Será que já não estamos vivendo o início de uma 4ª ferida narcísica? Até que ponto a IA (Inteligência Artificial) não faria com que o Homo-Sapiens perdesse o monopólio do pensamento?
Só um robô for dotado de uma capacidade intuitiva extraordinária para captar os fenômenos que surgem na realidade. Emoções o robô é bem capaz de ter ao analisar expressões faciais, físicas no geral e batimentos do coração, porém acho que seriam incapaz de enxergar o mundo de uma maneira nova, tal como escritores como Homero, Dantes Shakespeare etc. Etc. Além dos filósofos que contam desde a Grécia Antiga até os dias de hoje. Tudo bem, um robô pode ser programada para pensar e ser como Shakespeare, porém não tem como ser um novo Shakespeare se quem o programou não tem as faculdades necessárias para programá-lo com uma sensibilidade aguçada
@@samuelmartins8372 Oxalá vc tenha razão, caso contrário, o desafio da 4ª ferida estará lançado. Hoje também se fala muito sobre uma inteligência coletiva - uma espécie de rede compartilhada de neurônios, colaborando em prol de uma causa, de um propósito. Talvez essa seja uma boa resposta para que o Homo-Sapiens, que existe justamente porque soube unir as suas forças ao longo da história, vencendo seus desafios em grupo, prevaleça por um longo tempo.
Eu adoro as feridas narcisicas. Que venham outras pra vê se a gt enfim se enxerga como parte de um todo e para com essa megalomania que destrói o planeta 💕
Excelente vídeo! Em pensar que no mundo contemporâneo a humanidade é ainda altamente narcisista. Não entendemos ainda que somos pontinhos ínfimos no universo. É como dizia Shakespeare: „ Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar“.
Verdade, o culto do indeusar à si mesmo é pior das vaidades humana é achar que o homem é o gênio é grandioso é onipotente diante do mundo é pura idolatria é soberba.
A terceira ferida narcísica foi mais especificamente o inconsciente, que veio antes da psicanálise - esta somente o expôs de forma mais sistematizada em forma teórica. Freud na realidade fala de 3 formas de descentramento (o Sol, não como centro do Universo, A origem animal do Homem e o Desconhecido dentro de nós. Essa ideia de descentramento, muito bem explorada por Foucault, explora algo do lugar do ego sendo descentrado pela própria natureza do cosmos (exterior e interior).
Esse tema foi abordado em uma matéria no curso de Neurociências e acredito que a reflexão do Professor/ Mestre Draiton Gonzaga se aplique sobre as ideias apresentadas neste vídeo: "Filosofia, mais do que dar Respostas, ela quer questionar. Porque mais importante do que as respostas, são as perguntas". Acredito que as neurociências sejam um grande caminho para as reflexões e repetições comportamentais, a simbiose no qual fazemos parte é um grande convite reflexivo sobre a Liberdade & Livre Arbítrio que pensamos ter.
As feridas narcísicas são fantásticas! Apesar de tirar o ser humano do pedestal (causa da ferida ), abre uma porta para a “calmaria” , ou seja, não somos -consciência- de tudo , de todos os acontecimentos, podemos nos isentar da responsabilidade de ser Deus. Olha que maravilha! Somos apenas criaturas - 50% do nosso comportamento é genético e os outros 50%, resultado de comportamento aprendido (pelos pais, escolas…) e dentro deste, uma pequena parte , bem pequena mesmo é nosso “livre”arbítrio . Portanto, o que temos de decisões conscientes é uma parte muito pequena . Não precisamos nos cobrar tanto.
A psicanálise vem como a verdadeira castração para humanidade. Sem dúvida é um marco muito importante para melhor compreensão do ser humano e de suas relações com o que o cerca.
Tambem sou participativa de sua colocação, eu não tenho religião mas estudo a bíblia, pois na bíblia coloca o homem no pedestal, mas por conta das feridas e nuanças no ego e no super ego, a imaturidade de ambas instâncias psíquicas distancia o homem do self. Ego deformado, a questão pulsão de desejo pulsa e não há maturidade de controle, sempre pende para o lado do desejo só por prazer, por conta das nuances das feridas do ego. O ego forte é uma percepção mais madura, uma capacidade de perceber o ambiente, o observador a favor do self, ou centelha divina, trabalha a favor da harmonia do equilíbrio e vai de encontro com teu Eu maior, não potencializa a sombra, elabora, reinterpreta integra a sombra, acolhe o eu humano, o inimigo ou ego. É a zona de percepção do Self. Cisões no ego, ou cisões no superego desencadeia uma falsa noção que ele tem poder, alterego ou ego inflado. O outro eu, uma visão distorcida, autoestima desiquilibrada, arrogante...
