Pessoal, as várias mudanças de iluminação ao longo do vídeo aconteceram porque tive que gravar em três dias e horários diferentes 😅 Comecei gravando sexta 14h, mas por causa dos vários barulhos na rua, fiquei tentando filmar até as 18h e só consegui ir até a metade. Sábado de manhã continuei gravando, e depois percebi que uma parte sumiu do nada (?) aí regravei ela domingo de tarde.
E aí mano! Sua caminhda é muito similar a minha. Também cresci na quebrada e estudei somente em escola pública ( e todas suas deficiências e distraçōes) Aí através do prouni engressei no curso de Letras na Puc Goiás. Que tá localizado no bairro universitário que é do outro lado da cidade. É tenso. Chegar na Facu vindo do ensino público. A discrepância do conhecimento é profundo. A Universidade é um espaço privilegiado. Quem consegue ter ecesso a essse, como funçāo social devemos repasa-lo. Parabéns fiquei feliz de conhecer seu canal. E também tenho nos versos dos Racionais uma forte inspiraçāo. Valeu!
Cara, gostei muito do teu canal. Parabéns, se aceitar uma dica... Deixar as legendas no vídeo um pouco mais de tempo... Sei que as vezes são conceitos básicos da sociologia e/ou Antropologia. Mas como vi que você pretende ser bem didático, acho que isso ajudaria, pelo menos um pouco. E parabéns pelo vídeo.
Boa noite, sou "branco" e não moro na periferia. Sempre tive preconceito com rap na minha juventude, justamente, porque comprei essa idéia de música de bandido. Sempre fui "reacinha" na real, não me importava muito com questões sociais e políticas, só era mais um com idéias medíocres. De uns anos prá cá eu tenho tentado desconstruir aos poucos minha visão de vida e mundo e principalmente de política, e quando eu finalmente parei para ouvir esse disco, tive uma epifânia, nunca me imaginei tão ignorante no meu pensar. Eu já considerava esse álbum o melhor nacional, e tu, amigo, me confirmou que ele é mais foda e importante do que eu imaginava. Muito obrigado por seu vídeo e parabéns pela didática!
Gente, que ser humano maravilhoso em evolução vc! Quem me apresentou o primeiro álbum do Facção Central q eu ouvi, foi um "playboy" kkkkk. Vc escuta TB as músicas do Eduardo Taddeo?
@@Tatiboro1 sim, gosto sim, acho a melodia do facção muito contagiante. Gosto muito do versos sangrentos, tem letras super fortes alí, pena que as pessoas são super ignorantes e preconceituosas que, não conseguem ou nem tentam entender as letras do facção. A e tô na correria, tentando sempre quebrar meu preconceito, tenho muito para aprender ainda, cada dia uma vitória =)
Quero aproveitar a deixa para falar que eu passei pelo exato mesmo. Eu sou uma mulher branca classe média baixa. Nunca passei fome... nunca sofri preconceitos (exceto o típico sexismo mas nem se compara), e eu cresci com pais me doutrinando sobre eu evitar os "bandidos" e, pior, eles deixavam 24h a TV ligada em jornais. Então desde pequena eu via esses "ladrões" na TV como se eles fossem vilões e cresci morrendo de medo deles... como se nem fossem humanos. E eu não vou falar que foi culpa minha. No entanto quando eu parei de morar com eles e parei de ver TV, e consequentemente conheci os Racionais MC's, tudo mudou. Simplesmente tudo mudou. Eu comecei a respeitar muito o pessoal que a TV tanto havia colocado na minha cabeça como "monstros", e comecei a ter uma ideologia muito mais aberta. Eu viciei no trabalho dos Racionais e comecei a pesquisar por mais rappers como eles... e realmente minha cabeça explodiu. De fato sabotaram meu raciocínio, como eles mesmo dizem. Eu sou muito grata pelo conhecimento que eles conseguiram fazer alcançar até pessoas como eu e você, que vivem em totalmente outra realidade. O que eles fazem é a melhor parte da arte: expressar uma realidade de forma clara e artística. E essa arte deles me alcançou... mesmo não passando nada que eles passam, eu consigo simpatizar muito pela maneira que eles se expressam. Sei que no geral eu "não tenho lugar de fala", mas eu tenho direito demais de apreciar coisa de qualidade, que é o que eles fizeram. E eu aprecio muito, não só por como afetou as periferias no geral, mas como me ajudou a evoluir e expandir tudo sobre o que eu julgava certo.
Cara, eu sou da periferia do RJ e consegui ingressar na UFRJ. Eu ouvi Racionais MC's durante toda a minha infância e adolescência. Hoje, com um pouco mais de conhecimento que adquiri no meio acadêmico, percebo que esses rappers são verdadeiras pedras preciosas da nossa história. São vanguardistas de uma futura revolução que eu sei que um dia acontecerá! Eles conseguiram plantar a semente da sede pela justiça, e eu sou fruto dela. Seu vídeo é maravilhoso... Sério! Muito bom mesmo! Ganhou mais um seguidor.
Pára com isso... Tá caindo um cisco aqui no meu olho! Sou de SP, da periferia, e moro no Rio agora. Desse jeito vcs me deixam mto emocionada, garotada! Vcs vão consertar esse país, tenho certeza que vão. Que a periferia invada a universidade e transforme toda a sociedade. Que a população negra nos lidere e nos ensine a cuidar da comunidade. Acho que é o falta para deixarmos de ser um aglomerado de gente e virarmos uma nação.
sou professora de sociologia e filosofia do ensino médio em uma unidade de internação (antigo CAJE ou antiga FEBEM) e seu vídeo foi essencial pra mim, pra que hoje com a treta toda do EAD eu pudesse linkar os conhecimentos sociológicos necessários ao conhecimento de meus alunos e também pra suavizar a dificuldade de comunicação que tenho com eles no momento. salve, chavoso da usp e prosperidade ao seu trabalho!
@@simeaomateus2777 Dá um orgulho danado ver jovens assim, eu chego me emocionar, um professor amigo foi professor dele, vc pode imaginar a felicidade? Parabéns a ambos ❤️
Mano do céu, você é foda e vai ser um professor do caralho. Você respira movimento estudantil e tenho certeza que seus vídeos vão ajudar cada vez mais estudantes a ingressarem em uma universidade pública!
Sou prof. de História. Trabalho sobrevivendo no inferno em sala. Você é muito bom, velho. Sucesso para esse canal e pra você. Sua análise é excelente. Abraços.
