O pessoal não entende que o Villa cumpre uma função social. Só nessa entrevista podemos ver varias versões da história. É um aprendizado. Temos que agradecer o Villa por essas aulas.
O fanatismo tomou conta do diálogo político brasileiro. Agora dar palco se tornou num acto informativo e perigoso. Por um lado se expõe a personalidade e por outro os malucos saem do armário.
Tem certa pessoas que não merecem ser lembradas com apreço. Esse indivíduo, é uma dessas pessoas. Não assisto. Se ele tem algo de bom para ensinar, fico na ignorância.
@@Mariazelia828 E quem ta falando de apreço?? Eu não gosto nenhum pouco do Collor. O que ele fez é imperdoável. MAS como um estado democrático existem dois lados. Ele contou o dele. O Villa como comunicador e historiador, cumpriu a função dele de informar e apresentar o lado da história.
Simplesmente extraordinária essa entrevista com o Senador...o qual tive a oportunidade de cuidar como enfermeiro em sua breve internação no Hospital Alemão Oswaldo Cruz...uma pessoa séria...bom caráter... inteligentissimo e de boas intenções...infelizmente por injustiça e pouca experiência na ocasião não conseguiu concluir seu .mandato....parabéns professor por mais uma aula e por nos permitir esse momento de esclarecimento e conhecimento!!!
Boa tarde grande Professor, assistindo essa preciosa live, posso dizer.... Quanto ao passado não se pode fazer nada(se leva um grande aprendizado) construindo a História do Brasil... Mas Fernando Collor está escrevendo um grande Final(com muita dignade), O POVO UNIDO É O BRASIL E SOMOS GRANDE... muito obrigada
Fiz questão de assistir completo 1:18:58 e em nenhum momento foi citado PC Farias / Corrupção. Decepcionante!!@
4 ปีที่แล้ว +10
Eu também assisti, e senão tivesse vivido a época, eu acreditaria pela forma posta, que dada a sua eloquência e serenidade, foi o melhor presidente do Brasil... Só que não!
@@Rapha194 Acho que a ideia da entrevista é dar liberdade pro entrevistado, e os ouvintes formam a opinião (você formou a sua), assim ele enriquece o debate, por exemplo, agora você tem uma ideia melhor de como criticar os erros do Collor. Acho que ouvir pessoas que não concordamos é bom para criar contra-argumentos e aprender com os erros delas (mesmo que elas não admitam).
Acho que o Villa evita "podar" a fala dos entrevistados e constrage-los , afim de possibilitar manter vínculos com outros futuros entrevistados , é uma questão de lógica, senão quem iria se dispor a ser açoitado por palavras e questionamento delicado ? E para um historiador do gabarito do Villa ele sabe muito bem quando o entrevistado tenta agir dissimuladamente , ainda mais o Collor !
Collor: melhor presidente que o Brasil teve! Já era Conservador de Direita alinhado com os EUA. Foi derrubado pelos corruptos juntos com poder da Globo (sem a contraposição da Internet) da época!!!! Pesquisem. Ex.: pesquisem no TH-cam: Anúncio oficial do Plano Collor Rede Manchete (1990). Pelo menos assistam ao vídeo inteiro...
Entendo o sofrimento de muitos com as consequências do governo Collor. Concordo com outros quanto à importância de ouvir relatos e histórias que só ele pode nos trazer. Certamente, prefiro ouvi-lo com um amargor na boca do que ficar na ignorância da História. O passado não mudaremos mais. Aprendamos com ele, pois.
Ouvir o Collor hahaha. Esse cara deveria ter sido expurgado da vida pública. E não foi! Foi uma gestão de tragédia e caos social. Os brasileiros insistem em cometer os mesmos erros.
@@fabioschevinski661 Se depois da redemocratização houve um momento de caos social, esse momento foi no governo Collor. Concordo plenamente, deveria não só ter sido expurgado como preso.
Tenho 40anos e venho me aprofundando ainda mais em política bem como "seguindo" ao Prof Villa. Confesso que já estou admirado que a maioria das pessoas daqui também julgam o mensageiro e não a mensagem... Óbvio que há de se ter empatia com as dores de outrora, mas sem conhecimento jamais é possível deixar de errarmos novamente! * Parabéns professor!👏
Vc não viveu aquela época, portanto, não julgue aqueles que passaram pelas agruras que esse presidente causou, foi cuspido da presidência, rodeado da pior espécie de gente. Vai estudar por si só e pare de engolir só o que esses youtubers dizem, pesquise outras fontes. O villa não vai te contar do jeito que foi. Existem outros historiadores ou pergunte aos mais velhos, afinal essa história não está tão longe. Julgamos sim.o mensageiro, foi extremamente infeliz
Se vale tudo ,por que então não entrevistar José Dirceu por exemplo? Ele foi uma figura muito importante ,foi chefe da Casa Cível . E porque não a Dilma? Que foi Presidente. Será que o Collor moralmente é melhor que esses outros ? Coerência é bom ,e dá confiabilidade! Para compreender a história é só ler os livros disponíveis .Inclusive o Prof Março Antônio Villa tem um livro sobre o governo do Collor.
@@dialmeida1282 Como minha família era pobre, realmente não sofremos (não tínhamos dinheiro em banco). Lembro apenas do sofrimento dos meus pais com a inflação (pobre na inflação não conseguia comprar o básico pra sobreviver, já o rico 🤔 investia). No entanto, acho interessante conhecer a história para evitar os erros do passado.
Neste período a dor do rico era bem diferente da dor do pobre! Sei que mtos sofreram com a perda de suas contas. No entanto, se a inflação continuasse o pobre não conseguiria comprar a cesta básica com o salário mínimo.
Stefano concordo com sua colocação. Justamente por não termos maturidade politica, e por não valorizarmos toda nossa verdadeira história, é que chegamos no que temos hoje. Se olharmos por exemplo para a Alemanha, creio que entendemos a importância de olhando o "passado" construirmos um presente e um futuro melhor. Essa é minha opinião e respeito quem não veja da mesma forma
A primeira vez que votei foi na eleição do Collor, e foi tbem a minha primeira frustração pois não queria que ele ganhasse. Não sei como esse homem consegue dormir bem sabendo que houve muitas falências e até pessoas que se suicidaram por ele tem confiscado a poupança da população. Infelizmente passaram 30 anos e o povo continua votando errado, buscando mitos, caçadores de marajás, etc e etc
@@vmp4656 tens razão. Mas exatamente por isso é que depois deste tempo todo, infelizmente, chegamos ao que vemos hoje no governo. Educação de base e de boa qualidade, seguindo até a formação acadêmica, conhecimento de história e principalmente da nossa história (da verdadeira) e valorização da docência. A consciência política é absolutamente necessária para construirmos uma nação próspera e não chegarmos por exemplo em situações vexatórias
Barbara, também foi minha primeira experiência como eleitora e não votei nesse mandrião, me frustrei com o resultado até o dia do impeachment. Como tinha gente iludida na campanha dele, igualzinho ao que vimos na última eleição. Eu sabia que ia dar m**da nos dois casos. Que tristeza. ...nada mudou😣
Realmente, eu vivi essa época e tive minhas minguadas economias bloqueadas por um bom tempo, naquele tempo eu começava a comprar e vender uns carros velhos pra ajudar na renda e me lasquei com o dinheiro preso. Foi devolvido é verdade mas o mal já estava feito, pessoas cometeram suicídio, outros que iam trocar de residência venderam a casa e o dinheiro foi confiscado entre as operações, foi uma loucura repudiada pelo mundo inteiro na época. É óbvio que a inflação caiu num primeiro momento pq toda atividade foi impactada mas não havia nenhum plano para "o depois"....e, tudo culminou com a retirada dele da presidência, até pq foram descobertos vários casos ilícitos na presidência com episódios do PC Farias entre outros.......ele se dizia "O caçador de marajás"....kkkk
Concordo plenamente com você Luciano. Era adolescente e ainda não pudia votar, mas meus pais votaram nele por influência de amigos. Meu pai também teve suas economias bloqueadas. Recordo bem do escândalo mundial que foi na época. O primeiro Impeachment no Brasil.
Não teve nenhum "caso ilícito". Teve uma compra de um Fiat Elba mal explicada, problemas na prestação de contas... ele foi inocentado de tudo. Isso foi só razão política. O problema de Collor foi um plano econômico incrivelmente estúpido. Um plano, ademais, copiado do programa do PT, e encampado pelo "genial" trio da UNICAMP: Zélia Cardoso, Ibrahim Eris e Antônio Kandir. O problema de Collor foi o problema do país desde 1950: Analfabetismo econômico. O único que se opôs vocalmente ao plano no Congresso foi Roberto Campos. Passou na maior facilidade, e já negociado antes da posse. Por hipótese, se Collor tivesse colocado Gustavo Franco, André Lara Resende, ou mesmo José Guilherme Merquior, que foi seu conselheiro durante a campanha, ao invés da priminha cretina, seria hoje lembrado com ternura, ao invés do asco coletivo. Mas cometeu o mais grave erro que poderia ter cometido.