Essa aula é muito boa. Acredito apenas que Freud pensou ao contrário, pois essas duas primeiras "feridas" construíram sobretudo essa idéia do sujeito do "iluminismo", ou seja, o indivíduo, racional, que pela razão descobre o funcionamento das coisas. Elas - essas duas primeiras feridas no "nascisismo" atacam não o nascisismo humano, mas sim as formas tradicionais religiosas que ordenavam a forma como as pessoas pensavam , sentiam e organizavam o mundo. Essas duas primeiras feridas colocam o homem, a razão, o sujeito como foco central e não mais a divindade ou a igreja; ou seja, torna o homem ainda mais nascisista. A terceira ferida, aí sim, desloca essa idéia de humano racional, dono e produtor de suas ações, ao mostrar uma outra instância que influencia no comportamento, que era tido como racional. Stuart Hall vai destacar outras 4 feridas no "sujeito do iluminismo".
Concordo em parte, mas acredito que, sim , temos um criador e que tratando nossos semelhantes com respeito, considerando e as diferenças, como estágios que cada um de nós está submetido, por estarmos em patamares diversos e usando o: respeito, a compreensão, o amor, etc., poderemos então, pleitear, sermos donos de nós mesmos. Poderemos ao invés de escondemos nossos icebergs, sermos transparentes, porque, nos sustentaremos no que realmente somos.
Gostaria que os Estudos Freudianos Críticos tivessem mais voz dentro do mundo acadêmico brasileiro. Nossos pensadores, na maior parte das vezes, me parecem muito crédulos em relação aos axiomas Freudianos, constatação que talvez devesse levantar maior interesse em discutir com maior frequência os problemas dos mesmos e da psicanálise de um modo geral. Ademais, ótimo vídeo.
Gostei muito do vídeo, assim como o da Inversão do Eu. Em relação ao inconsciente e o exemplo do iceberg, gostaria de ouvir um pouco sobre a visão Junguiana, já que pelo que entendo, Jung se interessou de maneira distinta de Freud pelo inconsciente. Grata, Luciane.
Muito bom, finalizei a leitura de alguns ensaios de Freud, e esse vídeo, me permitiu a compreensão inequívoca de alguns temas abordados pela psicanálise...!
Não podemos nos esquecer que Freud era humano. Elaborou uma teoria e lutou (tanto politica como clinicamente) para prova-la e promove-la. Sempre teve pretensões de ser um homem de fama (chamou o próprio livro, "A Interpretação dos Sonhos", de "livro do Século XX), e reuniu discípulos em torno de si, dos quais cobrava lealdade e coerência. Tudo provável reflexo das expectativas que seus pais depositaram sobre ele: era um filho considerado "de ouro", com privilégios sobre seus irmãos, como um quarto só para si e rotinas domésticas ajustadas para não perturbar seus estudos. Mas também tinha seus gestos de bondade e generosidade... tinha coisas boas e ruins, como todos nós.
“Qualquer indivíduo é mais importante que toda a via Láctea”. Nelson Rodrigues. “Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista”. Nelson Rodrigues “O ser humano é nada em relação ao infinito e tudo em relação ao nada”. Blaise Pascal Eis a cura pra essas feridas narcísicas.
qualquer indivíduo é mais importante que toda a via Láctea. Mas grupos de indivíduos são menos importantes q números entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista. Pq pra humanidade, viver em uma mentira é mais confortável q aceitar a verdade de sua própria existência o ser humano é nada em relação ao infinito e tudo em relação ao nada, até o momento em que surge um líder, tornando o ser humano nada em relação ao infinito e nada em relação ao líder
Sobre essa feridas, vou com Lacan em "Estou falando com as paredes (2011)": "Na verdade, deixando de lado a perturbação que ela causou a alguns doutores da Igreja, não se pode realmente dizer que a revolução cosmológica seja de natureza a que o Homem, como se diz, sinta-se de algum modo humilhado por ela. Se o emprego do termo "revolução" é tão pouco convincente, é pelo próprio fato de que ter havido uma revolução nesse ponto é, antes, exaltante no que concerne ao narcisismo. .. O mesmo se dá com respeito ao darwinismo. Não há doutrina que exalte mais a produção humana do que o evolucionismo. Tanto num caso quanto no outro, cosmológico ou biológico, todas essas revoluções nem por isso deixam de situar o Homem no lugar da fina flor da criação".
Fina flor da criação é de um otimismo narcisica, afinal essa "fineza" pode facilmente transformar-se na máquina mortífera vista nós dois grandes e recentes eventos de guerra mundial, onde calcula-se, somados, perdemos 66 milhões de outras finas flores da criação. Entender que podemos fazer coisas maravilhosas não elimina o outro lado da moeda, e realmente o homem se diverte com a civilização e isso o melhora e o engrandece, mas não garante a felicidade que as pobres flores nós traEm
Está bem certo que o homem que vive nesta periferia existencial,é o homem que não despertou sua consciência,e vive vibrando sentimentos negativos no qual vive preso.O nível de consciência que descortina essa realidade que na verdade é ilusória e construída pela crença humana,vai se manifestando quando o homem muda sua vibração e crença ao ponto de vibrar,amor,paz,alegria,bondade,fidelidade,compaixão etc.Assim podendo iniciar a idéia do homem que é a imagem do criador
Nós não somos o centro do Universo, nós não somos superiores ao animais e nós não somos donos da nossa própria consciência. Mas, mesmo assim, 'o homem esta condenado a ser livre.' Como diria Sartre.
