APREENSÕES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM SÃO PAULO: Scooter, patinete, bicicleta elétrica, e o que passar

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 543

  • @EBIKESBR
    @EBIKESBR 2 ปีที่แล้ว +81

    passei por isso nos anos 90 na epoca que mobilete passou a ser obrigado ter carta de moto e placa , tive minha mobil apreendida, mas retirei , coloquei placa , e entao , os governo do estado passou a areecadar mais com isso ,ou seja , a ideia deles é obrigar as pessoas a pagar mais impostos , é isso.... brasil sendo brasil.....

    • @helioaquino4963
      @helioaquino4963 2 ปีที่แล้ว +10

      Está aí o X da questão. Você falou tudo! arrecadar é a lei. Qualquer coisa que se inventar que leve alguém a algum lugar precisa pagar alguma coisa para manter além dos impostos que as pessoas pagam na aquisição! Como pode liberar um produto para venda, cobrar os impostos e depois não permitir a utilização! Eu primeiro esperei aonde ia dar tudo isso e me segurei com a vontade de adquirir para não ficar no prejuízo! Uma PCX 150 zero km custa hoje 16.000,00 e faz entre 35 e 40 km por litro de gasolina a 100 km/h podendo pegar até rodovia. Uma scooter elétrica chega a custar quase os 16.000,00 com o custo alto das peças, pneus e bateria lá se foram as economias por não usar combustível e ainda não pode vias, rodovias e ciclovias só resta servir de enfeite em casa!!!

    • @aninha3852
      @aninha3852 2 ปีที่แล้ว +6

      Concordo. A maior intenção é a arrecadação. Mas uma lei pra nós proteger dos excessos vai bem sim.

    • @michelbarbosamassao3049
      @michelbarbosamassao3049 2 ปีที่แล้ว +4

      Bom eu tenho CNH AD e CETV
      Porém eu tenho que pagar imposto de td acho que para mim que tenho moto td dentro da norma não sou o mais indicado para expor uma ideia porém como condutor de ambulância acho que não devem usar epi nem ter habilitação esse pessoal das acc pq quanto mais acidente melhor para quem trabalha no resgate destas pessoas , acidentes são 90% dos empenhos de bombeiro e samu imagina quantos empregos de ortopedista e no pronto socorro seriam perdidos se as pessoas não dirige-se bêbadas ou empinando a moto oq será da gente. Por outro lado eu ando devagar pq tb sou técnico de segurança e um acidente gera sequelas permanente e tb não posso tomar multa , então obedeço td para não perder minha CNH profissional.
      Ps Continuem se matando no trânsito isso gera mto emprego na minha área.

    • @EBIKESBR
      @EBIKESBR 2 ปีที่แล้ว +8

      @@michelbarbosamassao3049 , biciletas sao perigosas de qualqer jeito se a pessoa nao tem responsabilidade, porem concordo que se liberasse geral o pessoal iria aproveitar , porem nao concordo em blitz que tira ,ou toma a bike que um cidadão de bem, responsavel , e que nao tem uma bike que nem chega a tal velocidade, e seja punido por outros estao abusando, falta conversa, falta deixar claro as leis , falta blitz de conscientização , e nao repressão, nao tem argumentos o que a fiscalização fez em retirar patinetes eletricos de circulação por ter acelerador ,isso só deu prejuízo para o investidor, fabricante pois deixou um certo medo do consumidor , entao é isso , repressao nao funciona!

    • @carlossampietri9344
      @carlossampietri9344 2 ปีที่แล้ว

      @@michelbarbosamassao3049 A estupidez humana em 12 linhas

  • @canalmd2012
    @canalmd2012 2 ปีที่แล้ว +17

    o único risco que uma bike elétrica que vai até 25 Km/h oferece é o de cair mesmo. Ridículo tudo isso!

  • @rooster8859
    @rooster8859 2 ปีที่แล้ว +34

    Lei ridícula
    RIDÍCULA, moto normal tem acelerador e tem umas na minha cidade q rodam a 100 por hora adoidado na cidade fazendo barulho dos inferno, e a 2 anos a fiscalização não faz nada, agora eu q comprei uma Chopper elétrica 2000w foi apreendida, e não me deixaram emplacar e não devolveram, tô a um tempão tentando resolver essa merda e nada, sempre andei a 50 por hora de boa respeitando, e agora tô andando de ônibus pro trabalho porque a merda desse país não permite eu ter minha moto, inferno de pais

    • @futurosolucoes9325
      @futurosolucoes9325 2 ปีที่แล้ว

      Desculpe a correção, mas é inferno de Estado ... Aqui no DF neguinho roda a vontade, no meio de carros, não tem apreensão ... Tem 24 anos que o mesmo partido vence eleições em São Paulo, vocês não mudam nada, e depois querem mudança ... Tenho parentes em São Paulo, já disse para todos saírem daí, não é lugar sério... as leis só funcionam para ferrar o cara, para beneficiar o cidadão não tem lei... madrugada moto fazendo arruaça na rua, não tem lei para coibir

    • @DanielTorriani
      @DanielTorriani 2 ปีที่แล้ว +4

      Sacanagem de mais!

    •  2 ปีที่แล้ว +1

      Chopper elétrica 2000w ? AGRADEÇE QUE APREENDERAM !

    • @yagamiprogrammer7792
      @yagamiprogrammer7792 2 ปีที่แล้ว +1

      ​@ Vsf mlk

    • @scarletbrian286
      @scarletbrian286 2 ปีที่แล้ว

      Denuncia no MP.

  • @adrianoquaresma4492
    @adrianoquaresma4492 2 ปีที่แล้ว +51

    Tenho uma Elektra 3000w Sport. Acabou se tornando o meu veículo do dia a dia por todas as facilidades de mobilidade e custo que já sabemos. Rodava cerca de 25km diários (entre ida e volta) e sempre obedecendo itens de segurança e leis de trânsito. E estou em choque com a determinação arbitrária de simplesmente recolher das ruas.
    Não sou contra a regulamentação, afinal de contas, no meu caso, a scooter chega com tranquilidade a 70, 75 Km/h. É necessário que esse tipo de veículo seja regulamentado. O problema é do dia pra noite, determinar apreensão sem que haja um período de adaptação ou blitz educativas.
    O proprietário que teve o seu elétrico apreendido, não vai reavê-lo. Até que consiga regularizar e retirá-lo, as custas do pátio será mais alto do que o valor do veículo.
    É preciso haver o bom senso de todas as partes. Usuários com responsabilidade e autoridades menos arbitrárias.

    • @cadudiogo887
      @cadudiogo887 2 ปีที่แล้ว +4

      O que acontece é que muitos legisladores não entendem do assunto e, na minha opinião, deveriam buscarem informações com especialistas para firmularem leis adequadas. Acho que a partir de uma certa velocidade, os elétricos deveriam ser enquadrados nas leis de segurança, tanto pessoal como coletiva.
      Apreender os veículos é um absurdo, uma arbitrariedade já que não existe um consenso sobre o assunto.

    • @denisluque
      @denisluque 2 ปีที่แล้ว +5

      Adriano, a revisão do CTB que entrou em vigor em abril de 2021 classificou seu veículo como moto elétrica, pois ultrapassa os 50 km/h, limite pra ser considerado ciclomotor. Já fui comerciante desse nicho de negócio. O fabricante de sua moto teria que ter homologação no DENATRAN desse modelo, dessa forma vc conseguiria licenciar e emplacar, tornando o veículo regular.

    • @ricardokako5421
      @ricardokako5421 2 ปีที่แล้ว +1

      @@denisluque vc saberia dizer os casos que não são homologados mas já foram comercializados como os usuários podem fazer?

    • @wdesio
      @wdesio 2 ปีที่แล้ว +1

      Vc está certíssimo Adriano! Teria que haver uma adaptação para os usuários, informar que as leis serão atualizados em 3 ou 6 meses por exemplo.
      Tenho um patinete Drop Jetter 48V 500W, e aí como fica a classificação??

    • @TheMor01
      @TheMor01 2 ปีที่แล้ว +2

      @@ricardokako5421, eu acho que é mais fácil procurar os veículos homologados... acho que dá prá pesquisar pelo google... eu não tentei fazer isso.

  • @serginhomariotto9602
    @serginhomariotto9602 2 ปีที่แล้ว +12

    Acho que a Honda Yamaha entre outra pressionaram o Governo de SP...pois,estavam PERDENDO VENDAS e fiscalização é só em SP.

    •  2 ปีที่แล้ว

      IMAGINA, QUEM COMPROU ESTES BRINQUEDOS , NÃO É PUBLICO DE MOTO, SÃO LEITE COM PERA QUE COMPRARAM UM BRINQUEDO.

  • @leonhardheiliger2605
    @leonhardheiliger2605 2 ปีที่แล้ว +12

    Principal risco dos elétricos: pelas vantagens e economia e outros benefícios aos consumidores, desestimular compras de automóveis e motos e outros veículos automotores, que pagam IPVA e outros impostos além de seguros elevadíssimos, além das taxas de juros de operadoras financeiras, ou seja, há uma cadeia enorme de interesse, cujo poder de lobby é infinitamente superior ao interesse do consumidor/pagador de imposto. Desde o estado, a indústria automotiva, aos bancos, até as seguradoras, isso é FATO!

    •  2 ปีที่แล้ว

      Ah, sim posso circular com minha moto eletrica sem seguro, nenhum funkeiro, ops ladrão vai roubar

    • @leonhardheiliger2605
      @leonhardheiliger2605 2 ปีที่แล้ว

      @ Também, bem lembrado, tem este risco, que aliás, de a pé mesmo, nós podemos ser vítimas dos di menor, praticando a "justiça social", pra tomar uma cervejinha. Logo logo, o único lugar seguro pra andar de moto ou mesmo de bike, ou de a pé, será dentro do condomínio fechado, e olhe lá...

  • @newton8534
    @newton8534 2 ปีที่แล้ว +4

    Se o proprietário de ciclomotores tentar emplacar o veiculo, não conseguirá. Para emplacar é necessário estar cadastrado no banco de dados de veículos nacionais, este tipo de veículos não fazem parte do banco de dados, além de ser necessário ter um numero de chassi para cadastrar e emplacar. Sobre a habilitação especial, o proprietário terá muita dificuldade em encontrar autoescola que ofereça essa tipo de habilitação. Em resumo, foi elabora uma lei que na prática não tem como se cumprir, mas as multas e apreensões acontecerão...

    • @Michel-co8zf
      @Michel-co8zf 2 ปีที่แล้ว

      Isso mesmo,vc foi perfeito.
      Emplacar é obrigatório mas não é possível...Brasi sil sil.

