@@wagnermachado334é, segue a lógica da esquerda e vamos abrir faculdade em tudo quanto é canto e colocar todo mundo nas instituições. Depois a gente vê como faz pra arrumar emprego pra toda essa demanda
A minha preocupação é não ter muito médico de qualidade e humanos e não só enteressados no lucros como empresários do ramo ser médico não é só ter um diploma e ganhar estatus e muito mais que isso é gostar de gente de humanos e ser humano,e assustador a qualidade dos estudantes de medicina que estou observando nos estabelecimentos de saúde 😢
Me formei em Enfermagem e trabalhei 4 anos na Sala de Emergência do maior Hospital Público de Jundiaí e 3 anos no SAMU. Agora a 2 anos na UTI do Sírio Libanês. O que vejo aqui são Médicos com muita experiência e a maioria com mais de 40 anos. Já quando atuava no SUS, tinham muitos Residentes e Internos que era perceptível a falta de aptidão para a área e Médicos já contratados, na maioria jovens, que sinceramente, era lamentável. Inclusive tínhamos muito problemas com Médicos que não sabiam coordenar uma PCR e não revertia, cirurgiões que não conheciam o básico como Protocolo XABCDE, e o mais triste de tudo, “médicos” que ainda viviam a bagunça das festas da Faculdade em grupinhos dentro de consultórios mais afastados, trancados lá dentro usando muito Fentanil e Cetamin. O que quero resumir disso? Os Hospitais renomados escolhem a dedo Profissionais que já tem muita experiência na sua área, Hospitais Públicos deixam procedimentos médicos nas mãos dos R3 e contratam somente recém formados que possui algum diferencial, seja no modo de comunicação e aparência, sim, aparência, ou Médicos antigões, e as vagas que vão aparecer para quem fez o curso por força familiar ou por status, ou até mesmo por dinheiro, terão que partir ao interior, ou para áreas menos disputadas como Saúde da Família e Geriatria. Então, os que praticam a Medicina por vocação, mesmo indo para o interior, com o tempo vão adquirir experiência e vagas nas Metrópoles e os baderneiros terão que suar muito para conseguir plantões em bons Hospitais. A regra está ficando clara, conquistar vaga de emprego está como conquistar vaga na Faculdade Pública.
Q continue assim, né. Já q a seleção pelo vestibular tá ficando fraca com o tanto de particulares formando médico só pq tem dinheiro, q pelo menos haja a seleção do mercado, mas quem sofre são aqueles q não podem escolher onde ser atendido 😞
Na vdd esse é um problema generalizado para diversas profissões no Brasil. Zoavam engenheiro que acabam virando Uber, mas com a abertura indiscriminada de instituições de nível superior sem qualidade(principalmente os EaD), muita gente é formada e não trabalha na área de graduação.A marca registrada dos governos petistas de promoção ao ensino superior por meio do Fies, abertura de novas universidades federais, etc acabou criando uma oferta gigantesca de egressos para um mercado de trabalho sem tanta demanda. É mais fácil alguém formado nessas universidades fora arrumar uma oportunidade no exterior do que regressar, tentar validar e ainda sofrer com baixa demanda por esses profissionais.
@@hf3qT Meu amigo eu estudava engenharia e posso te falar que o buraco é mais embaixo do que você imagina. 😂😂😂😂. O Brasil é um país pobre e velho. País pobre e velho com uma taxa de natalidade baixa. O futuro vai ser maravilhoso. Kkkkkk
Quando formei há 35 anos e fiz 6 anos de residência médica o foco era , ética e cuidados com os pacientes , o dinheiro era consequência disso, a formação era rigorosa e dedicávamos 24hs ao trabalho árduo do aprendizado médico . Hoje o foco é quanto vou conseguir ganhar fazendo marketing e prometendo “ tratamentos modernos “ ou dando cursos para os médicos inseguros com a própria formação. A sorte da minha geração é conhecer colegas bons de serviço que podemos acionar em caso de problemas de saúde ,porque depender da “ medicina moderna “ está se tornando algo perigoso ☢️😅😅. No total foram estimadas 225.000 mortes/ano, que colocam a iatrogenia como terceira causa de morte nos EUA, logo após doenças cardíacas e câncer4. No Brasil, 148 pessoas morrem por dia devido a erro em hospitais públicos e privados. E vai piorar 😳😳
Olá Jose! O Marketing faz parte de qualquer negócio, com médicos que desejam ter suas clinicas ou até mesmo aqueles que querem estar em hospitais precisam divulgar o trabalho! E hoje temos muitas ferramentas gratuitas para tal. Vender curso é basicamente ser professor no digital e não a nada de errado nisso. Claro que existem médicos que gostam de se exibir mas como toda e qualquer outra profissão todos nós somos vendedores. Hoje as ferramentas estão ai para que você possa não só divulgar o seu trabalho mas também informar a população que nós sabemos que, está cada vez pior.
Perfeito. O marketing da Medicina inclusive é um segmento específico de comunicação. Anteriormente tínhamos as revistas dos consultórios... remédios...!
Doutor José, desde a década passada muitas faculdades sem hospital universitário foram autorizadas a oferecer o curso de medicina, o senhor acredita que isso pode ser um dos principais motivos da baixa qualidade de médicos no país?
Tinha um médico que eu seguia no Instagram (não vale a pena colocar o nome do lunático), que começou falando de saúde mental, a importância de não ter só a saúde física do restante do corpo em dia, mas também mente e cérebro. Médico novo na época. Hoje, posta um monte de asneira sem respaldo científico, "medicina alternativa" e um monte de pseudociência. Os órgão de fiscalização deveriam punir com mais rigor esse médicos sem ética e que coloca a vida dos outros em risco. Não falo dos conselhos estaduais ou federal de medicina, que não faltam provas que deveriam ser banidos. Falo de fiscalização do poder público que deveria ter autonomia para lidar com a categoria fora da aba de um CFM, por exemplo, que é omisso com casos escabrosos.
Relaxa, a IA está entrando com força nessa ramo também, e já realiza diagnósticos e procedimentos cirúrgicos com taxa de sucesso e precisão extremamente altas, e a custo muito mais baixo do que médicos humanos que nem olham na cara do paciente... O prazo para a "morte da profissão" é de uns 4 ou 5 anos, no máximo, e isso se tratando de países atrasados como o BR. Os alunos que estão entrando nas universidades hoje terão que fazer bicos para complementarem a renda!
@@fgrtrgyndf em que mundo é esse que vc está vivendo onde a Medicina vai morrer em cinco anos? Meu Deus, a paranoia de vcs com a a.i ta passando dos limites.
Isso não é problema apenas da medicina, o acesso a faculdade hoje é bem maior para a população do que no século passado, se o país não desenvolver no mesmo ritmo, a tendência é saturar.
Com tantas faculdades de medicina sendo abertas , dantes eram só as federais mas com a tecnologia avançada acredito que teremos no futuro bons médicos.
Mas algumas áreas não saturaram porque pouca gente quer e se a pessoa for boa, ela ganhará bem. As vezes a pessoa vai pra medicina só por status enquanto tinha uma área que ela teria mais afinidade e talvez o retorno financeiro seria até melhor. Física, por exemplo, é uma área que abre muitas portas se você for bom e formado numa universidade federal ou estadual
"Medicina por amor", eles dizem. Enfim, o tempo tão esperado está chegando. Vamos ver quem ama! Hehe - Editado: se estão preocupados com o salário, é lógico dizer que não foi por amor.
A quantidade de médicos medíocres que eu já me consultei nessa vida não é brincadeira😂😂😂 passei em QUATRO MÉDICOS ( um deles formado na federal e os outros 3 da particular) caríssimos, nenhum deles me ajudava, somente o último que fui me deu o diagnóstico preciso que sou celiaca. Muitos médicos, porém POUCOS bons. TEM MUITO MÉDICO RUIM NO MERCADO
@@victormendes583Quem não teve reclamar do salário são os políticos e membros do judiciário.Um médico,as vezes,tem plantão de 24 horas e recebe menos que 15 mil reais.
Se o custo de vida para médicos está difícil, imagine para a enfermagem que recebe um salário mínimo e não vejo ninguém comentar isso aqui, porque para um hospital sobreviver precisa somente de médicos né, me poupe. Eu duvido que algum médico receba um salário mínimo.
@@gabrielerminio pior é ver gente usando o argumento de ''estudei muito para estar aqui'' kkkk como se estudar muito fosse garantia de salário ALTO como o dos médicos, se fosse assim, o curso de Farmácia daria muito mais dinheiro que a medicina, as próprias pessoas que cursam medicina admitem que Farmácia é mais difícil de se formar, enfim. A realidade é que essa ideia de 5~10 minutos por consulta cobrando 150~200 reais está acabando, medicina está saturando, graças a deus. As vezes eu invejo os franceses, lá, grande parte das profissões ganham o mesmo salário base, muito provavelmente por conta da revolução francesa, que destruiu, na medida do possível, a ideia de uma ''elite/lobby''' como acontece no Brasil.
Eu me formei em dezembro de 2020 e desde o final do curso de medicina percebi que devido a abertura recente de várias faculdades de medicina por todo o país, associado ao crescente número de brasileiros formados no exterior que validariam diploma na próxima década o mercado estaria saturado, principalmente nas capitais, ao final da década. Por conta disso percebi que generalista só daria um bom rendimento no interior. Ao concluir a faculdade retornei para minha cidade natal no interior do ES e trabalhei em UBS. Foi aí que de fato caiu minha ficha sobre a realidade médica. Apesar de eu ter trabalhado, não foi fácil conseguir meu trampo. A realidade médica é muito diferente. O que desanima no interior é a precariedade das estruturas. Isso desanima e me fez ver que eu não seria feliz/realizado daquela forma. O cenário político também me fez perceber que o Brasil não tem jeito e não vai se desenvolver tão cedo, pelo menos não durante a minha vida. Decidi fazer residência para melhorar minhas perspectivas, mas fui mais ambicioso e escolhi correr atrás de um sonho. Depois de muito trabalho em 01/07/2023 comecei minha residência de clínica médica nos Estados Unidos. Me organizando para fazer meu fellowship em endocrinologia. Infelizmente o prognóstico da medicina no Brasil não me parece muito bom. Boa sorte a quem se aventurar por aí.
@Ricardooharashadoufuroggu4844 cara , posso ser chato, mas invejoso é uma tentativa sua de me desvalorizar, é uma jogadinha de narrativa compreensível já que pisei no calo do seu amiguinhio que se diz médico e tem vocabulário de favelado. medíocre é médico falar "trampo" e pare de se doer pelos outros e reflita que médico falar "trampo" é vergonhoso para a classe.
Estou achando bom esse tanto de médicos. Essa profissão está deixando de ser eletizada por família de médicos. Antigamente só filhos e netos de médicos que estudava medicina, aí os posto de trabalho em pequenas cidades só ficava na mão de alguns médicos e de sua família. Conheço filhos e netos de médicos que se formaram por dinheiro, não gostava da profissão e ainda ficava com às melhores vagas. Aí chegou o mais médicos, muitos profissionais excelentes chegaram no Brasil, onde eu moro ninguém mais queria consultar com brasileiros, às agendas dos cubanos estava cheia, e dos brasileiros vazia e eles com cara de merdas nos postinhos e hospitais. Uma consulta com um médico cubano demorava em torno de 15 minutos com o brasileiro não chega nem dois minutos. Aí entrou o mito e mandaram todos ele embora, para o agrado da elite da profissão. Existe sim bons médicos formados lá fora, faculdade com melhor estrutura do que às do Brasil... Estou gostando de ver que o pobre está tendo oportunidade de entrar nessa profissão. A pessoa que aceita ganhar menos, não é sinal que vai fazer um trabalho ruim. Se a pessoa aceita 700 reais em um plantão é porque já ralou muito na vida pra ganha 2.000 reais por mês, geralmente filhos de diarista, empregada doméstica, filhos de pessoas com subemprego. O pai e a mãe rala muito pra pagar a medicina do filho em outro país... Enquanto os estudantes da elite nunca soube que é acordar cedo pra pegar um busão lotado e ainda não estão nem aí pra profissão, só querem o status e o dinheiro. Que venha bons médicos formados de fora, e que os queridinhos da elite vão chorar em outro lugar.
Para tratar casos simples numa UBS, não precisa ter alta especialização, mas os médicos não querem ficar no Sus nem em pronto socorro. Fazem faculdade pública com o dinheiro dos impostos e querem ir para as clinicas onde tem o "networking".
Médicos formados a muito tempo antes do boom são até piores...depois de formados não se atualizam mais e até zombam quando vêem um médico falando algo mais atualizado e já classificam como panacéia porque não condiz com o que ele aprendeu a 10 anos atrás depois de formado. Pergunte o que é osteomalácia pra ver.
Excelente. Tal fenômeno também ocorreu com a engenharia na década de 60 e informática na década da 80. Faz parte. Bons e maus profissionais existem em qualquer área.
@@MdFelp Fica tranquilo, a oferta e competição sempre foram favoráveis ao consumidor . Como em qualquer profissão os melhores se destacam , acabando o q impera há séculos, o título de nobreza , o altivismo, o coorporativismo e elitismo de classe pois bastava ser médico pra ter renda , riqueza e nome . Isso é só uma profissão e pronto, e deve simplesmente ser tratada como tal .
@@fabianoluna1904 Ah, claro, se o médico ganhando o quanto ganha agora já atende mal, imagina os que estão se formando de qualquer jeito nas particulares pra ganhar menos ainda ? Vai morrer gente à rodo todos os dias nos hospitais, pior do que já está.
Que vídeo massa! Sou uma vestibulanda de medicina de 17 anos e estou me esforçando ao máximo para realizar meu sonho. Tem uma galera que acha que todo estudante de medicina escolhe o curso só pelo dinheiro, o que em algums casos pode até ser verdade, mas não em todos. Minha realidade é que eu AMO a medicina, e é meu sonho conseguir ajudar minha cidade e salvar vidas. Não me assusta o vídeo, só me motiva ainda mais.
