MACHADO DE ASSIS AFRODESCENDENTE, Eduardo de Assis Duarte (

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 356

  • @samarabarroso9358
    @samarabarroso9358 4 ปีที่แล้ว +36

    Digo e repito, a melhor booktuber deste Brasil. Seu trabalho é sensacional, Isabella.

  • @victorditz
    @victorditz 4 ปีที่แล้ว +33

    Mostrei esse vídeo e o da resenha "memória póstumas de Brás Cubas" para minha mãe. Ela foi professora por 30 anos, já é idosa e aposentada... Ela simplesmente amou você, seu estilo e sua linguagem! Ela relembrou os tempos da faculdade...e foi muito bom a nossa conversa!!! Obrigado!

  • @martinsadriana3222
    @martinsadriana3222 4 ปีที่แล้ว +19

    O trabalho do professor Eduardo de Assis Duarte é de suma importância no que consiste ao resgate dos nossos escritores negros, sobretudo os do século 19. Lembrando que ele é um perito em Maria Firmina dos Reis, cujos textos ficaram esquecidos por quase um século. Quem sabe as futuras gerações tenham mais sorte do que a minha, que nunca estudou autores negros no tempo de escola, uma vez que Machado ainda era "clarinho"... É triste olhar pro passado e descobrir o quanto nós perdemos com a escravidão. Mas esse mesmo olhar é preciso pra que haja mudanças concretas em nossa sociedade.
    Parabéns e obrigada pelo excelente vídeo! ♥️

  • @albertinafurtado716
    @albertinafurtado716 4 ปีที่แล้ว +22

    Essa resenha vai para minha playlist de Machado de Assis! Agradeço de coração esse canal por ter me apresentado Machado sem chatice!

  • @talesveloso5448
    @talesveloso5448 4 ปีที่แล้ว +76

    Em um debate na Jovem pan sobre o embranquecimento da fotografia de Machado, lembro de Caio Coppolla dizendo que não tinha a necessidade de mudar as fotos, pois Machado era indiferente a escravidão e, muitas vezes, corroborava com ela em seus livros. Esse livro do professor é necessário nas escolas, tem que receber notoriedade para demostrar que o racismo é tão latente ao ponto de pessoas de destaque terem suas biografias adulteradas e terem que recorrer a pseudônimos para escrever manifestos. Obrigado, Isa.

    • @mhermannio
      @mhermannio 4 ปีที่แล้ว +11

      Acabei de lembrar desse vídeo do Caio 🤮e comentei com um amigo.

    • @claunr4156
      @claunr4156 4 ปีที่แล้ว +19

      Meu deus esse Caio Copola é um completo desserviço fiz um favor pra mim mesma e não assisto esse homem. Minha dica façam o mesmo não dem palco

    • @daianapereira7565
      @daianapereira7565 4 ปีที่แล้ว +10

      Caio Copolla é um racista, mas numa versão dissimulada. Eu tenho um nojo desse homem.

    • @daianapereira7565
      @daianapereira7565 4 ปีที่แล้ว

      @Willian Willian. Ironia?

    • @brisapolyanagoncalvesfigue2232
      @brisapolyanagoncalvesfigue2232 4 ปีที่แล้ว +2

      Isso só poderia ter sai do da boca desse idiota

  • @kauadomingues5096
    @kauadomingues5096 4 ปีที่แล้ว +151

    Machado de Assis também escreveu o conto "O Pai Contra Mãe", em que ele fala os horrores do sistema escravocrata no Brasil

    • @mhermannio
      @mhermannio 4 ปีที่แล้ว +5

      Nossa! Fiquei três dias pensando nesse conto depois que o li.

    • @joao_brum
      @joao_brum 4 ปีที่แล้ว +2

      esse conto é excelente!

    • @RamiresHelena
      @RamiresHelena 4 ปีที่แล้ว +2

      Esse conto é uma das obras literárias que mais me marcou na vida

    • @mhermannio
      @mhermannio 4 ปีที่แล้ว +2

      @Murilo D 🤣 🤣 🤣 pois denuncia à polícia, siô. Kkkkkkkkkkk É cada uma. Você deve ser bolsolavista. Conheço só pelo comentário.

    • @deborafrota623
      @deborafrota623 4 ปีที่แล้ว

      E vc, só pelo trabalho de colocar a mesma mensagem em todos os comentários, deve ou ser um desocupado ou uma pessoa com problemas mentais

  • @anaalicedonascimentospreaf1922
    @anaalicedonascimentospreaf1922 4 ปีที่แล้ว +12

    Isa!!!! Eu tenho um prazer imenso em te aplaudir!!
    Sua forma analítica, espontânea, inteligente de pesquisar e ler com profundidade é encantadora!

