No ano de 1989, a Eletropaulo contratou uma construtora para,auxiliar os trabalhos do arqueólogo Paulo Zanettini, nas escavações, para encontrar a calçada, que estava totalmente soterrada. Com o acompanhamento de arquitetas do CONDEPHAAT, que projetaram os muros de contenção em paralelepípedos, a calçada foi sendo recuperada, sendo que, em muitos trechos, estava soterrada. Foi sem dúvida um trabalho fantástico.
Todo meu respeito e admiração pelos desbravadores, homens e mulheres, que adentraram e conquistaram essas terras numa época dificil, como agora, e com recursos muito limitados!
Trabalho maravilhoso Rafael ❤ Gratidão 🙏 Eu sou a terapeuta q vc citou no início...Rsrs...e eu andava sim de fusca...rsrsrs Parabéns pelo seu trabalho... Vou assistir seus outros vídeos ...❤
Mas que honra.... Sensacional ter você aqui... Eternamente grato. Não tenho palavras a agradecer... fiquei 100% Seu livro já chegou. posso levar na segunda?
Passei por uns problemas... Carro quebrado, perdi um trabalho, braço quebrado... ficou difícil gravar. Mas agora a gente a esta de volta com força total....Muito obrigado pela força.
já desci, mas era num carro bem mais moderno... a Peugeot conseguiu permissão para descermos de 308, não me membro o ano, talvez 2015. Mesmo assim, o passeio foi maravilhoso, mais pela região, que amo.
Ótima sugestão! Na verdade na época da pandemia eu fiz um vídeo sem gravação externa sobre esse assunto... Mas vou retomar isso sim. Estou pensando na segunda temporada da série sobre o café. Muito obrigado.
Já desci de bike com o Desafio Bicicletas ao Mar e também desci a pé com minha filha e companheira, descemos até a casa da Maioridade e subimos de volta para o Parque.
Fui Escoteiro nos anos 80… Já acampei ao lado do calçadão de Lorena. Passamos duas noites inesquecíveis nesse local. Descíamos a pé uma trilha ao lado da casa de pedra. O calçadão na época precisa ser “descoberta” no meio da trilha.
Opá... Vamos sim. Um tempo atrás eu estava tentando entrar na Usina, mas não consegui autorização. Então a ideia é remar ne represa e contar a História. Muito obrigado.
Eu subi e desci a funicular diversass vezes rs, obs., a bordo da locobreque, na frente, na janelinha de 1° ckasse , olhando tudo ao redor, mas tvm ja fiz esse percurso a pé subindo em meio as destroços abandonados
Olá Evandro. Ainda não tenho uma data certa para voltar lá, mas eu vou ter que ir em breve pois a gente não conseguiu descer pela tirolesa. Em relação ao outro vídeo assim que eu terminar de editar eu solto. Muito obrigado.
Boa noite, estou me programando para fazer esse caminho saíndo ali da sede do parque na parte de cima da Serra, fazendo a trilha para pegar a Calçada de Lorena.
Para descer é mais tranquilo. Fique atento ao calçado e as condições climáticas por conta de caminho escorregadio. Tirando isso super tranquilo. Bom passeio... Abraços.
Que vídeo top, Rafael! Dessa vez mostrando com mais detalhes o percurso da estrada. Me perguntei o seguinte. Se o percurso para a vila de Piratininga durava dois dias,onde será que era o pouso,ou o meio do percurso? Parabéns pelo empenho!
