Nunca quis, não quero... Mas tem gente que acha isso um ABSURDO, e fala "Aaaah mas depois dos 35 vc muda de ideia!" Amooo estar sozinha comigo e ser responsável SOMENTE por mim! Parem de cuidar do útero alheio povooo
Tb Amooo estar comigo. O estado, sociedade e o capitalismo acham que têm o poder sobre nossos corpos. Como se fôssemos máquinas de parir futuros consumidores. NÃO TEREI FILHOS. E estou em paz com Minha decisão.
As pessoas acham que por você não querer ter filhos, você não gosta de crianças e isso não é verdade. Eu adoro crianças, amo a energia e a pureza delas mas não tenho o desejo de te-las. Da mesma forma que a gente não condena e respeita quem tem filhos, as pessoas deveriam respeitar a vontade de quem não quer ter tambem!
A obrigação da maternidade é algo cultural. Tem mulher que quer cuidar de si e doar todo o seu tempo para si. Isso tb é saudável. E ainda, muitas pessoas, mulheres e homens, querem ter filhos para depositarem neles suas expectativas, frustrações por não realizações, responsabilidades para com os pais, antes de nascerem... a criança nasce uma marionete e morre adoecida.
Achei que o vídeo era pra falar sobre nós mulheres que escolhemos não ter filhos, e o vídeo foi todo o contrário, falou sobre a mulher poder ser mãe sem homem. Não era o q eu esperava
4 ปีที่แล้ว +11
Amo crianças, são meigas, lindas e puras...meus alunos...mas não quero ter filhos até o presente momento, 33 anos, estou feliz. E se mudar de ideia,tb acho q tudo bem...🙌🏻
Tb nunca quis. Hj tenho tenho 38 anos. Desde muitíssimo jovem falo sobre isso c/ naturalidade e as pessoas a minha volta sempre respeitaram. Não problematizo. Fim. Recomendo o livro da socióloga Orna Donath, ‘Mães Arrependidas’, que é baseado no estudo da autora sobre mães que - por uma série de razões - se arrependeram da maternidade.
Como sempre boa aula. Parabéns. Você precisa fazer análise no parque para que as pessoas angustiadas pela alienação da “tradição-possível-pedagógica”possa ouvi-la e desangustiar um pouco que seja. Parabéns.
Sempre pensei que deveria ser o contrário, só deve ter filho quem quer MUITO...é uma das poucas coisas na vida em que não há como voltar atrás de forma alguma. O que as pessoas não aceitam é que vc veja sentido na própria existência sem qualquer necessidade de reproduzir, enquanto eles não conseguem. Felizmente sempre tive certeza de não querer, e os relatos das mães realistas só corroboram que eu não gostaria da experiência (o que é bem diferente de não amar o filho).
Excelente! Inclusive, acho entendi o percurso do pensamento que a Maria colocou de separação das questões em jogo entre a maternidade/parentalidade e as relações, o (não peso da cultura hj e ) , mas não é a primeira vez que vejo o prazer dela com a experiência de ser mãe se sobressair e o tema da Live efetivamente ficar para os 5 minutos finais...Só estou tentando colocar um pouco a questão da proporção do tempo dedicado a cada caminho...fiquei com a sensação de que ficamos na introdução do contexto e quando iria se explorar mais o desejo de não se ter filho, a Live acabou...que tal uma próxima? 😉 De novo: ainda sim, foi excelente! Muito obrigada!
@@P13Nina, acho natural... Gostamos de falar daquilo que nos dá satisfação, não é mesmo? De qualquer forma, comento na expectativa de que o feedback chegue até ela e que novos encontros sejam realizados. A entrevistadora percebeu e tentou puxar um pouco, mas diante da satisfação das pulsões é difícil lutar contra né? 😉
@@carmenveiga7443 resolvi vir nos comentários primeiro e já até perdi a vontade de assistir por causa disso. Já é tanta gente falando bem da maternidade, pra q uma live com mais do mesmo né
Normalmente as pessoas que não querem ter filhos respeitam a opinião de quem tem. Ok, cada um com as suas escolhas e responsabilidades. E por que o inverso é tão difícil? Há muitos enfrentamentos, explicações e justificativas desnecessárias. Não quero. Não querer não basta? O que mais falta? Eu te convencer? É isso que falta?
