Veio um monte de banco estrangeiro na década de 90. Foram todos embora, com exceção do Santander. Por que? O Citi, por exemplo, tinha no Brasil o maior custo trabalhista entre todas as suas unidades no mundo todo, mas estava longe de ser a maior operação.
O problema não é a competição, essa é uma versão simplista.. Ajuda mais não nem de perto o principal fator. O principal fator é: indice de recuperação na inadimplência(31%). A justiça no Brasil não deixa os bancos recuperarem o credito ou faz isso com muita demora. O tempo que leva para o banco recuperar o bem/imóvel/dinheiro ENTRA NO CALCULO DO VALOR PRESENTE e risco
Teoricamente, a função de um banco seria fomentar o crescimento econômico, através do aporte de um capital, e por outro lado, conseguiriam seu lucro pelo "aluguel" desse capital, que são os juros. O problema, é que com juros estratosféricos, como acontece aqui, qual atividade econômica poderia ter lucros tão altos que compensaria um empréstimo bancário? Ou seja, aqui os bancos são um fim em si mesmo, servem apenas para lucrarem em cima da população.
@@marcioa.f.1016 quem determina os juros não são apenas os bancos. Existe todo um contexto macro que explica isso. Se fosse assim, teríamos bancos do mundo inteiro ganhando dinheiro fácil no Brasil.
@@josevalalbuquerque Obviamente irá precisar da autorização do Banco Central e a obedecer às normas da CVM. Um banco lida com dinheiro de milhões de pessoas. Assim como nos EUA, qualquer banco precisa da autorização do FED.
@@josevalalbuquerque o número de negações para autorizar o funcionamento de bancos pelo BACEN é irrisório. Aqui não tem concorrência pq o ambiente é ruim mesmo.
Exatamente, emprestar dinheiro no Brasil é complicado kkk. Você empresta pra conhecido e toma calote, imagina um banco que tem que emprestar pra todo tipo de gente.
Exatamente, por causa dos caloteiros todos pagam, sou a favor de um histórico bancário, quem sempre honrou com os compromissos não pode pagar o mesmo juros de quem sempre dá calote!
@@highlander8561 alguns desses bancos já adotam esse método. Através do score, o banco calcula a taxa para cada tomador de empréstimo (ou nem concede, dependendo da situação). O ponto crítico mesmo é o mercado quase monopolizado.
É devido a falta de competitividade, eles sozinhos dominam todo o mercado e praticam algo que é inclusive crime, que chama prática de cartel, que é quando há o controle absoluto sobre algo sem que seja possível haver concorrência; Aí eles praticam as taxas que querem afinal tu vai correr pra onde!
@@Bgds9565 deixa de ser irresponsável. A falta de competitividade sozinha não explica nada. Nos anos 90 havia muito mais bancos operando no Brasil e o juros eram bem maior do que é hoje. Nubank e Inter que foram citados podem não cobrar taxas, mas o juros é superior a de muito banco grande. A discussão dos juros no Brasil é mais complexa do que isso.
Que interessante... a JP critica o Ciro, mas ele falou exatamente oq o Ciro vem falando desde antes da campanha. Oq é a ideologia de um meio de comunicação, critica, critica, critica, para falar exatamente mesma coisa. Chega a ser piada.😂
O problema não é a competição, essa é uma versão simplista.. Ajuda mais não nem de perto o principal fator. O principal fator é: indice de recuperação na inadimplência(31%). A justiça no Brasil não deixa os bancos recuperarem o credito ou faz isso com muita demora. O tempo que leva para o banco recuperar o bem/imóvel/dinheiro ENTRA NO CALCULO DO VALOR PRESENTE e risco
SAMMY SOCORRO O BB ESTÁ DESVIANDO $$ (QUE PODERIA SER DIVIDENDOS PARA OS ACIONISTAS-EU) PARA O FUNDO DE PENSÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS JÁ REGIAMENTE PAGOS.. SOCORRO. SOCORRO
Como dizia minha mãe: Vergonha é roubar e não conseguir levar...o Itaú me roubou( juros monstruosos, mas não levou)....Devo, não nego, pago se puder...e quando puder ...e quando a proposta, EU achar justa...
Essa narrativa de que o problema do spread bancário é resultado da falta de concorrência é uma tremenda falácia de quem quer isentar os bancos da prática de AGIOTAGEM: 1º Porque na Europa é comum haver limites para o spread bancário e quem ultrapassar esse limite está sujeito a responder pelo crime de agiotagem; 2º Porque o Brasil tem bancos públicos, que poderia e deveriam ser usados como fator de regulamentação, praticando spreads razoáveis, que não sejam nem tão baixos que ponha em causa as contas dos bancos, nem tão altos que se transforma em abuso de poder econômico.
