Alex continue amigo você tem conhecimento de causa e isso e que faz a diferença até agora nos seus vídeos parabéns sou do RJ e projeto cálculo fabrico e monto estruturas metálicas a alguns anos porém sempre aberto pra conhecer coisas novas e trocar informações ,grande abraço
Muito bom o vídeo. Deveria fazer outros modelos de estruturas, como arqueado. Exportar o resultado final pra dxf e gerar as pranchas... muito bom. Pra quem usava ftool e planilha do excel, é um adianto e tanto.
Opa, muito bom seu vídeo! Uma dúvida, quais unidades de medida que o programa retorna ao finalizar todo o dimensionamento? Os valores que ele gera no relatório do Excel, estão em kg/m ou kg/m²?
Boa noite Alex, muito bom seu vídeo explicativo! saberia me dizer qual o tipo de ligação o software considerada entre a treliça e o pilar, seria rígida ou flexível?
Olá, Tenho duas dúvidas quanto à utilização do Autometal : 1) Qual a unidade de uma carga concentrada em um nó quando insiro “manualmente” ? e qual o sinal para uma carga orientada para baixo? Deve ser negativa como no Ftool? 2) No caso de um banzo inferior em U, como sei se ele foi dimensionado na posição correta ? e não . Obrigado e sucesso , feliz ano novo!
Alex, por que no momento do dimensionamento dos perfis CLT+D, seleciono os perfis por critério de alma ou espessura conforme a partir do minuto 19:10, após selecionar banzos e diagonais, dou "ok" e aparece uma mensagem de erro "type mismatch in expression"?
Só não entendi o motivo de preencher os dados de geometria para cálculo dos coeficientes de vento, uma vez que os valores dos mesmos foi preenchido de maneira manual com dados extraídos de outro programa, no caso autovento se não me engano.
O software AutoMETAL é para fins educacionais e não comerciais. Infelizmente a UNICAMP até o momento não prosseguiu com o projeto do software. Para fins comerciais sugiro que procure outros programas no mercado, com suporte técnico. Esclareço que não tenho qualquer vínculo com a UNICAMP ou com os desenvolvedores do programa.
Alex. Assisti seus 2 vídeos sobre Autometal. Estou com dificuldades para utilizar o software numa tesoura de vão 20m, comprimento barracão 15m, e todos 14 pé direito de estrutura metálica com altura de 19m. Como consigo simular corretamente para ter um real e correto resultado?
ola! Alex,tenho dificuldade na forma de salva tenho que salve em partes depois para abri no autometal tenho que puxa item por item Ainda não consegui instala o autocad ou Eu tenho que baixa algum programa especifico?......
Tentei várias vezes mas trava na hora de dimensionar os perfis e não mostra as montantes da treliça de banzos paralelos. Quando dou ok, a mensagem que aparece é: "Impossível continuar! Não existe um perfil com as características requeridas!
Olá Marcos. Inscreva-se no canal. Para combinações de ventos acesse a norma NBR 6123. Em tempo oportuno farei outros vídeos exemplos de dimensionamento.
Olá Alex, poderia me explicar como obtenho aqueles valores dos ventos 1, 2 e 3 e também como foi feita as combinações, não consegui chegar num resultado. Obrigado
Para o cálculo dos coeficientes de vento deve-se levar em consideração as dimensões da construção e as aberturas fixas e móveis. No vídeo utilizo o próprio AutoVentos 2.0 da Unicamp, módulo integrado ao AutoMETAL, que calcula os coeficientes de vento e também a pressão de obstrução, tudo de forma automática. Utilizei no vídeo 2, as três combinações críticas para os coeficientes internos e externos da edificação, de acordo com a NBR 6123. Para os carregamentos de vento o programa trabalha sempre com cargas na direção perpendicular ao telhado, ou seja, cargas nas direções horizontal e vertical. Na tabela da esquerda devem-se indicar as combinações dos coeficientes de forma para ventos, para cada trecho de terças bem como o valor da pressão de obstrução (carga de vento, em kg/m²). A orientação segue a norma NBR6123 (Forças Devidas ao Vento em Edificações), desde que a orientação das terças seja da esquerda para a direita (nó inicial à esquerda e nó final à direita, ou nó inicial abaixo do nó final). Assim, se um coeficiente de forma for negativo isto simboliza um vento de sucção, de baixo para cima. O valor de ΔC deve ser informado a cada trecho, na coluna correspondente ao vento, se Vento 1, 2, ... , n. Caso, em determinado carregamento de vento, a célula para um coeficiente é deixada em branco o programa irá assumir o valor indicado na célula imediatamente superior. NOTAS: Por combinações de coeficientes de vento entenda-se diferença entre coeficientes de forma interno e externos. Na notação da NBR6123 ΔC = Ce - Ci. De acordo com a NBR6123 a pressão de obstrução (aqui carga de vento) é função da velocidade característica do vento na região: qp = 0.613.Vk2, com Vk em m/s e qp em kgf/m².