Já me disseram "pois devia ter" numa discussão para tentar me desqualificar quando disse que não tinha e não necessariamente queria filhos. Quase uma sentença, um desejo de punição contra mim. Parece até que, na verdade, quem se arrepende de ter filhos foi quem me disse isso... A projeção é uma coisa muito engraçada... Só fiquei chocada e lamentei internamente o "argumento" sem pé nem cabeça. Uma voz malvada na minha cabeça ria da pessoa e na verdade ainda ri, sarcástica... Talvez uma voz malvada na cabeça dela faça o mesmo em relação a mim. A discussão era Tik Tok e desinformação, acha??
Tentam me convencer com o argumento que uma mulher sem filhos é como uma árvore sem frutos. Mas logo penso, árvore sem frutos também proporciona sombras frescas.
Comigo foi a seguinte situação: eu não queria ter filhos, aí casei e quis ter. Porém, me perguntei justamente o que foi dito: eu gostaria de ter esse filho para além deste casamento? E a resposta foi não rsrs então voltei ao meu desejo inicial de não ter filhos
Vim porque essa é uma temática que conversa muito comigo. Tenho muita vontade de assumir um papel parental, de ser mãe, mas a ideia de engravidar me apavora. Não quero nunca! No meu corpo não, eu seria uma pessoa muito infeliz se isso acontecesse. Ótimo vídeo ❤❤
Acho que é uma escolha que compete a mulher. É é cada vez mais normal elas não quererem filhos. E como bem dito por Maria Homem, nem sempre o não querer feminino é muito bem resolvido no íntimo da mulher. Pode ser medo de criar os filhos só; pode ser insegurança de encarar uma maternidade solo. Mas sim, acredito que nem todas mulheres compartilham o instinto maternal. O que não deixa de ter seu lado positivo. Deixemos essa incumbência de ser mãe para quem tem a vontade e está mais bem resolvida para fazer e educar filhos. Se o mesmo se aplicasse aos pais, teríamos um mundo mais fácil. Filhos para quem os quer e que tenham o mínimo de responsabilidade, educação e amor para dar. Podia se tornar algo natural nos nossos tempos. (Ah, adoro você Maria Homem! Tinha que tietar, Tonny Davison!? Foi mais forte que eu. Rs)
" TEMPO E DINHEIRO VC ARRUMA. Tempo e dinheiro nunca foi desculpa pra vc não fazer análise, então não é desculpa pra vc não ter um filho" Oi??? Que mundo privilegiado vc vive, amiga?
É curioso que desde quando passe a pensar nesse assunto eu tinha em mente que não pretendia ter filhão ou te-los num futuro muito distante, mas não era um assunto que me atormentava, era só mais um. Agora aos 27 anos os questionamentos dos outros estão cada vez mais fortes sobre quando eu vou ser mãe E isso tem me incomodado como nunca antes, consequentemente me afastou mais ainda desse plano
"Para alem da natureza e da cultura"... Com a escuta da clínica já havia mulheres não desejosas da maternidade. Isso gerou "mães não mães" traduzido em maus tratos, distanciamento gerando marcas e sofrimentos psíquicos quando era da ordem do impossível (via tradição) para a mulher o desejar e, ainda um NÃO DESEJAR ser mãe que, era a condição para o corpo da fêmea. Assim, se tinha pais "chucrões", distantes, em que não lhes era permitido amar. Acho que o mundo contemporâneo tem sim seus excessos, mas com o toque da liberdade a mulher que funcionava muitas vezes como "depósito de porra" e ao homem que pôde se concatenar a seu desejo como seu amigo, Maria Homem.
Alexandra Cherri! Acho sublime esta vontade de ser mãe e de um jeito ou de outro, vc será! Amo ser mãe e tenho duas filhas q tb tiveram dificuldade de engravidar por causa dos meus genros. Fizeram inseminação e me deram três lindos netos. Seja feliz!❤️
Eu quero ser mãe, mas realmente acho problemático a gente colocar no mundo crianças, é muita responsabilidade, e meio que trazer vida ao caos ( pensando em todos os aspectos de vivência de vida).
Mas se a vida de vcs tá boa, apesar do entorno ter esse tanto de problema, pq vcs deveriam se sentir mal? Só pra acompanhar a manada? Pra não ser julgada pelos outros por ser diferente? E digo mais, vcs não precisam ficar expressando seus sentimentos por aí, o que reduz consideravelmente a possibilidade de tê-los censurados pelos outros. Se a vida de vcs tá boa, sejam gratas por isso e aproveitem. Se sentir mal por solidariedade aos outros não vai ajudar a solucionar a questão da pandemia, do desemprego, da crise política ou seja lá qual for.
