Magnífica aula, Professor! Que privilégio poder ouvir o Professor Delfim Neto em plena lucidez dos seus 92 anos! Esse senhor é realmente um patrimônio nacional! Quanta cultura! E o senhor conduziu a entrevista como eu me senti, totalmente encantado, deixando o Professor Delfim falar. Um grande presente para os assinantes do seu canal. Obrigada. E volte sempre, Professor Delfim. O Brasil tem fome de homens cultos, educados e que sabem transmitir conhecimento.
Sensacional! parabéns prof Villa pela escolha do entrevistado. Uma Aula dada por uma testemunha da história, mais do que isso, agente ativo. Esclarecedor no que tange à economia dos anos 70, 80 e 90. Tudo me faz mais sentido!
Sensacional entrevista! Que mergulho na nossa História e a desmistifiação de alguns fatos, que me fizeram admirar, ainda mais, este senhor de 92 anos. Grande figura! 👋👋👋👋👋
Espetacular!!! o Professor Delfin com 92 anos e uma clareza de ideias e memórias invejáveis. Embora com muitos problemas e crises. Justamente, é o que está escasso em nosso país, grandes homens com grandes ideias. Parabéns Professor Villa por esta entrevista e ainda, só alguém com seu potencial cultural para explorar tão bem a história... e a frase final resume tudo "O Brasil não tem competência para acabar, pode atrapalhar, mas, é superior" Abraços
Marco Vila, sou ouvinte assíduo do seu canal tanto pela riqueza de conhecimento, quanto pelas análises coerentes e coragem de abordar temas sensíveis,👏👏👏
Excelente, Villa. Foi uma viagem magnífica. O Dr Delfin tem uma energia muito boa. É dificil ter otimismo sobre o Brasil vendo as circunstancias atuais, e a frase dele em 01:08:00 foi inspiradora, e também um tapa na sua cara rsrs, pois revela que alguém de intelecto tão formidável quanto ele, entende que há algum brilho no ambiente muitas vezes desprezado e humilde das comunidades. Parabéns pela entrevista.
Prof. Villa é maravilhosa a sua entrevista com o Delfim Netto, uma das melhores aulas de economia e macroeconomia que já tive.....Realmente a entrevista é um presente para todos, inclusive os economistas, uma aula sobre a história econômica do Brasil.... incrível...é para ser ouvida várias vezes!!!!!
Vejo muitos aqui criticando o professor pela entrevista ao Delfim Netto. Esses mesmo clamam por democracia e se fazem de guardiões da lei, da ordem e da justiça. Na democracia todos devem ser ouvidos, gostando ou não do cara. Parabéns professor pela entrevista.
Sensacional entrevista Delfim Netto. Incrível muito bom . "Se eu fosse um pessimista eu seria um idiota, nós não temos competência para impedir que o Brasil volte a crescer." São 92 anos de muita lucidez e muita história sobre a nossa nação. Parabéns Professor Villa pela escolha do entrevistado e obrigado por nos proporcionar esse conteúdo.
Esses entrevistas são boas pra sair da bolha, ouvir pessoas que geralmente não ouviriamos. Não da mais so pra ouvir pessoas que so digam o que você quer que seja dito.
@@gloriaregi lembrar é importante, houve ditadura, eles só pensam em si desde sempre, não devemos esquecer de nada que aconteceu e ouvir, aprender, relembrar mesmo as partes ruins é importante, quem não viveu essa época , ou viveu e não era pobre não sabe de nada, obrigado professor Villa por nos mostrar o que é, o que foi e o que vai ser caso os planos dessa gentalha se concretizem.
Sim, muito bom! Para conhecer outro prisma, contudo sem perder o meu lado da história. Meu tio avô morreu, com vontade de comer pão, a família não tinha dinheiro para comprar, depois ele teve câncer e não pode nunca mais comer nada sólido. Minha avó conta que ele morreu pedindo "pão".
Professor Villa, que AULAAAAAAAA!!!! Simplesmente SENSACIONAL ...... Professor, o senhor já é um grande entrevistador!!!!! Produção de conteúdo de qualidade, conhecimento.... é extraordinária!!!! Dois professores.... a aula foi riquíssima!!!! Professor Villa, continue nos enchendo de cultura e conhecimento com suas entrevistas!!!!! Um grande abraço!!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Devemos ouvir todos. Todo mundo contribui com algo. As redes sociais canalizam nossa visão só para o que queremos, cegando-nos para a diversidade de pensamento.
Parabéns Prof. ! Excelente diálogo. Um verdadeira aula de História da Economia Brasileira. Vida longa à diversidade de vozes em nossa combalida Democracia!
Prof. Marco Villa, o senhor tem toda a razão de sentir-se envaidecido por esta entrevista. Um admirável interlocutor. E o cerne do assunto foi extremamente sensível. Acreditemos no Brasil. Grato por esse papo enaltecedor.
Delfim Neto, nos anos 70 entāo Ministro da Economia (do milage brasileiro) período em que houve grande concentraçāo de renda, e que continua até hoje, falava que "primeiro era preciso fazer o bôlo crescer pra depois repartir". To esperando a minha fatia até hoje.😠
Só o senhor para nos proporcionar esse encontro, o professor Delfim é um gigante, aprendi muito com ele, apesar de algumas divergências, o que é normal, mas certamente um grande nome da história dos economistas do Brasil.
Foi maravilhoso, bela entrevista, elucidou muitas questões e também nos contou muitas coisas inéditas e de grande relevância que ocorreu nesse nosso Brasilzão de meu Deus! Essa nossa terra Brasilis onde em se plantando tudo dá e que Delfin netto no alto de seus 92 anos ainda tem esperança ainda aposta no Brasil e mais nos brasileiros e mais nos brasileiros das comunidades e valorizando a cultura do país . Olha surpreendente mesmo . Parabéns prof. Villa e parabéns Delfin Netto !
Lembro-me bem das ações desse Sr. É um dos causadores do maior período inflacionário do Brasil e também um dos signatários do fatídico AI 5, além de legislar em benefício próprio. Mas devemos ouvirmos sempre os 2 lados da história!!!
E professor villa você tá triste eu até pensava que este cidadão tinha viajado com Ulisses mais tatarugo não morre si o Villa convida mais 3 cidadâo deste vai perde seus seguidores
O maior período inflacionário do Brasil foi no governo Sarney, depois do estelionato eleitoral, que foi aquele congelamento de preços. Sarney assumiu com a inflação em 242,24% e entregou a 1972,91%.