Tem uns médicos que mal olham para o paciente..... são médicos por status e não por amor ao próximo! Uma profissão tão linda e tão árdua! Mas ainda temos excelentes médicos no Brasil!
"o que em alguns casos pode até ser verdade" alguns não, a maioria (entre 80 e 90% é pelo status e grana que são coisas que estão deixando de existir aos poucos na med). Única profissão que acho que é por amor mesmo é professor pq o cara só se lasca, não tem status e continua lá firme e forte ...
Vivemos em um país pobre e a maioria das pessoas escolhem o curso de medicina tentando encontrar riqueza sim, por dinheiro, status, prestígio ignorar isso só demonstra desonestidade e hipócrisia. Isso precisa ser tratado pois quem sofre é a população durante o atendimento médico.
@@lucasrevit9061 Eu não neguei o fato de que muitas pessoas escolhem medicina pelo dinheiro e status, eu apenas disse que não é o meu caso. Você pode não acreditar e, de verdade, eu não me importo, mas sim, eu quero cursar medicina porque é meu sonho. Desde muito pequena sempre dizia em ser médica sem nem saber quanto ganhava ou os privilégios. Não é necessário esse julgamento, mas entendo dua opinião e a respeito.
Sou dentista, a odontologia passou por isso e saturou, o direito idem… boa sorte aos médicos. Hoje na Odontologia e Direito quem se destaca tem que ser muito diferenciado.
@@alex90909 Não é obrigação ser muito bom , basta ter demanda(número de pacientes precisando de atendimento médico) , e a oferta(médicos a disposição) ser menor que a demanda , que qualquer médico consegue ganhar mais de 10 mil.
Ontem paguei 2,500 para o dentista. Fora os 18 mil das facetas (não fiz, esse foi preço cobrado). Não existe mais lugar para profissional meia boca no mercado. Tenho plano de saúde, mas uma médica top que eu queria ir não fazia o preventivo pelo plano. Paguei por fora, pois como eu disse para ela "confio na sua competência e por isso paguei e pago fora do plano" .
Espero que cada vez se formem mais médicos para abaixarem os salários e "endeusamento" que o povo brasileiro tem por médicos. A maioria (não todos), chegam tarde nos consultórios, mal aferem a pressão arterial e alguns mal olham na cara dos pacientes.
Não sei se esses maus serviços vão acabar, mas de toda forma é muito melhor pra sociedade que existam muito mais médicos dos que os atuais pra atender a população.
Sim, como eu disse, há exceções, mas a grande maioria chegam tarde nos consultórios, largam o SUS para ir às clínicas particulares deles.@@leonardoricardodossantos6803
Curioso que a gente escuta funcionário público reclamar da vida mas nunca vê pedindo exoneração. No caso do médico a coisa vai além pq além de ganhar bem mais a profissão ainda gera status social. Aqui na minha cidade tem um monte de medicina por amor que, quando acaba o curso, corre pra trabalhar em campinas, SP e nunca numa cidade do interior do nordeste. Ah, mtos criticam o mais médico tbm.
@@azerko mas é dificil pra kct medicina, mts anos de faculdade e mais ainda se fizer especialização em algm area, e eh caro demais, mas se for entrar em faculdade publica é mt dificil de passar. medicina merece uma alta remuneração, porem outras profissoes tbm, não é culpa dos medicos q as outras sao desvalorizadas
Foi um vídeo incrível, Gui. É triste saber que muitos médicos tem baixa qualidade em seus serviços. Só nos resta melhorar e ser diferente dos demais, com competência e realização. Vai dar tudo certo!
Fui a uma consulta hoje o médico não olhou para a minha cara perguntou o que eu estava sentindo, respondi e ele carimbou em uma guia 4 exames para fazer e me mandou voltar com o resultado cobrou 300 reais eu acho que a concorrência tem que subir para 100000 formados por mês.
@@hyranwaris engenharia só quebrou por causa da lava-jato, direito só quebrou (não totalmente, mas não está mais em alta) por causa que abriram pra qualquer uniesquina cobrando 100 reais por mes fazer essa facul, medicina só vai quebrar se fizerem o mesmo que rolou com o direito, mas mesmo assim médico tem alta demanda em qualquer lugar do mundo, acho uma profissão dificil de quebrar assim como ciencias da computação
@@paradecopiar5409 a IA vai quebrar a ciência da computação, é só questão de tempo. A carreira de programador vai ficar muito concorrido, e já estão desenvolvendo robô para fazer cirurgia e IA para dar diagnóstico médico.
@@paradecopiar5409engana se... é um curso caro, que demanda muito tempo, investimento, e muita gente entra pelo "glamour" e a realidade é de hospitais precários, baixa remuneração, saturação de mercado... quanto ao direito, sou advogado e o mercado de trabalhador é desolador, o poder judiciário é muito corrupto, moroso, despótico, e a tendência mais forte é o fim da necessidade de tantos trâmites burocráticos legais, quanto a engenharia, somente a engenharia civil foi atingida pelo colapso do sistema cleptocrata que a lava jato denunciou , existe demanda por engenheiros mecânicos de software e elétricos, porém a situação caótica da economia deste glorioso país é instável, portanto depositar fichas em curso superior é apostar numa canoa que pode estar furada se não houver um bom apoiadores, ou sorte mesmo
Haverá quem diga que a qualidade dos profissionais poderá cair, em razão do aumento de vagas nos cursos de medicina. No entanto, esse problema é de fácil resolução: um exame nacional de suficiência, nos moldes do exame da ordem e do exame do conselho de contabilidade.
@@wagnermachado334 Não vejo falta de médico, o que falta é expandir os hospitais para que caibam mais médicos dentro dele, ou tu acha que hospital é igual o metrô de São Paulo só que recheado de médicos?
Apesar de não ser mais esse porto seguro, a medicina ainda é extremamente interessante para o jovem que escolhe uma profissão. Se observamos, em relação a outros cursos, enquanto se formam 50 mil médicos por ano, 2 milhões de professores se formam, também anualmente. O que indica uma saturação, mas realmente não é tão grande AINDA, a visão que eu tenho é que os médicos realmente querem se concentrar nas capitais e isso causa essa saturação mais centralizada. Enfim, gostei muito do seu canal, mas por enquanto sou apenas tentante de medicina kkk Estou aguardando o Prouni, mas em caso de aprovação, seu canal vai ajudar muito.
Uma escola tem quantos professores? Uma cidade tem quantas escolas ? Já na mesma cidade tem quantos hospitais? A demanda por professores é bem maior , então esses números são relativos
Nossa! Não sou médica e não tenho o menor interesse na medicina, mas ontem fui à um hospital particular e esperei 3,5 horas pra ser atendida... Fico feliz com essa notícia, quero mais é que abarrote de alunos de medicina. Sua área está parecida com a minha TI haha sou iniciante mas tenho 0 medo. Gosto o que faço independente do salário, eventualmente a boa remuneração vem Espero que venham mais pessoas que realmente deveriam ser médicos, e os oportunistas sejam expurgados ou virem influencers que é o que dá dinheiro 💰
vai ter mais medicos, porem nao vao contratar mais para atender a demanda kkkkkkkkk, nao faltam medicos, faltam vagas de emprego, o governo so quer economizar e por isso voces esperam horas para ser atendidos.
Ummm 🧐 gente ? Sabe o que eu acho ? eu acho que os médicos querem viver um vida de "bacana" curtindo a vida com o melhor que a medicina pode oferecer, sendo que no interior, em cidades médias e pequenas estão precisando de médicos.
@@vanessapaz2279 realidade: cidades médias e pequenas são as melhores pra se viver, haja vista o IDH delas. Exemplo de cidade boa pequena: Maringá, Joinville.
Acredito que a redução dos salários dos médicos e a maior competição na área possam incentivar maior dedicação durante os plantões. A preocupação em manter seus empregos, evitando erros como dormir, falta de atenção, prescrição equivocada de medicamentos e problemas de comunicação, os motiva a focar em oferecer um atendimento contínuo e de qualidade aos pacientes.
isso que vc falou e tudo o que os medicos nao quererm hahahha. eles nao querem se dedicar mais, eles querem e trabalhar pouco e ganhar muito, querem grana facil. hahahaha
Isso somente mostra um enorme desconhecimento do sistema econômico no qual vivemos, a concorrência (também chamada de exército industrial de reserva), é o momento perfeito para os lordes justificarem o salário abaixo da média. Se a sua intenção é buscar salário mínimo (me diz quem tem vontade de fazer alguma coisa com salário mínimo?), então está no caminho certo.
Só é ruim para esse pessoal aqui que cursou a medicina por status e grana. Já passou da hora de desetilizar esse curso, faz quem quer, quem quer trabalha com medicina, tratar pessoas doentes e não quem quer dinheiro e status.
@@eternodesconhecido130 O problema é que consequentemente o atendimento vai piorar ainda mais, se ganhando dinheiro já tem médico ruim, imagina ganhando pouco …
O seu vídeo foi extremamente interessante. Se trocar a palavra "Medicina" por "Direito" não haverá diferença. É praticamente a mesma realidade para os estudantes de ambas as áreas, desde o primeiro dia da graduação até a Residência/OAB. Creio que medicina ainda está bom (mesmo já tendo sido melhor). Há 10 anos o curso de Direito também virou "moda", mas há pelo menos 5 entrou num poço profundo.
muito massa teu conteudo...sou estudante de medicina na Argentina e as vezes me preocupo muito com o mercado de trabalho e onde quero chegar, obrigada pelos conselhos, teus videos sao ricos em conhecimento.
Tem que acabar com elitismo, imoral cobrar aqui no Brasil 15 mil ou mais de mensalidade na faculdade, e muitos Brasileiro têm que it para o exterior estudar, logo tem que acabar com o super honorários, muitas vezes em 30 minutos no consultório, democratizar é o caminho
Um bom médico, de verdade, tem de ser vocacionado. A maioria, hoje, estuda medicina só pensando em dinheiro e "status", sem a mínima vocação para o exercício da profissão.
Estudo medicina, e se for preciso atendo até na roça pra sempre. Meus colegas nem cogitam em trabalhar em cidades do interior. Geração da medicina por amor kkk
@@CarlosHenrique-dk4mycara, se for em relação ao mercado não precisa ficar tão preocupado não. O pessoal faz esse alarde mas não é como estão falando kkkkkkkk. Vamos olhar o exemplo dos EUA, que já passaram por essa "crise". Em 2010, haviam 200 mil médicos nos estados unidos. Já hoje em dia, tem mais de 1 milhão de profissionais formados. No entanto, mesmo com tantos profissionais, a profissão ainda paga no mínimo 12 salários para generalistas e 25 salários para especialistas (isso é o mínimo) Lembrando que um salário mínimo lá é 1276 dólares. Em média os médicos costumam ganhar 20-30 mil dólares por mês.
@@HeitorSousa-mf7hi eu só quero me formar e ganhar pelo menos 10k (isso na inflação de hoje), mas a galera desestimula muito, principalmente aqueles que vendem cursos online. Sigo um que dissse:" daqui 5 anos existirá médico desempregado",então aconselhou a comprar o curso dele de como se diferenciar kkkkkkkkkkkk
O que mais me intriga nesse mercado médico é saber que as faculdades particulares estão cobrando valores exorbitantes que, em muitos casos, os recém formados não conseguirão obter em renda mensal. Sou vestibulando e estou buscando minha vaga na federal, pois não confio em pegar FIES com o mercado de medicina no estado que se encontra. Contrair uma dívida de R$700.000 ou mais e depois pagá-la com um salário descompatível com a realidade.
Meu amigo o Brasil vai falir, seja esquerda ou direita no poder; na minha opinião até 2030. Isso aqui só vai ter salvação depois de algum tipo de conflito armado que resulte em alguma exigência de combate a corrupção nos poderes o que vai ser bem díficil em um país com milícias, facções, políticos e militares cada um querendo sua fatia gorda($$$).
Dizer que vai faltar trabalho é o ápice do absurdo, é rídiculo. O que vai acabar é o poder do médico ficar escolhendo seus milhares de lugares que poderá dá plantão, ficar pisando nas pessos dentro dos consultórios, faltando expediente em um batendo ponto no outro e tantos outros mais absurdos que vemos diariamente. Nos hospitais públicos do DF (capital do Brasil) faltam médicos para atender a população. Ai me vem um jornal com uma reportagem provavelmente paga por um lobby que quer ter o controle dos cursos de medicina dizer que vai faltar trabalho. Rídiculo da credibilidade para isso. Medicina é muito glamourizada pelo retorno financeiro e eleitização, isso precisa acabar. Sobre os pobres não terem acesso aos médicos isso já é uma realidade há muito tempo, desde que o Brasil foi "descoberto".
Se o retorno financeiro alto para medicina acabar, então não haverão médicos nunca, pois pagar 10 mil por mês durante 6 anos em uma faculdade, com direito a noites em claro e alucinações por necessidade imperativa de estudar, pra no final ter uma remuneração mais ou menos? Você não sabe nada do que tá falando.
@@davikleinpaul eu acabei de ver um comentario de um cachorro narigudo retrucando um comentario de um cachorro sorridente sobre um tema extremamente sério, rebatível e até formal, a internet é um lugar lindo mesmo (e eu contribuo usando foto de raposa do minecraft)
@@davikleinpaul Você diz como se o curso de medicina foi permanecer com essa mensalidade de 10mil/mês. A primeira coisa que vai acontecer é a mensalidade abaixar o preço. Vai ser consequência: salário abaixou > mensalidade do curso abaixa > mão de obra aumenta. Segunda coisa, se tem muita mão de obra, vc poderá ficar tranquilo que vc terá muito tempo para dormir, só tome cuidado para não dormir demais e perder o emprego. Vocês ficam relinchando que dormem pouco por causa dos plantões. É só quando vc sair de um plantão ir para a casa descansar e não emendar o plantão em outro hospital ou clínica particulare querer dormir na hora que o paciente chega querendo atendimento.
Nao é que ganham menos, é que anted ganhavam demais por causa da reserva de mercado feita pelo CFM, agora o mercado esta apenas se regulando de acordo com a quantidade normal de profissionais.
