Vídeo atualizado para uma versão mais recente: th-cam.com/video/kvhPIafs1J0/w-d-xo.html Dica para quem não possui um raster classificado como no vídeo: realize a reclassificação do raster para converter os valores decimais em números inteiros e assim conseguir extrair as áreas. Link com tutorial: th-cam.com/video/yr_TcAWP8WI/w-d-xo.html
Muito bom! Adoro demaaais os seus vídeos! Neste, por exemplo, você teve atenção até de explicar caso a caixa de ferramentas não aparecesse na aba Processar! Obrigada Geoaplicada e muito sucesso pra vc!
Como sempre, você dando show nos tutoriais. Só gostaria de acrescentar uma dica, no Qgis 3.4 existe a opção de marcar a caixa "Do not report no data cells" para não computar os pixels sem valor.
ah legal! eu peguei e diminui o valor com dados e sem dados do valor total manualmente mesmo depois hehehe mesmo assim, os tutoriais dela são incríveis mesmo né!
Olá Vitor, eu importo o arquivo txt no excel e calculo por lá, mas na ferramenta, no mesmo lugar onde tem as unidades, tem uma opção de percentual, você pode fazer o teste com ela.
Olá, eu já tendo o NDVI classificado com 5 classes e quando tento fazer o procedimento da mais de 200 opções. No caso mesmo tendo o NDVI já classificado eu teria que reclassificar mesmo assim para dar certo?
Parabéns pelo vídeo. Queria saber se a diferença entre o comando "r.report" e o "r.surf.area" é que o primeiro é utilizado para imagens classificadas, ou teria mais alguma diferença?
Oi Charles, não tinha usado essa ferramenta ainda, mas pelo que vi o r.surf.area mostra a área geral do raster, não a subdivisão por classes, além disso, o r.report calcula outras estatísticas, inclusive percentuais. Dá uma olhada nestes links: grass.osgeo.org/grass76/manuals/r.surf.area.html e grass.osgeo.org/grass76/manuals/r.report.html
Excelente tutorial. Tenho uma dúvida, estou trabalhando com ortomosaico de alta resolução, imagem bem pesada e ao reclassificar utilizei a ferramenta "reclassificar por camada" para ganhar mais exatidão ao invés do r.recode visto que a reclassificação deste último não ficou tão boa quanto o primeiro. Consegui um bom produto do talhão analisado, porém ao realizar o cálculo através do tutorial, já está processando há mais de 12 de horas, seria isso comum por tratar de um raster muito pesado (2,5 GB)? Desde já, obrigado.
Olá Jean, não é normal demorar tanto tempo assim. Faça o teste com uma área pequena para saber é algum problema de memória do computador, você também pode mudar o tipo de dado da imagem para deixá-la menor na opção de conversão do menu raster (byte, UInt16, por exemplo).
Gostaria de fazer uma pergunta. Quando eu tenho uma imagem raster (MAPBIOMAS por exemplo) com os pixels classificados já em varias categorias. Mas essa imagem é de um Bioma, e eu gostaria de classificar por municipio. Eu consigo fazer o report por município, ao invés da imagem raster toda? Se sim, como?
Olá Gabriel, você precisa do dado para todos os municípios do bioma ou só para um município? Se for para todos, você pode fazer o recorte em lote do bioma com os shapefiles dos municípios e depois calcular a área das classes para cada município usando o processamento em lote no r.report. Também pode usar as estatísticas zonais para extrair a contagem de pixel de cada classe nos polígonos (usando o bioma como raster de entrada e um shapefile com todos os municípios no qual será armazenado o valor), nesse caso teria que fazer várias vezes o procedimento, para cada classe, depois multiplicar a contagem de pixels pela área do pixel para obter a área da classe dentro do município, é um processo trabalhoso.
E se você estiver trabalhando com o dado do Mapbiomas da coleção 5, pode pegar esses dados em uma planilha que tem no site (mapbiomas.org/estatisticas)
Bom dia Geoaplicada. Acabei de fazer a reclassificação, e acabei de executar r.report, ele executa mas não abre a tela com os calculos da area.. ja procurei na pasta salva e não gerou o arquivo. Poderia me dar um suporte, se não for incomodo claro.
Boa tarde! Primeiramente obrigada pelos vídeos, são ótimos! Estava tentando fazer o procedimento mas ele não conclui. Eu baixei os dados do map biomas do site, reclassifiquei com a tabela deles, mas não estou conseguindo verificar se as propriedades do raster estão coerentes para executar esse comando do vídeo e posteriormente identificar o erro. Alguma sugestão para verificar esse 'requisitos' do raster ?