Buenas Villa!!! Tchê, não tem entrevista ruim com o ministro Delfim Netto!!! Goste-se dele ou não!!!Sobra bom humor e ácidas ironias!!!! Muito boa Live!!!!
Seria ótimo se o Villa pudesse entrevistar Getúlio, Juscelino, Tancredo. Acontece que todos eles estão mortos e o Villa não tem um centro de mesa branca para se comunicar com o além. O Villa é um historiador e jornalista. É dever de sua profissão entrevistar quem é ou foi relevante na política nacional e, sinceramente, entrevistar o Delfim Netto não significa concordar com todas as ações de Delfim Netto. Gostando ou não dele, é impossível deixar de reconhecer que ele faz parte da história do Brasil e que, portanto, carrega na memória acontecimentos importantíssimos da política dos últimos 60 anos. As gerações mais novas que não conheceram praticamente nenhuma das figuras citadas na entrevista, vão poder ter um ponto de partida para pelo menos buscarem conhecimento sobre o Brasil da segunda metade do século XX.
Águas passadas não movem o Moinho , mas a forma como passaram um dia está diiretamente ligada a qualidade, durabilidade e eficiência do Moinho para o futuro do desenvolvimento da nação brasileira!
@@flaviosidneyborges5985 já ouvi muito das "águas passadas não movem moinho"! Boa observação! Não seríamos nós sem os "moinhos" que nos colocaram na vida! E, assim, muitos desclassificam os antepassados: mães, pais, avós,... o passado! Houve erro na criação dos filhos? SIM! Sob o ponto de vista atual! Mas, que sirva de base para não errar e prosperar! E, da mesma forma é administração de um PAÍS! Espero que tudo melhore para nós brasileiros!
@@adriananery7880 trabalhei numa obra de termelétrica comprada em venda casada desses empréstimos. Nunca foi concluída e as máquinas ficaram armazenadas na Inglaterra, pagando armazenagem e manutenção. Pobre Brasil! Sangra desde o Descobrimento!
Caro Villa, sua entrevista com o Prof. Delfim Neto foi uma obra-prima, ele de fato é uma arquivo vivo da nossa história. Parabenizo-o pelas brilhantes entrevistas que você tem apresentado em seu Blog, o que nos auxilia em nosso espirito critico para sobrevivermos a este momento tão difícil. Usando as palavras do Prof. Delfin: " Você tem muita coragem". Parabéns
Enterrou o Brasil né m dividas, serviu a Ditadura, vários escândalos de currupcao se a PF e o MP fossem ativos naquela época provavelmente seria preso ...
Mas ele tentou responder - demorei pra entender um pouco sobre a relação com investimento futuro - a necessidade de sacrificar um lado. A teoria é fria - na prática é bem doloroso para nós. Não sei se está certa a minha interpretação
Excelente entrevista, meu caro Villa. Aprende-se muito. Muito bom os comentários sobre o porquê de o Brasil, detentor de um crescimento econômico chinês entre 45 e 80, ter-se descambado ladeira abaixo não tento, ainda hoje, encontrado um norte. Muito obrigado por esta jóia que podemos degustar sempre que quisermos.
Meu Deus. Como um homem com moral e ética desse pode elevar o debate politico professor?. Em um momento como esse dão holofote a Delfim Netto, Roberto Jeferson. Qual o próximo bandido a ser ressuscitado?. " Rastaqueragem total ".
Excelente entrevista professor Villa. Poderia entrevistar também o ex- ministro da defesa Aldo Rebelo. Conhece muito a respeito do Brasil de ontem e de hoje.
Solange, na verdade ele foi ministro da economia do Medici e depois ministro do planejamento do Figueiredo, o ministro da economia do Geisel era um outro cara que eu não lembro o nome agora
@@RosaMaria-tr6li não Brasília já estava pronta, o dinheiro foi parava construção de Itaipu, e das estradas transamazônica , e Belém Brasília, além das represas de Furnas e Sobradinho No rio São Francisco, naquele tempo os generais , simplesmente falavam o quanto queriam de dinheiro voará liberar as construções ,vá corrupção naquele tempo já corria solta
Sem contar as benesses que os militares se deram a si mesmos, ambos na ativa e os da reserva. Lembro bem que cada coronel ocupava um cargo de DAS e cada um tinha uma amante a tiracolo que eles promoviam no servico publico e davam benesses. Bando de FDP
Professor, a inteligência do professor Delfim é inquestionável, mas lembro que ele serviu à Ditadura Militar... mas o senhor fez a sua parte, obrigada.
Foi o ministro da economia durante o chamado período do "milagre econômico", onde o país viveu um período de crescimento de PIB entre 9,8% em 68 até 14% em 73, ainda com diminuição inflacionária. Para além disso, ainda previu o desastre que o choque do petróleo poderia causar e tentou realizar a privatização da Petrobrás, negada por Geisel, mostrando-se um homem com vislumbres anacrônicos, à frente de seu tempo. Negar esse valor teórico-empírico indiscutível para a contribuição do debate nacional dizendo que ele "serviu à ditadura militar" é insano.
@@iaramoraes2861 no que concerne ao plano de repressão social, desrespeito às liberdades individuais e violação aos direitos humanos, você tem toda a razão, foi insano e vergonhoso, notadamente durante o governo Costa e Silva. Mas não é disso que se trata, e sim de discutir as políticas no plano econômico, que foram em grande parte de grande sucesso, quer você queira ou não, é uma verdade factual. Em relação ao seu comentário final, infelizmente é de grande pobreza analítica, pois se trata de uma generalização sem uma argumentação estruturada. Não obstante os já referidos índices minguantes de inflação e os altos índices referentes ao crescimento do PIB, também houve um alto crescimento real do PIB per capita, e é nessa parte que a sua opinião se insere. De fato, durante o período comentado houve um aumento na concentração de renda, estratos sociais mais elevados aumentaram, de maneira relativa, sua participação no PIB do país, e o índice GINI verificado do período de 67-73 apresentou uma piora. Contudo, o investimento em infraestrutura no país foi inegável, assim como incentivos ao setor privado, o que gerou a criação de muitos empregos no país, fazendo com que o índice de desemprego entre a PEA fosse baixo, e possibilitando a fuga da miséria absoluta em uma parte considerável da população de baixa renda. Lembre-se, aqui falamos que essas pessoas tiveram acesso ao emprego e puderam contribuir na renda familiar. Infelizmente, o aumento real no salário não se verificou em grande parte dos empregos de menor remuneração, e isso se deveu à política de restrição salarial do governo, que visava combater a inflação. O sucesso econômico poderia ter sido transposto de uma maneira muito mais eficaz para os setores e regiões de menor renda(apesar da tentativa com os programas econômicos para o Nordeste e norte), aproveitando o enorme crescimento econômico e avanço infraestrutural, porém, diferente do que você coloca, o período não foi esse inferno, foi um período de saída da miséria absoluta para um contingente razoável da população, bem como um período com bons índices e avanços na educação. Não precisa dar adeus, estou dialogando com você na paz!