Caraca, meu velho.... Que rolê suado, hein professor? Muito bacana e inspirador, pra quem tem a alma aventureira de desbravador..! Valeu muito mesmo, principalmente pelo conteúdo histórico riquíssimo...!
poxa obrigado pelo vídeo e pela historia, sou do abc e estou bem próximo e vejo isso fico pensando, que dó era um caminho que deveria estar muito bem cuidado para que qualquer um pudesse subir desde a baixada até o topo, no entanto está até sumindo no meio da mata.. isso não deveria acontecer né? deveria ser preservado o caminho todo. imaginar que vc estava pisando em pedras que, quantas pessoas já passaram por aí, suas histórias.. isso é muito bacana, ruim ainda a estrada velha ter passado por cima do caminha verdadeiro. pra ver que o Br não da valor na sua historia né? e onde começa a calçada no litoral? deveria estar preservada.. que triste
Moro em Cubatão e faço esse passeio uma vez por mês, e falo para vc volte em um dia de sol, vc vai fazer imagens inesquecíveis. Uma dica é fazer o passeio na 1° quarta-feira do mês o ingresso tem promoção e o preço com transporte com van inclusa cai quase pela metade. A van ela faz o trajeto da portaria de S. B. do Campo para Portaria de Cubatão durante todo período de funcionamento do parque, então vc pode utiliza-la para subir ou descer a serra e se tiver no meio do trajeto e cansar ela vai parar para o visitante mediante a apresentação da pulseira que comprova o pagamento pelo transporte.
Bom dia a todos, eu não sabia nada sobre a " Estrada do Lorena " até que um dia em 2023, ganhei em uma biblioteca o livro,", O reino, a colônia e o poder ", do escritor Adelto Gonçalves. Achei muito interessante do ponto de vista histórico, cultural e geográfico, narrando histórias pitorescas daquela época e do governo de Dom Bernardo José Maria da Silveira e Lorena ( 1756 - 1818 ).Conhecido pela construção da chamada Calçada do Lorena, que ligava São Paulo a Santos no trecho da Serra do Mar. Gostaria muito de conhecer o local pessoalmente, fazer uma caminhada por lá, quem sabe talvez um dia.
Boa noite qdo morava em Sao Paulo ia muito na estrada velha de Santos e ja andei de carro ate cubatao e voltei para Sao Bernardo mas essa cacada do lorena nao dava para entrar porque tinha um portão trancado com cadeado
Que testemunho incrível... Muito obrigado pela colaboração. pelo menos hoje em dia já é possível visitar a calçada e a sua história no final da Colônia.
Parabens pelo video. Seu trabalho é fantástico, nos faz viajar pelo passado e imaginar as dificuldades no inicio do Brasil colonial. Vou deixar a quem também quiser ler, algumas informações mais profundas de uma passado ainda mais antigo, antes mesmo do caminho de Lorena. Segundo o historiador Eduardo Bueno em seu livro Capitães do Brasil, a trilha tinha início em São Vicente (porto de Tumiaru, para os índios), de onde se saía em embarcações por um "lagamar de águas salobras" chamado de Morpion. Através dos rios, aportava-se no ancoradouro de Piaçagüera de Baixo, seguindo por uma área alagada em que atualmente se localiza a cidade de Cubatão, até a Piaçagüera de Cima, na raiz da Serra de Paranapiacaba. O trajeto seguia então pelo Rio Quilombo até o Vale do Rio Mogi prosseguindo pela Trilha dos Tupiniquins serra acima. A Trilha dos Tupiniquins (mais tarde chamada de Trilha dos Goianases e Caminho de Piaçagüera) passava pelo território dos Tamoios, inimigos dos Tupiniquins e dos portugueses, o que veio a torná-la muito perigosa. Em virtude disso, em 1560 seria aberta pelo padre Anchieta uma nova trilha na serra. Mesmo assim essa via consistiu numa das principais ligações da vila de São Paulo de Piratininga com a Ilha de São Vicente durante o período colonial. Por ela passaram Martim Affonso de Souza, João Ramalho, Tibiriçá, Piquerobi, Manoel da Nóbrega, José de Anchieta, Manuel de Paiva, e outros nomes da nossa história colonial. Séculos mais tarde foram os ingleses que a utilizaram para construir a primeira ferrovia de São Paulo. Hoje o Parque Estadual da Serra do Mar protege apenas um pequeno trecho da trilha original de mais de 500 anos, pois muito foi perdido devido à construção da ferrovia a partir de 1867.