@@monicagodoy6595 O julgamento não vem dos outros.... o julgamento vem de mim mesma... Não sei muito bem como definir, mas tenho tanta consciência desse sentimento. Obrigada pelas palavras. Um forte abraço.
Resumindo a live: foi um convencimento sutil pra vc ter filhos pois o maldito relógio biológico da mulher não espera. E tudo q vc pensa q vai perder, dá pra dar um jeito. Enfim, mulheres com o dilema, vai sair dessa live igual entrou. Bjs
Nao sou gay mas gostaria de ser pai, talvez para transmitir minhas impresiones para um novo ser e com isso me autoperceber e aprender tambem. Nao tenho vontade de casar nem de ter filho biológico. Na verdade tenho uma namorada mas nao me vejo casado, nao porque fujo de responsabilidades como muitos poderiam dizer, mas nao aceito sacrificar tanta coisa, como perder parte de minha essencia e conviver 24h sob um mesmo espaço com alguem. Quando chego do trabalho estou cansado, tenho que resolver coisas, nao terei a vontade nem o prazer suficiente para agradar do jeito que gostaria alguem. Gosto de solitude tambem. Nao me caso porque minha familia ou sociedade diz, mas tenho necessidade de me projetar daqui alguns anos e como vou para a casa dos 30 esses pensamentos aparecem. Me considero "casado" no sentido de afecto, amizade e sinceridade de anos nessa relaçao, mas cada um no seu canto com sua familia parental. Talvez se passarmos a nos ver todos os días possa enfraquecer a paixao, desejo, sentimos essa atraçao carnal e espiritual tambem. Se isso acontecer significaria que nossa relaçao nao era "forte" ou verdadeira suficiente? Como conciliar essas coisas?
Sua fala expressa tantas incoerências. E tudo preso no campo das ideias (sofrendo por antecipação). Vc se imagina pai, mas ao mesmo tempo verbaliza que não se vê casado por medo de perder sua individualidade. E vc acha que dividindo a casa com filhos vc não a perderia? Crianças demandam muito mais atenção e cuidados do que um adulto. Por isso não vejo sentido na sua fala. A gente sempre perde um pouco da individualidade qdo a gente se relaciona com alguém. O qto perde vc que decide, mas não tem como. Não tem como só levar o bônus, vai ter o ônus tb. Vc precisa amadurecer.
@@julianadgdb nossa. Resumir tudo a palavra "amadurecer" é fácil, assim como "evoluir". Acho que nao entendeu meu ponto. Nao preciso casar para ter filho tambem. Nao escutou o video? De todas formas foi bom ver a impressao de alguem sobre meu comentario.
Acho muito egoísmo escolher por um filho no mundo, especialmente nesse mundo, sem o direito à figura do pai. Ouvi muito incentivo à realização da maternidade por interesse unilateral. Cada um que realize o seu desejo... E a criança?
Sempre quis ser Mãe graças à Deus fui abençoada nasci para Ser Mãe!! E minha filha hj com 6 anos diz: Quando eu crescer quero Ser mãe. Eu não acho esse "conceito" interessante e sim imposição Não quer ser Mãe ok,..que bom, há mulheres que de fato é melhor não ser Mãe, vejo algumas situações de mulheres com seus filhos e me questiono ,Por que teve filhos!?
Tenho 51 anos e não tive filhos por opção. Vivi vários conflitos com relação a essa decisão, não por dúvida do que eu queria mas por vezes me sentir deslocada por fazer parte de uma geração de mães. Até aqui não me arrependi. Mas já incomodei e causei muita curiosidade pela vida a fora kkkkkk. Mas simplesmente não senti vontade de ser mãe e respeitei essa vontade não tem grandes explicações. Acho a vida muito dura e complexa, optei tentar dar conta somente de mim kkkkkk
Parece q existe aqui uma torcida pra mulher não ser mãe! Acho q vc, ser for mãe, q seja mãe consciente. Eu amei ser mãe e agora avó e não me imaginou não sendo mãe! Eu fui e sou mt feliz e não precisei abrir mão de ser uma mulher mt bem resolvida, não tenham dúvida!🌹
Estou assistindo o vídeo agora, e gostaria apenas de colocar que homens trans,também estão gestando filhos e engravidando, não está no futuro, já está acontecendo faz um tempo!