Cara, olha pela perspectiva história, toda a questão financeira foi decorrente do CHOQUE DE PREÇOS do petróleo que foi causado pela OPEP. As pessoas sentem o problema na pele, mas não buscam entender os motivos. As questões internacionais, as vezes, causam enormes problemas internos.
Um cara que foi ministro da Fazenda na década de 70,quando saiu a inflação era maior que quando entrou,manipulava os índices,falava que a produtividade era pequena por que o brasileiro era vagabundo,aí mostraram para ele que a produtividade do brasileiro era maior do que os japoneses em algumas empresas, Pensei que só a rádio Bandeirantes dava valor a este cidadão.
O período inflacionário é decorrente do choque de preços do petróleo que ocasinou a necessidade do Brasil se endividar em dólares p/ comprar petróleo. Não foi questão de uma escolha política errada, mas de uma conjuntura internacional que quebrou TODOS países da América Latina: Argentina e México também.
Que tristreza o professor Villa entrevistar um maldito, uma criatura símbolo do pior período da nossa época dizendo que não sabia o que fazer quando os árabes aumentaram brutalmente o preço do barril de petróleo após outubro de 1973. Delfim Neto, mesmo em 2020 tem muita gente que sabe quem você foi e é seu maldito. Que entrevista vergonhosa professor Villa. Entrevista vergonhosa.
Professor Villa que sensacional esta entrevista com este homem Delfim super experiente na história política do Brasil, adorei vê seus comentários, foi uma aula!
Vila espero mesmo que está entrevista venha nos trazer alguns esclarecimentos. ..a dúvida é ::::terá aí verdades verdadeiras da experiência vivida materialmente e politicamente deste país o qual parece não termos tido merecimento de governos que consigam realmente colocar este grande e rico país nos trilhos!!!!É uma pena!!!coitadinho do Sarney! !!kkk!!!triste é aquele que tem poder é como fazer e não o faz! !!esperar em Deus é o que nos resta!!!!você realmente é corajoso Vila. ...
Claro ganhava e ainda ganha um salario de Deuses.A familia tem aquele tal de vitalicia,que dura 200,3000 e mais anos.Tinha uma conta recheiada na Suica.Ele dira para o Brasil mais de 300 anos.Pq os filhos sao vitalicil.
Boa parte dedicada à Ditadura Militar. Assinou o famoso AI-5. Diz que não sabia que havia tortura no Brasil. Velhinho, bunitinho, não. Leva pra sua casa!
Villa disse ontem ou anteontem que entrevistara alguém com quem tinha muitas discordâncias. Realmente assinar o AI-5 é foda de relevar, mas Delfim Netto é uma figura tão importante pra nossa história que o Prof. achou que valesse a pena o entrevistar ainda assim. Ótima pergunta mesmo. Não sei se tenho opinião formada nisso, mas estou ansioso pra ver o que o Delfim tem a dizer. Não vi o vídeo ainda
Este senhor nao me traz boas5 lembranças, com certeza, mas a entrevista e importante pois da para "ler" nas entrelinhas o quanto o Brasil foi sempre governado por incompetentes.
Villa, te parabenizo, dentre muitas coisas, por algumas em específico: Por valorizar nossos grandes mestres, os grandes repositórios da sapiência verdadeira... Por valorizar o conhecimento experiencial de grandes brasileiros. Com essas entrevistas vc presta uma grande serviço para nosso povo. Parabéns professor!
P a r a b é n s! Simplesmente fantástica esta entrevista. Se no Brasil mantivesse a cultura de apreender com o passado para então planejar o futuro aí sim seríamos o País do futuro! Parabéns aos dois professores!
Então e quando ele era o ministro, a inflação era de 80% ao mes. Inimaginável isso hoje né? E ficava sempre nos acho isso acho aquilo. Não tinha solução para nada. Pisou na bola professor Vila.
Grande entrevista! Uma aula de história econômica e de otimismo para as gerações futuras. Goste ou não goste, Delfim Netto faz parte da história econômica do Brasil! Parabéns pela entrevista professor Villa!
Professor Villa, uma verdadeira lição de economia e riquíssima simplicidade. O professor Delfim Neto, sempre esteve a frente da economia, muito lúcido para a nossa população e políticos , que não souberam responder a sua política monetária
Professor Villa, te admiro muito pelo seu conhecimento e coragem, mas esse convidado de hoje não representa muita gente por aqui. Grande abraço professor!
Maravilhosa e didática entrevista de um exímio conhecedor de economia e planejamento de governo no Brasil. Parabéns mais uma vez professor,por essa dissertação de conhecimento de personas gratas da nossa politica brasileira.
A melhor entrevista já realizada pelo canal! Dois professores de alta capacidade de explanação. Hoje algumas decisões realizadas na época podem parecer equivocadas, mas o Prof. Delfim trouxe o contexto da época para compreender porque estas foram tomadas em detrimento de outras. Prof. Villa acho que valeria a pena agregar o Prof. Delfim ao seu curso da ditadura mostrando como foram as decisões econômicas neste período. Parabéns pela entrevista
Acho q nao , e dificil definir esta epoca da ditadura, eram extremamente nacionalista. Lembra das propagandas, Estatais eram gigantes e funcionario público era a gde aspiração professional.
Parabéns Vila por trazer esse conhecimento. Tenho 35 anos e estou tendo uma releitura da história do Brasil. Gratidão
Boa tarde, Prof. Villa. Obrigada, por nos presentear com a Lucidez e o Brilhantismo do Nosso Sr.Delfin Neto. Gratidão!!!
Muito obrigada 😊 professor pelas entrevistas maravilhosas com pessoas realmente brilhantes, que nos informam e ampliam nosso conhecimento.