A nossa Rota da Seda No Riacho Grande paralelo com a Via Anchieta, sob a água da represa, há um trecho da Calçada do Lorena. Bem preservado. Local, onde tem as bombas. Numa seca drástica da represa ela a Calçada apareceu. Sérgio Santo André
Caramba Sérgio. Pode me passar os detalhes. Eu e meu irmão estávamos pensando isso: por onde ela continuaria até chegar ao Ipiranga? Me manda os detalhes que a gente vai.... Prof.rafael443556@gmail.com. Muito obrigado.
Esse passeio é fácil e autoguiado. Vc compra o ingresso no site do parque "Caminhão do Mar" , escolha um dia sem chuva e vai. Subir é um pouco puxado. Mas vale muito a pena.
Ontem descemos o caminhos do Mar, pela Calçada do Lorena. Não tive uma boa experiência, pois a estrada é de pedra com muito Limo, infelizmente eu e o meu marido, escorregamos e acabamos nos machucando. O lugar é realmente lindo, mas quem não está preparado, melhor descer pela estrada pavimentada msm !
Dezembro eu fiz o caminho descendo a serra pela estrada pavimentada nos 8 kilometros e agora pretendo descer a Calçada do Lorena. A calcada e mais complicada subindo ou descendo?
Subindo ela vai exigir muito esforço. Descendo é preciso tomar muito cuidado com quedas. Evite dias chuvosos. Muito obrigado pela participação no canal.
No ano de 1989, a Eletropaulo contratou uma construtora para,auxiliar os trabalhos do arqueólogo Paulo Zanettini, nas escavações, para encontrar a calçada, que estava totalmente soterrada. Com o acompanhamento de arquitetas do CONDEPHAAT, que projetaram os muros de contenção em paralelepípedos, a calçada foi sendo recuperada, sendo que, em muitos trechos, estava soterrada. Foi sem dúvida um trabalho fantástico.
Ual... Que história incrível. Muito obrigado pelo relato.
Parabéns!! Sensacional, imagens, áudio e suas narrações!! Grande abraço!!
Excelente registro da história do nosso país! Que aula maravilhosa!
Agradecemos
Todo meu respeito e admiração pelos desbravadores, homens e mulheres, que adentraram e conquistaram essas terras numa época dificil, como agora, e com recursos muito limitados!
Trabalho maravilhoso Rafael ❤ Gratidão 🙏
Eu sou a terapeuta q vc citou no início...Rsrs...e eu andava sim de fusca...rsrsrs
Parabéns pelo seu trabalho... Vou assistir seus outros vídeos ...❤
Mas que honra.... Sensacional ter você aqui... Eternamente grato. Não tenho palavras a agradecer... fiquei 100%
Seu livro já chegou. posso levar na segunda?
Sim.... 😃😃
Gratidão 🙏 🥰
Eu fui aí em 2004 gostei muito desse passeio descemos de a pé até Cubatão e subimos de microônibus até no portal da serra velha
esse passeio é sensacional. O parque está muito bem estruturado, vale a pena uma visita novamente. Muito obrigado.
Eu subi...anos 70....
Eu tbm subi e desci diversas vezes a bordo da carinhosa locobreque, ou as vezes no "carrinho " de manutenção, de piasaaguera ate paraanapiacaba
Tá sumido professor, fim de ano é 🚀 foguete...😂😂😂😂
Excelente vídeo!
Passei por uns problemas... Carro quebrado, perdi um trabalho, braço quebrado... ficou difícil gravar. Mas agora a gente a esta de volta com força total....Muito obrigado pela força.
Top o vídeo, parabéns Rafael
Obrigado de coração
Top!!! Fiz esse passeio em julho de 2022. Subi de van e desci a pé.
Muito obrigado pela participação aqui no canal.
sensacional Dr! Muito obrigado pelo vídeo! Espero um dia percorrer até o caminho do Rei
Infelizmente o caminho do rei esta obstruído em Praia Grande. Mas vc pode fazer a caminhada de Praia Grande até Itanhaém.
