Legal o projeto professor, e o vídeo ficou bem didático! sou do RS mas atualmente moro em Sydney, aqui é muito comum fazer o uso de bicicleta elétrica principalmente pra delivery de comida. Tenho uma mecânica especializada em bicicletas elétricas aqui, então como sugestão para próximos projetos, eu diria pra adicionar um sensor que é conhecido como PAS (Pedal Assist Sensor), ele fica localizado no movimento central da bike e basicamente utiliza um sensor magnético para enviar um pulso elétrico para o controlador toda vez que você pedala a bicicleta, então o motor é acionado te ajudando a andar... além disso, pensando a longo prazo, não é aconselhável a colocar a bateria, o módulo controlador e o motor na roda traseira da bike, além da bicicleta ficar com o centro de gravidade alterado, você irá gerar muito estresse nos raios traseiros pelo excesso de peso (especialmente com baterias de ácido de chumbo), ocasionando a quebra constante de raios. Por último, mas não menos importante, caso em um projeto futuro pense em utilizar um motor na roda dianteira, leve em consideração utilizar um torque arm, pois o alto torque do motor pode facilmente danificar o local onde o eixo encaixa no garfo! Deixo uma sugestão de vídeo aqui: funcionamento de Baterias de lithium para bicicletas elétricas, funcionamento e importância de um BMS (Battery Management System) para fazer o controle de carga e descarga da bateria! Parabéns pelo conteúdo, espero ver mais vídeos como esse aqui, sucesso!
@@MarlonNardi bacana seu vidio cara. Muita informação em apenas um vídeo. Estou com um projetor. Gostaria de saber se tem como ligar um recepitor de controle remoto no contrlador de velocidade. . Bem parecido com esse seu.
Caramba voce não só explicou como construir uma bike eletrica mas deu uma aula do funcionamento de cada ítem, simplismente o melhor video que já vi de alguem explicando algo. Parabéns !
Sou formando em Eng. Elétrica, achei muito bom teu conteúdo, mostra que tu tens muito domínio do que fala, parabéns. Na gringa tem muito conteúdo nesse nível de qualidade, mas de qualquer forma sentia falta desse nível de info em português, pro nosso povo. Ganhou mais um inscrito.
Sugestões: - Baterias de lítio (substituir a bolsa por uma caixa metálica com aberturas). - Nas descidas e nas frenagens, usar o motor como freio dinâmico regenerativo convertendo energia mecânica em elétrica e realimentando as baterias. - Usar materiais mais leves na bicicleta (quadro e rodas de ligas leves ou fibra de carbono). Só tem um problema em tudo isso: CUSTO. :o))
@@gersonmartins828 Isso se chama "frenagem dinâmica". Você converte o motor para um gerador, quando está fazendo freio, e aproveita a energia elétrica gerada pela energia potencial mecânica acumulada no veículo em movimento e devolve para as baterias. Este princípio é utilizado principalmente em trens e metrôs, só que em vez de "carregar baterias, a energia elétrica gerada, é jogada de volta na linha de alimentação para que seja reutilizada pelas outras composições que trafegam na mesma linha. Isso é possível ser feito com motores de corrente alternada e corrente contínua. Nesse caso específico, onde o motor é brushless, não sei como seria feito mas teoricamente é totalmente possível.
Parabens pelo trabalho. Uma ideia de acrescentar, é fazer o motor virar um gerador, para quando estiver em uma descida, ele jogar carga na bateria, assim, você teria uma autonomia maior.
Transformar novamente o giro da bicicleta em energia elétrica é muito menos eficiente do que usar a energia direto das baterias, eu entendo que a maioria das pessoas tem a mania de achar que tem como fazer energia infinito fazendo esse ciclo aí, mas não dá certo, um alternador na roda dependendo da carga já dá um peso considerável na rotação ou seja aumenta o consumo do motor para girar a roda.
Irmão, foge dessa teoria de energia infinita, isso não existe... O que vai acontecer na verdade é um gato desnecessário de consumo do motor...O ideal seria acoplar um bateria alternativa (a parte) somente para alimentar as luzes sem influenciar no motor ou bateria que alimenta o motor...
Hey Man... MN.. Obrigado. Excelente vídeo. Aferrado à Excelência!!! Saiu da neura de bateria que "tem que ser" de Li-ion... Só chinês mesmo para popularizar controlador e motor brushless... Saímos do carburador para a injeção eletrônica há mais de 3 décadas!!! Quando na descida, o controlador aproveita para carregar a bateria... [interrogação].
Da pra usar uma chave optica de impressora velha e um arduino pra fazer um contador de rpm e com isso um velocimetro! Nesse caro, se pega a circunferecia da roda e multiplica pelo numero de voltas, resultando em um valor que pode ser entendido como a distancia percorrida por cada revolução. Eu ja vi esse projeto, foi em algum canal gringo, e achei a solução muito engenhosa!