  • @carolinacaires-escolademus5441
    @carolinacaires-escolademus5441 4 ปีที่แล้ว +19

    É por vídeos como esse que você tem quase 500 mil subscritores. Os seus enquadramentos são muito interessantes, revelam muito trabalho de pesquisa e fazem com que eu tenha vontade de ler qualquer livro (mesmo aqueles que estão fora da minha área de conforto). O meu nome é Carolina Caires e já a sigo há algum tempo a partir de Portugal. Espero ansiosamente que alguma editora queira publicar esse livro por aqui. Obrigada pelo seu trabalho.

  • @elisangelaalves2170
    @elisangelaalves2170 4 ปีที่แล้ว +69

    Nas palavras da grande escritora Nélida Piñon: "Por ter existido MACHADO DE ASSIS, pode-se dizer que ainda há esperança para o Brasil."

  • @susanamozza
    @susanamozza 4 ปีที่แล้ว +15

    nosso maior escritor! escritor de todos os tempos"nego" que vitória!! isso ninguém tira dele. Sou suspeita Amo o Machadinho, Amor pra sempre!!!!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  • @lauraluz4117
    @lauraluz4117 4 ปีที่แล้ว +28

    Obrigada Isabella! Quando falei sobre isso no comentário do vídeo sobre a edição de Memórias Póstumas ter sido um sucesso nos EUA, era exatamente o que eu queria dizer. O Machado que nos foi apresentado no ensino médio era esse homem branco que vc também conheceu. Só em 2019 é que a Faculdade Zumbi dos Palmares iniciou a ação "Machado de Assis Real" para reparar o erro que vinha sendo cometido há mais de um século.

  • @marciameneguite6872
    @marciameneguite6872 4 ปีที่แล้ว +25

    Seu trabalho é maravilhoso, Isa!
    Suas pesquisas revelam a importância das obras que você apresenta.
    Obrigada!

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 4 ปีที่แล้ว +39

    Amo Machado de Assis, pra mim , nosso maior escritor. Já li tudo dele, até os poemas e crônicas. Alguns livros até já li mais de uma vez. Parabéns por fazer um vídeo sobre ele, lindas palavras.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @lidianesilva1783
    @lidianesilva1783 4 ปีที่แล้ว +5

    Eu queria poder "desassistir" esse vídeo só para poder me emocionar mais uma vez como me emocinei assistindo agora. Ótimo vídeo Isa. Parabéns

  • @yassuyukikawai6428
    @yassuyukikawai6428 4 ปีที่แล้ว +20

    Parabéns. Ao trazer à tona nossa historia, principalmente não oficial, nos enriquece. A propósito me lembrei de relatos que meu pai fazia sobre o período em que viveu após emigrar do Japão ao Brasil em 1.930, dizia ele que trabalhou em fazenda em Guararapes/SP por mais de 15 anos em regime análogo a escravatura na época e que muitos foram assassinados ao tentar a fuga da fazenda na calada da noite, trilhando como única referência linha férrea na esperança de encontrar a cidade mais próxima.

    • @mauraoliveira2208
      @mauraoliveira2208 4 ปีที่แล้ว +2

      Isso é f.... e pensar que ainda existem pessoas nas mesmas condições em pleno século XXI

    • @eugeniomarins2936
      @eugeniomarins2936 4 ปีที่แล้ว +3

      Essas histórias tem que ser contadas para que possamos entender tudo o que aconteceu no nosso país. Se você não contar, vai ser o bozo que vai contar a sua história, e a minha!

  • @PriscillaN_
    @PriscillaN_ 4 ปีที่แล้ว +14

    Parabéns pelo conteúdo riquíssimo, Isa!
    Acredito que além de questões étnicas, a desigualdade econômica ajuda ainda mais a dificultar a situação do nosso país.

  • @antoniojoseflorenciodesouz2884
    @antoniojoseflorenciodesouz2884 4 ปีที่แล้ว +10

    MACHADO DE ASSIS É UM GENIO DO BRASIL

  • @fjpetraglia
    @fjpetraglia 4 ปีที่แล้ว +14

    Isabella me sinto mais culto quando ouço suas resenhas, essa em especial focada em Machade de Assis e o racismo foi espetacular, nem percebibque foi longa e durou 28 minutos.

  • @JosiTSilva
    @JosiTSilva 4 ปีที่แล้ว +26

    Nossa! Que fala bacana! Sou professora e isso é uma referência ótima! Enocionei-me com o poema. Parabéns para o professor da UFMG e para você que faz de qualquer momento da sua vida ( ouvir um podcast) matéria para nos ajudar. Quando falamos em pesquisa literária é algo que demora muito tempo e acredito ser um privilégio lermos com algumas horas um trabalho de anos e de várias mãos, várias vozes. Os alunos precisam aprender a valorizar os nossos autores! Muitos já estão interessados no assunto, mas querem ler um autor estadunidense ( até fico animada deles querem ler). Só fico pensando em como mostrá-los nosso potencial ou de outros países que não estão no foco da problemática, como o livro Cachorro Velho.

