Iniciei a pouco tempo, as visualizações de suas edições, parabenizo-o e agradeço. Sou engenheiro, mas, com foco em outras áreas, acabamos esquecendo um pouco o que vimos como acadêmico. Estou relembrando com seus vídeos. Muito Obrigado.
Parabéns ao Mestre Calculista, sou engenheiro mas não tenho Paciência em cálculos apesar de ter tido boas notas em cálculos na Faculdade, sempre contrato um profissional em cálculos
Fazes bem... eu também contrato especialistas de outras áreas, embora algumas coisas eu saiba fazer... quem faz tudo, nem sempre faz BEM tudo... abraços...
Cálculo é calculo não tem como contradizer estas bem fundamentado parabens! Sem projeto ou gasta se mais desnecessario ou de menos com grandes prejuizo para o proprietario pagar o projeto sai mais barato!
excelente aula! na prática infelizmente é isso mesmo que acontece... como vc mencionou, é apenas uma dica. vale lembrar dois pontos: 1 - não foram consideradas cargas de vento (menos importante p/ este caso); 2 - não foi considerado a estrutura da trelica. apenas os banzos. (acho que vale a pena fazer um vídeo com esta consideração). de qualquer forma, parabéns. vc está contribuindo muito para a boa formação dos profissionais e informações das pessoas em geral. isso salva vidas!
+Emerson Ramos Dependendo da norma, não é considerada a carga de vento. Se olhares a NBR8800 a carga de vento e pressão interna ela usa coeficiente de 0.3. Como falei, é apenas uma dica. é impossível tratar de todo o assunto em minutos...
Eu estou quase pegando o jeito já Ovídio falta pouco pra eu aprender esses cálculos já estou cansado de ver estruturas sem nenhuma garantia por aí. Eu trabalho com estruturas metálicas e levo muito a sério sempre pegando no pé dos colegas mais eles acham que é bobeira acham esse cara tá louco ficam arriscando uma hora da PT valeu😎
Prof., no caso dessa angulação do telhado... ela por si só não combate a flecha? Considerando q parte da carga vai p os pilares, e que a estrutura esteja travada com cabo de aço?
Em 8:58 o professor fala sobre a formula de Stalier...procurei muito, mas nao encontrei nada ensinando sobre isso. Poderia dar um apoio onde conseguirei mais informação sobre está fórmula?
Parabéns professor uma aula de quem realmente entende Tenho uma pergunta. Como calcular o diâmetro dos tubos para fazer uma treliça para estufa hidroponica com 20 mts de largura e 35 de comprimento?
Uma dúvida professor... Ao final concluiu-se que o duplo Perfil U não tem a Inércia mínima necessária para suportar a carga estipulada, mas não deve-se considerar os montantes e diagonais no cálculo para o resultado final? Da maneira que foi feito nessa "treliça" calculada é composta somente pelo banzo superior e inferior. As diagonais dão estabilidade na montagem e por isso são adicionadas e devem ser consideradas. Posso estar errado... Alguém pode ajudar aí?
@@leonelguilgersilva, olá! Continuei trabalhando nas contas e acabou que o resultado final ficou bem próximo do que ele calculou. e surpreendi! Me passe o seu email, por favor
Preciso de algumas treliças dessas Comprimento da treliça = 16m com beiral Largura do telhado = 10 m com beiral Qtas treliças serão necessários? Gostaria que pudesse resolver com apenas 3, pois tenho 3 pilares embutidos na parede onde pode apoiar
Boa noite o senhor poderia me ajudar? Preciso de uma passarela metálica interna para minha casa na média 9 metros comprimento por 70 cm de largura,sendo q a casa é antiga e não pode se acrescentar muito peso,está passarela seria inteira sem nenhum apoio no centro,o senhor pode me ajudar
professor preciso de um projeto para uma area de 6 metros de largura por 8 de profundidade , nao haverá paredes apenas colunas em concreto armado . imagino quatro treliça inclinada tipo tesouras ,4 colunas em cada lado de sustentaçao pé direito 3 metros mais as terças para apoiar e fixar as 16 telhas ethernit de 3,66 x 1.10 totalizando 8 telhas de cada lado
Montantes e diagonais determinam a altura da treliça, e a altura da treliça determina o momento de inércia no eixo de aplicação dos carregamentos - há uma inclinação ótima para as diagonais, conforme o modelo de treliça, e essa inclinação determina a distância entre montantes e consequentemente a altura da seção da treliça. Observe que, na fórmula do teorema de Steiner, se aumentarmos a distância do baricentro da seção da treliça ao baricentro da seção dos banzos, estaremos aumentando a altura da treliça e consequentemente o momento de inércia.