Boa noite, obrigada. Todos são arquivos raster com classes de números inteiros? Se forem números decimais, tem que primeiro reclassificar. Veja um exemplo: th-cam.com/video/yr_TcAWP8WI/w-d-xo.html
Olá Maria. Se precisar fazer cálculos é melhor dividir a área no meio e trabalhar com dois fusos, ou utilizar sistemas mais locais como RTM ou LTM. Se sua área for grande também é possível converter para a projeção de albers para cálculo de área (criando um SRC personalizado) ou policônica para cálculo de distâncias. Temos um vídeo sobre a projeção de Albers: th-cam.com/video/RytkiIwgVos/w-d-xo.html
Muito obrigado pelo vídeo me ajudou bastante! Agora, e se nesse mapa houvesse outra camada sobreposta indicando os vários municípios, como eu poderia calcular a área dessas 5 classes para cada município? Mais uma vez, grato! Pessoas que fazem vídeos assim como o seu vão pro céu kkkkk, abraço.
Oi Jacques, obrigada! Você faria o recorte do raster para obter uma classificação para cada município e depois recalculava os valores dos pixels usando a ferramenta do GRASS. Para fazer o recorte tem que primeiro individualizar os municípios (th-cam.com/video/_Q8jNOkr6iA/w-d-xo.html) e depois fazer um recorte de raster em lote para automatizar o processo (th-cam.com/video/hxVXbyAcyQE/w-d-xo.html - no seu caso vai ser um processo um pouco diferente do vídeo).
Muito obrigada pelo video :) Sou iniciante no QGIS e pretendo realizar a analise descrita no seu tutorial a partir de uma imagem png. A imagem consiste em um mapa com a distribuiçao da velocidade do vento por municipio, a graduaçao da cores identifica a velocidade vento em cada municipio(ex: verde = 5 m/s, vermelho = 7 m/s). Ja criei o mapa georreferenciado a partir da imagem no entanto, como posso fazer para identificar as classes como voce indica no inicio do video( verde = vegetacao, amarelo = agropecuaria) ? Agradeço imensamente desde ja.
Olá Joyce! Existem duas formas de diferenciar as classes, no seu caso de velocidade do vento. Uma é realizar uma classificação automática utilizando, por exemplo, o plugin dzetsaka (veja esse tutorial th-cam.com/video/f_FukqJXAio/w-d-xo.html), a outra forma é vetorizar a imagem, criando os polígonos manualmente e depois diferenciando-os com cores de acordo com a velocidade.
Muito obrigada pelo retorno!! Eu ainda estou tentando entender direitinho o que o QGIS pode fazer entao estou com muitas duvidas, me desculpe. No meu caso, eu nao pretendo criar um mapa de cores, eu ja tenho um mapa(.tif) que é graduado de acordo com a velocidade do vento. Esse mapa vem de uma imagem png que eu georreferenciei no QGIS.Eu gostaria de calcular por exemplo, a area total correspondente a cada velocidade. Entao, eu necessito que o QGIS identifique as cores presentes na minha imagem. Posso lhe enviar um mail? Agradeço imensamente.
Oi Joyce, pode enviar um email com o print do seu mapa para o jocilene@geoaplicada.com. Mesmo que ele seja um tif, é necessário que possua as classes separadas para poder calcular a área.
Testei pra um raster com duas classes (0 e 1), porém aparece 3 resultados de área quando gero, um com um * que indica provavelmente um "sem dados", acabo que não consigo identificar qual seria o 0 e o 1 pois aparece códigos na rotulagem :(
Olá Laurizio, as classes ficaram delimitadas porque a imagem utilizada como fonte já é um raster classificado, não é uma composição colorida padrão. O raster que você está usando tem classes separadas?
@@fernandafonseca8041, provavelmente seu raster não está classificado com números inteiros, pode ser que ele esteja extraindo as áreas dos pixels isoladamente.
Antes de calcular a área você precisa reclassificar o raster, convertendo as classes de interesse em números inteiros. Veja se este vídeo ajuda: th-cam.com/video/yr_TcAWP8WI/w-d-xo.html
Olá, boa tarde. Ótimo seu tutorial porém ao reproduzir não obtive resultado nenhum, segui exatamente o que você fez mas só apareceu report em resultados
Olá Debora, detalhe mais em qual momento deu erro para poder lhe ajudar. Certifique-se que está salvando os arquivos e as pastas sem acentos e espaços também.
