Olha, eu gostaria de incialmente lhe parabenizar! Que trabalho ímpar! Análise muito meticulosa, dividida e abrangente. Acabei de ler essa obra e após realizar minha resenha pessoal para o meu registro privado vim ver o que outros leitores acharam. Essa qualidade... Esse refinamento em um vídeo, eu só conhecia aqui no TH-cam, no trabalho da Tatiana Feltrin. Primeiro vídeo seu que eu vejo e definitivamente vou acompanhar o seu trabalho daqui em diante! Se me permite fazer uma crítica, esse é um comportamento que eu vejo em várias pessoas que produzem conteúdo literário e sinceramente, me incomoda a beça, as vezes estou despreparado e sou pego desprevenido. Spoilers; sim, a senhorita perfeitamente preveniu o público sobre os spoilers de Os Buddenbrook, e sobre isso nada tenho a dizer, contudo, gostaria de recomendar que quando fosse realizar os paralelos com outras obras, do autor ou não, prevenisse o público visualmente. Na edição, um aviso seria excelente. "Nós próximos 5s spoilers sobre Anna Karenina", "Doutor Fausto", etc, sabe? Eu fico totalmente desestimulado ao receber qualquer spoiler sobre uma obra que tenho interesse. Gosto de ler em branco. Nem sequer a sinopse costumo ler, procuro evitar tudo ao máximo. E certas características que estejam presentes, assim como outros tipos mais pesados de spoilers, em outros livros que porventura a senhorita faça um paralelo me jogam lá no chão. Enfim, é uma solicitação. Uma crítica. Por gentileza considere implementar esse complemento visual, acredito que só agregaria a sua qualidade. (Se é que já não o faz, afinal esse é primeiro vídeo que vejo e ele é de 3 anos atrás). Estava pra começar Anna Karenina e recebi um baita spoiler de um outro vídeo qualquer e sinceramente, não consigo nem continuar, estava nas primeiras páginas! Estou esperando há mais de que meu cérebro esqueça essa lástima para começar: ATÉ AGORA NADA!
Finalmente li esse livro e gostei bastante, achei a forma de descrever cenários, pessoas e contextos bastante detalhada e bonita, mais até do que a construção dos personagens. Minha única frustração é o fato de a Tony não ter reencontrado o primeiro amor dela. Passei todo o tempo esperando por isso, mesmo que fosse para dar completamente errado também.
"Os Buddenbrooks" é uma leitura marcante para toda a vida de quem se dispuser a adentrar o romance. Um aspecto muito curioso do enredo é como os dotes, devidos pelo pai da noiva, conforme o costume vigente na sociedade alemão da época e que aparece em muitas culturas, tem um papel importante na ruína da família. Imperdível. Parabéns pela bela e apaixonada resenha!
O meu chegou ontem, tá no plástico ainda. Comecei A Montanha Mágica e foram simplesmente 4 horas seguidas de leitura. Thomas Mann é simplesmente o melhor autor que eu já li
Terminei de ler recentemente, Paloma, infelizmente não tive uma experiência tão incrível assim, apesar de ter gostado, a resenha gostei muito como sempre.
[COMENTÁRIOS COM SPOILERS AQUI] Pessoal, caso alguém queira comentar abertamente sobre o enredo do livro, respondam a este meu comentário ou sinalizem em caps lock no início do comentário que o seu comentário contém spoilers!
Eu tinha me sentido mal quando me identifiquei tanto com o Hanno, justamente o personagem que simboliza a decadência em todos os seus aspectos. Mas agora sabendo que existe muito do Mann no Hanno, me sinto melhor hahahah Obrigado pelo conteúdo maravilhoso, Paloma!!
A morte da consulesa e os momentos que antecedem a morte do Thomas ficaram na minha cabeça por dias... e olha que esse é o livro mais divertido dele, to ansioso pra pegar as obras mais pesadas dele! Só li Os Buddenbrook, acha que ja posso subir a montanha?
Amo o jeito que você descreve os livros, não tem um que não da vontade de ler!! Não querendo comparar mas ja comparando haha, é totalmente diferente de alguns booktubers que só jogam o livro ali pra fazer mercham...
Do Thomas Mann eu só tenho A Montanha Mágica. Estou querendo comprar Os Buddenbrook, pois eu gosto muito de romances que retratam decadência de famílias. Os Maias; O Som e a Fúria; Crônica da Casa Assassinada.
Excelente resenha! Gostei muito de alguns monólogos do Thomas Buddenbrook. É um personagem fascinante, assim como a Tony, que começa irritante, mas que cresce em simpatia e complexidade ao longo do livro, além de ser engraçado quando o narrador sutilmente zomba um pouco dela. Christian, apesar de bobo, também gera bastante empatia e partes engraçadas, as discussões dele com o Thomas são memoráveis. Embora não tenha aqueles longos diálogos filosóficos de Montanha Mágica, há muitas questões sociais, religiosas e mesmo filosóficas que circundam o livro. Vale mt a pena ler
Excelente resenha! Li A montanha mágica há muitos anos e reli a pouco tempo. Vou ler este. Estou lendo Contos completos de Tolstoi da Cia. das Letras, preço razoável, Cozac Naive muito caro, me aguarda na estante O som e a Fúria, recomendados por você, estou adorando os Contos. Só tinha lido Ana Karenina, Guerra e Paz não encarei na juventude nem quero agora. Adoro seus vídeos. Parabéns!