Parabéns pela matéria e pela informação, realmente e um absurdo o que esses bancos cobram , sou cliente Bradesco excluosive a anos, fui simular um empréstimo no banco, de crédito pré aprovado, eles queriam cobrar 4,1% ao mês , eu ia pagar em 4 anos mais de 3x o valor que pegaria, obviamente não peguei, o que e uma pena pois investiria esse valor. Sem concorrência, sem bancos para disputar com eles mesmos , ficamos a mercê deles, e por isso a disparidade no Brasil e tão grande , enquanto os já milionários como o Huck pegam empréstimo a menos de 1% pra comprar jatinho, eu não posso nem fazer a reforma da minha casa.
Governo não deve manipular juros, sabe que isso pode gerar uma crise, os juros são um preço e preços devem flutuar livremente de acordo com o mercado, assim como qualquer coisa.
spread bancário é uma das coisas que mais prejudica a economia, sem dúvida a falta de concorrência ajuda muito nisso, além dos que mais sofrem serem as pessoas mais pobres, pois muitas vezes precisam fazer empréstimo em algum Banco e devido a juros altíssimos se tornam praticamente escravos desses bancos, o que poderiam usar o dinheiro de outra forma, ficam limitadas a pagar juros para os bancos, infelizmente esse assunto ainda é pouco falado, urgentemente deve ser mais evidenciado.
O problema não é a competição... A questão é: Pq não tem competição... O principal fator é: indice de recuperação na inadimplência. A justiça no Brasil dificulta os bancos recuperarem o credito ou faz isso com muita demora. O tempo que leva para o banco recuperar o bem/imóvel/dinheiro no BR causa mais risco... E mais risco= mais juros O Spread nada mais é do que a falta de liquidez q é causada pelo risco
Paulo Guedes sabe disso.... No entanto, em vez de atrair Wells Fargo, ICBC e cia para o Brasil, flexibilizando a legislação, prefere articular a privatização dos bancos públicos (ou diminuir sua atuação no mercado) piorando ainda mais a concorrência.
Julio Sposito err, mas o que vai atrair Well Fargo, ICBC e cia, e justamente a abertura de mercado, se o governo fortalecer a atividade dos bancos públicos, vai acontecer o mesmo que acontece com o petróleo aqui, porque uma petroleira privada vai vir aqui competir com o governo? E claro, óbvio que o estado vai privilegiar sempre o que dele, como é que você compete com o governo em um mercado regulado pelo governo? Que concorrência e essa?
@@gddutra3044 Ele não precisa fortalecer os Bancos Públicos. Basta não intervir e nem privilegiá-los. Se o Banco Público der lucro, ótimo para o Estado e, indiretamente, para a sociedade (acionista majoritária no caso do BB e única no caso da Caixa). Se não der lucro, se vira, vende ativo, se reestrutura. Tesouro não tem que financiar empresa pública. O que não faz sentido é perder tempo e capital político articulando a venda ou o desmantelamento de Banco Público que dá lucro, em um mercado que já não possui concorrência suficiente na iniciativa privada para diminuir spread e taxas de juros. Para atrair outros bancos para cá não é necessário privatizar Caixa, nem BB, mas sim facilitar a entrada de empresas estrangeiras alterando a legislação. Há muito a ser feito nesse sentido: epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/09/governo-da-mais-poderes-ao-bc-para-autorizar-entrada-de-capital-estrangeiro-em-instituicoes-financeiras.html
Nosso ministro vamos lá, vamos abrir esse mercado aeee pra esse valor despencar, tenho certeza que o ano que vem as coisas comecem a da resultados significativo no bolso do cidadão brasileiro....
Ciro Gomes trabalha com mentiras que ninguem ousa desmascara-las na hora ou porque ninguem esta convicto da realidade pelo conhecimento no momento ou pq ele ele (Ciro) é tão cara de pau que fala com uma veemencia que faz todo mundo acreditar que realmente é verdade. Mas se vc for ver no canal do panico, no dia seguinte o Dana desmentiu a falacia totalmente mentirosa desse politico sem escrupulos que pula de galho em galho
@@robsondantas1599 Eu esperava que ele atacasse o Ciro alí, se ele não consegue fazer isso na hora, ele não é tão bom quanto pensa, eu acho que o Samy arregou pra não dar KO
seria muito bom a concorrência, mas aqui e onde que eles querem paga o gasto de outros lugares. quando falar que alguem esta fazendo bom trabalho e melhor colocas dados verdadeiros com referência internacional.