Nunca quis, não quero... Mas tem gente que acha isso um ABSURDO, e fala "Aaaah mas depois dos 35 vc muda de ideia!" Amooo estar sozinha comigo e ser responsável SOMENTE por mim! Parem de cuidar do útero alheio povooo
Boa. Boa, não. Ótima. Somos duas nessa linha.🤗😍
Eu tambem nunca quis.Tenho 40 anos .Ninguem è obrigada a ter filho porque os outros querem.
Tbm não quero. Estou c 37.
Amiga, você não está só nesse amor à solitude. ;D
Tb Amooo estar comigo. O estado, sociedade e o capitalismo acham que têm o poder sobre nossos corpos. Como se fôssemos máquinas de parir futuros consumidores.
NÃO TEREI FILHOS. E estou em paz com Minha decisão.
eu adoro as duas. queria ter ouvido a Ana também
As pessoas acham que por você não querer ter filhos, você não gosta de crianças e isso não é verdade.
Eu adoro crianças, amo a energia e a pureza delas mas não tenho o desejo de te-las.
Da mesma forma que a gente não condena e respeita quem tem filhos, as pessoas deveriam respeitar a vontade de quem não quer ter tambem!
Queria ouvir também a Ana.🙄
A obrigação da maternidade é algo cultural. Tem mulher que quer cuidar de si e doar todo o seu tempo para si. Isso tb é saudável. E ainda, muitas pessoas, mulheres e homens, querem ter filhos para depositarem neles suas expectativas, frustrações por não realizações, responsabilidades para com os pais, antes de nascerem... a criança nasce uma marionete e morre adoecida.
KKKKK perdoe-me, mas achei a última frase muito engraçada KKKK
Duas mulheres admiráveis.
Quanta sutilidade desse diálogo. 🙏🏻♥️
Achei que o vídeo era pra falar sobre nós mulheres que escolhemos não ter filhos, e o vídeo foi todo o contrário, falou sobre a mulher poder ser mãe sem homem. Não era o q eu esperava
Amo crianças, são meigas, lindas e puras...meus alunos...mas não quero ter filhos até o presente momento, 33 anos, estou feliz. E se mudar de ideia,tb acho q tudo bem...🙌🏻
Tb nunca quis. Hj tenho tenho 38 anos. Desde muitíssimo jovem falo sobre isso c/ naturalidade e as pessoas a minha volta sempre respeitaram. Não problematizo. Fim.
Recomendo o livro da socióloga Orna Donath, ‘Mães Arrependidas’, que é baseado no estudo da autora sobre mães que - por uma série de razões - se arrependeram da maternidade.
Já dizia a filósofa Rachel Green: "no uterus, no opinion"!
Adoreiiiiiiii
Como sempre boa aula. Parabéns. Você precisa fazer análise no parque para que as pessoas angustiadas pela alienação da
“tradição-possível-pedagógica”possa ouvi-la e desangustiar um pouco que seja.
Parabéns.
Sempre pensei que deveria ser o contrário, só deve ter filho quem quer MUITO...é uma das poucas coisas na vida em que não há como voltar atrás de forma alguma. O que as pessoas não aceitam é que vc veja sentido na própria existência sem qualquer necessidade de reproduzir, enquanto eles não conseguem. Felizmente sempre tive certeza de não querer, e os relatos das mães realistas só corroboram que eu não gostaria da experiência (o que é bem diferente de não amar o filho).
Excelente! Inclusive, acho entendi o percurso do pensamento que a Maria colocou de separação das questões em jogo entre a maternidade/parentalidade e as relações, o (não peso da cultura hj e ) , mas não é a primeira vez que vejo o prazer dela com a experiência de ser mãe se sobressair e o tema da Live efetivamente ficar para os 5 minutos finais...Só estou tentando colocar um pouco a questão da proporção do tempo dedicado a cada caminho...fiquei com a sensação de que ficamos na introdução do contexto e quando iria se explorar mais o desejo de não se ter filho, a Live acabou...que tal uma próxima? 😉 De novo: ainda sim, foi excelente! Muito obrigada!