Incrível comunicador genial cientista de motor elétrico de bike,como nunca vi! Tô querendo fazer isso,p/1°vez,encontrei um professor de eletricidade formidável! Agora gostaria de saber qto saiu todo processo em $ da soma de todo equipamento de transformação da bike! GRATIDÃO mesmo incrível,pena q moro em Piri,GO,e vc tá em Sta.Catarina! GRATIDÃO de 🥰💖💕❤🚴♀️🚴♂️🚵♂️🚵♀️
Estou me perguntando: Como alguém tem a capacidade de dar deslike nesse vídeo??? O vídeo está TOP!!! Muito didático e rico de informações técnicas. Parabéns!!!👏👏👏
É verdade . No meu ver são pessoas incapazes de fazer algo de interessante na vida ,Talvez inveja , A não ser criticar trabalhos engenhosos iguais ao desse rapaz . Que no meu entender é muito inteligente .
Otimo video, comprei uma bateria 12V nova e tive problema que ela nao segurava carga, aprendi agora que tem que medir a tensao na hora da compra, obrigado por tanta informaçao gratis.
Vc é foda Marlon. Te sigo desde os primeiros vídeos quando vc ainda era meninão. De lá para cá só surpreendendo. Vc mudou a vida de muito gente com esses vídeos. Muito guri se encontrou na vida vendo esses vídeos.
Cara você tem o dom de transmitir conhecimento, tenho 77 anos é isso mesmo nunca frequentei uma escola de eletrônica no meu tempo adquiriamos esse tipo de conhecimento através de revistas tipo Eletrônica e outas mais existia uma carência enorme de conhecimento para ser repassado, veio a internet aí tudo mudou, mais pode ter certeza nunca até hoje aprendi com seu canal tanta informação objetiva, continue com esse propósito sua vinda a esse mundo tem essa finalidade, obrigado por tudo ( tenhos dois filhos formados em eletrônica, um está trabalhando em Nurenberg na Siemens Doutor em eletrônica e outro e engenheiro da Petrobrás) só tenho que agradecer a eletrônica
Excelente vídeo . Não vou ser repetitivo mas o material é completo. Nem vou fazer essa bike . Mas como dizem: O que importa é a jornada e não o objetivo. Parabéns ! Vídeos desse nível existem poucos no TH-cam. Você fazia falta aqui .
Maravilha amigo adorei esse video tenho um bike elétrica há 2 anos só coloquei um pneu e troquei as baterias estou muito feleiz.bike elétrica é o futuro aliás o futuro já chegou.valeu irmão sou de Recife meu nome é messias um forte abraço.
@@Srantoniochan consegue sim, ficaria um pouco mais caro dependendo da célula, mesmo com 50% de vida útil a bateria ainda assim duraria em torno de 5 anos.
Marlon, acompanho o teu canal há bastante tempo e nunca parei para te dar os meus parabéns. Seu canal é fantástico, a edição é excelente, os assuntos são muito pertinentes e a sua didática é muito boa. Continue assim mesmo, que você vai conseguir o mundo. E como sou também um profissional de eletrônica, gosto de passar o tempo vendo seus vídeos e acho graça com a quantidade de ideia semelhante que possuo hahaha. Parabéns também para sua equipe, que faz um trabalho sensacional.
O próximo projeto poderia ser vc depenar um Fusca e converter para eletrico, porém, sem comprar kits de conversão, tudo sendo feito na raça. Vlw pelo vídeo.
Se ele achasse algo de fibra e bem barato seria demais. Pensei no que vc disse e fui além. Se comprasse uma bolha velha de fibra e algum outro yt que constrói chassis, ex. Leandro torneiro fizesse um de alumínio, aí sim poderiam até fazer uma indústria. Hehe
Parabéns pelo video, curto muito bike eletrica tenho uma faz 1 ano e pouco já modifiquei um monte coisa, botei stepup de 1500W pra dar + tensão e a bike correr + botei 2 motores kk, bah show de + gostei da ideia de fazer um medidor de consumo da bateria mais preciso realmente seria otimo, pois medir a bateria só por tensão ou km rodados n da uma precisão muito boa pois varia bastante é uma coisa q eu sempre quis fazer mais n sei como, seria muito legal vc fazer um video explicando como! Abraços vlw
Sensacional tanto o projeto, como a execução, a edição e a explicação da teoria que está por trás do funcionamento. Cara continue com essa incrível qualidade de conteúdo. Obrigado pelo projeto e pela aula. 👏👏👏👏👏
Excelente vídeo professor. Em 2010 eu construí uma bicicleta elétrica muito próxima da sua. Motor no cubo da roda de 500w, 4 baterias de nobreak 12 v 12Ah, montadas no bagageiro. O trajeto diário era de 10km, 2x (praia do gravatá Navegantes até o centro de Itajaí SC, cinco dias por semana. Inicialmente eu saia de casa até o trabalho e voltava sem recarregar (20 km), após uma dois meses, precisava dar uma ajuda com os pedais no final do trajeto de retorno. Optei por recarregar no trabalho, quando após aproximados três meses, já precisava pedalar ao final de cada trajeto. Um pouco mais e sete meses depois, pedalava junto com o motor, pois sem isso ela ficaria sem carga alguma no meio do trajeto. Por fim, neste período, ao cruzar uma via preferencial, um motorista distraído deu um toque na bicicleta em movimento, que desequilibrou. Instintivamente levei o pé ao solo para evitar uma queda, e o peso/inércia daquelas baterias ocasionaram uma fratura da tíbia. 3 meses de gesso. A reposição daquelas baterias, naquela época custaria perto de R$ 700,00. Moral da história: bicicleta com bateria de chumbo, só se você for deficiente, e percorrer uma distância menor de 5km, andando devagar.