@@rubenslima7427 cara na boa, que comentário triste, o que eu vejo lendo esse comentário é que o racismo e o preconceito vão durar muito ainda, mas ainda tenho a esperança de que o racismo e preconceito vão deixar de existir, mas vai demorar e muito.
Chavoso, eu quero te parabenizar do fundo do meu coração. Vc me emocionou muito com esse vídeo. Nasci na periferia e vivi por lá durante muitos anos. Sou filha de uma mulher preta que,durante muitos anos, foi faxineira. Entrar numa universidade federal era um sonho que parecia muito distante. Passei no vestibular da Federal de São Carlos, era a única preta e pobre da minha turma. Felizmente, pude testemunhar a universidade se tornando mais inclusiva com o sistema de ações afirmativas. Depois da graduação, fiz mestrado em engenharia na França e hoje moro por aqui. Gostaria de ter tido alguém como vc na época do vestibular. Desejo que minhas irmãs e irmãos busquem cada vez mais informações e formas de emancipação. Muito orgulhosa pelo teu trabalho. Vc vai longe, menino. Parabéns! E vai ter preto e pobre na USP sim!
Chavoso, Eu tinha 20 anos quando SOBREVIVENDO foi lançado e confesso que foi uma grande emoção vê-lo figurar na lista de um dos vestibulares mais prestigiados do Brasil. Adorei sua análise! Força, chavoso! É nóis!
mano, esse som do racionais deveria ser patrimônio imaterial da humanidade, de tão representativo do que é o brasil. Ele traz, como você explanou lindamente neste vídeo, como esse monte de elementos sócio-históricos da sociedade brasileira contemporânea formam um caldeirão para eliminar a vida do povo preto. conhecer Racionais, conhecer Sobrevivendo no Inferno, e conhecer o rap são pontos fundamentais pra entender o que é o Brasil e o quanto precisamos lutar para acabar com todas estas mazelas. Pessoas como você, transmitindo tudo isso pra quem conhece ou não a parada, com didática e lucidez, são importantíssimas pra nossa juventude. Força, meu querido, você vai salvar muita gente desse genocídio através do conhecimento. um abraço.
Cara, que foda! Caí de paraquedas no seu canal após a leitura do livro (o google nos espiona, né?). Me arrepiei em saber que um vizinho que ganhou a USP e que está representando a quebrada aonde menos se esperava. Sou do Jd. Peri, ali subindo umas ruas da sua casa, e me senti extremamente representada. Na minha época de vestibular, até as leituras eram elitizadas e isso não era debate. Eu, pobre e bolsista, senti na pele o quanto o sistema educacional do Brasil é classicista. Mas, a favela venceu e vence todos os dias e ELES TERÃO QUE NOS ENGOLIR! Você é extremamente didático, eloquente e inteligente. CONTINUE, porque você fala com quem todos os outros não falam! Não adianta nada lerem o livro, pois, poucos terão sensibilidade de entendê-lo. Eles não sabem o que não comer fora de casa até trabalhar e poder comprar, sonhar a vida toda em ter um tênis ou uma roupa... eles, simplesmente, não sabem!!
Thiago seu vídeo me apareceu num momento maravilhoso. Meu afilhado de 13 anos acabou de conhecer Racionais Mc’s e pediu meu livro Sobrevivendo Ao Inferno emprestado. Encaminhei seu vídeo a ele pra ele aproveitar e entender o que ele está lendo de forma mais didática do que eu conseguiria fazer. Obrigada e parabéns.
Que AULAAAA! Gostaria de saber se pensa em lecionar (em universidades e escolas é claro porque aqui vc já faz), pois o modo como vc organiza um tópico e quase ilustra é sem igual.
Parabéns pela colaboração...pelo conhecimento sociológico...histórico....enfim aborda de maneira holística....com certeza irá ser um pensador das áreas sociais de alto nível....
Sou da ZL de São Paulo e só quem é da quebrada sabe come é "sobreviver ao inferno", o melhor é saber como a vida da voltas, antigamente Racionais era considerado música de bandido e hoje é usado no vestibular da Unicamp... Sucesso para os nossos!
Já te vi algumas vezes pela USP no ano passado e conheci seu canal há pouco tempo por indicação da Sabrina Fernandes. Estou amando seus vídeos, você é super didático e aprendo bastante com eles. Parabéns por tudo, você arrasa muito
Cara que vídeo sensacional e de suma importância p os dias de hoje. Você falando nesse vídeo é uma forma de representatividade que eu nunca tinha visto antes, você consegue associar a partir da sua perspectiva o conhecimento intelectual e conhecimento da sua realidade sociocultural ao modo da sua vivência. Sou seu colega lá na USP mano espero q nos encontremos no bandejão algum dia
Você é simplesmente brilhante! Lembro quando meu filho mais velho, quando tinha uns 16 anos, colocou esse CD dos Racionais p tocar no carro, e eu preconceituosamente perguntei algo como "q porcaria é essa"?, e ele só disse "ouve!". Fizemos o trajeto em silêncio. Quando ele desceu na porta da escola, agradeci. Foi uma oportunidade de repensar muita coisa da minha própria vida. Mais uma vez, muito obrigada pelo seu trabalho.
Meu que massa o vídeo!!!! eu morrei na comunidade e minha mãe mora ainda, sou a unica que entrou na universidade federal e mano a luta é constante para conseguir viver e não sobreviver, ainda mais pq na universidade aonde deveriamos ter apoio tem pessoas que nos humilha por conseguirmos estudar e consquistar nossa lugar algo que deveriaa ser nosso por direito.
Todo mundo devia ver esse vídeo, é cultura geral cara, necessária pra qualquer pessoa. Brabo dms o vídeo, conteúdo, didática etc. Voa dms e sucesso man, + 1 inscrito
Eu sou apaixonada nesse garoto, que didática maravilhosa! Cativa a gente em cada frase!!! Hoje curso geologia, mas sempre me interessei por sociologia no colégio, é muito bom acrescentar conhecimento, gratidão pelo trampo, voa altoooo
Deixei de assistir um vídeo onde um professor explicava em uma linguagem que eu não entendia nada, coloquei a sua análise e estou entendendo perfeitamente. Obrigada!