    • @CORTAK
      @CORTAK 4 ปีที่แล้ว

      👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿
      Respeito esse posicionamento.
      th-cam.com/video/JtSX_ICSJv0/w-d-xo.html

  • @fernandobrito5316
    @fernandobrito5316 4 ปีที่แล้ว +57

    Machado é brilhante! Por exemplo, embora os personagens principais da sua trilogia realista sejam homens brancos, percebemos que eles não são exibidos como heróis, muito pelo contrário. Brás Cuba: um homem que nunca fez nada de relevante na vida, e vivia do espólio que seu pai deixou, extremamente egoísta e egocêntrico. Rubião: novo rico que consome toda sua fortuna em busca de um romance inatingível e o terrível papel do esposo da sua amada que praticamente se faz de cafetão de sua própria esposa para se manter próximo de Rubião e sugar seus recursos se valendo da ignorância do mesmo.
    Bentinho ou Dom Casmurro: Filho único de uma família rica, egoísta, mimado, e caráter duvidoso (sempre quebrando as promessas que faz), sem falar no ciúme doentio que o faz descartar uma das únicas pessoas que o amava, fora o abandono parental ao exilar o próprio filho.
    Brás Cubas: Morreu só;
    Rubião: Morreu só e louco;
    Dom Casmurro: Morreu só e amargurado;

  • @carolinameyenbergsantarosa17
    @carolinameyenbergsantarosa17 4 ปีที่แล้ว +2

    Muito obrigada por falar dos bibliotecários, Isa! Nem sempre somos lembrados, apesar da nossa importância no incentivo à leitura. Excelente vídeo, como sempre!

  • @macbranda
    @macbranda 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente discussão, Isa. Amei sua fala.

  • @vanlime4326
    @vanlime4326 4 ปีที่แล้ว +18

    Nossa! Acabei de assistir a um vídeo no My News, em que se entrevista uma norte-americana que traduziu Memórias Póstumas de Brás Cubas para o inglês, e ela fala justamente sobre o fato de que Machado de Assis não poderia se manifestar explicitamente contra a escravidão pq os leitores da época eram basicamente os brancos escravagistas.
    Disse tb que o livro está fazendo sucesso lá nos States.

    • @Arnoudbr
      @Arnoudbr 4 ปีที่แล้ว

      Já está na terceira edição!

    • @Arnoudbr
      @Arnoudbr 4 ปีที่แล้ว +1

      @Murilo D Amigo, você está usando drogas vencidas. Dê um tempo, recobre e a racionalidade.
      Melhoras!

  • @gabriellyleao_
    @gabriellyleao_ 4 ปีที่แล้ว +9

    É sensacional ver e ouvir a Isa falando do meu escritor favorito. Devemos sempre ressaltar a contribuição inegável dele para a luta contra o racismo. Esse vídeo e a obra apresentada são absolutamente relevantes e esclarecedores.

  • @camilaxerez9597
    @camilaxerez9597 4 ปีที่แล้ว +61

    "Eu guardo esses livros porque eles são horríveis" 😂😂😂

    • @geovanaesthermoreiranegrei3452
      @geovanaesthermoreiranegrei3452 4 ปีที่แล้ว +4

      Eu li Machado por essas edições que ela disse ser horríveis e por uma do governo do Amazonas que é ainda pior mas consegui me apaixonar pelo autor mesmo assim, pra ver como o que ele escreve não importa nem a edição.

    • @geovanaesthermoreiranegrei3452
      @geovanaesthermoreiranegrei3452 4 ปีที่แล้ว +4

      E mesmo olhando as imagens dele enfraquecido das edições eu tinha completa certeza quando mais nova da negritude de Machado de Assis, até hoje imagino Capitu como negra inclusive, me supreendi ao ver como as pessoas realmente achavam que ele tinha pele clara, lembro que ao ler a bigrafia dele que vem igual em todas as edições que ela mostrou fala sobre ele ser neto de escravos alforriados.

    • @hopenesswiththelife6422
      @hopenesswiththelife6422 4 ปีที่แล้ว

      Slogan deveria ser " Editora Atica, lembranças de um racismo estrutural "

  • @karolnovaisnovais5963
    @karolnovaisnovais5963 4 ปีที่แล้ว +9

    Que vídeo sensacional... Estou embasbacada.

  • @amandaluanna6783
    @amandaluanna6783 4 ปีที่แล้ว +18

    Eu sempre meu perguntei por que eu não gostava dos protagonistas de Machado de Assis. Brás Cubas um boa vida beberrão que nunca fez nada proveitoso em vida.
    Capitu uma mulher forte, mas colocada na obra sob o ponto de vista de Bentinho um homem possessivo, e paranóico pela suposta traição. E agora entendo que Machado nunca quis enaltecer uma elite hipócrita e cheia de privilégios. Obrigada pelo vídeo.

    • @Arnoudbr
      @Arnoudbr 4 ปีที่แล้ว +3

      Costuma-se dividir a obra machadiana em duas fazes, sendo a segunda começando com Memórias Póstumas... Nesta segunda ele exibe seu olhar ferino à classe que ele lutou e conseguiu ascender.
      Nossas elites sempre foram horríveis mesmo.