A ideia de inconsciente de Freud se assemelha bastante ao discurso de Espinoza e Nietzsche sobre afetos que não são percebidos pela consciência e sobre o mundo em perspectiva, contudo a teoria de Freud é bem mais profunda. Dá pra pensar que para Espinoza esses afetos são desconhecidos e continuarão a ser, já que a razão apenas justifica os acontecimentos sem se dar conta do motivo por trás deles. Por sua vez, a base da psicanálise é justamente a crença de que o consciente pode descobrir o inconsciente. Além disso, Espinoza e Nietzsche, ao seu tempo, não fizeram parte do que pode ser chamado de mainstream da filosofia, sendo que o próprio Freud dizia não ter conhecimento profundo da obra desses autores. Então, acho que embora não se trate de um conceito absolutamente novo não pode ser considerado apenas uma inovação do que já havia.
Sei pouco de psicanálise para dar uma resposta precisa e imagino que não sou capaz de explicar de modo claro, mas, de toda forma o objeto de investigação da psicanálise é o efeito do inconsciente, que é uma parte escondida da mente, sobre o comportamento visível e consciente. O inconsciente mesmo não pode ser conhecido já que seu conceito é ser desconhecido. A psicanálise tenta entender o inconsciente partindo de seus efeitos visíveis.
@@Paola-dj9qi A base da psicanálise é de que há desejos, fantasias, conteúdos que não são percebidos pela nossa consciência e que motivam e governam boa parte dos nossos comportamentos. Há a possibilidade de um conteúdo vir a se tornar consciente por meio do processo terapêutico (a cura pela fala), depois de vencidas muitas resistências que o analisando apresente, entre outras questões.
Querer desmerecer a glória do criador, que é o ser humano, a coroa da criação, é bater em ferro frio, não vai ter sucesso nunca, é perda de tempo, de quem não tem nada o que fazer.
o ser humano perdeu seu orgulho, sua autoestima, seu amor próprio, sua genialidade e, daqui alguns anos, perderá sua importância alias, só falta somente uma ferida pra acabar, por completo, com o homem. A autopreservação. No dia q a humanidade perder sua autopreservação, ela perderá o sentido de existir e viver. Uma ferida q pode levar as pessoas para morte e é questão de tempo até essa ferida surgir
Olha se o seres humanos pudesse ouvir mais informações sobre isso. Teria menos arrogância. Se o ser humano se acha infinito . É q eles são terríveis. Nada não é nada
Sugiro alguém deixar aqui onde que alguma grande tradição antiga, religiosa ou não, que colocou o homem como um ser "grandioso, perfeito e envolvente" como ele achou que era. Isso é uma séria inversão que ninguém percebe: ao dizer que finalmente Freud descobriu os confins da mente humana e lá de dentro ele está tirando a "verdadeira" face de um homem, ele está sendo mais narcisista e arrogante que toda a tradição religiosa ocidental e oriental juntas que sempre reconheceram a complexidade e a infinidade de contradições que o homem carrega em si, que ora o faz grande, ora o faz desprezível. Freud era muito ruim em entender assuntos que estavam fora da sua especialidade. C. S. Lewys deixa claro que Freud não entendia nada de linguagem e, o que dizia entender, entendia errado. Roger Scruton deixa bem claro como o psiquiatra não entendeu nada sobre o Moisés de Michelângelo em seus ensaios sobre arte. Em última análise, qualquer que seja a ferida narcísica exposta, o homem sempre se deprarará com o sufocante fato de que ele é o único ser no universo inteiro capaz de pensar e reconhecer uma "ferida narcísica" e refletir sobre ela.
Eis o paradoxo; se o narcisismo é oriundo do inconsciente,tomar ciência de algo não poderia causar alguma ferida,pois teorias não possuem profundidade o suficiente para alterar o subconsciente.
A Quarta ferida poderia ser uma suposta descoberta de uma solução para a Morte, então não seriamos mais subjugados a um Deus e tb não mais "protegidos" por ele? Ou quem sabe a descoberta de vida em outro planeta, quem sabe uma civilização inteira? E deixaríamos de ser o "centro" ?
E não saímos do campo da teoria... A ciência é a religião da modernidade, a mais mesquinha das religiões. Sim, sem dúvida, há muito mais arte e beleza nas religiões tradicionais.
quem diz isto geralmente não é um cientista, portanto não tem conhecimento dos princípios que determinam a ciência, como por exemplo, a idolatração pela dúvida. Posso estar errado mas religião e idolatração pela dúvida não são conceitos que batem.
Hoje não estaríamos presenciando um "ressangramento" dessas feridas? A volta do terraplanismo, o fundamentalismo religioso e a negação da liberdade (ou do gozo) do Outro (do diferente)?
O mundo só perdeu com as ideias de Copérnico, Galileu, Nilton, Darwn Froid e outros mais. Não tiveram respeito com a imagem e semelhança do Criador do Universo,"o ser humano", ele é a menina dos olhos de Deus, pagaram caro por isso.
