Ela nasceu em 1918. Nasceu mulher, negra e pobre. Batizada Maria do Carmo, ficou conhecida por Carminha. Mal acabou o básico do ensino ofertado aos pobres, migrou de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. Amava cantar, seus grandes olhos castanhos e amendoados se fechavam sempre que ela cantava Ataulfo Alves. Mas cantar era só um sonho, a vida e a fome falavam mais alto. Em 1939, aos 21 anos, Carminha já lavava roupas para fora e cozinhava em casas de famílias cariocas. Jamais teve medo do serviço. Um dia, conseguiu um trabalho de "carteira assinada", foi parar na rua Conde de Bomfim, na Tijuca. Trabalhava numa pensão e a sua patroa se chamava Dona Augusta de Jesus Pitta. No início de 1942, esperava o bonde na frente da pensão da Dona Augusta, Carminha conheceu um homem chamado João, motorista do bonde da linha Tijuca. Eles se apaixonaram. Os dois se encontravam todos os dias após o trabalho. Carminha ficou grávida. João não queria casar. Mas, casaram-se! A força da Maria se impôs sobre o machismo da época. Grávida, Carminha seguiu trabalhando com a Dona Augusta. E numa tarde, enquanto trabalhava na pensão, seu bebê chegou. Nasceu ali, em um quarto da casa de Dona Augusta. Era um menino.Todos na pensão adoravam a criança.Certo dia, Carminha e Dona Augusta se desentenderam, coisas da vida, e Carminha se demitiu do emprego. Com a criança no colo, foi morar com a família de João, na favela na Baixada de São Cristóvão. Com saudades da criança, Dona Augusta foi visitar Carminha. Chegando na maloca, Augusta viu uma Carminha magra e uma criança mal nutrida. Pediu que Carminha voltasse com seu filho para Pensão. Ela não quis, orgulhosa. Aos 25 anos, Carminha contraiu tuberculose. Cada vez mais magra, começou a temer que seu pequeno filho também viesse a se contagiar. Então, por amor, abriu mão do filho, pediu que o menino fosse levado de volta para a pensão. Augusta levou, cuidaria dele até Carminha melhorar. Carminha estava muito doente e infelizmente morreu aos 26 anos, em 1944. João nunca mais procurou o filho. Que pai era aquele.🤔 Um dia, a filha de Dona Augusta, Lília Silva Campos, estudante de piano, aos 22 anos, disse para toda a família que queria adotar o pequeno. Não podia ir embora e deixar aquela criança ali, sem mãe. Tinha se apaixonado pelo filho de Maria Carmem. Pediu autorização para a avó, mãe de Carminha, que envolta em pobreza era incapaz de cuidar do menino. Pediu ao pai, o João. Lília virou mãe. A criança foi morar com Lília na cidade mineira de Três Pontas, onde foi amado e cuidado. Cresceu vendo a mãe adotiva tocar piano na sala de casa. Ele tem os olhos lindos da mãe Maria.Cresceu, tomou o gosto pela música. Começou a cantar em bailes. O filho da Maria é Milton Nascimento, o Bituca... E eu duvido que você ouça a canção Maria, Maria da mesma maneira... Maria é o som, é a cor, é o suor, é a dose mais forte e lenta, de uma gente que ri quando deve chorar. E não vive, apenas aguenta. por: Frima Steinberg
Minha mãe e suas irmãs , as minhas tias: Maria Inês, Maria Helena, Maria de Lourdes, Maria do Socorro, Maria Luzivan e Neusa; Maria do Carmo, minha tia, esposa do meu tio de sangue. Amo todas as Marias de minha família 🤩🙌🏾🙌🏾🙌🏾💚 Minha irmã: Ana Maria Minha sobrinha: Maria Eduarda
Amo essa música me indentifico muito pois sou guerreira sou mãe solo,sou orfã de pai e mãe sou mãe de cinco filhos sou muito sofrida porém muito alegre gosto muito de música amo o nilton nascimento e a hístória dele e a mãe é muito forte eu amo essa mulher ñ conheci mas admiro e posso vel-sempre que olho nos olhos do milton,todos nois poderemos conhecer essa maria linda amo os olhos do milto 😢é onde vejo a mãe dele e saber que ela venceu ❤❤ele tá aí e traz a maria com ele sempre❤
Vim de 2 Marias nunca vi uma fé tão grande e uma garra tão grande quanto as delas , quando eu tiver uma filha o nome dela será Maria , para ser tão forte quanto
DOR. SONHO. FÉ ESPERANÇA CARIDADE SEM CARIDADE NÃO TEM SALVAÇÃO. AMAR MAIS DO QUE SER AMADO PERDOAR PARA SER PERDOADO. A CURA ESTÁ NO CORAÇÃO CLAREOU JUÍZO FINAL!