  • @Mhantra
    @Mhantra 4 ปีที่แล้ว +9

    Parabéns, vídeo muito necessário (ainda).

  • @Victor-ms3xn
    @Victor-ms3xn 4 ปีที่แล้ว

    Que Deus abençoe sua vida! Obrigado!

  • @juliaarruda8686
    @juliaarruda8686 4 ปีที่แล้ว

    Quanta cultura e conhecimento em um vídeo só, Isa, muito obrigada pelo seu trabalho maravilhoso!!

  • @jessykaevelyn1574
    @jessykaevelyn1574 4 ปีที่แล้ว

    Machado de Assis é um escritor maravilhoso! E seus vídeos só nos faz querer conhecer mais de suas obras.
    Amo o canal

  • @giolais
    @giolais 4 ปีที่แล้ว +7

    Machadinho é perfeito ❤️

  • @felipeee228
    @felipeee228 4 ปีที่แล้ว +65

    Que coincidência, daqui a 2 dias é o aniversário dele

  • @RomeroGrinerdam
    @RomeroGrinerdam 4 ปีที่แล้ว +8

    Esse foi um dos seus melhores vídeos.

  • @marceloalmeida5810
    @marceloalmeida5810 ปีที่แล้ว

    Excelente Isabella. Aprendi muito com esse vídeo. Além de falar de Machado, você deu uma aula de história do Brasil.

  • @pric.3635
    @pric.3635 4 ปีที่แล้ว +6

    Livro necessário! 👏
    Eu mesma não sabia q Machado era afrodescendente.

  • @denisdesouzaandrade8001
    @denisdesouzaandrade8001 4 ปีที่แล้ว +20

    O conto "O caso da vara",eu já li,é excelente.A vara é um instrumento pelo qual uma senhora repreende sempre que possível uma menina negra de cerca 12 anos por um erro ou falha que ela viesse a cometer.

  • @anaflavias.6546
    @anaflavias.6546 4 ปีที่แล้ว +6

    Caramba, que resenha perfeita! Obrigada pelo conteúdo incrível! Não vejo a hora de ler esse livro

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 4 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns, Isabela!!! Esse vídeo deveria ser considerado de utilidade pública. Amei! Amei! Amei!

  • @alexandrecaitano3470
    @alexandrecaitano3470 4 ปีที่แล้ว +1

    O quanto que eu aprendo com seus vídeos, eu jamais serei capaz de externar. Agradeço por tudo que nos traz, todas as resenhas (boa parte dos livros que compro, se devem às suas indicações), todas as discussões, jogos e tudo mais. Você é incrível. Sempre falo de ti nos clubes de leitura que participo. Sou seu fã. Espero, um dia, ter o prazer de conhecer-te pessoalmente.

  • @valeriamourasantos6529
    @valeriamourasantos6529 4 ปีที่แล้ว

    Só tenho a agradecer. Obrigada esclareceu demais, já ouvi falas assim, que Machado de Assis nunca assumiu sua negritude, mas nunca acreditei nisso. Machado de Assis é maravilhoso. Branquearam Iemanjá também, mas com o tempo a verdade vêm a tona. Muitíssimo obrigada.

  • @cristinatasca7995
    @cristinatasca7995 4 ปีที่แล้ว +1

    Bela contribuição. De fato, há diferentes maneiras de se posicionar sobres as questões polêmicas que envolvem nossa sociedade. Cada qual, com suas armas. A nossa, os livros. Abraço carinhoso de sua admiradora.

  • @Melzinha10
    @Melzinha10 4 ปีที่แล้ว +7

    Nossa na hora que você citou que na verdade os protagonistas eram na verdade anti heróis, fez todo sentido para mim. Foi isso mesmo, ele falava sobre a hipocrisia da burguesia. Em memórias póstumas de Brás cubas isso fica mais nítido ainda.

  • @pablosilvapaz
    @pablosilvapaz 4 ปีที่แล้ว

    Uma das melhores aulas de literatura e sociedade que já tive na vida. Merecia legenda noutras línguas.

  • @isisrmm
    @isisrmm 4 ปีที่แล้ว +1

    Machado se posicionou contra o racismo com a sua melhor arma: a escrita.
    Parabéns pelo vídeo!

  • @clarabarbosa5406
    @clarabarbosa5406 4 ปีที่แล้ว +11

    Machado de Assis, que homão! Excelente livro que contradiz que o escritor não se posiciona sobre a questão racial 👏🏻

  • @leonardoaquino9322
    @leonardoaquino9322 4 ปีที่แล้ว

    Você é necessária neste mundo. Que canal maravilhoso!

  • @tiagobernadac6005
    @tiagobernadac6005 4 ปีที่แล้ว +14

    Parece interessante o livro. Vale destacar também as crônicas que Machado publicou no jornal A Semana no período de 1892-1897. Nelas, ele também se mostra, a seu modo, o notório demolidor de consensos(como a pseudociência frenologia) que sempre foi. Uma curiosidade: Malê vem da Revolta dos malês. Revolta essa ocorrida em Janeiro de 1835, em Salvador. É considerada pelos historiadores a mais organizada insurreição urbana de escravos no período escravocrata. Os malês são negros das Nações Nagô e Tapa, que professavam a religião muçulmana.

