Tenho 30 anos. Trabalho desde os 15. E toda minha vida trabalhei nesta maldita escala (atualmente ainda trabalho). Perdi de viver muitas coisas, e ainda perco. Que esse movimento tome mais proporções, e que geral se mobilize em prol ao fim da escravidão moderna.
Cara eu trabalhei quase 10 anos em uma multinacional, na escala 5x2. O problema era que eu não tinha horário para sair e nem dia para descansar, eu mal tinha férias, pq era o responsável pela apuração dos faturamentos da AL e dos impostos também! Diversos foram os dias que eu varava a noite trabalhando, principalmente nos fechamentos. Então eu sei do que tu tá falando. Sei como é horrível não ter vida e ver o tempo passar e a gente perceber que não aproveitou caralho nenhum por causa do serviço!
@@Maleus666além disso é muito barato para eles paragem por horas extras dos empregados, quando pagam. Eles só perdem dinheiros, enquanto os trabalhadores a vida.
Por acaso você viu isso na pauta eleitoral? Quem reclama de jornada 6 X 1 votou na maioria nos candidatos se direita. Agora tem de aguentar e dar a sua contribuição ao neoliberalismo. Aguentem
@@joao.gomesjr mas aí que tá meu caro, essa é uma oportunidade de conseguirmos mostrar, por meio de um interesse multou entre os dois lados da moeda, que o que eles apoiaram ou apoiam tá pouco se fudendo pra eles mesmos.
É do interesse da elite que o trabalhador não tenha tempo. Afinal, ele se reunirá com outras pessoas, terá tempo para ler, refletir e se autoconhecer. Isso é perigosissímo para a manutenção do sistema.
O ócio também permitirá aos trabalhadores se organizarem. É importante manterem-nos sempre exaustos. É IMPERIOSO acabar a escala 6x1, eu trabalhei nessa escala 5 anos. 30 horas semanais é mais do que o suficiente.
Realmente, embora o partido que esteve no poder pela maior parte do tempo tenha sido o PT, se olharmos direitinho, poderiamos ter tido muito mais avanços. Essa pauta do fim da escala 6x1 já deveria ser passado.
Se tem trabalhador aue n auer lutar nem por essa pauta, quem dirá essa aue vc falou, agora o trabalhador lutar por melhoria virou sinônimo de preguiça... Preguiça? Logo nós, que trabalhamos 6×1?@@User40481
Hoje, eu estava dando aula e uma aluna me disse: "Ah professor, cansei dessa vida de estudante, vou largar a escola e virar CLT." Discussão vai e vem, um outro aluno disse: "Professor o que é CLT?" Eu fui, expliquei o que era, disse a importância dela e a primeira aluna disse: "Sério? Eu pensava que era ser desempregado." Nesse momento, eu apenas cruzei os braços e fiquei refletindo em como a propaganda neoliberal está avançando com muita força, num ponto, em que, CLT está virando sinônimo de desempregado, ou vagabundo.
@@SasukeChia O discurso Neoliberal está alienando a mente dos jovens da geração 2000 até 2010 com uma falácia de que vender água no cruzamento de avenida é ser empreendedor, aí os jovens acham que estudar é perda de tempo, aí quando vê passou 10 anos sem profissão vão vender a força de trabalho em um supermercado de domingo a domingo, mas não culpo 100% os jovens e sim a política do país que não investe em educação pública de qualidade, os professores sem incentivo financeiro também são vítimas do estado e não estou falando em acabar com o estado e sim o estado investir mais em educação, nas periferia poucos consegue pagar escola particular pra os filhos ter um ensino mais estruturado.
Este é o caminho para a esquerda, pautar o debate. O trabalhador precisa enxergar quem está a favor dele e quem está contra. O trabalhador hoje enxerga a esquerda como sistema e a extrema direita como aintissistema, parece loucura, mas é a realidade.
Bem lembrado. Esse é o tema, chamar o debate pra seu campo, como era no passado. Não ficar naquelas pautas identitárias, de lgbt@#$ ou feminazi, quilombola e o caraglio. O rumo é esse.
Será que é pq a esquerda controla o sistema desde 2002? kkkkkkk a direita apareceu agora então é óbvio que eles são vistos como antissistema mesmo não sendo.
Trabalhadores do grupo RD Saúde (Raia/Drogasil), se vocês estão lendo isso aqui, vocês PRECISAM SE MANIFESTAR E MOBILIZAR AGORA!!!! Fim da escala 6x1, fim dos 40 minutos de hora extra após a única folga no domingo no mês, valorização da nossa força de trabalho nos feriados e o mínimo de dignidade.
Cara, ano passado tive um cliente que trabalhava 6x1. Burnout, depressão e TAG. O cara trm so 20 anos. Disse que certa vez estava num shopping jantando com a namorada e perguntou se ela havia escutado a notificação sonora do trabalho. O cara tava em visivel esgotamento... Telemarketing...
Não precisa nem ser subemprego, apesar de ser bem pior. Tenho curso superior, trabalho na minha área, não faço esforço e na realidade é super de boa meu trabalho, mas é 6x1 no segundo turno. Minha esposa é professora e sai de casa quando ainda estou dormindo e quando eu chego ela já está dormindo. Nos vemos apenas no sábado e domingo de manhã (sim, 6x1 de domingo a sexta). Meu filho está crescendo e mal vejo ele, a babá passa mais tempo com ele entre o horário que ele sai da creche e minha esposa chega em casa do que eu. 6x1 é uma bosta.
Bicho, logística é pique isso, teve um trampo que quase dei /quit da @Life dentro dum galpão. É desesperador, não consigo mais ter uma carteira assinada e ficar de boa por puro trauma
Ah, tem mais. Tenho crises constantes de ansiedade pq tenho medo de largar o emprego por outro, não atender as expectativas, ficar desempregado e não conseguir pagar minha casa.
Cara, eu trabalho 5x2 e quando tô de folga eu ouço o barulhinho do teams do absoluto nada, imagina quem trabalha 6x1. Essa escala tem que acabar pra já.
Ai vc observa o cenário, o sujeito trabalhando na escala 6X1, tendo que escutar no final de ano discurso de meritocracia do patrão, recebendo aquele salário murcho igual uva passa, enquanto o filho do patrão esta curtindo show do Lolapalooza na área vip, fazendo intercambio na Europa e cursando faculdade no exterior.
@@JeanCarlosdosSantos-i5l kkkkkk...Foi não amigo, mas já vi a gerente pedindo pra equipe dar o seu melhor, para que a diretoria pudesse ganhar mais e já passei por uma escala parecida com a 6X1 e é horrível. Jade Picon e o irmão dela são exemplos disso que falei. Esse discurso de meritocracia só serve pra te fazer trabalhar sem questionar o que vc esta fazendo da sua vida.
Fiz Uber(driver) durante algumas vezes específicas, entre 2018 e 2019 alguns meses e depois em 2022 novamente. E, dentro dessas experiências, posso afirmar categoricamente que essa conversa de que você trabalha a hora que deseja, é a maior ladainha que existe. Ps: O que ferra é ver nego passando 12/14h rodando e dizer que não quer ser CLT, pois se acham empreendedores e donos do próprio tempo…
Eu gosto muito que essas questões estão sendo colocadas, pq as pessoas romantizam muito essa neura de ficar o tempo todo trabalhando na área da saúde, só que isso tem reflexo DIRETO na conduta dos médicos e enfermeiros. Um profissional que tá esgotado de plantões atrás de plantões põe em risco de vida outras pessoas.
Eu acredito que se ganharmos essa luta e a escala 6x1 for realemnte abolida no Brasil, vamos começar a voltar a ter a dimensão do poder que temos em nossas mãos e a partir disso, poderemos lutar por outros direitos que foram tomados de nós.