Falácia dizer que somente o aumento de número de bancos irá reduzir o spread bancário, como ele mesmo disse, nos EUA há 12 mil bancos, aqui no Brasil, com 12 com 30, ou com 5000, eles criam uma associação, lembremos do postos de gasolina, mantém o Spread nesse patamar, e ainda vão justificar esses juros absurdos com a taxa de inadimplência, como se fosse muito difícil pra um banco tomar, por exemplo, um veículo em caso de atraso no pagamento do financiamento, sou advogado, já trabalhei contra e a favor de banco e a verdade é que desde que revogaram a lei da usura, os bancos quase não perdem ações, e por mais inadimplência que haja, é mais fácil o cara pagar um agiota do que conseguir pagar juros de banco, sou a favor da competição, acho saudável, mas o primeiro banco que aplicar juros honestos, será podado pelos demais, de modo que o mais adequado é que além de abertura a novos bancos, deve-se haver uma regulamentação de um porcentual máximo a ser cobrado, já tivemos, foi importante pra combater abusos do lado mais forte, tal argumento, buga a cabeça dos que tem pensamento binário, porque seria liberal e intervencionista ao mesmo tempo, por isso acho difícil alguém levantar essa bandeira, mas como estou dando minha opinião, deixo a ideia aos demais, temos que lutar pelo justo e não pelo que querem que lutemos, aumento na concorrência privilegia os novos bancos que querem entrar no mercado, a manutenção do que está aí favorece o grupo dos 5, fico com o que beneficia o povo, reclamamos tanto dos impostos, mas esquecemos que os bancos nos cobram absurdos e não falamos nada, antes que venham dizer que em relação a impostos não temos escolha, lembre-se que apesar de altíssimos “ “malemá” ainda usufruímos, agora experimenta tentar viver sua vida inteira sem depender de qualquer serviço bancário.
Bastaria criar regras que pessoas físicas pudessem ser agentes bancários, o empréstimo teria regras legais de cobranças e sempre se pode ter juros muito mais camarada quebos 9,4% que o Bradesco pratica.
O problema não é a competição, essa é uma versão simplista.. Ajuda mais não nem de perto o principal fator. O principal fator é: indice de recuperação na inadimplência(31%). A justiça no Brasil não deixa os bancos recuperarem o credito ou faz isso com muita demora. O tempo que leva para o banco recuperar o bem/imóvel/dinheiro ENTRA NO CALCULO DO VALOR PRESENTE e risco
Falta explicar que 40% desse tal spread é pra compensar os caloteiros, ou seja, quem paga ao banco paga por ele e por quem não paga. Essa é a lógica brasileira: punir o bom pagador.
Esse dinheiro é proveniente "do bolso" de quem coloca o dinheiro no Tesouro Selic. Está OK?👍👍👍 No caso, vc "pega" dinheiro emprestado de quem "poupa". Entendeu agora?👍👍👍😀😀😀
Não, não entendi. O spread não é formado só pela remuneração do tesouro direto, mas serve como exemplo: ao retornar pro cliente os rendimentos do título o banco fica com um percentual para compensar as perdas das operações em que outro cliente não pagou ao banco. Quem “investe” em TD tem um retorno menor por conta de um terceiro que não honrou um compromisso e o Banco por sua vez não assume o risco e repassa pra outro. Assume o lucro e socializa o prejuízo, entendeu? Por isso, em parte, os lucros astronômicos dos bancos brasileiros.
Weverton. Pereira de Medeiros Silva Não é só TD, acho que a gente está concordando rsrs.. O Banco é um intermediário certo, pega de um e empresta pra outro. Ao emprestar ele ganha 200 e tem que pagar 100 pra quem o emprestou, spread de 100! Simples. Agora, imagine que na operação em que ganhou 200 (emprestando)estava previsto ganhar 250. Em tese, deixou de ganhar 50. Só que o Banco não deixa de ganhar, ao invés de pagar 150 a quem emprestou ao banco (investidor de TD por exemplo) ele tira do lucro do cara e paga 100 pra cobrir o que deixou de ganhar.. O que, ao meu ver, seria o correto era pagar os 150 de quem emprestou ao banco e ir atrás de receber os 50 de quem não pagou.
Sou bastante cético quanto ao Paulo Guedes, que é um especulador financeiro e banqueiro, ir contra o oligopólio indecente desses bancos que ditam as regras, cobram altíssimos juros, sonegam muito imposto e dominam a "vida financeira" nesse país. Só acredito vendo!