Magnífica aula, Professor! Que privilégio poder ouvir o Professor Delfim Neto em plena lucidez dos seus 92 anos! Esse senhor é realmente um patrimônio nacional! Quanta cultura! E o senhor conduziu a entrevista como eu me senti, totalmente encantado, deixando o Professor Delfim falar. Um grande presente para os assinantes do seu canal. Obrigada. E volte sempre, Professor Delfim. O Brasil tem fome de homens cultos, educados e que sabem transmitir conhecimento.
É verdade,precisamos de Profess excelente como o Sro Delfim Neto.Obrigada pela aula.
Parabéns Villa, belíssima aula magna de economia e otimismo. Sensacional !!!! Lucidez do "velho" e bom Delfim Neto.
Kkkkk. VELHO E BOM ??? Bom para quem? Meu Deus do céu.
Obrigada por esta e pelas outras entrevistas brilhantes que você tem nos proporcionado. Pessoas cultas e importantes para o Brasil.
Sensacional! parabéns prof Villa pela escolha do entrevistado. Uma Aula dada por uma testemunha da história, mais do que isso, agente ativo. Esclarecedor no que tange à economia dos anos 70, 80 e 90. Tudo me faz mais sentido!
Sensacional entrevista! Que mergulho na nossa História e a desmistifiação de alguns fatos, que me fizeram admirar, ainda mais, este senhor de 92 anos. Grande figura! 👋👋👋👋👋
Professor, traga mais economistas de gabarito histórico e técnico. Ótima entrevista.
Espetacular!!! o Professor Delfin com 92 anos e uma clareza de ideias e memórias invejáveis. Embora com muitos problemas e crises. Justamente, é o que está escasso em nosso país, grandes homens com grandes ideias. Parabéns Professor Villa por esta entrevista e ainda, só alguém com seu potencial cultural para explorar tão bem a história... e a frase final resume tudo "O Brasil não tem competência para acabar, pode atrapalhar, mas, é superior" Abraços
Marco Vila, sou ouvinte assíduo do seu canal tanto pela riqueza de conhecimento, quanto pelas análises coerentes e coragem de abordar temas sensíveis,👏👏👏
Obrigado aos Professores Delfim e Março Antonio por essa aula e muito me satisfaz saber que o Brasil está fadado ao Sucesso.
Obrigada por essa aula, muitas coisas relatadas, sequer tinha idéia de como ocorreram.
Excelente, Villa. Foi uma viagem magnífica. O Dr Delfin tem uma energia muito boa. É dificil ter otimismo sobre o Brasil vendo as circunstancias atuais, e a frase dele em 01:08:00 foi inspiradora, e também um tapa na sua cara rsrs, pois revela que alguém de intelecto tão formidável quanto ele, entende que há algum brilho no ambiente muitas vezes desprezado e humilde das comunidades. Parabéns pela entrevista.
Concordando ou não, é inegável que houve nessa entrevista conteúdo de aprendizado. Afinal, são 70 anos de testemunho ocular. Formidável!
Este Delfim é um arquivo ambulante... Gostaria que ele contasse o que presenciou, no miolo do poder, além dos aspectos econômicos.
Pena o chapa branca Vila nao ter questionado as denuncias de corrupcao
@@carlosschneider4015 Concordo! Ele deu uma "pitadinha" muito pequena.
Prof. Villa é maravilhosa a sua entrevista com o Delfim Netto, uma das melhores aulas de economia e macroeconomia que já tive.....Realmente a entrevista é um presente para todos, inclusive os economistas, uma aula sobre a história econômica do Brasil.... incrível...é para ser ouvida várias vezes!!!!!
Vejo muitos aqui criticando o professor pela entrevista ao Delfim Netto.
Esses mesmo clamam por democracia e se fazem de guardiões da lei, da ordem e da justiça. Na democracia todos devem ser ouvidos, gostando ou não do cara.
Parabéns professor pela entrevista.
Sensacional entrevista Delfim Netto. Incrível muito bom .
"Se eu fosse um pessimista eu seria um idiota, nós não temos competência para impedir que o Brasil volte a crescer."
São 92 anos de muita lucidez e muita história sobre a nossa nação.
Parabéns Professor Villa pela escolha do entrevistado e obrigado por nos proporcionar esse conteúdo.
Esses entrevistas são boas pra sair da bolha, ouvir pessoas que geralmente não ouviriamos. Não da mais so pra ouvir pessoas que so digam o que você quer que seja dito.
Qual é a sua idade?
Viu como o Brasil ficou quando ele era ministro. Esquecer o passado. é errar duas vezes.
@@gloriaregi lembrar é importante, houve ditadura, eles só pensam em si desde sempre, não devemos esquecer de nada que aconteceu e ouvir, aprender, relembrar mesmo as partes ruins é importante, quem não viveu essa época , ou viveu e não era pobre não sabe de nada, obrigado professor Villa por nos mostrar o que é, o que foi e o que vai ser caso os planos dessa gentalha se concretizem.
Sim, muito bom! Para conhecer outro prisma, contudo sem perder o meu lado da história. Meu tio avô morreu, com vontade de comer pão, a família não tinha dinheiro para comprar, depois ele teve câncer e não pode nunca mais comer nada sólido. Minha avó conta que ele morreu pedindo "pão".
Professor Villa, que AULAAAAAAAA!!!!
Simplesmente SENSACIONAL ......
Professor, o senhor já é um grande entrevistador!!!!!
Produção de conteúdo de qualidade, conhecimento.... é extraordinária!!!!
Dois professores.... a aula foi riquíssima!!!!
Professor Villa, continue nos enchendo de cultura e conhecimento com suas entrevistas!!!!!
Um grande abraço!!!!!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Villa é um ótimo entrevistador! Perguntas excelentes e interfere o mínimo possível na resposta do seu interlocutor! Parabéns!
Vila é fã desse velho vagabundo, é igualmente a ele,pensa igual em tudo, pensa nisso ok
Encantada com essa entrevista. Muito orgulho em ter pessoas assim em nosso país.
Devemos ouvir todos. Todo mundo contribui com algo. As redes sociais canalizam nossa visão só para o que queremos, cegando-nos para a diversidade de pensamento.
Parabéns Prof. ! Excelente diálogo. Um verdadeira aula de História da Economia Brasileira. Vida longa à diversidade de vozes em nossa combalida Democracia!
