Atenção, nas versões mais recentes do QGIS só existe o QGIS desktop, não existe mais o QGIS with GRASS. Se o GRASS não vier configurado no QGIS desktop, verifique se o "GRASS GIS provider" está desabilitado no gerenciador de Complementos do menu Complementos.
Geoaplicada, poderia fazer um video explicando como converter um .tif para .ecw no qgis. Esse formato é mais "leve" para se trabalhar no cad. Estou tentando porem só esta dando erro. Agradeço.
Muito bom 🥰 farei no meu próximo mapa. Consegui "resolver" meu problema com o plugin oursins, foi feito a camada, mas não apareceu a tabela, aí fui colocando as linhas e dados manualmente na tabela de atributos, mas as linhas não tinham curvas, pelo menos aprendi a técnica.
Legal Nathaly, também já inseri manualmente as linhas. Tem como deixá-las curvadas criando uma "feição circular" ao invés da linha normal. Para encontrar esse ícone você tem que ativar a barra "Ferramentas de digitalização de forma" clicando com o botão direito do mouse na parte cinza superior do QGIS.
Seguindo algumas recomendações, decidimos deixar nosso Pix, caso você queira colaborar com o projeto: "jocilene.geoaplicada@gmail.com" (Jocilene Barros). Muito obrigada.
@@andersonribeiro6115 não vi sua mensagem antes, acho que não chegou a notificação, mas pode enviar e-mail para jocilene.geoaplicada@gmail.com que respondemos por lá.
Ótima aula. Obrigado. Fiz o procedimento e o resultado foi como esperado, mas a Tabela de Atributos traz apenas a identificação das classes. Gostaria de saber como faço para ter uma coluna com os valores de cada polígono.
Obrigada José, esse procedimento é feito depois pela calculadora de campo. Veja estes vídeos: th-cam.com/video/i9Jg4XMsMM0/w-d-xo.html e th-cam.com/video/NmLF80e8Ws8/w-d-xo.html
Bom dia. Existe algum tutotial que me ajude a calcular o uso e cobertura da terra de vários shappfiles (polígonos dos parques eólicos) a partir de uma arquivo raster do Estado da Bahia de uso e cobertura do Mapbiomas.
Boa noite! Você pode fazer o recorte em lote do raster com base nos shapefiles (th-cam.com/video/hxVXbyAcyQE/w-d-xo.htmlsi=fPoMFnwvmJoa19IU no seu caso tem que repetir o raster e inserir diferentes polígonos), vai gerar vários arquivos. Depois disso você pode usar o r.report em lote para obter a área das classes de uso e cobertura dos rasters (só tenho o vídeo sem ser em lote, mas você clica na parte inferior pra usar o processo em lote: th-cam.com/video/kvhPIafs1J0/w-d-xo.htmlsi=aHJBEkGUs7v3-jEa). Existe também a possibilidade de usar o modelador gráfico ou scripts, mas não tenho tutorial sobre isso.
Boa tarde. Parabéns pelas aulas e pela qualidade do seu trabalho. Estou com um problema de transformação que gostaria de saber se você pode me ajudar. Eu tenho um raster de declividade e gostaria de poligonizar para tentar extrair só áreas de declividade das classes 1 e 2, dentro de um conjunto que varia de 1 a 5. Quando usei seu método o arquivo de saída ficou incompleto (não transformou tudo) e as classes não foram transformadas. Quando eu abri a tabela de atributos do Shp as classes estavam em números completamente diferentes.
Boa tarde e obrigada, Ruan. No seu caso primeiro tem que reclassificar o raster (convertendo de valores contínuos para discretos) para depois converter para shapefile. Recomendo utilizar o r.reclass do GRASS no QGIS: grass.osgeo.org/grass76/manuals/r.reclass.html
Quando eu fiz a conversão de raster para vetor, apareceu uma coisa diferente, apareceu imagem espelhada de cabeça para baixo com o nome "Vetorizado", porém dois ícones à direita dizendo: "É apenas uma camada temporária" e "a camada não possui um sistema de coordenadas definido!". Como resolvo isso?