Desenvolvimento do motor... colocação da bateria o tipo de dinâmica de disposição de motor bateria e transferência de força é de vital importância para esses veículos
Muito bom este conteúdo, me esclareceu muitas dúvidas principalmente sobre baterias. Vc poderia incluir no projeto uma pequena painel fotovoltaico p/ carregar a bateria durante o trajeto diurno, obrigado.
Bom dia Prof Marlon! Eu vi na internet um projeto gringo em que foi utilizado um motor de maquina de lavar lava e seca do tipo direct drive. Ele não informou a autonomia mas atingiu velocidade de 70km/h! Esse motor usado na internet é vendido por uns 250 reais. Acho que valeria um teste! Abraço!
Cara você é um Estudioso muito inteligente e detalhista nos mínimos detalhes e com certeza sua Byke Elétrica ficou muito Melhor e Mais Eficiente que a maioria das que estão a venda no mercado , ainda mais porque você está usando baterias de 10 Amperes de Chumbo Ácido de Nobreak , com o motor de 48 V e isso casa muito bem com esse tipo de motor , Eu no momento estou com um projeto para montar uma mais pra frente , Parabéns pelo Projeto bem Elaborado e muito Original de Verdade ! 👍👏👏👏😁
Muito bom, o problema baterias não aguenta muito tempo, comprei parafusadeira a bateria, que venceu a garantia, não pegava mais carga, fui compra a bateria!! veio decepção, a bateria era quase o mesmo preso da parafusadeira, comprei uma parafusadeira nova, mas não a bateria.Esse é problema de veiculo a bateria.
preciso garantir que esse seu trabalho receba o mérito que merece. parabéns, sei o valor dele pois montei a minha, há um pouco mais de tempo que vc, mas não fui competente assim para passar essa mensagem, mas posso ficar ao seu lado garantindo que vale a pena pois a minha roda sem manutenção até hoje. obrigado por sua contribuição às bikes elétricas.
tava mechendo na bike que quebrou os fios agora mesmo de manhã kkk! obrigado! vaii me servir de apoio. pois aqui na mnha cidade de 3k de habitante nao tem muitas pessoas que entendem ou possa me auxiliar T_T mas vc é o cara que me ajudara! grato
Parabéns, enquanto hoje os canais do you tube ficam enrolando o espectador, como fazem na TV aberta, o teu canal é claro e objetivo, além de ser didático, boa qualidade imagem, boa edição e com um áudio bom. Outra questão a respeitoso conteúdo, é que tanto a indústria quanto a sociedade ainda não despertou para entender a importância do uso das bicicletas elétricas no Brasil, pois sendo popularizadas, contribuiria para a saúde do meio ambiente e das pessoas, além de gerar uma sobra financeira de dinheiro para que outros setores da economia prosperacem. Como diz o Renato Russo: Quem me dera ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante.
Para um.velocimentro eu já testei e deu certo e velocímetro baixado pela playstore . Que só exige o GPS estar ligado não precisa da internet.. Aí vc vai ter que comprar só um suporte para colocar esse celular no guidon da bike
4 ปีที่แล้ว +8
Sugestões pra incrementar a bike: Retirar o acelerador e fazer um controlador assistivo: o motor entra quando vc pedala. Da pra integrar esse sistema com um acelerômetro e fazer um circuito fechado com a controladora pra colocar a potência correta no pedal.
Cara você , um genio , à Nasa precisa te conhecer , adorei sua inteligência e facilidade e rapides para somas , complicadicimas , éssa bicicleta , tem que ser produzidas , em série parabéns , você é top mil . 👍✌
Três perguntas: 1 - Quando você pedala na bike gera uma corrente? Se sim, ela danifica o sistema (motor, baterias, controladores)? 2 - Gerando a corrente ela serviria para recarregar as baterias? 3 - Qual o tempo necessário para carregar o conjunto de baterias? Pra comparar com o tempo de uso.
Parabens pelo projeto. Bom ter vc de volta kkkk. Po pra melhorar esse projeto seria muito legal fazer um esquema de regeneração das baterias em descidas e desaceleraçoes. Abs
Nilson de Criciúma S/C gostei muito, é uma aula prática perfeita eu que gosto de eletrica e eletrônica ,tiro imenso proveito, especialmente da maneira que você apresenta oassunto,muito simples, prática, dinâmica e fácil compreensão. Pra encerrar, gosto do seu trabalho. Sei que estou atrasado no tempo, mas não podia deixar passar em branco.
Que vídeo bom cara! Confesso que comecei a assistir pra procrastinar um tempinho do meu curso de eletricista e surpresa! Tinha tudo no seu vídeo! Queria deixar três likes kkk
Meu amigo, que vídeo! Eu sou apaixonado por carro mas com esse vídeo tô quase deixando o meu guardado na garagem, pena que na minha região não acho esses kit lra venda, e Marlon qual é a potência do motor?
th-cam.com/users/shortsXLUhXm6u9MY?feature=share Compra ima igual essa minha preta, não vai se arrepender, se quiser mais detalhes comenta lá nesse vídeo que te mandei, vlw!
Depois de um vídeo desse dá pra construir até um carro elétrico! Aula nota 10 era tudo que eu precisava saber para fazer a minha e não encontrava as informações tão bem organizadas assim. Parabéns professor é muito obrigado.