Boa tarde! Excelente trabalho! No entanto, gostaria de saber se há diferença na hora de fazer o cálculo: quando você manda ele calcular pelo carregamento "Permanente", ele vai estar incluindo aí os fatores de segurança na carga? Obrigado!
Olá Jefferson, que bom que gostou do vídeo. Se possível se inscreva no canal e curta o vídeo! Em relação a pergunta, o software Calcula pelo método dos Estados Limites e não das Tensões Admissíveis. Será calculado pelas combinaçoes de cargas, levando em conta as combinações mais críticas. At.te; eng. Alex
Alex Cavalheiro da Silva Obrigado pela resposta! Amanhã refaço as simulações incluindo essa parte de combinação dos ventos. Estou dimensionando um telhado simples, com vão de 6,5 metros por 10 metros de comprimento, e minhas treliças estavam dando um total de aproximadamente 120kg de aço. Os pilares, encontrei que o ideal seria um perfil W 200x22,5(H). As vezes tenho a impressão de que está superdimensionado, mas creio que pode ser pelo fato de a maioria das coberturas que vejo não terem sido calculadas por ninguém. Agradeço muito por dividir a sua experiência com nós que estamos começando.
Olá Alex, estou dimensionando aqui o mesmo pavilhão que você, mas na hora de confirmar o perfil dos banzos e diagonais e montantes, o programa diz "Impossível continuar! Não existe um perfil com as características requeridas!" Estou usando o mesmo de 150mm para banzos e 127mm para diagonais e montantes, chapa dobrada.
Olá Rafael! Alguma coisa ficou errado no processo. Provavelmente os carregamentos ou combinações. Refaça o exercício. Pode mandar um print do erro em alexcavalheiro.projetos@gmail.com. At.te; Alex
BOm dia Estou dimensionando uma cpbertura de quadra e inseri o dwg, carregamentos e tal, mas na hora de calcular,o erro é de verificar 3 condições Hipoestatica, geometria ou apoios...Nao sei o q faço pra resolver
Muito bacana, você é um excelente professor! gostaria de dimensionar um galpão muito parecido co o exemplo, com uma ponte rolante, de 2t só de um lado, como posso faze-lo?
boa tarde Alex!! vc tem algum exemplo de dimensionamento de uma estrutura em arco ? estou com duvidas com relação a entrada de dados na primeira interface do programa..
Olá, Alex! Descobri o AutoMetal agora, e achei muito massa! To tentando calcular uma treliça trapezoidal, de uma água mas não consegui montá-la no Arquivos>Novo>automatico: Opção... Como faço para montar? Obrigado desde já!
Olá Judá! Infelizmente o AutoMetal não tem entrada automática para tesoura de 01 água. É possível entrada automática para treliça plana de banzos paralelos ou inclinados. Para tesoura de 01 água devemos entrar manual no teclado, digitando as coordenadas ou importando arquivo DXF. Assim que possível farei um vídeo explicando. At.te;
Olá João Paulo! É possível salvar os dados de cálculo em formato "*.txt" e abrir novamente o cálculo e desenho, no programa. Também é possível salvar alguns dados, como por exemplo, de carregamento, no formato "*.csv", compatível com o Microsoft Excel. At.te; Alex Cavalheiro
Vá até a aba desenho. Escolha a opção "deslocamentos dos nós" na check list. Verifique o deslocamento vertical máximo do nó central banzo inferior, ou de qualquer outro nó.
