Importante: eu não sou especialista em legislação de importação nem de trânsito, então é possível que existam outras vias de legalização, outras possibilidades de fugir das multas, etc. Eu fiz o meu melhor para simplificar as explicações e elas podem não estar super completas. Se você precisar de ajuda legal ou tributária, por favor contrate um advogado especializado.
Bacana o tema, hoje às 14h teremos justamente um fórum sobre esse tema de regulamentação, teremos a participação dos principais importadores, presidente da comissão de trânsito da OAB, legisladores e representantes da comunidade, fica o convite para você participar vou te mandar no Instagram e quem quiser assistir e participar também estará sendo transmitido em live no meu canal.
@@gleutonoliveira9136 eu tenho 3 vídeos no meu canal falando sobre regulamentação no final das contas do depende da importadora para regulamentar, hoje no Brasil temos 4 modelos homologados que podem emplacar, 3 deles da shineray 1 da giruz
@@matheusfranco9771 não exatamente, se for ver na Europa China é estados Unidos é tudo scooter , a questão é que algumas más empresas a anos atrás importava como brinquedo, mas a maior parte das empresas grandes já importam tudo certinho.
Henrique Alves, O problema não é o Brasil O problema é a picaretagem dos importadores, se eles seguissem os trâmites de importação estaria tudo ok para o emplacamento e nada disso seria um problema
@@JD-zc8pu perfeito! O Brasil tem leis!! É só segui-las como pessoas civilizadas e não há problema algum! Mas a malandragem dá rasteira e culpa a legislação... É DUREZA!!
Seu vídeo é praticamente uma consultoria pra quem não entende nada de veículos ciclomotores. Com certeza vc está livrando muita gente de dor de cabeça. Parabéns pelo excelente trabalho
Nossos governantes são uma vergonha. Já faz um bom tempo que as scooters elétricas estão no mercado, todos sabem que é um ótimo meio de transporte em relação a gastos, ao meio ambiente e tudo mais, mas eles fingem estar dormindo em relação a assuntos importantes como esse. Poderiam facilitar a legalização das scooters elétricas e até mesmo dar algum tipo de incentivo para as pessoas trocarem seus veículos a gasolina pelos elétricos. Mas infelizmente eles só se mexem quando recebem pressão do povo.
É nisso que fico pensando, os vendedores não têm culpa, pois a venda é legal e liberada, todo mundo sabe que já tá cheio de Scooter e qualquer um pode comprar. Mas cadê a regulamentação por parte do Governo, do Detran??? Nada
@@daniel.morato.abreuu pois é, primeiro eles pensam em seus próprios interesses e só depois ,bem depois ,pensam no bem da população e do meio ambiente. Lamentável.
@@daniel.morato.abreuu o mal é pensar só na Petrobras, como se a gasolina que você compra no posto viesse exclusivamente dela, a gente importa gasolina para um caralho lá de fora. Ta achando que a Chevron é as demais apoiam veículos elétricos? Sabe quanto de dinheiro os lobistas do petróleo gastam nos países mundo a fora?
@@Comoeuvou Suzana, tem 3 comentários meus, acima, que acredito que vc ainda não tenha nem visualizado. Gostaria muito de uma resposta sua, aos temas propostos
Show de informações, parabéns. Cancelei a compra de uma Scooter Elétrica graças a vc, te agradeço. Fui perguntar para loja sobre documentos para legalizar e o vendedor disse que não precisava nada, pois era livre. Fui no transito e descobri que o vendedor estava mentindo, é necessário sim, documentar a Scooter. Mais uma vez te abradeço. Abraço
então vc foi burro, vc acha que essas leis são divinas? Claro que n isso n se aplica em várias cidades, muitas nem tem um órgão que emplaque, e provável que na sua cidade seja assim e vc foi conformista no 12.
Obrigada ☺️ Desisti de comprar. Não quero stress e dor de cabeça. Gostei muito da tua sinceridade. A única pessoa que falou sobre o que é a realidade desses veículos. Amei.
Traduzindo ao pé da letra, scooter significa patinete, isso que é declarado nas notas fiscais. Alguns importadores vendem dizendo que não é necessário emplacar. Quem paga o pato é o cliente desinformado.
Depende, pq a Honda Elite, PCX, Lead não são patinetes, são motonetas ou scooters, um estilo de moto de pilotagem sentada. Patinete tbm é scooter, mas patinete precisa pela legislação brasileira ter dimensões compactas. Não pode ter tamanho de moto, pq passa a ser uma moto.
Fiquei com ódio, alívio e uma tremenda felicidade pelo seu vídeo. Ódio por me dar um "banho de água fria". Felicidade e alívio por não me deixar gastar por volta de R$10k sem nenhuma garantia ou legalidade. Brincadeiras a parte, teu vídeo ajudou muito! Obrigado
Não amigo, a sociedade está adormecida e não exige uma melhora das leis. O Brasileiro gosta de ser escravo. Todo o poder emana do povo só vai existir se todos fossem conscientes de quem manda é o próprio povo e não políticos ou agentes políticos. Mas a preocupação é só novela, futebol e BBB.
Muito oportuno seu vídeo. Já fui conhecer a scooter elétrica e o vendedor não te fala dos 'poréns' da compra, só das vantagens. Isso sem contar a autonomia limitada, velocidade limitada pra vias expressas, falta de segurança, conforto e o alto custo das baterias ao final do ciclo. É um bom veículo pra espaços de tráfego controlado, como em condomínios ou sítios, por exemplo.
É emocionante ver a preocupação do Estado com o cidadão, ele obriga você a tirar carteira, emplacar, pagar IPVA e uma série de outras obrigações, tudo pensando na segurança e proteção dos usuários e dos cidadãos, é impressionante como somos queridos. E se você não cumprir com os quesitos que te são impostos, o Estado vai te aplicar um monte de multas, mas é tudo para nossa segurança. E assim eles vão nos estimulando a compra e uso dos veículos elétricos ou os alternativos elétricos, nosso Estado é o máximo mesmo.
Tem mais, multa deveria ser proporcional ao valor do veiculo nao acha? Outra coisa , vc tem q pagar de uma so vez, senao perde veiculo, comparando vlr sal minimo com valor da multa,o cara fica sem comer p n perder. Nos temos o mais abundande e bem localizado do planeta,Brasil e marsvilhoso, mas que povinho vagabundo, politico entao,sem comentario
não se paga IPVA pra moto ate 160 cilindradas é isento, ainda mais pra scooter, que apesar de atingir ali uns 60, 70 quilômetros em ladeira dependendo muito da sua bateria digamos uma de 2mil a 3000w não é considerada ciclomotor, pois não é a combustão, tem que ter uma lei própria para motos eletricas isso ainds não tem mesmo sabendo q governantes de alguns estados juntos aos Detran querem inventar suas regras inconstitucionais. Por exemplo aqui no Amazonas estavam fazendo fiscalizações pra querer coibir condutores de scooters, o que aconteceu foi que muitos entraram com recurso contra o Detran, então o Detran se adequo a não obrigatoriedade de exigir Habilitação ou emplacamento, mais exigiu forma de conduzir em via pública, faixa da direita, velocidade máxima 50 que é o que sugeri a modalidade das scooters. Verifiquem no Detran de sua cidade antes de comprar mais nao tire conclusões precipitadas.
Fico imaginando os malabarismos que os vendedores fazem para fechar negócio com os "desavisados". Parabéns pelo vídeo, Suzana, ficou bem completo e informativo.
Cansei, esass desgraça nem deveria ter emplacamento nem cnh pra rodar essas merd4, mais tudo nesse pais filho da put4 e proibido, so não e proibido roubar, matar, estuprar e traficar, ai e legalizado, agora tudo pro bem do povo de bem essas desgraça procura motivo de tributar ea desgraça toda, Europa, América do norte, asia nao precisa desses lixo todo e so comprar e fds, mais como tamos falando do bostil pais de m3rd4 fudido tudo que e bom não e permitido, por leis criadas por Traficantes fdp do governo federal
Parabéns e obrigado pela análise bem detalhada! De fato, a burocracia atrapalha muito a vida das pessoas. Quanto ao uso de capacete e de ter habilitação, eu concordo que tenha de ser exigido, por se tratar de segurança física e em termos de saber as leis de trânsito.
Eu pesquisei bastante antes de decidir comprar, pesquisei em quais Estados estavam apreendendo as scooters e se no meu Estado isso estava acontecendo. Bem, moro no interior, onde a fiscalização é muito baixa. Já passei 2x pela polícia e nada aconteceu. Ando numa velocidade mais baixa, 25km/h e de capacete. O maior risco é vc cometer alguma merda no trânsito, se envolver num acidente. Se isso ocorrer, é fato que minha scooter será apreendida. Enfim, espero que tenha essa anistia também para as scooter pois, muita gente compra sem nem saber que precisa de habilitação e emplacamento. Eu comprei sabendo que precisaria disso tudo, mas resolvi arriscar pois estava precisando com muita urgência e sei que na minha cidade não tem fiscalização praticamente.
Justamente. Eu uso a minha direto, todo dia e uso equipamentos de segurança. Se fosse todo esse drama, nao seria permitida a venda, inclusive por concessionarias. Povo tem problema e quer que o resto todo se lasque como eles kkkkkkkk
Aqui em Belém também nao vejo esse drama todo. Tem fiscalização mas , nunca pararam uma scooter dessas. E como na sua cidade, tem poucas Blitzs. E as que tem , são nos mesmos lugares , só não passar lá. Já tenho uma bike Sousa, 350w e pedal, mas a bixinha é bem potente , parece 600w. Mas tô afim de uma scooter pq é mais bonita e segura
Moro em Brasília e comprei ela pra levar meu filho pra escola. Ele tem 7 anos e moramos 9km da escola dele. Pegamos um treco de 3 km de marginal ao lado da br020 e depois dentro da cidade até chegar na escola, já topei com polícia e Detran mais de 20x e fingiram q eu nem existia kkkkk. Por enquanto vou levando a banho Maria.
