem pequena nunca participei da patota, do grupinho. Sempre gostei de estar com pessoas diferentes, geralmente eram aquelas pessoas marginalizadas, que ninguém gostava de estar perto. Sempre fui muito tímida e por todas essas questões algumas professoras sugeriam que minha mãe investigasse autismo. Hoje percebo uma banalização do assunto. A pessoa saiu um pouco da curva do considerado "normal" e já consideram autismo. Claro que o autismo deve ser diagnosticado e tratado o mais breve possível, mas percebo que algumas mães parecem torcer por este diagnóstico em seus filhos. Não entendi se existe a possibilidade de ganho secundário. Realmente não sei. Fico contente desse assunto ser discutido com qualidade nos dias atuais. Obrigada pelas suas orientações, sempre muito úteis. Um excelente dia pessoal!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏falou tudo, a necessidade de padrões na sociedade chegou até a maternidade, o sistema quer isso mesmo, controle de todas nossas ações, já crescemos em uma forma quem não se molda ganha um título para se encaixar, o autismo existe com certeza, porém estão generalizando
Meu filho teve atraso de fala diagnosticado com 2 anos e meio. Como meus dois sobrinhos são autistas, achamos que ele poderia ser também. Mas a TO ( que já deu alta), fono e psicóloga descartaram a possibilidade. Mudei de neuro por motivo financeiro e ela, que diagnosticou meus sobrinhos, disse que aparentava ser somente atraso de fala por baixo estímulo bom e genética, já que o pai também teve. Mesmo assim, minha irmã ainda acha que ele seja pelos filhos dela serem, mas ela só tem contato com meu filho umas 3 vezes no ano por morar em outra cidade. As pessoas que convivem com ele não acham que seja. Eu, como mãe, não acho que ele seja, mas minha irmã fala tanto sobre isso comigo que as vezes acho que pode ser só pelo atraso de fala. Ele não tem nenhum outro sinal além desse mas meu coração só irá ficar tranquilo quando o neuro realmente fechar o laudo apenas para atraso de fala.
Nossa, acontece o mesmo com meu filho de 2 anos e 7 meses, atraso na fala, fora isso ele faz tudo normal, a neuro pediu um exame chamado Bera pra audição, mas ele me escuta de primeira e também atendeu a médica de primeira e disse que pode e não pode ser por conta da fala, minha mãe disse que meu irmão também demorou muito pra e não é altista.
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Muito bom o seu conteúdo. Meu filho teve muitas dificuldades para aprender a ler corretamente no seu período do ABC. Descobri já no início da adolescência que ele tinha ceratocone. Percebia muito comportamento diferente nele que os avós paternos tentavam mascarar, ele sempre teve bons professores, muito incentivo cultural, hoje em dia está cursando Direito, é um dos melhores na sua turma. O seu pai tinha possivelmente autismo, mas não recebeu diagnóstico clínico porque a mãe não aceitava a realidade de muitas coisas. Eu percebo compulsão desenfreada no meu filho por determinados assunto que ele tem curiosidade em estudar, ao ponto de afastar as amizades. Até eu não suporto fazer as minhas caminhadas com ele para não ter meus ouvidos alugados rsrs 😂😂😂😂 Mas ele próprio já se percebe um pouco estranho no comportamento e já se mostrou interessado em fazer o seu diagnóstico médico. Procuro ajudá-lo na sociabilização trazendo pessoas das áreas de seu interesse intelectual para as reuniões em família. Assim ele participa das conversas com mais tranquilidade.
Minha filha tem 3 anos,e desde de meses de vida tem crise de choro que duram uns 40 minutos ou mais,mais acontece geralmente a noite, acorda já chorando, não gosta de barulho,.. mais é muito inteligente e adora ir aos supermercado ajudando comprar as coisas, tem também dificuldade de indentificar as cores.eu acho normal, adora cantar e dançar 😅.. acho que é idade mesmo
Percebo que minha filha tem muita sensibilidade tanto na questao do paladar quanto na questao do tato tudo a encomoda ela e bem celetiva na questao da alimentaçao tambem.
Um grande problema do diagnóstico pelo SUS, é que nem sempre consegue -se profissionais experientes, e a questão de alguns direitos a ser concedidos, dependendo o caso e a situação financeira da família.
Verdade viu Cícera, aqui na minha cidade parece a era glacial ainda pra atitudes de inclusões com essas crianças com esse diagnóstico. Fico revoltada com isso
Verdade viu,aqui eu nunca consegui nada pelo Sus, meu filho já ia fazer 3 anos, e só falava ,mamãe/papai e mesmo assim ,tinha dificuldade na pronúncia da palavra, tivemos que fazer um plano de saúde para ele, aos 3 anos veio a suspeita de autismo,e na época eu nunca tinha ouvido falar disso . Hoje aos 7 anos ,ele finalmente foi diagnosticado com tea e TDAH, pior que pela demora ,o quadro dele piorou muito ao longos dos anos . Agora e correr atrás das terapias para a melhora e desenvolvimento dele . A fono do SUS ,falou que ele n fala direito pq não come carne . Olha sinceramente o Sus não faz questão nenhuma de ajuda .
Olhar nos olhos , nao consigo pq tive traumas como bulling na escola , vergonha da minha familia ... acho que evolui muito rapido , tive que amadurecer antes da hora pra aguentar .
Passei por todos esses tópicos na infancia, menos o 3 por completo. Mas sempre qd as filas eram grandes no supermercado, eu tinha muita impaciência e crises.
Muito bom o vídeo, meu filho tem laudo e quase todos sinais ele tem mas o desfraude dele foi muito fácil. Ao 11 meses já não usava frauda mais, O maior trabalho e a falta de atenção e concentração quase zero esse quesito...
Boa tarde, parabéns pelo seu vídeo, amei ,sou mãe de 3 filhos e avó de quatro netos, sendo dois casais ,graças à Deus nao tem ninguém com esses problemas, mais gosto de saber tudo sobre o assunto pois sempre vejo amigos com o problema e não sei como ajudar. Muito obrigada.
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
O Autismo pode ter comportamentos diferentes para cada autista, por isso se chama Espectro. Minha filha é nível 1, pouquíssimo suporte. Falou precocemente, engatinhou, andou e desfraldou dentro do esperado. Ela interage, olha nos olhos, não se incomoda com ambientes barulhentos, porém tem outros sinais do autismo. Cada caso é um caso, e quando se trata de nível 1, não é tão fácil de diagnosticar.
Concordo em plenamente tudo. Nível 1 de suporte é muito complicado conseguir diagnóstico. Da minha filha eu só consegui porque passei a fazer com ela vídeos caseiros e levei até o neuropsicólogo. Enquanto o pediatra dela apontava para "retardo mental". Olha pra mim foi uma luta...
Exatamente. Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
@@isamenezes4194 , isso mesmo. Minha filha tem várias características suas, e por se desenvolver super bem na escola e ter QI acima da média, existem aqueles que não entendem , julgam e só atrapalham.
Tenho dois filhos... o mais velho, já diagnosticado com autismo, tem TODOS esses sinais. A mais nova não tem nenhum. Ótimo vídeo e ajuda muito mesmo nessa busca. ❤❤❤❤
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Meu filho não tem diagnóstico ainda mas já vem passando por intervenções. Ele tem problemas na comunicação e linguagem. Fala, compreende, atende comandos, mas se distrai com facilidade e tem muita rigidez cognitiva. Crise só vi algo parecido pouquíssimas vezes. Ele tem 3 anos e posso contar umas 5 crises até hj. Brinca, interage mas de um jeito diferente. Muito tímido. (agora sim, no ano passado ele tinha medo de crianças). Eu tinha certeza mas seu video me deixou confusa... 😅
Pelo DSM 5 muitos sinais de TEA são semelhantes a outros transtornos, como TDAH, TDL, TPAC e alguns Disturbios... nesse caso é preciso acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que chegue a um diagnóstico para assim iniciar um tratamento preciso sobre o Transtorno/Disfunção/Disturbio. Fonoaudióloga, neuropsicóloga, neuropsicopedagoga e um neuropediatra que conheça multiplos transtornos se faz necessário (digo que conheça vários transtornos, pois já cheguei em alguns neuropediatras que eram especialistas em alguns assuntos, porém não tinham ao menos ouvir falar em alguns outros tipos de transtornos). Investigar essa é a opção. Não direcionando o olhar apenas para TEA e sim para outras disfunções. Espero ter ajudado.
Meu neto apresntou vários sinais de autismo os neuros que procumos deram diagnóstico de imperitidade 12anos teve dp fez tratamento com psicológico psiquiátrico aos 18 anos diagnoscado com Altismo de foco graças a Deus ele foi medicado está bem sempre foi muito inteligente tem Ki elevado está preparando para entrar na faculdade.😮
Meu filho é muito inteligente, fala português e inglês. Está no segundo ano na escolinha. Ele está com uma clase onde tem crianças com a mesma idade e que não fala. Ele tenta brincar com as crianças,não consegue pq ele gosta de blocos e de brincar sozinho. Montar vários robôs. Adora monta quebra cabeças. E muito mais. Em cinco anos ele fez muita coisa.
Minha filha tem 19 anos e vive dizendo que é autista ..porq é reservada , nao gosta de barulho e é ,segundo ela ,ante social...esse video me trouxe a luz que eu queria..pois tdos os 10 item se aplicam a ela..inclusive o desfraudar , o sono fácil também tudo ela teve desde muito bebê...
Meu filho tem 20. Anos somente Ágora foi diagnosticado com espectro autista..to aprendendo a lidar com isso ele dava indícios q era mais eu achava q era o jeito dele... Na escola os professores me falaram que cada criança tem seu tempo pra aprender as coisas e eu achando que era normal 😢 agora estou aprendendo muito com ele ...
A única coisa que eu não tinha e nunca tive era seletividade alimentar. Eu era uma autista que comia de tudo mesmo! Apenas demorava MUITO para comer. Sentia que incomodava na boca. Chegava a ficar horas e minha mãe me arrastar para a escola ainda com o prato de almoço pela metade. Como adolescente e adulta, isso passou.
Sério minha filha mais velha é assim ela tem 8 anos e fica horas e horas pra comer um pouco de comida as vezes até brigo com ela se deixar o almoço acaba na janta
Tô preocupada com meu filho de 9 anos sempre teve alguns comportamento diferente mais bem leve agora pra ele ir ao banheiro fazer cocô a gente aqui em casa tem que ir pro quarto e fechar a porta, ele nunca se concentra 100% sempre tem que tá fazendo algum barulho hj foi escrever os números pedir p irmã dele ficar batendo na mesa com o lápis já vou procurar acompanhamento.
Fica mim pedindo pra baba não vim hj chorou por causa disse ele se tranca no quarto quando ela chegar ou outra pessoa diz q quer ficar a vontade na casa dele , mais precisa ficar um adulto porque a irmã dele tem 7 anos. No aniversário de 7 anos dele convidei umas pessoas bem poucas ele se travou no quarto. Quase não saiu p Tita uma foto.