Concordo plenamente! Adorei a entrevista !
Professor, admiro demais suas palavras, mas tanta gente inteligente e essencial para dar voz neste momento sem precisar ouvir esse senhor aí....
O Delfim é a história viva do Brasil dos últimos 70 anos. Desprezar o conhecimento de um Sr. de 90 anos completamente lúcido é estupidez.
@@johnsnowdospampas7097 Este cara é um lixo amigo!!
Prof. Marco Villa, o senhor tem toda a razão de sentir-se envaidecido por esta entrevista. Um admirável interlocutor. E o cerne do assunto foi extremamente sensível. Acreditemos no Brasil. Grato por esse papo enaltecedor.
Delfim Neto, nos anos 70 entāo Ministro da Economia (do milage brasileiro) período em que houve grande concentraçāo de renda, e que continua até hoje, falava que "primeiro era preciso fazer o bôlo crescer pra depois repartir". To esperando a minha fatia até hoje.😠
🤣🤣🤣
Passa governo de esquerda e da direita e a centralização da renda só aumenta
Ele falava de bolo de mandioca que não cresce 😅😅
@King Soccer E proibidos pelo USA de importar e exportar para Cuba, China e Uniao Sovietica.
@@rafaelzenha7695 A mandioca dele nao cresce mais, nem mesmo com viagara.
Só o senhor para nos proporcionar esse encontro, o professor Delfim é um gigante, aprendi muito com ele, apesar de algumas divergências, o que é normal, mas certamente um grande nome da história dos economistas do Brasil.
Inesquecível Delfim! Diariamente nas páginas dos Jornais por um tempão
Foi maravilhoso, bela entrevista, elucidou muitas questões e também nos contou muitas coisas inéditas e de grande relevância que ocorreu nesse nosso Brasilzão de meu Deus! Essa nossa terra Brasilis onde em se plantando tudo dá e que Delfin netto no alto de seus 92 anos ainda tem esperança ainda aposta no Brasil e mais nos brasileiros e mais nos brasileiros das comunidades e valorizando a cultura do país . Olha surpreendente mesmo . Parabéns prof. Villa e parabéns Delfin Netto !
Lembro-me bem das ações desse Sr.
É um dos causadores do maior período inflacionário do Brasil e também um dos signatários do fatídico AI 5, além de legislar em benefício próprio.
Mas devemos ouvirmos sempre os 2 lados da história!!!
E professor villa você tá triste eu até pensava que este cidadão tinha viajado com Ulisses mais tatarugo não morre si o Villa convida mais 3 cidadâo deste vai perde seus seguidores
O maior período inflacionário do Brasil foi no governo Sarney, depois do estelionato eleitoral, que foi aquele congelamento de preços. Sarney assumiu com a inflação em 242,24% e entregou a 1972,91%.
Período de maior inflação do foi na era sarney 85 a 89, chegando a 80 % ao mês. E esse sr. não trabalhou.
Valdete gomes eu tinha uma
poupança,esse senhor sumiu com ela 😔
@@thiagoflagomes você tem relatos como era a época qui esse senhor essa ministro?
Obrigado, obrigado, melhor entrevista dos últimos anos. Um mestre. Que inteligência, que vigor aos 90 anos. Obrigado professores.
Buenas Villa!!! Tchê, não tem entrevista ruim com o ministro Delfim Netto!!! Goste-se dele ou não!!!Sobra bom humor e ácidas ironias!!!! Muito boa Live!!!!
Brilhante Professor Antonio Delfim Netto. Obrigada professor Villa pela aula magna que nos proporcionou!
Seria ótimo se o Villa pudesse entrevistar Getúlio, Juscelino, Tancredo. Acontece que todos eles estão mortos e o Villa não tem um centro de mesa branca para se comunicar com o além. O Villa é um historiador e jornalista. É dever de sua profissão entrevistar quem é ou foi relevante na política nacional e, sinceramente, entrevistar o Delfim Netto não significa concordar com todas as ações de Delfim Netto. Gostando ou não dele, é impossível deixar de reconhecer que ele faz parte da história do Brasil e que, portanto, carrega na memória acontecimentos importantíssimos da política dos últimos 60 anos. As gerações mais novas que não conheceram praticamente nenhuma das figuras citadas na entrevista, vão poder ter um ponto de partida para pelo menos buscarem conhecimento sobre o Brasil da segunda metade do século XX.
Águas passadas não movem o Moinho , mas a forma como passaram um dia está diiretamente ligada a qualidade, durabilidade e eficiência do Moinho para o futuro do desenvolvimento da nação brasileira!
@@flaviosidneyborges5985 já ouvi muito das "águas passadas não movem moinho"!
Boa observação!
Não seríamos nós sem os "moinhos" que nos colocaram na vida!
E, assim, muitos desclassificam os antepassados: mães, pais, avós,... o passado!
Houve erro na criação dos filhos?
SIM! Sob o ponto de vista atual!
Mas, que sirva de base para não errar e prosperar!
E, da mesma forma é administração de um PAÍS!
Espero que tudo melhore para nós brasileiros!
Aí eles iam quebrar o pau e não se aproveitaria nada.kkk
Foi tao importante que estamos nessa merda .
Gratidão por mais esta contribuição ao debate público brasileiro, professor Villa.
Fantásticas entrevistas, Professor 👏
Genial!!! Vivi grande parte desta época e essa entrevista brilhante foi reviver tudo o que passamos e perfemos
"Primeiro o bolo tem que crescer, para depois dividir". Estou esperando até hoje. Puuuuuuuffffffff.... Abatumou!
Crescia com esse safado recebendo comissão em todos os enorestimo que contraiu.
😂botou muito fermento ficou bolo fôfo.
Quando cresceu, dividiram entre eles......kkkk
@@adriananery7880 trabalhei numa obra de termelétrica comprada em venda casada desses empréstimos. Nunca foi concluída e as máquinas ficaram armazenadas na Inglaterra, pagando armazenagem e manutenção. Pobre Brasil! Sangra desde o Descobrimento!
@@luiz576 só gente de bem nos comentários 👏🏻👏🏻👏🏻
Caro Villa, sua entrevista com o Prof. Delfim Neto foi uma obra-prima, ele de fato é uma arquivo vivo da nossa história.
Parabenizo-o pelas brilhantes entrevistas que você tem apresentado em seu Blog, o que nos auxilia em nosso espirito critico para sobrevivermos a este momento tão difícil.