Mais concorrência entre os bancos, que venham os bancos estrangeiros que queiram investir aqui.
Quanto maior a concorrência melhor
Veio um monte de banco estrangeiro na década de 90. Foram todos embora, com exceção do Santander.
Por que? O Citi, por exemplo, tinha no Brasil o maior custo trabalhista entre todas as suas unidades no mundo todo, mas estava longe de ser a maior operação.
Tivemos Citibank, HSBC, BBVA, ABN-AMRO Bank, Bank of America (Bank Boston)... Todos caíram fora em alguma crise do Brasil!
Qual o banco quem vem? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O problema não é a competição, essa é uma versão simplista.. Ajuda mais não nem de perto o principal fator. O principal fator é: indice de recuperação na inadimplência(31%). A justiça no Brasil não deixa os bancos recuperarem o credito ou faz isso com muita demora. O tempo que leva para o banco recuperar o bem/imóvel/dinheiro ENTRA NO CALCULO DO VALOR PRESENTE e risco
Avante Paulo Guedes para combater esse número ridículo do spread bancário!
No Brasil bancos são agiotas legalizados.
Exatamente
👏👏👏💰💰💰
A definição de banco, não só no Brasil é essa
Teoricamente, a função de um banco seria fomentar o crescimento econômico, através do aporte de um capital, e por outro lado, conseguiriam seu lucro pelo "aluguel" desse capital, que são os juros. O problema, é que com juros estratosféricos, como acontece aqui, qual atividade econômica poderia ter lucros tão altos que compensaria um empréstimo bancário? Ou seja, aqui os bancos são um fim em si mesmo, servem apenas para lucrarem em cima da população.
@@marcioa.f.1016 quem determina os juros não são apenas os bancos. Existe todo um contexto macro que explica isso. Se fosse assim, teríamos bancos do mundo inteiro ganhando dinheiro fácil no Brasil.
Cuidado pra não te chamarem de fascista por está falando isso.
Você disse tudo, meu amigo!
Ter maior spread bancário é ruim, mas isso não é culpa do Bolso, ele vai abrir o mercado de bancos e isso vai mudar.
Tem que abrir a concorrência
Já está aberto.
Me diz onde é proibido criar banco no Brasil?
@@wellingtonmiranda_oficial precisa de autorização do banco central, pesquisa aí se pode banco estrangeiro
@@josevalalbuquerque Obviamente irá precisar da autorização do Banco Central e a obedecer às normas da CVM. Um banco lida com dinheiro de milhões de pessoas.
Assim como nos EUA, qualquer banco precisa da autorização do FED.
@@josevalalbuquerque o número de negações para autorizar o funcionamento de bancos pelo BACEN é irrisório. Aqui não tem concorrência pq o ambiente é ruim mesmo.
@@wellingtonmiranda_oficial é uma proibição velada meu caro
O Samy Dana transmite sinceridade e transparência. Muito bom ouvi-lo!
Parabéns, explicou de forma simples!
Muito bom comentários... tem q abrir o brasil para bancos, cia aéreas , etc
falandodeespiritismo, isso mesmo só concorrência para esses bancos saírem da área de conforto.
Concordo plenamente com vc viu comentarista vc tocou em um grande ponto importante pra uma economia grande
Não é só isto, tema que reformular nosso Código Civil que privilegia os Caloteiros aumentando o risco de quem empresta
Finalmente um comentário sensato e com embasamento.
Exatamente, emprestar dinheiro no Brasil é complicado kkk. Você empresta pra conhecido e toma calote, imagina um banco que tem que emprestar pra todo tipo de gente.
Exatamente, por causa dos caloteiros todos pagam, sou a favor de um histórico bancário, quem sempre honrou com os compromissos não pode pagar o mesmo juros de quem sempre dá calote!
@@highlander8561 alguns desses bancos já adotam esse método. Através do score, o banco calcula a taxa para cada tomador de empréstimo (ou nem concede, dependendo da situação). O ponto crítico mesmo é o mercado quase monopolizado.
Dívidas que caducam com apenas 5 anos são um estímulo para maus pagadores !
Parabéns Samy pela explicação simples e de fácil entendimento , muito obrigado.
Que vídeo excelente! Muito didático. Parabéns!
Muito bom video para entender abs
Ótimo Sami.....sempre lúcido nós comentários
Excelente vídeo e matéria jornalística ! É isso que queremos!
Samy, vc é um gênio, pois do jeito que vc explica, até quem leigo total como eu entende... parabéns
Ótima explicação.!