Historiador não é político para favorecer lado A ou lado B. Historiador é um cientista que tem como função, analisar criticamente os acontecimentos do passado, para entendermos o presente. Do que valeria a história se limitassemos apenas de fatos que nos agradassem? De nada valeria.
Para quem como eu interessa-se em conhecer a história política do nosso país, nada como conhecê-la através de seus reais protagonistas, independentemente do papel que tenham desempenhado na história..
Você sabe o que é Marco Antônio Villa, a casa dele vai cair , pois ele é pago por Dória e GLOBO...olha a fala dele , olha o preconceito ...ele chama os outros do que ele é, só lembra os amigos que trabalhavam com ele , esse cara é um imbecil !!!!
O que algumas pessoas não percebem é que jornalistas têm que se manter, independente do governo vigente. Não acho que fica puxando saco desse ou daquele. Já escutei Villa dar porrada em todos.
Professor, essa foi uma das melhores entrevistas. Não por admiração ao Collor, pois não tenho nenhuma. E sim porque eu nunca tinha ouvido o momento histórico do governo dele sob a ótica dele. Parabéns. Infelizmente as pessoas acreditam que você só deve entrevistar quem você admira/simpatiza. Pessoal, avaliem a entrevista com a perspectiva histórica de comparação de momentoa históricos.
Ô Villa, eu te admiro e não vou deixarde te seguir, mas dar palco pro Collor? Não tinha outro, ou outra, mais qualificado, ou qualificada?
4 ปีที่แล้ว +7
Perfeito comentário, não deixarei de ouvir as entrevistas e lives, contudo hoje ele errou na escolha, há varias personalidades na politica e economia que seriam melhores que o Collor
Infelizmente, o brasileiro possui memória curta, esse senhor não deveria ser tratado com toda essa reverência. Ñ se diferencia em absolutamente nada dos corruptos atuais. Esse faz parte da velha caterva, deveria ter sido preso. Vergonha alheia Collor de Melo.
Villa cada vez mais perdendo a credibilidade, reverenciando gente como essa...sem dizer q fez o mesmo com o bandido do Delfin Neto, só quero ver como ele vai receber o Sarney,com certeza vai ajoelhar e bj a mão do veio, lamentável
Professor Villa é historiador, sendo assim, ele deve ouvir todos os lados da história, mesmo que isso signifique um dia entrevistar o Mandrião. Parabéns Villa.
Eu adorei professor, eu vivi esse tempo do Fernando Collor, realmente foi um fenômeno a campanha era o caçador de marajás ... lamento não ter dado certo .... mas tudo ocorreu de forma democrática ... e começou com um carro Elba e uma cunhada, lol ... achei muito interessante a explicação do relacionamento do governo com a Câmera antiga e a Câmera nova ... realmente a nova composição estava comprometida com as promessas de campanha para melhorar o país ... a hiperinflação era horrível... e tinham que quebrar o ciclo ... e o confisco das contas foi impactante .... todo mundo amanheceu igual ... e isso foi um choque .... e deu tudo que deu... e hoje ele se arrepende do trauma causado ... as considerações finais também muito pertinentes... pra mim professor mais uma ótima entrevista, obrigada, parabéns e até...
Primeiro vou assistir, mas acho que, por se tratar de uma pessoa que sofreu um processo de impeachment, faz parte da história e deve ter vivido fatos que valem a pena ser registrados. Villa é historiador, gente. Ele fez livro sobre o Collor. Acham que ele não o entrevistou na época da feitura do livro?
@@josesobral3313 verdade nenhuma. Vão lá ver a história do Collor. Não repitam essas opiniões sem conhecer. Povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la.
Prezado,esse senhor praticou vários crimes, confisco de poupança, seu secretário PC Farias lavou muito dinheiro, em seu passado existe vários crimes, antes de ele ser devidamente removido da presidência, ele renunciou, pra manter seu direitos políticos, nessa época o povo Brasileiro foi às ruas no movimento denomido caras pintadas. Enfim existe um mal enorme que esse senhor causou ao povo Brasileiro, eu só quis resumi um pouco. Vá estudar mais um pouco o senhor! Outra coisa Brasileiro tem a memória tão curta que esse senhor conseguiu se eleger de novamente.
Parabéns Villa por mais uma entrevista histórica, muito se avançaria na democracia brasileira se todos se atentarem aos fatos e personagens que participaram da historia deste país , Erros e retrocessos seriam evitados. Porém , não posso deixar de comentar, um ponto obscuro desta entrevista não foi abordado, o caso PC Farias continua sem um desfecho definitivo, no restante os planos e ações de Collor e seus efeitos já são conhecidos. Desastres que hoje poderiam ser evitados , estão aí a nos assombrar.
Parabéns pela Entrevista professor. Eu fico imaginando esse"democratas"que só querem ouvir um Lado. O professor Villa é um historiador e querendo ou não gostando ou não Collor foi presidente da República.
Nem se vê que vc não viveu naquela época. Melhor procurar outras fontes pra saber dele. Pergunte aos mais velhos, por exemplo. Aqui com o Villa vc não vai conhecer o que realmente a presidência dele causou a esse país
Nesse caso peça ao Villa que deixe a militância política de lado para se dedicar exclusivamente à História. Assim poderá entrevistar quem quiser sem julgamentos.
A parte ruim e podre da história, meu filho. Tenho 53 anos e sei bem o que foi esse Collor. E nessa entrevista faltou tocar em vários assuntos desagradáveis... Ou seja: não aprendeu nada! Eu sim, pq passei por ela.
Está claramente inebriado pela possibilidade de entrevistar ex-presidentes, e fecha os olhos de forma descarada aos crimes cometidos por eles. Vila passa Uma menagem que "Todo homem tem seu preço"
Escutar todo mundo é importante e o que eu curto nas entrevistas do vila é o fato dele não confrontar os convidados mas permitir que eles se sintam a vontade para se posicionar sobre questões polêmicas. Juizo de valor agente faz depois de escutar de todos os lados
Eu era uma das que nao suportava o Professor Villa e hj sou uma inscrita e nao perco uma live dele rsrsrs eu fazia parte da Catervaaaaa kkkkkkk,mas sempre procurei escutar a oposiçao e hj passei a admirar esse Homem,as lives dele sao as melhores e oq mais acho admiravel quando ele convida alguem para entrevistar ele deixa a pessoa se expressar livremente e vc que esta assistindo tire suas próprias conclusoes,isso sim é uma Democracia parabens por esse canal 👏👏👏👏,
Querido Villa, não se assuste por tantos dislike, para nós, os mais velhos, não dá para esquecer quem foi esse "caçador de marajás". E nem do confisco das poupanças(Zélia) no governo dele. E outra, até hoje não consigo entender esse homem ainda na vida pública. Como tiveram coragem de votar nesse cara.
Odair ele quebrou o monopólio das distribuidoras de petrolio hoje várias destribuidoras brasileiras os carros eram verdadeiras carroças a pouca a80 porcento ao mês não tinha dinheiro para pagar
Gosto muito do canal mundo proibido. Ainda hj vi lá o mapa de Nikola Tesla. Me alegro em vê-lo aqui, vendo aqui do notável professor. Gratidão por seu trabalho e sucesso pra sempre.
Prezado Marco Antônio Villa, gostaria muito que o senhor fizesse uma entrevista com a Marina Silva. Acredito que ela tenha muito a acrescentar no contexto que estamos vivendo.
Aprecio muito o seu engajamento Prof na luta árdua pelo o Brasil, mas não há sensatez e tolerância quanto a entrevista postada. Considero afrontosa, por ter sido parte de um passado maculoso ao País, entrevistar esse cidadão!
Um coisa é certa: ao ouvir Collor, a despeito de sua trajetória política, dá até vontade de chorar se compararmos sua oratória com a do atual presidente.
Uma vez, ouvi um senhor na fila da lotérica dizendo que o povo agiu de "má fé" nessa época. Aproveitou a inflação altíssima e começaram a vender os bens e aplicar o dinheiro na poupança.
Meu avó acusou a propria filha de roubo pq o dinheiro tinha sumido. Depois descobriu que quase 50.000 cruzeiros ou era cruzados n lembro foi roubado por esse safado ai...Meu avó morreu de mal da propria filha.
Tudo é História!! Penso que essa eleição deveria ter servido para as outras posterios, mas ainda continuamos ignorando a história do Brasil. Povo que não conhece sua história está fadado aos mesmos erros!