Amei esses dez mandamentos do autismo, meu neto é autista e faz tudo isso ele tem 6 Anos ja conseguimos tira ele do xixi agora estamos tentando o número 02❤
Minha bebê tem 1 ano, olha nos olhos, troca olhares e sorrisos desde cedo. Não come nada, só belisca alguns alimentos, ela só se alimenta de leite materno e fórmula. Desenhos animados tem preferência por apenas 4 canais, outros ela olha e vê q não gosta e até chora. Ela fica parada no meu colo vendo eu cortar as unhas dela com facilidade desde bem nova, aprendeu cedo a mergulhar na piscina(nunca fez natação). Tem medo de barulho de moto, não de descargas, mas sons mais altos ela sempre faz movimentos rápidos me abraçando qndo vê logo vindo fazendo barulho(carro não). No supermercado, Shopping é tranquila, mas em um terminal de integração q tem muitos ônibus passando e muita gente, ela ficou olhando pra todo lado querendo chorar. Ela pega no sono rápido, porém não dorme uma noite quieta, só dorme comigo na rede e mamando. E ainda sim fica se mexendo quase a noite toda. Enfim, ainda vivo numa grande dúvida com situações q ela parece e não parecer ser autista. T
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual. Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Muito cuidado com afirmações assim. Nenhum autista é igual a outro! Minha filha olha nos olhos, come de tudo e nem por isso deixou de ser autista. Ela era capaz de ficar um bom tempo olhando alguém falar, quieta, fascinada, mesmo qdo não estava entendendo o assunto. E o desfralde foi tranquilo. Ela entendeu a vontade de evacuar com muito mais facilidade do que a dor de barriga de fome. Mas tinha questões sensoriais, dificuldade de entender as conversas e manter amigos, tinha meltdowns, etc. A condição é chamada de espectro, justamente pq é o conjunto de comportamentos, em graus variados de menos a mais intenso, não um ou outro isolado. E cada caso é único justamente devido a esse mosaico de possibilidades. É importante falarmos sobre o autismo, mas reconhecermos que o laudo deve ser feito considerando o conjunto de comportamentos, o histórico, as atualizações técnicas. E infelizmente é muito frequente encontrarmos profissionais desatualizados e portanto desqualificados. Mas tbm é importante que as vozes das mães e pais atentos sejam ouvidas. No nosso caso sempre foi claro que algo bem diferente existia... E a romaria entre profissionais durou mais de dez anos até ter um laudo adequado.
É preciso prestar atenção ao vídeo como um todo, pois logo no começo ela diz a seguinte frase "um vídeo não é o suficiente para fechar ou excluir um diagnóstico". Fora que dificilmente o autista vai apresentar todos os sinais (como é o caso da sua filha). Acredito que o vídeo é mais para alertar aos pais pois muito se fala em autismo e tem muita gente que acaba achando que o filho, sendo que não é, mas que vale a pena consultar um especialista sempre.
@@PichunecaPOR ISSO MESMO ...ELA TEM QUAL FORMAÇÃO PVIR FALAR DE AUTISTA. SINAIS?????? TORALMENTE ERRADA!!!! TINHA QUE SER DENUNCIADO ESTE VIDEO TOTALMENTE ERRADO
@@leninhavieira9133 ela é fisioterapeuta e provavelmente tem formação em ABA ou qualquer outra coisa em autismo, e como tal, tem propriedade em falar. Digo isso pois tbm sou fisioterapeuta e a partir do momento que fazemos uma pós ou curso sobre o assunto, temos total propriedade em falar sobre.
@@leninhavieira9133 a única coisa é que apesar de termos propriedade em falar sobre o assunto, não laudamos, pois está responsabilidade é do neuro ou psiquiatra. Mas até mesmo avaliação (dentro da nossa área) podemos fazer, inclusive existem muitos casos em que a criança aparece com laudo de autismo mas não é, e tudo isso por falha na hora de fazer uma avaliação completa e minuciosa, mas infelizmente tem muitos que não ligam para um laudo correto, desde que o loas caia na conta todos os meses e a pessoa tenha outros benefícios com isso (o que é triste). Mas em fim, se atente ao vídeo e aos demais dela, afinal ela apenas diz que a criança pode não ser autista se apresentar tais sinais, mas que é preciso passar por avaliação completa e que o vídeo é apenas para instrução, sem excluir a necessidade de uma neuroavaliacão. Então não fique irritada só pq o vídeo fala sobre aspectos que sua filha tem e que no vídeo a diz que a criança pode não ser autista por isso, se sua filha tem o diagnóstico, não tem pq discutir sobre o assunto.
Eu lembrei da minha infância assistindo esse video. Os 10 sinais apresentei quando criança. Eu tinha muita dificuldade de ir ao banheiro e não entendia como fazia o numero 2. Mamãe tentava me ensinar, mas eu prendia. Hoje estou fazendo exames com a neuropsicologa para finalmente fechar meu diagnóstico: TEA leve.
Pensado no meu filho assistindo esse vídeo, vejo que ele não tem características de autismo, no entanto, me encaixei na maioria dos itens. Comecei a falar com 3 nãos de idade, sempre tive dificuldade em socializar, na escola não brincava no recreio com outros amiguinhos, tenho hperfoco desde criança ( anotava todas as palavras difíceis que aprendia), não passava em frente a um local que tivesse muitas pessoas ( desviava o caminho), não falava em público, fiz xixi na cama até grande, minha madrinhae me esqueceu no quinral de casa pela manhã e lá eu fiquei à ta te de toda, chorava pires qualquer coisa. E hoje eu tenho dificuldade em brincar com meu filho, em estar com ele. Isso me fez desconfiar. O que vcs acham? Posso ser autista? O que o diagnóstico aos 44 anos vai mudar na minha vida?
GOSTA DO NOSSO CONTEÚDO? 👍 ENTÃO SEJA UM PATROCINADOR (A) OU AMIGO (A) DO NOSSO CANAL:
COMO PATROCINADOR (A), POR APENAS R$7.99 POR MÊS, VOCÊ RECEBE:
✳Acesso exclusivo à vídeos antigos (como as lives que já fizemos);
✳Acesso antecipado aos novos vídeos do canal;
✳Prioridade de resposta nos comentários;
✳Produtos com desconto.
COMO AMIGO (A), POR APENAS R$39.99 POR MÊS, VOCÊ RECEBE ✳TODAS AS VANTAGENS DO NÍVEL ANTERIOR✳ E MAIS:
✳Chat no what´s app exclusivo para membros amigos;
✳Transmissões ao vivo exclusivas para membros.
CLIQUE AQUI E SEJA UM PATROCINADOR OU AMIGO DO NOSSO CANAL ➡ th-cam.com/channels/z1xVDltULzUhZCJ1TkvnTQ.htmljoin ⬅
❤A nossa Família agradece o seu apoio!❤
E VENHA CONHECER OUTROS VÍDEOS NOSSOS (GRATUITOS):
✳25 Sinais de autismo Infantil --> th-cam.com/video/X2IOpsvUgbc/w-d-xo.html
✳Sinais de Autismo em Adultos --> th-cam.com/video/vLy1n3HS3dM/w-d-xo.html
✳Sinais de Autismo em Bebês --> th-cam.com/video/3sfOCYI3x2E/w-d-xo.html
✳Contamos para o Eric que ele é autista --> th-cam.com/video/pmCvcZA9geQ/w-d-xo.html
✳Teste de Autismo Infantil (das Bonecas Sally e Anne) --> th-cam.com/video/Ec8BX9wApeo/w-d-xo.html
✳38 Sinais de Autismo em Bebê parte 01 --> th-cam.com/video/wYVAp0zHGqE/w-d-xo.html
e parte 02 --> th-cam.com/video/PU1Y_fhOd1o/w-d-xo.html
✳Autismo e realidade: crises no autismo --> th-cam.com/video/mEmIwdliOtc/w-d-xo.html
✳18 Coisas para não dizer para um autista --> th-cam.com/video/gHIyia0yLMo/w-d-xo.html
✳Autismo explicado em 5 minutos --> th-cam.com/video/M1DdgO7FER8/w-d-xo.html
✳Teste de autismo MChatt --> th-cam.com/video/axQLqq_xmFM/w-d-xo.html
❤Obrigada pela sua atenção.❤
Um beijo da Thata.
😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Gostei
😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Minha BB de 1 ano e 5 meses conversa CMG e ainda pega no meu rosto pra eu poder olhar p ela, dar atenção ao q ela está fazendo ou falando
❤
Sou professora de uma criança autista, no começo do ano chegou à escola usando fralda.
Em outubro, já não estava usando mais, consegui fazer o desfralde dela, achei que foi muito rápido, a mãe foi bastante presente ajudando em casa tbm❤
Fiz uma tabela semanal na parede e cada vez que ela fazia xixi no vaso ela colava uma estrelinha no dia da semana em que estávamos, e dei uma tabela pra mãe dela fazer o mesmo em casa. O desfralde foi rápido. É gratificante ver a evolução dela.
Parabéns por sua dedicação! Deus te abençoe!
Minha bebê não aceita sair da fralda não aceita ser desmamada ela não aceita todas as crianças nem todos os adultos não aceita a palavra não
Tem comportamento muito diferentes
Curioso, minha sobrinha aos quatros anos ficava exposta, bem perto daquela máquina de som forte que tinha no play pra´s festa e, curtinha muito, dançando perto dele, olhava nos olhos, sem problemas, no entanto, foi diagnostificada, agora, aos 14 anos com altismo !
@@animuscelandimeu filho ama som alto, rojão etc. Ele.interage muito bem. Ele é muito sociável. Autista grau 2 de suporte semi verbal 😊
Meu filho tinha uma pediatra que dizia que ele teria TDAH pois era acelerado. Tirei as telas, rotina bem fixada, regras bem estabelecidas, aprendeu que não é não mesmo que chore. Hoje ele tem 6 anos, ensinei ele a ler com 4, ama aprender, faz aula de piano.
Cuidado com os médicos que querem diagnosticar e medicar a qualquer custo. Sejamos presentes e ativos na vida de nossos filhos.
🙏
❤
❤
Concordo plenamente
❤❤❤sim! Esse cuidado é muito importante. Levei o meu menino no Neuro e ele já passou medicação para meu filho "desacelerar" e é claro que eu não dei. Prefiro que ele gaste energia fazendo atividades, brincando e correndo
Não tenho filho autista, mais gosto muito de me manter bem informada.