boa noite sr. Alex, estou com dificuldade de utilizar os perfis que adicionei no auto metal, quando mando calcular ele da uma mensagem ( IMPOSSIVEL CONTINUAR - NAO EXISTE UM PERFIL COM ESSAS CARACTERISTICAS) COMO FAÇO PARA RESOLVER ISSO ADELCIO FERRARI
Olá Adelcio! Verifique a versão do windows. O Autometal funciona bem até a versão 7 do Windows. Em versões posteriores ocorrem erros no programa. Outra coisa, utilize sempre como separador decimal o ponto. At.te;
Olá, @@alexcavalheirodasilva9301 e Adelcio, por acaso, vocês conseguiram solucionar este problema? Também estou tentando adicionar um novo perfil e quando mando dimensionar aparece a mesma mensagem de erro. Agradeço se puderem me ajudar. Obrigado. A propósito, Muito bom seu trabalho, Alex. Parabéns pelo compartilhamento do vosso conhecimento.
Caro Edson, a inclinação do banzo normalmente está associada ao tipo de telha a ser utilizado, em função do escoamento, da sobreposição longitudinal e transversal necessária, o que fica a critério de análise do projetista. Pode também ser requisito do projeto arquitetônico, ou ainda uma necessidade em função da finalidade de uso da cobertura (exemplo: armazenagem de biomassa, que podem exigir grandes inclinações). Neste vídeo exemplo utilizamos um valor arbitrário de 17%, mas não que seja um valor padrão. At.te Eng. Alex Cavalheiro da Silva
Lamentamos sua insatisfação com o vídeo. No vídeo, seguimos a instrução do software AutoMetal, que indica que os autores e distribuidores não se responsabilizam pelos resultados. Esta é uma informação comum em softwares gratuitos e educacionais como este.
Muito bom, deveria postar mais conteúdo sobre esse software, porem com diferentes modelos de estrutura.!
Alex continue amigo você tem conhecimento de causa e isso e que faz a diferença até agora nos seus vídeos parabéns sou do RJ e projeto cálculo fabrico e monto estruturas metálicas a alguns anos porém sempre aberto pra conhecer coisas novas e trocar informações ,grande abraço
Excelente a apresentação. Parabéns para o professor e para nós que o seguimos.
Muito bom, Alex. Você é show com a sua "colinha"...rsrsrs😀
A sim perfeito entendi, correto , fiz este comentário somente para trazer mas entendimento aos amantes de estruturas metálicas
Muito bom o vídeo.
Deveria fazer outros modelos de estruturas, como arqueado. Exportar o resultado final pra dxf e gerar as pranchas...
muito bom. Pra quem usava ftool e planilha do excel, é um adianto e tanto.
Bom dia! Excelente vídeo! Só me tira uma dúvida... Quando verificamos a deformada os deslocamentos são em centímetros?
Opa, muito bom seu vídeo!
Uma dúvida, quais unidades de medida que o programa retorna ao finalizar todo o dimensionamento? Os valores que ele gera no relatório do Excel, estão em kg/m ou kg/m²?
Boa noite Alex, muito bom seu vídeo explicativo! saberia me dizer qual o tipo de ligação o software considerada entre a treliça e o pilar, seria rígida ou flexível?
ALEX, muito bom o vídeo facil de entente, tu tens alguns explicando a parte das verificações da estrutura??
Alex ,muito bom seu video,interessante seria se conseguisse disponibilizar uma video aula com pilar treliçada tipo duplo U dobrado.
olá alex, muito bom, não tenho experiencia mas estou vendo sua aula e está muito bom
Olá Ednaldo. Muito Obrigado. Escreva-se no canal e curta o vídeo!
meu amigo alex, acredito ser mais facil apredender o alto metal com suas aulas. que Deus o abençoe
ednaldo jose dos santos convido para acessar e seguir os meus blogs, com diversos conteúdos para engenharia. O principal é alexcavalheiro.blogspot.com
Olá,
Tenho duas dúvidas quanto à utilização do Autometal :
1) Qual a unidade de uma carga concentrada em um nó quando insiro “manualmente” ? e qual o sinal para uma carga orientada para baixo? Deve ser negativa como no Ftool?
2) No caso de um banzo inferior em U, como sei se ele foi dimensionado na posição correta ? e não .
Obrigado e sucesso , feliz ano novo!
muito bom os videos , seria bom fazer projeto uma torre autoportante 30 metros ou mais seria possível ?