So lhe peco que nunca desapareca da web. Se desse para recarregar a bateria pedalando seria optimo. Pedalar nas descidas e na recta quando a bicicleta ja tem algum embalo nao ia ser dificil e ainda assim recarregava as baterias.
Olá gostei muito das explicações técnicas contidas no vídeo, já algum tempo trabalho com bicicletas elétrica e tricíclo elétrico mas o conhecimento nunca é demais gostei muito. Sou de São Bernardo do Campo SP. Obrigado
Consegue informar a disponibilidade? Digo, o tempo carregando x tempo andando. Não adianta nada eu ter poucos centavos por km se minha capacidade de km/dia está travada.
Marlon mais didática teu vídeo impossível, muito bom mesmo. Poderia montar um vídeo mostrando como dimencionar os dispositivos de controle dos motores, tipo os ESC, PWM, Baterias litiun, etc..
Parabéns, eu ja acompanhando mobilidade elétrica a um bom tempo e esta foi uma das melhores explicações que já vi sobre a montagem e instalação de uma bike elétrica.
Tudo show , com exceção as baterias de ácido, que não é ciclo profundo e terá a vida útil drasticamente abreviada com este tipo de uso , além da lei física peso-potência! Mas muito bem feito , organizado e protegido, parabéns!
🚀Informações sobre o curso de Arduino com Marlon Nardi:
mestresdoarduino.com/
Monta um motor de bike pra min eu pago
Por favor queria chegar em 4k mas tá tão difícil é só apertar na imagem do lado do comentário
colocar dínamos para ter uma autonomia maior
Quero saber quanto custa um kit pra minha bike é um triciclo praia no meu nome é cristóvao Morato
Sensacional.. Parabéns pela aula.
Esse vídeo ficou muito top cara
Valeu Leandro!
Um plow twist que poucos imaginariam! Lendas!!
bike super poderosa megablaster
Kk sua vez Leandro
Poderia trocar as baterias por celulas reaproveitadas.... ficaria mais barato e mais potente o projeto
Legal o projeto professor, e o vídeo ficou bem didático! sou do RS mas atualmente moro em Sydney, aqui é muito comum fazer o uso de bicicleta elétrica principalmente pra delivery de comida. Tenho uma mecânica especializada em bicicletas elétricas aqui, então como sugestão para próximos projetos, eu diria pra adicionar um sensor que é conhecido como PAS (Pedal Assist Sensor), ele fica localizado no movimento central da bike e basicamente utiliza um sensor magnético para enviar um pulso elétrico para o controlador toda vez que você pedala a bicicleta, então o motor é acionado te ajudando a andar... além disso, pensando a longo prazo, não é aconselhável a colocar a bateria, o módulo controlador e o motor na roda traseira da bike, além da bicicleta ficar com o centro de gravidade alterado, você irá gerar muito estresse nos raios traseiros pelo excesso de peso (especialmente com baterias de ácido de chumbo), ocasionando a quebra constante de raios. Por último, mas não menos importante, caso em um projeto futuro pense em utilizar um motor na roda dianteira, leve em consideração utilizar um torque arm, pois o alto torque do motor pode facilmente danificar o local onde o eixo encaixa no garfo! Deixo uma sugestão de vídeo aqui: funcionamento de Baterias de lithium para bicicletas elétricas, funcionamento e importância de um BMS (Battery Management System) para fazer o controle de carga e descarga da bateria! Parabéns pelo conteúdo, espero ver mais vídeos como esse aqui, sucesso!
obrigado pelo seu comentario
podia fazer um vídeo mostrando o pas
Cara, esse video ta um espetaculo, a edição, o roteiro, a apresentação... muito show, continua nessa pegada que ta fera de mais
Valeu Henrique!
@@MarlonNardi bacana seu vidio cara. Muita informação em apenas um vídeo. Estou com um projetor. Gostaria de saber se tem como ligar um recepitor de controle remoto no contrlador de velocidade. . Bem parecido com esse seu.
Caramba voce não só explicou como construir uma bike eletrica mas deu uma aula do funcionamento de cada ítem, simplismente o melhor video que já vi de alguem explicando algo. Parabéns !
Obrigado Rafael!
Sou formando em Eng. Elétrica, achei muito bom teu conteúdo, mostra que tu tens muito domínio do que fala, parabéns. Na gringa tem muito conteúdo nesse nível de qualidade, mas de qualquer forma sentia falta desse nível de info em português, pro nosso povo. Ganhou mais um inscrito.
Sugestões:
- Baterias de lítio (substituir a bolsa por uma caixa metálica com aberturas).
- Nas descidas e nas frenagens, usar o motor como freio dinâmico regenerativo convertendo energia mecânica em elétrica e realimentando as baterias.
- Usar materiais mais leves na bicicleta (quadro e rodas de ligas leves ou fibra de carbono).
Só tem um problema em tudo isso: CUSTO. :o))
Gostei da ideia de reaproveitar as decidas para recarregar as bateria, tem que ver a viabilidade técnica. " Marlon responde" rs rs
@@gersonmartins828 Isso se chama "frenagem dinâmica".
Você converte o motor para um gerador, quando está fazendo freio, e aproveita a energia elétrica gerada pela energia potencial mecânica acumulada no veículo em movimento e devolve para as baterias.