Precisamos aprender a lidar e respeitar crianças , adultos com autimo!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Pois se informe em outro lugar pq oq ela ta falando não tem nada ave
Maravilhosa! 👏👏👏👏
Obrigada pelo respeito!❤
Concordo plenamente
Perfeita 👏👏👏👏
Boa noite. Sobre o desfralde , tenho um aluno de 3 anos diagnosticado como autista. Já chegou na escola com esse laudo. Nível 1 - desfraldou em pouco tempo, por volta no máximo de duas semanas. Já teve escapes, mas geralmente ele ele fala: "preciso ir ao banheiro ". Ele uma graça, uma benção. Claro que suas crises no dia a dia. Mas é o amor da minha vida. Sou professora de Educação Infantil. Fiquem com Deus. Beijinhos
Meu filho não gostava de colo , não tirava a jaqueta e nem as meias mesmo em dias quentes , se recusava a usar shorts ou regata , tinha hiperfoco mas até então eu nem sabia esse termo , não suportava etiquetas de roupas , assistia o mesmo DVD várias vezes na mesma semana , não gostava de eventos barulhentos, desfraldou totalmente aos 6 anos( o médico atribiu esse atraso à fimose. Ele operou e logo em seguida desfraldou) . Fora isso não tinha nenhum outro sinal de autismo e naquela época não se falava muito sobre esse assunto. Meu filho cresceu , fez faculdade, se tornou um excelente professor de inglês e só foi descobrir que era portador de autismo leve aos 24 anos quando resolveu , por conta própria passar por um psicólogo que percebeu os sinais e o encaminhou a um especialista. Ele procurou o psicólogo porque todo mundo o chamava de "esquisito ". Foi ele que me contou sobre o diagnostico. Hoje ele está com 30 anos , é casado e pai de um lindo bebê de 4 meses. Tornou-se um excelente pai. Nunca percebi nada que me fizesse levá-lo ao especialista quando era criança. 🤷🏻♀️
Que lindo seu depoimento, Deus abençoe vcs..❤
Ele tinha todos os sinais, mas pelo que contou faz tempo que ele não é mais criança...
Cada criança tem seu jeito tinha criança de todo jeito quanto era jeito mais o povo só inventa agora e só de ladeira abaixo
Q vídeo maravilhoso poderoso ensinando bom demais puro conhecimento amém obrigada pela ajuda ❤q Deus abençoe sempre sua vida e sua família 🙏🫂😘
Eu sou adulta e já sou avó. O meu filho tinha 5 anos e perante o médico era autista. Tinha comportamentos que eu até entrava em desespero. Ao ouvir um não era o fim do mundo lá em casa. Não havia nada que ficasse no lugar ou ele não partia. Quando era o pai a dizer não, a coisa ainda ia mais ou menos. No entanto, bastava o pai sair do local era o fim do sossego. O meu desespero era tão grande que não respeitei o que o psicólogo disse. Bati tanto no meu filho um dia e abri a porta da rua e meti fora de casa. Estava a chover e os irmãos só diziam para eu abrir a porta ao mano porque estava a chover e a fazer frio. Ele lá de fora batia a porta como uma pessoa normal e dizia: abre a porta por favor. Eu fui para a cazinha fazer as minhas coisas. Qual não foi o meu espanto, os irmãos abriram a porta e ele entrou. Foi direto a cozinha e só sabia dizer: desculpa mãe repetidas vezes. Moral da história, o meu filho não era autista. Queria ser o centro das atenções e não aceitava um não ou ser contrariado. O psicólogo, ainda punha mais problemas dentro da minha casa porque ensinava como eu deveria lidar com a situação na presença dele. Eu a partir daquela situação, comecei a ser a psicóloga dele. Eu até fui despedida do trabalho porque faltava muito. Era rara a semana que não ia ao psicólogo 2 vezes. Ou os meus filhos ligavam para o meu trabalho porque ele estava a partir as coisas. Eu tinha que ir para casa. O chinelo começou a funcionar dentro de casa e o meu marido também começou a estar mais ativo com os filhos. Isto para dizer que existem alguns profissionais de saúde que não sabem diagnosticar esta doença. Confundem o mimo, a falta de educação e a birra de uma criança com autismo. Tudo para eles é autismo. Hoje o meu filho é formado, tem bom trabalho e é bom chefe de família. Senhores profissionais de saúde, respeitem a palavra AUTISTA. Nem tudo o que parece é. Façam um estudo exaustivo até ao diagnóstico.
Parabéns pelo seu comentário, os erros médicos estão passando dos limites quando se trata de autismo, o médico precisa fazer uma ressonância maguinetica para ter um diagnóstico certo , tem milhares de pessoas vendo diagnósticada com autismo, sendo que na vdd não tem nada , a culpa é dos médicos, e dos dos pais que mimam, não tem essa de pequeno grau de autismos, se for assim todos nós somos autistas, ou etc ... Parem de mimar seus filhos, e ficarem colocando doenças na cabeça deles , eles não tem nada a mais que preguiça e inteligência para ficar só de boa
Parece que sou eu falando a minha realidade muito obrigado pelo comentário vou fazer assim ser mais dura colocar mais limites
😢que horror.!
Fiquei me perguntando sobre a postura do pai, seu marido. Geralmente os homens, por trabalharem fora, se esquivam da função de educar junto com a mãe. Ele dava algum tipo de atenção, antes da senhora ser mais linha dura na época?
Mesmo que fosse autista tem que disciplinar sim quem é essa que falou que pra deixar fazer oque o filho quiser ??
Impressionante como você tem o cuidado de utilizar palavras como "geralmente" ou "provavelmente" para frisar que nem todo autista é igual, assim como as crianças neurotípicas não são iguais. Vídeo excelente!
Meu filho tem todas essas dificuldades: Faz contato visual mas não segura o olhar, tem dificuldades sensoriais, dificuldades comunicativas (fala apenas 5 palavras e esporadicamente), tem dificuldade para dormir, apegado a rotinas quer fazer sempre as mesmas coisas e sempre do mesmo jeito, escolhe os alimentos pela textura (ele até experimenta mas dependendo da textura ele cospe), as vezes tem crises, tem 3 anos e ainda não consegui desfraldar. Recebemos o diagnóstico a um ano... E as informações mudaram minha vida, a situação é difícil mas as orientações dos terapeutas melhoraram a qualidade de vida dele e de toda família.
Eu não vejo a hora de receber o diagnóstico, pq é muito claro que meu filho é autista mas não consigo falar para as pessoas “meu filho é autista” pq não ele não foi diagnosticado.
SANTO DEUS , NÃO DESFRALDAR AOS 3 ANOS E FALAR SÓ 5 PALAVRAS !!! PONHA EM FONOAUDIÓLOGO E PSICÓLOGO INFANTIL . ELE VAI SOFRER BULLING, PENSE NISSO !!! TODO TIPO DE AJUDA PROFISSIONAL É VÁLIDA ! ELE PRECISA TER UMA VIDA E NÃO DEPENDER TANTO DOS PAIS E FAMILIARES . DESCULPE , FALO PARA O BEM .
@@priscilacoelho4453 MAS, pode falar " provavelmente meu filho é autista . Tem várias características, só falta o diagnóstico, que estou buscando, mas é mais demorado " . As pessoas passam a compreendê-lo e olhar de outra forma para ele . Passe a lhe dar um ambiente de autista : calmo e rotineiro , sem bagunça e sem barulho. Se informe o máximo e o trate como autista . Será bom para ele e para você enquanto o diagnóstico não vem .
Sou médica e mãe de um rapaz com TEA nível 1 de suporte.Teve seu diagnóstico atrasado por vários profissionais(neurologistas , psicólogos e psiquiatras) por não apresentar muitos dos sinais clássicos. Tem excelente socialização, marcos do desenvolvimento todos aquém do esperado, mas tem Hiper foco, genialidade; dificuldade motora, intolerância às frustrações; não sustenta o olhar, e, por isso muito atraso no diagnóstico, que só obteve por insistência e observações minha enquanto médica. Sou grata a pessoas como vc, que mais do que qualquer profissional bem preparado , sabe com propriedade os carácteres comuns da síndrome, e, que ainda colaboram para que se possa saber mais deste mundo tão diverso, muitas vezes desconhecido por profissionais da área, mas que jamais passam desapercebidos por mães neurotípicas, ou não, por experienciarem deste mundo tão vasto e ao mesmo tempo tão singular, o que me ajuda Muito, a fechar diagnóstico de TEA , cada vez mais frequente, no meu dia a dia profissional.
Parece que vc é mãe do meu kkk ou seja temos histórias idênticas !! O meu hoje tem 19 anos tem tb genialidade passou em primeiro lugar na federal para o curso dele mas o hiperfoco dele é bastante característico
O que falta entender que o QI alto intimida muitos profissionais, sou psicóloga e conheço profissionais de verdade que identifical o TEA e informam os pais que não tem qualificação para esta lidando com eles da forma que precisam assim como faço,no meu consultório.
Eu sou fisioterapeuta e observo meu filho o tempo todo, vejo sinais que muitos não percebem por pouco convívio com ele ou por achar, já procurei por especialistas e assim como você, me disseram que estou procurando algo que não existe. Agora tudo o que vejo tento gravar e juntar numa pasta para mostrar ao próximo especialista para que este possa olhar e me dizer se realmente estou procurando o que não tem.
Meu filho tem mutismo seletivo foi difícil nenhum psiquiatra nem mencionou disso, em 2022 ele com 17anos que levamos num psiquiatra em Campinas 25 anos que trata de autismo deu o diagnóstico do meu filho mutismo.
Meu filho tem mutismo seletivo tem alguma semelhança com autismo!
Nossa,meu filho faz tudo isso e é autista! Ele foi diagnosticado com autismo severo aos 3 anos..já vai completar 9 anod hoje tem autismo leve!!! Melhorou 100% mesmo sem terapias! Deus é maravilhoso❤
Com certeza foi diagnosticado errado aos 3 anos. Eles não mudam de severo pra leve.
@@janeteisabelschreiner5420 tenho dó de pessoas como vc..deve levar uma vida muito infeliz,sinto muito por vc de verdade😔
@@janeteisabelschreiner5420 Desde quando uma criança autista é anormal. Ela só pensa e age diferente de vc. Anormal é esse seu comentário.
@@janeteisabelschreiner5420 Que dureza em seu coração.... Sai daqui que para crianças autistas existem mães que amam seu filho incondicionalmente assim como Deus nos ama, mesmo com nossas diferenças, já do ser humano terreno comum igual você não podemos esperar a empatia pelos filhos dos outros ... mas é isso né... 70x7....
Deus abençoe infinitamente a vida dele
Gente, meu filho olha dentro dos meus olhos, trocamos sentimentos pelos olhos e ele é autista nível de suporte 1. Eu sei que é difícil achar um bom profissional, porém, pensem positivo e orem a Deus, pois isso lhes dará fé e força para encontrarem. Profissionais humanos e que de fato dominem e trabalhem pautados no DSM, são raros, mas existem. Deus nos abençoe! 🙏😘
O meu também tem contato visual. Um dia falei pra uma médica que desconfiava que meu filho era autista e fui taxada como louca.
@@raquelpereira540
P
Lia que bom que olha, tão gostosa essa troca de carinhos. Mas, acho que o primordial é saber como ele explora os rostos e feições humanas. Geralmente eles olham perifericamente primeiro, são pontos de maior interesse para eles.
Lia que bom que olha, tão gostosa essa troca de carinhos. Mas, acho que o primordial é saber como ele explora os rostos e feições humanas. Geralmente eles olham perifericamente primeiro, são pontos de maior interesse para eles.