@@cacadoresdehorizontes-hist2057 vou procurar nos seus vídeos, em janeiro estou aí na PG de férias....
@@cacadoresdehorizontes-hist2057 muito obrigado pela dica
videos sempre muito interessantes, parabéns....
Obrigado 👍
Cade a parte 2!!! VIDEO TOP
Tá no forno. Sábado que vem está aí... Obrigado.
Muito top esse passeio
Hj tenho 61 anos, quando tinha 12 anos, desci de fusca com meu pai essa estrada, muito legal, nunca esqueci
já desci, mas era num carro bem mais moderno... a Peugeot conseguiu permissão para descermos de 308, não me membro o ano, talvez 2015. Mesmo assim, o passeio foi maravilhoso, mais pela região, que amo.
Fiz este caminho em 1999,muito bonito, lugar sensacional,muita história!
Muito top seus vídeos professor !!! Se puder futuramente faz um vídeo sobre o Porto de santos e a influência da família guinle
Ótima sugestão! Na verdade na época da pandemia eu fiz um vídeo sem gravação externa sobre esse assunto... Mas vou retomar isso sim. Estou pensando na segunda temporada da série sobre o café. Muito obrigado.
Video tão bom que torci para não acabar la no alto da estrada.
rsrsrs, estava longo demais, mas em breve eu vou soltar a continuidade. Tem a parte 2 e a parte 3... Vamos que vamos.
Show de bola sempre estou acompanhando o canal rico em detalhes e conhecimentos
Obrigado sempre
Já desci de bike com o Desafio Bicicletas ao Mar e também desci a pé com minha filha e companheira, descemos até a casa da Maioridade e subimos de volta para o Parque.
Com certeza ela nunca mais esquecer... Parabéns.
Fui Escoteiro nos anos 80… Já acampei ao lado do calçadão de Lorena. Passamos duas noites inesquecíveis nesse local. Descíamos a pé uma trilha ao lado da casa de pedra. O calçadão na época precisa ser “descoberta” no meio da trilha.
Muito bom Rafa! Vídeo fascinante. 100% de História! Parabéns! Abraços!!
Muito obrigado 😃
Podia contar a história da usina henry borden, muito legal lá
Opá... Vamos sim. Um tempo atrás eu estava tentando entrar na Usina, mas não consegui autorização. Então a ideia é remar ne represa e contar a História. Muito obrigado.
Eu desci e subi de carro com meu pai quando ainda era aberta. Tem razão, íamos de Fusca.
Esse lugar é cubatão???
Eu subi e desci a funicular diversass vezes rs, obs., a bordo da locobreque, na frente, na janelinha de 1° ckasse , olhando tudo ao redor, mas tvm ja fiz esse percurso a pé subindo em meio as destroços abandonados
Boa noite !!
Gostaria de saber quando vai ser a próxima visitação
Olá Evandro. Ainda não tenho uma data certa para voltar lá, mas eu vou ter que ir em breve pois a gente não conseguiu descer pela tirolesa. Em relação ao outro vídeo assim que eu terminar de editar eu solto. Muito obrigado.
Boa noite, estou me programando para fazer esse caminho saíndo ali da sede do parque na parte de cima da Serra, fazendo a trilha para pegar a Calçada de Lorena.
Para descer é mais tranquilo. Fique atento ao calçado e as condições climáticas por conta de caminho escorregadio. Tirando isso super tranquilo. Bom passeio... Abraços.
Parabéns pelo registro histórico!
Sou eu quem agradeço. Muito obrigado.
Que vídeo top, Rafael!
Dessa vez mostrando com mais detalhes o percurso da estrada.
Me perguntei o seguinte.
Se o percurso para a vila de Piratininga durava dois dias,onde será que era o pouso,ou o meio do percurso?
Parabéns pelo empenho!