Usando as palavras do Prof. Delfin: " Você tem muita coragem".
Parabéns
Superou minha expectativa, gostei e assisti até o final. Quando fica na base de ofensas, xingamentos e adjetivações nem curto.
Parabéns pelo adendo!
Chegar aos 92 anos com esta lucidez, é excepcional!!! Parabéns pela entrevista e pela aula de Brasil e economia.
Professor Villa te admiro D+, mas eu nao tenho boas lembranças desse senhor ai.
Broxou com vc?
@@spinewhotmail que eu saiba foi com teu pai a broxada.
@@spinewhotmail se deu mal. Hahaha
Enterrou o Brasil né m dividas, serviu a Ditadura, vários escândalos de currupcao se a PF e o MP fossem ativos naquela época provavelmente seria preso ...
Professor Villa mandou mal... Num tempo em que vemos o golpe bater a nossa porta entrevistar esse fóssil de ditadura? Mandou muito mal!
Muito boa essa entrevista. Parabéns. Foi uma viagem pela história recente do Brasil. Parabéns.
Delfim Netto, mente brilhante, parabéns professor Villa bela entrevista.
Entrevista excepcionalmente maravilhosa! Vou assistir de novo!
Professor: não se divide o bolo 🎂 antes que ele cresça. Lembra dessa frase? Pergunta. De quem é essa frase.
@@fernandomarques9119 do entrevistado
@@fernandomarques9119 do próprio.
Mas ele tentou responder - demorei pra entender um pouco sobre a relação com investimento futuro - a necessidade de sacrificar um lado. A teoria é fria - na prática é bem doloroso para nós. Não sei se está certa a minha interpretação
@@fernandomarques9119 Desse Senhor que foi investigado na lava jato na investigação nas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
@@filomenatancredi6644 assinante do AI-5
. Precisamos demais dessas pessoas que analisem o Brasil como um todo no tempo e no espaço . Parabéns
Querem criticar, critiquem, mas uma coisa ele tem razão. Eles tinham projeto e nós não temos mais.
projeto de acabar com o pais?
Excelente entrevista, meu caro Villa. Aprende-se muito. Muito bom os comentários sobre o porquê de o Brasil, detentor de um crescimento econômico chinês entre 45 e 80, ter-se descambado ladeira abaixo não tento, ainda hoje, encontrado um norte. Muito obrigado por esta jóia que podemos degustar sempre que quisermos.
Meu Deus. Como um homem com moral e ética desse pode elevar o debate politico professor?. Em um momento como esse dão holofote a Delfim Netto, Roberto Jeferson. Qual o próximo bandido a ser ressuscitado?. " Rastaqueragem total ".
Maravilhosa entrevista.. pra ser assitida dezenas de vezes. Parabens!
Excelente entrevista professor Villa. Poderia entrevistar também o ex- ministro da defesa Aldo Rebelo. Conhece muito a respeito do Brasil de ontem e de hoje.
Excelente entrevista . Sou fã de Delfim há muitos anos. Conhecimento e mordacidade em grande quantidade. Excelente !!!
Delfim foi ministro do Geisel. Nunca resolveu o problema financeiro do Brasil. Foi péssimo
Foi ministro do Médici. No governo Geisel era embaixador do Brasil na França.
Nunca foi ministro do geisel
Ele deu AVAL PARA O AÍ 5 “safado”
Isso é lixo, fez mais mal que bem ao Brasil. Tinha que ser esquecido, agora o Villa é o ressuscita.
Solange, na verdade ele foi ministro da economia do Medici e depois ministro do planejamento do Figueiredo, o ministro da economia do Geisel era um outro cara que eu não lembro o nome agora
Sensacional....fiquei feliz em ouvir o Prof. Delfim e parabéns pela entrevista que o deixou falar sem cortar o discorrer da história.
Ministro da didatura militar, onde a corrupção e os roubos ao cofre público era diário, um dos responsável pela dívida extena ter chegado as alturas
A dívida externa foi para construir Brasília. (Não tenho muita certeza).
@@RosaMaria-tr6li não Brasília já estava pronta, o dinheiro foi parava construção de Itaipu, e das estradas transamazônica , e Belém Brasília, além das represas de Furnas e Sobradinho
No rio São Francisco, naquele tempo os generais , simplesmente falavam o quanto queriam de dinheiro voará liberar as construções ,vá corrupção naquele tempo já corria solta
@@elianatiaveia7680 👂🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@elianatiaveia7680 Obrigada. .
Sem contar as benesses que os militares se deram a si mesmos, ambos na ativa e os da reserva. Lembro bem que cada coronel ocupava um cargo de DAS e cada um tinha uma amante a tiracolo que eles promoviam no servico publico e davam benesses. Bando de FDP
Amei a entrevista. Parabéns e muito obrigada por esse tempo de crescimento e expansão do conhecimento.
Professor, a inteligência do professor Delfim é inquestionável, mas lembro que ele serviu à Ditadura Militar... mas o senhor fez a sua parte, obrigada.
Foi o ministro da economia durante o chamado período do "milagre econômico", onde o país viveu um período de crescimento de PIB entre 9,8% em 68 até 14% em 73, ainda com diminuição inflacionária. Para além disso, ainda previu o desastre que o choque do petróleo poderia causar e tentou realizar a privatização da Petrobrás, negada por Geisel, mostrando-se um homem com vislumbres anacrônicos, à frente de seu tempo. Negar esse valor teórico-empírico indiscutível para a contribuição do debate nacional dizendo que ele "serviu à ditadura militar" é insano.