Cara, pra mim é simples, enquanto tiver concorrência, é pq é o que dá dinheiro. A concorrência só aumenta ano após ano, falo isso nas faculdades públicas.
Bacana a sua visão. Normalmente o médico e outras profissões que são bem estimadas o profissional gosta de trabalhar por hora e esperar a mágica acontecer, mas na verdade vai muito de um planejamento de longo prazo do que deve ser feito. Parabéns.
Sou advogado e vi isso acontecer não só na minha área, mas em todos os cursos de nível superior. O número de faculdades aumentam absurdamente e particular não existe vestibular, então a cada semestre são inúmeras pessoas formadas nos mais variados cursos. Resultado? Desemprego, lógico! O q temos hj são desempregados com nível superior. Isso vai acontecer com Medicina? Com ctz
Eu pretendo entrar pra faculdade de Medicina no ano que vem e foi muito esclarecedor já aprender tanto com quem passou por tudo isso que almejo, vlw cara
Ao msm tempo, os hospitais públicos tem atendimentos precarizados e a fila para entendimento no SUS continuam gigantesca.... Se existem tantos médicos pq as coisas continuam assim? Alguma coisa não está certa, o problema não são "o excesso de médicos" mas esse "meio do caminho ": existem médicos precisando trabalhar e existem pessoas doentes, pq esses dois não estão se encontrando com mais facilidade?
Os médicos não querem trabalhar em lugares precários. A gente aprende na faculdade a fazer diagnóstico com exames complementares, a utilizarem medicamentos X pra doença X e medicamento Y pra doença Y. Ninguem quer trabalhar fazendo milhagre por ai não, tratando os pacientes sem o minimo num PS ou numa UPA. Acontece que a maioria esmagadora de médicos querem trabalhar na capitais porque pagam mais e tem mais estrutura. Por isso faltam médicos no interior e nas periferias. O MEC acha que abrir mais vagas no interior vai suprir essa falta, mas acontece que o governo também recebe patriciconio dos grandes grupos universitários em suas campanhas.
Você mesmo deu a resposta: porque é público . O Estado é uma máquina de roubar dinheiro através de impostos e devolver migalhas aos contribuintes. Se acabassem com o SUS e parassem de roubar a população através de impostos a vida seria melhor, mas daí não teria como os políticos parasitas roubar dinheiro.
Estude para fazer o seu melhor!! como quero ser Neurocirurgião, tô estudando muito para passar Medicina, mesmo que essa profissão desvalorize no Brasil, ainda tem países que buscam médicos qualificados.
Creio que o pensamento certo seria que as demais profissões que estão desvalorizadas no Brasil, e a tendência é desvalorizar o que ainda tá acima da média. Isso deveria ser visto com tristeza e não alegria.
Seria ótimo se isso acontecesse. Na prática, o que acontece em casos de saturação é que quem tem amigos e família no ramo conseguirá se dar bem. Infelizmente, em carreiras liberais a labia tem mais poder que a competencia tecnica, so ver o lair ribeiro. Fora isso, a maioria dos hospitais vão escolher quem aceita hora mais barata independente de qualquer outro indicador
@@luiscosta4507e ainda assim tá acima de qualquer outro curso. Universidades com renome dando bolsa de 1200 pro cara fazer mestrado em tempo integral...
Imagina vc, passar seus 7 anos da vida, só dedicando por aquela coisa. Vendo sua vida passa, só vendo o tanto de dinheiro gasto, suas energias. E no final vc ganhar 5 mil sendo médico..
resumindo: a Medicina está deixando de ser elitista, e isso é bom. Sinceramente, medicina ainda está bem melhor q praticamente todas as outras carreiras "universitárias" com a diferença q agora está um pouco mais difícil enriquecer nela, mas tipo, eu me pergunto onde está essa saturação de mercado pq pra conseguir uma consulta com cardiologista só depois de 2 meses, ou pagando 500 conto em particular, endócrino? esquece. consulta no sus? piorou.
Os ricos ficam ainda mais ricos com rentismos quaisquer, e pobres jamais ficarão ricos com profissão alguma. O capitalismo está se encarregando de tornar qualquer trabalho em uma versão piorada do que jamais deveria ser.
Sim, eu vim parar nesse vídeo porque me interesso sobre economia no geral, mas eu como consumidor do serviço, quero mais é que essa oferta X demanda se ajuste para que eu possa pagar mais barato no meu plano de saúde, bem como do dos meus familiares. Todo mundo sabe que o CRM sempre fez lobby pra manter um número pequeno de vagas nas universidades públicas e dificultava muito pras particulares poderem abrir um curso de medicina pra manter a reserva de mercado dos médicos e com isso manter o salário dos médicos bem alto. O médico hoje só ganha o que ganha pq o mercado é controlado artificialmente pra manter a lei de oferta X demanda favorável pra eles. Em lugar nenhum a disparidade entre o valor do salário mínimo e quanto um médico ganha é tão alta como no Brasil. Medicina nos anos 90 e 2000 dava MUITO dinheiro, e estou feliz que lentamente está havendo um reajuste, quem ganha é o consumidor. Médico que quer ficar rico que se aventure abrindo sua própria clínica e se arriscando empreendendo.
@@JustSomeGuy613 tmb acho, eu to me formando em arquitetura, ralando pra caramba numa carga horaria desumana, e tenho 0 espectativa de trabalho quando terminar, médico ainda tem, n ta tão fácil como antes, mas ta muito bom ainda
so que cardiologista ainda e especialidade, inicialmente quem esta mais ferrado e o medico clinico geral aquele que faz a primeira consulta, podera ter as mesmas condiçoes de trabalho das outras profissões , que vejo e que teremos a medicina geral como os outros cursos, porem como no direito que a pessoa pode fazer aquele mestrado doutorado mais dificil e concorrido, para poder tentar aquele concurso de juiz federal com 1000 candadatos vaga, teremos a mesma situação na medicina que terenis as especialidades premium.
Ótima proposta de reflexão. Sou da filosofia e sociologia atuante na educação básica. Temos um ponto em comum, nossa formação humana e profissional ainda é muito tradicional, estudamos anos e saímos sem norte. Realmente, desde de pequenos devemos ter ampliar possibilidades de atuar sobre problemas da democracia, uma delas como a saúde onde custo social é controlado por empresários e políticos. Sugiro, traga canal série de profissionais medicina, educação, turismo que tem criado alternativas para fortalecer nossa geração de ousados. Bora pra cima. Parabéns meu jovem.
Os medicos do passado anos 80 90 são deferenciados responsabilidade mais apurada, tive o privilégio de trabalhar com médicos formados nos anos 80 90. Valeu a pena.
Tua visão de mundo é realista e motivadora. Antes de ficar com medo da competitividade do mercado, você pontuou muito bem que o foco é a técnica e o diferencial de boas formações. O vídeo foi bem reconfortante para mim, que acaba de entrar na faculdade.
Aqui no TH-cam está cheio de vídeos, com médicos falando, as coisas mais absurdas. E são absurdos de todos os tipos. Antivacinistas, teóricos da conspiração, etc. Eu tenho é pena de quem, cair na mãos destes caras. @@guimiranda
@@Andre-iy2obas universidades querem abarrotar seus cursos de medicina ruins de alunos ignorantes, já os médicos não querem mais médicos pra acabar com a concorrência.. população que tnc
Deveria ser a obrigatoriedade de residência médica. Nos eua todos os médicos são obrigados a fazer o usmle(prova de residência médica que avalia se eles sabem o básico da medicina) e quem não passa não pode trabalhar como médico. O lado ruim disso é que os médicos após formados ainda terão que fazer residência com salários de residência, que é bem baixo e só depois disso que podem ser médicos
Excelente vídeo. A realidade é que um percentual muito grande desses formandos em medicina, pensam em praticar medicina somente pra ganhar dinheiro e no status, e esquecem que vão lidar com PESSOAS. O médico é um prestador de serviço e tem concorrência, se ele tratar mau um paciente em uma consulta, o paciente nunca mais volta e ainda disseminará o mau atendimento à sua rede de relacionamento. O negócio envolve pessoas e a elas deve ser o objetivo, o o foco, não o dinheiro, isso é consequência. O bom médico é aquele que gosta de pessoas, seja a classe que for e não faz distinção de raça e nem privilegia ninguém. O problema é que o foco de muitos não é esse.
@@guimiranda Com seus pares, até podem ser "gente", fora disso...andam com um salto de 50cm. E também já conheci alguns realmente bons e empáticos, no entanto, não são a parte massiva da estatística.
Mas a maioria das profissões é assim mesmo uai kkk. Crescimento e sucesso tem relação direta com bom relacionamento interpessoal. Inclusive o médico pode tranquilamente trabalhar focando em ganhar dinheiro E ser agradável e prestativo com os pacientes. Uma coisa não exclui a outra!
Pior que é verdade, eu faço medicina e assino em baixo do que você disse. Uma grande parte do povo no meu curso só faz medicina para ascender de classe
Sou formado em Direito e posso afirmar, abriram tantos cursos que saturou absurdamente a área, de todos os 40 que se formaram na minha turma, menos de 10 seguiram na profissão. Não a toa somos o país que lidera o ranking de advogados por nº de habitantes. Vejo claramente que a Medicina está seguindo o mesmo caminho, lembro que na minha época começaram a investigar e fecharam alguns cursos de direito que não tinham a menor condição de estarem abertos, por exemplo havia "cursos" que estavam alocados em cinemas, infelizmente a Medicina não está ficando para trás, aqui no RS teve faculdade abrindo curso de medicina que só tinham as matérias mais básicas, pois nem hospital havia, ou seja, tudo em busca do dinheiro. Para quem não sabe, quando há um curso de medicina há por lei uma determinação de repasse do faturamento da faculdade para a cidade investir no SUS, ou seja, chove dinheiro nos cofres públicos (por isso há essa vontade tão grande de lutar pela saúde do país < contém ironia >)
A situação no Brasil é preocupante. A maior parte do dinheiro vem do Agro que é altamente mecanizado hoje, e tende a contratar menos pessoas com IA. Indústria no BR é uma piada, no máximo usa tecnologias de outros países, e por isso não tem demanda por engenheiros formados. Resta serviços (que inclue Medicina) para toda a população cair de cara, e por isso tem tanta saturação, medicina era a única exceção.
A situação no Brasil é preocupante. A maior parte do dinheiro vem do Agro que é altamente mecanizado hoje, e tende a contratar menos pessoas com IA. Indústria no BR é uma piada, no máximo usa tecnologias de outros países, e por isso não tem demanda por engenheiros formados. Resta serviços (que inclue Medicina) para toda a população cair de cara, e por isso tem tanta saturação, medicina era a única exceção.
A situação no Brasil é preocupante. A maior parte do dinheiro vem do Agro que é altamente mecanizado hoje, e tende a contratar menos pessoas com IA. Indústria no BR é uma piada, no máximo usa tecnologias de outros países, e por isso não tem demanda por engenheiros formados. Resta serviços (que inclue Medicina) para toda a população cair de cara, e por isso tem tanta saturação, medicina era a única exceção.u
Medicina vai enfrentar os desafios que a odontologia enfrenta a 30 anos. A 40 anos atrás um dentista ganhava mais que um médico.... sei pois me formei a 35 anos, e peguei o final desta fase, com 3 anos de trabalho eu ja tinha 3 apartamentos pagos, e nunca mais essa fase voltou.
Na área de Ti aconteceu a mesma coisa, fui aplicar para uma vaga de estágio e tinha 13 mil candidatos para ganhar 1 salário mínimo. Eu estudo na federal mas nem isso salva pois meu currículo fica no meio de tantos outros. Hoje para conseguir emprego só por meio de indicação.
O CFM preocupado com a saúde da população....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rindo até 2050 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... todos sabem que a única preocupação do CFM é a reserva de mercado pra quem pode pagar 10 k de faculdade, mais nada.....
Concorrencia é sempre bom independente de qualquer coisa, pois vai forçar o melhoramento e evolução fazendo que alguns individuos se destaquem por prestar um serviço diferente.
Tive uma experiência interessante com médicos no final do ano passado, pois estava com uma dor de garganta forte, que não estava curando sozinha. Então fui até o Plantão de um hospital particular da minha cidade. Lá a médica plantonista disse que eu estava com faringite, e me receitou um antibiótico oral, questionando se eu preferia este antibiótico oral (amoxicilina) ou fazer uma injeção de Benzetacyl. Eu optei pelo remédio oral. Detalhe que esta médica me recomendou tomar água gelada, pois isso melhoraria a dor e olhou minha gargante por, no máximo, 10 segundos. Depois de uns dias, a dor e a infecção passaram, no entanto, a mesma dor voltou novamente em uma semana, o que me fez ir ao plantão de outro grande hospital particular da região. Lá o médico me examinou por uns 15 segundos, disse que eu estava com amigdalite, e me recomendou outro antibiótico, também questionando se eu não preferia tomar a benzetacyl. Eu optei mais uma vez pelo remédio oral. O ciclo se repetiu pela terceira vez, com a dor voltando dentro de uma semana. Dessa vez fui em um médico particular, que me examinou mais atentamente, e me receitou a benzetacyl, dizendo que eu deveria evitar comer e beber alimentos gelados (contrariando a médica 1). Pois bem, com medo da dor, fui lá e fiz a injeção, que na verdade quase nem doeu, e fiquei curado de vez depois de uns 5 dias, mas tive que repetir a injeção depois de 28 dias. A conclusão que eu cheguei é que poderia ter ido na UPA, tomado logo a injeção e acabado ali, sem ter gastado nada. Também percebi que cada médico fez um diagnóstico diferente e dois deles me recomendaram ações diversas para o mesmo problema. Achei frustrante, e isso me fez questionar a qualidade de alguns médicos atuais, mas enfim, pelo menos fui curado graças à penicilina. Rsrs
@@jhrrlx4516 Procurei aqui mas não encontrei mais a receita, provavelmente reteram ela no hospital. Na hora da aplicação, perguntei à enfermeira se ela colocaria anestésico na injeção, e ela disse que não, mas que tentaria fazer não doer muito. Pediu para que eu deitasse e deixasse o músculo relaxado, e realmente funcionou. Diria que foi uma dor 3/10. Acho que talvez eu tenha uma certa tolerância à dor de injeção, sei lá. Pensa pelo lado positivo, pelo menos você já tomou e se curou.