Esperávamos carros voadores e o retorno à lua😢 esperávamos homens nascendo com 🪽 asas metamorfose não aconteceu 😢esperávamos homens com superpoderes tipo Marvel, mas não aconteceu, já se passaram 2024 anos mais tempo que eles falaram kkkk seria um paralaxe cognitivo, ou somos mesmo uma poeira cósmica ?
As descobertas, saídas do mundo místico só engrandece a humanidade. Talvez Freud quisesse se apropriar da consciência humana quando disse tais bobagens.
A verdade fere...rs Mas depois de tantas feridas...rs A maravilhosa física quântica !!!! 💁💕😍😍😍😍😂 Será que a física quântica é uma reposta irracional, criada por conta de tantas feridas ? Será que estamos tentando, como um último suspiro narcísico, nós dar alguma importância ?? Rsrsrs💁
Bom o vídeo, embora venho pensando que é boa a ideia de substituirmos o termo "homem" por "humanidade" ou "ser humano" quando quisermos nos referir à nossa espécie. Mesmo esse termo vindo a ser utilizado historicamente através de gerações, me parece que é hora de começar a mudar!
A queda do falo e seus questionamentos da sua posição como um antigo orientador, e co-criador de mitos na sociedade pode ser considerada uma ferida narcisica ?
Continuo Sartreano, nao há inconsciente, tudo que nos afeta nós sabemos, mas a cultura promove freios e o valor individual de moral; certo e errado, o resto é funcionamento cerebral autônomo.
Acredito que não, visto que para Marx a ideologia é somente uma espécie de justificativa para a forma desigual como sociedade se organiza. Ocorre que essa justificativa por meio da ideologia é nova mas apenas toma o lugar de justificativas anteriores. As desigualdades já eram justificadas no pensamento grego e cristão, as duas maiores bases da sociedade ocidental ao longo da história.
Será que já não estamos vivendo o início de uma 4ª ferida narcísica? Até que ponto a IA (Inteligência Artificial) não faria com que o Homo-Sapiens perdesse o monopólio do pensamento?
Boa questão! Já existem algorítimos que escrevem (e até criticam) outros algorítimos.
@@josdesouza Pois é. A tese é que emoções não podem ser algoritimizadas, mas quem garante? Qual o limite da ciência e do conhecimento?
@@josdesouza onde vc leu sobre isso? se puder postar agradeço, quero aprofundar mais o assunto
Só um robô for dotado de uma capacidade intuitiva extraordinária para captar os fenômenos que surgem na realidade. Emoções o robô é bem capaz de ter ao analisar expressões faciais, físicas no geral e batimentos do coração, porém acho que seriam incapaz de enxergar o mundo de uma maneira nova, tal como escritores como Homero, Dantes Shakespeare etc. Etc. Além dos filósofos que contam desde a Grécia Antiga até os dias de hoje. Tudo bem, um robô pode ser programada para pensar e ser como Shakespeare, porém não tem como ser um novo Shakespeare se quem o programou não tem as faculdades necessárias para programá-lo com uma sensibilidade aguçada
@@samuelmartins8372 Oxalá vc tenha razão, caso contrário, o desafio da 4ª ferida estará lançado. Hoje também se fala muito sobre uma inteligência coletiva - uma espécie de rede compartilhada de neurônios, colaborando em prol de uma causa, de um propósito. Talvez essa seja uma boa resposta para que o Homo-Sapiens, que existe justamente porque soube unir as suas forças ao longo da história, vencendo seus desafios em grupo, prevaleça por um longo tempo.
Eu adoro as feridas narcisicas. Que venham outras pra vê se a gt enfim se enxerga como parte de um todo e para com essa megalomania que destrói o planeta 💕
O problema é que a galera ainda não superou essas três até hoje!
Mas sim, que venha mais!
Procure o vídeo do Sagan "O pálido ponto azul"
@@andreazevedo4547 Maravilhoso esse vídeo!!!
Tatiane R. Vc é vegana?
André Azevedo vou procurar! Obrigada pela indicação.
Eu passaria o dia inteiro ouvindo esse homem falar! ♥️
A qualidade de áudio e vídeo deste canal é excelente!
Excelente vídeo! Em pensar que no mundo contemporâneo a humanidade é ainda altamente narcisista. Não entendemos ainda que somos pontinhos ínfimos no universo. É como dizia Shakespeare: „ Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar“.
Verdade, o culto do indeusar à si mesmo é pior das vaidades humana é achar que o homem é o gênio é grandioso é onipotente diante do mundo é pura idolatria é soberba.
A terceira ferida narcísica foi mais especificamente o inconsciente, que veio antes da psicanálise - esta somente o expôs de forma mais sistematizada em forma teórica. Freud na realidade fala de 3 formas de descentramento (o Sol, não como centro do Universo, A origem animal do Homem e o Desconhecido dentro de nós. Essa ideia de descentramento, muito bem explorada por Foucault, explora algo do lugar do ego sendo descentrado pela própria natureza do cosmos (exterior e interior).