Realmente é absurdo!
Quando a gente coloca nosso suado Real aplicado não rende nada, agora vai precisar de dinheiro dos bancos. É um assalto!
Que boa explicação
Spread bancário é aquela abertura que os bancos fazem nas nádegas de quem usa cartão de crédito antes de tacá aquele perdigoto pra ajudar na entrada.
Tem alguma lei que proíba outros bancos de atuar no Brasil ? Pq tem tão poucos aqui ?
Samy dana, é o cara da economia..
Faltou explicar do porquê esse spread ser tão alto.
É devido a falta de competitividade, eles sozinhos dominam todo o mercado e praticam algo que é inclusive crime, que chama prática de cartel, que é quando há o controle absoluto sobre algo sem que seja possível haver concorrência; Aí eles praticam as taxas que querem afinal tu vai correr pra onde!
Por isso uso bancos digitais, nubank e inter são os melhores e livres de taxa.
@@kalelbc É vero, também faço uso deles
@@kalelbc Também uso os dois, mas neste caso, creio que estejam se referindo a taxa de juros.
@@Bgds9565 deixa de ser irresponsável. A falta de competitividade sozinha não explica nada. Nos anos 90 havia muito mais bancos operando no Brasil e o juros eram bem maior do que é hoje. Nubank e Inter que foram citados podem não cobrar taxas, mas o juros é superior a de muito banco grande.
A discussão dos juros no Brasil é mais complexa do que isso.
Bem esclarecido eu gosto quando a midia esclarece o assunto sem morder ninguém é bem melhor uma noticia sem ideologia
No Brasil e mais barato pegar dinheiro emprestado com Agiotas
Eu vivi pra ver um jornal brasileiro oferecer concorrência como solução de um problema
Não precisar atrair bancos. Temos dois bancos públicos . Baixe os juros nesses bancos que o mercado vem atraz.
Educar a população tb. Muito disso é oferta e procura.
Olha os juros do cartão de crédito 12 a 14% ao mês! É melhor procurar agiotas!
Somente com concorrência para os bancos (agiotas legalizados) saírem dessa área de conforto. Os bancos digitais já estão começando a incomodar.
Parabéns pelo comentário e pela liberdade dada pela jovempan. Falar de banco é assunto "mal vindo".
Falta de concorrência e de segurança jurídica
A caixa poderia ajudar nisso e ainda ganhar muito dinheiro.
A ideia é essa.. tá no plano de governo.
João Amoêdo falava muito disso.
Que interessante... a JP critica o Ciro, mas ele falou exatamente oq o Ciro vem falando desde antes da campanha. Oq é a ideologia de um meio de comunicação, critica, critica, critica, para falar exatamente mesma coisa. Chega a ser piada.😂
Samy, excelente observação.
Quem toma emprestado vira escravo dos bancos.
O problema não é a competição, essa é uma versão simplista.. Ajuda mais não nem de perto o principal fator. O principal fator é: indice de recuperação na inadimplência(31%). A justiça no Brasil não deixa os bancos recuperarem o credito ou faz isso com muita demora. O tempo que leva para o banco recuperar o bem/imóvel/dinheiro ENTRA NO CALCULO DO VALOR PRESENTE e risco
Mais bancos, mais redes de TV, mais jornai, é o que precisamos.
Só liberar para as pessoas físicas fazer empréstimos entre eles.
Daí acaba essa palhaçada
Daí não pode , porque os políticos não vão se beneficiar...
E imposto é roubo
Já está liberado, www.infomoney.com.br/mercados/legislacao-cria-o-banqueiro-individual-e-regulariza-emprestimos-entre-pessoas/
Mas até fazer efeito no mercado, vai demorar anos.
@@Link-zx7dn caraca...não sabia disso.
antigamente os juros no brasil eram imensos e os lucros dos bancos iram imensos, porque outros bancos do mundo todo nao se instalaram no brasil?
Spread Bancário BR = Só me dano
👏👏👏👏👏👏 pela explicação 👍🇧🇷
Jornalistas de verdade publicam matérias verdadeiras que ocorrem com o Brasil sem interesse financeiro no dinheiro público
Ta nervoso o Samy kk
Boa explicação!
Fica esperando ser divulgado agora kk
A TAXA É REDUZIDA. MAS A MAIORIA CONTINUA EM CRISE FINANCEIRA. É A PANBoso TENTA NOS LUDIBRIAR...