Desejo um contato se vc tem como ver a resistência do perfil escolhido
No manual De uso tem exemplo de dimensionamento?
Alex, por que no momento do dimensionamento dos perfis CLT+D, seleciono os perfis por critério de alma ou espessura conforme a partir do minuto 19:10, após selecionar banzos e diagonais, dou "ok" e aparece uma mensagem de erro "type mismatch in expression"?
bem interessante pena que resolução está ruim
Só não entendi o motivo de preencher os dados de geometria para cálculo dos coeficientes de vento, uma vez que os valores dos mesmos foi preenchido de maneira manual com dados extraídos de outro programa, no caso autovento se não me engano.
Alex, como proceder no caso do meu projeto ser 1 agua para inserir os coeficientes de vento ?
teria como fazer para 1 agua só.
Bom dia Alex, parabéns pelo vídeo. O programa gerou os carregamentos mas na hora de dimensionar no aparecem os grupos, sabe o que pode ser isso?
Esse programa pode ser usado para uso profissional sem alguma restrição. Me parece muito bom.
O software AutoMETAL é para fins educacionais e não comerciais. Infelizmente a UNICAMP até o momento não prosseguiu com o projeto do software. Para fins comerciais sugiro que procure outros programas no mercado, com suporte técnico. Esclareço que não tenho qualquer vínculo com a UNICAMP ou com os desenvolvedores do programa.
Alex. Assisti seus 2 vídeos sobre Autometal. Estou com dificuldades para utilizar o software numa tesoura de vão 20m, comprimento barracão 15m, e todos 14 pé direito de estrutura metálica com altura de 19m. Como consigo simular corretamente para ter um real e correto resultado?
ele não mostra as terças ?
Boa noite!! Essa tabela de vento 1, Vento 2 e etc. alguém tem ela nesse modelo que ele usa no vídeo (minuto 9:33)?
ola! Alex,tenho dificuldade na forma de salva tenho que salve em partes depois para abri no autometal tenho que puxa item por item Ainda não consegui instala o autocad ou Eu tenho que baixa algum programa especifico?......
como eu sei que o pilar que eu escolhi atendeu? o programa também calcula pilar, ou tem algum outro programa pra isso?
Boa tarde. O Auto metal não fornece os perfis dos pilares?
Onde posso baixar o arquivos com tabela de telhas para trelicas?
Alex este programa consegue calcular treliça de uma água?
As abreviações RH,RV e MZ não são as mesmas usadas no carregamento do cypecad !, alguém poderia me dar uma ajuda ??. agradeço muito !!!!
Tentei várias vezes mas trava na hora de dimensionar os perfis e não mostra as montantes da treliça de banzos paralelos. Quando dou ok, a mensagem que aparece é: "Impossível continuar! Não existe um perfil com as características requeridas!
ola alex, muito bom seu video, gostaria, se possivel que vc explicasse como fez essas combinações de vento
Olá Marcos. Inscreva-se no canal. Para combinações de ventos acesse a norma NBR 6123. Em tempo oportuno farei outros vídeos exemplos de dimensionamento.
Boa tarde, você poderia disponibilizar essa cola
o meu pilar ficou fora da tesoura o que faço???
o video é muito bom..mas tentei fazer com outros medidas e o dimensionamento não dá certo...
Olá Alex, poderia me explicar como obtenho aqueles valores dos ventos 1, 2 e 3 e também como foi feita as combinações, não consegui chegar num resultado. Obrigado
Estou com as mesmas dúvidas...
Para o cálculo dos coeficientes de vento deve-se levar em consideração as dimensões da construção e as aberturas fixas e móveis.
No vídeo utilizo o próprio AutoVentos 2.0 da Unicamp, módulo integrado ao AutoMETAL, que calcula os coeficientes de vento e também a pressão de obstrução, tudo de forma automática. Utilizei no vídeo 2, as três combinações críticas para os coeficientes internos e externos da edificação, de acordo com a NBR 6123.