Paaa, li recentemente esse livro maravilhoso e voltei aqui para ver a resenha para ver a parte que eu não tinha visto antes. E faço das suas palavras as minhas! Que livro! Amei demais! Eu também adorei a Tony! Virou um livro favorito da vida e a personagem também! Achei muito bacana ter lido Tonio K e A Morte em Veneza, antes, pois vi muitas familiaridades. Amei demais!! Ficaria aqui até amanhã falando dessa história! Spoiler: Eu gostaria que ao final a Tony tivesse sim ficado com o rapaz que ela conheceu na juventude. E fiquei chocada com a premonição do Hanno!!! Eu imaginava por outro motivo, mas foi tudo surpreendente.
Preciso ler mais obras de Thomas Mann. Li apenas Morte em Veneza pois na época estava vendo na sequência todos os filmes de Luchino Visconti e antes de ver a adaptação que ele fez decidi ler o livro. (O mesmo aconteceu com O Leopardo e Noites Brancas). Sabia que a mãe do Mann escreveu uma autobiografia? "Aus Dodos Kindheit" que foi publicada postumamente em 1958.
Não conhecia o livro fiquei sabendo aqui pelo seu canal, terminei de ler e concordo com você é sensacional , não por acaso foi agraciado com o Nobel de Literatura em 1929, e a explanação que você faz sobre os aspectos do livro é sensacional. Parabéns e grato pela indicação.
4 ปีที่แล้ว
Oi, Paloma, tudo bem? Não sei se vc conhece, mas... o João Silvério Trevisan tem um romance chamado ANA EM VENEZA que narra a história (entre outras linhas narrativas que se conectam ao longo do romance) de uma suposta empregada negra (uma mulher ex-escravizada) da família Mann, a Ana, personagem título. É um livro lindíssimo, uma escrita muito poética que traz alguns dos temas de Mann (a estrangeiridade, o sentimento de não-pertencimento, questões de arte e estética, questões de identidade etc etc). Uma das personagens principais é a Julia da Silva-Bruhns (a mãe do Thomas Mann), quando criança vivendo em Paraty e tendo que ir embora para Lübeck com a família. Nesta parte do romance é discutido sobretudo as questões de identidade... uma obra espetacular que traz muita intertextualidade com a obra do Mann. Indico.
juliana siqueira Subindo A Montanha Mágica, né, minha filha? kkkkkkkkkkk Ainda não o li, porém, sei que há descrições incômodas sobre o estado de saúde dos pacientes do sanatório, mas vejo tanta resenha positiva sobre a obra que nada como vencer o espanto e se internar no local junto com o protagonista. Boa leitchura! Alex Rossimartin, Sete (7L) Lagoas, MIN/\S GER🔺ES, Dyst(r)opic Braz(s)illness, em 17 de dezembrusco de 2020.
Que vídeo, MTA qualidade e conteúdo! Não queria spoilers mas queria vê os 30 min , que vida kkkk mas quando eu ler ele volto aqui p terminar 💗 ansiosa p ler Doutor Fausto!
Já tinha ouvido antes que esse era o melhor livro para começar a ler Thomas Mann, mas depois da sua indicação eu tenho certeza! Volto para ver o final depois que eu ler HAHAHA Tô muito ansiosa para expandir meu conhecimento sobre a literatura alemã, que até o momento se resume em Goethe e seu jovem Werther 😂
Já ansiosa para ver os seus comentários sobre a parte com spoilers, rs! Vai me contando o que está achando quando estiver lendo! E no ano que vem teremos mais literatura de lingua alemã por aqui =)
Ganhei há bastante tempo esse livro, no entanto ainda não o li. As resenhas e estudos lidos indicam ser uma grande obra. Será meu desafio para 2021, ano em que irei lê ou reler obras épicas.
Ótimo vídeo! Acabei de ler o livro, achei demais e melhor ainda poder assistir esse vídeo comentando do livro, enriquece muito a leitura e o entendimento.
amando a qualidade do canal, seus vídeos de resenha me fazem querer ler tudo 💖💖 já coloquei na lista de desejos, assim que puder vou começar thomas mann por ele!! 🥰
Oi, Paloma! Adorei o vídeo! Eu já tirei o meu livro da estante e pretendo fazer a leitura em janeiro (logo no início do ano mesmo, porque nos anos anteriores eu pretendia ler esse título e acabava não lendo hahaha). Quando terminar de ler vou voltar aqui para assistir a parte com spoiler. Beijo!
@@PalomaLima ainda não, acho que vou começar por esse de hoje. Adoro livros da metade do século 19 até meados do 20. Será que pra iniciar o Thomas Mann esse seria o melhor?