Tendo em vista que a estrutura é treliçada, a inércia real não será superior à inércia equivalente considerando somente os dois perfis? Pois há ainda as diagonais.
boa tarde!!Amigo quero fazer uma varanda em minha casa ,tenho que colocar 2 TRILISSAS de 10 metros de comprimento para suportar as telhas metalicas. POSSO FAZER ELA COM 60 DE LARGURA USANDO CATONEIRA PERFIL DE 4 POLEGADA.OBRIGADO
Como sempre, uma ótima aula!! Professor, já ouvi outras pessoas comentarem que não utilizam o vento no dimensionamento, mas a maior carga é a do vento... Porém fica difícil competir no mercado, sendo assim, gostaria de saber o que tanto você considera de carregamentos em coberturas? Estou perguntando porque quero ouvir isso de alguém experiente na área. Desde já agradeço, e novamente muito obrigado pela aula!!
OlidioRenatoVolpato Maravilha, perguntei porque não vi esse carregamento no seu vídeo, mas acredito que seja somente para verificação da flecha... Isso?
Tem um erro ai nesse cálculo ! A combinação para verificação da flecha limite é a "Combinação Quase-Permanente", item 4.7.7.3.2, pag 21 da NBR 8800. Para esta combinação é utilizado o fator de 0,3 que multiplica as cargas acidentais. Logo o valor da carga deveria ser 210 + 0,3*150 = 255 kgf/m². E deslocamento em treliça é por PTV (Princípio do Trabalho Virtual).
considerando essa observação mais a de outro colega que questiona a não consideração do professor pelo aumento da estabilidade em função da montante e diagonal, será que não chegaremos ao dimensionamento do serralheiro?
Renan, acho que ele considerou "sobrecarga" como elementos fixos, talvez? É só um chute. Esse termo "sobrecarga" não é normativo e portanto gera problemas de interpretação. Também achei estranho esse cálculo simplificado e fui fazer uns testes no Ftool. Acabou que o resultado deu bastante aproximado mesmo (24cm-25cm). Me surpreendi! Posso te mandar o arquivo se quiseres.
Boa noite Renan!! Como faço o cálculo do deslocamento da treliça quanto a flexão? Nesse caso, como muitos comentaram, faltou o professor comentar a respeito das diagonais e montantes que constituem a treliça, pois elas exercem um fator extremamente importante para levar em consideração no calculo creio eu. Como que funciona esse PTV? Abss
Sobre os valores nao explica tudo. Quais os cálculos que deveriam ter ??? Que dimensões???? Os perfis? E que tamanho a tesoura deveria ser feita da maneira correta?
A princípio pelo vão eu diria, que a distancia entre os bancos da tesoura de corda paralela é pouca mas usou-se um perfil robusto. Isto estou dizendo sem os cálculos.
Acompanho bem seus videos também em outras aplicações, sempre muito bons. Mas nesse vou fazer uma pequena ressalva em relação a análise estrutural. A estrutura conforme o seu desenho não está reta/em nível onde a flecha realmente seria maior, mas nesse caso ela está inclinada, entendo que deveria haver decomposição de forças para então obter a flecha.
Não confunda deformação vertical com esforços internos. Cada norma tem seus coeficientes. No exemplo só estou considerando a deformação máxima conforme 8800. Não as combinações, ok?
Professor, eu acompanhei todo o desenvolvimento dos cálculos e achei muito importante. Mas gostaria de saber porque que no cálculo não entrou as cantoneiras de fechamento da treliça.
Cara muito bom o vídeo e como eu posso aprender isso? Dá uma dica aí mano! Tenho vários cursos de solda e um de caldeiraria, mas não aprendi nada assim não.AJUDA AÍ VALEU!!!!
Se a treliça for apoiada nas laterais dos pilares, por meio dos nós dos banzos inferior e superior, os giros relativos nos apoios serão impedidos. Os apoios poderão, portanto, ser considerados engastamentos, e a flecha máxima calculada para o carregamento citado será de 5,24 cm.
Muito bom professor! Eu gostaria de saber como é feito o cálculo das flechas para quando a seção da tesoura é mais alto no meio e menor nas pontas. Pode me ajudar?
Olá Olidio, gostaria de saber por que não foi analisado as diagonais no cálculo da inércia? Da forma que foi calculado não despreza as diagonais? Que são profundamente importantes para combater a flecha.
Acho ridículo uma pessoa mandar fazer uma estrutura tão grande e de custo elevado deixar na mão de um serralheiro. Para mim isto que é uma ignorância. Ainda falta analisar as soldas/parafusos, qualidade do material. Deve encontrar outros absurdos. Parabéns pela aula, excelente didática.
L.A.G-TOLDOS COBERTURAS Luis Alberto gleria, não existe serralheiro com conhecimento de engenheiro! A não ser que este serralheiro tenha feito e concluído um curso de engenharia.
@@l.a.g-toldoscoberturasluis2570 Pode até ter o conhecimento, mas não tem autoridade e nem pode se responsabilizar tecnicamente pela estrutura. O problema do Brasil é esse, o CREA não fiscaliza e fica serralheiro e pedreiro construindo tudo por ai sem embasamento nenhum. Se tem conhecimento de engenheiro, apresenta os cálculos, as normas consideradas e os desenhos de fabricação devidamente detalhados.