  • @rodrigocaliari
    @rodrigocaliari 2 ปีที่แล้ว +27

    Esse tema tem variantes sim, mas infelizmente a interpretação de lei e de fiscalização deveria ser melhor esclarecida. Chará, como eu tive um M10 uma 2000w e hoje uma voltz além de trabalhar a 18 anos na cet, acho que a polêmica toda podia ser melhor abordada colocando a lei na mesa e a fiscalização através do manual de fiscalização de trânsito em pauta. Da para melhorar isso contanto que seja visto que o usuário tem diretos e deveres. Uma pena que não cabe aqui em poucas palavras as saídas para essa “guerra” que se iniciou. Mas deixo aberto que como cidadão usuário diário de mobilidade elétrica, eu colocaria minhas energias nesses casos em cima de promover diálogo com mais do que somente usuários… o agente fiscalizador também pode cooperar com informações realistas e saídas para que se tenham ordem nesse novo panorama

  • @lgcampinas
    @lgcampinas 2 ปีที่แล้ว +4

    Sou carioca e já tive uma bicicleta elétrica de 1000w que eu mesmo escolhi todos os componentes, inclusive o pneu Kenda aro 24 de 3.0 polegadas.
    Andei com ela na ciclovia da praia da Barra, só no acelerador e a noite, quando não havia ninguém.
    Eu cheguei a 51 km/h com ela, que só tinha amortecedor dianteiro.
    Apesar da experiência ter sido maravilhosa, percebi a instabilidade evidente, e o risco de acidentes.
    Hoje eu acho sim que a potência e o peso influenciam na avaliação da segurança no trânsito, assim como, é óbvio, a sua velocidade final.
    Já os patinetes daquela empresa Yellow, que não deu certo aqui no Rio e foram todos parar nas favelas, eu vi muita gente fazer merda nas ruas e calçadas.
    Aqui no Rio, todos sabem, é uma terra sem lei.
    Até as motos de entrega andam por cima da calçada e na contra mão.
    Aqui é uma zona.
    Agora ... Esse papo de recolher a bicicleta de 350w por ter acelerador é uma piada. Ridículo !

  • @rodrigobikebh2259
    @rodrigobikebh2259 2 ปีที่แล้ว +36

    A lei tem que ser muito revisada, pois os critérios não são válidos, e a polícia faz o que quer, eu tenho uma bike 29 normal e já alcancei até 50km/h, pedalo na média 30 a 35 por hora, mas quando chego no trampo uso uma bike elétrica de 500w e não passa de 25 por hora, a velocidade não dá ser critério, acelerador piorou, eu sei que isso e vergonha, enquanto o mundo caminha pra mobilidade elétrica o Brasil, caminha para as carroças.

    •  2 ปีที่แล้ว

      Todo mundo que tem veiculo eletrico é igual? estes tipinhos?

    •  2 ปีที่แล้ว

      ¨mobilidade elétrica¨ cara, mineração para produzir bateria é UTOPIA!

  • @renatobalantines1
    @renatobalantines1 2 ปีที่แล้ว +21

    Até concordo com emplacamento das citycoco pelo tamanho que se assemelha a uma moto , agora exigir cnh e emplacamento de bicicleta, patinete ou mono é muita sacanagem. Acho que estão visando lucro com o aumento da modalidade

    • @canalmd2012
      @canalmd2012 2 ปีที่แล้ว +3

      Muita sacanagem mesmo! Brasil sendo Brasil!

    • @Feolips
      @Feolips 2 ปีที่แล้ว +3

      O problema é que esses veículos não podem andar em ciclovia, e eles também precisam de proteção pro condutor. Aqui em Sergipe eu vejo muitas dessas rodando sobre calçadas e em rodovias loucamente sem capacete nem nada. Vai ser uma epidemia de atropelamentos se continuar assim.
      O próprio condutor não ajuda.

    • @naoentranumasmeu
      @naoentranumasmeu 2 ปีที่แล้ว

      Eu já acho que o emplacamento é absolutamente irrelevante do ponto de vista de segurança. Só serve para arrecadação, já uma habilitação é funcional do ponto de vista de segurança, ois de fato, conduzir qualquer veículo na via pública gera um risco de atropelamento e colisão, logo cobrar que o condutor possua algum treinamento é, ao meu ver, benéfico e ainda por cima poderia gerar alguma arrecadação. Só vejo vantagens, agora emplacar? isso é impossível. Se eu projetar um ciclomotor eu não poderia emplacá-lo nunca,, pois não há padronização alguma. Como eles iriam classificar? A letra da lei hoje, sendo que ela só tem 1 mês de vida, já está desatualizada. Já não exprime a realidade imagina quando alguém criar seu próprio veículo?

    • @yagamiprogrammer7792
      @yagamiprogrammer7792 2 ปีที่แล้ว +2

      ​@@Feolips Os veiculos como carros, caminhao e motocicleta estao regularizados na lei e dão a maior caisa de acidentr no Brasil. Me fala sobre isso?

    • @Feolips
      @Feolips 2 ปีที่แล้ว +4

      @@yagamiprogrammer7792 Quem mais sofre acidentes de trânsito é o pedestre, e nem por isso vão criar uma licença para se caminhar a pé na cidade.
      Não é a quantidade de acidentes que justifica a regulamentação (até porque quantidade não é proporção), e sim a responsabilidade civil sobre o potencial de causar prejuízos aos outros.
      Eu não preciso de CNH para dirigir, preciso de CNH para dirigir em via pública. É diferente. Eu posso dirigir em meu terreno, mas na via pública existem outras pessoas passando, e por isso você deve assumir a responsabilidade pelo que faz em público.

  • @eletrolupa
    @eletrolupa 2 ปีที่แล้ว +19

    Eu concordo, está lei tem que ser revisada.
    Tudo mudou, olha o espaço que um mono ocupa com relação a um carro. Tem que na verdade ter incentivo cada vez mais veículos elétricos.

    • @marcoaurelioespiritosanto9128
      @marcoaurelioespiritosanto9128 2 ปีที่แล้ว +1

      Exato mas o problema e quando se tira de um lado o outro quer cobrir

    •  2 ปีที่แล้ว

      Só se a eletricidade for igual aos carrinho de autorama, pois MINERAÇÃO PARA FAZER BATERIAS É INVIÁVEL!

  • @vicnik5726
    @vicnik5726 2 ปีที่แล้ว +9

    O que as autoridades quer é grana, licenciamento, IPVA

    • @humorista2479
      @humorista2479 ปีที่แล้ว +1

      Vc não viu a aberração que é obrigar a pessoa que já pagou o veículo, seja ele qual for, o dobro, o triplo do preço por conta de impostos, fazer pagá-lo impostos depois como licenciamento, IPVA e vc não ter o direito de usá-lo pra trabalhar? Tem que tirar $$$ licença pra "atividade remunerada", como pode? Uma aberração que o povo não deveria aceitar.

  • @alexandrebissoli7452
    @alexandrebissoli7452 2 ปีที่แล้ว +8

    Concordo que deve ser revisto o CBT para esses tipos de elétricos, as leis devem sim ser revisitas. É tão incoerente em alguns fatos que mesmo eu em uma bicicleta comum sem nenhum tipo de motor, é possível dependendo do tipo de terreno atingir até 30 a 40km.

  • @jacksonhoBR
    @jacksonhoBR 2 ปีที่แล้ว +10

    Bike elétrica com motor central resolve, pois não precisam de acelerador. Utilizam torque sensor. Exemplo Caloi ebike vibe, Trek Verve ebike. Tenho da Caloi..... é excelente....rende muito a bateria e sobe tudo quanto é ladeira

    • @sharleyoliveira
      @sharleyoliveira 2 ปีที่แล้ว

      Acho o acelerador muito ok. Imagine vc de repente, se vê impossibilitado de pedalar vai deixar a magrela parada ? aceleradorzinho ali na maciota sussa. detalhe eu adoro pedalar mas para ir ao trabalho nada melhor que suar menos.

    • @jacksonhoBR
      @jacksonhoBR 2 ปีที่แล้ว +2

      @@sharleyoliveira o problema são as leis burras de burocratas que faz do cidadão um fugitivo, por ter acelerador na bike. A caçada já começou.

    • @TheMor01
      @TheMor01 2 ปีที่แล้ว +2

      @@jacksonhoBR, acho que seria mais adequado falar de interpretações burras da lei... pode ver que quando se fala algo radical é porque o regulamento não foi aplicado... eu procurei saber antes de comprar meu patinete elétrico e vi que não precisava de nada que um ciclomotor precisa, e posso acessar tudo o que uma bicicleta pode. É só respeitar as limitações do regulamento, pois na hora que vc for pego errado, não adianta espernear!

  • @evandroscarpa7846
    @evandroscarpa7846 2 ปีที่แล้ว +5

    Excelente iniciativa para chamar a atenção para um problema que já existe, e tem necessidade urgente de regulamentação. Tudo vai ficar a cargo dos Detrans da vida....mas é urgente estudar e se espelhar nos países aonde já existe regulamentação para elaborarmos e estabelecermos as nossas normas ....poupando o cidadão de constrangimentos e abuso de poder perante os agentes públicos de fiscalização.

  • @danielcoelhodeamorim9833
    @danielcoelhodeamorim9833 2 ปีที่แล้ว +15

    Meu amigo, tente entrar em contato com o vereador Rubinho Nunes. Ele é um ótimo vereador e ele fiscaliza muito bem essas situações de leis de São Paulo. Talvez você consiga entrar em contato com ele. Grande abraço!
    Seu canal é um ótimo disseminador da mobilidade elétrica!!

    • @flavioaugusto3870
      @flavioaugusto3870 2 ปีที่แล้ว

      Espero que entra o exercito no brasil ec começa a matar todos os politicos neste pais. depois disso sim voce pode ter a sua bicicleta eletrica

    • @Canalhoops
      @Canalhoops  2 ปีที่แล้ว +3

      Muito obrigado pela dica, o farei, pode ter certeza!

    • @carlossampietri9344
      @carlossampietri9344 2 ปีที่แล้ว +1

      Rubinho Nunes só faz barulho. O bagulho dele é ficar torrando o saco de servidor público e só. De resto é muita fumaça e pouco fogo

    • @falcaodeaco
      @falcaodeaco 2 ปีที่แล้ว

      Sá basta uma única soltura de um veículo desses pela lei que abrirá precedente para todos os outros e logo depois acaba essa farra de apreensão.

  • @altairmarques3961
    @altairmarques3961 2 ปีที่แล้ว +3

    Ao meu ver, a uma enorme desinformação sobre veículos elétricos, e acredito que os empresários que comercializam esse segmento deveria ser mais transparente com o cliente, para não ter dor de cabeça depois.
    E outra, ACC é uma piada, pq ao menos aqui na minha cidade não existe autoescola que fornece o serviço, e ficam em um jogo de empurra, entre eles e Detran.
    Outra coisa, eu tenho uma Scooter elétrica, não consigo emplacar simplesmente pq ela não tem cadastro na base nacional de RENAVAM, resumindo é B.O em cima de B.O, sustentabilidade no Brasil é sinônimo de dor de cabeça.

    • @canalmd2012
      @canalmd2012 2 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente isso. Pedem ACC e emplacamento. Sendo que nenhuma autoescola oferecer ACC e é impossível emplacar esse veículos. Ódio define.

  • @canalmd2012
    @canalmd2012 2 ปีที่แล้ว +10

    Uma questão MUITO importante que deve ser falada com as autoridades é que as autoescolas NÃO OFERECEM a opção de tirar a ACC, que é o que eles estão exigindo.