SAMMY SOCORRO O BB ESTÁ DESVIANDO $$ (QUE PODERIA SER DIVIDENDOS PARA OS ACIONISTAS-EU) PARA O FUNDO DE PENSÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS JÁ REGIAMENTE PAGOS..
SOCORRO. SOCORRO
Samy o q falta para os outros bancos entrarem no Brasil
Como dizia minha mãe: Vergonha é roubar e não conseguir levar...o Itaú me roubou( juros monstruosos, mas não levou)....Devo, não nego, pago se puder...e quando puder ...e quando a proposta, EU achar justa...
@@atlas2758 depois do que???
Essa narrativa de que o problema do spread bancário é resultado da falta de concorrência é uma tremenda falácia de quem quer isentar os bancos da prática de AGIOTAGEM:
1º Porque na Europa é comum haver limites para o spread bancário e quem ultrapassar esse limite está sujeito a responder pelo crime de agiotagem;
2º Porque o Brasil tem bancos públicos, que poderia e deveriam ser usados como fator de regulamentação, praticando spreads razoáveis, que não sejam nem tão baixos que ponha em causa as contas dos bancos, nem tão altos que se transforma em abuso de poder econômico.
Parabéns pela matéria e pela informação, realmente e um absurdo o que esses bancos cobram , sou cliente Bradesco excluosive a anos, fui simular um empréstimo no banco, de crédito pré aprovado, eles queriam cobrar 4,1% ao mês , eu ia pagar em 4 anos mais de 3x o valor que pegaria, obviamente não peguei, o que e uma pena pois investiria esse valor. Sem concorrência, sem bancos para disputar com eles mesmos , ficamos a mercê deles, e por isso a disparidade no Brasil e tão grande , enquanto os já milionários como o Huck pegam empréstimo a menos de 1% pra comprar jatinho, eu não posso nem fazer a reforma da minha casa.
Até que em fim, falando de economia
Adorava ver os pinguins de Madagascar.
e os cartel manda abraço por livre mercado kkkkkkkkkkkkkk
Governo não deve manipular juros, sabe que isso pode gerar uma crise, os juros são um preço e preços devem flutuar livremente de acordo com o mercado, assim como qualquer coisa.
spread bancário é uma das coisas que mais prejudica a economia, sem dúvida a falta de concorrência ajuda muito nisso, além dos que mais sofrem serem as pessoas mais pobres, pois muitas vezes precisam fazer empréstimo em algum Banco e devido a juros altíssimos se tornam praticamente escravos desses bancos, o que poderiam usar o dinheiro de outra forma, ficam limitadas a pagar juros para os bancos, infelizmente esse assunto ainda é pouco falado, urgentemente deve ser mais evidenciado.
como im pais enorme como o Brasil so tem 5 bancos ??? ai nao tem concorrencia.
O problema não é a competição... A questão é: Pq não tem competição... O principal fator é: indice de recuperação na inadimplência. A justiça no Brasil dificulta os bancos recuperarem o credito ou faz isso com muita demora. O tempo que leva para o banco recuperar o bem/imóvel/dinheiro no BR causa mais risco... E mais risco= mais juros O Spread nada mais é do que a falta de liquidez q é causada pelo risco
Por que Paulo guedes não enviou um projeto de lei para haver mais bancos?
Acredito q ele enviei ainda em 2020
Quem quer apostar que esse spread será mantido pelo Brasil????
Paulo Guedes 🎵 esse nome soa como música para os meus ouvidos.
Paulo Guedes sabe disso.... No entanto, em vez de atrair Wells Fargo, ICBC e cia para o Brasil, flexibilizando a legislação, prefere articular a privatização dos bancos públicos (ou diminuir sua atuação no mercado) piorando ainda mais a concorrência.
Julio Sposito err, mas o que vai atrair Well Fargo, ICBC e cia, e justamente a abertura de mercado, se o governo fortalecer a atividade dos bancos públicos, vai acontecer o mesmo que acontece com o petróleo aqui, porque uma petroleira privada vai vir aqui competir com o governo? E claro, óbvio que o estado vai privilegiar sempre o que dele, como é que você compete com o governo em um mercado regulado pelo governo? Que concorrência e essa?