Ela nasceu em 1918. Nasceu mulher, negra e pobre. Batizada Maria do Carmo, ficou conhecida por Carminha. Mal acabou o básico do ensino ofertado aos pobres, migrou de Minas Gerais para o Rio de Janeiro.
Amava cantar, seus grandes olhos castanhos e amendoados se fechavam sempre que ela cantava Ataulfo Alves. Mas cantar era só um sonho, a vida e a fome falavam mais alto.
Em 1939, aos 21 anos, Carminha já lavava roupas para fora e cozinhava em casas de famílias cariocas. Jamais teve medo do serviço. Um dia, conseguiu um trabalho de "carteira assinada", foi parar na rua Conde de Bomfim, na Tijuca. Trabalhava numa pensão e a sua patroa se chamava Dona Augusta de Jesus Pitta.
No início de 1942, esperava o bonde na frente da pensão da Dona Augusta, Carminha conheceu um homem chamado João, motorista do bonde da linha Tijuca. Eles se apaixonaram.
Os dois se encontravam todos os dias após o trabalho. Carminha ficou grávida. João não queria casar. Mas, casaram-se! A força da Maria se impôs sobre o machismo da época.
Grávida, Carminha seguiu trabalhando com a Dona Augusta. E numa tarde, enquanto trabalhava na pensão, seu bebê chegou. Nasceu ali, em um quarto da casa de Dona Augusta. Era um menino.Todos na pensão adoravam a criança.Certo dia, Carminha e Dona Augusta se desentenderam, coisas da vida, e Carminha se demitiu do emprego.
Com a criança no colo, foi morar com a família de João, na favela na Baixada de São Cristóvão. Com saudades da criança, Dona Augusta foi visitar Carminha.
Chegando na maloca, Augusta viu uma Carminha magra e uma criança mal nutrida. Pediu que Carminha voltasse com seu filho para Pensão. Ela não quis, orgulhosa.
Aos 25 anos, Carminha contraiu tuberculose. Cada vez mais magra, começou a temer que seu pequeno filho também viesse a se contagiar. Então, por amor, abriu mão do filho, pediu que o menino fosse levado de volta para a pensão. Augusta levou, cuidaria dele até Carminha melhorar.
Carminha estava muito doente e infelizmente morreu aos 26 anos, em 1944. João nunca mais procurou o filho. Que pai era aquele.🤔
Um dia, a filha de Dona Augusta, Lília Silva Campos, estudante de piano, aos 22 anos, disse para toda a família que queria adotar o pequeno. Não podia ir embora e deixar aquela criança ali, sem mãe. Tinha se apaixonado pelo filho de Maria Carmem. Pediu autorização para a avó, mãe de Carminha, que envolta em pobreza era incapaz de cuidar do menino. Pediu ao pai, o João. Lília virou mãe.
A criança foi morar com Lília na cidade mineira de Três Pontas, onde foi amado e cuidado. Cresceu vendo a mãe adotiva tocar piano na sala de casa.
Ele tem os olhos lindos da mãe Maria.Cresceu, tomou o gosto pela música. Começou a cantar em bailes.
O filho da Maria é Milton Nascimento, o Bituca...
E eu duvido que você ouça a canção Maria, Maria da mesma maneira... Maria é o som, é a cor, é o suor, é a dose mais forte e lenta, de uma gente que ri quando deve chorar. E não vive, apenas aguenta.
por: Frima Steinberg
Minha mãe e suas irmãs , as minhas tias:
Maria Inês,
Maria Helena,
Maria de Lourdes,
Maria do Socorro,
Maria Luzivan e
Neusa;
Maria do Carmo, minha tia, esposa do meu tio de sangue. Amo todas as Marias de minha família 🤩🙌🏾🙌🏾🙌🏾💚
Minha irmã: Ana Maria
Minha sobrinha: Maria Eduarda
Ami essa música kk❤❤ muito linda essa música ❤❤❤ ❤❤
É som, é a cor, é o suor
É a dose mas forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chora E não vive, apenas aguenta❤
Amo essa música me indentifico muito pois sou guerreira sou mãe solo,sou orfã de pai e mãe sou mãe de cinco filhos sou muito sofrida porém muito alegre gosto muito de música amo o nilton nascimento e a hístória dele e a mãe é muito forte eu amo essa mulher ñ conheci mas admiro e posso vel-sempre que olho nos olhos do milton,todos nois poderemos conhecer essa maria linda amo os olhos do milto 😢é onde vejo a mãe dele e saber que ela venceu ❤❤ele tá aí e traz a maria com ele sempre❤
Vim de 2 Marias nunca vi uma fé tão grande e uma garra tão grande quanto as delas , quando eu tiver uma filha o nome dela será Maria , para ser tão forte quanto
Musica linda e maravilhosa.