  • @grilocambui
    @grilocambui 4 ปีที่แล้ว +4

    Haveria o Paraíso não fosse a existência da humanidade. O ser humano inventou a culpa e nela mergulhou-se.

  • @mfshiru
    @mfshiru 4 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelo vídeo. Deste um olhar bastante interessante. Obrigado.

  • @areliherculano614
    @areliherculano614 4 ปีที่แล้ว +58

    A maior prova de que no Brasil o racismo é banalizado são alguns comentários que eu vi nesse e em outros vídeos dizendo: "aqui não tem branco, por que todo mundo é brasileiro". Na visão de quem um branco no Brasil não é branco? Dos colonizadores? Dos americanos? A gente percebe estatisticamente que sim existe uma divisão entre brancos e negros aqui e tentar vir com esse papo de que não somos tão brancos atrasa o debate sobre privilégios e apaga a história de pessoas negras e indígenas que de fato sofreram racismo no país. Eu sei bem que em outros países um branco brasileiro não é socialmente lido como branco, mas a nível nacional essa concepção empobrece muito as ideias.

    • @mauraoliveira2208
      @mauraoliveira2208 4 ปีที่แล้ว +4

      Exatamente. Os brancos devem ter consciência dos privilégios que tem e ajudar ativamente na luta contra o racismo estrutural que acontece no nosso pais.

    • @rosilav
      @rosilav 4 ปีที่แล้ว +3

      @Willian Willian Tergiversações a parte, as pessoas privilegiadas em melanina sofre pra caramba por causa desse pormenor, nesse nosso amado país.

    • @macbranda
      @macbranda 4 ปีที่แล้ว

      Perfeito texto

  • @marcioamorim3028
    @marcioamorim3028 4 ปีที่แล้ว +7

    Otímo Tema . parabéns jovem.

  • @rayssaoliveira3275
    @rayssaoliveira3275 4 ปีที่แล้ว +20

    Talvez se ele tivesse "militado"de maneira mais explícita, não teria chegado ao patamar que se encontra até hoje. Creio que a ironia e a sagacidade do bruxo foi elementar para seu reconhecimento. Lima Barreto sofreu muito por conta de seu posicionamento mais aguerrido referente às desigualdades sociais e ao racismo, tanto que ficou no ostracismo durante anos. Há pouco tempo que sua literatura ganhou mais popularidade.

    • @rosilav
      @rosilav 4 ปีที่แล้ว +3

      Embora tenha lutado contra o racismo e desigualdades sociais, Lima Barreto era absurdamente machista. Não só não escondia, como bravateava contra mulheres em posições de destaque na sociedade intelectual e artística. Não tinha o menor respeito por escritoras contemporâneas suas, como Julia Lopes de Almeida, dentre outras.
      São as contradições do ser humano, ninguém é correto ou incorreto em todos os aspectos.

    • @rayssaoliveira3275
      @rayssaoliveira3275 4 ปีที่แล้ว +2

      @@rosilav vc pode me passar a fonte? Estou pesquisando sobre o Lima. ^^ Machismo é uma coisa q a gente discute agora, acho q nem era muito pensado em 1900. Não sei, mas eu acho algumas personagens femininas do Lima Barreto bem a frente do tempo, como a Olga, de Triste Fim de Policarpo Quaresma. E no mesmo livro ele faz uma crítica ao casamento como o único "refúgio" para a mulher. Em Numa e a Ninfa tem a esposa do Numa q é uma mulher inteligentíssima. Ele retrata bem a vivência de uma mulher negra em Clara dos Anjos. Enfim...mesmo q ele tenha defeitos, como qq outro ser humano, sabemos muito bem que a literatura dele foi menosprezada por botar o dedo na ferida da sociedade brasileira e por ser negro.

    • @rosilav
      @rosilav 4 ปีที่แล้ว +2

      @​Rayssa Oliveira Usei o termo de forma errada, talvez. Não se questionava machismo na época, claro, embora o efeito fosse o mesmo, para coisas importantes a maioria dos homens não tinha muita paciência e se irritava com participação de mulheres. Acho a obra de Lima Barreto genial e também considero injusta a forma como sempre foi menosprezado, tanto que fiquei chocada quando li sobre essa sua faceta em relação a mulheres.
      Foi no livro Metrópole a Beira Mar, de Ruy Castro.

    • @rayssaoliveira3275
      @rayssaoliveira3275 4 ปีที่แล้ว +3

      @@rosilav Obrigada! Engraçado que as vz endeusamos os escritores que temos mais afinidade, por assim dizer, mas eram/são pessoas como nós rsrs

  • @isabelaconsolim4434
    @isabelaconsolim4434 4 ปีที่แล้ว +1

    E postado no dia 19 de Junho. Cirúrgico. Obrigada Isa

  • @arthurtavaresrodriguessobr8368
    @arthurtavaresrodriguessobr8368 4 ปีที่แล้ว

    Show... você faz uma resenha da obra, mas coloca nela todo seu sentimento e amor pela literatura. Bom passar essa quarentena vendo seus vídeos...tenho aprendido muito.