Olá, seu raster deve estar sem SRC, tem que verificar antes qual o SRC correto dele e indicar nas propriedades dele (se ele for georreferenciado e apenas o QGIS não estiver indicando) ou então georreferenciá-lo, e só depois vetorizar.
Olá! Não consegui converter por nenhum dos dois métodos :/ Pela ferramenta do QGIS aparece esse erro: UnicodeDecodeError: 'utf-8' codec can't decode byte 0xe3 in position 127: invalid continuation byte Já pela ferramenta do GRASS diz que "a camada não foi gerada corretamente". O que pode estar acontecendo?
Bom dia Claudio, as camadas são iguais em qual sentido? Detalhe mais por favor. É possível unir shapefiles em um só, preferencialmente se possuírem uma coluna com mesmo nome e mesmo tipo de dado. Você faz isso realizando a união de camadas pelo Menu Vetor > Gerenciar dados > Mesclar camadas vetoriais.
@@Geoaplicada boa tarde. Me refiro a união de campos iguais na tabela de atributo. Por exemplo unir na tabela de atributo todas as classes 3 em uma unica classe 3.
Olá Boa tarde! Baixei o raster de uso e cobertura da Caatinga e Mata Atlântica do mapbiomas. Fiz o recorte pra área da minha bacia, porém não consigo mesclar os shapes, tive que fazer separado. Tentei converter em vetor como você faz no vídeo, mas estava demorando muito ( por exemplo já tava em 85 minutos) sendo que é uma área que não é tão grande assim.
Boa tarde Ludimila, faça o inverso, primeiro mescle os arquivos raster recortados e depois converta para vetor. A demora vai depender do tamanho da área e capacidade de processamento do computador. Se mesmo assim não conseguir, sugiro aumentar o tamanho do pixel do raster e fazer a conversão para vetor, seria uma reamostragem usando a opção de reprojetar raster e alterando o pixel para 1 km, por exemplo.
@@Geoaplicada Oi bom dia! Obrigada pela atenção de sempre. Eu não consegui mudar o pixel, não encontrei a opção reprojetar. Mas baixei pelo Toolkit do mapbiomas o raster de uso do meu estado e depois fiz o recorte pra minha bacia. Tentei converter para vetor pelo Gdal e coloquei de noite antes de dormir e deixei porque tava demorando muito, agora pela manhã vi que ele vetorizou, porém acho que não habilitei essa função ( usar 8 connectedness) tá estranho, bem lento toda vez que aproximo ou afasto e quando tento selecionar um polígono, ele seleciona a área do município e mostra a informação do polígono.
De nada. Realmente vai depender do tamanho da área e das configurações do PC. Qual o valor de área da bacia que você está estudando? ... A opção de projetar fica no menu Raster > Projeções > Reprojetar coordenadas. Em "resolução do arquivo de saída" você coloca o tamanho do pixel e escolhe o SRC de destino considerando uma projeção plana para poder inserir um valor de tamanho de pixel em metros.
@@Geoaplicada Cortei o raster de uso e ocupação do mapbiomas para minha área de interesse, depois consegui vetorizar ele ( achei que ficaram muito polígonos, toda hora que mexo a imagem fica carregando). É possível reclassificar um polígono? por exemplo no mapbiomas tem os polígonos da infraestrutura urbana, se eu quiser dividi-los em municípios de baixa densidade e alta densidade ? Você presta consultoria? Abraços desde já agradeço a atenção de sempre.
Eu tenho um vetor com a classificação do tipo de solo e gostaria de transformar esse vetor em raster, é possível? Parabéns pelos vídeos, sempre me ajudam muito.
Obrigada Lizandra, sim. No mesmo menu raster tem a opção de converter vetor para raster (rasterizar) ou pelo grass, pesquisando no menu processar, "v.to.rast".