Boa pergunta.... ótima pergunta... na verdade eu nao sei rsrsrs.
@@cacadoresdehorizontes-hist2057 Kkk.
Vamos ter que 'consultar os universitários,',Rafael.
Que maravilha você fazendo eu voltar ao passado de pequena viagem muito num Chevrolet e assim de Fusca Brasília está tempo bao
Muito obrigado.
Caraca, meu velho.... Que rolê suado, hein professor? Muito bacana e inspirador, pra quem tem a alma aventureira de desbravador..! Valeu muito mesmo, principalmente pelo conteúdo histórico riquíssimo...!
Muito obrigado... A chuva não ajudou muito no visual mas a história dessa estrada é incrível.
Maravilhoso video
poxa obrigado pelo vídeo e pela historia, sou do abc e estou bem próximo e vejo isso fico pensando, que dó era um caminho que deveria estar muito bem cuidado para que qualquer um pudesse subir desde a baixada até o topo, no entanto está até sumindo no meio da mata.. isso não deveria acontecer né? deveria ser preservado o caminho todo. imaginar que vc estava pisando em pedras que, quantas pessoas já passaram por aí, suas histórias.. isso é muito bacana, ruim ainda a estrada velha ter passado por cima do caminha verdadeiro. pra ver que o Br não da valor na sua historia né? e onde começa a calçada no litoral? deveria estar preservada.. que triste
Muito legal, já fazia esse caminho nos anis 60..
Que demais! É isso que eu estava procurando, subida e descida com detalhes 🙏🏻💫. Vlw mano, ótimo vídeo 👏🏻👏🏻.
Opa. Estamos aqui para isso. Sou eu quem agradeço. Vlw de verdade.
Parabéns pelo conteúdo. Foi uma viagem ao passado.
Moro em Cubatão e faço esse passeio uma vez por mês, e falo para vc volte em um dia de sol, vc vai fazer imagens inesquecíveis. Uma dica é fazer o passeio na 1° quarta-feira do mês o ingresso tem promoção e o preço com transporte com van inclusa cai quase pela metade. A van ela faz o trajeto da portaria de S. B. do Campo para Portaria de Cubatão durante todo período de funcionamento do parque, então vc pode utiliza-la para subir ou descer a serra e se tiver no meio do trajeto e cansar ela vai parar para o visitante mediante a apresentação da pulseira que comprova o pagamento pelo transporte.
Bom dia a todos, eu não sabia nada sobre a " Estrada do Lorena " até que um dia em 2023, ganhei em uma biblioteca o livro,", O reino, a colônia e o poder ", do escritor Adelto Gonçalves. Achei muito interessante do ponto de vista histórico, cultural e geográfico, narrando histórias pitorescas daquela época e do governo de Dom Bernardo José Maria da Silveira e Lorena ( 1756 - 1818 ).Conhecido pela construção da chamada Calçada do Lorena, que ligava São Paulo a Santos no trecho da Serra do Mar. Gostaria muito de conhecer o local pessoalmente, fazer uma caminhada por lá, quem sabe talvez um dia.
Venha quando puder. O local é muito legal e acessível. Eu não conheço esse livro. Vou procurar para ler. Muito obrigado.
Quanta riqueza de informações, quantos detalhes...acompanhando vcs desde a épica de Paranapiacaba
Muito obrigado.
Boa noite qdo morava em Sao Paulo ia muito na estrada velha de Santos e ja andei de carro ate cubatao e voltei para Sao Bernardo mas essa cacada do lorena nao dava para entrar porque tinha um portão trancado com cadeado
Que testemunho incrível... Muito obrigado pela colaboração. pelo menos hoje em dia já é possível visitar a calçada e a sua história no final da Colônia.
Parabéns professor...mais um conteúdo com muita relevância....obrigado por compartilhar.
Eu que agradeço
Muito bom, deu vontade de ir conhecer.
Vale muito a pena. E acessível. Caso não queira atravessar tudo pode usar o serviço de transporte do parque.