😊😉😍😸 gostei muito dessa música eu até cansei ela hoje no dia dia 7 de 3 de 2023 e hoje eu cantei essa música aqui na minha cara meus amigos gostaram
❤
Você quis dizer cantou?
Ave Maria Mae de Deus e nossa Mae
Viva n.sra.Aparecida...amem....salve Rainha....
Essa música se destina a todas as mulheres, Marias do mundo que lutam pela humanidade, más particularmente a Maria do Carmo, mãe de Milton Nascimento.
Amei
Que oração linda ❤❤❤❤
Belíssima a letra desta poesia em forma de canção!! 💖💖💖
As Marias do Brasil !!!
Não consigo ouvir essa música sem lembrar da minha mamãe.
Mulher forte e guerreira. Maria !
É a história da mãe do Milton!!!
Amo essa poesia do Bituca ❤❤❤❤❤
Eu vou cantar amanhã na minha escola e todo mundo pensou q iá ser a outra música Maria Mariah é um funk kkk😂😅
Música linda😊
Eu gostei muito música 😍
Adoro essa música!
Que música linda❤😢😢
Linda, música!!👏👏👏
Guerreira , continue lutando !
Apresentei hoje essa música ❤❤❤❤!!!!
Amei essa música ela, é maravilhosa!!!!
❤❤❤❤
Gostei bastante dessa música!!!!
Só tô escutando essa música por que vou participar de um coral na minha escola
Dona Jandira Maria minha mãe feliz dias das mulheres 8 de Marços. (In Memória).
Que legal
Dedico à minha mãe Maria❤
Estava tocando essa música na hora que eu pedi minha + que amiga em namoro😊❤
NSS vou usar esta música mto bnta msm no dia 9 de dezembro😃😃😃😃
Os olhos dele é o da mãe dele
Música linda
Minha vovó ❤
Legal! Amei!
Maguinifico love love
Eu tô ensaiando essa musica pra uma apresentação❤
MUSICA TOP
Essa semana eu apresentei essa música
Eu vou apresentar sábado
socorroo kkkkkkkkkkk eu vou apresentar ela quinta agora kkkk q conhecidecia
Eu vou apresentar amanhã ❤❤❤❤.
@@isaekarolisaekarol60 Apresentei e logo tive uma crise de ansiedade gravissima pq eu fiquei mt ansiosa
Eu vou tocar ela no violão sábado q vem 😰
❤ BRASIL ! AMOOOOOOO
Vou cantar essa música na escola 😊
Boa sorte
Vai arrasar. A música é muito linda
08 de março de 2024, dedico a você, mulher! Feliz día internacional da Mulher! A gente é foda pra caralho e a gente pode tudo! ❤❤❤
Nossa preciso falar palavrão
Uma bela canção mas este comentário que a segue é ridículo o qualificativo que usa...que horror!
ai meu deus larga de ser chata deixa a bixa xingar em paz@@mariapaiva6405
Eu. Amo. Música
Eo adoro
Essa música é muito boa
Dedico a minha DIGNÍSSIMA ESPOSA
Muito boaaaaaaaaa eu
❤❤❤❤
❤❤❤❤
Eu tô ensaiando já
Caralho que coincidência eu também
DOR.
SONHO.
FÉ ESPERANÇA CARIDADE SEM CARIDADE NÃO TEM SALVAÇÃO.
AMAR MAIS DO QUE SER AMADO PERDOAR PARA SER PERDOADO.
A CURA ESTÁ NO CORAÇÃO
CLAREOU
JUÍZO FINAL!
Boa noite
👏👏👏👏👏👏👏👏
😍😍😍🙌🙌🙌😇😇
Joice
Jgivi
😇😇😇😇🤗
Eu ensaiei essa música na escola Rivadávia
💟💟💟💟💟💟💟
PORQUE NASCEMOS POR QUE SOFREMOS
DE ONDE VIEMOS PORQUE NASCEMOS PARA ONDE VAMOS APÓS O DESENCARNE?
0 QUE É 0 ABRAÇO?
Essa musica dia do livro da maria maria do 5º ano na escola cesan
legal
😊😊😊😊😊😊😊😮😮😮😮😮😮😮. ❤❤❤
🤔🤔comuveisi meu nome maria julia de lima
Eu não gosto eu amor essa musica do Milton Nascimento
Eu vou cantar essa musica na escola pra apresenta❤
Kkkkkk
Levy e linda né
Não gostei de SSA música 🎸🎷
Pq escutou?