Professor, tenho duas dúvidas: 1° no caso da viga de cobertura, mesmo ela estando soldada no topo do pilar, devo considerar ela bi apoiada? Pois se eu considerar bi engastada vai diminuir o momento fletor máximo. 2° Para verificação de flecha, não faz a majoração das cargas?
O que define um engaste é a impossibilidade de haver giro relativo entre as barras da conectividade. Quanto à majorar carga para verificação da flecha, depende da combinação de cargas que está sendo adotada. Se for combinações pela NBR 8800, tem-se duas combinações a considerar: 1.0 PP + 1.0 AP + 0.3 SC e 1.0 PP + 1.0 AP + 0.3 (Vento + PI)
@@OlidioRenatoVolpato Sim, no caso, se a viga de cobertura for soldada ao pilar, considero uma conexão engastada com restrições aos esforços horizontais, verticais e momento fletor. Desculpa mas eu não entendi o que é AP, sei que PP= Peso Próprio, SC= Sobrecarga Obrigado pelo retorno!
Só ocorrerá "engastamento" se ambos os nós finais dos banzos superior e inferior forem conectados ao pilar, porque a ligação dos 2 nós impedirá o giro relativo, mas Isso só será possível apoiando-se a treliça na lateral do pilar, ou em pilares também treliçados.
Bom dia Prezado professor ! Eu preciso saber como calcular uma vão de 12,30 para um telhado Com viga W , ou com treliça Qual é melhor Com menor custo Claro Essa dica for possível Att
Não. Se for em cm, tens que usar 3000 cm. Obviamente, tens que compatibilizar as unidades. Posso falar em metros, mas na conta, se estás usando o módulo de elasticidade em kgf/cm2, tens que transformar tudo para kgf e para cm.
Olidio, boa tarde! Primeiramente achei simplesmente ÓTIMA a explicação. Gostaria de saber se, para resolver o dimensionamento desta treliça, recalculando a altura total da mesma (anteriormente igual a 80cm) com o Jxnecess calculado, teríamos um H total da treliça de aproximadamente 120cm. Isto já bastaria para o redimensionamento (uma vez optado por não alterar nenhum prefil)? Hipótese levantada apenas para didática de aprendizagem. Outra opção seria a adoção de um outro perfil. Obrigado.
professor, já ouvi muito isso.. "deixa comigo" "eu sei fazer, tenho experiencia..etc".. não é porque sempre deu certo que a coisa vai continuar dando certo.. ou sub-dimensiona ou superdimensiona, de qualquer forma vc se ferra depois.. obrigado, excelente vídeo..
Alexandre, essa é uma característica do material, nesse caso o aço carbono estrutural. O "E" é chamado de módulo de elasticidade longitudinal ou módulo de Young, definido pela equação: E=F/A x L/🔼L, ou seja, tensão dividido por alongamento unitário, sendo obtidos com corpo de prova de seção conhecida em ensaio uniaxial de laboratório no limite de escoamento do material. Para os materiais padrões estes dados são tabelados.
Dependendo da norma o Vento nao entra. Na norma NBR 8800 e 14762, por exemplo, o vento entra na combinação 1.0 PP + 1.0 AP + 0.3 (Vento + Pressão Interna). Não nesta do tutorial.
Olidio, vi que voce não usou fatores de segurança sobre o carregamento, tanto pra cargas permanente e pra sobrecarga, segundo a 8800. Enfim, acredito que o objetivo era passar o cálculo das flechas. Ótimo trabalho com seus vídeos.
Coeficientes variam de acordo com as normas que usas nas combinações de cargas (explico isto em 2'50" - favor rever com calma). As combinações usadas para este tutorial tem coeficientes iguais a 1.0. Abraços.
O Serralheiro sempre fez errado, mas os engenheiro projetaram a represa de Brumadinho, até agora 110 mortos, não se sabe dimensão dessa tragedia feita por engenheiros, O serralheiro executa o projeto, quem tem a responsabilidade são os engenheiro, portanto que tragam o projeto a executar.
E quem disse que foram engenheiros competentes que calculam as barragens? Vamos combinar assim: prendam todos engenheiros incompetentes e todos os serralheiros que executarem estruturas sem projetos e ART, ok? Vamos ver quem vai encher mais os presídios.
Não vejo como uma estrutura bem dimensionada ter seu peso próprio de 35 kg/m2, mesmo considerando instalações elétricas e suposta tubulação destinada a combate a incêndios.
+zadsom Não falei que a estrutura pesa 35 kgf/m2 e sim que as cargas que compõe Peso Próprio, neste caso considera-se cargas permanentes. Ninguém calcula estrutura para resistir somente ao seu peso. Ela deve suportar cargas diversas.
Eitah serralheiro... Sr. Cliente, da próxima vez esqueça os 300 anos de prática e confecção de estruturas geradoras de patologia, do serralheiro e contrate um Engenheiro Calculista Estrutural, logo saberia-se que para a treliça em questão a altura mínima com os perfis utilizados nos banzos, seria de 117cm. À disposição. Um abraço!