Gustavo, trabalho na escala 6x1 como recepcionista em Canela no RS. Já trabalhei 1 ano sem folga. Ontem (domingo) cheguei do trabalho num nível de estresse que eu não conseguia nem falar com as pessoas, irritação e vontade de chorar por conta da sobrecarga e exploração que sofro diariamente nesse regime de trabalho. Minha indignação é maior ainda quando falam que é só sair da escala se não gosta, mas como sair morando em um lugar onde o custo de vida é altíssimo, e tu precisa te submeter a essas condições de trabalho para simplesmente SOBREVIVER, sem nenhum tipo de qualidade de vida.
Eu tô em São Paulo e sou recepcionista também. É comum termos que emendar turnos pq teve algum problema com a pessoa do próximo turno, a norma é 6x1, ser terceirizado. vamos ter que trabalhar em alguns feriados esse mês e ainda nem sabemos como vai ser no fim do ano. E ainda tenho que lidar com elite e gente cuzona diariamente. Não falta grana pra pagar totem, catracas de reconhecimento facial, lousa eletrônica interativa, tv de 90 polegadas na entrada…mas falta pra pagar funcionários suficientes e deixar de sobrecarregar os trabalhadores, 😓 6 meses e já estou coringando!
Na verdade, se as pessoas trabalharem menos, e ganharem mais, terão mais tempo e dinheiro para entretenimento, mais conforto, além do básico para a sobrevivência, e isso movimentará mais a economia, só que não somente pra uns.
Salvee Gustavo, importante ressaltar que para alem do motorista de onibus trabalhar na escala 6x1, muitos trabalhando como motorista e como cobrador administrando o dinheiro da passagem, um absurdo mano...
Eu vi o pessoal reclamando quando o Ian Neves falou que no cenário de HOJE não via o fim da escala 6x1 como algo possível, e tbm a srta Bira quando falou que a gente já perdeu. E com certeza do jeito que nós, trabalhadores, estamos desorganizados HOJE não chegaríamos a lugar nenhum. A gente precisa tá fortemente unidos pra lutarmos por todos os nossos direitos, seja reduzir a escala, aumentar o salário... O Ian e srta Bira fazem muito por nós que é espalhar o conhecimento, assim como vc Gustavo, acho q grande parte desse movimento tá conseguindo ir pra frente assim é as pessoas estar criando consciência da sua própria classe pq vcs estão aí abrindo os olhos de todos nós
Trabalho 5x2. E acho muito. São 8 horas por dia. Acordo às 5:00 pra conseguir ir na academia tomar banho e ir trabalhar às 08:00, uma hora de almoço não dá pra ir em casa e voltar. Almoço na cozinha do meu trabalho mesmo. Saio do trabalho às 17:00 mas chego em casa às 18:00. Ai sempre tem uma roupa pra dobrar, uma louça pra lavar. Tem que levar cachorro pra passear. E fazer jantar. Sábado é dia de fazer da faxina, limpar quintal, quem mandou querer morar em casa e ter cachorro? De noite tô só o pó. Domingo eu escolho ou me divertir ou descansar. Imagina quem tem que trabalhar no sábado pqp!
Comecei a trabalhar no 6x1 essa semana e to tendo uma crise de ansiedade por não ter mais tempo pra mim. Chego em casa e já é hora de ir dormir pra pegar um fretado às 4:30 no dia seguinte. Saio de casa antes de amanhecer. Tô um pouco desesperada.
Fiquei 6 meses desse ano(2024). É tenso, te esgota! Mas com a precarização que está rolando, vamos fazer o que ? Aliás, tenho buscado emprego e é surreal o tanto de atribuição, má escalas e salários tão baixos …
Quem trabalha 6x1 (mesmo que atue 6 h por dia) trabalha mais que 5x2 , se você considerar que tem que se arrumar, caminhar e pegar ônibus até o trabalho e de volta pra casa um dia a mais na semana. Fora as horas extras...
Não desista! É difícil, eu trabalhei mais de 10 anos em escala 6x1 e sei como é. Continue buscando trabalho, sem parar. Se tiver um mínino de tempo pra um curso online de Excel por exemplo, faça e cada mínima coisa que vc tiver de tempo pra se aperfeiçoar, faça. E não pare a busca. É uma merda? É. Mas vc vai conseguir sair disso. E vamos lutar pra que essa escala desapareça!
Sem contar o salário que é pouco. Né? E tem gente que trabalha e tem que levar comida todos os dias para a empresa porque se não, ela vai ficar com fome na empresa, a empresa não dar alimento para os trabalhadores.
Eu sempre trabalhei como professora de inglês ou em outras posições em escolas, então nunca vivi a escala 6x1 exatamente, mas já dei aula em duas ou três escolas ao mesmo tempo, e pegava aulas em todos os períodos (manhã, tarde e noite) e dava aula sábado também. Nessas épocas, o tempo de descanso que eu tinha era só pra dormir e tentar recarregar as energias sozinha, não tinha "vida". Quando fiquei trabalhando autônoma e consegui escolher não trabalhar fim de semana e dar 20 e poucas horas de aula semanais (+planejamento e afins) foi quando eu me senti mais "viva". De conseguir ter vida social, sair de casa, pegar um sol na pele e um vento na cara. Todo mundo merece viver de verdade.
Lembro de uns 7 meses atrás o Ian respondendo a pergunta do chat falando que é mais fácil virar 7x0 do que acabar com o 6x1. Provavelmente a conjuntura na época era impossível pensar que essa pauta tomaria essa proporção. O importante agora é que todas as vozes se juntem nesse sentido.
Burnoutei com 23 anos de idadade em um emprego leve, mas que era 6x1 Cheguei a ter delírios sonoros de notificação do trabalho, de que estavam me ligando Nao é normal
Em 2 anos trabalhando como motoboy em São Paulo, sofri 5 acidentes mais graves e incontáveis pequenos acidentes. A realidade é essa, correr contra o tempo pra entregar a tempo e evitar ser roubado, justificando todo tipo de infração. O último "acidente", no fim de 2021, quando eu fui atropelado por um motorista que fugiu me convenceu a sair da função. A primeira coisa que eu fiz quando vi o perigo na rua foi um seguro de vida, sabia que aconteceria alguma coisa e não errei. Dei sorte de nunca ter me machucado muito, a pesar de duas viagens de ambulância para a emergência.
Eu trabalho em uma multinacional em escala 6x1, eu gasto 5h de transito por dia ( 2h e 30 para ir e voltar ). Eu já não consigo mais assistir um jogo de futebol, se meu time joga 21:30 eu não consigo assistir pq estou morrendo de sono. Minha casa vive um lixo, pq eu só consigo arrumar casa na minha folga. Eu tenho dificuldades para cortar meu cabelo, pq eu chego em casa morto de cansado e na minha folga eu estou dando faxina. Tem que existir vida fora do trabalho.
Temos que reforçar a luta e nos manter atentos porque a elite do atraso não vai querer ceder um milímetro. Eles pensam: agora é o fim da escala 6x1, logo estarão exigindo salários justos.
Aqui (acho que só no município) desde a pandemia foi tirado o cobrador dos ônibus e o motorista faz as duas funções, reduzido os horários e locais que os ônibus passam, o terminal foi fechado...e o preço da passagem só aumenta
@gabriellaoliveira7840 a empresa daqui já teve até ônibus sanfonado se partindo no meio da rua, eu já caí do ônibus em movimento e tenho cicatriz, e não deu nada
Eu estou escrevendo essa mensagem fazendo exame de coração de 24h com equipamento, pq devido a escala 6x1 e toda a ansiedade que eu vivo.. eu possivelmente virei hipertenso.. obrigado a precarizacão por me presentear com uma doenca para minha vida
É muito bom ver isso, nós trabalhadores temos que pressionar para mais, não devemos nos contentar com apenas uma mudança de uma escala escravizadora ficar mais digna, temos que aproveitar e avançar! no mínimo reduzir para 30h semanais
NESSE MOMENTO OS POLITICOS E EMPRESARIOS ESTÃO SE MOBILIZANDO PRA ACABAR COM TODOS OS DIREITOS DOS TRABALHADORES, E OS TRABALHADORES NÃO SE MOBILIZAM NEM PRA MANTER O QUE JÁ TEM DE DIREITOS.