Já tentou usar uma havaiana para educar ele. Vc deve ser uma mãe de nada não poe.limtees
Meu filho tem 4 anos. Desde os 2 anos demonstra grande interesse pelo alfabeto, já reconhece as letras inclusive em inglês, junta sílabas e ler palavras simples. Reconhece os números também em inglês, cores e formas geométricas. Consegue fazer estimativa em alguns casos. Ele demorou um pouco mais a andar e falar, foi preciso maior insistência e incentivo. O desfralde foi tranquilo. Gosta muito de músicas, principalmente instrumentais para dormir. Assiste a vídeos de músicas infantis e outros instrutivos por muito tempo sem se cansar. Não demonstra interesse por brinquedos (só bolas ou balões)
desenhos infantis ( Patrulha canina, Bob Esponja e outros), não os assiste. Quando estressava se jogava no chão e batia a cabeça nos lugares. Recentemente tampa os ouvidos e diz "não quero barulho", mesmo sendo ele mesmo que esteja fazendo. Ele se alimenta bem, mas gosta mais de massa e alimentos doces. Meu filho não gosta de pisar em grama. Em passeios fica por pouco tempo e diz estar cansado e pede para voltar para casa. Tumulto o deixa cansado. Ele não interage com os colegas da escolinha e não sustenta um diálogo, repete muito o que a gente fala. Em perguntas responde sempre "sim ou não", não argumenta. Recentemente a psiquiatra deu o diagnóstico de autismo sem comprometimento cognitivo. Sou pedagoga, licenciada e especializada em Ed.Especial. Sei que posso ajudá-lo muito, acolhendo e trabalhando suas dificuldades.
Meu filho mais velho ,teve um laudo de autismo,nunca teve crise ,nunca se preocupou com barulho,hoje recebi outro laudo TDAH,isso me causou muitas dúvidas
Meu filho é autista suporte 1... ele não gosta de ser chamado de autista, então se esforça bastante para ser como as outros adolescentes, acompanho ele muito de perto, converso muito com ele... quando ele não entende o que o colega quis dizer ou qualquer outra pessoa eu procuro explicar dando exemplos... coloquei ele na natação e ele entende metade dos comandos do professor a outra metade ele imita o colega,mas não dá o braço a torcer...ele se esforça muito pra parecer igual a qualquer pessoa...ele estudou dos 3 anos aos 12 anos em colégio particular , agora ele está com 14 anos cursando ao 8o. ano do ensino fundamental... já há dois anos num colégio estadual, eu achei que seria melhor para o desenvolvimento dele...acertei, porque ele melhorou mais ainda...meu filho não toma remédios não faz terapias, eu exijo muito dele, estudo com ele, não deixo faltar aulas, mas respeito as esteriótipias dele, quando vejo que ele está em crise nervosa converso firme com ele... respeito o medo que ele tem de qualquer bicho e quando ele se recolher quando tem pessoas estranhas na casa... já passei muitos perrengues com ele, mas vejo que está valendo a pena... ele será um adulto com uma vida normal 🙏
Pelo que você descreveu ele terá uma "vida normal" perante os padrões da sociedade, mascarando as características do autismo, e isso é desgastante. A terapia é imprescindível nos dias de hoje até mesmo para as pessoas neurotipicas, imagine para alguém que tem o TEA, esse masking pode acarretar em outras comorbidades mais adiante como ansiedade, depressão. É muito bom ver ele fazendo tudo conforme o padrão, porém nem sempre é tão saudável assim pra ele mesmo.
Essa parte de" se recolher quando tem pessoas estranhas em casa" pode ser que continue na vida adulta, até pq é necessário ele se sentir confortável no ambiente e com quem está presente para não se esconder. Se puder incentive ele a praticar algum esporte, música ou teatro, isso ajuda no desenvolvimento social dele.
Você achou que mudando de um colégio particular pra um estadual ele iria melhorar? Achou bem errado. Um colégio público é o pior lugar pra um autista, pois querendo ou não, crianças de colégios público são SIM muito mal educadas! (Claro que existem exceções mas a maioria é).
Que lindo seu testemunho Regina; me ajudou . Obrigada ❤
@@_mytotonhogente sem educação tem em todo lugar!
Parabéns pelo conteúdo!!! No meio de tanto terrorismo às mamães na rede, seu vídeo é de grande importância!!! Muito sucesso para você!!!!
eu sempre vejo videos que me dão bastante informações sobre o autismo, eu não sou mãe e nem nada, nem tenho idade pra isso, mas vejo videos sobre o autismo e TDAH para poder pelo menos me entender mais, os meus pais não querem me levar para um psicólogo por não acreditarem nisso, mas eu ainda tento explicar que isso é importante e que qualquer sinal que eu possa ter é para ficar de olho, mas no final de tudo eu que estou me olhando e vendo se tenho mais sinais
Hoje em dia, a criança não pode mais ser criança. Se for bagunceiro é considerado autista. Tá difícil acreditar nesses médicos! Criança tem que ser criança.
Minha filha foi diagnosticada há 3 meses c TEA 1, está c 3 anos e 9 meses agora, tem vários desses sinais, exatamente assim, muitas coisas p aprender sobre autismo é um desafio, Deus nos abençoe e ajude a todos pais de autista
Ameiii, todas com seu testemunho muito inspirador! Amanhã vou entrar na turma 15 em nome de JESUS!
Sinais que a criança NÃO é Autista:
1 - olhar nos olhos com facilidade, naturalmente
2 - ficar parada e focada durante uma conversa ou atividade
3 - não apresentar dificuldades sensoriais
4 - comer de tudo
5 - dormir bem
6 - não ter crises
7 - nao precisar de rotina específica
8 - ser sociável
9 - não ter hiperfoco
10 - desfraldar com facilidade ("deixar a fralda")
Meu filho é tier 1, ele come de tudo, desfraldou super cedo e muiittoo fácil, engatinhou e andou com todos os marcos de desenvolvimento correto ou antes do tempo, ele dorme super bem, olha nos olhos, e super inteligente (tira 100 em todas as matérias ) E é autista e ainda pode focar durante atividade.
Muito obrigada!!!!😃
Fico com uma autista na escola de 6 anos, é sociável, aonde tem criança ele gosta de ficar, olha nos olhos, come de tudo ,pelo menos na escola e a mãe ja relatou que ele não tem seletividade alimentar ,e sim compulsão, pelo menos sinal do intervalo e barulho das crianças ele nao liga, não tem um hiperfoco específico.
@@rafaellaoliveira1049 e pq esse menino é tido como autista?
@Ivani Toledo a vulgarização do diagnóstico está confundindo muita gnt q tem traços de autismo. A sociedade gosta de nichos, enquadramentos, diagnósticos e drogas.
Bom, cliquei nesse vídeo porque eu tenho uma filha autista de quase 8 anos, e uma filha de dois anos sem nenhum diagnóstico. Achei muito interessante como em 8 desses sinais eu pude colocar cada uma das filhas em uma “caixinha” oposta. Eu digo 8, porque 2 deles não apareceram nos primeiros anos de vida da mais velha (autista), ela sempre dormiu bem e comia de tudo (até uns 4 anos de idade). E eu só tive certeza absoluta de que não existia troca de olhares na amamentação da primeira filha, quando amamentei a segunda. No primeiro pós parto eu achava que tinha algo de errado comigo, que não entendia a magia que as mães tanto falavam da amamentação. Cada autista tem suas peculiaridades, mas achei o vídeo muito interessante levando em consideração os exemplos que tenho em casa. Gostei do conteúdo. ❤
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Sou professora e entre laudados e os que estão em processo de investigação, tenho 6 autistas em sala de aula. Posso dizer por experiência e clareza, são todos diferentes uns dos outros e nem todos evitam contato visual, nem todos tem extrema dificuldades na socialização, nem todos apresentam dificuldades sensoriais ou são seletistas. Por esse motivo foi mudado para TEA. Não dar pra definir como sintomas generalizado para todos.
Exatamente! Sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
@@isamenezes4194 Isso mesmo minha linda
Concordo
17:51
Todos os 6 são da mesma sala? 😮
Realmente vc aprendeu tudo parabéns, grande profissional, isso tudo vem de Deus, ele deu uma profissão a cada um. Salvador Bahia Brasil parabéns ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Amei o vídeo , sou professora, mae , tia e com certeza esse vídeo me auxiliou bastante para o dia a dia. Parabéns
Fico feliz em saber ❤
Parabéns por sua coragem e humildade de se expor (e expor sua linda família) para nos trazer conhecimentos tão necessários. Obrigada por sua (tão imensuravelmente importante) contribuição.❤
Fecharam teu diagnóstico ? Confirmada mesma ? 🤔
Perfeito!!! Obrigada por cada detalhe precioso!
Meu filho não tem todas as características por ser nível 1...tanto o é que demorou o diagnóstico dele...mas o olhar nos olhos mais fintado, irritabilidade explosiva com situações que ele não queira fazer principalmente próximo do horário de dormir ou em cansaço extremo,sem vontade pro sono noturno, inquietação em não ficar muito tempo sentado aprendendo, hiper foco em determinado brinquedo e agora tem sensível inquietação com ruídos de fogos, bexiga estourando e elevador barulhento...todavia, não é apegado a rotina, conversa com facilidade e interage com outras crianças, está atento ao que acontece ao redor e compreende quando alguém está doente ou sentindo dor, desfraldou rápido em menos de um mês...
Será que ele não TDAH? Vi em alguns vídeos que os sintomas de seu filho seria TDah.
Meu filho é autista más ele olha nos meus olhos, ele andou no tempo certo falou no tempo certo depois dos 2 anos ele começou a parar de querer aprender a falar , ele começava a rodar sem parar também quando tava nervoso
Tenho gêmeos de 1 ano e 7 meses e presto muita atenção neles pois eu não sabia o que era autismo até descobrir o autismo no meu menino aos 4 anos , hoje ele já tem 8 anos já
Olá boa tarde! Eu estava assistindo ao vídeo para que eu pudesse tirar algumas dúvidas a respeito dos meus netos que são gêmeos, e concluir que eles realmente não se enquadram no aspecto de autismo, quero te agradecer por compartilhar esse assunto conosco, e pedir a Deus que abençoe as famílias e todas as crianças que passam por essa situação, são crianças normais precisando apenas de um pouco mais de atenção e carinho ❤❤ felicidades a todos Deus no comando sempre 🙏🙌
O meu bebe de 1 ano e sete meses foi exatamente assim, mas com 1 e 4 meses parou de falar, estamos fazendo os testes de rastreio para iniciar as terapias adequada para o caso dele, mas a Dra ja nos disse q se trata de autismo regressivo e que foi muito bom procurar ajida precocemente, tenho muita fé que iremos juntos superar tudo isso, ja deu tudo certo!
