A "História do Jazz" que você citou era apresentada pelo crítico alemão Joachin-Ernst Berendt (autor de "Jazz, do Rag ao Rock") e vinha encartada na parte central dos fascículos avulsos. Tratava dos diferentes estilos do jazz, cada um deles escrito por um crítico especializado no assunto (na sua maioria críticos alemães). Pra citar alguns, Leonard Feather escreve sobre o Bebop, o Jazz-rock por Karl Lippegaus, o Free jazz por Ekkehard Jost... O prefácio e os posfácio eram do próprio Berendt. A capa para encadernação era vendida no final da coleção assim como as caixas que você apresentou. Não tenho alguns fascículos nem as caixas mas encontrei esse miolo já encadernado. Muito legal esse episódio. Tri legal seu canal!
Que legal, não sabia que no final da serie veio capa para encardenação do material do Berendt e que baita achado vc encontrar ele. Gostaria muito de ter isso completo também Muito obrigado pelas informações Ricardo, absss
legal demais! esses fascículos da Abril eram bom demais. Gigantes do Jazz, História da MPB dentre outros. E queremos é ler os SEUS livros sobre música e cultura!
Valeu Rogerio!!! É um material muito rico mesmo, em áudio e textos, um ótimo estudo e introdução para diferentes momentos na história do jazz. Obrigado, abração!
A mais incrível coleção de Jazz prensada em vinil em terras brasileiras...E que legal poder ver todos os "fascículos" juntos, nos boxes originais. Espetacular, Lúcio.
Essa série: "Gigantes do Jazz" foi minha introdução ao Jazz no ano de 1980! O primeiro foi Louis Armstrong depois Miles Davis, aí vem Stan Getz depois Billie Holliday e vaiiii....!! Essa serie da Abril foi demais e importante para mim! Muito bom voltar a ouvir sobre elas! Valeu, obrigado!! Abç 🙂😉👀
@@altosplaysOhh...sem duvidas, era sim! Com certeza era! A minha paixão pela musica, só aumentava e a ansia por "ampliar horizontes" , não queria ficar só naquela coisa, do jovem, do adolescente e pesquisar, ouvir, ave curiosidafe rs Mas, como nesta epoca a grana era mais contada ( adolescencia 16...passando para os 17) sabe como é....queria aonda, comprar aquele " Yes" que poderia me faltar e coisas assim rs...lógico, a falta ainda de um maior embasamento e ia nos que eu mais conhecia ( Miles...já estava me engraçando...olhando uns albuns ha😅kk) e por tudo isso: Não comprei todos☹️☹️🙃...e vale observar: os encartes, libretinhos eram ( são demais) mas era isso: tornava tudo asce😊ssīvel ( maravilhoso !! 15:23 ) isso por exemplo me atrasou em conhecer melhor :"Coltrane" ( me atrasou 1 década pelo menos)...Mingus...Evans Outro...outro grande abraço!😉🙂😊
Sim Silverio, eu mesmo me surpreendi lembrando e relendo os subtítulos muito bem bolados kkkk É um material muito rico mesmo que vinham nas edições e coleções da abril nos anos 80. Abssss
Mt massa!Realmente se vê mt essa coleção solta na praça. Recentemente,estou fechado aquela coleção "100 anos de swing" em cd,do selo Folio de 1996. Nessa brincadeira,estou 92 albums!😆
Que legal vc recuperar essa coleção. Foi minha porta de entrada no mundo do jazz. Meus pais tinham alguns(inclusive o do Benny) e ao longo dos anos eu fui comprando os demais. Só vi o box duas vezes na vida. Outras séries da Abril Cultural maravilhosas eram as de música clássica e ópera. Os fascículos eram vddeiras aulas de história e música e a qualidade de som e repertório são ótimas. Guardo a maioria c mto carinho e sempre escuto. Show 👏👏
Valeu Pati!!! Serie ótima mesmo, assim como a de música clássica e ópera que vc lembrou. Tem aquelas de música popular brasileira e de música do nordeste que seguem essa onda que tb são ótimas para estudos. Abração Pati !!!!!! Sempre bom ter vc por aqui!