Sou bancário aposentado. E o problema maior, enfrentado na época, foi perceber duas situações distintas na poupança, causada por um erro grotesco na formulação da MP que determinou o bloqueio, pela ministra Zélia, que foi o seguinte: Se um cliente abriu a sua caderneta de poupança no dia 12/02/1990, com R$ 100.000 e outro, no dia 13/02/1990 também com R$ 100.000, então o que fez a poupança no dia 12 levou uma enorme vantagem, porque foi considerada a conversão somente em Abr/1990, tendo ganho 84,32% de juros em março e mais 72,2416(ou próximo disso)% em Abr/1990, para depois converter, enquanto que a do dia 13, por força da MP, foi convertida em 15/03/1990, e não teve os 72,2416(ou próximo disso)% no mês de Abril, como aconteceu com a do dia 12. Isso trouxe muita revolta e sentimento de prejuízo entre a população, e não foi nada fácil para quem trabalhava no setor bancário explicar isso para aos clientes, os quais muitos mostravam-se revoltados e ameaçavam os funcionários da instituição financeira. Na esteira da "desvantagem" da poupança do dia 12, foram todas que tinham como data de 01 a 11 também (que foram instituídas inclusive em março 1990 e antes), enquanto que a mesma "vantagem" ocorrida na do dia 13, aconteceu para as contas do dia 14 a 28, abertas, evidentemente, antes de março de 1990 (a poupança ia até o dia 28).
Como funciona o Brasil? Sérgio Buarque de Holanda definiu o Brasileiro como um Homem cordial. E e no raízes do Brasil diz que o Brasileiro é um Homem que funciona pela paixão e não pela razão. Então no Brasil nós consideramos que as ideias elas tem que ser uma adesão pessoal. Você só pode sentar com quem você concorda 100% ou seja se o Villa está entrevistando o Collor significa que o Villa gosta muito do Collor. Essa é a mentalidade do Homem cordial.
@UCI829E_UusSVMX-xlfG9HaA aham, que confiscou a poupança de todo mundo(nego na época até se matou por causa disso) até o Fidel castro na época, disse que nem ele teve coragem de confiscar a poupança dos caras em Cuba kkkkkkkkkk
@@adoniasrneto que papo de bolsominion do kct! Baba ovo e capacho americano. Veja sobre a fortuna acumulada do Collor, ele tem uma dúzia de carros importados, de lamborghini a Ferrari! Tudo com IPVA atrasado, belo político honesto temos aqui.
Roberto, penso que todos devam ser ouvidos, o que nāo siguinifica que concordemos. Mas é uma possibilidade de fazermos uma avaliaçāo histórica com uma visāo clara da realidade. Essa é a minha opuniāo com total respeito a sua.
Sem esquecer do Aécio Neves, deputado federal ou, do Maluf, que precisou ir preso pra depois ter o mandato cassado. Muita gente ainda vota sob a lâmina do carisma.
ESSE É O PAÍS ONDE O TRABALHADOR É PUNIDO, MAS SEUS DIRIGENTES CORRUPTOS SÃO RECOMPENSADOS E PROMOVIDOS Á *EXCELENTÍSSIMOS*... VERGONHA!!!... VERGONHA!!!... VERGONHA!!!...
Parabéns professor, isso é aula de democracia. Ampliar debates político seja quem for o protagonista. Respeito a todos é fundamental, respeito a caterva extremista não pratica.
Vamos então trazer para entrevista todos os presos, pois isso é que seria a real democracia! (lembrando que esse entrevistado ícone da história só não está na prisão pelo foro privilegiado que tem, réu enroscado pela lava-jato que é)
@@mariob7791 é com entrevistas como essa que se aprimora o senso crítico (para concordar ou não com determinadas visões); até porque não existe verdade universal.
Discordo veementemente!! Uma das poucas coisas que ainda salva dos discursos do Olavo de Carvalho é : "Você não tem que respeitar todo mundo. Só respeite quem respeita você." E esse aí acabou e colocou no fundo do poço muitas famílias!!
"O poder seduz." Essa característica se faz super presente em todas as esferas do poder no Brasil. Brasília é uma ilha da sedução. O problema é que a conta desse luxo todo fica para o contribuinte, o pagador de impostos.
Retirei minha poupança dias antes dele fazer o que fez, mas soube que muitos faliram e alguns se suicidaram. Porém respeito a escolha do Villa e continuarei inscrita aqui. Só não vou assistir ao vídeo. Isso é democracia
@@muggy_chan então deveríamos ouvir um pedófilo? Estuprador? Assassino? Seria o mesmo que pedir opinião de um estuprador sobre o estupro Não sei você, mas não vejo necessidade alguma de ouvir um criminoso Há muitas outras pessoas com conhecimento para somar na minha vida, por isso nem iniciei o vídeo Só cliquei na esperança de ter sido uma brincadeira, mas infelizmente me enganei
Rafael concordo contigo, o que um criminoso vai acrescentar em nosso pensamento? Acredito que a maioria nem vai ver a entrevista completa, seria melhor trazer alguém do bem que trouxesse conhecimento para as pessoas, não esse merda do collor
Bom Dia! Professor Villa, interessante no seu papel de historiador disponibilizar no seu acervo de livros escritos, história do Brasil. não apenas através das páginas dos livros, mas através de suas entrevistas. Portanto magnífico seu papel de professor e historiador. Parabéns pelo seu papel perante a história Brasileira. Independente de cada papel, do seus entrevistado, devemos respeitar o espaço e cada convidado em seu espaço de entrevista.
Há controvérsias, no presente caso, a memória ainda está bem viva, nada a acrescentar, nengum exemplo ou atitude que mereça louvor. Passado a ser enterrado, lembrança ruim para o brasileiro.
Este é o papel do historiador. Sendo bom ou péssimo governante , a história deve ser contada. Parabéns professor Villa. A história não pode ser contada apenas pelos bons momentos. Maria Paiva BH.
A GRANDE VERDADE DO BRASIL PARA OS BRASILEIRO QUEREMOS SIMPLESMENTE O BÁSICO COM QUALIDADE, SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA E INFRAESTRUTURA MELHOR
O Rodrigo Maia pode ser entrevistado, ele é o presidente da Câmara dos Deputados. Já o Aécio e o Renan não devem ter nada a dizer. Renan e Aécio já foram presidentes das Casas Legislativas, mas hoje estão mais para Baixo Clero.
Collor: melhor presidente que o Brasil teve! Já era Conservador de Direita alinhado com os EUA. Foi derrubado pelos corruptos juntos com poder da Globo (sem a contraposição da Internet) da época!!!! Pesquise.
Gostei muito da entrevista. Gostando ou não do Collor ele fez parte da história e o Villa ensina o tempo todo ao fazer perguntas sempre trazendo um fato importante. Esse é o melhor canal para entender história do Brasil.
Verdade. Minha mãe perdeu TUDO da Poupança dela. Uma grande quantia. E mesmo lutando muito, não obteve nada de volta. Isso a transformou numa mulher deprimida... 😓😓😓
Excelente entrevista, claro que tenho minhas discordâncias do governo Collor, entretanto, é necessário ouví-lo e é essencial que leiamos o Livro do Professor Marco Antonio Villa, Collor Presidente. Parabéns de verdade Professor Marco Antonio Villa e parabéns ex Presidente Fernando Collor.
Sim, ele foi responsável por muitos erros, mas foi retirado democraticamente do cargo devido a seus erros. Lembro o que o Prof. Villa fala: Qualificar o debate, para isto, ele tem que ouvir todos os lados, desde que queiram falar e tenham o mínimo de conteúdo para tal. Não votaria no ex-presidente, mas quero ouvir, para poder ter dados de todos os lados e formar minhas opiniões. Parabéns prof. Mais uma entrevista que enriquece o debate e seu canal!
Ele escreveu um livro sobre o sujeito. Não dá para jogar confete para esse ser, porém, é mais do que compreensível um historiador querer entrevistar um personagem importante da história brasileira.
Parabéns professor pela excelente entrevista com o presidente Collor um homem que hoje reconhece os erros que cometeu no passado e fala por experiência própria para aqueles que estão no poder não sofrerem as mesmas consequências ou seja o Brasil ainda tem jeito com pessoas estudadas e comprometidas com a História como os senhores
O pai de uma amiga da Faculdade morreu pelo confisco de sua poupança de uma vida inteira. Para o País foi só mais um, mas para ela que já não tinha mãe, foi tudo...péssimo momento...da história, é agora de novo, a sensação horrível de não.poder confiar em nada com relação a governantes.
boa tarde. O que vc descreveu e veridico, muitos colegad ficaram com depressa...O CONFISCO. Epoca negra da historia, como estamos passando agora.Tenho 65 anos gosto de trocar ideias. Um prazer teclar com vc. abracos.
Parabéns Prof. Villa! Só com um debate em alto nível como os que o Sr. vem proporcionando para nós, será possível deixar esse "limbo político" que nos assola a tanto tempo. Independente do convidado, perguntas pertinentes sobre o passado, presente e nos dando a possibilidade de "enxergar" um futuro melhor. Continue com esse excelente trabalho, um verdadeiro "Serviço de Utilidade Pública".