Tive a mesma sensação
@@P13Nina, acho natural... Gostamos de falar daquilo que nos dá satisfação, não é mesmo? De qualquer forma, comento na expectativa de que o feedback chegue até ela e que novos encontros sejam realizados. A entrevistadora percebeu e tentou puxar um pouco, mas diante da satisfação das pulsões é difícil lutar contra né? 😉
@@carmenveiga7443 resolvi vir nos comentários primeiro e já até perdi a vontade de assistir por causa disso. Já é tanta gente falando bem da maternidade, pra q uma live com mais do mesmo né
Normalmente as pessoas que não querem ter filhos respeitam a opinião de quem tem. Ok, cada um com as suas escolhas e responsabilidades. E por que o inverso é tão difícil? Há muitos enfrentamentos, explicações e justificativas desnecessárias. Não quero. Não querer não basta? O que mais falta? Eu te convencer? É isso que falta?
Nossa!!!!! Exatoooooo
Nossa, sim...!
Já me disseram "pois devia ter" numa discussão para tentar me desqualificar quando disse que não tinha e não necessariamente queria filhos. Quase uma sentença, um desejo de punição contra mim. Parece até que, na verdade, quem se arrepende de ter filhos foi quem me disse isso... A projeção é uma coisa muito engraçada... Só fiquei chocada e lamentei internamente o "argumento" sem pé nem cabeça. Uma voz malvada na minha cabeça ria da pessoa e na verdade ainda ri, sarcástica... Talvez uma voz malvada na cabeça dela faça o mesmo em relação a mim. A discussão era Tik Tok e desinformação, acha??
Tentam me convencer com o argumento que uma mulher sem filhos é como uma árvore sem frutos. Mas logo penso, árvore sem frutos também proporciona sombras frescas.
Por favor, faz um vídeo sobre a personalidade melancólica ou sobre como desenvolver mais empatia. ♥️
Adorei: vc não precisa fazer tudo que dizem pra vc fazer. Salvo ficar em casa!
Comigo foi a seguinte situação: eu não queria ter filhos, aí casei e quis ter. Porém, me perguntei justamente o que foi dito: eu gostaria de ter esse filho para além deste casamento?
E a resposta foi não rsrs então voltei ao meu desejo inicial de não ter filhos
Obrigada !
Vim porque essa é uma temática que conversa muito comigo. Tenho muita vontade de assumir um papel parental, de ser mãe, mas a ideia de engravidar me apavora. Não quero nunca! No meu corpo não, eu seria uma pessoa muito infeliz se isso acontecesse.
Ótimo vídeo ❤❤
Em novembro de 2024
Banquei meu desejo de não ter filhos, hoje com 52 anos me amo por ter feito assim. Minha vida vem sendo interessante, alegre pra mim desta forma
Acho que é uma escolha que compete a mulher. É é cada vez mais normal elas não quererem filhos. E como bem dito por Maria Homem, nem sempre o não querer feminino é muito bem resolvido no íntimo da mulher. Pode ser medo de criar os filhos só; pode ser insegurança de encarar uma maternidade solo. Mas sim, acredito que nem todas mulheres compartilham o instinto maternal. O que não deixa de ter seu lado positivo. Deixemos essa incumbência de ser mãe para quem tem a vontade e está mais bem resolvida para fazer e educar filhos. Se o mesmo se aplicasse aos pais, teríamos um mundo mais fácil. Filhos para quem os quer e que tenham o mínimo de responsabilidade, educação e amor para dar. Podia se tornar algo natural nos nossos tempos. (Ah, adoro você Maria Homem! Tinha que tietar, Tonny Davison!? Foi mais forte que eu. Rs)
Que maravilha!
" TEMPO E DINHEIRO VC ARRUMA. Tempo e dinheiro nunca foi desculpa pra vc não fazer análise, então não é desculpa pra vc não ter um filho" Oi??? Que mundo privilegiado vc vive, amiga?
É curioso que desde quando passe a pensar nesse assunto eu tinha em mente que não pretendia ter filhão ou te-los num futuro muito distante, mas não era um assunto que me atormentava, era só mais um.
