TENDINOPATIAS: ÀS VEZES O PROBLEMA É QUE ESTAMOS OLHANDO PARA O LADO ERRADO! Graus de Liberdade #14

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 22 ก.ย. 2024
  • Nesse vídeo, discutimos a origem dos tratamentos modernos das tendinopatias e como eles podem ser aprimorados se olharmos na direção certa. Se investigarmos o que a história da queixa do paciente nos diz que deve ser investigado!
    Disponibilizamos neste vídeo a gravação na íntegra da palestra realizada pelo Fisioterapeuta Cássio SIqueira no evento FisioICHC Talks que foi gentilmente cedida pela Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
    Siga nosso Canal para não perder os próximos vídeos e CURTA nossa página no FACEBOOK grausdeliberdade
    Obrigado!

ความคิดเห็น • 13

  • @concearaujo8116
    @concearaujo8116 3 ปีที่แล้ว

    Ótimo

  • @RafaelSantos-xl1ut
    @RafaelSantos-xl1ut 4 ปีที่แล้ว +1

    11:50 Adorei a explicação. 🙏🏽😉

  • @julianarocharossoni3597
    @julianarocharossoni3597 4 ปีที่แล้ว +2

    Estou sofrendo muito com tendinopatia.... já são 8 meses, e agora o medico descobriu eu não consigo caminhar ... já fui em vários médicos... fisioterapeutas, medicamentos.
    É um tal de coloca bota, palmilhas, remédio, pomada.... não aguento mais essa dor ...

    • @lucasmoratoaraujo8433
      @lucasmoratoaraujo8433 ปีที่แล้ว

      Olhe meu comentário acima e veja se faz sentido no seu caso. Eu sofri por 2 anos e meio com dores excruciantes e ininterruptas. Tenho orgulho de dizer que encontrei por conta própria a solução para o meu caso! Fui em inúmeros médicos e fisioterapeutas, mas infelizmente ninguém fez a simples pergunta que levaria à resposta certa: "qual número de calça você veste?" Se tivessem feito isso, saberiam que o meu problema era derivado de uma displasia desenvolvimental do quadril, que foi compensada com um padrão de marcha "patológico", que por sua vez rebateu novamente no quadril, causando encurtamento do piriforme, com dores no ciático, além de um desgaste na junção entre a cabeça do fêmur e o acetábulo. Tudo isso também se combinou com uma fraqueza dos músculos que fazem adução, reforçando a estância do tipo "pé de pato", isto é, aquela em que os pés ficam voltados para fora, ao invés de para a frente. Já não tomo mais opióides nem morfina (eram 20mg de restiva por semana), e raramente preciso usar tylenol (chegava a usar 2250mg de uma vez, combinado a maxsulid 400mg, o que é uma dose que chega a representar risco de letalidade). Chegava a gastar mais de $2000 por mês APENAS com remédios. Hj gasto cerca de $300, e mesmo assim apenas com remédios não analgésicos (p/ concentração). Eu sei que parece bom demais para ser vsrdade, porque a melhora que tive chega a parecer um milagre para mim mesmo (ainda que eu não creia neles). Literalmente a ÚNICA coisa que fiz para melhorar foi MUDAR MEU JEITO DE CAMINHAR (i.e., meu padrão de marcha). Enfim, estou relatando apenas porque sei o que é sofrer com isso e porque gostaria que alguém pudesse me ensinar o que aprendi sozinho a duras penas. Boa sorte e melhoras!

  • @janetemariadossantos9808
    @janetemariadossantos9808 2 ปีที่แล้ว

    Estou com tendinite de glúteo, vou tentar fazer isso

  • @MariaConceicao-jt3sj
    @MariaConceicao-jt3sj 3 ปีที่แล้ว

    Oi.
    BOA Tarde.
    Fiz ultrassom DOS quadris, DIREITO e esquerdo.
    Diagnósticos DEU Tendinopatia.
    ME ajuda,pôr FAVOR.

    • @lucasmoratoaraujo8433
      @lucasmoratoaraujo8433 ปีที่แล้ว

      No meu caso parece ter sido um padrão de marcha de circunducção, que por sua vêz foi gerado provavelmente por uma displasia do quadril (quadril pequeno em relação ao corpo), aliado a músculos fracos do core. Repare se vc tende a fazer barulho no chão ao andar (ou porque bate o calcanhar primeiro no chão, ou porque gira o pé pra fora ao correr ou caminhar). Tente repara também se, qdo fica em repouso sentado ou deitado, o pé fica apontando para fora do corpo. Repare se sua dor desce do quadril pelo ciático na parte detrás da perna. Por fim, repare se as fáscias da parte lateral externa da perna estão comprimidas, ou se o tendão da região externa do joelho está encurtado. Se este for o caso, vc pode ter um problema que nasce no quadril (displasia), produz uma marcha inadequada (circunducção), e depois rebate novamente no quadril (bursite, entesite, ciático, trendelenberg, etc.). Eu demorei 2 anos e meio para descobrir isso, e tive que descobrir praticamente sozinho, porque, como o palestrante disse, a maioria olha o problema só do ponto de vista imediato no tempo e localizado no espaço. Procure especialistas em análise de marcha, eles podem te ajudar a descobrir o problema. Melhoras!

  • @fisionbac
    @fisionbac 6 ปีที่แล้ว

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @inesfernandes2078
    @inesfernandes2078 5 ปีที่แล้ว

    Fortalecimento excêntrico é o que estou fazendo e está doendo pra caramba

  • @maximilianofernandespena6857
    @maximilianofernandespena6857 5 ปีที่แล้ว

    cara, eu sou ciclista e estou sofrendo com ou por tendinite ha 7 meses. eu já tomei os medicamentos, fiz fisioterapia, fiz o bike fit para ajustar as medidas do meu corpo na bike, faco alongamento todos os dias e não esta funcionando.

    • @grausdeliberdade6733
      @grausdeliberdade6733  5 ปีที่แล้ว +1

      Maximiliano Fernandes Pena obrigado por assistir.
      Se a tendinopatia persiste é porque o mecanismo que “machuca” seu tendão ainda está ocorrendo no pedal.
      Corrigir a bike (fit) nem sempre serve para corrigir esse mecanismo. É preciso avaliar seu movimento na bike.

    • @andreferreira5416
      @andreferreira5416 5 ปีที่แล้ว +1

      Minha esposa tem tendinopatia ela não dormi direito e muitas dores que ele sente já fez muita coisa e nada resolver gelo e terapia remédio nem se fala so Deus mesmo pra resolver esta citação

    • @lucasmoratoaraujo8433
      @lucasmoratoaraujo8433 ปีที่แล้ว

      Veja se meus comentários acima podem te ajudar. Também fui ciclista e corredor antes de começar a sentir dores fortes. Fiquei por 2 anos e meio sofrendo. Antes disso, chegava a correr 3 meias maratonas por semana, e/ou corridas de 100km de bike. Agora, depois de não conseguir caminhar por 10 min seguidos sem precisar me deitar, estou voltando a fazer atividades. O vídeo do autor é bom, porque sugere que se pense de forma menos localizada, mas, para conseguir uma visão verdadeiramente sistêmica, é preciso combiná-lo com análises de "equilíbrio geral", que consideram os reflexos dos problemas de uma região do corpo sobre as demais, bem como os efeitos de feedback que retornam das consequências às causas. No meu caso, a causação envolvia um problema que partia do quadril, rebatia no pé, alterando o padrão de marcha, e, daí, voltava ao quadril, causando inflamação das partes moles e compressão do ciático devido a um encurtamento do piriforme. Boa sorte!