Isto mesmo amigo. PRIMEIRO contratar alguém que saiba calcular e projetar, depois contratar um serralheiro competente que siga os projetos. Acho que este seja o teu caso. Abraços
Detalhe , isso é historinha , se vc foi contratado para conferir a Tessoura , porque não contratou vc para fazer o memorial e projeto de execução, prof comece por vc mesmo não tente deglinir os serralheiros , por muitos deles sabem mais que vc
Boa noite, como faço pra achar altura de pilares em coberturas q as tesouras vão diminuindo de tamanho? É duas águas ,gabaritei um lado todo no mesmo tamanho e fui diminuindo o outro , quero que fique todas no mesmo nível...a essa possibilidade? E o terreno tmb não está no esquadro.. alguém pode me ajudar... Meu tel é: 11 953941150
@@franquecrema1537 na verdade ñ entendo muito do assunto, e é justamente q busquei saber o conteúdo desse vídeo. Já vi outros com melhores explicações.
Experiência em fazer a coisa errada não tem valor nenhum .
Muito bom Professor !
Iniciei a pouco tempo, as visualizações de suas edições, parabenizo-o e agradeço. Sou engenheiro, mas, com foco em outras áreas, acabamos esquecendo um pouco o que vimos como acadêmico. Estou relembrando com seus vídeos. Muito Obrigado.
Para isso que precisamos de engenheiros qualificados e serem mais valorizados.Parabéns pela dica!
Parabéns ao Mestre Calculista, sou engenheiro mas não tenho Paciência em cálculos apesar de ter tido boas notas em cálculos na Faculdade, sempre contrato um profissional em cálculos
Fazes bem... eu também contrato especialistas de outras áreas, embora algumas coisas eu saiba fazer... quem faz tudo, nem sempre faz BEM tudo... abraços...
Fiz no autocad usando o comando REGION e MASSPROP e deu o mesmo resultado para os momentos de inércias.
Parabéns, professor! Suas orientações são muito importantes, para nós! Continue com sua simplicidade, nos ajuda muito!
Cálculo é calculo não tem como contradizer estas bem fundamentado parabens! Sem projeto ou gasta se mais desnecessario ou de menos com grandes prejuizo para o proprietario pagar o projeto sai mais barato!
Professor o senhor ensina muito bem .. Excelente aula.. Grato.
Parabéns, professor, Experiência em fazer a coisa errada não tem valor nenhum .
Muito bom Professor !
Quero muito aprender, parabéns vc e um mestre meu amigo, não sei nem oq falar, preciso da sua ajuda, para me tornar um profissional qualificado
Aula EXCELENTE !!!!
Obrigado Olidio.
Bom dia consigo comprar apostila de estrutura
Parabens pelo trabalho, continue com esses videos... sou grato
excelente aula! na prática infelizmente é isso mesmo que acontece...
como vc mencionou, é apenas uma dica. vale lembrar dois pontos:
1 - não foram consideradas cargas de vento (menos importante p/ este caso);
2 - não foi considerado a estrutura da trelica. apenas os banzos. (acho que vale a pena fazer um vídeo com esta consideração).
de qualquer forma, parabéns. vc está contribuindo muito para a boa formação dos profissionais e informações das pessoas em geral. isso salva vidas!
+Emerson Ramos Dependendo da norma, não é considerada a carga de vento. Se olhares a NBR8800 a carga de vento e pressão interna ela usa coeficiente de 0.3. Como falei, é apenas uma dica. é impossível tratar de todo o assunto em minutos...
Professor Olidio,Para verificação total não seria também importante calcular a força nos montantes e diagonais?
Muito bom ,esses resultados eu nunca posso trabalhar com o limite total de cargas ,sempre com um limite de segurança. 😎
Estou aprendendo muito com suas aulas, Obrigado pela dica !
Parabéns amigo, pós é a realidade de muito serralheiro.
Eu estou quase pegando o jeito já Ovídio falta pouco pra eu aprender esses cálculos já estou cansado de ver estruturas sem nenhuma garantia por aí. Eu trabalho com estruturas metálicas e levo muito a sério sempre pegando no pé dos colegas mais eles acham que é bobeira acham esse cara tá louco ficam arriscando uma hora da PT valeu😎
A NBR8800 tem outras combinações onde considera o vento.
Vou trabalhar brasileiro por favor use suas inteligensia pelamor de deus tire esas mente poluidas
Show. Muito boa suas explicações e didática. Parabéns e obrigado pelos ensinamentos !!
Prof., no caso dessa angulação do telhado... ela por si só não combate a flecha? Considerando q parte da carga vai p os pilares, e que a estrutura esteja travada com cabo de aço?
Otima explicaçao. Valeu
Alguma duvida meliga tiro de letra faso de lapis as criansa vão estuda
Em 8:58 o professor fala sobre a formula de Stalier...procurei muito, mas nao encontrei nada ensinando sobre isso. Poderia dar um apoio onde conseguirei mais informação sobre está fórmula?