Este princípio é utilizado principalmente em trens e metrôs, só que em vez de "carregar baterias, a energia elétrica gerada, é jogada de volta na linha de alimentação para que seja reutilizada pelas outras composições que trafegam na mesma linha.
Isso é possível ser feito com motores de corrente alternada e corrente contínua.
Nesse caso específico, onde o motor é brushless, não sei como seria feito mas teoricamente é totalmente possível.
Além disso ele poderia usar a energia elétrica que sai do motor para carregar as baterias enquanto ele pedala .
@@pandagordo5683 Sei que é possível, o problema e justamente o motor ser brushless, por isso a "viabilidade técnica". rs rs
Gostei da sugestão @marlon podia fazer um vídeo mostrando isso pra gente, um upgrade na bike.
Parabens pelo trabalho.
Uma ideia de acrescentar, é fazer o motor virar um gerador, para quando estiver em uma descida, ele jogar carga na bateria, assim, você teria uma autonomia maior.
Já vir projeto assim, o próprio motor gera energia para carregar a bateria, nesse caso a pessoa teria que pedalar
Que vídeo é esse? 27 minutos e eu nem sentir passar.. cara foi show.. parabéns excelente vídeo.
Luzes para transitar a noite,pode usar o giro das rodas para gerar essa energia que vão alimentar a iluminação!
Transformar novamente o giro da bicicleta em energia elétrica é muito menos eficiente do que usar a energia direto das baterias, eu entendo que a maioria das pessoas tem a mania de achar que tem como fazer energia infinito fazendo esse ciclo aí, mas não dá certo, um alternador na roda dependendo da carga já dá um peso considerável na rotação ou seja aumenta o consumo do motor para girar a roda.
Irmão, foge dessa teoria de energia infinita, isso não existe... O que vai acontecer na verdade é um gato desnecessário de consumo do motor...O ideal seria acoplar um bateria alternativa (a parte) somente para alimentar as luzes sem influenciar no motor ou bateria que alimenta o motor...
Hey Man... MN.. Obrigado. Excelente vídeo. Aferrado à Excelência!!! Saiu da neura de bateria que "tem que ser" de Li-ion... Só chinês mesmo para popularizar controlador e motor brushless... Saímos do carburador para a injeção eletrônica há mais de 3 décadas!!! Quando na descida, o controlador aproveita para carregar a bateria... [interrogação].
Da pra usar uma chave optica de impressora velha e um arduino pra fazer um contador de rpm e com isso um velocimetro!
Nesse caro, se pega a circunferecia da roda e multiplica pelo numero de voltas, resultando em um valor que pode ser entendido como a distancia percorrida por cada revolução.
Eu ja vi esse projeto, foi em algum canal gringo, e achei a solução muito engenhosa!
Incrível comunicador genial cientista de motor elétrico de bike,como nunca vi! Tô querendo fazer isso,p/1°vez,encontrei um professor de eletricidade formidável! Agora gostaria de saber qto saiu todo processo em $ da soma de todo equipamento de transformação da bike! GRATIDÃO mesmo incrível,pena q moro em Piri,GO,e vc tá em Sta.Catarina! GRATIDÃO de 🥰💖💕❤🚴♀️🚴♂️🚵♂️🚵♀️
Estou me perguntando:
Como alguém tem a capacidade de dar deslike nesse vídeo???
O vídeo está TOP!!! Muito didático e rico de informações técnicas.
Parabéns!!!👏👏👏
É verdade . No meu ver são pessoas incapazes de fazer algo de interessante na vida ,Talvez inveja , A não ser criticar trabalhos engenhosos iguais ao desse rapaz . Que no meu entender é muito inteligente .
Otimo video, comprei uma bateria 12V nova e tive problema que ela nao segurava carga, aprendi agora que tem que medir a tensao na hora da compra, obrigado por tanta informaçao gratis.
Vc é foda Marlon. Te sigo desde os primeiros vídeos quando vc ainda era meninão. De lá para cá só surpreendendo. Vc mudou a vida de muito gente com esses vídeos. Muito guri se encontrou na vida vendo esses vídeos.
Gosto dos seus vídeos porque você explica tudo, com isso aprendemos muito ou no mínimo recordamos o que estudamos. PARABÉNS
Cara você tem o dom de transmitir conhecimento, tenho 77 anos é isso mesmo nunca frequentei uma escola de eletrônica no meu tempo adquiriamos esse tipo de conhecimento através de revistas tipo Eletrônica e outas mais existia uma carência enorme de conhecimento para ser repassado, veio a internet aí tudo mudou, mais pode ter certeza nunca até hoje aprendi com seu canal tanta informação objetiva, continue com esse propósito sua vinda a esse mundo tem essa finalidade, obrigado por tudo ( tenhos dois filhos formados em eletrônica, um está trabalhando em Nurenberg na Siemens Doutor em eletrônica e outro e engenheiro da Petrobrás) só tenho que agradecer a eletrônica
Parabéns pelo seu comentário, excelente, parabéns pelo Sr. E por seus filhos , sucesso e saúde...
Excelente vídeo . Não vou ser repetitivo mas o material é completo. Nem vou fazer essa bike . Mas como dizem: O que importa é a jornada e não o objetivo. Parabéns ! Vídeos desse nível existem poucos no TH-cam. Você fazia falta aqui .
Ficou muito bacana a solução da bolsinha para as baterias e controlador! Ficou super discreto, nem parece uma bike elétrica!