@@altosplaysque legal, né, Lúcio? E eram vendidos com preço acessível, algo pensado em uma educação musical pra valer, o cuidado com a curadoria... Tentaram reproduzir na época dos cds, mas não chegou perto, infelizmente. Outros tempos... Beijo.
Muito legal eu consegui alguns não em box mas avulso é muito bem gravado de época estou procurando mais alguns que estão faltando gosto demais de jazz desde a minha adolescência meu pai ouvia com frequência jazz eu aprendi a gostar também um abraco
Boa Noite,Lúcio,o único disco que eu tenho da série Gigantes do Jazz,o vinil do Dizzy Gillespie,parabéns pelo seu vídeo,abraços e um bom final de semana pra você também como sempre é óbvio!!!!!!!!!!
Só o conteúdo gráfico já valia o preço, mesmo que fosse elevado. E creio que era, à época de seu lançamento, mas sem dúvida uma iniciativa fascinante da Abril. E os sub-títulos, de fato, agregavam um charme às obras. Lembro muito bem vê-las nas bancas, mas honestamente não fazia ideia da sua riqueza.
Thelonious Monk é sensacional! "Underground" é um manjar dos deuses! Porém, basta observar a capa deste álbum para constatar que de monge ele nada tinha hahahaha
Acho que, de todos esses fascículos, o único que não é coletânea é o da Ella Fitzgerald. É uma reedição do disco (discaço!) Sunshine of Your Love, de 1969.
No fascículo da Bessie Smith tem uma foto que vc passou rapidamente que é da Ma Rainey, a cantora que serviu de inspiração para o filme "A Voz Suprema do Blues" (que recomendo bastante). Pode confirmar se a Ma Rainey é mencionada no fascículo da Bessie? (dando um google em ma rainey já aparece a mesma foto)
Opa, vou conferir e te aviso. Mas é bem provável, pq em cada fascículo independente do artista em foco eles tb fazem um apanhado das referências dos mesmo Vejo mais tarde e te aviso aqui Abração!
Muito bom. Mas você não mostrou (ou talvez estejam faltando nos seus fascículos), no centro do livreto, tem outro em tamanho menor, preso por apenas um grampo, também com oito páginas e o texto sem ponto final, para continuar a leitura precisa adquirir o próximo fascículo. No final forma um pequeno livro.
Salve Luiz, sim na verdade nem todos aqui estão com esse encarte, esqueci completamente na hora de gravar de mostrar alguns deles. Sorry. Muuuito obrigado, abração
nosss cara esses lps de series tipo gigantes do jazz series mpb abril a arte de o talento de personalidade acervo eu os dispenso da minha coleção prefiro jogar na coleção disco de artistas ruins e toscos e bandas fuleiras seja quaisquer estilo musical tipo lps do selo gravasom, erla, line records, 3m, Copacabana, o discoiino, discos chororó, unacam etc....
Acho que, de todos esses fascículos, o único que não é coletânea é o da Ella Fitzgerald. É uma reedição do disco (discaço!) Sunshine of Your Love, de 1969.
À exceção talvez do fascículo de Benny Goodman, uma reedição do álbum duplo "The Famous 1938 Carnegie Hall Jazz Concert", editado originalmente em 1950. Abraços a todos.
só coisa fina Lucio, parabéns pelo conteudo.
Valeuuu Paulo, muuito obrigado! abração!
Excelente vídeo!
Muuuito obrigado Leonardo, alegria imensa saber q vc gostou! Abração!
A "História do Jazz" que você citou era apresentada pelo crítico alemão Joachin-Ernst Berendt (autor de "Jazz, do Rag ao Rock") e vinha encartada na parte central dos fascículos avulsos. Tratava dos diferentes estilos do jazz, cada um deles escrito por um crítico especializado no assunto (na sua maioria críticos alemães). Pra citar alguns, Leonard Feather escreve sobre o Bebop, o Jazz-rock por Karl Lippegaus, o Free jazz por Ekkehard Jost...
