DICA RÁPIDA DE PINTURA: FUNDO DA PINTURA OU CAMADA DE IMPRIMATURA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • Através deste vídeo venho revelar a vocês o processo de imprimatura da pintura, que nada mais é do que esta camada base da tela que virá a ser utilizada para a ideia da pintura/ a composição escolhida.
    Para pintar esta camada a tela pode estar em pé ou deitada sobre uma mesa. Se a tela estiver em pé recomenda-se passar uma camada com uma porcentagem de pigmento suficiente que permita que tinta fixe e não escorra tanto. Somente a sensibilidade do olhar e a prática vão ajudar neste tipo de controle.
    Deve-se sempre focar em criar uma película homogênea por toda a obra. Sendo uma das maneiras controláveis do artista de criar sua própria obra, o fundo também pode ser feito com defeitos, e manchas, procurando o extremo oposto de uma camada homogênea. Isto pode gerar possibilidades diferentes. A textura deste fundo também pode ser planejado, sendo um meio de inovação em que o artista poderá colar objetos sobre a obra, para que possa pintar por cima posteriormente. Há uma variedade de possibilidades a explorar. Cabe o artista usar sua criatividade, criando o fundo em acordo com as finalidades, ideias que sua obra deve passar.
    Já passei esta camada de imprimatura em diversos trabalhos, experimentando variadas cores, muitas vezes, também, cores originais de diversos materiais, sem qualquer tipo de alteração.
    A base da pintura pode ser a tradicional cor branca muito difundida comercialmente, vendida em quase todas papelarias. Mas também temos uma série de camadas que serviram de base para diversos trabalhos que marcaram a história da arte. Estas camadas de base permitiram que artistas pintassem sobre fundos de cores variadas, servindo cada um destes fundos a seus propósitos vigentes.
    O artista pode comprar a tela na papelaria de tradicional cor branca e pintar posteriormente com a cor necessária para seus propósitos,com a própria tinta que será utilizada(Por exemplo: tinta à óleo) ou pode misturar pigmentos artificiais no pigmento base, durante a produção/fabricação de sua tela.
    A seguir destaco trecho presente em meu Trabalho de Conclusão de Curso de Pintura/Bacharelado em Pintura pela Escola de Belas Artes/ Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ).
    Tendo como base o processo de pintura antigo, trago como referência a base de pintura de Rubens:
    "Uma revolução na técnica da pintura ocorreu em Flandres, com Rubens, que é uma das grandes expressões da escola flamenga. Dois processos eram dominantes na época, relativos ao fundo de preparo das telas. O primeiro: recobria-se o fundo de uma película opaca com um tom quente (terra, avermelhado, por exemplo), do qual Rubens fazia uso, e o segundo: pintava-se um fundo transparente escuro sobre um fundo branco, ou de tonalidade clara.
    O primeiro procedimento dava um tom mais vigoroso a todas as sombras do quadro, sem exceção, e o segundo procedimento permitia tons quentes, de imediato, atingindo uma luminosidade mais acentuada, permitindo variar a leveza das sombras, nas quais a transparência das cores sobre o fundo claro produzia, ao mesmo tempo, uma fatura mais aparente, o que se transformava em atrativo. O primeiro procedimento era mais adotado pelos pintores dos países da região sul da Europa e o segundo continuava a ser praticado em Flandres.
    Parece, entretanto, certa a suposição de que Rubens tirava proveito das vantagens óticas de um fundo claro. Esta suposição natural encontra-se, a princípio confirmada, pelas precisões sobre o procedimento de Rubens, muito lógicas e confiáveis.".
    Bibliografia: "Iniciação à Pintura". Autores: Edson Motta e Maria Luiza Guimarães Salgado.1976. Capítulo 5; Pintura a Óleo. Página: 70 e 79.
    A cor do fundo pode dar uma variedade de possibilidades ao artista, sendo uma ferramenta na mão do artista que deve saber das vantagens que cada fundo pode gerar em sua obra.
    O artista pode criar a seu bel prazer um fundo que tenha relação com seu trabalho, podendo ser qualquer cor. A cor base funciona como um filtro, e irá criar relações que vão variar dependendo da cor adotada. Iniciando um estudo aprofundado sobre cor, pode-se criar trabalhos diferenciados pensando na cor do fundo da tela. Por exemplo: violeta, amarelo, verde, azul, etc. Cores bem diferentes das tradicionais da escola acadêmica mas que irá criar novas relações em volta destas cores, focando em trabalhos mais coloridos e menos concentrados na ideia do claro escuro.
    É bom lembrar que a produção da tela deve respeitar a relação "Gordo sobre Magro". Esta primeira camada recomenda-se entrar com uma camada mais magra de óleo. Podendo ser na proporção 12/1 de Terebentina/Ecosolv(12) para Óleo de Linhaça(1). Pode ser até mesmo utilizado o Aguarrás Mineral puro misturado com a tinta do tubo. Assim, entrando com um médium posteriormente, manterá a ordem dos fatores necessários para o desenvolvimento correto de sua obra.

ความคิดเห็น •