Lembro da minha avó votando nele em 1989 por que "esse é bonito" dizia ela.
Ela morreu de câncer.
O Brasil também.
Concordo Fábio Rodrigues. Que triste nosso país! Só tem mandrião e Orcrim.
Kkkkk ouvi muito na época. Eu devia ter uns 37 anos.
O bonito foi o que fez feio e mais feio é continuar mentindo ,cara de pau.
E ainda hoje tá sugando a teta do Brasil esse...olha vou perder o decoro rs...
@King Soccer verniz vazio ! assim é o papo dele !
O pessoal não entende que o Villa cumpre uma função social. Só nessa entrevista podemos ver varias versões da história. É um aprendizado. Temos que agradecer o Villa por essas aulas.
O fanatismo tomou conta do diálogo político brasileiro. Agora dar palco se tornou num acto informativo e perigoso. Por um lado se expõe a personalidade e por outro os malucos saem do armário.
Tem certa pessoas que não merecem ser lembradas com apreço. Esse indivíduo, é uma dessas pessoas. Não assisto.
Se ele tem algo de bom para ensinar, fico na ignorância.
@@Mariazelia828 E quem ta falando de apreço?? Eu não gosto nenhum pouco do Collor. O que ele fez é imperdoável. MAS como um estado democrático existem dois lados. Ele contou o dele. O Villa como comunicador e historiador, cumpriu a função dele de informar e apresentar o lado da história.
A verdade é que ele foi o primeiro presidente mandrião,me lembro bem o país afundando e ele andando de jetski
Lembro! Era um play boy
🤣🤣
Agora aparece pousando de bom moço, se aproveitando que muitos não vivenciaram os momentos difíceis que ele causou no país...
Esse canalha se esconde na capa do foro previlegiado....mas o que e' dele tá guardado....CADEIA....os bens foram interditados....
@@simonesoares6107 para você ver que se manter na vida política não deve ser fácil, mesmo.
Simplesmente extraordinária essa entrevista com o Senador...o qual tive a oportunidade de cuidar como enfermeiro em sua breve internação no Hospital Alemão Oswaldo Cruz...uma pessoa séria...bom caráter... inteligentissimo e de boas intenções...infelizmente por injustiça e pouca experiência na ocasião não conseguiu concluir seu .mandato....parabéns professor por mais uma aula e por nos permitir esse momento de esclarecimento e conhecimento!!!
Boa tarde grande Professor, assistindo essa preciosa live, posso dizer.... Quanto ao passado não se pode fazer nada(se leva um grande aprendizado) construindo a História do Brasil... Mas Fernando Collor está escrevendo um grande Final(com muita dignade), O POVO UNIDO É O BRASIL E SOMOS GRANDE... muito obrigada
Fiz questão de assistir completo 1:18:58 e em nenhum momento foi citado PC Farias / Corrupção. Decepcionante!!@
Eu também assisti, e senão tivesse vivido a época, eu acreditaria pela forma posta, que dada a sua eloquência e serenidade, foi o melhor presidente do Brasil... Só que não!
Aí ele ia fugir
@@Rapha194 Você acha que ele ficaria quanto tempo na entrevista depois de ser chamado de vagabundo?
@@Rapha194 Acho que a ideia da entrevista é dar liberdade pro entrevistado, e os ouvintes formam a opinião (você formou a sua), assim ele enriquece o debate, por exemplo, agora você tem uma ideia melhor de como criticar os erros do Collor. Acho que ouvir pessoas que não concordamos é bom para criar contra-argumentos e aprender com os erros delas (mesmo que elas não admitam).
Acho que o Villa evita "podar" a fala dos entrevistados e constrage-los , afim de possibilitar manter vínculos com outros futuros entrevistados , é uma questão de lógica, senão quem iria se dispor a ser açoitado por palavras e questionamento delicado ? E para um historiador do gabarito do Villa ele sabe muito bem quando o entrevistado tenta agir dissimuladamente , ainda mais o Collor !
O propósito da entrevista não foi uma homenagem mas um resgate de fatos que são, bem ou mal, partes da história do país.
Perfeição em forma de comentário. Vila escreve os fatos muitos ignoram , jornalismo racional é isso .
"Eu repudio e repilo essa entrevista, com toda a veemência da minha força interior e do meu coração" - Collor, Fernando.
Uma grande pantomima e uma patuscada
Eu tb
_"Quero, que às engula e as digira como achar conveniente"_
Collor: melhor presidente que o Brasil teve! Já era Conservador de Direita alinhado com os EUA. Foi derrubado pelos corruptos juntos com poder da Globo (sem a contraposição da Internet) da época!!!! Pesquisem. Ex.: pesquisem no TH-cam: Anúncio oficial do Plano Collor Rede Manchete (1990). Pelo menos assistam ao vídeo inteiro...
Isso é uma Pantomima uma Patuscada, um devaneio, um sonho de uma noite de verão.
Entendo o sofrimento de muitos com as consequências do governo Collor. Concordo com outros quanto à importância de ouvir relatos e histórias que só ele pode nos trazer. Certamente, prefiro ouvi-lo com um amargor na boca do que ficar na ignorância da História. O passado não mudaremos mais. Aprendamos com ele, pois.
Uma vez rato sempre rato, é uma questão de caráter. Fim caro amigo
Excelente entrevista!
Ao historiador a história e a clareza frente aos erros históricos. Sou a favor da entrevista, mas tenho todos os óbices ao entrevistado.
Apoio
O problema é que nesse momento não cabe, não é de bom tom, soma se a isto o fato do Vila ser um computador
Concordo kkkk
Ouvir o Collor hahaha. Esse cara deveria ter sido expurgado da vida pública. E não foi! Foi uma gestão de tragédia e caos social. Os brasileiros insistem em cometer os mesmos erros.
@@fabioschevinski661 Se depois da redemocratização houve um momento de caos social, esse momento foi no governo Collor. Concordo plenamente, deveria não só ter sido expurgado como preso.
Desculpe, professor. mas não da pra assistir o Collor por 1:18:58
Tenho 40anos e venho me aprofundando ainda mais em política bem como "seguindo" ao Prof Villa.
Confesso que já estou admirado que a maioria das pessoas daqui também julgam o mensageiro e não a mensagem...
Óbvio que há de se ter empatia com as dores de outrora, mas sem conhecimento jamais é possível deixar de errarmos novamente!
* Parabéns professor!👏
Vc não viveu aquela época, portanto, não julgue aqueles que passaram pelas agruras que esse presidente causou, foi cuspido da presidência, rodeado da pior espécie de gente. Vai estudar por si só e pare de engolir só o que esses youtubers dizem, pesquise outras fontes. O villa não vai te contar do jeito que foi. Existem outros historiadores ou pergunte aos mais velhos, afinal essa história não está tão longe. Julgamos sim.o mensageiro, foi extremamente infeliz
Se vale tudo ,por que então não entrevistar José Dirceu por exemplo?
Ele foi uma figura muito importante ,foi chefe da Casa Cível . E porque não a Dilma? Que foi Presidente.
Será que o Collor moralmente é melhor que esses outros ? Coerência é bom ,e dá confiabilidade!
Para compreender a história é só ler os livros disponíveis .Inclusive o Prof Março Antônio Villa tem um livro sobre o governo do Collor.
@@dialmeida1282 Como minha família era pobre, realmente não sofremos (não tínhamos dinheiro em banco). Lembro apenas do sofrimento dos meus pais com a inflação (pobre na inflação não conseguia comprar o básico pra sobreviver, já o rico 🤔 investia). No entanto, acho interessante conhecer a história para evitar os erros do passado.
Neste período a dor do rico era bem diferente da dor do pobre! Sei que mtos sofreram com a perda de suas contas. No entanto, se a inflação continuasse o pobre não conseguiria comprar a cesta básica com o salário mínimo.
Stefano concordo com sua colocação. Justamente por não termos maturidade politica, e por não valorizarmos toda nossa verdadeira história, é que chegamos no que temos hoje. Se olharmos por exemplo para a Alemanha, creio que entendemos a importância de olhando o "passado" construirmos um presente e um futuro melhor. Essa é minha opinião e respeito quem não veja da mesma forma
A primeira vez que votei foi na eleição do Collor, e foi tbem a minha primeira frustração pois não queria que ele ganhasse. Não sei como esse homem consegue dormir bem sabendo que houve muitas falências e até pessoas que se suicidaram por ele tem confiscado a poupança da população. Infelizmente passaram 30 anos e o povo continua votando errado, buscando mitos, caçadores de marajás, etc e etc
Passamos o pão que o diabo amassou naquela época. Eu vivi tudo isso.