Eu sou uma inscrita relativamente nova no canal, adoro seus vídeos. Eu também sou do Elisa Maria e não sei como explicar isso, mas saber que crescemos no mesmo lugar me motivo a continuar a lutar pela melhor versão de mim, de buscar conhecimento. Você é um puta exemplo pra mim. Estou estudando atualmente pra prestar letras na USP, e ver seus vídeos me motivam e me ensinam tanta coisa, enfim, muito obrigada por existir!
Obrigada! Por tudo que vc está fazendo, trazendo a voz da periferia.vc me representa!! E representa todas as pessoas das periferias. Sou nova aqui no seu canal, estou encantada com tudo que VC diz,e a forma simples que vc passa os conteúdos considerados importatissimos pra mim. Eu estudei pouco só fiz o ensino médio. Nunca vi alguém falar assim,nem os professores que eu tive. Vc é muito esclarecedor e simples ao mesmo tempo. Já sou sua fã,seguidora assidua do seu canal!👏🏾👏🏾👏🏾
Vídeo foda como sempre mano!! Racionais mudou demais minha cabeça, quando saiu Sobrevivendo no Inferno eu tinha 13 pra 14 anos, e me impactou pra caralho. Eu já conhecia Homem na Estrada, mas esse álbum é quase uma opera né? Ele todo é incrível demais!! Bom demais vc trazer o contexto histórico e geográfico desse álbum. Parabéns!
#CapãoPresente, ótima análise mano. A favela agradece por pessoas como você estarem representando nosso lado e dizendo que também podemos ocupar lugares!! Eles surtam quando um favelado entra na Federal!!
SENSACIONAL! Vídeo mt bem feito e extremamente necessário. Seu jeito de falar envolve e é extremamente claro e preciso. aaa mano de vdd mt profundo, n sabia q precisava saber disso ate saber disso. a contextualização da obra dá uma puta noção de sociedade. FODA!
Te escutando aqui chavoso e refletindo sobre a mais nova chacina lá no jacaré... é horrível o que fazem com o povo preto e pobre nesse país há tantos anos
É importante também lembrar da tragédia em Paraisópolis, do assassinato de Marcos Vinicius no Complexo da Maré, do empresário de Alphaville que ganha 300 mil por mês e da entrevista que o Comandante da Rota, Ricardo Augusto Nascimento Mello, deu ao UOL em 2017 onde ele nos "esclarece" a necessidade da diferença do tratamento nas favelas e na zona nobre.
Parabéns. Excelente video e forma de organiza-lo. Nao sou da periferia mas escuto Racionais desde pequeno, hj to com 24 anos, e realmente vejo como muito do que é falado na letra ainda sao problemas atuais. A parte que relaciona o neoliberalismo com o crescimento de igrejas pentecostais e da organizaçao da ordem das músicas com o culto foram 2 informaçoes fantásica pra mim. Só força pros próximos vídeo! Énois.
Véi, continua! Tomara que dê muito certo pra você a vida de youtuber. Vou contribuir no seu Apoia.se logo que puder. Cê produz um conteúdo muito bom! Já virei fã do seu canal. Eu sou de Salvador e, por mais que minha experiência de vida não tenha me aproximado do rap (por vários motivos), o som do Racionais esteve presente de uma forma ou de outra nos espaços onde cresci. Há algum tempo eu vinha tendo vontade de quebrar umas barreiras entre mim e o rap, mas agora, depois de seu vídeo, eu vou finalmente me dar essa oportunidade. A contextualização que você fez do CD foi espetacular. Valeu pelo seu trabalho!
Obrigada pelo vídeo! Pretendo prestar Unicamp e ajudou muito. Este ano também vou prestar USP, vai ser a primeira vez. Tenho muito receio das universidades públicas por conta da discrepância entre os conhecimentos (sou de escola pública) e entre a situação econômica. A pouco tempo, por curiosidade, olhei alguns dados sobre a renda dos alunos das universidades públicas e a desigualdade é enorme. Ao mesmo tempo em que há alunos que recebem 1 ou 2 salários mínimos, grande parte recebe mais de 20, principalmente em cursos mais concorridos. Essa desigualdade é assustadora. Pessoas que realmente necessitam da universidade, de um ensino de qualidade gratuito, acabam ficando de fora. É algo revoltante. Novamente, obrigada pelo vídeo! É bom ver que ainda há diversidade nas universidades. Me incentiva a continuar, a me esforçar.
CARALHO moleque tu é foda, so ideia boa, fazia um tempo que eu tinha pensado nesse contexto histórico do álbum, mas sempre de um ponto de vista diferente mas chegando as mesmas conclusões. Desejo tudo de melhor pra vc e que a sua voz consiga chegar muito mais longe do que ja chaga atualmente. Vc tem muito a falar e tem muito conteúdo que precisa ser ouvido
Primeiramente parabéns pelo seu empenho e dedicação! Eu nunca sei se tenho lugar de fala nessas pautas, mas obrigada por abrir a mente para uma realidade tão diferente e por ser didático ao fazer isso. Você é muito bom mesmo!!
Vc falou em São Bernardo, eu sou de lá. Nasci e cresci no Jd Laura, bairro Alvarenga. Hoje moro em São Paulo, região de São Mateus. De uma quebrada pra outra e é como vc disse: quase tudo igual.
O sobrevivendo no inferno foi meu primeiro professor de consciência de classe. Por toda a minha adolescência foi meu instrumento mantenedor da raiva. A raiva de continuar estudando, de continuar lutando contra o sistema apesar de todas as mortes e opressões que me cercavam na quebrada. Agradeço pra sempre aos Racionais.
Excelente vídeo. Muito didático, dinâmico e com ótimas referências. Sobrevivendo no Inferno é uma obra riquíssima, mas você conseguiu mastigar bem pras pessoas que não conseguem captar muito bem a essência desse álbum. Sucesso aí, mano!!
Na moral parsa, você é foda!! Sua representatividade é algo que nunca vi. A sua maneira de se apresentar traz aproximação do grupo de jovens da periferia, além de fazer uma análise do álbum de forma didática, fazendo que as musicas do Racionais que estão no nosso cotidiano serem ouvidas de maneira diferente. Com certeza seu canal salva muitas mentes. Esse foi o primeiro vídeo que assisti aqui, mas já admiro pra caralho seu canal!