  • @BrunaPelegrinicantinhodabuh
    @BrunaPelegrinicantinhodabuh 4 ปีที่แล้ว +6

    Ele era parte do movimento realista. Se ele escrevesse um personagem negro herói, fazendo tufo que quisesse, sendo amado e respeitado ele estaria escrevendo fantasia. A realidade que ele vivia era extremamente racista e se ele batesse de frente pisariam nele.
    Mas ele foi esperto e escreveu sob outro nome num meio que alcançaria muito mais pessoas na sua época.

  • @RamiresHelena
    @RamiresHelena 4 ปีที่แล้ว +4

    Isa, eu trabalhei com a tradutora dessa nova edição em inglês de Memórias Póstumas e ela tava falando esses dias que se chocou como os brasileiros achavam que ele era branco. Comentei com ela até que me chamou atenção que as matérias sobre essa tradução dela traziam fotos não esbranquiçadas do Machado de Assis, acredito que justamente pelo movimento Black Lives Matter. Ainda hoje vemos as consequências da eugenia na nossa sociedade. Chiquinha Gonzaga e Nilo Peçanha são outros dois exemplos de brasileiros formidáveis que foram esbranquiçados para serem aceitos na nossa sociedade colorista.
    PS: compartilhei seu vídeo sobre a tradução de Memórias Póstumas com a tradutora também

  • @isabelsoares518
    @isabelsoares518 4 ปีที่แล้ว +2

    Tô arrepiada com esse vídeo! Parabéns por contribuir para o debate sobre o racismo, fazendo exatamente o que você sabe fazer! 🥰🥰👏👏👏👏👏👏

  • @estevesprih
    @estevesprih 4 ปีที่แล้ว +4

    Que homem! 👏🏻

  • @jonathascarneiro3746
    @jonathascarneiro3746 4 ปีที่แล้ว +3

    Não sou muito de comentar, mas esse vídeo merece uma exceção. Parabéns pelo trabalho!

  • @mariliatrindade342
    @mariliatrindade342 4 ปีที่แล้ว

    Isa como é bom assistir seu canal! Gosto demais!

  • @KatAlSilva
    @KatAlSilva 4 ปีที่แล้ว

    Nossa eu adorei essa aula de história sobre a abolição da escravatura nos dois países, esclareceu muitas coisas!

  • @berenicethaismellorib
    @berenicethaismellorib 4 ปีที่แล้ว +15

    Provavelmente machado deve ter percebido que usar o próprio nome, não ia adiantar e que ele teria mais poder próximo aos "inimigos"

  • @andrezarsant
    @andrezarsant 4 ปีที่แล้ว +2

    Isa, te amo. Vc é a melhor youtuber do mundoooo! Só isso mesmo, todos os seus vídeos que eu vejo tenho vontade de te exaltar, ainda mais quando você se posiciona politicamente.

  • @rosangelamariadacruz9559
    @rosangelamariadacruz9559 3 ปีที่แล้ว

    Meu Deus!!!!! Estou apaixonada pela resenha maravilhosa e por ser de Machado de Assis!

  • @heloisagoudel578
    @heloisagoudel578 4 ปีที่แล้ว +7

    Arrasou!

  • @monicagoncalves2766
    @monicagoncalves2766 4 ปีที่แล้ว +1

    O conto Pai contra mãe é lindíssimo ao mostrar a vida da mulher negra.

  • @marcosolivacronicasurbanas2624
    @marcosolivacronicasurbanas2624 4 ปีที่แล้ว

    Meus parabéns, Isa! Excelente trabalho o teu!

  • @adrianamiranda9807
    @adrianamiranda9807 2 ปีที่แล้ว

    Excelente esse vídeo, Isabella! Muito obrigada!

  • @felipeteixeira7657
    @felipeteixeira7657 4 ปีที่แล้ว +11

    Acredito que Machado de Assis não se expunha como denunciador do sistema escravista do Império brasileiro por ser servidor público. Ele poderia ser prejudicado no exercício da sua profissão por defender explicitamente a causa abolicionista.

  • @guilage2531
    @guilage2531 4 ปีที่แล้ว

    Tenho conhecido melhor sua obra através de seus contos e romances. Esta sua biografia, certamente faço questão de ler. Lindo livro.

  • @michellykimberlysilva8130
    @michellykimberlysilva8130 4 ปีที่แล้ว

    É por essas e outras que eu amo esse canal, antes de qualquer indicação a Isa faz questão de análisar com precisão a obra e se preocupa de nos indicar um material de qualidade !