Olá, deixei na descrição do vídeo, é o 3.10. Mas no seu caso talvez esteja com um problema com o Processing, veja este vídeo sobre ele: th-cam.com/video/3n19YFPK3Ug/w-d-xo.html
Olá, nas versões mais recentes do QGIS só existe o QGIS desktop, não existe mais o QGIS with GRASS. Se o GRASS não vier configurado no QGIS desktop, verifique se o "GRASS GIS provider" está desabilitado no gerenciador de Complementos do menu Complementos.
boa noiteee, por favorrrr pode me socorrer? Eu segui tudo no vídeo e consegui converter, agora estou precisando trabalhar com os dados nele (peguei uma determinada área ao longo dos anos e gostaria de comparar o crescimento e a perda de vegetação nela), mas estou perdidinho com essa quantidade de feições
Explicando melhor, peguei os dados da mata atlântica no mapbiomas e peguei a vegetação de uma determinada área (minha área de estudo), agora só falta saber os valores que aumentaram ou diminuiriam nas medições, mas não tô conseguindo fazer isso :/ poderia me ajudar?
Boa tarde Arthur, você pode calcular a área em diferentes anos utilizando o próprio raster do mapbiomas pelo r.report (th-cam.com/video/JaTpUivPtQ8/w-d-xo.html) e depois importar os dados para uma planilha eletrônica e calcular a diferença, ou pode calcular a área dos polígonos (primeiro mesclando para ficar um polígono para cada classe th-cam.com/video/ZTaFZzo6urQ/w-d-xo.html) ou fazendo somatório de polígonos (th-cam.com/video/yr7ihmFxvGk/w-d-xo.html), pegar os valores resultantes dos anos e calcular a diferença em uma planilha eletrônica também.
@@Geoaplicada Boa tarde, muitooo obrigado, testarei aqui, espero conseguir kkkkkk estava ficando desesperado, você faz um trabalho excelente, parabéns pelos vídeos :D
Resolvi 90% do meu problema. Consegui gerar o arquivo vetorial. Acontece que a coluna com as classes não foi criada. Mas estão lá distribuídas. Como posso usar a seleção pela tabela de atributos de grupos específicos de classes?
Olá Gustavo, não. Primeiro você deve salvar como raster e depois pode converter para shapefile. Veja este vídeo: th-cam.com/video/uVKpoGV2xpA/w-d-xo.html É para o plugin Quickmapservices, mas também funciona com WMS.
Boa tarde , tenho uma dúvida, eu não consigo ver todos os polígonos da shapefile. Não percebo o que , já que eles estão todos ativados. Será que alguém me poderia ajudar ?
Olá Maria, clique com o botão direito na camada e depois na ferramenta de zoom, depois insira a imagem de satélite do google pelo plugin Quickmapservices. Se os polígonos estiverem em uma localização errada é porque o shapefile está sem SRC.
A versao do meu QGIS é 3.10.4 onde encontro essa ferramenta? pois preciso muito converter. Também posso fazer a edição após a conversão? pois to usando o estado de SC,dados do mapbiomas e só preciso usar a parte do litoral.
Olá Mariana, no seu QGIS não aparece as opções do menu Raster ou você quer saber onde baixar o dado do mapbiomas? Se for o primeiro caso, veja se este vídeo ajuda (th-cam.com/video/3n19YFPK3Ug/w-d-xo.html). Você pode editar após a conversão, inclusive fazer um recorte com base na sua área de estudo. Sugiro primeiro recortar com base na área do litoral e depois converter para shapefile, pois vai demorar muito a conversão de raster em shapefile para um estado inteiro.
@@Geoaplicada obrigada! porém acho que deu bug no meu qgis, consigo agora acessar a ferramenta mas como são muitas classes não consigo mudar na opção de numero de banda para várias bandas, porque isso acontece?
Tentei dos dois jeitos e não deu. Fica horas carregando e trava, na hora de converter para vetor, e não acontece nada. Nem fechar o qgis eu consigo, daí tenho que reiniciar o notebook. E meu arquivo é pequeno, do tamando do teu, é o estado do Paraná.