Nossa, muito boa, muito completa a sua análise! Eu gostaria muito de ouvir o que vc tem a dizer sobre outras obras, tipo filmes que procuram retratar histórias da periferia, coisas assim. :)
Incrível seu trabalho e história de vida. ♥️ Na torcida por você e muito obrigada por ajudar na minha preparação para a prova da Unicamp. 🙌🏿 Abraços direito de Minas Gerais
Obrigado Thiago. Vídeo sensacional que o Prof. João mostrou para nós na primeira UC obrigatória de Relações Étnico Raciais da Escola, Unifesp 2020. Seguindo tu em todas as redes. Abraço!
Video maravilhoso e extremamente necessário ,parabéns 👏👏👏👏👏
4 ปีที่แล้ว +4
Salve, Chavoso! Sou professor do estado do Rio, filho de nordestino e gostei muito do seu trabalho e vou levá-lo para os meus alunos aqui no Rio. Obrigado e vamos em frente!
Salve irmão!!!! QUe cana mais lindo meu truta, continue sendo ess pessoa que divulga o conhecimento científico de forma democrática!!! quero ver seu canal com milh~ies de inscritos mano! vou divulgar seu canal e!!! o mundo precisa de pessoas como você irmaão !!!!! muita força e luz na caminhada!!
Caraca, que aula !!!! Você arrasou. Tem um texto do Gabriel Feltran que é capaz de você gostar, chama Anjos e Irmãos. E uma analise das músicas dos racionais e seg pub. Mas enfim, Você é excelente, didático e humilde. Parabéns
Perfeito 👏👏 parabéns pelo vídeo. A sua história é um exemplo de como a educação pode transformar vidas! Esse é o caminho, e é exatamente o que o sistema não quer. É muito mais viável ter pessoas que não possuam um posicionamento crítico, que não questione e não compreenda essa desigualdade social gigantesca no Brasil. Precisamos dar voz as pessoas pobres, de periferia que vivem diariamente a exclusão, a opressão que causam cicatrizes na alma! Gratidão pelo seu vídeo e sua história!♥️
Caraca vc é incrível!! Que didática, que explicação maravilhosa... arrepiei inteira com tudo que vc falou. Muito obrigada por esse vídeo tãooo necessário! Vc é foda!! ❤
Que trampo maravilhoso, mano! Continua nessa saga, você tem potencial pra mobilizar muita gente das perifas, mostrando uma perspectiva diferente e revolucionar a educação no Brasil! Sem palavras, só agradecimentos!
Cara, que vídeo!!! Explicações fenomenais!!! Parabéns pelo trabalho. Curto e direto como um soco fatal do Mike Tyson , um nocaute , não para derrubar ,mas sim, acordar muita gente que pensa superficialmente sobre estes temas ou contextos. 👊🏼
Pessoal, as várias mudanças de iluminação ao longo do vídeo aconteceram porque tive que gravar em três dias e horários diferentes 😅
Comecei gravando sexta 14h, mas por causa dos vários barulhos na rua, fiquei tentando filmar até as 18h e só consegui ir até a metade. Sábado de manhã continuei gravando, e depois percebi que uma parte sumiu do nada (?) aí regravei ela domingo de tarde.
E aí mano! Sua caminhda é muito similar a minha. Também cresci na quebrada e estudei somente em escola pública ( e todas suas deficiências e distraçōes) Aí através do prouni engressei no curso de Letras na Puc Goiás. Que tá localizado no bairro universitário que é do outro lado da cidade. É tenso. Chegar na Facu vindo do ensino público. A discrepância do conhecimento é profundo. A Universidade é um espaço privilegiado. Quem consegue ter ecesso a essse, como funçāo social devemos repasa-lo. Parabéns fiquei feliz de conhecer seu canal. E também tenho nos versos dos Racionais uma forte inspiraçāo. Valeu!
Cara, gostei muito do teu canal. Parabéns, se aceitar uma dica... Deixar as legendas no vídeo um pouco mais de tempo... Sei que as vezes são conceitos básicos da sociologia e/ou Antropologia. Mas como vi que você pretende ser bem didático, acho que isso ajudaria, pelo menos um pouco. E parabéns pelo vídeo.
Isso não diminui a importância do teu olhar , mermão. Parabéns !
Kkkkkk mano, eu nem percebi. Ficou massa, o conteúdo tava tão bom q, se teve alguma falha técnica (q provavelmente foi mto sutil), n atrapalhou (:
Salve Man, da uma olhada no seu insta! Mandei mensagem lá!!! Tmjnt irmão!!!
posso falar o que você já sabe: você é muito bom. didático, sagaz nas interpretações. faz quem te ouve pensar, mas com muita sensibilidade.
que moral, Alex Ratts comentando...
falou tudo
Boa noite, sou "branco" e não moro na periferia. Sempre tive preconceito com rap na minha juventude, justamente, porque comprei essa idéia de música de bandido. Sempre fui "reacinha" na real, não me importava muito com questões sociais e políticas, só era mais um com idéias medíocres. De uns anos prá cá eu tenho tentado desconstruir aos poucos minha visão de vida e mundo e principalmente de política, e quando eu finalmente parei para ouvir esse disco, tive uma epifânia, nunca me imaginei tão ignorante no meu pensar. Eu já considerava esse álbum o melhor nacional, e tu, amigo, me confirmou que ele é mais foda e importante do que eu imaginava. Muito obrigado por seu vídeo e parabéns pela didática!
Gente, que ser humano maravilhoso em evolução vc! Quem me apresentou o primeiro álbum do Facção Central q eu ouvi, foi um "playboy" kkkkk. Vc escuta TB as músicas do Eduardo Taddeo?
@@Tatiboro1 sim, gosto sim, acho a melodia do facção muito contagiante. Gosto muito do versos sangrentos, tem letras super fortes alí, pena que as pessoas são super ignorantes e preconceituosas que, não conseguem ou nem tentam entender as letras do facção. A e tô na correria, tentando sempre quebrar meu preconceito, tenho muito para aprender ainda, cada dia uma vitória =)
Wesley, tenho a mesma sensação que tu, visse. Vlw pelo comentário.
Quero aproveitar a deixa para falar que eu passei pelo exato mesmo.
Eu sou uma mulher branca classe média baixa. Nunca passei fome... nunca sofri preconceitos (exceto o típico sexismo mas nem se compara), e eu cresci com pais me doutrinando sobre eu evitar os "bandidos" e, pior, eles deixavam 24h a TV ligada em jornais. Então desde pequena eu via esses "ladrões" na TV como se eles fossem vilões e cresci morrendo de medo deles... como se nem fossem humanos. E eu não vou falar que foi culpa minha.