Vim terminar hoje seu vídeo. Acabei de finalizar essa obra incrível! Meu primeiro Thomas Mann! Só li porque esse vídeo me deixou muito instigada e te agradeço profundamente!
Enquanto estou lendo eu sinto esse carácter meio cômico e meio emocional - como se ele não estivesse apenas tirando com a cara dos personagens, mas também sentisse uma empatia, ou simpatia por eles (quase uma nostalgia crítica).
Sobretudo em relação à Tony. Às vezes parece que ele está zombando dela, mas em outras há uma certa pena por ela ter que carregar todo aquele peso da tradição
Palomaaaaa!!!! Você é maravilhosa!!! Lá vai eu toda serelepe comprar esse livro, eu já tinha deixado na minha lista da amazon desde que você falou dele no insta, muito obrigada pelas dicas incríveis !!! Beijosss ❤️🥰
Adorei o vídeo e passei a ficar hiper ansioso para ler o livro, pois já sou fã incondicional do Thomas Mann! Parabéns pela forma que você comenta e pela maneira que você faz os seus vídeos! Apenas uma observação: Pelo que entendo de todo que já li sobre o assunto, o Thomas Mann, na verdade era bissexual, o que não é exatamente ser homossexual! Bjs e obrigado por nós ensinar tanto sobre livros!
Parabéns pelo canal! Tô adorando seus vídeos :) Tô lendo Os Buddenbrook então não assisti a última parte do vídeo mas volto assim que terminar o livro kk
Obrigada pela dica. Vou pensar em dar uma chance para o Mann através desse livro. O autor nunca me despertou muito interesse e não tenho certeza se iria gostar de A Montanha Mágica. Obs.: O enquadramento do vídeo ficou ótimo.
Voltando aqui depois de ler, e me apaixonar pela obra, para agora ver a parte com spoilers. Spoilers . . . . . . . . Uma coisa interessante é que a frase que o Hanno comenta que o padre disse para ele sobre sua família já estar em decadência, foi a mesma que o padre falou no velório do pai de Mann. . Eu não sei se eu que estava muito louco e emotivo, mas eu achei a cena do Kai no leito de morte do Hanno uma super analogia à Anna no velorio de Thomas, simbolizando que ali também teve um amor impossível.
Eu tô morrendo com a descrição do Christian porque eu sou hipocondríaca e tô fazendo um tratamento reumatológico, O AUGE HAHAHAHA ainda bem que pelo menos eu sou legal
SPOILER Eu li sem saber nada sobre a vida do Thomas Mann e durante a leitura ficava me perguntando qual personagem seria ele. Por Hanno ser mais inclinado as artes e não tinha vocação nenhuma para os negócios realmente pensei que seria ele. Não sabia que Mann era homossexual e nas cenas que o Thomas repreende o filho por provavelmente já perceber esse jeito mais afeminado (como diriam na época) do garoto fiquei com dó do menino. Por o narrador se referir a beleza de Gerda como exótica achei que seria a mãe brasileira. Amei a forma cômica que ele definia os personagens e repetia em cada cena que eles apareciam. A Tony então quando aparecia em cena já me dava alegria. Acho linda a sua pronúncia de Buddenbrook e fico tentado imitá-la rsrs
Oi, Denise! O que está achando do livro? E no posfácio tem várias traduções dos nomes! Não te passo as que fiz porque estou na casa da minha mãe e não estou com o livro aqui, perdão =(
@@PalomaLima Claro, beleza! Vou ver no posfácio então! Me amarrei no início, pois estava ao mesmo tempo “digerindo” a aranha negra, que peguei como uma opção fininha “entre leituras” e me tomou um tempão! Que livro incrível, tanto no formato meio mil e uma noites, vários temas importantes em cada detalhe, a escrita que vai criando camadas de intensidade pra gerar a emoção das cenas, quanto pela “capacidade de assustar” da história kkk... como leio à noite, precisei ir muito mais de vagar do que havia planejado... Ainda estou conhecendo o ambiente e a turma dos Buddenbrook, mas não “criei intimidade” ainda... Obrigada por tua atenção! Vi o anúncio da leitura do Fausto pra março, estou pensando se pego o Fausto do Goethe antes, em fevereiro, como preparo...Mas a meta agora é mergulhar neste livro, pra ver se me apaixono como me apaixonei pela Montanha Mágica! Abço
SPOILER Uma parte bem rápida no livro mas que me tocou especialmente foi quando a empregada que tomava conta do Hanno foi demitida. Eu tenho minha Bazinha até hoje, tem 93 anos e tem Alzheimer, hoje eu cuido dela, e sim, ela também discutia com minha mãe diversas vezes, mas era da convivência mesmo, e daí? Faz parte. A pessoa serve pra cuidar bem do seu filho, dar amor, ficar com a criança enquanto os pais se divertem, mas "deve reconhecer seu lugar", ou será descartada sem dó, como no livro. E ela era um amor pro menino, vítima da medicina da época (com ênfase aos dentistas). Livro ótimo. Recomendo fazer a leitura deste livro apenas, sem intercalar outras leituras. Pra mim, pelo menos, funcionou assim. Paloma, ótimo vídeo, como sempre.