@@chebaaraujo5794 eu sabia que dar p andar sim, se o veículo não tem placa , vai multar como ? Se não pode emplacar, vai multar em que lei ? Mas vc pega a Br ? Andando no acostamento ??? Desculpa, não entendi. Ou anda em uma rua que é ao lado da BR??? Enfim , eu não tô nem aí, só ficar de olho onde tem blitz, evitar né. Belém é muito pequena e tenho já na cabeça a rota que vou pegar caso precise ir para o centro dar uma volta, sei que que nesse caminho nunca tem blitz e qualquer coisa, é só saber falar com eles e ter na ponta da linguas as leis para ter argumentos. Mas como falei , aqui eles nem olham para vc com scooter como aí na sua cidade
Hoje, 15/06/24: está na nossa garagem: Scooter England 2000w. Estávamos experimentando. Amanhã, domingo, dia 16/06/24: infelizmente, vamos devolver para o seu dono. Feliz pelo livramento, mas triste porque gostamos da motoca. Obrigado!🇧🇷🌽
E bem assim mesmo, eu perdi uma Bikelete 4 tempos, por falta de Renavam, em SP e mesmo com a nota fiscal, não consegui restituição da Bikelete, fiquei no prejuízo !
Compra uma bike elétrica Sousa mano. Tem pedal e é 350W . É 350W mas parece 600w. O bichinha potente viu. Me leva junto com minha esposa e só meu peso é de 100kg, tenho 1 e 84 de altura . Tô usando a bateria de chumbo dela a 2 anos ou mais e ainda anda nós dois uns 15 km. Antes eram 28km . Sozinho eu fazia 40 km ou mais . Vou comprar agora uma bateria de lítio. Posso andar até em cima do pé do guarda de trânsito que ele não pode fazer pohha nenhuma
@@arcanjopixel aqui em SP capital, se os PM do transito pegar vai ser aprendida, pela lei não pode ter punho, se tiver vai se considerado um ciclomotor, e sendo assim precisa de placa licenciamento e habilitação
@@jefersonjosesilva9141 só pedalar na hora que ver guarda mano, já viu a Sousa??? É idêntica a uma bike , eles nem olham p vc e nem sabem que vc está usando acelerador. Não tem como saber , só se a pessoa passar voada na frente dele, mas só sendo muito leso para fazer isso. O pé vai sempre no pedal, vou algo , pedala
Ótimo vídeo fui uma vítima dessa bicicleta elétrica Souza não tem nada na nota a polícia apreendeu e não consigo tirar ela do pátio estou no prejuízo não sei nem o que fazer😪😪😭
Primeiro canal que fala a verdade sobre essas scooters. Sigo vários canais de mobilidade elétrica e eles nunca disseram algo parecido com isso que vc disse no vídeo. Só "incentivam" a compra, agora não sei se é ignorância ou má fé mesmo, pois alguns, divulgam lojas que vendem. Uma pena...
Weverton, no caso dos canais que passam pano pra esses absurdos, é má fé sim, pois pra quem se pretende ser "canal informativo", tem a obrigação de pesquisar o máximo possível ANTES. E, se eles não o fazem, é pq "bem intencionados" não são!
O brasileiro luta pra fugir do transporte público e dos preços abusivos para tirar uma CNH, então ele tenta recorrer alguma moto elétrica lenta, e mesmo assim com menos de 50km/h acaba sendo obrigado a tirar uma CNH pra pilotar. As leis deste país é uma vergonha, não venham me dizer que o Estado está preocupado com a minha segurança, eles só querem arrecadar mais impostos. Na Bolívia, Paraguai e Argentina, os cidadãos podem pilotar motos de até 125km/h sem exigir CNH, aqui eles te tratam como uma criança incapaz de pilotar uma motinha elétrica. Povo submisso aceita tudo.
Para a galera que por acaso não conseguiu implcar. Ou não conseguir vender... Existe uma possibilidade de não perder 100% . Pode aproveitar o motor delas em adaptação nas bicicletas convencional. Pode apostar que tem uns feras que vão dar essa ideia. Vcs vão ver. Eles já estão fabricando patinete aqui no Brasil a anos e são brutos os patinete. Digo isso para aproveitar somente o motor da mesma. É fácil não é complicado... Agora complicado vai ser para os donos de loja os empresários que tem estoques delas parada para venda. E agora.... Eles também eram q fazer adaptação para poder vender. Mas eles vão perder e muito em custo compraram por tal valor mas vão ter que jogar 90% da moto fora para aproveitar apenas a roda e a bateria. Bom é isso. São Paulo tem uns caras bom. Paraná também tem uns bão.... Eu queira fazer umas melhorias no meu com esses caras. Mas quem sabe um dia de passeio passo e deixo com eles.
Muito obrigado pelo vídeo! Eu estava na dúvida entre uma bike elétrica ou uma scooter, vou na bike da caloi que já tem o projeto adequado a nossa legislação.
Meu pai, desisto vou continuar andando de ônibus pelo menos está regulamentado. Quanta burocracia. Pra que isso tudo? Foi muito bom ver seu vídeo, muito esclarecedor. Valeu.
Como realizar o emplacamento do veículo com o formulário RENAVAM? Primeiramente é importante ter conhecimento de que, independentemente do caso, o prazo máximo para emplacar um carro zero é de 15 dias a contar da data de emissão da NF. Para iniciar o procedimento será necessário separar alguns documentos: Cópias do RG, CPF, além dos documentos originais Cópia do comprovante de endereço Cópia da nota fiscal do fabricante do veículo; Primeira via original da nota fiscal da revenda (da concessionária ou da montadora) ou uma via eletrônica impressa, com o decalque do chassi legível; Formulário RENAVAM preenchido (pode ser encontrado no site do Detran ou Ciretran) Após ter em mãos a documentação necessária, siga os passos abaixo:
Respeitosamente, me desculpe descordar em alguns pontos! 1- Nem de longe o valor de uma elétrica hoje é a metade de uma moto normal, comparando-a a mesma cilindrada. Hoje são sempre do mesmo valor ou até mais caras. É bem fácil de comparar o q acabei de escrever, só olhar os sites da volts, Way etc. 2- Em relação a potencia, essas motos têm a mesma performance se comparando a uma moto de mesma cilindrada, ou seja, n eh moto de shopping. E por ultimo, alguns estados estão regularizando e emplacando normalmente, respeitando o regulamento do CONTRAN, levando em conta suas peculiaridades é claro, afinal são elétricas.
ALEXSANDRO, SÓ ESTÃO EMPLACANDO QUEM TEM O EQUIPAMENTO REGISTRADO NO DENATRAM. HOJE SÓ EXISTEM 4 LEGALIZADOS NO DENATRAM, SENDO 3 DESTES MODELOS DA SHINERAY.
Meu amigo, sinto te informar que você não está falando da mesma coisa que ela. Ela está falando daquelas que atingem em torno de 50 km, ou seja, as que são também consideradas patinetes elétricos. As scooters normais que você está se referindo atingem cerca de 100 km
Que vídeo INCRÍVEL! Eu tenho cnh AB e estava em dúvida entre comprar uma Biz ou uma dessas scooter elétrica de roda larga, eu apenas compraria a elétrica pra economizar em combustível, ipva doc, e por "poder" andar na calçada. Já vi que não poderei fazer nada disso 😂. Enfim, vou de Biz mesmo, melhor, mais seguro e com custo benefício melhor (até pq essas scooter de roda larga estao custando mais do que uma biz seminova com 3 anos de uso por exemplo.
Obrigado Suzana!!! Obrigado por sua bela e bem explicita Explicação, Suas infomações foram excelentes, pois eu esta a ponto de fazer uma aquizição de uma scooter eletrica e nao sou Habilitado, justamente por este fato e o custo de abastecimento, porem, entretanto, toda via, ouvir uma pessoa que possa nos dar tantas informaoes acertivas desta forma, nos informando com tanta clareza é Uma Benção Muito Obrigado !!!!!
Vídeo muito bom como sempre, eu só queria deixa um elogio a edição eu acho bem legal essa pausa na imagem quando termina um tópico que vc fica parada e o som do tópico começa com a expressão ainda na tela. (Não sei se expliquei direito mas acho bem legal e ainda da uma pontuada sutil no assunto)
A maioria de scooters elétricas entram no BRASIL como BRINQUEDO, é por isso que não possuem RENAVAM e é por isso que não podem ser emplacadas...quem comprou que ande no seu condomínio...e já era.
E no caso das scooters com tamanho de autopropelido tipo a Bee U1, porque mesmo com enquadramento legal estão sendo apreendidas, a polícia não faz distinção de scooter dentro do regulamento ou não.😔
@@gallopolako § 2º Excetuam-se da definição prevista no caput os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, sendo permitida sua circulação somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclo faixas, atendidas as seguintes condições: [Alteração efetuada pelo Art. 2º da Resolução nº 842/2021] I - velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres; II - velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclo faixas; III - uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento; IV - dimensões de largura e comprimento iguais ou inferiores às de uma cadeira de rodas, especificadas pela Norma Brasileira NBR 9050/2004.
@@gallopolako A Bee U1 não entra como bike nem ciclomotor devido as dimensões compactas. No entanto, só pode circular em ciclovias, ciclofaixas e calçadas. Uso restrito.
Por enquanto aqui no ES não estão atrapalhando o dia dia de quem tem scooter, essa informação que você falou sobre o ES é bem superficial por aqui tá tudo bem tranquilo
Caralhooooo, que vídeo sensacional!! Muito obrigado pela avaliação, eu tava pra fechar negócio em uma scooter x7, porém vendo esse vídeo a burocracia que é vou ter que optar por comprar uma bike elétrica mesmo… me livrou de várias multas e dores de cabeça futuras kkk
Caramba que vídeo esclarecedor, estou pensando em um triciclo, justamente por ser habilitado AB, mas não me sentir tão a vontade na moto. Agora já sei as burocracias envolvidas.
Comentário 3: Uma pauta que posso sugerir é o recente aviso divulgado pelo Metrô e CPTM, informando que estão "...voltando ao NORMAL" (palavras oficiais deles), e por isso voltarão a PROIBIR bicicletas nos vagões, durante os períodos diurnos. Totalmente na contramão do que o mundo inteiro está fazendo...
@@setegrama, depois da pressão dos ativistas por transportes ativos e ciclomobilidade, o desgoverno de SP recuou da decisão, e manteve os horários diurnos pra bicicleta... 😉
@@Luiz.Andrade que bom mas tem que ser tudo na base da pressão esses responsáveis por essa questão são muito ignorantes a ponto de não enxergar o óbvio.