No entanto quando eu parei de morar com eles e parei de ver TV, e consequentemente conheci os Racionais MC's, tudo mudou. Simplesmente tudo mudou. Eu comecei a respeitar muito o pessoal que a TV tanto havia colocado na minha cabeça como "monstros", e comecei a ter uma ideologia muito mais aberta. Eu viciei no trabalho dos Racionais e comecei a pesquisar por mais rappers como eles... e realmente minha cabeça explodiu. De fato sabotaram meu raciocínio, como eles mesmo dizem.
Eu sou muito grata pelo conhecimento que eles conseguiram fazer alcançar até pessoas como eu e você, que vivem em totalmente outra realidade. O que eles fazem é a melhor parte da arte: expressar uma realidade de forma clara e artística. E essa arte deles me alcançou... mesmo não passando nada que eles passam, eu consigo simpatizar muito pela maneira que eles se expressam.
Sei que no geral eu "não tenho lugar de fala", mas eu tenho direito demais de apreciar coisa de qualidade, que é o que eles fizeram. E eu aprecio muito, não só por como afetou as periferias no geral, mas como me ajudou a evoluir e expandir tudo sobre o que eu julgava certo.
Há pouco tempo atrás eu tbm era bem preconceituoso com o funk, comecei a mudar meu ponto de vista por conta da filosofia
Cara, eu sou da periferia do RJ e consegui ingressar na UFRJ. Eu ouvi Racionais MC's durante toda a minha infância e adolescência. Hoje, com um pouco mais de conhecimento que adquiri no meio acadêmico, percebo que esses rappers são verdadeiras pedras preciosas da nossa história. São vanguardistas de uma futura revolução que eu sei que um dia acontecerá! Eles conseguiram plantar a semente da sede pela justiça, e eu sou fruto dela.
Seu vídeo é maravilhoso... Sério! Muito bom mesmo! Ganhou mais um seguidor.
Pena q vc é excessão qd deveria ser regra
Pára com isso... Tá caindo um cisco aqui no meu olho! Sou de SP, da periferia, e moro no Rio agora. Desse jeito vcs me deixam mto emocionada, garotada! Vcs vão consertar esse país, tenho certeza que vão. Que a periferia invada a universidade e transforme toda a sociedade. Que a população negra nos lidere e nos ensine a cuidar da comunidade. Acho que é o falta para deixarmos de ser um aglomerado de gente e virarmos uma nação.
sou professora de sociologia e filosofia do ensino médio em uma unidade de internação (antigo CAJE ou antiga FEBEM) e seu vídeo foi essencial pra mim, pra que hoje com a treta toda do EAD eu pudesse linkar os conhecimentos sociológicos necessários ao conhecimento de meus alunos e também pra suavizar a dificuldade de comunicação que tenho com eles no momento. salve, chavoso da usp e prosperidade ao seu trabalho!
Parabéns, também sou professor, de filosofia, e fico orgulhoso de conhecer exemplos como o seu, e deste garoto, que quebra estereótipos.
Bianca voce eh de brasilia?
francimar ferreira sou sim
Nunca pisou em Ceilândia e Paranoá. Nunca foi em um Canecão da vida. Fala o que não viveu.Nem sabe que 1997 Brasília fez a moda do aba reta.
Imagino uma professora ter os vídeos do Chavoso para poder passar na sala de aula com a garotada na Periferia. Aff! Caiu um cisco no meu olho aqui.
Estou te recomendando para meus alunos. Parabéns.
O descobri ontem, por acaso, vou fazer o mesmo.
@@simeaomateus2777 Dá um orgulho danado ver jovens assim, eu chego me emocionar, um professor amigo foi professor dele, vc pode imaginar a felicidade? Parabéns a ambos ❤️
Eu vou recomendar para meus alunos de estágio! Os meus colegas já admiram demais esse rapaz inteligente
@@biancabarreto4507 ele é demais ❤️❤️❤️
Coitado dos seu alunos
Mano do céu, você é foda e vai ser um professor do caralho.
Você respira movimento estudantil e tenho certeza que seus vídeos vão ajudar cada vez mais estudantes a ingressarem em uma universidade pública!
Sou prof. de História. Trabalho sobrevivendo no inferno em sala. Você é muito bom, velho. Sucesso para esse canal e pra você. Sua análise é excelente. Abraços.
amigo, vamos fazer projetos juntos? A equipe MOV.Show te ama muito!
Queroooo
up.
Projeto de marginal 😆😆😆😆
Aaaaaa que legal
@@rubenslima7427 teu cu
Vc é puro talento, cara.
Um professor nato.
Professor de vagabundos
@@rubenslima7427 cara na boa, que comentário triste, o que eu vejo lendo esse comentário é que o racismo e o preconceito vão durar muito ainda, mas ainda tenho a esperança de que o racismo e preconceito vão deixar de existir, mas vai demorar e muito.
@@andrei_lindíssimo Vai fumar teu baseado em paz.
@@rubenslima7427 cara, fica em paz e usa essa paz pra ampliar sua visão de mundo e vá estudar pra não passar vergonha
olá, conhece a ressonância harmônica do professor Hélio couto ?
Chavoso, eu quero te parabenizar do fundo do meu coração. Vc me emocionou muito com esse vídeo. Nasci na periferia e vivi por lá durante muitos anos. Sou filha de uma mulher preta que,durante muitos anos, foi faxineira. Entrar numa universidade federal era um sonho que parecia muito distante. Passei no vestibular da Federal de São Carlos, era a única preta e pobre da minha turma. Felizmente, pude testemunhar a universidade se tornando mais inclusiva com o sistema de ações afirmativas. Depois da graduação, fiz mestrado em engenharia na França e hoje moro por aqui. Gostaria de ter tido alguém como vc na época do vestibular. Desejo que minhas irmãs e irmãos busquem cada vez mais informações e formas de emancipação. Muito orgulhosa pelo teu trabalho. Vc vai longe, menino. Parabéns!
E vai ter preto e pobre na USP sim!
Chavoso,
Eu tinha 20 anos quando SOBREVIVENDO foi lançado e confesso que foi uma grande emoção vê-lo figurar na lista de um dos vestibulares mais prestigiados do Brasil.
Adorei sua análise!
Força, chavoso!