Junto com isso, deveria existir uma lei que limite as demissões em massa recorrentes nas empresas. Muitas companhias têm feito demissões em massa com frequência, aproveitando benefícios fiscais e tentando reduzir artificialmente os salários ao diminuir a demanda por certos profissionais. A ideia seria proibir que uma empresa demitisse mais de um certo número de funcionários dentro de um período determinado. Se fosse necessário fazer uma demissão em massa, a empresa teria que apresentar um relatório detalhado e justificado com critérios muito bem definidos a órgãos de fiscalização do trabalho (não necessariamente aos sindicatos). Assim como ocorre com empresas em recuperação judicial, aquelas que realizassem demissões em massa precisariam também fornecer um plano de recuperação, explicando as razões para as demissões e como pretendem estabilizar a situação da empresa, garantindo ao menos um ano de estabilidade no emprego para os funcionários que ficaram. Demissão em massa deveria ser algo estabelecido algo tipo, empresa x demitiu x% do seu quadro de funcionários nos últimos x meses, levando em conta uma margem de cálculo bem agressiva, para evitar estratégias de fraude por parte da empresa.
O liberaloides "iriam adorar" esse tipo de intervenção estatal nas empresas. Iam continuar dizendo o de sempre: que isso quebraria o país, que faria que as empresas saíssem do Brasil, etc. 🫠 Mas isso É NECESSÁRIO, tem muita gente sendo internada por situação de medo de ser demitido nas empresas.
Aqui em Porto Alegre após as enchentes de Maio teve demissão em massa em muitos lugares, inclusive eu e meu marido fomos afetados e até agora ele só conseguiu emprego mês passado, recebendo menos, e eu nada ainda.
O fim da escala 6 por 1 com redução de jornada para 40h pode gerar, por si só, 16 milhões de postos de trabalho. Com redução de jornada para 30h semanais pode gerar até 40 milhões de postos de trabalho.
Exemplo hipotético do dia de alguém que tem que cumprir 8h por dia. Acorda 6h pra se arrumar pra trabalhar (tomar banho, se vestir, tomar café e se transportar). Chega e bate ponto às 7h30. Trabalha até meio-dia. Almoça pra continuar trabalhando e pensando no retorno ao trabalho. Retorna ao trabalho e bate ponto às 13h30. Trabalha até às 17h. Chega em casa exausto às 17h30. Tem aproximadamente 4h30 "livre". Precisa se deitar às 22h pra conseguir dormir 8h e levantar às 6h pra trabalhar. Parece razoável isso? São somente 4h30 do dia que não estão diretamente relacionadas ao trabalho mas que são afetadas pois é um tempo relativamente insignificante e a pessoa está exausta pra aproveitar esse tempo.
Esse trabalhador ainda ta no "lucro" e é privilegiado. Pra acordar às 6, bater ponto às 7:30 e sair às 17 pra estar em casa às 17:30, ele precisa morar do lado do trabalho! Algo que 90% da população não consegue
Chegar no trabalho às 7:30 e estar em casa às 17:00?Isso ainda não é a realidade da maioria que precisa sair até antes de amanhecer e só volta a noite.
A tecnologia aumentou a produção e lucros em menor tempo e o trabalhador continuou trabalhando o mesmo tempo de horas e até mais porque, muitos comércios que não abriam no sábado, passaram a abrir. Não estamos vendendo trabalho, vendemos saúde e saúde é a moeda mais cara da vida.
Se fosse uma passeta gay teria trilhões de pessoas nas ruas ,mas como é uma pauta legítima da sociedade vai brotar meia dúzia de gatos pingados na pista.
@@brunofreire4183 sua homofobia não ajuda em nada essa pauta, os direitos LGBT são tão legítimos quanto a sua pauta 6x1. Melhore como ser humano e tenha empatia por outras pessoas.
@@dell8984 o que não ajuda é não reconhecer a realidade que se impõe. Se for pra sacanagem brota gente do chão. Igual estes aqui no bairro ,fizemos uma comemoração do dia das crianças, tudo muito legal e tals .Veio bastante gente. Uma semana depois vieram os milicos fizeram uma puta festa com gente armada ,cerveja a rodo ,teve 5 vezes mais gente na festa deles .Uma festa com todo tipo de gente ,uma bagunça do cacete . Enfim ,o que povo quer é zueira .Não adianta se esforçar para tentar esclarecer gente assim .
@@brunofreire4183 Putaria e besteira tem em todo lugar de fato. Tanto hetero quanto LGBT faz merda, e não se mobiliza para o que importa. Mas desmerecer parte da população de graça não ajuda em nada. No final todo mundo se da mal com essas politicas ruins feitas pela esquerda e direita.
nunca trabalhei com a 6x1, mas vejo pessoas ao meu redor só se ferrando come ela eu trabalhava 44h semanais e mudar para 40h na empresa nova foi incrível, agora consigo conciliar melhor meus projetos paralelos o alvo ainda será 4x3 de 30h e não importa o quanto eu lute ou como meu corpo e mente fiquem, não descansarei até alcançar isso
Essa reforma irá ajudar até o pessoal que teve que recorrer a pejotização e uberização, pois a redução da carga horária irá gerar naturalmente mais empregos para manter a produtividade, isso vai gerar uma alta de empregos com escala 4x3 30H, o que todos sabemos que é muitissimo longe da realidade dos pejotizados, pode fazer com que essas pessoas possam finalmente voltar a CLT.
44 horas semanais acrescidas de, em média, 4 horas diárias de trajeto em transporte público, correndo risco de saúde e de vida. São no mínimo 12 horas diárias á disposição do patrão, 50% do seu dia, nos outros 50% a gente tem que dormir, estudar, ter vida familiar, social e se alimentar, praticar auto cuidado, higiene pessoal e tudo isso para receber pouco mais de 1 salário mínimo. "Que vida maravilhosa, temos que agradecer por ter um emprego".
Trabalhei por apenas 1 ano na escala 6x1, mas os danos mentais que me gerou foi de maneira irreversível. O trabalho era em uma farmácia de uma grande rede de SC, como estoquista. Era 8h de terça à sábado e 4 horas segunda-feira. Eu fazia licenciatura em química, minhas notas despencaram. Eu não tinha energia pra nada, não conseguia ter paciência pra estudar, fazer os trabalhos, estar com a minha família e namorada, sem contar que o salário era o mínimo com descontos, nunca esqueço o mês que eu recebi menos de 1000 reais e foi no ano de 2019, então, o salário mínimo já era de 1300. As dores nas pernas eram absurdas e eu era bem mais jovem. Lembro de sentir minha cabeça explodindo tentando imaginar formas de não estar mais ali, de conseguir trocar de emprego. É muito sofrido.
É preciso também pautar licença maternidade e paternidade por 1 ano e estabilidade para o casal por 5 anos. É dramático no Brasil pai e mãe sofrerem por não ter tempo para cuidar de seus filhos.
Os verdadeiros patrões não querem a diminuição da jornada também pelo fato de ser necessário maior contratação e, por consequinte, aumento do número da classe dos trabalhadores. Não necessariamente pelo aumento de custos imediatos.
Você acha? Eu acho que tudo tem a ver com custos. Tudo pra capitalista que não seja lucro, é vista como custo. Estão pouco se lixando pra quantidade de trabalhadores... Mesmo porque não precisam de muito pra controlar o proletariado.
@AiwaLover Ao fim sim é custo. Mas está mais demonstrado que a redução da jornada traz mais eficiência do trabalho, ou seja, lucro ao empresário. Assim, o que temem na verdade é que, com menos tempo dedicado ao trabalho, e mais trabalhador na massa proletária, isso possa trazer uma maior organização dos trabalhadores que , aí sim, possam se tornar uma ameaça, como classe, à burguesia!