@@Geoaplicada fiz a classificaçao da imagem com o dzetsaka. Fiz um que tinha 7 classes e outra com 15. Segui o passo a passo desse video, e com o arquivo com 7 classificaçoes consegui as areas, mas no de 15 classes, fiz a mesma coisa, o mesmo passo a passo e nao gerou. O nome esta correto, sem assentos ou espaços
Debora, talvez não funcione porque a quantidade de classes é grande e elas podem não ser representativas o suficiente para o algoritmo conseguir diferenciar uma da outra. Particularmente, eu nunca faço classificação supervisionada com essa quantidade de classes, 7 já é uma quantidade grande. Caso você precise desse detalhamento, sugiro utilizar a classificação orientada a objetos (ainda assim não sei se funciona) ou classificar através de interpretação visual, vetorizando a imagem.
Vídeo atualizado para uma versão mais recente: th-cam.com/video/kvhPIafs1J0/w-d-xo.html
Dica para quem não possui um raster classificado como no vídeo: realize a reclassificação do raster para converter os valores decimais em números inteiros e assim conseguir extrair as áreas.
Link com tutorial: th-cam.com/video/yr_TcAWP8WI/w-d-xo.html
Que tutorial incrível, você não tem ideia de quanto tempo eu passei procurando uma ferramenta que fizesse este cálculo. Obrigado!!! parabéns!!!!!
ótima ferramenta, usei ela anos atrás para a publicação de um trabalho e já tinha esquecido... muito bom relembrar
Muito bom! Adoro demaaais os seus vídeos! Neste, por exemplo, você teve atenção até de explicar caso a caixa de ferramentas não aparecesse na aba Processar! Obrigada Geoaplicada e muito sucesso pra vc!
Você é um anjo. Seus tutoriais estão salvando meu TCC
Como sempre, você dando show nos tutoriais. Só gostaria de acrescentar uma dica, no Qgis 3.4 existe a opção de marcar a caixa "Do not report no data cells" para não computar os pixels sem valor.
ah legal! eu peguei e diminui o valor com dados e sem dados do valor total manualmente mesmo depois hehehe mesmo assim, os tutoriais dela são incríveis mesmo né!
Muito obrigado!
Que tutorial incrível
Obg por compartilhar!!!
Muchas gracias, saludos desde México
Maravilhosa aula!
Muito bom! É possível calcular a porcentagem que cada classe ocupa no polígono?
Olá Vitor, eu importo o arquivo txt no excel e calculo por lá, mas na ferramenta, no mesmo lugar onde tem as unidades, tem uma opção de percentual, você pode fazer o teste com ela.
Thank you very much, you're my hero!!! Obrigado!
Olá, eu já tendo o NDVI classificado com 5 classes e quando tento fazer o procedimento da mais de 200 opções. No caso mesmo tendo o NDVI já classificado eu teria que reclassificar mesmo assim para dar certo?
olá, se está dando todas essas classes precisa reclassificar sim, sugiro esta ferramenta: th-cam.com/video/yr_TcAWP8WI/w-d-xo.html
excelente!
Parabéns pelo vídeo. Queria saber se a diferença entre o comando "r.report" e o "r.surf.area" é que o primeiro é utilizado para imagens classificadas, ou teria mais alguma diferença?
Oi Charles, não tinha usado essa ferramenta ainda, mas pelo que vi o r.surf.area mostra a área geral do raster, não a subdivisão por classes, além disso, o r.report calcula outras estatísticas, inclusive percentuais.
Dá uma olhada nestes links: grass.osgeo.org/grass76/manuals/r.surf.area.html e grass.osgeo.org/grass76/manuals/r.report.html
Ótimo tutorial. Direto e objetivo. Só o áudio que ficou um pouco baixo. Parabéns!
Obrigada, nos vídeos mais recentes fizemos ajustes no áudio :)
Excelente tutorial. Tenho uma dúvida, estou trabalhando com ortomosaico de alta resolução, imagem bem pesada e ao reclassificar utilizei a ferramenta "reclassificar por camada" para ganhar mais exatidão ao invés do r.recode visto que a reclassificação deste último não ficou tão boa quanto o primeiro. Consegui um bom produto do talhão analisado, porém ao realizar o cálculo através do tutorial, já está processando há mais de 12 de horas, seria isso comum por tratar de um raster muito pesado (2,5 GB)? Desde já, obrigado.
Olá Jean, não é normal demorar tanto tempo assim. Faça o teste com uma área pequena para saber é algum problema de memória do computador, você também pode mudar o tipo de dado da imagem para deixá-la menor na opção de conversão do menu raster (byte, UInt16, por exemplo).