😢obrigada!...amei tirei muitas dúvidas. Agora estou mais de que ciente que meu netinho é realmente autista..Mas fazer o que...encarar a realidade e tentar lhe dar com ele da melhor forma possível...O brigada por todo esclarecimento sobre a criança autista❤
Seu vídeo foi bastante esclarecedor pois meu filho mais velho é autista nível 3 de suporte e como é difícil lidar com ele, viu? E mesmo com todas as características nítida do autismo eu não consegui fechar o diagnóstico cedo para iniciar as intervenções com TO. A dificuldade no contato visual foi o primeiro sinal, desde bebezinho. Ele não fica parado em nenhum lugar e sempre tem muita dificuldade em se manter sentado esperando, a gente tira sarro falando que ele é Sommelier de assento 🤣
A seletividade alimentar eu não percebi muito pq ele comia bem e com o passar dos anos eu achava que era questão de gosto pessoal,mas ele não come legumes e fica bem restrito a certos tipos de alimentos atualmente. Nunca dormiu bem a noite, sempre teve sono agitado durante a noite e teve uma época que ele tinha terror noturno e berrava dormindo e ninguém conseguia acordar ele, era assustador ver aquilo.
As crises acontecem com com mais frequência do que a gente gostaria e seguir rotina é um desafio com ele. A socialização dele é de forma diferente das demais crianças e ninguém entende a forma dele de se comunicar (ele é não verbal e usa sons e palavras inventadas pra se comunicar), seu hiper foco aparentemente são objetivos que possam produzir sons pra ele e certos tipos de desenho que não pode faltar nenhum dia pra ele, desfralde foi terrível e até hj com 8 anos ainda acontece muitos escapes 😓
Não é fácil
Força,mãe!!
Que Deus te ampare!!
Meu filho tem dificuldade para pegar no sono, tem pesadelos, não firma o olhar, muito sensível com alimentos, sensível com barulho, retardo na fala e déficit intelectual mais consegue interagir com outras crianças e tem uma memória visual muito boa..😊. Ele tem um diagnóstico de autismo leve.
Meus filho foi diagnóstico com 1 ano e 3 três meses. Hoje ele tem 5 anos. Quando foi diagnosticado estava em um nível severo, com necessidade de suporte alta. Um dos motivos que me fez procurar um profissional foi a apatia dele diante dos estímulos sensoriais. Ou seja, nada incomodava ele, incluindo dor, fome, sensação de frio, calor e etc. Até hoje ele carrega essa característica embora muitas outras tenham sumido, ou se modificado. Tenho 3 autistas na família. Todos completamente diferentes uns dos outros. Eu acho muito legal esse tipo de vídeo. Sempre me ajudou muito a entender o meu filho, porém não gosto dessa taxação. Isso é, isso não é. Cada autista é um autista. Não existe e nunca existirá um igual ao outro então não concordo com o isso é ou isso não é. Se trata de uma série de comportamentos que devem sem observados e analisados em separadamente e em conjunto para chegar a uma conclusão.
A minha filha também com 1. E 8 mês a médica disse que ela e autista
Eu gotei vc explica muito bom tinha duvida da minha filha mas agora tenho certeza que ela nao e autista gracas a Deus.
Eu tenho dificuldade para manter o sono, desde pequena tenho dificuldade para dormir, tenho sensibilidade a barulho, luz, dificuldade de concentração, me frusto com facilidade, tenho bastante stress, meu humor muda muito, e sou muito emotiva.
Eu precisei criar um personagem para as ocasiões em que era obrigado a olhar nos olhos das pessoas para conversar. Na fase adulta, passei a treinar muito isso, apesar de ser muito incômodo. Mas se eu pudesse, não olharia nos olhos das pessoas. Algumas olham para você como se estivesse julgando todos os seus passos e palavras.
Nossa que sofrimento né? E eu ouvi tanto dizerem que “as pessoas que não olham nos olhos quando está falando é pq está escondendo alguma coisa”…. Hoje vejo que julgar é mt injusto !
Pois é e mesmo se a pessoa escondesse algo por acaso é da nossa conta é por isso que alguns autistas são reservados
@@noeliada273Também ouço muito essa fala cruel, as pessoas dizem que quem não olha nos olhos é porque tá mentindo ou não é sincera, eu sempre fui julgada e sofria com isso. Lamentável.
Muito interessante tentar ver sinais de não autismo... Mas preciso acrescentar que para autistas, o mas comum é estar entre os polos. Então apesar de muitos demorar pra desfraldar, também pode ser sinal de autismo uma criança que desfraldar cedo em demasiado. Minha filha (autista) começou a querer usar o vaso com 8 meses de idade. Ela parava e indicava que queria fazer necessidades e eu a levava pro vaso. Ela tem sensibilidade sensorial em demasiado e ficar com fralda suja, a encomodava muito. Ela também não se sujava ao comer, e se um pingo de comida (papinha) caísse no canto da boca ou no dedo, ela parava e demonstrava incomodo e "pedia" pra eu limpar. Isso tmb na idade a partir de 6 meses. Outro coisa.. Ela olha nos olhos, sempre olhou.. Não sei se olha menos que outras crianças mas ela olha nos olhos. E hoje (com 11 anos) ela tem muitas amigas, apesar de não entender todos os sinais social... O que diferencia é que ela não tem tanta necessidade de ir pra casa das amigas e nem de chamar as amigas pra nossa casa. Eu tenho que insistir pra tirar ela do quarto dela, algo bem difícil, mesmo se for pra irmos passear... Isso... Cada autista é único... O que é comum é estar em algum dos polos... Ou muito demais ou muito de menos... E não apenas em 1 coisa, mas em várias coisas e coisas que são muito importantes pra convivência nesse nosso mundo de dominância neuro típico..
Eu entendo...pq eu tb era assim...não gostava de brincar com outras crianças,com dez anos já era adulta.Nunca consegui dirigir carro,tenho pânico e tb de pânico de muita gente no shopping .Tenho habilidades múltiplas,Mas não gosto de olhar nos olhos,nem de abraçar,tb sou difícil de chorar,não sou fria,apenas não gosto de socializar,num fui em baladas,Nem saio com amigas.Prefiro ficar em casa,tenho interesse por assuntos diferentes,muitas vezes científicos,de outro planeta ou dimensão.Sou autodidata e tb diferente das pessoas normais e descobri aos 65 anos ,fazendo um teste de QI que tenho Síndrome de Asperger que entrou pra classe do TEA em 2013.
A minha filha autista na questão da fralda/desfralde já estava quase no ponto oposto a sua, ela nunca se incomodava com a fralda suja, e desfraldou aos 4 anos. ❤ É muito legal ter essas trocas, principalmente para que os pais em busca de diagnóstico possam ver a grandeza do espectro.
Provavelmente sua filha reverterá o autismo, c/ o passar do tempo. Reze para os Santos d Deus! Assim q reverti o autismo d meu filho, hoje normal, por obra de São Carlos Acutis, Santo do meu Deus !🙂
@@maristelaf.s.f.delimalima5861 vc pode analisar, c/ auxilio de psicanalista, possíveis traumas na infância, investigá-los e seus "problemas" desaparecerão!
Eu me identifico com os autistas no ponto de ser direta, neutra e racional ao falar e só falar verdades.
Minha mãe não sabia mentir, eu TB não.
O famoso sincericidio.
E eu não consigo entender a fragilidade que brasileiro tem com a verdade. Pq se magoam tanto por tão pouco.
Lembro da cara de outras crianças, meninas, ao dizerem muito animadas que adoravam tão coisa e a cara de mágoa, de que o mundo desabou, só por eu falar que não gostava. E isso era motivo de não quererem estar perto de mim.
Até hoje há mulheres adultas, maduras, que se vc mostra um monte de coisa igual, dizem "Ah! Encontrei uma amiga!"
Isso me assusta.
Ser amigo ou namorado não é gostar das mesmas coisas, é preciso construir uma relação de respeito, principalmente às diferenças, confiança, e apoio mútuo.
Minhas amigas de mais de trinta anos, somos todas diferentes. Aliás, eu nunca encontrei ninguém muito parecida comigo, só minha irmã gêmea. Mesmo assim, somos o oposto em temperamento (como sentimos e como reagimos ao mundo).
Eu amo a diversidade, e pelo jeito isso não é algo comum. Eu amo ser diferente, e não sinto necessidade de ser igual. Mas gostaria de ser respeitada e aceita com as minhas diferenças. Mas isso é raro de acontecer. Só acontece de um em um, pq me interesso verdadeiramente pela pessoa e tenho empatia e a compreendo, seja quem for.
Mas qdo estão em grupo, as pessoas mudam. As pessoas querem apagar suas diferenças e fingir que são todas iguais. E como eu não sou assim, sou excluída de grupos.
Gosto muito dos seus vídeos,
Faz 1 ano que estou investigando meu filho, ele tem 6 anos e já foi em 2 neuropediatra diferente, em julho vou levar ele outra vez , a primeira neuro que atendeu ele disse que ele pode ter um leve autismo mais tenq investigar bem, e ele vai dês de então na psicóloga q também acha q ele tem um leve autismo.
Ele não gosta d barulhos altos , não come comida , só massa, algumas frutas não todas principalmente banana, biscoitos , pão puro , gosta muito d corações, quando é contrariado ou xingado ele desenha um coração partido, não gosta d ficar na casa d outras pessoas, mesmo q seja da família, quando vamos passar ele fica pedindo pra ir embora,mexe muito com as mãos, fica girando qualquer objeto nas mãos , no carro fica mexendo as mãos ou girando um objeto e fazendo sons com a boca , fica caminhando muito de um lado para o outro dentro d casa por vários minutos, dorme muito tarde nunca consegui colocar uma rotina.
Mais ele também é muito carinhoso e conversa com qualquer pessoa ou criança, mais não gosta muito q fiquem abraçando ele sem pedir antes, para adultos ele faz muitas perguntas e do nada deixa a pessoa falando sozinha e sai, tem dias q ele ta bem irritado, gosta muito da língua inglês, tem outras coisas q não me veio na cabeça agora , como eu disse estamos investigando,
Você acha q pode ser autismo na sua opinião ou não ?
Obrigado por compartilhar. Procure a opinião de 2 ou até 3 profissionais
Graças a Deus que essas dicas meu filho não faz eu não sei se ajudou outras mães mas a mim me ajudou agora muito obrigada
Minhas gêmeas tem 7 anos e não são autistas, mas quando eram bebês eram muito choronas, não podiam me perder de vista, e muito tímidas, dificil de fazer amizade. Eu até desconfiava, mas com 3 anos foram para a escola e se transformaram, hoje falam com todo mundo, fazem amizade tranquilamente, não tem essa necessidade de ficar perto de mim. Acredito que elas precisavam de socialização só.
tenho 14 anos, faz 2 anos e meio que ando fazendo uma série de pesquisas sobre o assunto, além de ter um irmão diagnosticado, e cada vez mais venho me identificando com praticamente tudo! tenho certeza que quando menor eu praticava o masking em quase todas as situações consideradas "anormais" pela sociedade, e por isso achei muito difícil estar dentro do espectro. comecei a fazer terapia há umas semanas...a psicóloga está me analisando
Te entendo completamente, tenho 12 anos e venho pesquisado sobre isso há 3/2 anos, tenho quase todos os sintomas, mas nunca procurei um especialista, porém esse ano é possível q meus pais me levem ao psicólogo e talvez eu descubra alguma coisa
Quer melhorar mesmo ? Analise seus traumas de infância, repasse-os e vc verá melhorias fantásticas ! Pesquise Joseph wolpe / teoria da dessensibilização sistemática. Insista NISSO c/ seu psicólogo !