Olá Alison, você está trabalhando com todo o estado do Paraná? Esse exemplo que usei é muito menor, apenas o município de São José dos Campos em SP. Qual o tamanho do pixel do arquivo raster que você está trabalhando? Pode ser uma limitação de memória do PC. De todo modo sugiro alterar o local de saída do arquivo vetorial (inserir em meus documentos ou salvar como arquivo temporário), as vezes funciona, ou reamostrar o tamanho do pixel do raster antes de fazer a conversão para que o arquivo fique menor (fica em reprojetar raster)
@@Geoaplicada estou com o estado do Paraná inteiro, eu mesclei tudo em arquivo temporário e deu esse erro, depois salvei (em formato geopackage) numa pasta na área de trabalho e continuou o erro. Vou tentar diminuir o tamando então, pois a área que preciso é só a Serra do Mar e acima de 1300 m de altitude. Tamanho do pixel? Não sei verr isso kkkkkk mas vou ver em "reprojetar raster" conforme vc indicou. Obrigado pelas dicas :D
De nada Alison, o tamanho do pixel aparece nas propriedades da camada, aba informação, mais abaixo. Se o raster estiver em coordenadas geográficas vai aparecer em graus decimais, se estiver em coordenadas planas, aparece em metros. Quanto menor o valor que aparece lá, mas demorado vai ser o procedimento, por isso vale muito a pena recortar com base na área que precisa ou, se necessário, reprojetar para um pixel maior.
@@Geoaplicada consegui o que eu queria! Mas quebrei a cabeça. Primeiro reduzi a camada raster abrangendo somente os municpios da Serra do Mar Paranaense, mas o erro de carregamento persistiu. Então recortei as camadas raster por municípios para converter manual e separadamente cada município. Fiz o teste com um mun. e, apesar de demorar, foi convertido para vetor. Mas ainda assim não deu para fazer o que eu queria pq a tabela de atributos ficou gigantesca e fora de ordem. Mas a coisa era mais simples do que eu imaganiva. Eu voltei na camada raster abrangendo todos mun. da Serra do Mar Paranaense, colori por altitudes, e removi as cores abaixo de 1299 m de altitude, já que eu queria acima de 1300 m. Obrigado, Geoaplicada pela atenção e paciência hehe
Atenção, nas versões mais recentes do QGIS só existe o QGIS desktop, não existe mais o QGIS with GRASS. Se o GRASS não vier configurado no QGIS desktop, verifique se o "GRASS GIS provider" está desabilitado no gerenciador de Complementos do menu Complementos.
Como poderia extrair os limites desse raster? Só quero um polígono com os limites desse raster sem as informações das classes dentro.
@@Leonardo-oq3pp olá, veja se o plugin indicado neste link ajuda: gis.stackexchange.com/questions/223230/how-to-extract-the-boundary-of-a-raster-image
Nossa mto obrigado, salvou minha vida!!! Meu professor explicou igual o nariz dele e meu projeto tava indo pro beleléu
Meu canal favorito! 🤣👏🙌
Só conteúdo top....like ja é certo....Parabéns, e continue....
Geoaplicada, poderia fazer um video explicando como converter um .tif para .ecw no qgis. Esse formato é mais "leve" para se trabalhar no cad.
Estou tentando porem só esta dando erro.
Agradeço.
Menina, você está me ajudando muito.
Deus abençoe.
Você é show de bola. Adoro seu canal. Aprende uma nova função.
Esse canal é muito bom, simples e direto.
Esse canal é bom demais. Você é show
Muito obrigada! Salvou a vida por aqui. Um abraço e parabéns pelo trabalho!
Parabéns pelo trabalho!!! Sempre conteúdo de qualidade.
Muito bom 🥰 farei no meu próximo mapa. Consegui "resolver" meu problema com o plugin oursins, foi feito a camada, mas não apareceu a tabela, aí fui colocando as linhas e dados manualmente na tabela de atributos, mas as linhas não tinham curvas, pelo menos aprendi a técnica.
Legal Nathaly, também já inseri manualmente as linhas. Tem como deixá-las curvadas criando uma "feição circular" ao invés da linha normal. Para encontrar esse ícone você tem que ativar a barra "Ferramentas de digitalização de forma" clicando com o botão direito do mouse na parte cinza superior do QGIS.