Paloma a gente tenta, faz força pra prestar atenção ao teu trabalho, mas o teu jeito, voz e beleza me arrebata. Ps. Pode me achar machista, etc... Porém você nos domina também pelo aspecto da inteligência. Abç do Rio! Cruz-maltino RJ.
Longo sem necessidade. Momentos arrastasos. Chatos. Superestimado, na minha opinião. Mas eu sou só uma leitora comum, procurando bons motivos para fazer o que sempre fiz. Ler.
Romance extraordinário. Pungente. Belíssimo. Demasiado humano. Estou lendo encantado. Como demorei tanto a conhecer essa obra-prima??
Olha, eu gostaria de incialmente lhe parabenizar! Que trabalho ímpar! Análise muito meticulosa, dividida e abrangente. Acabei de ler essa obra e após realizar minha resenha pessoal para o meu registro privado vim ver o que outros leitores acharam. Essa qualidade... Esse refinamento em um vídeo, eu só conhecia aqui no TH-cam, no trabalho da Tatiana Feltrin. Primeiro vídeo seu que eu vejo e definitivamente vou acompanhar o seu trabalho daqui em diante!
Se me permite fazer uma crítica, esse é um comportamento que eu vejo em várias pessoas que produzem conteúdo literário e sinceramente, me incomoda a beça, as vezes estou despreparado e sou pego desprevenido.
Spoilers; sim, a senhorita perfeitamente preveniu o público sobre os spoilers de Os Buddenbrook, e sobre isso nada tenho a dizer, contudo, gostaria de recomendar que quando fosse realizar os paralelos com outras obras, do autor ou não, prevenisse o público visualmente.
Na edição, um aviso seria excelente. "Nós próximos 5s spoilers sobre Anna Karenina", "Doutor Fausto", etc, sabe?
Eu fico totalmente desestimulado ao receber qualquer spoiler sobre uma obra que tenho interesse. Gosto de ler em branco. Nem sequer a sinopse costumo ler, procuro evitar tudo ao máximo. E certas características que estejam presentes, assim como outros tipos mais pesados de spoilers, em outros livros que porventura a senhorita faça um paralelo me jogam lá no chão.
Enfim, é uma solicitação. Uma crítica. Por gentileza considere implementar esse complemento visual, acredito que só agregaria a sua qualidade. (Se é que já não o faz, afinal esse é primeiro vídeo que vejo e ele é de 3 anos atrás).
Estava pra começar Anna Karenina e recebi um baita spoiler de um outro vídeo qualquer e sinceramente, não consigo nem continuar, estava nas primeiras páginas! Estou esperando há mais de que meu cérebro esqueça essa lástima para começar: ATÉ AGORA NADA!
Finalmente li esse livro e gostei bastante, achei a forma de descrever cenários, pessoas e contextos bastante detalhada e bonita, mais até do que a construção dos personagens. Minha única frustração é o fato de a Tony não ter reencontrado o primeiro amor dela. Passei todo o tempo esperando por isso, mesmo que fosse para dar completamente errado também.
Vi até a metade e adicionei o livro na lista de desejos 😂
Hahahhahahahah gosto assim!
Hahahahaha tamo junto! Tá lá na minha lista esperando promoção! 🤣
Tá em promoção na Amazon
@@ericav3551 quanto estava, há dois anos? Rs. Curiosidade mesmo.
"Os Buddenbrooks" é uma leitura marcante para toda a vida de quem se dispuser a adentrar o romance. Um aspecto muito curioso do enredo é como os dotes, devidos pelo pai da noiva, conforme o costume vigente na sociedade alemão da época e que aparece em muitas culturas, tem um papel importante na ruína da família. Imperdível. Parabéns pela bela e apaixonada resenha!
O meu chegou ontem, tá no plástico ainda. Comecei A Montanha Mágica e foram simplesmente 4 horas seguidas de leitura. Thomas Mann é simplesmente o melhor autor que eu já li
É um dos meus livros preferidos da vida! E Thomas Mann, na minha humilde opinião, só perde para Tolstói =)
@@PalomaLima A Montanha Mágica tá sendo alternado com Anna Karenina kkkkk
Terminei de ler recentemente, Paloma, infelizmente não tive uma experiência tão incrível assim, apesar de ter gostado, a resenha gostei muito como sempre.
[COMENTÁRIOS COM SPOILERS AQUI]
Pessoal, caso alguém queira comentar abertamente sobre o enredo do livro, respondam a este meu comentário ou sinalizem em caps lock no início do comentário que o seu comentário contém spoilers!
Eu tinha me sentido mal quando me identifiquei tanto com o Hanno, justamente o personagem que simboliza a decadência em todos os seus aspectos. Mas agora sabendo que existe muito do Mann no Hanno, me sinto melhor hahahah Obrigado pelo conteúdo maravilhoso, Paloma!!