@Em cima Você não pode afirmar isso, a pessoa pode realmente ter autismo, só falta o diagnóstico
@Em cima na verdade, a uma grande chance da pessoa ser por ter um irmão autista, já que autismo é genético!
Júlia tenho um neto autista, mas ñ é em todos os casos que o autismo é genético. O meu neto é, e tenho a desconfiança de que tanto o pai dele como minha filha (a mãe)também, mas ela ñ se interessa em investigar.
Estou passando por um stress com a escola municipal em que meu filho estuda. Pois as professoras já rotularam ele com autismo severo , sendo que ele ainda não foi diagnosticado. Como ele está sendo acompanhado pelo SUS é preciso respeitar as etapas do processo de cada exame. O pediatra dele pediu exames de sangue, de vista e tudo mais e ele ainda não fez todos os exames, pediu também para reduzir o tempo no celular uma vez que ele permanecia mais de 4 horas com o aparelho e ainda pediu para que a escola desse a ele reforço das aulas. Meu filho tem sintomas muito leve, nunca teve crise, dorme bem, não tem rotinas, aguenta tranquilo lugares barulhentos, desfraldou no tempo certo e brinca todos os dias pelo menos umas 2 horas por dia com as crianças do condomínio, enfim. O problema é que não gosta de estudar, é hiperativo na escola, não tem foco nas aulas, atraso na fala, e muita timidez principalmente com adultos e não firma o olhar por muito tempo. Porém como as professoras não estão aceitando as etapas de exames do SUS, informaram em um outro relatório que meu filho já havia sido avaliado pelo pediatra ( sendo que ainda não finalizou) e que ele deveria ir direto consultar com um neuropediatra. Ele tinha iniciado o reforço escolar e logo em seguida uma das pedagogas me telefonou dizendo que meu filho não tinha condições de permanecer no reforço pois estava atrapalhando as outras crianças, ou seja por telefone ela excluiu meu filho da turma de reforço. Fui na escola e reclamei. Então elas mudaram o discurso e disseram que ele foi retirado pois estava prejudicando a ele mesmo e estava mais stressado. Pra piorar a situação estão exagerando nos sintomas dizendo que ele está tendo crises, que se joga no chão, que bate em outras crianças aleatoriamente, que conversar com figura na parede, e que fica desestabilizado com barulhos , ou seja, coisas que eu e nem meu esposo e nem os parentes próximos dele nunca presenciamos. Quando vou buscar ele na escola, ele está cabisbaixo dizendo que os colegas xigam ele de cabeça oca, crianças de outras turmas que nem conhecem ele , estão perguntando se ele é autista porque as professoras já rotularam ele. Hoje fiquei chateado, pois meu filho contou que foi um policial na escola dar um treinamento para os alunos e adivinha o que a professora fez, isolou ele em uma sala simplesmente deu um tablet e ele ficou vendo vídeos do minicraft no TH-cam. Não sei como agir
Essa escola e seus professores, não estão agindo corretamente com o aluno....aparentemente, são despreparados.
Mesmo o aluno, apresentando algum problema, essa não é a atitude correta...
Uma boa conversa, ou até mesmo, mudança de escola, seria interessante.
Nesse caso, acredito que o aluno, sairá ganhando e vcs poderiam trabalhar melhor, com a primeira experiência pela qual passaram. Esse desconforto que passaram com a escola, deve ter sido, traumatizante.
Rotular uma criança, é um atitude condenável, diria até muito grave, de um adulto que está ali para educar. Isso, hoje em dia, é muito mais comum, do que podemos imaginar, nas escolas, creches e em grupos de brincadeiras..
Eu entraria em contato com a ouvidoria da secretaria da educação da sua cidade, e com a diretoria, isso da até um processo pq estão expondo seu filho e nem são profissionais da saúde para ficar dando diagnóstico assim, estão destratando seu filho! Onde já de viu tratar uma criança assim, eu dava um barraco com esse povo, que falta de profissionalismo digna de um processo, seja mais firme e proteja seu filho o defenda, se possível até mude de escola ele n merece passar por isso, essas pessoas não tem preparo e nenhuma empatia
Que Deus te abençoe e que tudo dê certo pra vcs
EU JÁ ACHO QUE OS PROBLEMAS SÃO REAIS . AUTISTAS COPIAM E IMITAM COMPORTAMENTOS DE FORMA QUE AGEM "COMO SE NÃO FOSSEM AUTISTAS " .
SERÁ QUE TODA UMA ESCOLA , DO NADA , SEM MOTIVOS, ESTÁ AGINDO CONTRA O SEU FILHO ?!
O DIAGNÓSTICO, ÀS VEZES , DEMORA ANOS !!!
SE VOCÊ NÃO ACEITA DEVE , ENTÃO, MUDAR DE ESCOLA . MAS, SE ACONTECER O MESMO NA NOVA ESCOLA , COMO É QUE FICA ???!!!
Conselho, muda a criança de escola. Pois existem professores de necessidades especiais educativas que não têm alunos. Daí quererem ter alunos a força para justificar a presença desses professores. O professor não é ninguém para fazer diagnóstico e muito menos para rotular um aluno.
fiz 9/10 dessas coisas quando eu era criança, não havia falado sobre autismo com minha neuropsicóloga, só agora que estou percebendo e vendo todos os traços autistas que tenho e que apresentei na infância
Esse tipo de vídeo facilita muito a compreensão do assunto.
Parabéns!
Não facilita, esse vídeo engana as pessoas. É um desserviço. Trabalho com autistas diariamente e vários deles não tem problemas com barulho por exemplo. Esse vídeo só faz com que famílias deixem de buscar ajuda por se prenderem a esteriótipos. Nenhum autista é igual ao outro
Moça preciso falar com alguém acho que tenho algo de autismo@@TiaMariCampeao
O meu filho ele tem o transtorno do Asperger, ele tinha a maioria desses sintoma reação a barulho não olhava direto nos olhos.Tinha muito problema em se socializar com as crianças e na escola tinha também dificuldade de concentração. E hoje ele já está com 13 anos já consegue lidar com esses pequenos tropeços e tá conseguindo viver a vida normal dele na sociedade.E cada dia que passa ele tá mais se desenvolvendo que nem parece uma criança que tem um transtorno.Cada vez eu mais feliz com o meu diamante azul, é assim que eu me refiro a ele❤❤❤❤
Como voce fez pra ajudar no desenvolvimento dele? tem alguma fica? o meu tem 2 aninhos, estamos observando
💙💙💙
@@antartico333
Eu sempre deixei ele a vontade.
Sempre de olho,pra não se machucar.
Deixava ele assistir desenhos educativos.
Ele sempre gostou do pocoyo,super indico.
😊
O 1°sinal foi muitíssimo esclarecedor. Em tantos vidios q já vi este é o único q me esclareceu sobre o olhar intenso q chega a ser constrangedor.
Meu marido tem 57 anos, muitos sinais de autismo, porém o q me deixa em dúvida é q ele olha pra pessoa qdo está conversando, porem tem o olhar tão intenso q as pessoas chegam a comentar comigo q ficam sem graça qdo conversam com ele.
Uma pessoa comentou comigo q se ele conversar com um hipnotizador, este é q será hipnotizado.
Agora sim, com esse esclarecimento ñ tenho dúvidas da possibilidade de ser autista. O problema é q ele ñ aceita procurar especialista.
Já agendei consulta ,mas ele fez cancelar.
Parabéns ,primeira vez q ouço falar nesse sinal totalmente oposto ao de um autista q ñ olha nos olhos.
Então vc não entendeu oque ele falou ,autista não fixa o olha na pessoa ,pode até olhar mais se destrae facilmente
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
@@veraartesemcroche6843 Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Não tenho diagnóstico nenhum, kkkkk, mas vejo muitas características de autismo nas minhas ações desde pequena e até hoje, no caso do olhar fixo, também não gosto de olhar nos olhos das pessoas, mas me fiz aprender a olhar fixo porque um dia escutei que pessoas não confiáveis ou mentirosas, não olham nos olhos dos pessoas 😅😅(aqui já podíamos dizer que são autistas, 🤔🤔). Mas noto que as pessoas tendem a desviar o olhar quando foco demais e faço contato olho no olho, ficam desconfortáveis.
Até que enfim, achei um vídeo mega esclarecedor para muitos pais cheios de dúvidas e caraminholas na cabeça. Por favor, faça mais vídeos sobre isto! Obrigada! Beijos
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Eu tô assim,meu filho tem um ano faz de tudo, só fica agoniada quando ele fica rodando,ms tirando isso ms nada
Sou professora de Educação Especial e infelizmente hoje muitos médicos e neurologistas tem dado diagnóstico de autismo em toda criança que apresenta qualquer dificuldade.
Sim
Acho que o diagnóstico esta sendo dado a qualquer problema apresentado
Verdade viu
Verdade .Eu acho que os médicos precisam estudar mais e ter mais interesse.pois nem tudo é autismo ou coisa do tipo
A uns vinte anos atrás mais ou menos uma criança pulava corria brincava o dia todinho e isso era sinal de saúde hoje em dia é autismo
Sim,meu neto foi diagnosticado com Autismo.Obrigada por cuida de nós.
Parabens pela forma como conduziu a conversa!!!
Deus te abençoe,amo seus vídeos,como você ajuda tanta gente ,não tenho diagnóstico do meu neto,mais se que ele tem caraquetestica,do aspectos de autismo,como seus vídeos me ajuda entender ele.
Faça mais vídeos neste fprmato. Ajuda a muitos pais e professores no diagnóstico das crianças para iniciarem o acompanhamento!! Parabéns! Video curto mas bastante instrutivo sem mts delongas
Boa noite! Sou Elba Maria,dirigo uma Creche com 111 crianças,de
2 a 4 anos tenho 10 alunos laudados, esse vídeo foi muito relativo para o meu trabalho, gratidão!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Palmas pra essa mãe e que Deus lhe dê vitórias como essa,por corrigir seus filhos 🙏🏻.0
Incrível...... o que consegui DESCOBRIR neste video.
Eu so autista, mas nunca recebi tal diagnóstico por razões q me ultrapassam. Estavamos nos anos 80 e o Autismo era desconhecido em Portugal.
Ao ouvir aqui, o q diferencia as crianças com ou sem Autismo, descobri verdades profundas e algo.... embaraçantes p mim q escondo da minha infância.
Uma delas têm a ver c desfralde e agora percebo porque razão fazia cocó nas cuecas até aos 12 anos seguramente!!!!!.... o resultado foi catastrófico pois o meu pai era conservador e castigava me fisicamente e com chantagem emocional.
Lembro me tmb de ficar em casa sozinho e ter amiguinhos meus q num acto de bullying tocavam à campainha da minha casa e divertiam se c pânico em q ficava, pois estava sozinho naturalmente. O som initerrupto da campainha deixava me em pânico sem saber o porquê.
Na escola primária fui retirado de uma turma normal pois não consegui a ficar quieto na cadeira.
No infantário isolava me das outras crianças.
Quando ia dormir fazia estimulação, ou seja movimentos motores repetitivos c a cabeça na almofada e até no sofá quando via TV ou ovia música.