    • @marcelotorresdaluz9458
      @marcelotorresdaluz9458 2 ปีที่แล้ว +2

      Exatamente isso. Acho que só em São Paulo capital tem acc

    • @FabioTatibana
      @FabioTatibana 2 ปีที่แล้ว +3

      E acaba que nem vale a pena. O custo, tempo que leva pra tirar a ACC é quase o mesmo.
      Vale mais a pena tirar logo a A.

    • @canalmd2012
      @canalmd2012 2 ปีที่แล้ว

      @@FabioTatibana Mas eu queria ter o direito de tirar a ACC que a lei prescreve.

    • @FabioTatibana
      @FabioTatibana 2 ปีที่แล้ว +1

      @@canalmd2012 Sim, concordo. O quero dizer é que até nisso a legislação peca. Como não existe um grande beneficio em relação a tirar habilitação A, não existe procura. Aí muitas autoescolas acabam nem oferecendo essa possibilidade.

  • @otaviobortoloso
    @otaviobortoloso 2 ปีที่แล้ว +6

    Rodrigo eu tenho bicicleta elétrica de 350w sem acelerador apenas para passeio e raras as vezes que saio com ela, meu dia-a-dia é de carro mas em cidade pequena o que é bem tranquilo, porem nessa história toda eu acho correto as scooter's serem emplacadas e consideradas ciclomotores, porque elas tem porte, peso e dirigibilidade muito semelhante a uma moto e andam exatamente nos mesmos lugares que as motos, agora sobre as bicicletas elétricas acho um problema limitar a potencia, uma vez que você pode ter uma bicicleta elétrica com 1500w voltada a enfrentar grandes ladeiras íngremes e não com o objetivo de ter uma velocidade final absurda, o que eu acho errado é deixar bicicletas possuírem acelerador porque já vai contra o próprio principio básico de criação da bicicleta que é possuir pedais, quem ainda não andou com uma bike com pedal assistido mal sabe que não cansa e em contra partida sai da zona do sedentarismo, nesse embrolho todo deveria se ignorar a potencia da bicicleta elétrica e de velocidade final que poderia ser maior também. E sobre as apreensões na minha opinião o que gerou esse tipo de atitude também vem dessas bicicletas com motores 2 tempos a combustão, pelo menos na minha cidade se vê muita gente andando em ciclovia em uma velocidade bem maior que 25km/h e com bastante imprudência e geralmente são jovens pilotando-as.

    • @MarcosElias
      @MarcosElias 2 ปีที่แล้ว +3

      Eu só não entendo qual a diferença de ter o acelerador ou só pedal assistido nesse caso. Tive uma com acelerador e eu pedalava forte pra ajudar ela a me levar. Pedal assistido é pra o estado obrigar o cidadão a pedalar? Em bicicleta comum eu chego fácil a 50km/h então deveria ser esse o limite de bicicletas elétricas, acima de 50 exigiria habilitação. Mas existe ainda é o fator de arrecadação de impostos. Quanto mais gente optar por ebikes menos impostos sobre veículos automotores

    • @otaviobortoloso
      @otaviobortoloso 2 ปีที่แล้ว +3

      @@MarcosElias Se possui acelerador já deixar de ser bicicleta e entra na categoria de Ciclomotor então na minha opinião faz total sentido bike não possuir acelerador, você já imaginou uma bike com acelerador que atinge essa velocidade de 50km/h que você citou na mão de um de menor irresponsável? E também pode ser até um de maior habilitado pra praticar esse tipo de coisa, andando sobre as ciclo faixas e passando perto de pedestres podendo a bike chegar a 50km/h. Então vira Ciclomotor emplacado e anda junto com as motos na rua, e acho sobre o argumento da arrecadação de imposto é de dubio entendimento, porque em qualquer ciclomotor você irá pagar a taxa de emplacamento e a placa, por ser veiculo elétrico você é isento de IPVA, no estado de SP seria 4.5% sobre o valor do veiculo, e você paga o licenciamento anual para poder trafegar tranquilamente, é imposto? Claro que é, mas é um absurdo de custo por ano? Na minha opinião não é. Agora imagina esses ciclomotores sem emplacamento andando por ai podendo causar um acidente e você não consegue "pegar a placa" pra identificar a pessoa ou multar ou fazer qualquer ação cabível ao transito. Resumindo o que eu acho injustiçado nessa história toda são os patinetes que necessitam ter acelerador por não ter outro meio de acionar o seu motor e jamais eles irão chegar a grandes velocidades.

    • @MarcosElias
      @MarcosElias 2 ปีที่แล้ว +1

      @@otaviobortoloso Desculpe a discordancia sobre o acelerador, é porque mesmo uma bike com pedal assistido pode atingir 50km/h, eu alcanço essa velocidade com uma bicicleta comum. Se for ver a rigor mesmo se tem motor, qualquer que seja, é ciclomotor. Como o proprio Rodrigo diz, a melhor coisa é classificar por peso, como é feito com os veiculos de quatro rodas ou mais. Claro que ainda a limitação de velocidade é fator importante, mas é dificil de regular devido a facilidade de fazer alterações no projeto e aumentar a potencia, coisa que é feita tambem nos veiculos a gasolina, que podem ser retidos em pericia. A legislação atual já abre uma brecha liberando bicicletas elétricas até 350w sem acelerador, mas imagina um cadeirante sendo abordado pelo policial? Uma cadeira de rodas indo para o guincho? Mobilidade urbana é assunto complexo que vai precisar de muito debate.

    • @otaviobortoloso
      @otaviobortoloso 2 ปีที่แล้ว

      @@MarcosElias Não precisa pedir desculpa não, isso que é o legal do debate! O que acabou de acontecer aqui é o que deveria acontecer em um PL na câmara discutindo com legisladores e com a opinião da população junto tanto com usuários de veículos elétricos e não usuários também, essa do cadeirante não tinha passado pela minha cabeça é um dos pontos que deveria estar regulamentado também, tomara que um dia isso aconteça para evitar esse tipo de problema que por enquanto apenas os usuários de cidades maiores estão tendo com a fiscalização porque também logo chegaram nas cidades do interior como a minha

    • @MarcosElias
      @MarcosElias 2 ปีที่แล้ว +1

      @@otaviobortoloso e o debate parte mesmo é de nós, um vai passando para o outro até chegar no legislativo

  • @antonioaparecida5909
    @antonioaparecida5909 2 ปีที่แล้ว +5

    Se emplacar, tem que pagar Imposto. E, pagar Imposto, e tirar CNH de um veículo, que não se pode viajar com ele, pela razão de baixa velocidade, é incoerência. O ideal seria, todo mundo conhecer a legislação de trânsito.

    • @aninha3852
      @aninha3852 2 ปีที่แล้ว

      Concordo plenamente. Temos muitas restrições, apesar das facilidades.

    • @michelbarbosamassao3049
      @michelbarbosamassao3049 2 ปีที่แล้ว

      Bom eu tenho CNH AD e CETV
      Porém eu tenho que pagar imposto de td acho que para mim que tenho moto td dentro da norma não sou o mais indicado para expor uma ideia porém como condutor de ambulância acho que não devem usar epi nem ter habilitação esse pessoal das acc pq quanto mais acidente melhor para quem trabalha no resgate destas pessoas , acidentes são 90% dos empenhos de bombeiro e samu imagina quantos empregos de ortopedista e no pronto socorro seriam perdidos se as pessoas não dirige-se bêbadas ou empinando a moto oq será da gente. Por outro lado eu ando devagar pq tb sou técnico de segurança e um acidente gera sequelas permanente e tb não posso tomar multa , então obedeço td para não perder minha CNH profissional.
      Ps Continuem se matando no trânsito isso gera mto emprego na minha área.

  • @gabriellemota2889
    @gabriellemota2889 2 ปีที่แล้ว +6

    Sou usuária de veículo elétrico, mas nn em SP e sim no PR e acho justo haver fiscalização, eu vejo muita gente andando de maneira errada no transito de contra mão a manobras perigosas e ausência de equipamentos de segurança, POREM isso também deveria ser estendido até as bicicletas normais, eu já quase me envolvi em 2 acidentes por conta de um ciclista que vinha na contra mão. Sobre o emplacamento eu concordo com o que foi dito no vídeo. Nós que somos usuários não conseguimos encontrar informações concretas sobre o assunto aqui no PR foi lançado um manual, mas eu até hoje nn sei em que categoria a minha scooter/patinete se encaixaria...

    • @ragon747
      @ragon747 2 ปีที่แล้ว +2

      Equipamento de segurança se for pessoal é o que o nome diz, pessoal!! Não deve ser imposto de forma alguma

    • @matheustoddynho
      @matheustoddynho 2 ปีที่แล้ว

      A pronto so por causa de uns imprudentes agora todos tem que usar equipamentos de segurança ou ir pra lei no caso das bikes, se toca no que tu diz mulher, repense suas ideias! So pq tu tem carro não te da o direito de obriga ninguém a nada, vc que tem que dirigir pelo os demais pois tem muito mais gente imprudentes no volante ou no guidão de uma moto do que em uma bicicleta!

    • @matheustoddynho
      @matheustoddynho 2 ปีที่แล้ว

      A pronto so por causa de uns imprudentes agora todos tem que usar equipamentos de segurança ou ir pra lei no caso das bikes, se toca no que tu diz mulher, repense suas ideias! So pq tu tem carro não te da o direito de obriga ninguém a nada, vc que tem que dirigir pelo os demais pois tem muito mais gente imprudentes no volante ou no guidão de uma moto do que em uma bicicleta!

    • @gabriellemota2889
      @gabriellemota2889 2 ปีที่แล้ว

      @@matheustoddynho Ali em cima mesmo eu digo que tenho um equipamento elétrico e não, não é um carro. Leia novamente anjo, eu tenho uma scooter/patinete elétrico.

    • @gabriellemota2889
      @gabriellemota2889 2 ปีที่แล้ว

      @@ragon747 Mas Rafael, quem seria contra usar um equipamento que tá ali literalmente pra te proteger?

  • @francislousada3.
    @francislousada3. 2 ปีที่แล้ว +10

    Eu reflito! Na Europa é assim? Vejo no tube a galera em muitas capitais andando livremente, ajudando o transito, diminuindo a poluíção, veículo ecológico. Pm de SP pode-se esperar o que? Só opressão.

    • @bhagavanfate
      @bhagavanfate 2 ปีที่แล้ว

      Concordo plenamente, o foco precisa ser a mudança do paradigma de que ruas é pra carros, todos os espaços públicos são (ou deveriam ser) para servir as pessoas. Não precisa reinventar a roda, basta olhar para os lugares onde funciona, adaptar para nossa realidade e aplicar aqui também.

    • @JMRelectricvehicles
      @JMRelectricvehicles 2 ปีที่แล้ว +1

      Na Europa a micro mobilidade está passando por problemas também. Estão fazendo leis para impedir a circulação. Tenho conhecimento da Espanha pelo menos. A diferença é que não querem proibir e sim regulamentar. Só que a regulamentação proposta irá tirar diversos veículos elétricos de circulação. Basicamente querem apenas 250w em todas as categorias, sendo que a mais prejudicadas serão os monociclos elétricos.