Graças a deus agora as coisas estão mais faceis de serem feitas. Mas é importante comprar um veiculo omologado para não ter todos esses problemas. Feito isso o preocesso é o mesmo de um veiculo a combustão. Paga o duda de primeira licença junto do duda de emplacamento e já pode agendar no detran (no meu caso detran -rj), nessa gera o renavan pelo numero de chassi do veiculo, apos cair no sistema se emite o IPVA para o pagamento, lembrando que em cada estado tem um valor, isenção de parte ou isenção total do IPVA para veiculos eletricos.
Lá pelos anos1973 tive mobilete era um embrelios que continua até hoje,na minha opinião nunca será resolvido pois irregularidade é um prato cheio para tomar multas.
curti e me inscrevi , é realmente por esses motivos vc pode tentar com despachante , amigo , site ou que for não emplacam e a maioria nas nfs estão saindo como patinete eletrico , agora as com design de moto ou scooter esta dando pra fazer doctos sem problemas, aliás uma coisa que gostaria de dizer, Em vários paises quem tem Cat B pode dirigir scooter sem tirar A , concordo pq sem aula já andei de scooter e até moto e não senti diferença nenhuma. No Brasil , bom sem comentarios
Legal seu comentário. Estou olhando um desses patinetes robustos para comprar. O que estou olhando tem menos de 1000w e deve ser comparado com um ciclomotor, apesar do vendedor teimar em dizer o contrário. Se comprar, vou ter que assumir o risco de um dia cair numa blitz e ter o produto apreendido, pois não tenho carteira. Você disse que os patinetes estão sendo emplacados sem problemas. Saberia dizer que se o mesmo tiver apenas chassi, mas não renavam, posso conseguir o emplamento ou vai enrolar. Obrigado.
A omissão das autoridades de transito, e das municipais nas ciclovias, combinada com fraude nas alfandegas, dá nisso. Apelidei esse veiculo de "pode tudo" , anda na rua , ciclovia , calçada etc. Vai dar muito problema , e só no dia de um acidente grave , pode ser , alguma providência será tomada.
@@LuisMarceloAchite Os que tem aparencia tipo de scooter tipo Evs , Shineray estao vindo ja com numero de chassis as outras tem um jeito para poder emplacar , vou ver se acho caso vc mesmo queira fazer o procedimento , a unica que esta nas especificacoes sem precisar Acc é a Bee u1 de 800w inclusive na distancia entre eixos .
@@djrudafrog1708 Obrigado pelo retorno. Desisti desses veículos. Resolvi tirar minha CNH A e comprar uma scooter "verdadeira". Infelizmente neste país tudo eh complicado. Veículos elétricos são excelentes, mas ainda não compensa aqui. Talvez daqui a uns 10 ou 15 anos. Mas agora não vale na minha opinião. Abraço.
Concordo que o capacete é a carteira são necessarias, mas a exigência de documentação varia de cidade para cidade. Umas exigem e facilitam o registro, outras não exigem. É claro que o lugar de rodar com ela é na via pública.
no meio deste ano iria comprar um scooter elétrica mais antes de comprar pesquisei e vi que a maioria era furada porque vem importado como brinquedo e não se consegue legalizar para emplacar ; fiz o obvio comprei um ciclomotor a combustão mesmo; honda biz usada que e barata e gasta pouca gasolina e não tem perturbação de saco porque e emplacada OBS: tenho carteira AB
Não se pode ter nada no Brasil, uma luta pra compra e outra luta pra manter uma vergonha, jaja vamos precisar de autorização pra andar de bicicleta na rua
Chamar agente de trânsito, de "guardinha ", é exatamente igual Chamar gari de" lixeiro". O que falo não tem nada a ver com politicamente correto, e sim com aquela velha máxima: " Quem quer ser respeitado, deve dar o respeito."
Antes de comprar, é preciso que vc se informe se na sua cidade é necessário emulação ou não sua scooter. Caso sim qual o caminho para realizar o emplacamento ou registro da scooter.
Pior do que esse problema com as Scooter é no caso de bike elétricas que so chegam a 25km/h com motor de 350W todas costumam ter pedal assist e acelerador, e so por causa do acelerador de mão agora vão implicar com elas tb, Brasil como sempre complica TUDO, seremos terceiro mundo FOREVER.
Num mundo ideal essas scooters só poderiam ter a venda liberada após cumprir a legislação vigente do local. Até acho que aqui no Brasil os órgãos públicos acabarão classificando estes veículos em alguma categoria, mas vamos ver se isso acontecer continuarão a ser opções de mobilidade interessantes e viáveis.
A melhor coisa antes de comprar essas Scooters é pesquisar no Detran e na prefeitura da sua cidade como eles fazem pra registrar mobilete, porque elas são equivalentes pela legislação, é como se fosse uma cinquentinha. Só não sei se as mobiletes e cinquentinhas a combustão têm número de chassi e RENAVAM. O melhor negócio por enquanto é deixar seu dinheiro em alguma coisa que a gente já saiba que não vai ter problema pra registrar
Você retira as peças e monta uma com a especificação: FABRICAÇÃO PRÓPRIA, se registra como Fabricante, obtém o Laudo do Inmetro ou do Instituto Mauá, cria uma numeração do Chassis conforme normas do Contran/Abraciclo/Anfavea, faz uma declaração de fabricação do veículo com todas as características Estéticas e Técnicas. As scooters elétricas tem peças fundamentais para um veículo: Bateria recarregável, Controlador de Carga, Módulo de Controle do Motor, Acelerador, Freio e Módulo de gerenciamento elétrico; portanto você não vai ter que ficar comprando e adaptando. Tem motores que ficam no eixo da roda (o motor atua direto na roda) e tem motor com polia ou coroa dentada (para corrente). Você vai ter que "fabricar" um chassi, comprar um farol, uma lanterna, jogo de Setas, buzina, e confeccionar um banco.
Boa noite Pensando em legislação o melhor seria bike elétrica apenas com pedal assistido e praticamente só resta a Caloi pois as bikes da Pedalla estão em falta Voce acha que vale o custo benefício a caloi easy Rider e vibe?
Não sei dizer, nunca dirigi nenhuma delas =( Mas parecem ser bacanas! Porém, já ouvi dizer que as baterias tem manutenção complicada. Teria que entender mais a fundo.
Bike elétrica Sousa mano. Motor 350w que parece 600. Muito forte. Tem pedal e acelerador. Como tem o pedal , nenhum guarda nem te olha , pode passar no pé dele que ele não pode fazer nada pq é considerada uma bike perante a lei.
Quem comprou alguns anos atrás e realmente teve a paciência de pesquisar sabe muito bem que na época a legislação dizia que patinetes que tivessem a dimensão de uma cadeira de rodas elétrica não precisaria emplacar nem carta, só que passaram-se dois anos e mexeram totalmente na legislação simples, em São Paulo tem policiais que estão apreendendo aqueles patinetes que as pessoas andam de pé só porque tem acelerador, não interessa a potência, se tem o tamanho de uma cadeira elétrica, mas tem acelerador vai ser apreendido, não tem para onde fugir todos nós sabemos que o elétrico é o futuro, mas infelizmente nossos políticos precisam arrancar uma grana a mais e é o que está acontecendo, inventam uma legislação deixam vender a torto e a direita e depois colocam uma lei no dia 1° de abril e no dia 3 de abril saem apreendendo todo mundo, isso não existe tem que ter anistia.
Ai montei a minha com peças de ferro velho , peça de uma e peça da outra , bike eletrica frankstein , mas onde moro no litoral paulista , vejo todos os dias da semana rapazes andando de motos de todos os tipos e cilindradas possiveis , sem placa , sem capacete , contra mão , alta velocidade em bairros , mas será que autorides não sabem ? PM ou GM ou CETs locais ? Claro que sim , mas para atrapalhar o cidadão de bem com leis abusivas em cima do cidadão que se rasga de pagar impostos , mesmo com minha peça a peca foi pago todos os impostos , o sistema jogando os funcionarios publicos para cima do povo . Onde ficamos a mercê da seletividade e do com humor da autoridade naquele dia e local do bom senso x lei x moral / ética x funcionalidde da apeenssão x mobilidade urbana , onde muitos são de classe baixa e necessitam desses veiculos para se locomover . Vejo abusos de bikes eletrica e ciclomotores , ai sim tem que parar e falar com o cidadão , mas ficamos na boa vontade das autoridades . Quem se´ra que levra lucro nessa , as prefeituras e estados com multas , empresas de onibus , montadoras de motos ou só o povo pagador de impostos humilde fica no prejuiso ?
Bom 6 messes após o seu vídeo poderia fazer uma segunda parte sobre as distorções das resoluções do contran onde estão apreendendo patinetes simplesmente pelo fato de ter acelerador
O problema é que tem gente que é folgado demais, vejo pessoas trafegando em ciclovias e até em rodovias na contra mão e em velocidade superior a 50km/h
Melhor vídeo explicando, antes de ver aqui estava pesquisando e vendo umas reportagens sobre apreensão dessas bichinhas , queria comprar mas aí só B.O, deixa quieto muita dor de cabeça. Se realmente fizerem um movimento pra melhorar a legislação, atualiza aqui no seu canal . Vou acompanhar esse tipo de conteúdo, gostei muito , vlw
Parabéns pelo vídeo. O duro neste país eh que querem regulamentar tudo e torna nossa vida um inferno. Não eh só para esses equipamentos, mas para todas as coisas. Impressionante como tudo aqui fica extremamente complicado e inviável. Estou pesquisando e encontrei 3 resoluções que considero essenciais. A primeira foi a que citou, a 315 de 8/5/2009. A segunda, 465 de 27/11/2013 muda a redação de parte do texto e por fim a terceira, 842 de 8/4/2021, altera a primeira. Complicado, mas coisas do Brasil. Por que diabos a 842 não alterou a 465. Enfim. Vamos em frente. Tanto a 842 quanto a 465 diz que ciclomotor eh todo veículo com no máximo 4KW, além de outras características. Os de até 350W podem não ser classificados como ciclomotores, mas não pode ter acelerador e os respectivos motores só podem ser acionados através do pedal. A grande maioria dos kits elétricos, senão todos, vem com acelerador. Portanto são ciclomotores, não importa que o vendedor tente convencer o contrário. Agora estão entrando os patinetes parrudos, que mais parecem motos. Vem com 500, 800, 1000 ou mesmo 2000 Watts. Me interessei por um desses e quase comprei. O vendedor me garantiu que não precisa emplacar e ter carteira. Seu vídeo acabou com este argumento. Muito bem explicado. Para dificultar ainda mais a situação, mesmo que se tirar a carteira, agora ficou a dúvida se vou poder emplacar o tal patinete. Tem chassi, mas não sei se tem RENAVAM. Acho que não. Ou seja, se comprasse o patinete teria comprado um brinquedo para andar na frente de casa ou me arriscar na rua fugindo de blitz e polícia. Imagina fazer isso com 52 anos de idade. Totalmente ridículo. Abraço.