Steiner..... qualquer livro de resistência de material tem
Muito didática as explicações, parabéns
Obrigado pela aula.
No caso de treliça com banzos não paralelos, daria para aplicar o Teorema de Steiner? Tem algum vídeo?
Parabéns professor uma aula de quem realmente entende
Tenho uma pergunta.
Como calcular o diâmetro dos tubos para fazer uma treliça para estufa hidroponica com 20 mts de largura e 35 de comprimento?
Uma dúvida professor... Ao final concluiu-se que o duplo Perfil U não tem a Inércia mínima necessária para suportar a carga estipulada, mas não deve-se considerar os montantes e diagonais no cálculo para o resultado final? Da maneira que foi feito nessa "treliça" calculada é composta somente pelo banzo superior e inferior. As diagonais dão estabilidade na montagem e por isso são adicionadas e devem ser consideradas. Posso estar errado... Alguém pode ajudar aí?
também fiquei com essa dúvida
Professor?? Teria como responder a dúvida ??
Sim, especialmente a contribuição dos montantes. Se quiseres, te envio o arquivo de Ftool em que realizei os comparativos.
@@JFASACM me mande sim por favor.
@@leonelguilgersilva, olá! Continuei trabalhando nas contas e acabou que o resultado final ficou bem próximo do que ele calculou. e surpreendi! Me passe o seu email, por favor
1:10 Adorei essa frase.
Preciso de algumas treliças
dessas
Comprimento da treliça = 16m com beiral
Largura do telhado = 10 m com beiral
Qtas treliças serão necessários? Gostaria que pudesse resolver com apenas 3, pois tenho 3 pilares embutidos na parede onde pode apoiar
Qual quer tipo de pontes tem novidades
Excelente 👏🏼
Parabéns mestre.
Excelente aula parabéns professor, o senhor tem esse material pra vender
Boa noite o senhor poderia me ajudar? Preciso de uma passarela metálica interna para minha casa na média 9 metros comprimento por 70 cm de largura,sendo q a casa é antiga e não pode se acrescentar muito peso,está passarela seria inteira sem nenhum apoio no centro,o senhor pode me ajudar
professor preciso de um projeto para uma area de 6 metros de largura por 8 de profundidade , nao haverá paredes apenas colunas em concreto armado . imagino quatro treliça inclinada tipo tesouras ,4 colunas em cada lado de sustentaçao pé direito 3 metros mais as terças para apoiar e fixar as 16 telhas ethernit de 3,66 x 1.10 totalizando 8 telhas de cada lado
Engenheiro Olidio o senhor eh muito bom
Engenheiro e serralheiro não são inimigos tem que trabalhar juntos um calcula o outro executa o projeto
Dúvida: montantes e diagonais não influenciam a flecha?
Montantes e diagonais determinam a altura da treliça, e a altura da treliça determina o momento de inércia no eixo de aplicação dos carregamentos - há uma inclinação ótima para as diagonais, conforme o modelo de treliça, e essa inclinação determina a distância entre montantes e consequentemente a altura da seção da treliça. Observe que, na fórmula do teorema de Steiner, se aumentarmos a distância do baricentro da seção da treliça ao baricentro da seção dos banzos, estaremos aumentando a altura da treliça e consequentemente o momento de inércia.
Excelente conteúdo. Uma dúvida, essa equação para a flecha máxima leva em consideração a inclinação do telhado?
existe algum curso com dimensionamento para tanques, e caixas dágua metálicos?
olá bom dia , gostaria de ver qual seria a correta !!! antecipadamente agradeço a compreensão
Tendo em vista que a estrutura é treliçada, a inércia real não será superior à inércia equivalente considerando somente os dois perfis? Pois há ainda as diagonais.
Isto é um modelo simplificado e seguro
Agradecido pela aula e o que eu procuro
Exelente exposição
Parabéns gostei
boa tarde!!Amigo quero fazer uma varanda em minha casa ,tenho que colocar 2 TRILISSAS de 10 metros de comprimento para suportar as telhas metalicas.
POSSO FAZER ELA COM 60 DE LARGURA USANDO CATONEIRA PERFIL DE 4 POLEGADA.OBRIGADO
Amigo usa perfil U E PERFIL ENRIGECIDO MAIS SEGURO Q CANTONEIRA
@@l.a.g-toldoscoberturasluis2570 Faz um vídeo técnico explicando para gente porque é mais seguro.
Santa Ignorância!!! ou ignorância atrevida ... Por isso que tem muita cobertura despencando ... Parabéns Prof. Olídio
Onde tem "muita cobertura" despencando? Pode dar exemplos de local e data? Falar "ao vento" é fácil.
Como sempre, uma ótima aula!! Professor, já ouvi outras pessoas comentarem que não utilizam o vento no dimensionamento, mas a maior carga é a do vento... Porém fica difícil competir no mercado, sendo assim, gostaria de saber o que tanto você considera de carregamentos em coberturas? Estou perguntando porque quero ouvir isso de alguém experiente na área. Desde já agradeço, e novamente muito obrigado pela aula!!