  • @eletroinfo2641
    @eletroinfo2641 2 ปีที่แล้ว +3

    Na resolução Contran 947/22, ela faz essa categorização, mais ela deixa a regulamentação pra estados e municípios pois cada um desses tem sua realidade. Eu acredito q a scooter pra ser pilotada em via pública o condutor tem q ter habilitacao, já patinetes e veículo menores tem estar em ciclovias fora do transito dos veículos automotores até mesmo são poucos seguros e o risco de acidente e maior.

    • @eletroinfo2641
      @eletroinfo2641 2 ปีที่แล้ว +1

      @Johnny O Ilustrador e por isso q tem q ser regulamentado por estados e municípios onde poderam trafegar. Uma via pra tráfego. Q patinete em via q trafega veículo é perigoso, aqui no ES, muitos acidentes aconteceram com usuários pilotando em ciclovia imagina no trânsito e perigoso.

    • @Canalhoops
      @Canalhoops  2 ปีที่แล้ว +1

      Na proposta de categorização temos que levar em consideração situações genéricas que abranjam o maior número de modais de forma regulamentada e segura. Acho que micro modais em geral não poderiam circular em vias de trânsito mais rápido do que 50km/h, SEMPRE na faixa da direita, e respeitando as leis de trânsito (semáforo, faixa de pedestre, velocidade, etc)

  • @vcaitanocedon
    @vcaitanocedon 2 ปีที่แล้ว +1

    Olá, estou há um tempo pesquisando veículos elétricos, como da Electriz, Emove, Two dogs, entre outras, cada veículo tem sua característica, alguns chegam a alta velocidade , acho que estamos diante de uma nova categoria e deveria ser melhor avaliada , como Monociclo que pode atingir velocidades de 25km como outros de até 70km por hora onde pode causar um acidente, acho que cada fabricante, ou representante deste veículo, uma vez vendido no Brasil, deverá caracteriza-lo juntamente ao Detran, através de testes para saber em qual categoria se encaixa, se precisa de habilitação, se será emplacado, para que o comprador já esteja ciente de qual veiculo será melhor para seu uso, e não tenha prejuízo. Como.foi dito no vídeo a questão é a velocidade, na minha opinião até 35km máximo, não precisa de habilitação e emplacar, de 36 até 50km, habilitação acc e placa, acima dos 51 km que ultrapassa a velocidade permitida dentro de vias públicas habilitação A e emplacamento. Sendo que quem possuir a A possa dirigir qualquer veículo até 3 rodas normalmente. No caso dos Mono, acima de 35km mesmo que não consiga emplacar, mas haver um número de identificação algo visível ou nas laterais ou uma placa pequena abaixo do farol traseiro mas visível.

  • @rafaelsecco4914
    @rafaelsecco4914 หลายเดือนก่อน

    Pra quem procura ser Habilitado na ACC ( autorização para conduzir ciclo motores):
    Local: Detran
    1: Vc mesmo agenda sua avaliação ACC no monitor de agendamentos dentro do detran
    2: Gera uma guia de 125,00 pra vc pagar.
    3: Vc * não precisa fazer a auto escola*, porém tem que conhecer o trajeto da avaliação que é o mesmo pra tirar o de moto.
    4: Pague por fora com algum instrutor uns treinos no percurso ou se conhecer alguém que saiba pode ser tbm
    5: Vai com * seu próprio transporte* 50cc para fazer o exame agendado no Detran conforme no 1 passo.
    Obs.: Seu transporte ciclomotor deve estar emplacado.
    Esta foi a orientação passada pelo Detran,a qual ainda estou em processo.
    Sou da região de Campinas Sp.
    Se oriente tbm no detran de seu local, porém agora com informações para discutir sobre o assuntos.
    Espero ter ajudado de alguma maneira.

  • @rafaelcoimbra5648
    @rafaelcoimbra5648 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu adquiri uma Aima Ku Xun 800w não tem um mês para ir principalmente ao trabalho. Fui incentivado pelo alto custo dos combustíveis e trânsito caótico de SP. Tenho habilitação A e ando com capacete, óculos, etc... Na semana passada notei uma fiscalização na Faria Lima x Rebouças, mas por sorte eu estava na ciclovia neste trecho e passei sem ser notado, mas estou pensando em fazer trajeto alternativo para não correr riscos. Amanhã cedo irei ao Poupatempo me informar sobre como proceder, pois está tudo muito confuso e não aceitarei que o veículo seja apreendido por conta do emplacamento. No Detran online o chassi não é reconhecido, até enviei para um amigo que é policial verificar no sistema para poder me orientar. Essa situação precisa ter um desfecho claro e justo, não podemos sair prejudicados, pois a venda está liberada. É como prender um usuário de drogas e não o traficante.

  • @batataebrazaochurrasco.6669
    @batataebrazaochurrasco.6669 2 ปีที่แล้ว +4

    Na minha humilde opinião, o erro foi da receita feral em deixar, importar Citycocos como um Brinquedo. A falha dos vendedores também é de não passar pelo menos que o condutor tem que usar um capacete de moto. hoje mesmo eu vi uma Citycoco andando aqui na av. da praia e o condutor estava sem o capacete. mais uma coisa, só esta acontecendo essas apreenções, devido a condutores inrresponsáveis. em Santos começou as apreenções em janeiro do ano passapdo, por um inrres´ponsável ter atropelado um Sargento da policia na ciclovia. eu tenho uma Citycoco e também não consegui emplacar. agora estou com uma peça de decoração na garagem.

    • @aninha3852
      @aninha3852 2 ปีที่แล้ว +1

      Nossa que pena! Então não se pode andar de scoter em Santos?

    • @osmarpereira2325
      @osmarpereira2325 2 ปีที่แล้ว

      Boa tarde eu queria compra uma escuter agora fiquei com medo moro no rio de janeiro me chamo osmar pereira da silva to comedo que esta coisa chegue no rio acho um dbssurdo

    • @batataebrazaochurrasco.6669
      @batataebrazaochurrasco.6669 2 ปีที่แล้ว +1

      @@aninha3852 pode desde que vc emplaque a scooter e tenha habilitação mínimo ACC ou moto categoria A

    • @mayronbs
      @mayronbs 2 ปีที่แล้ว +1

      qual o problema do cara andar sem capacete? Se ele cair e arregaçar a cabeça o problema é dele...

  • @Cristiano01ish
    @Cristiano01ish 2 ปีที่แล้ว +2

    Complicado!! Minha esposa e eu, cada um tem uma Aima Ku Yan de 500w, as medidas dela são inferiores ao que consta na NBR 9050! Acreditei que ela se encaixaria como um autopropelido.. mas por conta do "acelerador" e dessa arbitrariedade que está acontecendo em SP desde o dia 01/04, paramos de utilizar por medo de perde-las! Utilizava diariamente pra trabalhar e pequenos deslocamentos locais.. Voltamos a utilizar bicicletas até que se tenha uma posição melhor sobre tudo isso.. lembrando que sempre usamos capacetes e os equipamentos de proteção e procurava seguir as leis de trânsito pra não chamar atenção seja das autoridades, de motoristas e pessoas ignorantes que acham que seu meio de locomoção incomodam e atrapalha o "fluxo"... Vamos ter que se unir pra que alguma coisa aconteça, do jeito que está não pode continuar!!!

    • @TheMor01
      @TheMor01 2 ปีที่แล้ว

      Cristiano, artigo segundo, parágrafo 2, inciso IV, da resolução 943/2022, do CONTRAN diz que é uma exceção e não tem porque se falar de acelerador!!! Não cabe essa caraterística nas exceções!!! É o caso do meu patinete elétrico!!! Mas como já disseram acima, se quiserem apreender, mesmo vc citando o regulamento, a "otoridade" vai levar... mas o medo é o nosso pior inimigo!!!

    • @Cristiano01ish
      @Cristiano01ish 2 ปีที่แล้ว +2

      @@TheMor01 Pois é... Já conversei com 3 policiais diferentes e em diferentes locais por onde passo(estava de bicicleta, é claro!!) , parece que o discurso é ensaiado pra todos ter o mesmo argumento.. você, cidadão de bem.. com toda a calma, tenta explanar todos os pontos que contemplam a lei .. não adianta, a lavagem cerebral já foi feita!! Tem acelerador, não pode!!!

  • @rogerrodrigues5178
    @rogerrodrigues5178 2 ปีที่แล้ว +4

    Aqui no abrasil tá tudo errado muita gente tem vontade de comprar pra se livrar dos combustíveis que estão muito caro

    • @marcelotorresdaluz9458
      @marcelotorresdaluz9458 2 ปีที่แล้ว +1

      Calma que essa tentativa de freiar a mobilidade elétrica ser a fracassada . No passado os carros a vapor dominavam o mercado de carros e ao surgir os carros a explosão tentaram de tudo para desmoralizar a nova tecnologia. Não tiveram sorte com essa tentativa.

  • @motoviagens
    @motoviagens 2 ปีที่แล้ว +2

    Qual o sentido uma pessoa ter que tirar a carteira para andar na rua e outra não? Como se prova que você está apto ?
    Independente do tipo de propulsão do veículo, como se vai cobrar aquele que cometer uma infração? Pessoal quer liberdade , fazer o que quiser, causar tumulto por algo que é óbvio.
    Querem fazer qualquer coisa sem ser responsabilizado. Deviam é multar as lojas irresponsáveis que iludem o comprador dizendo que uma moto é um patinete gigante e não precisa de nada para andar nas ruas.

    • @canalmd2012
      @canalmd2012 2 ปีที่แล้ว +1

      Uma bike 350 anda pouco mais que uma bike normal. Então vamos pedir CNH e emplacamento de todas as bicicletas do Brasil! sem esquecer das charretes!

    • @motoviagens
      @motoviagens 2 ปีที่แล้ว

      @@canalmd2012 boa ideia 👍🏼!

  • @danilozilocchisalarolli3313
    @danilozilocchisalarolli3313 2 ปีที่แล้ว +1

    Tem mta coisa envolvida que mtos comentaram aqui , acho válido ser registrado os veículos como scooters já que circulam com carros e motos a combustão, pois imagina se roubarem ,
    como vc vai identificar o veículo se não houver uma placa, ou algo como vc disse q lá fora possuem placas especiais para veículos elétricos.
    Mas foi ridículo a forma como deram início a fiscalização e apreensão dos veículos .
    Qnd eu fiquei sabendo não tive mais coragem de sair com a minha de casa. Está desde de 1º de Abril e estou tentando emplacar mas agora o problema é que não está ainda homologada no sistema no DETRAN portanto oq eles exigem , eles vão demorar para cumprir e não consigo emplacar a scooter.
    Se é para emplacar então viabiliza logo no sistema e parem de encher o nosso saco pq gastar com gasolina e imposto sob veículo a combustão esse gostinho não vou dar mais para eles.