@@jhrrlx4516 tomei a versão de mais forte pelo que vi, e sem anestésicos. Segundo a enfermeira, dói menos se a pessoa se deitar de bruços e relaxar o músculo na hora da aplicação. Foi o que eu fiz e deu super certo. Mas pensa pelo lado bom apesar de ter doido em você, pelo menos agora vc está curado.
Nosso país tem dimensões continentais e nenhum dos médicos quer ir para os rincões, até cidades grandes os concursos dá deserto, e acham ruim que médicos de outros países ocupem vagas.
O legal é ver as escolas particulares de elite jogando na nossa cara que eles são fábricas de alunos de medicina, mas não falam que esse mercado está apresentando sinais de saturamento. Enquanto a Ciência de dados se mantém forte.
A maioria desses novos médicos que estão se formando agora não querem trabalhar no interior no país, muito menos no sertão do nordeste. A maioria querem montar clínicas ou trabalhar nos melhores hospitais
Onde moro há um hospital público no qual todo mês há um caso de algum paciente que foi mandado para casa e acabou morrendo. São pessoas que chegam ao hospital em razão de acidentes e são mandadas embora logo em seguida por estarem "ok" na visão dos médicos e que, horas ou dias depois, falecem em razão de algo que não foi visto. O cenário atual é preocupante.
Eu acho é justo! O mercado costuma nivelar por cima e por baixo. Então, quem for medíocre, não vai sobreviver. Vai ser tipo concurso público no contexto atual: tem mais gente querendo à vaga que vagas disponíveis, e o melhor, a maioria que estão sendo aprovados nos concursos, são pessoas altamente preparadas.
Moro em Brasília maior número de psiquiatras por metro quadrado do Brasil . Vamos comparar profissionais diferentes farmáceuticos , hoje Brasília DF forma 300 a 500 farmacêuticos por ano e não tem nem metade de emprego para todos oque está ocorrendo maioria indo para o sul do país lá tem muitos empregos . Não será a mesma solução para o médico ? Ir para interior para aonde médicos não querem ir ? Medicina apenas para ganhar 50 mil por mês ? Infelizmente coisas mudaram
UPA da Ceilandia teve ser fechada por falta de médicos, *fora toda rede saúde existe faltas de profissionais.* nas emergências ai coisa é mais grave ainda. privado tbm não esta melhor não
Para os recém formados em medicina deveria ter uma prova para pode exercer a profissão como os advogados, pois realmente o que eu tenho visto é péssimos médicos., não sabendo nem fazer um diagnostico. .Triste realidade.😢
Se for para baixar os preços das consultas e exames, será bem vinda. Não é fácil pagar 200 numa consulta, ou esperar meses numa fila do SUS. Adquiri uma fascia plantar há 6 meses. Entrei na fila do SUS para o tratamento. Depois de ver vários vídeos na Internet, segui os cuidados. Quando a consulta saiu. Já estava curado.
A questão que vejo é ganhar 30k, 40k ou mesmo 50k sem muita qualidade de vida. Conheço médicos que simplesmente viveram experiências de adoecimento mental durante o curso e depois de formados. Esse é um cenário hoje a ser considerado. O equilíbrio na jornada de trabalho é importante!
Não vou ao dentista há mais de dez anos. Meus dentes estão ótimos. Tudo que há de novo eu busco na internet, não preciso ir ao dentista pra me informar.
Eu acho é pouco, tem que ter mais médicos. E ainda tem um "agravante": a população brasileira está perto de estagnar e começar a cair, então a proporção de médicos por habitantes vai aumentar MAIS RÁPIDO AINDA. Na verdade, se não abrissem mais nenhuma vaga de medicina a partir de hoje, esse processo de aumento da proporção já é irreversível.
Balela, o mercado compra os picaretas, quem tem facilidade pra expor a propria imagem, a blogueirinha linda do instagram, o carinha bombado, esses sim cheios de clientes. Agora o gordinho nerd timido, que tem apenas meia duzia de pessoas nas redes sociais se fode. Invistam em IMAGEM, vendam uma vida falsa e sejam felizes (contem ironia)
Medicina no SUS: Paga cada vez menos e não corrige os valores. Calotes frequentes. Medicina para convênios: Negociação mt difícil com os planos pelos valores das consultas e procedimentos. Quem ganha dinheiro mesmo é o hospital, clínicas de imagem/exames e os laboratórios prestadores de serviço. Medicina particular (mesmo): Para muito poucos. Tem que investir em mkt, consultório (despesas), branding... Com o tempo cada um acha o seu caminho. Para quem está na faculdade agora, melhor conselho: façam o USMLE e se mandem pros EUA.
Mesmo assim eu como farmacêutico vejo a população com pouco acesso a medicina , procuram medicamentos sem receitas por não ter acesso não ter condição de pagar consulta . Planos de saúdes estão cada dia mais caros e inacessíveis . Aqui na redondeza de Brasília já paguei várias vezes consulta por 80$ 100$ do lado da unidade saúde grátis do governo
A maior parte dos médicos consegue ser de menos valia do que uma pesquisa no google, não que o google saiba mais, mas a falta de vontade do médico o torna praticamente um poste recitador de qualquer coisa.
Então cadê os médicos? Aqui onde moro é em várias cidades próximas não temos médicos suficientes. Uma consulta demora meses, por conta da falta de especialistas.
Ouço isso há muito tempo, mesmo assim faltam médicos, pode olhar o processo seletivo de SC, um baita estado com vagas não preenchidas, no norte então...
Aprenda 5x mais, construa uma base e se destaque diante de tantos estudantes de medicina
medicosdofuturo.com.br
tomara que dobre meta, *Pais precisa* de Concorrência (também chamada de exército industrial de reserva)
@@wagnermachado334é, segue a lógica da esquerda e vamos abrir faculdade em tudo quanto é canto e colocar todo mundo nas instituições. Depois a gente vê como faz pra arrumar emprego pra toda essa demanda
@@marcelosa6939você está se contradizendo rsrsrs
Simples. O conselho de classe deve criar uma prova no estilo da OAB.
A minha preocupação é não ter muito médico de qualidade e humanos e não só enteressados no lucros como empresários do ramo ser médico não é só ter um diploma e ganhar estatus e muito mais que isso é gostar de gente de humanos e ser humano,e assustador a qualidade dos estudantes de medicina que estou observando nos estabelecimentos de saúde 😢
Me formei em Enfermagem e trabalhei 4 anos na Sala de Emergência do maior Hospital Público de Jundiaí e 3 anos no SAMU. Agora a 2 anos na UTI do Sírio Libanês. O que vejo aqui são Médicos com muita experiência e a maioria com mais de 40 anos. Já quando atuava no SUS, tinham muitos Residentes e Internos que era perceptível a falta de aptidão para a área e Médicos já contratados, na maioria jovens, que sinceramente, era lamentável. Inclusive tínhamos muito problemas com Médicos que não sabiam coordenar uma PCR e não revertia, cirurgiões que não conheciam o básico como Protocolo XABCDE, e o mais triste de tudo, “médicos” que ainda viviam a bagunça das festas da Faculdade em grupinhos dentro de consultórios mais afastados, trancados lá dentro usando muito Fentanil e Cetamin. O que quero resumir disso? Os Hospitais renomados escolhem a dedo Profissionais que já tem muita experiência na sua área, Hospitais Públicos deixam procedimentos médicos nas mãos dos R3 e contratam somente recém formados que possui algum diferencial, seja no modo de comunicação e aparência, sim, aparência, ou Médicos antigões, e as vagas que vão aparecer para quem fez o curso por força familiar ou por status, ou até mesmo por dinheiro, terão que partir ao interior, ou para áreas menos disputadas como Saúde da Família e Geriatria. Então, os que praticam a Medicina por vocação, mesmo indo para o interior, com o tempo vão adquirir experiência e vagas nas Metrópoles e os baderneiros terão que suar muito para conseguir plantões em bons Hospitais. A regra está ficando clara, conquistar vaga de emprego está como conquistar vaga na Faculdade Pública.
Melhor comentário!!! Na minha cidade natal é exatamente desse jeitinho que falou, sem tirar nem por!!!
Tbm trabalho no maior hospital público de Jundiai,no Banco de sangue e o que vc disse é bem verdade. Que bom que vc está trabalhando em outro hospital
Q continue assim, né. Já q a seleção pelo vestibular tá ficando fraca com o tanto de particulares formando médico só pq tem dinheiro, q pelo menos haja a seleção do mercado, mas quem sofre são aqueles q não podem escolher onde ser atendido 😞
Com brasileiros se formando no Paraguai, Argentina, Uruguai e entre outros países da América do Sul a tendência é esse número aumentar ainda mais
Não, o revalida é muito difícil, ele faz um bom corte.
revalida passa o vapo kkkkkkkkkkkkk
Na vdd esse é um problema generalizado para diversas profissões no Brasil. Zoavam engenheiro que acabam virando Uber, mas com a abertura indiscriminada de instituições de nível superior sem qualidade(principalmente os EaD), muita gente é formada e não trabalha na área de graduação.A marca registrada dos governos petistas de promoção ao ensino superior por meio do Fies, abertura de novas universidades federais, etc acabou criando uma oferta gigantesca de egressos para um mercado de trabalho sem tanta demanda. É mais fácil alguém formado nessas universidades fora arrumar uma oportunidade no exterior do que regressar, tentar validar e ainda sofrer com baixa demanda por esses profissionais.
@@hf3qT Meu amigo eu estudava engenharia e posso te falar que o buraco é mais embaixo do que você imagina. 😂😂😂😂. O Brasil é um país pobre e velho. País pobre e velho com uma taxa de natalidade baixa. O futuro vai ser maravilhoso. Kkkkkk
@@renans955taxa de natalidade baixa? O que mais tem é pobre parindo 3, 4 filhos e se escorando no bolsa família.
Quando formei há 35 anos e fiz 6 anos de residência médica o foco era , ética e cuidados com os pacientes , o dinheiro era consequência disso, a formação era rigorosa e dedicávamos 24hs ao trabalho árduo do aprendizado médico . Hoje o foco é quanto vou conseguir ganhar fazendo marketing e prometendo “ tratamentos modernos “ ou dando cursos para os médicos inseguros com a própria formação. A sorte da minha geração é conhecer colegas bons de serviço que podemos acionar em caso de problemas de saúde ,porque depender da “ medicina moderna “ está se tornando algo perigoso ☢️😅😅.
No total foram estimadas 225.000 mortes/ano, que colocam a iatrogenia como terceira causa de morte nos EUA, logo após doenças cardíacas e câncer4. No Brasil, 148 pessoas morrem por dia devido a erro em hospitais públicos e privados.
E vai piorar 😳😳
Olá Jose! O Marketing faz parte de qualquer negócio, com médicos que desejam ter suas clinicas ou até mesmo aqueles que querem estar em hospitais precisam divulgar o trabalho! E hoje temos muitas ferramentas gratuitas para tal. Vender curso é basicamente ser professor no digital e não a nada de errado nisso. Claro que existem médicos que gostam de se exibir mas como toda e qualquer outra profissão todos nós somos vendedores. Hoje as ferramentas estão ai para que você possa não só divulgar o seu trabalho mas também informar a população que nós sabemos que, está cada vez pior.
Perfeito. O marketing da Medicina inclusive é um segmento específico de comunicação. Anteriormente tínhamos as revistas dos consultórios... remédios...!
Doutor José, desde a década passada muitas faculdades sem hospital universitário foram autorizadas a oferecer o curso de medicina, o senhor acredita que isso pode ser um dos principais motivos da baixa qualidade de médicos no país?
Que medo!!😢
Tinha um médico que eu seguia no Instagram (não vale a pena colocar o nome do lunático), que começou falando de saúde mental, a importância de não ter só a saúde física do restante do corpo em dia, mas também mente e cérebro. Médico novo na época.
Hoje, posta um monte de asneira sem respaldo científico, "medicina alternativa" e um monte de pseudociência.
Os órgão de fiscalização deveriam punir com mais rigor esse médicos sem ética e que coloca a vida dos outros em risco. Não falo dos conselhos estaduais ou federal de medicina, que não faltam provas que deveriam ser banidos. Falo de fiscalização do poder público que deveria ter autonomia para lidar com a categoria fora da aba de um CFM, por exemplo, que é omisso com casos escabrosos.
E a gente precisa ir nos 50.000 pra achar 1 que consiga diagnosticar corretamente.
Relaxa, a IA está entrando com força nessa ramo também, e já realiza diagnósticos e procedimentos cirúrgicos com taxa de sucesso e precisão extremamente altas, e a custo muito mais baixo do que médicos humanos que nem olham na cara do paciente... O prazo para a "morte da profissão" é de uns 4 ou 5 anos, no máximo, e isso se tratando de países atrasados como o BR. Os alunos que estão entrando nas universidades hoje terão que fazer bicos para complementarem a renda!
E isso quando consegue achar 1. Médico que sabe fazer diagnóstico correto é agulha no palheiro, muito palheiro.
@@fgrtrgyndf4-5 anos? Tá viajando...
@@fgrtrgyndfkkkkkkkkk as merda q tu acredita
@@fgrtrgyndf em que mundo é esse que vc está vivendo onde a Medicina vai morrer em cinco anos? Meu Deus, a paranoia de vcs com a a.i ta passando dos limites.
Isso não é problema apenas da medicina, o acesso a faculdade hoje é bem maior para a população do que no século passado, se o país não desenvolver no mesmo ritmo, a tendência é saturar.
Exatamente, é a liberdade de disputa excessiva de mercado, sem seguir os critérios…
Não tem a ver com liberdade, é exatamente o contrário
Com tantas faculdades de medicina sendo abertas , dantes eram só as federais mas com a tecnologia avançada acredito que teremos no futuro bons médicos.
Já saturou, meu amigo.