A morte da consulesa e os momentos que antecedem a morte do Thomas ficaram na minha cabeça por dias... e olha que esse é o livro mais divertido dele, to ansioso pra pegar as obras mais pesadas dele! Só li Os Buddenbrook, acha que ja posso subir a montanha?
Amo o jeito que você descreve os livros, não tem um que não da vontade de ler!! Não querendo comparar mas ja comparando haha, é totalmente diferente de alguns booktubers que só jogam o livro ali pra fazer mercham...
Obrigada, Bruna!
Thomas Mann está na lista de autores que lerei ano que vem, obrigada Paloma 🤩 pelo seu trabalho impecável e a forma como fez a sua resenha.
Oba, Glenda! Espero que goste do Thomas
Gostei tanto da sua resenha sobre essa obra monumental de Thomas Mann q ate me inscrevi no seu Canal. Parabens !
Do Thomas Mann eu só tenho A Montanha Mágica. Estou querendo comprar Os Buddenbrook, pois eu gosto muito de romances que retratam decadência de famílias. Os Maias; O Som e a Fúria; Crônica da Casa Assassinada.
Thomas Mann 💙💙💙 Realmente vc tem uma conexão com a literatura em língua alemã que inspira ✨🤓😍❤️
Excelente resenha!
Gostei muito de alguns monólogos do Thomas Buddenbrook. É um personagem fascinante, assim como a Tony, que começa irritante, mas que cresce em simpatia e complexidade ao longo do livro, além de ser engraçado quando o narrador sutilmente zomba um pouco dela. Christian, apesar de bobo, também gera bastante empatia e partes engraçadas, as discussões dele com o Thomas são memoráveis.
Embora não tenha aqueles longos diálogos filosóficos de Montanha Mágica, há muitas questões sociais, religiosas e mesmo filosóficas que circundam o livro.
Vale mt a pena ler
Acabei de conseguir na lista de espera do prime day! =) completamente influenciada pelo seu amor por esse livro!
Excelente resenha! Li A montanha mágica há muitos anos e reli a pouco tempo. Vou ler este. Estou lendo Contos completos de Tolstoi da Cia. das Letras, preço razoável, Cozac Naive muito caro, me aguarda na estante O som e a Fúria, recomendados por você, estou adorando os Contos. Só tinha lido Ana Karenina, Guerra e Paz não encarei na juventude nem quero agora. Adoro seus vídeos. Parabéns!
Quem acompanhou a leitura no insta estava ansioso por esse vídeo hahahah
😂😂😂 espero que a ansiedade tenha valido a pena!
Thomas Mann....eu sou apaixonada por ele ❤️. # o melhor
Somos duas 💜
Paaa, li recentemente esse livro maravilhoso e voltei aqui para ver a resenha para ver a parte que eu não tinha visto antes. E faço das suas palavras as minhas! Que livro! Amei demais! Eu também adorei a Tony! Virou um livro favorito da vida e a personagem também! Achei muito bacana ter lido Tonio K e A Morte em Veneza, antes, pois vi muitas familiaridades. Amei demais!! Ficaria aqui até amanhã falando dessa história!
Spoiler: Eu gostaria que ao final a Tony tivesse sim ficado com o rapaz que ela conheceu na juventude. E fiquei chocada com a premonição do Hanno!!! Eu imaginava por outro motivo, mas foi tudo surpreendente.
Dando like antes mesmo de ver pq esperei muito por esse vídeo! É o que faltava pra tirar o meu da estante 🤩
Maravilhosa 😍 quando tirá-lo da estante, não deixe de me contar!
Preciso ler mais obras de Thomas Mann. Li apenas Morte em Veneza pois na época estava vendo na sequência todos os filmes de Luchino Visconti e antes de ver a adaptação que ele fez decidi ler o livro. (O mesmo aconteceu com O Leopardo e Noites Brancas).
Sabia que a mãe do Mann escreveu uma autobiografia? "Aus Dodos Kindheit" que foi publicada postumamente em 1958.
Não sabia!!! Agora quero hahaha
as descrições são um verdadeiro banquete! já tinha lido morte em veneza e tonio kroger, estou amando o mann romancista mais do que nas novelas
Estou lendo e AMANDO❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Acabei de ler. AMEI!!!!!❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Obrigada pelo exelente video👏👏
Livro maravilhoso!!! Gostei mais ainda depois que assisti ao seu video !
Obrigada Paloma!!!🥰🥰
Terminei agora a leitura, coração na boca! Hanno...
Os Buddenbrook dizem que apesar do tamanho ser maior que o Morte em Veneza é mais tranquilo de ler. O Morte em Veneza tem muita filosofia.
Sim! Achei "Os Buddenbrooks" mais tranquilo que "Morte em Veneza", mesmo =)
Não conhecia o livro fiquei sabendo aqui pelo seu canal, terminei de ler e concordo com você é sensacional , não por acaso foi agraciado com o Nobel de Literatura em 1929, e a explanação que você faz sobre os aspectos do livro é sensacional. Parabéns e grato pela indicação.