Amazing, thank you so much!
Gostaria de fazer uma pergunta. Quando eu tenho uma imagem raster (MAPBIOMAS por exemplo) com os pixels classificados já em varias categorias. Mas essa imagem é de um Bioma, e eu gostaria de classificar por municipio. Eu consigo fazer o report por município, ao invés da imagem raster toda? Se sim, como?
Olá Gabriel, você precisa do dado para todos os municípios do bioma ou só para um município? Se for para todos, você pode fazer o recorte em lote do bioma com os shapefiles dos municípios e depois calcular a área das classes para cada município usando o processamento em lote no r.report. Também pode usar as estatísticas zonais para extrair a contagem de pixel de cada classe nos polígonos (usando o bioma como raster de entrada e um shapefile com todos os municípios no qual será armazenado o valor), nesse caso teria que fazer várias vezes o procedimento, para cada classe, depois multiplicar a contagem de pixels pela área do pixel para obter a área da classe dentro do município, é um processo trabalhoso.
E se você estiver trabalhando com o dado do Mapbiomas da coleção 5, pode pegar esses dados em uma planilha que tem no site (mapbiomas.org/estatisticas)
Bom dia Geoaplicada.
Acabei de fazer a reclassificação, e acabei de executar r.report, ele executa mas não abre a tela com os calculos da area.. ja procurei na pasta salva e não gerou o arquivo. Poderia me dar um suporte, se não for incomodo claro.
Oi Josemar, seu raster possui valores inteiros? Qual a versão do seu QGIS?
@@Geoaplicada eu tive o mesmo problema. Meus rasters foram obtidos do Biomaps e meu qgis é o 3.20. você pode me ajudar?
@@ivaniaclea6533 Olá, teste com a versão LTR do QGIS, a 3.16: qgis.org/downloads/QGIS-OSGeo4W-3.16.11-1-Setup-x86_64.exe
Boa tarde! Primeiramente obrigada pelos vídeos, são ótimos! Estava tentando fazer o procedimento mas ele não conclui. Eu baixei os dados do map biomas do site, reclassifiquei com a tabela deles, mas não estou conseguindo verificar se as propriedades do raster estão coerentes para executar esse comando do vídeo e posteriormente identificar o erro. Alguma sugestão para verificar esse 'requisitos' do raster ?
Olá Jussara, você escolhe a opção "paletizado - valores únicos" da aba simbologia do raster.
Olá, boa noite. Ótimo vídeo!!! Mas eu tento rodar e em um conjunto de dados funciona perfeitamente, já em outro não. Pq será ?
Boa noite, obrigada. Todos são arquivos raster com classes de números inteiros? Se forem números decimais, tem que primeiro reclassificar. Veja um exemplo: th-cam.com/video/yr_TcAWP8WI/w-d-xo.html
Geoaplicada, e se a área raster ocupar mais de uma zona UTM?
Olá Maria. Se precisar fazer cálculos é melhor dividir a área no meio e trabalhar com dois fusos, ou utilizar sistemas mais locais como RTM ou LTM. Se sua área for grande também é possível converter para a projeção de albers para cálculo de área (criando um SRC personalizado) ou policônica para cálculo de distâncias. Temos um vídeo sobre a projeção de Albers: th-cam.com/video/RytkiIwgVos/w-d-xo.html
Como faço no ArcMap 10.5 ou 10.8?
Olá, não sei se tem essa opção no ArcMap. O que costumam fazer é converter para vetor e depois calcular a área do vetor.
Muito obrigado pelo vídeo me ajudou bastante! Agora, e se nesse mapa houvesse outra camada sobreposta indicando os vários municípios, como eu poderia calcular a área dessas 5 classes para cada município? Mais uma vez, grato! Pessoas que fazem vídeos assim como o seu vão pro céu kkkkk, abraço.
Oi Jacques, obrigada! Você faria o recorte do raster para obter uma classificação para cada município e depois recalculava os valores dos pixels usando a ferramenta do GRASS. Para fazer o recorte tem que primeiro individualizar os municípios (th-cam.com/video/_Q8jNOkr6iA/w-d-xo.html) e depois fazer um recorte de raster em lote para automatizar o processo (th-cam.com/video/hxVXbyAcyQE/w-d-xo.html - no seu caso vai ser um processo um pouco diferente do vídeo).
@@Geoaplicada mais uma vez, obrigadão! Feliz ano novo!