Você é linda kkkk Estava sofrendo com uns erros aqui e graças vc rodou tudo certo :3
Ótimo conteúdo parabéns.
você explica muito bem!
Seguindo algumas recomendações, decidimos deixar nosso Pix, caso você queira colaborar com o projeto:
"jocilene.geoaplicada@gmail.com" (Jocilene Barros).
Muito obrigada.
Oi, tenho interesse de colaborar, queria ter um aprofundamento melhor no Qgis, como faço, para entrar em contato com vc?
@@andersonribeiro6115 não vi sua mensagem antes, acho que não chegou a notificação, mas pode enviar e-mail para jocilene.geoaplicada@gmail.com que respondemos por lá.
Ótima aula. Obrigado. Fiz o procedimento e o resultado foi como esperado, mas a Tabela de Atributos traz apenas a identificação das classes. Gostaria de saber como faço para ter uma coluna com os valores de cada polígono.
Obrigada José, esse procedimento é feito depois pela calculadora de campo. Veja estes vídeos: th-cam.com/video/i9Jg4XMsMM0/w-d-xo.html e th-cam.com/video/NmLF80e8Ws8/w-d-xo.html
@@Geoaplicada Obrigado
Depois so colocar a opcao parte simples pra multipartes unicando as classes de poligonos semelhantes..
Bom dia. Existe algum tutotial que me ajude a calcular o uso e cobertura da terra de vários shappfiles (polígonos dos parques eólicos) a partir de uma arquivo raster do Estado da Bahia de uso e cobertura do Mapbiomas.
Boa noite! Você pode fazer o recorte em lote do raster com base nos shapefiles (th-cam.com/video/hxVXbyAcyQE/w-d-xo.htmlsi=fPoMFnwvmJoa19IU no seu caso tem que repetir o raster e inserir diferentes polígonos), vai gerar vários arquivos. Depois disso você pode usar o r.report em lote para obter a área das classes de uso e cobertura dos rasters (só tenho o vídeo sem ser em lote, mas você clica na parte inferior pra usar o processo em lote: th-cam.com/video/kvhPIafs1J0/w-d-xo.htmlsi=aHJBEkGUs7v3-jEa). Existe também a possibilidade de usar o modelador gráfico ou scripts, mas não tenho tutorial sobre isso.
Boa tarde. Parabéns pelas aulas e pela qualidade do seu trabalho. Estou com um problema de transformação que gostaria de saber se você pode me ajudar. Eu tenho um raster de declividade e gostaria de poligonizar para tentar extrair só áreas de declividade das classes 1 e 2, dentro de um conjunto que varia de 1 a 5. Quando usei seu método o arquivo de saída ficou incompleto (não transformou tudo) e as classes não foram transformadas. Quando eu abri a tabela de atributos do Shp as classes estavam em números completamente diferentes.
Boa tarde e obrigada, Ruan. No seu caso primeiro tem que reclassificar o raster (convertendo de valores contínuos para discretos) para depois converter para shapefile. Recomendo utilizar o r.reclass do GRASS no QGIS: grass.osgeo.org/grass76/manuals/r.reclass.html
@@Geoaplicada Obrigado! Rodei no algoritmo do grass mas ele fica dando "Não respondendo".
@@ruancabral4661 qual sua versão do QGIS? Outras ferramentas do GRASS funcionam?
Quando eu fiz a conversão de raster para vetor, apareceu uma coisa diferente, apareceu imagem espelhada de cabeça para baixo com o nome "Vetorizado", porém dois ícones à direita dizendo: "É apenas uma camada temporária" e "a camada não possui um sistema de coordenadas definido!". Como resolvo isso?
Olá, seu raster deve estar sem SRC, tem que verificar antes qual o SRC correto dele e indicar nas propriedades dele (se ele for georreferenciado e apenas o QGIS não estiver indicando) ou então georreferenciá-lo, e só depois vetorizar.