Amiga a minha é uma chinesa ayma atingi 40km aquelas que tem uma cestinha na frente eai o que me diz dela preciso emplacar mesmo tirar acc andar na ciclovia etc,na internet ela é chamada de patinete mas parece uma mini scooter motor de 800w da bosch autonomia 40km e velocidade máxima 40kmh obrigado mais um vídeo show
Menina, que show de informação. Parabéns!!! Isso sim é conteúdo de qualidade. Não sou ligada ao nicho, descobri essas scooters hoje, mas seu vídeo me prendeu do início ao fim, já desistir e também ganhou uma inscrita no canal.
A Scooter Bee U2 tem todos os requisitos de uma bike elétrica, único intem que não encaixa é ter acelerador. No caso dessa Scooter, teria que emplacara, habilitação A, e todo o trâmite citado no vídeo? PESO COM BATERIA 55Kg VELOCIDADE ATÉ 32KM/H CAPACIDADE até 200 kg ARO 12 DIANTEIRO/TRASEIRO PNEU SEM CÂMARA 2.25-12 BATERIA Lítio 48V15h MOTOR BOSCH 400w AUTONOMIA ATÉ 60Km DIMENSÕES 1150 X 658 X 105 CALIBRAGEM 28 pSI DIANTEIRO/ 32 TRASEIRO FREIO TAMBOR NAS DUAS RODAS
Parabéns pelo vídeo, fico imaginando em caso de um acidente de trânsito principalmente com vítima ! É presa na hora ! O duro é retirar do pátio depois e regularizar ! Acredito que é quase impossível! Prejuízo na certa e ainda processo judicial !
Bom dia. Vi esse vídeo pelo zap mas fiz questão de vir aqui pra curtir e me inscrever no canal, como outro colega falou ai, esse vídeo é uma consultoria. Parabéns pelo excelente trabalho, o brasil realmente gosta de inviabilizar as coisas.
Quanto ao IPVA, em Pernambuco, não precisa pagar não, por ser elétrico. No resto, tudo certo. Detalhe: fui comprar uma e a vendedora foi SUPER DIDÁTICA e alertou para absolutamente tudo
Povo assim que vi uma scooter na ciclovia, logo pensei o governo já já arruma um imposto ou multa etc...para elas, bom está aí, governo pra quem gosta de governo
opa minha bike passa de 50 facinho na verdade, é bem comum bikes de estrada ou de corrida passarem de 50 em um sprint . Existe um limite de velocidade nas ciclovias ?
? Wow não me interprete , não fui mal educado só fiz uma pergunta e a resposta foi um achismo , desculpa ai se vc se ofendeu mas nem foi uma ofensa e nem pra vc , mas concordo com vc Desculpa a quem se ofendeu não foi a intenção 🤘🏾
Grato pela ótima explicação ! Eu não entendo a questão das bikes eletricas, todas as que eu vi pra comprar possuem acelerador, e pra que vou querer comprar um veiculo que possui motor que não tenha acelerador??? Essa lei é só pra f***r mesmo com quem quer economizar. Como eu moro no interior eu vou arriscar, acredito que evitando as principais vias não terei problemas.
Aumento de preços de combustível, cidadão migrando para outros meios de transporte, coincidência o dono da Havan e Multilaser pedindo para sobretaxar produtos importados, e agora isso. Senhores não é coincidência é apenas o governo fazendo o que faz de melhor, nada de bom para seus eleitores, tudo de bom para seus bolsos e empresários, quando o brasileiro acordar e cortar de vez o mal pela raiz essa safadeza acaba!!
Like. Por favor ,se eu pude entender ,a lei muda com a potência velocidade e pedal auxiliar. Se então colocar pedal auxiliar e usar motor de velocidade 25km/h resolve tudo e não precisa emplacar e pode andar em ciclovia pra poder ser barato sem multas.?
No começo do ano estava na vibe danada de comprar uma scooter elétrica dessas de 3000W, cheguei a fechar negócio verbalmente até que perguntei se caso fosse preciso haveria possibilidade de emplacar... O Vendedor fechou a cara começou a responder que nem um tosco, achei melhor esperar um pouco e pesquisar sobre o assunto. Quando vi na internet um monte de notícias sobre Santos, Camboriú, Vitória, etc, cidades que tinham uma quantidade muito grande de scooters circulando e que as prefeituras haviam ordenado o recolhimento. Ainda insisti e tentei ir atrás se havia uma maneira de emplacar eventualmente, e pelo que entendi a obrigação de emplacar um ciclomotor não é do Estado e sim das Prefeituras, como a maioria delas não tem nenhuma estrutura para fazer isso é mais provável que não ocorra. Infelizmente a maioria dos canais do TH-cam que falam de mobilidade elétrica aqui de alguma forma são patrocinados e omitem o que diz a Lei e não divulgam os riscos a médio prazo que os compradores desses modelos podem ter andando com seus equipamentos. Um PM amigo meu comentou que apesar de já ter sido divulgado na corporação as instruções sobre a necessidade de regulamentação e emplacamento de ciclomotores na cidade de São Paulo, por conta da Prefeitura não ter instalado os procedimentos e a própria lei municipal para exigir isso, aliado com a situação de pandemia, a maioria dos comandantes da PM parece que tá dando uma colher de chá nesse assunto. Mas eu acredito que é uma questão de tempo até vir uma lei municipal pesada sobre os scooter elétricos e aí quem comprou um sem homologação vai ter problema com as blitz. Fui comparar o preço com os modelos homologados e vi que o preço deles em alguns casos é até menor do que as ditas "não precisa emplacar", quando comparei o custo benefício já deu pra ver que a economia de um scooter elétrico devidamente regulamentado e emplacado vs uma Nmax por exemplo, eu iria levar quase 4 anos pra recuperar a diferença, daí eu concluí que hoje, em São Paulo, ainda não é vantajoso ter um scooter elétrico, talvez daqui uns 3 ou 4 anos ou quando o dólar abaixar (?) essa situação mude.... Até lá, comprei uma Nmax 2021, paguei menos do que estavam pedindo em uma elétrica de 3000W, e ainda posso viajar com ela pro litoral no fim de semana, coisa que em uma scooter elétrica seria bem mais complicado. Uma pena, pois eu gostaria muito de migrar pro transporte elétrico, mas hoje isso na minha opinião ainda não é possível
otima pesquisa, parabens, quero um monociclo, vc poderia fazer uma materia sobre isso eletric unicicle, No Brasil daqui a pouco vao encontrar uma maneira de proibir os monociclos tambem, Pais da burocracia e da sacanagem ! uma pena.
Ainda não há nada na lei, pois nada se fala sobre 1 roda. Mas pela velocidade que atinge proibirao provavelmente rodar na ciclovia. Resta a dúvida se seremos um ciclo motor também.
Importante: eu não sou especialista em legislação de importação nem de trânsito, então é possível que existam outras vias de legalização, outras possibilidades de fugir das multas, etc. Eu fiz o meu melhor para simplificar as explicações e elas podem não estar super completas. Se você precisar de ajuda legal ou tributária, por favor contrate um advogado especializado.
Bacana o tema, hoje às 14h teremos justamente um fórum sobre esse tema de regulamentação, teremos a participação dos principais importadores, presidente da comissão de trânsito da OAB, legisladores e representantes da comunidade, fica o convite para você participar vou te mandar no Instagram e quem quiser assistir e participar também estará sendo transmitido em live no meu canal.
Faz um vídeo do que precisa fazer para implacar, passo a passo 🙏por favor
@@gleutonoliveira9136 eu tenho 3 vídeos no meu canal falando sobre regulamentação no final das contas do depende da importadora para regulamentar, hoje no Brasil temos 4 modelos homologados que podem emplacar, 3 deles da shineray 1 da giruz
Os vencedores alegam que é um patinete e não uma moto. É verídico?
@@matheusfranco9771 não exatamente, se for ver na Europa China é estados Unidos é tudo scooter , a questão é que algumas más empresas a anos atrás importava como brinquedo, mas a maior parte das empresas grandes já importam tudo certinho.
Que dificuldade, Brasil anda de marcha ré no desenvolvimento. Parabéns pelo conteúdo
Obrigada, Henrique! Quem legisla muitas vezes não pensa que a lei precisa ser aplicada depois, infelizmente.
@@Comoeuvou Suzana, qdo possível, veja se vc pode comentar nas minhas contribuições aí, 3 ao todo.
Henrique Alves, O problema não é o Brasil O problema é a picaretagem dos importadores, se eles seguissem os trâmites de importação estaria tudo ok para o emplacamento e nada disso seria um problema
@@JD-zc8pu perfeito! O Brasil tem leis!! É só segui-las como pessoas civilizadas e não há problema algum! Mas a malandragem dá rasteira e culpa a legislação... É DUREZA!!
Brasil é uma m4rda viu
Seu vídeo é praticamente uma consultoria pra quem não entende nada de veículos ciclomotores. Com certeza vc está livrando muita gente de dor de cabeça. Parabéns pelo excelente trabalho
Vdd.
O trablho e dedicacao dessa moç é maravilhoso
Eu sou uma delas! rs 🙏🏻
Nossos governantes são uma vergonha. Já faz um bom tempo que as scooters elétricas estão no mercado, todos sabem que é um ótimo meio de transporte em relação a gastos, ao meio ambiente e tudo mais, mas eles fingem estar dormindo em relação a assuntos importantes como esse.
Poderiam facilitar a legalização das scooters elétricas e até mesmo dar algum tipo de incentivo para as pessoas trocarem seus veículos a gasolina pelos elétricos.
Mas infelizmente eles só se mexem quando recebem pressão do povo.
Puravdd.Depois vem com a ladainha da COP26...pra wuerer diminuir o carbono ...que somos nós.
É nisso que fico pensando, os vendedores não têm culpa, pois a venda é legal e liberada, todo mundo sabe que já tá cheio de Scooter e qualquer um pode comprar.