  • @ricardoerlich3509
    @ricardoerlich3509 2 ปีที่แล้ว

    Concordo que a lei precisa ser modificada e há necessidade de se classificar os novos veículos elétricos, bem como definir por onde eles devem circular de forma bem clara e algum tipo de emplacamento (com gps) pode nos ajudar em caso de roubo/furto a localizar (quesito segurança). Quanto a cnh ou acc, acho importante ter um documento para ter habilitação para ciclistas/patinetes/scooters/etc (tanto elétricos ou não) com um curso bem curto de forma obrigatória. Infelizmente nas vias compartilhadas com outros veículos muitos não sabem o que é sinal de trânsito (acham que por ter bicicleta podem avançar), circulam na contramão colocando ele mesmo e os outros em perigo e depois se fazem de vítimas ao perderem seus veículos e a inserção de multas para estes que desrespeitarem as regras de trânsito.

  • @luizclaudiogarrido7361
    @luizclaudiogarrido7361 2 ปีที่แล้ว +6

    A lei deveria ser a seguinte. Veículos elétricos com potência até 500 watts deveriam ficar isentos de emplacamento e poderiam ser conduzidos por pessoas a partir de 16 anos de idade completos. Acima disso habilitação e emplacamento.

    • @michelbarbosamassao3049
      @michelbarbosamassao3049 2 ปีที่แล้ว

      Bom eu tenho CNH AD e CETV
      Porém eu tenho que pagar imposto de td acho que para mim que tenho moto td dentro da norma não sou o mais indicado para expor uma ideia porém como condutor de ambulância acho que não devem usar epi nem ter habilitação esse pessoal das acc pq quanto mais acidente melhor para quem trabalha no resgate destas pessoas , acidentes são 90% dos empenhos de bombeiro e samu imagina quantos empregos de ortopedista e no pronto socorro seriam perdidos se as pessoas não dirige-se bêbadas ou empinando a moto oq será da gente. Por outro lado eu ando devagar pq tb sou técnico de segurança e um acidente gera sequelas permanente e tb não posso tomar multa , então obedeço td para não perder minha CNH profissional.
      Ps Continuem se matando no trânsito isso gera mto emprego na minha área.

  • @MrFRANGOCAIPIRA
    @MrFRANGOCAIPIRA 2 ปีที่แล้ว +3

    Se tiver pedal, pode usar! Se colocar um motor elétrico é proibido? ABSURDO! Nossos políticos têm que se preocupar menos com salário e benefícios pessoais e acabar com a burocracia que tanto atrapalha a população brasileira!

  • @irineubispodossantos8257
    @irineubispodossantos8257 2 ปีที่แล้ว +4

    O que está acontecendo na realidade não é a questão do comprimento dos veículos elétricos e sim o monopólio da gasolina.
    Quando foi lançado as scooters em São Paulo eles fizeram de tudo para retirar de circulação.
    E dessa vez não está sendo diferente.
    O correto é adequar as normas mas não impedir ou apreender os veículos

    • @patricksousa39
      @patricksousa39 2 ปีที่แล้ว

      Exatamente, o estado nunca esteve preocupado com nossa segurança e sim em arrecada. Eles querem que fiquemos escravo do péssimo transporte público e do trânsito CAÓTICO. ELES QUEM ARRECADA MAIS E MAIS

  • @Fredboq
    @Fredboq 2 ปีที่แล้ว

    Estou no meu sexto veículo elétrico, tive uma bicicleta elétrica em 2011 e de lá para cá fui trocando de tempos em tempos, até chegar na chopper com 2000 mil watts, resido atualmente em Ubatuba, aqui dentro da cidade ainda não existe fiscalização, mais na cidade vizinha Caraguatatuba já estão aprendendo e o juiz manda soltar, só que o proprietário não pode mais circular com ela pela rua. Agora Ubatuba é cortada por 2 rodovias, uma estadual e a outra federal, na rodovia federal só pode trafegar com placa e o condutor tem que ter ACC e dependendo a potência do veículo ou se ele ultrapassar os 50 km/h tem que ter habilitação de moto, a minha opinião é a seguinte: acho correto que tenha uma regulamentação, mais a gente percebe que estas mudanças sempre acaba sobrando para o consumidor, no meu caso, fui parado na rodovia e as policiais rodoviárias me informaram que começaria a fiscalização e apreensão nas rodovias federais, fui obrigado a vender e adquirir um mesmo modelo, mais caro por ser homologado, fiz o emplacamento e fui cobrado o IPVA apenas no emplacamento os anos seguintes seria isento, mas já mudou de novo e agora tem que pagar todo ano. Ou seja passou a ter o mesmo tratamento de moto, agora o que deveria ser feito, o Detran regularizar de todos os que já tem o veículo, porque não é justo a pessoa ter adquirido antes desta nova legislação e ae surge uma nova lei e quem já tem o veículo não consegue regularizar para poder circular pelas ruas. Atualmente já estou com o novo modelo Luque HL 6.0S, só que ainda não consegui fazer o emplacamento estou aguardando a nota do importador da China para posterior registro na Abin.

  • @serginhomariotto9602
    @serginhomariotto9602 2 ปีที่แล้ว +2

    Tinha uma Gloov e desanimei com a fiscalização. Vendi neste sábado..fiquei com medo de perder.Fuo tentar emplacar e não foi possível..Muito triste, porque eu ia no banco, no trabalho e mercado..ótima opção de mobilidade. Era um carro a menos na rua, menos poluição..COMO O BRASIL É DIFÍCIL.Eu pulotava de capacete, tenho carta de moto e até tive moto 1000..A scooter eu respetava as normas de trânsito. LAMENTÁVEL...era para eu ter duas, pois iria comprar para minha esposa.....O cara que comprou de mim disse que iria usar dentro do condomínio.

    • @patricksousa39
      @patricksousa39 2 ปีที่แล้ว

      Eu vejo diferente, existe um interesse maior. O estado não tem interesse que compramos veículos elétrico. Quando se tem muita gente comprando veículos elétrico isso significa que vão deixar de andar de carro e também não usar mais o péssimo transporte urbano com isso as pessoas deixar de abastecer mais e isso não é interessante. O estado deixar de arrecadar bilhões cada litro de gasolina que você colocar no seu carro quase meio litro é do governo. Se o estado estivesse realmente preocupado com a segurança das pessoas não era difícil de resolver essa situação.
      Porque tem estado no Estados Unidos que multa por não usar cinto é 3 mil dólares? Coloca uma coisa na sua cabeça aqui nesse país nosso eles nunca estão preocupados com a nossa segurança, eles estão mais preocupados em ARRECADA

  • @lucianojustina1929
    @lucianojustina1929 2 ปีที่แล้ว +9

    A questão principal é: os veículos elétricos não estão pagando imposto e o estado não vai permitir redução na arrecadação.
    Então, vou ficando com minha bike comum, que por enquanto não esta na mira do estado.

    • @junior10021990
      @junior10021990 2 ปีที่แล้ว

      Concordo que nao paque imposto, como falei no meu comentario, do.mesmo jeito todos pagamos pelo produto entao na minha opniao se tivesse a lei para regularizar seria o mas viavel

  • @johnjbalthazar
    @johnjbalthazar 2 ปีที่แล้ว

    Eu sou de Bertioga e tenho uma bicicleta elétrica, já tive uma scooter da TAILG, mas devido a burocracia e esse pode e não pode eu preferi vende-la e comprar uma bike elétrica. Quando comprei a minha veio com o acelerador, mas pra evitar conversa fiada com a fiscalização dos ciclomotores, que agora voltou a ser competência do DETRAN, eu desativei desligando os fios e travei o acelerador da minha bike com um parafuso, deixando somente o pedal assistido.
    Quanto a legislação em minha opinião ela tem que ser revisada ou refeita, pois o que temos de legislação de bicicleta, ciclomotores e auto propelidos é uma piada, e cada um que se mete a fiscalizar uma coisa que não conhece acaba metendo os pés pelas mãos e acontece o que aconteceu no caso dos patinetes em SAMPA, usaram um inciso da Resolução 947/2022 que diz respeitos as bike elétricas pra apreender patinete, isso é o fim da picada.

  • @webradiotvorelhafmoficial
    @webradiotvorelhafmoficial 2 ปีที่แล้ว +4

    o correto seria o Detran sem ter que passar por auto escola eles fisem uma avaliação com o condutor e emitisse uma licença de pilotagem do condutor garantindo que o mesmo andaria com seu veículo elétrico com responsabilidade

    • @Canalhoops
      @Canalhoops  2 ปีที่แล้ว

      O caminho é meio por ai, mas ai da muito burocrático!

  • @vivendocampingfamiliamesqu5606
    @vivendocampingfamiliamesqu5606 2 ปีที่แล้ว

    Olá a todos,
    Sou o Alberto Mesquita, proprietário de uma Scooter Voltz EV1 elétrica, e o que vemos é a repetição do que outrora ocorreu com a Honda Biz. Ela não era emplacada e não sofria as sanções do CONTRATO. Lembro-me que na época todos "papais" com condições davam de presente aos seus queridos filhos uma BiZ e esses por sua vez faziam as maiores barbaridades no trânsito, muitas das vezes com morte de alguns dos envolvidos. Findou que a lei foi mais dura e proibiu menores de pilotar esses veículos (decisão acertassima).
    Agora von que vemos são vários filhinhos do papai com Scooters, monociclos com atitudes não condizentes com o trânsito de veículos, e alguns poucos menos abastados modificando suas bikes colocando motorização e não respeitando as sinalizações e muito menos os pedestres.
    Então minha opinião é que deve sim haver uma regulamentação e que não permitam menores utilizando-os em meio trânsito.

  • @marcosleite7869
    @marcosleite7869 2 ปีที่แล้ว +3

    Bom dia eu vejo que os Detrans estão aprendendo e multando com mal fé porque já tem anos do surgimento desse veículos elétricos já era tempo dele terem feito um estudo para melhorar o acesso porque vai ser bem útil pra nós brasileiros

    • @marcelotorresdaluz9458
      @marcelotorresdaluz9458 2 ปีที่แล้ว +1

      Paguei hoje para fazer a primeira implantação de meu carro. Ficou em torno de 580.00 imagina se todos forem obrigados a emplacar? Ficarão ricos...

  • @joseabias8210
    @joseabias8210 2 ปีที่แล้ว +4

    Matéria muito boa , os representantes do poder público tem que entender as mudanças e categorizar de acordo com o peso e o impacto para a população civil

  • @drinkingbeer87
    @drinkingbeer87 2 ปีที่แล้ว +2

    Quero comprar uma scooter, fui na Elektra esse fds e só não comprei pelo momento que estamos passando.
    Existe uma zona cinzenta que precisa ser resolvida o mais rápido possível. Tem que ter fiscalização, documentação, etc, mas uma nova categoria.
    As marcas tem parte na culpa também, se existe uma lei, mesmo que vaga, desde 2013, já deveriam ter corrido atrás pra resolver. Aproveitaram o momento e a brecha da zona cinzenta para vender. Agora todos vão passar um período de aperto.
    Espero que se resolva logo. Tô na pilha pra entrar no mundo da mobilidade elétrica, mas não vou me arriscar, nem gastar dinheiro correndo risco de ter minha scooter apreendida.
    Parabéns pelo canal, muito bom!

    • @altairmarques3961
      @altairmarques3961 2 ปีที่แล้ว +1

      Olha, pelo custo benefício vale a pena, mas pela dor de cabeça depois, sugiro que não compre ao menos por enquanto.