Feliz ano novo :)
Muito obrigada pelo video :) Sou iniciante no QGIS e pretendo realizar a analise descrita no seu tutorial a partir de uma imagem png. A imagem consiste em um mapa com a distribuiçao da velocidade do vento por municipio, a graduaçao da cores identifica a velocidade vento em cada municipio(ex: verde = 5 m/s, vermelho = 7 m/s). Ja criei o mapa georreferenciado a partir da imagem no entanto, como posso fazer para identificar as classes como voce indica no inicio do video( verde = vegetacao, amarelo = agropecuaria) ? Agradeço imensamente desde ja.
Olá Joyce! Existem duas formas de diferenciar as classes, no seu caso de velocidade do vento. Uma é realizar uma classificação automática utilizando, por exemplo, o plugin dzetsaka (veja esse tutorial th-cam.com/video/f_FukqJXAio/w-d-xo.html), a outra forma é vetorizar a imagem, criando os polígonos manualmente e depois diferenciando-os com cores de acordo com a velocidade.
Muito obrigada pelo retorno!! Eu ainda estou tentando entender direitinho o que o QGIS pode fazer entao estou com muitas duvidas, me desculpe. No meu caso, eu nao pretendo criar um mapa de cores, eu ja tenho um mapa(.tif) que é graduado de acordo com a velocidade do vento. Esse mapa vem de uma imagem png que eu georreferenciei no QGIS.Eu gostaria de calcular por exemplo, a area total correspondente a cada velocidade. Entao, eu necessito que o QGIS identifique as cores presentes na minha imagem. Posso lhe enviar um mail? Agradeço imensamente.
Oi Joyce, pode enviar um email com o print do seu mapa para o jocilene@geoaplicada.com. Mesmo que ele seja um tif, é necessário que possua as classes separadas para poder calcular a área.
Testei pra um raster com duas classes (0 e 1), porém aparece 3 resultados de área quando gero, um com um * que indica provavelmente um "sem dados", acabo que não consigo identificar qual seria o 0 e o 1 pois aparece códigos na rotulagem :(
Oi Matheus, faz o seguinte: primeiro use a calculadora raster para exportar apenas a classe que você deseja e depois realize o procedimento do vídeo.
Como faz para ficar apenas as classes delimitadas como no vídeo? Fiz os mesmos procedimentos, entretanto gerou 255 unidade de área.
Olá Laurizio, as classes ficaram delimitadas porque a imagem utilizada como fonte já é um raster classificado, não é uma composição colorida padrão. O raster que você está usando tem classes separadas?
@@Geoaplicada Oie, o meu raster assim como o do Laurizio gerou 255 unidades de área. Poderia me auxiliar?
@@fernandafonseca8041, provavelmente seu raster não está classificado com números inteiros, pode ser que ele esteja extraindo as áreas dos pixels isoladamente.
Antes de calcular a área você precisa reclassificar o raster, convertendo as classes de interesse em números inteiros. Veja se este vídeo ajuda: th-cam.com/video/yr_TcAWP8WI/w-d-xo.html
Olá, boa tarde. Ótimo seu tutorial porém ao reproduzir não obtive resultado nenhum, segui exatamente o que você fez mas só apareceu report em resultados
Bom dia Thiago! São quantas classes e qual o tamanho da sua área? Tem como você enviar um link com o print da tela para eu verificar?
São 5 classes, não sei o tamanho da área sou novo no qgis. Você teria email para eu mandar o link com o print ?
Sim, envia o print da classificação também: jocilene@geoaplicada.com
Eu não consegui a área. Fiz a primeira vez e deu certo, e nas outras não deu mais
Olá Debora, detalhe mais em qual momento deu erro para poder lhe ajudar. Certifique-se que está salvando os arquivos e as pastas sem acentos e espaços também.
@@Geoaplicada fiz a classificaçao da imagem com o dzetsaka. Fiz um que tinha 7 classes e outra com 15. Segui o passo a passo desse video, e com o arquivo com 7 classificaçoes consegui as areas, mas no de 15 classes, fiz a mesma coisa, o mesmo passo a passo e nao gerou. O nome esta correto, sem assentos ou espaços
Aparece algo relacionado ao erro python
Debora, talvez não funcione porque a quantidade de classes é grande e elas podem não ser representativas o suficiente para o algoritmo conseguir diferenciar uma da outra. Particularmente, eu nunca faço classificação supervisionada com essa quantidade de classes, 7 já é uma quantidade grande. Caso você precise desse detalhamento, sugiro utilizar a classificação orientada a objetos (ainda assim não sei se funciona) ou classificar através de interpretação visual, vetorizando a imagem.
Debora, tenta salvar os arquivos em outra pasta para ver se dá certo.