Ele dormir não é o problema e sim ser eleito p 2 pleitos no congresso depois de tudo 😢
@@vmp4656 tens razão. Mas exatamente por isso é que depois deste tempo todo, infelizmente, chegamos ao que vemos hoje no governo. Educação de base e de boa qualidade, seguindo até a formação acadêmica, conhecimento de história e principalmente da nossa história (da verdadeira) e valorização da docência. A consciência política é absolutamente necessária para construirmos uma nação próspera e não chegarmos por exemplo em situações vexatórias
Ele lembra o Temer (não só fisicamente), mas ele tem a síndrome de achar que todas as suas ideias foram as melhores e que não enxerga os seus erros.
Barbara, também foi minha primeira experiência como eleitora e não votei nesse mandrião, me frustrei com o resultado até o dia do impeachment. Como tinha gente iludida na campanha dele, igualzinho ao que vimos na última eleição. Eu sabia que ia dar m**da nos dois casos. Que tristeza. ...nada mudou😣
"Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de lavagem sempre seria eleito, não importa quantos porcos já houvesse abatido."
Orson Scott Card
Realmente, eu vivi essa época e tive minhas minguadas economias bloqueadas por um bom tempo, naquele tempo eu começava a comprar e vender uns carros velhos pra ajudar na renda e me lasquei com o dinheiro preso. Foi devolvido é verdade mas o mal já estava feito, pessoas cometeram suicídio, outros que iam trocar de residência venderam a casa e o dinheiro foi confiscado entre as operações, foi uma loucura repudiada pelo mundo inteiro na época. É óbvio que a inflação caiu num primeiro momento pq toda atividade foi impactada mas não havia nenhum plano para "o depois"....e, tudo culminou com a retirada dele da presidência, até pq foram descobertos vários casos ilícitos na presidência com episódios do PC Farias entre outros.......ele se dizia "O caçador de marajás"....kkkk
Concordo plenamente com você Luciano. Era adolescente e ainda não pudia votar, mas meus pais votaram nele por influência de amigos. Meu pai também teve suas economias bloqueadas. Recordo bem do escândalo mundial que foi na época. O primeiro Impeachment no Brasil.
Não teve nenhum "caso ilícito". Teve uma compra de um Fiat Elba mal explicada, problemas na prestação de contas... ele foi inocentado de tudo. Isso foi só razão política. O problema de Collor foi um plano econômico incrivelmente estúpido. Um plano, ademais, copiado do programa do PT, e encampado pelo "genial" trio da UNICAMP: Zélia Cardoso, Ibrahim Eris e Antônio Kandir. O problema de Collor foi o problema do país desde 1950: Analfabetismo econômico. O único que se opôs vocalmente ao plano no Congresso foi Roberto Campos. Passou na maior facilidade, e já negociado antes da posse. Por hipótese, se Collor tivesse colocado Gustavo Franco, André Lara Resende, ou mesmo José Guilherme Merquior, que foi seu conselheiro durante a campanha, ao invés da priminha cretina, seria hoje lembrado com ternura, ao invés do asco coletivo. Mas cometeu o mais grave erro que poderia ter cometido.
@@simonesoares6107 ...é, foi uma época difícil....agora o Collor paga de bonzinho....
Esse cara casou muito sofrimento ao povo brasileiro
Assisto ao professor todos os dias
Mas hoje meu sentimento é de decepção e frustração
Ele é um hipócrita, nada de novo
Realmemte
Ele tem que entrevistar todo mundo que tem informação e não achismos....
Primeiro o Delfim Neto, agora o Collor, assim não dá!
Esse cara era para ser banido da politica..Não merece ser um vereador
Historiador não é político para favorecer lado A ou lado B. Historiador é um cientista que tem como função, analisar criticamente os acontecimentos do passado, para entendermos o presente. Do que valeria a história se limitassemos apenas de fatos que nos agradassem? De nada valeria.
E porque o villa só fala contra o governo?
Concordo. Analisando criticamente a data de hoje, prefiro nao ouvir este senhor.
@ tem alguma boa para falar a favor dele? rs
@@nathanr.1764 Vai....
O problema não é falar do governo atual,e sim falar de outros governantes como deputados, governadores,senadores enfim,pois não vejo nada a tempos
Parabéns pela entrevista Professor, um material importante para quem busca entender a história recente da política brasileira!
Importante lembra que 50 mil naquela epoca valia hoje 18 mil reais ... E só 30% por cento da população naquela epoca tinha acima 50 mil, na poupança.
Meu pai morreu e não recebeu o dinheiro do maldito “plano Collor” , que depois advogados oportunistas afanaram o dinheiro de muitos idosos 🤬
Nossa. Pensava que os afanadores seguiam todos as linhas ideológicas canalhas, não só essa.
Na realidade os advogados trabalham duro na justiça para reparar isso. Se pontualmente algum colega fez isso lamento
Sinceramente... Com tanto suicídios na época! Lamentável!
Para quem como eu interessa-se em conhecer a história política do nosso país, nada como conhecê-la através de seus reais protagonistas, independentemente do papel que tenham desempenhado na história..
Você sabe o que é Marco Antônio Villa, a casa dele vai cair , pois ele é pago por Dória e GLOBO...olha a fala dele , olha o preconceito ...ele chama os outros do que ele é, só lembra os amigos que trabalhavam com ele , esse cara é um imbecil !!!!
@@EvertonSilva-ep6oz vaza gado...muuuu
@@EvertonSilva-ep6oz Ele vive criticando o psdb
O que algumas pessoas não percebem é que jornalistas têm que se manter, independente do governo vigente. Não acho que fica puxando saco desse ou daquele. Já escutei Villa dar porrada em todos.
Foi só abrir o vídeo que a minha poupança desapareceu
Boa! Se aparecer a Zélia corra
Kkkkkkkkkkkkkk
@@arcanjomiguel7646 ela ainda está viva? 😂
Sua poupança é rancorosa kkkkkk
@@deborafarias9380 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Professor, essa foi uma das melhores entrevistas. Não por admiração ao Collor, pois não tenho nenhuma. E sim porque eu nunca tinha ouvido o momento histórico do governo dele sob a ótica dele.
Parabéns. Infelizmente as pessoas acreditam que você só deve entrevistar quem você admira/simpatiza.
Pessoal, avaliem a entrevista com a perspectiva histórica de comparação de momentoa históricos.
Boa sua análise
Prezado Professor, sinceramente acreditei que esse dia não chegaria. Lamento, mas me nego à assistir essa entrevista! Inconcebível e incabível!!
Ô Villa, eu te admiro e não vou deixarde te seguir, mas dar palco pro Collor? Não tinha outro, ou outra, mais qualificado, ou qualificada?
Perfeito comentário, não deixarei de ouvir as entrevistas e lives, contudo hoje ele errou na escolha, há varias personalidades na politica e economia que seriam melhores que o Collor
Concordo esse larápio e bom de conversa,mas um mandriao cara de pau.
Ele é comunista e defende uma constituição comunista
@@imoveis2366 perfeito! De liberal não tem nada.
Gente, ele escreveu um livro sobre o Collor. Tá claro que o Villa se apaixonou pelo seu objeto de estudo.
Infelizmente, o brasileiro possui memória curta, esse senhor não deveria ser tratado com toda essa reverência. Ñ se diferencia em absolutamente nada dos corruptos atuais. Esse faz parte da velha caterva, deveria ter sido preso. Vergonha alheia Collor de Melo.
Também acho
Pois é, eu não esqueci , mais o professor tem meu respeito.
Verdade
Concordo
Villa cada vez mais perdendo a credibilidade, reverenciando gente como essa...sem dizer q fez o mesmo com o bandido do Delfin Neto, só quero ver como ele vai receber o Sarney,com certeza vai ajoelhar e bj a mão do veio, lamentável
Professor Villa é historiador, sendo assim, ele deve ouvir todos os lados da história, mesmo que isso signifique um dia entrevistar o Mandrião. Parabéns Villa.
De total acordo. Temos que ouvir pra não repetir o erro.
@@Samael666-luc Verdade meu amigo. Infelizmente vai ter gente que não vai compreender isso.
Apoiado! Temos que conhecer nossa história!
Num sei não hein gente. Normalmente o Villa convida pessoas que ele tem certa simpatia.
@@sergioepaula.1kmporvez843 Não vejo problema algum em ele ter empatia com Collor, inclusive ele escreveu sobre o governo.
Eu adorei professor, eu vivi esse tempo do Fernando Collor, realmente foi um fenômeno a campanha era o caçador de marajás ... lamento não ter dado certo .... mas tudo ocorreu de forma democrática ... e começou com um carro Elba e uma cunhada, lol ... achei muito interessante a explicação do relacionamento do governo com a Câmera antiga e a Câmera nova ... realmente a nova composição estava comprometida com as promessas de campanha para melhorar o país ... a hiperinflação era horrível... e tinham que quebrar o ciclo ... e o confisco das contas foi impactante .... todo mundo amanheceu igual ... e isso foi um choque .... e deu tudo que deu... e hoje ele se arrepende do trauma causado ... as considerações finais também muito pertinentes... pra mim professor mais uma ótima entrevista, obrigada, parabéns e até...