Mas algumas áreas não saturaram porque pouca gente quer e se a pessoa for boa, ela ganhará bem. As vezes a pessoa vai pra medicina só por status enquanto tinha uma área que ela teria mais afinidade e talvez o retorno financeiro seria até melhor. Física, por exemplo, é uma área que abre muitas portas se você for bom e formado numa universidade federal ou estadual
"Medicina por amor", eles dizem. Enfim, o tempo tão esperado está chegando. Vamos ver quem ama! Hehe
- Editado: se estão preocupados com o salário, é lógico dizer que não foi por amor.
Exatamente
cirúrgico, vamos ver o tal "amor" resiste a má remuneração e queda no status
Verdade 😊
😂😂😂😂😂😂😂
A quantidade de médicos medíocres que eu já me consultei nessa vida não é brincadeira😂😂😂 passei em QUATRO MÉDICOS ( um deles formado na federal e os outros 3 da particular) caríssimos, nenhum deles me ajudava, somente o último que fui me deu o diagnóstico preciso que sou celiaca. Muitos médicos, porém POUCOS bons. TEM MUITO MÉDICO RUIM NO MERCADO
se o custo de vida para médico plantonista está dificil , imagine para quem ganha o valor quase semelhante, mas para o mes todo. BRASIIIIIIl!
Ih, alá, o médico reclamando de salário. Bem vindo ao mundo, meu velho! Bem vindo à realidade! 😂😂
@@victormendes583Quem não teve reclamar do salário são os políticos e membros do judiciário.Um médico,as vezes,tem plantão de 24 horas e recebe menos que 15 mil reais.
a culpa é do estado, mas as pessoas não se tocam disso
Se o custo de vida para médicos está difícil, imagine para a enfermagem que recebe um salário mínimo e não vejo ninguém comentar isso aqui, porque para um hospital sobreviver precisa somente de médicos né, me poupe. Eu duvido que algum médico receba um salário mínimo.
@@gabrielerminio pior é ver gente usando o argumento de ''estudei muito para estar aqui'' kkkk como se estudar muito fosse garantia de salário ALTO como o dos médicos, se fosse assim, o curso de Farmácia daria muito mais dinheiro que a medicina, as próprias pessoas que cursam medicina admitem que Farmácia é mais difícil de se formar, enfim. A realidade é que essa ideia de 5~10 minutos por consulta cobrando 150~200 reais está acabando, medicina está saturando, graças a deus. As vezes eu invejo os franceses, lá, grande parte das profissões ganham o mesmo salário base, muito provavelmente por conta da revolução francesa, que destruiu, na medida do possível, a ideia de uma ''elite/lobby''' como acontece no Brasil.
Eu me formei em dezembro de 2020 e desde o final do curso de medicina percebi que devido a abertura recente de várias faculdades de medicina por todo o país, associado ao crescente número de brasileiros formados no exterior que validariam diploma na próxima década o mercado estaria saturado, principalmente nas capitais, ao final da década.
Por conta disso percebi que generalista só daria um bom rendimento no interior. Ao concluir a faculdade retornei para minha cidade natal no interior do ES e trabalhei em UBS. Foi aí que de fato caiu minha ficha sobre a realidade médica. Apesar de eu ter trabalhado, não foi fácil conseguir meu trampo. A realidade médica é muito diferente. O que desanima no interior é a precariedade das estruturas. Isso desanima e me fez ver que eu não seria feliz/realizado daquela forma. O cenário político também me fez perceber que o Brasil não tem jeito e não vai se desenvolver tão cedo, pelo menos não durante a minha vida.
Decidi fazer residência para melhorar minhas perspectivas, mas fui mais ambicioso e escolhi correr atrás de um sonho. Depois de muito trabalho em 01/07/2023 comecei minha residência de clínica médica nos Estados Unidos. Me organizando para fazer meu fellowship em endocrinologia.
Infelizmente o prognóstico da medicina no Brasil não me parece muito bom. Boa sorte a quem se aventurar por aí.
um médico que fala "trampo", nem sou médico, mas dá vergonha alheia
@@marionegraosfs não pode falar giria de "pobre" amigao? se fude
@Ricardooharashadoufuroggu4844 cara , posso ser chato, mas invejoso é uma tentativa sua de me desvalorizar, é uma jogadinha de narrativa compreensível já que pisei no calo do seu amiguinhio que se diz médico e tem vocabulário de favelado. medíocre é médico falar "trampo" e pare de se doer pelos outros e reflita que médico falar "trampo" é vergonhoso para a classe.
Estou achando bom esse tanto de médicos. Essa profissão está deixando de ser eletizada por família de médicos. Antigamente só filhos e netos de médicos que estudava medicina, aí os posto de trabalho em pequenas cidades só ficava na mão de alguns médicos e de sua família. Conheço filhos e netos de médicos que se formaram por dinheiro, não gostava da profissão e ainda ficava com às melhores vagas. Aí chegou o mais médicos, muitos profissionais excelentes chegaram no Brasil, onde eu moro ninguém mais queria consultar com brasileiros, às agendas dos cubanos estava cheia, e dos brasileiros vazia e eles com cara de merdas nos postinhos e hospitais. Uma consulta com um médico cubano demorava em torno de 15 minutos com o brasileiro não chega nem dois minutos. Aí entrou o mito e mandaram todos ele embora, para o agrado da elite da profissão. Existe sim bons médicos formados lá fora, faculdade com melhor estrutura do que às do Brasil... Estou gostando de ver que o pobre está tendo oportunidade de entrar nessa profissão. A pessoa que aceita ganhar menos, não é sinal que vai fazer um trabalho ruim. Se a pessoa aceita 700 reais em um plantão é porque já ralou muito na vida pra ganha 2.000 reais por mês, geralmente filhos de diarista, empregada doméstica, filhos de pessoas com subemprego. O pai e a mãe rala muito pra pagar a medicina do filho em outro país... Enquanto os estudantes da elite nunca soube que é acordar cedo pra pegar um busão lotado e ainda não estão nem aí pra profissão, só querem o status e o dinheiro. Que venha bons médicos formados de fora, e que os queridinhos da elite vão chorar em outro lugar.
@@marionegraosfs os cara pensa que médico n é gente normal kkkkkkk
Sem trabalho? Preocupo-me com a falta de conhecimento dos mesmos.
Isso é o que dá mais medo. Falta de preparo, formação e residência/prática.
Para tratar casos simples numa UBS, não precisa ter alta especialização, mas os médicos não querem ficar no Sus nem em pronto socorro. Fazem faculdade pública com o dinheiro dos impostos e querem ir para as clinicas onde tem o "networking".
Bem-vindos ao fantástico mundo dos advogados!
Desejo q em 5 anos tenham 1milhao de médicos no BR....sejam bem vindos a realidade....acabou o título de nobreza
Médicos formados a muito tempo antes do boom são até piores...depois de formados não se atualizam mais e até zombam quando vêem um médico falando algo mais atualizado e já classificam como panacéia porque não condiz com o que ele aprendeu a 10 anos atrás depois de formado. Pergunte o que é osteomalácia pra ver.
Excelente. Tal fenômeno também ocorreu com a engenharia na década de 60 e informática na década da 80. Faz parte. Bons e maus profissionais existem em qualquer área.
😂 verdade. Os médicos mal ler os exames da gente, tomara que mude mesmo, tendo mais concorrência, vão melhorar a qualidade no atendimento.
@@MdFelp Fica tranquilo, a oferta e competição sempre foram favoráveis ao consumidor . Como em qualquer profissão os melhores se destacam , acabando o q impera há séculos, o título de nobreza , o altivismo, o coorporativismo e elitismo de classe pois bastava ser médico pra ter renda , riqueza e nome . Isso é só uma profissão e pronto, e deve simplesmente ser tratada como tal .
@@fabianoluna1904 Ah, claro, se o médico ganhando o quanto ganha agora já atende mal, imagina os que estão se formando de qualquer jeito nas particulares pra ganhar menos ainda ? Vai morrer gente à rodo todos os dias nos hospitais, pior do que já está.
Parabéns amigo vc se tornou um ótimo vendedor ,mesmo antes de se formar em medicina.
Que vídeo massa! Sou uma vestibulanda de medicina de 17 anos e estou me esforçando ao máximo para realizar meu sonho. Tem uma galera que acha que todo estudante de medicina escolhe o curso só pelo dinheiro, o que em algums casos pode até ser verdade, mas não em todos. Minha realidade é que eu AMO a medicina, e é meu sonho conseguir ajudar minha cidade e salvar vidas. Não me assusta o vídeo, só me motiva ainda mais.
Boa sorte pra vc! O Brasil precisa de médicos de verdade e não de pessoas ruins que fazem o curso por status social
Tem uns médicos que mal olham para o paciente..... são médicos por status e não por amor ao próximo! Uma profissão tão linda e tão árdua! Mas ainda temos excelentes médicos no Brasil!
"o que em alguns casos pode até ser verdade" alguns não, a maioria (entre 80 e 90% é pelo status e grana que são coisas que estão deixando de existir aos poucos na med). Única profissão que acho que é por amor mesmo é professor pq o cara só se lasca, não tem status e continua lá firme e forte ...
Vivemos em um país pobre e a maioria das pessoas escolhem o curso de medicina tentando encontrar riqueza sim, por dinheiro, status, prestígio ignorar isso só demonstra desonestidade e hipócrisia.
Isso precisa ser tratado pois quem sofre é a população durante o atendimento médico.
@@lucasrevit9061 Eu não neguei o fato de que muitas pessoas escolhem medicina pelo dinheiro e status, eu apenas disse que não é o meu caso. Você pode não acreditar e, de verdade, eu não me importo, mas sim, eu quero cursar medicina porque é meu sonho. Desde muito pequena sempre dizia em ser médica sem nem saber quanto ganhava ou os privilégios. Não é necessário esse julgamento, mas entendo dua opinião e a respeito.
Sou dentista, a odontologia passou por isso e saturou, o direito idem… boa sorte aos médicos.
Hoje na Odontologia e Direito quem se destaca tem que ser muito diferenciado.
Em toda profissão hoje tem que se destacar muito, nada escapa...médicos lidam com vidas humanas, é obrigação ser muito bom.
@@alex90909 Não é obrigação ser muito bom , basta ter demanda(número de pacientes precisando de atendimento médico) , e a oferta(médicos a disposição) ser menor que a demanda , que qualquer médico consegue ganhar mais de 10 mil.
Ontem paguei 2,500 para o dentista. Fora os 18 mil das facetas (não fiz, esse foi preço cobrado). Não existe mais lugar para profissional meia boca no mercado. Tenho plano de saúde, mas uma médica top que eu queria ir não fazia o preventivo pelo plano. Paguei por fora, pois como eu disse para ela "confio na sua competência e por isso paguei e pago fora do plano" .
@@LuizaCarla-r6m muito bom. Quem quer qualidade tem que pagar!
Quem tem bct é mais fácil
Espero que cada vez se formem mais médicos para abaixarem os salários e "endeusamento" que o povo brasileiro tem por médicos. A maioria (não todos), chegam tarde nos consultórios, mal aferem a pressão arterial e alguns mal olham na cara dos pacientes.
Não sei se esses maus serviços vão acabar, mas de toda forma é muito melhor pra sociedade que existam muito mais médicos dos que os atuais pra atender a população.
A nova geração de médicos está atendendo melhor, salve exceções. Atendimento mais humanizado.
Verdade. Quanto mais saúde, melhor. @@edu_oliveira
Sim, como eu disse, há exceções, mas a grande maioria chegam tarde nos consultórios, largam o SUS para ir às clínicas particulares deles.@@leonardoricardodossantos6803
Você é invejoso e desconectado da realidade! Melhore!
O Norte e Nordeste os aguardam de braços abertos 😊😊😊😊🎉🎉🎉🎉
Coitadinhos né? Vão ter que ir pro interior atender o povão ☹️☹️☹️☹️☹️ Que pesadelo ☹️☹️
😂😂😂😂🎉 fazuely
Curioso que a gente escuta funcionário público reclamar da vida mas nunca vê pedindo exoneração. No caso do médico a coisa vai além pq além de ganhar bem mais a profissão ainda gera status social. Aqui na minha cidade tem um monte de medicina por amor que, quando acaba o curso, corre pra trabalhar em campinas, SP e nunca numa cidade do interior do nordeste. Ah, mtos criticam o mais médico tbm.
Kkkkk
Excelente comentário!
Ficaram acostumados a uma remuneração fora do padrão de outras profissões.
@@azerko mas é dificil pra kct medicina, mts anos de faculdade e mais ainda se fizer especialização em algm area, e eh caro demais, mas se for entrar em faculdade publica é mt dificil de passar. medicina merece uma alta remuneração, porem outras profissoes tbm, não é culpa dos medicos q as outras sao desvalorizadas
Foi um vídeo incrível, Gui.
É triste saber que muitos médicos tem baixa qualidade em seus serviços. Só nos resta melhorar e ser diferente dos demais, com competência e realização.
Vai dar tudo certo!
Obrigado!! Fica tranquilo edu, faremos a diferença juntos
Esse papinho coach regado a capitalismo, estava demorando para começarem com isso.
@@carlosartur8628gente medíocre se incomoda mesmo quando vê alguém querendo se destacar
O que mais preocupa não é a quantidade, é a qualidade, o conhecimento, a competência
Fui a uma consulta hoje o médico não olhou para a minha cara perguntou o que eu estava sentindo, respondi e ele carimbou em uma guia 4 exames para fazer e me mandou voltar com o resultado cobrou 300 reais eu acho que a concorrência tem que subir para 100000 formados por mês.
Kkkkkkk
Quando tem concorrência os profissionais são obrigados a prestar um serviço melhor. Eu acho que vai melhorar com o tempo.