Olá! Não consegui converter por nenhum dos dois métodos :/
Pela ferramenta do QGIS aparece esse erro: UnicodeDecodeError: 'utf-8' codec can't decode byte 0xe3 in position 127: invalid continuation byte
Já pela ferramenta do GRASS diz que "a camada não foi gerada corretamente".
O que pode estar acontecendo?
Olá, qual é o tipo de dado da sua camada raster?
@@Geoaplicada É um raster do Mapbiomas de uso do solo tb
@@joaovictorlopesmarinho8261 deve ser problema na instalação do GRASS. Tenta reinstalar o QGIS (nova versão LTR) e executar o QGIS with GRASS.
@@Geoaplicada Deu certo! Instalei a versão 3.22 e deu bom!
Agradeço pela atenção e ajuda :)
Boa Noite. Ótimo vídeo. Na tabela de atributo, é possivel de unir as camadas iguais, transformando em uma só?
Bom dia Claudio, as camadas são iguais em qual sentido? Detalhe mais por favor. É possível unir shapefiles em um só, preferencialmente se possuírem uma coluna com mesmo nome e mesmo tipo de dado. Você faz isso realizando a união de camadas pelo Menu Vetor > Gerenciar dados > Mesclar camadas vetoriais.
@@Geoaplicada boa tarde. Me refiro a união de campos iguais na tabela de atributo. Por exemplo unir na tabela de atributo todas as classes 3 em uma unica classe 3.
@@claudiopinto626 ok, este vídeo mostra como fazer essa união: th-cam.com/video/ZTaFZzo6urQ/w-d-xo.html
Aqui ensino a fazer uma seleção por expressão para selecionar várias feições automaticamente: th-cam.com/video/vGVo1JT0Yno/w-d-xo.html
Olá Boa tarde! Baixei o raster de uso e cobertura da Caatinga e Mata Atlântica do mapbiomas. Fiz o recorte pra área da minha bacia, porém não consigo mesclar os shapes, tive que fazer separado.
Tentei converter em vetor como você faz no vídeo, mas estava demorando muito ( por exemplo já tava em 85 minutos) sendo que é uma área que não é tão grande assim.
Boa tarde Ludimila, faça o inverso, primeiro mescle os arquivos raster recortados e depois converta para vetor. A demora vai depender do tamanho da área e capacidade de processamento do computador. Se mesmo assim não conseguir, sugiro aumentar o tamanho do pixel do raster e fazer a conversão para vetor, seria uma reamostragem usando a opção de reprojetar raster e alterando o pixel para 1 km, por exemplo.
@@Geoaplicada Oi bom dia! Obrigada pela atenção de sempre.
Eu não consegui mudar o pixel, não encontrei a opção reprojetar. Mas baixei pelo Toolkit do mapbiomas o raster de uso do meu estado e depois fiz o recorte pra minha bacia. Tentei converter para vetor pelo Gdal e coloquei de noite antes de dormir e deixei porque tava demorando muito, agora pela manhã vi que ele vetorizou, porém acho que não habilitei essa função ( usar 8 connectedness) tá estranho, bem lento toda vez que aproximo ou afasto e quando tento selecionar um polígono, ele seleciona a área do município e mostra a informação do polígono.
De nada. Realmente vai depender do tamanho da área e das configurações do PC. Qual o valor de área da bacia que você está estudando?
... A opção de projetar fica no menu Raster > Projeções > Reprojetar coordenadas. Em "resolução do arquivo de saída" você coloca o tamanho do pixel e escolhe o SRC de destino considerando uma projeção plana para poder inserir um valor de tamanho de pixel em metros.
@@Geoaplicada Cortei o raster de uso e ocupação do mapbiomas para minha área de interesse, depois consegui vetorizar ele ( achei que ficaram muito polígonos, toda hora que mexo a imagem fica carregando). É possível reclassificar um polígono? por exemplo no mapbiomas tem os polígonos da infraestrutura urbana, se eu quiser dividi-los em municípios de baixa densidade e alta densidade ? Você presta consultoria? Abraços desde já agradeço a atenção de sempre.