@@guilhermealtenfeldergarcia8304 insano foi o que eles fizeram... e não vi nenhum pobre melhorar de vida, os ricos ficaram mais ricos. ADEUS
@@iaramoraes2861 no que concerne ao plano de repressão social, desrespeito às liberdades individuais e violação aos direitos humanos, você tem toda a razão, foi insano e vergonhoso, notadamente durante o governo Costa e Silva. Mas não é disso que se trata, e sim de discutir as políticas no plano econômico, que foram em grande parte de grande sucesso, quer você queira ou não, é uma verdade factual. Em relação ao seu comentário final, infelizmente é de grande pobreza analítica, pois se trata de uma generalização sem uma argumentação estruturada. Não obstante os já referidos índices minguantes de inflação e os altos índices referentes ao crescimento do PIB, também houve um alto crescimento real do PIB per capita, e é nessa parte que a sua opinião se insere. De fato, durante o período comentado houve um aumento na concentração de renda, estratos sociais mais elevados aumentaram, de maneira relativa, sua participação no PIB do país, e o índice GINI verificado do período de 67-73 apresentou uma piora. Contudo, o investimento em infraestrutura no país foi inegável, assim como incentivos ao setor privado, o que gerou a criação de muitos empregos no país, fazendo com que o índice de desemprego entre a PEA fosse baixo, e possibilitando a fuga da miséria absoluta em uma parte considerável da população de baixa renda. Lembre-se, aqui falamos que essas pessoas tiveram acesso ao emprego e puderam contribuir na renda familiar. Infelizmente, o aumento real no salário não se verificou em grande parte dos empregos de menor remuneração, e isso se deveu à política de restrição salarial do governo, que visava combater a inflação.
O sucesso econômico poderia ter sido transposto de uma maneira muito mais eficaz para os setores e regiões de menor renda(apesar da tentativa com os programas econômicos para o Nordeste e norte), aproveitando o enorme crescimento econômico e avanço infraestrutural, porém, diferente do que você coloca, o período não foi esse inferno, foi um período de saída da miséria absoluta para um contingente razoável da população, bem como um período com bons índices e avanços na educação.
Não precisa dar adeus, estou dialogando com você na paz!
Mais uma excelente entrevista.
Saudade desta época, onde a vida era mais fácil e farta.
Quem viveu essa época sabe do caos financeiro que esse senhor levou o Brasil.
EU VIVI.
A política do Delfim matou muitos.
Cara, olha pela perspectiva história, toda a questão financeira foi decorrente do CHOQUE DE PREÇOS do petróleo que foi causado pela OPEP.
As pessoas sentem o problema na pele, mas não buscam entender os motivos. As questões internacionais, as vezes, causam enormes problemas internos.
Posetivo! Delfin, era chamado de lagarta da soja!!!!!! Não acho necessário entrevistar esse Senhor....
@@aldairpedrodasilveira1404 pq do apelido de lagarta da soja?
Fantástica essa entrevista!!! Realmente uma aula magna. Parabéns, Villa.
Um cara que foi ministro da Fazenda na década de 70,quando saiu a inflação era maior que quando entrou,manipulava os índices,falava que a produtividade era pequena por que o brasileiro era vagabundo,aí mostraram para ele que a produtividade do brasileiro era maior do que os japoneses em algumas empresas,
Pensei que só a rádio Bandeirantes dava valor a este cidadão.
O período inflacionário é decorrente do choque de preços do petróleo que ocasinou a necessidade do Brasil se endividar em dólares p/ comprar petróleo.
Não foi questão de uma escolha política errada, mas de uma conjuntura internacional que quebrou TODOS países da América Latina: Argentina e México também.
Professor villa com todo respeito: Você é o cara! Me surpreendi com o convidado de hoje! Como aprendo e reaprendo. Fantástico conteúdo e parabéns. 👏👏👏
Professor parabéns pela lucidez que aula, espero que Paulo Guedes assista essa aula !!!!
Belíssima aula e debate sobre o Brasil de ontem, hoje e amanhã. Ainda mais quando vem de alguém que é testemunha viva da história como Delfim Netto.
Não acho que tenha sido bom para o Brasil. A inflação era altíssima, a classe mais pobre era penalizada.
Que tristreza o professor Villa entrevistar um maldito, uma criatura símbolo do pior período da nossa época dizendo que não sabia o que fazer quando os árabes aumentaram brutalmente o preço do barril de petróleo após outubro de 1973.
Delfim Neto, mesmo em 2020 tem muita gente que sabe quem você foi e é seu maldito.
Que entrevista vergonhosa professor Villa.
Entrevista vergonhosa.
@Diógenes vivemos em democracia!
Vá lá e resolve a situação atual!
É o que, nós brasileiros, mais precisamos!
SALVE A PÁTRIA!
com respeito a sua opinião , mas se o brasil ainda tem alguns trilhos para andar , é
justamente pelo crescimento dessa época .
Não foi mesmo foi um período difícil, pobre trabalhava e olha lá não dava nem pra alimentação direito .🤔
@@carminhaperim8874 Vá aprender história. Tudo que o @Diogenes falou é verdade.
A Pátria é o povo,um governo sem povo não é Pátria.
Mais uma aula magna para o arquivo do canal! Nada melhor do que ouvir uma discussão onde Economia e História se fazem presentes do início ao fim! 👏🏻
Gostando ou não, a História nos ensina o certo é o errado.
Bom dia!
Estou de acordo com seu comentário.
Temos que ouvir todos os lados...
Parabéns..
Infelizmente é assim mesmo.
@@filomenatancredi6644 the way pc.p
Nora 1000 a entrevista com o professor Delfim Netto.
Um verdadeira aula de história, economia, cultura,....🤗👍
Diálogo é assim, temos que ouvir vários lados e opiniões, questionarmos sempre, para formular nossas próprias conclusões...
Professor Villa que sensacional esta entrevista com este homem Delfim super experiente na história política do Brasil, adorei vê seus comentários, foi uma aula!
Ele tem 92 anos... Tá ótimo de cabeça!
Vila espero mesmo que está entrevista venha nos trazer alguns esclarecimentos. ..a dúvida é ::::terá aí verdades verdadeiras da experiência vivida materialmente e politicamente deste país o qual parece não termos tido merecimento de governos que consigam realmente colocar este grande e rico país nos trilhos!!!!É uma pena!!!coitadinho do Sarney! !!kkk!!!triste é aquele que tem poder é como fazer e não o faz! !!esperar em Deus é o que nos resta!!!!você realmente é corajoso Vila. ...
Claro ganhava e ainda ganha um salario de Deuses.A familia tem aquele tal de vitalicia,que dura 200,3000 e mais anos.Tinha uma conta recheiada na Suica.Ele dira para o Brasil mais de 300 anos.Pq os filhos sao vitalicil.
Prof. D.Netto afiadíssimo !
Boa parte dedicada à Ditadura Militar. Assinou o famoso AI-5.
Diz que não sabia que havia tortura no Brasil. Velhinho, bunitinho, não. Leva pra sua casa!
Excelente entrevista. Grato e parabéns, Villa.
Delfim Netto foi signatário do AI5 e recentemente disse que “assinaria de novo”. Isso não é concessão ao fascismo, Villa?