Esse tema foi abordado em uma matéria no curso de Neurociências e acredito que a reflexão do Professor/ Mestre Draiton Gonzaga se aplique sobre as ideias apresentadas neste vídeo:
"Filosofia, mais do que dar Respostas, ela quer questionar. Porque mais importante do que as respostas, são as perguntas".
Acredito que as neurociências sejam um grande caminho para as reflexões e repetições comportamentais, a simbiose no qual fazemos parte é um grande convite reflexivo sobre a Liberdade & Livre Arbítrio que pensamos ter.
Saudades das aulas do professor Andrei Martins.
As feridas narcísicas são fantásticas! Apesar de tirar o ser humano do pedestal (causa da ferida ), abre uma porta para a “calmaria” , ou seja, não somos -consciência- de tudo , de todos os acontecimentos, podemos nos isentar da responsabilidade de ser Deus. Olha que maravilha! Somos apenas criaturas - 50% do nosso comportamento é genético e os outros 50%, resultado de comportamento aprendido (pelos pais, escolas…) e dentro deste, uma pequena parte , bem pequena mesmo é nosso “livre”arbítrio . Portanto, o que temos de decisões conscientes é uma parte muito pequena . Não precisamos nos cobrar tanto.
Boa tarde * GRATIDAO
Muito obrigado pela aula ✨☀️
Excelente e essencial Canal! Casa do Saber é infinitamente melhor!
Boa explicação...
Quem critica tem direito, porém seria interessante estudar p criticar com fundamentos...
A psicanálise vem como a verdadeira castração para humanidade. Sem dúvida é um marco muito importante para melhor compreensão do ser humano e de suas relações com o que o cerca.
Tambem sou participativa de sua colocação, eu não tenho religião mas estudo a bíblia, pois na bíblia coloca o homem no pedestal, mas por conta das feridas e nuanças no ego e no super ego, a imaturidade de ambas instâncias psíquicas distancia o homem do self. Ego deformado, a questão pulsão de desejo pulsa e não há maturidade de controle, sempre pende para o lado do desejo só por prazer, por conta das nuances das feridas do ego. O ego forte é uma percepção mais madura, uma capacidade de perceber o ambiente, o observador a favor do self, ou centelha divina, trabalha a favor da harmonia do equilíbrio e vai de encontro com teu Eu maior, não potencializa a sombra, elabora, reinterpreta integra a sombra, acolhe o eu humano, o inimigo ou ego.
É a zona de percepção do Self. Cisões no ego, ou cisões no superego desencadeia uma falsa noção que ele tem poder, alterego ou ego inflado. O outro eu, uma visão distorcida, autoestima desiquilibrada, arrogante...
Essa aula é muito boa. Acredito apenas que Freud pensou ao contrário, pois essas duas primeiras "feridas" construíram sobretudo essa idéia do sujeito do "iluminismo", ou seja, o indivíduo, racional, que pela razão descobre o funcionamento das coisas. Elas - essas duas primeiras feridas no "nascisismo" atacam não o nascisismo humano, mas sim as formas tradicionais religiosas que ordenavam a forma como as pessoas pensavam , sentiam e organizavam o mundo. Essas duas primeiras feridas colocam o homem, a razão, o sujeito como foco central e não mais a divindade ou a igreja; ou seja, torna o homem ainda mais nascisista. A terceira ferida, aí sim, desloca essa idéia de humano racional, dono e produtor de suas ações, ao mostrar uma outra instância que influencia no comportamento, que era tido como racional. Stuart Hall vai destacar outras 4 feridas no "sujeito do iluminismo".
Concordo em parte, mas acredito que, sim , temos um criador e que tratando nossos semelhantes com respeito, considerando e as diferenças, como estágios que cada um de nós está submetido, por estarmos em patamares diversos e usando o: respeito, a compreensão, o amor, etc., poderemos então, pleitear, sermos donos de nós mesmos. Poderemos ao invés de escondemos nossos icebergs, sermos transparentes, porque, nos sustentaremos no que realmente somos.
Obrigada!
q bom nos foram essas feridas narcisicas e ainda precisamos de mto mais pra entendermos nossa pequenez.
Somos prisioneiros no cadafalso do desconhecimento de nós mesmos.
😮😮😮😮😮👏👏👏👏
Excelente!
Casa do Saber. Top d+.
Não chegou a 1 milhão, isso diz muito.
Gostaria que os Estudos Freudianos Críticos tivessem mais voz dentro do mundo acadêmico brasileiro. Nossos pensadores, na maior parte das vezes, me parecem muito crédulos em relação aos axiomas Freudianos, constatação que talvez devesse levantar maior interesse em discutir com maior frequência os problemas dos mesmos e da psicanálise de um modo geral. Ademais, ótimo vídeo.
Que homem maravilhoso!
Que paz em ouvir esse homem falando ☺️❤
Esplêndido!