É nóis!
mano, esse som do racionais deveria ser patrimônio imaterial da humanidade, de tão representativo do que é o brasil. Ele traz, como você explanou lindamente neste vídeo, como esse monte de elementos sócio-históricos da sociedade brasileira contemporânea formam um caldeirão para eliminar a vida do povo preto. conhecer Racionais, conhecer Sobrevivendo no Inferno, e conhecer o rap são pontos fundamentais pra entender o que é o Brasil e o quanto precisamos lutar para acabar com todas estas mazelas. Pessoas como você, transmitindo tudo isso pra quem conhece ou não a parada, com didática e lucidez, são importantíssimas pra nossa juventude. Força, meu querido, você vai salvar muita gente desse genocídio através do conhecimento. um abraço.
Vc representa a comunidade e isto é mt lindo,esperançoso... parábens💫
Cara, que foda!
Caí de paraquedas no seu canal após a leitura do livro (o google nos espiona, né?). Me arrepiei em saber que um vizinho que ganhou a USP e que está representando a quebrada aonde menos se esperava. Sou do Jd. Peri, ali subindo umas ruas da sua casa, e me senti extremamente representada. Na minha época de vestibular, até as leituras eram elitizadas e isso não era debate. Eu, pobre e bolsista, senti na pele o quanto o sistema educacional do Brasil é classicista. Mas, a favela venceu e vence todos os dias e ELES TERÃO QUE NOS ENGOLIR! Você é extremamente didático, eloquente e inteligente. CONTINUE, porque você fala com quem todos os outros não falam! Não adianta nada lerem o livro, pois, poucos terão sensibilidade de entendê-lo. Eles não sabem o que não comer fora de casa até trabalhar e poder comprar, sonhar a vida toda em ter um tênis ou uma roupa... eles, simplesmente, não sabem!!
Thiago seu vídeo me apareceu num momento maravilhoso. Meu afilhado de 13 anos acabou de conhecer Racionais Mc’s e pediu meu livro Sobrevivendo Ao Inferno emprestado. Encaminhei seu vídeo a ele pra ele aproveitar e entender o que ele está lendo de forma mais didática do que eu conseguiria fazer. Obrigada e parabéns.
Que AULAAAA! Gostaria de saber se pensa em lecionar (em universidades e escolas é claro porque aqui vc já faz), pois o modo como vc organiza um tópico e quase ilustra é sem igual.
Mto obgdoo ❤️❤️ vou ser professor siim 😁
Parabéns pela colaboração...pelo conhecimento sociológico...histórico....enfim aborda de maneira holística....com certeza irá ser um pensador das áreas sociais de alto nível....
Deus vai estar contigo....
Não vou prestar Unicamp, mas assisti ao seu vídeo pra conhecer melhor a obra, parabéns, ficou brabíssimo, vc é fera!!
Sou da ZL de São Paulo e só quem é da quebrada sabe come é "sobreviver ao inferno", o melhor é saber como a vida da voltas, antigamente Racionais era considerado música de bandido e hoje é usado no vestibular da Unicamp... Sucesso para os nossos!
Já te vi algumas vezes pela USP no ano passado e conheci seu canal há pouco tempo por indicação da Sabrina Fernandes. Estou amando seus vídeos, você é super didático e aprendo bastante com eles. Parabéns por tudo, você arrasa muito
Cara que vídeo sensacional e de suma importância p os dias de hoje. Você falando nesse vídeo é uma forma de representatividade que eu nunca tinha visto antes, você consegue associar a partir da sua perspectiva o conhecimento intelectual e conhecimento da sua realidade sociocultural ao modo da sua vivência. Sou seu colega lá na USP mano espero q nos encontremos no bandejão algum dia
Você é simplesmente brilhante! Lembro quando meu filho mais velho, quando tinha uns 16 anos, colocou esse CD dos Racionais p tocar no carro, e eu preconceituosamente perguntei algo como "q porcaria é essa"?, e ele só disse "ouve!". Fizemos o trajeto em silêncio. Quando ele desceu na porta da escola, agradeci. Foi uma oportunidade de repensar muita coisa da minha própria vida. Mais uma vez, muito obrigada pelo seu trabalho.
Meu que massa o vídeo!!!! eu morrei na comunidade e minha mãe mora ainda, sou a unica que entrou na universidade federal e mano a luta é constante para conseguir viver e não sobreviver, ainda mais pq na universidade aonde deveriamos ter apoio tem pessoas que nos humilha por conseguirmos estudar e consquistar nossa lugar algo que deveriaa ser nosso por direito.
Todo mundo devia ver esse vídeo, é cultura geral cara, necessária pra qualquer pessoa. Brabo dms o vídeo, conteúdo, didática etc. Voa dms e sucesso man, + 1 inscrito
Eu sou apaixonada nesse garoto, que didática maravilhosa! Cativa a gente em cada frase!!! Hoje curso geologia, mas sempre me interessei por sociologia no colégio, é muito bom acrescentar conhecimento, gratidão pelo trampo, voa altoooo
sou branca tô no ensino médio numa escola particular, meu professor de literatura me recomendou seu vídeo, muito bom, parabéns
Professor mandou bem, foda
Deixei de assistir um vídeo onde um professor explicava em uma linguagem que eu não entendia nada, coloquei a sua análise e estou entendendo perfeitamente. Obrigada!
Eu sou uma inscrita relativamente nova no canal, adoro seus vídeos. Eu também sou do Elisa Maria e não sei como explicar isso, mas saber que crescemos no mesmo lugar me motivo a continuar a lutar pela melhor versão de mim, de buscar conhecimento. Você é um puta exemplo pra mim. Estou estudando atualmente pra prestar letras na USP, e ver seus vídeos me motivam e me ensinam tanta coisa, enfim, muito obrigada por existir!
Obrigada! Por tudo que vc está fazendo, trazendo a voz da periferia.vc me representa!!
E representa todas as pessoas das periferias.
Sou nova aqui no seu canal, estou encantada com tudo que VC diz,e a forma simples que vc passa os conteúdos considerados importatissimos pra mim.
Eu estudei pouco só fiz o ensino médio.
Nunca vi alguém falar assim,nem os professores que eu tive.
Vc é muito esclarecedor e simples ao mesmo tempo.
Já sou sua fã,seguidora assidua do seu canal!👏🏾👏🏾👏🏾
Vídeo foda como sempre mano!!
Racionais mudou demais minha cabeça, quando saiu Sobrevivendo no Inferno eu tinha 13 pra 14 anos, e me impactou pra caralho. Eu já conhecia Homem na Estrada, mas esse álbum é quase uma opera né? Ele todo é incrível demais!!