Eu não trabalho 6X1, trabalho 5x2. Mas eu estudo à noite, levanto 6:40, trabalho das 7:30 às 17:00 e vou pra aula. Chego em casa 00h. Eu não vou conseguir me formar no tempo certo porque eu não tenho tempo de pegar optativas no contraturno. Ainda, sou autista, tomo quatro medicações diferentes, eu precisaria dormir mais do que eu posso.
Bom toque no assunto,sobre o motorista de busão.Tem cidades em que o motorista ainda tem que ser o cobrador.Houve uns anos atrás,um caso em Carapicuíba,se não me engano,onde ocorreu um acidente com uma passageira e o "culpado",seria o motorista.Foi levantada essa questão,sobre o exercício de duas funções no trampo.Eis aí,o caso de trampo precário.
Mesmo derrubando 6x1 o problema não vai mudar, a raiz é no trabalho informal/pejotizado o patrão vai continuar a contratar por fora do que contratar oficial. Se não houver penalidades pesadas a nossa realidade não vai mudar
O foda de estar desempregado é ter a família enchendo o saco com essa merda de discurso de empreendedor de Uber e pior é que cada vez mais, considero fazer essa merda pq não existe trabalho pra mim nesse caralho
É foda irmão. Sempre que saio de um trabalho “certo” penso em recorrer a essas merdas. Que se não, fica geral te cobrando, até quem não é da família, sempre esse discurso de produtividade, do que você tem, do que deseja ter… tenso! Só quero paz!
Enquanto é a família enchendo ta tranquilo, aproveita kk quando faltar pra pegar ônibus, pagar conta e comer aí vc aluga um carro, tô nessa, é menos pior que o telemarketing e a loja onde trabalhei..
Um conselho; faça o serviço de aplicativo, invista numa requalificação ou pegue uma parte da grana e tente verdadeiramente empreender, pode ser uma saída pra vc.
Eu não aguento mais essa escala, não tenho mais alegria de viver. Trabalho feriado e Domingo, me sinto cansada mentalmente e fisicamente. No meu único dia de folga a única coisa que eu quero é ficar deitada pra recarregar as energias pra trabalhar no dia seguinte. Vejo a minha casa bagunçada e não tenho ânimo e nem energia pra limpar. Tenho depressão e ansiedade, me sinto uma fracassada
Gustavo eu vou te falar uma coisa como designer e com experiência em mkt também. Da mesma forma que eu parei de assistir os vídeos do Meteoro eu não estou assistindo seus vídeos devido os textos das thumbs possuírem um certo cunho negativo. Pode falar que eu sou um pau no cu e o que mais for, e sei que vai ter gente vindo aqui dizer que eu to falando merda, mas de coração camarada, melhora os textos nas thumbs dos seus vídeos. E vamos à luta, unidos!
Cara, esse é um dos vídeos mais sinceros que eu vi teu há tempo. E é isso, mano, bora pra cima que não dá pra esperar a conjuntura - ela nunca vai existir pra classe trabalhadora plenamente. Chega da esquerda ficar na defensiva. Bora pra cima!
Tenho 30 anos. Trabalho desde os 15. E toda minha vida trabalhei nesta maldita escala (atualmente ainda trabalho). Perdi de viver muitas coisas, e ainda perco. Que esse movimento tome mais proporções, e que geral se mobilize em prol ao fim da escravidão moderna.
Cara eu trabalhei quase 10 anos em uma multinacional, na escala 5x2. O problema era que eu não tinha horário para sair e nem dia para descansar, eu mal tinha férias, pq era o responsável pela apuração dos faturamentos da AL e dos impostos também! Diversos foram os dias que eu varava a noite trabalhando, principalmente nos fechamentos. Então eu sei do que tu tá falando. Sei como é horrível não ter vida e ver o tempo passar e a gente perceber que não aproveitou caralho nenhum por causa do serviço!
@@Maleus666além disso é muito barato para eles paragem por horas extras dos empregados, quando pagam. Eles só perdem dinheiros, enquanto os trabalhadores a vida.
Teu relato me toca muito quando tu comenta a idade. A vida acaba passando tão rápido e a gente acaba vivendo ela tão pouco.
É uma luta que tem de ser de todo trabalhador, seja esse de direita ou de esquerda.
@@Maleus666 vc descreveu como o pessoal trabalha na JBS...
Eu acho que temos que tensionar a luta: é hora de aproveitar a questão do 6x1 como impulso, pra uma CONTRARREFORMA TRABALHISTA!
Exatamente! Junto disso, a redução da jornada de trabalho para 30h, sem diminuição salarial.
Exatamente 👊
Com certeza , temos que avançar mais!
Por acaso você viu isso na pauta eleitoral? Quem reclama de jornada 6 X 1 votou na maioria nos candidatos se direita. Agora tem de aguentar e dar a sua contribuição ao neoliberalismo. Aguentem
@@joao.gomesjr mas aí que tá meu caro, essa é uma oportunidade de conseguirmos mostrar, por meio de um interesse multou entre os dois lados da moeda, que o que eles apoiaram ou apoiam tá pouco se fudendo pra eles mesmos.
É do interesse da elite que o trabalhador não tenha tempo. Afinal, ele se reunirá com outras pessoas, terá tempo para ler, refletir e se autoconhecer. Isso é perigosissímo para a manutenção do sistema.
DIA 15/11
TODOS NAS RUAS EXIGINDO O FIM DA ESCALA 6 X 1 ✊🏾
✊🏻
15/11
Bora
Como eu vou se eu trabalho 6x1?
@@stanribeiro854 bah
O ócio também permitirá aos trabalhadores se organizarem. É importante manterem-nos sempre exaustos. É IMPERIOSO acabar a escala 6x1, eu trabalhei nessa escala 5 anos. 30 horas semanais é mais do que o suficiente.
Acredito que 30 horas semanais seja pouco provável que aconteça, Algo em torno de 36 a 40 horas semanais é mais provável.
Nos últimos 20 anos a classe trabalhadora só teve derrotas e perda de direitos. Chegou a hora da nossa vitória! Fim a escala 6x1 é só o começo!!
Realmente, embora o partido que esteve no poder pela maior parte do tempo tenha sido o PT, se olharmos direitinho, poderiamos ter tido muito mais avanços. Essa pauta do fim da escala 6x1 já deveria ser passado.
@@nielson_vdd
@@nielson_estava com o poder executivo... o centro / direira sempre foi maioria no congresso nacional.
Numa análise rasa, foi o PT mas a direita esteve controlando o país por muito mais tempo e deu o que deu ....
Escala 4/3 com 30h de trabalho semanais sem redução salarial já.
Quem abandona a pauta máxima pela pauta mínima acaba sem pauta nenhuma!
@@huskeluv eu prefiro ferias por 5 meses zerando o imposto no r4bo do trabalhador.
Se tem trabalhador aue n auer lutar nem por essa pauta, quem dirá essa aue vc falou, agora o trabalhador lutar por melhoria virou sinônimo de preguiça... Preguiça? Logo nós, que trabalhamos 6×1?@@User40481
Escala 1x6 com 1h de trabalhos semanais e salário mínimo de 20 mil reais por mês!! Achei sua pauta muito mínima
Não tá passando 6X1 imagina 4/3 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Podem zoar de boas. Dia 15 tô na manifestação lutando por mim e por vocês.
Hoje, eu estava dando aula e uma aluna me disse: "Ah professor, cansei dessa vida de estudante, vou largar a escola e virar CLT." Discussão vai e vem, um outro aluno disse: "Professor o que é CLT?" Eu fui, expliquei o que era, disse a importância dela e a primeira aluna disse: "Sério? Eu pensava que era ser desempregado."
Nesse momento, eu apenas cruzei os braços e fiquei refletindo em como a propaganda neoliberal está avançando com muita força, num ponto, em que, CLT está virando sinônimo de desempregado, ou vagabundo.