Oi, Paloma, tudo bem?
Não sei se vc conhece, mas... o João Silvério Trevisan tem um romance chamado ANA EM VENEZA que narra a história (entre outras linhas narrativas que se conectam ao longo do romance) de uma suposta empregada negra (uma mulher ex-escravizada) da família Mann, a Ana, personagem título. É um livro lindíssimo, uma escrita muito poética que traz alguns dos temas de Mann (a estrangeiridade, o sentimento de não-pertencimento, questões de arte e estética, questões de identidade etc etc). Uma das personagens principais é a Julia da Silva-Bruhns (a mãe do Thomas Mann), quando criança vivendo em Paraty e tendo que ir embora para Lübeck com a família. Nesta parte do romance é discutido sobretudo as questões de identidade... uma obra espetacular que traz muita intertextualidade com a obra do Mann. Indico.
Parabéns pelo vídeo!. Muito bom este formato que você adotou. Gosto muito da parte que você analisa a estrutura e a linguagem do autor e da obra.
Que legal! Estou lendo A Montanha Mágica, mas sua resenha me convenceu a ler esse também! 😍
juliana siqueira
Subindo A Montanha Mágica, né, minha filha? kkkkkkkkkkk
Ainda não o li, porém, sei que há descrições incômodas sobre o estado de saúde dos pacientes do sanatório, mas vejo tanta resenha positiva sobre a obra que nada como vencer o espanto e se internar no local junto com o protagonista.
Boa leitchura!
Alex Rossimartin,
Sete (7L) Lagoas,
MIN/\S GER🔺ES,
Dyst(r)opic Braz(s)illness,
em 17 de dezembrusco de 2020.
Li montanha mágica esse ano, mas coloquei na lista esse... Parabéns pelo trabalho, é muito bom
Muito obrigada, Igor! Você encontrará um Thomas Mann diferente em "Os Buddenbrook", mas ainda assim maravilhoso
Ja ouvi falar muito dele e ouvir sua resenha da vontade de ler na hora😍
Estou pra comprar livros deste autor. Bom trabalho 👏👏👏parabéns pelo vídeo.
Muito obrigada, João! E certamente não irá se arrepender das compras =)
Já estava na lista de desejos, depois dessa resenha vou ter que me apressar pra ler, fiquei muito instigada!
Já separei Os Buddenbrook para ler em 2021, voltarei aqui sem dúvida!! 😘 Análise interessantíssima!!
Eu acho que você vai amar, Maria!
Que vídeo, MTA qualidade e conteúdo! Não queria spoilers mas queria vê os 30 min , que vida kkkk mas quando eu ler ele volto aqui p terminar 💗 ansiosa p ler Doutor Fausto!
Obrigada, Laura! 💜 e também estou ansiosa para Doutor Fausto!!
Eu estou lendo e amando.
Meu 1o Mann. Uma grande estreia 🎉❤
Já tinha escolhido pra ler ano que vem. Passo aqui após a leitura.
Ahhhh, tenho muuuita vontade de ler esse livro, e esse vídeo só me deixou mais ansiosaaa! Amei Pa ❤️
Aaaaah, fico muito feliz! 💜 espero que leia em breve e que goste tanto quanto eu!
Já tinha ouvido antes que esse era o melhor livro para começar a ler Thomas Mann, mas depois da sua indicação eu tenho certeza! Volto para ver o final depois que eu ler HAHAHA Tô muito ansiosa para expandir meu conhecimento sobre a literatura alemã, que até o momento se resume em Goethe e seu jovem Werther 😂
Já ansiosa para ver os seus comentários sobre a parte com spoilers, rs! Vai me contando o que está achando quando estiver lendo! E no ano que vem teremos mais literatura de lingua alemã por aqui =)
Vídeo maravilhoso!!!❤
Agora posso assistir ao vídeo, terminei os Buddenbrook :)
Também amei o posfácio.
Ganhei há bastante tempo esse livro, no entanto ainda não o li. As resenhas e estudos lidos indicam ser uma grande obra. Será meu desafio para 2021, ano em que irei lê ou reler obras épicas.
Com certeza será uma excelente leitura, José! Depois me conta o que achou =)
Ótimo vídeo! Acabei de ler o livro, achei demais e melhor ainda poder assistir esse vídeo comentando do livro, enriquece muito a leitura e o entendimento.
amando a qualidade do canal, seus vídeos de resenha me fazem querer ler tudo 💖💖 já coloquei na lista de desejos, assim que puder vou começar thomas mann por ele!! 🥰
Aaaah, fico muitíssimo feliz em saber, Gabriella!
Quero muito ler esse livro e os outros do autor!
Oi, Paloma!
Adorei o vídeo! Eu já tirei o meu livro da estante e pretendo fazer a leitura em janeiro (logo no início do ano mesmo, porque nos anos anteriores eu pretendia ler esse título e acabava não lendo hahaha).
Quando terminar de ler vou voltar aqui para assistir a parte com spoiler.
Beijo!