Para os carregamentos de vento o programa trabalha sempre com cargas na direção perpendicular ao telhado, ou seja, cargas nas direções horizontal e vertical. Na tabela da esquerda devem-se indicar as combinações dos coeficientes de forma para ventos, para cada trecho de terças bem como o valor da pressão de obstrução (carga de vento, em kg/m²). A orientação segue a norma NBR6123 (Forças Devidas ao Vento em Edificações), desde que a orientação das terças seja da esquerda para a direita (nó inicial à esquerda e nó final à direita, ou nó inicial abaixo do nó final). Assim, se um coeficiente de forma for negativo isto simboliza um vento de sucção, de baixo para cima. O valor de ΔC deve ser informado a cada trecho, na coluna correspondente ao vento, se Vento 1, 2, ... , n. Caso, em determinado carregamento de vento, a célula para um coeficiente é deixada em branco o programa irá assumir o valor indicado na célula imediatamente superior.
NOTAS:
Por combinações de coeficientes de vento entenda-se diferença entre coeficientes de forma interno e externos. Na notação da NBR6123 ΔC = Ce - Ci.
De acordo com a NBR6123 a pressão de obstrução (aqui carga de vento) é função da velocidade característica do vento na região: qp = 0.613.Vk2, com Vk em m/s e qp em kgf/m².
Boa tarde! Excelente trabalho! No entanto, gostaria de saber se há diferença na hora de fazer o cálculo: quando você manda ele calcular pelo carregamento "Permanente", ele vai estar incluindo aí os fatores de segurança na carga? Obrigado!
Olá Jefferson, que bom que gostou do vídeo. Se possível se inscreva no canal e curta o vídeo! Em relação a pergunta, o software Calcula pelo método dos Estados Limites e não das Tensões Admissíveis. Será calculado pelas combinaçoes de cargas, levando em conta as combinações mais críticas. At.te; eng. Alex
Alex Cavalheiro da Silva Obrigado pela resposta! Amanhã refaço as simulações incluindo essa parte de combinação dos ventos. Estou dimensionando um telhado simples, com vão de 6,5 metros por 10 metros de comprimento, e minhas treliças estavam dando um total de aproximadamente 120kg de aço. Os pilares, encontrei que o ideal seria um perfil W 200x22,5(H). As vezes tenho a impressão de que está superdimensionado, mas creio que pode ser pelo fato de a maioria das coberturas que vejo não terem sido calculadas por ninguém. Agradeço muito por dividir a sua experiência com nós que estamos começando.
Parabéns Alex! Gostaria de saber, esse programa está atualizado com a norma NBR 8800/08?
Olá Luís. A última versão do AutoMetal é de Setembro de 2003. Até o presente momento a Unicamp não lançou novas versões, ou atualizações do programa.
Boa noite Alex, teria como fazer o cálculo fazendo o telhado uma água?
AMIGO EU FIZ UM PRA TESTE EU FIZ DUAS ÁGUAS E COLOQUEI APOIO NO CENTRO!
Olá Alex, estou dimensionando aqui o mesmo pavilhão que você, mas na hora de confirmar o perfil dos banzos e diagonais e montantes, o programa diz "Impossível continuar! Não existe um perfil com as características requeridas!"
Estou usando o mesmo de 150mm para banzos e 127mm para diagonais e montantes, chapa dobrada.
Olá Rafael! Alguma coisa ficou errado no processo. Provavelmente os carregamentos ou combinações. Refaça o exercício. Pode mandar um print do erro em alexcavalheiro.projetos@gmail.com. At.te; Alex
É confiável esse software?
BOm dia Estou dimensionando uma cpbertura de quadra e inseri o dwg, carregamentos e tal, mas na hora de calcular,o erro é de verificar 3 condições Hipoestatica, geometria ou apoios...Nao sei o q faço pra resolver
Conforme conversamos por e-mail, assunto resolvido. Abç
Ocorre comigo o mesmo problema, como faço para resolver?
Muito bacana, você é um excelente professor! gostaria de dimensionar um galpão muito parecido co o exemplo, com uma ponte rolante, de 2t só de um lado, como posso faze-lo?
boa tarde Alex!! vc tem algum exemplo de dimensionamento de uma estrutura em arco ? estou com duvidas com relação a entrada de dados na primeira interface do programa..
por enquanto não tenho. Vou providência um vídeo de dimensionamento de uma estrutura em arco.
Excelente aula me passa essas tabelas De telhas com seus respectivos pesos.
Pode acessar no meu blog: recursosengenharia.blogspot.com.br/p/manuais-e-catalogos-tecnicos.html
Caso queira fazer uma cobertura de uma única água com treliça como devo proceder na inserção dos valores?
acredito que deve ser com banzos paralelos, ai você muda a porcentagem da inclinação da parte superior.