Nao vejo americano inmigrando para o Brasil para usufluir da CLT
CLT existe, mas são raros de boa qualidade.
Não é só propaganda neoliberal, os salarios estão tão baixos que ser CLT virou sinonimo de miseria
@@chickomartins4393precarização do trabalho afeta diretamente o trabalhador ,q obviamente vai ter um desempenho ruim devido ao esgotamento.
@@SasukeChia O discurso Neoliberal está alienando a mente dos jovens da geração 2000 até 2010 com uma falácia de que vender água no cruzamento de avenida é ser empreendedor, aí os jovens acham que estudar é perda de tempo, aí quando vê passou 10 anos sem profissão vão vender a força de trabalho em um supermercado de domingo a domingo, mas não culpo 100% os jovens e sim a política do país que não investe em educação pública de qualidade, os professores sem incentivo financeiro também são vítimas do estado e não estou falando em acabar com o estado e sim o estado investir mais em educação, nas periferia poucos consegue pagar escola particular pra os filhos ter um ensino mais estruturado.
Este é o caminho para a esquerda, pautar o debate. O trabalhador precisa enxergar quem está a favor dele e quem está contra. O trabalhador hoje enxerga a esquerda como sistema e a extrema direita como aintissistema, parece loucura, mas é a realidade.
Só tem que lembrar a "esquerda" que ela tem que votar a favor desses projetos tbm ;)
Bem lembrado.
Esse é o tema, chamar o debate pra seu campo, como era no passado.
Não ficar naquelas pautas identitárias, de lgbt@#$ ou feminazi, quilombola e o caraglio.
O rumo é esse.
Será que é pq a esquerda controla o sistema desde 2002? kkkkkkk a direita apareceu agora então é óbvio que eles são vistos como antissistema mesmo não sendo.
@@edu7205quem da esquerda está contra esse projeto... NOMES, por favor...
Exatamente! Ao invés de ficar dando palco pra malucos, tem que pautar as discussões... Erika Hilton acertou em cheio!!! Esse é o caminho!
Trabalhadores do grupo RD Saúde (Raia/Drogasil), se vocês estão lendo isso aqui, vocês PRECISAM SE MANIFESTAR E MOBILIZAR AGORA!!!! Fim da escala 6x1, fim dos 40 minutos de hora extra após a única folga no domingo no mês, valorização da nossa força de trabalho nos feriados e o mínimo de dignidade.
Isso!
Pra cima ✊✊✊
@@julienegomes2839 👏💪
É UM INFERNO ESSA REDE, FORA QUE ELES NÃO PAGAM OS FERIADOS TRABALHADOS. TRABALHEI 1 ANO É NAO RECOMENDO KK
SIGAM A ERIKA HILTON...
ELA ESTA MARCANDO AS MANIFESTAÇÕES PARA SEXTA AGORA!
PELO FOM DA ESCALA 6X1.
Cara, ano passado tive um cliente que trabalhava 6x1. Burnout, depressão e TAG. O cara trm so 20 anos. Disse que certa vez estava num shopping jantando com a namorada e perguntou se ela havia escutado a notificação sonora do trabalho. O cara tava em visivel esgotamento... Telemarketing...
Não precisa nem ser subemprego, apesar de ser bem pior. Tenho curso superior, trabalho na minha área, não faço esforço e na realidade é super de boa meu trabalho, mas é 6x1 no segundo turno. Minha esposa é professora e sai de casa quando ainda estou dormindo e quando eu chego ela já está dormindo. Nos vemos apenas no sábado e domingo de manhã (sim, 6x1 de domingo a sexta). Meu filho está crescendo e mal vejo ele, a babá passa mais tempo com ele entre o horário que ele sai da creche e minha esposa chega em casa do que eu.
6x1 é uma bosta.
Bicho, logística é pique isso, teve um trampo que quase dei /quit da @Life dentro dum galpão. É desesperador, não consigo mais ter uma carteira assinada e ficar de boa por puro trauma
Ah, tem mais. Tenho crises constantes de ansiedade pq tenho medo de largar o emprego por outro, não atender as expectativas, ficar desempregado e não conseguir pagar minha casa.
Cara, eu trabalho 5x2 e quando tô de folga eu ouço o barulhinho do teams do absoluto nada, imagina quem trabalha 6x1. Essa escala tem que acabar pra já.
Só fazer filho que isso acaba 😂 .
Nada como 3 crianças chorando no ouvido para acabar com estes "transtornos" trabalhistas .
Ai vc observa o cenário, o sujeito trabalhando na escala 6X1, tendo que escutar no final de ano discurso de meritocracia do patrão, recebendo aquele salário murcho igual uva passa, enquanto o filho do patrão esta curtindo show do Lolapalooza na área vip, fazendo intercambio na Europa e cursando faculdade no exterior.
@@JeanCarlosdosSantos-i5l kkkkkk...Foi não amigo, mas já vi a gerente pedindo pra equipe dar o seu melhor, para que a diretoria pudesse ganhar mais e já passei por uma escala parecida com a 6X1 e é horrível. Jade Picon e o irmão dela são exemplos disso que falei. Esse discurso de meritocracia só serve pra te fazer trabalhar sem questionar o que vc esta fazendo da sua vida.
Fiz Uber(driver) durante algumas vezes específicas, entre 2018 e 2019 alguns meses e depois em 2022 novamente. E, dentro dessas experiências, posso afirmar categoricamente que essa conversa de que você trabalha a hora que deseja, é a maior ladainha que existe. Ps: O que ferra é ver nego passando 12/14h rodando e dizer que não quer ser CLT, pois se acham empreendedores e donos do próprio tempo…
Eu gosto muito que essas questões estão sendo colocadas, pq as pessoas romantizam muito essa neura de ficar o tempo todo trabalhando na área da saúde, só que isso tem reflexo DIRETO na conduta dos médicos e enfermeiros. Um profissional que tá esgotado de plantões atrás de plantões põe em risco de vida outras pessoas.
Eu acredito que se ganharmos essa luta e a escala 6x1 for realemnte abolida no Brasil, vamos começar a voltar a ter a dimensão do poder que temos em nossas mãos e a partir disso, poderemos lutar por outros direitos que foram tomados de nós.
ESSE PAÍS PRECISA PEGAR FOGO PRAS COISAS MUDAREM!!
Temos que aprender com os franceses que às vezes precisamos literalmente colocar fogo em algumas coisas para que algo mude.
Gustavo, trabalho na escala 6x1 como recepcionista em Canela no RS. Já trabalhei 1 ano sem folga. Ontem (domingo) cheguei do trabalho num nível de estresse que eu não conseguia nem falar com as pessoas, irritação e vontade de chorar por conta da sobrecarga e exploração que sofro diariamente nesse regime de trabalho. Minha indignação é maior ainda quando falam que é só sair da escala se não gosta, mas como sair morando em um lugar onde o custo de vida é altíssimo, e tu precisa te submeter a essas condições de trabalho para simplesmente SOBREVIVER, sem nenhum tipo de qualidade de vida.
o que fazem com os trabalhadores em canela e gramado é escravidão pura
Eu tô em São Paulo e sou recepcionista também. É comum termos que emendar turnos pq teve algum problema com a pessoa do próximo turno, a norma é 6x1, ser terceirizado. vamos ter que trabalhar em alguns feriados esse mês e ainda nem sabemos como vai ser no fim do ano. E ainda tenho que lidar com elite e gente cuzona diariamente. Não falta grana pra pagar totem, catracas de reconhecimento facial, lousa eletrônica interativa, tv de 90 polegadas na entrada…mas falta pra pagar funcionários suficientes e deixar de sobrecarregar os trabalhadores, 😓 6 meses e já estou coringando!
Na verdade, se as pessoas trabalharem menos, e ganharem mais, terão mais tempo e dinheiro para entretenimento, mais conforto, além do básico para a sobrevivência, e isso movimentará mais a economia, só que não somente pra uns.