Os caras decretam que não pode ventar nas obras deles? Isto é perigoso...
OlidioRenatoVolpato Maravilha, perguntei porque não vi esse carregamento no seu vídeo, mas acredito que seja somente para verificação da flecha... Isso?
Sim.... só para verificação da flecha...
Tem um erro ai nesse cálculo ! A combinação para verificação da flecha limite é a "Combinação Quase-Permanente", item 4.7.7.3.2, pag 21 da NBR 8800. Para esta combinação é utilizado o fator de 0,3 que multiplica as cargas acidentais. Logo o valor da carga deveria ser 210 + 0,3*150 = 255 kgf/m².
E deslocamento em treliça é por PTV (Princípio do Trabalho Virtual).
considerando essa observação mais a de outro colega que questiona a não consideração do professor pelo aumento da estabilidade em função da montante e diagonal, será que não chegaremos ao dimensionamento do serralheiro?
Renan, acho que ele considerou "sobrecarga" como elementos fixos, talvez? É só um chute. Esse termo "sobrecarga" não é normativo e portanto gera problemas de interpretação. Também achei estranho esse cálculo simplificado e fui fazer uns testes no Ftool. Acabou que o resultado deu bastante aproximado mesmo (24cm-25cm). Me surpreendi! Posso te mandar o arquivo se quiseres.
Boa noite Renan!! Como faço o cálculo do deslocamento da treliça quanto a flexão? Nesse caso, como muitos comentaram, faltou o professor comentar a respeito das diagonais e montantes que constituem a treliça, pois elas exercem um fator extremamente importante para levar em consideração no calculo creio eu. Como que funciona esse PTV? Abss
As forças devido ao vento esta considerado?
Força devido ao vento é considerada na NBR 8800, não na que estou usando tutorial.
muito bom Olivio
Sobre os valores nao explica tudo. Quais os cálculos que deveriam ter ??? Que dimensões???? Os perfis? E que tamanho a tesoura deveria ser feita da maneira correta?
A princípio pelo vão eu diria, que a distancia entre os bancos da tesoura de corda paralela é pouca mas usou-se um perfil robusto. Isto estou dizendo sem os cálculos.
Acompanho bem seus videos também em outras aplicações, sempre muito bons. Mas nesse vou fazer uma pequena ressalva em relação a análise estrutural. A estrutura conforme o seu desenho não está reta/em nível onde a flecha realmente seria maior, mas nesse caso ela está inclinada, entendo que deveria haver decomposição de forças para então obter a flecha.
Não confunda deformação vertical com esforços internos. Cada norma tem seus coeficientes. No exemplo só estou considerando a deformação máxima conforme 8800. Não as combinações, ok?
Bom dia, como calculo o eixo baricentrico entre eixo x e eixo y?
Como Calculou essas distâncias ?
Kassianne... Teorema de Steiner
Professor, eu acompanhei todo o desenvolvimento dos cálculos e achei muito importante. Mas gostaria de saber porque que no cálculo não entrou as cantoneiras de fechamento da treliça.
??? Cantoneira de fechamento?
os montante e diagonais ele quiz dizer.....
Cara muito bom o vídeo e como eu posso aprender isso? Dá uma dica aí mano! Tenho vários cursos de solda e um de caldeiraria, mas não aprendi nada assim não.AJUDA AÍ VALEU!!!!
Jorge... meus cursos são voltados para engenheiros e formandos. No teu caso, não sei o que indicar.
Olídio como confeccionar um galpão de 20X60mt. qual o perfil devo usar?
Se fores fazer treliças, usa perfis em chapas dobradas.
Para dimensionamento e projeto, posso te passar um orçamento, ok?
Video top professor, porém o mestre dos projetos usou a norma que considera apenas a carga de peso próprio, para pegar o serviço. Abraço
Se a treliça for apoiada nas laterais dos pilares, por meio dos nós dos banzos inferior e superior, os giros relativos nos apoios serão impedidos. Os apoios poderão, portanto, ser considerados engastamentos, e a flecha máxima calculada para o carregamento citado será de 5,24 cm.
Aí não é mais isostática. É pórtico hiperestático. Muda tudo.
Muito bom professor! Eu gostaria de saber como é feito o cálculo das flechas para quando a seção da tesoura é mais alto no meio e menor nas pontas. Pode me ajudar?
Considera a altura no ponto onde a tesoura tem maior deslocamento. No caso, considera a altura da treliça no meio do vão... Abraços...
OlidioRenatoVolpato Obrigado professor!
Hiroki Ando Não entendi a pergunta. Seja mais específico.
OlidioRenatoVolpato o senhor respondeu já havia respondido.
Mestre!!
Tô estudando pra fazer uma garagem aqui em casa.
Tudo no mundo merece conhecimento prévio mesmo.
Rapaz........
Olá Olidio, gostaria de saber por que não foi analisado as diagonais no cálculo da inércia? Da forma que foi calculado não despreza as diagonais? Que são profundamente importantes para combater a flecha.