YAAAAY
Eu já estava ansiosa para o meu livro chegar, depois desse vídeo estou mais ansiosa!!!
Adorei o vídeo! Belo trabalho
Bom Dia! Teu canal é excelente. Estou conhecendo o Thomas Mann melhor agora. 🥰🤗
Oi, Gianne! Muito obrigada! 💜 você está lendo algo dele?
@@PalomaLima ainda não, acho que vou começar por esse de hoje. Adoro livros da metade do século 19 até meados do 20. Será que pra iniciar o Thomas Mann esse seria o melhor?
Vim terminar hoje seu vídeo. Acabei de finalizar essa obra incrível!
Meu primeiro Thomas Mann!
Só li porque esse vídeo me deixou muito instigada e te agradeço profundamente!
Aaaaaaah 😍😍😍 feliz demais que você gostou, Milena! Esse livro não tem defeito algum, na minha humilde opinião
@@PalomaLima ❤️❤️❤️
Obga. Talvez eu leia.
Enquanto estou lendo eu sinto esse carácter meio cômico e meio emocional - como se ele não estivesse apenas tirando com a cara dos personagens, mas também sentisse uma empatia, ou simpatia por eles (quase uma nostalgia crítica).
Sobretudo em relação à Tony. Às vezes parece que ele está zombando dela, mas em outras há uma certa pena por ela ter que carregar todo aquele peso da tradição
Sempre bom ver as resenhas da Paloma. É um aprendizado!
Obrigada pela generosidade, Flo!
Amo demais esse livro! Mas A Montanha Mágica consegue ser ainda melhor! 🥰🥰🥰🥰
De fato! "Os Buddenbrook" não é tão grandioso como "A Montanha Mágica", mas, ainda assim, maravilhoso à sua própria maneira
Concordo plenamente!
Palomaaaaa!!!! Você é maravilhosa!!! Lá vai eu toda serelepe comprar esse livro, eu já tinha deixado na minha lista da amazon desde que você falou dele no insta, muito obrigada pelas dicas incríveis !!! Beijosss ❤️🥰
Oi, Jaque!!! Muito obrigada pela generosidade
Eu gostei mto desse livro também. Sou apaixonada pelo autor também, o meu próximo dele será ou o eleito ou o novo, de contos.
bjins
Tanto “O Eleito” como os contos são sensacionais, Leila!
Muito bom o vídeo. Comprei o livro para ler. Boa indicação
estava tão animada pra esse vídeo!! ♥️
pensando seriamente em colocar Os Buddenbrook na lista de livros pra 2021 👀 hahahaha
Sou suspeita para falar, mas super apoio "Os Buddenbrook" na sua lista de 2021
Adorei o vídeo e passei a ficar hiper ansioso para ler o livro, pois já sou fã incondicional do Thomas Mann!
Parabéns pela forma que você comenta e pela maneira que você faz os seus vídeos!
Apenas uma observação:
Pelo que entendo de todo que já li sobre o assunto, o Thomas Mann, na verdade era bissexual, o que não é exatamente ser homossexual!
Bjs e obrigado por nós ensinar tanto sobre livros!
Excelente conteúdo. Parabéns pelo vídeo!
Obrigada, Marcelo!
Parabéns pelo canal! Tô adorando seus vídeos :) Tô lendo Os Buddenbrook então não assisti a última parte do vídeo mas volto assim que terminar o livro kk
Amei o vídeo, Paloma, excelente e detalhado como sempre!
Muito bom o vídeo! Já coloquei na lista!
Obrigada, Elisa!
Gatinha, terminei agora e voltei para rever o vídeo e ver a parte com spoiler. Livro sensacional. Obrigada por me convencer a ler. 😻😍😻
Imagina! Feliz que tenha gostado 💜
Maravilhoso seu vídeo
Adorei. Terminei de ver o vídeo só depois de concluir também a leitura.
Aaaah, que feliz em saber que gostou! 😍💜
Adooooro ouvir suas análises, incrível!
Obrigada, Elaine!
Obrigada pela dica. Vou pensar em dar uma chance para o Mann através desse livro. O autor nunca me despertou muito interesse e não tenho certeza se iria gostar de A Montanha Mágica.
Obs.: O enquadramento do vídeo ficou ótimo.
Aaaah, pense mesmo! Penso que valerá muito a pena =) e muito obrigada! Comprei uma câmera nova e estou testando algumas coisas, rs
Ahhhhh tô de olho no preço dele! Vou ler e vir assistir! Adorei!
YAAAAY
Esse livro é maravilhoso ❤️❤️
Gostei do vídeo o mesmo tanto que o livro 🙃
Mais Spoiler POR FAVOR. Estou na Montanha ainda mais é bom saber, quando escuto seus comentários fico motivado a ler. Parabéns pelo trabalho.
Voltando aqui depois de ler, e me apaixonar pela obra, para agora ver a parte com spoilers.
Spoilers
.
.
.
.
.
.
.
.
Uma coisa interessante é que a frase que o Hanno comenta que o padre disse para ele sobre sua família já estar em decadência, foi a mesma que o padre falou no velório do pai de Mann.