  • @alexandredavibike
    @alexandredavibike 2 ปีที่แล้ว +1

    Comprei recentemente uma scooter eletrica de 3000w, não fui informado da lei. Aqui em Santa Catarina por enquanto só Balneário Camboriú estão fazendo apreensão, o que eu fico mais indignado é que deixam importar e vender aos montes e depois do nada colocam um lei que além de atrapalhar a mobilidade não é clara quanto o que é cada um na sua categoria. Procurei um escritório de engenharia que faz os trâmites para regularizar, caso de certo ponto aqui.

  • @luizrobertofinkjunior4446
    @luizrobertofinkjunior4446 2 ปีที่แล้ว +2

    Não me surpreenderia se houver looby das companhias ligadas aos veículos à combustão. Infelizmente, o Brasil é o país do absurdo, onde o combustível é caríssimo e o trânsito caótico, e ao invés de incentivar a micro mobilidade elétrica, eles querem reprimi-la. Ora, se os veículos elétricos causaram alguns acidentes, então vamos tirar as motocicletas das ruas! Não dá para entender a cabeça de alguns "homens públicos".

    • @imjfx
      @imjfx 2 ปีที่แล้ว

      Pois é. E isso ainda apareceu bem na época q a gasolina está esse roubo e que muita gente está fugindo pros elétricos.

  • @ricardoalexandre8749
    @ricardoalexandre8749 2 ปีที่แล้ว +1

    No mundo em que vivemos hj ao invés do incentivo vem a restrição...Brasil!!

  • @moisesribeiro1058
    @moisesribeiro1058 2 ปีที่แล้ว

    Bom dia!
    A resposta está no congresso Nacional, na próxima eleição vamos eleger deputados e senadores que estão preocupados com a mobilidade urbana. Porém a sociedade civil precisa criar um grupo jurídico para defender esta demanda de veículos elétricos junto ao parlamentares. Exemplo: qual e a arrecadação de IPVA dos governos estaduais e federal? Será que os governantes não vão pressionar a câmara e o senado para de alguma forma atrapalhar a vida de necessita deste meio de transporte?

  • @TheMor01
    @TheMor01 2 ปีที่แล้ว

    ... eu acho que o ciclomotor está sim bem categorizado, assim como essas "citycoco".
    Outro dia eu vi um moleque numa bicicleta motorizada com garupa (ciclomotor, já que o pedal não era assistido pelo motor, mas o contrário... kkk) que passou pelas barbas de um agente da CET (mas que não tinha ordens de apreender, nem fazer cumprir a lei, já que não conseguiria aplicar multa nenhuma, pois o moleque não devia ter habilitação e nem o veículo tinha registro... kkk), andando no meio dos carros e ingressou na ciclofaixa/ciclovia da r. domingos de morais/vergueiro... pela potência, atrapalhando os carros e pela velocidade, pondo em risco as bicicletas na ciclofaixa... e sem qualquer equipamento de segurança mínimo.
    O regulamento fala das exceções e se enquadram nelas os patinetes e unicycles, tudo na resolução 943/2022, do CONTRAN, mas alguns fiscais da lei não as conhecem, ou foram muito mal orientados no sentido de tentar arrancar dinheiro dos prejudicados. Nesse caso, só dá prá tirar o veículo apreendido com ação judicial, já que não existe como usar o processo normal existente, já que elas não se pode preencher os formulários necessários por falta de dados e porque não existe a alternativa - por ter sido apreendida irregularmente... kkk
    Brazil, zil, zil, zil...

  • @thiagoluz3856
    @thiagoluz3856 2 ปีที่แล้ว

    Aqui em Portugal está assim, veículo elétrico 25km/h - não pode andar na calçada só na pista junto com os veículos e leva multa igual quem tá de carro ou moto.
    45km/h - tem que tirar carteira de motorista.
    Não pode ter acelerador em bicicleta.

  • @milsonmenezes
    @milsonmenezes 2 ปีที่แล้ว +1

    A saída ? Desobediência civil .... marcar um encontro com bastante antecedência e colocar na via milhares de veículos elétricos em uma marcha até a Prefeitura da cidade e lá exigir ser ouvido, quanto menos Estado, mais saúde financeira e mental teremos.

    • @renatobalantines1
      @renatobalantines1 2 ปีที่แล้ว

      Acho que a prefeitura é contra esta apreensão pelo que fiquei sabendo , acho que tem mais a ver com o governador com o comando da policia de transito

  • @robertocarlosrodriguesdeli1369
    @robertocarlosrodriguesdeli1369 2 ปีที่แล้ว

    Boa Noite, Possuo uma Bike Elétrica de 350 W e Moro em Rio das Ostras RJ e Vou para o meu Serviço em Macaé com Ela e já fui até Atropelado no acostamento a 1 ano por um Condutor Irresponsável e é lamentável que Alguns administradores Não Dão a devida importância as Ciclovias e Existem Várias Brexas nas Leis de Trânsito onde Os Mal condutores ficam impunes , nos Diversos transportes

  • @ChristianFelixSomers
    @ChristianFelixSomers 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu de bike speed ando só um pouco além dos 50km/h, mas o perigo são os 30-40 de um elétrico.. aiai 😖

  • @brunolins7940
    @brunolins7940 6 หลายเดือนก่อน

    Hj eu tenho uma Two Dogs de 800w, modelo autopropelido, mas qro uma scooter elétrica de 1500 w para cima. Penso que se a lei nos obriga a emplacar e ter uma permissão ACC ou categoria A para pilotar elas tudo nao vejo problema nisso, o problema que estou vendo e fui atras para rer resposta é o q alguns ja comentaram a cima, o detran ou Poupatempo nao sabe informar corretamente como regulamentar as scokters comoradas antes desta lei, e vendo com despachante parece qse impossível regulamentar elas, pois teriamos q ter em maos alem da nota fiscal da compra uma nota fiscal do fabricante especificando todo o modelo e documentos pessoais ai desta forma o detran abre a documentação para iniciar as vistorias e inspeções para conseguir o CAT e assim emplacar elas, mas Qm tem nota fiscal do fabricante? Kkk ngm tera isso e a loja q comprou nao vai nem saber como disponilizar isso ao seu cliente q comprou a um bom tempo atrás... Entao vejo q sera menos dicultoso é comprando uma nova em loja conceituada onde ela vai homologar as scooter e dar os debidos documentos para emplacamento e documentação, o problema q a scooter acaba sendo mais cara um novo do q usada... Mas mesmo assim tenho medo de comprar mesmo nova e nao da para emplacar, pq Aki é Brasil 😅...mas acho q sera menos estressante o processo 😅... Ja a habilitação acho q não tera jeito se nao tirar a categoria A mesmo... Agora, acho estranho eles apreenderem as scooter nao emplacadas ou ate mesmo o nao habilitado sendo q na lei do cotran diz q temos ate dezembro de 2025 para regularizar elas e se adequar, se temos este prazo pq eles nao cumprem estao apreendendo? Nao ta fazendo sentido🤔

  • @rodrigoaraujo245
    @rodrigoaraujo245 2 ปีที่แล้ว +1

    Olhem só nossas vias de acessos aos pontos econômicos das cidades de hoje. Regra geral: não há espaço pra todos. Pedestres não querem compartilhar calçadas, ciclistas não querem compartilhar ciclovias e automóveis e não querem compartilhar a rua. Some-se a isso o fato de que o petróleo ainda tem forte peso econômico nesses centros e os veículos elétricos não geram receita para o Estado. O caldeirão está pronto pra explodir e gostaria muito de ver o espaço das ruas com faixas exclusivas para ciclomotores elétricos. E-vias

  • @victordasilva4881
    @victordasilva4881 2 ปีที่แล้ว +2

    E sugiro a você ir na ALESP e conversar com o máximo de deputado que tenha o víeis mais liberal e conservador que, obviamente, vão ser contra essa palhaçada de leis absurdas que só atrasam pra quem quer uma mobilidade urbana mais acessível

  • @gislenaguiar8879
    @gislenaguiar8879 2 ปีที่แล้ว +4

    Acho uma sacanagem ,o que estão fazendo , com as bicicletas elétricas , precisa sim ser melhor avaliadas porque existe várias diferenças entre elas .

  • @victordasilva4881
    @victordasilva4881 2 ปีที่แล้ว +2

    Ei irmão, eu vi que você esteve na base aérea de Santos - que fica no Guarujá - e queria te propor a voltar aqui no Guarujá e testar os veículos elétricos nos mirantes que são pontos turísticos da cidade. Faz os testes no mirante da campina e no mirante das galhetas (morro da caixa d’ água) pra testar os motores que conseguem subir nesses morros.

  • @wilsonmedeiros471
    @wilsonmedeiros471 2 ปีที่แล้ว

    O problema é o abuso de alguns condutores. " Toda regra ou lei é elaborada em virtude de dois motivos principais"
    1° ARRECADAÇÃO.
    2° Problemas e polêmicas geradas pela má conduta de uma minoria sem respeito ou caráter pelo próximo.
    Trabalho na região do Brás e vejo o tipo de conduta de quem usa esses tipos de veículos.
    Tais que não podem ser identificado e nem tão pouco autuados.
    É nítido que as pessoas abusam ao extremo pelo motivo de serem invisíveis as autoridades competentes e as infrações de trânsito. Então mais uma vez , os ondutores responsáveis irão pagar pelos mal caráter.
    O BRASILEIRO JÁ DEVERIA TER COMO HÁBITO ACEITAR ESSA REGRA , AFINAL QUEM PAGA PELA FALTA DE CARÁTER E ROUBALHEIRA DOS POLITICOS?

  • @paponamoto4284
    @paponamoto4284 2 ปีที่แล้ว +4

    Mts proprietários nos comentários não estão se importando ou mesmo estão apoiando uma maior rigidez das apreensões por essas estarem ocorrendo em São Paulo, sendo que eles moram em outros Estados. Apenas ressalto que o que está ocorrendo aqui mas começou em SC, logo se espalha e chegará a td canto desse país. Só aguardar

    • @gabriellemota2889
      @gabriellemota2889 2 ปีที่แล้ว +1

      Aqui no PR estão multando, não sei como mas estão aplicando multas, acho que pelo CPF.

  • @auguluiz
    @auguluiz 2 ปีที่แล้ว +1

    Bom dia, tenho uma scooter de 2.000w, moro na baixada e por enquanto aqui está tudo tranquilo, podemos andar nas ciclovias e nas ruas.
    Mas precisamos regulamentar.

  • @sergioaantonio1282
    @sergioaantonio1282 2 ปีที่แล้ว +2

    Bom dia acho que como está aumentando o N de usuários devido os aumentos do combustível eles querem arrecadar mais um imposto desnecessário esta medida

  • @ivoinaciodasilva3710
    @ivoinaciodasilva3710 2 ปีที่แล้ว +1

    Infelizmente como não há Lei específica. O Estado manda apreender pra forçar uma regulamentação que seria obrigação do Estado e então arrecadar com impostos em cima dessas categorias de motos/patinetes ou afins elétricos.
    Deveriam ser sim liberados, já que contribuem para a não emissão de poluentes.