Bom demais vc trazer o contexto histórico e geográfico desse álbum.
Parabéns!
Esse álbum é uma obra de arte, em poesia, crítica social e instrumental, é um espetáculo de Hip Hop / Black Music
#CapãoPresente, ótima análise mano. A favela agradece por pessoas como você estarem representando nosso lado e dizendo que também podemos ocupar lugares!! Eles surtam quando um favelado entra na Federal!!
fazia muito tempo que eu não ficava feliz com uma recomendação do TH-cam, você é brabo demaisss. Canal foda 10/10
SENSACIONAL! Vídeo mt bem feito e extremamente necessário. Seu jeito de falar envolve e é extremamente claro e preciso.
aaa mano de vdd mt profundo, n sabia q precisava saber disso ate saber disso. a contextualização da obra dá uma puta noção de sociedade. FODA!
Aiiiii cara parabéns ,tu conseguiu retratar a obra dos racionais de uma forma tão inspiradora parabéns, perfeito 👏😍
Te escutando aqui chavoso e refletindo sobre a mais nova chacina lá no jacaré... é horrível o que fazem com o povo preto e pobre nesse país há tantos anos
É importante também lembrar da tragédia em Paraisópolis, do assassinato de Marcos Vinicius no Complexo da Maré, do empresário de Alphaville que ganha 300 mil por mês e da entrevista que o Comandante da Rota, Ricardo Augusto Nascimento Mello, deu ao UOL em 2017 onde ele nos "esclarece" a necessidade da diferença do tratamento nas favelas e na zona nobre.
Não consegui achar, pode me mandar o link dessa entrevista?
QUE RIQUESA DE DETALHES, QUE EXPLICAÇÃO MARAVILHA, QUE SACADA DE LINKS!!! PARABENS NÃO TENHO NEM PALAVRAS... belíssimo trabalho!
FALA SOBRE IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💓💓💓💓💓💓💓💓😭😭😭😭😭💓💜💓💜💓💜💓💓💓😭😭😭 vc é PERFEITO
Parabéns. Excelente video e forma de organiza-lo. Nao sou da periferia mas escuto Racionais desde pequeno, hj to com 24 anos, e realmente vejo como muito do que é falado na letra ainda sao problemas atuais. A parte que relaciona o neoliberalismo com o crescimento de igrejas pentecostais e da organizaçao da ordem das músicas com o culto foram 2 informaçoes fantásica pra mim. Só força pros próximos vídeo! Énois.
Ainda não conhecia o seu canal e já estou amando. Parabéns por este reflexão tão pertinente.
Conheci teu canal hoje e, por incrível que pareça, através de um jornalista do TIB. Parabéns, muito bom.
Véi, continua! Tomara que dê muito certo pra você a vida de youtuber. Vou contribuir no seu Apoia.se logo que puder. Cê produz um conteúdo muito bom! Já virei fã do seu canal.
Eu sou de Salvador e, por mais que minha experiência de vida não tenha me aproximado do rap (por vários motivos), o som do Racionais esteve presente de uma forma ou de outra nos espaços onde cresci. Há algum tempo eu vinha tendo vontade de quebrar umas barreiras entre mim e o rap, mas agora, depois de seu vídeo, eu vou finalmente me dar essa oportunidade. A contextualização que você fez do CD foi espetacular. Valeu pelo seu trabalho!
Obrigada pelo vídeo! Pretendo prestar Unicamp e ajudou muito. Este ano também vou prestar USP, vai ser a primeira vez. Tenho muito receio das universidades públicas por conta da discrepância entre os conhecimentos (sou de escola pública) e entre a situação econômica. A pouco tempo, por curiosidade, olhei alguns dados sobre a renda dos alunos das universidades públicas e a desigualdade é enorme. Ao mesmo tempo em que há alunos que recebem 1 ou 2 salários mínimos, grande parte recebe mais de 20, principalmente em cursos mais concorridos. Essa desigualdade é assustadora. Pessoas que realmente necessitam da universidade, de um ensino de qualidade gratuito, acabam ficando de fora. É algo revoltante.
Novamente, obrigada pelo vídeo! É bom ver que ainda há diversidade nas universidades. Me incentiva a continuar, a me esforçar.
Ah, e obrigada pelas referências, as pessoas geralmente esquecem.
Manda muito bem, parabéns! Didático, acessível e sem firula
Vi q era uma música dos Racionais e vc falando sobre, n pude deixar de ver!!!!!!!!
CARALHO moleque tu é foda, so ideia boa, fazia um tempo que eu tinha pensado nesse contexto histórico do álbum, mas sempre de um ponto de vista diferente mas chegando as mesmas conclusões. Desejo tudo de melhor pra vc e que a sua voz consiga chegar muito mais longe do que ja chaga atualmente. Vc tem muito a falar e tem muito conteúdo que precisa ser ouvido
Primeiramente parabéns pelo seu empenho e dedicação! Eu nunca sei se tenho lugar de fala nessas pautas, mas obrigada por abrir a mente para uma realidade tão diferente e por ser didático ao fazer isso.
Você é muito bom mesmo!!
Você é foda e necessário, um dos nossos na academia, obrigada pela realização desse conteúdo!!!!
Grajaú presente.
Você é muito necessário, indico seu canal pra todo mundo. Também fiz ciências sociais, e admiro muito a sua análise a partir das periferias paulistas.
Vc falou em São Bernardo, eu sou de lá.
Nasci e cresci no Jd Laura, bairro Alvarenga.
Hoje moro em São Paulo, região de São Mateus. De uma quebrada pra outra e é como vc disse: quase tudo igual.
Eu simplesmente amei o vídeo, nsss!!! Parabénss!!!! Ficou incrívelll
O sobrevivendo no inferno foi meu primeiro professor de consciência de classe. Por toda a minha adolescência foi meu instrumento mantenedor da raiva. A raiva de continuar estudando, de continuar lutando contra o sistema apesar de todas as mortes e opressões que me cercavam na quebrada. Agradeço pra sempre aos Racionais.
Explicação fantástica, didática absurda
Excelente vídeo. Muito didático, dinâmico e com ótimas referências.
Sobrevivendo no Inferno é uma obra riquíssima, mas você conseguiu mastigar bem pras pessoas que não conseguem captar muito bem a essência desse álbum.
Sucesso aí, mano!!