Parabens pelo video. Seu trabalho é fantástico, nos faz viajar pelo passado e imaginar as dificuldades no inicio do Brasil colonial.
Vou deixar a quem também quiser ler, algumas informações mais profundas de uma passado ainda mais antigo, antes mesmo do caminho de Lorena.
Segundo o historiador Eduardo Bueno em seu livro Capitães do Brasil, a trilha tinha início em São Vicente (porto de Tumiaru, para os índios), de onde se saía em embarcações por um "lagamar de águas salobras" chamado de Morpion. Através dos rios, aportava-se no ancoradouro de Piaçagüera de Baixo, seguindo por uma área alagada em que atualmente se localiza a cidade de Cubatão, até a Piaçagüera de Cima, na raiz da Serra de Paranapiacaba. O trajeto seguia então pelo Rio Quilombo até o Vale do Rio Mogi prosseguindo pela Trilha dos Tupiniquins serra acima. A Trilha dos Tupiniquins (mais tarde chamada de Trilha dos Goianases e Caminho de Piaçagüera) passava pelo território dos Tamoios, inimigos dos Tupiniquins e dos portugueses, o que veio a torná-la muito perigosa. Em virtude disso, em 1560 seria aberta pelo padre Anchieta uma nova trilha na serra. Mesmo assim essa via consistiu numa das principais ligações da vila de São Paulo de Piratininga com a Ilha de São Vicente durante o período colonial. Por ela passaram Martim Affonso de Souza, João Ramalho, Tibiriçá, Piquerobi, Manoel da Nóbrega, José de Anchieta, Manuel de Paiva, e outros nomes da nossa história colonial. Séculos mais tarde foram os ingleses que a utilizaram para construir a primeira ferrovia de São Paulo. Hoje o Parque Estadual da Serra do Mar protege apenas um pequeno trecho da trilha original de mais de 500 anos, pois muito foi perdido devido à construção da ferrovia a partir de 1867.
Excelente colocação, no vídeo seguinte a este eu explorei esse caminho de Anchieta. Muito obrigado.
A nossa Rota da Seda
No Riacho Grande paralelo com a Via Anchieta, sob a água da represa, há um trecho da Calçada do Lorena. Bem preservado.
Local, onde tem as bombas.
Numa seca drástica da represa ela a Calçada apareceu.
Sérgio Santo André
Caramba Sérgio. Pode me passar os detalhes. Eu e meu irmão estávamos pensando isso: por onde ela continuaria até chegar ao Ipiranga? Me manda os detalhes que a gente vai....
Prof.rafael443556@gmail.com.
Muito obrigado.
Depois passa p nós como fazer este passeio sensacional
Esse passeio é fácil e autoguiado. Vc compra o ingresso no site do parque "Caminhão do Mar" , escolha um dia sem chuva e vai. Subir é um pouco puxado. Mas vale muito a pena.
Ontem descemos o caminhos do Mar, pela Calçada do Lorena. Não tive uma boa experiência, pois a estrada é de pedra com muito Limo, infelizmente eu e o meu marido, escorregamos e acabamos nos machucando. O lugar é realmente lindo, mas quem não está preparado, melhor descer pela estrada pavimentada msm !
Kd a casa da Marquesa de Santos?
É na descida. No vídeo seguinte nós passamos por lá.
É a famosa casa de pedra, fica no planalto bem no início de descida da estrada velha!
Dezembro eu fiz o caminho descendo a serra pela estrada pavimentada nos 8 kilometros e agora pretendo descer a Calçada do Lorena. A calcada e mais complicada subindo ou descendo?
Subindo ela vai exigir muito esforço. Descendo é preciso tomar muito cuidado com quedas. Evite dias chuvosos. Muito obrigado pela participação no canal.
Não lembro se o caminho de Peabiru faz referência ao de Lorena.
Ricardo, parece que o caminho que interconectava com o Peabiru era o de Paranapiacaba. Muito obrigado pela participação no canal.