  • @campanula5258
    @campanula5258 4 ปีที่แล้ว

    Eu amo ver fãs e admiradores defendendo seus ídolos, mesmo que eu não concorde. Há tantas descrenças hoje e julgamentos precipitados, a maioria apenas para se integrar a massa que critica. Se deve analisar tudo primeiro, levar em conta muita coisa porque aparentemente a sociedade jovem atual quer que todos sejamos perfeitos, o que não é possível nunca. E principalmente como fãs seja do que for, é um dever tentar compreender antes de simplesmente jogar fora e julgar coisas e pessoas que nos agregaram tanto, muito mais que criticantes do outro lado que nem sequer conhecemos.
    Mais uma vez um grande exemplo Isa! Meus parabéns pela resenha excelente e precisa.

  • @marabarbosa4825
    @marabarbosa4825 4 ปีที่แล้ว

    Que resenha deliciosa que nos faz perder a noção do tempo. Estava com saudades. Parabéns mil vezes!!!!

  • @gustavokamenach3916
    @gustavokamenach3916 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu estou arrepiado e emocionado com esse vídeo! Também passei a admirar ainda mais esse que é o nosso maior escritor de todos os tempos! Se Machado tinha o dom da palavra escrita como você disse, você tem o da palavra falada, passou 28 minutos e nem vi! Parabéns pelo vídeo e análise mais do que necessária!

  • @juliana7211
    @juliana7211 4 ปีที่แล้ว +3

    Excelente vídeo!

  • @solitaryman172
    @solitaryman172 4 ปีที่แล้ว +31

    O racismo no Brasil é totalmente sem noção. Aqui, duvido encontrar um brasileiro que não tenha composição mestiça em sua árvore genealógica. Porém o racismo é presente, realmente lamentável.

    • @rosilav
      @rosilav 4 ปีที่แล้ว +10

      Pois é, e ainda chamam de "limpar a raça" se dissociar da origem , mandando para debaixo do tapete aquele antepassado "escurinho" que se assanhou com sua tataravó. E alguns ainda são poser que vão em manifestações a favor do governo com bandeira do movimento de supremacia branca da Ucrânia.

    • @brunafiorentino5069
      @brunafiorentino5069 4 ปีที่แล้ว +2

      Esse papo que todo brasileiro é mestiço é uma falácia. Nem todos são, vide o sul do Brasil.

    • @solitaryman172
      @solitaryman172 4 ปีที่แล้ว +2

      @@brunafiorentino5069 Podes ter razão, porém só um teste de sangue para saber a realidade. Mas isso não é necessário, creio que ao fazer isso estamos separando as pessoas, mais do que já são( e essa é uma das razões do preconceito.) Agradeço pelo comentário, tenha uma boa semana.

    • @leonardopiodafonseca1500
      @leonardopiodafonseca1500 4 ปีที่แล้ว +4

      ... eis a mais pura e óbvia verdade, demais, mestiços e mestiçados são absolutamente todos os povos e gentes do mundo, nenhum povo obviamente caiu pronto e acabado dos céus, ou direto das mãos do criador sobre a face da terra e aqui se manteve intocado , indene e imiscivel por espaço de dez mil anos, o q somente pudera justificar o existir dalguma suposta raça estreme , todos são pois, absolutamente, pelo ajuizar das razões mais elementares e inquestionadas, mestiços...nós, aqui na América, especialmente nós outros brasileiros , somos porém resultado de um caldeamento recente, de cinco séculos, em contraste com as mestiçagens caldeadas, por exemplo ,de q haviam de resultar, no ocidente, através de milénios, as grandes línguas de civilização e os atuais e diversos tipos nacionais europeus, de Portugal a moscou, dalém e d' aquém pirineus, portanto , . o mais não passa de ideologia grosseira e aplicada a propósitos de dominação cultural e geopolítica , como se diria hoje,

  • @jullykelly8075
    @jullykelly8075 3 ปีที่แล้ว

    Recomendo os livros e vídeos do Professor Paulo Rizzute sobre a questão da família imperial brasileira e a escravidão, ele é especialista sobre os primeiros imperadores e pode falar sobre a relação deles com o desejo de fazer do Brasil um império não escravocrata. Pelo que li, era desejo da Imperatriz regente Isabel que o sistema de trabalho fosse remunerado e não mais escravo. É importante lermos sobre nossa própria história.

  • @cynthiacosta636
    @cynthiacosta636 4 ปีที่แล้ว

    Que aula! Obrigada!

  • @paulasantos4026
    @paulasantos4026 4 ปีที่แล้ว

    Muito obrigada pelo conteúdo

  • @mariotkzk
    @mariotkzk 4 ปีที่แล้ว

    Obrigado, Isa. Já comprei na Amazon pelo link. Chega no início de julho.

  • @joselioalvinegro
    @joselioalvinegro 4 ปีที่แล้ว +2

    Machado era inteligente o suficiente para não bater de frente com o sistema, fazia o caminho da água contornando a pedra do caminho.

  • @icaroyuri8897
    @icaroyuri8897 3 ปีที่แล้ว +3

    "O apelido de é Bilau", a meu deus. A quinta série que habita em mim, grita nesse momento.