@@albertotavares2118 OBVIO Q NAO, MUITOS FORMADOS, BAIXA QUALIDADE, QUEM PODE VAI CONTINUAR C OS MELHORES
Dinheiro, dinheiro, dinheiro! Essa formação se resume nisso!, medicina é a única faculdade que vale apena nesse país!
ou temos acabar com isso, *assim como foi em outras áreas nível superior*
@@wagnermachado334verdade, foi assim com a engenharia, depois o direito e agora a medicina kkkkkkkk o ciclo se repete
@@hyranwaris engenharia só quebrou por causa da lava-jato, direito só quebrou (não totalmente, mas não está mais em alta) por causa que abriram pra qualquer uniesquina cobrando 100 reais por mes fazer essa facul, medicina só vai quebrar se fizerem o mesmo que rolou com o direito, mas mesmo assim médico tem alta demanda em qualquer lugar do mundo, acho uma profissão dificil de quebrar assim como ciencias da computação
@@paradecopiar5409 a IA vai quebrar a ciência da computação, é só questão de tempo. A carreira de programador vai ficar muito concorrido, e já estão desenvolvendo robô para fazer cirurgia e IA para dar diagnóstico médico.
@@paradecopiar5409engana se... é um curso caro, que demanda muito tempo, investimento, e muita gente entra pelo "glamour" e a realidade é de hospitais precários, baixa remuneração, saturação de mercado... quanto ao direito, sou advogado e o mercado de trabalhador é desolador, o poder judiciário é muito corrupto, moroso, despótico, e a tendência mais forte é o fim da necessidade de tantos trâmites burocráticos legais, quanto a engenharia, somente a engenharia civil foi atingida pelo colapso do sistema cleptocrata que a lava jato denunciou , existe demanda por engenheiros mecânicos de software e elétricos, porém a situação caótica da economia deste glorioso país é instável, portanto depositar fichas em curso superior é apostar numa canoa que pode estar furada se não houver um bom apoiadores, ou sorte mesmo
Quando chegar na meta, a gente dobra a meta.
Só vejo vantagens para a sociedade.
exato, *vamos Hospitais públicos* falta medico é gigantescos
Para a sociedade é ótimo, o preço vai cair muito. Para os médicos por "amor" nem tanto 😂😂😂😂
Haverá quem diga que a qualidade dos profissionais poderá cair, em razão do aumento de vagas nos cursos de medicina.
No entanto, esse problema é de fácil resolução: um exame nacional de suficiência, nos moldes do exame da ordem e do exame do conselho de contabilidade.
@@wagnermachado334 Não vejo falta de médico, o que falta é expandir os hospitais para que caibam mais médicos dentro dele, ou tu acha que hospital é igual o metrô de São Paulo só que recheado de médicos?
Não vejo a hora de ser atendida por um robô!!! Esse é o país que eu quero!
Apesar de não ser mais esse porto seguro, a medicina ainda é extremamente interessante para o jovem que escolhe uma profissão. Se observamos, em relação a outros cursos, enquanto se formam 50 mil médicos por ano, 2 milhões de professores se formam, também anualmente. O que indica uma saturação, mas realmente não é tão grande AINDA, a visão que eu tenho é que os médicos realmente querem se concentrar nas capitais e isso causa essa saturação mais centralizada.
Enfim, gostei muito do seu canal, mas por enquanto sou apenas tentante de medicina kkk Estou aguardando o Prouni, mas em caso de aprovação, seu canal vai ajudar muito.
Dois milhões de professores? O loco
Aqui em Belo Horizonte ainda falta muitos médicos
Uma escola tem quantos professores? Uma cidade tem quantas escolas ? Já na mesma cidade tem quantos hospitais? A demanda por professores é bem maior , então esses números são relativos
@@patriciacurvelo4354 Aqui em Brasília tbm, *aqui fechou UPA* por faltas de médicos
Valeu pelo elogio, te espero aqui.
Nossa! Não sou médica e não tenho o menor interesse na medicina, mas ontem fui à um hospital particular e esperei 3,5 horas pra ser atendida... Fico feliz com essa notícia, quero mais é que abarrote de alunos de medicina.
Sua área está parecida com a minha TI haha sou iniciante mas tenho 0 medo. Gosto o que faço independente do salário, eventualmente a boa remuneração vem
Espero que venham mais pessoas que realmente deveriam ser médicos, e os oportunistas sejam expurgados ou virem influencers que é o que dá dinheiro 💰
Também, quero 300 mil por ano,400 mil, 1milhão de formados por ano, só estão preocupados com o bolso deles!
vai ter mais medicos, porem nao vao contratar mais para atender a demanda kkkkkkkkk, nao faltam medicos, faltam vagas de emprego, o governo so quer economizar e por isso voces esperam horas para ser atendidos.
influencer de tigrinho ou casa de aposta
Nós enfermeiros já lidamos com isso há décadas! Apenas 10% dos novos enfermeiros conseguem uma vaga como recém formada.
Ummm 🧐 gente ? Sabe o que eu acho ? eu acho que os médicos querem viver um vida de "bacana" curtindo a vida com o melhor que a medicina pode oferecer, sendo que no interior, em cidades médias e pequenas estão precisando de médicos.
Isso é muito verdade
médico ta reclamando pq a profissão ta deixando de ser elitista. fato.
em cidade media e pequena a situação é pessima por isso muitos nao vao
Os médicos sempre foram filhos da classe média alta, agora os filhos dos pobres estão se formando e concorrendo com eles, eles estão reclamando.
@@vanessapaz2279 realidade: cidades médias e pequenas são as melhores pra se viver, haja vista o IDH delas. Exemplo de cidade boa pequena: Maringá, Joinville.
Força guerreiros!!! vocês conseguem
Kkkkk, qui dó
Kkkkkkkkkkk como é bom já começar o dia dando uma boa gargalhada!
😂
Você foi extremamente lúcido nesse vídeo. Como estudante de medicina concordo completamente.
Acredito que a redução dos salários dos médicos e a maior competição na área possam incentivar maior dedicação durante os plantões. A preocupação em manter seus empregos, evitando erros como dormir, falta de atenção, prescrição equivocada de medicamentos e problemas de comunicação, os motiva a focar em oferecer um atendimento contínuo e de qualidade aos pacientes.
isso que vc falou e tudo o que os medicos nao quererm hahahha. eles nao querem se dedicar mais, eles querem e trabalhar pouco e ganhar muito, querem grana facil. hahahaha
vai nessa, se um médico ganhando bem não olha na sua cara, imagina um médico ganhando mau kkkkkkkkkk
Conheço uma menina que desdenhava da faxineira e está preste a se formar em medicina na Argentina. É, além do descaso na educação, agora na saúde.
todo trabalho é nobre
@@VEIOdoWT O questionamento não é sobre trabalho, é sobre falta de empatia, principalmente de quem deveria mais ter.
É que o descaso na educação afeta todas as áreas da sociedade. Corroer a educação corrói todas as profissões.
@@felipee9177 Concordo plenamente com vc.
Isso não é uma coisa ruim! A concorrência faz bons profissionais. Tira da zona de conforto
Iludido kkkkkk
Isso somente mostra um enorme desconhecimento do sistema econômico no qual vivemos, a concorrência (também chamada de exército industrial de reserva), é o momento perfeito para os lordes justificarem o salário abaixo da média.
Se a sua intenção é buscar salário mínimo (me diz quem tem vontade de fazer alguma coisa com salário mínimo?), então está no caminho certo.
@@carlosartur8628vai pra Cuba ganhar a sua fortuna
Concorrência (também chamada de exército industrial de reserva) *só tem um objetivos* aumento lucro do RICOS
Só é ruim para esse pessoal aqui que cursou a medicina por status e grana. Já passou da hora de desetilizar esse curso, faz quem quer, quem quer trabalha com medicina, tratar pessoas doentes e não quem quer dinheiro e status.
Como diz o Renato Trezoitão: terá muitos médicos Uber no futuro!
assim espero
@@i3onilhaRealmente, com tantos médicos no mercado o custo da saúde ficará mais barato
Esse cara é um bosta
@@eternodesconhecido130
O problema é que consequentemente o atendimento vai piorar ainda mais, se ganhando dinheiro já tem médico ruim, imagina ganhando pouco …
@@AnaCelia-sm3ni nada, todas as profissões sofrem com concorrência. Já passou da hora da medicina tb conhecer o tal mercado de trabalho...
Muito importante vc se formar com essa visão do mercado que vc tem 👏👏👏👏👏
O seu vídeo foi extremamente interessante. Se trocar a palavra "Medicina" por "Direito" não haverá diferença. É praticamente a mesma realidade para os estudantes de ambas as áreas, desde o primeiro dia da graduação até a Residência/OAB. Creio que medicina ainda está bom (mesmo já tendo sido melhor). Há 10 anos o curso de Direito também virou "moda", mas há pelo menos 5 entrou num poço profundo.
Direito ainda é curso maravilhoso pra quem fazer concurso público, o mesmo pra medicina. As pessoas so nao querem se dispor.m
@@davib.franco7857 com base em?
Daqui a pouco teremos médicos trabalhando de Uber, assim como já existe para diversas outras profissões.
É bom pq se o passageiro passar mal no carro,já tem alguém ali pra socorrer.
Ah inveja !!!😂😁
muito massa teu conteudo...sou estudante de medicina na Argentina e as vezes me preocupo muito com o mercado de trabalho e onde quero chegar, obrigada pelos conselhos, teus videos sao ricos em conhecimento.
Quem se forma na Argentina, pode ser médico na Espanha. E na Espanha, médicos pagam melhor, que no Brasil.
O problema é que historicamente médicos só se aposentam no final da velhice, afetando o equilíbrio dos que entram e dos que saem dentro da classe.
Sim, você vai no plantão tem uns médicos de quase 80 anos lá atendendo 😅
@@oximax, São os melhores.
Os médicos já estão chorando? Imagina quando a profissão desvalorizar igual as outras da área da saúde...
Psicólogo estudando 5 anos pra ganhar 2k 😂
faculdade custando 500 conto. Na mesma ideia, facul de med custa 10k hj e mt medico recebe menos do que pagou pra se formar.@@AnaCelia-sm3ni
Tem que acabar com elitismo, imoral cobrar aqui no Brasil 15 mil ou mais de mensalidade na faculdade, e muitos Brasileiro têm que it para o exterior estudar, logo tem que acabar com o super honorários, muitas vezes em 30 minutos no consultório, democratizar é o caminho
@@AnaCelia-sm3ni KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Um bom médico, de verdade, tem de ser vocacionado. A maioria, hoje, estuda medicina só pensando em dinheiro e "status", sem a mínima vocação para o exercício da profissão.
Estudo medicina, e se for preciso atendo até na roça pra sempre. Meus colegas nem cogitam em trabalhar em cidades do interior. Geração da medicina por amor kkk
Mano, eu entrei em med ano passado. To em uma baita desanimação...
@@CarlosHenrique-dk4mycara, se for em relação ao mercado não precisa ficar tão preocupado não. O pessoal faz esse alarde mas não é como estão falando kkkkkkkk.
Vamos olhar o exemplo dos EUA, que já passaram por essa "crise".
Em 2010, haviam 200 mil médicos nos estados unidos. Já hoje em dia, tem mais de 1 milhão de profissionais formados. No entanto, mesmo com tantos profissionais, a profissão ainda paga no mínimo 12 salários para generalistas e 25 salários para especialistas (isso é o mínimo)
Lembrando que um salário mínimo lá é 1276 dólares.
Em média os médicos costumam ganhar 20-30 mil dólares por mês.
@@CarlosHenrique-dk4my pelo menos tá na realidade.
Governo quer destruir a profissão
@@HeitorSousa-mf7hi eu só quero me formar e ganhar pelo menos 10k (isso na inflação de hoje), mas a galera desestimula muito, principalmente aqueles que vendem cursos online. Sigo um que dissse:" daqui 5 anos existirá médico desempregado",então aconselhou a comprar o curso dele de como se diferenciar kkkkkkkkkkkk
@@CarlosHenrique-dk4my se algum dia um médico brasileiro ganhar menos de 10k o país vei ter virado uma Venezuela
O que mais me intriga nesse mercado médico é saber que as faculdades particulares estão cobrando valores exorbitantes que, em muitos casos, os recém formados não conseguirão obter em renda mensal. Sou vestibulando e estou buscando minha vaga na federal, pois não confio em pegar FIES com o mercado de medicina no estado que se encontra. Contrair uma dívida de R$700.000 ou mais e depois pagá-la com um salário descompatível com a realidade.
Tbm penso assim
Também penso da mesma forma, antes pensava em pegar um fies, mas hj… melhor estudar pra federal mesmo, pelo menos n vai ter um gasto muito grande
Médico com renda mensal abaixo de 10mil? Sei...😅😅😅
Com esse governo companheiro, vale a pena dar calote no FIES.
Meu amigo o Brasil vai falir, seja esquerda ou direita no poder; na minha opinião até 2030. Isso aqui só vai ter salvação depois de algum tipo de conflito armado que resulte em alguma exigência de combate a corrupção nos poderes o que vai ser bem díficil em um país com milícias, facções, políticos e militares cada um querendo sua fatia gorda($$$).
Dizer que vai faltar trabalho é o ápice do absurdo, é rídiculo. O que vai acabar é o poder do médico ficar escolhendo seus milhares de lugares que poderá dá plantão, ficar pisando nas pessos dentro dos consultórios, faltando expediente em um batendo ponto no outro e tantos outros mais absurdos que vemos diariamente. Nos hospitais públicos do DF (capital do Brasil) faltam médicos para atender a população.
Ai me vem um jornal com uma reportagem provavelmente paga por um lobby que quer ter o controle dos cursos de medicina dizer que vai faltar trabalho. Rídiculo da credibilidade para isso. Medicina é muito glamourizada pelo retorno financeiro e eleitização, isso precisa acabar. Sobre os pobres não terem acesso aos médicos isso já é uma realidade há muito tempo, desde que o Brasil foi "descoberto".
Se o retorno financeiro alto para medicina acabar, então não haverão médicos nunca, pois pagar 10 mil por mês durante 6 anos em uma faculdade, com direito a noites em claro e alucinações por necessidade imperativa de estudar, pra no final ter uma remuneração mais ou menos? Você não sabe nada do que tá falando.
@@davikleinpaul então que acabe, ué. Pensei que era medicina por amor...