  • @informaticafacil77
    @informaticafacil77 2 ปีที่แล้ว +3

    Tem q se fazer a legislação especifica para o mundo de hoje. Não dá pra cada um fazer o q quer. Mas não dá pra enquadrar os menores elétricos com os grandes a combustão. E os elétricos faz um favor ao planeta. Temos q incentivar e não inibir.

    • @patricksousa39
      @patricksousa39 2 ปีที่แล้ว

      Eu vejo diferente, existe um interesse maior. O estado não tem interesse que compramos veículos elétrico. Quando se tem muita gente comprando veículos elétrico isso significa que vão deixar de andar de carro e também não usar mais o péssimo transporte urbano com isso as pessoas deixar de abastecer mais e isso não é interessante. O estado deixar de arrecadar bilhões cada litro de gasolina que você colocar no seu carro quase meio litro é do governo. Se o estado estivesse realmente preocupado com a segurança das pessoas não era difícil de resolver essa situação.
      Porque tem estado no Estados Unidos que multa por não usar cinto é 3 mil dólares? Coloca uma coisa na sua cabeça aqui nesse país nosso eles nunca estão preocupados com a nossa segurança, eles estão mais preocupados em ARRECADA

  • @empreendendocomrick4844
    @empreendendocomrick4844 2 ปีที่แล้ว

    Tenho visto várias scooters elétricas aqui em Ribeirão Preto. Vejo que os elétricos se encaixam de maneira natural no trânsito daqui e até penso em adquirir uma dessas para andar na cidade e depender menos do meu carro. Acredito que a lei deveria ser específica para elétricos de 2 e 3 rodas e não ficar tentando encaixar numa lei já existente. Também não vejo sentido no emplacamento de uma bike, quando eu tinha uma caloi 10 em algumas avenidas e trechos eu chegava a 60 km sem ter motor nenhum.

  • @gouveapugcwb192
    @gouveapugcwb192 2 ปีที่แล้ว

    Vamos lá, a pessoa está num veículo desses, sem placa e sem habilitação, e sofre um acidente. Vai acionar DPVAT como?
    Avança sinal vermelho, para sobre a faixa, etc, a multa vai pra quem? E os pontos?

  • @marcelodeoliveira9031
    @marcelodeoliveira9031 2 ปีที่แล้ว

    Eu tenho monociclo ks 18xl
    Na minha opinião o monociclista precisa ter noção de trânsito ou algum treinamento porque acho muito perigoso no meio de carros .

  • @capoarthur
    @capoarthur 2 ปีที่แล้ว +1

    Te falar que eu já esperava por isso. De fato é sim necessário regulamentação, porém com o propósito elucidativo e não punitivo como é praticado por aqui na banania. Sou usuário de MTB comum, aro 29, e ando muito bem em vias urbanas, e acho que se eu tivesse uma propulsão elétrica seria só para dar uma força em subidas muito ingrumes. Portanto para esse cenário acredito que uma velocidade máxima de 25 km/h e um motor elétrico simples já estaria sendo de grande ajuda. No que passar disso é bom delimitar pois é inconcebível achar que um veículo que ande a 40 por hora estará andando somente a 25 em uma ciclovia.

    • @antelios
      @antelios ปีที่แล้ว

      Concordo e tenho a mesma ideia, quero pegar uma bike elétrica só pra ajudar nas subidas tambem.

  • @nivaldonusatelli1045
    @nivaldonusatelli1045 2 ปีที่แล้ว +1

    Uma bicicleta normal pode , agora uma bicicleta elétrica não pode? Mas elas tem o mesmo tamanho não tem? Eu estava de olho nos patinetes eletricos mas diante de tanta safadeza já desisti.

  • @fabianoeckel
    @fabianoeckel 2 ปีที่แล้ว

    Eu uso um skate elétrico e minha esposa um patinete, ela já foi usuária de uma scooter elétrica a mais de 10 anos e na época procuramos o agente fiscalizador da nossa cidade e fomos informados de que deveria seguir as regras de trânsito, usar capacete e calçado fechado e tudo certo. Nunca tivemos problemas até porque a intenção é ir pelo caminho certo. Então, precisa ter legislação sobre, caso contrário não pode ser exigido nada.

  • @morienbendinelli1554
    @morienbendinelli1554 2 ปีที่แล้ว

    4:05 Concordo 100%. O dano potencial pode ser baseado no produto "massa x velocidade" ("Momentum", ou "quantidade de movimento", como aprendi lá no ensino médio...), e não na mera potência do motor...
    Só que, aí, entra a questão do peso (da massa, na verdade) do condutor, também, já que, por ex: no caso dos monociclos, é bem diferente o dano potencial de uma pessoa de 100kg, de outra de 60kg, no mesmo modelo e à mesma velocidade, já que ambas superam, dependendo do modelo, em muitas vezes, a massa do próprio mono...
    (Sim, editado e corrigido: "peso" não é "massa")

  • @RafaelSilva-gf4tl
    @RafaelSilva-gf4tl 2 ปีที่แล้ว +2

    Sou de SP capital, comprei uma chopper 3000W em Janeiro p fugir de gasolina, emplacamento e suas taxas... até tenho habilitação de moto, mas se tiver que emplacar não vai compensar ter moto elétrica... rodo com ela p trabalhar o mais longe cerca de 10km ida dando aula de Personal na região do Tatuapé/Mooca e Anália Franco

    • @batataebrazaochurrasco.6669
      @batataebrazaochurrasco.6669 2 ปีที่แล้ว +2

      Amigo mesmo que tenha que emplacar ainda compensa ter uma Citycoco.

    • @Canalhoops
      @Canalhoops  2 ปีที่แล้ว +2

      Entendo que o emplacamento seja um custo inesperado nesse momento. Mas além do custo, que placa colocar? De moto?

  • @carlossampietri9344
    @carlossampietri9344 2 ปีที่แล้ว

    Creio que o maior problema seja a autorização para importar, oferecer e comercializar produtos de uso praticamente proibido. O governo cobra impostos de importação, ICMS etc. por produtos que depois serão apreendidos pelo próprio governo por criar regras impossíveis de serem cumpridas. Ex. você pode comprar em sites de grandes magazines um kit para bicicleta motorizada de até 100cc, mas é IMPOSSÍVEL emplacar uma bicicleta motorizada porque ela jamais vai atender os critérios de emplacamento, como numeração de chassis por exemplo. Mas o governo ganha com esse comércio, uma vez que os impostos serão cobrados em todas as etapas de circulação dessa mercadoria.
    Ou cria-se regras realistas ou que se proíba a circulação desses produtos no mercado, para ninguém perder dinheiro

  • @mauricioalves3494
    @mauricioalves3494 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu iria comprar apenas para o trajeto do trabalho 5 km ida e 5 volta . Na teoria uma economia , mas aí tem o BRASIL para acabar com a economia do cidadão . Resumo isso não vai dar bom quem vai pagar imposto tão auto para andar em um veículo limitado ? As empresas que faz a fabricação deveria se unir e cobrar isso perante a lei

  • @lucianofranco5543
    @lucianofranco5543 หลายเดือนก่อน

    Isso ta lembrando a lei nos anos 90 que queriam colocar
    A lei era que bicicleta teria que ter espelhos, placa e farois e teria que pagar uma taxa anual para poder rodar
    Outra lei absurda, temtaram me pegar nessa mas eu corri, a lei do pedestre atravessar fora da faixa levaroa uma multa no CPF
    Na faria lima eu atravessei , quando cheguei na calcada um policial me chamando para me dar uma multa, dei pinote e eu nao fui o unico que corro, vi varios correndo
    Nesse caso do pedestre, só teve um que foi parado e levou a tal multa

  • @robertovilela4812
    @robertovilela4812 2 ปีที่แล้ว

    O problema é que tinha gente colocando motor no Bike, que chegava a 90 km por hora, dai faz sentido exigir cnh

  • @alessandropontes330
    @alessandropontes330 2 ปีที่แล้ว

    La vem o sistema querendo impor os impostos, mas ao mesmo tempo tem um sentido, há responsabilidades com as vidas que estão em locomoção, pois se todos que tem veículos motorizados pagam impostos, há de se pensar sobre as responsabilidades de todos, se os veículos elétricos devem ter placa e todo o resto que um motorizado tem, fica aí então a falta de leis a serem categorizadas pra serem igualitárias, uma vez que todos usam as mesmas vias públicas. Esse é um assunto que provavelmente já deveria ter sido pensado antes de serem tão frequentemente vendidos os veículos elétricos, ou seja, primeiro se vende em demanda, depois se pensam nas leis, aí essa regularização toda agora vira esse enorme caos, como muito no país não é pensado, não é planejado. Primeiro coloca todo mundo comprando tudo, depois pensamos na regularização, o que o certo seria, tudo ao mesmo tempo, tudo simultâneo. Aí agora começa a CET ou outro orgão regularizador a apreender ciclo motores elétricos, veículos esses que já são bem caros, aí isso e aquilo e mais aquilo outro. Começa fácil, aí depois apertam o cerco e fica cada vez mais burocrático.

  • @eduardoliesse8016
    @eduardoliesse8016 2 ปีที่แล้ว

    Na minha opinião o foco é segurança, então tem de ser analisado sobre esse aspecto. Quais os riscos que podem ocorrer e por que? Riscos de queda e colisões podem afetar o condutor ou outras pessoas. Tanto material como na proteção da saúde dos envolvidos. Para mim o melhor indicador para se estabelecer regras de segurança neste caso é a velocidade, pois quanto maior, também maior e potencializado o efeito no impacto, consequentemente o riscos a saúde. Peso para mim é muito subjetivo, pois o equipamento pode pesar 20 kg com um condutor de 100 kg. Ou veja peso não define a melhor regra. Eu até arriscaria a dizer que qualquer equipamento, onde seja movido a luz solar, elétrico, vento, motor a combustão ou qualquer forma de aceleração não humana onde permta a velocidade até 25km/h seria sugerido meios de proteção. Acima de 25 km/h seria obrigatório uso de equipamentos de segurança (como capacete e outros que forem necessários) e habilitação. E acima de 50 km/h precisaria ter o emplacamento, pois a essa velocidade gera um impacto forte a vida e precisa ter o controle dos órgãos governamentais.

    • @mayronbs
      @mayronbs 2 ปีที่แล้ว

      consigo ultrapassar facilmente os 50km/h com uma bike comum, vamos emplacar bicicletas também?

    • @eduardoliesse8016
      @eduardoliesse8016 2 ปีที่แล้ว

      @@mayronbs Eu disse veículos com aceleração não humana, pois apesar de uma bicicleta conseguir isso é necessário esforço para ter velocidades razoáveis (exceto em descidas). A aceleração não humana eleva muito a maior probabilidade de maior velocidade em qualquer situação. Consequentemente a maior chance de gerar acidentes. Afinal quantas vezes nós vimos uma bicicleta trafegando acima de 50 km? Por isso nestes casos existe a recomendação de segurança. Nas outras formas de aceleração exigiria emplacamento do veículo ou equipamento que permita velocidades acima de 50 km. Esse é meu entendimento, mas vale comentários.