Concordo com você, gostei da entrevista.Tem gente que já está detonando sem nem assistir.
Concordo total
Apesar das críticas que tenho em relação ao entrevistado, o Professor Villa mostra mais uma vez a possibilidade de qualificar o debate. Parabéns!
Primeiro vou assistir, mas acho que, por se tratar de uma pessoa que sofreu um processo de impeachment, faz parte da história e deve ter vivido fatos que valem a pena ser registrados. Villa é historiador, gente. Ele fez livro sobre o Collor. Acham que ele não o entrevistou na época da feitura do livro?
Penso igual....
Concordo
Se as pessoas negativaram com Collor (e com razão) imagina um historiador contando a história do marginal atual da presidência
Esse levou um impeachment por causa de um Fiat Elba, e o Mandrião já pintou e bordou, cometeu vários crimes e nada.
Verdade
@@josesobral3313 verdade nenhuma. Vão lá ver a história do Collor. Não repitam essas opiniões sem conhecer. Povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la.
Sério? Vai ler pouco mais.
È verdade. Eu não entendo.
Prezado,esse senhor praticou vários crimes, confisco de poupança, seu secretário PC Farias lavou muito dinheiro, em seu passado existe vários crimes, antes de ele ser devidamente removido da presidência, ele renunciou, pra manter seu direitos políticos, nessa época o povo Brasileiro foi às ruas no movimento denomido caras pintadas. Enfim existe um mal enorme que esse senhor causou ao povo Brasileiro, eu só quis resumi um pouco. Vá estudar mais um pouco o senhor! Outra coisa Brasileiro tem a memória tão curta que esse senhor conseguiu se eleger de novamente.
Parabéns Villa por mais uma entrevista histórica, muito se avançaria na democracia brasileira se todos se atentarem aos fatos e personagens que participaram da historia deste país , Erros e retrocessos seriam evitados. Porém , não posso deixar de comentar, um ponto obscuro desta entrevista não foi abordado, o caso PC Farias continua sem um desfecho definitivo, no restante os planos e ações de Collor e seus efeitos já são conhecidos. Desastres que hoje poderiam ser evitados , estão aí a nos assombrar.
Parabéns pela Entrevista professor.
Eu fico imaginando esse"democratas"que só querem ouvir um Lado.
O professor Villa é um historiador e querendo ou não gostando ou não Collor foi presidente da República.
Pessoal, não é para amar nem odiar o Collor; é importante ouvir o testemunho de quem fez parte da História do nosso país.
Nem se vê que vc não viveu naquela época. Melhor procurar outras fontes pra saber dele. Pergunte aos mais velhos, por exemplo. Aqui com o Villa vc não vai conhecer o que realmente a presidência dele causou a esse país
Mas ele não fala a verdade apatece como vítima
Nesse caso peça ao Villa que deixe a militância política de lado para se dedicar exclusivamente à História. Assim poderá entrevistar quem quiser sem julgamentos.
A parte ruim e podre da história, meu filho. Tenho 53 anos e sei bem o que foi esse Collor. E nessa entrevista faltou tocar em vários assuntos desagradáveis... Ou seja: não aprendeu nada! Eu sim, pq passei por ela.
@@dialmeida1282 verdade,
Aí, não mestre. Esse é um MANDRIÃO de primeira qualidade. Faz parte da súcia
Rapaz, mesmo que fosse o Fidel castro ou Adolf Hitler, Eu assistirá a entrevista mesmo assim
Tbm não gostei...
Está claramente inebriado pela possibilidade de entrevistar ex-presidentes, e fecha os olhos de forma descarada aos crimes cometidos por eles.
Vila passa Uma menagem que "Todo homem tem seu preço"
Esse é o maior mandrião da caterva....
Seu mestre defende uma constituição criminosa
PROF. ESSE MANDRIÃO É UM HIPÓCRITA. ESQUECEU QUE NA ÉPOCA ELE TAMBÉM MATOU MUITA GENTE DE RAÍVA E ATÉ DE FOME ?
Matou o irmão e Ana Lídia
É importante ouvir ele para entender tudo que aconteceu, fazer reflexões e não cair nas mesmas ciladas. There's good and bad in everyone.
Escutar todo mundo é importante e o que eu curto nas entrevistas do vila é o fato dele não confrontar os convidados mas permitir que eles se sintam a vontade para se posicionar sobre questões polêmicas.
Juizo de valor agente faz depois de escutar de todos os lados
A história é importante para entendermos o presente
Não é uma procura pelo bom e pelo mal, o Villa conduz muito bem as entrevistas. Que benção ter um canal desse de conhecimento!
Que aula!
Eu era uma das que nao suportava o Professor Villa e hj sou uma inscrita e nao perco uma live dele rsrsrs eu fazia parte da Catervaaaaa kkkkkkk,mas sempre procurei escutar a oposiçao e hj passei a admirar esse Homem,as lives dele sao as melhores e oq mais acho admiravel quando ele convida alguem para entrevistar ele deixa a pessoa se expressar livremente e vc que esta assistindo tire suas próprias conclusoes,isso sim é uma Democracia parabens por esse canal 👏👏👏👏,
Que isso Villa 🤦🏿♂️
Otimo mesmo essa grande entrevista
Querido Villa, não se assuste por tantos dislike, para nós, os mais velhos, não dá para esquecer quem foi esse "caçador de marajás". E nem do confisco das poupanças(Zélia) no governo dele. E outra, até hoje não consigo entender esse homem ainda na vida pública. Como tiveram coragem de votar nesse cara.
Se os porcos pudessem votar, o homem do balde de lavagem já teria vencido, não importa quantos porcos ele tivesse abatido.
Collor é o tipo de pessoa que fala bonito mas faz coisas feias.
Odair ele quebrou o monopólio das distribuidoras de petrolio hoje várias destribuidoras brasileiras os carros eram verdadeiras carroças a pouca a80 porcento ao mês não tinha dinheiro para pagar
Eita professor essa eu não perco!
Gosto muito do canal mundo proibido. Ainda hj vi lá o mapa de Nikola Tesla. Me alegro em vê-lo aqui, vendo aqui do notável professor. Gratidão por seu trabalho e sucesso pra sempre.
Prezado Marco Antônio Villa, gostaria muito que o senhor fizesse uma entrevista com a Marina Silva. Acredito que ela tenha muito a acrescentar no contexto que estamos vivendo.
Ele já fez
@@olgahelena7438 Vou procurar, obrigado !!
Aprecio muito o seu engajamento Prof na luta árdua pelo o Brasil, mas não há sensatez e tolerância quanto a entrevista postada. Considero afrontosa, por ter sido parte de um passado maculoso ao País, entrevistar esse cidadão!
Mais uma vez parabéns professor Villa, a entrevista serviu para esclarecer muitos pontos da nossa história. Antes e pós Collor. Valeu.
Só passando para lembrar que o pai de um certo político matou outro a tirou em um certo lugar ...
Matou o cara errado, diga-se de passagem
@@Diogopagodinho mas já dá pra ver como foi criado
Up
Up
Up
Um coisa é certa: ao ouvir Collor, a despeito de sua trajetória política, dá até vontade de chorar se compararmos sua oratória com a do atual presidente.
Verdade rsrs além do português impecável, ele tem uma excelente retórica
Retórica não importa, Regina, infelizmente. O que importa é ética, que é o que falta aos nossos representantes. E ética passa longe do senador Collor.
Por isso que os canalhas e os falsos enganam idiotas como vc.
Famosa voz do Scooby Doo
Mesmo não gostando do entrevistado o conteúdo foi excelente!
Tá apelando professor !!! Meu tio se matou por causa desse cara.
Conheço gente que chegou perto de se matar também. Perderam tudo com o confisco da poupança...
Uma vez, ouvi um senhor na fila da lotérica dizendo que o povo agiu de "má fé" nessa época. Aproveitou a inflação altíssima e começaram a vender os bens e aplicar o dinheiro na poupança.
Meus sentimentos, essa peste fez muita gente morrer, o professor me decepcionou
Sinto muito por sua perda. 🙏
Meu avó acusou a propria filha de roubo pq o dinheiro tinha sumido. Depois descobriu que quase 50.000 cruzeiros ou era cruzados n lembro foi roubado por esse safado ai...Meu avó morreu de mal da propria filha.
Tudo é História!! Penso que essa eleição deveria ter servido para as outras posterios, mas ainda continuamos ignorando a história do Brasil.
Povo que não conhece sua história está fadado aos mesmos erros!
Po Villa, me decepcionou agora. Esse é um dos maiores ladrões da história desse país.