Há muito que não vejo um conteúdo instrutivo de tão boa qualidade, simplicidade e fluidez. Parabéns pelo bom trabalho.
Ate hj nunca tinha visto uma pessoa ensinar de um jeito tão simplificado, e de facil entendimento, parabéns!
Não sei como o TH-cam me recomendou esse canal, mas foi a melhor recomendação que eu tive neste ano!
Maravilha amigo adorei esse video tenho um bike elétrica há 2 anos só coloquei um pneu e troquei as baterias estou muito feleiz.bike elétrica é o futuro aliás o futuro já chegou.valeu irmão sou de Recife meu nome é messias um forte abraço.
Melhor vídeo sobre bike elétrica que eu já vi, parabéns e valeu. Até o Letra Jota comentou.
Sem dúvida nenhuma vc é um professor de matemática. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Vídeo fantástico, vc poderia montar um pack de baterias de lítio com células de notebook recicladas, aí fica muito mais leve e mais eficiente a bike
Baterias de notebook recicladas, consegue baterias boas ? Não seria muito mais caro ? E a vida útil seria menor ou maior ?
@@Srantoniochan consegue sim, ficaria um pouco mais caro dependendo da célula, mesmo com 50% de vida útil a bateria ainda assim duraria em torno de 5 anos.
Sem dúvida, o vídeo mais técnico e completo postado em português. Só vi parecidos em inglês e russo.
Marlon, acompanho o teu canal há bastante tempo e nunca parei para te dar os meus parabéns. Seu canal é fantástico, a edição é excelente, os assuntos são muito pertinentes e a sua didática é muito boa. Continue assim mesmo, que você vai conseguir o mundo. E como sou também um profissional de eletrônica, gosto de passar o tempo vendo seus vídeos e acho graça com a quantidade de ideia semelhante que possuo hahaha. Parabéns também para sua equipe, que faz um trabalho sensacional.
Tú parece um cientista, parabéns ficou show, Info completa,que trabalhão ufa fiquei cansado só de imaginar.nota 1000.
O próximo projeto poderia ser vc depenar um Fusca e converter para eletrico, porém, sem comprar kits de conversão, tudo sendo feito na raça. Vlw pelo vídeo.
Isso poderia ser uma série de vídeos bem interessantes mesmo!
Não seria melhor usar um carro de fibra de vidro? A carroceria de fibra. Seria mais leve
Se ele achasse algo de fibra e bem barato seria demais. Pensei no que vc disse e fui além. Se comprasse uma bolha velha de fibra e algum outro yt que constrói chassis, ex. Leandro torneiro fizesse um de alumínio, aí sim poderiam até fazer uma indústria. Hehe
Ta cheio na inter
Parabéns pelo video, curto muito bike eletrica tenho uma faz 1 ano e pouco já modifiquei um monte coisa, botei stepup de 1500W pra dar + tensão e a bike correr + botei 2 motores kk, bah show de + gostei da ideia de fazer um medidor de consumo da bateria mais preciso realmente seria otimo, pois medir a bateria só por tensão ou km rodados n da uma precisão muito boa pois varia bastante é uma coisa q eu sempre quis fazer mais n sei como, seria muito legal vc fazer um video explicando como! Abraços vlw
Sensacional tanto o projeto, como a execução, a edição e a explicação da teoria que está por trás do funcionamento. Cara continue com essa incrível qualidade de conteúdo. Obrigado pelo projeto e pela aula. 👏👏👏👏👏
Mano provavelmente não vou fazer ( quero mas não tenho dindin)mas esse vídeo mi trouxe muito conhecimento, vale ae bró
Like like
Meu! que projeto é vídeo top,com muito detalhes ,vc é o cara...meu canal preferido ...👏👏👏👏
Marlon, show de bola a explicação, ou melhor a aula!!!!!
Excelente vídeo professor. Em 2010 eu construí uma bicicleta elétrica muito próxima da sua. Motor no cubo da roda de 500w, 4 baterias de nobreak 12 v 12Ah, montadas no bagageiro. O trajeto diário era de 10km, 2x (praia do gravatá Navegantes até o centro de Itajaí SC, cinco dias por semana. Inicialmente eu saia de casa até o trabalho e voltava sem recarregar (20 km), após uma dois meses, precisava dar uma ajuda com os pedais no final do trajeto de retorno. Optei por recarregar no trabalho, quando após aproximados três meses, já precisava pedalar ao final de cada trajeto. Um pouco mais e sete meses depois, pedalava junto com o motor, pois sem isso ela ficaria sem carga alguma no meio do trajeto. Por fim, neste período, ao cruzar uma via preferencial, um motorista distraído deu um toque na bicicleta em movimento, que desequilibrou. Instintivamente levei o pé ao solo para evitar uma queda, e o peso/inércia daquelas baterias ocasionaram uma fratura da tíbia. 3 meses de gesso. A reposição daquelas baterias, naquela época custaria perto de R$ 700,00. Moral da história: bicicleta com bateria de chumbo, só se você for deficiente, e percorrer uma distância menor de 5km, andando devagar.
Falou é não acrescentou nada...
Então não pode andar de moto ?
O melhor vídeo que já vi até o momento sobre bike elétrica. Aplica teoria e prática de forma clara e sem enrolação. Parabéns
Show!! Adorei, primeira coisa que acrescentaria iluminação de led para aumentar a segurança durante a noite.