  • @leandrocarvalho5630
    @leandrocarvalho5630 2 ปีที่แล้ว +1

    Acho que o maior intuito das autoridades aí é levantar uma grana, já que existe uma grande tendência aos veículos alternativos, tendo em vista que o trânsito é um caos e o transporte público insatisfatório.

  • @thiagoandreu
    @thiagoandreu 2 ปีที่แล้ว +1

    Espero que não cobrem CNH pra veículos como monociclo no futuro. Tenho 16 anos e ando com um KS18L, comprei com esforço do meu trabalho no ano passado, e ando da maneira correta, espero não ser proibido de andar por erro dos outros.

    • @michelbarbosamassao3049
      @michelbarbosamassao3049 2 ปีที่แล้ว

      Bom eu tenho CNH AD e CETV
      Porém eu tenho que pagar imposto de td acho que para mim que tenho moto td dentro da norma não sou o mais indicado para expor uma ideia porém como condutor de ambulância acho que não devem usar epi nem ter habilitação esse pessoal das acc pq quanto mais acidente melhor para quem trabalha no resgate destas pessoas , acidentes são 90% dos empenhos de bombeiro e samu imagina quantos empregos de ortopedista e no pronto socorro seriam perdidos se as pessoas não dirige-se bêbadas ou empinando a moto oq será da gente. Por outro lado eu ando devagar pq tb sou técnico de segurança e um acidente gera sequelas permanente e tb não posso tomar multa , então obedeço td para não perder minha CNH profissional.
      Ps Continuem se matando no trânsito isso gera mto emprego na minha área.

  • @aninha3852
    @aninha3852 2 ปีที่แล้ว

    Tenho uma bicke elétrica 350W com pedal assistido e acelerador. Fui barrada por três vezes na travessia São Sebastião/Ilhabela, dentro de um período de um 1 ano e meio por falta de informação deles. QUERIAM ME TARIFAR. Atravesso todos os dias para trabalhar. Concordo que tenha que ter um regulamento para mobilidade elétrica, mas algo racional. Comparar esses veículos à uma motocicleta é ridículo. Tarifar, não sei. Nem temos, como no meu caso, meu caso ciclovias é ciclovias adequadas pra tal coisa. Meu veículo pesa 40 kg e mede 1.40cm. Ando com a nota fiscal e as leis no bolso, porque a maioria tá realmente completamente perdida com relação às leis.

  • @marcellooliveirafranco5529
    @marcellooliveirafranco5529 ปีที่แล้ว

    Como não se pode contar com o bom senso de todos os usuários,criam- se Leis para a regulamentação. Então neste sentido, os veículos elétricos também devem ser regulamentados.

  • @WillJun9820
    @WillJun9820 2 ปีที่แล้ว

    Em questão de usar veículo elétrico ou com motor desses tipos , acredito que tem que criar, uma carteira para os adolescentes, emplacar os veículos para pagar igual quem anda na rua para ser justo com todos, e cobrir os acidentes, colocando os pais como responsáveis, já que eles não tem maturidade, não concordo com eles usarem a rua sem está em dia como todo mundo de carro, moto e similares, se não tiver fiscalização vai aumentar o número de acidente já que eles vão andar sem se preocupar em ferir pessoas ou danificar veículos.

  • @mateus3939
    @mateus3939 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu tenho uma city coco 2000 w signos todas as regras de trânsito e a minha ando entre 40 e 50 km hora acho que poderia ter uma lei específica para estes veículos que andam em velocidade equivalentes a 80% da vias urbanas brasileiras e que possa fazer uma ação para emplacar caso seja necessário não saiam prendendo sem dar opções

    •  2 ปีที่แล้ว

      City COCO que nome perfeito!

  • @sergioleite1656
    @sergioleite1656 2 ปีที่แล้ว

    Gostei do seu conteúdo. Muito atual e necessária a evolução das normas. Ando de bike elétrica há 3 anos, mas faço MTB. Não concordo com a limitação de velocidade de 25km/h, pois nas trilhas não deveria haver limitação. Já, nas cidades acho correta a regra. São muitas regras a serem atualizadas. Abcs

    • @yagamiprogrammer7792
      @yagamiprogrammer7792 2 ปีที่แล้ว

      25km/h é mt pouco. Quem esta acostumado e anda de bike todo dia passa dos 30km/h facilmente sem cansar muito.

  • @VictorNiceasOficial
    @VictorNiceasOficial 2 ปีที่แล้ว +7

    Chegou as Máfia Mais a Mobilidade Elétrica vai Vencer !!! Não tem como ninguém parar.

    • @edromodemi079
      @edromodemi079 2 ปีที่แล้ว +1

      DEUS te ousa.

    • @lofiwork
      @lofiwork 2 ปีที่แล้ว +1

      Máfia pesada, só aguarde pra ver o que eles sao capazes de criar e por em pratica.

    • @adrianoquaresma4492
      @adrianoquaresma4492 2 ปีที่แล้ว +1

      Claro! Deve ter pressão das montadoras para essas apreensões. Perderam um puta mercado... e isso que só está no começo das elétricas!
      Seremos a resistência! kkkk

    • @VictorNiceasOficial
      @VictorNiceasOficial 2 ปีที่แล้ว +2

      @@adrianoquaresma4492 Sempre Vamos ser Elétrica e o Futuro ninguém pode Parar !!!

    • @VictorNiceasOficial
      @VictorNiceasOficial 2 ปีที่แล้ว +2

      Máfia da Gasolina querendo acabar com a Mobilidade Elétrica !!!

  • @thiagoandrade7657
    @thiagoandrade7657 2 ปีที่แล้ว +1

    Por está falta de clareza nas leis e por ter a certeza que hora ou outra isso iria acontecer,já fui pelo caminho da Bike com pedal assistido e hoje já estou com uma com Shimano Steps que é o motor central.Sabia que mais cedo ou mais tarde eles iriam começar a prender estas Scooters e estes patinetes, infelizmente Brasil sempre quer atrasar o lado do povo.

  • @LuisLeal1967
    @LuisLeal1967 2 ปีที่แล้ว

    Não vou comentar Legislação, vou falar de alguns aspectos que poderiam melhorar, por exemplo, não tem como não começar com os impostos, que levam a preços exorbitantes que restringem algo que deveria aliviar o transporte publico se fosse mais acessivel, algo que há algum tempo ja foi e ainda é para muitos transporte de pobre, hoje tem bicicletas que custam mais que um corsa classic, a mobilidade eletrica, tem que vir pra que as pessoas possam comprar e ajudar no controle das emissões, por ser energia "limpa", coitadas das arvores, peixes que morrem para dar lugar as barragens, enfim, então o governo pensa, se um veiculo que éra para ser para os pobres também, está segregado aos ricos, rico pode pagar imposto, arrecadação com legalização do veiculo, legalização do condutor, tudo isso gera arrecadação, daí vem essas legislações toscas, cujo fim é apenas arrecadar, minha opinião, tenho carro, moto e comprei a bike por temer que logo seria obrigatorio ter que pagar impostos caso tivesse comprado uma daquelas scooters eletricas com pneu bola

  • @juninhohelios4640
    @juninhohelios4640 2 ปีที่แล้ว

    Tem que fazer uma regulamentação urgente pois é muito fácil usar de forma incorreta e ilicita pois não a identificação nenhuma sendo causado acidentes e como roubo de pessoas e outros . Fácil pra se safar e não ser identificado.

  • @higoralvim3757
    @higoralvim3757 ปีที่แล้ว

    tenho uma chopper 3000w e 15 anos de idade, sempre ando certinho, calça, tenis, luva, capacete e quando me paravam, só perguntavam sobre a scooter e eu falava q era eletrica e me liberavam, moro em campinas e ja fui parado mais de 3 vezes

  • @sebastiaorodriguescaetano3311
    @sebastiaorodriguescaetano3311 ปีที่แล้ว

    Bom eu como motorista profissional. o que tem que ser é ser abilitado pra entender as leis de trânsito. é não morrer de graça.

  • @Guilherme-li2il
    @Guilherme-li2il 2 ปีที่แล้ว

    o único grande problema p o estado é arrecadação, não tem nada aver com segurança nem nada disso, as elétricas de todos os tipos são uma boa onde todos saem ganhando, não poluem, ocupam menos espaço nas ruas e etc, mas o governo só quer saber de arrancar mais do cidadão, afinal se eles não roubam nossa grana eles deixam de existir...na minha opinião, nem capacete deveria ser obrigatório, se o perigo é só para o condutor, deveria ser individual, usa quem quer!

  • @igordecf
    @igordecf 2 ปีที่แล้ว

    Em que o Estado tenta regular, sempre são inseridas restrições. Nem sempre compensa. O melhor é deixar sem regulamentação e restrições.

  • @felipemiranda3199
    @felipemiranda3199 2 ปีที่แล้ว

    Guardas nāo podem apreender sem mandado. Logo, quando eles apreendem com mandados, eles sabem quais tipos de veículos podem apreender.

  • @josemarcosmalanski9376
    @josemarcosmalanski9376 2 ปีที่แล้ว

    Acho que e certo registrar, com placa especial, e de preferência com chip GPS, e regulamentar ou fiscalizar os ciclistas que descaradamente ando pelo lugar dos pedestres, a lei diz que se um ciclista quiser passar pelo exclusivo de pedestres deve estar desmontado

  • @palavradedeusprasuavida8683
    @palavradedeusprasuavida8683 2 ปีที่แล้ว

    Primeiro deixaram o povo ir nesta vibe de mobilidade urbana , compraram muitos veículos elétricos viram que virou febre agora eles vem e simplesmente apreende e quem teve o seu investimento fica sem amparo nenhum infelizmente isso me desmotivar a adquirir um veiculo assim ,"onde é que já se viu no Brasil não pagar imposto " e ou não ficar refém destes postos de gasolina com este preço abusivo ,fica a reflexão...

  • @marcio-wv1zr
    @marcio-wv1zr 2 ปีที่แล้ว

    acredito que teriam que ser caracterizadas por peso, e o usuário seja ele maior ou menor de idade, deveria ter uma "certificação" do vendedor sobre conscientização dos riscos de trânsito. sem custo nenhum, uma vez que esse veículo seria para economizar valores. Tá aí essa é minha opinião!

  • @RepenseAqui
    @RepenseAqui 2 ปีที่แล้ว

    O absurdo pior foi a apreensão de patinetes em São Paulo semana passada e a alegação foi que tinha acelerador srsrsrs. Mesmo que indiretamente todos veículos elétricos tem aceleradores😁, por exemplo a bike assistida tem acelerador no pedal pois ao pedalar o motor é acionado e a bike é acelerada sem fazer praticamente nenhum esforço físico pra isso... nos monociclos tambem tem aceleradores via sensor, e toda vez que você faz movimento no seu corpo o monociclo acelera.... os hoverboard também tem acelerador quase igual que no monociclos. Então não tem lógica essas apreensões🤦🏾

  • @natanaelsilva6234
    @natanaelsilva6234 11 หลายเดือนก่อน

    Em 2023 saiu a nova lei ,so pode rodar bicicleta com pedal assitido e com 320wats de potencia ,patinete ate 320wats e foi retirado peso e tamanho, comprimento,ai daqui a pouco muda tudo de novo .