Roberto Morgado A maior deformação será no centro, então usa a altura da viga no centro.
Acho ridículo uma pessoa mandar fazer uma estrutura tão grande e de custo elevado deixar na mão de um serralheiro. Para mim isto que é uma ignorância. Ainda falta analisar as soldas/parafusos, qualidade do material. Deve encontrar outros absurdos. Parabéns pela aula, excelente didática.
Jorge Castro mais do que ridículo é uma irresponsabilidade.
Existe serralheiro c conhecimento de engenheiro amigo absurdo foi o q vc acabou de dizer Santa ignorância
L.A.G-TOLDOS COBERTURAS Luis Alberto gleria, não existe serralheiro com conhecimento de engenheiro! A não ser que este serralheiro tenha feito e concluído um curso de engenharia.
Sou serralheiro cara.
Cada caso diferente ve que escreve ..
@@l.a.g-toldoscoberturasluis2570 Pode até ter o conhecimento, mas não tem autoridade e nem pode se responsabilizar tecnicamente pela estrutura. O problema do Brasil é esse, o CREA não fiscaliza e fica serralheiro e pedreiro construindo tudo por ai sem embasamento nenhum. Se tem conhecimento de engenheiro, apresenta os cálculos, as normas consideradas e os desenhos de fabricação devidamente detalhados.
Professor, tenho duas dúvidas:
1° no caso da viga de cobertura, mesmo ela estando soldada no topo do pilar, devo considerar ela bi apoiada? Pois se eu considerar bi engastada vai diminuir o momento fletor máximo.
2° Para verificação de flecha, não faz a majoração das cargas?
O que define um engaste é a impossibilidade de haver giro relativo entre as barras da conectividade. Quanto à majorar carga para verificação da flecha, depende da combinação de cargas que está sendo adotada. Se for combinações pela NBR 8800, tem-se duas combinações a considerar: 1.0 PP + 1.0 AP + 0.3 SC e 1.0 PP + 1.0 AP + 0.3 (Vento + PI)
@@OlidioRenatoVolpato Sim, no caso, se a viga de cobertura for soldada ao pilar, considero uma conexão engastada com restrições aos esforços horizontais, verticais e momento fletor.
Desculpa mas eu não entendi o que é AP, sei que PP= Peso Próprio, SC= Sobrecarga
Obrigado pelo retorno!
Só ocorrerá "engastamento" se ambos os nós finais dos banzos superior e inferior forem conectados ao pilar, porque a ligação dos 2 nós impedirá o giro relativo, mas Isso só será possível apoiando-se a treliça na lateral do pilar, ou em pilares também treliçados.
Bom dia
Prezado professor !
Eu preciso saber como calcular uma vão de 12,30 para um telhado
Com viga W , ou com treliça
Qual é melhor
Com menor custo
Claro
Essa dica for possível
Att
Amigo... ai só calculando...
Atar de posto umas ideia de ponte
Se o vão é de 30 metros, não seria correto usar no cálculo 30000 cm?
Não. Se for em cm, tens que usar 3000 cm. Obviamente, tens que compatibilizar as unidades. Posso falar em metros, mas na conta, se estás usando o módulo de elasticidade em kgf/cm2, tens que transformar tudo para kgf e para cm.
@@OlidioRenatoVolpato Ficou óbvio agora...
@@_vlnt_7800 chegaste a ver o que acontece nos 11min e 34 seg?
Cai, ou não cai?
sou leigo no assunto professor olidio qual o recomendado para fazer uma cobertura de 15m de largura por 20 m de comprimento.
Leonardo Sabadin Ferreira faz em estrutura metálica.Procura uma serralheria com engenheiro para calcular.
obrigado
MUITO BOM VALEU
Olidio, boa tarde! Primeiramente achei simplesmente ÓTIMA a explicação. Gostaria de saber se, para resolver o dimensionamento desta treliça, recalculando a altura total da mesma (anteriormente igual a 80cm) com o Jxnecess calculado, teríamos um H total da treliça de aproximadamente 120cm. Isto já bastaria para o redimensionamento (uma vez optado por não alterar nenhum prefil)? Hipótese levantada apenas para didática de aprendizagem. Outra opção seria a adoção de um outro perfil. Obrigado.
Edison Franzini para verificar a flecha tens que ter os perfis dimensionados.
Muito Bom !
professor, já ouvi muito isso.. "deixa comigo" "eu sei fazer, tenho experiencia..etc".. não é porque sempre deu certo que a coisa vai continuar dando certo.. ou sub-dimensiona ou superdimensiona, de qualquer forma vc se ferra depois..
obrigado, excelente vídeo..
Simmmm... Sempre se ouve
Olidio, porque utilizou o valor de E = 2,05x10^6 ? Como chegou nesse valor?
Módulo de Elasticidade. É característica do aço.