Mas cadê a regulamentação por parte do Governo, do Detran??? Nada
Mas e o prejuízo que isso causaria a Petrobrás? Muito menos gente vai comprar gasolina! Tadinha da Petrobrás
@@daniel.morato.abreuu pois é, primeiro eles pensam em seus próprios interesses e só depois ,bem depois ,pensam no bem da população e do meio ambiente. Lamentável.
@@daniel.morato.abreuu o mal é pensar só na Petrobras, como se a gasolina que você compra no posto viesse exclusivamente dela, a gente importa gasolina para um caralho lá de fora. Ta achando que a Chevron é as demais apoiam veículos elétricos? Sabe quanto de dinheiro os lobistas do petróleo gastam nos países mundo a fora?
Nunca imaginei que ia gostar tanto de um canal de nicho tão específico como o de transporte hahaha, acho que a sua simpatia ajuda muito, parabéns!
Obrigada, Fernando! 🥰
@@Comoeuvou Suzana, tem 3 comentários meus, acima, que acredito que vc ainda não tenha nem visualizado. Gostaria muito de uma resposta sua, aos temas propostos
Jesus
Show de informações, parabéns. Cancelei a compra de uma Scooter Elétrica graças a vc, te agradeço. Fui perguntar para loja sobre documentos para legalizar e o vendedor disse que não precisava nada, pois era livre. Fui no transito e descobri que o vendedor estava mentindo, é necessário sim, documentar a Scooter. Mais uma vez te abradeço. Abraço
Claro que é preciso vai dar 9 mil e vai ser apreendida vai pagar multa e qtos dias vai durar presa a bike? Acordem 😒
Mentir e a especialidade dos vendedores, afinal, so querem te vender e que se dane seus problemas.
Eles só querem vender.
Tbm cancelei minha compra tô aguardando a retirada da minha casa..não foi aberta a embalagem ..
então vc foi burro, vc acha que essas leis são divinas? Claro que n isso n se aplica em várias cidades, muitas nem tem um órgão que emplaque, e provável que na sua cidade seja assim e vc foi conformista no 12.
Em algumas cidades que não exigem emplacamento, só é necessário andar com a nota fiscal da scooter ou triciclo eletrico até 4.000w.
Obrigada ☺️ Desisti de comprar. Não quero stress e dor de cabeça. Gostei muito da tua sinceridade. A única pessoa que falou sobre o que é a realidade desses veículos. Amei.
Vc me livrou de ter uma grande dor. de cabeça,eu estava pensando em comprar uma, agora acho que vou deixar quieto.
Parabéns pelo vídeo
Traduzindo ao pé da letra, scooter significa patinete, isso que é declarado nas notas fiscais. Alguns importadores vendem dizendo que não é necessário emplacar. Quem paga o pato é o cliente desinformado.
Depende, pq a Honda Elite, PCX, Lead não são patinetes, são motonetas ou scooters, um estilo de moto de pilotagem sentada. Patinete tbm é scooter, mas patinete precisa pela legislação brasileira ter dimensões compactas. Não pode ter tamanho de moto, pq passa a ser uma moto.
Fiquei com ódio, alívio e uma tremenda felicidade pelo seu vídeo.
Ódio por me dar um "banho de água fria".
Felicidade e alívio por não me deixar gastar por volta de R$10k sem nenhuma garantia ou legalidade.
Brincadeiras a parte, teu vídeo ajudou muito!
Obrigado
Pô, a legislação tem que evoluir pra atender as novas demandas... A sociedade e as tecnologias evoluem... as leis também precisam evoluir.
Não amigo, a sociedade está adormecida e não exige uma melhora das leis. O Brasileiro gosta de ser escravo. Todo o poder emana do povo só vai existir se todos fossem conscientes de quem manda é o próprio povo e não políticos ou agentes políticos. Mas a preocupação é só novela, futebol e BBB.
@@emerson407 Isso aí Emerson, o povo não sabe o poder que tem...infelizmente.
Políticos, governo...tudo uma cambada de filhos da.........
Muito oportuno seu vídeo. Já fui conhecer a scooter elétrica e o vendedor não te fala dos 'poréns' da compra, só das vantagens. Isso sem contar a autonomia limitada, velocidade limitada pra vias expressas, falta de segurança, conforto e o alto custo das baterias ao final do ciclo. É um bom veículo pra espaços de tráfego controlado, como em condomínios ou sítios, por exemplo.
É emocionante ver a preocupação do Estado com o cidadão, ele obriga você a tirar carteira, emplacar, pagar IPVA e uma série de outras obrigações, tudo pensando na segurança e proteção dos usuários e dos cidadãos, é impressionante como somos queridos. E se você não cumprir com os quesitos que te são impostos, o Estado vai te aplicar um monte de multas, mas é tudo para nossa segurança. E assim eles vão nos estimulando a compra e uso dos veículos elétricos ou os alternativos elétricos, nosso Estado é o máximo mesmo.
Tem mais, multa deveria ser proporcional ao valor do veiculo nao acha? Outra coisa , vc tem q pagar de uma so vez, senao perde veiculo, comparando vlr sal minimo com valor da multa,o cara fica sem comer p n perder.
Nos temos o mais abundande e bem localizado do planeta,Brasil e marsvilhoso, mas que povinho vagabundo, politico entao,sem comentario
não se paga IPVA pra moto ate 160 cilindradas é isento, ainda mais pra scooter, que apesar de atingir ali uns 60, 70 quilômetros em ladeira dependendo muito da sua bateria digamos uma de 2mil a 3000w não é considerada ciclomotor, pois não é a combustão, tem que ter uma lei própria para motos eletricas isso ainds não tem mesmo sabendo q governantes de alguns estados juntos aos Detran querem inventar suas regras inconstitucionais. Por exemplo aqui no Amazonas estavam fazendo fiscalizações pra querer coibir condutores de scooters, o que aconteceu foi que muitos entraram com recurso contra o Detran, então o Detran se adequo a não obrigatoriedade de exigir Habilitação ou emplacamento, mais exigiu forma de conduzir em via pública, faixa da direita, velocidade máxima 50 que é o que sugeri a modalidade das scooters. Verifiquem no Detran de sua cidade antes de comprar mais nao tire conclusões precipitadas.
Fico imaginando os malabarismos que os vendedores fazem para fechar negócio com os "desavisados".
Parabéns pelo vídeo, Suzana, ficou bem completo e informativo.
Cansei, esass desgraça nem deveria ter emplacamento nem cnh pra rodar essas merd4, mais tudo nesse pais filho da put4 e proibido, so não e proibido roubar, matar, estuprar e traficar, ai e legalizado, agora tudo pro bem do povo de bem essas desgraça procura motivo de tributar ea desgraça toda, Europa, América do norte, asia nao precisa desses lixo todo e so comprar e fds, mais como tamos falando do bostil pais de m3rd4 fudido tudo que e bom não e permitido, por leis criadas por Traficantes fdp do governo federal
Parabéns e obrigado pela análise bem detalhada! De fato, a burocracia atrapalha muito a vida das pessoas. Quanto ao uso de capacete e de ter habilitação, eu concordo que tenha de ser exigido, por se tratar de segurança física e em termos de saber as leis de trânsito.
Eu pesquisei bastante antes de decidir comprar, pesquisei em quais Estados estavam apreendendo as scooters e se no meu Estado isso estava acontecendo. Bem, moro no interior, onde a fiscalização é muito baixa. Já passei 2x pela polícia e nada aconteceu. Ando numa velocidade mais baixa, 25km/h e de capacete. O maior risco é vc cometer alguma merda no trânsito, se envolver num acidente. Se isso ocorrer, é fato que minha scooter será apreendida. Enfim, espero que tenha essa anistia também para as scooter pois, muita gente compra sem nem saber que precisa de habilitação e emplacamento. Eu comprei sabendo que precisaria disso tudo, mas resolvi arriscar pois estava precisando com muita urgência e sei que na minha cidade não tem fiscalização praticamente.
Justamente. Eu uso a minha direto, todo dia e uso equipamentos de segurança. Se fosse todo esse drama, nao seria permitida a venda, inclusive por concessionarias. Povo tem problema e quer que o resto todo se lasque como eles kkkkkkkk
Aqui em Belém também nao vejo esse drama todo. Tem fiscalização mas , nunca pararam uma scooter dessas. E como na sua cidade, tem poucas Blitzs. E as que tem , são nos mesmos lugares , só não passar lá. Já tenho uma bike Sousa, 350w e pedal, mas a bixinha é bem potente , parece 600w. Mas tô afim de uma scooter pq é mais bonita e segura
Moro em Brasília e comprei ela pra levar meu filho pra escola. Ele tem 7 anos e moramos 9km da escola dele. Pegamos um treco de 3 km de marginal ao lado da br020 e depois dentro da cidade até chegar na escola, já topei com polícia e Detran mais de 20x e fingiram q eu nem existia kkkkk. Por enquanto vou levando a banho Maria.
@@chebaaraujo5794 eu sabia que dar p andar sim, se o veículo não tem placa , vai multar como ? Se não pode emplacar, vai multar em que lei ? Mas vc pega a Br ? Andando no acostamento ??? Desculpa, não entendi. Ou anda em uma rua que é ao lado da BR??? Enfim , eu não tô nem aí, só ficar de olho onde tem blitz, evitar né. Belém é muito pequena e tenho já na cabeça a rota que vou pegar caso precise ir para o centro dar uma volta, sei que que nesse caminho nunca tem blitz e qualquer coisa, é só saber falar com eles e ter na ponta da linguas as leis para ter argumentos. Mas como falei , aqui eles nem olham para vc com scooter como aí na sua cidade
Exato , andando devagar, eles não vão nem te olhar e com capacete.
Querida!
Além dos esclarecimentos. Você é uma grande interprete.
Parabéns🌞!
Hoje, 15/06/24: está na nossa garagem: Scooter England 2000w. Estávamos experimentando.
Amanhã, domingo, dia 16/06/24: infelizmente, vamos devolver para o seu dono.
Feliz pelo livramento, mas triste porque gostamos da motoca. Obrigado!🇧🇷🌽
E bem assim mesmo, eu perdi uma Bikelete 4 tempos, por falta de Renavam, em SP e mesmo com a nota fiscal, não consegui restituição da Bikelete, fiquei no prejuízo !
O qq é uma bikelete?