@@davikleinpaul eu acabei de ver um comentario de um cachorro narigudo retrucando um comentario de um cachorro sorridente sobre um tema extremamente sério, rebatível e até formal, a internet é um lugar lindo mesmo (e eu contribuo usando foto de raposa do minecraft)
@@davikleinpaul Você diz como se o curso de medicina foi permanecer com essa mensalidade de 10mil/mês. A primeira coisa que vai acontecer é a mensalidade abaixar o preço. Vai ser consequência: salário abaixou > mensalidade do curso abaixa > mão de obra aumenta.
Segunda coisa, se tem muita mão de obra, vc poderá ficar tranquilo que vc terá muito tempo para dormir, só tome cuidado para não dormir demais e perder o emprego. Vocês ficam relinchando que dormem pouco por causa dos plantões. É só quando vc sair de um plantão ir para a casa descansar e não emendar o plantão em outro hospital ou clínica particulare querer dormir na hora que o paciente chega querendo atendimento.
@@Itoholandafala típica de gente imatura.
Nao é que ganham menos, é que anted ganhavam demais por causa da reserva de mercado feita pelo CFM, agora o mercado esta apenas se regulando de acordo com a quantidade normal de profissionais.
Cara, pra mim é simples, enquanto tiver concorrência, é pq é o que dá dinheiro. A concorrência só aumenta ano após ano, falo isso nas faculdades públicas.
Bacana a sua visão. Normalmente o médico e outras profissões que são bem estimadas o profissional gosta de trabalhar por hora e esperar a mágica acontecer, mas na verdade vai muito de um planejamento de longo prazo do que deve ser feito. Parabéns.
Sou advogado e vi isso acontecer não só na minha área, mas em todos os cursos de nível superior. O número de faculdades aumentam absurdamente e particular não existe vestibular, então a cada semestre são inúmeras pessoas formadas nos mais variados cursos. Resultado? Desemprego, lógico! O q temos hj são desempregados com nível superior. Isso vai acontecer com Medicina? Com ctz
O Brasil e agrário. Serviço não tem escassez. A não ser que vc seja o pica das galáxias
Em forma geral.a população aumentando e a tecnologia tomando conta de tudo.um exemplo : os bancos físico vao acabar,e muitos outros
@@alexandregomex5378Vdd call center provavelmente vai acabar tbm 😢😭
Sou advogada do baby boom de advogados, mas NUNCA fiquei sem trabalho. A concorrência nunca me assustou.
Eu pretendo entrar pra faculdade de Medicina no ano que vem e foi muito esclarecedor já aprender tanto com quem passou por tudo isso que almejo, vlw cara
O Brasil precisa de mais médicos. O numero de formados ainda está pequeno. Ainda tem muita gente morrendo por falta de atendimento.
verdade puuuuuuuuuura que poucos veem .
@@paulorobertoalmeidasantos8545na realidade esse problema em específico é mais por causa do estado do que dos médicos
nesse caso nós precisamos de mais hospitais não de médicos
E agora vao continuar morrendo, infelizmente, com o atendimento de médicos ruins.
@@otaviodeoliveirarossi7122pq agora todo médico é bom né?
Ao msm tempo, os hospitais públicos tem atendimentos precarizados e a fila para entendimento no SUS continuam gigantesca.... Se existem tantos médicos pq as coisas continuam assim? Alguma coisa não está certa, o problema não são "o excesso de médicos" mas esse "meio do caminho ": existem médicos precisando trabalhar e existem pessoas doentes, pq esses dois não estão se encontrando com mais facilidade?
Eu ainda sou um vestibulando, mas meu sonho desde pequena é fazer medicina
Os médicos não querem trabalhar em lugares precários. A gente aprende na faculdade a fazer diagnóstico com exames complementares, a utilizarem medicamentos X pra doença X e medicamento Y pra doença Y. Ninguem quer trabalhar fazendo milhagre por ai não, tratando os pacientes sem o minimo num PS ou numa UPA. Acontece que a maioria esmagadora de médicos querem trabalhar na capitais porque pagam mais e tem mais estrutura. Por isso faltam médicos no interior e nas periferias. O MEC acha que abrir mais vagas no interior vai suprir essa falta, mas acontece que o governo também recebe patriciconio dos grandes grupos universitários em suas campanhas.
pq médico n quer perder seu status elitista. são pouco q fazem parte das clínicas populares, com consultas baratas.
Pq as prefeituras tão tudo desviando verba da saúde, dão calote nos médicos e ngm quer trabalhar de graça
Você mesmo deu a resposta: porque é público . O Estado é uma máquina de roubar dinheiro através de impostos e devolver migalhas aos contribuintes. Se acabassem com o SUS e parassem de roubar a população através de impostos a vida seria melhor, mas daí não teria como os políticos parasitas roubar dinheiro.
Que notícia boa, quanto mais melhor!
Estude para fazer o seu melhor!! como quero ser Neurocirurgião, tô estudando muito para passar Medicina, mesmo que essa profissão desvalorize no Brasil, ainda tem países que buscam médicos qualificados.
Mais médico é melhor, o mercado selecionará os melhores. Vcs da medicina não são diferentes dos demais brasileiros.
Creio que o pensamento certo seria que as demais profissões que estão desvalorizadas no Brasil, e a tendência é desvalorizar o que ainda tá acima da média. Isso deveria ser visto com tristeza e não alegria.
A tendência é desvalorizar os medíocres. Os bons de verdade vão despensar serviço.
Seria ótimo se isso acontecesse. Na prática, o que acontece em casos de saturação é que quem tem amigos e família no ramo conseguirá se dar bem. Infelizmente, em carreiras liberais a labia tem mais poder que a competencia tecnica, so ver o lair ribeiro. Fora isso, a maioria dos hospitais vão escolher quem aceita hora mais barata independente de qualquer outro indicador
sim, mas as pessoas parecem ter inveja e ficam +feliz com tudo sendo desvalorizado.
@@jobsonsouza3675
@@jobsonsouza3675 Eu pretendo fono e nutrição. É bem controverso, mas acho ambas as áreas interessantes. Todavia, meu foco é nutrição.
Médico reclamando KKKKKKKKKKKKKKKK Imagina quem GANHA R$ 1.100 /mês.
Entendo seu lado. Mas o que eles estudaram para chegar lá não é pouco.
@@luiscosta4507e ainda assim tá acima de qualquer outro curso. Universidades com renome dando bolsa de 1200 pro cara fazer mestrado em tempo integral...
Salário mínimo tá em R$1412
Imagina vc, passar seus 7 anos da vida, só dedicando por aquela coisa. Vendo sua vida passa, só vendo o tanto de dinheiro gasto, suas energias. E no final vc ganhar 5 mil sendo médico..
@@Oliveira.e Reclamando de barriga cheia. Professor ganha menos que isso.
resumindo: a Medicina está deixando de ser elitista, e isso é bom. Sinceramente, medicina ainda está bem melhor q praticamente todas as outras carreiras "universitárias" com a diferença q agora está um pouco mais difícil enriquecer nela, mas tipo, eu me pergunto onde está essa saturação de mercado pq pra conseguir uma consulta com cardiologista só depois de 2 meses, ou pagando 500 conto em particular, endócrino? esquece. consulta no sus? piorou.
logico que vai ser dificil, qual o medico em sã consciencia vai querer atender no sus?
Os ricos ficam ainda mais ricos com rentismos quaisquer, e pobres jamais ficarão ricos com profissão alguma. O capitalismo está se encarregando de tornar qualquer trabalho em uma versão piorada do que jamais deveria ser.
Sim, eu vim parar nesse vídeo porque me interesso sobre economia no geral, mas eu como consumidor do serviço, quero mais é que essa oferta X demanda se ajuste para que eu possa pagar mais barato no meu plano de saúde, bem como do dos meus familiares. Todo mundo sabe que o CRM sempre fez lobby pra manter um número pequeno de vagas nas universidades públicas e dificultava muito pras particulares poderem abrir um curso de medicina pra manter a reserva de mercado dos médicos e com isso manter o salário dos médicos bem alto. O médico hoje só ganha o que ganha pq o mercado é controlado artificialmente pra manter a lei de oferta X demanda favorável pra eles. Em lugar nenhum a disparidade entre o valor do salário mínimo e quanto um médico ganha é tão alta como no Brasil. Medicina nos anos 90 e 2000 dava MUITO dinheiro, e estou feliz que lentamente está havendo um reajuste, quem ganha é o consumidor. Médico que quer ficar rico que se aventure abrindo sua própria clínica e se arriscando empreendendo.
@@JustSomeGuy613 tmb acho, eu to me formando em arquitetura, ralando pra caramba numa carga horaria desumana, e tenho 0 espectativa de trabalho quando terminar, médico ainda tem, n ta tão fácil como antes, mas ta muito bom ainda
so que cardiologista ainda e especialidade, inicialmente quem esta mais ferrado e o medico clinico geral aquele que faz a primeira consulta, podera ter as mesmas condiçoes de trabalho das outras profissões , que vejo e que teremos a medicina geral como os outros cursos, porem como no direito que a pessoa pode fazer aquele mestrado doutorado mais dificil e concorrido, para poder tentar aquele concurso de juiz federal com 1000 candadatos vaga, teremos a mesma situação na medicina que terenis as especialidades premium.
Ótima proposta de reflexão. Sou da filosofia e sociologia atuante na educação básica. Temos um ponto em comum, nossa formação humana e profissional ainda é muito tradicional, estudamos anos e saímos sem norte. Realmente, desde de pequenos devemos ter ampliar possibilidades de atuar sobre problemas da democracia, uma delas como a saúde onde custo social é controlado por empresários e políticos. Sugiro, traga canal série de profissionais medicina, educação, turismo que tem criado alternativas para fortalecer nossa geração de ousados. Bora pra cima. Parabéns meu jovem.
Os medicos do passado anos 80 90 são deferenciados responsabilidade mais apurada, tive o privilégio de trabalhar com médicos formados nos anos 80 90. Valeu a pena.
Tua visão de mundo é realista e motivadora. Antes de ficar com medo da competitividade do mercado, você pontuou muito bem que o foco é a técnica e o diferencial de boas formações. O vídeo foi bem reconfortante para mim, que acaba de entrar na faculdade.
Obrigado por esse comentário!
Aqui no TH-cam está cheio de vídeos, com médicos falando, as coisas mais absurdas.
E são absurdos de todos os tipos.
Antivacinistas, teóricos da conspiração, etc.
Eu tenho é pena de quem, cair na mãos destes caras. @@guimiranda
Também compensa ir pro exterior, igual Portugal tá financiando médicos que vão pra lá, tem uma reportagem na BBC news Brasil que explica bem certinho.
Portugal, não aceita egressos das uniesquinas.
Implementar o "revalida" para todos seria uma para selecionar.
EHMB (EXAME DE HABILITAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA)
Na pratica, só simplesmente não querem mais formados pra não ter concorrência. Nunca vão querer uma solução efetiva e simples assim.
precisamos médicos, *URGENTES* principalmente rede publicas
@@Andre-iy2obas universidades querem abarrotar seus cursos de medicina ruins de alunos ignorantes, já os médicos não querem mais médicos pra acabar com a concorrência.. população que tnc
Deveria ser a obrigatoriedade de residência médica. Nos eua todos os médicos são obrigados a fazer o usmle(prova de residência médica que avalia se eles sabem o básico da medicina) e quem não passa não pode trabalhar como médico. O lado ruim disso é que os médicos após formados ainda terão que fazer residência com salários de residência, que é bem baixo e só depois disso que podem ser médicos
Parabéns pelo canal e pelo conteúdo que você traz. Coisas que deveriam ser ditas na faculdade e que você traz aqui no seu canal
quanto mais médicos melhor para a população, a Saúde não é uma especulação financeira
O problema disso é a qualidade. A maioria é incompetente. Se vc se entrega a qualquer médico, boa sorte.
Excelente vídeo. A realidade é que um percentual muito grande desses formandos em medicina, pensam em praticar medicina somente pra ganhar dinheiro e no status, e esquecem que vão lidar com PESSOAS. O médico é um prestador de serviço e tem concorrência, se ele tratar mau um paciente em uma consulta, o paciente nunca mais volta e ainda disseminará o mau atendimento à sua rede de relacionamento. O negócio envolve pessoas e a elas deve ser o objetivo, o o foco, não o dinheiro, isso é consequência. O bom médico é aquele que gosta de pessoas, seja a classe que for e não faz distinção de raça e nem privilegia ninguém. O problema é que o foco de muitos não é esse.
queria conhecer um medico que nao é assim
Poxa, tem muitos bons! Tive a oportunidade de conhecer alguns durante o internato
@@guimiranda Com seus pares, até podem ser "gente", fora disso...andam com um salto de 50cm. E também já conheci alguns realmente bons e empáticos, no entanto, não são a parte massiva da estatística.
Mas a maioria das profissões é assim mesmo uai kkk. Crescimento e sucesso tem relação direta com bom relacionamento interpessoal. Inclusive o médico pode tranquilamente trabalhar focando em ganhar dinheiro E ser agradável e prestativo com os pacientes. Uma coisa não exclui a outra!
Pior que é verdade, eu faço medicina e assino em baixo do que você disse. Uma grande parte do povo no meu curso só faz medicina para ascender de classe
Sou formado em Direito e posso afirmar, abriram tantos cursos que saturou absurdamente a área, de todos os 40 que se formaram na minha turma, menos de 10 seguiram na profissão. Não a toa somos o país que lidera o ranking de advogados por nº de habitantes. Vejo claramente que a Medicina está seguindo o mesmo caminho, lembro que na minha época começaram a investigar e fecharam alguns cursos de direito que não tinham a menor condição de estarem abertos, por exemplo havia "cursos" que estavam alocados em cinemas, infelizmente a Medicina não está ficando para trás, aqui no RS teve faculdade abrindo curso de medicina que só tinham as matérias mais básicas, pois nem hospital havia, ou seja, tudo em busca do dinheiro. Para quem não sabe, quando há um curso de medicina há por lei uma determinação de repasse do faturamento da faculdade para a cidade investir no SUS, ou seja, chove dinheiro nos cofres públicos (por isso há essa vontade tão grande de lutar pela saúde do país < contém ironia >)
Direito tá saturado a anos já.
mds fiquei com pena de vcs do direito agr
A situação no Brasil é preocupante. A maior parte do dinheiro vem do Agro que é altamente mecanizado hoje, e tende a contratar menos pessoas com IA. Indústria no BR é uma piada, no máximo usa tecnologias de outros países, e por isso não tem demanda por engenheiros formados. Resta serviços (que inclue Medicina) para toda a população cair de cara, e por isso tem tanta saturação, medicina era a única exceção.