Eu penso isso, o lazer movimentaria muito mais a economia
Já dizia Chorão "O impossível é questão de opinião"
Pra cima deles!!!
Valeu por usar sua visibilidade pra esse tema, Gustavo! Vamos juntos!
Salvee Gustavo, importante ressaltar que para alem do motorista de onibus trabalhar na escala 6x1, muitos trabalhando como motorista e como cobrador administrando o dinheiro da passagem, um absurdo mano...
30 horas semanais independente da escala 👍🏽
Eu vi o pessoal reclamando quando o Ian Neves falou que no cenário de HOJE não via o fim da escala 6x1 como algo possível, e tbm a srta Bira quando falou que a gente já perdeu. E com certeza do jeito que nós, trabalhadores, estamos desorganizados HOJE não chegaríamos a lugar nenhum. A gente precisa tá fortemente unidos pra lutarmos por todos os nossos direitos, seja reduzir a escala, aumentar o salário... O Ian e srta Bira fazem muito por nós que é espalhar o conhecimento, assim como vc Gustavo, acho q grande parte desse movimento tá conseguindo ir pra frente assim é as pessoas estar criando consciência da sua própria classe pq vcs estão aí abrindo os olhos de todos nós
Trabalho 5x2. E acho muito. São 8 horas por dia. Acordo às 5:00 pra conseguir ir na academia tomar banho e ir trabalhar às 08:00, uma hora de almoço não dá pra ir em casa e voltar. Almoço na cozinha do meu trabalho mesmo. Saio do trabalho às 17:00 mas chego em casa às 18:00. Ai sempre tem uma roupa pra dobrar, uma louça pra lavar. Tem que levar cachorro pra passear. E fazer jantar. Sábado é dia de fazer da faxina, limpar quintal, quem mandou querer morar em casa e ter cachorro? De noite tô só o pó. Domingo eu escolho ou me divertir ou descansar. Imagina quem tem que trabalhar no sábado pqp!
Em casa trabalhamos demais tbm, somos escravas no trabalho e em casa...é um saco viu, a vida do pobre é dura, não recomendo pra ninguém
@ Totalmente! Se fizermos o recorte sobre as mulheres, a coisa fica ainda pior!
Comecei a trabalhar no 6x1 essa semana e to tendo uma crise de ansiedade por não ter mais tempo pra mim. Chego em casa e já é hora de ir dormir pra pegar um fretado às 4:30 no dia seguinte. Saio de casa antes de amanhecer. Tô um pouco desesperada.
Fiquei 6 meses desse ano(2024). É tenso, te esgota! Mas com a precarização que está rolando, vamos fazer o que ? Aliás, tenho buscado emprego e é surreal o tanto de atribuição, má escalas e salários tão baixos …
Quem trabalha 6x1 (mesmo que atue 6 h por dia) trabalha mais que 5x2 , se você considerar que tem que se arrumar, caminhar e pegar ônibus até o trabalho e de volta pra casa um dia a mais na semana.
Fora as horas extras...
E o mais engraçado é que quem atua 6x1 tem salario e.vale alimentação menores que os 5x2.
Não faz nenhum sentido.
Não desista! É difícil, eu trabalhei mais de 10 anos em escala 6x1 e sei como é. Continue buscando trabalho, sem parar. Se tiver um mínino de tempo pra um curso online de Excel por exemplo, faça e cada mínima coisa que vc tiver de tempo pra se aperfeiçoar, faça. E não pare a busca. É uma merda? É. Mas vc vai conseguir sair disso. E vamos lutar pra que essa escala desapareça!
Sem contar o salário que é pouco. Né? E tem gente que trabalha e tem que levar comida todos os dias para a empresa porque se não, ela vai ficar com fome na empresa, a empresa não dar alimento para os trabalhadores.
Esperar conjuntura ideial nada, vamos criá-la!!
Rick deu o caminho pra a esquerda...
Eu sempre trabalhei como professora de inglês ou em outras posições em escolas, então nunca vivi a escala 6x1 exatamente, mas já dei aula em duas ou três escolas ao mesmo tempo, e pegava aulas em todos os períodos (manhã, tarde e noite) e dava aula sábado também. Nessas épocas, o tempo de descanso que eu tinha era só pra dormir e tentar recarregar as energias sozinha, não tinha "vida". Quando fiquei trabalhando autônoma e consegui escolher não trabalhar fim de semana e dar 20 e poucas horas de aula semanais (+planejamento e afins) foi quando eu me senti mais "viva". De conseguir ter vida social, sair de casa, pegar um sol na pele e um vento na cara. Todo mundo merece viver de verdade.
Lembro de uns 7 meses atrás o Ian respondendo a pergunta do chat falando que é mais fácil virar 7x0 do que acabar com o 6x1. Provavelmente a conjuntura na época era impossível pensar que essa pauta tomaria essa proporção. O importante agora é que todas as vozes se juntem nesse sentido.
Burnoutei com 23 anos de idadade em um emprego leve, mas que era 6x1
Cheguei a ter delírios sonoros de notificação do trabalho, de que estavam me ligando
Nao é normal
To gostando de ver como a galera tá agitando a pauta.
Em 2 anos trabalhando como motoboy em São Paulo, sofri 5 acidentes mais graves e incontáveis pequenos acidentes. A realidade é essa, correr contra o tempo pra entregar a tempo e evitar ser roubado, justificando todo tipo de infração. O último "acidente", no fim de 2021, quando eu fui atropelado por um motorista que fugiu me convenceu a sair da função. A primeira coisa que eu fiz quando vi o perigo na rua foi um seguro de vida, sabia que aconteceria alguma coisa e não errei. Dei sorte de nunca ter me machucado muito, a pesar de duas viagens de ambulância para a emergência.
Eu trabalho em uma multinacional em escala 6x1, eu gasto 5h de transito por dia ( 2h e 30 para ir e voltar ). Eu já não consigo mais assistir um jogo de futebol, se meu time joga 21:30 eu não consigo assistir pq estou morrendo de sono. Minha casa vive um lixo, pq eu só consigo arrumar casa na minha folga. Eu tenho dificuldades para cortar meu cabelo, pq eu chego em casa morto de cansado e na minha folga eu estou dando faxina. Tem que existir vida fora do trabalho.
👏👏👏👏Deu aula ! Valeu professor é gratificante eu aos meus 70 anos ver jovens como você Saudações Carioca ❤
Vamos comentar pra esse vídeo chegar a mais locais
É hora de avançar. Exigir mais!!!!
Li seu comentário no momento que ele disse essa frase no vídeo
escala de 6x1 acaba com nossas vidas pois não tem descanso
Temos que reforçar a luta e nos manter atentos porque a elite do atraso não vai querer ceder um milímetro. Eles pensam: agora é o fim da escala 6x1, logo estarão exigindo salários justos.
É hora de ir pra rua e também cobrar os deputados (e-mail, rede social e etc). Só avançar!
Comentei isso hoje. O brasileiro no geral tá muito acomodado. Creio que está passando da hora de nos unirmos e irmos atrás de nossas pautas.
Aqui (acho que só no município) desde a pandemia foi tirado o cobrador dos ônibus e o motorista faz as duas funções, reduzido os horários e locais que os ônibus passam, o terminal foi fechado...e o preço da passagem só aumenta
Geralmente acontece isso qdo a prefeitura contrsta empresa terceirizada
@gabriellaoliveira7840 a empresa daqui já teve até ônibus sanfonado se partindo no meio da rua, eu já caí do ônibus em movimento e tenho cicatriz, e não deu nada
Eu estou escrevendo essa mensagem fazendo exame de coração de 24h com equipamento, pq devido a escala 6x1 e toda a ansiedade que eu vivo.. eu possivelmente virei hipertenso.. obrigado a precarizacão por me presentear com uma doenca para minha vida
É muito bom ver isso, nós trabalhadores temos que pressionar para mais, não devemos nos contentar com apenas uma mudança de uma escala escravizadora ficar mais digna, temos que aproveitar e avançar! no mínimo reduzir para 30h semanais
NESSE MOMENTO OS POLITICOS E EMPRESARIOS ESTÃO SE MOBILIZANDO PRA ACABAR COM TODOS OS DIREITOS DOS TRABALHADORES, E OS TRABALHADORES NÃO SE MOBILIZAM NEM PRA MANTER O QUE JÁ TEM DE DIREITOS.