Agora aos 27 anos os questionamentos dos outros estão cada vez mais fortes sobre quando eu vou ser mãe
E isso tem me incomodado como nunca antes, consequentemente me afastou mais ainda desse plano
"Para alem da natureza e da cultura"... Com a escuta da clínica já havia mulheres não desejosas da maternidade. Isso gerou "mães não mães" traduzido em maus tratos, distanciamento gerando marcas e sofrimentos psíquicos quando era da ordem do impossível (via tradição) para a mulher o desejar e, ainda um NÃO DESEJAR ser mãe que, era a condição para o corpo da fêmea. Assim, se tinha pais "chucrões", distantes, em que não lhes era permitido amar. Acho que o mundo contemporâneo tem sim seus excessos, mas com o toque da liberdade a mulher que funcionava muitas vezes como "depósito de porra" e ao homem que pôde se concatenar a seu desejo como seu amigo, Maria Homem.
Maria,Maria, que bom estar no mesmo tempo que vc. Vc me afeta !
Um beijo da Suíça 🇨🇭
Nunca quis ter filhos e amo crianças. Decisão melhor que tomei na vida. Sem culpa nenhuma, tudo bem. 🙂
Maria, faz um contrário, quando o desejo do filho vem forte e o filho não vem
Nossa te entendo, mas deixa a ansiedade de lado e deixa fluir foi assim comigo hj minha pequena está com 6 anos.
Alexandra Cherri! Acho sublime esta vontade de ser mãe e de um jeito ou de outro, vc será!
Amo ser mãe e tenho duas filhas q tb tiveram dificuldade de engravidar por causa dos meus genros. Fizeram inseminação e me deram três lindos netos.
Seja feliz!❤️
Ah, Maria, você é fantástica!
Dá até vontade de ser sua mãe ou sua filha 😉.
Beijo 🌹
Maternidade é dom. Não é conveniência e nem obrigação.
Eu quero ser mãe, mas realmente acho problemático a gente colocar no mundo crianças, é muita responsabilidade, e meio que trazer vida ao caos ( pensando em todos os aspectos de vivência de vida).
Vim por causa do tema pergunta que me afeta.
Me afeta MUIITOO! Não quero filhos por nada nesse mundo!! Não me vejo no caminho da maternidade....não nessa vida😝😶
Amo os cavalos marinhos!!os homens poderia descobrir o segredo deles!!e ter seus filhos!!
Maria, sentir-se bem num momento de tantas mortes é um sentimento que se transforma em culpa: "sentir-se bem é sentir-se mal."? Sinto isso...
Eu tb tô assim...
Mas se a vida de vcs tá boa, apesar do entorno ter esse tanto de problema, pq vcs deveriam se sentir mal? Só pra acompanhar a manada? Pra não ser julgada pelos outros por ser diferente?
E digo mais, vcs não precisam ficar expressando seus sentimentos por aí, o que reduz consideravelmente a possibilidade de tê-los censurados pelos outros. Se a vida de vcs tá boa, sejam gratas por isso e aproveitem. Se sentir mal por solidariedade aos outros não vai ajudar a solucionar a questão da pandemia, do desemprego, da crise política ou seja lá qual for.
@@monicagodoy6595 O julgamento não vem dos outros.... o julgamento vem de mim mesma... Não sei muito bem como definir, mas tenho tanta consciência desse sentimento. Obrigada pelas palavras. Um forte abraço.
@ Verdade? É estranho, não é? Acho que eu estou precisando de umas sessões num bom divã! Um forte abraço.
Fiquei um pouco frustrada com o vídeo. .. ele acabou sendo predominantemente sobre maternidade e não sobre satisfação plena da mulher consigo mesma.
Senti a mesma coisa.
Resumindo a live: foi um convencimento sutil pra vc ter filhos pois o maldito relógio biológico da mulher não espera. E tudo q vc pensa q vai perder, dá pra dar um jeito. Enfim, mulheres com o dilema, vai sair dessa live igual entrou. Bjs
O convidado está sem espaço para falar.... ;/
Várias reflexões sobre o desenho da maternidade durante toda minha existência 🤔
Amar tem que ter liga. Se liga meu truta. Se liga mana.