@@gddutra3044 Ele não precisa fortalecer os Bancos Públicos. Basta não intervir e nem privilegiá-los. Se o Banco Público der lucro, ótimo para o Estado e, indiretamente, para a sociedade (acionista majoritária no caso do BB e única no caso da Caixa). Se não der lucro, se vira, vende ativo, se reestrutura. Tesouro não tem que financiar empresa pública. O que não faz sentido é perder tempo e capital político articulando a venda ou o desmantelamento de Banco Público que dá lucro, em um mercado que já não possui concorrência suficiente na iniciativa privada para diminuir spread e taxas de juros. Para atrair outros bancos para cá não é necessário privatizar Caixa, nem BB, mas sim facilitar a entrada de empresas estrangeiras alterando a legislação. Há muito a ser feito nesse sentido: epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/09/governo-da-mais-poderes-ao-bc-para-autorizar-entrada-de-capital-estrangeiro-em-instituicoes-financeiras.html
12 mil bancos 😮😲😮
Tô aqui tô estudando pra bancos
Nosso ministro vamos lá, vamos abrir esse mercado aeee pra esse valor despencar, tenho certeza que o ano que vem as coisas comecem a da resultados significativo no bolso do cidadão brasileiro....
Ciro Gomes deixou Samy Dana sem palavras, esperava mais de economista
Ciro Gomes trabalha com mentiras que ninguem ousa desmascara-las na hora ou porque ninguem esta convicto da realidade pelo conhecimento no momento ou pq ele ele (Ciro) é tão cara de pau que fala com uma veemencia que faz todo mundo acreditar que realmente é verdade. Mas se vc for ver no canal do panico, no dia seguinte o Dana desmentiu a falacia totalmente mentirosa desse politico sem escrupulos que pula de galho em galho
@@robsondantas1599 Eu esperava que ele atacasse o Ciro alí, se ele não consegue fazer isso na hora, ele não é tão bom quanto pensa, eu acho que o Samy arregou pra não dar KO
seria muito bom a concorrência, mas aqui e onde que eles querem paga o gasto de outros lugares. quando falar que alguem esta fazendo bom trabalho e melhor colocas dados verdadeiros com referência internacional.
O crescimento do país só virá com dinheiro nas mãos dos brasileiros. Tanto dinheiro nas mãos dos bancos, e pouca distribuição de renda. Lamentável!
boa Samy, deu a letra agora é com o Paulão.
Falácia dizer que somente o aumento de número de bancos irá reduzir o spread bancário, como ele mesmo disse, nos EUA há 12 mil bancos, aqui no Brasil, com 12 com 30, ou com 5000, eles criam uma associação, lembremos do postos de gasolina, mantém o Spread nesse patamar, e ainda vão justificar esses juros absurdos com a taxa de inadimplência, como se fosse muito difícil pra um banco tomar, por exemplo, um veículo em caso de atraso no pagamento do financiamento, sou advogado, já trabalhei contra e a favor de banco e a verdade é que desde que revogaram a lei da usura, os bancos quase não perdem ações, e por mais inadimplência que haja, é mais fácil o cara pagar um agiota do que conseguir pagar juros de banco, sou a favor da competição, acho saudável, mas o primeiro banco que aplicar juros honestos, será podado pelos demais, de modo que o mais adequado é que além de abertura a novos bancos, deve-se haver uma regulamentação de um porcentual máximo a ser cobrado, já tivemos, foi importante pra combater abusos do lado mais forte, tal argumento, buga a cabeça dos que tem pensamento binário, porque seria liberal e intervencionista ao mesmo tempo, por isso acho difícil alguém levantar essa bandeira, mas como estou dando minha opinião, deixo a ideia aos demais, temos que lutar pelo justo e não pelo que querem que lutemos, aumento na concorrência privilegia os novos bancos que querem entrar no mercado, a manutenção do que está aí favorece o grupo dos 5, fico com o que beneficia o povo, reclamamos tanto dos impostos, mas esquecemos que os bancos nos cobram absurdos e não falamos nada, antes que venham dizer que em relação a impostos não temos escolha, lembre-se que apesar de altíssimos “ “malemá” ainda usufruímos, agora experimenta tentar viver sua vida inteira sem depender de qualquer serviço bancário.
Resumindo: o Brasil tá lascado mesmo
Não sei se presto atenção na informação ou nos mãos dele
Bastaria criar regras que pessoas físicas pudessem ser agentes bancários, o empréstimo teria regras legais de cobranças e sempre se pode ter juros muito mais camarada quebos 9,4% que o Bradesco pratica.
Já foi criada essa lei
O problema não é a competição, essa é uma versão simplista.. Ajuda mais não nem de perto o principal fator. O principal fator é: indice de recuperação na inadimplência(31%). A justiça no Brasil não deixa os bancos recuperarem o credito ou faz isso com muita demora. O tempo que leva para o banco recuperar o bem/imóvel/dinheiro ENTRA NO CALCULO DO VALOR PRESENTE e risco
Bacana !!!