Gostei muito do vídeo, assim como o da Inversão do Eu. Em relação ao inconsciente e o exemplo do iceberg, gostaria de ouvir um pouco sobre a visão Junguiana, já que pelo que entendo, Jung se interessou de maneira distinta de Freud pelo inconsciente. Grata, Luciane.
Muito bom parabéns
Muito bom, finalizei a leitura de alguns ensaios de Freud, e esse vídeo, me permitiu a compreensão inequívoca de alguns temas abordados pela psicanálise...!
Não podemos nos esquecer que Freud era humano. Elaborou uma teoria e lutou (tanto politica como clinicamente) para prova-la e promove-la. Sempre teve pretensões de ser um homem de fama (chamou o próprio livro, "A Interpretação dos Sonhos", de "livro do Século XX), e reuniu discípulos em torno de si, dos quais cobrava lealdade e coerência.
Tudo provável reflexo das expectativas que seus pais depositaram sobre ele: era um filho considerado "de ouro", com privilégios sobre seus irmãos, como um quarto só para si e rotinas domésticas ajustadas para não perturbar seus estudos.
Mas também tinha seus gestos de bondade e generosidade... tinha coisas boas e ruins, como todos nós.
Maravilhoso, muito didático.
Obrigado professor!!!
Muito interessante!
Quero mais!
Gosto de mais desse trabalho e muito importante para acabar com uma ilusão chamada religião!!
muito bom professor
Gratidão
Adorei a partilha...👏👏👏
Amo!
Muito bom esse vídeo! Agradeço 😉
“Qualquer indivíduo é mais importante que toda a via Láctea”. Nelson Rodrigues.
“Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista”. Nelson Rodrigues
“O ser humano é nada em relação ao infinito e tudo em relação ao nada”. Blaise Pascal
Eis a cura pra essas feridas narcísicas.
Isso
qualquer indivíduo é mais importante que toda a via Láctea. Mas grupos de indivíduos são menos importantes q números
entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista. Pq pra humanidade, viver em uma mentira é mais confortável q aceitar a verdade de sua própria existência
o ser humano é nada em relação ao infinito e tudo em relação ao nada, até o momento em que surge um líder, tornando o ser humano nada em relação ao infinito e nada em relação ao líder
Kkkkk...amei , é bom ver o controverso
Adorei!!!!
Amei este vídeo, para a casa do saber 🍀
gosto muito desses videos obrigado !
Muito bom!
Incrível! Maravilhoso! Excelente! Ótimo! Simplesmente....... hã?
Sobre essa feridas, vou com Lacan em "Estou falando com as paredes (2011)": "Na verdade, deixando de lado a perturbação que ela causou a alguns doutores da Igreja, não se pode realmente dizer que a revolução cosmológica seja de natureza a que o Homem, como se diz, sinta-se de algum modo humilhado por ela. Se o emprego do termo "revolução" é tão pouco convincente, é pelo próprio fato de que ter havido uma revolução nesse ponto é, antes, exaltante no que concerne ao narcisismo.
.. O mesmo se dá com respeito ao darwinismo. Não há doutrina que exalte mais a produção humana do que o evolucionismo. Tanto num caso quanto no outro, cosmológico ou biológico, todas essas revoluções nem por isso deixam de situar o Homem no lugar da fina flor da criação".
Fina flor da criação é de um otimismo narcisica, afinal essa "fineza" pode facilmente transformar-se na máquina mortífera vista nós dois grandes e recentes eventos de guerra mundial, onde calcula-se, somados, perdemos 66 milhões de outras finas flores da criação. Entender que podemos fazer coisas maravilhosas não elimina o outro lado da moeda, e realmente o homem se diverte com a civilização e isso o melhora e o engrandece, mas não garante a felicidade que as pobres flores nós traEm
isso é genial, correndo já atrás desse texto do lacan. obrigado.
Perfeito!
Maravilhoso este video😍
Bom conteúdo
QUE VÍDEO!
Não seria narcisismo do Freud colocar a psicanálise como uma ferida nascísica?
nao
Para responder a sua pergunta, sugiro a leitura de "As resistências a psicanálise"
@Bruno F. , não mais que Marx, Kardec? Jesus, Buda?? Tudo questão de opinião.
@Bruno F. , Eisntein, Gandhi, Confúcio, Lao-Tsu??
É valido usar essa colocação para questionarmos freud, usando ele mesmo
Ótimo.
Nós somos a imagem e semelhança de Deus na perspectiva de que eu reconheço a mim mesmo.
Esse canal é foda. Um vídeo melhor que o outro.
Sensacional
Vídeo incrível! Esse professor é ótimo! 😍😍♥️♥️
Bem Interessante!
Excelente o video. Parabens Professor.
Muito bom! Vem didático!
Muito ótimo fez me lembra sobre o estudo teórico de Sigmund Freud e seu citar neurológico!
Vídeo maravilhoso.
...com respeito e considerando as diferenças, como...