Sou bancário aposentado. E o problema maior, enfrentado na época, foi perceber duas situações distintas na poupança, causada por um erro grotesco na formulação da MP que determinou o bloqueio, pela ministra Zélia, que foi o seguinte: Se um cliente abriu a sua caderneta de poupança no dia 12/02/1990, com R$ 100.000 e outro, no dia 13/02/1990 também com R$ 100.000, então o que fez a poupança no dia 12 levou uma enorme vantagem, porque foi considerada a conversão somente em Abr/1990, tendo ganho 84,32% de juros em março e mais 72,2416(ou próximo disso)% em Abr/1990, para depois converter, enquanto que a do dia 13, por força da MP, foi convertida em 15/03/1990, e não teve os 72,2416(ou próximo disso)% no mês de Abril, como aconteceu com a do dia 12. Isso trouxe muita revolta e sentimento de prejuízo entre a população, e não foi nada fácil para quem trabalhava no setor bancário explicar isso para aos clientes, os quais muitos mostravam-se revoltados e ameaçavam os funcionários da instituição financeira. Na esteira da "desvantagem" da poupança do dia 12, foram todas que tinham como data de 01 a 11 também (que foram instituídas inclusive em março 1990 e antes), enquanto que a mesma "vantagem" ocorrida na do dia 13, aconteceu para as contas do dia 14 a 28, abertas, evidentemente, antes de março de 1990 (a poupança ia até o dia 28).
Collor e Zélia sabendo dessa aritmética , será que não tiraram "uma lasquinha" dessa fórmula de alguma maneira?!
Como funciona o Brasil? Sérgio Buarque de Holanda definiu o Brasileiro como um Homem cordial. E e no raízes do Brasil diz que o Brasileiro é um Homem que funciona pela paixão e não pela razão. Então no Brasil nós consideramos que as ideias elas tem que ser uma adesão pessoal. Você só pode sentar com quem você concorda 100% ou seja se o Villa está entrevistando o Collor significa que o Villa gosta muito do Collor. Essa é a mentalidade do Homem cordial.
Villa, péssima escolha. Eis aí um ícone da Corrupção no Brasil.
Pqp, existe gado do Collor, do COLLOR!
@UCI829E_UusSVMX-xlfG9HaA aham, que confiscou a poupança de todo mundo(nego na época até se matou por causa disso) até o Fidel castro na época, disse que nem ele teve coragem de confiscar a poupança dos caras em Cuba kkkkkkkkkk
@@adoniasrneto que papo de bolsominion do kct! Baba ovo e capacho americano.
Veja sobre a fortuna acumulada do Collor, ele tem uma dúzia de carros importados, de lamborghini a Ferrari! Tudo com IPVA atrasado, belo político honesto temos aqui.
Roberto, penso que todos devam ser ouvidos, o que nāo siguinifica que concordemos. Mas é uma possibilidade de fazermos uma avaliaçāo histórica com uma visāo clara da realidade. Essa é a minha opuniāo com total respeito a sua.
@@assisvieira6238 sim cara, concordo 100 por cento contigo (em gênero, número e grau)
Estudando o básico da história eu entendi que esse cidadão foi um péssimo presidente, mas como o brasileiro é trouxa, hoje ele é senador.
Canal Rolê Resenha comentário explendido
O brasileiro, tem memória curta, principalmente em Alagoas , onde os coronéis reinam.
@@nicevieira9548 acho que no Nordeste por completo, principalmente na esfera municipal.
Sem esquecer do Aécio Neves, deputado federal ou, do Maluf, que precisou ir preso pra depois ter o mandato cassado. Muita gente ainda vota sob a lâmina do carisma.
ESSE É O PAÍS ONDE O TRABALHADOR É PUNIDO, MAS SEUS DIRIGENTES CORRUPTOS SÃO RECOMPENSADOS E PROMOVIDOS Á *EXCELENTÍSSIMOS*... VERGONHA!!!... VERGONHA!!!... VERGONHA!!!...
Respeito a sua imparcialidade e continuarei inscrita aqui. Porém, não assistirei este vídeo.
Deus te abençoe, Marco Antônio Villa! ✌🏼🙏🏼
Bem lembrado. Protagonista de um dos debates mais baixos da República atual, somente superado pela reunião ministerial de 22/04/2020
Tb n assistirei
Eu entendo vocês, porém ele faz parte de nossa história. Como historiador Villa tem a função de avalilar todos os lados.
Eu to assistindo só pra NUTRIR O MEU ÓDIO
@@edaonaluta nao consegui, minha familia sofreu muito na epoca no brasil.. meu sangue ferve de raiva!!aquela ministra ta vivendo na boa em NY.
Parabéns professor, isso é aula de democracia. Ampliar debates político seja quem for o protagonista.
Respeito a todos é fundamental,
respeito a caterva extremista não pratica.
De acordo!
Vamos então trazer para entrevista todos os presos, pois isso é que seria a real democracia! (lembrando que esse entrevistado ícone da história só não está na prisão pelo foro privilegiado que tem, réu enroscado pela lava-jato que é)
@@mariob7791 é com entrevistas como essa que se aprimora o senso crítico (para concordar ou não com determinadas visões); até porque não existe verdade universal.
Discordo veementemente!! Uma das poucas coisas que ainda salva dos discursos do Olavo de Carvalho é : "Você não tem que respeitar todo mundo. Só respeite quem respeita você."
E esse aí acabou e colocou no fundo do poço muitas famílias!!
Sensacional entrevista de alto nível...
Vale a pena ver.
Me surpreendi...
"O poder seduz."
Essa característica se faz super presente em todas as esferas do poder no Brasil.
Brasília é uma ilha da sedução.
O problema é que a conta desse luxo todo fica para o contribuinte, o pagador de impostos.
Ha não... Collor! professor ai não! Esse canalha roubou a poupança de milhões,destruiu a vida de milhares!mais uma cancelo minha inscrição!
Ouvir faz parte da democracia, mesmo quando é um mau caráter que ta falando.
Retirei minha poupança dias antes dele fazer o que fez, mas soube que muitos faliram e alguns se suicidaram.
Porém respeito a escolha do Villa e continuarei inscrita aqui. Só não vou assistir ao vídeo. Isso é democracia
@@muggy_chan Verdade.
@@muggy_chan então deveríamos ouvir um pedófilo? Estuprador? Assassino?
Seria o mesmo que pedir opinião de um estuprador sobre o estupro
Não sei você, mas não vejo necessidade alguma de ouvir um criminoso
Há muitas outras pessoas com conhecimento para somar na minha vida, por isso nem iniciei o vídeo
Só cliquei na esperança de ter sido uma brincadeira, mas infelizmente me enganei
Rafael concordo contigo, o que um criminoso vai acrescentar em nosso pensamento? Acredito que a maioria nem vai ver a entrevista completa, seria melhor trazer alguém do bem que trouxesse conhecimento para as pessoas, não esse merda do collor
Pessoal este canal não é um terça livre da vida ou um Nando Moura, logo não vamos fazer um FlaFlu. Não esqueçam que isso é para QUALIFICAR o debate
Tô vendo kkkkk
Exato.... O collor enriquece o debate, ilicitamente mas o enriquece.
Nando Moura é muito, muito melhor, não dá nem pra comparar com o Alan dos Santos, outro extremo, que confusão hein
Mas ,pelo menos deveria ser um Canal que não fizesse apologia ao crime ! Isso é uma distorção da democracia!
O ser humano é uma espécie impressionante, com seu pensamento binário revolucionário
Collor. Exímio Orador ,poucos tem esse dom no nosso país !
Boa noite professor villa fico muito feliz por cada dia fica dentro da estória parabéns
Bom Dia! Professor Villa, interessante no seu papel de historiador disponibilizar no seu acervo de livros escritos, história do Brasil.
não apenas através das páginas dos livros, mas através de suas entrevistas.
Portanto magnífico seu papel de professor e historiador.
Parabéns pelo seu papel perante a história Brasileira.
Independente de cada papel, do seus entrevistado, devemos respeitar o espaço e cada convidado em seu espaço de entrevista.
Há controvérsias, no presente caso, a memória ainda está bem viva, nada a acrescentar, nengum exemplo ou atitude que mereça louvor. Passado a ser enterrado, lembrança ruim para o brasileiro.
Até de bandido? Você tbem tem um entendimento distorcido de democracia!
Este é o papel do historiador. Sendo bom ou péssimo governante , a história deve ser contada. Parabéns professor Villa. A história não pode ser contada apenas pelos bons momentos. Maria Paiva BH.
Collor já deu Villa, tinha que entrevistar pessoas que agregassem ao momento atual.
Bem ou mal, ele é senador atualmente, por tanto agrega sim ao momento actual.
@@diegoterrazas1354 mais para mal!
Brasil SOS!Liberdade ao xama Alexander Gabyshev!Pergunta a Russia!