Poderia continuar c lista de limitações q faziam de mim uma criança diferente neurológicamente. E deixo aqui um apelo aos pais de crianças neurodiversas para em vez de tentarem esconder essas diferenças, q as aceitem e trabalhem lado a lado com os vossos filhos.
Apesar de tudo hoje sou uma pessoa c minha formação académica e tudo aquilo q me torna único. Pena a minha familia não saber q era autista e q deveria ter sido mais compreendido e respeitado.
Hoje já perdoei esses erros pois acredito q não o fazer seria ficar preso a um passado quando eu sou o futuro.
Muito obrigado por este vídeo, ele....alumiou as trevas do meu coração e colocou me num patamar de urgência para ir a um especialista nesta área q reconheça o nível q tenho e possa evoluír melhor nas minhas social skills. Até hoje poucos sabem q era Autista pois sempre o escondi do trabalho, faculdade etc..... se tivesse sido honesto nesse sentido podia ter sido mais apoiado mas como n queria ser inferior e descriminado menti a tudo e a todos....... a minha vida é uma mentira 😂😂😂
Cinquenta tons de cinza e trocentos tipos de personalidade. Viva a diversidade!! Amo a diversidade, principalmente na personalidade. Desde bem pequena nunca participei da patota, do grupinho. Sempre gostei de estar com pessoas diferentes, geralmente eram aquelas pessoas marginalizadas, que ninguém gostava de estar perto. Sempre fui muito tímida e por todas essas questões algumas professoras sugeriam que minha mãe investigasse autismo. Hoje percebo uma banalização do assunto. A pessoa saiu um pouco da curva do considerado "normal" e já consideram autismo.
Claro que o autismo deve ser diagnosticado e tratado o mais breve possível, mas percebo que algumas mães parecem torcer por este diagnóstico em seus filhos. Não entendi se existe a possibilidade de ganho secundário. Realmente não sei.
Fico contente desse assunto ser discutido com qualidade nos dias atuais.
Obrigada pelas suas orientações, sempre muito úteis.
Um excelente dia pessoal!!
Perfeita a sua colocação
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏falou tudo, a necessidade de padrões na sociedade chegou até a maternidade, o sistema quer isso mesmo, controle de todas nossas ações, já crescemos em uma forma quem não se molda ganha um título para se encaixar, o autismo existe com certeza, porém estão generalizando
👏penso igual a vcs
Meu filho teve atraso de fala diagnosticado com 2 anos e meio. Como meus dois sobrinhos são autistas, achamos que ele poderia ser também. Mas a TO ( que já deu alta), fono e psicóloga descartaram a possibilidade. Mudei de neuro por motivo financeiro e ela, que diagnosticou meus sobrinhos, disse que aparentava ser somente atraso de fala por baixo estímulo bom e genética, já que o pai também teve. Mesmo assim, minha irmã ainda acha que ele seja pelos filhos dela serem, mas ela só tem contato com meu filho umas 3 vezes no ano por morar em outra cidade. As pessoas que convivem com ele não acham que seja. Eu, como mãe, não acho que ele seja, mas minha irmã fala tanto sobre isso comigo que as vezes acho que pode ser só pelo atraso de fala. Ele não tem nenhum outro sinal além desse mas meu coração só irá ficar tranquilo quando o neuro realmente fechar o laudo apenas para atraso de fala.
A fono não deu a hipótese de ser atraso motor de fala?
Sua irmã não tem que achar nada. Quem diagnostica é o médico.
Nossa, acontece o mesmo com meu filho de 2 anos e 7 meses, atraso na fala, fora isso ele faz tudo normal, a neuro pediu um exame chamado Bera pra audição, mas ele me escuta de primeira e também atendeu a médica de primeira e disse que pode e não pode ser por conta da fala, minha mãe disse que meu irmão também demorou muito pra e não é altista.
Sua irmã tá certa mesma !!
@@nadialeseux ela não especificou isso. Vou perguntar para ela. Obrigada.
Gostei do seu conteúdo, me ajudou muito a entender mais meu netinho que é autista. Muito obrigada!
Obrigada vc pelo carinho e comentário ❤️❤️❤️
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
simmmmmm, por favor, lhe encontrei hoje e amei seu vídeo
objetiva e me ajudou muito
Muito bom o seu conteúdo. Meu filho teve muitas dificuldades para aprender a ler corretamente no seu período do ABC. Descobri já no início da adolescência que ele tinha ceratocone. Percebia muito comportamento diferente nele que os avós paternos tentavam mascarar, ele sempre teve bons professores, muito incentivo cultural, hoje em dia está cursando Direito, é um dos melhores na sua turma. O seu pai tinha possivelmente autismo, mas não recebeu diagnóstico clínico porque a mãe não aceitava a realidade de muitas coisas. Eu percebo compulsão desenfreada no meu filho por determinados assunto que ele tem curiosidade em estudar, ao ponto de afastar as amizades. Até eu não suporto fazer as minhas caminhadas com ele para não ter meus ouvidos alugados rsrs 😂😂😂😂 Mas ele próprio já se percebe um pouco estranho no comportamento e já se mostrou interessado em fazer o seu diagnóstico médico. Procuro ajudá-lo na sociabilização trazendo pessoas das áreas de seu interesse intelectual para as reuniões em família. Assim ele participa das conversas com mais tranquilidade.
Minha filha tem 3 anos,e desde de meses de vida tem crise de choro que duram uns 40 minutos ou mais,mais acontece geralmente a noite, acorda já chorando, não gosta de barulho,.. mais é muito inteligente e adora ir aos supermercado ajudando comprar as coisas, tem também dificuldade de indentificar as cores.eu acho normal, adora cantar e dançar 😅.. acho que é idade mesmo
Percebo que minha filha tem muita sensibilidade tanto na questao do paladar quanto na questao do tato tudo a encomoda ela e bem celetiva na questao da alimentaçao tambem.
O meu também, venho observando
Um grande problema do diagnóstico pelo SUS, é que nem sempre consegue -se profissionais experientes, e a questão de alguns direitos a ser concedidos, dependendo o caso e a situação financeira da família.
Verdade viu Cícera, aqui na minha cidade parece a era glacial ainda pra atitudes de inclusões com essas crianças com esse diagnóstico. Fico revoltada com isso
Estou aguardando o que ela vai falar sobre vc. Affff deveria já ter respondido.
Boa noite❤
Verdade viu,aqui eu nunca consegui nada pelo Sus, meu filho já ia fazer 3 anos, e só falava ,mamãe/papai e mesmo assim ,tinha dificuldade na pronúncia da palavra, tivemos que fazer um plano de saúde para ele, aos 3 anos veio a suspeita de autismo,e na época eu nunca tinha ouvido falar disso . Hoje aos 7 anos ,ele finalmente foi diagnosticado com tea e TDAH, pior que pela demora ,o quadro dele piorou muito ao longos dos anos . Agora e correr atrás das terapias para a melhora e desenvolvimento dele .
A fono do SUS ,falou que ele n fala direito pq não come carne . Olha sinceramente o Sus não faz questão nenhuma de ajuda .
Este vídeo me ajudou bastante a confirmar que tenho uma neta autista, ela tem todos estes sinais e muito mais.
Olhar nos olhos , nao consigo pq tive traumas como bulling na escola , vergonha da minha familia ... acho que evolui muito rapido , tive que amadurecer antes da hora pra aguentar .
Muito bom o vídeo, esclarecedor com palavras que entendemos ❤
Passei por todos esses tópicos na infancia, menos o 3 por completo. Mas sempre qd as filas eram grandes no supermercado, eu tinha muita impaciência e crises.
Eu te entendo. 😕
Muito bom o vídeo, meu filho tem laudo e quase todos sinais ele tem mas o desfraude dele foi muito fácil.
Ao 11 meses já não usava frauda mais,
O maior trabalho e a falta de atenção e concentração quase zero esse quesito...
Boa tarde, parabéns pelo seu vídeo, amei ,sou mãe de 3 filhos e avó de quatro netos, sendo dois casais ,graças à Deus nao tem ninguém com esses problemas, mais gosto de saber tudo sobre o assunto pois sempre vejo amigos com o problema e não sei como ajudar. Muito obrigada.
Vídeo bem detalhado gostei muito parabéns pelo seu canal
Parabéns, nunca vi uma explicação tão sensata e verdadeira igual você.
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
O Autismo pode ter comportamentos diferentes para cada autista, por isso se chama Espectro.
Minha filha é nível 1, pouquíssimo suporte.
Falou precocemente, engatinhou, andou e desfraldou dentro do esperado.
Ela interage, olha nos olhos, não se incomoda com ambientes barulhentos, porém tem outros sinais do autismo.
Cada caso é um caso, e quando se trata de nível 1, não é tão fácil de diagnosticar.
Minha filha rb é assim
Asperger?
Concordo em plenamente tudo. Nível 1 de suporte é muito complicado conseguir diagnóstico. Da minha filha eu só consegui porque passei a fazer com ela vídeos caseiros e levei até o neuropsicólogo. Enquanto o pediatra dela apontava para "retardo mental". Olha pra mim foi uma luta...
Exatamente. Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
@@isamenezes4194 , isso mesmo. Minha filha tem várias características suas, e por se desenvolver super bem na escola e ter QI acima da média, existem aqueles que não entendem , julgam e só atrapalham.
Tenho dois filhos... o mais velho, já diagnosticado com autismo, tem TODOS esses sinais. A mais nova não tem nenhum. Ótimo vídeo e ajuda muito mesmo nessa busca. ❤❤❤❤
Felizmente não passei por essa situação quando meus filhos eram pequenos , seus comportamentos eram normais. Já são adultos.
Maravilhoso!! Tirou 90% das minhas dúvidas 😅
Fico feliz em saber, Sara! ❤️
Muito bem explicado! Deus esteja com você e sua família 🙏🏼♥️
E quando a criança não fala nem uma palavra
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
@@martaluciaramos6095 atraso de fala, leve ela em uma neuropediatra
Meu filho não tem diagnóstico ainda mas já vem passando por intervenções. Ele tem problemas na comunicação e linguagem. Fala, compreende, atende comandos, mas se distrai com facilidade e tem muita rigidez cognitiva. Crise só vi algo parecido pouquíssimas vezes. Ele tem 3 anos e posso contar umas 5 crises até hj. Brinca, interage mas de um jeito diferente. Muito tímido. (agora sim, no ano passado ele tinha medo de crianças). Eu tinha certeza mas seu video me deixou confusa... 😅
Pelo o que vc descreve parece, mas só um profissional avaliando presencialmente para dar certeza.
O que descreve uma "rigidez cognitiva"? Se puder me explicar fico grata
Pelo DSM 5 muitos sinais de TEA são semelhantes a outros transtornos, como TDAH, TDL, TPAC e alguns Disturbios... nesse caso é preciso acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que chegue a um diagnóstico para assim iniciar um tratamento preciso sobre o Transtorno/Disfunção/Disturbio. Fonoaudióloga, neuropsicóloga, neuropsicopedagoga e um neuropediatra que conheça multiplos transtornos se faz necessário (digo que conheça vários transtornos, pois já cheguei em alguns neuropediatras que eram especialistas em alguns assuntos, porém não tinham ao menos ouvir falar em alguns outros tipos de transtornos). Investigar essa é a opção. Não direcionando o olhar apenas para TEA e sim para outras disfunções. Espero ter ajudado.