Comentando pra levar esse debate para ainda mais pessoas.
Elevar o poder de organização desse movimento e cooptar corações e mentes para a urgência da causa soicial
Avante camaradaaaasssss!!!!!!
Excelente, Gaiofato. Que aula. Fim da escala 6x1 e diminuição da jornada. Isso é vital pros trabalhadores
Viva Brizola!
Junto com isso, deveria existir uma lei que limite as demissões em massa recorrentes nas empresas. Muitas companhias têm feito demissões em massa com frequência, aproveitando benefícios fiscais e tentando reduzir artificialmente os salários ao diminuir a demanda por certos profissionais. A ideia seria proibir que uma empresa demitisse mais de um certo número de funcionários dentro de um período determinado. Se fosse necessário fazer uma demissão em massa, a empresa teria que apresentar um relatório detalhado e justificado com critérios muito bem definidos a órgãos de fiscalização do trabalho (não necessariamente aos sindicatos). Assim como ocorre com empresas em recuperação judicial, aquelas que realizassem demissões em massa precisariam também fornecer um plano de recuperação, explicando as razões para as demissões e como pretendem estabilizar a situação da empresa, garantindo ao menos um ano de estabilidade no emprego para os funcionários que ficaram. Demissão em massa deveria ser algo estabelecido algo tipo, empresa x demitiu x% do seu quadro de funcionários nos últimos x meses, levando em conta uma margem de cálculo bem agressiva, para evitar estratégias de fraude por parte da empresa.
O liberaloides "iriam adorar" esse tipo de intervenção estatal nas empresas. Iam continuar dizendo o de sempre: que isso quebraria o país, que faria que as empresas saíssem do Brasil, etc. 🫠 Mas isso É NECESSÁRIO, tem muita gente sendo internada por situação de medo de ser demitido nas empresas.
@@phbruceo PCBR tem uma proposta muito similar ao que você disse, recomendo você buscar as resoluções do último congresso pra ver
Aqui em Porto Alegre após as enchentes de Maio teve demissão em massa em muitos lugares, inclusive eu e meu marido fomos afetados e até agora ele só conseguiu emprego mês passado, recebendo menos, e eu nada ainda.
@@fef4r0zxd 🙁sinto muito. Que essa fase passe o quanto antes
Como é maravilhoso ver essa pauta sendo levada às massas🔥💥
Menino Ney voltou a ser o herói do povo brasileiro, se ele pode, nós também podemos.
Esse vídeo deu um gás do caramba em mim, parabéns Gustavo
O fim da escala 6 por 1 com redução de jornada para 40h pode gerar, por si só, 16 milhões de postos de trabalho.
Com redução de jornada para 30h semanais pode gerar até 40 milhões de postos de trabalho.
De onde vc tirou essa informação?
@vi1294 resposta do ChatGPT da Meta
Até os que não são 6x1 tão extenuantes e explorando ao máximo, imagina os que são. Saúde mental foi pro saco faz tempo.
Fim da escala 6x1!
Escravidão moderna não!
VIDA ALÉM DO TRABALHO 🤍
Vc está equivocado, o menino Ney está na escala 28 minutos por 365 dias de trabalho.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Você tem razão!
Exemplo hipotético do dia de alguém que tem que cumprir 8h por dia.
Acorda 6h pra se arrumar pra trabalhar (tomar banho, se vestir, tomar café e se transportar).
Chega e bate ponto às 7h30.
Trabalha até meio-dia.
Almoça pra continuar trabalhando e pensando no retorno ao trabalho.
Retorna ao trabalho e bate ponto às 13h30.
Trabalha até às 17h.
Chega em casa exausto às 17h30.
Tem aproximadamente 4h30 "livre".
Precisa se deitar às 22h pra conseguir dormir 8h e levantar às 6h pra trabalhar.
Parece razoável isso?
São somente 4h30 do dia que não estão diretamente relacionadas ao trabalho mas que são afetadas pois é um tempo relativamente insignificante e a pessoa está exausta pra aproveitar esse tempo.
Pura verdade ! No fim ninguém tá vivendo, apenas sobrevivendo e descontando tudo nos vícios e drogas lícitas ou ilícitas.
Esse trabalhador ainda ta no "lucro" e é privilegiado. Pra acordar às 6, bater ponto às 7:30 e sair às 17 pra estar em casa às 17:30, ele precisa morar do lado do trabalho! Algo que 90% da população não consegue
6h eu ja tenho é que ta no ônibus pra conseguir chegar as 8h
Chegar no trabalho às 7:30 e estar em casa às 17:00?Isso ainda não é a realidade da maioria que precisa sair até antes de amanhecer e só volta a noite.
@@erikasilva6602aí é um regime escravocrata mesmo
A tecnologia aumentou a produção e lucros em menor tempo e o trabalhador continuou trabalhando o mesmo tempo de horas e até mais porque, muitos comércios que não abriam no sábado, passaram a abrir. Não estamos vendendo trabalho, vendemos saúde e saúde é a moeda mais cara da vida.
Foda que a parte de 1980 nos desinsdustrializamos, os políticos escolheram que o Lugar do Brasil era suprir matéria prima
Fico abismada de ver as Americanas trabalhando aos domingos,se vc olha para os funcionários estão sempre com cara de que não aguentam mais.
@@erikasilva6602 exato o Brasil está chegando a um ponto de inflexão, as pessoas estão olhando em volta e não vem futuro e procuram os culpados
Temos que ir para as ruas dia 15/11
Se fosse uma passeta gay teria trilhões de pessoas nas ruas ,mas como é uma pauta legítima da sociedade vai brotar meia dúzia de gatos pingados na pista.
@@brunofreire4183 sua homofobia não ajuda em nada essa pauta, os direitos LGBT são tão legítimos quanto a sua pauta 6x1. Melhore como ser humano e tenha empatia por outras pessoas.
@@dell8984 o que não ajuda é não reconhecer a realidade que se impõe. Se for pra sacanagem brota gente do chão.
Igual estes aqui no bairro ,fizemos uma comemoração do dia das crianças, tudo muito legal e tals .Veio bastante gente.
Uma semana depois vieram os milicos fizeram uma puta festa com gente armada ,cerveja a rodo ,teve 5 vezes mais gente na festa deles .Uma festa com todo tipo de gente ,uma bagunça do cacete .
Enfim ,o que povo quer é zueira .Não adianta se esforçar para tentar esclarecer gente assim .
@@brunofreire4183 Putaria e besteira tem em todo lugar de fato. Tanto hetero quanto LGBT faz merda, e não se mobiliza para o que importa. Mas desmerecer parte da população de graça não ajuda em nada. No final todo mundo se da mal com essas politicas ruins feitas pela esquerda e direita.
É isso , ser mais sério, e menos crítica ao caminho
Vamos protestar 😊😊😊
Boraaaa. A galera tá tentando arrumar pra próximo dia 15
nunca trabalhei com a 6x1, mas vejo pessoas ao meu redor só se ferrando come ela
eu trabalhava 44h semanais e mudar para 40h na empresa nova foi incrível, agora consigo conciliar melhor meus projetos paralelos
o alvo ainda será 4x3 de 30h e não importa o quanto eu lute ou como meu corpo e mente fiquem, não descansarei até alcançar isso
pautar e avançar!!
Essa reforma irá ajudar até o pessoal que teve que recorrer a pejotização e uberização, pois a redução da carga horária irá gerar naturalmente mais empregos para manter a produtividade, isso vai gerar uma alta de empregos com escala 4x3 30H, o que todos sabemos que é muitissimo longe da realidade dos pejotizados, pode fazer com que essas pessoas possam finalmente voltar a CLT.