@@luhamorim1 legal. Veja se é isto que está procurando: th-cam.com/video/h0gqskwXUFc/w-d-xo.html
não presto consultoria, abraço
GOSTEI.GRATO
Obrigada! Muito últil
Eu tenho um vetor com a classificação do tipo de solo e gostaria de transformar esse vetor em raster, é possível? Parabéns pelos vídeos, sempre me ajudam muito.
Obrigada Lizandra, sim. No mesmo menu raster tem a opção de converter vetor para raster (rasterizar) ou pelo grass, pesquisando no menu processar, "v.to.rast".
Necessita está em coordenadas planas?
Olá, funciona em geográficas também.
O vídeo não informa a versão do QGIS? No meu versão 3.12.1 não aparece essas opções no menu raster.
Olá, deixei na descrição do vídeo, é o 3.10. Mas no seu caso talvez esteja com um problema com o Processing, veja este vídeo sobre ele: th-cam.com/video/3n19YFPK3Ug/w-d-xo.html
Outra opção é procurar a ferramenta pelo menu Processar > caixa de ferramentas, todos as ferramentas podem ser encontradas por lá também.
@@Geoaplicada obrigado pelo retorno. Pois é, depois eu vi a versão. Resolvi o meu problema baixando o QGIS 3.10.6.
O meu QGIS foi instalado, mas não tem o QGIS com GRASS. Sabe como resolver?
Olá, nas versões mais recentes do QGIS só existe o QGIS desktop, não existe mais o QGIS with GRASS. Se o GRASS não vier configurado no QGIS desktop, verifique se o "GRASS GIS provider" está desabilitado no gerenciador de Complementos do menu Complementos.
boa noiteee, por favorrrr pode me socorrer? Eu segui tudo no vídeo e consegui converter, agora estou precisando trabalhar com os dados nele (peguei uma determinada área ao longo dos anos e gostaria de comparar o crescimento e a perda de vegetação nela), mas estou perdidinho com essa quantidade de feições
Explicando melhor, peguei os dados da mata atlântica no mapbiomas e peguei a vegetação de uma determinada área (minha área de estudo), agora só falta saber os valores que aumentaram ou diminuiriam nas medições, mas não tô conseguindo fazer isso :/ poderia me ajudar?
Boa tarde Arthur, você pode calcular a área em diferentes anos utilizando o próprio raster do mapbiomas pelo r.report (th-cam.com/video/JaTpUivPtQ8/w-d-xo.html) e depois importar os dados para uma planilha eletrônica e calcular a diferença, ou pode calcular a área dos polígonos (primeiro mesclando para ficar um polígono para cada classe th-cam.com/video/ZTaFZzo6urQ/w-d-xo.html) ou fazendo somatório de polígonos (th-cam.com/video/yr7ihmFxvGk/w-d-xo.html), pegar os valores resultantes dos anos e calcular a diferença em uma planilha eletrônica também.
@@Geoaplicada Boa tarde, muitooo obrigado, testarei aqui, espero conseguir kkkkkk estava ficando desesperado, você faz um trabalho excelente, parabéns pelos vídeos :D
Resolvi 90% do meu problema. Consegui gerar o arquivo vetorial. Acontece que a coluna com as classes não foi criada. Mas estão lá distribuídas. Como posso usar a seleção pela tabela de atributos de grupos específicos de classes?
Oi Ruan, que bom. Veja estes vídeos: th-cam.com/video/vGVo1JT0Yno/w-d-xo.html e th-cam.com/video/h0gqskwXUFc/w-d-xo.html
Un wms se podria convertir a shapefile??
Olá Gustavo, não. Primeiro você deve salvar como raster e depois pode converter para shapefile. Veja este vídeo: th-cam.com/video/uVKpoGV2xpA/w-d-xo.html É para o plugin Quickmapservices, mas também funciona com WMS.
Boa tarde , tenho uma dúvida, eu não consigo ver todos os polígonos da shapefile. Não percebo o que , já que eles estão todos ativados. Será que alguém me poderia ajudar ?
Olá Maria, clique com o botão direito na camada e depois na ferramenta de zoom, depois insira a imagem de satélite do google pelo plugin Quickmapservices. Se os polígonos estiverem em uma localização errada é porque o shapefile está sem SRC.