Compra uma bike elétrica Sousa mano. Tem pedal e é 350W . É 350W mas parece 600w. O bichinha potente viu. Me leva junto com minha esposa e só meu peso é de 100kg, tenho 1 e 84 de altura . Tô usando a bateria de chumbo dela a 2 anos ou mais e ainda anda nós dois uns 15 km. Antes eram 28km . Sozinho eu fazia 40 km ou mais . Vou comprar agora uma bateria de lítio. Posso andar até em cima do pé do guarda de trânsito que ele não pode fazer pohha nenhuma
@@arcanjopixel aqui em SP capital, se os PM do transito pegar vai ser aprendida, pela lei não pode ter punho, se tiver vai se considerado um ciclomotor, e sendo assim precisa de placa licenciamento e habilitação
@@jefersonjosesilva9141 só pedalar na hora que ver guarda mano, já viu a Sousa??? É idêntica a uma bike , eles nem olham p vc e nem sabem que vc está usando acelerador. Não tem como saber , só se a pessoa passar voada na frente dele, mas só sendo muito leso para fazer isso. O pé vai sempre no pedal, vou algo , pedala
Ótimo vídeo fui uma vítima dessa bicicleta elétrica Souza não tem nada na nota a polícia apreendeu e não consigo tirar ela do pátio estou no prejuízo não sei nem o que fazer😪😪😭
Primeiro canal que fala a verdade sobre essas scooters. Sigo vários canais de mobilidade elétrica e eles nunca disseram algo parecido com isso que vc disse no vídeo. Só "incentivam" a compra, agora não sei se é ignorância ou má fé mesmo, pois alguns, divulgam lojas que vendem. Uma pena...
Vi o Instagram do você ciclista falando disso esses dias. Mas foi só mesmo.
Eu não aceito publi se eu não acredito que o negócio vale a pena :)
Weverton, no caso dos canais que passam pano pra esses absurdos, é má fé sim, pois pra quem se pretende ser "canal informativo", tem a obrigação de pesquisar o máximo possível ANTES. E, se eles não o fazem, é pq "bem intencionados" não são!
Os deslikes devem ser desse povo .
sua ignorância achar que essas leis se aplicam em todos os municípios do brasil
O brasileiro luta pra fugir do transporte público e dos preços abusivos para tirar uma CNH, então ele tenta recorrer alguma moto elétrica lenta, e mesmo assim com menos de 50km/h acaba sendo obrigado a tirar uma CNH pra pilotar. As leis deste país é uma vergonha, não venham me dizer que o Estado está preocupado com a minha segurança, eles só querem arrecadar mais impostos. Na Bolívia, Paraguai e Argentina, os cidadãos podem pilotar motos de até 125km/h sem exigir CNH, aqui eles te tratam como uma criança incapaz de pilotar uma motinha elétrica. Povo submisso aceita tudo.
Para a galera que por acaso não conseguiu implcar. Ou não conseguir vender...
Existe uma possibilidade de não perder 100% .
Pode aproveitar o motor delas em adaptação nas bicicletas convencional.
Pode apostar que tem uns feras que vão dar essa ideia. Vcs vão ver. Eles já estão fabricando patinete aqui no Brasil a anos e são brutos os patinete.
Digo isso para aproveitar somente o motor da mesma. É fácil não é complicado...
Agora complicado vai ser para os donos de loja os empresários que tem estoques delas parada para venda.
E agora....
Eles também eram q fazer adaptação para poder vender. Mas eles vão perder e muito em custo compraram por tal valor mas vão ter que jogar 90% da moto fora para aproveitar apenas a roda e a bateria. Bom é isso.
São Paulo tem uns caras bom. Paraná também tem uns bão....
Eu queira fazer umas melhorias no meu com esses caras.
Mas quem sabe um dia de passeio passo e deixo com eles.
Depois disso tudo, vou pensar melhor antes de adquirir uma.
Obrigada pelas orientações. Gostei muito do vídeo...
Muito obrigado pelo vídeo! Eu estava na dúvida entre uma bike elétrica ou uma scooter, vou na bike da caloi que já tem o projeto adequado a nossa legislação.
Obrigadaaa eu estava pensando em comprar
Pra quem está em dúvida se compra ou não... depois de assistir esse vídeo, a gente decide rapidinho rsrs
Meu pai, desisto vou continuar andando de ônibus pelo menos está regulamentado. Quanta burocracia. Pra que isso tudo? Foi muito bom ver seu vídeo, muito esclarecedor. Valeu.
Como realizar o emplacamento do veículo com o formulário RENAVAM?
Primeiramente é importante ter conhecimento de que, independentemente do caso, o prazo máximo para emplacar um carro zero é de 15 dias a contar da data de emissão da NF. Para iniciar o procedimento será necessário separar alguns documentos:
Cópias do RG, CPF, além dos documentos originais
Cópia do comprovante de endereço
Cópia da nota fiscal do fabricante do veículo;
Primeira via original da nota fiscal da revenda (da concessionária ou da montadora) ou uma via eletrônica impressa, com o decalque do chassi legível;
Formulário RENAVAM preenchido (pode ser encontrado no site do Detran ou Ciretran)
Após ter em mãos a documentação necessária, siga os passos abaixo:
Respeitosamente, me desculpe descordar em alguns pontos! 1- Nem de longe o valor de uma elétrica hoje é a metade de uma moto normal, comparando-a a mesma cilindrada. Hoje são sempre do mesmo valor ou até mais caras. É bem fácil de comparar o q acabei de escrever, só olhar os sites da volts, Way etc. 2- Em relação a potencia, essas motos têm a mesma performance se comparando a uma moto de mesma cilindrada, ou seja, n eh moto de shopping. E por ultimo, alguns estados estão regularizando e emplacando normalmente, respeitando o regulamento do CONTRAN, levando em conta suas peculiaridades é claro, afinal são elétricas.
ALEXSANDRO, SÓ ESTÃO EMPLACANDO QUEM TEM O EQUIPAMENTO REGISTRADO NO DENATRAM. HOJE SÓ EXISTEM 4 LEGALIZADOS NO DENATRAM, SENDO 3 DESTES MODELOS DA SHINERAY.
Meu amigo, sinto te informar que você não está falando da mesma coisa que ela. Ela está falando daquelas que atingem em torno de 50 km, ou seja, as que são também consideradas patinetes elétricos. As scooters normais que você está se referindo atingem cerca de 100 km
Que vídeo INCRÍVEL! Eu tenho cnh AB e estava em dúvida entre comprar uma Biz ou uma dessas scooter elétrica de roda larga, eu apenas compraria a elétrica pra economizar em combustível, ipva doc, e por "poder" andar na calçada. Já vi que não poderei fazer nada disso 😂. Enfim, vou de Biz mesmo, melhor, mais seguro e com custo benefício melhor (até pq essas scooter de roda larga estao custando mais do que uma biz seminova com 3 anos de uso por exemplo.
Parabéns pela informação descentralizada. Adorei a sua conclusão sincera!
Obrigado Suzana!!! Obrigado por sua bela e bem explicita Explicação, Suas infomações foram excelentes, pois eu esta a ponto de fazer uma aquizição de uma scooter eletrica e nao sou Habilitado, justamente por este fato e o custo de abastecimento, porem, entretanto, toda via, ouvir uma pessoa que possa nos dar tantas informaoes acertivas desta forma, nos informando com tanta clareza é Uma Benção Muito Obrigado !!!!!
Vídeo muito bom como sempre, eu só queria deixa um elogio a edição eu acho bem legal essa pausa na imagem quando termina um tópico que vc fica parada e o som do tópico começa com a expressão ainda na tela. (Não sei se expliquei direito mas acho bem legal e ainda da uma pontuada sutil no assunto)
Obrigada, Cleber! A técnica se chama "J cut" 😉
A maioria de scooters elétricas entram no BRASIL como BRINQUEDO, é por isso que não possuem RENAVAM e é por isso que não podem ser emplacadas...quem comprou que ande no seu condomínio...e já era.
E no caso das scooters com tamanho de autopropelido tipo a Bee U1, porque mesmo com enquadramento legal estão sendo apreendidas, a polícia não faz distinção de scooter dentro do regulamento ou não.😔
A Bee u1, tem motor de 800w, acima dos 350w do que seria uma bike elétrica e não tem pedal, ela se enquadra como ciclomotor.
@@gallopolako leia a resolução contran, a Bee tem dimensões de autopropelido
@@gallopolako § 2º Excetuam-se da definição prevista no caput os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, sendo permitida sua circulação somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclo faixas, atendidas as seguintes condições: [Alteração efetuada pelo Art. 2º da Resolução nº 842/2021] I - velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres; II - velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclo faixas; III - uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento; IV - dimensões de largura e comprimento iguais ou inferiores às de uma cadeira de rodas, especificadas pela Norma Brasileira NBR 9050/2004.
@@gallopolako A Bee U1 não entra como bike nem ciclomotor devido as dimensões compactas. No entanto, só pode circular em ciclovias, ciclofaixas e calçadas. Uso restrito.
Um dos melhores vídeos do TH-cam sobre o assunto.
Parabéns pelo trabalho.
Por enquanto aqui no ES não estão atrapalhando o dia dia de quem tem scooter, essa informação que você falou sobre o ES é bem superficial por aqui tá tudo bem tranquilo
Caralhooooo, que vídeo sensacional!! Muito obrigado pela avaliação, eu tava pra fechar negócio em uma scooter x7, porém vendo esse vídeo a burocracia que é vou ter que optar por comprar uma bike elétrica mesmo… me livrou de várias multas e dores de cabeça futuras kkk
Caramba que vídeo esclarecedor, estou pensando em um triciclo, justamente por ser habilitado AB, mas não me sentir tão a vontade na moto. Agora já sei as burocracias envolvidas.
Fantástico. A melhor explicação e orientação que encontrei no TH-cam. Parabéns. Mais um inscrito.
Eu estava na dúvida, obrigada você me tirou todas. Não vou comprar.
👏👏👏👏🔝🔝🌹
Comentário 3: Uma pauta que posso sugerir é o recente aviso divulgado pelo Metrô e CPTM, informando que estão "...voltando ao NORMAL" (palavras oficiais deles), e por isso voltarão a PROIBIR bicicletas nos vagões, durante os períodos diurnos. Totalmente na contramão do que o mundo inteiro está fazendo...
Exatamente isso a partir desta segunda-feira 01/11/21 volta o retrocesso na CPTM e metrô, este país sempre na contramão
@@setegrama, depois da pressão dos ativistas por transportes ativos e ciclomobilidade, o desgoverno de SP recuou da decisão, e manteve os horários diurnos pra bicicleta... 😉
@@Luiz.Andrade que bom mas tem que ser tudo na base da pressão esses responsáveis por essa questão são muito ignorantes a ponto de não enxergar o óbvio.