O prefácio e os posfácio eram do próprio Berendt.
A capa para encadernação era vendida no final da coleção assim como as caixas que você apresentou. Não tenho alguns fascículos nem as caixas mas encontrei esse miolo já encadernado.
Muito legal esse episódio. Tri legal seu canal!
Que legal, não sabia que no final da serie veio capa para encardenação do material do Berendt e que baita achado vc encontrar ele. Gostaria muito de ter isso completo também Muito obrigado pelas informações Ricardo, absss
legal demais! esses fascículos da Abril eram bom demais. Gigantes do Jazz, História da MPB dentre outros. E queremos é ler os SEUS livros sobre música e cultura!
Sensacionais mesmo Alexandre, um baita material bom de estudo. Valeu man, abssssss
Grande Lúcio! Um amigo me disse uma vez, "jazz um caminho sem volta". Eu demorei a me render, mas ele tinha razão.
É bem isso mesmo Luis kkkk uma vez fisgado é difícil de voltar. Abração man!!!
Sensacional Lúcio. Colecionei esses fascículos na época. Foi uma excelente introdução ao Jazz e suas raízes. São verdadeiros Altos Plays..
Valeu Rogerio!!! É um material muito rico mesmo, em áudio e textos, um ótimo estudo e introdução para diferentes momentos na história do jazz. Obrigado, abração!
Formidável essa coleção, eu tenho já 20 lps preciso retornar ao garimpo do restante.
É demais mesmo essa coleção, tomara que vc consiga completar. Eu estou só pelo box final que nunca vi. Absss
A mais incrível coleção de Jazz prensada em vinil em terras brasileiras...E que legal poder ver todos os "fascículos" juntos, nos boxes originais. Espetacular, Lúcio.
Massa né? Eu só vi essa vez os Box e nunca mais. Valeu mah man, abração!
Muito boa essa série, ja passei horas ouvindo e lendo essas coisas maravilhosas , excelente achado Lucio, valeu.
Baita achado , né Jorge?! Louco para completar com um box que falta. Abração!! muito obrigado!
Eu tenho esta coleção. E muito mais. Está avenda, impecável. 😅
Que massa, vc é de onde Ricardo? Porto Alegre?
Os boxes eram vendidos a parte.
Mas a edição que mais me impressionou na época foi o fascículo de Ornette Coleman. Abriu bastante a mente.
Demais!!
Essa série: "Gigantes do Jazz" foi minha introdução ao Jazz no ano de 1980! O primeiro foi Louis Armstrong depois Miles Davis, aí vem Stan Getz depois Billie Holliday e vaiiii....!!
Essa serie da Abril foi demais e importante para mim! Muito bom voltar a ouvir sobre elas! Valeu, obrigado!!
Abç
🙂😉👀
Devia ser incrível aguardar a chegada de cada um nas bancas. Baita seria boa! Valeu Caozinho, abração!!!!!
@@altosplaysOhh...sem duvidas, era sim! Com certeza era! A minha paixão pela musica, só aumentava e a ansia por "ampliar horizontes" , não queria ficar só naquela coisa, do jovem, do adolescente e pesquisar, ouvir, ave curiosidafe rs
Mas, como nesta epoca a grana era mais contada ( adolescencia 16...passando para os 17) sabe como é....queria aonda, comprar aquele " Yes" que poderia me faltar e coisas assim rs...lógico, a falta ainda de um maior embasamento e ia nos que eu mais conhecia ( Miles...já estava me engraçando...olhando uns albuns ha😅kk) e por tudo isso: Não comprei todos☹️☹️🙃...e vale observar: os encartes, libretinhos eram ( são demais) mas era isso: tornava tudo asce😊ssīvel ( maravilhoso !! 15:23 ) isso por exemplo me atrasou em conhecer melhor :"Coltrane" ( me atrasou 1 década pelo menos)...Mingus...Evans
Outro...outro grande abraço!😉🙂😊
Guardei todos os fascículos e encadernei. Os LPs vendi com outros cerca de 1.100 que tive.