Está bem certo que o homem que vive nesta periferia existencial,é o homem que não despertou sua consciência,e vive vibrando sentimentos negativos no qual vive preso.O nível de consciência que descortina essa realidade que na verdade é ilusória e construída pela crença humana,vai se manifestando quando o homem muda sua vibração e crença ao ponto de vibrar,amor,paz,alegria,bondade,fidelidade,compaixão etc.Assim podendo iniciar a idéia do homem que é a imagem do criador
Muito interessante o vídeo.😊
Nós não somos o centro do Universo, nós não somos superiores ao animais e nós não somos donos da nossa própria consciência. Mas, mesmo assim, 'o homem esta condenado a ser livre.' Como diria Sartre.
o homem sequer é livre, uma vez q ele é preso a instituições q ele mesmo criou e é preso a sua própria moral
A terceira ferida é constante se olharmos em uma ótica de que você pode expandir sua consciência.
Não foi Nietzsche, inspirado em Espinoza, que formulou a idéia de inconsciente, antes do Freud? Abs.
A ideia de inconsciente de Freud se assemelha bastante ao discurso de Espinoza e Nietzsche sobre afetos que não são percebidos pela consciência e sobre o mundo em perspectiva, contudo a teoria de Freud é bem mais profunda.
Dá pra pensar que para Espinoza esses afetos são desconhecidos e continuarão a ser, já que a razão apenas justifica os acontecimentos sem se dar conta do motivo por trás deles. Por sua vez, a base da psicanálise é justamente a crença de que o consciente pode descobrir o inconsciente.
Além disso, Espinoza e Nietzsche, ao seu tempo, não fizeram parte do que pode ser chamado de mainstream da filosofia, sendo que o próprio Freud dizia não ter conhecimento profundo da obra desses autores.
Então, acho que embora não se trate de um conceito absolutamente novo não pode ser considerado apenas uma inovação do que já havia.
@@LindolphoAmaral a base da psicanálise é a crença de que o consciente pode descobrir o inconsciente?
Sei pouco de psicanálise para dar uma resposta precisa e imagino que não sou capaz de explicar de modo claro, mas, de toda forma o objeto de investigação da psicanálise é o efeito do inconsciente, que é uma parte escondida da mente, sobre o comportamento visível e consciente.
O inconsciente mesmo não pode ser conhecido já que seu conceito é ser desconhecido. A psicanálise tenta entender o inconsciente partindo de seus efeitos visíveis.
@@LindolphoAmaral acho que é por aí mesmo, o Nietzsche descobriu e o Freud estudou seus efeitos no consciente etc. Abs.
@@Paola-dj9qi A base da psicanálise é de que há desejos, fantasias, conteúdos que não são percebidos pela nossa consciência e que motivam e governam boa parte dos nossos comportamentos. Há a possibilidade de um conteúdo vir a se tornar consciente por meio do processo terapêutico (a cura pela fala), depois de vencidas muitas resistências que o analisando apresente, entre outras questões.
Querer desmerecer a glória do criador, que é o ser humano, a coroa da criação, é bater em ferro frio, não vai ter sucesso nunca, é perda de tempo, de quem não tem nada o que fazer.
o ser humano perdeu seu orgulho, sua autoestima, seu amor próprio, sua genialidade e, daqui alguns anos, perderá sua importância
alias, só falta somente uma ferida pra acabar, por completo, com o homem. A autopreservação. No dia q a humanidade perder sua autopreservação, ela perderá o sentido de existir e viver. Uma ferida q pode levar as pessoas para morte
e é questão de tempo até essa ferida surgir
Fora dos conceitos religiosos podemos ter o entendimento do Divino no homem
Nen Frued explica essa bagaça chamada Brasil
Olha se o seres humanos pudesse ouvir mais informações sobre isso. Teria menos arrogância. Se o ser humano se acha infinito . É q eles são terríveis. Nada não é nada
show man
Sugiro alguém deixar aqui onde que alguma grande tradição antiga, religiosa ou não, que colocou o homem como um ser "grandioso, perfeito e envolvente" como ele achou que era. Isso é uma séria inversão que ninguém percebe: ao dizer que finalmente Freud descobriu os confins da mente humana e lá de dentro ele está tirando a "verdadeira" face de um homem, ele está sendo mais narcisista e arrogante que toda a tradição religiosa ocidental e oriental juntas que sempre reconheceram a complexidade e a infinidade de contradições que o homem carrega em si, que ora o faz grande, ora o faz desprezível. Freud era muito ruim em entender assuntos que estavam fora da sua especialidade. C. S. Lewys deixa claro que Freud não entendia nada de linguagem e, o que dizia entender, entendia errado. Roger Scruton deixa bem claro como o psiquiatra não entendeu nada sobre o Moisés de Michelângelo em seus ensaios sobre arte.
Em última análise, qualquer que seja a ferida narcísica exposta, o homem sempre se deprarará com o sufocante fato de que ele é o único ser no universo inteiro capaz de pensar e reconhecer uma "ferida narcísica" e refletir sobre ela.
Eis o paradoxo; se o narcisismo é oriundo do inconsciente,tomar ciência de algo não poderia causar alguma ferida,pois teorias não possuem profundidade o suficiente para alterar o subconsciente.