Collor, Delfim Neto, próxima entrevista o Sarney, kkk
História é história
Eu assistiria uma entrevista com o Sarney, embora tenha ranço dele.
POIS É. FALA TANDO DOS DEMAIS E ENTREVISTA ESSES TIPOS.
Pode ser Luiz Fux
O Vila quando não tá na frente desses caras chinga até a quinta geração desses detalhes. Na frente deles fica todo derretido
A GRANDE VERDADE DO BRASIL PARA OS BRASILEIRO QUEREMOS SIMPLESMENTE O BÁSICO COM QUALIDADE, SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA E INFRAESTRUTURA MELHOR
*Parabéns pela entrevista*
O Collor tá parecido com o Temer.
A cara dum é o c* do outro. Kkkkkk
verdade. mt parecido
Se dissessem que era o Temer com botox eu acreditava
A mesma cara de ostra kkkkk
Parece o Seu Piru
Ok!!! Que dia vai ser a entrevista com Aécio Neves, Renan Calheiros, Rodrigo Maia, Romero Jucá.!?
😂😂
Queiroz em 2030.
Você deu uma boa ideia pra poder forma toda a quadrilha.
Se continuar assim não vai demorar!
O Rodrigo Maia pode ser entrevistado, ele é o presidente da Câmara dos Deputados. Já o Aécio e o Renan não devem ter nada a dizer. Renan e Aécio já foram presidentes das Casas Legislativas, mas hoje estão mais para Baixo Clero.
Podia ter escolhido melhor um outro entrevistado...😓😓
Absurdo, ele roubou o povo a vista e pagaram a prazo. Esse cidadão não merece o respeito do povo brasileiro.
É bom amiga vê a história antiga
Realmente, o Brasil não é um país sério. Caso fosse, esse cidadão teria sido extirpado da politica.
Excelente entrevista, parabéns Villa !!!
Collor, Temer e Roberto Justos, tem tudo a mesma cara, sem ter lido, demorei pra identificar quem era o entrevistado.
Eu também!! Devem ir na mesma clínica de botox ou o mesmo cirurgião plástico. 🤣🤣🤣
Esse Collor está vermelhão , acho que é o demo chamando para as brasas do inferno
Kkkkk
Vagner Cardoso, ambos foram cagados, pelo mesmo CU.
Isso se chama lifting....Ficam todos com essa cara
Esse aí, não consigo engolir Villa 😡
Ainda vem de "Branco Santo"
Collor: melhor presidente que o Brasil teve! Já era Conservador de Direita alinhado com os EUA. Foi derrubado pelos corruptos juntos com poder da Globo (sem a contraposição da Internet) da época!!!! Pesquise.
Ela vai dá plantão kkkk
@@adoniasrneto Não é questão de informação, e sim, convicção.
Sobrevivi a isso aí.
Com êxito e boas lições.
@@adoniasrneto muito bom presidente, queria denovo, só vou ali na caixa primeiro
Excelente entrevista, parabéns ao professor e ao convidado. Aguardamos atentos a próxima entrevista.
Gostei muito da entrevista. Gostando ou não do Collor ele fez parte da história e o Villa ensina o tempo todo ao fazer perguntas sempre trazendo um fato importante. Esse é o melhor canal para entender história do Brasil.
É muito importante, essa postura democrática... ouvir todos os lados. Dá voz a todos. Isso é democracia.
Excelente entrevista, muito esclarecedora.
Da época q surgiu a frase;
Eu avisei. E o mais incrível que é senador.
Verdade. Minha mãe perdeu TUDO da Poupança dela. Uma grande quantia. E mesmo lutando muito, não obteve nada de volta. Isso a transformou numa mulher deprimida... 😓😓😓
Nãominta, Gersonita. O dinheiro foi todo devolvido! Verdade verdadeira. Que horror, que falta de memória.
Collor foi sempre o exemplo de Governo a não ser seguido! Temo pelo que será o tipo de "exemplo" do Governo atual..
Excelente entrevista, parabéns professor Vila, não podemos assistir só pessoas que gostamos, Collor faz parte da HISTÓRIA DO BRASIL.
Me recuso ouvir esse homem! Que decepção professor! Sabia q pessoas se mataram por causa desse político pilantra?
Confesso que não tive ânimo para assistir. Acho que aí è só pelo contexto histórico.
O professor é democrático, ouve todos os players da política brasileira, e sim, não gosto do Collor.
É verdade. Eu mesma tive um cliente que se suicidou na época do confisco da poupança.
@@Lucas-gx6gp , mas justo aqui?
Me recuso a ouvi-lo.
Brasil SOS!!! Liberdade ao xama Alexander Gabyshev!!! Pergunta a Russia!!!!
Vivemos num país democrático cada um tire as suas conclusões tá certo Villa valeu
Excelente entrevista, claro que tenho minhas discordâncias do governo Collor, entretanto, é necessário ouví-lo e é essencial que leiamos o Livro do Professor Marco Antonio Villa, Collor Presidente.
Parabéns de verdade Professor Marco Antonio Villa e parabéns ex Presidente Fernando Collor.
Importante ouvirmos todas as versões!!!
Excelente entrevista! 👏🏿
Sim, ele foi responsável por muitos erros, mas foi retirado democraticamente do cargo devido a seus erros. Lembro o que o Prof. Villa fala: Qualificar o debate, para isto, ele tem que ouvir todos os lados, desde que queiram falar e tenham o mínimo de conteúdo para tal. Não votaria no ex-presidente, mas quero ouvir, para poder ter dados de todos os lados e formar minhas opiniões. Parabéns prof. Mais uma entrevista que enriquece o debate e seu canal!
Ele renunciou para não passar pelo processo de impeachment...
@@buribux Exato! E mesmo assim, depois foi condenado e perdeu os direitos políticos por 8 anos. A democracia funcionando.
Quando o professor disse ontem imaginei quais eram as opções
Tá puxado hein
Pegou muito mal
Defim, agora Collor.
Tem que ter algo por trás para trazer esse elemento. Vergonha, Prof. Villa! Só falta dar uma medalha para o Collor.
Ele escreveu um livro sobre o sujeito. Não dá para jogar confete para esse ser, porém, é mais do que compreensível um historiador querer entrevistar um personagem importante da história brasileira.
@@adolfojunior95 livro sobre o governo Collor..bastidores do impeachment
independentemente de quem seja o intrevistado, é sempre bom ouvir. Vir a público e pedir desculpas, reconhecer os erros....
Esse traste vai se surpreender com os comentários.
Era pra está na cadeia há muitos anos, esquecido.
Sim, ele vai mesmo😂😂😂😂
@@Rapha194 acho que as safadezas atuais são muito mais pesadas. Os tempos mudaram pra pior.
E
Parabéns professor pela excelente entrevista com o presidente Collor um homem que hoje reconhece os erros que cometeu no passado e fala por experiência própria para aqueles que estão no poder não sofrerem as mesmas consequências ou seja o Brasil ainda tem jeito com pessoas estudadas e comprometidas com a História como os senhores
O Brasil nunca foi um país para novatos e nem para despreparados.
Outro Mandrião, só que esse é bem engomadinho e articulado...
O pai de uma amiga da Faculdade morreu pelo confisco de sua poupança de uma vida inteira. Para o País foi só mais um, mas para ela que já não tinha mãe, foi tudo...péssimo momento...da história, é agora de novo, a sensação horrível de não.poder confiar em nada com relação a governantes.
Eu entendo perfeitamente...conheco muita gente que morreu por conta desse infeliz Collor
boa tarde. O que vc descreveu e veridico, muitos colegad ficaram com depressa...O CONFISCO. Epoca negra da historia, como estamos passando agora.Tenho 65 anos gosto de trocar ideias. Um prazer teclar com vc. abracos.
@@betoleite9738 🙂🌺
@@AF-qy7ws boa noite. O que citou foi muito real a epoca. obrigado por responder. Podemos trocar ideias??? muito.obrigado
Nao acredito q vc está entrevistando esse sujeito.NAO ACREDITO Q VC ESTÁ DANDO VOZ A ESSE HOMEM
O canal é dele.
Saindo do canal
Esse Villa é o sujo e mal lavado ao mesmo tempo
Nossa que loirinha... Preciso de uma rainha assim ao meu lado.
😂😂😂😂😂😂
Boa Professor. Aqui não é lugar para para conveniência. Vamos escutar as versões e confrontar com as evidências históricas.
Parabéns Prof. Villa!
Só com um debate em alto nível como os que o Sr. vem proporcionando para nós, será possível deixar esse "limbo político" que nos assola a tanto tempo.
Independente do convidado, perguntas pertinentes sobre o passado, presente e nos dando a possibilidade de "enxergar" um futuro melhor.
Continue com esse excelente trabalho, um verdadeiro "Serviço de Utilidade Pública".