Nao sou gay mas gostaria de ser pai, talvez para transmitir minhas impresiones para um novo ser e com isso me autoperceber e aprender tambem. Nao tenho vontade de casar nem de ter filho biológico. Na verdade tenho uma namorada mas nao me vejo casado, nao porque fujo de responsabilidades como muitos poderiam dizer, mas nao aceito sacrificar tanta coisa, como perder parte de minha essencia e conviver 24h sob um mesmo espaço com alguem. Quando chego do trabalho estou cansado, tenho que resolver coisas, nao terei a vontade nem o prazer suficiente para agradar do jeito que gostaria alguem. Gosto de solitude tambem. Nao me caso porque minha familia ou sociedade diz, mas tenho necessidade de me projetar daqui alguns anos e como vou para a casa dos 30 esses pensamentos aparecem. Me considero "casado" no sentido de afecto, amizade e sinceridade de anos nessa relaçao, mas cada um no seu canto com sua familia parental. Talvez se passarmos a nos ver todos os días possa enfraquecer a paixao, desejo, sentimos essa atraçao carnal e espiritual tambem. Se isso acontecer significaria que nossa relaçao nao era "forte" ou verdadeira suficiente? Como conciliar essas coisas?
Sua fala expressa tantas incoerências. E tudo preso no campo das ideias (sofrendo por antecipação). Vc se imagina pai, mas ao mesmo tempo verbaliza que não se vê casado por medo de perder sua individualidade. E vc acha que dividindo a casa com filhos vc não a perderia? Crianças demandam muito mais atenção e cuidados do que um adulto. Por isso não vejo sentido na sua fala. A gente sempre perde um pouco da individualidade qdo a gente se relaciona com alguém. O qto perde vc que decide, mas não tem como. Não tem como só levar o bônus, vai ter o ônus tb. Vc precisa amadurecer.
@@julianadgdb nossa. Resumir tudo a palavra "amadurecer" é fácil, assim como "evoluir". Acho que nao entendeu meu ponto. Nao preciso casar para ter filho tambem. Nao escutou o video? De todas formas foi bom ver a impressao de alguem sobre meu comentario.
"Ah, eu sou meio gay, mas não vai dar..." Me finei aqui!
Maria Homem e Ana Suy é pra acabar comigo!!! Deitada na BR
Um dia homem podera ser mae, gestar. Sera uma demanda de alguns.
Ótimas..! o cavalo marinho fica grávido, o macho que nasceu com essa façanha...
Acho muito egoísmo escolher por um filho no mundo, especialmente nesse mundo, sem o direito à figura do pai. Ouvi muito incentivo à realização da maternidade por interesse unilateral. Cada um que realize o seu desejo... E a criança?
Poderia falar a respeito de ser mãe e ter filhos!!!
Sempre quis ser Mãe graças à Deus fui abençoada nasci para Ser Mãe!! E minha filha hj com 6 anos diz:
Quando eu crescer quero Ser mãe.
Eu não acho esse "conceito" interessante e sim imposição Não quer ser Mãe ok,..que bom, há mulheres que de fato é melhor não ser Mãe, vejo algumas situações de mulheres com seus filhos e me questiono ,Por que teve filhos!?
Tenho 51 anos e não tive filhos por opção. Vivi vários conflitos com relação a essa decisão, não por dúvida do que eu queria mas por vezes me sentir deslocada por fazer parte de uma geração de mães.
Até aqui não me arrependi. Mas já incomodei e causei muita curiosidade pela vida a fora kkkkkk. Mas simplesmente não senti vontade de ser mãe e respeitei essa vontade não tem grandes explicações. Acho a vida muito dura e complexa, optei tentar dar conta somente de mim kkkkkk
Maria Lucia e minha Maria. Eu nao sou o seu Homem.
A mulher nao esta previamente predestinada a replicar outra vida. Estamos para alem da bioquimica e da cultura. A menstruacao e perda de vida, ne.
Venha a nos o vosso reino nada???
A mulher e livre pra nao ter filho.
Amar e ouro de mina. Se liga mina.
Filhos = pensão.
O que não é o seu caso. Seu filho, já é adulto
Filhos igual = perda de identidade
O melhor sexo e meio sujinho.
Marx Nietzsche Darwin Freud os pais de seus deuses.
Parabola da lucidez. M Homem sta demais . Passar pra mulherada de seattle . Exato dentro dessa estoria
Parece q existe aqui uma torcida pra mulher não ser mãe! Acho q vc, ser for mãe, q seja mãe consciente. Eu amei ser mãe e agora avó e não me imaginou não sendo mãe! Eu fui e sou mt feliz e não precisei abrir mão de ser uma mulher mt bem resolvida, não tenham dúvida!🌹
Acho que você entendeu errado...
Estou assistindo o vídeo agora, e gostaria apenas de colocar que homens trans,também estão gestando filhos e engravidando, não está no futuro, já está acontecendo faz um tempo!