Abraço
Desenvolvimento do motor... colocação da bateria o tipo de dinâmica de disposição de motor bateria e transferência de força é de vital importância para esses veículos
Seria possível utilizar a bicicleta como "recarregador"? Seria interessante se possível você tentar fazer esse teste. Uma bicicleta autônoma.
Mano eu estou vendo um vídeo de 27min sem acelerar. Mds cara que ótimo as suas explicações. Ganhou um escrito, parabéns!!!
Obrigado Fabrício!
Muito bom este conteúdo, me esclareceu muitas dúvidas principalmente sobre baterias. Vc poderia incluir no projeto uma pequena painel fotovoltaico p/ carregar a bateria durante o trajeto diurno, obrigado.
Cara, parabéns msm, sanou muitas dúvidas minhas a respeito de bike eletrica
Parabéns, Marlon. Sua didática é excelente!
o video mais top e bem explicado que já vi. parabéns ótimo trabalho
Bom dia Prof Marlon! Eu vi na internet um projeto gringo em que foi utilizado um motor de maquina de lavar lava e seca do tipo direct drive. Ele não informou a autonomia mas atingiu velocidade de 70km/h! Esse motor usado na internet é vendido por uns 250 reais. Acho que valeria um teste! Abraço!
Boa amigo!
Tu tem o nome do canal, ou coisa parecida?
@@christianfabianobhulsara4687 Coloca no TH-cam "how to make e bike with washing machine motor"
Melhor vídeo técnico que vi sobre bike elétrica,bem detalhado e super explicativo. Nota 10! Vlw garoto!
disparado o melhor vídeo do TH-cam sobre o assunto!!!
Espetacular!!! Uma aula fantástica de tecnologia e afins. Parabéns e feliz pela volta do canal hehe
Cara você é um Estudioso muito inteligente e detalhista nos mínimos detalhes e com certeza sua Byke Elétrica ficou muito Melhor e Mais Eficiente que a maioria das que estão a venda no mercado , ainda mais porque você está usando baterias de 10 Amperes de Chumbo Ácido de Nobreak , com o motor de 48 V e isso casa muito bem com esse tipo de motor , Eu no momento estou com um projeto para montar uma mais pra frente , Parabéns pelo Projeto bem Elaborado e muito Original de Verdade ! 👍👏👏👏😁
Raro encontrar um conteúdo de tanta qualidade como esse. Muito show
cara vc é fera, até quem não entende nada fica maravilhado com sua aula
Professor... Parabéns.... Suas ideias inspiram a gente
Meus parabens, muito rico de informações. Obrigado !
Muito bom, o problema baterias não aguenta muito tempo, comprei parafusadeira a bateria, que venceu a garantia, não pegava mais carga, fui compra a bateria!! veio decepção, a bateria era quase o mesmo preso da parafusadeira, comprei uma parafusadeira nova, mas não a bateria.Esse é problema de veiculo a bateria.
E isso aí Marlon trabalho com bike elétrica na minha loja !sua bike ficou Top parabéns
Muito top show parabéns pelo seu trabalho, mas se fosse uma bateria de lítio ficaria ainda melhor
preciso garantir que esse seu trabalho receba o mérito que merece. parabéns, sei o valor dele pois montei a minha, há um pouco mais de tempo que vc, mas não fui competente assim para passar essa mensagem, mas posso ficar ao seu lado garantindo que vale a pena pois a minha roda sem manutenção até hoje. obrigado por sua contribuição às bikes elétricas.
Sou apaixonado por bike e quero ver essa magrela incrementada. Tá aí um vídeo que fiquei triste por ter acabado. Hahahah
tava mechendo na bike que quebrou os fios agora mesmo de manhã kkk! obrigado! vaii me servir de apoio. pois aqui na mnha cidade de 3k de habitante nao tem muitas pessoas que entendem ou possa me auxiliar T_T mas vc é o cara que me ajudara! grato
Vídeo muito bom e explicativo! Parabéns 👏🏻👏🏻
Parabéns, enquanto hoje os canais do you tube ficam enrolando o espectador, como fazem na TV aberta, o teu canal é claro e objetivo, além de ser didático, boa qualidade imagem, boa edição e com um áudio bom. Outra questão a respeitoso conteúdo, é que tanto a indústria quanto a sociedade ainda não despertou para entender a importância do uso das bicicletas elétricas no Brasil, pois sendo popularizadas, contribuiria para a saúde do meio ambiente e das pessoas, além de gerar uma sobra financeira de dinheiro para que outros setores da economia prosperacem. Como diz o Renato Russo: Quem me dera ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante.
bom d mais, a gente assiste oq quiser, propagandas curtas (comparada aos 3 minutos da tv em cada comercial
Projeto bem interessante, parabéns pelo vídeo
Achei que ia ver um video de instalacao de um kit de Bicicletas eletrica e fui surpreendido por uma aula de eletrica e fisica.
Parabens!!
Muito bom, excelente projeto e muito bem explicado! Saudações de uma cidade praticamente vizinha... Blumenau!
Para um.velocimentro eu já testei e deu certo e velocímetro baixado pela playstore . Que só exige o GPS estar ligado não precisa da internet.. Aí vc vai ter que comprar só um suporte para colocar esse celular no guidon da bike
Sugestões pra incrementar a bike:
Retirar o acelerador e fazer um controlador assistivo: o motor entra quando vc pedala.