Vídeo sensacional!! Muito obrigada por fazer um conteúdo de qualidade, e ser um dos que está ajudando a democratizar o acesso a informação!
fiquei até feliz vendo você no grupo de apoio aos estudantes de ensino médio, me fez lembrar que tenho que me inscrever no seu canal com essa conta
Sensacional!!! Ótimo trabalho. Parabéns Chavoso!
Na moral parsa, você é foda!! Sua representatividade é algo que nunca vi. A sua maneira de se apresentar traz aproximação do grupo de jovens da periferia, além de fazer uma análise do álbum de forma didática, fazendo que as musicas do Racionais que estão no nosso cotidiano serem ouvidas de maneira diferente. Com certeza seu canal salva muitas mentes. Esse foi o primeiro vídeo que assisti aqui, mas já admiro pra caralho seu canal!
Caraio mano vídeo MT boom velho, falo muito bem, vi 16min de vídeo, MT bom mano 👏👏 só progresso na sua vida mano
Vou enviar esse vídeo pro Mamãe Falei. #EntendedoresEntenderão haha
Chavoso seus vídeos são uma aula atrás da outra. Mano ganhou mais um fã e um seguidor. Papo retão!
Nossa, muito boa, muito completa a sua análise! Eu gostaria muito de ouvir o que vc tem a dizer sobre outras obras, tipo filmes que procuram retratar histórias da periferia, coisas assim. :)
Show de bola meu colega de profissão, siga avante! 👏🏿👏🏿
Uma das melhores análises de um dos melhores álbuns da música brasileira, seu trabalho é incrível!
Incrível seu trabalho e história de vida. ♥️ Na torcida por você e muito obrigada por ajudar na minha preparação para a prova da Unicamp. 🙌🏿 Abraços direito de Minas Gerais
Cara, seu conteúdo é fantástico! Força, continuidade e vida longa pra tua produção. Parabéns!
Obrigado Thiago. Vídeo sensacional que o Prof. João mostrou para nós na primeira UC obrigatória de Relações Étnico Raciais da Escola, Unifesp 2020. Seguindo tu em todas as redes. Abraço!
Maravilhosooo! Que grande achado esse canal
Video maravilhoso e extremamente necessário ,parabéns 👏👏👏👏👏
Salve, Chavoso! Sou professor do estado do Rio, filho de nordestino e gostei muito do seu trabalho e vou levá-lo para os meus alunos aqui no Rio. Obrigado e vamos em frente!
olá, conhece a ressonância harmônica do professor Hélio couto ?
Salve irmão!!!! QUe cana mais lindo meu truta, continue sendo ess pessoa que divulga o conhecimento científico de forma democrática!!! quero ver seu canal com milh~ies de inscritos mano! vou divulgar seu canal e!!! o mundo precisa de pessoas como você irmaão !!!!! muita força e luz na caminhada!!
Caraca, que aula !!!! Você arrasou. Tem um texto do Gabriel Feltran que é capaz de você gostar, chama Anjos e Irmãos. E uma analise das músicas dos racionais e seg pub. Mas enfim, Você é excelente, didático e humilde. Parabéns
rapaz. mt mt mt mt mt conteúdo mano, fico impressionado q ainda tem as parte 2, mds mds
Excelente análise!! Uma verdadeira aula!! Esperando os vídeos em que vc vai analisar cada música
Perfeito 👏👏 parabéns pelo vídeo. A sua história é um exemplo de como a educação pode transformar vidas! Esse é o caminho, e é exatamente o que o sistema não quer. É muito mais viável ter pessoas que não possuam um posicionamento crítico, que não questione e não compreenda essa desigualdade social gigantesca no Brasil. Precisamos dar voz as pessoas pobres, de periferia que vivem diariamente a exclusão, a opressão que causam cicatrizes na alma!
Gratidão pelo seu vídeo e sua história!♥️
Cara...fico pensando numa live de horas com você e o Prof. Alysson Mascaro.
Seria um bomba atômica nas consciências adormecidas.
Que vídeo fantástico! Necessário e nos representa muito. Obrigado por isso!
que vídeo foda mano!!
A esquerda precisa ter mais noção do que é uma classe verdadeiramente popular! o rap salva!
Mano, não tenho nada que comentar além de Obrigado!
Sucesso, irmão!
Que vídeo foda, ansioso pra ver vc falando sobre as letras das músicas.
Chavoso, vou chover no molhado: você é muito bom, cara!!!!!👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿❤️❤️❤️
Você é incrível, agradeço ao trabalho e estudo. Parabéns!!!!
Que video MARAVILHOSO, vc ctz é uma inspiração ❤️
Caraca, que vídeo sensacional (assim como outros do canal).
Parabéns, de verdade !!!
Mano que satisfaçao encontrar seu canal, bom demais! Poder ao povo! Luta que segue
Meus olhos estão marejados. Nesse vídeo contemplo as palavras proferidas pelos Racionais: "Periferia vai sobreviver"!
Não desistamos, camaradas.
Tu é foda!!! Aprendo muito contigo✊🏻🙌🏻
Vídeo foda irmão, Racionais me ajudou a ver meu lugar no mundo, Mano Brown me ensinou mais sobre o mundo que meu pai
Caraca vc é incrível!! Que didática, que explicação maravilhosa... arrepiei inteira com tudo que vc falou. Muito obrigada por esse vídeo tãooo necessário! Vc é foda!! ❤
Isso que é uma aula 😍
Que trampo maravilhoso, mano! Continua nessa saga, você tem potencial pra mobilizar muita gente das perifas, mostrando uma perspectiva diferente e revolucionar a educação no Brasil!
Sem palavras, só agradecimentos!
ESSE VIDEO É PERFEITO.
Adorei a aula! Parabéns, teu canal é mt bom!!!!
Obrigado pelo grande serviço que está fazendo para o nosso povo. ✊🏾
Cara, que vídeo!!! Explicações fenomenais!!! Parabéns pelo trabalho. Curto e direto como um soco fatal do Mike Tyson , um nocaute , não para derrubar ,mas sim, acordar muita gente que pensa superficialmente sobre estes temas ou contextos. 👊🏼
Caramba, cara. Que trabalho foda :)
Video muito massa... Parabéns pelo trabalho irmão!
Pega a visão !
Além de lindo, passa a realidade de quem vive na quebrada
Vlw ✊🏽♥️
Otimo video tas de parabéns, ganhou mas um escrito 👏👏