Alexandre, essa é uma característica do material, nesse caso o aço carbono estrutural. O "E" é chamado de módulo de elasticidade longitudinal ou módulo de Young, definido pela equação: E=F/A x L/🔼L, ou seja, tensão dividido por alongamento unitário, sendo obtidos com corpo de prova de seção conhecida em ensaio uniaxial de laboratório no limite de escoamento do material. Para os materiais padrões estes dados são tabelados.
Módulo de elasticidade do aço A36 em kgf/cm2
olá professor, e vc nem considerou os esforços do vento, que numa estrutura com 30m de vão são significativos.
Dependendo da norma o Vento nao entra. Na norma NBR 8800 e 14762, por exemplo, o vento entra na combinação 1.0 PP + 1.0 AP + 0.3 (Vento + Pressão Interna). Não nesta do tutorial.
zadson. é?
Se.as.cabesa pensar .igual so besteira .bom.dia
E qual seria as dimensões da treliça?
as mais variadas...
Escolher uma cobertura com treliças arqueadas ou treliças retas é uma questão tecnica ou de gosto?
Anísio.. depende da utilização da edificação... por exemplo, em ginásios de esportes, geralmente usam arcos, em fábricas usam sheds...
obrigado!
Olidio, vi que voce não usou fatores de segurança sobre o carregamento, tanto pra cargas permanente e pra sobrecarga, segundo a 8800. Enfim, acredito que o objetivo era passar o cálculo das flechas. Ótimo trabalho com seus vídeos.
Coeficientes variam de acordo com as normas que usas nas combinações de cargas (explico isto em 2'50" - favor rever com calma). As combinações usadas para este tutorial tem coeficientes iguais a 1.0.
Abraços.
@@OlidioRenatoVolpato obrigado Olidio, vou rever com o vídeo.
Mais o erro não é do serralheiro. É do proprietário q não contratou o engenheiro.
O Serralheiro sempre fez errado, mas os engenheiro projetaram a represa de Brumadinho, até agora 110 mortos, não se sabe dimensão dessa tragedia feita por engenheiros, O serralheiro executa o projeto, quem tem a responsabilidade são os engenheiro, portanto que tragam o projeto a executar.
E quem disse que foram engenheiros competentes que calculam as barragens? Vamos combinar assim: prendam todos engenheiros incompetentes e todos os serralheiros que executarem estruturas sem projetos e ART, ok? Vamos ver quem vai encher mais os presídios.
q comparação
Não passa nem com o peso próprio, sem sobrecarga.
Não vejo como uma estrutura bem dimensionada ter seu peso próprio de 35 kg/m2, mesmo considerando instalações elétricas e suposta tubulação destinada a combate a incêndios.
+zadsom Não falei que a estrutura pesa 35 kgf/m2 e sim que as cargas que compõe Peso Próprio, neste caso considera-se cargas permanentes. Ninguém calcula estrutura para resistir somente ao seu peso. Ela deve suportar cargas diversas.
OlidioRenatoVolpato poxa cada comentário sem noção kkk mais continua os videos assim uma hora nois aprender com o senhor doutor rs
Eitah serralheiro... Sr. Cliente, da próxima vez esqueça os 300 anos de prática e confecção de estruturas geradoras de patologia, do serralheiro e contrate um Engenheiro Calculista Estrutural, logo saberia-se que para a treliça em questão a altura mínima com os perfis utilizados nos banzos, seria de 117cm. À disposição. Um abraço!
Isto mesmo amigo. PRIMEIRO contratar alguém que saiba calcular e projetar, depois contratar um serralheiro competente que siga os projetos. Acho que este seja o teu caso. Abraços
We are from the good old engineering school. Good job, my friend!
Detalhe , isso é historinha , se vc foi contratado para conferir a Tessoura , porque não contratou vc para fazer o memorial e projeto de execução, prof comece por vc mesmo não tente deglinir os serralheiros , por muitos deles sabem mais que vc
Boa noite, como faço pra achar altura de pilares em coberturas q as tesouras vão diminuindo de tamanho? É duas águas ,gabaritei um lado todo no mesmo tamanho e fui diminuindo o outro , quero que fique todas no mesmo nível...a essa possibilidade? E o terreno tmb não está no esquadro.. alguém pode me ajudar... Meu tel é: 11 953941150
Hermes Francisco Tem tutorial no meu canal sobre isto.. procura lá... Abs
Hermes Francisco Olha isto th-cam.com/video/pLcTE-5kHOs/w-d-xo.html
Ele sempre fez assim e sempre fez errado, porém nunca caiu...kkkkkk
É verdade, e também esse professor ñ fala se fez errado pra mais ou pra menos, no meu entendimento parece q o erro foi pra mais.
@@eliasoliveiradossantos5162 , Momento de inércia disponível é menor que o necessário, o que vc entende por isso?
Até passar uma rajada de vento acima do normal.
@@franquecrema1537 na verdade ñ entendo muito do assunto, e é justamente q busquei saber o conteúdo desse vídeo. Já vi outros com melhores explicações.
Tec nologia avanso internet
muito bom !
Muito bom!