Da pra integrar esse sistema com um acelerômetro e fazer um circuito fechado com a controladora pra colocar a potência correta no pedal.
Cara você , um genio , à Nasa precisa te conhecer , adorei sua inteligência e facilidade e rapides para somas , complicadicimas , éssa bicicleta , tem que ser produzidas , em série parabéns , você é top mil . 👍✌
Cara, você é mto didático! Canal fantástico, não conhecia, parabéns!
Cara vc é um genio
Três perguntas:
1 - Quando você pedala na bike gera uma corrente? Se sim, ela danifica o sistema (motor, baterias, controladores)?
2 - Gerando a corrente ela serviria para recarregar as baterias?
3 - Qual o tempo necessário para carregar o conjunto de baterias? Pra comparar com o tempo de uso.
Tu é um gênio!
O vídeo ficou top parabéns pela explicação, você sabe me informar quanto tempo dura por dia rodando com a bike trabalhando ? E onde consigo o motor
Parabens pelo projeto. Bom ter vc de volta kkkk. Po pra melhorar esse projeto seria muito legal fazer um esquema de regeneração das baterias em descidas e desaceleraçoes. Abs
Estava com sdds do canal
Nilson de Criciúma S/C gostei muito, é uma aula prática perfeita eu que gosto de eletrica e eletrônica ,tiro imenso proveito, especialmente da maneira que você apresenta oassunto,muito simples, prática, dinâmica e fácil compreensão. Pra encerrar, gosto do seu trabalho. Sei que estou atrasado no tempo, mas não podia deixar passar em branco.
22:20 um Marea e um Peugeot em um mesmo lugar, qual a chance de aparecer um guincho ali?
Kkkkkkkkk
@@evandrocarlos4098 kkkkkkkkkkkk
100%
Melhor vídeo que já vi sobre o assunto, super completo. Parabéns
Faz um display que mostra A velocidade e a temperatura das baterias
Que vídeo bom cara! Confesso que comecei a assistir pra procrastinar um tempinho do meu curso de eletricista e surpresa! Tinha tudo no seu vídeo! Queria deixar três likes kkk
Meu amigo, que vídeo! Eu sou apaixonado por carro mas com esse vídeo tô quase deixando o meu guardado na garagem, pena que na minha região não acho esses kit lra venda, e Marlon qual é a potência do motor?
th-cam.com/users/shortsXLUhXm6u9MY?feature=share
Compra ima igual essa minha preta, não vai se arrepender, se quiser mais detalhes comenta lá nesse vídeo que te mandei, vlw!
Depois de um vídeo desse dá pra construir até um carro elétrico! Aula nota 10 era tudo que eu precisava saber para fazer a minha e não encontrava as informações tão bem organizadas assim. Parabéns professor é muito obrigado.
Motor mais potente Marlon e um display com arduíno indicando grau de inclinação velocidade autonomia média ficaria show
Parabens pelo projeto ficou show
So lhe peco que nunca desapareca da web. Se desse para recarregar a bateria pedalando seria optimo. Pedalar nas descidas e na recta quando a bicicleta ja tem algum embalo nao ia ser dificil e ainda assim recarregava as baterias.
Olá gostei muito das explicações técnicas contidas no vídeo, já algum tempo trabalho com bicicletas elétrica e tricíclo elétrico mas o conhecimento nunca é demais gostei muito. Sou de São Bernardo do Campo SP. Obrigado
13:00 O doguinho passando instruções de montagem.
Olá Marlon!Você é um Baita Professor meu rapaz!Pôxa você não se enrola no falar...incrível!Parabens!Abraços,Líbero/Rs.
Legal
CARA, EU TAVA IGUAL UM LOUCO PROCURANDO UM VÍDEO BOM E FINALMENTE ACHEI, AI QUE FELICIDADE
Consegue informar a disponibilidade? Digo, o tempo carregando x tempo andando. Não adianta nada eu ter poucos centavos por km se minha capacidade de km/dia está travada.
no video mostra o tempo e distancia necessaria pra zerar a carga. e quando acabar, basta pedalar, afinal éuma bike
Marlon mais didática teu vídeo impossível, muito bom mesmo.
Poderia montar um vídeo mostrando como dimencionar os dispositivos de controle dos motores, tipo os ESC, PWM, Baterias litiun, etc..
É assim que se deveria estudar física nas escolas! com exemplos que façam sentido, para estimular a mulecada!
Vc é o melhor que temos!!!👏👏👏👏
Instalar um pedal assistido seria bacana.
Parabéns, eu ja acompanhando mobilidade elétrica a um bom tempo e esta foi uma das melhores explicações que já vi sobre a montagem e instalação de uma bike elétrica.
Farol de led
Você faz aula de curso de elatrica
Tudo show , com exceção as baterias de ácido, que não é ciclo profundo e terá a vida útil drasticamente abreviada com este tipo de uso , além da lei física peso-potência! Mas muito bem feito , organizado e protegido, parabéns!
Marlon parabéns sua explicação está bem esclarecedoras vc colocando o valor de cada peça a usar ficou maravilhoso,Deus abençoe sua vida
sensacional esse video, explica muito bem, obrigado
Obrigado Jonatas!