A situação no Brasil é preocupante. A maior parte do dinheiro vem do Agro que é altamente mecanizado hoje, e tende a contratar menos pessoas com IA. Indústria no BR é uma piada, no máximo usa tecnologias de outros países, e por isso não tem demanda por engenheiros formados. Resta serviços (que inclue Medicina) para toda a população cair de cara, e por isso tem tanta saturação, medicina era a única exceção.
A situação no Brasil é preocupante. A maior parte do dinheiro vem do Agro que é altamente mecanizado hoje, e tende a contratar menos pessoas com IA. Indústria no BR é uma piada, no máximo usa tecnologias de outros países, e por isso não tem demanda por engenheiros formados. Resta serviços (que inclue Medicina) para toda a população cair de cara, e por isso tem tanta saturação, medicina era a única exceção.u
eu sem nem fazer medicina e achando incrível seu vídeo! kkkk top demais cara
Medicina vai enfrentar os desafios que a odontologia enfrenta a 30 anos. A 40 anos atrás um dentista ganhava mais que um médico.... sei pois me formei a 35 anos, e peguei o final desta fase, com 3 anos de trabalho eu ja tinha 3 apartamentos pagos, e nunca mais essa fase voltou.
nossa! essa eu nao sabia. interessante...
Tão jovem, e com tanta serenidade e visao realista.
Na área de Ti aconteceu a mesma coisa, fui aplicar para uma vaga de estágio e tinha 13 mil candidatos para ganhar 1 salário mínimo. Eu estudo na federal mas nem isso salva pois meu currículo fica no meio de tantos outros. Hoje para conseguir emprego só por meio de indicação.
Qual estado vc mora?
Deixa eu adivinhar... Era JavaScript?
Tá doido? Tem programador trabalhando em home office pra gringa ganhando em dólar
aconteceu tbm com povo ADMINISTRAÇÃO, ENGENHARIA outros
@@danielbatista7824Não tenho dúvidas que tem, mas são todos que conseguem trabalhar home e receber em dollar?
O CFM preocupado com a saúde da população....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rindo até 2050 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... todos sabem que a única preocupação do CFM é a reserva de mercado pra quem pode pagar 10 k de faculdade, mais nada.....
CFM = Cambada de Farsantes do Mito.
Foi esse mesmo CFM que alguns poucos anos atrás falava de tratamento precoce ou que crianças não deveriam ser vacinadas contra a COVID?
nisso eles acertaram
gosta de levar uma picada na bunda né kkk
@@edu_oliveirasim, esse mesmo. Pra vc ver o nível…
Não sei vocês, mas uma prova tipo o revalida só pra quem é fera para conseguir o diploma talvez garantisse a quantidade dos futuros médicos.
Concorrencia é sempre bom independente de qualquer coisa, pois vai forçar o melhoramento e evolução fazendo que alguns individuos se destaquem por prestar um serviço diferente.
Tive uma experiência interessante com médicos no final do ano passado, pois estava com uma dor de garganta forte, que não estava curando sozinha. Então fui até o Plantão de um hospital particular da minha cidade. Lá a médica plantonista disse que eu estava com faringite, e me receitou um antibiótico oral, questionando se eu preferia este antibiótico oral (amoxicilina) ou fazer uma injeção de Benzetacyl. Eu optei pelo remédio oral. Detalhe que esta médica me recomendou tomar água gelada, pois isso melhoraria a dor e olhou minha gargante por, no máximo, 10 segundos. Depois de uns dias, a dor e a infecção passaram, no entanto, a mesma dor voltou novamente em uma semana, o que me fez ir ao plantão de outro grande hospital particular da região. Lá o médico me examinou por uns 15 segundos, disse que eu estava com amigdalite, e me recomendou outro antibiótico, também questionando se eu não preferia tomar a benzetacyl. Eu optei mais uma vez pelo remédio oral. O ciclo se repetiu pela terceira vez, com a dor voltando dentro de uma semana. Dessa vez fui em um médico particular, que me examinou mais atentamente, e me receitou a benzetacyl, dizendo que eu deveria evitar comer e beber alimentos gelados (contrariando a médica 1). Pois bem, com medo da dor, fui lá e fiz a injeção, que na verdade quase nem doeu, e fiquei curado de vez depois de uns 5 dias, mas tive que repetir a injeção depois de 28 dias. A conclusão que eu cheguei é que poderia ter ido na UPA, tomado logo a injeção e acabado ali, sem ter gastado nada. Também percebi que cada médico fez um diagnóstico diferente e dois deles me recomendaram ações diversas para o mesmo problema. Achei frustrante, e isso me fez questionar a qualidade de alguns médicos atuais, mas enfim, pelo menos fui curado graças à penicilina. Rsrs
Qual foi a bezetacil que você tomou? Tive amigdalite aguda e foi necessário tomar 3 na semana e doeu muitooooooo
@@jhrrlx4516 Procurei aqui mas não encontrei mais a receita, provavelmente reteram ela no hospital. Na hora da aplicação, perguntei à enfermeira se ela colocaria anestésico na injeção, e ela disse que não, mas que tentaria fazer não doer muito. Pediu para que eu deitasse e deixasse o músculo relaxado, e realmente funcionou. Diria que foi uma dor 3/10. Acho que talvez eu tenha uma certa tolerância à dor de injeção, sei lá. Pensa pelo lado positivo, pelo menos você já tomou e se curou.
Uma enfermeira com anos de experiência teria te ajudado!
sempre toma injeção, bem melhor e eficaz
@@jhrrlx4516 tomei a versão de mais forte pelo que vi, e sem anestésicos. Segundo a enfermeira, dói menos se a pessoa se deitar de bruços e relaxar o músculo na hora da aplicação. Foi o que eu fiz e deu super certo. Mas pensa pelo lado bom apesar de ter doido em você, pelo menos agora vc está curado.
Eu quero é que se formem 200 mil por ano, um médico por esquina!!! E que acabe essa panelinha!
Uma consulta com um médico ruim é mais deleterio q nenhuma consulta médica
Nosso país tem dimensões continentais e nenhum dos médicos quer ir para os rincões, até cidades grandes os concursos dá deserto, e acham ruim que médicos de outros países ocupem vagas.
Eu quero é que se forme 500 mil. Quanto mais melhor.
O legal é ver as escolas particulares de elite jogando na nossa cara que eles são fábricas de alunos de medicina, mas não falam que esse mercado está apresentando sinais de saturamento. Enquanto a Ciência de dados se mantém forte.
Alguma consulta é melhor que consulta nenhuma.@@bentobento1310
Aqui no meu estado, precisamos de médicos, isso seria ótimo para a nossa localidade 😢😢
A maioria desses novos médicos que estão se formando agora não querem trabalhar no interior no país, muito menos no sertão do nordeste. A maioria querem montar clínicas ou trabalhar nos melhores hospitais
Você tem excelente didática e conteúdo robusto nos vídeos! Parabéns!!
Onde moro há um hospital público no qual todo mês há um caso de algum paciente que foi mandado para casa e acabou morrendo. São pessoas que chegam ao hospital em razão de acidentes e são mandadas embora logo em seguida por estarem "ok" na visão dos médicos e que, horas ou dias depois, falecem em razão de algo que não foi visto. O cenário atual é preocupante.
Eu acho é justo! O mercado costuma nivelar por cima e por baixo. Então, quem for medíocre, não vai sobreviver. Vai ser tipo concurso público no contexto atual: tem mais gente querendo à vaga que vagas disponíveis, e o melhor, a maioria que estão sendo aprovados nos concursos, são pessoas altamente preparadas.
Sem trabalho? Aqui nas unidades básicas de saúde onde eu moro não tem médico nem pra receitar medicamento 😅
Acredite com a qualidade de muitos desses médicos, é melhor que nem tenha.
A Afya está vindo com tudo
A Unimed agradece, e os acionistas também.
Quanto mais, melhor. Que aumente mais ainda.
Moro em Brasília maior número de psiquiatras por metro quadrado do Brasil . Vamos comparar profissionais diferentes farmáceuticos , hoje Brasília DF forma 300 a 500 farmacêuticos por ano e não tem nem metade de emprego para todos oque está ocorrendo maioria indo para o sul do país lá tem muitos empregos . Não será a mesma solução para o médico ? Ir para interior para aonde médicos não querem ir ? Medicina apenas para ganhar 50 mil por mês ? Infelizmente coisas mudaram
UPA da Ceilandia teve ser fechada por falta de médicos, *fora toda rede saúde existe faltas de profissionais.* nas emergências ai coisa é mais grave ainda. privado tbm não esta melhor não
O hospital da Santa Maria tem uma ótima estrutura mas não tem médicos.
Vai trabalhar um dia num bairro barra pesada para ver
Para os recém formados em medicina deveria ter uma prova para pode exercer a profissão como os advogados, pois realmente o que eu tenho visto é péssimos médicos., não sabendo nem fazer um diagnostico. .Triste realidade.😢
A coisa ta feia, terminei o Ensino médio agr, so tenho vontade de fazer medicina e esse problema da saturação do mercado médico ta me assustando...
Calma! Os bons sempre terão espaço
Não faltará trabalho, mas uma coisa que é certa é a lei do mercado, a da oferta e demanda. Isso fará com que os salários reduzam inevitavelmente...
Espaço não significa muita coisa, quando os multiplicadores estão ruins, nenhum espaço do mundo vai fazer a coisa ficar melhor.@@guimiranda
Todos os mercados estão saturados.
Vai para o exterior. Eu achava isso quando fiz Direito. Eu sou diferenciada. Não é bem assim, a saturação do mercado te ferra sim.
Se for para baixar os preços das consultas e exames, será bem vinda. Não é fácil pagar 200 numa consulta, ou esperar meses numa fila do SUS. Adquiri uma fascia plantar há 6 meses. Entrei na fila do SUS para o tratamento. Depois de ver vários vídeos na Internet, segui os cuidados. Quando a consulta saiu. Já estava curado.
A questão que vejo é ganhar 30k, 40k ou mesmo 50k sem muita qualidade de vida. Conheço médicos que simplesmente viveram experiências de adoecimento mental durante o curso e depois de formados. Esse é um cenário hoje a ser considerado. O equilíbrio na jornada de trabalho é importante!
E o dentista recém formado, que se ganhar 3000 mil por mês é lucrooo
A prefeitura paga menos que isso pra minha mãe que é dentista
@@vitormascarenhas4884 Pra vc ter ideia como tá a coisa
Não vou ao dentista há mais de dez anos. Meus dentes estão ótimos. Tudo que há de novo eu busco na internet, não preciso ir ao dentista pra me informar.
daqui 10 anos um pedreiro vai ganhar mais que médico.
Isso e ótimo, é bom que faz medicina quem realmente gosta, e deixa esses filhos de papai vagando por ai.
Que maravilha!!!
Eu acho é pouco, tem que ter mais médicos. E ainda tem um "agravante": a população brasileira está perto de estagnar e começar a cair, então a proporção de médicos por habitantes vai aumentar MAIS RÁPIDO AINDA. Na verdade, se não abrissem mais nenhuma vaga de medicina a partir de hoje, esse processo de aumento da proporção já é irreversível.
A regra é clara: não tem vaga pra todo mundo. O mercado vai escolher os melhores. Não há por que se preocupar
Balela, o mercado compra os picaretas, quem tem facilidade pra expor a propria imagem, a blogueirinha linda do instagram, o carinha bombado, esses sim cheios de clientes. Agora o gordinho nerd timido, que tem apenas meia duzia de pessoas nas redes sociais se fode. Invistam em IMAGEM, vendam uma vida falsa e sejam felizes (contem ironia)
Isso acontece em todas as áreas
Medicina no SUS: Paga cada vez menos e não corrige os valores. Calotes frequentes.
Medicina para convênios: Negociação mt difícil com os planos pelos valores das consultas e procedimentos. Quem ganha dinheiro mesmo é o hospital, clínicas de imagem/exames e os laboratórios prestadores de serviço.
Medicina particular (mesmo): Para muito poucos. Tem que investir em mkt, consultório (despesas), branding...
Com o tempo cada um acha o seu caminho.
Para quem está na faculdade agora, melhor conselho: façam o USMLE e se mandem pros EUA.
Mesmo assim eu como farmacêutico vejo a população com pouco acesso a medicina , procuram medicamentos sem receitas por não ter acesso não ter condição de pagar consulta . Planos de saúdes estão cada dia mais caros e inacessíveis . Aqui na redondeza de Brasília já paguei várias vezes consulta por 80$ 100$ do lado da unidade saúde grátis do governo
A maior parte dos médicos consegue ser de menos valia do que uma pesquisa no google, não que o google saiba mais, mas a falta de vontade do médico o torna praticamente um poste recitador de qualquer coisa.
A maioria formado em particular amigo, filho de milionário ou classe média alta, pagam mais de 10000 numa faculdade…
Que bom que tá aumentando, ruim séria a falta.
Gosto do seu canal por ser o mais realista da condição médica no Brasil, mas precisamos
Se medicina tá assim, imagine outras áreas de formação...
Então cadê os médicos? Aqui onde moro é em várias cidades próximas não temos médicos suficientes. Uma consulta demora meses, por conta da falta de especialistas.
Espero que os novos médicos que forem atuar na rede pública de saúde não faça igual aos atuais medicos fazem. Um desrespeito para a população.
Os que vão entrar serão ainda piores...acredite...
Ouço isso há muito tempo, mesmo assim faltam médicos, pode olhar o processo seletivo de SC, um baita estado com vagas não preenchidas, no norte então...
*conselho federal de medicina deveria fazer tbm OAB da medicina para separar médico bom dos mal medico que lida com vida, como advogado e contador.*