Olá, Alex!
Descobri o AutoMetal agora, e achei muito massa!
To tentando calcular uma treliça trapezoidal, de uma água mas não consegui montá-la no
Arquivos>Novo>automatico: Opção...
Como faço para montar?
Obrigado desde já!
Olá Judá! Infelizmente o AutoMetal não tem entrada automática para tesoura de 01 água. É possível entrada automática para treliça plana de banzos paralelos ou inclinados. Para tesoura de 01 água devemos entrar manual no teclado, digitando as coordenadas ou importando arquivo DXF. Assim que possível farei um vídeo explicando. At.te;
Ok, entendi...
Também é possivel a importação do arquivi .DWG ?
Sempre usei o DXF. Salve com uma versão mais antiga. R14 ou 2000.
Bom Dia! O software mostra a memória de cálculo?
Olá João Paulo! É possível salvar os dados de cálculo em formato "*.txt" e abrir novamente o cálculo e desenho, no programa. Também é possível salvar alguns dados, como por exemplo, de carregamento, no formato "*.csv", compatível com o Microsoft Excel. At.te; Alex Cavalheiro
Obrigado pela resposta
boa tarde! como ver a flexa maxima? no deslocamento nao tem as unidades.
Vá até a aba desenho. Escolha a opção "deslocamentos dos nós" na check list. Verifique o deslocamento vertical máximo do nó central banzo inferior, ou de qualquer outro nó.
Boa noite. Como se obtém a tabela de combinações??
Boa noite. ABNT NBR 8800. Ações e Combinações das Ações.
boa noite sr. Alex, estou com dificuldade de utilizar os perfis que adicionei no auto metal, quando mando calcular ele da uma mensagem ( IMPOSSIVEL CONTINUAR - NAO EXISTE UM PERFIL COM ESSAS CARACTERISTICAS) COMO FAÇO PARA RESOLVER ISSO ADELCIO FERRARI
Olá Adelcio! Verifique a versão do windows. O Autometal funciona bem até a versão 7 do Windows. Em versões posteriores ocorrem erros no programa. Outra coisa, utilize sempre como separador decimal o ponto. At.te;
Olá, @@alexcavalheirodasilva9301 e Adelcio, por acaso, vocês conseguiram solucionar este problema? Também estou tentando adicionar um novo perfil e quando mando dimensionar aparece a mesma mensagem de erro. Agradeço se puderem me ajudar. Obrigado. A propósito, Muito bom seu trabalho, Alex. Parabéns pelo compartilhamento do vosso conhecimento.
Tá na hora de atualizar esse programa.
Olá Joaquim! Realmente a Unicamp deveria dar continuidade com este projeto.
Treliça em arco ele dimensiona ???
Dimensiona.
Como faz essa combinação?
Boa pergunta! descobriu?
Onde posso baixar qual o link.
alexcavalheiro.blogspot.com.br/2016/06/autometal-41-unicamp.html
top
Otimo !
Interessante seria pré par uma apostila com esses slides e fornecer essa apostila acompanhar e aprender fica complicado pois é Muito rápido.
17% esta superestimado para este vão de 25 m com espassamento entre porticos de 5m
Caro Edson, a inclinação do banzo normalmente está associada ao tipo de telha a ser utilizado, em função do escoamento, da sobreposição longitudinal e transversal necessária, o que fica a critério de análise do projetista. Pode também ser requisito do projeto arquitetônico, ou ainda uma necessidade em função da finalidade de uso da cobertura (exemplo: armazenagem de biomassa, que podem exigir grandes inclinações). Neste vídeo exemplo utilizamos um valor arbitrário de 17%, mas não que seja um valor padrão. At.te Eng. Alex Cavalheiro da Silva
Amigo, eu acho que você deveria melhorar a qualidade do vídeo. Impossível de acompanhar sua apresentação.
Coisa ridícula, faz propaganda de um produto mas afirma que não garante o resultado.
Lamentamos sua insatisfação com o vídeo. No vídeo, seguimos a instrução do software AutoMetal, que indica que os autores e distribuidores não se responsabilizam pelos resultados. Esta é uma informação comum em softwares gratuitos e educacionais como este.
Tive problema com esse software deu pau direto