Boa ideia vc teve ;)
O melhor são os subtítulos! O do Thelonious é ótimo! As coleções da Abril eram ótimas, curadoria top
Sim Silverio, eu mesmo me surpreendi lembrando e relendo os subtítulos muito bem bolados kkkk
É um material muito rico mesmo que vinham nas edições e coleções da abril nos anos 80. Abssss
Mt massa!Realmente se vê mt essa coleção solta na praça. Recentemente,estou fechado aquela coleção "100 anos de swing" em cd,do selo Folio de 1996. Nessa brincadeira,estou 92 albums!😆
Demais essa tua coleção ai "100 anos de swing", é uma ótima série também! Valeu Rick abração!!!
Que legal vc recuperar essa coleção. Foi minha porta de entrada no mundo do jazz. Meus pais tinham alguns(inclusive o do Benny) e ao longo dos anos eu fui comprando os demais. Só vi o box duas vezes na vida.
Outras séries da Abril Cultural maravilhosas eram as de música clássica e ópera. Os fascículos eram vddeiras aulas de história e música e a qualidade de som e repertório são ótimas. Guardo a maioria c mto carinho e sempre escuto. Show 👏👏
Valeu Pati!!! Serie ótima mesmo, assim como a de música clássica e ópera que vc lembrou. Tem aquelas de música popular brasileira e de música do nordeste que seguem essa onda que tb são ótimas para estudos. Abração Pati !!!!!! Sempre bom ter vc por aqui!
@@altosplaysque legal, né, Lúcio? E eram vendidos com preço acessível, algo pensado em uma educação musical pra valer, o cuidado com a curadoria... Tentaram reproduzir na época dos cds, mas não chegou perto, infelizmente. Outros tempos... Beijo.
@@PatiGrillo verdade, é bem isso, e lembro de algumas tipo a da Folha de SP que saiu em CD, mas nao chegava perto da qualidade da Gigantes do Jazz.
@@altosplays vdd, Lúcio 🙏🏻🙏🏻
Muito legal eu consegui alguns não em box mas avulso é muito bem gravado de época estou procurando mais alguns que estão faltando gosto demais de jazz desde a minha adolescência meu pai ouvia com frequência jazz eu aprendi a gostar também um abraco
Pois é Gilberto, eu só vi em box essa vez que achei os 3 q mostro no episódio, nunca mais vi assim em box. Muito obrigado, abração!!
Boa Noite,Lúcio,o único disco que eu tenho da série Gigantes do Jazz,o vinil do Dizzy Gillespie,parabéns pelo seu vídeo,abraços e um bom final de semana pra você também como sempre é óbvio!!!!!!!!!!
Que legal Pedro! É um baita disco para ter! Abração!! E ótimo final de semana pra vc tb!
Absss
Só o conteúdo gráfico já valia o preço, mesmo que fosse elevado. E creio que era, à época de seu lançamento, mas sem dúvida uma iniciativa fascinante da Abril.
E os sub-títulos, de fato, agregavam um charme às obras.
Lembro muito bem vê-las nas bancas, mas honestamente não fazia ideia da sua riqueza.
Verdade Julio, só o conteúdo gráfico já vale mesmo. São ótimos os textos e imagens. Valeu! Abração!
Dale Lúcio! Cara, muito legal esses boxes. Eu não sabia que os discos vinham dessa forma, só tinha visto eles separados mesmo. Abração!
Demais, né Felipe? Eu só vi assim em box nessa vez que pesquei elas, depois só vi separados. Sigo na busca de um box final! Abração man!
Pooooooode crê!!!
Quando foi lançada essa coleção eu consegui comprar 10 discos, e ainda os tenho, e a caixa também.
Valeu magrão .