Estendi a referência!
Análise coerente, mas... A figura de linguagem empregada poderia ser uma Antítese ou Comparação.
Pegou um trechinho do Foucault e transformou em uma bela fala.
Os estoicos seriam aqueles que enxergam essa ferida?
A Quarta ferida poderia ser uma suposta descoberta de uma solução para a Morte, então não seriamos mais subjugados a um Deus e tb não mais "protegidos" por ele? Ou quem sabe a descoberta de vida em outro planeta, quem sabe uma civilização inteira? E deixaríamos de ser o "centro" ?
E não saímos do campo da teoria... A ciência é a religião da modernidade, a mais mesquinha das religiões. Sim, sem dúvida, há muito mais arte e beleza nas religiões tradicionais.
quem diz isto geralmente não é um cientista, portanto não tem conhecimento dos princípios que determinam a ciência, como por exemplo, a idolatração pela dúvida. Posso estar errado mas religião e idolatração pela dúvida não são conceitos que batem.
Quando estiver doente não tome remédio.
Ore que passa.
ignorante detectado
alias, o seu computador, foi feito por quem? Por Deus?
Resumo: o ser humano é narcisista e é grandemente afetado pelos desejos inconscientes.
Exato
Hoje não estaríamos presenciando um "ressangramento" dessas feridas? A volta do terraplanismo, o fundamentalismo religioso e a negação da liberdade (ou do gozo) do Outro (do diferente)?
O mundo só perdeu com as ideias de Copérnico, Galileu, Nilton, Darwn Froid e outros mais. Não tiveram respeito com a imagem e semelhança do Criador do Universo,"o ser humano", ele é a menina dos olhos de Deus, pagaram caro por isso.
@@josebenedito4838 claro, assim como o mundo perdeu muito qnd abandonaram os deuses do Olimpo
O homem não é, mas ao mesmo tempo ele cria e descida se é...ou se não é, ou é. Partiu dele.
Boaa...
Em 1000 anos vamos ser só uma cabeça pensando
É o próprio Freud falando! 💓
Difícil explicar em poucas palavras pois a cônciêcia da luz se localiza no campo metafísico,experimentado por poucos
Em comparação com os seres humanos, os animais estão ganhamdo em dispardada. Mas daí nos assemelhar com eles, discordo totalmente.
👏🏻👏🏻👏🏻
Nós somos a coroa da criação divina e ponto final. Não tem teoria Copernicana, darwinista ou freudiana que vai mudar isto.
Sob o ponto de vista de quem fala, ninguém é mais importante do que eu, mesmo que esse "eu" seja o seu.
Sai dessa bolha cega e burra!
Tá bom, mana. Deita lá
legal, agora refute todas essas três teorias
É todo demônio interno escondido no inconciênte ,se causa danos ao ser humano existem ferramenta para que o mesmo seja desintegrado
Pessoas q negativaram o vídeo devem ser terraplanistas e criacionistas.. Não quiseram ferir seu narcisismo
Esperávamos carros voadores e o retorno à lua😢 esperávamos homens nascendo com 🪽 asas metamorfose não aconteceu 😢esperávamos homens com superpoderes tipo Marvel, mas não aconteceu, já se passaram 2024 anos mais tempo que eles falaram kkkk seria um paralaxe cognitivo, ou somos mesmo uma poeira cósmica ?
As descobertas, saídas do mundo místico só engrandece a humanidade. Talvez Freud quisesse se apropriar da consciência humana quando disse tais bobagens.
A verdade fere...rs
Mas depois de tantas feridas...rs
A maravilhosa física quântica !!!! 💁💕😍😍😍😍😂
Será que a física quântica é uma reposta irracional, criada por conta de tantas feridas ?
Será que estamos tentando, como um último suspiro narcísico, nós dar alguma importância ?? Rsrsrs💁
Bom o vídeo, embora venho pensando que é boa a ideia de substituirmos o termo "homem" por "humanidade" ou "ser humano" quando quisermos nos referir à nossa espécie. Mesmo esse termo vindo a ser utilizado historicamente através de gerações, me parece que é hora de começar a mudar!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Parei de assistir quando é chegado o minuto 4:22
👏👏👏👏👏👏
A queda do falo e seus questionamentos da sua posição como um antigo orientador, e co-criador de mitos na sociedade pode ser considerada uma ferida narcisica ?
Continuo Sartreano, nao há inconsciente, tudo que nos afeta nós sabemos, mas a cultura promove freios e o valor individual de moral; certo e errado, o resto é funcionamento cerebral autônomo.
O conceito de Ideologia por Marx pode ser colocada como uma quarta ferida?
de certo modo sim
Acredito que não, visto que para Marx a ideologia é somente uma espécie de justificativa para a forma desigual como sociedade se organiza. Ocorre que essa justificativa por meio da ideologia é nova mas apenas toma o lugar de justificativas anteriores. As desigualdades já eram justificadas no pensamento grego e cristão, as duas maiores bases da sociedade ocidental ao longo da história.