Boa questão!
Vc tirou a frase do contexto né amigo... leia tudo o que ele disse.
Qual a fonte dessa informação?
Wolf Allen kkkk
Villa disse ontem ou anteontem que entrevistara alguém com quem tinha muitas discordâncias. Realmente assinar o AI-5 é foda de relevar, mas Delfim Netto é uma figura tão importante pra nossa história que o Prof. achou que valesse a pena o entrevistar ainda assim. Ótima pergunta mesmo. Não sei se tenho opinião formada nisso, mas estou ansioso pra ver o que o Delfim tem a dizer. Não vi o vídeo ainda
As entrevistas deste canal são espetaculares. Obrigado professor Vila.
Este senhor nao me traz boas5 lembranças, com certeza, mas a entrevista e importante pois da para "ler" nas entrelinhas o quanto o Brasil foi sempre governado por incompetentes.
Nem a mim. Credo!!!
delfim e o homem
Villa, te parabenizo, dentre muitas coisas, por algumas em específico: Por valorizar nossos grandes mestres, os grandes repositórios da sapiência verdadeira... Por valorizar o conhecimento experiencial de grandes brasileiros. Com essas entrevistas vc presta uma grande serviço para nosso povo. Parabéns professor!
GENTE, UM HISTORIADOR TEM QUE OUVIR, LER, APURAR OS DOIS LADOS, OUVIR APENAS O QUE LHE CONVÉM TE DEIXA VULNERÁVEL AO ENGANO.
P a r a b é n s!
Simplesmente fantástica esta entrevista.
Se no Brasil mantivesse a cultura de apreender com o passado para então planejar o futuro aí sim seríamos o País do futuro!
Parabéns aos dois professores!
Uma entrevista com o economista eduardo moreira seria ótimo
Eduardo Moreira não serve para amarrar as as sandálias do Delfim Neto.
Uma grande aula para assistir. Obrigado Villa.
Grande entrevista..obrigado
Esse que disse que Eduardo Moreira não serve nem pra amarrar as sandálias desse velho vagabundo, É UM ANALFABETO ECONÔMICO, KĶKK
Ele não é economista, ele é engenheiro.
Excelente "aula"de política econômica! Sou fã deste blog. Parabéns e que esta informação/formação abra os olhos e o cérebro de muitos cibernautas.
Professor vilas, mais uma entrevista, de alto nível social política e econômica.
Nossa! Maravilhosa aula ! Prof Delfim Netto! Que cultura! Muito obrigada enidia prado medica ginecologista
Este é ministros de João Figueiredo cadê meu dinheiro que tava aqui
"...O gato comeu o gato comeu e ninguém viu o seu paradeiro está no estrangeiro ...." não era assim?
Então e quando ele era o ministro, a inflação era de 80% ao mes. Inimaginável isso hoje né? E ficava sempre nos acho isso acho aquilo. Não tinha solução para nada. Pisou na bola professor Vila.
Parabéns pela aula, demore tive e tenho muita admiração pelos Professores.
Gosto de ouví-lo mas boa parte das dificuldades que vivemos hj tem assinatura do entrevistado
Pelo menos, como poucas vezes, reconheceu um erro “nao nos preparamos para a crise do petróleo anos 70”
Grande entrevista! Uma aula de história econômica e de otimismo para as gerações futuras. Goste ou não goste, Delfim Netto faz parte da história econômica do Brasil! Parabéns pela entrevista professor Villa!
Villa chama petistas de corruptos e entrevista o corrupto MOR
Professor Villa, uma verdadeira lição de economia e riquíssima simplicidade. O professor Delfim Neto, sempre esteve a frente da economia, muito lúcido para a nossa população e políticos , que não souberam responder a sua política monetária
Villa fala pelos cotovelos,mas quando faz entrevista quase não fala, conteúdo ele tem,mas nessas horas quem tem que aparecer é o entrevistado!!!
O Jô Soares não deixa o entrevistado falar.O vila fica empolgado e não fala nada.Está certo.
O Villa é um tucano covarde.
Vila Pf Segue Nesta Linha ,Q associam à História ,como diz Vc não temos memória,Fará Uma Grande Contribuição,Como Está do Delfim,Parabéns 👏👏👏
Professor Villa, te admiro muito pelo seu conhecimento e coragem, mas esse convidado de hoje não representa muita gente por aqui. Grande abraço professor!
Excelente entrevista Prof., e parabéns pelo elogio merecido: coragem! Muito obrigado por nos trazer à lucidez.
VILLA SOU seu fã,mais esse SR. Delphim neto já jogou em todos os times.e um oportunista.
Quem não?
@Diógenes nota-se que você não viveu o período anterior a ele, então. Porque o desenvolvimento existiu e o pobre teve emprego para comer e comprar
Assim é a Democracia amigão, todos tem que ser ouvidos e não o mesmo do mesmo.
Um santo !!!
e o povo segue com muita preguiça de estudar !!!...entao ta ., o guedes que é o cara kkk
Maravilhosa e didática entrevista de um exímio conhecedor de economia e planejamento de governo no Brasil. Parabéns mais uma vez professor,por essa dissertação de conhecimento de personas gratas da nossa politica brasileira.
Delfim Neto é treva ministro da ditadura..
@@alfredomeurer634 viu a entrevista?
A melhor entrevista já realizada pelo canal!
Dois professores de alta capacidade de explanação.
Hoje algumas decisões realizadas na época podem parecer equivocadas, mas o Prof. Delfim trouxe o contexto da época para compreender porque estas foram tomadas em detrimento de outras.
Prof. Villa acho que valeria a pena agregar o Prof. Delfim ao seu curso da ditadura mostrando como foram as decisões econômicas neste período.
Parabéns pela entrevista
Este senhor, tem o nome vinculado à história da ditadura e casos de corrupção. Se estivesse na ativa, seria mais um Bolsonarista!
Não conhecia esse lado. Se poder se aprofundar mais será de muito bom proveito
Isso não procede...qualquer coisa que alguem escreva que se deseje acreditar vc acredita?
Acho q nao , e dificil definir esta epoca da ditadura, eram extremamente nacionalista. Lembra das propagandas, Estatais eram gigantes e funcionario público era a gde aspiração professional.
Que entrevista maravilhosa!!! Parabéns Prof Villa e Prof Delfin! Está aula deve ser paga! Show👍