Graças a deus agora as coisas estão mais faceis de serem feitas. Mas é importante comprar um veiculo omologado para não ter todos esses problemas. Feito isso o preocesso é o mesmo de um veiculo a combustão. Paga o duda de primeira licença junto do duda de emplacamento e já pode agendar no detran (no meu caso detran -rj), nessa gera o renavan pelo numero de chassi do veiculo, apos cair no sistema se emite o IPVA para o pagamento, lembrando que em cada estado tem um valor, isenção de parte ou isenção total do IPVA para veiculos eletricos.
Lá pelos anos1973 tive mobilete era um embrelios que continua até hoje,na minha opinião nunca será resolvido pois irregularidade é um prato cheio para tomar multas.
curti e me inscrevi , é realmente por esses motivos vc pode tentar com despachante , amigo , site ou que for não emplacam e a maioria nas nfs estão saindo como patinete eletrico , agora as com design de moto ou scooter esta dando pra fazer doctos sem problemas, aliás uma coisa que gostaria de dizer, Em vários paises quem tem Cat B pode dirigir scooter sem tirar A , concordo pq sem aula já andei de scooter e até moto e não senti diferença nenhuma. No Brasil , bom sem comentarios
Legal seu comentário. Estou olhando um desses patinetes robustos para comprar. O que estou olhando tem menos de 1000w e deve ser comparado com um ciclomotor, apesar do vendedor teimar em dizer o contrário. Se comprar, vou ter que assumir o risco de um dia cair numa blitz e ter o produto apreendido, pois não tenho carteira. Você disse que os patinetes estão sendo emplacados sem problemas. Saberia dizer que se o mesmo tiver apenas chassi, mas não renavam, posso conseguir o emplamento ou vai enrolar. Obrigado.
A omissão das autoridades de transito, e das municipais nas ciclovias, combinada com fraude nas alfandegas, dá nisso. Apelidei esse veiculo de "pode tudo" , anda na rua , ciclovia , calçada etc. Vai dar muito problema , e só no dia de um acidente grave , pode ser , alguma providência será tomada.
@@LuisMarceloAchite Os que tem aparencia tipo de scooter tipo Evs , Shineray estao vindo ja com numero de chassis as outras tem um jeito para poder emplacar , vou ver se acho caso vc mesmo queira fazer o procedimento , a unica que esta nas especificacoes sem precisar Acc é a Bee u1 de 800w inclusive na distancia entre eixos .
@@djrudafrog1708 Obrigado pelo retorno. Desisti desses veículos. Resolvi tirar minha CNH A e comprar uma scooter "verdadeira". Infelizmente neste país tudo eh complicado. Veículos elétricos são excelentes, mas ainda não compensa aqui. Talvez daqui a uns 10 ou 15 anos. Mas agora não vale na minha opinião. Abraço.
Concordo que o capacete é a carteira são necessarias, mas a exigência de documentação varia de cidade para cidade. Umas exigem e facilitam o registro, outras não exigem. É claro que o lugar de rodar com ela é na via pública.
no meio deste ano iria comprar um scooter elétrica mais antes de comprar pesquisei e vi que a maioria era furada porque vem importado como brinquedo e não se consegue legalizar para emplacar ; fiz o obvio comprei um ciclomotor a combustão mesmo; honda biz usada que e barata e gasta pouca gasolina e não tem perturbação de saco porque e emplacada OBS: tenho carteira AB
Não se pode ter nada no Brasil, uma luta pra compra e outra luta pra manter uma vergonha, jaja vamos precisar de autorização pra andar de bicicleta na rua
Esse país já era, só tem leis absurdas, o povo está ferrado, com esses governantes .por isso, não voto em ninguém.
Chamar agente de trânsito, de "guardinha ", é exatamente igual Chamar gari de" lixeiro".
O que falo não tem nada a ver com politicamente correto, e sim com aquela velha máxima: " Quem quer ser respeitado, deve dar o respeito."
Antes de comprar, é preciso que vc se informe se na sua cidade é necessário emulação ou não sua scooter. Caso sim qual o caminho para realizar o emplacamento ou registro da scooter.
Este foi o melhor vídeo que já assisti sobre o tema. Bastante esclarecedor! Parabéns!
Pior do que esse problema com as Scooter é no caso de bike elétricas que so chegam a 25km/h com motor de 350W todas costumam ter pedal assist e acelerador, e so por causa do acelerador de mão agora vão implicar com elas tb, Brasil como sempre complica TUDO, seremos terceiro mundo FOREVER.
Num mundo ideal essas scooters só poderiam ter a venda liberada após cumprir a legislação vigente do local. Até acho que aqui no Brasil os órgãos públicos acabarão classificando estes veículos em alguma categoria, mas vamos ver se isso acontecer continuarão a ser opções de mobilidade interessantes e viáveis.
A melhor coisa antes de comprar essas Scooters é pesquisar no Detran e na prefeitura da sua cidade como eles fazem pra registrar mobilete, porque elas são equivalentes pela legislação, é como se fosse uma cinquentinha. Só não sei se as mobiletes e cinquentinhas a combustão têm número de chassi e RENAVAM. O melhor negócio por enquanto é deixar seu dinheiro em alguma coisa que a gente já saiba que não vai ter problema pra registrar
Excelente e necessário vídeo, muito obrigado!
Obrigado por me dar uma certeza maior ainda que o estado precisa acabar.
Logo haverá cemitério de scooter elétrica nos pátios... já que não dá pra legalizar ... só leilão para retirar as peças e usar onde ?
Você retira as peças e monta uma com a especificação: FABRICAÇÃO PRÓPRIA, se registra como Fabricante, obtém o Laudo do Inmetro ou do Instituto Mauá, cria uma numeração do Chassis conforme normas do Contran/Abraciclo/Anfavea, faz uma declaração de fabricação do veículo com todas as características Estéticas e Técnicas.
As scooters elétricas tem peças fundamentais para um veículo: Bateria recarregável, Controlador de Carga, Módulo de Controle do Motor, Acelerador, Freio e Módulo de gerenciamento elétrico; portanto você não vai ter que ficar comprando e adaptando. Tem motores que ficam no eixo da roda (o motor atua direto na roda) e tem motor com polia ou coroa dentada (para corrente).
Você vai ter que "fabricar" um chassi, comprar um farol, uma lanterna, jogo de Setas, buzina, e confeccionar um banco.
Boa noite
Pensando em legislação o melhor seria bike elétrica apenas com pedal assistido e praticamente só resta a Caloi pois as bikes da Pedalla estão em falta
Voce acha que vale o custo benefício a caloi easy Rider e vibe?
Não sei dizer, nunca dirigi nenhuma delas =(
Mas parecem ser bacanas! Porém, já ouvi dizer que as baterias tem manutenção complicada. Teria que entender mais a fundo.
Bike elétrica Sousa mano. Motor 350w que parece 600. Muito forte. Tem pedal e acelerador. Como tem o pedal , nenhum guarda nem te olha , pode passar no pé dele que ele não pode fazer nada pq é considerada uma bike perante a lei.
É só comprar as que são homologadas que vai poder emplacar. As da Shineray são homologadas.
Muito bom o vídeo! O que acha de um novo sobre a resolução 996/2023 do Contran?
Quem comprou alguns anos atrás e realmente teve a paciência de pesquisar sabe muito bem que na época a legislação dizia que patinetes que tivessem a dimensão de uma cadeira de rodas elétrica não precisaria emplacar nem carta, só que passaram-se dois anos e mexeram totalmente na legislação simples, em São Paulo tem policiais que estão apreendendo aqueles patinetes que as pessoas andam de pé só porque tem acelerador, não interessa a potência, se tem o tamanho de uma cadeira elétrica, mas tem acelerador vai ser apreendido, não tem para onde fugir todos nós sabemos que o elétrico é o futuro, mas infelizmente nossos políticos precisam arrancar uma grana a mais e é o que está acontecendo, inventam uma legislação deixam vender a torto e a direita e depois colocam uma lei no dia 1° de abril e no dia 3 de abril saem apreendendo todo mundo, isso não existe tem que ter anistia.
Ai montei a minha com peças de ferro velho , peça de uma e peça da outra , bike eletrica frankstein , mas onde moro no litoral paulista , vejo todos os dias da semana rapazes andando de motos de todos os tipos e cilindradas possiveis , sem placa , sem capacete , contra mão , alta velocidade em bairros , mas será que autorides não sabem ? PM ou GM ou CETs locais ? Claro que sim , mas para atrapalhar o cidadão de bem com leis abusivas em cima do cidadão que se rasga de pagar impostos , mesmo com minha peça a peca foi pago todos os impostos , o sistema jogando os funcionarios publicos para cima do povo . Onde ficamos a mercê da seletividade e do com humor da autoridade naquele dia e local do bom senso x lei x moral / ética x funcionalidde da apeenssão x mobilidade urbana , onde muitos são de classe baixa e necessitam desses veiculos para se locomover . Vejo abusos de bikes eletrica e ciclomotores , ai sim tem que parar e falar com o cidadão , mas ficamos na boa vontade das autoridades . Quem se´ra que levra lucro nessa , as prefeituras e estados com multas , empresas de onibus , montadoras de motos ou só o povo pagador de impostos humilde fica no prejuiso ?
Bom 6 messes após o seu vídeo poderia fazer uma segunda parte sobre as distorções das resoluções do contran onde estão apreendendo patinetes simplesmente pelo fato de ter acelerador
O problema é que tem gente que é folgado demais, vejo pessoas trafegando em ciclovias e até em rodovias na contra mão e em velocidade superior a 50km/h
Onde moro é liberado bike elétricas que passam dos 50km/h. Depende da região...
Obrigado por me convencer à desistir de comprar uma jaca dessas!
ué, só saber diferenciar as que são emplacáveis das bombas
Segundo alguns especialistas estas regras variam de cidade para cidade. Algumas não exigem espaçamento, outras sim.