  • @abelardosantos8062
    @abelardosantos8062 4 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo. Excelente dica de leitura. Amo este canal!!!

  • @biancamaria8308
    @biancamaria8308 3 ปีที่แล้ว

    Que vídeo necessário, Isa! Seu trabalho não pode parar. ❤️

  • @brunomachadoa
    @brunomachadoa 3 ปีที่แล้ว +1

    Me lembro como em 2011 a Caixa Econômica fez uma propaganda em que o Machado de Assis era um ator branco. Na época muitas pessoas se revoltaram a ponto da CEF refazer a propaganda. Eu cresci lendo essas versões de capa, como você, e por muito tempo pensava que ele era branco, simplesmente por causa das representações que o embranquecia.

  • @ricardolima6271
    @ricardolima6271 4 ปีที่แล้ว

    Genial. Esse canal é uma das grandes inspirações em minha vida.

  • @nadiagomes3217
    @nadiagomes3217 4 ปีที่แล้ว +1

    Belíssimo vídeo. Muito completo.

  • @sergioalves1960
    @sergioalves1960 4 ปีที่แล้ว

    Excelente comentários! Parabéns pela divulgação que sempre foi camuflada intencionalmente.

  • @patriciavergal212
    @patriciavergal212 4 ปีที่แล้ว +2

    Que vídeo instrutivo, obrigada, Isa 👏🏽👏🏽

  • @TheMiriamsantos
    @TheMiriamsantos 4 ปีที่แล้ว +11

    Eu '' estou'' só o Machado de Assis: pessimista e não acreditando em mudanças possíveis.

    • @danielgarcias6300
      @danielgarcias6300 4 ปีที่แล้ว

      Eu ri, mas tem dias que o sentimento é justamente esse.

    • @CORTAK
      @CORTAK 4 ปีที่แล้ว

      Esse é um posicionamento que respeito👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿
      th-cam.com/video/JtSX_ICSJv0/w-d-xo.html

  • @raquelsmynniuk2847
    @raquelsmynniuk2847 3 ปีที่แล้ว

    Uau que aula!!!

  • @cabrinibruno
    @cabrinibruno 4 ปีที่แล้ว +3

    Quem conhecer ou tiver informações sobre o ilustrador Bilau, seria importante entrar em contato com ele para saber com mais detalhes da confecção da capa do livro da Ática

  • @pedrosena9559
    @pedrosena9559 4 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo, parabéns!

  • @soniapereira118
    @soniapereira118 4 ปีที่แล้ว

    Resenha excelente!! Voce traz informações inéditas, pelo menos para mim. Uma rica análise. Obrigada!

  • @aleatoriedadesdacah
    @aleatoriedadesdacah 4 ปีที่แล้ว +1

    No conto Pai contra mãe podemos notar a posição de Machado através da ironia que usa para demonstrar a desigualdade racial... É muito impactante.

  • @petroniocarvalho7183
    @petroniocarvalho7183 4 ปีที่แล้ว

    Excelente resenha Isa! Como todas.

  • @ajasnet
    @ajasnet 4 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns Gabi por se posicionar de forma inteligente e utilizar essa obra de Machado de Assis.

  • @pamelanascimento2583
    @pamelanascimento2583 4 ปีที่แล้ว

    Que vídeo brilhante!

  • @amyoshiko
    @amyoshiko 4 ปีที่แล้ว +55

    Infelizmente no Brasil vive-se a ilusão da cultura do embranquecimento, mas ao chegar na Europa temos a noção da realidade, a de que não fazemos parte daquela sociedade, que realmente é branca.
    Até mesmo nos empregos somos admitidos para limpar banheiros na América e Europa.

    • @eduardocouto5385
      @eduardocouto5385 4 ปีที่แล้ว +3

      Aí dependeria de teu nível sócioeducacional. E não de sua nacionalidade ou etnia.

    • @ihatethughalandtrashcountr4237
      @ihatethughalandtrashcountr4237 4 ปีที่แล้ว +2

      @@eduardocouto5385 sim, Canada por exemplo, contratam todos os enfermeiros de qualidade q temos...nao importa a etnia

    • @brunafiorentino5069
      @brunafiorentino5069 4 ปีที่แล้ว +1

      O brasileiro branco de classe média geralmente não vai pra Europa limpar nem lavar.

    • @eduardocouto5385
      @eduardocouto5385 4 ปีที่แล้ว +1

      @@brunafiorentino5069 Também poderia ser negro, o que realmente é relevante é o poder aquisitivo...

    • @amyoshiko
      @amyoshiko 4 ปีที่แล้ว

      @@eduardocouto5385 O limpar banheiros é uma metáfora. Pois na verdade pouquíssimos brasileiros ocupam cargos de Gestão na América e Europa.
      Em maioria ocupam cargos básicos para sobreviverem, cargos esses que aqui no Brasil não são atraentes.
      Enfim, muito mal fazemos um intercâmbio sustentando-se a base de muito perrengue.