QUE AULA MEU DEUS!! acho que todo trabalhador tinha que assistir isso
44 horas semanais acrescidas de, em média, 4 horas diárias de trajeto em transporte público, correndo risco de saúde e de vida. São no mínimo 12 horas diárias á disposição do patrão, 50% do seu dia, nos outros 50% a gente tem que dormir, estudar, ter vida familiar, social e se alimentar, praticar auto cuidado, higiene pessoal e tudo isso para receber pouco mais de 1 salário mínimo. "Que vida maravilhosa, temos que agradecer por ter um emprego".
30 horas semanais já
Vc é top mano, muitos estão tentando "surfar" neste assunto, mas, você está influenciando as pessoas lutarem realmente pelos seus direitos ❤❤❤
Vamos todos juntos nessa missão de lutar pela redução da jornada de trabalho
.
Trabalhei por apenas 1 ano na escala 6x1, mas os danos mentais que me gerou foi de maneira irreversível. O trabalho era em uma farmácia de uma grande rede de SC, como estoquista. Era 8h de terça à sábado e 4 horas segunda-feira. Eu fazia licenciatura em química, minhas notas despencaram. Eu não tinha energia pra nada, não conseguia ter paciência pra estudar, fazer os trabalhos, estar com a minha família e namorada, sem contar que o salário era o mínimo com descontos, nunca esqueço o mês que eu recebi menos de 1000 reais e foi no ano de 2019, então, o salário mínimo já era de 1300. As dores nas pernas eram absurdas e eu era bem mais jovem. Lembro de sentir minha cabeça explodindo tentando imaginar formas de não estar mais ali, de conseguir trocar de emprego. É muito sofrido.
É preciso também pautar licença maternidade e paternidade por 1 ano e estabilidade para o casal por 5 anos. É dramático no Brasil pai e mãe sofrerem por não ter tempo para cuidar de seus filhos.
Os verdadeiros patrões não querem a diminuição da jornada também pelo fato de ser necessário maior contratação e, por consequinte, aumento do número da classe dos trabalhadores. Não necessariamente pelo aumento de custos imediatos.
Você acha?
Eu acho que tudo tem a ver com custos.
Tudo pra capitalista que não seja lucro, é vista como custo.
Estão pouco se lixando pra quantidade de trabalhadores... Mesmo porque não precisam de muito pra controlar o proletariado.
@AiwaLover Ao fim sim é custo. Mas está mais demonstrado que a redução da jornada traz mais eficiência do trabalho, ou seja, lucro ao empresário. Assim, o que temem na verdade é que, com menos tempo dedicado ao trabalho, e mais trabalhador na massa proletária, isso possa trazer uma maior organização dos trabalhadores que , aí sim, possam se tornar uma ameaça, como classe, à burguesia!
Eu não trabalho 6X1, trabalho 5x2. Mas eu estudo à noite, levanto 6:40, trabalho das 7:30 às 17:00 e vou pra aula. Chego em casa 00h. Eu não vou conseguir me formar no tempo certo porque eu não tenho tempo de pegar optativas no contraturno. Ainda, sou autista, tomo quatro medicações diferentes, eu precisaria dormir mais do que eu posso.
Bom toque no assunto,sobre o motorista de busão.Tem cidades em que o motorista ainda tem que ser o cobrador.Houve uns anos atrás,um caso em Carapicuíba,se não me engano,onde ocorreu um acidente com uma passageira e o "culpado",seria o motorista.Foi levantada essa questão,sobre o exercício de duas funções no trampo.Eis aí,o caso de trampo precário.
Mesmo derrubando 6x1 o problema não vai mudar, a raiz é no trabalho informal/pejotizado o patrão vai continuar a contratar por fora do que contratar oficial. Se não houver penalidades pesadas a nossa realidade não vai mudar
Ótima discussão!
Antigamente, eram 48 horas semanais, historiador. 44 horas foi uma das grandes conquistas da constituição de 1988.
Empolgante o vídeo. A energia de passar por esse momento. Lutar com pessoal pra entregar o discurso que é ao trabalhador. Cara , eu adorei. Parabéns
O foda de estar desempregado é ter a família enchendo o saco com essa merda de discurso de empreendedor de Uber e pior é que cada vez mais, considero fazer essa merda pq não existe trabalho pra mim nesse caralho
É foda irmão. Sempre que saio de um trabalho “certo” penso em recorrer a essas merdas. Que se não, fica geral te cobrando, até quem não é da família, sempre esse discurso de produtividade, do que você tem, do que deseja ter… tenso! Só quero paz!
Enquanto é a família enchendo ta tranquilo, aproveita kk quando faltar pra pegar ônibus, pagar conta e comer aí vc aluga um carro, tô nessa, é menos pior que o telemarketing e a loja onde trabalhei..
Um conselho; faça o serviço de aplicativo, invista numa requalificação ou pegue uma parte da grana e tente verdadeiramente empreender, pode ser uma saída pra vc.
Vídeo necessário e pontual gaiofato! Pelo fim da jornada 6x1 e pela redução da jornada de trabalho! Venceremos
bora, trabalhadores
Viva o Trabalhismo
Eu não aguento mais essa escala, não tenho mais alegria de viver. Trabalho feriado e Domingo, me sinto cansada mentalmente e fisicamente. No meu único dia de folga a única coisa que eu quero é ficar deitada pra recarregar as energias pra trabalhar no dia seguinte. Vejo a minha casa bagunçada e não tenho ânimo e nem energia pra limpar. Tenho depressão e ansiedade, me sinto uma fracassada
Já que eles aumentaram a idade p se aposentar, é justo que trabalhemos menos.
Sensacional o vídeo!! Parabéns pela clareza no tema!! ❤❤❤❤🎉🎉🎉🎉
comentando p aumentar engajamento e esse vídeo chegar em mais gente. muito importante
Vitória! Sigamos.
Gustavo eu vou te falar uma coisa como designer e com experiência em mkt também. Da mesma forma que eu parei de assistir os vídeos do Meteoro eu não estou assistindo seus vídeos devido os textos das thumbs possuírem um certo cunho negativo. Pode falar que eu sou um pau no cu e o que mais for, e sei que vai ter gente vindo aqui dizer que eu to falando merda, mas de coração camarada, melhora os textos nas thumbs dos seus vídeos.
E vamos à luta, unidos!
melhor foi o advogado do mbl q falou q era contra o fim da escala 6x1 pq ele msm trabalhava na escala 7x7
O cara é advogado, político e semi analfabeto.
Um bom exemplo para quem tem síndrome de impostor igual eu se sentir motivado kkkkkk
Teve um lider do MBL que falou que quando morou no canada trabalhava nessa escala kkkkk
Normal vindo dessa gente, estão ali para atender interesse de patrão.
💀
E falou que se a pessoa não tava feliz sendo clt, que procurasse outro emprego
Muito pertinente esta discussão!
Meu povo trabalhador, vamos nos unir porque a luta é constante. Não podemos deixar essa luta fraqueja 😮
União de classe é muito urgente.😅
Vamos!
Muito bom, estamos rumo a uma grande vitória para os trabalhadores ✊🚩🏴
Obrigada por esse vídeo, arrepiou!
obrigada!
excelente!!!
Excelente!!!
Muito bom🙏💪
Fala sobre a terceirização por gentileza, obrigada.
meu deus cara, meus parabéns, você consegue transparecer minha revolta.
Gostei da indignação no final do vídeo!
Esse vídeo tá muito bom!!! 👏👏
Cara, esse é um dos vídeos mais sinceros que eu vi teu há tempo. E é isso, mano, bora pra cima que não dá pra esperar a conjuntura - ela nunca vai existir pra classe trabalhadora plenamente. Chega da esquerda ficar na defensiva. Bora pra cima!