Spredes bancário !!!
Um banqueiro atacar o spread? Ahhhh, tá!
Bom
"Nos EUA nós temos 12000 BANCOS" Wtf
No Brasil são mais de 4000 bancos. Mas o povo sempre da a entender que não tem muito mais do que esses cinco grandes. O nome disso é manipulacao.
"A previsão é que o ano feche à 4,5% KAKAKA"
Juros negativo. Explica pra nós.
"A previsão é que o ano feche à 4,5% KAKAKA
#BOLSONARO2022
Nao gostei desse formato.
Sensacional. Tem que ter livre mercado, liberdade econômica e capitalismo de verdade, mais concorrência entre bancos e empresas
Falta explicar que 40% desse tal spread é pra compensar os caloteiros, ou seja, quem paga ao banco paga por ele e por quem não paga. Essa é a lógica brasileira: punir o bom pagador.
Esse dinheiro é proveniente "do bolso" de quem coloca o dinheiro no Tesouro Selic. Está OK?👍👍👍 No caso, vc "pega" dinheiro emprestado de quem "poupa". Entendeu agora?👍👍👍😀😀😀
Não, não entendi. O spread não é formado só pela remuneração do tesouro direto, mas serve como exemplo: ao retornar pro cliente os rendimentos do título o banco fica com um percentual para compensar as perdas das operações em que outro cliente não pagou ao banco. Quem “investe” em TD tem um retorno menor por conta de um terceiro que não honrou um compromisso e o Banco por sua vez não assume o risco e repassa pra outro. Assume o lucro e socializa o prejuízo, entendeu? Por isso, em parte, os lucros astronômicos dos bancos brasileiros.
@@rodolfodesousagarcia238 É por conta que o "spread bancário" consiste na "diferença" entre o TD e as taxas de crédito. Está OK?👍👍👍
Weverton. Pereira de Medeiros Silva
Não é só TD, acho que a gente está concordando rsrs..
O Banco é um intermediário certo, pega de um e empresta pra outro.
Ao emprestar ele ganha 200 e tem que pagar 100 pra quem o emprestou, spread de 100! Simples.
Agora, imagine que na operação em que ganhou 200 (emprestando)estava previsto ganhar 250. Em tese, deixou de ganhar 50. Só que o Banco não deixa de ganhar, ao invés de pagar 150 a quem emprestou ao banco (investidor de TD por exemplo) ele tira do lucro do cara e paga 100 pra cobrir o que deixou de ganhar..
O que, ao meu ver, seria o correto era pagar os 150 de quem emprestou ao banco e ir atrás de receber os 50 de quem não pagou.
@@rodolfodesousagarcia238 Ou seja, amigão, para vc o "spread bancário" nada mais é do que um mero "esquema de agiotagem". Não é mesmo?👍👍👍
Ou pegue do teu amigo agiota
Dany é o cara.. kkkkk..
mas olha só que delicia... kkk
eu gostei dessa participação do samy
1:11 alguém no ponto(ouvido dele) fala que ele tá na frente da tela. Repare bem!
O Brasil está em segundo lugar, mas não está distante do segundo não. (Ele está empatado com o segundo ,não é mesmo? Hahahahah)
Kd a Denise Campos de Toledo?? Acho ela bem mais profissional do que esse cidadão aí.
#Bolsonaro2022
Revoltante!
Ai minhas itsa4 🤦♂️🤣
12k versus 5... KKKKKKKKKKKKKK
Colocando um banqueiro de ministro da economia e colocar a raposa pra cuidar do galinheiro.
@Estanyslau Dantas Fato!
@Estanyslau Dantas Boa kkkkkkkk
Sou bastante cético quanto ao Paulo Guedes, que é um especulador financeiro e banqueiro, ir contra o oligopólio indecente desses bancos que ditam as regras, cobram altíssimos juros, sonegam muito imposto e dominam a "vida financeira" nesse país. Só acredito vendo!
Guido Mantega deve ser melhor!!!
@@mazinho9753 Isso é vc quem diz, buddy !
Ele faz Harvard kkkkk
.
Tenha calma garoto, faz 20 anos que tá assim agora quer tudo rapidinho?
JP tira esse Sami dano aí, cara podre!
Quero ver ter governo pra abrir o mercado de bancos no Brasil!!
Bando de arregões!
Calma, pow. Tivemos 30 anos de socialismo. Esse vai fazer um ano ainda. Vamos aguardar uns dois ou três anos aí.
essas coisas demora mesmo ........ infelizmente temos que ter paciência e esperar, muito tempo de pt e outros