Entenda como funcionam as mídias de CD-ROM E DVDS-ROM

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ก.ย. 2024
  • Descrição
    DVD-R
    A mídia DVD-R é a que encontramos nas lojas para gravação caseira. Ela usa uma tecnologia conhecida com ODT (organic dye technology) e é compatível com a maioria dos drives de DVD e aparelhos domésticos de DVD.
    A primeira geração dos DVD-Rs eram de 3.95 Gb, sendo mais tarde substituídas por mídias de 4.7Gb ou DVD-5.
    No ínicio de 2000 o formato DVD-R dividiu-se em duas versões o DVD-R G de uso geral e o DVD-R A para o mercado de desenvolvimento profissional. A diferença entre o DVD-R G e o DVD-R A é o comprimento de onda de gravação. Outro fato relevante é que mídias de autoração DVD-R A não podem ser gravadas em gravadores de uso geral, porém as duas podem ser lidas na maioria dos DVD players e drives.
    DVD-RW
    O DVD-RW é um formato regravável baseado na tecnologia de mudança de fases, similar aos CD-RWs atuais. Para gravar informações os gravadores de CD e DVD utilizam um feixe de laser que ao incidirem sobre a mídia registram os dados.
    A diferença entre a mídia -R e a mídia -RW é que a primeira, ao receber a incidência do laser, é "perfurada" num processo irreversível, por isso é gravada uma única vez.
    Já a tecnologia dos RW é caracterizada pela mudança de fase de elementos químicos que estão impregnados na superfície gravável. Quando ocorre um feixe laser nesses elementos químicos, eles modificam suas estruturas de um estado liso para um estado rugoso, retornando ao estado liso caso haja um novo feixe de laser.
    Este processo é o que chamamos de regravação, e nas mídias de ?RW pode ser repetido cerca de 1.000 vezes.
    DVD+R
    DVD+R
    O formato DVD+R é a versão "write once" do DVD+RW, ou seja, permite uma única gravação. A grande maioria dos players atuais lê os discos no formato DVD+R.
    O maior desafio do formato DVD+R é convencer a indústria de que sua produção é mais viável do que o atual DVD-R, com a promessa de ser comercializado a preços mais baixos. Um dos grandes trunfos do sistema é a possibilidade de criar um novo método de proteção anti-cópia. As vantagens do DVD+R sobre DVD-RW são basicamente:
    - A sessão é fechada de forma mais rápida no +R
    - Os discos +R já ultrapassaram os -R em velocidade de gravação, no momento estão em 8x(+R) contra 4x(-R)
    - Já existem novos discos DVD+RW no mercado com capacidade de 8.5Gb (DVD-9) para uso doméstico (ainda não se sabe se sairão mídias de DVD-RW com esta capacidade)
    DVD+RW
    O DVD+RW é o formato regravável desenvolvido pelo conjunto da Philips, Sony, Hewlett-Packard, Ricoh, Dell e outros.
    A primeira aparição do formato DVD+RW no mercado foi em 1997, quando armazenava até 2.8 Gb por face. Por não ser compatível com nenhum player ou drive da época, o formato foi abandonado no fim de 1999. Segundo os fabricantes, o DVD+RW pode ser regravado cerca de 100.000 vezes. O processo de gravação é semelhante ao usado no DVD-RW.

ความคิดเห็น • 66