Busco a Deus, o melhor profissional
Meu neto apresntou vários sinais de autismo os neuros que procumos deram diagnóstico de imperitidade 12anos teve dp fez tratamento com psicológico psiquiátrico aos 18 anos diagnoscado com Altismo de foco graças a Deus ele foi medicado está bem sempre foi muito inteligente tem Ki elevado está preparando para entrar na faculdade.😮
Meu neto tem dois anos é quatro meses ainda não fala quando quer uma coisa pega na mão e leva até o que ele quer ❤❤❤
Olá bom dia, meu filho tem 2 anos e 1 mês , e tbm não fala, apresenta sinais de autismo, e tbm pega na mão e leva até oque ele quer
Meu filho é muito inteligente, fala português e inglês.
Está no segundo ano na escolinha.
Ele está com uma clase onde tem crianças com a mesma idade e que não fala.
Ele tenta brincar com as crianças,não consegue pq ele gosta de blocos e de brincar sozinho.
Montar vários robôs.
Adora monta quebra cabeças.
E muito mais.
Em cinco anos ele fez muita coisa.
Vídeo super útil e muito bem explicado, posta sinais de autismo em bebês em até um ano pfv
Sim
Minha filha tem 19 anos e vive dizendo que é autista ..porq é reservada , nao gosta de barulho e é ,segundo ela ,ante social...esse video me trouxe a luz que eu queria..pois tdos os 10 item se aplicam a ela..inclusive o desfraudar , o sono fácil também tudo ela teve desde muito bebê...
Ela desfraldou com quantos anos?
Meu filho tem 20. Anos somente Ágora foi diagnosticado com espectro autista..to aprendendo a lidar com isso ele dava indícios q era mais eu achava q era o jeito dele... Na escola os professores me falaram que cada criança tem seu tempo pra aprender as coisas e eu achando que era normal 😢 agora estou aprendendo muito com ele ...
A única coisa que eu não tinha e nunca tive era seletividade alimentar. Eu era uma autista que comia de tudo mesmo! Apenas demorava MUITO para comer. Sentia que incomodava na boca. Chegava a ficar horas e minha mãe me arrastar para a escola ainda com o prato de almoço pela metade. Como adolescente e adulta, isso passou.
Fico Félix por vc 👈❤
Sério minha filha mais velha é assim ela tem 8 anos e fica horas e horas pra comer um pouco de comida as vezes até brigo com ela se deixar o almoço acaba na janta
Tô preocupada com meu filho de 9 anos sempre teve alguns comportamento diferente mais bem leve agora pra ele ir ao banheiro fazer cocô a gente aqui em casa tem que ir pro quarto e fechar a porta, ele nunca se concentra 100% sempre tem que tá fazendo algum barulho hj foi escrever os números pedir p irmã dele ficar batendo na mesa com o lápis já vou procurar acompanhamento.
Fica mim pedindo pra baba não vim hj chorou por causa disse ele se tranca no quarto quando ela chegar ou outra pessoa diz q quer ficar a vontade na casa dele , mais precisa ficar um adulto porque a irmã dele tem 7 anos. No aniversário de 7 anos dele convidei umas pessoas bem poucas ele se travou no quarto. Quase não saiu p Tita uma foto.
Muito esclarecedor!!! Parabéns pelo vídeo!!😊
Amei esses dez mandamentos do autismo, meu neto é autista e faz tudo isso ele tem 6 Anos ja conseguimos tira ele do xixi agora estamos tentando o número 02❤
Olá, Helia. Tudo bem? Temos vídeo aqui no canal com dicas para o desfralde que podem ajudar no processo com o número 2. Um abraço.
Minha bebê tem 1 ano, olha nos olhos, troca olhares e sorrisos desde cedo. Não come nada, só belisca alguns alimentos, ela só se alimenta de leite materno e fórmula. Desenhos animados tem preferência por apenas 4 canais, outros ela olha e vê q não gosta e até chora. Ela fica parada no meu colo vendo eu cortar as unhas dela com facilidade desde bem nova, aprendeu cedo a mergulhar na piscina(nunca fez natação). Tem medo de barulho de moto, não de descargas, mas sons mais altos ela sempre faz movimentos rápidos me abraçando qndo vê logo vindo fazendo barulho(carro não). No supermercado, Shopping é tranquila, mas em um terminal de integração q tem muitos ônibus passando e muita gente, ela ficou olhando pra todo lado querendo chorar. Ela pega no sono rápido, porém não dorme uma noite quieta, só dorme comigo na rede e mamando. E ainda sim fica se mexendo quase a noite toda. Enfim, ainda vivo numa grande dúvida com situações q ela parece e não parecer ser autista. T
Parabéns pelo vídeo. Bastante proveitoso para ajudar indentificar cada criança ❤
Muito bom! São parâmetros para que os pais busquem ajuda profissional ou não. Obrigada.
Isso mesmo! Obrigada 🥰
Meu filho também tem o espectro e olha nos olhos e se comunica muito bem❤
Tbm sou autista, falei precocemente, engatinhei e andei precocemente tbm, olhava nos olhos da minha mãe enquanto mamava. Porém chorava muito e não dormia de forma alguma, enfileirava brinquedos, tinha/tenho hiperfocos, seletividade alimentar, crises sensoriais em relação a etiquetas, costura de meia etc etc… sou nível 1 de suporte e fui diagnosticada apenas com 19 anos exatamente pois muita gnt acredita que todo autista é igual.
Esse vídeo trás uma certa desinformação, pois por ser um espectro nenhum autista é igual ao outro.
Então ele não tem austimo,a maior dificuldade de um autista é de se comunicar bem.
Muito cuidado com afirmações assim. Nenhum autista é igual a outro! Minha filha olha nos olhos, come de tudo e nem por isso deixou de ser autista. Ela era capaz de ficar um bom tempo olhando alguém falar, quieta, fascinada, mesmo qdo não estava entendendo o assunto. E o desfralde foi tranquilo. Ela entendeu a vontade de evacuar com muito mais facilidade do que a dor de barriga de fome. Mas tinha questões sensoriais, dificuldade de entender as conversas e manter amigos, tinha meltdowns, etc. A condição é chamada de espectro, justamente pq é o conjunto de comportamentos, em graus variados de menos a mais intenso, não um ou outro isolado. E cada caso é único justamente devido a esse mosaico de possibilidades. É importante falarmos sobre o autismo, mas reconhecermos que o laudo deve ser feito considerando o conjunto de comportamentos, o histórico, as atualizações técnicas. E infelizmente é muito frequente encontrarmos profissionais desatualizados e portanto desqualificados. Mas tbm é importante que as vozes das mães e pais atentos sejam ouvidas. No nosso caso sempre foi claro que algo bem diferente existia... E a romaria entre profissionais durou mais de dez anos até ter um laudo adequado.
É preciso prestar atenção ao vídeo como um todo, pois logo no começo ela diz a seguinte frase "um vídeo não é o suficiente para fechar ou excluir um diagnóstico". Fora que dificilmente o autista vai apresentar todos os sinais (como é o caso da sua filha). Acredito que o vídeo é mais para alertar aos pais pois muito se fala em autismo e tem muita gente que acaba achando que o filho, sendo que não é, mas que vale a pena consultar um especialista sempre.
@@PichunecaPOR ISSO MESMO ...ELA TEM QUAL FORMAÇÃO PVIR FALAR DE AUTISTA. SINAIS?????? TORALMENTE ERRADA!!!! TINHA QUE SER DENUNCIADO ESTE VIDEO TOTALMENTE ERRADO
@@leninhavieira9133 ela é fisioterapeuta e provavelmente tem formação em ABA ou qualquer outra coisa em autismo, e como tal, tem propriedade em falar. Digo isso pois tbm sou fisioterapeuta e a partir do momento que fazemos uma pós ou curso sobre o assunto, temos total propriedade em falar sobre.
@@leninhavieira9133 a única coisa é que apesar de termos propriedade em falar sobre o assunto, não laudamos, pois está responsabilidade é do neuro ou psiquiatra. Mas até mesmo avaliação (dentro da nossa área) podemos fazer, inclusive existem muitos casos em que a criança aparece com laudo de autismo mas não é, e tudo isso por falha na hora de fazer uma avaliação completa e minuciosa, mas infelizmente tem muitos que não ligam para um laudo correto, desde que o loas caia na conta todos os meses e a pessoa tenha outros benefícios com isso (o que é triste). Mas em fim, se atente ao vídeo e aos demais dela, afinal ela apenas diz que a criança pode não ser autista se apresentar tais sinais, mas que é preciso passar por avaliação completa e que o vídeo é apenas para instrução, sem excluir a necessidade de uma neuroavaliacão. Então não fique irritada só pq o vídeo fala sobre aspectos que sua filha tem e que no vídeo a diz que a criança pode não ser autista por isso, se sua filha tem o diagnóstico, não tem pq discutir sobre o assunto.
@@Alyssonfelipe2016 mas não é correto agir desta maneira, aceitar diagnóstico errado (caso seja o caso) só para ter benefícios com isso.
Muito esclarecedor. Gostei muito do vídeo.
Olá,boa noite!
Muito boa ela nos deu muitas informacoes sobre crianças cm TEA e outras comorbidades.
Eu lembrei da minha infância assistindo esse video. Os 10 sinais apresentei quando criança. Eu tinha muita dificuldade de ir ao banheiro e não entendia como fazia o numero 2. Mamãe tentava me ensinar, mas eu prendia.
Hoje estou fazendo exames com a neuropsicologa para finalmente fechar meu diagnóstico: TEA leve.
Adorei essas dicas. Ótimo vídeo. Obrigada ❤
Pensado no meu filho assistindo esse vídeo, vejo que ele não tem características de autismo, no entanto, me encaixei na maioria dos itens. Comecei a falar com 3 nãos de idade, sempre tive dificuldade em socializar, na escola não brincava no recreio com outros amiguinhos, tenho hperfoco desde criança ( anotava todas as palavras difíceis que aprendia), não passava em frente a um local que tivesse muitas pessoas ( desviava o caminho), não falava em público, fiz xixi na cama até grande, minha madrinhae me esqueceu no quinral de casa pela manhã e lá eu fiquei à ta te de toda, chorava pires qualquer coisa. E hoje eu tenho dificuldade em brincar com meu filho, em estar com ele. Isso me fez desconfiar. O que vcs acham? Posso ser autista? O que o diagnóstico aos 44 anos vai mudar na minha vida?
Vc vai aprender a se conhecer melhor e vai se perdoar por se sentir diferente. Acredito que será com uma resposta para vc 😊
Pelo vídeo meu filho de 1 ano e 5 meses é totalmente autista. Ainda vou levá-lo ao médico para ter o diagnóstico.
Gratidão pelos esclarecimentos. Excelente Prestação de Serviço, Sucesso. ❤