A versao do meu QGIS é 3.10.4 onde encontro essa ferramenta? pois preciso muito converter. Também posso fazer a edição após a conversão? pois to usando o estado de SC,dados do mapbiomas e só preciso usar a parte do litoral.
Olá Mariana, no seu QGIS não aparece as opções do menu Raster ou você quer saber onde baixar o dado do mapbiomas? Se for o primeiro caso, veja se este vídeo ajuda (th-cam.com/video/3n19YFPK3Ug/w-d-xo.html). Você pode editar após a conversão, inclusive fazer um recorte com base na sua área de estudo. Sugiro primeiro recortar com base na área do litoral e depois converter para shapefile, pois vai demorar muito a conversão de raster em shapefile para um estado inteiro.
@@Geoaplicada obrigada! porém acho que deu bug no meu qgis, consigo agora acessar a ferramenta mas como são muitas classes não consigo mudar na opção de numero de banda para várias bandas, porque isso acontece?
@@nanakoerich para representar classes, como é o caso do mapbiomas, você usa a opção de simbologia "paletizado/valores únicos" e depois classifica.
@@Geoaplicada sim, mas mesmo assim nao aparece e seleciona essa opcao
@@nanakoerich qual a sua versão do QGIS? Tente desinstalar e instalar a versão 3.10.
Tentei dos dois jeitos e não deu. Fica horas carregando e trava, na hora de converter para vetor, e não acontece nada. Nem fechar o qgis eu consigo, daí tenho que reiniciar o notebook. E meu arquivo é pequeno, do tamando do teu, é o estado do Paraná.
Olá Alison, você está trabalhando com todo o estado do Paraná? Esse exemplo que usei é muito menor, apenas o município de São José dos Campos em SP. Qual o tamanho do pixel do arquivo raster que você está trabalhando? Pode ser uma limitação de memória do PC. De todo modo sugiro alterar o local de saída do arquivo vetorial (inserir em meus documentos ou salvar como arquivo temporário), as vezes funciona, ou reamostrar o tamanho do pixel do raster antes de fazer a conversão para que o arquivo fique menor (fica em reprojetar raster)
Verifique também o local onde está salvando o raster, não deve ter espaços ou acentos nas pastas e no nome do arquivo.
@@Geoaplicada estou com o estado do Paraná inteiro, eu mesclei tudo em arquivo temporário e deu esse erro, depois salvei (em formato geopackage) numa pasta na área de trabalho e continuou o erro. Vou tentar diminuir o tamando então, pois a área que preciso é só a Serra do Mar e acima de 1300 m de altitude.
Tamanho do pixel? Não sei verr isso kkkkkk mas vou ver em "reprojetar raster" conforme vc indicou. Obrigado pelas dicas :D
De nada Alison, o tamanho do pixel aparece nas propriedades da camada, aba informação, mais abaixo. Se o raster estiver em coordenadas geográficas vai aparecer em graus decimais, se estiver em coordenadas planas, aparece em metros. Quanto menor o valor que aparece lá, mas demorado vai ser o procedimento, por isso vale muito a pena recortar com base na área que precisa ou, se necessário, reprojetar para um pixel maior.
@@Geoaplicada consegui o que eu queria! Mas quebrei a cabeça. Primeiro reduzi a camada raster abrangendo somente os municpios da Serra do Mar Paranaense, mas o erro de carregamento persistiu. Então recortei as camadas raster por municípios para converter manual e separadamente cada município. Fiz o teste com um mun. e, apesar de demorar, foi convertido para vetor. Mas ainda assim não deu para fazer o que eu queria pq a tabela de atributos ficou gigantesca e fora de ordem.
Mas a coisa era mais simples do que eu imaganiva. Eu voltei na camada raster abrangendo todos mun. da Serra do Mar Paranaense, colori por altitudes, e removi as cores abaixo de 1299 m de altitude, já que eu queria acima de 1300 m.
Obrigado, Geoaplicada pela atenção e paciência hehe
Muchas gracias!