Demais Antônio!! Quero muito encontrar um dos box que me falta. Abração!!! Valeu!
Além dessa coleção, havia também a série Jazz History do selo Verve. Obrigado por mais um belo vídeo!
Valeu Junio, que legal não conhecia essa que vc mencionou. Muito obrigado, abss
Muito legal.
Valeuuu Rodrigo, abração!!!
Olá tchê,sou ecléctico jazz rock haerd rock rock progressivo fusion bem legal essa coleção parabens
Aee valeu Luiz!! Muito obrigado mesmo!! Ecletismo é por aqui mesmo, para sorte ou azar dos meus vizinhos kkk
Abração
Gosto muito mas conheço pouco...Jazz, vou ouvir e escutar mais, conhecimento não ocupa espaço....valeu e sorte, floripa
Salve Fábio, ta ai uma ótima serie para se abastecer então. Tanto na leitura quanto na audição, super vale! Abração de POA
Thelonious Monk é sensacional! "Underground" é um manjar dos deuses! Porém, basta observar a capa deste álbum para constatar que de monge ele nada tinha hahahaha
Valeu Valmir, o velho Monk é sensacional mesmo!! O Monge Louco hehehe
Absss
Faltou mencionar o fascículo dedicado ao cornetista Bix Beiderbecke. Obrigado! Abraços.
Puxa, verdade! Esqueci de colocar nas anotaçoes do box que me falta. Obrigado por lembrar, abração!
Deve ter pelo menos uma caixa a mais.
Sim, foram 4 box na coleção, um que me falta.
Acho que, de todos esses fascículos, o único que não é coletânea é o da Ella Fitzgerald. É uma reedição do disco (discaço!) Sunshine of Your Love, de 1969.
Caraca! verdade, nao tinha me dado conta!!! muito obrigado por alertar
abraçào
Um detalhe dos textos é uma transcrição em partitura em cada fascículo.
Verdade, tem partitura em todos, muito legal isso!
No fascículo da Bessie Smith tem uma foto que vc passou rapidamente que é da Ma Rainey, a cantora que serviu de inspiração para o filme "A Voz Suprema do Blues" (que recomendo bastante). Pode confirmar se a Ma Rainey é mencionada no fascículo da Bessie? (dando um google em ma rainey já aparece a mesma foto)
Opa, vou conferir e te aviso. Mas é bem provável, pq em cada fascículo independente do artista em foco eles tb fazem um apanhado das referências dos mesmo
Vejo mais tarde e te aviso aqui
Abração!
Eu tinha essa edição do Miles mas dei a uma pessoa pois só coleciono cds
Vale até s'p pelos textos essa série
abss
Muito bom. Mas você não mostrou (ou talvez estejam faltando nos seus fascículos), no centro do livreto, tem outro em tamanho menor, preso por apenas um grampo, também com oito páginas e o texto sem ponto final, para continuar a leitura precisa adquirir o próximo fascículo. No final forma um pequeno livro.
Salve Luiz, sim na verdade nem todos aqui estão com esse encarte, esqueci completamente na hora de gravar de mostrar alguns deles. Sorry. Muuuito obrigado, abração
nosss cara
esses lps de series tipo gigantes do jazz
series mpb abril
a arte de
o talento de
personalidade
acervo
eu os dispenso da minha coleção
prefiro jogar na coleção disco de artistas ruins e toscos e bandas fuleiras seja quaisquer estilo musical tipo lps do selo gravasom, erla, line records, 3m, Copacabana, o discoiino, discos chororó, unacam etc....
Valeu André! Algumas coleções tem seu valor, dependendo do que vc quer com ela. Abração
Acho que, de todos esses fascículos, o único que não é coletânea é o da Ella Fitzgerald. É uma reedição do disco (discaço!) Sunshine of Your Love, de 1969.
À exceção talvez do fascículo de Benny Goodman, uma reedição do álbum duplo "The Famous 1938 Carnegie Hall Jazz Concert", editado originalmente em 1950. Abraços a todos.