Melhor vídeo explicando, antes de ver aqui estava pesquisando e vendo umas reportagens sobre apreensão dessas bichinhas , queria comprar mas aí só B.O, deixa quieto muita dor de cabeça. Se realmente fizerem um movimento pra melhorar a legislação, atualiza aqui no seu canal . Vou acompanhar esse tipo de conteúdo, gostei muito , vlw
Obrigado pelas tuas importantes informações, pensava em comprar uma, estou repensando
Parabéns pelo vídeo. O duro neste país eh que querem regulamentar tudo e torna nossa vida um inferno. Não eh só para esses equipamentos, mas para todas as coisas. Impressionante como tudo aqui fica extremamente complicado e inviável. Estou pesquisando e encontrei 3 resoluções que considero essenciais. A primeira foi a que citou, a 315 de 8/5/2009. A segunda, 465 de 27/11/2013 muda a redação de parte do texto e por fim a terceira, 842 de 8/4/2021, altera a primeira. Complicado, mas coisas do Brasil. Por que diabos a 842 não alterou a 465. Enfim. Vamos em frente. Tanto a 842 quanto a 465 diz que ciclomotor eh todo veículo com no máximo 4KW, além de outras características. Os de até 350W podem não ser classificados como ciclomotores, mas não pode ter acelerador e os respectivos motores só podem ser acionados através do pedal. A grande maioria dos kits elétricos, senão todos, vem com acelerador. Portanto são ciclomotores, não importa que o vendedor tente convencer o contrário. Agora estão entrando os patinetes parrudos, que mais parecem motos. Vem com 500, 800, 1000 ou mesmo 2000 Watts. Me interessei por um desses e quase comprei. O vendedor me garantiu que não precisa emplacar e ter carteira. Seu vídeo acabou com este argumento. Muito bem explicado. Para dificultar ainda mais a situação, mesmo que se tirar a carteira, agora ficou a dúvida se vou poder emplacar o tal patinete. Tem chassi, mas não sei se tem RENAVAM. Acho que não. Ou seja, se comprasse o patinete teria comprado um brinquedo para andar na frente de casa ou me arriscar na rua fugindo de blitz e polícia. Imagina fazer isso com 52 anos de idade. Totalmente ridículo. Abraço.
Depende... deves consultar a legislação do estado em que vc usa a scooter .
Amiga a minha é uma chinesa ayma atingi 40km aquelas que tem uma cestinha na frente eai o que me diz dela preciso emplacar mesmo tirar acc andar na ciclovia etc,na internet ela é chamada de patinete mas parece uma mini scooter motor de 800w da bosch autonomia 40km e velocidade máxima 40kmh obrigado mais um vídeo show
Bem vindo ao Brasil 🇧🇷
Menina, que show de informação. Parabéns!!! Isso sim é conteúdo de qualidade.
Não sou ligada ao nicho, descobri essas scooters hoje, mas seu vídeo me prendeu do início ao fim, já desistir e também ganhou uma inscrita no canal.
A Scooter Bee U2 tem todos os requisitos de uma bike elétrica, único intem que não encaixa é ter acelerador. No caso dessa Scooter, teria que emplacara, habilitação A, e todo o trâmite citado no vídeo?
PESO COM BATERIA 55Kg
VELOCIDADE ATÉ 32KM/H
CAPACIDADE até 200 kg
ARO 12 DIANTEIRO/TRASEIRO
PNEU SEM CÂMARA 2.25-12
BATERIA Lítio 48V15h
MOTOR BOSCH 400w
AUTONOMIA ATÉ 60Km
DIMENSÕES 1150 X 658 X 105
CALIBRAGEM 28 pSI DIANTEIRO/ 32 TRASEIRO
FREIO TAMBOR NAS DUAS RODAS
Parabéns pelo vídeo, fico imaginando em caso de um acidente de trânsito principalmente com vítima ! É presa na hora ! O duro é retirar do pátio depois e regularizar ! Acredito que é quase impossível! Prejuízo na certa e ainda processo judicial !
1° nao eh guardinha ... eh agente de transito ou policial
Valores das multas estao dezatualizados ...
Desisti da compra.
Obrigada!
Eles não pode simplesmente pegar e também vai do Estado com documento eles não pode simplesmente tomar da pessoa.
Parabéns pela Explicação. Não quero nem saber de Scoter Elétrica.
Comprei uma Bee U2 mas ela vem como veículo autopropelido !!!! Dispensa uso de habilitação e emplacamento
Bom dia. Vi esse vídeo pelo zap mas fiz questão de vir aqui pra curtir e me inscrever no canal, como outro colega falou ai, esse vídeo é uma consultoria. Parabéns pelo excelente trabalho, o brasil realmente gosta de inviabilizar as coisas.
Quanto ao IPVA, em Pernambuco, não precisa pagar não, por ser elétrico. No resto, tudo certo. Detalhe: fui comprar uma e a vendedora foi SUPER DIDÁTICA e alertou para absolutamente tudo
blz! faz um ano esse vídeo. de lá para cá tem alguma modificação? ficou mais facil ou mudou alguma coisa?
Ou seja, Brasil...
Quem mora na cidade grande tá lascado, quem está no interior ainda tem como ficar de boa...
Povo assim que vi uma scooter na ciclovia, logo pensei o governo já já arruma um imposto ou multa etc...para elas, bom está aí, governo pra quem gosta de governo
Oxente às regras são claras, da dinheiro para o governo PODE ,não dá DINHEIRO não pode, simplesmente assim.
opa minha bike passa de 50 facinho na verdade, é bem comum bikes de estrada ou de corrida passarem de 50 em um sprint .
Existe um limite de velocidade nas ciclovias ?
Até onde eu sei, não tem nada específico.
Que eu saiba 20km/h numa bicicleta e acho que a bicicleta elétrica, 25.
@@fabiogrande1 isso é um limite teorico ??
porque se vc acha , vc ta totalmente enganado
em vez de achar* pergunta pesquisa nem vem de achismo ;) .
@@felixferreiro1723 pega leve aí parceiro. Um pouco de educação e cordialidade não fazem mal a ninguém
? Wow não me interprete , não fui mal educado só fiz uma pergunta e a resposta foi um achismo , desculpa ai se vc se ofendeu mas nem foi uma ofensa e nem pra vc , mas concordo com vc
Desculpa a quem se ofendeu não foi a intenção 🤘🏾
Eu gostei muito do seu vídeo. Por toda a orientação.
Cai de paraquedas mas o conteúdo é bom!
Linda e inteligente obrigado pela aula.
Grato pela ótima explicação !
Eu não entendo a questão das bikes eletricas, todas as que eu vi pra comprar possuem acelerador, e pra que vou querer comprar um veiculo que possui motor que não tenha acelerador??? Essa lei é só pra f***r mesmo com quem quer economizar. Como eu moro no interior eu vou arriscar, acredito que evitando as principais vias não terei problemas.
Aumento de preços de combustível, cidadão migrando para outros meios de transporte, coincidência o dono da Havan e Multilaser pedindo para sobretaxar produtos importados, e agora isso.
Senhores não é coincidência é apenas o governo fazendo o que faz de melhor, nada de bom para seus eleitores, tudo de bom para seus bolsos e empresários, quando o brasileiro acordar e cortar de vez o mal pela raiz essa safadeza acaba!!
Parabéns pelo conteúdo muito informativo e o Brasil sempre uma vergonha. Sem comentários
Achei o canal por acaso e gostei já ganhou um escrito 🤪
Hoje esta bem mais facil, e estou ansioso para comprar logo a minha!
Like.
Por favor ,se eu pude entender ,a lei muda com a potência velocidade e pedal auxiliar.
Se então colocar pedal auxiliar e usar motor de velocidade 25km/h resolve tudo e não precisa emplacar e pode andar em ciclovia pra poder ser barato sem multas.?
No começo do ano estava na vibe danada de comprar uma scooter elétrica dessas de 3000W, cheguei a fechar negócio verbalmente até que perguntei se caso fosse preciso haveria possibilidade de emplacar... O Vendedor fechou a cara começou a responder que nem um tosco, achei melhor esperar um pouco e pesquisar sobre o assunto. Quando vi na internet um monte de notícias sobre Santos, Camboriú, Vitória, etc, cidades que tinham uma quantidade muito grande de scooters circulando e que as prefeituras haviam ordenado o recolhimento. Ainda insisti e tentei ir atrás se havia uma maneira de emplacar eventualmente, e pelo que entendi a obrigação de emplacar um ciclomotor não é do Estado e sim das Prefeituras, como a maioria delas não tem nenhuma estrutura para fazer isso é mais provável que não ocorra.
Infelizmente a maioria dos canais do TH-cam que falam de mobilidade elétrica aqui de alguma forma são patrocinados e omitem o que diz a Lei e não divulgam os riscos a médio prazo que os compradores desses modelos podem ter andando com seus equipamentos.
Um PM amigo meu comentou que apesar de já ter sido divulgado na corporação as instruções sobre a necessidade de regulamentação e emplacamento de ciclomotores na cidade de São Paulo, por conta da Prefeitura não ter instalado os procedimentos e a própria lei municipal para exigir isso, aliado com a situação de pandemia, a maioria dos comandantes da PM parece que tá dando uma colher de chá nesse assunto. Mas eu acredito que é uma questão de tempo até vir uma lei municipal pesada sobre os scooter elétricos e aí quem comprou um sem homologação vai ter problema com as blitz.
Fui comparar o preço com os modelos homologados e vi que o preço deles em alguns casos é até menor do que as ditas "não precisa emplacar", quando comparei o custo benefício já deu pra ver que a economia de um scooter elétrico devidamente regulamentado e emplacado vs uma Nmax por exemplo, eu iria levar quase 4 anos pra recuperar a diferença, daí eu concluí que hoje, em São Paulo, ainda não é vantajoso ter um scooter elétrico, talvez daqui uns 3 ou 4 anos ou quando o dólar abaixar (?) essa situação mude.... Até lá, comprei uma Nmax 2021, paguei menos do que estavam pedindo em uma elétrica de 3000W, e ainda posso viajar com ela pro litoral no fim de semana, coisa que em uma scooter elétrica seria bem mais complicado.
Uma pena, pois eu gostaria muito de migrar pro transporte elétrico, mas hoje isso na minha opinião ainda não é possível
otima pesquisa, parabens, quero um monociclo, vc poderia fazer uma materia sobre isso eletric unicicle, No Brasil daqui a pouco vao encontrar uma maneira de proibir os monociclos tambem, Pais da burocracia e da sacanagem ! uma pena.
Ainda não há nada na lei, pois nada se fala sobre 1 roda. Mas pela velocidade que atinge proibirao provavelmente rodar na ciclovia. Resta a dúvida se seremos um ciclo motor também.