.
Eu não sei se eu que estava muito louco e emotivo, mas eu achei a cena do Kai no leito de morte do Hanno uma super analogia à Anna no velorio de Thomas, simbolizando que ali também teve um amor impossível.
Eu tô morrendo com a descrição do Christian porque eu sou hipocondríaca e tô fazendo um tratamento reumatológico, O AUGE HAHAHAHA ainda bem que pelo menos eu sou legal
Como faço para adquirir este livro em audiobook (português)? Alguém conhece o caminho das pedras? Sabe me dizer se acho ele aqui no youtube?
Deu até vontade de tirar o meu da estante, ainda está intacto.
Tira, tira, tira! Rs
Gostei
Eu jurava que o namoradinho da Tony ia voltar depois.
Ótimo vídeo
Muito obrigada!
SPOILER
Eu li sem saber nada sobre a vida do Thomas Mann e durante a leitura ficava me perguntando qual personagem seria ele. Por Hanno ser mais inclinado as artes e não tinha vocação nenhuma para os negócios realmente pensei que seria ele. Não sabia que Mann era homossexual e nas cenas que o Thomas repreende o filho por provavelmente já perceber esse jeito mais afeminado (como diriam na época) do garoto fiquei com dó do menino.
Por o narrador se referir a beleza de Gerda como exótica achei que seria a mãe brasileira.
Amei a forma cômica que ele definia os personagens e repetia em cada cena que eles apareciam. A Tony então quando aparecia em cena já me dava alegria.
Acho linda a sua pronúncia de Buddenbrook e fico tentado imitá-la rsrs
Thomas mann era gay? Thomas Mann foi casado por quase 50 anos e teve 5 filhos .
este livro é maravilhoso. postei hoje algo sobre "OEleito".
Vi só metade pois estou iniciando a leitura! Será que poderias passar pra nós a tradução dos nomes que fizeste?...
Oi, Denise! O que está achando do livro? E no posfácio tem várias traduções dos nomes! Não te passo as que fiz porque estou na casa da minha mãe e não estou com o livro aqui, perdão =(
@@PalomaLima Claro, beleza! Vou ver no posfácio então! Me amarrei no início, pois estava ao mesmo tempo “digerindo” a aranha negra, que peguei como uma opção fininha “entre leituras” e me tomou um tempão! Que livro incrível, tanto no formato meio mil e uma noites, vários temas importantes em cada detalhe, a escrita que vai criando camadas de intensidade pra gerar a emoção das cenas, quanto pela “capacidade de assustar” da história kkk... como leio à noite, precisei ir muito mais de vagar do que havia planejado... Ainda estou conhecendo o ambiente e a turma dos Buddenbrook, mas não “criei intimidade” ainda... Obrigada por tua atenção! Vi o anúncio da leitura do Fausto pra março, estou pensando se pego o Fausto do Goethe antes, em fevereiro, como preparo...Mas a meta agora é mergulhar neste livro, pra ver se me apaixono como me apaixonei pela Montanha Mágica! Abço
Comecei ler a Montanha mágica e n terminei. Mas li Utopia. Thomas Man era ilógico. N li tudo...
Paloma, nunca li nada do Mann, você acha esse livro melhor que a tão falada Montanha Mágica?
SPOILER
Uma parte bem rápida no livro mas que me tocou especialmente foi quando a empregada que tomava conta do Hanno foi demitida. Eu tenho minha Bazinha até hoje, tem 93 anos e tem Alzheimer, hoje eu cuido dela, e sim, ela também discutia com minha mãe diversas vezes, mas era da convivência mesmo, e daí? Faz parte. A pessoa serve pra cuidar bem do seu filho, dar amor, ficar com a criança enquanto os pais se divertem, mas "deve reconhecer seu lugar", ou será descartada sem dó, como no livro. E ela era um amor pro menino, vítima da medicina da época (com ênfase aos dentistas). Livro ótimo. Recomendo fazer a leitura deste livro apenas, sem intercalar outras leituras. Pra mim, pelo menos, funcionou assim. Paloma, ótimo vídeo, como sempre.
Gostei dos seus comentarios, seria interessante acrescenta-los aos videos.
No minuto 27... é você que emana Luz e é uma paisagem de manhã outonal.
Cruz-maltino RJ.
Nunca li nada do autor. Um dia eu chego lá!
Já vou passar na frente de uns 15 kkkk
voce vai cair para tras em José e seus irmãos agora vou ler Este Buddenbrooks, a gente troca
Paloma a gente tenta, faz força pra prestar atenção ao teu trabalho, mas o teu jeito, voz e beleza me arrebata.
Ps. Pode me achar machista, etc...
Porém você nos domina também pelo aspecto da inteligência.
Abç do Rio!
Cruz-maltino RJ.
Longo sem necessidade. Momentos arrastasos. Chatos. Superestimado, na minha opinião. Mas eu sou só uma leitora comum, procurando bons motivos para fazer o que sempre fiz. Ler.