Parabéns professor Quintino , seus conteúdos sao fantásticos e bem explicativos , essêncial para um aluno de ciências contábeis, me ajuda muito obrigado!!!
Olá, Nando! Grato pela visita e pelo comentário! Vc tem razão. Apesar dos cálculos automáticos é legal saber o processo de chegar no resultado! Sucesso!!
Olá, Antônio! Grato pela visita! Sobre seu questionamento: Anualmente, a empresa deve entregar o comprovante de rendimentos. Entretanto, se você quiser calcular no braço, a sequência será mais ou menos esta. Inicialmente, faça a identificação da Base de Cálculo Mensal: 1. Veja o salário bruto do mês; 2. Subtraia as deduções permitidas, como:INSS, número de dependentes e pensão (se houver). Calcule o imposto aplicando a alíquota correspondente a cada faixa de renda. Subtraia o valor da dedução por dependente e a dedução por faixa de renda. Veja o valor do IR a ser retido na fonte é o resultado final após as deduções. Esse valor é retido mensalmente pelo empregador. Mensalmente, registre o valor do IRPF retido. O 13o salário corre por fora e na declaração terá uma linha separada para registro., tanto nos rendimentos, quanto no IRRF. No final do ano, some todos os valores mensais de IRPF retidos. No informe de rendimentos, inclua os valores totais de rendimentos tributáveis, as deduções efetuadas (INSS, dependentes, etc.), e o total de IR retido na fonte durante o ano. Para caalcular o IRRF a cada mês, considera a tabela das alíquotas e a parcela a deduzir com os valores mensais. Depois dê um retorno! Sucesso!!
Parabéns professor Quintino , seus conteúdos sao fantásticos e bem explicativos , essêncial para um aluno de ciências contábeis, me ajuda muito obrigado!!!
Olá, Gabriel!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bobs estudos e sucesso!
Professor top! Excelente explicação!
Oi, Mônica!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Muito obrigado pelo Canal !
Estou no 7 amo do curso de Ciências Contábeis e seu canal me ajuda muito !❤
Valeu, Leonardo!
Grato pela visita!
Parabéns pelo curso.
Sucesso neste final de curso e depois no prosseguimento da carreira!
muito bom professor, nunca tinha parado e feito desta forma o valor da retenção do ir.
Oi, Cláudia!
Vc tem razão. Nós vemos aquela coluna dos valores a deduzir e não nos preocupamos com mais nada.
Apesar de ter tanto software para calcular automaticamente, é preciso conhecer a memória de cálculo =D. Muito bom
Olá, Nando!
Grato pela visita e pelo comentário!
Vc tem razão. Apesar dos cálculos automáticos é legal saber o processo de chegar no resultado!
Sucesso!!
Como devo calcular os valores do IRPF dos mês para gerar o informe de rendimentos anual.
Olá, Antônio!
Grato pela visita!
Sobre seu questionamento:
Anualmente, a empresa deve entregar o comprovante de rendimentos. Entretanto, se você quiser calcular no braço, a sequência será mais ou menos esta.
Inicialmente, faça a identificação da Base de Cálculo Mensal:
1. Veja o salário bruto do mês;
2. Subtraia as deduções permitidas, como:INSS, número de dependentes e pensão (se houver).
Calcule o imposto aplicando a alíquota correspondente a cada faixa de renda. Subtraia o valor da dedução por dependente e a dedução por faixa de renda.
Veja o valor do IR a ser retido na fonte é o resultado final após as deduções. Esse valor é retido mensalmente pelo empregador.
Mensalmente, registre o valor do IRPF retido.
O 13o salário corre por fora e na declaração terá uma linha separada para registro., tanto nos rendimentos, quanto no IRRF.
No final do ano, some todos os valores mensais de IRPF retidos.
No informe de rendimentos, inclua os valores totais de rendimentos tributáveis, as deduções efetuadas (INSS, dependentes, etc.), e o total de IR retido na fonte durante o ano.
Para caalcular o IRRF a cada mês, considera a tabela das alíquotas e a parcela a deduzir com os valores mensais.
Depois dê um retorno!
Sucesso!!
👏👏👏👏👏
Valeu, Enilton!👍